Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

São Paulo Futebol Clube


Leho.

Posts Recomendados

  • Diretor Geral

image.thumb.png.0c6547678f5697c52b1da17482854ecc.png
https://www.instagram.com/p/CKhMbroM0VC/

Empresário do Rojas, há pouco no Instagram. Sinceramente, acho mt estranho não terem dado UM MINUTO sequer pro cara poder mostrar que pode ser útil (nesse retorno de lesão). Sua condição é delicada? Sim. Ficou mt tempo sem jogar? Também. Mas porra, testa o cara cacete, antes de se desfazer de uma vez.

Eu tentaria uma extensão de contrato até o fim do ano, ainda acredito que ele possa ser útil sim ao elenco. Em 2018 era um ponta bastante lúcido e participativo.

 

Isso aqui também é complicado. Depois contestam quando eu digo que o Daniel manda e desmanda nesse time.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Leho. disse:

image.thumb.png.0c6547678f5697c52b1da17482854ecc.png
https://www.instagram.com/p/CKhMbroM0VC/

Empresário do Rojas, há pouco no Instagram. Sinceramente, acho mt estranho não terem dado UM MINUTO sequer pro cara poder mostrar que pode ser útil (nesse retorno de lesão). Sua condição é delicada? Sim. Ficou mt tempo sem jogar? Também. Mas porra, testa o cara cacete, antes de se desfazer de uma vez.

Eu tentaria uma extensão de contrato até o fim do ano, ainda acredito que ele possa ser útil sim ao elenco. Em 2018 era um ponta bastante lúcido e participativo.

 

Isso aqui também é complicado. Depois contestam quando eu digo que o Daniel manda e desmanda nesse time.

Tb não vejo sentido em abrir mão do Rojas assim. O clube ficou 2 anos cuidando do cara devido a lesões, aí na hora que se recupera não renova o contrato? E sim, tava indo mto bem naquele time do Aguirre de 2018 que ficou um tempo como líder. Inclusive, a lesão dele + do Everton, que deram uma fudida naquele time...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Jonas Nunes disse:

Contratou nomes no mínimo questionáveis enquanto estava no Galo.  Casares já começou seu trabalho como Leco 2.0.

Cara, pelo que ouço dele, é bem na média. Se for parar pra pensar, não existe um cara que seja unanimidade, inclusive os mais caros. Acho que só vamos saber se o cara é bom mesmo quando começar a trabalhar, porque sempre vai ser possível ter uma perspectiva negativa de trabalhos anteriores, afinal ninguém é impecável. Além disso, é um dos cargos sobre os quais menos temos informações, em que o trabalho é quase que totalmente baseado em bastidor, então é difícil fazer uma avaliação precisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, JGDuarte disse:

Cara, pelo que ouço dele, é bem na média. Se for parar pra pensar, não existe um cara que seja unanimidade, inclusive os mais caros. Acho que só vamos saber se o cara é bom mesmo quando começar a trabalhar, porque sempre vai ser possível ter uma perspectiva negativa de trabalhos anteriores, afinal ninguém é impecável. Além disso, é um dos cargos sobre os quais menos temos informações, em que o trabalho é quase que totalmente baseado em bastidor, então é difícil fazer uma avaliação precisa.

Me vem o receio da situação do Atlético Mineiro, não conheço os bastidores, mas os gastos foram altos em jogadores que não vingaram lá, por isso o receio com o nome, levando em  conta nosso passado mega recente com contratações meia boca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jonas Nunes disse:

Me vem o receio da situação do Atlético Mineiro, não conheço os bastidores, mas os gastos foram altos em jogadores que não vingaram lá, por isso o receio com o nome, levando em  conta nosso passado mega recente com contratações meia boca.

Pois é, mas eu parei pra pensar no seguinte: qual seria o cara que seria contratado e não levantaria esse receio? Creio que só se fosse um cara que ninguém conhece trabalho nenhum, e ainda assim haveria o receio de o cara não ter experiência suficiente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
Quote

Conheça Rui Costa, novo diretor executivo de futebol do São Paulo
Dirigente teve sua contratação confirmada nesta quarta-feira (27) por Carlos Belmonte

Rui Costa será o novo diretor de futebol do São Paulo | são paulo | ge
Rui Costa assumirá cargo na gestão de Julio Casares

Por Priscila Senhorães
27 de Janeiro

Rui Costa será o novo diretor executivo de futebol do São Paulo. O presidente Julio Casares, que teve em pauta diversos nomes desde o início de sua gestão, teve confirmada a contratação do dirigente. Um dos nomes, inclusive, foi de Alexandre Mattos, coincidentemente o diretor que substituiu Rui Costa depois de sua saída do Atlético Mineiro, último clube do novo diretor do Tricolor, em fevereiro de 2020.

