Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Aprendiz - Aguardando avaliação


Nei of

Posts Recomendados

2 horas atrás, Henrique M. disse:

É tanta coisa que vou esperar a adaptação cinematográfica.

Tem tempo. Atualização agora só daqui trinta dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/06/2023 em 16:18, Nei of disse:

Assim como o recém escrito Remo.

Você escreveu o Remo? Aí sim!

Muitas SAF's. Preciso entrar em contato com o diretor para negociar minhas próximas contratações, tenho algumas cartas na manga (não sei)

Euri dos escudos do Coritiba pra quase todos os clubs huahauhauh se quiser eu faço uns escudos diferentes (só escrevo o nome por cima no paint)

Eu quero é rock agora! Vai pode transitar por outros países e ser campeão em todos os continentes, tal como um Elliot de países (Alex vivas?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Fujarra disse:

Você escreveu o Remo? Aí sim!

Muitas SAF's. Preciso entrar em contato com o diretor para negociar minhas próximas contratações, tenho algumas cartas na manga (não sei)

Euri dos escudos do Coritiba pra quase todos os clubs huahauhauh se quiser eu faço uns escudos diferentes (só escrevo o nome por cima no paint)

Eu quero é rock agora! Vai pode transitar por outros países e ser campeão em todos os continentes, tal como um Elliot de países (Alex vivas?)

HAHAHAHAHA É texto demais. Hora ou outra falha uma palavra aqui outra acolá. Como dizem os árabe: estava inscrito.

Já mande para ele, que elas só vem após a temporada de 2025 (houve uma falha de comunicação aparente).

Aí dá trabalho. O negócio aqui é expandir a marca Coxity pro mundo inteiro hehehe

Eu vou manipular os treineiros, mas não saio do Coxa não.

O teu indicado ali, Sr. Doriva, é uma negação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Nei of disse:

O teu indicado ali, Sr. Doriva, é uma negação.

Deixa meu ituanozinho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

1786260262_Designsemnome.gif.a28ce9b0898a385784660efda1c4fe47.gif

Recapitulação

 

O tempo passou e sofremos calados, assim como eu, vocês não devem lembrar o que de tanto aconteceu no passado dessa jornada maravilhosa pelos endinheirados campos alviverdes do Alto da Glória.

Hora de rememorar os cantos em homenagem à Keirrison Carneiro, o top of mind do Coritiba.

 

Ano 1 - 2020

Importante relembrar que nossa brincadeira começou em meados do ano de 2020, com o campeonato paranaense já em andamento. 

Como o dinheiro é o diferencial desta história, foquemos no desempenho do mercado alviverde.

 

Transferências

Dos mais de 40 (?!?) contratados no ano, entre jovens jogadores para base - trazidos por Marcelinho Carioca - e veteranos livres, destacaram-se os seguintes nomes?

  • Saúl Salcedo: zagueiro paraguaio trazido do Huracán
  • Franco Troyanski: jovem atacante argentino, que virou titular no lugar de Igor Jesus, destaque até então
  • Klebinho: lateral direito que viraria titular, vindo do Flamengo
  • Nenê: o vovô garoto, que chegou com o limite de jogos no brasileirão estourado e ficou apenas para aposentar e virar preparador no clube
  • Claudio Bravo: chegou livre e seis meses depois saiu livre - pois o contrato era de seis meses
  • Matheusinho: aquele que seria o grande nome desses anos, na ponta esquerda

Da porta de saída, contabilizamos a venda de Yan Couto para o City - realizada antes do início do save - e do meia Giovanni para o Inter Miami, que ainda não pensava em Messi.

 

Competições

  • Paranaense: Campeão, com vitória sobre o Athletico.
  • Brasileirão: 16º Lugar, com um sprint final para salvar-se do rebaixamento.
  • Copa do Brasil: Eliminados pelo Inter na prévia das oitavas de final, nos pênaltis.

 

Ano 2 - 2021

 

Transferências

Contratamos um terço do mercado anterior, desta vez, no entanto, qualificando significativamente o elenco. Dos jogadores que chegaram, se tornaram titulares da equipe Vladimir (GOL), Rafinha (LD), Caio Henrique (LE), Lyanco (ZAG, contratado pelo presidente), Morato (ZAG), Raphael Veiga (MEI), Aníbal Moreno (VOL) e Amione (ZAG).

  • Acerto: Além dos zagueiros, que elevaram o patamar da equipe, Caio Henrique e Aníbal Moreno simplesmente foram os motores do time na temporada e nas seguintes, com a adição de Veiga.
  • Decepção: Cano, ruim demais; Pedro Raul, cumpriu a promessa.

Do outro lado, nada significativo, apenas limpeza.

 

Competições

  • Paranaense: Eliminados na semi-final pelo Londrina, nos pênaltis.
  • Brasileirão: 8º Lugar, num belo ano.
  • Copa do Brasil: Eliminados pelo Santos nas quartas de final, competição em que eliminamos o Flamengo na fase anterior.
  • Sulamericana: Caímos também nas quartas, agora para o Palmeiras.

 

Ano 3 - 2022

 

Transferências

Movido pelo coração, realizei as piores contratações: Renato Augusto, Alexis Sanchez e Ariel Nahuelpan. Do coração se se salvou Negueba.

  • Acerto: por outro lado, a análise correta e assertiva se deu na contratação de Fuzato (GOL), Pellistri (PD) e Brandon Cortés (ATA). Filipe Luís cobriu bem a saída de Caio Henrique, apesar da idade avançada.
  • Decepção: Renato Augusto não chega a ser decepção, mas o cara veio com o maior salário e se lesionou, ficando fora o ano todo.

O bom ano anterior cobrou seu preço. Os chineses chegaram forte e tentando nossos jogadores, resolvi oferecê-los e consegui melhores negociações: do total de 240 milhões de reais, Caio Henrique e Troyanski foram metade. Teve a sacanagem do presidente em vender Igor Jesus, meu artilheiro; mas daí trouxemos o argentino Cortés e ficou tudo certo.

 

Competições

  • Paranaense: novo título, com goleada sobre o Operário.
  • Brasileirão: 7º Lugar, subimos uma posição.
  • Copa do Brasil: mal, caímos já na terceira fase, pro Guarani.
  • Libertadores: na primeira classificação já fizemos bonito, eliminando Flamengo com 3x0 e caindo na Final para o Santos.

 

Ano 4 - 2023

 

Transferências

Cada vez mais reduzido o mercado de entradas, buscando qualificação e bons negócios.

  • Acerto: Laureano Ingrao (LE), a peso de ouro, vindo da Bélgica, se tornou titular; Neves (VOL) supriu a saída de Moreno e comando o meio-campo; Rafinha aposentado, trouxe Yan de volta, por empréstimo; Madisha (ZAG), impressionou o Marcio; Munteanu (ATA), da Romênia, uma abertura de mercado interessante, não foi bem no seu início, mas depois acertou e virou a maior venda da história..
  • Decepção: Lucas Lima inspira expectativa?

Pellistri saiu por três vezes o valor que pagamos na temporada anterior. Moreno saiu barato. Fluminense me salvou, comprando Galdezani.

 

Competições

  • Paranaense: repetindo o segundo ano, queda na semi-final, para o campeão Paraná Clube.
  • Brasileirão: 4º Lugar, melhor posição desde 2004 e segunda melhor posição da história (título em 1985).
  • Copa do Brasil: novamente, caímos já na terceira fase, pro Goiás.
  • Libertadores: nova final, nova derrota. Agora foi mais doído. Afinal, jogamos muito melhor contra um Flamengo retrancado e perdemos nos pênaltis.

 

Ano 5 - 2024

 

Transferências

Entrada da Liga no negócio da save, entrada de dinheiro da LUCHA. Mesmo assim, fomos comedidos no mercado. Trouxe vários jogadores livres, além de receber Szczesny como Designated Player.

  • Acerto: Szczesny (GOL), sem dúvida muito acima da média do campeonato, mesmo com 36 anos; Victor Yan, chegou dispensado do Santos e me surpreendeu.
  • Decepção: eu, que trouxe Victor Cuesta com 96 anos, responsável direto pela perda de 6 pontos nas duas partidas que participou.

Eu nem sabia da existência de Al-Nassr do CR7 e ele veio comprar minha revelação Marcos (ATA), um valor bom para um reserva, com cláusula de lucro. Amione e Klebinho foram para a Ásia também: o zagueiro para o Al-Hilal e o lateral para o Henan, da China. Comecei uma relação com o Comercial de Alagoas, que se inspira no nosso clube; emprestei diversos jogadores para lá e não serviu de nada.

 

Competições

  • Paranaense: tri-campeão, sobre o Athletico de novo.
  • Primeira Lucha: 7º Lugar, Cuesta, priorização de outras competições, vacilos... Enfim.
  • Copa do Brasil: não fomos mal, mas poderia ser melhor; eliminação ao São Paulo nas quartas de final.
  • Libertadores: outra queda nas quartas, doída, após vencer em casa o Flamengo por 1x0 e iniciar vencendo lá.

 

----------------------

 

Já finalizei a sexta temporada de Keirrison na SAF do Coxa, que agora de tem Liga de Clubes (LUCHA), SAFs (Coritiba, Londrina, Vitória, Remo, Cuiabá, Luverdense e Paraná Clube), e Grupo de Clubes (Coxity) que engloba clubes de vários países do mundo:

image.thumb.png.3218b17b6bae87b7213fb31df58317bd.pngimage.thumb.png.ca806f1b2376814f6bb8a2aa8b9f2e8d.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Nei of changed the title to O Aprendiz - 13: Recapitulação
Em 20/07/2023 em 12:08, Nei of disse:

Nenê: o vovô garoto, que chegou com o limite de jogos no brasileirão estourado e ficou apenas para aposentar e virar preparador no clube

Traidor. Não ia ter cargo no Vasco?

 

Em 20/07/2023 em 12:08, Nei of disse:

Pedro Raul, cumpriu a promessa

FM é um reflexo perfeito da vida real, sem mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/07/2023 em 18:51, LuisSilveira disse:

Traidor. Não ia ter cargo no Vasco?

 

FM é um reflexo perfeito da vida real, sem mais.

Sabe como o Vasco trata seu ídolos. Inclusive, Carlos Germano é meu preparador de goleiros.

Vamos ver o que Pedro Raul tem feito:

image.thumb.png.b2c98be64ca18b1612f5ca6b4a4a00c5.png

Dos 7 gols da temporada passada, seis foram no estadual. Ele arrebenta no campeonato regional e não marca depois. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1786260262_Designsemnome.gif.a28ce9b0898a385784660efda1c4fe47.gif

 

Ano 6 - 2025: Transferências, Estadual, Libertadores, Mundial e Copa do Brasil

 

Transferências

Foi preciso fazer dinheiro, considerando a meta de recuperar os R$ 400 milhões investidos por Justus e Cia. Desta forma, e considerando os contratos de cada jogador, fomos negociando conforme chegavam propostas.

Importante destacar nesse mercado as negociações envolvendo o Coxity, com compras realizadas pelo Coritiba SAF pensando nesse mercado.

Em janeiro, trouxemos sete nomes:

image.png.fb5d922662161583771ed67baca32bc4.png

 

  • Acerto: Cristiano Henrique havia feito uma boa temporada pelo Paraná, apesar do rebaixamento, emprestado pelo Corinthians. Com o fim do contrato, resolvi trazer para emprestar, mas o cara virou titular. Dyanfre Douglas, maior contratação da história, patinou no início e foi evoluindo com o aumento do entrosamento. Mário Augusto era para o futuro, porém mostrou-se um prodígio. Por fim, mas não menos importante, o marfinense Séde Rigo que foi contratado a preço de banana, mesmo que milionária; demonstrou uma certa inconsistência, mas é um monstro tecnicamente.
  • image.thumb.png.32a0747c2c53a5d6f0414759d1424fa8.png
  • Decepção: Diante do interesse voltado para cada contratação, não dá para falar em erro em nenhuma dessas contratações. Talvez Alexandro, recomprado ao CSA, por não ter se desenvolvido como esperado.

 

Fevereiro reservou nova movimentação, muito em conta das saídas. O Corinthians veio atrás do lateral esquerdo Ingrao, que pediu para sair. Não era uma boa proposta, considerando lucro em relação ao que pagamos, mas não iria ficar com alguém insatisfeito. Com isso, fui ao mercado e encontrei dois laterais dentro do perfil procurado: Denner do Vasco e Galeano do Flamengo; trouxe logo os dois. Lyanco também saiu, e com vaga no elenco, acolhi uma indicação dos olheiros do nosso parceiro Bolognesi: Gianfranco Chávez. De início iria repassar o jogador, mas aí vi que era muito bom e fiquei com ele... Virou titular.

Fechando o mês, contratamos Guido Garello, após muita insistência dos olheiros (toda temporada passou relatório do argentino por aqui).

image.png.16858a2711dcfbf25a765de651b8270f.png

 

  • Acerto: Garello, Galeano e Zanelatto.
  • Decepção: Nenhum, talvez o Galeano na temporada 2026.

 

Garello era sempre recusado por ser ponta esquerda. Como meu xodó Matheusinho iria disputar posição com ele, sempre recusei a contratação. Então, veio proposta da China, e com o contrato de little Matheus encerrando ao final do ano, aceitei - um valor cinco vezes maior ao pago por ele.

image.thumb.png.602f5bbdc483e32452a3291441f7e73e.png

Hoje eu percebo que não fazia o menor sentido recusar a contratação desse rapaz. Nada como ter dinheiro, facilita as escolhas.

image.thumb.png.756f3f810a94a4e9d50e851ee753f1fb.png

Fechando a janela ainda trouxe o paraguaio Zanelatto, do vice-campeão Peruano, que é um bom reserva a Dyanfres. Os jogadores não citados foram trazidos para repasse.

image.png.840192a431f15254114ae602a6a53aab.png

  • Acerto: Tuta, pelo custo-benefício.
  • Decepção: Lincoln e Olimar.

 

No meio do ano, voltamos ao mercado, acolhendo as propostas dos olheiros, especialmente em jovens jogadores. Trouxe o Olimar por empréstimo (Flamengo pagou R$ 50 milhões por ele, tem 19 anos, ano passado), mas não rendeu. Tuta, também zagueiro, veio para compor elenco, assim como Lincoln, que segue em curva decrescente na carreira, após começar bem no Flamengo.

Peglow e Corzo, foram repassados; os jovens José Luiz, Cairo e Adauto, são apostas para o futuro.

