Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Aprendiz - Aguardando avaliação


Nei of

Posts Recomendados

11 minutos atrás, Nei of disse:

VOCÊ ESTÁ DEMITIDO!

Ainda não, mas Cano passou dos limites ao não reproduzir aquilo que está jogando no Fluminense. Na próxima temporada deve sair.

Nem sempre a arte imita a vida. Faz o L de Libertadores, uh papai chegou

Acho que cai antes da fase de grupos. Estou na torcida!

Não vale contratar o Bravo não? 38 pra goleiro é de boassa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Fujarra disse:

Nem sempre a arte imita a vida. Faz o L de Libertadores, uh papai chegou

Acho que cai antes da fase de grupos. Estou na torcida!

Não vale contratar o Bravo não? 38 pra goleiro é de boassa

Maluco tem 16 de finalização e não consegue fazer gol? Se bem que eu elogiei o Pedro Raul, pelos gols nas Copas, daí que fui ver no Brasileirão e... um gol em vinte partidas.

To bem de craque.

Não cai, time ta forte demais. Encaixou bem, não deu pra sentir? 🤠

Então, o problema do Bravo foi o salário. Fiquei meio assim de pagar 1,6 milhão pro jovem goleiro. E isso considerando o desaire financeiro que tá o clube. 

O presidente gastou mais que o Lula pra eleger Dilmãe, e agora estamos correndo risco de um impeachment no final do próximo ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, objetivos cumpridos numa época típica do futebol brasileiro com mais jogos que dias de treino. Enfim, será mesmo demitido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Cadete213 disse:

Bem, objetivos cumpridos numa época típica do futebol brasileiro com mais jogos que dias de treino. Enfim, será mesmo demitido?

K9 tá de contrato renovado. Quem deve sair é o Cano, que só faz gol na vida real😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente temporada no Coxa Branca, ao menos dentro das limitações do elenco e do treinador, vem performando muito bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Johann Duwe disse:

Excelente temporada no Coxa Branca, ao menos dentro das limitações do elenco e do treinador, vem performando muito bem.

Faço meus os seus apontamentos hehehe Considerando que com o Paraná Clube eu cheguei a semifinal da Libertadores, sem mexer no time, isso explica muita coisa.

Estaremos melhor na próxima temporada (acho).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1786260262_Designsemnome.gif.a28ce9b0898a385784660efda1c4fe47.gif

 

 

Janeiro: verde é sinal aberto

Um mês perfeito, com quatro jogos e quatro vitórias. Jogando com reservas, vemos pratas da casa já experimentados anteriormente se destacando: Luiz Henrique e Welissol. Este, pagou a pensão alimentícia e se acertou, na ponta esquerda. O outro, joga na ponta direita.

Nas minhas notas, o zumbi Yuri Alberto perderia posição, mas depois o cara resolveu jogar.

 

image.thumb.png.d535308c744087c5ab0f69e15f4b0910.png

Já para começar o ano fizemos algumas negociações. Renato Augusto fechou rapidamente e chega no meio do ano. Tentamos com o lateral esquerdo Fabinho Capixaba, mas Victor Luis não quis ir ao Grêmio. Foi pra China, ver o que era China. Vladimir também saiu, e já antevendo isso trouxe Daniel Fuzato. Negociamos com algum jovem jogador para reserva. 

image.thumb.png.f0d9d77f3fa3446bd4587bd7bee383af.png

image.thumb.png.afa9adcd3c5d446a7fa9c1aa73b89096.png

Que repita o desempenho na magia brasileira do @Danut

 

Fevereiro: vermelho é sinal para ficar esperto

Seguimos invictos no estadual e na Libertadores. Até o K9 fez um gol, após vinte jogos, na vitória por 7x1 sobre o forte Cascavel - fanfarrão o treinador. Passamos sem tomar gols pelo Alianza Lima (viu Athletico como faz?), depois pegamos o Tretis e metemos uma goleada para firmar o time como favorito a grandes coisas no ano (?). 

Na eliminatória da Libertadores, pré-grupos, jogamos contra o Deportes Tolima. Quase fizemos uma de Corinthians, após vencer tranquilamente em casa (sem um chute do time adversário). Fora, resolvi inventar uma nova formação. Abrimos o placar, e parecia que a classificação estava dada... Ledo engano, os caras vieram pra cima e devolveram a vantagem. Pela primeira vez na vida fiquei feliz com a ridícula regra do gol fora de casa. 

Finalizamos o mês com uma goleada acachapante sobre o Bangu pela Copa do Brasil. Nada que parecesse 1985, ainda que jogássemos no RJ. Na verdade, ao Bangu pareceu 1984, onde a nossa paz foi guerra para eles. Yuri Alberto foi logo fazendo três gols, exorcizando a zebra: não sentimos o cancelamento da contratação de Quevedo (porque Pedro Raul não quis ir ao Goiás). 

 

image.thumb.png.d7003bcbf045b43d3833c0396120c973.png

 

Março: Municipal, Estadual, Nacional

Estreia na fase de grupos da Libertadores, depois de 17 anos. Caímos num grupo encardido: Atletico Nacional, Athletico e Municipal (?). Pelo menos jogaríamos quatro jogos em Curitiba. 

image.png.a9b19afb2f22d445107061510f7a3cbe.png

O primeiro jogo foi contra o Athletico na Arena. Sabemos que o time rubro-negro cresce na competição sulamericana, K9 mandou esquecerem da goleada no estadual. Mesmo assim, decidimos a partida no primeiro tempo. Yuri Alberto reclamando a posição de titular abriu o placar num golaço de fora da área. Anibal Moreno completou cruzamento e deu números finais. 

Na primeira rodada da Libertadores ainda pegamos Atletico Nacional em casa e Municipal fora: duas goleadas e sem tomar gol.  

No campeonato paranaense seguimos invictos com vitórias sobre PSTC, Rio Branco, Londrina e Paraná, além de um empate com o FC Cascavel. Importante dizer que jogamos com reservas e jogadores da base. 

Pegaríamos o Foz do Iguaçu nas quartas-de-final do estadual, mas antes disso tinha eliminatória pela Copa do Brasil. O sorteio colocava Sampaio Correia na 4º eliminatória, se passássemos do Guarani, o que considerando os últimos anos, facilitava a vida para chegar as fases finais. 

Pois bem. Não combinamos com o Guarani. 

Cinco minutos de jogo, Andrey perdeu uma bola e ao tentar recuperar meteu um carrinho: expulsão direta. Lucas Crispim abriu o placar aos 34, para piorar as coisas, teríamos que buscar a virada - já que o empate era deles. Salcedo empatou logo em seguida, melhor. No segundo tempo, não parecia que a vitória viria... Até que Klebinho fez uma falta besta e tomou o segundo amarelo. Com dois a menos e precisando marcar, tentei arrumar o time pra cima, num 422, mas não teve jeito. Ricardinho marcou aos 85 e 87, dando a classificação ao time esmeraldino. 

 

image.png.648c9d0fe5c521e50694aed3324cc484.png

Contra o Foz, pra desaguar o mês, Igor Jesus não perdoou e com um hattrick nos colocou na semifinal. Era levar a sério para não fazer como ano passado. 

Semifinal que seria nada menos que o Atletiba. 

image.thumb.png.8b63ac9279a64f51724ad45712cab66a.png

 

Abril: Antes de iniciar o Brasileiro, pausa para comemorar

Um jogo truncado que seria desamarrado por Jesus aos 26, completando cruzamento. Já no segundo tempo, Matheusinho fez fila, driblou três e tocou na saída do goleiro. 2x0 e estamos na final, mais do que favoritos. 

Antes da final estadual, pegamos o Municipal (hehehe). Eles estão perdidos até agora na região metropolitana. 

A final nos colocou frente ao Operário de Ponta Grossa. O time alvinegro eliminou o Londrina: o que para mim foi uma supresa. O Paraná Clube fazia uma excelente campanha, inclusive liderou por algumas rodadas. No entanto, caiu nas quartas para o Londrina. Como nós havíamos eliminado o Athletico, sobrou uma final capital x interior. 