O escolhido do recém-eleito presidente do São Paulo, Julio Casares, tem passagens por outros quatro clubes profissionais do Brasil: Grêmio, Chapecoense, Athletico Paranaense e Atlético Mineiro.

Grêmio

Em Porto Alegre, Rui Costa iniciou sua caminhada no departamento jurídico do Grêmio. Depois, assumiu o cargo que hoje ocupará no São Paulo, de diretor executivo, e foi um dos principais nomes na montagem do elenco do Grêmio para as conquistas da Copa do Brasil de 2016 e Copa Libertadores de 2017. 

No entanto, o dirigente deixou o cargo em 2016 após a queda da equipe na Libertadores na temporada. Durante sua passagem, o Imortal somou 48 reforços, cinco técnicos contratados e nenhuma taça levantada.

Fora das quatro linhas: Rui foi o responsável a levar uma proposta à CBF no ano de 2013 buscando o aumento do número de vagas para jogadores estrangeiros nos clubes brasileiros. A proposta foi aprovada e possibilitou o recorde de atletas sul-americanos chegando ao futebol brasileiro. Outro feito positivo à época é que Costa foi um dos defensores e atuantes no ‘Lapidar’, projeto que cuida, aperfeiçoa e transforma os jovens atletas da base em pérolas prontas para vingarem na equipe profissional.

“As pessoas acham que o papel do executivo é só contratar e dispensar, mas vai muito além disso. Assim como qualquer grande empresa corporativa, os times de futebol também precisam de um executivo que tenha completo entendimento do funcionamento do clube, em todos os setores", disse o dirigente na época.

Reestruturação da Chapecoense

Rui Costa assumiu a Chapecoense após o acidente aéreo que resultou no falecimento de 71 pessoas, em 2016. Entre o período de Natal e ano novo do mesmo ano, Rui Costa contratou 25 jogadores dispostos a participarem da reconstrução da Chapecoense.

Dentro das quatro linhas, a equipe catarinense foi campeã estadual com 15 vitórias, seis empates e oito derrotas em 29 jogos. Além disso, conseguiu uma vaga na Copa Libertadores no Campeonato Brasileiro de 2017, disputando a competição sul-americana em 2018.

Ele deixou a equipe catarinense no meio do Brasileirão de 2018, quando a Chape flertava com a zona de rebaixamento com apenas 18 pontos em 17 partidas. Seu desligamento foi conjunto ao desligamento do técnico Gilson Kleina. 

Passagem por Curitiba

Após sua passagem pela Chapecoense, Rui Costa passou a atuar no Athletico Paranaense. O dirigente assumiu a equipe quando ocupava a zona de rebaixamento do Brasileirão 2018 e, com a efetivação de Tiago Nunes ao profissional, o clube se recuperou e subiu na tabela da competição nacional. Antes de Tiago Nunes, Fernando Diniz, hoje técnico do São Paulo, era o comandante do clube paranaense.

Na mesma temporada, o Furacão conquistou o inédito título da Copa Sul-Americana, que resultou na sexta edição de Copa Libertadores na carreira de Rui Costa como executivo no futebol brasileiro. Ele iniciou a carreira em 2013, no Grêmio.

Seu último trabalho: Atlético Mineiro

A última vez em que Rui Costa esteve presente nos bastidores do futebol brasileiro foi no início de 2020, quando foi demitido do Atlético Mineiro, que viria a contratar Alexandre Mattos - hoje já demitido do Galo.

Na cidade mineira, o dirigente teve curto tempo de trabalho: Foram apenas 10 meses, sendo demitido por Sergio Sette Câmara após a eliminação do Atlético Mineiro na Copa do Brasil para o Afogados, de Ingazeira-PE. Antes disso, a equipe também foi eliminada na Copa Sul-Americana, para o Unión de Santa Fe, da Argentina. 

Na época, Rui Costa foi criticado por parte dos torcedores por algumas contratações que não vingaram dentro de campo. Em contrapartida, também foi responsável direto nas contratações de Arana, Savarino e Hyoran. 

Premiação individual

Rui Costa foi eleito o melhor executivo de futebol pelo Prêmio Conafut pelo trabalho desempenhado na sua temporada de 2018. À época, esteve na Chapecoense e no Athletico. Na ocasião, ele teve 42% dos votos e tinha a concorrência de Alexandre Mattos, do Palmeiras, e Marcelo Djian, do Cruzeiro.