------------

Do outro lado da porta, vendemos como nunca antes: R$ 406 milhões de reais (pagamos a SAF?). Aníbal Moreno, ano passado, foi a maior venda da história: R$ 87 milhões. Nesta temporada, já começamos vendendo Matheusinho e Lyanco, com contratos encerrando, para os chineses (assim como foi com Moreno): um pro Tianjin, outro para o Beijing - R$ 75 e R$ 70 milhões respectivamente (Lyanco saiu mais barato do que chegou, mas poderíamos perder de graça ao meio do ano). 

No começo de fevereiro, o Corinthians veio mais um vez atrapalhar minha vida e levou Ingrao por um valor que pode chegar a R$ 80 milhões + 50%. A defesa e o lado esquerdo estavam devidamente desmontados. Vendemos os reservas Flávio, Madisha (Marcio gosta muito, foi pro Vasco), Victor Yan e Neves: jogadores que em algum momento brilharam no time titular. 

O Santos, campeão da Libertadores, já havia tentado levar o argentino Cortés. Ofereceu um quantia aceitável R$ 120 Mi, aceitei: o argentino não quis sair, ótimo. Não desistiram, vieram atrás do romeno Muteanu, que nem era meu favorito no ataque. Foram negociando, negociando, até chegar na quantia exorbitante de R$ 181 milhões + cláusulas. Aí não tinha como recusar, afinal era simplesmente 13 vezes o valor que paguei duas temporadas antes.

 

image.png.24120a525ac22194f4b815be949dc4e4.png

Curiosamente, o cara foi mal no Santos: o preço pesou. Só foi bem numa partida: contra nós. Fizemos vários empréstimos e vendas para clubes do Coxity.

image.png.3fd3bf5f378de726cc6a0c8f5d563c29.png

 

Competições

  • Paranaense: eliminados pelo Londrina na semifinal, mais uma vez (na final, o Tubarão tomou 8x0 no agregado ao Athletico).
  • Primeira Lucha: 4º Lugar numa excelente jornada, onde chegamos a disputar o título, mas não conseguimos manter o gás e ainda perdemos a terceira posição com uma derrota para o rebaixado Paraná na última rodada (o Santos levou o bicampeonato).
  • Copa do Brasil: fomos o mais longe dessa história até aqui, semi-final, caindo para o São Paulo nos pênaltis (o tricolor paulista venceu o Athletico na final - poderia ter sido um clássico na final).
  • Libertadores: terceira final, terceira derrota; achei que seria fácil contra o Corinthians, mas apanhamos e nem vimos a cor do porco.
  • Mundial de Clubes: sei lá porque, mas jogamos o mundial. Começamos bem, empatando com o Chelsea, porém, bizarramente, perdemos pro LAFC e demos adeus à competição vencida pelo Manchester City.
Spoiler

PARANAENSE 

image.png.679662be3f9f56e0c90e7e7f5db61ae8.png 

COPA DO BRASIL 

image.png.a9d03b6d59232d331ea92c231129e8d2.png 

5ª Eliminatória 

Ida: Com os atacantes perdendo gol, coube a Morato abrir o placar. 

Volta: Parecia que passaríamos com tranquilidade, após vitória fora e jogando em casa. Entramos com alguns reservas, entre eles David Samuel, goleiro da base que substituiu Szcezny na seleção. 

David acabou sendo o personagem do jogo, pegando um pênalti no tempo normal e três na loteria: inclusive a bola de Mascarenhas, que poderia dar a classificação ao Botafogo. 

Quartas de Final 

Ida: Jogo difícil e com muitos jogadores reservas, pois os titulares estavam cansados. Se eu disser só fui ver que estava jogando a volta no jogo de volta? 

Volta: Então é isso, jogo com os reservas. Zaporo, Avançado de Referência, abriu o placar após cruzamento. Uma vitória apertada, mas estamos, pela primeira vez, na semi-final da Copa do Brasil.  

 Semi-final 

Ida: Zanellato se machucou no início do jogo, ele que vinha fazendo a diferença nos últimos jogos. Brigatti ignorou a existência de Mobarack e abriu o placar para o tricolor. Aumentaram de pênalti no segundo tempo. Tá difícil parar o Enderson. Cortes cruzou para Dyanfres diminuir.  

Volta: Lembrando que a gente precisava ganhar. 1x0 já resolvia. 

 

image.png.3db477c236b85ba2fd95c028ef826752.png 

 

Assim que chegamos para o jogo da volta. Os titulares Yan Couto, Galeano, Morato, Garello, Cortés, Cristiano Henrique, Rigo e até o Zanelatto, estavam baqueados. Lincoln e Tuta, inelegíveis. Não seria fácil. Andrey foi improvisado de zagueiro e trouxe jogadores da base para compor o banco. 

O jogo persistia empatado durante os noventa minutos. Armei um esquema superofensivo na tentativa de marcar o gol de traria a classificação. Aos 91 o VAR chamou para analisar possível falta na área.  

image.png.fe1bd0fa7c556e9651eb5f718e76ffa5.png 

E marcou! É pênalti. A chance de ir para a final nunca esteve tão perto.  

Chavez foi para a bola. O único zagueiro da equipe principal disponível. Correu, bateu no meio do gol e guardou. Antes do chute eu já mandei instruções para equipe se fechar, a classificação era nossa.  

image.thumb.png.d79e90c93da9d2650c6638b15a5f1f9d.png 

Eu só não contava que essa merda de jogo iria mudar as regras de gol qualificado (opa opa opa)... Lembrei que já nos salvamos assim contra o Botafogo. 

Certo é que achei que estávamos classificados. Mas não. Veio pênaltis e o crime.  

 

image.png.81b34e6af504b4c0ab67731fd5584dca.png

 

LIBERTADORES 

Fase de grupos sem sustos 

image.thumb.png.d4ef77b8c6ed45ac8ffb3798a41847de.png 

image.png.9001733785d7e51466decac50d155ddd.png 

2ª Eliminatória 

Universidad Católica ida: Adicionar a liga chilena acabou por tornar um jogo fácil em algo mais complicado. Federico Gonzales abriu o placar. Andrey andou com a bola e se preparou para chutar, me deixando irritado: acertou um golaço. Cortés virou em seguida, após passe de Dyanfres. Cabrera empatou, anulado. Zanelatto perdeu a chance de melhorar o placar. 

Universidad Católica volta: Não ganhamos, não perdemos. 

Quartas 

Santos ida: Garello abriu o placar após um excelente contra-ataque e jogada de Cristiano Henrique. Munteanu empatou, mas estava impedido. Dyanfres perdeu a chance de aumentar. Danilo empatou na volta do segundo tempo, após um penalti inventado.  

 Santos volta: Num lançamento de Andrey, Cortés abriu o placar na saída do goleiro. No segundo tempo, Demétrio mandou na trave. Chesni salvou o empate.  

Passamos. 

image.png.f0b0fac95c390b576d0da52f8525ed01.png 

De novo? 

São Paulo ida: A primeira chance foi uma trave por eles. Um primeiro tempo equilibrado, onde crescemos no final. Logo na volta, Mobarack foi rasteirado por Douglas Santos dentro da área: Garello cobrou, Ivan espalmou e Garello completou. Mario Augusto pegou um chute de fora da área, a bola foi subindo, até encontrar a cama da coruja. Estamos na final. Estou nem aí com prudência. 

São Paulo volta: O tempo passou e eu sofri calado. A fase no brasileirão não é boa e a imprudência que eu tinha no final da partida de ida se esvaiu. Fiz o básico para tentar segurar o resultado. Dyanfres, voltando de lesão, cruzou para Cortés abrir o placar. Vantagem ampliada. Antes do fim do primeiro tempo, Dyanfres sentiu nova lesão e pediu para sair. Aos 71, Garello acertou um belo chute de fora da área, sacramentando a classificação. Pablinho (filho do Pablo) diminuiu em seguida. 

 

image.png.e116478dc0de3e84d048d999643c523d.png 

 

Final 

Estádio Centenário Montevideo – Uruguai 

A Copa Libertadores surgiu em 1960 mas ainda não se chamava Libertadores. Era só a Copa dos Campeões da América que copiava a Taça dos_Campeões Europeus. Mas a ideia tinha anos e anos de fermentação. Desde que, na década de 1930, as federações dos vizinhos Uruguai e Argentina criaram a Copa Aldao, que também era conhecida como Copa Rio de Plata ou Campeonato Rioplatense por via da foz ancha do rio que deixa de um lado Buenos Aires e do outro Montevidéu. Ricardo Aldao era o presidente da federação argentina, homem por detrás da ideia, mas já tinha ido beber ao que se fazia no início do século com a Copa de Competência Chevallier Boutell ou com a Copa de Honor Cousenier. Tal como na Lei de Antoine Lavoisier, no futebol também muito pouco se cria ou se perde: tudo se transforma. 

Convenhamos que nomes como Chevallier Boutell ou Cousenier não revelam grande paixão independentista. Mas ao deitarmos uma breve vista de olhos à lista de participantes em todas essas competições vamos encontrar os mesmos nomes que foram, mais tarde, dominadores da Copa Libertadores: Nacional (Uruguai), Racing (Argentina), River Plate (Argentina), Peñarol (Uruguai), San Lorenzo (Argentina), Independiente (Argentina) e Estudiantes (Argentina). 

  

Ponto de partida 

Até aqui, os clubes brasileiros mantinham-se à parte, entretidos com as suas rivalidades internas e com a descoberta da Europa, isto é, com a possibilidade de ganharem uns tostões valentes fazendo digressões pelo Velho Continente onde o seu futebol essencialmente lúdico fazia abrir bocas de espanto. 

Mas, na primeira oportunidade, o Vasco da Gama acicatou os adversários ao vencer soberanamente o Campeonato Sudamericano de Campeones, organizado pelos campeões chilenos do Colo-Colo, em Santiago, com a participação dos detentores dos títulos da maior parte dos países da América do Sul. «Somos a melhor equipa da América!», trataram de berrar os vascaínos, provocando reações em cadeia entre santistas, flamenguistas e fluminenses, ávidos de os derrotar. 

Era tempo, então, de estabelecer com factos concretos quem era afinal do melhor da América. E, em 1959, assentou-se nas bases de um torneio que serviria para homenagear os heróis da história sul-americana: José de San Martín, Pedro I, José Bonifácio, Bernardo O’Higgins, José Ortigas e, claro, acima dos demais, Simón Bolívar. O primeiro português a fazer parte da competição foi, por assim dizer, um tal de Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bourbon e Bragança, nascido no Palácio de Queluz no dia 12 de Outubro de 1798, que ganhou o apelido de Alcântara por causa de um frade franciscano e se tornaria o autor da frase célebre: «Brasileiros, que o nosso lema seja, de hoje em diante – Independência ou Morte!». Mais do que uma frase foi um grito. Soltado nas margens do Ipiranga. 

Mas Pedro de Alcântara não foi uma bênção por aí além para as equipas brasileiras nos primórdios da taça que também leva o seu nome. A primeira a estrear-se, na edição n.º 1, de 1960, o Bahia, passou como cão em vinha vindimada pelo ecos do triunfo retumbante do Peñarol. No ano seguinte, já com nove participantes, mais dois do que na época anterior, o Peñarol voltou a ganhar. Depois surgiu o Cometa Branco: o_Santos. Que tinha uma linha avançada que parecia letra de samba: Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. Arrebatou duas Libertadores e passou a dedicar-se à vida de ‘Globe-trotter’, mostrando Pelé a quem estivesse disposto a pagar, e bem, por o ver em campo. 

Em 1965, a Libertadores tornou-se definitivamente Copa Libertadores. Sem campeões pelo meio porque, para lhe dar mais consistência, os segundos classificados de cada campeonato também participavam no início de um crescimento de tal forma imparável que, neste momento, já reúne 47 equipas num gigantismo desmesurado para um continente que se resume a 12 países. 

Uruguaios e argentinos trataram de se refastelar com troféus nos anos que se seguiram. Independiente, Peñarol, Racing Club, Estudiantes de La Plata, com o seu formidando Conjunto de Laboratório, o primeiro a conquistar três Libertadores consecutivas. Não tardaria a ser superado pelo Independiente (vencedor em 1972, 1973, 1974 e 1975). Já se tinham passados quinze anos sobre a edição inaugural quando o Cruzeiro se tornou no segundo clube brasileiro a por as mãos na taça, à custa do_River Plate, na final. E que taça! Todo em prata esterlina desenhado pelo italiano Alberto_Gasperi, e com um pedestal bruto em cedro que deve registar o nome de todos os vencedores e já obrigou, por isso, a alterações convenientes. Mais de dez quilos de peso, quase um metro de altura. O ‘Sueño Libertador’ que, segundo a escola sul-americana, deve nascer nas ‘calles’ e seguir daí para os estádios e para os triunfos testemunhados por milhões. Sempre com ‘grinta’ que é o ponto mais alto da garra e do orgulho. Para o vencedor: «La Gloria Eterna!». 

  

O vermelho e o preto 

Os argentinos assumiram-se como os grandes conquistadores da Libertadores. «La Copa se mira y se guarda», responderam sempre aos seus vizinhos chilenos que, tendo um único nome entre vencedores e finalistas, Colo-Colo ganhou em 1991 e perdeu em 1973 – se lamentavam com a frase contrária: «La Copa se mira y no se toca». Somam 25 taças, divididas por Independiente (7), Boca Juniores (6), River Plate (4), Estudiantes (4), Racing, Argentinos Juniors, Vélez Sarsfield e San Lorenzo (todos com uma). Os brasileiros veem a seguir com 18:_Santos (3), São Paulo (3), Grémio (3), Cruzeiro (2), Internacional (2), Palmeiras, Flamengo, Vasco da Gama, Corinthians e Atlético Mineiro. 

 

O verde e o branco 

 

image.png.7b877f15abd907e047bb7d49de6d1b15.png 

O ano de 2016, do fatídico desastre da Chapecoense, marcava também a história do Coritiba. Aquele que foi seu algoz na Sulamericana, acabaria por vencer a Libertadores e ceder o título à Chape após o desastre. Tipo de Borja e companhia, esverdearia a Glória Eterna. 

Nos últimos anos, de domínio completo brasileiro, batemos na trave duas vezes, contra equipes fortes, mais fortes até que o adversário da vez. Contra o Flamengo de 2023, éramos mais fortes e tivemos todas as chances de vencer. Deixamos escapar. 

Agora, no Estádio Centenário, chegou a hora de quebrarmos essa barreira. 

Vamos Coritiba, Vamos em Busca da Vitória, em Busca da Vitória, eu vim pra te apoiar! 

image.png.f6e0c9e94fabab62b0f9f6f6b5f55c9f.png 

A cidade uruguaia foi tomada pelo fogo vivo que é a torcida coxa-branca. 