No primeiro jogo, um pouco mais de dificuldade, com o resultado possível saindo de pênalti: Igor Jesus 1x0. Na volta, passeio. Se já seria difícil aos pontagrossenses, pior com Jorge Roa expulso (rigidez exagerada do árbitro) aos 28 segundos – isso mesmo, segundos – do primeiro tempo. Igor Jesus marcou novamente de pênalti aos 12 e ampliou aos 17. Tiramos o pé e goleamos mesmo assim, num jogo-treino de luxo: Klebinho, Lyanco e Raphael Veiga, de falta, fecharam o placar. 

image.thumb.png.ab2dd67c50262ae15f57d21ffc1c83eb.png

image.thumb.png.18673841ac19822bb5ef68a7f5f0eb41.png

Até aqui, o elenco todo era destaque, basicamente. Obviamente ninguém supera o ano de Igor Jesus, que vem doutrinando geral. Fico sempre feliz de ver um time formado na base: Natanael (lat. direito), Julio Rusch (vol), Raphael Veiga (mei, sim ele foi formado no Coxa), Luiz Henrique e Welissol (pontas), Igor Jesus (ataque). Seis jogadores, pelo menos no paranaense, bem acompanhados de Caio Henrique, Fuzato, Andrey, Morato, Lyanco (queimou minha língua) e Moreno.

Igor Jesus levou todos os prêmios possíveis.

 

image.thumb.png.432185ee6bbc4feffbe14d8ebcf603cd.png

Lyanco segue rendendo aos cofres do Torino (valeu Samir Namur). 

image.png.bd6d81e0d419c81f85075ed28faa8c85.png

Depois de final do estadual, de pegar o Municipal, fechamos o mês de Abril – antes do início do brasileirão - com uma vitória tranquila sobre o Atlético Nacional.

 

image.thumb.png.581f04dd5171a2101a10ecd9dd93202d.png

 

Entressafra considerações 

Antes da eliminação frente ao Guarani, na Copa do Brasil, havíamos perdido pontos apenas duas vezes. Na classificação com derrota ante o Deportes Tolima e contra o FC Cascavel, um empate na fase de grupos do estadual. 

Contra o Tolima, erro total do treineiro. Ora, resolvi experimentar um 532, no Gegenpress, já que o resultado estava feito, e tinhamos bons zagueiros a disposição. Começamos bem, é verdade, mas depois foi um desastre que quase culminou na eliminação pela Sulamericana. 

Já no empate frente o Cascavel, era uma mescla de reservas com jogadores da base. Aceitável. 

E na eliminação contra o Guarani, aquela sucessão de expulsões, que não tem santo que dê jeito. 

Desta forma, foram 24 vitórias, um empate e uma derrota (tiro fora a do Tolima) com o esquema abaixo. Um 4-2-3-1 controle da posse, no melhor estilo Espanha 2010. Aquele esquema feito para vencer, e que vem dando certo.  

Apesar de ser uma retranca, o time estava jogando muito bem, incisivo, vertical, dando gosto de ver. E o espetáculo é o que importa. 

 

image.thumb.png.80e49ec634fa9c03766c4e247b6c9c4f.png

 

No tocante às finanças, percebi uma coisa que já havia estranhado há tempos. O dinheiro não entrava como eu esperava, isto é, o dinheiro da TV. Lembro que treinando o Paraná Clube, recebi mais de cem milhões no segundo ano. Fui atrás e descobri. Samir Namur, PSOLista, fez um acordo individual, que não rende tanto quanto poderia:

 

image.thumb.png.4dcd9b39339c8efc3d5aa977f60eea8d.png

Com isso, o dinheiro vai minguando e devemos ter que recorrer a vendas no meio do ano.

 

image.thumb.png.1bc819c6aeb671d4f703309c451e0527.png

Falando em mercado, já fizemos uma mercearia em abril, antecipando o fechamento da janela (que reabre em julho).

image.png.703463a96d2200b41506d9497a7a7fed.png

Pagamos caro pelo uruguaio Pellistri, num momento que a ponta direita nem é um problema. Mas o cara era bom demais para recusarmos. 

image.thumb.png.78dcf6134348285122491c26f58fa539.png

Além dele veio outro "castelhano" para a ponta esquerda, o jovem promissor Miltinho, e, ninguém menos que o craque voador driblador, repatriado Negueba.

Spoiler

image.thumb.png.5e0b83cc66dda09f3e5e440ceda9d0fe.png

NEGUEBA.thumb.png.8821f79906f1ba130e39d15ebc080972.png

image.thumb.png.4ed1cc919284097a9e21d7351aa9db08.png

 

Na porta de saída, dispensamos - finalmente - Cano, vendemos (digo, o presidente Samir Namur) Vladimir e Salcedo, além dos empréstimos de Pedro Raul (que não volte mais) e Igor Paixão (craque do Feynoord).

image.png.cdd6408bec53bfbb3403c4a4fbc68d33.png

Tem gente achando que peguei no pé do presidente, né? Mas é porque não sabem o que ele viria a fazer depois dessas vendas aí. Esperem.

 

O que esperar no Brasileirão?
 

Chegamos forte, e a imprensa já nos coloca na parte de cima da tabela. Dá pra fazer melhor? Dá. Pior também.

 

image.png.875cb5808d512a16d8863f01f749e518.png

A flamídia é fogo, ao fazer o elenco de sonhos do brasileirão, não quis colocar Rodrigo Caio para disputar com Morato - porque sabem quem é melhor - e o colocou na lateral direita. Não fosse isso, minha defesa toda estaria citada. E cá entra nós, Igor Jesus é muito mais jogador que o Gabinãogol de uma perna só.

 

image.thumb.png.23198b25cf61e36c37b4a006e83e1342.png

 

Você está demitido!

Se eu pudesse, Samir Namur já estaria na rua. O problema é que o meu sucesso é a permanência dele.

 

SAF nova e a história:

A segunda SAF da história foi o Cuiabá. O dinheiro não surtiu tanto efeito em resultados, que patinou na série C ano passado. Na temporada anterior, eles trouxeram o atacante Samuel, ex-flu, bom jogador (eu cogitei contratar pra série A), livre no mercado. Não compraram ninguém.

Gastaram um pouco mais na atual jornada, com destaque para Yuri César, do Flamengo. Creio que a dificuldade está em convencer a galera em jogar no pantanal (sic).

image.png.3c902e0a2945efda47ac21f8284b4c67.png

Fora de campo, trouxeram o bom treinador Leonel Alvarez, do Libertad do Paraguay, para comandar a equipe.

Vem novidade por aí:

image.thumb.png.7e1669616ec0c23b23f188c1cb38b403.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Nei of changed the title to O Aprendiz - 05: Esqueci do nome.

Já temos campeão Paranaense e esperamos muito da equipa no Brasileirão. Agora é ver se conseguimos corresponder às expectativas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Homem, bota a classificação da Libertadores. O time vai bem, até me surpreendeu e se não fosse a eliminação pro Guarani eu iria achar tudo muito suspeito hahaha

Tô curioso pra ver a continuação.

Só pra eu entender. A SAF do Cuiabá é só a injeção de grana ou você também controla o time em campo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/04/2023 em 13:04, Danut disse:

Não li nada do tópico ainda (mais tarde corrijo isso), mas o goleiro tá aprovado. 

Bem, eu ia deixando seu comentário sem resposta, então hehehe

Fuzato é bom mesmo.

Em 26/04/2023 em 13:07, Cadete213 disse:

Já temos campeão Paranaense e esperamos muito da equipa no Brasileirão. Agora é ver se conseguimos corresponder às expectativas.

Quanto maior a expectativa, maior a decepção. Sigamos!

Em 26/04/2023 em 14:41, Marcolation disse:

Libertadores é obrigação.

Goleada sobre o Cahp na final, é isso que o povo gosta.

E M P O L G O U!

Investimos bastante, até 2040 o Mundial vem.

16 horas atrás, #Vini disse:

Homem, bota a classificação da Libertadores. O time vai bem, até me surpreendeu e se não fosse a eliminação pro Guarani eu iria achar tudo muito suspeito hahaha

Tô curioso pra ver a continuação.

Só pra eu entender. A SAF do Cuiabá é só a injeção de grana ou você também controla o time em campo?

Tás na mão:

image.png.fdf86212e3759d80305e8c74f7ae1110.png

Com spoiler da partida ainda não mostrada (que fecha os seis jogos). Os curitibanos estão classificados.

Só injeção. Eventualmente um empurraozinho em contratação aqui, um treinador acolá. Nada que comprometa a competitividade ehhehe

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Ihhh,olha só, nao é que a SAF ta dando resultado? 

Sinceramente essas SAFs noBrasil me preocupam, especialmente a 777...

Por falar nisso, se Cano fosse de outro Time o CA era 250. Pofexô tem que dar mais tempo prara rapaz

Editado por Andreh68
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De norte a sul está brilhando mesmo o Coxa Branca. Parabéns pela taça, agora é hora de brilhar também no Brasileirão.