Novo desafio

Agora como dirigente do São Paulo aos 50 anos, Rui Costa tem um grande desafio pela frente: Ser o diretor executivo que vai tirar o Tricolor de uma fila de nove anos sem títulos oficiais. A última taça do Tricolor foi em 2012, quando conquistou a Copa Sul-Americana.

De lá pra cá, o clube trocou técnicos, elencos completos, dirigentes e presidentes e não conseguiu voltar a vencer. Agora, com Julio Casares, Rui terá o desafio de remanejar a equipe de 2020/21 para a temporada de 2021, começando pelo cargo do técnico Fernando Diniz, que não tem sua continuidade garantida.

Fonte: https://tntsports.com.br/futebolbrasileiro/Conhea-Rui-Costa-novo-diretor-executivo-de-futebol-do-So-Paulo-20210127-0026.html

 

10 hours ago, JGDuarte said:

Cara, pelo que ouço dele, é bem na média. Se for parar pra pensar, não existe um cara que seja unanimidade, inclusive os mais caros. Acho que só vamos saber se o cara é bom mesmo quando começar a trabalhar, porque sempre vai ser possível ter uma perspectiva negativa de trabalhos anteriores, afinal ninguém é impecável. Além disso, é um dos cargos sobre os quais menos temos informações, em que o trabalho é quase que totalmente baseado em bastidor, então é difícil fazer uma avaliação precisa.

9 hours ago, Jonas Nunes said:

Me vem o receio da situação do Atlético Mineiro, não conheço os bastidores, mas os gastos foram altos em jogadores que não vingaram lá, por isso o receio com o nome, levando em  conta nosso passado mega recente com contratações meia boca.

A princípio eu fiquei desanimado e receoso, tal qual o amigo Jonas aí. Mas depois, tentando olhar a situação de forma mais ampla não acho que seja assim o pior dos cenários, como tão querendo pintar por aí. E aí acabei chegando na mesma conclusão do @JGDuarte. Gestão esportiva é uma parada bem complexa de se analisar, e ninguém chegaria com unanimidade.

Tem o trabalho recente no Galo que foi ruim, ok, mas tem o restante do histórico do cara também. Inclusive trouxe a matéria da Priscila aí justamente pra isso. O São Paulo precisa hoje de um diretor que saiba trabalho com BAIXO orçamento (já que nossa condição financeira é bem delicada), que seja inventivo e ao mesmo tempo austero com as contas. Ele já tem essa experiência (vide trabalho na Chape).

Se formos comparar com o Raí, que começou a carreira de dirigente praticamente no próprio SPFC, o Rui carrega mt mais vivência e experiência na função, isso sem dúvidas.

 

Enfim. Tá contratado e agora só nos resta torcer pra que ele faça um ótimo trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, Leho. said:

A princípio eu fiquei desanimado e receoso, tal qual o amigo Jonas aí. Mas depois, tentando olhar a situação de forma mais ampla não acho que seja assim o pior dos cenários, como tão querendo pintar por aí. E aí acabei chegando na mesma conclusão do @JGDuarte. Gestão esportiva é uma parada bem complexa de se analisar, e ninguém chegaria com unanimidade.

Tem o trabalho recente no Galo que foi ruim, ok, mas tem o restante do histórico do cara também. Inclusive trouxe a matéria da Priscila aí justamente pra isso. O São Paulo precisa hoje de um diretor que saiba trabalho com BAIXO orçamento (já que nossa condição financeira é bem delicada), que seja inventivo e ao mesmo tempo austero com as contas. Ele já tem essa experiência (vide trabalho na Chape).

Se formos comparar com o Raí, que começou a carreira de dirigente praticamente no próprio SPFC, o Rui carrega mt mais vivência e experiência na função, isso sem dúvidas.

 

Enfim. Tá contratado e agora só nos resta torcer pra que ele faça um ótimo trabalho.

