Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

TSV 1860 München - De volta ao topo - Aguardando avaliação


Marcolation

Posts Recomendados

Xiii. O Careca gosta de ir pro chuveiro mais cedo. O que será que ele lava tanto lá?

Fato é que anda faltando alguma peça pra fazer o time deslanchar na liga. Resta saber se irá contratar a tempo.

Editado por felipevalle
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, div disse:

A melhor temporada do clube até agora, rendendo bem dentro de campo, especialmente nas copas, e financeiramente, com alto lucro no final dessa temporada.

Acompanho o voto do relator hahahaha

Assim, considerando que o time teve que dividir forças pra se manter em três competições, e que como disse o @Danutnão é um supertime (ainda...), acho que no geral foi bem, deu trabalho ao Liverpool e o jogo com o Schalke podia pender para qualquer um dos lados. Mais um pouquinho tinha levado duas taças, tava com o cofre cheio e com a vaga na próxima Liga dos Campeões garantida.

Rapaz, aproveita esse dinheiro aí e faz um trabalho de contratação minucioso. Fuça times e ligas, entra em perfil jogador por jogador, analisa estatística, entra em perfil de seleções dos cinco continentes uma por uma, diversifica as tarefas dos olheiros, enfim, bota essa máquina pra funcionar. Tá na hora de montar uma equipe pra vencer a Bundesliga e a Liga Europa e se preparar pra ganhar a UCL na época seguinte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/03/2023 em 15:25, LC disse:

Apesar dos dois vices e do 5o lugar, eu considero que realizou uma boa temporada. Como você disse que vai investir pesado para tentar ganhar a Bundesliga na próxima temporada, já fico no aguardo da próxima atualização.

Pior que foi sim uma grande temporada, mas fica a frustração de ficar no quase nas 3 frentes. Principalmente, dava para ter classificado para a UCL pela Bundesliga, mas vacilamos em algumas partidas fundamentais.

Em 30/03/2023 em 16:24, Danut disse:

Vamos lá para mais um comentário gigante (já que eu tô sem poder jogar gasto meu tempo fazendo os outros perderem o tempo deles com meus comentários comentando de maneira diligente no save alheio). 

Gostei bastante das duas contratações. O zagueiro não é incrível, mas tem muito boa qualidade para um reserva e pode até mesmo chegar a titular no futuro. O atacante é muito rápido e driblador, só falta mesmo um pouco mais de inteligência e capacidade de finalização. Ainda assim, eu acho que ele pode surpreender positivamente (comentário após ler o resto do post: pelo visto errei feio nessa... eu achei mesmo que ele ia render).

Nas saídas acho que fez muito bem em vender o Bares, mesmo que tenha sido para um rival. Pela idade e papel no grupo acho que tu sai melhor que o Bayern do negócio. O volante eu já tinha cornetado quando tu contratou (apesar de achar que ele poderia dar um caldo como reserva, e no fim nem isso ele foi direito). 

Na Copa da Alemanha começou levando um susto com o empate tardio do Wolfsburg, mas mostrou força para ainda vencer antes da prorrogação. Depois deu sorte de pegar logo dois adversários tranquilos. Realmente não foi o caminho mais difícil que uma equipe já encontrou até uma final de campeonato, mas por vezes é bom contar com a sorte. O negócio é que chegou na final do campeonato. Se os outros perderam para aquelas equipes e caíram antes não é problema teu. 

Na Champions venceu bem o Benfica. Eu acho que o povo supervaloriza os times portugueses aqui na área, pois tu não é o primeiro que eu vejo que esperaria mais de um time daquele país. Acho eles muito fracos (especialmente no FM, um pouco menos na vida real). Na fase seguinte é que a coisa apertou de verdade, com outro confronto decisivo com o Schalke (esse muito mais forte no FM que na vida real, felizmente, rs). Levar gol de pênalti sofrido com menos de 30 segundos de jogo é pra matar, mas tua equipe conseguiu manter a calma e buscar o resultado. Bela classificação. 

Quem passa pelo Schalke passa também pelo Everton, e tua equipe conseguiu provar isso mantendo a defesa sem levar gols. Aliás, fora o gol de pênalti do Schalke tua equipe não levou gols nesse mata-mata. Nem parece a mesma defesa que levou quatro do Standard Liège...

Na Bundesliga as coisas não correram tão bem. Natural para uma equipe que disputa em três frentes ao mesmo tempo e não está ainda consolidada como um super time. Infelizmente acabou te custando a vaga na Champions. Isso é um dos grandes problemas da fórmula atual desses campeonatos no mundo: no fundo é financeiramente mais interessante o cara cair numa oitava de UCL e garantir que joga lá no ano seguinte (se concentrando na liga) do que avançar na competição e acabar correndo risco de ficar de fora do ano seguinte por não estar priorizando a liga. O que não faz sentido, já que idealmente o time que se classifica para uma competição continental deveria querer acima de tudo ir bem nessa competição. 

Na Pokal um vice-campeonato doído. É aquela coisa, se dissessem no começo do ano que seria vice da Copa, acho que tava de bom tamanho. Mas depois de eliminar o Schalke na UCL e de chegar a ficar com um homem a mais durante a partida, fica aquele gosto ruim de que dava para ter sido campeão. Que pena que não deu. 

Na Champions não podia dar outra coisa... Essa realmente foi a temporada do quase, já diz o título da atualização. Faltou pouco. Mas o time pode se orgulhar do que conquistou. A diretoria está feliz, e a grana que entrou deve ajudar para voltar à Champions no próximo ano - sem ela por disputar, esse próximo ano é obrigação ficar no top4 da Bundesliga. 

Olhando a tabela da Bundesliga, teu ataque esteve muito bem, mas a defesa passou longe do nível dos times que fecharam o ano na tua frente. Tem alguma explicação para isso? E que campanha do Stuttgart, ano passado os caras ficaram em 14º...

No fim do post tu menciona a história da defesa. Além do jogador da esquerda ter nota mais baixa, teu time também leva mais gols por aquele setor? Chegou a observar? 

Enfim, acho que foi uma temporada bem positiva para o clube, apesar de muito frustrante. Espero que o próximo ano seja tão bom quanto e menos frustrante. 

Está com tempo, hein? Hahahahaha

Acho bem divertido seus comentários em que fala o que pensou das escolhas inicialmente, e depois vê o que aconteceu no fim. Realmente o Reyes foi uma boa contratação, e pelo preço da cláusula foi um baita negócio. Já o Rudyka... Eu pensei, pensei, e acabei decidindo contratar mesmo achando que não um bom negócio. Acabou que não só ele foi mal jogando de atacante - ainda bem que usei o Ygor ali e ele foi muito bem - como ele não tem familiaridade para jogar na outra posição que eu vejo os atributos fazendo sentido, que seria a ponta-esquerda. Vou tentar retreinar para jogar por ali, mas torço mesmo é que alguém faça uma proposta e ele meta o pé o quanto antes. Acabou que o volante ucraniano foi péssimo negócio, e o atacante deve ir pelo mesmo caminho, mas tinha urgência em trazer alguém. O Bares acabou ainda fazendo o gol da vitória do Bayern sobre nós, mas foi uma boa venda apesar disso.

Curioso da Pokal foi que os 3 gols que sofremos - oitavas, quartas e semi - foram em faltas na área. E no geral da temporada esse quesito foi um baita problema, se não me engano fomos o time com mais gols sofridos em faltas indiretas na Bundesliga. Mas passamos e só perdemos na final, onde acho que errei por não ter repetido taticamente o que fiz na semifinal da Champions contra o Schalke.

Falando em Champions, eu esperava dificuldade do Benfica, até pelas baixas que tive na equipe no jogo de ida, mas acabou que goleamos fora de casa, até com certa injustiça, e pude descansar a equipe no jogo da volta. Engraçado que o Schalke e o Everton ambos foram campeões da Champions a pouco tempo, então não são adversários tão tranquilos, mas só sofremos 1 gol nas 4 partidas, e de pênalti. A final era muito difícil, o ponta-esquerdo dos caras vencia simplesmente todas na corrida do lateral, e poderíamos ter sido goleados pelo Liverpool.

A defesa tem vários problemas, um deles foi a bola parada defensiva, outro foi mesmo o lado esquerdo, mas principalmente tive algumas mexidas táticas que fizeram o ataque melhorar, e a defesa piorar, principalmente a linha de pressão muito alta. No geral, o lado esquerdo da defesa teve problemas de sobrecarga, mais do que apenas pelos jogadores dali, e a nota se explica por isso também - o lateral-direito é mais ofensivo, então pontua com passes-chave, assistências, finalização e etc.

Estou com uma expectativa alta para a próxima temporada, principalmente pela grana que temos pra contratar. G4 é obrigação, mas acho que dá pra atacar o título.

Em 30/03/2023 em 17:43, Cadete213 disse:

Rapaz, isso foi mesmo uma época do quase. Quase vencias a Taça, quase vencias a Champions e quase ias à Champions. Muito a aprender com estas contrariedades e nada de ir abaixo.

Muito quase. Agora é recompor a para uma temporada de títulos de verdade.

Em 30/03/2023 em 18:27, div disse:

A melhor temporada do clube até agora, rendendo bem dentro de campo, especialmente nas copas, e financeiramente, com alto lucro no final dessa temporada.

As derrotas nas finais doem, mas chegar nelas, especialmente na da UCL, claro, é algo a se comemorar. Que pena que não vai participar na próxima temporada, mas terá a chance de reforçar bem o elenco pra voltar na temporada seguinte e, se tudo der certo, nas posteriores também.

No geral, é sim a melhor temporada, apesar de ficar a tristeza por não conseguir nem o G4 e nem um título. Financeiramente foi um sonho, e agora temos aí quase € 100M pra gastar.

Acredito que temos que subir o patamar da equipe a partir da próxima época, lutando pelo título da Bundesliga e não ficando mais fora de Champions. Vamos ver.

Em 30/03/2023 em 22:26, felipevalle disse:

Xiii. O Careca gosta de ir pro chuveiro mais cedo. O que será que ele lava tanto lá?

Fato é que anda faltando alguma peça pra fazer o time deslanchar na liga. Resta saber se irá contratar a tempo.

Não entendi nada, hahahahaha. Acho que não pegou a última atualização, mas estávamos mesmo precisando de alguém pra mudar o time, infelizmente quem eu trouxe no meio da temporada não ajudou muito.

Em 31/03/2023 em 09:48, Tsuru disse:

Acompanho o voto do relator hahahaha

Assim, considerando que o time teve que dividir forças pra se manter em três competições, e que como disse o @Danutnão é um supertime (ainda...), acho que no geral foi bem, deu trabalho ao Liverpool e o jogo com o Schalke podia pender para qualquer um dos lados. Mais um pouquinho tinha levado duas taças, tava com o cofre cheio e com a vaga na próxima Liga dos Campeões garantida.

Rapaz, aproveita esse dinheiro aí e faz um trabalho de contratação minucioso. Fuça times e ligas, entra em perfil jogador por jogador, analisa estatística, entra em perfil de seleções dos cinco continentes uma por uma, diversifica as tarefas dos olheiros, enfim, bota essa máquina pra funcionar. Tá na hora de montar uma equipe pra vencer a Bundesliga e a Liga Europa e se preparar pra ganhar a UCL na época seguinte!

Realmente foi uma grande temporada, mas contamos muito com a sorte de poder poupar em duas fases da Pokal e no jogo de volta das Oitavas da Champions. Talvez com essa grana que vamos ter dê pra chegar na fase supertime, mas se o histórico de contratações do save continuar...

Não sei se vou ser tão minucioso assim, mas já tenho alguns nomes que estou acompanhando faz tempo e vou tentar trazer, e vou tentar um lateral-esquerdo que chegue sem deixar dúvidas. O que não dá é pra gastar muito em jogadores meia boca como fiz quando tive dinheiro antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, que final de temporada dolorido. Agora é tomar cuidado com as contratações, talvez gastar um pouco mais de tempo na observação para pegar nomes bem decisivos para tirar o quase da cabeça. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/04/2023 em 20:50, #Vini disse:

Caramba, que final de temporada dolorido. Agora é tomar cuidado com as contratações, talvez gastar um pouco mais de tempo na observação para pegar nomes bem decisivos para tirar o quase da cabeça. Boa sorte!

Doeu bastante, porque foi no detalhe na Bundesliga, e nas duas Copas tivemos chance de conseguir uma taça nessa temporada, mas no geral o que dá mesmo para lamentar é ficar de fora dá próxima Champions.

Vou tentar contratar de forma certeira, e quem sabe finalmente chegar no esperado título de Bundesliga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner24e0e939648eec1d8.png

 

 

 

TEMPORADA 2048/49

 

Pré-Temporada 2048/49 – De repente, 30.

 

PRÉ-TEMPORADA

Nosso fim de temporada em 2048 foi de sentimento dividido – ao mesmo tempo que foi frustrante, ficando longe do grande objetivo da temporada que era a classificação para a Champions e terminando com duas derrotas nas finais da Pokal e da própria Champions League; também foi de aumento da confiança, uma vez que chegar novamente na final da Pokal mostra que fizemos algo certo ali, e chegar na final da Champions era algo totalmente impensado no começo da época. Fato é que, frustrados ou confiantes, teremos tudo no lugar para a nossa temporada de número 30 pelo 1860 München.

Temos já um grande elenco, como a luta nas três frentes mostrou (fomos o time que usou mais jogadores diferentes na Bundesliga, com 27), e alguns elementos importantes no plantel que ainda vão ficar melhores – vide o ponta Randulff, reserva na direita pela presença por ali do craque do time, Zamani, e trazido de graça, que acaba de se tornar o artilheiro e eleito melhor jogador da Euro 2048. Além disso, o dinheiro que a última temporada trouxe ao clube, seja em transferências ou na enorme premiação obtida pela campanha na UCL, nos coloca em um patamar de investimento para bater de frente com gigantes da Europa, tendo desde o início quase € 100M disponíveis e ainda contando com a entrada de uma nova parcela de € 21M da venda do meia Pepe ao Arsenal, após esse completar 10 jogos pela seleção brasileira (o Arsenal até tentou não pagar, colocando o meia à venda antes dele completar seu 10º jogo durante a Copa América, mas sem interesse de compradores) e com possibilidade de nova parcela de igual valor caso o jogador entre em campo mais 6 vezes pela Premier League.

Quanto às competições que iremos disputar, como já adiantei na última atualização, vamos buscar o título da Bundesliga, que acredito que está a nosso alcance ao menos estar na briga até o fim, enquanto darei menos atenção às duas copas, usando reservas na fase de grupos da UEL novamente e na Pokal só vou de titulares se enfrentar um dos grandes, ou um time forte fora de casa.

Por fim, seguimos melhorando as instalações para manter tudo no estado da arte, dessa vez com investimento na melhoria das condições das camadas jovens, e depois de tantos anos de save pela primeira vez decidi buscar uma parceria com outro clube, e acertamos um acordo simples em que podemos enviar jogadores por empréstimo ao Mainz 05.

Com tanta grana e com um time que já tem mais do que uma base consolidada, é hora de botar a mão na massa e ver se os 30 são mesmo a idade do sucesso.

 

TRANSFERÊNCIAS

 

Entradas

T_Entradasb7f33641f7fac3a2.png

 

Francisco Mateos (GK) - Não faz tanto tempo que me desfiz de Mateos, goleiro vindo da nossa base, mas para ajudar nas questões de inscrição resolvi ir atrás de um goleiro reserva formado aqui - aliás, essa é uma das posições em que seguimos formando bons jogadores. Entre os que tem alguma qualidade, Mateos era o mais barato, custando apenas € 170m, e como será reserva não faz sentido gastar milhões na posição.

