Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

TSV 1860 München - De volta ao topo - Aguardando avaliação


Marcolation

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

A coisa parece pior do que a tabela sugere, mas está numa posição que se encaixar, vai para as competições europeias. Gostei mais da última tática, porque está dentro daquilo que eu faria em termos de equilíbrio. Aos poucos vai aperfeiçoando e chega em algo agradável e que renda resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 hours ago, Marcolation said:

O volante veio para ser reserva, gosto de ter ambos os volantes tendo boa saída de bola apesar de pretender usar ele apenas na posição de primeiro volante - muito pela falta de capacidade ofensiva. Ele não é um primor defensivo, mas a princípio parece um jogador razoável em todas as áreas e faz a lateral, duas coisas que valorizo.

Eu ainda acho que uma equipe do nível do 1860 não pode se contentar com um cara que tem 12 em marcação e desarme (e 8 em agressividade e 11 em bravura) como volante com responsabilidade defensiva, mesmo que seja reserva. Mas enfim, de qualquer modo o jogador já tá aí, e tu que é o treinador, né. Torcendo para que ele corresponda ao que tu espera. 

 

5 hours ago, Marcolation said:

Eu mesmo não tinha muito bem essa ideia em relação às estrelas, e vejo muita gente falar sobre elas em outros contextos - como a capacidade da equipe em relação à liga, por exemplo. Entendo que elas são importantes para saber onde o time é mais forte e etc, mas não é a primeira coisa que eu olho na hora de contratar ou decidir mudanças no elenco.

Realmente de vez em quando vemos gente tratar as estrelas como uma comparação com o nível da liga, e isso não é correto (chamando o @Tsuru, pois vi ele fazer isso aqui no post). As estrelas são sempre em relação ao restante do elenco do teu time, apenas.

Uma coisa que ajuda para comparar a equipe com a liga é abrir o relatório completo do adjunto, no perfil do jogador. Ali tem uma descrição junto das estrelas, que vai dizer algo tipo "jogador razoável para a 1ª divisão" ou "jogador de topo para a 1ª divisão". Essa parte escrita sim indica como o adjunto enxerga o jogador em relação ao nível da liga.

Normalmente três estrelas vão indicar um jogador bom para a divisão, que é o esperado da maior parte das equipes né (se o time é ok para a divisão, então o jogador mediano do time deve ser ok para a divisão). Mas não é sempre assim. Por exemplo, já peguei time onde o cara 3 estrelas era considerado "bom para a 2ª divisão", sendo que meu time tava na 1ª divisão. Aí dá para ver que mesmo que o time seja todo 3 estrelas, não é um time de bom nível para a liga (e, realmente, era time que tinha tudo para ser o último colocado da liga, muito abaixo do resto).

Quanto a não ser a primeira coisa que tu olha, cada um teu o seu estilo né. Eu ainda acho que contratações erradas são o maior peso contra o avanço do 1860 nesse save, e que tu poderia melhorar nessa parte prestando mais atenção nas estrelas. Mas claro, isso pensando puramente em tentar melhorar os resultados do 1860, já que está claro que o time não está no nível que se gostaria. Se tu não quiser olhar mais para as estrelas porque acha que isso tira a graça do jogo, por exemplo, aí a questão é outra.

 

5 hours ago, Marcolation said:

O que eu mantenho é que, desde a chegada dos três reforços - Pepe, Zamani e Vandro, as estrelas mudaram muito para baixo em toda a equipe. Claro, eles são jogadores com capacidade a nível mundial, assim como o Aydin, mas essas estrelas devem mudar tão logo comecem as partidas e alguns tenham performance mais ou menos boa. Eu particularmente acho surreal como o Estelmann, por exemplo, que é um ótimo zagueiro, que sempre foi de 3,5 estrelas pra cima do nada virou alguém abaixo do nosso nível. Ter jogadores muito acima do nível do restante do elenco, na minha visão, deu uma certa distorcida nas avaliações, fazendo muitos jogadores de nível diferente parecerem de mesmo nível, apenas porque lá na ponta temos esses outliers.

Realmente, ter jogadores de nível mundial vai puxar a avaliação do resto do elenco para baixo. O que não quer dizer que os outros jogadores sejam pernas de pau. Só não são nível mundial.

Mas aí te pergunto: será que o 1860, como equipe que deseja brigar seriamente pelo título de uma das maiores ligas do mundo, não deveria contar com jogadores de nível mundial na maior parte das posições do elenco? 

 

5 hours ago, Marcolation said:

Outra questão é: às vezes eu tenho que trazer alguém pro elenco e simplesmente não tenho como achar um jogador de nível maior do que os que tenho pelo valor que tenho disponível. Claro, foram muitos (muitos mesmo) erros em contratações nas temporadas anteriores, mas tem horas que tem que vir alguém mesmo que seja mais do mesmo, se não ficamos sem opção.

Com certeza, quando digo que é para trazer sempre gente que eleve o nível, é pensando em um ideal mesmo. É claro que na prática isso não vai ser possível em todos os casos. E por vezes é difícil para quem está só acompanhando o save saber bem se havia espaço para contratar melhor ou se aquele jogador "mais do mesmo" era realmente o que dava para trazer no momento. Essa avaliação só tu mesmo que pode fazer. A gente comenta aqui, mas é sempre com uma visão parcial das coisas. 

 

Passando para a última atualização agora. Que pena a eliminação para o Schalke na copa. Era um jogo que sabíamos que seria duro. Tua equipe criou um pouco mais, mas também não foi tanto a mais. Era o típico jogo para ser decidido no detalhe, e o detalhe foi um chute do adversário. Triste, mas acontece. 

Na liga resultados mais ou menos. O empate com o Hannover doeu. 

Na reta final do turno os resultados foram de mais ou menos para menos. Quatro jogos sem marcar gols, o que está acontecendo com o ataque do 1860? Vejo que no período anterior só passou em branco contra o Bayern. De repente parece que o time esqueceu qual o objetivo do jogo. 

Olhando a tabela, ao menos está a apenas três pontos do Hannover. Olhando gols marcados e sofridos, o grupo ali com Hannover/Wolfsburg/Gladbach/Hoffenheim não impressiona. Nem precisa melhorar muito para passar eles. Dali para cima é um pouco mais complicado. Surpreendente o desempenho do Augsburg, inclusive. 

Novamente tu menciona que a equipe não está convertendo chances, mas as estatísticas colocam o time em 12º tanto em chances criadas quanto em gols marcados. Claro que a gente gostaria de ver o time converter mais do que a média, mas eu ainda acho que o problema está na criação de chances. Claro que apontar o problema é muito mais fácil do que arrumar a solução...

Pessoalmente, eu faria ao menos um teste em um 4-2-3-1 com dois meias centrais em vez de volantes. Tu tá identificando que a defesa funciona, que o problema está no ataque. Por que não abandonar os volantes e tentar ser mais ofensivo então? Tem o risco de não resolver o ataque e piorar a defesa, claro. Mas eu acho que vale a tentativa. Se não der certo, tu volta aos volantes. 

Enfim, concordando ou discordando das decisões do treinador, fica aqui a minha torcida para que o 1860 consiga subir na tabela na segunda parte do ano. A vaga na UEL está bem próxima, já seria um primeiro passo interessante. 

Editado por Danut
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma temporada apertada. O time perdeu pontos preciosos que custaram posições na tabela.

Dá pra reagir, mas terá que fazer um segundo turno acima da crítica. Mas tem chão pela frente.

Boa sorte para a continuação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/02/2023 em 10:51, Marcolation disse:

Sobre os goleiros: a avaliação do elenco, na minha opinião, costuma enganar. Sei que é uma opinião um pouco impopular aqui pelo fórum, mas a variação dessas estrelas ocorre tão rápido, e de forma tão intensa, que não posso usar isso como mais do que uma referência, algo como um indicador. O próprio goleiro, que o olheiro hoje dá 2,5 estrelas, quando chegou tinha, salvo engano, 4 estrelas. Com certeza o alemão não piorou como jogador de lá para cá, e lembro de ele ter 3 estrelas em algum momento da última temporada. Esse mesmo goleiro entrou na seleção da Bundesliga no nosso vice-campeonato... A chegada do Vandro e Zamani, cada um com 4,5 estrelas, parece ter impactado negativamente a avaliação de todo o elenco, o que me dá um indício de que as estrelas significam menos do que costumamos dar crédito.

Sobre essa avaliação, ainda, vi um vídeo do Zealand que parece fazer sentido pela minha experiência com as estrelinhas mudando toda hora - segundo ele, elas dizem respeito apenas a uma avaliação dentro da equipe, isto é: não leva comparação entre a liga, não indica o valor de CA, apenas apresenta a avaliação do staff sobre o papel que o jogador desempenha no elenco, e nisso entram idade, tempo de contrato, se é formado no país/clube... não sei até que ponto isso é real, mas tendo a levar essa visão.

Dito isto: goleiro não é problema hoje.

 

Ainda sobre a questão dos goleiros, eu tenho uma experiência que vai ao encontro da sua. Quando fiz um save com o Cádiz tive um goleiro, Adan Mateo (newgen), que também tinha duas estrelas e meias de capacidade e potencial, segundo análises internas, mas eu tinha total confiança nele e ele foi convocado para a seleção espanhola. 

Eu gosto muito de ler como outros jogadores jogam o FM e muitas vezes encontram soluções que fogem ao esperado. 

Spoiler

elenco-setembro.png.4c2d124cbbb5237fbddec2af0775811a.png

 

 

Falando da última atualização...

Fez uma eliminatória muito boa contra o Schalke. Pena a eliminação.

Repetindo minha perspectiva, eu penso que o 1860 recuou algumas casas e nesse momento está subindo a montanha novamente, mas é preciso calma. O título não virá nesta temporada e uma vaga na UCL seria algo para festejar. Na atual temporada, o desempenho até o momento é melhor do que na temporada passada, mas como você bem sabe, ainda há muito a melhorar se quiser algo mais nela. Ter um saldo de gols zerado é um sintoma de algo não tão bom, mas equipes com desempenho parecido com o seu estão acima na tabela, indicando que o 1860 poderia estar lá, se tivesse conseguido alguns resultados melhores como você sugeriu.

Vai ser importante o 1860 conseguir um desempenho melhor no returno. Força, Leões!

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Danut disse:

Realmente de vez em quando vemos gente tratar as estrelas como uma comparação com o nível da liga, e isso não é correto (chamando o @Tsuru, pois vi ele fazer isso aqui no post). As estrelas são sempre em relação ao restante do elenco do teu time, apenas.

Sim, tem razão, isso era uma coisa que eu não sabia e acabava fazendo confusão.

Porém mantenho o comentário sobre os volantes: num 4-2-3-1 profundo eles pra mim têm de ser os melhores do time, coisa de quatro, cinco estrelas mesmo (se possível), porque é um esquema onde são muito exigidos e não raro, sobrecarregados.

Além das estrelas, eu gosto de contratar também com base no que os olheiros me dizem. O cara que eles falam "contratar a qualquer custo" certamente não é à toa, mesmo que ao chegar ele seja três estrelas pro nível do plantel, ou mesmo que em termos de atributos ele não tenha grandes destaques. E quanto melhores forem os olheiros, certamente melhores serão essas opiniões. Faz algum tempo que eu não decido mais totalmente sozinho, sempre ouço eles antes.