Realmente, olhando por esse lado das baixas finanças, faz sentido a escolha e ninguém realmente seria unanime, acho que o momento é tão ruim que o que acontecer vai me fazer ter um pé atrás. Mas é isso, torcer pra dar certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tanto faz pra mim, na moral. O mais básico dos compromissos que o Casares deveria ter feito, e não fez por ego, era manter a estrutura da Diretoria do jeito que estava em 2020 até o final do Brasileiro, além de blindar o time contra a óbvia pressão que acontece em um líder de campeonato. Mas um eventual título precisava ter o dedo dele, né? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
Quote

São Paulo contrata Rui Costa como diretor-executivo para ser competitivo em tudo como o Grêmio é desde 2013
Há oito anos, Grêmio entendeu que não tinha como concorrer com os mais ricos e inaugurou o projeto que o levou a ganhar Copa do Brasil e Libertadores. Rui Costa era parte disso

Rio de Janeiro
28/01/2021 05h01  

Rui Costa é o novo diretor-executivo do São Paulo, mas só deve tomar posse depois do fim do período de Raí à frente do departamento de futebol, depois do fim das pretensões por título brasileiro. Rui Costa teve sua última experiência no Atlético Mineiro, mas passou pelo processo de reconstrução da Chapecoense, que se classificou para a Libertadores no ano seguinte ao acidente.

Antes, foi um dos integrantes do processo que levou o Grêmio a disputar todos os troféus. Em 2013, o então presidente Fábio Koff definiu que seria necessário parar com política de contratações e afirmar as divisões de base. Naquele início de projeto, Rui Costa foi o diretor que trocou quatro jogadores do Grêmio pelo centroavante Barcos, com o Palmeiras. Foram para o Parque Antarctica o atacante Leandro, Vílson, Rondinelli e Léo Gago.

Marcelo Moreno seria envolvido na troca, mas recusou-se a jogar pelo Palmeiras, em 2013.

Do início do projeto gremista, nasceram Wallace, Arthur, Pedro Rocha, Éverton Cebolinha, Pepê, Ferreirinha... Todos chegaram com a política difundida por Romildo Bolzan Junior de descobrir talentos, ter resultados esportivos com eles e, depois, financeiros.

O São Paulo não tem outro caminho. A curto prazo, não terá arrecadação como a do Flamengo, que teve R$ 950 milhões de receita em 2019. O São Paulo arrecadou menos da metade. Então, o caminho parece ser parecido com o do Grêmio. Primeiro revelar. Depois ganhar títulos. Só então vender.

As revelações, o São Paulo já possui. É preciso criar condições de que ganhem títulos, valorizem-se e depois saiam.

O São Paulo terá dois diretores com salários de valores próximos. Rui Costa, no departamento profissional, na Barra Funda, Marco Biasotto, como diretor-executivo das divisões de base, em Cotia.

A experiência é nova. Agora, é fazer com que dê certo.

@blog do PVC

Talvez seja esse trato com a base e a expertise de lapidar a molecada o ponto mais interessante da chegada do Rui. Até porque não temos condições nenhuma de trazer grandes jogadores ou gastar os tubos em reforços titulares pro time.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grêmio competitivo desde 2013 é piada de mau gosto. Aquela gestão do Koff, com Luxa no comando, quase faliu o clube.

A folha, NA ÉPOCA, era de mais de 12 milhões.

Barcos, Moreno, Vargas, Welington (atacante ex-SPFC), André Santos, Elano, Zé Roberto, Pará, Bressan, Werley...Baita montagem de elenco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ZMB disse:

Grêmio competitivo desde 2013 é piada de mau gosto. Aquela gestão do Koff, com Luxa no comando, quase faliu o clube.

A folha, NA ÉPOCA, era de mais de 12 milhões.

Barcos, Moreno, Vargas, Welington (atacante ex-SPFC), André Santos, Elano, Zé Roberto, Pará, Bressan, Werley...Baita montagem de elenco.

Se procurar direitinho, teve aquela matéria no globoesporte sobre as contratações do Rui Costa. Lembro que o "aproveitamento" era baixo e o grande achado foi o Geromel.

Sobre o resto do trabalho, como ajudar no desenvolvimento dos jovens etc, não acho que temos como mensurar bem isso estando de fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Tehh disse:

Se procurar direitinho, teve aquela matéria no globoesporte sobre as contratações do Rui Costa. Lembro que o "aproveitamento" era baixo e o grande achado foi o Geromel.

Sobre o resto do trabalho, como ajudar no desenvolvimento dos jovens etc, não acho que temos como mensurar bem isso estando de fora.

Sem contar que saiu na ESPN uma matéria falando de um esquema que ele tinha com o irmão dele. Anos depois procurei a notícia e ela simplesmente sumiu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa sorte com o Rui Costa, vão precisar.

Alternativa "A" do SP era o Mattos, não sei porque não fechou.

EDIT: Deixa eu completar... Segundo a mídia (em geral) o SP abriu negociação com o Caetano, não fecharam com ele (não sei motivo, provavelmente noticiaram por aí). Galo sinalizou pro mercado que o Mattos seria demitido e o Caetano seria contratado aqui, a partir disso o plano "A" do SP passou a ser o Mattos. Não fechou (não sei porque) e partiram pro Rui Costa.