 

O jogo 

 Com três minutos, Bustos emendou um chute direto no ângulo de Xesni. Pior começo possível. Ou melhor: um minuto depois, Yan Couto acusa lesão e pede para sair. Fomos pra cima: Dyanfres e depois Cortés, perderam excelentes oportunidades. Olimar e Cortés novamente, também João Paulo. Eram oportunidade demais desperdiçada. Fim do primeiro tempo e desespero tomava conta. 

image.png.d62971a8447221fbeee860f471bc0612.png 

image.png.59ab2215de5055429a0490feca9202de.png 

Eu odeio volta de intervalo. Um minuto, gol dos caras.  

image.png.4a796ea7fda7b692b653e1791dcd831a.png 

Não dá para ser feliz desse jeito. Eles tiveram um chance e fizeram três gols.  

 

image.thumb.png.e1f51213750967223981ee4aa6963a9c.png

 

MUNDIAL

 

Ué, viramos o Corinthians? 

image.thumb.png.0098d44d7fd85b28d45241a3dc71eeec.png 

image.png.7c1f6d50147810e529a621eb7bd0a324.png 

image.png.2a96b70877640ca7f5090840f830162d.png 

Chelsea: Prometeram que a gente ia perder e tudo mais. Aí, começamos em cima, Cortes perdeu grande chance. Ninguém entendia o que acontecia, que time verde é esse? O empate era muito injusto para nós. 

image.png.f55957650ad13f297deda88a7fa9fd67.png 

Como era de se esperar, eles abriram o placar no segundo tempo, após cobrança de falta. Em seguida, Rigo mostrou do que somos feitos, com um chutaço de voleio.  

LAFC: Pelo que entendi, a vitória fazendo saldo de gols era imprescindível para passar de fase. Isso considerando se o LAFC fosse o time mais fácil do grupo. Começamos tomando gol de Diego Rossi. Parecia que Munteanu havia montado no Cortés, só perdia gol o argentino. Na terceira tentativa ele guardou: uma bola açucarada de Yan Couto. Coloquei o time para cima, mas quem marcou foi eles, ao final.  

image.png.227ac308fc6148ae50f24e27d261cef3.png 

 

image.thumb.png.373ce65f138c62a66debc2abf6e7741b.png

Na próxima atualização trago informações detalhadas sobre o Luchão e as SAFs.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Nei of changed the title to O Aprendiz - 14: Ano 6 - 2025: Transferências, Estadual, Libertadores, Mundial e Copa do Brasil

1786260262_Designsemnome.gif.a28ce9b0898a385784660efda1c4fe47.gif

 

Ano 6 - 2025: Brasileirão e Ano das SAF

Conforme deixei na última atualização, que só não veio ontem pros masmorradores não reclamarem de flood, fizemos um belo campeonato brasileiro, onde até disputamos o título, mas perdemos ritmo no final. Um ano sem título, mas com boas competições.

No spoiler, uma descrição mais aprofundada sobre o campeonato, com jogos, tabelas e destaques.

Spoiler

LUCHÃO 

Nem acredito 

image.thumb.png.a26ba139bb22aa0da5fe272b5dcabaef.png 

Atlético MG: Após primeiro tempo truncado, Andrey abriu o placar num tirambaço de fora da área. O goleiro era fraco: Dyanfres Douglas que não tinha nada com isso, na primeira chance após entrar, ampliou. 

image.png.e3c213cca11096f6655fb7c8d7a40611.png 

Grêmio: vitória tranquila, apesar dos gols desperdiçados por Dyanfres. 

Goiás: estamos fenomenais na defesa de bola parada e contra-ataque. Se Goiás já foi pedra no sapato eu não lembro. 

image.png.cfbf920fcef44c5898ecd2813c9b0861.png 

São Paulo: Rodei o time. Os “reservas” tinham Raphael Veiga, Mobarack, Allan Cristian e outros. Para se ter ideia da força do time. Tivemos dificuldade mas vencemos com gol do paraguaio Zanello. 

América MG: Dyanfres parece gostar de jogar pelo lado.  

Londrina: Léo Condé disse que dava para ganhar da gente, menosprezei. Quase pagamos o pato. 

image.png.2ddd0295c631bebde2a3284e11f1ae42.png 

Fluminense: prévia da CB. O jogo se encaminhava para uma goleada, mas Morato e Chesni fizeram uma burrada: o zagueiro recuou errado e fez contra.  

image.png.f4bc18ff686a57fa53f0eee2f7f5f43b.png 

Cruzeiro: Novo sete a zero? Que nada, Lisca Doido tá dando jeito no time mineiro. Fizemos no final, mas foi anulado. 

Athletico: Para minha surpresa eles tiveram dois expulsos ainda no primeiro tempo. Estamos virando o time do VAR? Matheus Anjos se vingou da dispensa, distribuindo assistências. Goleada.  

image.thumb.png.161c8eccbff6c347238c3f275c08e392.png 

Sport: Ainda com a cabeça no mundial de clubes. Jogamos mal, perdemos devidamente. 

Fluminense: Para conseguir o empate precisamos lançar mão do 4132 ofensivo. Miltinho aproveitou a chance e guardou. 

 

image.thumb.png.e83eecdea90bde543045024ded4681c3.png 

Fortaleza: Repeti o 4132 ofensivo. Alex, craque tricolor, abriu o placar. Luís Henrique ampliou, após contra-ataque que cedemos de forma ridícula.  

Internacional: Para voltar a vencer, voltamos ao básico. Apostar na qualidade dos jogadores. Dyanfres retomou sua fase goleadora e marcou logo dois gols. Cortés, outro que perdia gols, ampliou no segundo tempo.  

image.png.7391bca5562c02910e8fb2bb7b56b5c8.png 

Santos: Contra o bicho-papão, estreia de Lincoln. Primeira vez jogando contra Munteanu e vendo ele fazer os gols que perdia comigo. Jorge Claudio ampliou, mas bem anulado. Odegaard quase fez de falta. Segundo tempo: Munteanu fez mais um dos gols que perdia comigo. Nunca é demais reafirmar: Munteanu fez mais um dos gols que perdia comigo. Hat-trick e detalhe, ele só havia feito um gol em sete jogos pelo Santos.  

image.png.dc6900f70d3e05e127e03b272c3f0b64.png 

Vitória: Abel andou meio mal este ano. Caiu no baiano para o Bahia de Feira e na Copa do Brasil ao Bragantino. Ainda assim, permanece vivo na Copa do Nordeste (final contra o Fortaleza) e Sulamericana (vs Independiente). Dyanfres abriu o placar, logo depois perdeu grande chance. Mas, no segundo tempo ampliou e completou o hattrick de pênalti. José Wilker diminuiu por cobertura.  

Corinthians: Gol curioso de Dyanfres. Garello bateu pênalti na trave, Dyanfres reagiu e marcou no rebote. Andrey ampliou de fora da área. Nos acréscimos do primeiro tempo, Cortés fez o terceiro após chute de Dyanfres 

image.png.b7bed3bbab784b847b06cbc32510ba46.png 

Flamengo: Num prequel da Libertadores, começando bem, assustando logo nos primeiros segundos. No segundo tempo, um dos três atacantes, Sabiá, chutou cruzando e abriu o placar pro mal. E foi isso. 

Palmeiras: Juizão salvou a gente de tomar o primeiro gol. E o primeiro tempo foi zerado. Apesar do péssimo jogo, resolvi não mexer na equipe. Garello abriu o placar após bela jogada.  

Paraná Clube: Nossa terceira SAF vai mal. Luquita da galera vai bem, mas não o suficiente para fazer o time evoluir na LUCHA A.  Aos 53 segundos, Zanellato abriu o placar. Dez minutos depois, o mesmo Zanellato sofreu pênalti: Andrey marcou e fez o segundo do time. Aos 29, Rigo fez um gol a la Petkovic de falta.  

Atletico MG: Vitória tranquila.  

 

image.png.a8f421fded9c398cf5e8acab0d1fda45.png 

BRASILEIRO 

Tentando manter o ritmo 

image.png.3197973e86f0c215e1d479258ffb86d9.png 

Goias: Com um time fisica e mentalmente combalido dominamos o Goiás no primeiro tempo, mas sem gols. Veiga mandou na trave no segundo tempo. Cortés entrou cortando tudo e fez um golaço, mas deram gol contra. Eu vi, isso que importa. Veiga chutou de longe e goleiro aceitou. Que dia. Vitória para manter os ânimos exaltados.  

image.png.d9b9d9ba4d9573170ffeacb9a500ec30.png 

Bahia: Cortés segue em alta nível do jogo anterior para abrir o placar.  O segundo gol foi um repeteco do primeiro, lançamento da defesa e gol de Cortés. Mandei ficarem atento na volta, não ficaram. Gol aos 56 segundos. Três minutos depois, empate. Coloquei o time no 41212 e virou uma correria. Cristiano Henrique roubou a bola na defesa adversária e nos colocou na frente novamente.

image.png.953539710436ee2ab658caade25dca69.png 

São Paulo: mais uma vez contra eles. Lincoln conseguiu uma bela jogada e mandou livre. João Paulo perdeu. No segundo tempo, avancei João Paulo para o meio e logo na primeira oportunidade o N10 fez o gol da vitória.  

image.png.e71f927baef890e6a07eb32905a0f54e.png 

Grêmio: jogo para abrir pontos de um rival direto. Veiga abriu o placar e, enquanto eu ficava embasbacado com o Ronaldinho Gaúcho lateral direito deles, o rapaz cruzou para empatarem. 

America MG: Perdi pontos para o lanterna, em casa. Mas depois o Flamengo perdeu para eles, então tá valendo. 

Internacional: Cortés nos deu o melhor início possível, ao cortar a frente do zagueiro em escanteio. Aumentamos aos 41, em gol contra, mas Brenner diminuiu de pênalti em seguida. No segundo tempo, Brenner fez a festa na nossa defesa e cruzou para Arthur empatar.  

Londrina: Galeano machucado, viva o calendário brasileiro. Lincoln fez seu primeiro gol pelo clube. Zé Rafael fez dois e Tuta (zagueiro) fez um golaço de voleio. Sem piedade. 

image.png.3a012e9acbf57bbf903d0990c81d86a6.png 

image.png.1f7b9ff77cfd40ab05950bab5eb3b7e6.png 

image.thumb.png.cb1ad472c3e316561e8faea908679889.png 

Ainda tem muito campeonato, mas se continuar assim, esses serão os últimos cinco jogos: 

image.png.408cd9ee66e4875ac4a358c57be973f9.png 

Cruzeiro: Empate sem graça. 

image.png.32793751b0f0215dcfad87c0368fef10.png 

image.png.c7c3a5037208eb4b785b2e239ecd5b99.png 

Fluminense: Balzic bobeou, Cortés roubou a bola, driblou o goleiro e abriu o placar. Segundo tempo em alta voltagem, aumentamos logo no início.  O estreante Adauto – que entrou diante das lesões dos substitutos – fez o terceiro. Rigo, numa falha do goleiro Everson, completou a goleada. 

image.png.b9522b8ca473ead4543cf0a3a528b0a5.png 

Athletico: Numa bola que passou por todos do meio campo, Lincoln abriu o placar. Nazareno empatou logo após a expulsão de Cortés. Ainda no primeiro tempo, Andrey também foi expulso e ficamos com dois a menos. Aproveitando isso, Alex Vega virou. O resto é história. 

Bahia: Não havia tempo para chorar. Três depois tem jogo de novo. Mais um jogo ruim, cedemos o empate no final. 

Palmeiras: Após um merecido descanso, pegamos o time verde fora de casa. Tomamos quatro gols na tentativa de empatar após estar perdendo por dois a zero. A busca pelo título escapa novamente.  

image.png.cc25f67981852c9ca83e2e3519d5d2b8.png 

Sport: Tá difícil. 

Fortaleza: Nas vésperas de decisão na Libertadores, fomos com reservas. Roubamos a bola e devolvemos pro atacante deles abrir o placar. Tomamos um pau no primeiro tempo. Vamos abar perdendo o terceiro lugar.  

image.thumb.png.99e0ba7181d9ee6796690fd4c306be43.png 

Santos: Nos colocaram como postulantes ao título, apenas por pena, imagino. 

image.png.be09410b8a2ac9e2b1be0d355c306958.png 

Após brilhantes intervenções de Xesni, Lincoln fez o pivô para Andrey abrir o placar.  O próprio Lincoln fez o segundo. O segundo tempo continuou com a mesma tônica, até um lançamento de Xesni que pegou o estreante José Luiz, que driblou o goleiro e fez gol.  

image.png.148d1ed40a890e3441cf4bbea9bc0cbf.png 

Vitória: O mel do Abel venceu. Os rubronegros agora lutam contra o rebaixamento. Começamos bem, mas tomamos a virada. 

Corinthians: Três dias antes do jogo mais importante do ano, uma vitória para credenciar ao título. 

 image.png.ad2a40d66f5b442a8da84ad5f84b316d.png 

Flamengo: Ressaca total. E ainda tem que jogar contra esse time.

image.png.7282ed3df4d7601273587f597a618e81.png 

Paraná Clube: Demichelis melhorou o clube, mas não foi o suficiente para salvar o tricolor de mais um rebaixamento. Se eu não estive ligado ao clube, essa era a hora que pediria demissão. PQP. 

image.png.423a1d0a9b9f84c99003b580a451ddb5.png 

image.thumb.png.62dc61182436e7c51b776a8a2288c982.png 

image.thumb.png.173ceade9fb95c584d3ec4427723a8bb.png 

image.thumb.png.8aff9c490c9fdbbe54e22f2590e7aaa6.png 

 

thumbnail.thumb.png.e54a9ad24fe0e55806e50f506afd99e6.png2903375b-8e74-444b-a861-8d0606009a04.thumb.png.ec7eb5561b3dbf770ed53b9c5a32230a.png

 

Ano 6 e 7 - 2025 e 2026: Anos das SAF

3dee69ef0b33c2559.jpg 

Ultrapassada a questão do clube principal do Grupo Coxity, analisemos o desempenho dos demais. Os separei em três grupos:

 

  • Com liga ativa: aqueles que estão efetivamente jogando e podem disputar títulos, revelar jogadores...
  • Podem aparecer: estão em competição desativas, mas que possui liga ativa na primeira divisão (aí podem subir...).
  • Dificilmente: sem ligas ativas e em ligas muito fracas para conseguirem algum aparecimento nas competições internacionais.

 

image.thumb.png.2f5905e11451d6d2c95aa04610075ec3.pngimage.thumb.png.e62bdd60d2b2d44588b5c61d4bc5405b.png

 

Com liga ativa:

Club de Deportes Cobresal Chile

Vamos começar pela jóia da coroa Coxity, o belo diamante que vem sendo lapidado no deserto do Atacama.