15 horas atrás, Danut disse:

Mas aí te pergunto: será que o 1860, como equipe que deseja brigar seriamente pelo título de uma das maiores ligas do mundo, não deveria contar com jogadores de nível mundial na maior parte das posições do elenco? 

Acho que essa é uma pergunta que convida à uma reflexão tão importante quanto necessária.

Como tu comentou, a visão que a gente traz aqui é parcial, já cansei de pegar temporadas onde o mercado tava muito fraco ou muito inflacionado. Mas também entendo que encontrar caminhos pra driblar esses problemas é que é das coisas mais legais de ser manager.

------

Sobre a atualização, entre pontos perdidos, tropeços e desempenhos que não agradam tanto o treinador, está a apenas três pontos do pelotão de cima. Vai com calma que dá pra chegar, encaixa o time que a vaga europeia vem.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, não tem sido fácil a vida dos Leões nas últimas temporadas, mas, como tu disse, vendo por uma ótima mais otimista, o time tem sido mais sólido defensivamente, agora basta ajeitar o ataque. Particularmente, eu gosto dessa combinação de funções que tu tá utilizando no quarteto ofensivo e é a que eu costumo usar nos meus times. Um teste que tu pode fazer pra ver se melhora é mexer nas pontas alternando as funções atacar e apoiar do Extremo e do Avançado Interior e ver qual combinação funciona melhor com os jogadores que tu tem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/02/2023 em 16:09, Cadete213 disse:

Lentamente e a copa já ficou para trás. Na Liga, o top 4 será complicado esta época e derrotas contra Gladbach e Bielefeld não ajudam. 

Pouca sorte na copa, com um duelo complicado, e ainda menos sorte no jogo onde qualquer uma das equipes poderia passar de fase. Derrotas pesadas, com o Gladbach a nos ultrapassar e dando a única vitória do Arminia na temporada.

Em 27/02/2023 em 18:00, LC disse:

Rapaz pensei em ler que já estava no Top 4 da Liga, mas como disse o @Cadete213, derrotas para o Gladbach e Bielefeld não ajudam em nada. Fora o empate com o Schalke. Quase fim do primeiro turno e vai ter que tentar reverter esse quadro para chegar próximo dos 4 primeiros. Boa sorte na sequência.

É, a coisa está bem mais difícil do que o esperado. Apesar de ter chegado na 4ª posição três vezes e conseguido até um vice-campeonato, ainda somos mais um no bolo de cima, oscilando demais. Derrotas que não ajudam, principalmente contra o lanterna que não venceu mais ninguém. O empate com o Schalke até não é de se jogar fora, mas só por ser um resultado ok já mostra que nossa briga é mais abaixo do que o ideal. Obrigado, LC! 

Em 27/02/2023 em 21:29, Henrique M. disse:

A coisa parece pior do que a tabela sugere, mas está numa posição que se encaixar, vai para as competições europeias. Gostei mais da última tática, porque está dentro daquilo que eu faria em termos de equilíbrio. Aos poucos vai aperfeiçoando e chega em algo agradável e que renda resultados.

A coisa está feia, principalmente pela falta de gols. Saí da primeira para a segunda tática e melhoramos um pouco, mas ainda sinto muita desconexão entre o ponta-esquerdo e o resto da equipe. Na próxima atualização trago o que mudei para melhorar isso.

Em 27/02/2023 em 21:47, Danut disse:

Eu ainda acho que uma equipe do nível do 1860 não pode se contentar com um cara que tem 12 em marcação e desarme (e 8 em agressividade e 11 em bravura) como volante com responsabilidade defensiva, mesmo que seja reserva. Mas enfim, de qualquer modo o jogador já tá aí, e tu que é o treinador, né. Torcendo para que ele corresponda ao que tu espera. 

 

Realmente de vez em quando vemos gente tratar as estrelas como uma comparação com o nível da liga, e isso não é correto (chamando o @Tsuru, pois vi ele fazer isso aqui no post). As estrelas são sempre em relação ao restante do elenco do teu time, apenas.

Uma coisa que ajuda para comparar a equipe com a liga é abrir o relatório completo do adjunto, no perfil do jogador. Ali tem uma descrição junto das estrelas, que vai dizer algo tipo "jogador razoável para a 1ª divisão" ou "jogador de topo para a 1ª divisão". Essa parte escrita sim indica como o adjunto enxerga o jogador em relação ao nível da liga.

Normalmente três estrelas vão indicar um jogador bom para a divisão, que é o esperado da maior parte das equipes né (se o time é ok para a divisão, então o jogador mediano do time deve ser ok para a divisão). Mas não é sempre assim. Por exemplo, já peguei time onde o cara 3 estrelas era considerado "bom para a 2ª divisão", sendo que meu time tava na 1ª divisão. Aí dá para ver que mesmo que o time seja todo 3 estrelas, não é um time de bom nível para a liga (e, realmente, era time que tinha tudo para ser o último colocado da liga, muito abaixo do resto).

Quanto a não ser a primeira coisa que tu olha, cada um teu o seu estilo né. Eu ainda acho que contratações erradas são o maior peso contra o avanço do 1860 nesse save, e que tu poderia melhorar nessa parte prestando mais atenção nas estrelas. Mas claro, isso pensando puramente em tentar melhorar os resultados do 1860, já que está claro que o time não está no nível que se gostaria. Se tu não quiser olhar mais para as estrelas porque acha que isso tira a graça do jogo, por exemplo, aí a questão é outra.

 

Realmente, ter jogadores de nível mundial vai puxar a avaliação do resto do elenco para baixo. O que não quer dizer que os outros jogadores sejam pernas de pau. Só não são nível mundial.

Mas aí te pergunto: será que o 1860, como equipe que deseja brigar seriamente pelo título de uma das maiores ligas do mundo, não deveria contar com jogadores de nível mundial na maior parte das posições do elenco? 

 

Com certeza, quando digo que é para trazer sempre gente que eleve o nível, é pensando em um ideal mesmo. É claro que na prática isso não vai ser possível em todos os casos. E por vezes é difícil para quem está só acompanhando o save saber bem se havia espaço para contratar melhor ou se aquele jogador "mais do mesmo" era realmente o que dava para trazer no momento. Essa avaliação só tu mesmo que pode fazer. A gente comenta aqui, mas é sempre com uma visão parcial das coisas. 

 

Passando para a última atualização agora. Que pena a eliminação para o Schalke na copa. Era um jogo que sabíamos que seria duro. Tua equipe criou um pouco mais, mas também não foi tanto a mais. Era o típico jogo para ser decidido no detalhe, e o detalhe foi um chute do adversário. Triste, mas acontece. 

Na liga resultados mais ou menos. O empate com o Hannover doeu. 

Na reta final do turno os resultados foram de mais ou menos para menos. Quatro jogos sem marcar gols, o que está acontecendo com o ataque do 1860? Vejo que no período anterior só passou em branco contra o Bayern. De repente parece que o time esqueceu qual o objetivo do jogo. 

Olhando a tabela, ao menos está a apenas três pontos do Hannover. Olhando gols marcados e sofridos, o grupo ali com Hannover/Wolfsburg/Gladbach/Hoffenheim não impressiona. Nem precisa melhorar muito para passar eles. Dali para cima é um pouco mais complicado. Surpreendente o desempenho do Augsburg, inclusive. 

Novamente tu menciona que a equipe não está convertendo chances, mas as estatísticas colocam o time em 12º tanto em chances criadas quanto em gols marcados. Claro que a gente gostaria de ver o time converter mais do que a média, mas eu ainda acho que o problema está na criação de chances. Claro que apontar o problema é muito mais fácil do que arrumar a solução...

Pessoalmente, eu faria ao menos um teste em um 4-2-3-1 com dois meias centrais em vez de volantes. Tu tá identificando que a defesa funciona, que o problema está no ataque. Por que não abandonar os volantes e tentar ser mais ofensivo então? Tem o risco de não resolver o ataque e piorar a defesa, claro. Mas eu acho que vale a tentativa. Se não der certo, tu volta aos volantes. 

Enfim, concordando ou discordando das decisões do treinador, fica aqui a minha torcida para que o 1860 consiga subir na tabela na segunda parte do ano. A vaga na UEL está bem próxima, já seria um primeiro passo interessante. 

Vou acabar concordando com você, acho que superestimei um pouco o volante, principalmente considerando que ele vai ser o mais defensivo da dupla quando entrar em campo. 

Essa questão das estrelas dá pano para manga, eu só "descobri" essa questão do elenco pouco antes de comentar com você sobre o vídeo. Realmente as contratações têm sido uma parte difícil de fazer funcionar no 1860, mas acho que aos poucos estou subindo o sarrafo da equipe - pena que já vão 27 temporadas nesse "aos poucos".

Com certeza eu quero jogadores do mais alto nível na equipe, mas negócios como o do Zamani e Pepe não são fáceis de se acontecer, geralmente jogadores nesse nível estão bem longe da nossa realidade financeira, e mesmo esses podem a qualquer momento querer sair, visto que tem cláusulas de rescisão e uma temporada fora da UCL já é o suficiente para reclamações.

A partida com o Schalke foi difícil, acho que até merecíamos mais a vitória no tempo regulamentar, mas na prorrogação foi pelo detalhe, coisas que acontecem.

Na Bundesliga, a coisa desandou muito rápido. Não consegui engatar nenhuma sequência de vitórias e tivemos pelo menos 3 resultados vergonhosos, como o empate com o Hannover.

Augsburg está muito bem, o que complica nossas chances de crescer para uma arrancada no G4. Dessa vez acho que a liga como um todo está mais forte na criação de chances - apesar de sermos o 12º são 2 chances criadas por partida, se me recordo bem, isso seria o suficiente pro top-4 em praticamente todas as temporadas de Bundesliga que joguei. Realmente estamos pecando ofensivamente, mas perdemos muitas chances criadas. Usar dois MC pode ser uma opção situacional, mas prefiro manter como base os dois DM.

Em 27/02/2023 em 21:48, Anismaldo disse:

Mais uma temporada apertada. O time perdeu pontos preciosos que custaram posições na tabela.

Dá pra reagir, mas terá que fazer um segundo turno acima da crítica. Mas tem chão pela frente.

Boa sorte para a continuação.

Ainda dá para recuperar, e temos jogadores bons para isso, mas tem que ser logo se não periga fica novamente fora de competições europeias e aí desanda de vez.

Em 28/02/2023 em 10:30, GGilson disse:

Ainda sobre a questão dos goleiros, eu tenho uma experiência que vai ao encontro da sua. Quando fiz um save com o Cádiz tive um goleiro, Adan Mateo (newgen), que também tinha duas estrelas e meias de capacidade e potencial, segundo análises internas, mas eu tinha total confiança nele e ele foi convocado para a seleção espanhola. 

Eu gosto muito de ler como outros jogadores jogam o FM e muitas vezes encontram soluções que fogem ao esperado. 

  Mostrar conteúdo oculto

elenco-setembro.png.4c2d124cbbb5237fbddec2af0775811a.png

 

 

Falando da última atualização...

Fez uma eliminatória muito boa contra o Schalke. Pena a eliminação.