Editado por Dsmoreira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
16 hours ago, ZMB said:

Grêmio competitivo desde 2013 é piada de mau gosto. Aquela gestão do Koff, com Luxa no comando, quase faliu o clube. A folha, NA ÉPOCA, era de mais de 12 milhões.

Barcos, Moreno, Vargas, Welington (atacante ex-SPFC), André Santos, Elano, Zé Roberto, Pará, Bressan, Werley... Baita montagem de elenco.

Ué, mas ele trabalhou no Grêmio somente nesse ano de 2013? E os anos seguintes, como foi?

Na Chape ele foi o diretor que participou da grande reestruturação do elenco pós-tragédia com o avião por exemplo, e não vi ninguém dizendo que a montagem de elenco foi ruim ou que causou grandes problemas financeiros pro clube catarinense.

 

15 hours ago, Tehh said:

[...] Sobre o resto do trabalho, como ajudar no desenvolvimento dos jovens etc, não acho que temos como mensurar bem isso estando de fora.

Engraçado que as contratações ruins e babilônicas de 2013 dá pra mensurar bonitinho e botar (a culpa toda) na conta do cara (coitadinho do Luxa né, esse não deve ter tido influência nenhuma nesse monte de pereba com alto salário), já essa questão do projeto LAPIDAR "não acho que temos como mensurar estando de fora". Acho curioso isso, hahahaha.

 

12 hours ago, Dsmoreira said:

Boa sorte com o Rui Costa, vão precisar.

Alternativa "A" do SP era o Mattos, não sei porque não fechou.

EDIT: Deixa eu completar... Segundo a mídia (em geral) o SP abriu negociação com o Caetano, não fecharam com ele (não sei motivo, provavelmente noticiaram por aí). Galo sinalizou pro mercado que o Mattos seria demitido e o Caetano seria contratado aqui, a partir disso o plano "A" do SP passou a ser o Mattos. Não fechou (não sei porque) e partiram pro Rui Costa.

Boa sorte com o Caetano, vão precisar.

O SPFC não fechou com o Mattos por um motivo simples, meu caro: ele só trabalha com cheque em branco, e isso o clube não poderia fornecer pra ele. Aliás, o trabalho do Mattos pra mim é superestimado desde os tempos de Cruzeiro se você quer saber, e justamente por isso. É mole mole sair contratando mundos e fundos e depois encostar um time inteiro com altos salários no CT do clube. Pergunta pro palmeirense sobre isso.

E sobre o Caetano, reza a lenda de que a alta rejeição nas redes sociais (pós-notícias sobre um eventual acerto) foi um sinal de alerta importante e que acabou influenciando a não-contratação dele por parte do SPFC. Ainda bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Leho. disse:

Boa sorte com o Caetano, vão precisar.

O SPFC não fechou com o Mattos por um motivo simples, meu caro: ele só trabalha com cheque em branco, e isso o clube não poderia fornecer pra ele. Aliás, o trabalho do Mattos pra mim é superestimado desde os tempos de Cruzeiro se você quer saber, e justamente por isso. É mole mole sair contratando mundos e fundos e depois encostar um time inteiro com altos salários no CT do clube. Pergunta pro palmeirense sobre isso.

E sobre o Caetano, reza a lenda de que a alta rejeição nas redes sociais (pós-notícias sobre um eventual acerto) foi um sinal de alerta importante e que acabou influenciando a não-contratação dele por parte do SPFC. Ainda bem.

Graças a Deus que ele veio sabendo que terá pouquíssima autonomia em contratações, e mesmo em negociações ele tem uma "babá" rs.

Rui Costa é um dos maiores loroteiros do futebol nacional, @ZMB já deu a letra lá em cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
7 minutes ago, Dsmoreira said:

Graças a Deus que ele veio sabendo que terá pouquíssima autonomia em contratações, e mesmo em negociações ele tem uma "babá" rs.

Rui Costa chega com as mesmas condições no SPFC, com a diferença da nossa situação financeira ser mais delicada que a do Galo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Leho. disse:

Rui Costa chega com as mesmas condições no SPFC, com a diferença da nossa situação financeira ser mais delicada que a do Galo.

Quem vai avaliar e indicar contratações de jogadores? Diniz + comissão né?

Aqui no Galo basicamente o Sampaoli indica para os 4R's, que buscam informações com o Centro de Avaliação do clube. Caso o nome seja aprovado, Rodrigo Caetano e Renato Salvador partem pra negociação.