Subiu com o comando de Gustavo Huertas, após muito investimento (via editor) na contratação de jogadores. 

image.png.7e8276b0bc27767f6288811d7c25776f.png

Transferências (2025 e 2026)

  • Acerto: As contratações em 2025 foram nível série B, com exceção do já veterano Charles Aranguiz. O cara, ao lado de outro veterano (Cesar Valenzuela), foi o nome do time. Aranguiz também é o Adjunto da equipe. Em 2026 é possível ver a equipe andando pelas próprias pernas, com muitas entradas, além de alguns empurrãozinhos, como Christian Alves e Zé Rafael, que chegaram por empréstimo do Coxa.
  • Decepção: -.

Competições

  • Liga: 3º na Primeira B, acesso nos playoffs.
  • Copa: pegou a La U já na segunda eliminatória e foi eliminada após péssima partida em casa (0x3), se recuperou fora, perdendo apenas por 2x3.

 

A equipe ainda tem Vida de Diretor, Roque Santa Cruz (que era meu adjunto no Coxa e ganhou essa vaga no lugar do Huertas #ingratidao) como treinador, dois auxiliares (coisa que só é possível quando você zoa o jogo com o uso de editor) e Gary vascaíno Medel dirigindo a base. 

image.thumb.png.fe3949ca0972bdbf0d4d0b1d0ead07d6.png

 

Chennai City Football Club

Transferências

  • Acerto: dos EAU, Ahmed Kalil foi o artilheiro com 16 gols em 20 jogos. O filho de Zidane, Enzo, jogou bem pela ponta esquerda com um gol e duas assistências. 
  • Decepção: o lateral albanês Naser Aliji, com passagens pelo Basel, Kaiserslautern, Dinamo Bucareste e Honved, conseguiu ter uma média de 5,74 nos poucos jogos que participou; foi emprestado para jogar na Hungria pelo Ujpest.

 chennay-liga-indiana3089cea05176dca6.png

 

Competições

  • Liga: Campeão em 25/26. 
  • chennay-liga-indiana-vencedoresd53dc36ee 
  • Copa: Campeão em 25/26
  • chennay-taca-durand4a641267cd98d1f5.png
     

Real SC

O maior clube da história deste Fórum @thyagocda, o Real original entra em 2026 na família Coxity - que agora coloca seus tentáculos no velho continente. Falando em Thyago Pegador, o goiano carioca deve aparecer na equipe técnica mais pra frente.

 

Transferências

Enviamos alguns jovens por empréstimos, além de dois brasileiros para compor elenco. O jovem João Victor, dispensado pelo Internacional, e o futuro preparador da equipe ainda em atividade Ricardo Goulart. 

real-sc-ricardo-goulart60645b0b698f9065.
 

 

  • Acerto: Matheus Ribeiro, lateral esquerdo revelado pelo Coritiba. Também, um destaque por emoção é ele: Marcos Barbeiro, maravilhoso. 
  • bpjOGeFFAGJRinFsqWP_qM8VG7yBufDjP_0-DW9C
  • real-sc-marcos-barbeiro0c130695ebea3c3c. 
  • Decepção:

 

Competições

  • Liga: 1º na série D do Campeonato Português, atualmente (17/05/2026) nas quartas de final para o acesso.
  • Copa: Eliminados pela Belenenses SAD na segunda eliminatória.

 

Leones Fútbol Club S.A. Colombia

Cansei de Doriva (sorry Fujarra) e mandei o treinador da seleção - que estava desempregado - ensinar os colombianos a jogar futebol.

 

Transferências

A maior venda foi de um jogador para o Coritiba. Como as multas eram baixas, nós comprávamos jogadores que recebiam propostas e reemprestávamos para o clube de origem. Na compra, pagaram R$ 5 milhões por um zagueiro de 24 anos (olho nele, Brayan Montano).

Em 26, trouxeram Bruno Cosendey do CRB, Jaime Silva do Real Cartagena e Juan Fajardo do America de Cali, em negociações que totalizaram R$ 10 milhões.

  • Acerto: Ospina, como era de esperar, foi titular o ano todo. Otávio (ZAG), revelado pelo Flamengo mandou bem também. Emprestado pelo Coritiba, Julio Rusch (12) foi eleito o jogador do ano da Colômbia. Os coxas emprestados Denner Fabricio e Peglow também foram bem. 
  • Decepção: Juan Fajardo, contratado a peso de ouro, vinha de boas temporadas pelo América de Cali, onde era artilheiro. Aqui, no entanto, não correspondeu ainda. Peglow, reemprestado, voltou muito mal em 2026.

 

Competições

  • Liga: Apertura 24/25: 10º, eliminado na primeira fase. Clausura 2024/25 7º, e caiu no quadrangular final. Em 25/26 classificou na primeira fase do apertura e lidera o quadrangular final (dá-lhe Diniz).
  • Copa: caiu na primeira fase (é um quadrangular) em 24/25. Em 25/26, está nas oitavas de final. 

 

Saprissa Costa Rica

Um dos maiores clubes do grupo, treinado por Keylor Navas. Disputa duas competições, a Liga Norte Americana, que parece ser um competição entre clubes caribenhos e a Champions da CONCACAF.

 

Transferências

Não tem usado o dinheiro da parceria para trazer jogadores, esperamos que ele esteja sendo investido no clube. 

  • Acerto: Joel Campbell, que chegou via editor, assim Halldorson e Luiz Henrique.
  • Decepção: -

 

Competições

  • Liga: Campeã em 2025. Vice em 2024.
  • Concacaf: Vice em 2025, perdendo vergonhosamente para o LA Galaxy, 6x1 no agregado. Eliminada na primeira fase em 2026.

 

 

Podem aparecer:

União São João Araras

Coloquei um dos grandes treinadores deste país para comandar esse projeto, Sr. Luizinho Vieira. Ao seu lado na equipe técnica temos o melhor meia deste país, segundo @Guilhererme, Renato Augusto, Weverton no treinamento de goleiros, além do ganês Asamoah na preparação física e Nicolás Lodeiro como Analista de Dados.

Como a equipe não disputa competições, fica difícil saber se o projeto está dando certo. Quem sabe no futuro?

 

Universitario de Sucre Bolívia

A equipe treinada por Alejandro Chumacero não disputa competições, mas torcemos que no futuro isso mude.

 

Coronel Bolognesi Peru

Transferências

Treinados por Vinicius Eutropio, não tiveram grandes vendas. 

 

  • Acerto: Advíncula, aquele.
  • Decepção: -

 

Competições

  • Liga: -
  • Copa: caiu na primeira fase (é um quadrangular) em 24/25. Em 25/26 irá disputar ainda.

 

 

Dificil:

Portuguesa Venezuela

Time treinado por Salomon Rondon

Transferências

Descrição

  • Acerto: Zagueiro Cairo, emprestado pelo Coritiba.
  • Decepção: Renan Gorne, dez jogos, um gol, média de 6,14.

 

Competições

  • Jogou a sulamericana em 2024, torcemos para que aconteça novamente. 

 

Defence Force Trinidad e Tobago

Sem competições. Sem vendas. 

O time treinado pelo assassino sorridente, não tem competições, por enquanto.

 

ACDC Tailândia

O time treinado pelo ex-selecionador tailandês Vorawan Chitavanich, não disputa competições.

 Frauches, ex-Flamengo, está na equipe. Mas o destaque é o iraniano Karim Ansarifard.

 

Lions de Misawa Moçambique

Praticamente abandonado.

 

 ----------------------------------------------------------------------------------------

LISTA DE DESIGNATED PLAYER  2025 

 

Quem permaneceu com seu DP não tem o direito de receber outro 

 

Cláusula do @Fujarra: Eden Hazard no Vasco 

 

Sport Club do Recife – Subiu neste ano, chegou Borja Mayoral 

Clube Atlético Mineiro - Subiu neste ano, chegou Felipe Vizeu 

Paraná Clube - Subiu neste ano, chegou Lucas Moura 

Londrina Esporte Clube - Subiu neste ano, chegou Munas Dabbur 

Santos Futebol Clube – Cristiano Ronaldo aposentou, chegou Danilo 

Sport Club Corinthians Paulista – Keylor Navas aposentou, chegou Xherdan Shaqiri 

 

Lista de DP das SAF 

 

Luverdense Lourency 

Paraná Ricardo Goulart 

Vitória Vaná 

Cuiabá Dodô 

image.thumb.png.190264e308c2382038b66bc261c57057.png 

image.png.7f9e660106d1ea1e416ff08c388bb5af.png 

Cuiabac2e133b72b492b0e.png 

A molecada cuecana está trocando de treinador como troca de cue, enfim... Agora é Sidnei Lobo no comando da equipe. O treinador vem fazendo um bom trabalho.

 

Transferências

Perfil interessante das inúmeras contratações. Jovens jogadores brasileiros e bons estrangeiros de mercados menores.

  • Acerto: Como DP, não poderíamos deixar de mencionar o promissor NGolo Kanté. Também, Julio Rusch, que chegou em definitivo.
  • Decepção: -

 

Competições

  • Estadual: vitória sobre a Luve, para retomar o título estadual.
  • Liga: 11ª colocação na série B em 26, após quatro rodas. Em 25, apenas um nono lugar.
  • Copa: Eliminados pelo America RN na primeira fase.

 

Parana871565bb10074890.png 

Transferências

Meu antigo auxiliar, Martin Demichelis, assumiu o lugar do safado. 

  • Acerto: Richard, volante apostador, comprado ao Fortaleza.
  • Decepção: Lucas Moura e Leo Citaddini, DP de SAF.

 

Competições

  • Estadual: Quedas nas quartas (em 25) e semi (em 26).
  • Liga: rebaixado (18º) lugar em 2025. Atualmente em nono na The Luchianship.
  • Copa: quedas precoces.

 

Vitoria5f97cf6ad1f032e2.png 

Transferências

Após três anos e meio: FIM DO ABELISMO. O português não resistiu às expectativas criadas, dando lugar ao maestro Sylvinho.

Com a saída de Abel, tiraram o pé nas contratações. No ano de 2025 chegou Jude Bellingham - que era DP da Luve City. 

  • Acerto: quem comanda a equipe são os crias da base, Azul e Rodolpho.
  • Decepção: Bellingham só tem nome, muita mídia.

 

Competições

  • Estadual: queda para o Bahia de Feira na semi em 2025 iniciou a crise do Abel. Sylvinho foi campeão em 2026.
  • Liga: 15º lugar, muito abaixo das temporadas anteriores (Abel tem prazo, senhores.).
  • Copa: queda nas prévias das oitavas ao Bragantino em 2025.
  • Nordeste: vice em 2025.
  • Sulamericana: queda ao Independiente, nas oitavas em 2025.

 

Luverdense29ca577f267d9a88.png 

Transferências

Rumores de descontentamento nos cantos da ema. Dois anos de Nuno Espírito Santo e nada de acesso.

O espírito furrajano tem contaminado a equipe, fazendo rumar à Lucas do Rio Verde nada menos que três ex-vascudos: Fernando Costanza, Ricardo (des)Graça e, the best, Ribamar.

Para melhorar o elenco, nessa temporada trouxeram o (snif, snif) Gonzalo Carneiro e William, the monster, Arão.

Por outro lado, Nuno não gosta de competição. Mandou embora da equipe técnica Aubameyang e o ex-goleiro Renan. 

 luve-os-melhoresfc117579d68f6240.png

 

Competições

  • Estadual: Campeão em 2025, Vice em 2026.
  • Liga: 1º lugar (Série C) na fase de grupos em 2024 e 2025, caindo nas quartas em ambas as temporadas.
  • Copa: queda terceira fase em 2025. ELIMINOU O VASCO EM 2026 e chegou à quinta eliminatória, COM GOL DE RIBAMAR.

image.png.c77d546e63c22ad35dbc0bf5a8106a54.png

  • Verde: queda nas semi ao Brasiliense em 2025.

 

Londrina9c59f9056cbc8f20.png 

Treinado pelo sr. Léo Condé desde 2022, conseguiu o acesso em 2024, para cair em seguida. Foi trocado pela SAF Russa pelo tático João Paulo Sanches, ex-Cuiabá.

 

Transferências

Apesar do dinheiro da SAF e depois da LIGA, Não fez muitas contratações relevantes.

 

Competições

  • Estadual: desde de 2021 alterna entre queda na semi-final e vice-campeonato.
  • Liga: image.png.bbe362926137cbc26a328d0015ecb9b3.png
  • Copa: Em duas ocasiões chegou até a quarta eliminatória.

 

REMO67960b26cc0e2e4a.png 

Transferências

A última SAF a chegar, fechando as regiões do Brasil.

O treineiro é o grande Omar Feitosa, que não conseguiu subir com o Paraná Clube na série D de 2023 (real life). Gosto dele, gostaria que tivesse sucesso, vou investir na carreira do rapaz.

 

  • Acerto: contrataram um jovem por R$ 5 milhões do CRB.
  • Decepção:-

 

Competições

  • Estadual: campeão em 2026.
  • Liga: supostamente na série D.
  • Copa: 
  • Verde: caiu na semi em 2025 ao Paysandu. Foi Campeão em 2022.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1786260262_Designsemnome.gif.a28ce9b0898a385784660efda1c4fe47.gif

Ano 7 - 2026: Brasil é Hexa! #Coxalíder

 

Administração

Pagamos a SAF, em termos de lucro por janela de transferências, considerando o investimento inicial de R$ 400 Mi. Vejamos o saldo de cada janela:

2020: - 70 Mi

2021: - 276,5 Mi

2022: + 157 Mi

2023: + 125 Mi

2024: + 143 Mi

2025: + 207 Mi

2026: + 349 Mi

Total = 635 Mi

image.thumb.png.4025f776a26760467b9a02107a70c935.png

RECORDE-DE-TRANSFERENCIAS4db7b58218e1528

Transferências

Voltamos às origens dos pacotões de reforços. 15 chegadas (14, desconsiderando Yan Couto). Destes, 10 devem ficar no elenco, exceções feitas a Thiago, Gonzalo Novick, Ibrahim Boakye.

E... Neymar. 

O quê? Sim, fizemos oferta ao craque do PSG, o time francês aceitou. E compramos o volante Neymar da Ponte Preta.

Spoiler

 

Discuti com a SAF a possibilidade de trazer o veterano Ney. Após uma breve redarguição, conseguimos convencê-los de que fazia sentido.
discutindo-com-a-direcao-newmar90de977a0 

Mas o veterano Ney não queria vir.

NEYMAR-NAO-ESTAVA-INTERESSADO6464041b53d

Então, já que estava na chuva, contratei seu xará, um volante meia boca da Ponte Preta.

NEYMAR18270a868959d113.png 

 

Agora, falando sério. Vamos às chegadas, posição por posição.