Repetindo minha perspectiva, eu penso que o 1860 recuou algumas casas e nesse momento está subindo a montanha novamente, mas é preciso calma. O título não virá nesta temporada e uma vaga na UCL seria algo para festejar. Na atual temporada, o desempenho até o momento é melhor do que na temporada passada, mas como você bem sabe, ainda há muito a melhorar se quiser algo mais nela. Ter um saldo de gols zerado é um sintoma de algo não tão bom, mas equipes com desempenho parecido com o seu estão acima na tabela, indicando que o 1860 poderia estar lá, se tivesse conseguido alguns resultados melhores como você sugeriu.

Vai ser importante o 1860 conseguir um desempenho melhor no returno. Força, Leões!

 

 

 

 

Aí que está, às vezes o cara é bom e não tem jeito. Esse caso que você citou do seu save, me fez lembrar de um goleiro espanhol em fim de carreira que usei aqui no save, alguma coisa Garde, e ele era fenomenal - fazia milagres e pegava muitos pênaltis... A avaliação era 2,5 também, isso em uma equipe muito inferior, se não me engano recém subida para a Bundesliga. Só que no caso do Sewonou, a avaliação caiu só nessa temporada, sempre teve 3 ou 3,5, é ótimo goleiro e é alemão, não faz muito sentido buscar outro goleiro agora, enquanto temos problemas em outros setores do campo.

Realmente não foi falta de empenho contra o Schalke, ficamos pelo detalhe.

É complicado essa etapa de um passo atrás, porque tivemos momentos onde parecia que a equipe iria engatar e morremos na praia. Ainda assim, realmente não é hora de pensar em título, e uma vaga europeia é o que dá para buscar. Vamos ver se consigo chegar lá, para isso preciso que o ataque volte a funcionar. 

Em 28/02/2023 em 13:45, Tsuru disse:

Sim, tem razão, isso era uma coisa que eu não sabia e acabava fazendo confusão.

Porém mantenho o comentário sobre os volantes: num 4-2-3-1 profundo eles pra mim têm de ser os melhores do time, coisa de quatro, cinco estrelas mesmo (se possível), porque é um esquema onde são muito exigidos e não raro, sobrecarregados.

Além das estrelas, eu gosto de contratar também com base no que os olheiros me dizem. O cara que eles falam "contratar a qualquer custo" certamente não é à toa, mesmo que ao chegar ele seja três estrelas pro nível do plantel, ou mesmo que em termos de atributos ele não tenha grandes destaques. E quanto melhores forem os olheiros, certamente melhores serão essas opiniões. Faz algum tempo que eu não decido mais totalmente sozinho, sempre ouço eles antes.

Acho que essa é uma pergunta que convida à uma reflexão tão importante quanto necessária.

Como tu comentou, a visão que a gente traz aqui é parcial, já cansei de pegar temporadas onde o mercado tava muito fraco ou muito inflacionado. Mas também entendo que encontrar caminhos pra driblar esses problemas é que é das coisas mais legais de ser manager.

------

Sobre a atualização, entre pontos perdidos, tropeços e desempenhos que não agradam tanto o treinador, está a apenas três pontos do pelotão de cima. Vai com calma que dá pra chegar, encaixa o time que a vaga europeia vem.

 

Complicado demais essa coisa de avaliação, são um monte de variáveis e ainda tem as que a gente entende errado. Se não fossem as discussões aqui, eu não iria atrás de um melhor entendimento e não descobriria que as estrelas são apenas intra-elenco, apesar de provavelmente isso ser escrito em algum lugar do FM.

Acho que você está certo, apesar de nossos volantes titulares serem bons - um craque e um bom jogador, os reservas deixam a desejar e mesmo o Sánchez estou começando a pegar bronca com ele, não só porque está com a moral péssima desde a temporada passada e pedindo para sair, mas também porque o cara é teoricamente o jogador mais ofensivo da dupla e mesmo assim raramente constrói chances de gol, assistências ou mesmo marca. Vamos ver o futuro dele, mas preciso dar mais atenção à volância.

Meus olheiros são ótimos, e acho que não tenho dado a devida relevância para a avaliação deles na hora de contratar. Vou tentar fazer isso na próxima temporada, isso se conseguir renovar o contrato.

O mercado é complicado... realmente olhando para trás, acabei gastando muito mal e agora pago o preço dos erros. De qualquer forma, sempre tenho que me virar com uma grana curta para uma equipe que disputa na parte de cima, o que exige que encontre soluções criativas.

Vamos ver se dá pra recuperar do começo fraco, não estamos tão longe do bolo da UEL, mas a UCL já ficou complicado.

 

23 horas atrás, div disse:

É, não tem sido fácil a vida dos Leões nas últimas temporadas, mas, como tu disse, vendo por uma ótima mais otimista, o time tem sido mais sólido defensivamente, agora basta ajeitar o ataque. Particularmente, eu gosto dessa combinação de funções que tu tá utilizando no quarteto ofensivo e é a que eu costumo usar nos meus times. Um teste que tu pode fazer pra ver se melhora é mexer nas pontas alternando as funções atacar e apoiar do Extremo e do Avançado Interior e ver qual combinação funciona melhor com os jogadores que tu tem.

Pois é, temos que voltar a criar e colocar a bola na rede. Tenho mexido bastante nas funções, mas o que ainda é difícil é encontrar uma forma de colocar o ponta-esquerdo no jogo. Estou por enquanto tendendo mais para um Extremo-Apoiar, mas mesmo assim tem horas que ele fica muito desconectado do restante da equipe. No lado direita, o Avançado Interior está muito bom, mesmo com um destro na posição - aliás, acho que por ele ser destro que está indo tão bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner24e0e939648eec1d8.png

 

 

 

TEMPORADA 2045/46

 

Em casa Leão, fora de casa...

 

SEGUNDA METADE DA TEMPORADA

A volta do futebol na Alemanha foi um período de mudanças importantes no 1860 München, apesar de poucas. A principal delas, a saída de um líder do elenco no vestiário e a passagem de bastão desse para outro líder do elenco na sua posição. Acabamos melhorando com a saída, o que não pode ser creditado exclusivamente a isso, mas acredito que foi um fator relevante.

Além da questão de ambiente, também foi uma época onde mexemos bastante na parte tática, e após uma volta ao mundo em funções e tarefas, com uma dose de ironia voltamos praticamente para o que utilizamos na temporada passada, apesar de uma mudança sutil mas fundamental - a saída do Segundo Volante.

 

TRANSFERÊNCIAS

Transferencias5afe135fc69011eb.png

 

Levei a sério a necessidade de melhorar o ambiente do vestiário nesse meio de temporada, além de conseguir melhorar bastante as finanças do clube. Sánchez era nosso segundo volante titular fazia bastante tempo, tinha status de formado no clube e sempre acumulava boas notas, acima de 7, nas temporadas pelo clube, mas após a eliminação da UEL da última temporada o jogador passou a pedir para sair de toda forma. Sua moral estava sempre baixa, não importa o que acontecesse, o que sendo ele um dos líderes do elenco imagino que tenha impactado bastante nossa performance. Quando um time da China chegou oferecendo € 60M por ele, achei que era a hora de cortar o mal pela raiz e me desfiz do jogador. A saída acabou sendo oportuna, pois abriu espaço para Torres ganhar a posição de Regista e se tornar o jogador de melhor nota no elenco ao fim da temporada.

Também vendemos um jogador bem promissor da base, mas que tinha péssima Determinação, atributos ocultos horrorosos e uma personalidade negativa. Ao menos podemos ganhar um troco se ele se desenvolver e for vendido novamente.

 

TÁTICA

Taticaf998b04b0464f348.png

Demoramos para engatar uma tática que parecesse sólida defensivamente e ao mesmo tempo levasse a criação de chances, mas o desenho acima foi o que utilizamos na reta final de temporada e que me deu mais confiança com o que vi em campo. Curioso como demorei para achar a melhor combinação de funções para os laterais e acabei terminando com a mesma que já utilizei bastante - apenas a função do nosso Ala agora é de Defender, que faz mais sentido estando no lado do volante que sai mais, e que eu já usava bastante em partidas onde não éramos favoritos. A ponta-esquerda melhorou horrores com o Extremo em Apoiar e não Atacar, mas continua sendo o ponto fraco da equipe, acho que tem momentos em que se torna muito desconexo e o mais estranho: muitas vezes não fica aberto quando deveria e dribla no corredor demais quando não tem uma opção imediata de passe. Aceito sugestões.

Tenho mudado apenas a função do Médio Defensivo, que joga como Defender em partidas muito difíceis, além de baixar a mentalidade para Equilibrada ou Cautelosa.

 

BUNDESLIGA

Rodada 17 - Mainz 05 (C)

Temos apenas a Bundesliga pela frente. São 18 partidas que definiram o futuro (ou não) do save, com meu contrato chegando ao fim e com um time insatisfeito e irregular. Após pouco criar, conseguimos finalmente fazer um gol, em cobrança de escanteio e desvio para Ygor colocar para dentro. No 2T, sofremos um gol em bobeira da defesa, mas conseguimos voltar à frente em ótimo cruzamento de Ygor para Pepe chegar de trás e fechar o placar: 2x1.

 

Rodada 18 - Hoffenheim (C)

Começamos bem, mas perdemos ótimas chances com Alison Rodrigo tendo chance de titular e ficamos zerados para o intervalo. Logo na volta tivemos boa chance que Vandro botou na trave, e parecia questão de tempo para fazermos o gol - e foi mesmo: com 8' Vandro tabelou com Pepe e disputou a bola na pequena área para marcar o gol da vitória por 1x0.

 

Rodada 19 - Stuttgart (F)

Foram duas vitórias para começar a retomada, ambas bem apertadas apesar de merecidas. Começamos em cima e largamos na frente em bela enfiada de bola de Escouto para Vandro se consagrar ainda aos 13', e dominamos completamente o adversário até naturalmente ampliarmos novamente em jogada de Escouto, dessa vez virando a bola para Ayoub guardar de cabeça. Na volta do intervalo, demoramos pouco para ampliar em jogada de escanteio com Torres para determinar o 3x0.

J_Stuttgart507a84dfd3d82cf4.png

 

Rodada 20 - Kaiserslautern (C)

Temos obrigação de vencer contra uma das equipes do escalão de baixo em nossa casa. Fizemos um 1T péssimo, apesar de manter a posse não criamos chances e estivemos mais perto de sofrer gol do que de fazer. Voltamos mais ligados, com Ayoub desperdiçando a nossa melhor chance no jogo, mas finalmente saímos do zero na bola parada, após Aydin desviar falta lateral para marcar, e perto do fim da partida o mesmo Aydin viu Zamani entrando na área e fez virada de jogo sensacional para deixar o ponta na boa: vitória até difícil por 2x0.

 

Rodada 21 - Köln (F)

Começamos no 220V, criando algumas boas chances até Ayoub ter chance clara para marcar em boa troca de passes com Ygor e bater tirando do goleiro, que ainda tocou nela mas não conseguiu desviar. No minuto seguinte, uma bola nas costas da nossa defesa nos pegou desprevinidos e veio o empate, mas não durou muito com Estelmann aproveitando sobra de escanteio de bem longe do gol para nos colocar novamente à frente. Ainda conseguimos mais um gol antes do intervalo quando, já nos acréscimos, Zamani recuperou bola no ataque e lançou para Ayoub bater da entrada da área. No 2T, Ayoub chegou ao seu primeiro hat-trick na carreira após nova assistência de Zamani, e o Köln descontou em chute de fora da área, mas ficou assim mesmo: ótima vitória por 4x2.