Há uma lenda por parte da mídia de que tudo que o Sampa pede é aprovado... Mas não é não. Domingos Blanco foi indicado pelo Sampa ano passado, mais ou menos na época que o Galo fechou com o Zaracho. Centro de Avaliação do clube recomendou não seguir com a negociação... Não seguiram.

Dois nomes contratados não são/foram utilizados com frequência pelo Sampa: Bueno (empréstimo) e Leo Sena (pivô da saída do Mattos daqui, mas não falo nada sobre).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leho. disse:

Engraçado que as contratações ruins e babilônicas de 2013 dá pra mensurar bonitinho e botar (a culpa toda) na conta do cara (coitadinho do Luxa né, esse não deve ter tido influência nenhuma nesse monte de pereba com alto salário), já essa questão do projeto LAPIDAR "não acho que temos como mensurar estando de fora". Acho curioso isso, hahahaha.

Ué amigo... calma lá, tá faltando interpretação de texto aí. Não fiz nenhum juízo de valor sobre a qualidade do trabalho do Rui Costa, só citei uma matéria antiga e sobre o que eu lembrava dela. Até a procurei aqui para você dar uma olhada por conta própria:

http://globoesporte.globo.com/rs/futebol/times/gremio/noticia/2016/05/quedas-48-reforcos-e-nenhuma-taca-os-41-meses-de-rui-costa-no-gremio.html

E mais um para complementar:

https://gauchazh.clicrbs.com.br/esportes/gremio/noticia/2016/04/alvo-de-criticas-da-torcida-rui-costa-ja-contratou-50-jogadores-no-gremio-5788693.html

Faço até um mea culpa aqui: o "aproveitamento" (botei aspas e as repito pois não acho que um executivo tem tanta culpa no desempenho do jogador, há de se analisar o salário vs expectativa da época, potencial de revenda etc) dele, olhando para trás, nem foi tão baixo assim. Trouxemos jovens promissores na época como o Douglas (aquele que tá no Bahia), o Alex Telles, Wendell e Ramiro, Maxi, Alan Ruiz, Dudu e o Willian José. Só o Telles, Wendell, Ramiro e Dudu jogaram bem e com regularidade, Douglas nem jogou. Alguns dos reforços de peso deram certo por um tempo como Dida, Rhodolfo, Marcelo Oliveira, Riveros, Edinho (!!!), Maicon, Giuliano, Douglas, Barcos e o Bôbô. O resto mal teve seus lampejos e olha que o Fernandinho fez gol em final de Libertadores e Grenal (e praticamente mais nada hahaha). 

O executivo é só uma parte de um processo que imaginamos que deveria ocorrer no futebol: diretoria e presidente dão as diretrizes e orçamento, o executivo se vira e o técnico DEVERIA aprovar/sugerir nomes para se encaixar no seu trabalho. E aí o certo também seria todas essas peças terem tempo para trabalhar, o que sabemos que não acontece com o treinador, algo que influencia diretamente no processo. Nesse tempo do Rui Costa tivemos o Luxa, Felipão, Enderson Moreira,  Renato e Roger. Todos com perfis bem diferentes e isso com certeza não ajuda.

Veja que não há nenhuma menção nessas matérias sobre o projeto Lapidar. Quem costumava aparecer mais quando falavam sobre esse projeto era o Júnior Chávare, se quiser pode pesquisar. E aqui eu não tiro o possível dedo do Rui Costa no projeto e só afirmo que não há como mensurar sua influência nisso porque não tem como mesmo.

Ainda acho difícil avaliar o trabalho desses caras sendo que eles deveriam ser só uma parte do processo como falei antes. É diferente de um caso como o do Alexandre Mattos, que todos falam que gosta de gastar e tudo mais. E aí o @Dsmoreira pode falar mais dos bastidores do Mattos no Galo, por exemplo. No Rui você não consegue identificar o perfil dele facilmente. Enfim. Acho que para trazer um jogador consagrado e que tem mais chances de dar certo, envolve um time de empresários, executivos, diretores, dinheiro e a vontade do jogador. E para identificar uma potencial jóia, entra o trabalho dos scouts e de um centro de análise de dados, além da aposta da diretoria e da paciência da torcida. Então nada é tão simples assim.

O Rui já tem ao menos a experiência de ter trabalhado com vários tipos de orçamentos e expectativas. Isso pode ser ótimo para o SP, como pode não valer de porra nenhuma. Então eu não entendo essa tomação de dores aí que você teve

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
1 hour ago, Dsmoreira said:

Quem vai avaliar e indicar contratações de jogadores? Diniz + comissão né? [...]