 

Goleiro: com a possível aposentadoria de Schezsny, que renovou até 2027, fomos ao mercado atrás de algum jovem goleiro. Trouxemos João Carlos, mas quem tem mais chance de virar titular é um jovem (19 anos) peruano que trouxe do Coronel Bolognesi temporada passada).

Lateral: Roberto Carlos, cria do Flamengo, estava no meu radar há tempo. Com o valor baixo trouxe ele, que virou reserva de Yan Couto, após a venda de Bruno Demétrio ao... Flamengo. Que looping. E falando no Yan, com dinheiro sobrando, recomprei o jogador ao City, que nos havia emprestado nas últimas quatro temporadas. O jovem uruguaio Gonzalo Novick vem pelo critério "qualquer jogador por menos de R$ 10 milhões que pareça bom e seja jovem".

Zagueiro: Vendemos três jogadores da zaga, simplesmente. E mais, lembrando que Lyanco saiu ano passado, desmontamos totalmente a defesa. Morato foi o primeiro a sair, com o Santos pagando o jogador a peso de ouro. Depois o cria Allan Christian, que teria chances, foi à Inter. Por fim, Chavez recebeu proposta, não encontrei ninguém para substituir à altura, mas aceitei mesmo assim (dinheiro em primeiro lugar). Com isso, fui ao mercado e trouxe dois jogadores, além de deixar engatilhado mais um (Wilson Correia, que chegaria no meio do ano). GG, que prova que o que importa é impulsão e não altura, e o argentino Diego Rivarola.

Meio Campo Central: Neymar, volante já emprestado. Mauricio Miranda, que pode tanto jogar ali, quanto na ponta esquerda. 

Meio Campo Ofensivo e Pontas: quando achei Vainer por uma pechinca, pensava apenas em trazer um ponta brasileiro (considere as regras do brasileirão) para ser reserva do Garello. Nem esperava a facada nas costas que tomaria do argentino. O cearense Alex estava no meu radar desde que surgiu no Fortaleza. Tive a oportunidade de competir com o City para trazê-lo, mas deixei quieto. Depois do clube inglês comprar, fui lá e pedi emprestado humildemente. Não sei o que deu no Flamengo para não querer o menino Rafa, mas eu que não ia perder essa.

Spoiler

image.thumb.png.1677301774c46551e4e41feee2a5ac3f.png

Ataque: Ibrahim Boakye vem como aposta e pediu para ser emprestado já durante as negociações. Igor Jesus volta, por preço módico, após passagem sem brilho no Corinthians.

 

 

  • Acerto: Vainer é um jogador completo e pronto para jogar. Estreou fazendo gol de falta contra o ex-clube, Cruzeiro - que adora perder revelação. Alex vai fazendo uma boa temporada, espero conseguir renovar o empréstimo. GG começou a temporada com seis gols.
  • Decepção: Garello e Rigo saíram pela multa baixa que fiz.

 

Do outro lado da porta de negociações, chegaram muitas propostas após a Copa do Mundo, onde Sede Rigo e Guido Garello participaram. Eu só fui perceber a besteira que fiz quando as propostas eram aceitas sem discussão: a multa não era tão significativa pro mercado europeu. Ambos tinha no contrato R$ 114 Mi com cláusula de rescisão. 

Assim, Rigo no Real e Garello no Tottenham (pelo menos será punido pela própria escolha). Bruno Demétrio, 19 anos, foi a segunda maior venda dessa jornada, além de manter um percentual. Luiz Henrique, há tempos sendo reemprestado, foi vendido ao Cruzeiro para repôr a saída de Vainer (hahaha).

E eu gosto de manter esses percentuais, pois volta e meia cai uma quirerinha:

MAIS-DINHEIRO-DO-MUNTEANUf147f4f39c36815

Para evitar perder o ícone do clube, quase brasileiro Cortés, renovei o contrato.

NOVO-CONTRATO-DE-CORTESf6fb6fb8c918f0f1.

TRANSFERENCIASe5d346a3a9d664b5.png

Competições

  • Estadual: campeão em 2026.
  • Liga: liderando, na nona rodada, com apenas uma derrota.
  • Copa: queda nas quartas-de-final para o Corinthians.
  • Libertadores: jogando as oitavas-de-final contra o River Plate da Argentina.
Spoiler

Estadual: campeão em 2026.

CALENDARIO-PARANANENSEa59cd906bdf74688.p

 

campeoa-parananensedb955c1e92edfe7f.png 

Libertadores: jogando as oitavas-de-final contra o River Plate da Argentina.

CKASSUFUCACAI-LIBERTADORES8f66c0b4759d56  

TABELA-LIBERTADORESae250d9e7e36f99a.png

Liga: liderando, na nona rodada, com apenas uma derrota (pro vascudo).

CLASSIFICACAO-BRASILEIRO3acc4acf5fc3dd6f 

ELENCO-TITULAR385b46c191e0330c.png

ELENCO-RESERVAS88f010d0ad2eef13.png 

 

 TABELA-BRASILEIRAOa0348130560fa5fb.png 

Copa: queda nas quartas-de-final para o Corinthians.

TABELA-COPA-DO-BRASIL7238d2378784d02e.pn 

 

 

 

Copa do Mundo 2026 

 

Itália x Polônia. Não estava ligando muito para a Copa do Mundo, até comecei a estranhar a ausência de jogos do brasileirão - a Copa do Brasil continuou... Então, lembrei da competição de seleções e resolvi acompanhar os dois jogos restantes. Itália e Polônia disputariam o terceiro lugar. E eu fui ver, porque tinha Schezsny em campo, meu goleiro. 

O que se viu em campo foi um belíssimo jogo, nem parecia valer nada. Tonali abriu o placar logo aos seis minutos e a Polônia parecia entregue. Porém, foi pra cima e empatou ainda no primeiro tempo, aos 19 minutos. A Itália voltou a frente com Chiesa. Daí pra frente só deu Polônia, que sofreu, sofreu, até conseguir empatar aos 78. 

O sofrimento mudou de lado. E a Itália ficou com um a menos, após um jogador se machucar e não ter substituição. Veio as prorrogações, e mais sofrimento: Chiesa machucou também e a substituição extra já havia sido perdida. 

Ainda assim, conseguiram segurar. Nos pênaltis, Donarruma começou pegando. E depois mais uma. Schzsny devolveu na mesma medida. Pegou duas. E mais uma nas alternadas. Vitória polonesa com toque alviverde. 

image.png.05f33b04b8682e710a32e747e4736486.png 

image.png.845bcea792ecbadc463ef49ad2c588a8.png 

Alemanha x Brasil. Dorival Júnior é o homem que nos trará o hexa. Errou Eguinaldo. Com Neymar na reserva, Marivaldo (meia do Arsenal, ex-Inter) comandava o time. Passe para Antony, que cruzou para Vini Jr. Abrir o placar.  

image.png.be401389d22fe445a92b43a8b1e78003.png 

No segundo tempo, Lorival Ortega (cria do SP, agora no Porto) que havia entrado no lugar de Vini Jr. Machucado, achou o lateral Eduardo (também cria do SP, hoje no PSG) entrando nas costas da zaga: 2x0. O Hexa vem! Minutos depois, mais um de Eduardo. Num belo contra-ataque, Antony recebeu de Lucas Paqueta para fazer o quarto. E o carioca meteu o quinto após cobrança de escanteio. Que venha seteumm por favor. 

Com o quinto gol, Dorival colocou Gabi Jesus em campo. E não Neymar, que todos esperavam para levantar a taça. O veterano Ney assustou aos presentes, com uma crise de choro, sapateado e rolando no chão. Acharam que estava convulsionando, mas era birra.  

Depois de 24 anos (como em 1994), o Brasil é novamente o dono do mundo: É HEXA!

image.png.7153dbc6f7a5dbc79a1babd7edc1a73a.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Nei of changed the title to O Aprendiz - 15: Ano 7 - 2026: Brasil é Hexa! #Coxalíder

Em todos os saves o hexa vem nos próximos 10 anos. Predestinação?

Nesse coxa que negocia no patamar dos sheiks árabes, a tentativa pelo menino Ney me divertiu (a contratação subsequente do Ney da shopee me divertiu mais ainda). No entanto, o rapaz mostrou mais uma vez que não sabe gerir a carreira, recusando arrogantemente o Coxa Branca. Aliás, sou a favor até da mudança de nick depois dessa desfeita.

No mais, o maior do Paraná vai bem, obrigado. Agora é conquistar o Brasileirudo e mostrar que esse lucro acumulado está sendo bem aplicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, LuisSilveira disse:

Em todos os saves o hexa vem nos próximos 10 anos. Predestinação?

Nesse coxa que negocia no patamar dos sheiks árabes, a tentativa pelo menino Ney me divertiu (a contratação subsequente do Ney da shopee me divertiu mais ainda). No entanto, o rapaz mostrou mais uma vez que não sabe gerir a carreira, recusando arrogantemente o Coxa Branca. Aliás, sou a favor até da mudança de nick depois dessa desfeita.

No mais, o maior do Paraná vai bem, obrigado. Agora é conquistar o Brasileirudo e mostrar que esse lucro acumulado está sendo bem aplicado.

Por favor, tá na hora do futebol voltar pra casa.

O veterano Ney agora diz estar extremamente interessado, mas acho que não vou conseguir pagar os R$ 9 milhões mensais que ele quer receber. E não vou mesmo, mas o cara já não ganhou tudo que podia em termos financeiros? É muita ganancia.

Vamos ver se quando estiver livre não rola uma redução salarial.

Esse brasileiro está difícil, mas a equipe é muito jovem e quando o entrosamento pegar...

Falando em nick, bem pensado.

Neynãoquis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1786260262_Designsemnome.gif.a28ce9b0898a385784660efda1c4fe47.gif

Não vai aquecer?

🎶🎶De todo o ódio que tenho / metade esse jogo me deu / tirando a alegria da vida / vai vendo outro gol do Tadeu.🎶🎶

 

Mais um ano sem título relevante. Mais um ano de copo meio cheio. 

Yan Couto parece ter sido a virada de chave, o prodígio que foi renacionalizado, após venda recorde ao Manchester City e seguidos empréstimo. 

Fica a sensação que a lesão do lateral direito coincidiu com a queda de desempenho do time como um todo, rolou um certo desiquilíbrio. E mais uma vez ficamos no quase.

 

Transferências 

  • Acerto: Vainer, sem dúvida.
  • Decepção: As saídas de Rigo e Garello. 

Morango do cerrado chegou pro futuro.

MORANGOea201ec834eb4064.png

 

Competições 

  • Paranaense: campeões com vitória sobre o Athletico de Ney Franco. 
  • Primeira Lucha: 4º lugar após liderar o campeonato um turno inteiro. 
  • Copa do Brasil:  queda nas quartas de final.
  • Libertadores: queda nas quartas de final com dois gols contra de Wojciech Szczesny.

 

Primeira Lucha ou LUCHÃO

Primeiro turno

Após perder a gordura no final do campeonato, terminamos na liderança (devo considerar um reload forçado das últimas três partidas, onde havíamos terminado seis pontos à frente do vice).

CLASSIFICACAO5b5664b780debf9b.png

Spoiler

Prévia:

image.thumb.png.b26994f556a47f3b3615f5fa69baf092.png

Coritiba 4 x 2 Ceará. Igor Jesus fez sua reestreia no Coxa. E que estreia: hattrick e virada para manter a liderança. 

São Paulo 0 x 1 Coritiba. Um imparável Cortés. Mais um gol, mais uma vitória. 

Coritiba 4 x 1 Vitória. Gol de Cortés, para variar: goleada pra cima de um time que se perdeu após demitir Abel. 

Santos 2 x 2 Coritiba. Cortés passou por três finalizou e na defesa do goleiro, Igor Jesus estava lá para abrir o placar. Mau-mau empatou, após falta de Odegaard. Brayan Gomez virou, após desperdiçarmos muitas chances. Miranda aproveitou falha do goleiro para empatar. Não perdemos, mas foi injusto. Segue o líder. 

Bahia 1 x 0 Coritiba. Tínhamos empatado antes do reload, perdemos agora. 

Coritiba 2 x 1 Athletico. Disputa direta pela liderança. Lucas Halter abriu o placar de pênalti duvidoso marcado para eles. Vainer tratou de virar ainda no primeiro tempo. 

Coritiba 2 x 1 Palmeiras. Precisamos marcar quatro para valer dois, VAR contra nós. 

Fluminense 2 x 2 Coritiba. Vainer manteve a boa fase abrindo a vantagem ainda no primeiro tempo. Griezmann (sim, ele) diminuiu. Laquintana continuou arrebentando na lateral e deu o passe para o empate no segundo tempo. 

Coritiba 0 x 0 Corinthians. Xoxo.

image.thumb.png.a650b5f3e4fc89dc39f5e9c6923cc223.png

Segundo turno

Caímos bruscamente de rendimento e passamos a empatar de mais. Dois pênaltis perdidos em jogos finais (contra Santos e Corinthians, nos custaram pontos; este, decisivos no final).

Tivemos umas derrotas bestar, por exemplo, para Goiás e Sport. Ou mesmo empate com o Vasco, onde tivemos dois pênaltis contra. Posso dizer que o sistema não aceitaria o título de um clube médio?

image.thumb.png.dfe8fc87bc62a8885c8329c4d093b8a7.png

1080 HD

Spoiler

image.thumb.png.aa22e62f07a96092999174b1ae055103.png

Coritiba 2 x 1 Botafogo. Vitória tranquila com resultado perigoso. 

Goiás 3 x 1 Coritiba. Uma partida sem sentido. 

Coritiba 3 x 3 Grêmio. Em três minutos o jogo saiu de zero a zero para três a um, na toa de Vainer. O ponta que estreava de PLA, arrebentou com o jogo. E nossa defesa entregou a vitória. 

Cruzeiro 2 x 2 Coritiba. Vainer adora marcar contra o ex clube. Problema que a gordura acabou. 

Coritiba 4 x 1 Inter. Voltamos pro jogo. 

Sport 2 x 1 Coritiba. Saímos do jogo. 

Coritiba 2 x 2 Vasco. Caramba Flamengo, dois pênaltis?  

Bragantino 0 x 1 Coritiba. Ainda sem rumo, cada vez mais difícil de voltar a disputar o título. 

Depois daqui eu fique cada vez mais irritado e parei de anotar.

image.thumb.png.e933318f1757c9322651a07ff5794619.png

 

Detalhes sobre os quatro rebaixados:

image.png.eb14daaa3b5d6ecf198429633c910270.png

São Paulo mandou embora o vencedor Enderson e trouxe Mozart.

Botafogo tem Paulo Turra no comando.

Vitória demitiu Abel Ferreira.

Bragantino apostou no futebol bonito de Mano Menezes.

 

Há justiça no futebol.

