Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

TSV 1860 München - De volta ao topo - Aguardando avaliação


Marcolation

Posts Recomendados

Como cê sabe eu sou meio trintofóbico no FM - só costumo contratar em divisões inferiores, quando não tenho opções e mesmo assim quando é alguma boa oportunidade, tipo empréstimo ou transferência livre. Então eu pessoalmente não pagaria pelo colombiano, mais ainda considerando vir para ser terceira opção, e por melhor que fosse. Tomara que ele entre no time e queime minha língua.

O teu grupo na Liga dos Campeões é aquele típico pra passar em segundo lugar; se conseguir superar o Barcelona e avançar em primeiro, o 1860 terá um caminho teoricamente mais fácil e estará num bom caminho para levantar o troféu.

A régua da diretoria subiu e acho legal. Com todos os "pogressos" feitos no clube desde a sua chegada, acho natural desejarem e cobrarem o troféu nacional. Que seja a temporada de consagração e que o time consiga levantar a sonhada taça nacional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse Xerife inglês parece ser bom, mas toma cuidado para ele não se transformar num "Xerife de Nottingham". Pegou um grupo mediano na Champions e deve brigar com os Culés pela liderança. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalmente eu consegui passar pelas 36 páginas de atualizações e, enfim, estou à par dos acontecimentos (só demorou pouco mais de um mês e pouquinho, mas é isso aí. Tem algumas coisas que mesmo assim eu acabei esquecendo, mas ainda assim acho que esse comentário vai ser enorme hahahah). Que história fantástica! Quase 20 temporadas pra conseguir uma muito merecida vaga nas competições continentais em uma liga que, aparentemente, não quer agraciar a resiliência do 1860 com um título. Tiveram algumas coisas que me chamaram a atenção, que foi a questão da base. Foram pouquíssimos jogadores que surgiram no clube mesmo para ficar quando comparado com o tempo de save, mas a captação da juventude foi muito boa e perdurou por muito tempo no clube a mentalidade do Dortmund, de contratar jovem, revelar e vender pra investir no clube. E ainda assim a situação financeira ainda não é das mais brilhantes quando comparável às possibilidades, embora seja compreensível por alguns motivos que elenco abaixo.

Uma impressão que eu fiquei é que a diretoria tá atrapalhando o desenvolvimento do clube, porque toda vez que você tinha tudo pra investir massivamente em contratações de peso, eles arranjavam uma despesa absurda e forçava você a vender jogadores relevantes pra equilibrar as contas. Mas imagino que esse último investimento, no estádio, agora que voltou à saúde é um momento interessante. Eu, particularmente, quando vejo que as coisas estão começando a ficar boas do ponto de vista financeiro prefiro segurar um pouco nas contratações (ainda mais agora que você tem um elenco bem competitivo) pra ir multiplicando esse dinheiro em caixa. Em umas duas ou três temporadas o caixa pra gastar acaba sendo bem alto e dá pra investir pesadíssimo em contratações para posições chaves de jogadores que chegariam para colocar os seus titulares, que já são bons, para a reserva/disputa de posição.

Outro aspecto que eu percebi, e notei que o @Tsuru também puxou bastante é a questão tática (e eu sou maníaco de esquemas também hahahaha) - e eu acho que é aqui que tá um elemento importante que tá segurando o clube de dar o próximo passo. Um time no nível que o 1860 está hoje precisa de um padrão de jogo mais consistente e mais definido. Dá pra perceber que o time apresenta estatísticas muito variadas a depender dos adversários - e isso é mais comum com times bem fracos que estão começando a se interessar por dar um passo a frente. As duas principais considerações que eu faria a esse respeito estão nas laterais, você tem um ala defensivo na esquerda, onde tem um extremo invertido atacando. Aí falta aquela profundidade a mais, que dá uma nova opção de passe e permite quebrar as linhas dos adversários com maior facilidade; na direita é o contrário, você tem um lateral atacando com um extremo apoiando, e aí são dois jogadores que vão, inevitavelmente, abrir o jogo e permitir as ultrapassagens pelo flanco; e quem dá a opção de passe interno é justamente o meia-ofensivo. E na direita é justamente onde tem um meia defensivo apoiando que, mesmo que suba, não é aquele jogador que pode ser um elemento surpresa como o segundo volante é e até mesmo o próprio organizador móvel. Talvez inverter a posição deles seja uma ideia interessante para mudar a dinâmica de jogo; ou mesmo colocar um segundo volante à direita com tarefa de apoio e instruções individuais de passes mais diretos/correr mais riscos que torna ele uma espécie de construtor de jogo que também se apresenta na área adversária e um jogador mais defensivo pela esquerda, onde se pode soltar um pouco mais o ala para sobrecarregar a defesa adversária (e isso ajuda no próprio deslocamento do volante à direita, já que a marcação se deslocaria para o lado oposto ao dele e permitiria uma eventual infiltração na área como elemento surpresa). O lateral com tarefa de ataque atua mais ou menos como um ala apoiando, e tem boa dedicação defensiva também.

Além disso, como disse, você tem um plantel muito bom em mãos e pode perfeitamente explorar o máximo dele jogando com seus pontos fortes. Estabelecendo instruções coletivas que permitam seu time se apropriar mais da posse de bola, de uma pressão mais forte na linha defensiva adversária, um contragolpe mais ágil e coisas do gênero que façam o adversário sentir, de fato, a pressão de enfrentar um time forte como o seu. Isso sem contar com instruções individuais aos seus jogadores mais importantes que possam permitir eles serem ainda mais efetivos e menos presos a uma função/tarefa específica. Já que com instruções individuais em conjunto ou com movimentos preferidos de jovador, por exemplo, você pode transformar um segundo volante em um construtor de jogo que atrai as jogadas para si e descobre os companheiros em posições favoráveis de jogo, para serem mais incisivos; você pode transformar um meia ofensivo em um raumdeuter que ataca loucamente os espaços e bagunça a defesa adversária mesmo que não dê um toque sequer na bola durante um ataque. E, acredito, você tem jogadores com qualidade o suficiente para transformá-los em um pesadelo para os times adversários, deixando seu time com um elemento de imprevisibilidade mesmo que dentro de um padrão específico de jogo. Talvez ir experimentando adicionar algumas instruções ao longo das partidas para ver como seu time se comporta de forma gradativa seja uma alternativa interessante.

Em todo caso, uma coisa pra mim está clara: a campanha da redenção que vai explodir a parte azul da Baviera está próxima e estamos aqui na torcida :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Herr Jones disse:

Outro aspecto que eu percebi, e notei que o @Tsuru também puxou bastante é a questão tática (e eu sou maníaco de esquemas também hahahaha) - e eu acho que é aqui que tá um elemento importante que tá segurando o clube de dar o próximo passo. Um time no nível que o 1860 está hoje precisa de um padrão de jogo mais consistente e mais definido. Dá pra perceber que o time apresenta estatísticas muito variadas a depender dos adversários - e isso é mais comum com times bem fracos que estão começando a se interessar por dar um passo a frente. As duas principais considerações que eu faria a esse respeito estão nas laterais, você tem um ala defensivo na esquerda, onde tem um extremo invertido atacando. Aí falta aquela profundidade a mais, que dá uma nova opção de passe e permite quebrar as linhas dos adversários com maior facilidade; na direita é o contrário, você tem um lateral atacando com um extremo apoiando, e aí são dois jogadores que vão, inevitavelmente, abrir o jogo e permitir as ultrapassagens pelo flanco; e quem dá a opção de passe interno é justamente o meia-ofensivo. E na direita é justamente onde tem um meia defensivo apoiando que, mesmo que suba, não é aquele jogador que pode ser um elemento surpresa como o segundo volante é e até mesmo o próprio organizador móvel. Talvez inverter a posição deles seja uma ideia interessante para mudar a dinâmica de jogo; ou mesmo colocar um segundo volante à direita com tarefa de apoio e instruções individuais de passes mais diretos/correr mais riscos que torna ele uma espécie de construtor de jogo que também se apresenta na área adversária e um jogador mais defensivo pela esquerda, onde se pode soltar um pouco mais o ala para sobrecarregar a defesa adversária (e isso ajuda no próprio deslocamento do volante à direita, já que a marcação se deslocaria para o lado oposto ao dele e permitiria uma eventual infiltração na área como elemento surpresa). O lateral com tarefa de ataque atua mais ou menos como um ala apoiando, e tem boa dedicação defensiva também.

Além disso, como disse, você tem um plantel muito bom em mãos e pode perfeitamente explorar o máximo dele jogando com seus pontos fortes. Estabelecendo instruções coletivas que permitam seu time se apropriar mais da posse de bola, de uma pressão mais forte na linha defensiva adversária, um contragolpe mais ágil e coisas do gênero que façam o adversário sentir, de fato, a pressão de enfrentar um time forte como o seu. Isso sem contar com instruções individuais aos seus jogadores mais importantes que possam permitir eles serem ainda mais efetivos e menos presos a uma função/tarefa específica. Já que com instruções individuais em conjunto ou com movimentos preferidos de jovador, por exemplo, você pode transformar um segundo volante em um construtor de jogo que atrai as jogadas para si e descobre os companheiros em posições favoráveis de jogo, para serem mais incisivos; você pode transformar um meia ofensivo em um raumdeuter que ataca loucamente os espaços e bagunça a defesa adversária mesmo que não dê um toque sequer na bola durante um ataque. E, acredito, você tem jogadores com qualidade o suficiente para transformá-los em um pesadelo para os times adversários, deixando seu time com um elemento de imprevisibilidade mesmo que dentro de um padrão específico de jogo. Talvez ir experimentando adicionar algumas instruções ao longo das partidas para ver como seu time se comporta de forma gradativa seja uma alternativa interessante.