Isso, Diniz e comissão + Muricy. Isso teoricamente falando e se o Diniz realmente ficar pra 2021 também, senão será o outro treinador e sua equipe.

Mas fato é que o Rui não terá todos os poderes pra fazer o que quiser dentro do futebol, por dois motivos principais: (1) a própria questão financeira que vai limitar MUITO o orçamento desse ano e (2) a construção hierárquica da pasta do futebol, que vem sendo propalada aos quatro cantos pelo novo presidente (Casares) e que implicará em tomadas de decisões conjuntas entre os membros em questão (Muricy, Belmonte, Rui Costa e Biasotto - além do treinador).

 

25 minutes ago, Tehh said:

[...] Então eu não entendo essa tomação de dores aí que você teve.

Na real eu achei que você estivesse querendo diminuir o trabalho do cara só pra vir tirar uma onda aqui, mas agora com esse novo post deu pra entender (bem) melhor sua opinião (e concordo bastante com tudo o que você disse aliás).

Eu que errei na interpretação mesmo, foi mal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Tehh disse:

Ué amigo... calma lá, tá faltando interpretação de texto aí. Não fiz nenhum juízo de valor sobre a qualidade do trabalho do Rui Costa, só citei uma matéria antiga e sobre o que eu lembrava dela. Até a procurei aqui para você dar uma olhada por conta própria:

http://globoesporte.globo.com/rs/futebol/times/gremio/noticia/2016/05/quedas-48-reforcos-e-nenhuma-taca-os-41-meses-de-rui-costa-no-gremio.html

E mais um para complementar:

https://gauchazh.clicrbs.com.br/esportes/gremio/noticia/2016/04/alvo-de-criticas-da-torcida-rui-costa-ja-contratou-50-jogadores-no-gremio-5788693.html

Faço até um mea culpa aqui: o "aproveitamento" (botei aspas e as repito pois não acho que um executivo tem tanta culpa no desempenho do jogador, há de se analisar o salário vs expectativa da época, potencial de revenda etc) dele, olhando para trás, nem foi tão baixo assim. Trouxemos jovens promissores na época como o Douglas (aquele que tá no Bahia), o Alex Telles, Wendell e Ramiro, Maxi, Alan Ruiz, Dudu e o Willian José. Só o Telles, Wendell, Ramiro e Dudu jogaram bem e com regularidade, Douglas nem jogou. Alguns dos reforços de peso deram certo por um tempo como Dida, Rhodolfo, Marcelo Oliveira, Riveros, Edinho (!!!), Maicon, Giuliano, Douglas, Barcos e o Bôbô. O resto mal teve seus lampejos e olha que o Fernandinho fez gol em final de Libertadores e Grenal (e praticamente mais nada hahaha). 

O executivo é só uma parte de um processo que imaginamos que deveria ocorrer no futebol: diretoria e presidente dão as diretrizes e orçamento, o executivo se vira e o técnico DEVERIA aprovar/sugerir nomes para se encaixar no seu trabalho. E aí o certo também seria todas essas peças terem tempo para trabalhar, o que sabemos que não acontece com o treinador, algo que influencia diretamente no processo. Nesse tempo do Rui Costa tivemos o Luxa, Felipão, Enderson Moreira,  Renato e Roger. Todos com perfis bem diferentes e isso com certeza não ajuda.

Veja que não há nenhuma menção nessas matérias sobre o projeto Lapidar. Quem costumava aparecer mais quando falavam sobre esse projeto era o Júnior Chávare, se quiser pode pesquisar. E aqui eu não tiro o possível dedo do Rui Costa no projeto e só afirmo que não há como mensurar sua influência nisso porque não tem como mesmo.

Ainda acho difícil avaliar o trabalho desses caras sendo que eles deveriam ser só uma parte do processo como falei antes. É diferente de um caso como o do Alexandre Mattos, que todos falam que gosta de gastar e tudo mais. E aí o @Dsmoreira pode falar mais dos bastidores do Mattos no Galo, por exemplo. No Rui você não consegue identificar o perfil dele facilmente. Enfim. Acho que para trazer um jogador consagrado e que tem mais chances de dar certo, envolve um time de empresários, executivos, diretores, dinheiro e a vontade do jogador. E para identificar uma potencial jóia, entra o trabalho dos scouts e de um centro de análise de dados, além da aposta da diretoria e da paciência da torcida. Então nada é tão simples assim.