Nyoman Hamzah (ZG) - Já acompanhava o jogador a pelo menos duas temporadas, esperando o momento que teria condições de fazer uma oferta e torcendo para outro gigante não ir atrás dele antes. Como seu contrato vencia ao fim desse ano, o PSV teve que se desfazer do jogador para ganhar alguma grana, e pagamos o preço pedido de € 35M. De longe o melhor zagueiro que já tive no save, com o bônus de ser o primeiro zagueiro que sabe jogar com a bola nos pés que terei à disposição, deve ser usado como Defesa com Bola pela direita.

Maximilian Bachinger (LE) - A posição onde tinha a maior necessidade de contratar era a lateral-esquerda, e após uma boa busca desde a última temporada encontrei no austríaco de 28 anos um jogador de alta qualidade na defesa, ótimo passe e no auge para nos ajudar a lutar pelo título nessa temporada. Chega para tentar ser a solução no setor, e os € 54M pagos por ele fazem dessa a maior contratação da história do clube.

Alexandru Serediuc (VL) - Não dá para dizer que a posição de volante era uma necessidade, com Aydin e Torres fazendo grandes temporadas ano após ano, mas não é sempre que se consegue um jogador como Serediuc - e de apenas 20 anos - então paguei os € 46M (na hora a maior contratação da história do clube, mas superada na mesma janela) pedidos pelo Hamburgo pelo alemão. A transferência dele se encaixa no padrão que tivemos com Hamzah, em que acompanhei de perto o jogador por duas temporadas, mas nesse caso o mantive ali como primeira escolha e pedi a vários jogadores influentes que falassem à imprensa sobre a transferência. Ele acabou não renovando com o Hamburgo, e estando agora em seu último ano de contrato pude trazê-lo ainda pagando um bom dinheiro. Numa mexida que talvez seja arriscada, pretendo fortalecer nosso meio-campo defensivamente ao utilizar Serediuc e Aydin como dupla, colocando o destaque máximo Torres no banco - vamos ver se o Aydin tendo liberdade consegue virar o jogador completo.

Milojko Stanisic (SV) - Oportunidade de trazer um bom jogador de graça após o fim de seu contrato com o Basel. Acabei renovando o contrato de Teresi antes de acertar o pré-contrato com o sérvio, então terei de emprestar um dos dois para não ficar com a posição super inxada.

Careca (PE/AT) - Já destacado na última temporada, Careca chega em definitivo com alto custo de salários, mas com expectativa de que já ambientado no clube possa assumir de vez a posição de titular na ponta-esquerda.

Darren Clarke (AT) - Mais uma boa oportunidade, os olheiros davam muita moral ao garoto inglês de 20 anos que ficaria livre e assinei o pré-contrato com ele bem cedo na última temporada. Inicialmente será emprestado, mas dependendo de como eu for lidar com Vandro durante a primeira metade pode voltar para ter tempo de jogo no fim do ano.

Fomos os maiores gastadores da janela na Bundesliga, e fizemos a janela de maior gasto da história do clube (não é pra menos, com as duas maiores compras da história na mesma janela) é pra fazer valer toda essa grana.

Resumo_Janela337c04e6579bf1cb.png

 

Saídas

T_Saidas3ccc64dfc1e2d173.png

 

As saídas foram muitas nessa janela, mas na maioria delas foram empréstimos de jovens ou de veteranos no último ano de contrato que não seriam aproveitados. No primeiro grupo, espero evolução de Twumasi (LD), Haase (ZG), Redzovic (AT) e Clarke (AT) para quem sabe figurarem no elenco principal na próxima época. No segundo grupo, Meza ainda podia ser um bom reserva, mas preferi ocupar esse espaço com a chegada de Mateos, que é formado aqui, e o mexicano foi jogar no Duisburg; enquanto Teresi foi bem nas duas temporadas por aqui mas renovar com ele acabou sendo um erro, visto seu salário de quase € 500m (mesmo com enorme redução), e, quando fechei a chegada de Serediuc, me movimentei para mandá-lo embora para o Austria Viena.

As duas saídas que não se encaixam nisso são de dois laterais-esquerdos: a venda do jovem Edson, que virou reserva de emergência um período mas nunca chegaria nem ao nível de esquenta-banco; e o empréstimo do lateral-esquerdo Anli, que seria terceira opção e é melhor ter tempo de jogo como titular no país de origem por enquanto.

 

ELENCO

Elencob138c45b8e0e02d9.png

 

Após entradas e saídas, temos um elenco de 27 jogadores prontos para a temporada que promete ser uma das melhores da história do clube. Olhando para a avaliação de capacidade feita pelo adjunto, estamos muito mais equilibrados no geral, o que só pode ser bom, visto que os grandes destaques: Hamzah, Serediuc, Aydin, Galbiati, Zamani e Vandro, são jogadores de nível mundial.

O esboço inicial de time titular tem Newman; Polovanec, Hamzah, Montoya e Bachinger; Serediuc (Torres) e Aydin; Zamani, Galbiati, Careca (Amerkamp); Vandro.

As únicas dúvidas que tenho, e que serão tiradas com o decorrer da temporada, são: entre Careca, que é destro, veloz e ótimo finalizador, e Amerkamp, mais técnico, inteligente, forte e que tem melhor chegada pelo alto, para decidir quem será o principal jogador na ponta-esquerda; e entre uma dupla de volantes com Aydin e Torres, a dupla que terminou a última temporada, com Torres mantendo a função de armador da equipe que o consagrou e Aydin mais contido, o que esconde um pouco a enormidade de jogador que ele é, ou a dupla com Serediuc sendo o primeiro homem, um baita defensor e muito potente fisicamente, que também tem bom trato com a bola, usando o Aydin como Regista, apesar de lhe faltar um pouco de imprevisibilidade e de percepção de espaço (Sem Bola apenas 14). À princípio, a dupla com mais poder defensivo será a primeira opção, com a injustiça de deixar Torres como opção, mas sinceramente devo rodar bem os três dependendo do que a situação das partidas pedir.

Salariosbd8345bc0a4c26b0.png

Quanto à folha salarial, temos novamente a 5ª maior enquanto nos aproximamos cada vez mais do top4 da Bundesliga.

 

FINANÇAS

Financasd6cefa0ce5a4035b.png

 

VISÃO DO CLUBE

Visaoa1a8993864585006.png

 

A expectativa inicial era de, novamente, classificar para a UEL, mas decidi subir o sarrafo para a UCL para ter mais fundos disponibilizados (que eu não usei) e porque acredito que vamos lutar pelo título esse ano. Nas copas, expectativa alta de semifinal na Pokal e ao menos quartas na UEL.

 

PREVISÃO DA IMPRENSA

Previsaof63cd934c72e594c.png

 

Seguimos como a 4ª força alemã, com 6 equipes bem cotadas à luta pelo título.

 

EUROPA LEAGUE

Grupo_UELb54c058a592d8e55.png

 

Um grupo bem interessante, onde as quatro equipes entram ao menos sonhando em passar para a próxima fase. Imagino que o Napoli seja nosso concorrente pelo 1º lugar do grupo, enquanto o Espanyol e o Willem devem disputar pelo 3º, com favoritismo para o time da Catalunha.

 

AMISTOSOS

Amistosos0afe2f9b8cbf19a0.png

 

Apesar de uma derrota para começar, depois encaixamos muito bem o time e as atuações foram de extremo domínio.

 

INÍCIO DE TEMPORADA

 

DFB-Pokal

1ª Eliminatória - FC Nöttingen (F)

Sem grandes surpresas, goleamos o modesto clube semiprofissional por 9x0, com Ygor fazendo 4 gols só no 1T em que fizemos 6.

Na próxima fase, jogaremos fora de casa contra o VfL Bochum, da 2.Bundesliga.

Sorteio_POKAL5aab715cf2280cc4.png

 

Bundesliga

Rodada 1 - Bayer 04 (C)

Estreia em casa contra um adversário fraco, situação para ninguém botar defeito. Fizemos um 1T de amplo domínio, mas muita falta de pontaria, que impediu de abrir o placar. Fiz logo duas mexidas no intervalo, e deu super certo: Ygor entrou e já marcou dois em 7', um de pênalti e outro em cruzamento, e ficou próximo do terceiro por três vezes saindo cara a cara com o goleiro. Galbiati marcou no meio do 2T e fechou o placar do jogo em 3x0.

 

Rodada 2 - SV Werder (F)

Das transferências aos primeiros jogos, tudo foram flores até aqui, mas temos pela frente um time que nos deu problemas nas últimas temporadas para testar nossa real evolução. Mais uma vez o domínio foi grande desde o começo, e abrimos o placar com Amerkamp de cabeça, e assim ficamos até o intervalo. O Werder cresceu um pouco no 2T, chegando perto do empate, mas a melhor chance foi nossa em contra-ataque onde Amerkamp teve tudo para fazer o segundo mas bateu em cima do goleiro. O finzinho da partida ainda reservou emoções, com Amerkamp fazendo nosso segundo após desarmar o goleiro e com o Werder marcando de fora já para além dos acréscimos prometidos. Final 2x1, uma vitória importante e bem segura para nós.

J_Werder5af1d5c785f740c6.png

 

Rodada 3 - Augsburg (C)

Saímos na frente com apenas 5', em belo chute de longe de Polovanec, e amassamos durante todo o resto do 1T, apesar de marcar apenas mais um com Amerkamp de cabeça. Na segunda etapa, baixei um pouco o ritmo mas dominamos novamente e fizemos o terceiro com Randulff. Outro 3x0 retumbante em casa para um começo de temporada 100%.

J_Augsburg8b4dbcb466d90804.png

R15d78f7672a1ca228.png

 

Começamos muito bem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Marcolation changed the title to TSV 1860 München - De volta ao topo | Pré-Temporada 2048/49 – De repente, 30. | Att: 04/04

Época de apostar forte no plantel. Muito dinheiro investido e muitos jogadores emprestados. Depois, a época começou de maneira perfeita, em termos de resultados. Na grupo europeu, tens tudo para passar à próxima fase.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de mais nada, parabéns pelos 30 anos de save. Uma marca impressionante, que poucos podem dizer que já atingiram. Ter chegado tão longe mantendo um save legal de se acompanhar é algo para se orgulhar. 

Arsenal safado tentou dar o calote que alguns jogadores humanos tentam dar na IA do FM, mas não conseguiu evitar o pagamento da cláusula do teu ex-jogador ali.

Surpreso que tenha fechado uma parceria com o Mainz. Onde é que eles andam no save?

 Já que tu disse que acha divertido quando eu faço minhas análises sobre as contratações, vamos lá:

Hamzah é monstro. Eu tinha lido a parte que tu fala que ele é o melhor zagueiro que teve no save, e ainda assim me assustei ao abrir o perfil - os atributos estão bem acima do que eu esperava. E depois ainda vi que ele tem só 22 anos e ainda pode melhorar? Que isso. Se ele não for destaque da equipe no fim do ano eu vou ficar muito surpreso. 

Na lateral contratou bem também. O valor pago é beeem salgado, mas lateral costuma ser uma posição difícil de encontrar qualidade, então não vou criticar o valor pago. Uma coisa que eu ficaria de olho é como a preferência do atleta de fazer marcação cerrada vai afetar o jogo dele. Fico com um pouco de medo que isso resulte em muitas jogadas onde ele deixa espaço nas costas. Mas não sei se é assim na prática, teria que observar no jogo mesmo. 

Serediuc gostei bastante também. Aqui minha dúvida é sobre quantidade de cartões com tanta agressividade + marcação cerrada, mas vamos ver. Também tem que ficar de olho no fato de que ele é um matador de contra-ataques, se isso fizer parte dos teus planos (por outro lado se gostar do jogo mais cadenciado ter um atleta que reduz o ritmo é interessante). Interessante também que tu acompanhou o jogador por mais tempo e isso parece ter surtido efeito, evitando que ele renove com o HSV. 

Clarke acho que falta o mental para ser jogador nesse nível. Tá valendo a aposta, mas ficaria surpreso se ele chegar a fazer alguma coisa pelo clube. 

 

Depois dessa janela tô bem empolgado com as perspectivas para a temporada. Agora é ver se o treinador consegue fazer o time render em campo aquilo que a torcida está esperando. Os primeiros jogos não mostraram nada para diminuir a empolgação do torcedor.

Tu teria como postar o perfil atual do Amerkamp? Fiquei curioso já que tu menciona a dúvida entre usar ele e o Careca. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalizando a leitura da temporada 2047/48.

O que eu temia aconteceu em parte. O 1860 avançou nas três frentes, algo que eu não via acontecendo, mas o preço foi alto e ficará fora da Champions, o que na minha opinião deveria ser o principal objetivo do clube. Felizmente, conseguiu muitos recursos ao avançar até à decisão da UCL e não poderá reclamar de falta de dinheiro para reforçar a equipe, mas a "temporada do quase", segundo suas palavras, só será realmente dimensionada na temporada seguinte. Se conquistar a Liga Europa conquistará um importante título e retornará à Champions, se não conseguir vencê-la, mas conquistar a vaga via Bundesliga também será ótimo, mas se não voltar à principal competição europeia na temporada 49/50, a "temporada do quase" deixará aquela dúvida, se mais um momento do 1860 não passou.

Deixando de lado isso, as campanhas nas duas copas foram muito legais. Avançou bem até a final ao se aproveitar do sorteio e chegou com força para o confronto contra o Schalke 04, mas sucumbiu novamente jogando com um a mais. Na UCL, fez valer a maior força da Bundesliga e passou bem pelo Benfica e depois pelo Schalke em difíceis confrontos. Depois enfrentou o time azul de Liverpool, o eliminou e chegou à sonhada e inesperada final de Champions contra o lado vermelho de Liverpool, mas o 1860 chegou longe demais e o vice ficou de bom tamanho. Na Bundesliga ficou perto da vaga, mas foi punido por perder muitas partidas fora de casa e por praticamente não conseguir empatar algumas das 11 derrotas na temporada.

Não há como não gostar das duas campanhas nas copas, mas a falta da vaga na Champions é para deixar a temporada com uma sensação dúbia, que repito, só terei melhor dimensão dela na próxima temporada, que ainda não comecei a ler.

De forma geral, tudo parece muito bom, mas o 1860 não consegue dar passos decisivos para se tornar um grande clube alemão e desafiar aqueles que conquistam títulos. As contratações ocorrem, as vendas também, mas o time não vai. Me lembra o Leverkusen que foi apelido de Neverkusen.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela 30ª temporada. É muito legal vê-lo ativo depois de tanto tempo. Espero que esteja chegando o momento que o 1869 será mais premiado esportivamente. 

No grupo da UEL, nenhum time é o melhor de seu país. A expectativa é que o 1860 avance, mesmo tendo equipes da Itália e Espanha no grupo, contudo eu reafirmo que uma vaga na Champions 49/50 é fundamental.

O 1860 tem a 5ª maior folha e nas apostas está entre os quatro. Só depende do treinador humano para a equipe alcançar algo mais e nesse aspecto contratou mais alguns jogadores para fortalecer a equipe e se tornou o maior gastador da Bundesliga na temporada. Espero que dessa vez, a confiança no elenco se concretize no desempenho esperado.

Começo forte na temporada. Mas como eu disse outras vezes é cedo para projetar algo. No entanto, é um início animador e espero que o 1860 siga assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Terminei de me atualizar nesse extenso save e não me arrependi, pois deve ser uma das histórias mais legais da área no momento. Foi muito bacana ver a sofrida evolução do time desde a terceirona alemã até o patamar que se encontra hoje.