Se possível, coloca as informações das competições na tela do calendário/placar dos jogos, fiquei perdido aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ney cabeção Emílio Justus Judeu fazendo história com a Safada Coxa Branca.

Será que tens o que é preciso para esmagares a rata do mengudo?

Quando será que o Coxa terá condições de trazer jogadores de qualidade para o clube (claro que estou falando de Dagoberto)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/05/2023 em 19:31, Andreh68 disse:

Ihhh,olha só, nao é que a SAF ta dando resultado? 

Sinceramente essas SAFs noBrasil me preocupam, especialmente a 777...

Por falar nisso, se Cano fosse de outro Time o CA era 250. Pofexô tem que dar mais tempo prara rapaz

A SAF dá menos espaço as loucuras dos dirigentes... e treinadores.

Quase K9 foi chutado, mas agora vai se firmando. Até quando não sei.

O sucesso vai aparecendo. E fica claro que as copas internacionais são mais tranquilas que as nacionais.

Cano não é Tigre. Veio falsificado.

 

Em 12/05/2023 em 07:24, Tsuru disse:

De norte a sul está brilhando mesmo o Coxa Branca. Parabéns pela taça, agora é hora de brilhar também no Brasileirão.

Se possível, coloca as informações das competições na tela do calendário/placar dos jogos, fiquei perdido aqui.

Bicampeonato. Bom de jogar no Brasil que um estadual pelo menos vem. Brasileirão é mais difícil, ainda mais dividindo atenção.

Faz sentido. É que eu quis priorizar os marcadores de gol, e a minha tela não ficava grande o suficiente para mostrar a competição.

Em 13/05/2023 em 20:24, Fujarra disse:

Ney cabeção Emílio Justus Judeu fazendo história com a Safada Coxa Branca.

Será que tens o que é preciso para esmagares a rata do mengudo?

Quando será que o Coxa terá condições de trazer jogadores de qualidade para o clube (claro que estou falando de Dagoberto)

K9 ve o mundo em ombros de gigantes, por isso vai tão longe.

Se tem, espere e verá hue hue. Sempre bom ganhar deles.

Quando ultrapassar meu preconceito anticonsumista. Lyanco foi uma boa contratação, mas me dói o coração pagar fortunas por um jogador só (prefiro pagar 2 milhões por mês pelo Renato Augusto). Renato Augusto não é grande o suficiente? Jogador de Copa do Mundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1786260262_Designsemnome.gif.a28ce9b0898a385784660efda1c4fe47.gif

O Quase é uma Desgraça

Decepção é palavra proibida no Coritiba em 2022. Não há como reclamar de um ano que foi, sem dúvidas, o melhor em todos os aspectos desde as finais com Marcelo Oliveira em 2011/12. 

O jovem treinador Keirrison não é mais uma aposta, em sua terceira temporada como treinador, o sul-mato-grossense (essa foi a indicação do corretor, sei lá) tornou-se ídolo dentro e fora de campo. Com um futebol vistoso, controle do vestiário - facilitado é claro pelo dinheiro que jorrou como água do saco da SAF - e bom sinergia futebol-administrativo, os sucessos vão se acumulando. A torcida começa a ficar mal-acostumada: a quem solicite um cartão de viagens internacionais personalizado, para usar milhas no próximo ano; todo ano agora é ano de Libertadores.

A atuação no mercado tem sido curiosa, com a mescla de repatriados, aposta em medalhões e investimento pesado em promessas do futebol sulamericano. Quantos jogos Brandon Cortes precisou para a torcida (e, especialmente o treinador) esquecer Igor Jesus? Teve quem torcesse o nariz diante da contratação de Negueba, mas o rapaz estreou marcando gol. Renato Augusto vale 1,73 milhão por mês?

Um mercado movimentado na entrada e na saída, que deve ficar ainda mais quente após essa temporada destacada. Os brilhos dos “castelhanos” do elenco não devem passar despercebidos: Moreno, Cortes e Pellistri serão, certamente, cortejados. K9 conseguirá acertar novamente na reposição, como fez com a chegada de Filipe Luis às vésperas da saída de Caio Henrique? 

Vamos olhar mais de perto a parte final dessa temporada que consolidou o Coritiba na segunda prateleira do futebol brasileiro atual - abaixo apenas de Palmeiras e... Santos -, além de surpreender a todos na Libertadores. 

 

Abril – Velhos conhecidos, sacaneando o Império do Mal 

Não existe brasileiro, morto ou vivo, que pelo menos uma vez em sua vida não tenha torcido contra o Flamengo. É fazer parte do bem, do lado bom da vida.

Claro que esse desamor não gratuito. A começar pela doutrinação globolista (da Globo) em entrouxar esse clube maléfico em nossas vidas todo santo domingo, ou sábado, ou quarta-feira. Continua pelos recorrentes "mal-feitos" arbitrários, VARiáveis e discutíveis tomados a favor do clube sem estádio. Sem contar o tremendo desvio padrão das pesquisas de manipulação da opinião: o senhor torce para algum time de futebol? Não. Ok, destes clubes qual o senhor escolheria para torcer - segue lista de doze clubes + doutrinação semanal: Flamengo. Daí que novecentos milhões de torcedores só no Brasil.

Porém, não é privilégio dele. A globulo tem seus preferidos, direito dela como empresa privada. Erro, como concessionária de serviço público. O Curíntia entra nessa cota. É porque não distribuo meu mel contra o time do Lule? 

Vamos lá. Alemanha: Bayern e, talvez, dificilmente, num relance coisa absurda, Borussia. Espanha: Barcelona e Real, meteoricamente Atletico. França: PSG, dinheiros, Lyon. Itália: Juventus, máfias, fraudes, Milan e Inter. Inglaterra: Manchesters, Liverpool e só. Portugal: ridículo, talvez o Real SC por razões de realidade virtual. O que esses países têm em comum? Uma absurda desproporção entre clubes, com uma oligarquia de vencedores, pior, uma tirania entre dois ou, quando muito, três. Portanto, sabe onde quero chegar? Com a ridícula fatia de tudo que Flamengo e Corinthians levam, não seria de duvidar que eles tornem-se Real e Barça brasileiros. O Coxa tem chance de alguma coisa caso isso não aconteça, claro que não. Porém, a graça de uma competição é a dança das cadeiras, a fé no impossível, na improbabilidade. 

Porém, isso vai por água abaixo quando o dinheiro jorra de maneira desproporcional. O que ainda salva o futebol brasileiro, contraditoriamente, é o amadorismo das diretorias que, parecendo a cabeça do autor deste testículo, volte e meia inventa uns Fabrício Bruno, pagar milhões de euros em Gérsons, ou comprar Alexandre Pato e Luan. Sem contar o que não sabemos (sabemos, mas ninguém está aqui para propagar real news).

O que Gabigol recebe, paga a folha do Coritiba toda. E além disso, acaba por inflacionar os salários dos jogadores como um todo. E, mais, vai ter maluco querendo a vida deles, insatisfeito por receber cinco, dez mil de salário, jogando a mesma divisão, e aí você começará a entender o que leva o infeliz a receber R$ 50 mil por cartão amarelo - não justifica, começa a explicar. Mas essa é outra história. 

O Flamengo começa mal o campeonato, ato contínuo, contrata Arrascaeta, Pedro e Santos; troca VP pagando 16 milhões, por Sampaoli. Coritiba começa mal o campeonato, contra ex-jogadores, um treinador desempregado há meses, porque não tinha dinheiro para pagar a multa do antigo treinador. Não se trata de ignorar os apelos midiáticos dos clubes - que se explicar pelo sucesso esportivo, é verdade, mas (arrisco dizer) muito mais pela incisiva atuação televisiva. O que se reclama é uma equivalência. Pelo bem do futebol, pela competitividade. Senão, deixe que o Flamengo vá jogar Champions League.

"Você só falou do Flamengo, mimimi, e o Curíntia?" Meu chapa, ninguém liga pro time que tem Roger Guedes como craque e, perdoa-me pai, Luxemburgo de treinador. Quanto eles voltarem a ganhar alguma coisa, volto a desamorizar.

-----

A caravana passa. E o que isso tem a ver com a SAF Coxa Keirrison? Vamos por partes.

Em abril, o presidente Samir Namur, esse psolista sem vergonha, me deixou possesso ao vender Igor Jesus, meu man, meu artilheiro, ao Corinthians.