 

Libertadores

image.png.a58e924cd27d9acbb4d83dcf7a6f2e11.png

Spoiler

Antes do reload:

CALENDARIO-LIBERTADORES48a0479d01cdda93. 

Depois do reload:

image.png.f6b7ffd7a527c2b320716d0510339067.png

2ª Eliminatória. Ida 

River Plate 1 x 2 Coritiba. Cortés, agora brasileiro, abriu o placar para nós. Eles empataram e vieram pra cima, mas no final do jogo, pênalti em Rivarola e João Paulo conferiu para nos dar a vitória. 

2ª Eliminatória. Volta 

Coritiba 3 x 2 River Plate. Começamos mal e contamos com Cortés, marcando em seu terceiro jogo seguido, para empatar. Alex, que teve um gol anulado no primeiro tempo, virou. Dyanfres entrou para deixar o dele, enquanto Alcaraz diminuiu no placar. 

Quartas de Final. Ida 

Coritiba 0 x 0 Grêmio. Jogamos melhor, mas não fomos incisivos o suficiente para merecer a vitória. 

Quartas de Final. Volta 

Grêmio 2 x 0 Coritiba. Antes do reload causado pela queda de luz, havíamos perdido por 1x0, gol de Luis Agnello no último minuto. Eliminação triste. Na chance de recuperar, fizemos pior. Coloquei Schezni para dar mais experiência na decisão, tirando o jovem Corzo. Resultado: o polonês fez dois gols contra, um ridículo, onde pegou a bola e entrou com ela pro gol.  

 

Finanças

Se em campo as coisas não aconteceram como gostaria, fora dele o dinheiro não para de entrar. 

Menino Vainer caiu rapidamente nas graças da torcida.

SUMARIO-COMERCIAL966676c6678b8045.png  

Spoiler

image.thumb.png.01e65b21bcf082bebbf49fbbae983e10.png

Para usar desse dinheiro todo, substituímos a mente pensante do nosso Diretor projetista, pelo toque de midas de Alexandre Mittos.

MATTOS-NO-COXA96275308c623f8e2.png 

Em sua primeira negociação, já nos garantiu um jogar de nível mundial: Casemito.

 

Destaques

Realmente, a torcida me lembrou. Além da lesão de Yan Couto, tivemos a lesão de Mário Augusto, que quebrou nosso meio campo.

A torcida erra ao colocar o Ingrato do Sédé Rigo na lista de melhores. O miserável acha que Real Madrid é melhor que o Coritiba? No lugar dele eu colocaria Andrey, o nosso MC de confiança, que já completou mais de duzentos jogos com a camisa alviverde.

Outro ingrato que eu tiro dessa lista é Guido Garello. No seu lugar eu colocaria Vainer, ou Cortés, nosso argentino brasileiro, só para não tirar Dyanfres da frente.

MELHORES-DA-TORCIDA84d03148d333d0be.png 

image.thumb.png.476d3678612efca893fbf44358cc7e58.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de ser o "Rei do quase", até fez um Brasileirão relativamente bom e termina entre os 4 primeiros. Boa sorte na próxima temporada.

PS: Pode colocar uma screen da classificação final do Brasileiro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, LC disse:

Apesar de ser o "Rei do quase", até fez um Brasileirão relativamente bom e termina entre os 4 primeiros. Boa sorte na próxima temporada.

PS: Pode colocar uma screen da classificação final do Brasileiro?

Nem me fale. Estava analisando de volta e o problema nem foi queda de rendimento, mas a dificuldade em manter no nível. Você vê ali que a diferença entre os seis primeiros foi de cinco pontos.

Mas eu fiquei decepcionado mesmo com a situação das Copas. Tanto que o Chesni deixou de ser titular depois da lambança contra o Grêmio (o campeão inclusive).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Nei of changed the title to O Aprendiz - 16: Ano 7 - 2026: Não vai aquecer?

Pelo menos você obteve o título simbólico de campeão do primeiro turno. Olha que legal.

 

19 horas atrás, Nei of disse:

Botafogo tem Paulo Turra no comando.

Fora do meu Botafogo, Textor! Americano desgraçado!

Ia falar que as derrotas são normais, parte do projeto mas... você não confiou no pojeto! É muita audácia mandar o pofexô para a rua.

No mais, agora é aguardar uma temporada melhor na sequência.

 

P.S.: Bacana o formato da postagem, em especial o colocado para as partidas, com uma frase síntese.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/08/2023 em 10:45, LuisSilveira disse:

Pelo menos você obteve o título simbólico de campeão do primeiro turno. Olha que legal.

 

Fora do meu Botafogo, Textor! Americano desgraçado!

Ia falar que as derrotas são normais, parte do projeto mas... você não confiou no pojeto! É muita audácia mandar o pofexô para a rua.

No mais, agora é aguardar uma temporada melhor na sequência.

 

P.S.: Bacana o formato da postagem, em especial o colocado para as partidas, com uma frase síntese.

Dá para ostentar essa Taça Guanabara aí. Em termos gerais, ganhamos o Apertura.

E eu cheguei o Botafogo ia melhorar, depois de subir após mais uma queda. Mas não.

O Luxa tava querendo aposentar, mandei ele para Araras cuidar no projeto no União São João. A verdade é que a diretoria já estava insistindo nessa mudança e se não fosse eu o profexo já tinha sido mandado embora faz tempo.

 

Então, ficou bom, mas na próxima temporada eu já não vou conseguir trazer o jogo a jogo. Fiquei com preguiça:x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1786260262_Designsemnome.gif.a28ce9b0898a385784660efda1c4fe47.gif

O Ano do Macaco

Para falar a verdade, o ano do Macaco começa em janeiro de 2028. Mas, por aqui em Curitiba, resolvemos antecipar a data: já está na nossa hora de lamber as feridas, encarar os percalços com bom humor e originalidade; porque até aqui as coisas estiveram complicadas.

Batemos na porta do segundo turno e segundo semestre de 2027, torcendo por melhores dias.

 

Transferências 

Um ano de transferências bombásticas. Casemiro, em fim de contrato com a Inter, aceitou voltar ao Brasil, ganhando o mesmo que recebia na Itália. Chegou, deitou no paranaense, como era de se esperar, mas caiu de rendimento no brasileiro.

Ao falar na Liga nacional, vi o desempenho de um hexacampeão: o veterano Ney. Seis gols e sete assistências em sete jogos pelo Flamengo. Não tive dúvida, ofereci 7 milhões pelo cara, mais o toba do Nismo em salário, e fechamos. 

Eu devia ter me atentado por tanto sete: o Neymar já havia completamos mais que seis partidas e estaria indisponível para o campeonato.

Veio, portanto, para jogar jogo das lendas e amistosos comemorativos... Bom para o marketing do clube.

Quem contribuiu em campo foi o ganês Boakye, contratado ano passado, duas vezes emprestado, que hoje disputa artilharia do time. 

Contratei outros quatro atacantes: o australiano Nikola Pajaziti, o colombiano David Londoño, além dos brasileiros Cerezo e Paulinho. Todos vieram como apostas e foram reemprestados - Cerezo volta ao União que queria vendê-lo a preço de banana.

A saída de Rivarola, que abria vaga de estrangeiro na equipe, deu a possibilidade de buscar novos zagueiros. Agora os alvos seriam brasileiros. Abri a carteira e trouxe o selecionável Naldo, do São Paulo, e Cuca, promissor estup...endo zagueiro. Outro zagueiro que chegou foi o mexicano Christian Rodriguez, que comprei quando tinha 16 anos, dois anos atrás. 

Por fim, Abner Felipe, lateral esquerdo, chega para compor elenco. O jogador de 31 foi formado pelo Coritiba e vendido ao Real Madrid ainda em tenra idade.

Alex, baita ponta, volta após ficar emprestado pelo City ao Famalicão.

Eu já tinha feito bons negócios com as vendas dos zagueiros Tuta e Rivarola, além do lateral esquerdo Denner. O Flamengo tentou comprar Vainer e eu não aceitei, acendendo a ira do rapaz, que chegou ano passado por aqui.

Semanas depois, o Al-Ahli da Arábia Saudita chegou oferecendo 180 milhões de reais, que já batia o valor da minha maior venda. Subi a proposta para 240 milhões, mais 30% da venda futura. E os caras, que não ligam para dinheiro, aceitaram.

 

  • Acerto: Cuca. O menino palmeirense chegou para base, conquistou uma posição e virou titular.
  • Decepção: Neymar anda em campo. Não ajuda em nada, apenas nas bolas paradas, e atrapalha os ataques. Basicamente um Vidal.

Entradas

ENTRADASd6004d26674cf60f.jpg

veterano-ney29dbe4ffe411814bb.jpg

 

Spoiler

ALEXcaf3784a09b5eede.jpg

CASEMIRO9c5b26b314e549c1.png

CHRISTIAN-RODRIGUEZ7cb91e4e852557a8.jpg

DAVID-LODONO7a99629fafd7a1be.png

naldo9607678b9c10de74.jpg 

NIKOLAY-AUSTRALIANO10674ede2e5c5944.png

NIKOLAY-AUSTRALIANO10674ede2e5c5944.png
 PAULINHOcbf7ddc1951e75c1.jpg

ABNER-FELIPE8ca24c818f7365b8.jpg

veterano-ney3031e2847a029cea.jpg

CASEMIRO-VEM-AI54b1967e844d1e3d.png 
 

Saídas

SAIDAS55b2f765e885bc84.jpg

VAINER-FOI79c409c821f3fc25.jpg

 

Competições 

  • Paranaense: queda na semi-final para o Ahtletico.
  • Primeira Lucha: 7º lugar no primeiro turno.
  • Copa do Brasil:  queda na 5ª eliminatória para o Corinthians.
  • Libertadores: queda nas quartas de final para o Santos (spoiler).

 

Primeira Lucha ou LUCHÃO

Primeiro turno

 

Iniciamos o ano com esse time base:


elenco-inicio-0156a861d68b69b39f.png
elenco-inicio-02db8d6a2b95d52b93.png

 O menino Adauto, listado para empréstimo, recém-subido da base, resolveu que iria mandar no paranaense. Virou goleador, com nada menos que sete gols em seis jogos como titular. Mauricio Miranda, polivalente chileno, também aproveitou a oportunidade na ponta esquerda para fazer seu nome. Todos sabiam que os titulares das posições eram Dyanfres, na direita, e Vainer na esquerda. 

Ainda tinha nomes como o argentino-brasileiro Cortés, Morango na reserva de Casemiro, Boakye pedindo passagem no ataque, Mário Augusto voltando de lesão, além de Szczesny, tentando recuperar a titularidade perdida ao jovem César Corzo.

A zaga perderia o titular Rivarola, mas receberia o selecionável Naldo, a preço de ouro.

Não tínhamos um onze, mas um grupo preparado para qualquer perda.

Pelo menos no papel.

Quando acabou o paranaense, os problemas apareceram. O Corinthians judiou de nós, com goleadas na Copa do Brasil e no Brasileiro, nos tirando do eixo.

Terminamos o turno na sétima posição, apenas cinco pontos da linha da Libertadores, que era o objetivo inicial. Os péssimos jogos, e a irregularidade, no entanto, começaram a colocar em xeque o comando de Keirrison Carneiro.

DESEMPENHO DO TREINADOR

Na próxima atualização veremos como isso iria ainda piorar, com o famoso "9 em 5" apontado pela diretoria. K9 tem peito para se salvar?

PRIMEIRO-TURNOfc3fea2c4cb0a212.jpg

JOGADORES | EQUIPES | DINAMICA | TREINADOR

Spoiler

ABRILfed89e9192924228.jpg

ABRILfed89e9192924228.jpg
JUNHO129b1c5aff9e553d.jpg

JULHO-AGOSTO97dc19f3fb526326.jpg

 

Libertadores

Tudo esteve conectado à queda no paranaense. Tal e qual o carioca é para os treinadores do Flamengo, a queda na semifinal do paranaense escancarou uma crise no Verdão.

Começamos bem a Libertadores e só fomos tomar gol na derrota ao Sport. Sofremos para ultrapassar o Independiente de Abel Ferreira (by editor nei).

Agora pegamos o Santos e iremos cair.

LIBERTADORES444a2210e50ecb7a.jpg

Com uma quartas-de-final dessas não dá para chamar de Libertadores da América, é do Brasil.
TACA-BRASILEIRA-DAS-AMERICASfa66a6c48a35 

 

Finanças

Se no campo há reclamação, fora dele o sorriso é enorme. Como diria Belchior, a diretoria descansa em casa, guardada por Deus e contando seu vil metal.

FINANCAS58ce960ad093325a.jpg 
 

 

Tática

Quando a coisa degringolou, comecei diversas tentativas.

Antes disso, jogamos com a posse de bola, mas com a mentalidade atacante. Domínio, recuperação, pro gol.

A chegada de Naldo atrapalhou muito a defesa. Depois, Cortés entrou numa seca danada, chegando a 32 jogos sem marcar, o que me deu um susto quando percebi. Eis um problema: o excesso de atacantes, que não leva a uma crise de pessoal diante do rodízio, mas gera problemas no entrosamento e desempenho.
Boakye virou titular, mas além de convocações, ainda sofreu uma lesão que o tirou por alguns jogos. Dyanfres e Igor Jesus estiveram muito mal, perdendo dezenas de oportunidades. 

A verdade é que o time esteve bagunçado desde o início, porém o fraco estadual mascarou o quadro.

Casemiro não funciona como PD e Andrey não era o melhor cara para MAA. Mais que isso, esse time tinha condições de jogar pelos lados, especialmente com o lento Neymar na esquerda (nos jogos da Libertadores, in casu)?

 

TATICA-MAIS-USADA7e465b7caea405b0.jpg

Ao fim do primeiro turno, podemos observar que o goleiro polonês virou terceira opção no elenco. 

A lesão de Yan Couto levou Mário Augusto (volante voltando de lesão) para a ala direita, diante da inexperiência de Roberty e da desconfiança em relação à Roberto Carlos.

GG, um gigante de cabeça, um tchutchuca por baixo, e Naldi causam terrores na defesa. Paguei 100 milhões por um cara e não sei usar.

Neymar, que só jogou duas partidas oficiais, conseguiu uma média de 6.3, quando chegou a 6.0 na partida frente ao Santos. Mas a culpa não é dele, é de quem contratou.

A regularidade de Andrey faz com que recupere sua posição no meio campo, assim como Cortés. Quando a coisa aperta, você vai atrás de quem confia.

ANDREY-211d102d4ddd6df5d32.png

Cuca pede passagem e deve ganhar a posição de GG... Ou até do Naldo.