Assino e acompanho o voto do relator. E digo mais, esse estilo de se apropriar da posse de bola e pressionar o adversário mais alto já está no FM, em três variações: Controle da Posse de Bola, Tiki Taka Vertical e Tiki Taka. Se não houver realmente o desejo de se aprofundar demais ou se a ideia não for criar algo necessariamente próprio mas partir de uma ideia já definida, um ajuste nesses três templates pode funcionar perfeitamente. E como toque final entram as instruções individuais, exatamente para tornar o time mais imprevisível e difícil de enfrentar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/06/2023 em 18:11, Danut disse:

Que zagueiro absurdo esse que tu contratou. Aí sim veio quem a gente espera quando o time investe mais de 60 milhões de euros num só atleta.

Começo de temporada bom, apesar do tropeço contra o Hannover. Vamos ver como será a sequência. Diretoria já tá perdendo a paciência quanto ao título alemão, hein?

Bom demais o cara, melhor ainda por tirar ele do City por conta da falta de classificação para competições europeias. Com certeza esse sim vale os € 66M envolvidos.

Todo tropeço, ainda mais em casa, preocupa, mas ainda é o começo e tem muita água pra rolar. A diretoria é nova, chegou agora e já quer vencer a Bundesliga no ano que vem, mas da última vez mesmo quando não atingi essa meta tudo ficou certo e baixaram a bola. Vamos ver se isso se repete - ou se realmente conseguimos ser campeões. 

Em 11/06/2023 em 18:25, GG. disse:

E vamos para uma temporada com muita expectativa, principalmente, porque a diretoria também resolver exigir mais desempenho do treinador. Nada além do esperado para uma equipe que se tornou grande em suas mãos.

O time vai ter tempo para mostrar sua força, mas sabemos como a Bundesliga se fortaleceu nesses anos de save. E por falar nisso, qual a reputação da Bundesliga com relação às outras ligas do top 5 da Europa? 2º? 3º?

Na UCL, a obrigação de avançar para o mata-mata é clara. O Barcelona é o candidato a uma vaga, mas o PSV e o Galatasaray estão em um nível abaixo e espera-se que o 1860 os supere e garanta, pelo menos, o 2º lugar no grupo. Disputar bem a Bundesliga e a UCL será um sinal de força do elenco.

Força, Leões.

 

Nova diretoria, novas expectativas. Ainda dei sorte que deram uma temporada para acostumar antes de exigir título, mas com tanto tempo de save é hora de dar o próximo passo.

A Bundesliga, se não me engano desde que subi para a primeira divisão, é a segunda liga no ranking da UEFA, depois da Premier League. Isso se vê pelas frequentes boas campanhas europeias dos clubes alemães, e o bom é que mantemos sempre 4 vagas diretas para a fase de grupos da Champions, além das 2 pra UEL e uma para a Conference.

O duelo no grupo é pelo 1º lugar, e vamos depender do confronto direto com o atual campeão. Se vencermos, mostramos força e aí da pra sonhar até em título, mas um segundo lugar não seria ruim. Acredito que o elenco consegue lutar as duas frentes, salvo um surto muito grande de lesões. 

Em 12/06/2023 em 05:53, Cadete213 disse:

O clube cresceu imenso contigo ao leme e já és apontado a lugares mais altos que o Bayern. O mercado foi o possível e tiveste uma boa pré-época, mas terás um grupo complicado na Champions. Uma entrada positiva na liga, apesar do pequeno tropeço...e ainda melhor na Taça, mas agora terás jogo complicadíssimo na próxima ronda. 

Já somos os favoritos da cidade, mas o Bayern ainda impõe medo, principalmente nos clássicos. Não tinha muita margem financeira, mas com uma venda pudemos trazer um susbstituto que eleva muito o nível da nossa defesa, que já é forte. Vamos com tudo nas três competições. 

Em 12/06/2023 em 12:05, Henrique M. disse:

Apesar da notória qualidade do zagueiro, não confio em jogador inglês, nem mesmo no jogo que supervalorizam eles.

Foi um bom começo, apesar do tropeço. Vamos ver se a equipe finalmente engrena.

O único problema dele é ter só um pé bom, mas isso se treina uma vez que é muito jovem. Mas é craque demais, de primeira prateleira mundial, e ter um cara desses na zaga faz diferença. Não vejo problema nos ingleses, hoje tenho três no elenco e os três muito bem cotados, mas realmente o jogo costuma supervalorizar - assim como na vida real, por conta das regras da PL.

Ainda temos aí 31 rodadas para recuperar desse tropeço, vamos ver se conseguimos nos manter na luta pelo título.

Em 12/06/2023 em 12:42, Tsuru disse:

Como cê sabe eu sou meio trintofóbico no FM - só costumo contratar em divisões inferiores, quando não tenho opções e mesmo assim quando é alguma boa oportunidade, tipo empréstimo ou transferência livre. Então eu pessoalmente não pagaria pelo colombiano, mais ainda considerando vir para ser terceira opção, e por melhor que fosse. Tomara que ele entre no time e queime minha língua.

O teu grupo na Liga dos Campeões é aquele típico pra passar em segundo lugar; se conseguir superar o Barcelona e avançar em primeiro, o 1860 terá um caminho teoricamente mais fácil e estará num bom caminho para levantar o troféu.

A régua da diretoria subiu e acho legal. Com todos os "pogressos" feitos no clube desde a sua chegada, acho natural desejarem e cobrarem o troféu nacional. Que seja a temporada de consagração e que o time consiga levantar a sonhada taça nacional.

A maioria é trintofóbico como você. Confesso que mesmo na hora de contratar eu já sabia que não era uma contratação daquelas ótimas, mas supre uma carência no elenco e é quem dava para pagar no momento que já chegasse pronto para contribuir. De repente ele surpreende positivamente, ao menos o histórico na Argentina é ótimo.

Grupo realmente para ser segundo, mas com duas equipes que não são tão fáceis assim na rabeira. Acho que dá para garantir os 12 pontos contra eles e aí o confronto direto com o Barcelona define - e se vencermos ainda ganhamos confiança, porque são os atuais campeões europeus.

Volta e meia troca diretoria e passam a cobrar mais, mas por enquanto mesmo quando não atingi não tive problemas. Ainda tenho essa temporada para fortalecer o time antes da exigência de vencer a Bundesliga, vamos ver o que acontece.

Em 13/06/2023 em 11:05, LC disse:

Esse Xerife inglês parece ser bom, mas toma cuidado para ele não se transformar num "Xerife de Nottingham". Pegou um grupo mediano na Champions e deve brigar com os Culés pela liderança. Boa sorte.

Não sei o que significa ser um Xerife de Nottingham, mas ele é um jogador que não tem como errar - dos melhores do mundo na posição, e tivemos sorte dele estar disponível pelo City estar fora das competições europeias. No grupo vai ser disputa de gente grande pela liderança, o Barcelona é o atual campeão, mas temos chances.

Em 15/06/2023 em 15:51, AllMight disse:

Começo promissor, espero que seja um presságio para o restante da temporada. 

Tomara que sim, ao menos o time está um pouco mais forte com a chegada de um zagueiro de primeiro nível. 

Em 16/06/2023 em 02:14, Herr Jones disse:

Finalmente eu consegui passar pelas 36 páginas de atualizações e, enfim, estou à par dos acontecimentos (só demorou pouco mais de um mês e pouquinho, mas é isso aí. Tem algumas coisas que mesmo assim eu acabei esquecendo, mas ainda assim acho que esse comentário vai ser enorme hahahah). Que história fantástica! Quase 20 temporadas pra conseguir uma muito merecida vaga nas competições continentais em uma liga que, aparentemente, não quer agraciar a resiliência do 1860 com um título. Tiveram algumas coisas que me chamaram a atenção, que foi a questão da base. Foram pouquíssimos jogadores que surgiram no clube mesmo para ficar quando comparado com o tempo de save, mas a captação da juventude foi muito boa e perdurou por muito tempo no clube a mentalidade do Dortmund, de contratar jovem, revelar e vender pra investir no clube. E ainda assim a situação financeira ainda não é das mais brilhantes quando comparável às possibilidades, embora seja compreensível por alguns motivos que elenco abaixo.