 

image.thumb.png.c2c7cebaf6d0c2d5d6c84fbeac46cc43.png

Uma fortuna, com percentual de lucro. Não reclamo do preço. Mas o Igor era nosso, agora tenho que ir atrás de outro cara para resolver a bronca, porque confiar em Pedro Raul não dá, não sou vascaíno.

Diante disso, fui atrás de nomes no mercado. Os olheiros já haviam observado vários atacantes, entre eles o flamenguista Pedro, ídolo do @Andreh68. O rapaz estava em promoção, saindo pela metade do preço. (O Pedro de La Vega ali é um baita ponta, promissor pra caramba. Negociei com ele, mas pediu salário alto demais. Adivinhem para onde ele foi? Começa com U, termina com rubu.)

 

image.thumb.png.73c2a0e266aeb3dccb69d0697c9c3408.png

Dos jogadores indicados, Pedro de La Veja pecava na finalização e no equilíbrio, ainda que bem técnico. Pior que isso, era um atacante argentino. Rudy, um fenômeno, mas o Corinthians não queria vender. Matheus Cunha seria uma boa, até por ser revelado no Coxa; porém, caro e só viria em julho.  

Fui atrás do Pedro, me acertei com o Flamengo e com o agente do jogador. Porém, com um passarinho na mão comecei a olhar os demais voando. Fui atrás dos argentinos – com dor no coração e medo. Brandon Cortés era um absurdo:  

 

image.thumb.png.03026d1a771c720af1ebaa1d1d2a88c8.png

Tentei o Bajamich, mais barato.

 

image.png.78f2378f223009dd7ecc536dbf9b738b.png

 

Já Brandon aceitou conversar. 

 

image.thumb.png.e62a65c8fa2f2c9b7e5e6acc7d7b6802.png

Querendo até a mulher do presidente, mas negociou.

Pagaríamos um pouco a mais que a Pedro. Mas... O cara promete demais.  E teria mais, a chance de dar para trás numa negociação com o Flamengo. huehue 

O argentino chegou na abertura da janela.

 

image.thumb.png.fc1489a8b68647eed42c2b4f15800b12.png

-----------

Acabou aqui?

Jamais.

O @Fujarra até perguntou se conseguiríamos dar a volta no time do mal. O curioso é que essa pergunta foi gratuita também. Achei que tinha lançado alguma pista, mas acho que ele se reveria ao fato do Flamengo ser o candidato ao título: até parece que vamos disputar isso; quando a odd tiver 1-1 eu penso que temos chance.

Mas, teve mais batida no império. Já falo sobre isso, vamos voltar a cronologia.

-----------

 

image.thumb.png.6db2ca29b218608d46f3858204137d03.png

Fechamos o mês de abril com dois empates em casa e uma vitória fora. Igor Jesus deu seu cartão de visitas antes da transferência. Quando repatriei Negueba, muitos adeptos torceram o nariz. Com a lesão de Pellistri, foi dele o gol da vitória sobre o Bragantino fora de casa. Quem tava errado?  E eu gosto do ex-flamenguista... Apesar disso, ele não tem culpa de ter nascido lá.

 

Maio – Fechando a Libertadores nas cabeças e perdendo pra cabeça fria do Abel Ferreira

image.thumb.png.8ef4aaa9dd7b36282472cde99d041995.png

Como já havia adiantado pro @#Vini, terminamos a primeira fase da Libertadores na liderança, graças ao empate com o Thletico. Cinco vitórias e um empate, tranquilo até aqui. Inclusive, muito mais fácil que o brasileirão.

image.png.fdf86212e3759d80305e8c74f7ae1110.png

Falando em campeonato brasileiro, pegamos só pedreira. Santos e Palmeiras sempre difícil, ainda mais fora de casa. Empatamos os dois. Ganhamos do São Paulo, num jogo controlado e aí veio a - não tão - surpresa: o Vitória de Abel Ferreira (obs.: eu coloquei via editor o treinador português na equipe baiana, que vinha jogando bem já e subiu no ano anterior). Os caras arrebentaram a gente, coisa que não tinha visto ainda. Abrimos o placar num erro defensivo, mas Jordy Caicedo tratou de virar o jogo. Eles ainda nem jogavam no 442 gegenpress que se tornaria um rolo compressor depois.

Spoiler

image.thumb.png.3dfeddc5d6f2ab27c1d9dda2f413d574.png

 

Junho – Peso do sucesso se reflete no mercado: um mercado com superávit, finalmente

image.thumb.png.d98964e6b34914f3f75277f5be955b1e.png

Eu perdi Igor Jesus e Brandon Cortes só chegaria em julho. Yuri Alberto, listado para transferências, continuava ali. Menino bom. Ricardo Gomes ficou até meio tonto no banco de reservas do Fluminense. Vacilamos e entregamos um jogo ganho ao rival, a recusa inicial de uma proposta acabou deixando Caio Henrique insatisfeito, e isso se refletiu no Atletiba. Massacramos o Vasco - no primeiro tempo, apenas, eles ganharam o segundo. Ganhamos do nosso rival favorito do rio grande. Então, sei lá porque, perdemos ao Sport.

------------

image.thumb.png.62b935f7e60c71c512957443f9726e93.png

O sucesso em campo chamou a atenção. Vieram forte para tentar tirar nossa defesa. Com exceção de Klebinho, lateral direito, os zagueiros e Caio Henrique receberam propostas. Os zagueiros recusaram, por ser da China. Já o lateral esquerdo bateu o pé, queria viajar o mundo e tal. Lutei, triste, pelo baita jogador que é. Fui atrás de reposição antes da saída dele, para irem se habituando. Com a janela fechada, vi o mercado brasileiro e encontrei dois nomes: Danilo Barcelos, primeiro, e quando fechado com ele, vi Filipe Luis, atual treinador do Flamengo (na vida real). Trouxe os dois, apesar da idade avançada, seriam úteis - imaginei que mais o Danilo Barcelos - que já treinara comigo no Botafogo.

CHEGARAM-CORTES-E-RENATO-AUGUSTO4501b82c

Além deles, chegariam os já contratados (Cortes em abril, Renato em janeiro) e depois, Alexis Sanchez - porque eu não aguento - e Ariel Nahuelpan: qualquer coxa-branca vivo contraria o argentino sem pestanejar. Vou até deixar uma imagem dele aqui:

image.png.5154652b149b07c0832df912124a9549.png

Na outra ponta, além de Igor Jesus, que saiu pela vontade do Presidente, e Caio Henrique, que saiu sem minha vontade, tivemos ainda a venda de Troyanski, o argentino que não fez muito por aqui, mas jogou bastante quando emprestado. Porto pagou e levou, eu agradeci:

image.thumb.png.def97ed2e3892da231a27024619b6fd9.png

 

Julho - Invicto em casa, apanhando fora

image.png.b12b64acf6df8f7731e93c62f65059b2.png

 

Agosto e Setembro - Viagem de cruzeiro

image.png.971600a28c94ac967515b53d019c6670.png

 

Setembro e Outubro - com a cabeça na Bolívia

image.png.f91bdf01f8bc8e46c7cafa4ee8864b90.png

 

Como pode se ver, conforme avancei na Libertadores, o brasileirão foi deixado de lado. No final de Setembro apertamos o pé e conseguimos seis vitórias em sete jogos, o que favoreceu a nossa classificação final. Não só o que acontecia pela América do Sul, mas também porque o Flamengo disparou, assim como o Santos, além das oito vagas na Libertadores, tiraram nosso ânimo em lutar por alguma coisa no brasileirão.

Para variar, eu esqueci de salvar, e perdi os dados dos jogadores no final do ano (faltaram três jogos apenas). Desta vez, no entanto, tinha um arquivo anterior, que salvou um pouco.

O último jogo do brasileiro, que não aparece ali, foi meio vergonhoso, ainda mais diante de tudo que disse aqui. Porém, não valia nada, e nós fomos com os reservas.

flamengo-coroado-campeao4841bf1fddc79831

CLASSIFICACAO3aceb3130247b053.png

Terminamos em sétimo lugar, que pode não ser grande coisa para odiadores de historinha, mas é a melhor colocação do Coxa desde 2004 (quando chegou em quinto), quase vinte anos atrás.

Na próxima atualização eu trago um panorama geral da SAF nesses três anos, assim como o desempenho dos jogadores e, não menos importante, o que aconteceu na Libertadores.

Botafogo e Vasco lutaram bastante para cair ano passado, conseguiram agora. Numa ZR alvinegra.