O Rui já tem ao menos a experiência de ter trabalhado com vários tipos de orçamentos e expectativas. Isso pode ser ótimo para o SP, como pode não valer de porra nenhuma. Então eu não entendo essa tomação de dores aí que você teve

Único padrão do Rui Costa que vi no Galo e no Grêmio é a quantidade de reforços contratados que não deram certo. A titulo de comparação, ele gastou 20 milhões de reais com Lucas Hernández e Ramón Martinez. Ambos, 6 meses depois, não serviram nem pra compor o elenco do Galo. Não atoa que o Galo, depois da demissão do Rui Costa em 2020, teve a saída de mais de 50 jogadores da folha de pagamento do clube.

- "Ah, mas o Rui Costa contratou o Arana, Savarino e o Allan. Hoje são peças fundamentais pro Galo"

A história é muito mais longa. Galo se reunia com Sampaoli desde de dezembro de 2019 (@Derik andreas tá de prova, eu falei sobre isso com ele antes de sair qualquer coisa na mídia). Ele entregou uma lista de reforços para a direção. Surpresa? Allan e Arana estavam nessa lista. Depois da demissão do Rui Costa soltaram (nos bastidores) que muito do planejamento do Galo, em janeiro de 2020, foi "chupado" dessa lista do Sampaoli. Inclusive, quando o Galo ofereceu 12 milhões de dólares pelo Soteldo em fevereiro de 2020 e colocou o Santos em rota de colisão com o Huachipato, foi por dica do Sampaoli naquelas reuniões passadas.

Savarino, por fim, foi indicação do Dudamel... Não teve dedo nenhum do Rui Costa.

Um detalhe: Rui Costa, em 2019, passou o ANO sem conseguir contratar um treinador decente pro Galo... Foram vários "não" até a efetivação do Rodrigo Santana.

--/--

Sobre o Mattos, posso afirmar com todas as letras que ele atuou pouquíssimo no Galo. Muito por conta de problemas que já apareciam no Palmeiras e pela quebra de confiança da parte do Sampaoli. Depois do caso do Thiago Neves, já não havia contato entre Sampa e Mattos (eu soltei isso no grupo do Whatsapp dos atleticanos do fórum quando aconteceu, só não postei aqui)... Quando Sampa precisava de algo, ligava diretamente pro Rafael Menin ou pro Renato Salvador.

Clube gastou? Sim... Mas gastaria sem ele também.

Editado por Dsmoreira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Leho.
      Por Leho.
      ---
      Seja o que papai do céu permitir. O foda é isso aqui:

      Espero que não esteja recuperado 100%, esse diabo é o sujeito mais letal hoje do elenco rubro-negro. Medo.
    • Leho.
      Por Leho.
      📺 Transmissão: Globo, SporTv, Premiere e Prime Video
       
      ---

      Já estou todo cagado. Seja o que Deus quiser.
    • Leho.
      Por Leho.
      ⏰ 16h
      🏟️ Estádio: Arena do Grêmio
      📺 Globo e Premiere
      📝 Escalações logo menos... ⌛
      ---
      Jogo duro.
      Difícil bater os coringas do Renight lá, prevejo derrota e a imprensa paulista louquinha pra criar nova crise na Barra Funda.
    • Masca
      Por Masca
      Tópico sobre o dia-a-dia do Tricolor de Aço. Notícias, transferências e mais.   ---   Depois da atuação de ontem e da derrota para o Corinthians anunciou a demissão do argentino Dabove e já anunciou o retorno de Guto. 
    • Leho.
      Por Leho.
      🗓️ Amanhã, 1 de Out/22
      ⏰ 17h (Brasília)
      🗣️ Árbitro: Wilmar Roldan (COL)
      📺 CONMEBOL Tv via Sky/NET Claro (sinal aberto nas operadoras e também no app Claro TV+)
      🏟️ Estádio Mario Kempes, Córdoba (ARG)

      ---
       
      Amanhã, é amanhã... tinha até desaprendido o que é esse sentimento de disputar uma final continental, hahahaha. Campanha do SPFC até aqui foi uma montanha russa, mas dedicação e entrega não faltou ao grupo, tenho certeza de que amanhã também não faltará.
      Time do Del Valle é mt bem treinado e já está há anos desenvolvendo um excelente trabalho de base e de estruturação em torno de uma filosofia. Já coparam a Sula recentemente inclusive, ou seja, não tem nada ganho!
       
      #Vamos São Paulo! 👊🏽🇾🇪
×
×
  • Criar Novo...