Uma impressão que eu fiquei é que a diretoria tá atrapalhando o desenvolvimento do clube, porque toda vez que você tinha tudo pra investir massivamente em contratações de peso, eles arranjavam uma despesa absurda e forçava você a vender jogadores relevantes pra equilibrar as contas. Mas imagino que esse último investimento, no estádio, agora que voltou à saúde é um momento interessante. Eu, particularmente, quando vejo que as coisas estão começando a ficar boas do ponto de vista financeiro prefiro segurar um pouco nas contratações (ainda mais agora que você tem um elenco bem competitivo) pra ir multiplicando esse dinheiro em caixa. Em umas duas ou três temporadas o caixa pra gastar acaba sendo bem alto e dá pra investir pesadíssimo em contratações para posições chaves de jogadores que chegariam para colocar os seus titulares, que já são bons, para a reserva/disputa de posição.

Outro aspecto que eu percebi, e notei que o @Tsuru também puxou bastante é a questão tática (e eu sou maníaco de esquemas também hahahaha) - e eu acho que é aqui que tá um elemento importante que tá segurando o clube de dar o próximo passo. Um time no nível que o 1860 está hoje precisa de um padrão de jogo mais consistente e mais definido. Dá pra perceber que o time apresenta estatísticas muito variadas a depender dos adversários - e isso é mais comum com times bem fracos que estão começando a se interessar por dar um passo a frente. As duas principais considerações que eu faria a esse respeito estão nas laterais, você tem um ala defensivo na esquerda, onde tem um extremo invertido atacando. Aí falta aquela profundidade a mais, que dá uma nova opção de passe e permite quebrar as linhas dos adversários com maior facilidade; na direita é o contrário, você tem um lateral atacando com um extremo apoiando, e aí são dois jogadores que vão, inevitavelmente, abrir o jogo e permitir as ultrapassagens pelo flanco; e quem dá a opção de passe interno é justamente o meia-ofensivo. E na direita é justamente onde tem um meia defensivo apoiando que, mesmo que suba, não é aquele jogador que pode ser um elemento surpresa como o segundo volante é e até mesmo o próprio organizador móvel. Talvez inverter a posição deles seja uma ideia interessante para mudar a dinâmica de jogo; ou mesmo colocar um segundo volante à direita com tarefa de apoio e instruções individuais de passes mais diretos/correr mais riscos que torna ele uma espécie de construtor de jogo que também se apresenta na área adversária e um jogador mais defensivo pela esquerda, onde se pode soltar um pouco mais o ala para sobrecarregar a defesa adversária (e isso ajuda no próprio deslocamento do volante à direita, já que a marcação se deslocaria para o lado oposto ao dele e permitiria uma eventual infiltração na área como elemento surpresa). O lateral com tarefa de ataque atua mais ou menos como um ala apoiando, e tem boa dedicação defensiva também.

Além disso, como disse, você tem um plantel muito bom em mãos e pode perfeitamente explorar o máximo dele jogando com seus pontos fortes. Estabelecendo instruções coletivas que permitam seu time se apropriar mais da posse de bola, de uma pressão mais forte na linha defensiva adversária, um contragolpe mais ágil e coisas do gênero que façam o adversário sentir, de fato, a pressão de enfrentar um time forte como o seu. Isso sem contar com instruções individuais aos seus jogadores mais importantes que possam permitir eles serem ainda mais efetivos e menos presos a uma função/tarefa específica. Já que com instruções individuais em conjunto ou com movimentos preferidos de jovador, por exemplo, você pode transformar um segundo volante em um construtor de jogo que atrai as jogadas para si e descobre os companheiros em posições favoráveis de jogo, para serem mais incisivos; você pode transformar um meia ofensivo em um raumdeuter que ataca loucamente os espaços e bagunça a defesa adversária mesmo que não dê um toque sequer na bola durante um ataque. E, acredito, você tem jogadores com qualidade o suficiente para transformá-los em um pesadelo para os times adversários, deixando seu time com um elemento de imprevisibilidade mesmo que dentro de um padrão específico de jogo. Talvez ir experimentando adicionar algumas instruções ao longo das partidas para ver como seu time se comporta de forma gradativa seja uma alternativa interessante.

Em todo caso, uma coisa pra mim está clara: a campanha da redenção que vai explodir a parte azul da Baviera está próxima e estamos aqui na torcida :)

Que bom que conseguiu ler todas essas páginas para chegar até aqui. Não é pouco, são mais de 100 atualizações... Realmente, a base demorou a começar a dar frutos, ainda que desde o começo tenha investido nas instalações de pouco a pouco, até ter todas as estruturas do clube de topo. Bem no início, os poucos destaques que surgiam precisavam ser vendidos, depois, poucos surgiam realmente com qualidade para disputar a Bundesliga, e por fim, nesse momento, até surgem grandes promessas, e tento integrá-las ao elenco, mas muitas acabam sendo bem abaixo do esperado - como é o caso do Ayoub, que prometia ser um ponta de topo, mas a inconsistência e problemas com jogos grandes acabaram tornando ele talvez a maior decepção de jogador da base que tive em todo o save. As últimas levas tem sido promissoras, então pode pintar uma boa galera no time principal para além dos que já voltam de empréstimo na próxima temporada e dos que já estão no elenco.

A parte financeira, vivemos numa gangorra: juntamos dinheiro e aí invisto pesado em uma janela, não temos retorno aí volto a vender muito, torramos outra vez, e assim sucessivamente. Nessa temporada a venda de um zagueiro abriu espaço e necessidade, e com uma parcelada aqui e um valor por meta de jogos ali, e conseguimos trazer alguém que vai fazer a diferença. Não acho que seja nenhuma despesa absurda que a diretoria arrumava - sempre sou eu que peço melhorias, e o que mais impactou em termos de não ter um fluxo contínuo de receitas que permitisse não precisar vender muito temporada sim, temporada não, foi exatamente a falta de classificar seguidamente para a Champions. Agora que conseguimos isso por 4 ou 5 temporadas seguidas, estamos colhendo os frutos - e na próxima temporada ainda temos uma receita extra do novo estádio com capacidade 40% maior, e imagino que continuaremos lotando o estádio como já fazemos no atual.

A parte tática é onde acabo me embananando mais, vez ou outra acabo enfiando uma ideia na cabeça e mesmo não funcionando não abro mão dela. É assim com a formação, o 4231 "profundo", que usamos desde a primeira temporada como opção e acabou virando praticamente a única ao longo de todo o save. Outras vezes foi insistir no uso do Segundo Volante (que tem seus méritos, mas tem momentos que precisava mudar e teimava), com o Raumdeuter (esse daí sim um desastre completo todas as vezes), no Regista, em ter os dois pontas de pé trocado, enfim. Dessa vez, estou tentando levar mais com o que vejo em campo e empiricamente ir definindo as funções - e algo que já venho fazendo a bastante tempo é mudar muito ao longo das partidas e entre partidas, o que tem funcionado e me dado uma noção bem melhor do que passa na cabeça e como isso se traduz em campo.

Nesse caso específico, a ideia era ter o Extremo-Atacar na esquerda, com o Ala-Defender cobrindo por ali, e como teria um lateral mais defensivo seria o lado do volante que sobe mais - no caso o Armador Móvel, nessa temporada, que tem funcionado muito bem. Mas como trouxe o Alquiros que é destro e na prática essa dupla Extremo Invertido-Atacar e Ala-Defender tem funcionado, mantive. Ainda usava bastante o Ala como Apoiar, e com certeza dá para ver a diferença no apoio, criando muito mais espaço para o EI jogar e se movimentar pela ameaça do lateral entrando para a linha de fundo, mas defensivamente perdia bastante, e só tenho usado nessa tarefa em dois casos: quando temos que ir para cima, aí abdicamos um pouco da cobertura defensiva, ou quando quero segurar mais o jogo, ter mais controle e desacelerar um pouco os ataques, aí quem muda além do Ala para Apoiar é o volante, que vira um Armador Recuado-Apoiar. Do lado direito, também costumo mexer bastante nas funções, tirando a instrução de "Aguentar Posição" do volante quando quero mais gente no campo de ataque, usando o ponta como um Avançado Interior, mesmo com o pé bom do mesmo lado - aliás, sugiro usar dessa forma na maioria dos casos, o AI-Apoiar com o pé do mesmo lado funciona como um Extremo que tem mais liberdade e encosta mais na área, ao mesmo tempo que joga aberto no início das jogadas, e combina bem com um lateral mais ofensivo ou de apoio. O lateral-direito também costuma mudar para DL-Apoiar quando o adversário tem muita força ali, ou como Ala-Atacar quando não tem nenhuma grande ameaça. Enfim, são muitas coisas, mas não vejo como obrigatório ter que jogar tendo a posse só por sermos o time de maior investimento (ainda que na maioria das vezes seja assim que eu jogue).

 Uma hora o título vem! (ou não, mas que vamos tentar, isso vamos)

 

Em 16/06/2023 em 06:04, Tsuru disse:

Assino e acompanho o voto do relator. E digo mais, esse estilo de se apropriar da posse de bola e pressionar o adversário mais alto já está no FM, em três variações: Controle da Posse de Bola, Tiki Taka Vertical e Tiki Taka. Se não houver realmente o desejo de se aprofundar demais ou se a ideia não for criar algo necessariamente próprio mas partir de uma ideia já definida, um ajuste nesses três templates pode funcionar perfeitamente. E como toque final entram as instruções individuais, exatamente para tornar o time mais imprevisível e difícil de enfrentar. 