E tenho que dizer: isso que é resiliência. Acho que eu e a maior parte dos managers daqui (eu incluso) já teria largado de mão o time e o save. Você enfrentou temporada infrutífera após temporada infrutífera e continuou na equipe e isso é algo admirável. Parabéns pela paciência e pela obstinação.

Agora o 1860 já é figurinha carimbada das competições europeias e tenta se infiltrar no G4 alemão, que é um grupo seleto mesmo. Aliás, muito me surpreende ver o Schalke 04 nesse meio. Espero que essa temporada, que começou bem, sirva como mais um degrau na busca desses objetivos. Ganhar uma Bundesliga e/ou uma UCL consagraria esse time.

Algo que me chamou a atenção durante a leitura é como você adotou para a vida o 4-2-3-1, usando algumas interessantes variações mas sempre mantendo o esqueleto básico. Eu gosto dessa tática também, mas, pelo menos para mim, acho bacana ter o 4-3-3 (ou 4-1-2-3) como variação, pois é facilmente cambiável com a primeira e permite uma melhor segurança defensiva nos momentos em que isso é necessário. Fica aí como uma ideia a se considerar.

No mais, agora acompanharei a saga dos Leões da Alemanha (curiosa semelhança com o Zaragoza; até os subtítulos dos saves "De volta ao topo" e "Volver a rugir" basicamente apontam a mesma coisa) em 'tempo real'. Espero sorte e muito sucesso no que vem pela frente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/04/2023 em 17:15, Cadete213 disse:

Época de apostar forte no plantel. Muito dinheiro investido e muitos jogadores emprestados. Depois, a época começou de maneira perfeita, em termos de resultados. Na grupo europeu, tens tudo para passar à próxima fase.

Pois é, agora é hora de apostar dobrado para alcançar finalmente o título. Na UEL, achei um grupo mais complicado do que esperava, mas mesmo assim devo passar com certa tranquilidade usando time reserva.

Em 05/04/2023 em 10:00, Danut disse:

Antes de mais nada, parabéns pelos 30 anos de save. Uma marca impressionante, que poucos podem dizer que já atingiram. Ter chegado tão longe mantendo um save legal de se acompanhar é algo para se orgulhar. 

Arsenal safado tentou dar o calote que alguns jogadores humanos tentam dar na IA do FM, mas não conseguiu evitar o pagamento da cláusula do teu ex-jogador ali.

Surpreso que tenha fechado uma parceria com o Mainz. Onde é que eles andam no save?

 Já que tu disse que acha divertido quando eu faço minhas análises sobre as contratações, vamos lá:

Hamzah é monstro. Eu tinha lido a parte que tu fala que ele é o melhor zagueiro que teve no save, e ainda assim me assustei ao abrir o perfil - os atributos estão bem acima do que eu esperava. E depois ainda vi que ele tem só 22 anos e ainda pode melhorar? Que isso. Se ele não for destaque da equipe no fim do ano eu vou ficar muito surpreso. 

Na lateral contratou bem também. O valor pago é beeem salgado, mas lateral costuma ser uma posição difícil de encontrar qualidade, então não vou criticar o valor pago. Uma coisa que eu ficaria de olho é como a preferência do atleta de fazer marcação cerrada vai afetar o jogo dele. Fico com um pouco de medo que isso resulte em muitas jogadas onde ele deixa espaço nas costas. Mas não sei se é assim na prática, teria que observar no jogo mesmo. 

Serediuc gostei bastante também. Aqui minha dúvida é sobre quantidade de cartões com tanta agressividade + marcação cerrada, mas vamos ver. Também tem que ficar de olho no fato de que ele é um matador de contra-ataques, se isso fizer parte dos teus planos (por outro lado se gostar do jogo mais cadenciado ter um atleta que reduz o ritmo é interessante). Interessante também que tu acompanhou o jogador por mais tempo e isso parece ter surtido efeito, evitando que ele renove com o HSV. 

Clarke acho que falta o mental para ser jogador nesse nível. Tá valendo a aposta, mas ficaria surpreso se ele chegar a fazer alguma coisa pelo clube. 

 

Depois dessa janela tô bem empolgado com as perspectivas para a temporada. Agora é ver se o treinador consegue fazer o time render em campo aquilo que a torcida está esperando. Os primeiros jogos não mostraram nada para diminuir a empolgação do torcedor.

Tu teria como postar o perfil atual do Amerkamp? Fiquei curioso já que tu menciona a dúvida entre usar ele e o Careca. 

Mais um breve comentário, obrigado 😉

30 anos não são 30 dias. Não dá pra dizer que foi fácil, mas foi prazeroso chegar a essa marca, ainda com vontade de jogar o save e com muita coisa por conquistar.

O Arsenal bem que tentou, mas estou tão em cima por causa dessa grana que já estava de olho para atravessar uma negociação e depois desistir se eles conseguissem propostas pelo meia. Tomara que ele consiga mais as partidas para eu ganhar outros 21M, mas acho difícil, eles querem se livrar do débito.

O Mainz surgiu como opção e não tinha muito o que pensar, é um time da 2.Bundesliga mas que joga volta e meia a primeira divisão. Não acho que teremos muito o que ganhar com essa parceria, mas ajuda a mandar com mais facilidade os jogadores pra um lugar competitivo e com boas condições de treino.

O Hamzah não tem nem discussão, é um novo Van Djik. Já o lateral, que posição ingrata para encontrar bons jogadores, pelo menos esse austríaco já chega pronto e tem tudo que eu espero defensivamente, ainda que falte qualidade no cruzamento. Não uso mais a marcação cerrada nas instruções, e nunca vi problemas nisso, até gosto em jogadores de defesa, mas vou ficar de olho se impacta em algo.

O Serediuc é outro cracaço, não tem como dar errado, e já estou acostumado com os cartões por conta da personalidade de "quebrar as regras" que o Aydin e o reserva Waldemar têm. Acho que ele vai ser igual, mas tenho um pé atrás mesmo com essa característica de Parar o Jogo, tentei fazê-lo desaprender mas o preparador sugeriu manter porque ele sabe ler o jogo. Acabei aceitando, e por enquanto não parece estar impactando nosso jogo rápido quando usamos mais contra-ataque.

O Clarke veio como sugestão dos olheiros, estava acabando contrato e aceitou salário bem baixo, se não desenvolver ainda devo tirar uma grana com ele. Trouxe pensando já na saída do Vandro, mas como de repente os relatórios pararam de apontar problemas em jogos grandes do brasileiro, estou mantendo o cara.

Somos dois bem empolgados, estou sentindo que agora vai...

Assim que conseguir posto o perfil do Amerkamp.

Em 05/04/2023 em 19:04, GGilson disse:

Finalizando a leitura da temporada 2047/48.

O que eu temia aconteceu em parte. O 1860 avançou nas três frentes, algo que eu não via acontecendo, mas o preço foi alto e ficará fora da Champions, o que na minha opinião deveria ser o principal objetivo do clube. Felizmente, conseguiu muitos recursos ao avançar até à decisão da UCL e não poderá reclamar de falta de dinheiro para reforçar a equipe, mas a "temporada do quase", segundo suas palavras, só será realmente dimensionada na temporada seguinte. Se conquistar a Liga Europa conquistará um importante título e retornará à Champions, se não conseguir vencê-la, mas conquistar a vaga via Bundesliga também será ótimo, mas se não voltar à principal competição europeia na temporada 49/50, a "temporada do quase" deixará aquela dúvida, se mais um momento do 1860 não passou.

Deixando de lado isso, as campanhas nas duas copas foram muito legais. Avançou bem até a final ao se aproveitar do sorteio e chegou com força para o confronto contra o Schalke 04, mas sucumbiu novamente jogando com um a mais. Na UCL, fez valer a maior força da Bundesliga e passou bem pelo Benfica e depois pelo Schalke em difíceis confrontos. Depois enfrentou o time azul de Liverpool, o eliminou e chegou à sonhada e inesperada final de Champions contra o lado vermelho de Liverpool, mas o 1860 chegou longe demais e o vice ficou de bom tamanho. Na Bundesliga ficou perto da vaga, mas foi punido por perder muitas partidas fora de casa e por praticamente não conseguir empatar algumas das 11 derrotas na temporada.

Não há como não gostar das duas campanhas nas copas, mas a falta da vaga na Champions é para deixar a temporada com uma sensação dúbia, que repito, só terei melhor dimensão dela na próxima temporada, que ainda não comecei a ler.

De forma geral, tudo parece muito bom, mas o 1860 não consegue dar passos decisivos para se tornar um grande clube alemão e desafiar aqueles que conquistam títulos. As contratações ocorrem, as vendas também, mas o time não vai. Me lembra o Leverkusen que foi apelido de Neverkusen.

Depois da derrota para o Bayern meio que aceitamos que acabaram as chances de G4, e seu comentário ecoou na mente do treinador. O pior é que, de certa forma, não foi tanto a questão de dividir foco em três frentes que nos custou a vaga, até porque pude poupar os jogadores em 3 jogos do mata-mata, e as lesões até nos pegaram mas bem moderadamente. O problema foi escorregar na hora errada. Se vencesse o péssimo time do Wolfsburg, que na Copa e na liga nos fez sofrer com a falta longa, já seria o suficiente. Se aguentasse mais contra o Bayern onde saímos com a vantagem... Enfim, faltou competência e constância.

Acho que realmente só terei a dimensão do momento do clube nessa temporada, que será fundamental. Qualquer coisa abaixo da ida à UCL será um grande fracasso e arrisco a dizer que todo o trabalho irá por terra, com saída em massa de jogadores importantes e queda financeira. Mas, com bastante confiança, acredito que a janela proporcionada pelas premiações e pelos lucros em transferência nas últimas temporadas nos bota finalmente em outro patamar, e acredito em luta até o fim para título, qualquer coisa fora disso será muito decepcionante.

Vou tentar dar foco total para a liga novamente, pelo menos durante a fase de grupos da UEL, e tivemos sorte de também ter novamente confronto fácil na Pokal, mas acho que realmente já temos elenco para ir longe na Europa sem perder força na Bundesliga, apesar de não ser a prioridade. Passando para as oitavas, vou usar time titular, no máximo poupar alguns jogadores em caso de necessidade para um jogo importante da liga.

Espero que seja a virada de chave para não ser outro Neverkusen.

Em 06/04/2023 em 08:08, GGilson disse:

Parabéns pela 30ª temporada. É muito legal vê-lo ativo depois de tanto tempo. Espero que esteja chegando o momento que o 1869 será mais premiado esportivamente. 

No grupo da UEL, nenhum time é o melhor de seu país. A expectativa é que o 1860 avance, mesmo tendo equipes da Itália e Espanha no grupo, contudo eu reafirmo que uma vaga na Champions 49/50 é fundamental.

O 1860 tem a 5ª maior folha e nas apostas está entre os quatro. Só depende do treinador humano para a equipe alcançar algo mais e nesse aspecto contratou mais alguns jogadores para fortalecer a equipe e se tornou o maior gastador da Bundesliga na temporada. Espero que dessa vez, a confiança no elenco se concretize no desempenho esperado.

Começo forte na temporada. Mas como eu disse outras vezes é cedo para projetar algo. No entanto, é um início animador e espero que o 1860 siga assim.

Como disse no outro comentário, essa é mais do que a expectativa, é o objetivo. Vencer um título, de preferência na Liga, e ir bem nas duas Copas novamente.

Acho que o grupo ficou um pouco mais complicado do que poderia, até por termos sido cabeça de chave, mas, tirando o Napoli, não vejo motivo para termos problemas com os demais usando reservas nessa fase de grupo.

Estamos num patamar financeiro que hoje se equipara bem mais aos 4 ricos, temos o melhor jogador da Euro no banco, o 3º colocado na última eleição de melhor da Alemanha também será banco, ou seja: não tem mais como dizer que o elenco não é suficiente. Cabe a mim tirar o que ele pode dar e finalmente sair do quase, fazer o que se esperava depois da temporada 2041 onde venci os primeiros títulos e ser um favorito a tudo que disputar.

3 horas atrás, LuisSilveira disse:

Terminei de me atualizar nesse extenso save e não me arrependi, pois deve ser uma das histórias mais legais da área no momento. Foi muito bacana ver a sofrida evolução do time desde a terceirona alemã até o patamar que se encontra hoje.

E tenho que dizer: isso que é resiliência. Acho que eu e a maior parte dos managers daqui (eu incluso) já teria largado de mão o time e o save. Você enfrentou temporada infrutífera após temporada infrutífera e continuou na equipe e isso é algo admirável. Parabéns pela paciência e pela obstinação.

Agora o 1860 já é figurinha carimbada das competições europeias e tenta se infiltrar no G4 alemão, que é um grupo seleto mesmo. Aliás, muito me surpreende ver o Schalke 04 nesse meio. Espero que essa temporada, que começou bem, sirva como mais um degrau na busca desses objetivos. Ganhar uma Bundesliga e/ou uma UCL consagraria esse time.

Algo que me chamou a atenção durante a leitura é como você adotou para a vida o 4-2-3-1, usando algumas interessantes variações mas sempre mantendo o esqueleto básico. Eu gosto dessa tática também, mas, pelo menos para mim, acho bacana ter o 4-3-3 (ou 4-1-2-3) como variação, pois é facilmente cambiável com a primeira e permite uma melhor segurança defensiva nos momentos em que isso é necessário. Fica aí como uma ideia a se considerar.

No mais, agora acompanharei a saga dos Leões da Alemanha (curiosa semelhança com o Zaragoza; até os subtítulos dos saves "De volta ao topo" e "Volver a rugir" basicamente apontam a mesma coisa) em 'tempo real'. Espero sorte e muito sucesso no que vem pela frente!

Fico feliz e também te parabenizo por conseguir acompanhar até aqui, são muitas atualizações, mesmo capengando em dois anos de save.

Acho que o sentimento de "agora vai" é o que me manteve motivado, mesmo que isso ocorresse apenas em expectativa mesmo, com a prática apontando em estagnação. No fim, está sendo recompensador e cada conquista vem com um sentimento de que fiz por onde merecer.

No FM, o dinheiro acaba sendo o grande balizador e isso o Schalke têm e teve de sobra, foi só dar tempo suficiente que chegaram ao patamar de vencer títulos alemães e inclusive da Champions. Resta agora saber se o 1860 conseguirá também chegar nas conquistas, que consagrariam definitivamente o save.

A escolha inicial pelo 4231 com meias laterais e dois MD, foi primeiro natural: o time tinha falta de zagueiros, e os que tinha eram altos mas muito lentos, e acabei optando por um esquema que desse maior cobertura a eles, sem pontas muito avançados para dar ainda mais segurança defensiva. Como foi funcionando, foi uma base para o segundo momento, onde já éramos uma equipe mais forte e não precisava ter os pontas tão atrás, acabei indo para o que pessoalmente eu considero o 4231 original, com dois volantes. Depois de um tempo assim, acabei me afeiçoando e não quis largar, por que? Sei lá, teimosia, vontade de fazer dar certo. Às vezes até uso uma variação, puxando os pontas uma linha, mas geralmente mesmo pra se defender o 4231 com DM pode funcionar muito bem. Talvez seria mais fácil ter algo como o 433 para se defender mais, mas não quero muito ter que pensar em um novo esquema nesse momento, num próximo save começo essa jornada novamente.

Ficarei aqui tentar chegar de volta ao topo, assim como o Zaragoza conseguiu voltar a rugir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/04/2023 em 10:00, Danut disse:

Tu teria como postar o perfil atual do Amerkamp? Fiquei curioso já que tu menciona a dúvida entre usar ele e o Careca.