São Paulo e Fluminense na zona do agrião. Flu quase pagando a série B (Vasco e Bota, que beleza hein?). A surpresa, no entanto, é o Vitória.

VITORIA-E-A-SURPRESA-DO-CAMPEONATOa3344e

Quando coloquei o Abel Ferreira lá, não imaginava que isso aconteceria. Até achei que não teria impacto nenhum. Mas o cara é monstro.

ABEL-FERREIRA-MONSTRO7e9002c45683e2c8.pn 

Vindo do PAOK, chegou em abril de 2022, e após três derrotas em sequência, emendou uma sequência invicta de 12 jogos. Apesar de cair na Copa do Nordeste, foi bancado pela diretoria - a la Palmeiras caindo contra o CRB na CB. Mantido, fez uma jornada sensacional na Taça Sulamericana.

Eliminou o Once Caldas, recuperando de uma derrota por 2x0 fora de casa. Depois, fez fila nos confrontos brasileiros: Botafofo, Internacional e, por fim, Fluminense. O primeiro título internacional de um clube nordestino.

1336588897_DIAGRAMASULAMERICANAVITORIACAMPEAO.thumb.png.b961bde23dd34359a6c4108a4cca9283.png

E nem tem um time bom. Além de Neílton, tem Fernando Neto (cuidado) e, vou lhe usar, José Wilker, como destaques.

image.thumb.png.b697b28297a182e815add14c6b5bb120.png

 

PARANÁ SAF 

image.thumb.png.8bb331272a470c783e806a47c6c87ca2.png

Ratinho é mais um apresentador a comprar um clube paranaense. Depois de Justus, o pai do governador, comprou o tricolor para brincar.

Tendo virado SAF, o Paraná foi ao mercado... de falsificados no Paraguay. Trouxe uma promessa do Palmeiras, mas sem forçar muito a mão.

image.png.a50dc6d2ab4fc6f714b5f36c4c03030a.png

Em campo, sucesso de Osmar Loss, que se mantém há dois anos no cargo. Num acesso tricolor, pegou a quarta vaga.

image.png.05dbfa4197694cefa403947263c7ff73.png

 

CUIABÁ SAF (DINIZ) 

No segundo ano da SAF cuiabana, começaram bem (sem surpresa) com mais um título estadual, com vitória sobre o Luverdense.

image.png.9ec2a5fc437c08734a1b16002aec58f8.png

Veio a Taça Verde e pararam no Remo, na semifinal. 

Na série C, parecia que dessa vez o acesso viria, mas bateram no Oeste.

image.png.455a06180bc4802c14a3155c2251d2c2.png

O insucesso gerou mudanças no comando técnico. O colombiano Leonel Alvarez caiu para a chegada do melhor treinador brasileiro da atualidade (não no save, que estava há um ano e meio desempregado): Fernando Diniz. E nem fui eu que editei.

image.png.d1bfd58932291d84183d1b9dc77f6004.png

É ver se agora as coisas andam para o Cuiabá. Nas contratações, nada de muito relevante, com exceção do Yuri Cesar, que chegou do Flamengo e parece promissor.

 

NOVA SAF 2023

image.png.4e41004a978fea4da3f36a3338f34ebb.png

 

VOCÊ ESTÁ DEMITIDO! 

O tanto de ex-flamenguista contratado (Klebinho, Filipe Luis, Rafinha, Renato Augusto, Matheus Dantas, Negueba) gera a dúvida: é ódio ou ressentimento?

Agora, tem que tirar o cargo do cidadão que me traz esse jogador:

RENATO-AUGUSTOfb62e93db562a86e.png

Ele é bom, muito bom, para um cone, ou jogador de pebolim. Maluco tem 5 de velocidade, como não viu isso @Nei of

Pior que contratar, é fazer um contrato de DOIS anos com ele. Não jogou no primeiro, 90 dias afastado por lesão, e não deve jogar no próximo ano, já que tem 5 DE LENTIDÃO!

Meus parabéns, até eu estou com vergonha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Nei of changed the title to O Aprendiz - 06: O Quase é uma Desgraça. (Contém ataques gratuitos ao Flamengo)..

Caro autor

É necessária uma correção. Não existe ataque gratuito ao mal absoluto. Todo ataque é devido, e desproporcionalmente baixo comparado ao merecimento.

Ainda bem que preferiu o atacante argentino. Quem com ratos anda....

Meu deus... olhando essa tabela do Brasileiro não há dúvidas,Landim tem acesso ao código fonte do FM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Andreh68 disse:

É necessária uma correção. Não existe ataque gratuito ao mal absoluto. Todo ataque é devido, e desproporcionalmente baixo comparado ao merecimento.

Eu gosto do André pq a gente pode até divergir dos métodos (times que torcemos) mas jamais dos resultados (odiar o império do mal).

E você não bateu no mengão, não gostei.

Próximo time a virar SAF deveria ser um time nortista. Imagina que maneiro Gabigol no Palmas?

Gostei das contratações, inclusive do Renato Augusto. Jogador de seleção, já jogou em copa, e tá novinho. Se eu fosse você, renovava com ele.

Abel Ferreira é monstro demais, meu Deus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/05/2023 em 20:48, Andreh68 disse:

Caro autor

É necessária uma correção. Não existe ataque gratuito ao mal absoluto. Todo ataque é devido, e desproporcionalmente baixo comparado ao merecimento.

Ainda bem que preferiu o atacante argentino. Quem com ratos anda....

Meu deus... olhando essa tabela do Brasileiro não há dúvidas,Landim tem acesso ao código fonte do FM

Só fiz ressalva para me cuidar com o STF - Supremo Tribunal do Fórum. E assim, quando se atinge um determinado patamar, a rivalidade regional fica meio sem sentido.

Né, hahaha. o Coitado do Pedro foi parar no Grêmio.

Sabe como o mal corrompe os bons saves...

Em 17/05/2023 em 22:14, Fujarra disse:

Eu gosto do André pq a gente pode até divergir dos métodos (times que torcemos) mas jamais dos resultados (odiar o império do mal).

E você não bateu no mengão, não gostei.

Próximo time a virar SAF deveria ser um time nortista. Imagina que maneiro Gabigol no Palmas?

Gostei das contratações, inclusive do Renato Augusto. Jogador de seleção, já jogou em copa, e tá novinho. Se eu fosse você, renovava com ele.

Abel Ferreira é monstro demais, meu Deus.

Calma lá que a atualização ficou grande demais, aí deixei a parte da surra para a próxima rodada.

Eu me equivoquei. Na verdade a próxima SAF foi o Vitória, diante do sucesso. Então, Nordeste. Mas, gostei da dica: Cuiaba (Centro-Oeste), Paraná (Sul), Vitória (Nordeste), na próxima eu vejo se o República Revolucionária Venezuelana não quer investir em alguém de Roraima.

Renato Augusto é tão bom que já estou comemorando entregar ele pagando parte dos salários.

Simplesmente Abel. Criei Alex e ele já conseguiu fracassar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1786260262_Designsemnome.gif.a28ce9b0898a385784660efda1c4fe47.gif

Eu te odeio, Sampaoli

 

Na minha carreira de manager já joguei em lugares bastante inóspitos, futebolisticamente falando, como Turquia, Escócia, França e Irlanda. Neste último foi onde ganhei mais ligas nacionais, só que jogando no maior time, o que é semelhante ganhar um estadual por aqui. Quase fui rebaixado na Turquia e na França, além de passar raiva na Escócia. Quase cheguei num título internacional pelo Rangers. Quase.

Existem coisas na vida que se arrastam por tempos. Eu nunca consegui um título internacional, mesmo jogando com os mais cheats possíveis. Na verdade, teve algumas vezes que cheguei perto, no Brasil, com o mesmo Coritiba. Por duas vezes na sulamericana e uma na Libertadores. A curiosidade, um time argentino de uniforme vermelho me barrou em todas as vezes: o Club Atletico Independiente de Avellaneda. Eis, portanto, uma rivalidade nascida nos campos virtuais do Football Manager.   

Logicamente, não os odeio como se fossem um Flamengo; é mais uma coisa de inimigo íntimo, uma rivalidade fraterna. E quis o destino nos colocar frente a frente mais uma vez.  

Antes, veremos como foi o caminho até lá.

 

LIBERTADORES DA AMÉRICA: CHEGAMOS AO TOPO

 

Na atualização anterior já falei sobre isso, mas achei por bem relembrar.