 

Rodada 22 - Borussia Dortmund (C)

Depois de 5 vitórias seguidas, finalmente temos uma verdadeira prova de fogo pela frente contra o Borussia Dortmund. É nossa chance de nos aproximar do G4, que hoje está a 5 pontos de distância da nossa 5ª colocação. Fizemos um 1T bem abaixo da média, sem conseguir fugir da forte pressão amarela no nosso campo, mas no 2T nos redimimos após abraçar o papel de azarão e contar com o contragolpe - boa troca de passes em velocidade, Zamani já dentro da área na linha de fundo rolou para trás e Escouto chegou batendo para nos colocar à frente do placar. Infelizmente, acabamos deixando o empate chegar com um atacante totalmente livre na área após escanteio, mesmo estando rodeado por 7 defensores nossos - coisas do futebol. Assim ficou a partida, em um justo(?) empate por 1x1.

J_Dortmund9ce3c1212fbe3eb9.png

 

Rodada 23 - Augsburg (F)

Luta do 4º e 5º colocados, nossa chance de diminuirmos os 4 pontos que nos separam da vaga na UCL.

Saímos atrás cedo no placar, mas nos encontramos no jogo e a bola longa nos trouxe o empate com Vandro tendo chance cara a cara com o goleiro e não desperdiçando. Na volta do intervalo, ficamos novamente atrás em cruzamento aos 3', e novo cruzamento trouxe o terceiro do Augsburg rapidamente. Até descontamos aos 15', mas em impedimento milimétrico que anulou o gol, e assim terminou o jogo: derrota por 1x3 onde tivemos poucas chances.

 

Rodada 24 - Hertha Berlin (F)

Um 1T de poucas chances, mas as mais relevantes foram todas dos mandantes, o que era um péssimo sinal. Fomos totalmente bombardeados na segunda etapa, e tivemos foi sorte de não levar mais do que o 0x1.

J_Hertha7815d5857061a1a2.png

 

Rodada 25 - Hannover 96 (C)

Aos 12' de jogo Aydin achou um passe inacreditável para Pepe chegando na linha de fundo e o meia deixou Vandro na boa para nos deixar a frente, foi surpreendente termos terminado na frente, uma vez que tivemos 0(!) finalizações no alvo na primeira etapa (imagino que o gol de Vandro tenha desviado em alguém). Tivemos uma segunda etapa pouco movimentada, apesar de termos sido a melhor equipe não criamos tantas chances e só aos 48' é que marcamos novamente, em nova assistência de Pepe - dessa vez para Fábio pegar de dentro da área e acertar o canto: 2x0.

 

Rodada 26 - VfL Wolfsburg (F)

Duelo entre nós 5º colocados, e o Wolfsburg em 6º. A distância hoje para o G4 é grande em 7 pontos, então temos de ir um passo de cada vez para tentar diminuir e ao menos manter a frente na disputa da vaga na UEL.

Se por um lado nós fomos amplamente superiores na primeira etapa e criamos três chances claras de gol, por outro, nós fomos muito ineficientes, desperdiçando todas elas que poderiam ter nos dado tranquilidade antes do intervalo. Voltamos e rapidamente sofremos o gol em cruzamento da esquerda, e após jogar o time todo ao ataque buscando o empate acabamos sofrendo o segundo já nos acréscimos, placar final de 0x2.

J_Wolfsburg5b5cf99ba8b0e05f.png

 

Rodada 27 – Bayern (C)

Temos apenas uma vitória nos últimos 5 jogos, o que torna esse clássico ainda mais importante. Nosso objetivo aqui tem que ser o empate, uma vez que vencemos apenas 3 vezes o rival vermelho desde que assumi o clube.

Foi uma partida bem pegada, com faltas e erros em profusão e finalizações em falta durante a primeira etapa. No lance de mais impacto, um gol na bola parada para o Bayern que foi anulado pelo VAR ao verificar impedimento. Na segunda etapa, resolvi fechar mais o time e fomos levando o empate até o final do jogo, terminando mesmo no 0x0.

J_Bayern88a8dca66b14b68c.png

 

R1e5688a4e8092762a.png

 

Rodada 28 - SV Werder (F)

Ainda não conseguimos espantar a má fase, mas o empate com o Bayern me deu um pouco de esperança em conseguirmos nos manter vivos até o fim da temporada - no mínimo para a vaga na UEL, que hoje parece o mais próximo. Fizemos até um bom 1T, sendo completamente donos da posse e criando uma ou outra boa oportunidade, mas aos 38' tivemos uma oportunidade daquelas... pode parecer exagero o tanto que falo das chances perdidas, mas Vandro se supera. Ygor rolou e era o famoso "faz e me abraça", mas Vandro bateu na trave e acabou ficando sem abraço.

69f404bad9564474e462454ee147d2b2.gif

Tivemos algumas outras chances na segunda etapa, mas a melhor chance foi do Werder: Escouto cometeu pênalti aos 38' e Andersen não desperdiçou. Não deu para buscar o resultado e saímos derrotados por 0x1.

Estamos mesmo numa maré péssima...

J_Werder90d5dfc2d6ad6db0.png

 

Rodada 29 - Bayer 04 (C)

Saímos na frente em escanteio com Montoya, mas demos mole na defesa novamente e sofremos o empate com apenas 12' de jogo. Pepe decidiu arriscar de fora da área e conseguiu nos deixar novamente em vantagem, e fez outro perto do intervalo desviando falta lateral para dar mais tranquilidade. Antes de deixar o campo com uma lesão leve, Pepe ainda deixou o terceiro batendo pênalti, e o Bayer ainda descontou nos acréscimos para fechar o placar em 4x2.

 

Rodada 30 - Schalke 04 (F)

Se Vandro vinha decepcionando quando tinha chances, dessa vez ele fez seu papel: Alison Rodrigo foi puxado na área e o garoto brasileiro cobrou bem para nos deixar à frente. No restante da primeira etapa, nos seguramos bem e negamos os espaços ao Schalke segurando a posse de bola - o Schalke teve apenas 35% do tempo com a bola e não chutou na direção do gol. Infelizmente, a bola parada nos puniu na segunda etapa, e em falta lateral o Schalke empatou a partida. Ainda tivemos algumas emoções na partida, com um gol anulado do Schalke, mas prevaleceu o 1x1.

J_Schalke475d8caaad3fa90d.png

 

Rodada 31 - RB Leipzig (C)

Não tivemos nem 2' de jogo e Montoya foi desarmado no campo de ataque dando campo livre a Micic, que tocou na saída do goleiro e já nos deixou atrás no placar. Para piorar, Vandro voltou a perder chance ele e o goleiro, acertando a trave, mas Zamani nos salvou, colocando em igualdade em ótimo chute da entrada da área, fazendo de falta logo depois e dando a assistência para Ygor fazer o terceiro, tudo em um espaço de 5 minutos. Na segunda etapa, Zamani chegou ao seu hat-trick cobrando pênalti, e assim ficou. Vitória maiúscula, de virada, por 4x1.

J_Leipzig89494dff20e7c6e8.png

 

Rodada 32 - Borussia M'gladbach (F)

A bola parada nos agraciou aos 11', ao marcarmos com Aydin em escanteio, mas foi um 1T bem aberto, com ambas as equipes criando e finalizando bastante, e o empate veio ao fim da etapa em pênalti cometido por Escouto. No 2T até tivemos chance de vencer, mas Vandro novamente perdeu chances inacreditáveis e nos acréscimos fomos punidos - como diz o ditado: "quem não faz, leva". Levamos o 1x2 e ainda vimos o Monchengladbach nos ultrapassar na tabela. Terrível resultado.

J_Monchen246e0cc551b9f023.png

 

Rodada 33 - Arminia Bielefeld (C)

Contra um lanterninha e já rebaixado Arminia, a vitória era fundamental para nos manter ao menos vivos na disputa pela vaga na UEL, mas não dependeríamos apenas de nós depois de mais um péssimo resultado contra um concorrente direto. Havia muito em jogo e só o que podíamos fazer era tentar vencer os dois jogos restantes.

TabelaR33b382d0657fd2a3dd.png

Vandro fez o que deveria sempre fazer e aproveitou boa jogada de Ygor para desviar pro gol e nos deixar à frente aos 4', e não é exagero dizer que aos 15 já dava para estarmos goleando, mas só ampliamos aos 17' com oportunismo de Ygor. Em jogada ensaiada de escanteio, Aydin marcou e ainda deu tempo de Vandro servir Zamani para mais um gol, e de Ygor receber nas costas da defesa para fazer o quinto. Na segunda etapa, tiramos o pé do acelerador e fizemos apenas um gol em escanteio, com o zagueiro Montoya, fechando assim a majestosa goleada por 6x0 que, rufem os tambores... nos alçou à 6ª posição, com os dois concorrentes diretos sofrendo derrotas na rodada.

Já sem chance de subir para 5º, a 6ª posição que ocupamos hoje é o objetivo. Para garantir a vaga europeia - lembrando que a 6ª posição só dará a vaga na UEL se o Schalke vencer o Monchengladbach na final da Pokal, que acontece após o fim da temporada, caso contrário ficaremos com a Conference - temos que no mínimo garantir um empate fora de casa. Menos mal que, assim como nosso último adversário, o Mainz já está rebaixado faz tempo. Apesar disso, confesso que estou muito receoso com a partida, visto que temos sido simplesmente pavorosos fora de casa. Nas últimas 6 partidas fora de casa temos 1 empate e 5 derrotas, nos quais fizemos apenas 3 gols. Vamos ver se consigo botar um fim nessa sequência e salvar a temporada pelo caminho. Um último comentário relevante para a importância da partida: ainda não estava de contrato renovado, após a diretoria encerrar as negociações por eu pedir mais do que 1 ano de duração.

Acredito que, se perder, já era.

 

Rodada 34 - Mainz 05 (F)

Tabela_R34e0a6741930d8f963.png

A tensão era enorme na partida, então cada lance já me deixava preocupado, mas quase perdi a cabeça foi quando, aos 17', o goleiro adversário operou dois milagres em sequência para impedir nosso primeiro gol. Foi em escanteio, aos 27', que conseguimos finalmente tirar o peso dos ombros: Zamani surpreendeu cobrando na entrada da área de onde Torres pegou de primeira e acertou o canto - 1x0! Vandro não estava a fim de acabar com a emoção, perdendo chance inacreditável (mais uma) pouco depois, mas Escouto sim queria terminar logo aquilo e levou a bola praticamente até dentro do gol, precisando finalizar três vezes já em cima da linha do gol para ampliar. Vandro ainda acertou a trave e, acreditem, tirou um gol nosso de fora da área por "atrapalhar" o goleiro estando impedido - só que não atrapalhou em nada o que era um foguete indefensável. De qualquer maneira, estávamos bem confortáveis para levar a vaga controlando o jogo no 2T, e ficou ainda mais fácil quando Zamani aproveitou confusão na área no escanteio e botou para dentro o terceiro. Vandro ainda conseguiu perder mais um gol cara a cara com o goleiro antes de ser substituído, para não perder o costume, e o placar terminou assim mesmo, com grande vitória por 3x0 para fechar uma temporada de altos e muitos baixos.