ELENCO 1

ELENCO 02

 

Administração

Chega ao fim a era Luxa no Coritiba. Depois de anos de insistência da Diretoria resolvi aceitar a substituição do veterano Diretor (75 anos), que agora vai aproveitar a vida em Araras, no projeto de reconstrução do União São João (by editor nei).

MATTOS-NO-COXA336c680f4e6b58c6.png

 

Ney e Casemiro

Casemiro é um baita jogador, sem dúvida. Destruiu no estadual, mas pagou pela incompetência do treinador e pela parte física no brasileirão.

CASEMIRO-ESTATSdfded5327159a99e.jpg

Uma burrada administrativa, trazer um jogador com mais de seis jogos pelo Brasileirão. Com isso, Neymar pode jogar apenas a Libertadores e jogos amistosos. Para não ficar parado, marcamos vários e divertidos jogos. Desde pequenos como Andraus, até ao Barcelona, num jogo de homenagem.


CALENDARIO-DO-NEY7cd3325da0bad4bd.jpg

 

É estranho que Neymar tenha ido tão mal na Libertadores, quando estava arrebentando no brasileirão pelo Flamengo, como participação em 10 gols em 7 jogos. Seria legal continuar com ele ano que vem, mas já deve estar se arrastando em campo.


NEYMAR-ESTATS4e74e13e9a6b9e74.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Nei of changed the title to O Aprendiz - 17: Ano 8 - 2027: O Ano do Macaco

1786260262_Designsemnome.gif.a28ce9b0898a385784660efda1c4fe47.gif

O famoso "9 em 5"

Segundo turno do Luchão

 

A quantidade de competições torna difícil perceber um termômetro da sua posição no clube. Com sete anos de casa, não parecia que K9 sofreria pressão por causa de uma temporada mal-sucedida: mas, estamos no Brasil, terra da organização e planejamento.

As quedas precoces na Copa do Brasil e Libertadores (bem como o fracasso paranaense) chamaram a atenção, mesmo que tenham ocorrido contra equipes fortes como a tricampeã brasileira Santos e o atual vencedor da Liberta, Corinthians. Por outro lado, devo reconhecer que os jogos eram ruins, o time não se encaixava e parecia que nem vaga na próxima Libertadores viria.

vs-santos-na-libertadoresa3e5892259f4678

Veio, então a primeira catracada da diretoria, resolvida com um: pô, chefia, estou aqui desde quando, e vocês querem me chutar assim? Durou uma partida essa trégua, o três a zero contra o rival reacendeu a chama da insatisfação. Então ultimato: ou dá ou desce.

Os tais 9 em 5 foram apontados, em partidas complicadas: Sport (F), Cruzeiro (C), América MG (F), Flamengo (C) e Ceará (F). Três partidas fora de casa ainda. 

Antes do ultimato, no entanto, vínhamos com três vitórias, um empate e cinco derrotas. As duas últimas muito pesadas, especialmente o clássico em casa.

calendario-antes-do-ultimato97ae6a5cccf8 

Spoiler

Fluminense 0 x 1 Coritiba. Vitória na base da paciência e cautela. 

Coritiba 1 x 0 Goiás. Apesar da modéstia ofensiva, a segurança defensiva merece destaque. Controlamos o jogo e não corremos risco algum. Estou virando um Turra. 

Naldo de lateral defender, conforme sugeriu mestre Tsuru. 

Coritiba 0 x 1 Fortaleza. Perdemos os pontos conquistados contra o Flu. Falha de Galeano na bola parada, única chance do jogo. 

Atlético MG 1 x 1 Coritiba. Era necessário retomar a vitória frente ao vice lanterna. Aproveitando a lesão de Boakye e as más fases de Dyanfres e Igor Jesus, Paulinho recebeu de Cortés para abrir o placar. E quase aumenta em nova dobradinha. João Paulo cobriu bem a saída de Corzo. Fui elogiar e o infeliz chutou a bola em cima do atacante e tomou um gol ridículo.  

Coritiba 0 x 2 Palmeiras. Voltamos ao passado? Fomos simplesmente engolidos. 

Corinthians 3 x 0 Coritiba. Chegamos ao fim? 

image.png.f143f089cc5070bf529fba669717afa5.png 

image.thumb.png.bb9c1bf388f4cc54d06402dbecdfb6cf.png 

Coritiba 0 x 3 Athletico. Realmente fica cada vez mais difícil. 

Eu já havia tentado de tudo e o time não funcionava. Controle da posse de bola, gegenpress, contra-ataque fluído; 433, 442, 352, 343. Nada dava certo.

Após a derrota no clássico a diretoria meteu o 9 em 5 e precisava me mexer. Chegue em Recife, contra o Sport e mandei a equipe num 4231 limpo. Sem muitas orientações, para que fizessem o simples. 

Primeiro tempo e 1x0 Sport, gol de pênalti do Borja Mayoral. Fui para o desespero: gegenpress no segundo tempo. Igor Jesus e Dyanfres marcaram e garantiram três pontos.

Sport 1 x 2 Coritiba. Uma virada na base do desespero e talvez uma luz no fim do túnel. 

3/9 

A luz no fim do túnel não era luz coisa nenhuma. 

Coritiba 3 x 5 Cruzeiro. Michael acabou com a gente. Estava bonito. Dois gols e três assistências. Nunca vi tanta raiva num jogador. Ensaiamos uma reação, mas ficou no só. 

Mudei o 4231 contra o América MG, fomos no 343. Confiei nos jogadores de segurança, Cortés, Andrey...

América MG 1 x 2 Coritiba. Não vencer seria demissão automática. Andrey retribuiu a confiança abrindo o placar.  Dyanfres aumentou. O juiz me da seis minutos de acréscimo e eles marcam o empate no último minuto. Por sorte tinha VAR. 

image.thumb.png.da694f3e3751a3a5eb9702dd327527c9.png

O 343 funcionava no ataque, mas deixava muitos espaços na defesa. Pensei em algo diferente. Uma formação que fosse segura, porque não podia perder pro Flamengo. Empate não resolvia nos pontos, porém ajudava na moral.

Mantive o Gegenpress. Recuei os pontas (laterais) do 343 e tirei os atacantes do centro para as pontas.

Resolvi colocar Naldo, que apesar dos R$ 100 milhões pagos, não resolvia, como um zagueiro limpador do meio campo.

tatica-da-salvacao6267ae257aaf14b4.jpg

O time azeitou. Sabe-se lá como, mas azeitou. Olhando agora, fizemos uma partida segura contra um dos melhores times do campeonato.

Coritiba 0 x 0 Flamengo. Não me serviu de nada além de moral para a partida decisiva. 

E eu nem tinha percebido que nosso artilheiro não marcava há 24 jogos. E mesmo assim confiei nele.

image.png.578d24dfcd0f0a55f9d7af8f20f5d38e.png 

O último jogo seria contra o Ceará, contra o ídolo coxa-branca Alex Cabeção. Antes do jogo ele meteu essa:

 

image.thumb.png.a5c307e603b3515961b1aff7ddecabd3.png

Ceará 0 x 1 Coritiba. Por enquanto estou salvo. Se tivesse essa pressão a cada cinco jogos, estaria na liderança. Abner marcou um golaço para acabar com a zica. 

image.thumb.png.9e5aa9a9b7a2c7f38bd69a816f1b247d.png 

Cumprido o acordado, terminamos invictos. O 523 virou minha formação preferida. Goleamos, vencemos o campeão Santos. Que time é esse? 

calendario-depois-do-ultimato428fe989e2d

Spoiler

 

Coritiba 2 x 0 Grêmio. Jogando com 3 zagueiros, completo domínio, que me faz pensar: por que não jogam assim sempre? 

Ponte Preta 1 x 5 Coritiba. Abrimos três gols no primeiro tempo, como se fossemos a melhor equipe da competição. Yan Couto simplesmente 4 assistências. Só não assistiu para o golaço de Gabriel Ventura, na gaveta: 

image.png.f3741bdec9729b9fbfc77bdc57fa7b08.png 

 

Coritiba 4 x 1 Bahia. O 532 só me dá alegria. A consistência defensiva se transforma em força ofensiva. Boakye aproveitou e marcou logo dois. Quando tomamos um gol, coloquei o time pra cima, para evitar a tentativa de empate. Boakye fechou o hattrick e Couto fez um golaço. 

Vasco 2 x 4 Coritiba. Jogo movimentado no primeiro tempo, com quatro gols antes dos quize minutos. Boakye marcou duas vezes. Cristiano Henrique virou no segundo tempo. Alex, mal no primeiro tempo, fez o cruzamento para o quarto gol. 

Coritiba 3 x 0 Santos. 1. Wojciech Szczesny fez a sua despedida do futebol. Coloquei o rapaz porque o jogo não valia nada... para o Santos pelo menos. Nós jogamos tudo, três gols validados e dois anulados. 

 

 

Essa sequência totalmente fora da curva nos colocou na sétima posição, garantido vaga nas fases preliminares da Copa Libertadores 2028.

classificacao-brasileiro5f7a6f7ee18a48ca

JOGADORES | EQUIPES | DINAMICA | CONFIANÇA

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Nei of changed the title to O Aprendiz - 18: Ano 8 - 2027: O famoso "9 em 5"
  • 3 semanas depois...
Em 01/08/2023 em 15:12, Nei of disse:

De todo o ódio que tenho / metade esse jogo me deu / tirando a alegria da vida / vai vendo outro gol do Tadeu.

De todas as atualizações atrasadas, essa parte foi o que mais me pegou.

K9 ficou na berlinda e mostrou que na hora do vamos ver sabe se virar. Acredito que o menino Ney vai calar sua boca na próxima temporada, só tenta usar ele em uma posição que não exija velocidade e mobilidade, porque é a única coisa que ele não tem mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Saudades do argentino de fupla personalidade, era mais simples de entender....

Tinha gostado de ver o inominavel censurado, mas voltou a aparecer...

Aguardo ansiosamente o rebaixamento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 02/09/2023 em 22:32, Marcolation disse:

De todas as atualizações atrasadas, essa parte foi o que mais me pegou.

K9 ficou na berlinda e mostrou que na hora do vamos ver sabe se virar. Acredito que o menino Ney vai calar sua boca na próxima temporada, só tenta usar ele em uma posição que não exija velocidade e mobilidade, porque é a única coisa que ele não tem mais.

Eu nem acredito que consegui salvar essa demissão, sinceramente. É a primeira vez na vida: será que virá um título por aí, pela primeira vez também?

Menino Ney poderá calar a boca de quem quiser, desde que não seja jogando no meu time. Logo no início do ano, já mandei ele e Casemiro passear.

Falando em ódio ao jogo, já tá virando um niilismo.

Em 16/09/2023 em 20:57, Andreh68 disse:

Saudades do argentino de fupla personalidade, era mais simples de entender....

Tinha gostado de ver o inominavel censurado, mas voltou a aparecer...

Aguardo ansiosamente o rebaixamento

K9 são de nove personalidades, já que os autodiagnosticados transtornos de múltiplas (ou outro nome) personalidades está na moda.

Pois então, penso em excluí-lo das atualizações (que devem ser ainda mais enxutas), porque dá trabalho censurar hahaha

Confia no trabalho do Koslovski 9.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1786260262_Designsemnome.gif.a28ce9b0898a385784660efda1c4fe47.gif

É tetra!

 

Ando meio desligado, já nem sinto, meus pés no chão. É meus amigos, o anjo não caiu do céu, nem o Coxa pra série B. Mas, como dizem nas redes, sem tempo irmão.

Com pouco tempo para jogar, menos ainda para atualizar, volto depois de dois meses (os carrascos estavam loucos para silenciar minha voz) para resumir a temporada do centenário clube curitibano.

Vou resumir porque não dá tempo e eu já terminei mais uma - decepcionante - temporada.

Sem títulos, olha só: nem um paranaense, que era obrigação.

image.thumb.png.5e022c69e23698aa13336e3886a5a446.png

Chegamos até a disputar a PRIMEIRA LUCHA, porém a derrota em mais uma final da Libertadores quebrou o ritmo no final.

 

Transferências:

 

O mercado coxa-branca foi muito movimentado. Fiz a feira nas bases brasileiras, trazendo nada menos que 12 jogadores sub-17, num gasto total de 70 milhões de reais.

Consegui já no início do ano me livrar, sem ajuda de editores, de Neymar e Casemiro, agradeço à Marseille e Udinese, respectivamente, por isso.

Andrey pediu para sair, depois de 10 anos do clube, sentiu que não tinha mais nada a disputar. Foi pra Europa, digo Bélgica, jogar pelo gigante Anderlecht.

Mário Augusto não queria renovar, o Santos ofereceu um valor razoável, coloquei um jogador bagre na troca e fizemos negócio. Acabei perdendo, de qualquer forma. Quem também saiu foi Yan Couto, desisti de insistir num cria da base, que repetia lesão e alguns jogos horríveis.

Então, vieram as milionárias vendas, que acabaram impactando as compras: Maurício Miranda (MEI, Chile, 19 anos), João Paulo (MEI, craque brasileiro de 20 anos) e o majestoso Naldo (ZAG, 21 anos, brasileiro), que ficou apenas um ano no Coxa, finalmente acertado como Líbero, por R$ 258 milhões de reais ao Real Madrid - tivemos uma discussão para chegar nesse valor, porque o jogador queria sair logo.

Saídas

image.png.3dbeff1b14729a0308543bb7943d03d3.png

Como já havia perdido o zagueiro mexicano Rodriguez um mês antes, resolvi qualificar a zaga - o que era difícil, diante da qualidade de Naldo. Chegaria o argentino Palacio, numa troca mais dinheiro envolvendo o encostado meia Matheus Anjos.

Achei o Alex Xerifão (ZAG, para diferenciar do Alex ponta) dando sopa no Vascão. E comprei em definitivo o ponta Alex, que estava emprestado pelo City.

Spoiler

image.thumb.png.88c897b6d439882113a320a59f724b97.png

image.thumb.png.6f72f8bf2d59e7e553cdf2e2cff6b6fa.png

image.thumb.png.bfc6710a99b9f9a3069c4b7e9e336307.png

image.thumb.png.8e56695ffa5524de6cf90f369a6e5bc0.png

Entradas (principais)

image.png.698185aa799a45647913aa2f36aa010e.png

Um mercado bem movimentado que nós deixou com bastante grana em caixa. Termino o ano pensando se uso os jovens que contratei ou resolvo entrar All In e tentar ganhar algum título que preste.

image.thumb.png.bc9acb8270566562a4e0679b0d4d9525.png

 

Campeonatos

Paranaense

Iniciamos o ano arrasando, com vitórias elásticas e invicto. Até pegar o Londrina na final e cair fora de casa.

image.png.b318d2085daaf996256db7aa56792f87.png

Copa do Brasil

Na pré-oitavas, pegamos o Athletico, perdemos em casa e fomos eliminados.

image.thumb.png.b95eadb5eeb5d99c9eb190580ce56bcd.png

O Athletico foi campeão da Copa do Brasil (a segunda deles nesse save - e eles não tem SAF).