Pegamos Alianza Lima e Deportes Tolima (Lima & Tolima) para chegar à fase de grupos. Quase entregamos a paçoca aos colombianos, mas o gol desqualificado nos salvou.

image.png.436a78f0257751e23474f41dcfb84904.png

Passaríamos líderes e incólumes pela fase de grupos, num grupinho sacana de Municipal, Estadual e Nacional.

image.png.2803146eb631071485ae1fdbcfe012ed.png

 Na primeira eliminatória, pegamos o Universidad San Martin de Porres, que chegou balançado pela derrota em casa, para apanhar no Couto: empurramos bêbado na valeta.

image.thumb.png.7cd2d991d7b155f0f43932e2db248166.png

Então, para alegria do bem e desespero do mal, o sorteio nos trouxe aquele time.

QUARTAS DE FINAL LIBERTADORES

O clube carioca vinha de uma sequência absurda (que culminaria no título brasileiro) de onze jogos invicto, nove vitórias e dois empates. Além disso, treinado por Jorge Jesus, eles só tinham duas derrotas no ano. 

Apesar de tê-los eliminado na Copa do Brasil de 2021, foi nas penalidades, após dois empates. Nunca havia vencido, além de volta e meia ser goleado.

image.thumb.png.716ed13c3d8e7c0470fa37ca1d108ce8.png

Fomos a campo sem Pellistri, ponta uruguaio, que voltava de lesão; além da saída de Caio Henrique, que causou um desequilíbrio gritante no setor defensivo. Filipe Luis herdou a vaga por falta de alguém melhor. Seriam dois ex-flamenguistas nas laterais: do outro lado, Klebinho. Yuri Alberto pegou a vaga do Pellistri e o restante era o time base.

image.png.f76466a8949182f4895884749852ff02.png

Jogo de Ida

Começamos melhor, com Cortés assustando em cabeçada após cruzamento de Klebinho. O time de Sampaoli se postou atrás, buscando troque de passes rápidas de Arrascaeta e Evander. Responderam em seguida. Yuri Alberto fazia boa cobertura defensiva, um leão. No ataque, ele mesmo assustou o goleiro Greif (?).image.png.702333898e42e3100d893424a954f665.png

Felipe Anderson se destacava pelo lado do Mal. Por sorte, a defensa estava segura demais. E entrosada. Lyanco fazia por merecer a surpresa que seria na convocação do Brasil para a Copa do Mundo. O meio campo do Flamengo: Gerson, Evander, Arrascaeta e Felipe Anderson, no ataque o artilheiro do San Lorenzo, Nikolas Fernandez; nada como ter dinheiro. No final do primeiro tempo quase abrimos o placar, com um cabeceio na trave por Yuri Alberto.

No intervalo, animei o time, falei que estávamos melhor e merecíamos ganhar. O time respondeu.

Dez minutos de segundo tempo, após cobrança de escanteio, a bola ficou zanzando pela intermediária dos adversários, Yuri Alberto puxou Douglas Santos e abriu o corredor para Klebinho, que entrava sozinho: Anibal Moreno viu e lançou o lateral, que carimbou a lei do ex. Um a zero, fora o baile.

image.png.4e46964b38c1c2f0a03ed4f84ad07b0e.png

Na tentativa de responder, o Flamengo se afobava, e dava lado a contra-ataques. Raphael Veiga desperdiçou boa chance. Jesus armou mal o time, extremamente compacto, o que nem faz sentido pra ele.

Não perdemos tempo e forçamos ainda mais pelas laterais.  Entrou Benedetti, entrou Talles Magno (que vergonha) e Michael, e eles não se achavam em campo. Bem, Rodrigo Caio de lateral direito... Só vieram assustar com a bola parada de Evander (outro ex-vascaíno). Depois foi a vez de Fernandez completar cruzamento por cima. Talles Magno perdeu outra chance clara.. 

Coloquei Pellistri no sacrifício, para recuperar terreno. E ele sofreu falta na entrada da área: o uruguaio mesmo cobrou na cabeça de Morato, para aumentar a vantagem. Cortés teve chance de fazer o terceiro e errou. Eu já estava satisfeito, mas nem quis mexer em nada. 

O Flamengo chegava, ou na bola parada, ou no brilho individual. Nada tático. Raphael Veiga, que não tinha nada com isso, aproveitou troca de passes com Filipe Luis e mandou no ângulo de Greif para dar números finais a uma vitória incontestável.

 

image.thumb.png.a56a32369c807de2dc26c707d28d9fe5.png

Spoiler

image.thumb.png.3bc547da121c2eb597f2840cdc89166c.png

JOGO DE VOLTA

Quem liga? Depois daquela sapatada, fomos cumprir tabela. Perdemos muitos gols, que não foram necessários. Talles Magno fez o gol de honra e ninguém tá nem aí.

Spoiler

image.thumb.png.52aafbbd4c8e095e354901e197437800.png

SEMI-FINAL LIBERTADORES

A distância entre o jogo contra o Flamengo e a semifinal foi mais de um mês. Suficiente para perder Klebinho machucado. Com isso, Garrafinha entrou no lugar. Laterais ex-flamengo novamente, campeões da Libertadores, diga-se.

Como eu ia dizendo no começo, pegamos um Independiente no caminho. Primeiro jogo em Avellaneda. Num jogo equilibrado e bastante brigado, vitória deles.

image.png.811d2beb2d6080d1a236c652202e3816.png

Os vermelhos vieram no 4-4-2 propositivo, de muita intensidade. Após a derrota fora de casa, a vantagem era dos argentinos. Assim como nós, o homem gol deles é um jovem jogador argentino (o que no caso deles é mais óbvio).  Eu entrei no jogo meio desesperançoso, como se o limite tivesse batido na porta e aceitando a eliminação. Perdemos com um gol achado, é verdade, mas agora, com gol desqualificado, o risco era imenso. Se eles abrem o placar, tchau para nós.

Desde que tive acesso a informações privilegiadas do Elliot McNamara, Rei dos Estaduais, passamos a entrar em campo no 4-2-3-1, com dois volantes (regista e segundo volante), Raphael Veiga de N10 e as demais posições de costume. Resolvi arriscar com a entrada de Renato Augusto de regista, especialmente sem um marcador ao seu lado. É torcer para a bola ficar conosco.  

1179685021_TATICAALAMARCIO.png.a98e75c65dcf5a460ff8b732edc49cb2.png

Spoiler

210351307_CORITIBACOMFEBREDELIBERTADORES.png.42bd0313caaf596f06cb63cd6b85652b.png

Fiz um discurso mais comedido no vestiário, não queria que entrassem com tanto afã. O resultado era adverso, mas não poderíamos por tudo a perder por desespero. 

Iniciamos controlando o jogo, como era esperado. Após um toque continuo dentro da área, a la Diniz, Fuzato lançou Matheusinho, que driblou dois e tocou para Cortés. Sozinho, o argentino desperdiçou a primeira grande chance. Aos 23 do primeiro tempo, uma baixa e tanto: Facundo Pellistri acusou lesão e pediu para sair; em seu lugar, coloquei Yuri Alberto de Avançado Interior.  

Num belo contra-ataque, mais uma chance clara... E mais um desperdício de Cortés. Raphael Veiga agiu bem, interceptou a jogada, lançou Cortés, que perdeu outra. Jogávamos bem, com as melhores chances: todas desperdiçadas por Cortés. 

No intervalo, eu poderia substituir dois jogadores que estavam mal: o próprio Cortés, e Matheusinho. Não o fiz por duas razões. Já havia queimado uma substituição antes do intervalo, e Matheusinho costuma voltar melhor pro segundo tempo. Fiz algumas correções e mandei voltarem ligados. 

Aos 63, Cortés avançou do meio de campo, driblou três jogadores e... marcou na saída do goleiro. O cara gosta de fazer o difícil, não é possível! Durante a comemoração fiz outra mexida: Galdezani no lugar de Renato Augusto, ora de segurar a vantagem. Andrey passou a construtor defensivo e Galdezani, segundo volante. Oito minutos depois: pênalti em Cortés. Garrafinha foi pra batida e... GOL! No ângulo, golaço. 