1585700208_CapturadeTela(2886).thumb.png.657777957df28f9896ba73494b147eb9.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, não menospreza o grupo da Liga Europa não...pode usar os reservas se quiser, mas mantem o foco para não ser surpreendido. :)

Sobre a dificuldade de encontrar bons laterais, algo que você pode experimentar é usar o retreino. Me parece um recurso pouco explorado no FM e pode te ajudar nesses casos: filtra jogadores que tenham atributos bons pra serem laterais (independente da posição de origem), leva eles pro clube e retreina na lateral. Zagueiros, volantes e pontas mais recuados em geral costumam se adaptar bem, e quanto mais jovens, melhor.

Gostei das contratações, acho que o time chega forte para a temporada de número 30 e o bom início mostra isso. Agora é manter o bom trabalho e faturar os sonhados títulos nessa época tão importante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/04/2023 em 06:33, Tsuru disse:

Rapaz, não menospreza o grupo da Liga Europa não...pode usar os reservas se quiser, mas mantem o foco para não ser surpreendido. :)

Sobre a dificuldade de encontrar bons laterais, algo que você pode experimentar é usar o retreino. Me parece um recurso pouco explorado no FM e pode te ajudar nesses casos: filtra jogadores que tenham atributos bons pra serem laterais (independente da posição de origem), leva eles pro clube e retreina na lateral. Zagueiros, volantes e pontas mais recuados em geral costumam se adaptar bem, e quanto mais jovens, melhor.

Gostei das contratações, acho que o time chega forte para a temporada de número 30 e o bom início mostra isso. Agora é manter o bom trabalho e faturar os sonhados títulos nessa época tão importante.

Você teve razão no seu comentário, como verá em breve. Imaginei um grupo bem equilibrado na Liga Europa, mas de começo a intenção é dar toda atenção possível para a Bundesliga onde no mínimo precisamos classificar para a UCL, mas tendo ambição de lutar e quem saber vencer o título nessa temporada.

O retreino pode ser uma boa ideia, costumo usar mais para jovens da base que chegam com posições que não uso, ou com jogadores que já tem alguma familiaridade com a posição que quero usar, mas são naturais de outra onde rendem menos. De repente, dá para achar laterais melhores e mais baratos pegando um zagueiro ou volante, e para um mais ofensivo um ponta ou meia aberto.

Apostamos alto no mercado e a expectativa é que isso se pague com luta por um ou mais títulos na temporada, vamos ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner24e0e939648eec1d8.png

 

 

 

TEMPORADA 2048/49

 

30 é a idade do sucesso

 

DFB POKAL

2ª Eliminatória – VfL Bochum (F)

Mesmo fora de casa, fomos de time reserva para dar tranquilidade nas demais competições e conseguimos uma boa tranquilidade logo aos 6', com Rudyka desviando falta e abrindo o placar, mas sofremos apenas alguns minutos depois de fora da área o gol de empate. Levamos mais perigo na bola parada, mas com bola rolando que Torres conseguiu novamente nos pôr a frente em belo chute de muito longe, e com o Bochum exposto Addo achou grande passe nas costas da zaga para Ygor ampliar. No 2T, Rudyka marcou novamente pelo alto, dessa vez em cruzamento, em escanteio foi a vez de Careca, e fechamos o placar com o hat-trick do criticado ucraniano em jogada individual: 6x1.

POKAL_R1734e92be4282ce4b.png

Seguindo com a sorte da última temporada, pegaremos o FC Nürnberg, outro da 2.Bundesliga, em casa nas oitavas.

POKAL_Sorteio613df24a1c45d208.png

 

EUROPA LEAGUE – FASE DE GRUPOS

GRUPO C

(1860 München-ALE, Napoli-ITA, Espanyol-ESP, Willem II-HOL)

 

Rodada 1 - Napoli (C)

Mesmo tendo um grupo um pouco complicado pela frente, minha ideia é entrar até onde for possível sem comprometer a passagem da fase de grupos com a equipe toda reserva, visto que hoje temos um elenco muito forte. Acredito que os reservas conseguem a classificação.

Acabamos sofrendo o primeiro gol muito rápido em contra-ataque fulminante, mas conseguimos nos reencontrar na partida e criar as melhores chances após o gol, com Ygor perdendo duas boas chances, mas Randulff empatando aos 26', dando o placar do intervalo - o Napoli ainda marcou dois minutos depois, mas o santo VAR interveio. No 2T, melhoramos bastante a atuação e viramos em bom lançamento de Ayoub nas costas da defesa para Ygor, fazendo um bom trabalho em manter a vantagem de 2x1 até o fim.

UEL_NapoliCasad124253932b17891.png

 

Rodada 2 - Willem II (F)

Contra o adversário teoricamente mais fraco do grupo, mantivemos time reserva e apesar de certo domínio das ações não fizemos um grande 1T, ficando com muitos jogadores pendurados pelo cartão amarelo e sem conseguir finalizar com direção, e no começo do 2T fomos punidos na bola parada do Willem trazendo o primeiro gol do jogo. Até tentamos bastante, mas a melhor chance que tivemos foi parar na cabeça de Rudyka e o goleiro fez grande defesa, garantindo o 0x1.

UEL_WillemFora71edd2be57356e86.png

 

Rodada 3 - Espanyol (F)

Confesso que a derrota contra o Willem me assustou, então resolvi usar time misto para não ter surpresa, ainda mais com um jogo tranquilo na sequência da Bundesliga. O 1T foi fraco tecnicamente, sem muitas emoções apesar da nossa posse beirar os 60%. A segunda etapa até viu duas equipes buscando mais o resultado, mas sem inspiração a partida terminou no 0x0.

 

UEL_R1c0f5ed2882c48d90.png

 

Rodada 4 - Espanyol (C)

Ainda sem deslanchar na competição, mantive time misto tendo em vista um duelo difícil pela Bundesliga no fim de semana. Novamente tivemos muita dificuldade contra uma bem postada defesa do Espanyol, mas conseguimos marcar com Hamzah em falta longa já perto do fim do 1T. No 2T o jogo foi ainda mais sofrível, mas ao menos garantimos o resultado de 1x0 que nos joga para a liderança do Grupo C.

 

Rodada 5 – Napoli (F)

Fiquei num dilema, visto que a partida em casa contra o Napoli foi muito difícil e não estávamos com a vida garantida no grupo, mas teria o Bayern pela frente apenas dois dias depois. Resolvi ir, mais uma vez, mesclando titulares e reservas visando maximizar a parte física.

O jogo no 1T pode ser dividido em 3 partes, na primeira, controlamos e criamos algumas chances, com bola na trave, e parecia que o gol era questão de tempo, a segunda foi o exato inverso, com o Napoli chegando e conseguindo acertar o poste, e a terceira foi de igualdade, mas com Vandro abrindo o placar a nosso favor após rebote de cabeçada bloqueada dele, livre entre 6 defensores napolitanos. O 2T foi mais devagar, apesar de Torres acertar também o poste de fora da área e de Rudyka ter chance de ouro no fim da partida, logo depois de entrar, e isolar. Vitória mínima, 1x0 e classificação garantida. Um empate em casa contra o Willem nos garante a 1ª posição do grupo.

UEL_NapoliFora22fe8a4cc5d3b480.png

 

Rodada 6 – Willem II (C)

Rodada final onde o empate é suficiente para ambos, com o Willem II surpreendendo pelo 2º lugar com 3 de vantagem frente ao Espanyol em 3º. Fomos com todo time reserva, mas começamos com muita força quase marcando com o criticado Rudyka por duas vezes, e foi o ucraniano que deu o passe para nosso primeiro gol com Stanisic chutando de fora. No 2T, ampliamos de forma natural em cruzamento completado por Addo, e ficou de bom tamanho o 2x0.

UEL_Qualificadose2c6a5df4b0c4bcd.png

UEL_R254ee5345bfafd112.png

 

A derrota acabou custando a classificação ao Willem, que vai para a Conference. Quem passa em 2º é o Espanyol.

UEL_Grupofef3f90436a49718.png

 

Foi um grupo complicado, como eu esperava, e acabou nos forçando a usar alguns titulares durante metade da campanha, mas saímos com o esperado 1º lugar e avançamos direto para as oitavas, o que é ótimo por aliviar dois meios de semana no calendário. Curioso que o melhor ataque da competição foi o 3º lugar, e os dois classificados terminam com 1 gol por jogo apenas. Foi realmente um grupo equilibrado.

 

 

BUNDESLIGA

Rodada 4 -  VfB Stuttgart (F)

Jogo bem complicado, mais um daqueles que testam a real capacidade da nossa equipe sair campeã. Fizemos um 1T bem disputado, mas com ambas as equipes tendo dificuldade em chegar na parte final do campo com qualidade para além das bolas paradas. O 2T seguiu roteiro muito parecido, até a parte final onde fiz algumas mexidas táticas pontuais e conseguimos melhorar na reta final, chegando na insistência ao gol da vitória com Serediuc de fora da área. Vitória suadíssima por 1x0.

 

Rodada 5 - Hannover 96 (C)

Além de começar muito bem tendo um gol anulado antes dos 10', tivemos a vida facilitada com um adversário levando segundo amarelo aos 16'. Abrimos em escanteio com Aydin, ampliamos quase imediatamente com Vandro, mas levamos o gol em falta lateral, antes de fazer o terceiro com Galbiati pegando rebote de pênalti batido na trave por Vandro aos 47'. Vandro aproveitou grande cruzamento de Aydin no começo do 2T para transformar em goleada, e fechamos assim: 4x1.

 

Rodada 6 - Hamburgo (F)

Saímos na frente aos 5' em falta desviada por Montoya, e fizemos jogo duro durante toda primeira etapa, mas Hamzah ampliou novamente em falta na área no começo do 2T. Com a bola parada decidindo, tivemos tranquilidade para só levar o 2x0 que nos mantém 100% nesse início de Bundesliga.

J_Hamburgo3462618c65b39d58.png

 

Rodada 7 - Hertha Berlin (C)

Buscando manter o aproveitamento antes do primeiro jogo complicado da temporada, fomos de titulares enfrentar o Hertha e acabamos sofrendo dois gols antes dos 30' e ainda cabia mais antes do intervalo. Até melhoramos bastante no 2T, criando algumas chances claras, mas todas desperdiçadas. Final 0x2, nossa primeira derrota que mostra que ainda temos muito a arrumar ao longo da temporada.

J_Hertha6125cedfeb2dda21.png

 

Rodada 8 - Schalke 04 (F)

A última rodada mostrou que não estamos sobrando, e se essa vai ser uma temporada diferente, temos que fazer diferente e vencer os grandes adversários. Foi um jogo duro desde o início, mas fomos a melhor equipe no 1T apesar de não conseguir tirar o zero do placar. Depois de manter a superioridade, finalmente chegamos ao gol com Vandro aproveitando rebote após grande jogada de Antonio para Randulff, e seguramos bem o jogo depois do gol, encaminhando a primeira grande vitória da temporada com o 1x0 fora de casa.

J_Schalke2d8250843d45dcc2.png

 

Rodada 9 - Köln (C)

Obrigação de vencer e manter a liderança. Pelo volume de jogo, até demoramos a fazer o primeiro com Randulff aproveitando cruzamento de dentro da área, e no 2T voltamos ainda mais incisivos, com duas grandes chances perdidas logo de cara e com mais algumas boas chegadas até o fim do jogo, mas sem ampliar o placar de 1x0.

 

Rodada 10 - Hoffenheim (F)

Jogo fora de casa é sempre importante, e começamos esse com o pé direito abrindo o marcador aos 10' em grande jogada finalizada por Vandro. Depois de um erro da defesa, sofremos o empate na primeira finalização do Hoffenheim na partida. Começamos com bola na trave de Careca no 2T, mas após Vandro errar duas boas chances sofremos a virada em contragolpe e o terceiro em pênalti cometido por Hamzah. Ainda diminuimos com Randulff, mas já tarde demais para mudar a derrota por 2x3.

J_Hoffenheim9d90e7b8582b413b.png

R1533d751d0c48b2e1.png

 

Rodada 11 - RB Leipzig (C)

Jogando em casa e com o Bayern empatando na rodada, é obrigação trazer a vitória. Vandro sofreu pênalti com apenas 3' de jogo mas parou no goleiro na cobrança, mas Galbiati já mostrou cedo que iria dar trabalho nas faltas, quase marcando em uma onde o goleiro fez milagre, e colocando no ângulo outra aos 15'. Tivemos mais algumas boas chegadas, a melhor com flahrado em impedimento ao marcar Careca em falta na área, mas ficamos com o mínimo para o 2T. Na volta, o Leipzig empatou logo aos 6' e nos deu dificuldade, mas com novo pênalti na risca da lateral da área aos 22' achei que era hora da redenção, mas Addo perdeu também. Já esperava o pior quando Addo foi lançado nas costas da defesa, meio sem ângulo, e o chute do ganês bateu no zagueiro adversário para morrer nas redes. Gol contra, nos acréscimos, depois de perder dois pênaltis. Vitória justa por 2x1, não dá pra dizer que sem emoção...

J_Leipzig139ec3f4443215c6.png

 

Rodada 12 – Borussia M'gladbach (F)

Tendo tido duas semanas de descanso para recuperar jogadores importantes lesionados, apesar de perdermos o Randulff até o fim do ano, e fomos enfrentar a surpresa da temporada - o Gladbach está na 4ª colocação com 20 pontos, 7 abaixo de nós que lideramos a Bundesliga.

Em campo, dominamos a posse da bola e chegamos a colocar uma bola na trave adversária com Vandro, mas foi basicamente isso que se pode destacar do deserto de ideias que foi o 1T, onde ambas as equipes finalizaram 3 vezes cada, apenas. Melhoramos bastante na segunda etapa, e por pouco a genialidade de Zamani não trouxe o gol, ou um dos chutes fortes de Ygor, ou a bela chapada de Careca que beijou a trave... o adversário ainda teve um expulso aos 40', mas nada tirou o 0x0 do placar.

 

Rodada 13 - Bayern (C)

Com a tabela muito apertada nas 3 primeiras posições, o Derby tomou proporções de jogo decisivo: vencer é conseguir uma vantagem valiosa para o restante da competição em que ambicionamos a taça.

Tivemos as duas primeiras chances da partida, e na terceira chegamos ao gol: falta na área, Aydin com a segunda bola cruzou, devio em dois nossos e a bola sobra para Careca, que se lesionou no primeiro minuto de jogo mas continuou em campo como quis o destino para soltar um foguete e estufar as redes. Todo esse texto bonito só para na primeira chegada do Bayern levarmos o empate. O jogo era, no geral, nosso, e a bola de Vandro que o zagueiro tirou em cima da linha comprovava isso, mas chegamos igualados ao intervalo. O 2T manteve a superioridade azul, mas conforme as mexidas e o tempo vieram, fui achando que um empate já estava de bom tamanho - afinal, em 30 anos de save são apenas 4 vitórias contra o rival, e fazer um pontinho nos mantém tranquilos entre os 3 primeiros - mas a última mexida acabou se provando letal: Torres mal entrou e no primeiro toque na bola, um passe até comum, sem muita dificuldade, mas iluminado pelos deuses do futebol, achou Vandro, que arriscou da meia-lua antes do marcador apertar e acertou o canto. Já eram 39' do 2T, e o Bayern, claro, veio para cima e ainda assustou, com duas chegadas onde Newman fez verdadeiros milagres. Não adiantava, a história já estava escrita e tudo conspirava para mais um daqueles acontecimentos raros. Uma rara vitória do lado azul de Munique por 2x1, uma partida para ver e rever e que pode ser determinante no fim da temporada.