J_Mainz73d663bf000cac31.png

 

R2b05d3086245925fd.png

 

Após o fim da nossa participação na Bundesliga, restava aguardar: o resultado da final da Pokal entre Monchengladbach e Schalke e, principalmente, uma nova proposta de contrato da diretoria do TSV 1860 München. Quanto ao primeiro, tomei um susto quando olhei nas competições europeias e vi que (1) já temos um campeão alemão na UCL, visto que a final será um Bayern x Borussia Dortmund, reeditando a final de 2013; (2) também temos um alemão na final da UEL, com o Hertha enfrentando o Lyon.

O que isso significa para nós? Não faço ideia... Acho que, caso o Bayern vença na Champions, é possível que o Dortmund perca a vaga na UCL com uma vitória do Hertha na Europa League - o que, fatalmente, pode reverberar em nós (se meus cálculos estiverem certos) e poderíamos ficar fora de qualquer competição europeia. Acho que o melhor é ver o que acontece e pensar depois, mas confesso que estou bem preocupado em perder mais uma vez minha vaguinha europeia por resultados de outras competições - e isso sem falar no tal contrato.

 

A primeira decisão alheia foi na Pokal, onde felizmente o Schalke bateu o Borussia Monchengladbach pelo placar mínimo e se sagrou campeão, em uma campanha onde passou por três prorrogações (inclusive contra nós) e uma disputa de pênaltis com o Bayern para chegar à final. Esse resultado era um dos necessários para nos levar à Europa, e garantiu ao menos a participação na Conference League.

Ansioso pelo resultado da Europa League, mais uma vez pude comemorar com a vitória do Lyon por 3x1 sobre o Hertha Berlin, resultado que nos garantiu na competição para a próxima temporada! Era só estourar o champanhe e esperar a ligação da diretoria com o contrato redigido. Aqui não farei mistério: sim, continuarei no comando do TSV 1860 München, ao menos da próxima temporada. Pois é, a diretoria apenas repetiu a oferta que levou a um impasse, oferecendo um ano de contrato para eu "me provar" – e já quer luta pelo título na próxima Bundesliga.

A título de curiosidade, o Dortmund foi campeão da Champions League em cima do grande rival Bayern, nas penalidades, após um empate por 1x1 no tempo normal - além do gostinho especial de vencer do Bayern, o Borussia ainda jogou a final em casa, com a partida ocorrendo no Signal Iduna Park em Dortmund.

Ao menos dá para a torcida comemorar a desgraça do rival, não?

 

 

CLASSIFICAÇÃO

Bundesliga

Classificacao491a5605f46dbc4e.png

 

DFB-Pokal

POKAL736c444d6484b93f.png

 

FINANÇAS

Financasd1dd67d6f896454a.png

 

VISÃO DO CLUBE

Visao7cbcad8b8f5e56ae.png

 

ESTATÍSTICAS

Inicioba116aed8cf84ea8.png

 

Estatísticas Defensivas

17º em Total de Desarmes e 4º em % (22,6 por partida / 86%) | 14º em Faltas Cometidas (9,2 por partida) | 12º em Cartões Amarelos e 16º em Vermelhos (54 Amarelos / 0 Vermelhos) | 4º em Jogos sem Sofrer Gols (12 partidas) | 3º com Menos Gols Sofridos (35 gols)

Estatísticas Ofensivas

5º em Posse de Bola (53%) | 6º em Passes Completados e 3º em % (450 por partida / 88%) | 8º em Oportunidades Criadas (2,2 por partida) | 3º em Faltas Sofridas (11,8 por partida) | 4º em Chutes à Gol (8,0 por partida) | 5º em Gols Marcados (53 gols)

Estatísticas dos Jogadores

Zamani 1º em Assistências (13) e em Oportunidades Criadas (18) | Vandro 12º em Gols (10) | Classificação Média: Zamani 10º (7,36) e Torres 14º (7,34)

 

Destaques do time

Zamani é meu pastor e Assistência não me faltará - o alemão de apenas 21 anos chegou de graça e já caiu nas graças do treinador e da torcida, sendo o homem da bola parada e da bola rolando, gerando muitas oportunidades e dando o maior número de passes para gol e oportunidades criadas no elenco e em toda a Bundesliga.

Torres subiu muito a qualidade do time jogando de volante como Regista (nem sentimos falta da laranja podre que virou Sánchez), e é interessante ver como o homem sempre consegue dar um jeito de se garantir como titular na equipe nesses 10 anos de clube, me lembra um certo ícone do clube que também foi meia e volante por muitos anos e hoje é nosso preparador (alguém ainda lembra de Bekiroglu por aí?). Está de contrato renovado e só sai quando quiser do 1860 München.

Escouto, apesar dos pênaltis cometidos no fim de temporada, foi uma constante no nosso time e a mudança no final de temporada para DL-Atacar (praticamente andamos em círculos nessa, voltando à disposição da temporada passada nos 4 defensores) parece ter o equilíbrio certo entre ataque e defesa.

Por fim, Sewonou fez muitos milagres e continua sendo constante - a premiação de melhor goleiro da Bundesliga não é à toa.

 

Decepções

Vandro, ou: a síndrome do atacante perdedor de gols - admito que esbocei um leve sorriso com a notícia de que o garoto não iria jogar a Copa do Mundo pelo Brasil.

Amerkamp não jogou nada e virou opção de fundo de gaveta na ponta-esquerda mas acredito que ele pode voltar a render na próxima temporada. Além dele, Bares parece ter desaprendido a jogar futebol também, e esse como terá 30 anos é candidato a sair do clube, caso apareça uma boa proposta.

 

PRÊMIOS

Premios4922eeb279206b96.png

 

Zamani caiu mesmo nas graças da torcida, sendo considerado o melhor jogador da equipe, além da melhor contratação de uma boa leva de jogadores que chegaram nessa temporada. Além dele, quem teve bons motivos para comemorar foi o goleiro Sewonou, que foi mais uma vez eleito para a Seleção da Bundesliga. O arqueiro continua sendo muito seguro e nos salvando, principalmente nos duelos contra as grandes equipes. Além do reconhecimento da imprensa e jogadores, Sewonou também cravou seu lugar na história do 1860, se tornando o goleiro do nosso melhor 11 de todos os tempos.

Time_Historico6f58adf3666522cc.png

Me surpreendeu um pouco a presença de Ayoub entre o 11 ideal dos torcedores, uma vez que ele jogou pouco como titular, e Ygor cresceu bastante no fim de temporada, mas o ponta também emplacou um 3º lugar na disputa de Melhor Jogador Sub-19 da Alemanha. Tem muito a crescer ainda.

 

NOTÍCIAS DO CLUBE

Não foi uma temporada dos sonhos, mas olhando para trás dá para tirar algumas boas lições dessa reta final. Conseguimos nos acertar ofensivamente, aumentando o número de chances criadas (crescimento de 0,2 na média) em uma temporada atipicamente forte no geral da Bundesliga nesse quesito. Além das chances, aumentamos e muito a média de gols marcados (saímos de 1,12 por jogo nas primeiras 16 partidas para 1,94 nas 18 partidas dessa atualização). Defensivamente, também vi um pouco de evolução, apesar de mais tímida nos números (saímos de 1,12 gols sofridos por partida para 0,94), e percebi uma equipe mais bem postada quando fora de posse e atuando melhor nas transições, ainda que tenhamos falhado em alguns momentos importantes.

A dinâmica que mais me preocupa, nesse fim de temporada, é a nossa performance nas partidas fora de casa. Se por um lado mantivemos a força em nosso estádio, fazendo uma campanha de 7 vitórias e 2 empates (esses dois contra Dortmund e Bayern), marcando 23 gols e sofrendo apenas 5 nas partidas dessa atualização, fora de casa tivemos um retrospecto que quase nos custou a vaga na UEL, com muitas derrotas para concorrentes diretos e retrospecto geral de: 3 vitórias, 1 empate e 5 derrotas, marcando 13 gols e sofrendo 12. O empate veio, sim, contra o Schalke, mas as derrotas foram TODAS contra concorrentes diretos, que em algum momento estavam brigando conosco pelas vagas europeias.

Com certeza terei algum trabalho em melhorar nosso desempenho fora de casa, e apesar de ter tido chance de até vencer algumas dessas partidas, não dá para botar a conta apenas na falta de conversão de chances e no azar.

Teremos trabalho a fazer no mercado, mas com parte do orçamento já comprometido pela cláusula de obrigação de compra de Montoya (que valerá muito a pena, visto que o colombiano se tornou titular indiscutível na reta final), terei que me livrar de uma ou outra peça para poder reforçar o elenco. O ponto principal será a lateral-esquerda, onde teremos a saída de Valdemir, que assinou pré-contrato com o São Paulo e nem tentei renovar, e o fim do empréstimo de Romero, o qual se tiver possibilidade tentarei renovar, dessa vez para tê-lo como reserva de algum reforço. Fora isso, talvez um reserva para segundo homem de meio-campo, uma vez que além de Torres apenas Aydin pode fazer a função e quero ter os dois como titulares, ou – se surgir oportunidade – trazer um titular para jogar de primeiro volante, deslocando Aydin para a posição de Regista e deixando Torres como arma do banco. Só devo realizar mais contratações caso apareça alguma boa oportunidade de mercado, ou se perdermos alguma peça importante na janela.

Cheguei a sofrer um pequeno infarto por causa das finanças nesse fim de temporada, depois de ver um aviso de que tínhamos falhado no Fair Play financeiro mesmo com uma boa premiação pela 6ª colocação, e me desesperei quando aceitei uma oferta ótima no fim da época para vender Amerkamp ao Marseille mas o jogador não quis assinar. Acabou que, assim que virou a temporada, voltamos a estar em dia com o FPF, e só teríamos problemas se estivéssemos disputando competições europeias no ano passado. Pode uma coisa dessas? De qualquer forma, preciso ficar de olho nas finanças pois nosso grande aumento de gastos com salários não foi acompanhado por um aumento de receitas gerais – isso seria facilmente contornado se não tivesse ficado de fora das disputas europeias com campanhas ruins nos últimos anos.

Olhando para os garotos, mais uma vez a base conquistou títulos, vencendo a disputa regional e nacional da categoria. A transição entre base e time principal é complicada, mas pretendo dar espaço a mais dois jogadores na próxima temporada – um por necessidade na lateral-esquerda, o outro porque temos um atacante bem promissor de 17 anos e Alison Rodrigo parece ter ficado no passado faz tempo.

Por fim, destaque para nossos convocados para a Copa do Mundo: pelo Brasil tivemos Pepe e Escouto, Bares representará a República Tcheca, Aydin e Zamani foram convocados pela Alemanha e nosso xerifão Montoya vestirá as cores da Colômbia.

Copa_do_Mundo5e8aa258b313a340.png

 

 

 

Estatísticas do Elenco | Confiança da Diretoria | Dinâmica | Fornada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Marcolation changed the title to TSV 1860 München - De volta ao topo | Em casa Leão, fora de casa... | Att: 02/03

Por fim, o 6º lugar acabou sendo uma posição boa na nova tentativa de alcançar o topo da Bundesliga. É bom ver que o time deu uma boa evoluída na 2ª metade de temporada. Vejo motivos para se alegrar. Conseguiu fazer o equilíbrio no saldo de gol pender para os gols marcados e melhorou também o desempenho defensivo, o que foi muito bom. Só não foi melhor, como você percebeu, por conta das derrotas fora de casa, algo que precisará ser atacado para a próxima temporada.