Morato pediu pra sair e eu queimei a última substituição. Isso aos 83 minutos, com muito jogo. Mas, aos 89 e meio, fechando o tempo regulamentar, Matheusinho – o pior em campo no primeiro tempo – achou Cortés - o segundo pior em campo no primeiro tempo – sozinho, o argentino deu um totózinho para tirar do goleiro e nos dar a classificação. Não perde mais! 

image.thumb.png.5508d3461a70dfdd101cf1ed52df0933.png

image.thumb.png.9fea0332937de8db9b82875f14e9fa74.png

Que jogo senhoras e senhores. O Estádio Major Antonio Couto Pereira engoliu o Dependientes. Não viram a cor do porco. Matheusinho: que contratação, vindo da série B para levar o Coritiba à final da Libertadores. Raphael Veiga, que homem. Fuzato: no pasa nada. Rafinha, nada de garrafas. Lyanco, nunca critiquei. Morato, eu que fiz você. Danilo Barcelos: bom demais, não vai renovar. Andrey, chora Vasco. Galdezani: o ano inteiro tentando ser emprestado. Renato Augusto, andando em campo, mas com passes magistrais. Yuri Alberto, um zumbi que funciona. Amione, nem sei quem é. Brandon Cortés, sempre bom lembrar, por quê Pedro???  

Estamos na Final, que será na Bolívia. Contra, advinhem, Santos. Aquele que nos eliminou na sulamericana ano passado. Mas agora a parada é outra, na altitude, no jogo único. Veremos.  

 

FINAL DA TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA

2013077252_coritibaemfinalhistricapelalibertadores.png.a124f7b2f41afb7492969cd88040e040.png

Spoiler

2050097424_sampaolinervosolibertadores.png.a3837532d915f9536464a40ae3d019ca.png

Eu já tinha apanhado algumas vezes do Santos, antes treinado pelo dinossauro Jesualdo Ferreira. Agora, o time era dirigido por Jorge Flamengo Sampaoli. 

Meu retrospecto ruim tinha melhorado no último ano, que ainda não havíamos perdido aos alvinegros.

1312009902_CONFRONTOSSANTOSXCORITIBA.thumb.png.cc3b3bf3591ffa6db92f17573fc9be97.png

Algum ex-jogador comentando o jogo, mandou eu tomar cuidado com o centro avante Kaio Jorge.

Em relação aos desfalques, estava tranquilo. Apesar da ausência de Klebinho, Rafinha era Rafinha, e tinha jogado muito contra o Independiente, bem como nos últimos jogos do brasileirão. Note-se, Rafinha iria defender o lado de Felipe Jonatan. Também machucado era Moreno, meu motorzinho.

No vestiário, discurso de Luxemburgo:

"O adverxário é bom, max é final, caralho, não tem bom. Ganha quem tiver maix culhão roxo, quem tiver maix culhão vai ganhar exe jogo. Então, quando entrar dentro de campo, não guardem nada. Botem tudo para fora, tudo para fora. Hoje é dia de botar tudo para fora"

K-9 estava ajoelhado próximo a um vestiário e veio apenas para o grito de guerra. Não queria transparecer o nervosismo que sentia.

Começamos com tudo. Aos 39 segundo da primeira etapa demos o primeiro susto: Raphael Veiga, de fora da área, passando muito próximo. O Santos devolveu minuto depois, num bate e rebate dentro da área, sobrou para Lucas Lourenço que tocou do ladinho, rente a trave. Pellistri pediu pra sair. Mandei esperar, forçar um pouco.  Teríamos perdido o lado direito titular todo.

Minutos para acabar o primeiro tempo e vem o crime. Rafinha vacilou na cobertura e Felipe Jonatan apareceu livre para abrir o placar: 0x1. Kaio Jorge ainda teve chance de ampliar, mas Fuzato defendeu.  

Aos 72, com o jogo truncado, fui para o tudo ou nada. 424, gegenpress, Ariel Nahuelpan em campo, para tentar por cima, como se altura significasse alguma coisa.
Santos---Coritiba_-Tacticased4215c6ad152 

Não deu certo. Felipe Jonatan fez o que quis novamente com Rafinha, chutou, a bola bateu na trave e nas costas de Fuzato: 0x2. Aos 78, o empate era improvável. Ficamos no quase. E como disse na atualização anterior, decepção é palavra proibida por aqui.

image.png.0720d0040104a200962b7e083c5899ff.png

976891237_24MILHOESPELADERROTA.thumb.png.3bdfd6e036586f7181ce72355e262e01.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Nei of changed the title to O Aprendiz - 07: Eu te odeio, Sampaoli. (Contém ataques gratuitos ao Flamengo).

Tão perto do título, que um dia há de chegar. É continuar a trabalhar no duro. Foi uma bela campanha onde destaco as eliminações de Flamengo e principalmente Independiente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei do caminho até a final, derrubou o Flamengo com autoridade, apenas para levar uma sapecada do Sampaoli, com direito a baile em cima do Rafinha.

K9 ajoelhado enquanto Luxa manda o elenco botar pra fora, mas não foi o suficiente para motivar os atletas. Quem sabe na próxima tenta oferecer pizza como o McNamara, ao invés desse tipo de incentivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa, que coisa...

Se se apoiar em Filipe Luis ja era por si só, garrafinha pôs tudo a perder. O mal entranha nas estruturas. Quando não se corta pela raiz...

@Marcolationtem razao. Peru so no Natal, melhor pizza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/05/2023 em 16:00, Nei of disse:

num grupinho sacana de Municipal, Estadual e Nacional.

Sacada genial

É aquilo né, quem nasceu pra ser limão jamais fará laranjada, ou o que quer que isso signifique

Mas foi quase. Acho que tem tudo pra chegar de novo nas finais ano que vem.

Mengudo enfim apanhou, pense positivo, só por isso a atualização já valeu a pena!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to O Aprendiz - Aguardando avaliação
  • Nei of changed the title to O Aprendiz - 20: Ano 9 - 2028: O ano se encerra e nasce outra vez.
  • #Vini locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Supremo é o povo
       
      Valduxo: Eles conseguiram, bandidos, eles vão vencer!
      Disse meu filho caçula, entrando no apartamento, voz sumida, desabando em seguida seu corpo na poltrona da sala, ao mesmo tempo em que afundava os dedos na careca rala. Naquela época ele estava com quase quarenta anos. Era sempre assim quando alguma coisa o preocupava: mergulhava os olhos no celular, segurando a cabeça; ou viajava com o primo.
      Eu e o Ricardo, lembro-me como se fosse hoje, embora isso tenha acontecido há tantos anos, assistíamos a uma brilhante aula sobre tática e esquemas do Professor Joel Carvalho. Rochele, nossa madrasta, tricotava um pagãozinho, enquanto Paula estudava hebraico.
      Pedi para Bananinha, meu filho Ricardo, gravar a a aula. Ele se fez que não entendeu, alegando que o Professor Joel já não estava mais entre nós, e que a aula era gravada. Levantei, sacudi a farofa da camisa - Rochele odiava quando eu fazia isso. Senti uma ponta na barriga, mas me esforcei para levantar.
      Eu: Como assim venceram, Valdo? Você disse que a vitória era certa.
      V: Era certa até a Rochele tomar o celular, né.
      A rivalidade entre meu filho mais novo e sua madrasta era antiga.
      Eu ainda não consegui acreditar na notícia. Andava nas ruas, recebia o abraço dos torcedores. Valduxo prosseguiu.
      V: O conselho deliberativo ajudou também. O presidente do STJD, aquele vampiro do Joca Carvalhais, está por trás disso também.
      Eu: Não acredito. Liga para o Donald Textor.
      V: Já tentei, não nos atende.
      Eu: Bom, paciência. E o que vão fazer, me demitir?
      V: Antes fosse, né pai. Vão proibir você de atuar por aqui. Talvez até proibir de treinar no mundo todo.
      Eu: Caramba, não pode, fiz tudo dentro das quatro linhas.
      A conversa se estenderia por mais alguns minutos. O telefone não parava de tocar. Me sentia bastante cansado e triste. Entrei no quarto, tranquei a porta. Chorei por horas.
      Lembro de ter ficar assim por uma semana. Estava a espera de que os torcedores batessem na porta, me carregassem até a sede do clube e obrigassem aquela corja a me aceitar de volta.
      Ninguém apareceu. 
      Viajei para encontrar Donald Textor. Precisava trabalhar, nem que fosse no exterior. A falta de experiência estrangeira pesava contra, mas eu tinha amigos e o Ricardo que já trabalhara como roupeiro no exterior. 
       
      *Essa é uma história ficcional que pode ou não ter sido baseada em fatos ou pessoas reais. Qualquer semelhança com a realidade trata-se de coincidência e não intenção. 
    • EduFernandes
      Por EduFernandes
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
    • JGDuarte
    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO PESSOAL   Olá, pessoal!