Costumo variar bastante a forma de jogar, e ajustar ao que o adversário traz também. Os pre-sets do jogo nunca usei diretamente, pois vejo muitas coisas exageradas e prefiro criar minha tática "do zero". Com referências de muitos lugares, claro. A tática que estamos usando agora tenho sentido que vai bem com o que quero do time e com o que temos de jogadores, e funciona com pequenos ajustes muito bem tanto para pressionar alto sem parar, como para manter a posse ou restringir o espaço e jogar no contra-ataque. Sinto que tenho um pouco mais de controle e percepção sobre o momento de cada coisa quanto mais vou jogando e conhecendo o meu elenco e os adversários da Alemanha.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner24e0e939648eec1d8.png

 

 

TEMPORADA 2052/53

 

Está nascendo um novo líder

 

LAPSO TEMPORAL

Tivemos um pequeno lapso de tempo no mês de Novembro, com as 6 partidas disputadas no mês tendo sido jogadas duas vezes (e duas delas três vezes) devido a um problema de tela azul no notebook que causou repetição de jogos, uma vez que não havia salvado o jogo. Para efeito de comparação, o resultado (vitória, empate ou derrota) em 5 das 6 partidas foi o mesmo (mesmo para as duas partidas que foram jogadas 3 vezes), exceto por uma delas – o jogo no Camp Nou contra o Barcelona, que da primeira vez jogado foi uma derrota por 0x3, e que verão na atualização que ocorreu de forma bem diferente da segunda vez...

Disclaimer feito, e agora com a função autosave ativada para não ter esse problema novamente, é hora de saber como fomos nesse começo de temporada.

 

DFB POKAL

2ª Eliminatória – SV Werder (F)

O Werder é uma equipe perigosa e não a toa foi o vice-campeão da Bundesliga na última temporada. O jogo começou completamente lá e cá, mas aí na bola parada o Werder saiu na frente aos 24', dando o placar do 1T. O 2T foi todo nosso, e brincamos de perder gols, mesmo depois da entrada dos reservas, até que em um bom cruzamento de Galbiti, Troitiño (que entrou no intervalo) estava totalmente livre na área e testou firme para o canto da baliza para empatar. O mesmo Troitiño teve chance primorosa de ganhar o confronto nos acréscimos, mas acabou falhando e fomos para a prorrogação. No primeiro prolongamento tivemos poucas chances, mas a que tivemos foi claríssima, com Milinte finalizando para fora, e aí não teve jeito - era para decisão nos pênaltis. Milinte já começou acertando a trave, e os demais acertaram até chegar na última cobrança, onde Galbiati bateu no meio do gol e o goleiro ficou. Empate por 1x1, e eliminação nas penalidades por 3x4.

Pokal_Werder11bb49001333df98.png

POKAL_Elimffd9b7fdd5407b93.png

 

CHAMPIONS LEAGUE – FASE DE GRUPOS

GRUPO A

(1860 München-ALE, Barcelona-ESP, PSV-HOL, Galatasaray-TUR)

 

Rodada 1 - Barcelona (C)

Já estreamos com pedreira, mas temos que fazer bonito em casa dessa vez. Alquiros sofreu pênalti com 7', e ele mesmo bateu para defesa do goleiro (logo agora voltamos a perder pênalti?), e depois disso foi lá e cá, com os goleiros sempre brilhando até que Galbiati puxou um contra-ataque lindo e deixou Vandro na boa para fuzilar e abrir o marcador aos 39' - aos 42' ainda passamos susto com o empate vindo em escanteio, mas o VAR nos salvou do pior. Tivemos todas as oportunidades de matar o jogo no 2T, mas era falha atrás de falha e um velho ditado diz que quem não faz... só não faz mesmo. Vitória magra por 1x0, mas muito valiosa.

UCL_BarcaCasa893724ffb9570cba.png

 

Rodada 2 - PSV (F)

VAR em ação aos 6' para anular gol do PSV, Zamani perdendo chance clara aos 10'... dava para ver que seria uma partida tensa, e depois de poucas chances na primeira etapa, abrimos o placar aos 46' com Zamani tendo bola limpa na pequena área. Aproveitamos o embalo e ampliamos no começo do 2T, com Alquiros rolando dentro da área para Vandro acertar a zaga, mas pegar a espirrada e acertar na segunda, e já no finzinho da partida Zamani deixou Alquiros na boa para fechar o placar em 3x0.

 

Rodada 3 - Galatasaray (F)

Rodei bastante a equipe para essa partida, acreditando no favoritismo, e fizemos um ótimo começo, com duas ótimas chances perdidas antes de abrir o placar com Milinte completando cruzamento rasteiro de Clarke, com mais algumas boas chances ficando pelo caminho antes da ida ao vestiário. O que eu não contava era que com 40 segundos de 2T, os turcos empatariam em escanteio, e Clarke ainda perdeu mais uma grande chance antes de o Galatasaray ter a bola do jogo, com Diem salvando nossa pele debaixo das traves. E aí, no minuto final dos acréscimos, o "super-sub" Mendoza, que ficou só 20' em campo, recebeu na entrada da área e bateu forte, contando com desvio no adversário para selar a vitória por 2x1.

 

Depois de um "primeiro turno" 100%, a expectativa era de repetir na segunda parte com os jogos mais fáceis sendo ambos em casa, tendo uma decisão contra o Barça no Camp Nou.

UCL_R178b3836d9cf877e3.png

 

Rodada 4 - Galatasaray (C)

O jogo chegou depois de uma sequência pesada de partidas, então poupei todos os titulares. 40 segundos de jogo, e Kawai-Dêsu acertou um belo chute de fora para abrir o placar. Seguimos no ataque, e quase tomamos o gol em escanteio que foi parar na trave, e tomamos em seguida, em escanteio onde Tomac puxou um adversário e cometeu penalidade, convertida pelos turcos. No 2T, jogo truncado, erros demais, chegou uma hora que a pressão dos visitantes era tanta que só devolvia a posse para eles no nosso campo de defesa mesmo, mas aí que brilharam as mudanças táticas (ou a sorte), e aos 37' Bellinghausen achou bom cruzamento rasteiro após cobrança de lateral, que passou pelo centro da área até chegar em Clarke, que por sua vez rematou com força para garantir a vitória: 2x1.

 

Rodada 5 - Barcelona (F)

O jogo para definir o 1º lugar do grupo G. Jogo de poucas finalizações, mas a primeira do Barcelona tinha que ser em um pênalti - Newman até pulou no canto certo, mas não dava para chegar. Dali em diante, só dava Sechzig, até em uma tabela eles ampliarem. No 2T, ao menos reduzimos a desvantagem cedo em escanteio com Dominik, e aos 18' após pressionarmos para recuperar a bola, Galbiati lançou Alquiros, que foi travado e na sobrea Aydin deu para Vandro na área chutar e marcar - a bola desviou no zagueiro antes de morrer nas redes, e foi creditado gol-contra, mas o gol vale para Vandro no meu coração. E assim, em 18' empatamos a partida. Chegamos a acertar o pé da trave em cabeceio de Vandro, e o Barça já devia estar rezando pelo fim do jogo - só que antes do fim, veio cobrança de falta lateral, a bola foi cortada para o lado, mas Dominik pegou ela antes de sair em lateral e sem ajeitar o corpo mandou para a área, onde Vandro estava cercado por 4 adversários, mas subiu sozinho, soberano, para mandar para as redes o que foi o gol da vitória de virada. Que 3x2 emocionante! Três gols no 2T, o último já nos acréscimos para garantir a primeira posição no grupo e, quem sabe, a campanha com 100% de aproveitamento.

Só depois do fim da partida é que, lendo o resumo do jogo, percebi que o Barça ficou os minutos finais com um jogador a menos, com lesão aos 35’ do 2T e todas as alterações já feitas – então o gol da virada não foi TÃO heroico assim – mas, sinceramente, não é problema meu.

UCL_BarcaForafb723c12c93482dd.png

 

Rodada 6 - PSV (C)

Vida resolvida, vamos de reservas mais uma vez. O único titular em campo foi quem abriu o placar em escanteio, nosso xerife Dominik, aos 19'. Com uma saída de bola perfeita pela defesa, achamos Galletta livre na direita e ele foi até a linha de fundo cruzar na medida pro gol de Troitiño, que ainda acertou a trave no fim da etapa. No 2T, lesão em Dominik (fica fora por 4-5 semanas, por que, Deus), gol de pênalti de Sylla e o gol de honra do PSV já nos acréscimos foram as coisas a se contar. Vitória por 3x1 e 100% de aproveitamento no grupo.

 

UCL_R2aba7f4af8c30d149.png

 

O grande diferencial desse grupo seria os confrontos diretos com o Barcelona, e nesses conseguimos sair com a vantagem para garantir o 1º lugar. Não esperava fazer 100% de aproveitamento, mas conseguir as duas vitórias contra o PSV e contra o Galatasaray era o planejado. Com esses resultados, saímos do grupo G com muita moral e com a vantagem de pegar o 2º colocado de um dos outros grupos e decidir em casa.