Muito boa a renovação do seu contrato, apesar de ser por apenas mais um ano.

Dos contratados, acabou vendo alguns se destacando, principalmente Montoya, Pepe e Zamani. Mostrou também que o goleiro 2,5 estrelas realmente é, no mínimo, muito bom. Mas fica uma pergunta: ele não conseguiu nem uma vaga como 3º goleiro da seleção alemã? Quem foram os convocados?

A questão do FPF é algo para ficar bastante atento, até mesmo porque você não tem conseguido equiparar os altos gastos salariais com o desempenho dos jogadores. Contudo, a venda do Diego Sanchez se mostrou uma excelente jogada de mercado.

Força, Leões. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, conseguiu corrigir a rota nesse segundo turno e mesmo falhando nos confrontos diretos, conseguiu uma vaga europeia. 

Agora, creio que o desafio será reforçar o elenco com parcimônia e buscando jogadores que possam elevar o nível da equipe, como Zamani pode fazer. 

Eu acredito que esses aprendizados que você vem compartilhando aqui poderão ser úteis para uma temporada mais frutífera. Especialmente os ajustes táticos mencionados. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Time parece ter melhorado nessa parte final de temporada. Olhando para os gols marcados e sofridos, dá para dizer que o 6º lugar foi até pouco, o time poderia muito bem estar ali entre 3º e 5º lugar. Só faltou mesmo um pouco mais de capricho nos jogos fora de casa. Mas enfim, para esse momento que o time vinha vivendo já foi um belo avanço.

A tática continua muito longe do que eu faria, mas isso que é o legal de acompanhar aqui a área: ver como jogadores diferentes resolvem os problemas de forma diferente. Os resultados estão aí para provar que algo está correto nas soluções que tu escolheu. Agora é ver como faz para resolver o desempenho fora de casa.

Fico feliz de ver o 1860 de volta nas disputas continentais. Torço por um ano de (re)consolidação no grupo de cima da Bundesliga e, quem sabe, uma campanha animadora na UEL. Acho que dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, GGilson disse:

Por fim, o 6º lugar acabou sendo uma posição boa na nova tentativa de alcançar o topo da Bundesliga. É bom ver que o time deu uma boa evoluída na 2ª metade de temporada. Vejo motivos para se alegrar. Conseguiu fazer o equilíbrio no saldo de gol pender para os gols marcados e melhorou também o desempenho defensivo, o que foi muito bom. Só não foi melhor, como você percebeu, por conta das derrotas fora de casa, algo que precisará ser atacado para a próxima temporada.

Muito boa a renovação do seu contrato, apesar de ser por apenas mais um ano.

Dos contratados, acabou vendo alguns se destacando, principalmente Montoya, Pepe e Zamani. Mostrou também que o goleiro 2,5 estrelas realmente é, no mínimo, muito bom. Mas fica uma pergunta: ele não conseguiu nem uma vaga como 3º goleiro da seleção alemã? Quem foram os convocados?

A questão do FPF é algo para ficar bastante atento, até mesmo porque você não tem conseguido equiparar os altos gastos salariais com o desempenho dos jogadores. Contudo, a venda do Diego Sanchez se mostrou uma excelente jogada de mercado.

Força, Leões. 

 

Felizmente, o time medíocre da primeira etapa só apareceu nas partidas fora de casa. É para pensar no porque isso aconteceu - talvez seja melhor entrar mais cauteloso não apenas contra o Big-3, mas contra as equipes médias como Augsburg, Werder, Hertha, M'gladbach e por aí vai...

Ainda assim, nada me tira da cabeça que dava para termos vencido muitas dessas derrotas se apenas aproveitássemos as chances claras. Talvez a percepção dessas chances seja maior do que realmente elas são, apesar de que a que destaquei no gif nem foi a mais perdida delas.

Infelizmente, acabei recebendo a oferta de apenas um ano e nem abaixando bastante o salário o presidente aceitou mais que isso. Pior, teve eleição no fim da temporada e ele foi reeleito, o que significa que disputar o título na próxima temporada pode ser a minha única chance de seguir no comando do 1860. Aproveitando: tive uma experiência no FM19 sobre essa exigência de "disputar título" de uma competição na visão do clube em que mesmo perdendo o título/liderança literalmente na última partida o objetivo foi falhado. Sabe como funciona a avaliação desse objetivo?

Sobre os reforços, acertei em cheio, e tive foi muita sorte também em conseguir o Pepe e Zamani de graça. Se não me engano, o Pepe foi até uma sugestão do diretor esportivo que geralmente nem costumo consultar.

Sobre a convocação do goleiro, ótima pergunta! Não sei porque não foi convocado, imagino que uma das vagas seja para o goleiro do Bayern - que é absurdo - já as outras não tenho ideia. Vou ver isso quando abrir novamente o jogo.

Quanto ao FPF, foi um baita susto, até porque em nenhum momento eu havia visto aviso sobre falhar, só ao fim da temporada. A venda do Sanchez foi ótima financeiramente, e acabou matando três coelhos numa cajadada só: sanou o prejuízo, melhorou o ambiente e abriu caminho pra jogar de vez com o Torres de Regista. A última, por sinal, fez do argentino o jogador com maior nota no elenco.

3 horas atrás, #Vini disse:

Bom, conseguiu corrigir a rota nesse segundo turno e mesmo falhando nos confrontos diretos, conseguiu uma vaga europeia. 

Agora, creio que o desafio será reforçar o elenco com parcimônia e buscando jogadores que possam elevar o nível da equipe, como Zamani pode fazer. 

Eu acredito que esses aprendizados que você vem compartilhando aqui poderão ser úteis para uma temporada mais frutífera. Especialmente os ajustes táticos mencionados. 

 

Foi complicado, e talvez sem o carimbo definitivo de merecimento - até depois da temporada tive que esperar resultados alheios pra garantir a UEL.

Vamos ver o que dá para fazer no mercado. Com os problemas com relação ao FPF, não vejo possibilidade da diretoria aumentar o percentual de receitas de transferência disponível que hoje é 35%. Além disso, dos 48M disponíveis, 29M já estão comprometidos pela transferência do Montoya, o que vai tornar o processo ainda mais complicado. Não posso recorrer às vendas, nem posso gastar como deveria, alguma mágica vai precisar acontecer.

Ao menos taticamente parece que encontramos um caminho. Caso o assédio sobre nossos destaques não desmantele a base da equipe, acredito que temos tudo para fazer uma ótima temporada.

2 horas atrás, Danut disse:

Time parece ter melhorado nessa parte final de temporada. Olhando para os gols marcados e sofridos, dá para dizer que o 6º lugar foi até pouco, o time poderia muito bem estar ali entre 3º e 5º lugar. Só faltou mesmo um pouco mais de capricho nos jogos fora de casa. Mas enfim, para esse momento que o time vinha vivendo já foi um belo avanço.

A tática continua muito longe do que eu faria, mas isso que é o legal de acompanhar aqui a área: ver como jogadores diferentes resolvem os problemas de forma diferente. Os resultados estão aí para provar que algo está correto nas soluções que tu escolheu. Agora é ver como faz para resolver o desempenho fora de casa.

Fico feliz de ver o 1860 de volta nas disputas continentais. Torço por um ano de (re)consolidação no grupo de cima da Bundesliga e, quem sabe, uma campanha animadora na UEL. Acho que dá.

É, rapaz, uma hora conseguimos engatar e mesmo a trancos e barrancos chegamos na UEL. Se fossemos um pouquinho mais regulares fora de casa, se tivesse feito um primeiro turno como esse, dava para ter conseguido a vaga da Champions - são muitos "se", mas temos a próxima temporada inteira para tentar implementar o jogo que fizemos nessa reta final.

O legal de ver diferentes pessoas jogando é realmente isso: cada um cria soluções muito diferentes, funcionando ou não. 

Vamos ver o que acontece, primeiro temos uma janela de transferências inteira pela frente, onde o assédio promete ser forte sobre nossos melhores jogadores - ainda mais por estarmos fora da UCL. Acredito em uma campanha de G4, e quem sabe algo mais na Bundesliga.

Já na UEL... acho que vai ficar desapontado. Vou dar foco total na liga, então devo mandar time reserva e/ou com garotos do sub19 aos jogos da Europa League. Dependendo do sorteio, pode ser suficiente para passar de fase e aí veremos como a temporada se desenrola para decidir se uso titulares ou não no mata-mata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Danut disse:

A tática continua muito longe do que eu faria, mas isso que é o legal de acompanhar aqui a área: ver como jogadores diferentes resolvem os problemas de forma diferente. Os resultados estão aí para provar que algo está correto nas soluções que tu escolheu. Agora é ver como faz para resolver o desempenho fora de casa.

Acompanho o voto do relator hahahaha

De fato vimos uma evolução do time, engatou algumas boas sequências ali e terminou com uma vaga continental, o que realmente é essencial para te manter firme no comando do 1860. O momento é de aproveitar a chance, contratar com muita paciência e parcimônia e filtrar bem os reforços. Me passa a sensação que errar agora pode botar tudo a perder e que vai realmente precisar ser cirúrgico nesse ponto. Mas, ao mesmo tempo, acertando teremos um belíssimo e importante ponto de virada.

7 horas atrás, Marcolation disse:

Felizmente, o time medíocre da primeira etapa só apareceu nas partidas fora de casa. É para pensar no porque isso aconteceu - talvez seja melhor entrar mais cauteloso não apenas contra o Big-3, mas contra as equipes médias como Augsburg, Werder, Hertha, M'gladbach e por aí vai...

Você já experimentou entrar mais cauteloso em jogos onde não é o favorito? Geralmente antes do jogo recebemos um relatório na caixa de entrada que fala sobre as previsões para o jogo, pode ser uma forma de te ajudar a entender qual é a melhor estratégia (mais agressiva/mais cautelosa) para a referida partida. Acho que, dada a dificuldade já identificada, não custa tentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra quem começou a temporada sob desconfiança, até que foi desfecho positivo.

O que preocupa é a direção querer brigar pelo título da Bundeliga na próxima temporada, mas, uma hora eles iam querer almejar algo mais, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sanchez rendeu muito dinheiro, sempre bom. Houve uma fase onde vencer fora era impossível, mas em casa eram só resultados positivos, como contra Dortmund e Bayern. Quando foi preciso, lá venceste fora e garantes, com mérito, uma vaga nas competições europeias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de uma primeira metade tão difícil, na segunda conseguiu uma recuperação espetacular. Parabéns!

A vaga na Europa League foi um prêmio diante da evolução do time, que chegou a flertar com a Champions League em alguns momentos e dá ótimos indícios de que a tática utilizada está dando frutos e uma base para trabalhar nas próximas temporadas.