      Como sou novo aqui no fórum achei por bem começar com uma pequena apresentação, uma vez que meu primeiro tópico no FManager já é um post de save aqui no Profissão Manager (acho que esse é o espaço certo para o tópico).

      Meu nome é Marcos, tenho 25 anos,  sou carioca e um Flamenguista que já foi bem mais apaixonado pelo clube e pelo futebol, e que tem um carinho especial por jogadores incompreendidos e odiados (leia-se injustiçados) pela imensa e implacável torcida do Flamengo. Se conseguir ser um pouco mais ativo nas discussões por aqui, podem aparecer comentários em defesa dos tipos de Márcio Araújo, Mancuello, Maxi "primo do Messi" Biancucchi, Renê, o ex-odiado Arão e por aí vai.

      Pela falta de tempo, provavelmente aparecerei em um ou outro post esporadicamente, e por aqui atualizando o save quando conseguir. Não vou criar pressão sobre o resultado ou periodicidade de atualização do save, e começo com expectativa bem baixa: me divertir, compartilhar, e quem sabe alguém curtir o jogo comigo.   No FM, sou praticamente novato, principalmente nas versões mais recentes do jogo, com introdução das funções e papéis, de mais opções táticas e jogo bem mais detalhado no geral. Joguei um pouco algumas versões bem anteriores (CM04, FM11, talvez outro que não lembro), e outros simuladores de treinador mais simples (e mais baratos) como o Brasfoot,  Master Liga no W11, Modo Carreira do FIFA 08 aos mais recentes... Nada que exige tanto quanto o FM.  Portanto, dificilmente esse save meu terá uma ascensão meteórica e títulos empilhados. Provavelmente é brigar pelo acesso e depois ficar longe da confusão por algum tempo.

      Sobre o fórum, desde que começou a pandemia ano passado, ficando em casa por longos períodos de tempo busquei sobre o estado atual do FM, e alguns vídeos e posts com a complexidade do jogo me aguçaram a curiosidade de voltar a jogar. Baixei o FM19,  e nas muitas buscas e leituras para aprender mais sobre todas as áreas do jogo encontrei o fórum e a área do PM. Acompanhei uma história aqui no início do ano passado, acho que já  finalizada à época: "A Revolução Húngara"; e estou acompanhando outra em andamento: "Eu amo o dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul", duas ótimas histórias ficcionais e de FM, que foram a principal razão de resolver postar aqui e de, quem sabe, futuramente fazer um save ficcional. A história já está nascendo na cabeça, falta só todo o resto.  Comecei a acompanhar algumas outras histórias atuais também, e estou curtindo bastante os desafios e estilos diferentes de contar os saves.   Tiro aqui um momento para agradecer também aos diversos membros que disponibilizam conteúdo e comentários que ajudam a entender melhor a parte tática, além das traduções de ótimos guias de FM. Valeu demais!!!
      Uma breve contextualização sobre minha breve experiência com o FM desde o ano passado:
       
      Então, chega de lenga lenga, e vamos ao que interessa: O save!
         

      ESCOLHA DO TIME

      O Save será em apenas um clube: o TSV 1860 München, atualmente da 3.Bundesliga.
      Os motivos para escolha do time são: - Jogava bastante com o time em um longíquo Nintendo 64 na infância (International SuperStar Soccer ou algo do tipo), e sabe-se lá porque tomei carinho pelo clube.
      - Continuar nas ligas alemãs. Gostei do nível de jogo da liga no FM19, e na minha experiência a Bundesliga teve muita disputa e equilíbrio que não esperava e espero que se repita, dada a dominância do Bayern na vida real.
      - Começar na Terceirona me permite usar um novo estilo de jogo, mais direto e reativo, fugindo da emulação do Tiki-Taka que dediquei mais tempo me metendo.
      - Recuperar um dos times fundadores da Bundesliga, que já foi campeão e hoje amarga ligas inferiores. De quebra, reviver a rivalidade com um gigante do continente que virou o dono da cidade.
        O TSV 1860 MÜNCHEN   O TSV 1860 München, conhecido pela alcunha Die Löwen (Os Leões) ou apenas como Sechzig (Sessenta), é um tradicional time alemão da cidade de Munique, no estado da Baviera, fundado no ano de 1860.
      Com a prática do futebol presente desde 1899, o Sechzig venceu a Copa da Alemanha em 1942 (período manchado de sua história pela aproximação ao regime nazista alemão), e foi um dos 16 clubes fundadores da Bundesliga, em 1963/64. ano em que venceu sua segunda e última conquista da Copa, e acabou por vencer seu único título da liga na elite do futebol alemão logo na temporada 65/66. Os primeiros anos foram de protagonismo na disputa da Bundesliga, sendo considerado o principal time de Munique à época acima do Bayern, inclusive foi o primeiro time de Munique a ganhar a Bundesliga, mas, devido a problemas financeiros que minaram o clube no final da década de 60, os leões amargaram a queda de divisão ainda em 1970.
      Ficando por alguns anos em séries regionais ou até fora das disputas nacionais, o clube ainda conseguiu retornar à divisão principal em 77/78, logo rebaixado, subindo novamente no ano seguinte e sobrevivendo mais 2 temporadas, até ser novamente rebaixado. Com graves problemas financeiros, ao fim da temporada 1981/82 o clube não conseguiu obter sua licença da DFB (CBF alemã) e foi obrigado a disputar as séries inferiores do país. 
      Após anos de reorganização, o time voltou à Bundesliga em 1994/95, onde ficaria por uma década tendo algumas campanhas de destaque como um 4º lugar e vaga na Champions League em 99/00, ano em que inclusive venceram nos dois turnos o posteriormente campeão Bayern. Entretanto, após 10 anos na elite, o time fez sua última temporada na primeira divisão em 03/04. Foram diversos anos no segundo escalão do futebol alemão até a temporada 2016/17, quando diante de um público 62 mil torcedores na Allianz Arena (onde mandava seus jogos junto do Bayern) o clube foi rebaixado para a terceira divisão. Para piorar, o principal investidor do Sechzig, o milionário jornadiano Hasan Abdullah Ismaik, que anos antes se tornou dono de 49% do capital acionário do clube sob protesto de boa parte dos torcedores, se RECUSOU a pagar a licença para o time participar da 3.Liga, levando o time a ter de jogar a quarta divisão do futebol alemão no ano seguinte, a qual o time venceu, marcando seu retorno para a terceira divisão, onde se encontra no momento atual do save (e da vida real, uma vez que não subiram na temporada 19/20).
      Sobre o Bayern, as últimas vitórias sobre o rival em partidas oficiais  foram as da temporada 99/00, fazendo com que o Sechzig amargue uma série de 9 derrotas seguidas no clássico de Munique. No geral, a última temporada em que o 1860 München terminou a frente do Bayern na classificação foi a de 1966/67, onde foram vice-campeões com o rival vermelho logo abaixo. Desde então, o Bayern coleciona títulos e o 1860 coleciona decepções, algo que, espero, pode mudar em breve.
       
      DESAFIO   Tirar o 1860 München das divisões inferiores, tornando o time uma referência na Alemanha e um rival à altura do Bayern.


      OBJETIVOS

      OBJETIVOS PRINCIPAIS - Chegar na 2.Bundesliga
      - Vencer uma das divisões inferiores
      - Chegar na Bundesliga
      - 5 temporadas na Bundesliga sem rebaixamento
      - Chegar em competições Europeias
      - Chegar no Mata-mata da Champions
      - Vencer um título Nacional

      OBJETIVOS SECUNDÁRIOS - Vencer o Bayern de Munique em jogos oficiais
      - Invencibilidade em uma temporada contra o Bayern
      - Terminar à frente do Bayern na classificação em uma temporada
      - Me tornar um treinador ídolo do TSV 1860 München
        FIM DE SAVE
        - Demitido do clube a qualquer altura
      - Muitas temporadas seguidas na 3.Bundesliga sem acesso (6?, 7?, não tenho um número certo)
          INFORMAÇÕES IMPORTANTES DO SAVE
      O save será no estilo JET. Uma vez que tenho pouco tempo para efetivamente jogar e também para escrever, a atualização do save pode ser espaçada, não tenho uma ideia de periodicidade certa para não criar uma pressão que acabe tornando o jogo e a escrita uma obrigação e tirem a diversão do processo. No mesmo sentido, não tenho experiência e não devo dedicar tanto à parte visual do save, mas vou tentar não deixar a desejar nas imagens.   Acho que é isso! Logo menos estou de volta com o primeiro capítulo dessa empreitada.
×
×
  • Criar Novo...