UCL_Grupo86cb94169a08334a.png

 

Só que aí... veio o sorteio. E no sorteio, como que trazendo de volta um fantasma ou criando a possibilidade de uma nova narrativa, quiseram as bolinhas que nosso adversário seja justamente o PSG, que ficou em 2º lugar no grupo com o Chelsea, e que já nos eliminou algumas vezes da competição - seja na fase de grupos, ou naquela goleada inesquecível de 2x7 pelas oitavas-de-final. Mas essa é uma nova temporada, e se vencemos o Barcelona, podemos vencer o PSG também.

UCL_Sorteiod280f5799d087990.png

 

BUNDESLIGA

Rodada 4 -  Bayer 04 (F)

O começo de temporada anima, mas já dá para dizer que perdemos dois pontos na última rodada, então é seguir trabalhando para não ficar para trás nesse começo - ainda assim, poupei jogadores para a estreia na Champions no meio de semana. Fizemos um começo de grande pressão, com Vandro desperdiçando chance cara a cara, mas também cedemos uma dessas que Newman salvou. Uma hora, a água mole furou a pedra, com Vandro aproveitando ajeitada de cabeça de Clarke para, com direito a drible no goleiro, marcar o primeiro no fim do 1T. Com medo de deixar escapar o resultado, pedi para a equipe segurar mais a bola no 2T, e acabamos sendo um pouco pressionados por isso, mas fomos nós que assustamos mais: primeiro em gol anulado de Clarke na bola parada, depois em chegadas de velocidade, mas conseguimos o objetivo principal que era manter o placar de 1x0.

 

Rodada 5 - Borussia M'gladbach (C)

Depois de alguns milagres do goleiro, Troitiño abriu o placar em cruzamento de Alquiros (jogando na direita por lesão de Zamani), e em novo cruzamento dele o zagueiro não conseguiu abafar e apenas amaciou a bola na pequena área para Vandro ampliar, com Zé Ricardo fechando o placar do 1T e do jogo em escanteio: 3x0.

J_Monchena4b8949e935e27d0.png

 

Rodada 6 - Mainz 05 (F)

Nada de poupar para a Champions, fomos com força total e Vandro já deu a vantagem em bom chute forte aos 18', com poucas outras chances no 1T da partida - na única do Mainz, Newman salvou. No 2T, sem muitas emoções para segurar a vitória em 1x0 - batemos até recorde do clube com 7 jogos seguidos sem sofrer gols.

J_Mainzab4127838afceb51.png

 

Rodada 7 - Borussia Dortmund (C)

Agora sim o campeonato vai começar, e não poderíamos estar em melhor forma para a partida. Começamos a partida de maneira fulminante, chegando com perigo antes de abrir o marcador em sobra de escanteio na área que Vandro emendou de canhota, com pouco ângulo, e aos 18' Zamani deu lançamento preciso para nosso Alquimista fazer o segundo - e ficou barato, hein? pois Zamani ainda fez um em impedimento e Galbiati perdeu chance clamorosa que poderia matar o confronto - só que permitimos ao Dortmund diminuir em chute de fora da área e o jogo ficou aberto para a segunda metade. No 2T, novamente começamos com ritmo acelerado, chegando muito perto de marcar por duas vezes antes dos 10', e aos 12' Alquiros foi derrubado na áre: e com ele mesmo na marca da cal, não teve meio-papo dessa vez - bola de um lado, goleiro do outro. Parecia que agora estava tudo certo... só parecia. Aos 19', o lateral adversário foi cruzar, a bola acabou indo em direção ao gol e Newman não teve o reflexo para tirar. Inacreditável, um jogo onde o domínio foi completo, absoluto, o Dortmund não criou nada e estavamos com o coração na mão. Reduzi o ritmo, seguramos mais a bola, e não demos chance de mais um golpe de sorte - vitória! Um 3x2 que ficou barato para os aurinegros e que nos credencia realmente a candidatos ao título da Bundesliga.

J_Dortmund1f7786c58836729e.png

 

Rodada 8 - Wolfsburg (F)

Tivemos duas lesões importantes durante a data FIFA antes da partida, se Zamani e Serediuc, mas mal sentimos os desfalques, abrindo o placar aos com Vandro e ampliando com Galbiati de fora da área num intervalo de 4 minutos, sendo que no 1T todo só nós finalizamos. No primeiro remate do Wolfsburg na partida, aos 10', veio o gol: também pudera, pois foi em cobrança de pênalti, cometido por Nishimoto. O time da casa ainda assustou em algumas bolas paradas, mas mantivemos o placar de 2x1.

 

Rodada 9 -  Leipzig (C)

Essa partida poderia marcar a maior sequência de vitórias seguidas na história do clube, com a sequência em 8 vitórias até então. Foi um 1T difícil, com o Leipzig se defendendo muito bem e lançando contragolpes perigosos, mas nos acréscimos abrimos o marcador em jogada ensaiada de falta completada na pequena área por Serediuc. No 2T, o time do energético ameaçava crescer, mas aí em uma bola longa da zaga para Vandro, o atacante foi derrubado quando entrava sozinho na área: pênalti! Alquiros não vacilou e colocou na rede, e ainda contamos com Vandro perdendo chance na cara do goleiro, mas o placar do jogo já estava definido. Grande vitória por 2x0, um começo avassalador de temporada com direito a mais um recorde.

J_Leipzig03ff1332c327d0bc.png

 

R103ce2a01609b8a07.png

 

Rodada 10 - Bayern (F)

Esse realmente não vem sendo o ano do Bayern, ocupando apenas a 12ª colocação após 9 jogos e tendo apenas uma vitória - aliás, não lembro de já ter tido favoritismo da imprensa jogando fora de casa contra os rivais, menos ainda um favoritismo tão grande. Tudo perfeito para sofrermos uma derrota que reviveria o Bayern na competição, ou isso é ser pessimista demais?

Tivemos duas chances claríssimas de abrir o placar, primeiro com Zamani e depois em escanteio com Dominik, mas em ambas o goleiro da seleção Alemã brilhou. Aí, um recuo do lateral para o goleiro foi parar nos pés de Vandro aos 40', que teve tempo até de driblar o goleiro antes de tocar pro gol vazio, e com o Bayern abalado, Alquiros foi lá e ampliou em chute da meia-lua 3 minutos depois. No 2T, nada de chances, jogo muito truncado e com muitas faltas e amarelos para os dois lados, e o Bayern ainda chegou a colocar bola no travessão em escanteio, mas aí Zamani foi derrubado na área aos 39'. Alquiros foi pra bola com confiança, e bateu no meio do gol para mais uma grande defesa de Nico Thomas. Não fez diferença, e saímos com uma boa vitória por 2x0 que afunda ainda mais os rivais.

J_Bayerne5cb08f5b707c4e5.png

 

Rodada 11 - Eintracht Frankfurt (C)

Se o momento é ótimo, também temos mais um recorde para bater nessa partida: estamos empatados em nosso recorde de 20 partidas sem derrota, que pode ser quebrado hoje. Levamos 13' para fazer 3 gols em cruzamentos, primeiro em cruzamento de Clarke que o zagueiro botou contra, depois com Alquiros levantando na cabeça de Clarke e, por fim, o inglês retribuiu o favor na medida para o Alquimista. Mais para frente no 1T, Serediuc teve sobra de bola na grande área e colocou lá dentro, e já no fim foi a vez de Galletta deixar sua assistência de cruzamento para outro gol do Alquimista. Queria ir apenas rodando a bola no 2T, mas em bobeira da zaga Vandro roubou e saiu em velocidade para fazer um, e fez outro em enfiada de bola de Clarke para fechar uma goleada acachapante por 7x0, com direito a recorde de invencibilidade quebrado.

 

Rodada 12 – Stuttgart (F)

Jogo truncadíssimo, sem chance para nenhum dos lados e apenas 4 finalizações durante toda a primeira etapa. Até fomos ok no 2T, mas o Stuttgart abusou das faltas - tanto que lesionaram dois jogadores nossos, e não teve nada que desse jeito para furar a defesa deles, terminando em um morno 0x0.

J_Stuttgarta6c862b3fcfc9b5f.png

 

Rodada 13 - Hertha Berlin (C)

Jogo em casa, ótimo para recuperar do pequeno tropeço na última rodada. Dominik nem esperou dar 3' de jogo para abrir o placar em escanteio, e após martelar bastante ampliamos com Alquiros. Antes do fim da primeira etapa, ainda tivemos mais um gol que começou em tiro de meta do adversário: Zamani antecipou e ajeitou de cabeça para Vandro, que de primeira virou para Alquiros e em um toque a bola já estava com Galbiati na meia-lua, que bateu dali mesmo. O Hertha estava sem chão, nem no tiro-de-meta eles estavam seguros... e para completar, dois minutos depois ainda levaram o quarto, de pênalti do Alquimista. Como desgraça pouca é bobagem, logo no começo do 2T o Hertha teve um jogador expulso por entrada lá no meio do campo, mas só fizemos mais dois gols - com Zamani, e um de Vandro anulado - para deixar barato, mesmo com 5x0.