J_Bayern891d8a4357bdfbad.png

 

Rodada 14 - Kaiserslautern (F)

Depois da grande atuação no clássico, a liderança continua na nossa mão e vamos enfrentar o modesto Kaiser buscando melhorar ainda mais nossa situação antes do fim do ano. Depois de um 1T de posse praticamente total para nosso lado mas falta de chances, mudei o time para ser mais ofensivo mas de nada adiantou, finalizamos mais, mas sem direção e quase não ameaçamos durante todo o 2T, até que já no desespero, como quem tem que provar que é time para ser campeão, aos 48' uma jogada de insistência pela direita achou Aydin, que teve que tentar duas vezes para estufar as redes e garantir a vitória por 1x0.

 

Rodada 15 – Wolfsburg (C)

Em casa, era a chance de abrir grande distância para o Bayern, terceiro colocado com 29 contra nossos 34 pontos. Tivemos grande dificuldade contra o bem postado time do Wolfsburg e seu 4141, e apesar de até criarmos algumas chances ficava faltando algo. Quem achou algo foi o Wolfsburg, repetindo o que aconteceu na última temporada e abrindo o placar em falta muito longa na área. Quando parecia que não sairia mais nada, um recuo mal feito foi interceptado por Vandro, que saiu livre para tocar na saída do goleiro e buscar o empate aos 44', e um gol aos 48' de Hamzah na bola parada parecia bom demais para ser verdade: e era, o zagueiro estava um pouco adiantado e o placar se manteve no 1x1.

J_Wolfsburgfbf58027756eea60.png

 

Rodada 16 - Wiesbaden (F)

Último jogo do ano, contra uma equipe da zona de rebaixamento, apesar de fora de casa. Temos tido muita dificuldade em furar a retranca das equipes que jogam mais recuados, vamos ver se consigo melhorar nessa última partida antes da parada de inverno com uma pequena mudança na função do lateral-esquerdo, para um Ala Invertido-Apoiar, dando mais suporte ao meio-campo na hora de criar, enquanto o ponta daquele lado continua como Extremo Invertido-Atacar, apesar de ter variado bastante durante a temporada essa tarefa.

Começamos muito bem com as mudanças, com Careca aproveitando virada de jogo e tendo espaço para olhar para a área e tocar em Vandro, livre para marcar. Ainda tivemos um gol anulado antes de ampliar em grande passe de Aydin para Zamani chegar batendo da direita, e tudo foi às mil maravilhas durante o 1T, com o placar até baixo pela nossa produção ofensiva. Tiramos um pouco o pé no 2T, e o melhor que tivemos foi outro gol anulado por impedimento. Vitória tranquila e dominante por 2x0 para fechar o ano em alta.

 

R2b8d12af10711b9c1.png

 

CLASSIFICAÇÃO

Bundesliga

Classificacao46d45aaaaefc571d.png

 

VISÃO DO CLUBE

Visaoeaaad60f44d75f6d.png

 

ESTATÍSTICAS

Estatísticas do Time

 

Estatísticas na Bundesliga

Estatísticas Defensivas:

17º em Total de Desarmes e 7º em % (21 por partida / 86%) | 14º em Faltas Cometidas (9,3 por partida) | 16º em Cartões Amarelos e 10º em Vermelhos (20 Amarelos / 0 Vermelhos) | 1º em Jogos sem Sofrer Gols (9 partidas) | 1º com Menos Gols Sofridos (10 gols)

Estatísticas Ofensivas:

4º em Posse de Bola (55%) | 3º em Passes Completados e 4º em % (481 por partida / 89%) | 1º em Oportunidades Criadas (3,6 por partida) | 3º em Faltas Sofridas (13 por partida) | 1º em Chutes à Gol (9,1 por partida) | 2º em Gols Marcados (27 gols)

Estatísticas de Jogadores:

Zamani 2º em Fintas/90min (5,97) | Serediuc 3º em Melhor em Campo (3) | Vandro 5º em Gols (7) | Passes Decisivos: Aydin 1º (47), Serediuc 4º (40) | Oportunidades Criadas: Zamani 2º (13), Galbiati 3º (10), Aydin e Vandro 14º (6) | Média: Aydin 3º (7,45), Serediuc 11º (7,36) e Zamani 13º (7,30) | Assistências: Aydin e Zamani 6º (4)

 

Destaques do time

Nossa dupla de volantes funcionou, e como funcionou. Aydin e Serediuc terminam o ano com as duas melhores médias entre os titulares, e sendo ambos fundamentais para a solidez defensiva da nossa equipe, além de ambos terem impacto positivo ofensivamente com passes-chave e controle do ritmo de jogo. Azar de Torres que conseguiu jogar mais na UEL e mal consegue se manter em forma pela falta de tempo de jogo.

Destaque também para toda nossa defesa, inclusive o novo titular da lateral-esquerda Bachinger, que mesmo não tendo nota média boa têm contribuído demais, seja na construção de jogadas ou na defesa. Não é por acaso que somos a melhor defesa da Bundesliga, com apenas 10 gols sofridos, pois temos qualidade individual e coletiva funcionando perfeitamente.

 

Decepções

Se as notas de Bachinger não preocupam pelo que se pede para ele fazer e o impacto que se vê dele nas partidas, o mesmo não dá para dizer dos companheiros mais adiantados dele no lado esquedo. Entre as 5 médias abaixo de 7 do elenco, 3 são de pontas pelo lado esquerdo, nada menos que todos as opções primariamente do setor. Qualidade não é o problema, e admito que algo de errado taticamente está ocorrendo que ainda não consegui resolver, mas acredito que boa parte da queda ofensiva da equipe passa por resolver a função ou jogador que atuará por ali - já tem até contratação acertada, e com isso alguém entre Amerkamp, Careca e Ayoub deverá sair, mas isso fica para a próxima atualização.

 

NOTÍCIAS DO CLUBE

Começando por questões relacionadas ao extra-campo, três ótimas notícias: a primeira, foi que depois do fracasso do Arsenal em dar o calote por Pepe, o meia atingiu a marca de 50 jogos pela Premier League e nos traz mais € 21M aos cofres, se tornando de longe a contratação mais lucrativa de nossa história – no total, foram € 136M entrando nos nossos cofres por um jogador que chegou de graça e jogou apenas um ano aqui. A segunda notícia, e para mim a principal, é que Aydin não está mais querendo sair do clube, uma vez que nosso desempenho atual agradou e parece que iremos para a UCL em breve – isso ajuda muito, até por ele ser nosso capitão, líder do elenco que agora não estará mais insatisfeito e com moral baixa. Por fim, a renovação contratual do nosso destaque Zamani.

Está sendo uma época, até aqui, memorável. O começo foi ótimo, com 6 vitórias seguidas na Bundesliga e com virada na estreia da Europa League, mas aí chegou o mês de outubro, e a coisa pareceu desandar de um jeito... primeiro, derrota para o Willem II com os reservas, e com o adversário criando chances com facilidade e nós perdendo outras tantas. A derrota talvez tenha impactado a moral da equipe, que perdeu outras duas no mês, inclusive a derrota para o Hertha em casa onde o adversário foi superior a nós. Quando eu achava que seria o começo de uma derrapada, vencemos o Schalke e daí em diante o time deslanchou novamente.

Sendo um pouco cri-cri, a produção ofensiva diminuiu pela baixa conversão de chances, de forma que só marcamos mais que 2 gols em 2 das 20 partidas realizadas nessa atualização, e uma delas foi contra uma equipe fraca da segunda divisão alemã. Ainda assim, a defesa mais do que compensou, mostrando que as contratações e a presença de Aydin como segundo volante fizeram mesmo a diferença. Ainda, dá para exaltar que dos 10 gols que sofremos na Bundesliga, 4 foram na bola parada, número baixo, apesar de representar 40% dos tentos contra – ou seja, com bola rolando estamos nos defendendo bem demais. Também merece destaque o espírito de luta da equipe, que conseguiu alguns grandes resultados no fim de partidas e que conseguiu correr atrás quando saímos atrás no placar. As táticas que estamos utilizando (já considerando a mudança de função do lateral-esquerdo na mais ofensiva) são, claro, no 4231 DM, as seguintes: Ofensiva | Defensiva

Quanto às competições que teremos no segundo semestre, tivemos competência de garantir a liderança do Grupo C na UEL e descansaremos na primeira eliminatória, e demos sorte novamente no sorteio da Pokal, jogando em casa contra uma fraca equipe do Nürnberg, onde devemos ir com os reservas. Assim, diferente de outras épocas, teremos um time bem descansado para conseguir ir longe nas três competições e, quem sabe, levar o título de alguma (ou mais) delas.

No quadro doméstico, a temporada vem sendo muito boa, liderando a Bundesliga no que parece que será uma briga extremamente apertada contra o Borussia Dortmund, que faz campanha excelente como nós, e será nosso próximo adversário fora de casa, o último do primeiro turno e consequentemente também será o adversário da última partida da Bundesliga. Será que teremos emoção e decisão do título com confronto direto na rodada final?

 

 

 

Estatísticas do Elenco | Dinâmica | Confiança da Diretoria | Fornada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Marcolation changed the title to TSV 1860 München - De volta ao topo | 30 é a idade do sucesso | Att: 13/04

Tiveste mais luta do que esperava na Liga Europa. Na Bundesliga, 30 parece mesmo ser de sucesso. Estamos na luta pelo título e vitória super saborosa contra o Bayern.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na Bundesliga vem realizando uma boa campanha, mas não pode vacilar ou o Dortmund te ultrapassa. Isso com o Bayern correndo por fora. Na Liga Europa não fez um bom primeiro turno, mas conseguiu se recuperar bem e terminou em primeiro lugar. Boa sorte na sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que campanha na Bundesliga! Agora vai. Se o time não oscilar muito, dá para abrir uma distância necessária de Dortmund e Bayern.

Confesso que também escalaria um time reserva contra o Wilhelm II. Os números da partida até dão a entender que foi uma escolha razoável, mas de vez em quando o futebol nos dá uma rasteira dessas. O bom é que nem esse resultado nem o empate com o segundo time da Catalunha foram tão relevantes: passou em primeiro e segue bem na UEL.

Espero que o próximo post continue a toada e seja bem positivo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na Europa League, o início vitorioso contra o Napoli me deu a impressão de qua as coisas seriam mais fáceis, porém do Willem surpreendeu e mostrou e o grupo seria diferente do esperado. As partidas, ora com o time reserva, ora com o misto, mostraram ser uma boa atitude sua e o 1860 classificou merecidamente em 1º lugar.

Na Bundesliga, a liderança nos dá esperança de que algo bom para o 1860 virá. É claro que o título, pelo tempo de save, já teria que ter vindo, mas diante do contexto, uma vaga na UCL sem sofrimento seria bom demais. Vitória importante no save contra uma equipe que raramente perde para o 1860 é para alegrar a parte azul de Munique.

Se há algo a ser criticado é o quase total escanteamento de Torres, o melhor jogador do 1860 na temporada passada. Acabará perdendo-o insatisfeito.

 É um objetivo de sua tática ter essa amplitude menor pelo lado esquerdo com o lateral (DAI) e o ponta (EI) fechando mais para o centro?

Grande 1º turno o 1860 vem fazendo e uma excelente Liga Europa também, mesmo com uma ou outra surpresa. Força para continuação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como alguém que tá chegando nos 30 esse ano espero que seja mesmo a idade do sucesso, rs. 

Curiosos os resultados na Liga Europa, tendo vencido o adversário que todo mundo imaginava que iria complicar tua vida em ambos os jogos, mas deixando pontos contra Willem e Espanyol. De qualquer maneira foi o suficiente para se classificar em primeiro lugar com boa folga. O Napoli no fim não ganhou de ninguém. Eles estão tão mal assim no save ou foi um ano fora da curva?

Surpreso que em 30 anos venceu o Bayern apenas quatro vezes. Sabia que eles venceram mais, claro, mas achei que o retrospecto era um pouco menos ruim. Tomara que essa vitória aí na Bundesliga indique o início de uma nova era na rivalidade. 

Campanha excelente na Bundesliga. Agora, sacanagem postar a atualização justamente sem o confronto com o Dortmund. Deixou o suspense no ar só pro leitor ficar no aguardo da próxima atualização, rs. 

Achei interessante ver que o Serediuc deu tão certo. Eu achei ele bom jogador, mas tinha minhas dúvidas se ia encaixar bem. Tu já era bem mais otimista sobre ele ser o atleta correto para o time, e parece que acertou a mão. Treinador está entendendo o que o time precisa, algo que talvez tenha faltado em outros momentos do save. Tomara que traga resultados ao final da temporada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/04/2023 em 13:19, Cadete213 disse:

Tiveste mais luta do que esperava na Liga Europa. Na Bundesliga, 30 parece mesmo ser de sucesso. Estamos na luta pelo título e vitória super saborosa contra o Bayern.

O começo com os reservas foi complicado na Liga Europa, mas com time misto garantimos a liderança e uma eliminatória a menos.

A vitória sobre o Bayern mostra que essa é uma temporada diferente. Vamos ver se contra o Dortmund conseguimos a mesma sorte.

Em 13/04/2023 em 13:35, LC disse:

Na Bundesliga vem realizando uma boa campanha, mas não pode vacilar ou o Dortmund te ultrapassa. Isso com o Bayern correndo por fora. Na Liga Europa não fez um bom primeiro turno, mas conseguiu se recuperar bem e terminou em primeiro lugar. Boa sorte na sequência.

Estamos muito próximos do Dortmund, e claro, o Bayern sempre preocupa também. Fui obrigado a usar mais os principais jogadores na UEL, e foi o suficiente para o esperado primeiro lugar.

Temos 3 frentes onde não é absurdo imaginar disputa pelo título, mas a prioridade é a Bundesliga.

Em 13/04/2023 em 13:50, LuisSilveira disse:

Que campanha na Bundesliga! Agora vai. Se o time não oscilar muito, dá para abrir uma distância necessária de Dortmund e Bayern.

Confesso que também escalaria um time reserva contra o Wilhelm II. Os números da partida até dão a entender que foi uma escolha razoável, mas de vez em quando o futebol nos dá uma rasteira dessas. O bom é que nem esse resultado nem o empate com o segundo time da Catalunha foram tão relevantes: passou em primeiro e segue bem na UEL.

Espero que o próximo post continue a toada e seja bem positivo!

Vamos ver se agora conseguimos. Logo na volta teremos o Borussia no Signal-Iduna Park, pode ser um termômetro de como será esse fim de temporada. Temos de positivo uma competição europeia mais tranquila do que os dois concorrentes.

Os reservas deram conta do Napoli, fui com confiança pega o Willem II e deu naquilo. Menos mal que com time misto recuperamos e o já esperado equilíbrio se mostrou, sem nenhum adversário deslanchar. Aproveitamos bem e os dois jogos a menos são muito bem vindos.

Vamos ver se seguimos na mesma toada, mas estou até com medo de jogar o restante da temporada.

22 horas atrás, GG. disse:

Na Europa League, o início vitorioso contra o Napoli me deu a impressão de qua as coisas seriam mais fáceis, porém do Willem surpreendeu e mostrou e o grupo seria diferente do esperado. As partidas, ora com o time reserva, ora com o misto, mostraram ser uma boa atitude sua e o 1860 classificou merecidamente em 1º lugar.

Na Bundesliga, a liderança nos dá esperança de que algo bom para o 1860 virá. É claro que o título, pelo tempo de save, já teria que ter vindo, mas diante do contexto, uma vaga na UCL sem sofrimento seria bom demais. Vitória importante no save contra uma equipe que raramente perde para o 1860 é para alegrar a parte azul de Munique.