Agora é preparar e reforçar o time, pois a próxima temporada reserva muitos desafios. Boa sorte para a continuação 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/03/2023 em 08:52, Tsuru disse:

Acompanho o voto do relator hahahaha

De fato vimos uma evolução do time, engatou algumas boas sequências ali e terminou com uma vaga continental, o que realmente é essencial para te manter firme no comando do 1860. O momento é de aproveitar a chance, contratar com muita paciência e parcimônia e filtrar bem os reforços. Me passa a sensação que errar agora pode botar tudo a perder e que vai realmente precisar ser cirúrgico nesse ponto. Mas, ao mesmo tempo, acertando teremos um belíssimo e importante ponto de virada.

Você já experimentou entrar mais cauteloso em jogos onde não é o favorito? Geralmente antes do jogo recebemos um relatório na caixa de entrada que fala sobre as previsões para o jogo, pode ser uma forma de te ajudar a entender qual é a melhor estratégia (mais agressiva/mais cautelosa) para a referida partida. Acho que, dada a dificuldade já identificada, não custa tentar.

Estamos mesmo no que parece ser um ponto de virada, se isso vai ou não se concretizar vai depender, como você diz, de acertar na mosca nessa janela. São poucos recursos, mas basicamente precisamos de um ou dois laterais e um volante, o que vier além disso é lucro. O problema é que estamos numa corda bamba - temos que já disputar o título com basicamente o mesmo elenco da última temporada. Esse elenco fez boa campanha em casa, e acredito que dá pra melhorar a campanha fora... Só não sei se consigo melhorar o suficiente.

Tenho usado uma abordagem mais cautelosa nos jogos contra Bayern, Borussia e Schalke, que são quem é normalmente favorito contra nós, geralmente o restante no máximo tem uma odd pouco superior que a nossa, nas partidas fora.

Talvez o melhor seja mesmo seguir jogando mais atrás nas partidas onde não somos favoritos, e nos contentar com transformar uma ou outra derrota em empate, um ou outro empate em Vitória.

Em 03/03/2023 em 11:17, div disse:

Pra quem começou a temporada sob desconfiança, até que foi desfecho positivo.

O que preocupa é a direção querer brigar pelo título da Bundeliga na próxima temporada, mas, uma hora eles iam querer almejar algo mais, né?

Pois é, para quem fez um começo péssimo, nos recuperamos de certa forma.

Quanto às expectativas da direção, não tem muito que dê pra fazer. Desde que esse presidente assumiu, estou de mãos atadas e não consigo negociar para reduzir nada. O jeito é conseguir lutar pelo título e acho que pra isso terei que abdicar das copas.

Em 03/03/2023 em 13:36, BabudneyII disse:

Sofreu na Bundesliga, mas no final deu certo! Agora foco para conseguir os objetivos na próxima temporada, apesar de serem difíceis.

Foi suado, mas foi. Agora temos que fazer um planejamento bem pensado na disputa do título na temporada que vem aí.

Em 03/03/2023 em 13:45, Cadete213 disse:

Sanchez rendeu muito dinheiro, sempre bom. Houve uma fase onde vencer fora era impossível, mas em casa eram só resultados positivos, como contra Dortmund e Bayern. Quando foi preciso, lá venceste fora e garantes, com mérito, uma vaga nas competições europeias.

Por sorte ou por bom planejamento, o Sanchez tinha contrato longo e pude administrar a insatisfação até decidir finalmente deixá-lo ir, mas por um preço justo.

Infelizmente essa sequência de derrotas fora de casa nos fez conseguir apenas a UEL, e no sufoco. Agora é resolver essa dificuldade para atacar o título.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Melhorou e vai para a a competição secundária, o que dá chance de títulos para o time, contudo, a diretoria está com sangue nos olhos para cima do treinador, que vai ter que fazer uma grande campanha na temporada que vem. Vai priorizar a Bundesliga?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/03/2023 em 23:21, Anismaldo disse:

Depois de uma primeira metade tão difícil, na segunda conseguiu uma recuperação espetacular. Parabéns!

A vaga na Europa League foi um prêmio diante da evolução do time, que chegou a flertar com a Champions League em alguns momentos e dá ótimos indícios de que a tática utilizada está dando frutos e uma base para trabalhar nas próximas temporadas.

Agora é preparar e reforçar o time, pois a próxima temporada reserva muitos desafios. Boa sorte para a continuação 

Fizemos o que deveríamos ter feito na primeira metade. Caso assim fosse, talvez uma classificação para a UCL acontecesse. No fim, acho que foi até melhor ter ido apenas para a UEL, onde posso dar menos atenção na fase de grupos. O histórico de atuações na Champions mostra que geralmente vamos muito mal na Bundesliga ao mesmo tempo, o que não podemos nos dar ao luxo de acontecer na próxima temporada.

Agora é tentar segurar nossos jogadores ao máximo e reforçar onde é necessário.

Obrigado.

18 horas atrás, Henrique M. disse:

Melhorou e vai para a a competição secundária, o que dá chance de títulos para o time, contudo, a diretoria está com sangue nos olhos para cima do treinador, que vai ter que fazer uma grande campanha na temporada que vem. Vai priorizar a Bundesliga?

Melhoramos e atingimos o objetivo da diretoria. Sobre título já não sei, pois, sim, vou dar prioridade total à Bundesliga.

Pretendo usar apenas os reservas na primeira fase, o que, dependendo do grupo que cair na Europa League, pode ser suficiente para vencer o grupo. Dependendo de como for o andamento, decido se dou mais atenção durante o mata-mata ou se sigo jogando com reservas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner24e0e939648eec1d8.png

 

 

 

TEMPORADA 2046/47

 

Pré-Temporada 2046/47

 

PRÉ-TEMPORADA

Chegamos à temporada de número 28 comandando o 1860 München. Essa promete ser uma temporada decisiva para o bem ou para o mal, com a diretoria exigindo luta pelo título e com uma Europa League pela frente, e se a reta final da última temporada for algum indício, temos chance de disputar taças.

Para isso, será necessário algum trabalho nessa pré-temporada e acredito que isso vai além de contratar jogadores. Primeiro, o fim da última temporada mostrou que temos problemas na parte financeira, o que impede que tenha muitos recursos para trazer reforços ao clube – a diretoria disponibiliza € 46M para realizar transferências, mas desses € 29M já estão comprometidos na compra do zagueiro Montoya acertada junto do empréstimo da última temporada. Ao menos o jogador mostrou que vale o preço, sendo muito importante na campanha passada, e hoje chega como nosso mais intocável na posição. Além dos poucos recursos de transferência, temos uma questão que torna a tarefa ainda mais complicada: hoje a diretoria é irredutível quanto à porcentagem do valor de vendas de jogadores que podem ser reinvestidas, permitindo o uso de míseros 35%.

Assim, duas coisas eram certas no início da época: não temos muito dinheiro, e não adianta tentar arrecadar com vendas para gastar em novos jogadores. Dessa forma, se torna fundamental a manutenção da equipe que terminou a última temporada conosco, principalmente das peças mais fundamentais – e que a tendência é que tenham maior assédio, ainda mais considerando que estamos fora da UCL, coisa que os jogadores valorizam demais ao decidir sair do clube.

Essa situação nos deixou um pouco vulneráveis, uma vez que possivelmente teria que me desfazer de algum jogador importante, mas como vocês verão na seção de transferências, conseguimos segurar quase todos nossos craques. Para isso, claro, tive de fazer algumas promessas, mas nem tantas quanto imaginei que precisaria – apenas nosso volante da base e da seleção alemã Aydin, que foi procurado por Bayern e Arsenal e aceitou ficar pela promessa de uma classificação para a UCL ao fim dessa Bundesliga; e os zagueiros Estelmann, titular importante e formado na Alemanha, e Fragoulis, que apesar de reserva é formado no clube e muito consistente, ambos disseram querer sair para disputar taças, e prometi que brigaríamos pelo título agora.

Apenas um jogador importante saiu, já depois de eu ter praticamente fechado o elenco, mas conseguimos um substituto razoável para ele, e o alívio financeiro que a venda traria não dava para deixar passar.

Dito isso, vamos para a montagem do elenco e primeiras impressões, lembrando que como comentei com alguns colegas da área, darei prioridade total para a Bundesliga nessa temporada – temos que manter os jogadores satisfeitos e, principalmente, manter o emprego atingindo o objetivo da diretoria. Vendo por esse lado, talvez tenha sido até bom ter apenas a UEL para disputar, pois devo conseguir seguir de fase mesmo não usando força máxima durante a fase de grupos.

 

TRANSFERÊNCIAS

 

Entradas

T_Entradasdf0954d70f698d53.png

 

Heberton (GR) - Quem aqui se lembra desse goleiro brasileiro que surgiu na nossa base há 23 anos atrás? Nossa primeira grande venda da base, Heberton está de volta a Munique para finalmente estrear com nossa camisa. Chega por um valor e salário baixos para jogar sua última temporada da carreira e será nosso goleiro nas copas. É formado no clube, o que é bom para a inscrição europeia, e nos dá uma temporada para buscar um novo substituto ou alguém para o futuro, após Lewandowski forçar sua saída. Vai se aposentar no fim da temporada.

Fabián Montoya (ZG) – Nosso xerifão colombiano chega de forma definitiva. Foi muito bem na última temporada, e justificou o investimento de € 29M que já era certo na sua compra.

Carles LLodrá (LE) - A busca por um lateral-esquerdo titular era nossa prioridade máxima na temporada, e após analisar capacidade, potencial e preço cheguei a três opções: Llodrá, de Haan e Pérez. Acabei optando pelo que parecia mais completo, apesar de ser quase tão caro como o de Haan, e que era um pouco melhor avaliado pelos meus olheiros. Chega inicialmente por empréstimo, com obrigação de compra por € 48,5M caso faça 30 partidas na temporada. Vou avaliar seu desempenho no começo de temporada para decidir se devo exercer a compra.

Carlos Romero (LE) - O nosso lateral-esquerdo colombiano, muito criticado na chegada, está de volta em mais um empréstimo simples do Milan. Será o reserva da posição, vem por uma taxa pequena de empréstimo e foi o que deu para trazer com o dinheiro que tinha depois das demais contratações. Deve ser importante caso decida que Llodrá não vale o investimento.

Giovanni Teresi (SV/MA) - Minha intenção inicial era um reserva para Torres, mas não consegui deixar passar esse cara que pode subir nosso nível nessa temporada. Já bem veterano, o meia italiano chega para ser nosso Regista titular, podendo também fazer a meia-ofensiva caso necessário. Poderia ser um pouco melhor defensivamente, mas na criação é nível mundial e é o que estava buscando para fazer nossa saída de bola pelo meio-campo. Tem salário muito alto, o maior da equipe por boa margem, mas vem de graça e caso faça 20 partidas na Bundesliga terá o vínculo estendido por mais uma época.

Sergio Galbiati (MA) - Após a saída inesperada de Pepe para o Arsenal, fiquei na dúvida entre gastar o pouco dinheiro que a diretoria disponibilizou da transferência para trazer outro meia, ou manter o elenco como estava. Como o objetivo é lutar pelo título, fui para o tudo ou nada, comprometendo uma grana futura e trazendo o meia italiano da Atalanta por € 40M, que podem ir a € 46M – o negócio só foi possível pois paguei apenas metade do valor à vista, com os outros € 20M parcelados. É um ótimo jogador, com drible, visão, técnica, passe e velocidade, e ainda pode jogar na ponta-direita, além de ser muito promissor aos 21 anos. Chega para a titularidade, apesar de Bares dar bons sinais de recuperação nos amistosos, e parece que foi uma pechincha, uma vez que seu valor já saltou para € 70M após sua chegada na Alemanha.