J_Hertha562e904b124dd07d.png

 

Rodada 14 - Hoffenheim (F)

Nossa vantagem na liderança já é de 5 pontos após a última goleada, temos que continuar vencendo para manter. Demoramos para engrenar, mas quando conseguimos Alquiros deu cruzamento preciso para Zamani marcar dando uma voadora na bola no meio de dois defensores - garra e plasticidade juntas para nos dar o gol do 1T. Até criamos algumas chances no 2T, mas nada digno de nota - nem mesmo a expulsão de um adversário, já depois dos 40'. Vitória magra, 1x0, mas que vale os mesmos 3 pontos que qualquer outra - e que faz nossa vantagem pular para 7 pontos.

 

Rodada 15 – SV Werder (F)

Infelizmente vamos aos dois últimos jogos do ano sem nosso xerife inglês, mas queremos vingança pela eliminação na Pokal. Depois de uma chance incrível de Alquiros, Galbiati teve falta à feição e colocou na gaveta, por fora da barreira, e ele mesmo puxou o contra-ataque e deu o passe para Vandro ampliar aos 25'. Acabamos vacilando no 2T e cedendo muitas chances, até que uma delas entrou, e ainda ficamos os 5' de acréscimos com um a menos após lesão de Galbiati - quando acabou saindo o empate na bola parada. Final triste com o empate em 2x2 para uma partida que estava na nossa mão.

J_Werdere5e72ff1e929f7ac.png

 

Rodada 16 - Schalke 04 (C)

Chegamos para a rodada final do ano contra o 3º colocado e com vantagem de 5 pontos sobre o Dortmund, atual vice-líder. A parte negativa é as lesões - se passamos praticamente ilesos por todo o começo de temporada, para essa partida tínhamos desfalques de peso: o zagueiro Dominik e o meia Galbiati, ambos titulares importantíssimos, e o primeiro sem reserva à altura.

Jogaço de bola, cada lance era um suspiro, e logo aos 9' abrimos o placar após sobra de falta que ficou na área para Vandro emendar pro gol. O Schalke pressionou demais, chutou muitas vezes na direção do gol e fez Newman suar a camisa, enquanto nós erramos muito no terço final, parecia questão de tempo até o gol de empate, só que aí aos 45' veio a lambança: com o goleiro na intermediária recebendo a bola, nenhum defensor estava próximo, Vandro apertou, desarmou e ficou com a bola para literalmente entrar com bola e tudo no gol. Estava feito o placar do 1T, talvez injusto, mas muito confortável para nós, que voltamos mais conservadores para o 2T, buscando fechar os espaços e contragolpear em velocidade pelos lados - e conseguimos uma chance claríssima assim aos 10', com Zamani tirando demais do goleiro e acertando a trave na hora da conclusão, e dois minutos depois novamente Zamani acertou o poste em contra-ataque, dessa vez de fora da área. O tempo foi passando, e o medo de desandar me impediu de fazer qualquer substituição até que Zamani teve uma lesão no pulso e, para preservá-lo, coloquei Clarke. Clarke foi quem interceptou o tiro-de-meta e deu o passe para Vandro acertar mais uma bola na trave, e quem deu a bola longa para Vandro, aos 41', correr nas costas da defesa e só parar em cima do goleiro, que fez a defesa mas espalmou para o meio da área, onde Pongsathit completou o rebote. Que jogo, que vitória. Metemos 3x0 no Schalke 04, com direito a 3 bolas na trave deles! Foi realmente a cereja do bolo em um começo de temporada quase perfeito.

J_Schalkec3066f064368f02b.png

 

R22969f2a0eaf2376d.png

 

 

CLASSIFICAÇÃO

Bundesliga

Classificacao1fcfc7e676cc26de.png

 

VISÃO DO CLUBE

Visao2c084c7a03064332.png

 

ESTATÍSTICAS

Estatísticas na Bundesliga

Estatísticas Defensivas:

18º em Total de Desarmes e 1º em % (18,6 por partida / 87%) | 18º em Faltas Cometidas (6,9 por partida) | 17º em Cartões Amarelos e 13º em Vermelhos (15 Amarelos / 0 Vermelhos) | 1º em Jogos sem Sofrer Gols (13 partidas) | 1º com Menos Gols Sofridos (5 gols)

Estatísticas Ofensivas:

7º em Posse de Bola (51%) | 5º em Passes Completados e 3º em % (462 por partida / 89%) | 4º em Oportunidades Criadas (3,1 por partida) | 2º em Faltas Sofridas (14,8 por partida) | 3º em Chutes à Gol (8,6 por partida) | 2º em Gols Marcados (37 gols)

Estatísticas de Jogadores:

Galbiati 2º em Melhor em Campo (4) | Alquiros 3º em Assistências (5) | Aydin 5º em Passes Decisivos (34) | Gols: Vandro 1º (12), Alquiros 2º (10) | Classificação Média: Galbiati 3º (7,61), Alquiros 6º (7,57), Vandro 9º (7,51), Serediuc 14º (7,44), Zamani 17º (7,41) | Oportunidades Criadas: Galbiati e Alquiros 13º (7)

 

Curioso como nossa linha de meias ofensivos está entre os jogadores que mais correm na temporada da Bundesliga até aqui.

Time_Correria1dbc0812944c22d1.png

 

 

Destaques do time

A defesa, como um todo, está de parabéns. Em 24 jogos, sofremos apenas 12 gols, e de todos os jogadores defensivos, apenas nossos dois laterais-esquerdos têm média abaixo de 7 – e isso se deve muito à função mais estritamente defensiva que eles fazem como Ala-Defender. O maior destaque individual na defesa é o xerife recém-chegado Dominik Kostolansky, com média 7,33 na temporada e ainda participação em 5 gols, sendo 3 marcados e 2 assistências. Chegou e mudou a equipe de patamar como esperado, ou muito além do esperado, para ser mais justo.

A dupla de volantes Serediuc e Aydin segue, como sempre, irretocável. Ambos estão indo muito bem nas suas funções na nova tática, e os reservas Kawai e Mkhize também tem feito bem o feijão com arroz.

No setor ofensivo, o que já era bom está ainda melhor. Pela primeira vez em muito tempo, não tivemos problemas com lesão e Zamani pôde mostrar sua qualidade novamente, e nosso quarteto ofensivo titular, formado por Zamani (4 gols), Galbiati (3 gols), Alquiros (11 gols) e Vandro (15 gols) já marcou 33 gols até aqui na temporada, com os reservas também indo bem com 14 gols marcados – e destaque para Clarke, com 3 gols e 4 assistências sempre entrando bem nas partidas, seja como titular ou vindo do banco. A dupla Vandro e Alquiros, aliás, lideram a artilharia da Bundesliga, coisa bonita de se ver.

 

Decepções

Nenhuma.

 

NOTÍCIAS DO CLUBE

Inacreditável o nosso desempenho até aqui, finalmente estamos fazendo justiça ao longo tempo de preparação da equipe e ao forte elenco que conseguimos montar ao longo desses 34 anos à frente do clube. Chegamos para a virada do ano invictos, com apenas 3 empates na Bundesliga e com 100% na Champions, enquanto o único ponto negativo é a eliminação, nos pênaltis, na 2ª eliminatória da Pokal. Como a eliminação foi com empate no tempo normal + prorrogação, dá para dizer que não sabemos o que é perder até aqui na temporada. Em 24 jogos, foram 19 vitórias e 5 empates, e sofremos apenas 12 gols em todo o período.

Muito desse desempenho passa pela mudança tática, que já apresentei na primeira atualização da temporada e que teve pequenos ajustes ao longo das partidas – e muitas mexidas durante e entre partidas. Abordagem tática à parte, acho que também dá para creditar muito do desempenho a uma melhora mais ligada à sorte – simplesmente tivemos poucas lesões, o que permitiu ter à disposição quase sempre o melhor time para entrar em campo, e rodar o elenco apenas conforme observava a necessidade de descanso ou a importância das partidas. Tomara que na reta final continuemos a ter sorte quanto a isso.

Na Bundesliga a campanha é fenomenal - aproveitamento de 87,5%, segundo melhor ataque com média de 2,3 gols por jogo e a melhor defesa da competição, com média de 0,31 gol sofrido por partida, sendo que só sofremos gol em 3 das 16 partidas jogadas. Olhando isso tudo, não dá para pensar em nada mais do que dar continuidade nas últimas 18 rodadas da Bundesliga, e mesmo com a invencibilidade e campanha recorde para nós, temos apenas 5 pontos de frente sobre o Dortmund que costuma ser uma máquina na parte final da temporada – o título está longe de estar decidido.

Na Champions League, depois de conseguir um grande feito e terminar com 100% de aproveitamento em um grupo que não era nenhuma moleza, acabamos sendo “recompensados” com um jogo contra nossos algozes de tempos atrás, o PSG. Acho que não dá para cravar favoritismo para nenhum dos lados, mesmo com nossa grande campanha, mas temos tudo para nos vingar das tristezas que o clube Catari já trouxe para o lado azul de Munique.