Se há algo a ser criticado é o quase total escanteamento de Torres, o melhor jogador do 1860 na temporada passada. Acabará perdendo-o insatisfeito.

 É um objetivo de sua tática ter essa amplitude menor pelo lado esquerdo com o lateral (DAI) e o ponta (EI) fechando mais para o centro?

Grande 1º turno o 1860 vem fazendo e uma excelente Liga Europa também, mesmo com uma ou outra surpresa. Força para continuação.

Também tive essa impressão, até por usar time reserva e por ser superior na partida mesmo saindo atrás, mas a derrota acendeu o alerta, e só não precisei usar o time titular porque os outros fizeram campanhas muito parecidas.

Com o longo tempo de save, as campanhas abaixo se acumulam e já deveria ter conseguido ao menos um título, mas a grande razão de não ter conseguido é a incapacidade do treinador em fazer uma temporada inteira boa. Acho que, com esse elenco, com Liga Europa ao invés de Champions, e com esses dois primeiros resultados contra Schalke e Bayern, tudo está favorável a chegar finalmente no esperado título.

Infelizmente, o Torres teve de ser sacrificado em prol da equipe, e acabou que a dupla de volantes mais polivalentes está funcionando bem demais, para azar do argentino. Para piorar a situação dele, algumas lesões impediram ele de jogar mais, coisa que poderia acontecer até voltando a utilizá-lo como Meia-atacante, e ainda atrapalhou seu condicionamento físico, enquanto o contratado para ser terceira opção, Stanisic, foi muito bem quando precisou entrar. Não dá para garantir nada, mas queria mesmo dar mais atenção ao ídolo do clube.

Na realidade, esse lado esquerdo acaba sendo a parte da tática onde costumo mexer mais, a depender do adversário. Só fiz uma partida com esse DAI-Apoiar na esquerda, a última do ano contra o Wiesbaden, e até funcionou, mas já sei que não dá para ser a tática habitual, uma vez que perco muito defensivamente pelo lado esquerdo dessa forma. Nesse caso, o EI-Atacar já é uma função que dá amplitude sem bola, e ainda uso a instrução de "Manter-se aberto", só que geralmente com um DL-Apoiar defendendo o flanco e ajudando na saída de bola. O problema, quando temos que furar uma defesa bem postada, é que o DL-Apoiar fica muito atrás, o que afunila nosso ataque quando o ponta corta para dentro. Estou estudando voltar com o Ala-Apoiar, uma vez que agora tenho o Aydin jogando por esse lado, que consegue cobrir muito mais espaço que o Torres podia. Mas, novamente, tenho medo de esse homem a mais no último terço não compensar a exposição da defesa. Coisas para se testar e decidir no restante da temporada.

2 horas atrás, Danut disse:

Como alguém que tá chegando nos 30 esse ano espero que seja mesmo a idade do sucesso, rs. 

Curiosos os resultados na Liga Europa, tendo vencido o adversário que todo mundo imaginava que iria complicar tua vida em ambos os jogos, mas deixando pontos contra Willem e Espanyol. De qualquer maneira foi o suficiente para se classificar em primeiro lugar com boa folga. O Napoli no fim não ganhou de ninguém. Eles estão tão mal assim no save ou foi um ano fora da curva?

Surpreso que em 30 anos venceu o Bayern apenas quatro vezes. Sabia que eles venceram mais, claro, mas achei que o retrospecto era um pouco menos ruim. Tomara que essa vitória aí na Bundesliga indique o início de uma nova era na rivalidade. 

Campanha excelente na Bundesliga. Agora, sacanagem postar a atualização justamente sem o confronto com o Dortmund. Deixou o suspense no ar só pro leitor ficar no aguardo da próxima atualização, rs. 

Achei interessante ver que o Serediuc deu tão certo. Eu achei ele bom jogador, mas tinha minhas dúvidas se ia encaixar bem. Tu já era bem mais otimista sobre ele ser o atleta correto para o time, e parece que acertou a mão. Treinador está entendendo o que o time precisa, algo que talvez tenha faltado em outros momentos do save. Tomara que traga resultados ao final da temporada. 

Há de ser, para você e para o 1860.

Pois é, a UEL foi bem diferente do esperado, mas também foi bem dentro do esperado. Achei que seria bem parelho, e foi, mas esperava um Napoli muito forte e isso passou longe. Eles ficaram no meio de tabela por um tempo, aí venceram a Série A em 2040 mas desde então ficam entre 3º e 7º.

Pois é, o retrospecto contra o Bayern é terrível. Essa foi a quarta vitória, e só empatamos outras 9, com 35 derrotas. Esse é o tamanho do buraco.

Não foi proposital deixar o jogo contra o Dortmund, que aliás estou cagando de medo de jogar, mas porque a Bundesliga só tem 16 rodadas antes da parada. Gostaria de postar por turno, mas aí avançar no meio da janela, para jogar um jogo a mais antes de postar fica meio deslocado.

Quem diria que eu iria acertar uma contratação, hein? Esse daí é craque demais, não tinha como errar, ainda mais depois de dedicar tanto tempo perseguindo o cara. É ótimo primeiro volante e liberou o Aydin pra jogar de segundo, que tira o máximo do jogador - aliás, nunca é demais elogiar esse cara, O melhor volante do mundo veio da nossa base.

Vamos torcer pra acertar a mão até o fim, mas não vai ser fácil essa disputa com o Borussia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner24e0e939648eec1d8.png

 

 

TEMPORADA 2048/49

 

Tropeços e conquistas

 

SEGUNDA METADE DE TEMPORADA

Fizemos uma grande primeira metade de temporada. Nossa campanha até aqui na Bundesliga era digna da liderança que ocupamos, com apenas 4 jogos sem vitória em 16 partidas, mas ficava no ar duas dúvidas: seriamos capazes de manter esse aproveitamento, e com o Borussia Dortmund apenas um ponto atrás, daria para acompanhar o ritmo do clube auri-rubro? Do nosso lado, tivemos problemas para voltar à temporada, com três dos nossos jogadores mais importantes indisponíveis para os primeiros jogos - que incluía o confronto direto com o Borussia fora de casa: Newman, Aydin e Zamani.

Uma coisa que parecia certa era que, para sobreviver à luta pelo título da Bundesliga, os dois principais postulantes teriam que continuar a evitar os tropeços. Bem, ao menos um dos dois clubes conseguiu.

 

TRANSFERÊNCIAS

Transferenciasd88e40a63d78c4d9.png

 

Entradas

Albion Jashari (PE/MA) - Como adiantei na última atualização, a ponta-esquerda foi o grande ponto de desagrado ao longo da temporada, com Careca, Amerkamp e Ayoub tendo oportunidades por ali e não rendendo bem. Seguindo um meio-termo entre Careca e Amerkamp, fui atrás de um dos destaques do supreendente Borussia M'gladbach até aqui e paguei € 25M pelo jogador de 26 anos de Kosovo (a transferência foi, aliás, a maior da história de um Kosovar no save). Veloz e driblador como Careca, técnico e com grande passe e visão como Amerkamp, chega para tentar solucionar de vez a posição - apesar de ser meia-central de origem e ter jogado assim durante toda a temporada até aqui. Já adianto que não adiantou muito, uma vez que o jogador teve uma lesão séria no seu 4º jogo com nossa camisa e só esteve disponível novamente já no fim da temporada, mas sem jogar minutos relevantes. Para piorar, o jogador rápido que eu contratei já não deve existir mais, pois a lesão o fez perder bastante em atributos físicos.

 

Saídas

Eu bem que tentei, mas além de mais alguns empréstimos, entre eles a volta de Redzovic que não estava tendo tempo de jogo no Wolfsburg para ser emprestado novamente, dessa vez ao Wiesbaden, não tivemos saídas em definitivo. Entre os que poderiam sair, não achei um comprador para Careca, e não consegui me livrar de Rudyka - o Marseille chegou com uma oferta de empréstimo, aceitei colocando opção de compra e, na última hora, o jogador deu pra trás na negociação e permaneceu no clube. Acabamos ficando com muitas opções de ataque agora com a chegada do Jashari, o ucraniano foi quem sobrou para ficar fora da lista da UEL, e é quem deve ver menos tempo de jogo até o fim da temporada (se é que jogará). Só que, como comentei acima, Jashari chegou, jogou 4 partidas e partiu para o departamento médico.

 

DFB-POKAL

3ª Eliminatória - FC Nürnberg (C)

O sorteio nos favoreceu, com jogo contra uma equipe bem fraca e ainda por cima em casa, então pude descansar os titulares para a sequência de jogos, indo com time totalmente reserva (à excessão de Aydin, que joga por precisar de ritmo depois de lesão). O adversário endureceu bem o jogo, mas após Ayoub ser derrubado na área, Addo abriu a porteira de pênalti e Careca pegou na trave e aproveitou o rebote apenas um minuto depois. Jogo resolvido em 2 minutos, com 2x0.

Caímos fora de casa contra o Hoffenheim nas quartas, jogo duro finalmente.

 

Quartas-de-final - Hoffenheim (F)

O Borussia não desgruda de nós na Bundesliga, e teremos um jogo difícil fora de casa na sequência, o que fazer? Lembrando que o Hoffenheim foi o único time a fazer mais de 2 gols em cima de nós até aquele momento na temporada, justamente fora de casa, fui com força total enfrentá-los. Rapidamente tomamos controle do jogo, forçando pelas laterais contra o 4312 adversário e criando boas chances, mas o Hoffenheim soube equilibrar ao longo do tempo até o fim da primeira etapa. Começamos bem novamente no 2T, com Sewonou tendo trabalho debaixo das traves adversárias, o Hoffenheim novamente igualou, e quando tudo dava a crer que iríamos para a prorrogação, um passe errado no campo de ataque cruzando o campo foi interceptado, ninguém apertou e Martín saiu livre para tocar na saída de Mateos, gol do Hoffenheim já aos 49', praticamente no último lance da partida. Eliminação dolorosa por estar bem no jogo e por não ter tempo sequer para reagir na derrota por 0x1.

Para piorar, o saldo da derrota ainda teve: Jashari lesionado por 3 meses, e Zamani e Hamzah perdendo a partida seguinte da Bundesliga com lesões menores.

J_Hoffenheim86fce9c278539992.png

 

POKAL_R1571e857f5f8c711d.png

 

 

EUROPA LEAGUE

Oitavas-de-final (Ida) - Lyon (F)

Com tantas equipes possíveis, caímos contra o Lyon, atual campeão da competição. A situação na Bundesliga não era das mais fáceis no momento da partida, mas decidi usar ao menos parte do time titular no mata-mata, uma vez que já estava eliminado da Pokal.

Tentei jogar mais ofensivamente como é de costume, e acabamos dominando a posse mas sofrendo dois gols no 1T, mas Zamani descontou de fora da área no fim da etapa para ao menos nos garantir o gol fora. O Lyon chegou a fazer mais um no começo do 2T, mas com impedimento flagrado pelo VAR, e Vandro também teve grande chance no um-contra-um, mas falhou. Ficamos com a derrota por 1x2, com tudo aberto para o jogo de volta.

UEL_LyonFora6269c77f2b0f33aa.png

 

Oitavas-de-final (Volta) - Lyon (C)

Precisando apenas de um golzinho, fomos para cima e dominamos o 1T, mas o único gol que fizemos foi em confusão depois de escanteio onde o VAR viu Torres em posição irregular. Depois de insistir novamente, finalmente saímos na frente em ótima projeção de Aydin (jogando de primeiro volante) para dentro da área fuzilando a meta adversária para nos dar o resultado que nos classificava para as quartas. Para tirar a tensão, aos 43' Hamzah aproveitou escanteio para fazer o segundo, e selar a classificação com a vitória por 2x0 no jogo, e 3x2 no agregado.

UEL_LyonCasabb130809a5411501.png

UEL_R_Oitavas1f5bf5fed66e99b9.png

 

Nas quartas, o adversário do sorteio foi o Ajax, com a semi marcada para quem passar pegar o vencedor do confronto entre OGC Nice e Everton. Na outra chave, os confrontos serão entre Espanyol e Juventus, com o vencedor a enfrentar o vencedor de Leeds e Manchester United.

 

Quartas-de-final (Ida) - Ajax (C)

Dentre as opções, até que não foi a mais difícil, apesar de decidirmos fora de casa. Fui com time titular para a partida e em apenas 5' já marcamos o primeiro, com a clássica enfiada de bola do camisa 10 Galbiati para o centroavante Vandro brocar. Aos 13', foi a vez de Vandro devolver o favor, e deixar Galbiati na boa para só tirar do goleiro e fazer o segundo. O domínio era extremo, com 4 chances claras criadas até os 16' de partida, mas foi aí que a coisa complicou: Polovanec deu uma entrada dura, na lateral lá pela linha de meio-campo, e foi expulso. O que era um jogo dominado poderia virar um drama, nos obrigando a abdicar do jogo para segurar a vantagem de dois gols, mas não foi bem assim que aconteceu... Aos 22', Zamani fez jogada individual e venceu na raça duas vezes a dividida, para cruzar de dentro da área e Galbiati fechar pelo lado contrário cabeceando para tornar a vantagem em 3x0. O mesmo Zamani quase marcou no fim da primeira etapa, após receber no espaço e ter chance cara a cara com o goleiro, mas esse fez boa defesa desviando para a linha de fundo. No começo da segunda etapa, acabamos cedendo espaço demais na área para o adversário bater e diminuir, mas seguramos o restante do 2T todo o resultado, saindo com uma vantagem grandiosa de 3x1, considerando o desenrolar da partida.

UEL_AjaxCasad40754d1b76237b8.png

 

Quartas-de-final (Volta) - Ajax (F)

Cheguei a cogitar usar o time reserva, tendo o Bayern pela frente dois dias depois, mas fui de time misto para descansar as estrelas do time, um pouco arriscado visto que muitos dos reservas estão com baixo ritmo de jogo, mas confiando na vantagem conseguida em casa.

O jogo acabou pendendo bastante para o lado mandante, e o Ajax abriu o placar em chute de dentro da área que Newman tocou, mas não conseguiu tirar aos 13'. Ali, a situação ficou complicada, uma vez que mais um gol nos eliminaria do confronto, e o Ajax continuou chegando bastante, conseguindo até uma bola na trave antes do intervalo. No 2T, a situação estava quase insustentável, com o Ajax acertando o poste mais uma vez, mas conseguimos fechar a casinha e sair apenas com a derrota por 0x1, que nos deu a classificação no agregado de 3x2.

UEL_R_Quartas1bb4586e9382dcb1.png

 

Na semifinal, pegaremos o surpreendente Nice, que eliminou o Everton pelo gol fora, após vencer por 1x0 em casa e perder de 2x1 no jogo de volta na Inglaterra. A outra semifinal terá o Espanyol, outra surpresa, enfrentando o tradicional Manchester United.

 

Semifinal (Ida) - OGC Nice (C)

O favoritismo, claro, estava do nosso lado no confronto contra a equipe francesa de pouca tradição continental, mas não dava para desmerecer um adversário que eliminou o forte time do Everton nas quartas.

Entramos com força total, apenas sem Polovanec, suspenso por 3 jogos após a expulsão no jogo de ida contra o Ajax. Abrimos o placar aos 11' em bom cruzamento de Bachinger para Vandro fazer de cabeça, e foi basicamente isso de interessante no 1T. No 2T, Serediuc descolou um belo passe para Zamani chegar batendo com pouco ângulo, o goleiro defendeu, mas Vandro aproveitou o rebote para ampliar aos 24'. Já nos acréscimos, Serediuc acertou um bom chute de longe e deu o placar do jogo: 3x0. Praticamente garantidos na final da UEL, um ano depois do vice da Champions.