Øyvind Randulff (PD/MA) - Achei esse ponta canhoto livre para assinar antes do fim da última temporada e não pensei duas vezes. Ótimo jogador e superior ao que tinha na reserva da ponta-direita, o norueguês chega para ser opção no banco quando tiver que tirar nosso craque Zamani, e também pode atuar como meia-atacante e até como centroavante, apesar de não ter boa finalização.

 

Saídas

T_Saidas9d0c41b83d776a31.png

 

O grande buraco causado pela janela de transferências foi a saída de Pepe para o Arsenal, mas falarei dessa por último, porque foi a nossa última venda.

Saindo de graça do clube, tivemos o zagueiro Thiel e o lateral Valdemir, ambos reservas que não agregavam muito à equipe. No caso de Thiel, ser formado na Alemanha era um dos fatores para se manter no elenco, mas agora que estamos mais confortáveis nesse quesito não tinha porque renovar novamente.

Começamos pelos dois jovens formados aqui que vão para outros rumos: Caco era bastante promissor, surgiu na última fornada como craque, mas tinha péssimos atributos de comportamento e tinha personalidade Mercenária. Como já tenho dois atacantes da base pedindo passagem, vendi pelo maior pagador e esse foi o PSV, que nos deu € 7M além de 50% do lucro de uma futura venda. O outro jovem, mas nem tanto, foi o ponta Joannin. Após 3 anos de empréstimos onde foi bem na 2.Bundesliga, o Padderborn não exerceu a opção de compra e acabamos vendendo para o Wiesbaden por € 2,4M, valor abaixo do que esperava, mas que era isso ou perder no fim da temporada.

Os dois primeiros egressos do time principal tiveram situações bem diferentes. Fábio era dispensável - já havia acertado com o Randulff e busquei negociar o brasileiro que até fez bonito na sua temporada de estreia, mas depois acabou ficando sem espaço. O Middlesbrough não só ofereceu € 16M, como também nos dará 20% do lucro de uma futura venda, que torço que aconteça. Apesar de perder dinheiro com a venda, acho que foi uma negociação justa. Pelo lado do goleiro Lewandowski, desde a última temporada o jogador estava insatisfeito por não poder sair, e novamente forçou uma transferência. Como a Juventus ofereceu um valor justo de € 3M, e ele praticamente não entrou em campo por aqui, acabei cedendo e deixei o polonês sair.

Finalmente, quando tudo estava certo para nossa estreia na temporada, o Arsenal - que já havia tentado tirar outros jogadores nossos, me forçando a fazer promessas a Aydin - chegou com uma oferta canalha, balançando o meia brasileiro Pepe. Não queria prometer para mais um, e dos três Pepe era o menos importante, então negociei. Tentei forçar a multa de € 100M, mas imagino que o Arsenal estava sem dinheiro no orçamento, pois negociaram um acordo de € 84M, mais € 21M para duas metas que devem ser atingidas: 10 internacionalizações e 50 partidas na liga. No total, € 126M além de 20% do lucro de uma possível venda (quem vai pagar mais que isso no brasileiro?) que farão dessa a maior venda de todos os tempos para o 1860, por uma margem até grande, quando (ou se) as metas forem atingidas. Nada mal para um cara que chegou de graça na última temporada, não?

 

ELENCO

Elenco42671f9ca1886d24.png

 

Esse é nosso elenco para a temporada mais importante e antecipada dos últimos tempos no 1860. Temos uma qualidade e profundidade ótimas nas posições de frente, onde a maioria dos jogadores pode fazer duas ou mais funções, e acredito que temos um 11 titular para bater de frente com qualquer equipe da Bundesliga. A única lacuna que talvez exista é na reserva de Aydin como primeiro volante. Dei prioridade demais para Wallin na última época, mas acho que Waldemar é o melhor jogador para ser o imediato do nosso capitão.

Além das chegadas pelo mercado, também teremos algum tempo de jogo para duas jovens promessas vindas da base: Redzovic é tratado como joia desde que chegou, e apesar de continuar no elenco Sub-19, deverá ter oportunidades na Europa League; Edson ainda teria idade para as competições de base, mas treinará com o time principal e talvez jogue algumas partidas vindo do banco ou em caso de necessidade na lateral-esquerda.

Acho que temos time para ir longe, e diria que esse é o elenco mais forte e completo que já trabalhei.

Salarios9ee6718ab06fedfa.png

 

VISÃO DO CLUBE

Visao83604ca015a1a6f4.png

 

Como já havia adiantado, é esperado de nós que ao menos a estejamos na disputa pelo título da Bundesliga. Deixo aqui a pergunta: o que isso significa exatamente em termos de FM?

Na Pokal, conseguir a semifinal deve ser difícil e dependeremos dos sorteios, enquanto na UEL alcançar as quartas é factível, mas pretendo dar menos atenção à competição.

 

PREVISÃO DA IMPRENSA

Previsao022d10775ea3a6b3.png

 

Continuamos a ser vistos como a quarta força, com Hertha e Leipzig no bolo de briga pela parte de cima. Me surpreende o Augsburg tão baixo, visto que disputarão a Champions.

 

EUROPA LEAGUE

Grupo_UEL7ebf32d7875e5693.png

 

Grupo razoável para minhas aspirações na competição, apesar de ser um pouco mais difícil do que esperava – e atrapalha de atingir o objetivo da diretoria de chegar às quartas se não ficarmos com o primeiro lugar e, consequentemente, com o direito de pular a fase de 16-avos. Os favoritos com certeza são os Leões e o Olympique, que verificando o elenco tem uma qualidade bem próxima da nossa, enquanto o time romeno deve ser o lanterna e se sequer pontuar já é motivo de comemoração. Não creio que o Young Boys será um problema, e deve garantir a terceira posição apenas.

 

AMISTOSOS

Amistosose17201d40cf57685.png

 

Não dou mais muito valor aos amistosos, e nas derrotas estávamos com um time feito de reservas e garotos contra o St. Gallen, enquanto o Chelsea teve força total contra nossos titulares numa partida bem aberta.

 

INÍCIO DE TEMPORADA

 

DFB-Pokal

1ª Eliminatória - Dynamo Dresden (F)

Marcamos 3 gols nos nossos 3 primeiros remates no jogo, e sofremos um golzinho em que um zagueiro foi desarmado no 1T. De resto, só mais um golzinho nosso e uma atuação que deixa uma pulga atrás da orelha - o Dresden conseguiu 2 chances claras na partida, apesar do placar elástico de 4x1.

Pegaremos um confronto difícil em casa contra o Hertha Berlin na segunda fase.

POKAL_Sorteiof28b1fb890639640.png

 

Bundesliga

Rodada 1 - Köln (F)

Estreia cercada de expectativa, com o elenco fortalecido mas acabamos ficando curtos na função de camisa 10 - Pepe saiu sem contratação encaminhada para substituí-lo, e Bares se machucou na véspera da partida. Fomos com Taresi como meia, com Torres mantendo a posição de Regista.

Depois de um bom domínio das ações e algumas finalizações para fora da meta, fizemos nosso primeiro gol em escanteio, com confusão completa na pequena área que resultou em gol-contra. Fizemos até que um bom jogo, apesar das finalizações quase não terem ido em direção ao gol, controlamos bem a partida e ficamos com a vitória por 1x0.

 

Rodada 2 - Borussia Dortmund (C)

Pedreira logo no começo da temporada, hora de botar à prova nossa possibilidade de postulantes ao título. Se um dia eu critiquei Vandro, eu não me lembro: aos 12' de jogo Zamani recuperou uma ótima bola no ataque e deu toque magistral pro atacante, que se antecipou e nos colocou à frente do placar. O Borussia veio com tudo depois do gol, e conseguiu empatar ainda no 1T aproveitando um bote errado de Llodrás para ter campo aberto no contra-ataque. A partida ficou muito aberta no 2T, com as duas equipes criando chances boas de marcar, mas o placar acabou não se alterando e acredito que foi bem justo o empate por 1x1. A partida serviu para validar nosso esquema de jogo mais conservador, que deve seguir quando não formos favoritos.

 

R1efb4e144474e9ba8.png

 

É só o começo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Marcolation changed the title to TSV 1860 München - De volta ao topo | Pré-Temporada 2046/47 | Att: 06/03

Aposta forte no mercado para esta época. 28 anos no mesmo clube é obra. Início positivo e tens equipa para dominar o grupo da Euro Cup.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente é uma das temporadas mais importantes do save. E na minha opinião é para jogar momentos como esse que um save serve. A diretoria apertou o treinador com sua exigência de disputar o título e é isso mesmo que terá que fazer. Pode até não ganhá-lo, mas terá que ser, desde o início, um dos primeiros colocados, mostrando claramente que concorrerá pela saladeira, se distanciar do grupo da ponta verá a insatisfação crescendo.

Enfrentou dificuldades financeiras por conta do compromisso financeiro com o Montoya, mas ainda fez um lucro, resultado da negociação inesperada do Pepe. Achei legal o retorno do Heberton.

Como eu disse antes, eu sempre acho complicado avaliar contratações quando não se sabe quais eram as opções de quem está jogando. Como também disse, havia gostado do Montoya quando você o contratou por empréstimo e espero que ele repita a temporada passada. Gostei do Llodrá, mas se se quisesse alguém mais ofensivo, preferiria o Pérez, mas acho que o Llodrá poderá fazer uma temporada muito boa e já tive um lateral com baixo atributo de cruzamento e que fez várias assistências na temporada.

Curioso para ver desempenho dos italianos em campo.

Eu sempre acho que o foco deve ser no campeonato nacional e só mais adiante nas competições continentais e concordo com o foco na Bundesliga. Seu emprego corre risco. Mas deixando isso de lado, o 1860 não deveria ter dificuldades para passar de fase na Liga Europa.

Temporada emocionante pela frente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinto que esse mercado foi bem interessante. Atacou os posições que sentiu necessidade com bons prospectos e não teve medo de dobrar a aposta para cobrir algumas lacunas, como foi na saída inesperada de Pepe. No comparativo da LE eu talvez ficaria com o Haan, mas vendo de fora é mais fácil comentar, espero que o Llodrá seja bem-sucedido no 1860.

Pela relação de salários gastos na Bundesliga, a briga pelo título terminando com uma vaga na UCL é realista, então estou curioso para ver o que fará para subir o sarrafo da equipe para brigar a sério pelo título. Na UEL seu grupo é relativamente tranquilo, mas acho que a cabeça dividida em duas frentes pode te trair como em outras vezes. Creio que as 28 temporadas à frente do clube podem te trazer ideias de como equilibrar esses desafios. Estar no fio da navalha pode te ajudar a ser mais criativo. 

O começo parece promissor, espero que seja um sinal do que vem no restante da temporada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei do elenco. Não sei se não pegaria o outro lateral, mas acho que os dois são suficientemente próximos que não fará tanta diferença. 

Acho que o grupo tem tudo para levar a vaga na UCL. Torcendo por isso. E para que o garoto ali da base faça seus gols na UEL, pois ele parece ter um futuro interessante pela frente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...