Não sei exatamente em que momento isso aconteceu, mas mesmo com “pouco” tempo de casa, nosso Alquimista - contratação mais cara da história do clube, aliás - já é considerado um ícone do TSV 1860 München pela torcida. E com razão. A parte negativa fica por conta da não utilização do ídolo Torres, que perdeu de vez espaço para os mais jovens, e que já anunciou a sua aposentadoria dos gramados no fim dessa temporada. Tomara que ele possa se despedir em grande estilo, com a conquista da Bundesliga coroando uma carreira em que, se faltou maior destaque internacional, com a seleção argentina não convocando o homem em momento algum e, após sua mudança de nacionalidade, sendo esnobado também pela Alemanha, sobrou qualidade dentro de campo e identificação com a torcida dos Die Löwen.

Adios_Torres281c09a06065b301.png

 

 

Estatísticas do Elenco | Dinâmica | Confiança da Diretoria | Fornada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Marcolation changed the title to TSV 1860 München - De volta ao topo | Está nascendo um novo líder | Att: 19/06

Depois de tantos anos esperando uma campanha digna de campeão na 1ª metade da temporada, o Munique 1860 entrou com tudo apesar da eliminação precoce na DFB-Pokal para o Werder, que também lhe roubou dois pontos na Bundesliga.

A campanha na UCL foi excelente, mas terá que mostrar suas credenciais diante do PSG, infelizmente em uma fase muito precoce. A eliminação não seria uma surpresa, mas o PSG precisa ficar ligado para não ser surpreendido.

A Bundesliga é do 1860 até agora. Invicto e com ótimas estatísticas, o time tem tudo para conquistar a salva de prata ao fim da temporada. Contudo, vale a pena não se animar demais, afinal já vimos muitos perderem títulos aparentemente ganhos. Vamos ver como o treinador lidará com a euforia em torno da equipe. 

Minha fichas vão para o título na Bundesliga. Dessa vez ele vem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou sem palavras, incrível. Que forma fantástica do clube. Teremos campeão esta época? Taça já lá foi, mas não importa...e depois ainsa tens a Champions. Fenomenal. Agora, apanhar logo com o PSG é lixado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um ano que o 1860 não passa das fases iniciais da Copa da Alemanha. Está sendo bastante frequente cair cedo na competição, não? Qual foi o retrospecto nos últimos anos? Enfim, de qualquer maneira, perder do vice-campeão nacional nos pênaltis não é absurdo. Mas fica a sensação de que o 1860 podia fazer mais. 

Na Champions contou com a ajuda do bug no save para levar o primeiro lugar no grupo, rs. Mas que bom que foi esse o único jogo com resultado alterado, essa história de ter que jogar de novo as partidas é um saco. E o treinador tava dormindo durante o jogo com o Barça, que nem viu que ficou com um jogador a mais? 

PSG realmente não foi um sorteio muito bom, mas tem que pensar que eles ficaram em segundo no grupo e tu em primeiro. O 1860 tem time para vencer esse confronto. 

Na Bundesliga a vitória apertada sobre o Dortmund foi muito importante. Impressão minha ou fazia tempo que não vencia eles? No resto dos jogos um excelente desempenho defensivo. Só o Bremen conseguiu incomodar de novo, mostrando que não é só na Copa que eles conseguem bater de frente com o 1860. E o Stuttgart no empate sem gols, mas olhando para a tabela os caras são realmente bons de defesa, então considero o 0 a 0 normal. 

Senti falta de um comentário sobre a tabela. Achou ela autoexplicativa ou esqueceu de falar algo ali? Não que seja grande coisa, mas acho que podia ter colocado parte do que colocou depois no "notícias do clube" ali na parte da tabela, ia ficar mais organizado que as imagens meio soltas e depois o texto falando de tudo junto. 

Enfim, parabéns pela excelente campanha na Bundesliga. Estamos todos no aguardo por esse segundo turno, que tem tudo para ser o momento de glória do 1860. Mas vamos ficar de olho,  pois o Dortmund deve punir qualquer deslize (nada mais longe da realidade do que essa afirmação, mas estamos falando do FM, não do futebol real...). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teve uma triste eliminação logo no começo da Pokal, mas acho que dessa vez ela acabou virando alguma chave no elenco que decidiu começar a atuar com sangue nos olhos e aí tá difícil demais pros adversários baterem o 1860. Pode ser até que essa eliminação prematura da copa "ajude" o clube, já que poderá ter sequências menos desagradáveis de jogos em todas as semanas e ter espaço para progredir nos treinamentos para chegar firme e forte nas demais competições.

Não é à toa, portanto, que o time foi imponente na fase de grupos da Champions League terminando em 1º em um grupo de equipes tradicionais em seus países, como Barça, Galatasaray e PSV, e chega às oitavas com um bom ânimo. O problema mesmo é o adversário que já tem um histórico incômodo contra o time azul de Munique; em todo caso, o passado não entra em campo e o 1860 entrará firme contra o PSG para mostrar aos franceses que está na hora de virar a página e mostrar a todos que o time chegou para brigar e vai bater até o final.

E na Bundesliga faz uma campanha espetacular, distanciando-se dos demais oponentes mas também é necessário manter a regularidade porque o futebol alemão costuma gostar de punir mesmo as menores inconsistências. Pelo andar da carruagem me parece difícil alguma quebra de rendimento, porque o time tá muito bem lubrificado com todos os setores executando suas funções com maestria e solidez e, no final das contas, eu estou bastante confiante de que esta temporada traga um título inédito - e importante - para esta longa história pavimentada desde a 3.Liga até aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O grupo na Liga dos Campeões era aquele típico pra passar em segundo, e comentei antes que se avançasse em primeiro estava no caminho certo pra vencer a competição. Como você mesmo disse, quem derrotou Barcelona não tem medo de PSG. E superando os franceses realmente o time pegará embalo rumo à taça mais importante do continente.

E o que dizer da campanha na Bundesliga hein. As vitórias sobre os demais times já vinham acontecendo nas últimas temporadas, mas sempre tinha algo que quebrava o ritmo, o que não aconteceu aqui. E entrou o diferencial de ter vencido Bayern, Schalke e Borussia, o que te abriu sete pontos de vantagem e colocou em ótima posição para enfim levantar a taça. É manter essa pegada e evitar a complacência da equipe que o título enfim irá para o lado azul de Munique. Estamos na torcida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Gostei bastante dessa confiança de estar nascendo um novo líder. A posição é boa, a confiança é alta, logo, o tombo poderá ser mais doloroso.

Com essas rejogadas na Champions, a vitória do Barça alteraria os resultados do grupo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/06/2023 em 13:42, GG. disse:

Depois de tantos anos esperando uma campanha digna de campeão na 1ª metade da temporada, o Munique 1860 entrou com tudo apesar da eliminação precoce na DFB-Pokal para o Werder, que também lhe roubou dois pontos na Bundesliga.

A campanha na UCL foi excelente, mas terá que mostrar suas credenciais diante do PSG, infelizmente em uma fase muito precoce. A eliminação não seria uma surpresa, mas o PSG precisa ficar ligado para não ser surpreendido.

A Bundesliga é do 1860 até agora. Invicto e com ótimas estatísticas, o time tem tudo para conquistar a salva de prata ao fim da temporada. Contudo, vale a pena não se animar demais, afinal já vimos muitos perderem títulos aparentemente ganhos. Vamos ver como o treinador lidará com a euforia em torno da equipe. 

Minha fichas vão para o título na Bundesliga. Dessa vez ele vem.

Pela primeira vez nos credenciamos realmente ao título no fim do ano, mas esse um mês parado antes da volta do futebol pode mudar muita coisa - e o Borussia Dortmund já mostrou nos últimos anos que qualquer vacilo será fatal. Ainda temos confronto direto na casa deles... Muita coisa pode acontecer.

O Werder foi uma pedra no nosso sapato, e o único time além de Borussia e Barcelona a marcar dois gols na nossa defesa, mostra o quanto estão fortes.

Claro que, depois de uma campanha perfeita na fase de grupos, não esperava pegar logo de cara um time como o PSG. Mas, cedo ou tarde, temos que exorcizar certos fantasmas - o Bayern, internamente, acredito que já o fizemos algumas temporadas atrás, agora é a vez do PSG que tem o histórico a seu favor.

Time invicto, defesa impenetrável e ataque forte. Temos tudo que um time campeão precisa, só que logo na nossa cola está o atual pentacampeão alemão, e repetir uma campanha de segundo turno como foram esses primeiros 16 jogos não é fácil. Perder um título é fácil, então sim, sem oba oba.

Vamos ver o que acontece.

Em 19/06/2023 em 16:00, Cadete213 disse:

Estou sem palavras, incrível. Que forma fantástica do clube. Teremos campeão esta época? Taça já lá foi, mas não importa...e depois ainsa tens a Champions. Fenomenal. Agora, apanhar logo com o PSG é lixado.

Campanha muito acima do esperado por mim, por quem acompanha, pela diretoria... Sofrer 5 gols em 16 partidas é irreal, vamos ver se mantemos a pegada até o fim.