UEL_NiceCasa4e4e3c3b89dedccd.png

 

Semifinal (Volta) - OGC Nice (F)

Fui de time misto, quase todo reserva, mas tracei como meta fazer um gol, o que obrigaria o Nice a fazer 5 para buscar a classificação. O Nice conseguiu marcar o primeiro que poderia incendiar o jogo, mas com um jogador adiantado viu seu tento ser anulado aos 18', só que 10 minutos depois eles puderam sim gritar de verdade, quando um chute de longe acertou o canto de Newman e deu a vantagem aos donos da casa. Foi um 1T de poucas chances, apenas 2 finalizações do Nice e 4 nossas, mas com mais um gol do Nice tudo poderia ruir na segunda etapa, então tratei de colocar ao menos um titular a mais em campo com a entrada de Vandro. Logo aos 11' tivemos a chance de matar o jogo com Vandro servindo Randulff, mas a finalização quase na linha lateral não ajudou, só que o mesmo Randulff se redimiu apenas 5 minutos depois, recebendo de Aydin e chutando mal, no meio do gol, mas o goleiro meteu a mão nela sem alterar a direção e pronto, gol, empatamos. Daí em diante estava muito mais tranquilo, o trabalho estava feito e o pênalti aos 31' que deu a vitória novamente ao Nice não incomodou, nem o terceiro gol, vindo de escanteio, já perto do fim. A derrota por 1x3 mostrou uma versão péssima do 1860 München, mas foi mais que o suficiente para vencer no agregado de 4x3 e chegar novamente a uma final europeia.

UEL_R_Semie1b5299a3c432cc7.png

 

Seguindo o mesmo roteiro de ganhar em casa e perder fora, passamos por Lyon, Ajax e Nice, três equipes que não são exatamente grandes clubes, e enfrentaremos na grande final da Europa League outro time médio - o Espanyol venceu fora de casa o United por 1x0, depois de vencer em casa por 2x1 e também chega à final, a primeira da história do clube, tendo vencido no mata-mata o Charleroi (BEL), a Lazio e a Juventus antes de passar pelo Manchester United na semifinal.

UEL_Finalc9f417a01fa53077.png

 

Curiosamente, é nossa segunda final de UEL e pela segunda vez enfrentaremos um clube que estava no nosso grupo - espero que as coincidências parem por aí, pois naquela ocasião fomos nós a passar em 2º lugar e acabar sendo campeões em cima do 1º do grupo, o Everton.

 

 

BUNDESLIGA

Rodada 17 - Borussia Dortmund (F)

O jogo mais esperado desde o fim de ano na Alemanha, duelo entre o líder e vice-líder no SIGNAL-IDUNA Park, o último teste de fogo do 1860 para saber se temos o que é preciso para buscar a taça nessa temporada. Tivemos três baixas muito impactantes, sem Aydin, Zamani e Newman, mas não tem desculpa.

Tomamos o primeiro gol aos 10' e aos 14' Vandro cometeu pênalti - só que o goleiro reserva Mateos pegou a cobrança, e ao menos deu chance de estarmos vivos na partida. Mudei bastante o time, e entramos finalmente na partida. Entramos tanto, que culminou no empate no 2T, aos 13', em grande jogada de Amerkamp pela esquerda, que deixou dois marcadores e cruzou na linha de fundo - Randulff ajeitou e Vandro brocou. Seguimos bem, mas não conseguimos mais criar tantas chances, mais absorvendo a pressão do Dortmund e segurando o grande resultado: empate por 1x1 e manutenção da liderança.

J_Dortmundafe3fdb98029abc5.png

 

Rodada 18 - Bayer 04 (F)

Novamente saímos atrás cedo, aos 5' em cruzamento da direita, e depois disso foi domínio nosso, onde Vandro acertou a trave, mas não chegamos mais perto do gol no resto do 1T. No 2T, Vandro achou um passe magistral do campo de defesa para Galbiati, que totalmente livre avançou o campo e tocou na saída do goleiro para trazer o empate, e viramos o placar novamente com o toque italiano de Galbiati, que cruzou na medida para Amerkamp fazer de cabeça. Conseguimos ter tranquilidade para levar o resto da partida e garantir o 2x1 merecidíssimo.

 

Rodada 19 - SV Werder (C)

Depois de duas grandes atuações de recuperação fora de casa, hora de fazer o dever de casa. Mais uma vez tivemos muita dificuldade em criar chances contra a forte defesa do Werder postada no 4141, e saímos do 1T com quase 70% de posse mas apenas 3 chutes no alvo. Logo aos 4' do 2T, Torres cometeu pênalti, nos deixando atrás no placar, mas após Jashari achar Vandro na corrida entre os zagueiros, o atacante fez um golaço, toquinho de cobertura de antes da meia-lua que morreu na rede para empatar. Com o gol, ganhamos moral e crescemos bastante na partida, chegamos à virada em falta cobrada na área e desviada por Torres para se redimir aos 33' e Vandro cobrou pênalti sofrido por Zamani aos 38' para dar a tranquilidade que precisávamos. Placar final ótimo de 3x1.

 

Rodada 20 - Augsburg (F)

Hora de mais um clássico, que sempre é difícil de se jogar, mas conta com o Augbsurg em situação delicadíssima na Bundesliga, na lanter com apenas 10 pontos conquistados. Mais um jogo em que começamos mal e saímos atrás, e o adversário ainda podia ter feito mais, tendo acertado a trave duas vezes no 1T. Após uma mudança de postura e uma dura no intervalo, voltamos jogando bola como sabemos e empatamos, de pênalti, aos 25' com Galbiati. Pouco depois, Careca quase fez o da virada em boa chance e no rebote, mas quem fez foi Torres, mostrando pro treinador que ele é craque, em uma cobrança de falta magistral. Vitória por 2x1, a terceira seguida de virada... uma hora a sorte acaba.

J_Augsbrugd14718df98bae02f.png

 

Rodada 21 - Stuttgart (C)

Zamani abriu o placar aos 4' em grande chute cruzado de fora da área, e batemos na trave antes de ampliar em enfiada de bola belíssima de Galbiati para Vandro tirar do goleiro já perto do fim do 1T. Logo no começo do 2T, Galbiati novamente recuperou bola no ataque e levantou a cabeça antes de cruzar na medida para o gol de cabeça de Amerkamp, e depois disso só levamos a partida até o apito final: 3x0.

 

Rodada 22 - Hannover 96 (F)

Na partida que marcou a volta de Newman de lesão, ficamos sem Jashari por 3 meses e sem Zamani e Hamzah para essa partida depois da eliminação na Pokal. Foi uma partida bem difícil, marcado por muitas faltas e erros no ataque, mas o Hannover soube achar e concluir quando teve sua melhor oportunidade em cruzamento e foi ao intervalo na frente. Melhoramos enormemente no 2T, principalmente com o deslocamento de Vandro para a ponta-direita, mas não foi o suficiente para buscar mais um resultado. Derrota por 0x1 que nos joga para a 2ª posição depois de liderar por muito tempo.

J_Hannover4e60456964fe143a.png

 

Rodada 23 - Hamburgo (C)

No meu jogo de número 1200 como treinador do 1860 München, criamos chances em sequência desperdiçadas desde o começo da partida, mas perdemos o gás ao longo da primeira etapa e quase sofremos o gol em mais de uma oportunidade. No 2T, mais chances perdidas e já estava ouvindo aquele velho ditado "quem não faz, leva", e vou dizer que foi quase: Amerkamp fez falta que o juiz teve que olhar o VAR de tão perto da linha da área, nos acréscimos o Hamburgo teve chance frente a frente com Newman que o goleiro pegou, e assim, não fizemos, nem levamos. Um feio de um 0x0.

J_Hamburgo3d7fe10100d5297e.png

 

Rodada 24 - Hertha Berlin (F)

O empate em casa consolidou a distância para o Dortmund, que segue praticamente perfeito no ano de 2049 e abriu distância de 4 pontos. Abrimos o placar com Vandro aos 5', e ainda metemos uma bola na trave em escanteio e demonstramos superioridade por todo o 1T. Após perder algumas chances no 2T, Serediuc errou passe e cedeu contragolpe mortal do Hertha, que acabou no gol de empate, placar que se manteve até o fim: 1x1.

 

Rodada 25 - Schalke 04 (C)

Esse é nosso pior momento na temporada, com 5 partidas seguidas sem vencer - da eliminação na Pokal até a derrota na ida contra o Lyon - então esse jogo é fundamental para voltar com nosso futebol a tempo de lutar pelo título. Novamente, saímos atrás após jogada individual pela esquerda, mas Galbiati foi perfeito para antecipar o zagueiro e roubar a bola, depois rolou para Vandro empatar. Infelizmente, em contragolpe sofremos novamente o gol aos 34' e aos 38' veio mais um, com Aydin descontando na bola parada antes do fim. No 2T, menos agitação até Estelmann empatar (em impedimento) e Zamani também (esse em posição legal). Até forçamos, mas não deu para chegar ao quarto gol e ficamos novamente sem vitória, no 3x3.

J_Schalke3f675bf23632b268.png

 

Rodada 26 - Köln (F)

Com a moral renovada pela classificação às quartas da UEL, será que finalmente nos reencontraremos com os 3 pontos contra o fraco time de Colônia? Até fomos bem no 1T, mas Aydin recebeu o 2º amarelo por entrada de carrinho por trás e comprometeu o jogo. Não conseguimos mais atacar, mas o Köln também pareceu satisfeito com o empate em 0x0 com um a mais.

 

Rodada 27 – Hoffenheim (C)

Busca por vingança pela eliminação injusta da Pokal. Torres colocou falta no travessão aos 17' e Sewonou acabou tendo infelicidade de a bola bater em suas costas e morrer no gol - creditado como gol contra de nosso ex-arqueiro. Tudo certo até aí, mas Galbiati acertou um adversário no fim do 1T e foi expulso direto. Botamos nosso estilo que costuma funcionar com um a menos, fechamos a casinha e seguramos a vitória por 1x0 até o fim! Foi no sufoco, mas finalmente quebramos essa sequência de 5 partidas sem vitória na Bundesliga.

 

R1d48f6b4cd2db9870.png

 

Depois dessa sequência complicada nos últimos meses, com derrota, muitos empates e expulsões, o Dortmund abriu diferença, praticamente sem tropeçar - são 7 pontos de frente, e com o Bayern também na cola apenas um ponto atrás de nós. Sinceramente, acho que o título será muito difícil, mas a classificação para a UCL deve ser conseguida sem muita dificuldade se voltarmos a vencer com regularidade. O problema é que teremos pela frente o cambaleante Leipzig (F), e ainda jogamos contra Bayern (F) e Borussia (C).

 

Rodada 28 - RB Leipzig (F)

Começo de jogo muito positivo, com Zamani marcando duas vezes, aos 12' e 24', e o estranho 4321 do Leipzig não parecia funcionar no ataque nem na defesa, sofrendo com nosso jogo pelos lados. No 2T, Zamani chegou ao hat-trick e deu o placar do jogo em 3x0. Sinceramente, nem parece o mesmo time das últimas rodadas, dominamos completamente e chegamos com muita naturalidade ao resultado.

J_Leipzig74dadf49a389deb7.png

 

Rodada 29 - Borussia M'gladbach (C)

Tabela_R29ed30a575f6f2f068.png

A situação na tabela era a mesma, com Bayern cheirando nosso cangote e Dortmund com 3 jogos de distância, mas não dá para desanimar agora. Apesar do nosso começo melhor, o Gladbach saiu na frente na bola parada e nossas muitas finalizações não adiantaram no 1T. Parecia que nada que a gente fizesse traria um gol, com as chances se amontoando mas com pouca qualidade frente à forte defesa adversária, mas já aos 43' do 2T Amerkamp conseguiu chegar à linha de fundo na área e achou Vandro para desviar de carrinho e empatar em 1x1.

Ao menos não saímos derrotados, e o empate do Bayern na rodada manteve tudo igual na tabela em termos de posições, mas o Borussia disparou ainda mais com outra vitória - desde que empatamos com eles, o time de Dortmund perdeu pontos em apenas uma partida, uma derrota fora de casa contra o Schalke, vencendo os outros 11 jogos - e a vantagem já parece inalcansável, com 9 pontos na liderança.

 

Rodada 30 - Bayern (F)

Chegamos com quase todo o time descansado para a partida, já quase sem chances de título (mais ainda pela vitória do Borussia no jogo realizado no dia anterior) mas com dois objetivos do save em disputa: terminar à frente do Bayern na classificação, e terminar uma temporada invicto contra os rivais de Munique.

Os 10 mil torcedores do Sechzig presentes viram sua equipe começar a partida melhor, muito aguerrida e dedicada nos desarmes - chegando a lesionar um rival - e criando algumas boas chances até que um dos zagueiros adversários, Abel, que já tinha amarelo, fez falta boba em Vandro na linha de meio-campo. O juiz entendeu que era falta temerária e deu o segundo cartão, expulsando o jogador e nos deixando com vantagem numérica. No minuto seguinte à expulsão, o Bayern chegou bem pelo lado direito e acertou nossa trave, e chegou duas vezes com muito perigo em faltas diretas, mas no 2T finalmente tiramos o grito de gol da garganta - os 10 mil azuis calaram os 100 mil bayeristas na Arena Franz Beckenbauer - o Beckzão - quando Zamani cruzou de dentro da área para o gol de Vandro aos 12'. Estava tudo indo às mil maravilhas, nada podia dar errado, não é? Bem... aos 48', depois de um abafa final do Bayern, a bola sobrou na esquerda, veio o cruzamento e Polovanec marcou contra: 1x1.

J_Baeyrncc677960b225a870.png

 

Considerando tudo, o empate no final foi um balde de água fria - até conseguimos terminar a temporada sem derrota para os rivais, mas vimos as chances de título acabarem de vez nos acréscimos, além de ceder empate com um a mais, relembrando um pouco a eliminação vergonhosa na Pokal a duas épocas atrás. Ao menos continuamos na frente do Bayern na tabela por 1 ponto, e dependemos apenas de nós para concluir o objetivo de terminar na frente deles na Bundesliga.

 

Rodada 31 - Kaiserslautern (C)

Buscando selar a classificação para a Liga dos Campeões na próxima época, fomos pro jogo e abrimos o placar com Torres, mas sofremos o empate logo depois. Logo na volta do intervalo, com menos de 1', Addo ganhou boa jogada pela direita e após bater para defesa do goleiro Amerkamp em seu primeiro toque na bola depois de entrar conferiu o rebote para nos deixar novamente à frente. Addo novamente apareceu aos 3', dessa vez ampliando e fazendo o placar do jogo em 3x1. Estamos oficialmente na próxima UCL.

 

Rodada 32 - Wolfsburg (F)

A única coisa em jogo é a segunda posição - que para mim é importante pela grana e por ficar na frente do Bayern, então descansei só quem tinha carga de jogos forte no momento da partida. Dominamos o 1T e não conseguimos finalizar bem, como é de praxe, mas em rebote abrimos o placar no 2T com Amerkamp e não teve muito mais emoção. Um justo 1x0.

 

Rodada 33 - Wiesbaden (C)

Foi uma partida totalmente monopolizada em ataque contra defesa, e fizemos com tranquilidade dois gols no 1T, com Vandro e Zamani, e outros dois na segunda etapa, com Ayoub e Ygor - que quebrou jejum de quase 6 meses - para fechar o placar de 4x0, garantindo o vice-campeonato.