Libertadores

Essa vitória do Athletico foi em cima do Fortaleza de Rogério Ceni, há quase dez anos no comando. O Fortaleza foi vice da Libertadores em 2027 e além do vice da Copa do Brasil esse ano,  não conseguira nenhum título relevante sob o comando de RC: uma Copa do Nordeste em 2025, outra série B (THE LUCHIANSHIP) em 2022.

Pegamos eles na fase de grupo e não conseguimos vencer: um empate e uma derrota. Mas tinha sido há tanto tempo que já esquecera. Essa derrota foi a nossa única em dez jogos, considerando a pré Libertadores e a fase de grupos.

image.thumb.png.bc0ba2443c8b05943a7d90661d327708.png

Nas fases seguintes, passamos fácil pela Independiente de Abel Ferreira campeão argentino; o campeão da Libertadores de 2026 Corinthians, o Grêmio, com duas vitórias. Até chegar a final.

Final que reservaria o Fortaleza. Aparentemente a mais tranquila final das quatro que disputei. 

Se... eu tivesse lembrado da derrota para eles no começo da competição. Entramos com sangue doce, o time estava voando: vitórias seguidas na Liberta, e disputando o título nacional palmo a palmo.

Se... eu tivesse analisado melhor o adversário, veria que eles passaram por Cruzeiro, Boca Juniors (goleada) e o inominável, para chegar a final.

Se... eu tivesse analisado melhor o próprio elenco, não chegaria ao final do ano com apenas dois meias centrais.

Enfim, como se não entra em campo, melhor para o Fortaleza. Diante de um jogo truncado, Luis Henrique aproveitou uma das poucas chances e guardou.

Final não disputa, se vence. E RC venceu.

Spoiler

image.thumb.png.a7579139a1f14fc023742d9cf59187e1.png

image.thumb.png.49168ee3ca0e5700b7b97affd710be56.png

Brasileirão

Com a derrota na Final da Libertadores perdemos o gás e a vontade. Entregamos os bets e amargamos um antíclimax final.

Ainda tenho duas partidas a disputar, então trarei na próxima atualização o que se viu dessa disputa, assim como o desempenho da equipe na curiosa tática 532 ou 523:

image.thumb.png.879e2e3fec2bb9865efa5573cae37758.png

image.thumb.png.341568b76ecf84576a2ca320916b99c5.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Nei of changed the title to O Aprendiz - 19: Ano 9 - 2028: É tetra!!!

De norte a sul está sendo vice o Coxa-Branca.

Mais uma final de Libertadores, mais uma derrota. Ainda deu um título ao Rogério Ceni, depois de passar pelo Abel e pelo atual campeão. Se tivesse mantido um Neymar para decidir, quem sabe...

Como você comentou no meu save, acabei decepcionando e traindo a causa, mas você segue com tudo na arte da derrota. O último dos românticos, apaixonado pelo fracasso. Não é para qualquer um. Quem sabe com 35 temporadas finalmente chega a hora de levantar a Glória Eterna?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Nei of changed the title to O Aprendiz - 20: Ano 9 - 2028: O ano se encerra e nasce outra vez.
  • Fujarra changed the title to O Aprendiz - Aguardando avaliação
  • #Vini locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Supremo é o povo
       
      Valduxo: Eles conseguiram, bandidos, eles vão vencer!
      Disse meu filho caçula, entrando no apartamento, voz sumida, desabando em seguida seu corpo na poltrona da sala, ao mesmo tempo em que afundava os dedos na careca rala. Naquela época ele estava com quase quarenta anos. Era sempre assim quando alguma coisa o preocupava: mergulhava os olhos no celular, segurando a cabeça; ou viajava com o primo.
      Eu e o Ricardo, lembro-me como se fosse hoje, embora isso tenha acontecido há tantos anos, assistíamos a uma brilhante aula sobre tática e esquemas do Professor Joel Carvalho. Rochele, nossa madrasta, tricotava um pagãozinho, enquanto Paula estudava hebraico.
      Pedi para Bananinha, meu filho Ricardo, gravar a a aula. Ele se fez que não entendeu, alegando que o Professor Joel já não estava mais entre nós, e que a aula era gravada. Levantei, sacudi a farofa da camisa - Rochele odiava quando eu fazia isso. Senti uma ponta na barriga, mas me esforcei para levantar.
      Eu: Como assim venceram, Valdo? Você disse que a vitória era certa.
      V: Era certa até a Rochele tomar o celular, né.
      A rivalidade entre meu filho mais novo e sua madrasta era antiga.
      Eu ainda não consegui acreditar na notícia. Andava nas ruas, recebia o abraço dos torcedores. Valduxo prosseguiu.
      V: O conselho deliberativo ajudou também. O presidente do STJD, aquele vampiro do Joca Carvalhais, está por trás disso também.
      Eu: Não acredito. Liga para o Donald Textor.
      V: Já tentei, não nos atende.
      Eu: Bom, paciência. E o que vão fazer, me demitir?
      V: Antes fosse, né pai. Vão proibir você de atuar por aqui. Talvez até proibir de treinar no mundo todo.
      Eu: Caramba, não pode, fiz tudo dentro das quatro linhas.
      A conversa se estenderia por mais alguns minutos. O telefone não parava de tocar. Me sentia bastante cansado e triste. Entrei no quarto, tranquei a porta. Chorei por horas.
      Lembro de ter ficar assim por uma semana. Estava a espera de que os torcedores batessem na porta, me carregassem até a sede do clube e obrigassem aquela corja a me aceitar de volta.
      Ninguém apareceu. 
      Viajei para encontrar Donald Textor. Precisava trabalhar, nem que fosse no exterior. A falta de experiência estrangeira pesava contra, mas eu tinha amigos e o Ricardo que já trabalhara como roupeiro no exterior. 
       
      *Essa é uma história ficcional que pode ou não ter sido baseada em fatos ou pessoas reais. Qualquer semelhança com a realidade trata-se de coincidência e não intenção. 
    • EduFernandes
      Por EduFernandes
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
    • JGDuarte
    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO PESSOAL   Olá, pessoal!

      Como sou novo aqui no fórum achei por bem começar com uma pequena apresentação, uma vez que meu primeiro tópico no FManager já é um post de save aqui no Profissão Manager (acho que esse é o espaço certo para o tópico).

      Meu nome é Marcos, tenho 25 anos,  sou carioca e um Flamenguista que já foi bem mais apaixonado pelo clube e pelo futebol, e que tem um carinho especial por jogadores incompreendidos e odiados (leia-se injustiçados) pela imensa e implacável torcida do Flamengo. Se conseguir ser um pouco mais ativo nas discussões por aqui, podem aparecer comentários em defesa dos tipos de Márcio Araújo, Mancuello, Maxi "primo do Messi" Biancucchi, Renê, o ex-odiado Arão e por aí vai.

      Pela falta de tempo, provavelmente aparecerei em um ou outro post esporadicamente, e por aqui atualizando o save quando conseguir. Não vou criar pressão sobre o resultado ou periodicidade de atualização do save, e começo com expectativa bem baixa: me divertir, compartilhar, e quem sabe alguém curtir o jogo comigo.   No FM, sou praticamente novato, principalmente nas versões mais recentes do jogo, com introdução das funções e papéis, de mais opções táticas e jogo bem mais detalhado no geral. Joguei um pouco algumas versões bem anteriores (CM04, FM11, talvez outro que não lembro), e outros simuladores de treinador mais simples (e mais baratos) como o Brasfoot,  Master Liga no W11, Modo Carreira do FIFA 08 aos mais recentes... Nada que exige tanto quanto o FM.  Portanto, dificilmente esse save meu terá uma ascensão meteórica e títulos empilhados. Provavelmente é brigar pelo acesso e depois ficar longe da confusão por algum tempo.

      Sobre o fórum, desde que começou a pandemia ano passado, ficando em casa por longos períodos de tempo busquei sobre o estado atual do FM, e alguns vídeos e posts com a complexidade do jogo me aguçaram a curiosidade de voltar a jogar. Baixei o FM19,  e nas muitas buscas e leituras para aprender mais sobre todas as áreas do jogo encontrei o fórum e a área do PM. Acompanhei uma história aqui no início do ano passado, acho que já  finalizada à época: "A Revolução Húngara"; e estou acompanhando outra em andamento: "Eu amo o dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul", duas ótimas histórias ficcionais e de FM, que foram a principal razão de resolver postar aqui e de, quem sabe, futuramente fazer um save ficcional. A história já está nascendo na cabeça, falta só todo o resto.  Comecei a acompanhar algumas outras histórias atuais também, e estou curtindo bastante os desafios e estilos diferentes de contar os saves.   Tiro aqui um momento para agradecer também aos diversos membros que disponibilizam conteúdo e comentários que ajudam a entender melhor a parte tática, além das traduções de ótimos guias de FM. Valeu demais!!!
      Uma breve contextualização sobre minha breve experiência com o FM desde o ano passado:
       
      Então, chega de lenga lenga, e vamos ao que interessa: O save!
         

      ESCOLHA DO TIME

      O Save será em apenas um clube: o TSV 1860 München, atualmente da 3.Bundesliga.
      Os motivos para escolha do time são: - Jogava bastante com o time em um longíquo Nintendo 64 na infância (International SuperStar Soccer ou algo do tipo), e sabe-se lá porque tomei carinho pelo clube.
      - Continuar nas ligas alemãs. Gostei do nível de jogo da liga no FM19, e na minha experiência a Bundesliga teve muita disputa e equilíbrio que não esperava e espero que se repita, dada a dominância do Bayern na vida real.
      - Começar na Terceirona me permite usar um novo estilo de jogo, mais direto e reativo, fugindo da emulação do Tiki-Taka que dediquei mais tempo me metendo.
      - Recuperar um dos times fundadores da Bundesliga, que já foi campeão e hoje amarga ligas inferiores. De quebra, reviver a rivalidade com um gigante do continente que virou o dono da cidade.
        O TSV 1860 MÜNCHEN   O TSV 1860 München, conhecido pela alcunha Die Löwen (Os Leões) ou apenas como Sechzig (Sessenta), é um tradicional time alemão da cidade de Munique, no estado da Baviera, fundado no ano de 1860.
      Com a prática do futebol presente desde 1899, o Sechzig venceu a Copa da Alemanha em 1942 (período manchado de sua história pela aproximação ao regime nazista alemão), e foi um dos 16 clubes fundadores da Bundesliga, em 1963/64. ano em que venceu sua segunda e última conquista da Copa, e acabou por vencer seu único título da liga na elite do futebol alemão logo na temporada 65/66. Os primeiros anos foram de protagonismo na disputa da Bundesliga, sendo considerado o principal time de Munique à época acima do Bayern, inclusive foi o primeiro time de Munique a ganhar a Bundesliga, mas, devido a problemas financeiros que minaram o clube no final da década de 60, os leões amargaram a queda de divisão ainda em 1970.
      Ficando por alguns anos em séries regionais ou até fora das disputas nacionais, o clube ainda conseguiu retornar à divisão principal em 77/78, logo rebaixado, subindo novamente no ano seguinte e sobrevivendo mais 2 temporadas, até ser novamente rebaixado. Com graves problemas financeiros, ao fim da temporada 1981/82 o clube não conseguiu obter sua licença da DFB (CBF alemã) e foi obrigado a disputar as séries inferiores do país. 
      Após anos de reorganização, o time voltou à Bundesliga em 1994/95, onde ficaria por uma década tendo algumas campanhas de destaque como um 4º lugar e vaga na Champions League em 99/00, ano em que inclusive venceram nos dois turnos o posteriormente campeão Bayern. Entretanto, após 10 anos na elite, o time fez sua última temporada na primeira divisão em 03/04. Foram diversos anos no segundo escalão do futebol alemão até a temporada 2016/17, quando diante de um público 62 mil torcedores na Allianz Arena (onde mandava seus jogos junto do Bayern) o clube foi rebaixado para a terceira divisão. Para piorar, o principal investidor do Sechzig, o milionário jornadiano Hasan Abdullah Ismaik, que anos antes se tornou dono de 49% do capital acionário do clube sob protesto de boa parte dos torcedores, se RECUSOU a pagar a licença para o time participar da 3.Liga, levando o time a ter de jogar a quarta divisão do futebol alemão no ano seguinte, a qual o time venceu, marcando seu retorno para a terceira divisão, onde se encontra no momento atual do save (e da vida real, uma vez que não subiram na temporada 19/20).
      Sobre o Bayern, as últimas vitórias sobre o rival em partidas oficiais  foram as da temporada 99/00, fazendo com que o Sechzig amargue uma série de 9 derrotas seguidas no clássico de Munique. No geral, a última temporada em que o 1860 München terminou a frente do Bayern na classificação foi a de 1966/67, onde foram vice-campeões com o rival vermelho logo abaixo. Desde então, o Bayern coleciona títulos e o 1860 coleciona decepções, algo que, espero, pode mudar em breve.
       
      DESAFIO   Tirar o 1860 München das divisões inferiores, tornando o time uma referência na Alemanha e um rival à altura do Bayern.


      OBJETIVOS

      OBJETIVOS PRINCIPAIS - Chegar na 2.Bundesliga
      - Vencer uma das divisões inferiores
      - Chegar na Bundesliga
      - 5 temporadas na Bundesliga sem rebaixamento
      - Chegar em competições Europeias
      - Chegar no Mata-mata da Champions
      - Vencer um título Nacional

      OBJETIVOS SECUNDÁRIOS - Vencer o Bayern de Munique em jogos oficiais
      - Invencibilidade em uma temporada contra o Bayern
      - Terminar à frente do Bayern na classificação em uma temporada
      - Me tornar um treinador ídolo do TSV 1860 München
        FIM DE SAVE
        - Demitido do clube a qualquer altura
      - Muitas temporadas seguidas na 3.Bundesliga sem acesso (6?, 7?, não tenho um número certo)
          INFORMAÇÕES IMPORTANTES DO SAVE
      O save será no estilo JET. Uma vez que tenho pouco tempo para efetivamente jogar e também para escrever, a atualização do save pode ser espaçada, não tenho uma ideia de periodicidade certa para não criar uma pressão que acabe tornando o jogo e a escrita uma obrigação e tirem a diversão do processo. No mesmo sentido, não tenho experiência e não devo dedicar tanto à parte visual do save, mas vou tentar não deixar a desejar nas imagens.   Acho que é isso! Logo menos estou de volta com o primeiro capítulo dessa empreitada.
×
×
  • Criar Novo...