 

Rodada 34 - Borussia Dortmund (C)

O que eu previa que poderia ser um duelo pelo título na rodada final virou apenas um amistoso, com as nossas posições já definidas, então buscando fortalecer toda a equipe para a final da UEL fui com reservas e poucos titulares que não tinham ritmo em 100%. Tivemos amplo domínio no começo do jogo, quase marcando por algumas vezes, mas ficamos no zero antes do intervalo. No 2T, melhora do Dortmund, uma avalanche amarela por todos os lados e o gol da vitória do campeão sobre o vice. Um tempo para cada, o Borussia aproveitou o seu e fez 0x1.

O vice-campeonato nos trouxe um bom dinheiro, e estar de volta à Champions também significa novamente ter receitas vultuosas de televisão e premiação.

 

R2ef8d5ab2dc2694b8.png

 

Europa League

Final - Espanyol (N)

Chegou a hora da grande final da Europa League. Estamos em busca do bicampeonato europeu, tendo vencido sob meu comando em 2041, enquanto o Espanyol tenta o título inédito em sua terceira final de UEL, tendo chegado à decisão também em 1988 e 2007. Pela qualidade do nosso elenco e a do adversário, dá para dizer que entramos na final com favoritismo todo para o nosso lado, e é isso que apontam as casas de apostas. Não tivemos nenhum desfalque, podendo levar a campo nosso melhor 11 formado por: Newman; Polovanec, Hamzah, Montoya, Bachinger; Serediuc, Aydin; Zamani, Galbiati, Amerkamp; Vandro. Do outro lado, o já conhecido 4141 defensivo que enfrentamos duas vezes na fase de grupos, e a preocupação de termos marcado apenas 1 gol contra eles, apesar de não sofrer nenhum.

Entramos em campo buscando atacar o adversário desde o primeiro minuto, sabendo da nossa superioridade técnica, e isso se traduziu no número de finalizações realizadas por nós muito superior às do Espanyol, mas sem que tenhamos criado grandes chances. Mais preocupante foi a questão disciplinar, com 4 jogadores dos Leões ficando pendurados no 1T: Bachinger (LE), Serediuc (VL), Galbiati (MA) e Amerkamp (PE). O 2T começou com o Espanyol tentando propor um pouco mais o jogo, mas sem conseguir passar muito da nossa linha de meio-campo, tornando a posse adversária estéril, enquanto nós tentávamos furar o bloqueio montado na frente da área dos catalães, e com algumas mexidas no time no intervalo visando isso, como a entrada de Torres, mais ofensivo, no lugar do amarelado Serediuc. Os cartões, inclusive, continuavam a ser uma grande preocupação, com Polovanec (LD) e Vandro (AT) acumulando também os seus, e eu já pensava nas mudanças que poderia fazer para a prorrogação quando, aos 41' da etapa final, nosso iluminado Regista Torres ficou com a bola atrás do circulo central após Aydin ser desarmado, nosso ídolo viu a corrida de Galbiati e Addo buscando as costas da defesa - e o argentino soube escolher, pois os zagueiros escolheram seguir o ganês que no momento jogava de atacante e deixaram o meia italiano livre, com um passe de canhota, a perna "ruim", por cima da defesa, com muita precisão, a bola chegou para Galbiati, que fez um domínio de craque, matando no peito e deixando ela quicar dentro da área antes de emendar um chutaço cruzado de direita, que também não era a perna boa, mas foi a perna certa para marcar o gol. Tratamos de montar uma retranca para não dar chance ao azar, e confirmamos com o apito final a vitória por 1x0 e mais uma vez o título da Europa League.

UEL_Espanyolf118c5c1bf88fcc4.png

 

Se não foi a temporada dos sonhos com o título alemão, ainda assim saímos com uma grande conquista ao levar novamente a taça da Europa League. Nesse ano apenas um lado de Munique tem o que comemorar, e é o lado azul. Somos bicampeões!

UEL_R_Final699341371cefed9d.png

UEL_Campeao5b157d3dcda3430f.png

 

 

CLASSIFICAÇÃO

Bundesliga

Classificacaoa8954faf7296c374.png

 

DFB-Pokal

POKAL_Diagramad9045b2cc33e3a1c.png

 

Europa League

UEL_Diagramaba06b3b89710b7a4.png

 

FINANÇAS

Financasbe90f7c5756416c4.png

 

Depois de um saldo negativo de € 160M nas transferências e ainda sem receitas da Champions, já era de se esperar um prejuízo grande e ele veio em mais de € 80M. Por enquanto, a diretoria não está preocupada e até aumentou a receita retida de transferências de volta para 100%, vamos ver se na próxima temporada isso se ajeita.

 

ESTATÍSTICAS

Inicio319932fbe03a90f7.png

 

Estatísticas Defensivas

15º em Total de Desarmes e 4º em % (21,8 por partida / 87%) | 13º em Faltas Cometidas (9,2 por partida) | 14º em Cartões Amarelos e 6º em Vermelhos (45 Amarelos / 2 Vermelhos) | 2º em Jogos sem Sofrer Gols (16 partidas) | 2º com Menos Gols Sofridos (23 gols)

Estatísticas Ofensivas

3º em Posse de Bola (53%) | 6º em Passes Completados e 4º em % (460 por partida / 88%) | 1º em Oportunidades Criadas (3,2 por partida) | 4º em Faltas Sofridas (11,5 por partida) | 1º em Chutes à Gol (8,9 por partida) | 4º em Gols Marcados (56 gols)

Estatísticas dos Jogadores

Newman 1º em Menos Gols Sofridos (19) | Zamani 2º em Fintas/90min (6,10) | Zamani 4º em Melhor em Campo (5) | Vandro 5º em Gols (16) e 1º em Impedimentos (34) | Assistências: Zamani e Galbiati 6º (8) | Oportunidades Criadas: Zamani 2º (21), Galbiati 5º (17), Vandro 17º (12) | Classificação Média: Aydin 2º (7,40), Zamani 3º (7,38), Torres 5º (7,37), Serediuc 17º (7,27) | Passes Decisivos: Serediuc 5º (77), Aydin 12º (63) | Cabeceios Ganhos: Hamzah 3º (177) e Montoya 13º (140)

 

Destaques do time

Destacar apenas um jogador é injusto, mas se for escolher eu destacaria o herói da final – nosso meia-atacante Galbiati. Seja criando ou finalizando, o italiano foi sempre constante e deixou sempre sua marca nas partidas. A cereja do bolo foi o gol do título da UEL.

Destaque também sempre para nossos volantes, dessa vez com Torres também aparecendo com o maior tempo de jogo devido à sequência de jogos, lesões dos concorrentes e, principalmente, à sua qualidade (vide o passe para o gol do título) enquanto os titulares Serediuc e Aydin mantiveram a grande temporada que já faziam. Os três aparecem entre as melhores médias da Bundesliga, craques demais.

Além dos volantes, todo o sistema defensivo mais uma vez merece um bom reconhecimento, ainda que Bachinger destoe em termos de média (acho que por ser muito mais defensivo). Tirando as partidas fora de casa (muitas vezes com reservas) na Liga Europa, fomos muito fortes defensivamente, com um segundo turno bem parecido com o primeiro em termos de gols sofridos. Seja com os titulares ou reservas (alô Mateos, desacreditado que pegou demais nos primeiros jogos de 2049), posso confiar totalmente nos meus jogadores defensivos e isso dá maior tranquilidade para jogar diversas competições.

Por fim, entre os atacantes, não tem como não falar de Zamani. O ponta perdeu novamente alguns jogos por lesão, mas quando esteve em campo foi nossa referência técnica, tanto para criar oportunidades como para concluí-las. Vandro também calou a boca do treinador e deu a volta por cima, fazendo sua temporada mais goleadora até aqui com 20 tentos, além de ter sido muito melhor aproveitado por sua enorme capacidade técnica jogando como Avançado Recuado.

Basicamente, todo o time titular, exceto o ponta-esquerdo, foi destaque.

 

Decepções

Não tem como não citar Jashari, o meia que chegou para ser ponta e, ainda que não seja sua culpa ter se lesionado seriamente, só jogou (e muito mal, aliás) 4 partidas de verdade. Além dele, seguiu a sina de todos os pontas-esquerdos não renderem na temporada, com Careca indo pro fim da fila e em breve para a lista de transferências, enquanto Amerkamp e Ayoub até tiveram seus lampejos, mas no geral entregaram muito pouco.

 

PRÊMIOS

Premios212f7608857007b4.png

 

Com uma temporada como essa, claro que teríamos alguns jogadores em destaque nas premiações. O maior destaque ficou para Zamani, que ficou em segundo lugar na eleição de melhor jogador da temporada alemã.

Premio_ZamaniVice92f9bfdf362b320e.png

 

Apesar disso, ele não figurou nas seleções da Bundesliga, seja a seleção da imprensa ou dos jogadores alemães. Os representantes do Sechzig foram o lateral-direito Polovanec, presente nas duas, e o meia Galbiati, escolhido para a seleção “oficial”, que é a da imprensa.

Selecao_Bundesliga86b5568d12d79f14.png

 

Na seleção da Europa League, apenas o goleiro Newman foi lembrado, algo compreensível visto que usamos muitos reservas durante toda a competição.

 

NOTÍCIAS DO CLUBE

No geral, dá para tirar duas coisas muito boas dessa temporada: uma, claro, é o título da Europa League, adicionado à modesta lista de troféus do clube e do treinador. A outra, foi espantar o fantasma do rival bicho-papão Bayern, alcançando dois objetivos que eram secundários, mas que são relevantes – fechamos a temporada invictos contra o rival (e dava para ter saído com duas vitórias, não fosse o gol de empate no fim com eles tendo um a menos) e terminamos na frente deles na tabela de classificação, coisa que não ocorria desde o vice-campeonato dos Leões na temporada 1966-67.

Não foi a temporada dos sonhos, por ficar longe do título muito cedo, ainda mais depois de gastarmos de € 160M em transferências sem receber praticamente nenhum tostão em vendas. Em um campeonato de pontos corridos, consistência é a palavra-chave. Se nós saímos do 1º turno e acabamos encontrando dificuldades no 2º, com apenas uma derrota, mas com uma grande sequência de empates entre fevereiro e abril, o Borussia Dortmund não só não tropeçou como ainda melhorou a campanha maravilhosa que fazia no 1º turno, terminando o campeonato com 15 vitórias, 1 empate e 1 derrota no returno – a derrota foi para o Schalke fora de casa, e o empate com o Bayern, em Dortmund. Curioso que houveram 3 equipes que não conseguimos vencer na temporada: o próprio Dortmund, com atenuante de jogar a partida em casa com time misto, o Hertha, que nos venceu em Munique e empatou em Berlin, e o Mönchengladbach, que até teve uma defesa bastante vazada, mas contra nós conseguiu segurar dois empates onde dominamos completamente. Ao menos os Leõezinhos do Sub-19 continuam a dominar, vencendo o grupo regional e a taça da categoria.

Olhando o elenco, Torres voltou a jogar com mais frequência, apesar de a dupla de volantes titular ainda ser formada por Serediuc e Aydin. O Argentino alcançou, ao entrar em campo frente ao Kaiserslautern no fim da temporada, a partida de número 343 na Bundesliga jogando pelo Sechzig (e contando), e se tornou o jogador que mais vestiu nossa camisa. Torres ultrapassou ninguém menos que Bekiroglu, o único outro jogador entre os que treinei nesses 30 anos, além do próprio Torres, constante na lista de ícones do clube. Trazendo uma autocrítica, tomei a decisão de não trazer de volta o atacante Clarke durante a janela de inverno, mesmo com a grande fase dele no empréstimo para a Sampdoria. Acabou que Careca e Ygor decepcionaram bastante quando precisaram entrar, amargando grandes jejuns, enquanto o inglês sensação ficou em 2º na artilharia da Serie A da Itália com 19 gols, ajudando a Sampdoria a conseguir um improvável vice-campeonato e a classificação para a UCL. Com certeza teremos Clarke em Munique para a temporada que vem.

Sobre nosso jogo, fiquei particularmente decepcionado pela falta de gols em escanteios (só 1 gol) e faltas na área (5 gols), mesmo tendo dedicado algum tempo a isso e tendo em Hamzah uma ameaça aérea muito forte. Até melhoramos quando promovi a já citada mudança na tática, colocando o centroavante como um Avançado Recuado-Atacar, mas ainda assim faltou finalizar com mais critério. Olhando as estatísticas, por um lado fomos os reis do cruzamento na Bundesliga, liderando em quantidade e em eficiência. Por outro lado, ficamos em último na eficiência de chutes - apenas 44% na direção do gol - e em 15º na taxa de conversão (marcamos gols em apenas 8% das finalizações). A percepção que eu tinha estava certa: somos um time que cria muito, mas muito mesmo (lideramos com boa margem em chances criadas, além de em chutes a gol), mas que desperdiça muitas chances.

Por fim, tinha pensado em fazer dessa a última temporada do save, mas depois de ficar no quase na Bundesliga e de ser campeão mais uma vez na UEL, acho que faz sentido jogar mais algumas temporadas – e ao menos mais duas já estão garantidas, com a diretoria aceitando renovar meu contrato por dois anos, após eu pedir no mesmo dia que ganhamos a taça na Liga Europa. Já tem até reforço de peso – no nome e nas finanças – acertado, mas isso fica para a próxima atualização.

Trazendo uma pequena curiosidade: ao fim da temporada um de nossos preparadores aposentou e trouxe ninguém menos que Pedro, o artilheiro reverência para ocupar seu lugar. A trajetória do Queixada no save foi curiosa, tendo ficado no Flamengo por empréstimo durante dois anos sem jogar muito, volta para a Fiorentina um ano e foi para o Anderletch por dois, de onde foi comprado pelo Borussia Dortmund por € 30M e jogou mais dois anos sem muito destaque. O Palmeiras então veio pagar os mesmos € 30M pelo seu passe, e teve uma passagem de destaque nos números pelo Verdão durante 6 anos, mas onde conquistou apenas um Paulistão e um vice da Libertadores, ainda jogou no Pumas, do México e no Fehévár FC da Hungria antes de se aposentar dos gramados e virar staff.

 

 

Estatísticas do Elenco | Confiança da Diretoria | Dinâmica | Fornada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Marcolation changed the title to TSV 1860 München - De volta ao topo | Tropeços e conquistas | Att: 19/04

Ai a Taça, mas gostei muito do campeonato. Ficar à frente do Bayern é sempre um bom prémio. Depois, temos a bela conquista europeia, apesar de alguns sustos pelo caminho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo título da Liga Europa. Falamos no fim da temporada passada que era um objetivo factível, uma competição acessível e você e sua equipe não desperdiçaram a chance, com direito a uma final emocionante.

Sobre o desempenho em casa, realmente se afastou cedo da briga pelo título, a vantagem aberta pelo Dortmund foi bem considerável. Foi realmente ali naquele período em que ficou cinco jogos sem vencer que eles conseguiram abrir boa frente, e aí complicou. Me chamou atenção que a equipe já vinha oscilando antes disso - você até comentou que a sorte uma hora ia acabar - e a quantidade de expulsões também, não só expulsões mas cartões amarelos (o que voltou a acontecer na final da Liga Europa). Olhando assim não dá pra identificar um motivo específico, mas é algo para eventualmente tentar investigar porque pode ter sido exatamente a diferença entre brigar pelo título e se afastar dele. Ou talvez, em situações assim, dê pra usar a instrução de evitar carrinhos, sei lá.

Que venha a próxima temporada com o sonhado título alemão e a participação na Liga dos Campeões da EUropa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...