Na Champions, apesar de ser ruim pegar logo o PSG, também é bom porque uma eventual vitória já apaga de vez esse fantasma.

Em 19/06/2023 em 20:51, Danut disse:

Mais um ano que o 1860 não passa das fases iniciais da Copa da Alemanha. Está sendo bastante frequente cair cedo na competição, não? Qual foi o retrospecto nos últimos anos? Enfim, de qualquer maneira, perder do vice-campeão nacional nos pênaltis não é absurdo. Mas fica a sensação de que o 1860 podia fazer mais. 

Na Champions contou com a ajuda do bug no save para levar o primeiro lugar no grupo, rs. Mas que bom que foi esse o único jogo com resultado alterado, essa história de ter que jogar de novo as partidas é um saco. E o treinador tava dormindo durante o jogo com o Barça, que nem viu que ficou com um jogador a mais? 

PSG realmente não foi um sorteio muito bom, mas tem que pensar que eles ficaram em segundo no grupo e tu em primeiro. O 1860 tem time para vencer esse confronto. 

Na Bundesliga a vitória apertada sobre o Dortmund foi muito importante. Impressão minha ou fazia tempo que não vencia eles? No resto dos jogos um excelente desempenho defensivo. Só o Bremen conseguiu incomodar de novo, mostrando que não é só na Copa que eles conseguem bater de frente com o 1860. E o Stuttgart no empate sem gols, mas olhando para a tabela os caras são realmente bons de defesa, então considero o 0 a 0 normal. 

Senti falta de um comentário sobre a tabela. Achou ela autoexplicativa ou esqueceu de falar algo ali? Não que seja grande coisa, mas acho que podia ter colocado parte do que colocou depois no "notícias do clube" ali na parte da tabela, ia ficar mais organizado que as imagens meio soltas e depois o texto falando de tudo junto. 

Enfim, parabéns pela excelente campanha na Bundesliga. Estamos todos no aguardo por esse segundo turno, que tem tudo para ser o momento de glória do 1860. Mas vamos ficar de olho,  pois o Dortmund deve punir qualquer deslize (nada mais longe da realidade do que essa afirmação, mas estamos falando do FM, não do futebol real...). 

Pois é, não dá para ter tudo, né? 😅

As 5 campanhas anteriores foram: um vice-campeonato (naquele ano do quase), uma eliminação na semifinal, outra nas quartas e duas vezes caindo na 2ª fase. Agora, caímos de novo na 2ª fase, sendo a 3ª vez nos últimos 5 anos. Realmente temos ido mal. Mas, dessa vez, não vejo muito problema - caímos contra um time forte fora de casa, criando mais e indo até os pênaltis. E, olhando pelo lado bom - teremos menos desgaste para tentar o título da Bundesliga que promete ser muito disputado com o Dortmund, além da Champions que também pode apertar se passarmos do PSG.

Aliás, mesmo contando com a "ajuda" do bug não escapamos de um adversário fortíssimo. Como disse ao Gilson: melhor espantar esse fantasma agora. Acho que temos ótimas chances, só temos que segurar eles fora de casa.

Geralmente eu não escrevo nada diretamente embaixo da tabela, falo sobre a campanha no geral e outras questões do clube e do save nesse tópico de "Notícias do Clube". É assim que tenho feito, mas depois de ler seu comentário vejo que realmente você tem razão e faria mais sentido a parte que fala do desempenho estar ali junto da classificação. A partir da próxima postagem vou mudar e ver se fica melhor. Valeu a sugestão!

Sobre o Dortmund... Não sei quanto tempo faz, mas sei que se o Bayern era nosso nemesis nas primeiras épocas de Bundesliga e melhoramos nas mais recentes nosso retrospecto, o Dortmund passou a ser esse adversário mais difícil de vencer - posso puxar o histórico recente, e fazendo isso vi que tem mais tempo que eu pensava: 9 jogos sem vencer até esse 3x2, e só 1 vitória nos últimos 17 jogos... Curioso que só enfrentei eles na Pokal 3 vezes em todo o save, mas essa informação não tem nada a ver.

Nada mais justo no jogo entre as duas melhores defesas que um 0x0, mas espero fazer ao menos um golzinho no Stuttgart em casa.

Vamos ver até onde podemos ir, e tomara que não repita o Borussia na vida real, mas o Borussia no save para garantir o sonhado título.

Em 22/06/2023 em 09:48, Herr Jones disse:

Teve uma triste eliminação logo no começo da Pokal, mas acho que dessa vez ela acabou virando alguma chave no elenco que decidiu começar a atuar com sangue nos olhos e aí tá difícil demais pros adversários baterem o 1860. Pode ser até que essa eliminação prematura da copa "ajude" o clube, já que poderá ter sequências menos desagradáveis de jogos em todas as semanas e ter espaço para progredir nos treinamentos para chegar firme e forte nas demais competições.

Não é à toa, portanto, que o time foi imponente na fase de grupos da Champions League terminando em 1º em um grupo de equipes tradicionais em seus países, como Barça, Galatasaray e PSV, e chega às oitavas com um bom ânimo. O problema mesmo é o adversário que já tem um histórico incômodo contra o time azul de Munique; em todo caso, o passado não entra em campo e o 1860 entrará firme contra o PSG para mostrar aos franceses que está na hora de virar a página e mostrar a todos que o time chegou para brigar e vai bater até o final.

E na Bundesliga faz uma campanha espetacular, distanciando-se dos demais oponentes mas também é necessário manter a regularidade porque o futebol alemão costuma gostar de punir mesmo as menores inconsistências. Pelo andar da carruagem me parece difícil alguma quebra de rendimento, porque o time tá muito bem lubrificado com todos os setores executando suas funções com maestria e solidez e, no final das contas, eu estou bastante confiante de que esta temporada traga um título inédito - e importante - para esta longa história pavimentada desde a 3.Liga até aqui.

Por sorte, não sentimos a eliminação na Pokal - coisa que costuma acontecer com frequência, emendando derrotas/eliminações com uma fase ruim, mesmo que curta. Pelo contrário, logo em seguida batemos o Bayern, goleamos o Frankfurt e seguimos invictos e com a defesa forte.

Vejo também por esse lado de dar um alívio no calendário. Passando na Champions, já vai ser corrido caso a gente avance, e a próxima fase de copa já seria ali pelo mesmo momento que começam as oitavas da UCL, mais tempo para treinar e descansar o time e tentar alcançar esse título de Bundesliga, visto que estamos em ótima posição no momento.

Na Champions seria ótimo chegar em outra final, mas só de passar pelo PSG e expurgar esse demônio já me daria por satisfeito.

Vamos ver se essa espera chegará ao fim - nesse momento de save, já teriam pessoas que sequer conheceram alguém que tenha visto a única conquista da Bundesliga pelos Die Löwen em 1966. Seria maravilhoso coroar minha trajetória assim, mas vamos em um passo de cada vez, pois o Dortmund é perigoso e não dá chance ao azar.

Em 22/06/2023 em 12:02, Tsuru disse:

O grupo na Liga dos Campeões era aquele típico pra passar em segundo, e comentei antes que se avançasse em primeiro estava no caminho certo pra vencer a competição. Como você mesmo disse, quem derrotou Barcelona não tem medo de PSG. E superando os franceses realmente o time pegará embalo rumo à taça mais importante do continente.

E o que dizer da campanha na Bundesliga hein. As vitórias sobre os demais times já vinham acontecendo nas últimas temporadas, mas sempre tinha algo que quebrava o ritmo, o que não aconteceu aqui. E entrou o diferencial de ter vencido Bayern, Schalke e Borussia, o que te abriu sete pontos de vantagem e colocou em ótima posição para enfim levantar a taça. É manter essa pegada e evitar a complacência da equipe que o título enfim irá para o lado azul de Munique. Estamos na torcida.

Vencer a competição, talvez seja um pouco de exagero. Mas claro, quem venceu duas vezes o atual campeão não dá para descartar da disputa. Primeiro vamos ver o que o PSG nos traz e, se passar, o que vier é lucro.

Já vencíamos qualquer time, mas agora vencemos todos os times (ou quase). Invictos, 5 gols sofridos em 16 jogos... É bom demais para durar, eu diria, mas temos muito para jogar e temos na cola (são 5, não 7 pontos) um time conhecido no save por não tropeçar. Será que conseguimos manter a segunda metade sem entrar naquelas espirais de maus resultados que tanto ocorrem comigo? Veremos nos próximos capítulos.

Em 22/06/2023 em 12:46, Henrique M. disse:

Gostei bastante dessa confiança de estar nascendo um novo líder. A posição é boa, a confiança é alta, logo, o tombo poderá ser mais doloroso.

Com essas rejogadas na Champions, a vitória do Barça alteraria os resultados do grupo?

A confiança está em alta pois estamos literalmente como líderes. Mais que isso, o time parece sólido e não se abate contra equipe nenhuma até aqui - nem contra o Borussia, que tentamos entregar um jogo onde fomos amplamente superiores, deu errado, então posso acreditar que está chegando nossa hora de sair da fila que dura desde 1966. Tomara que não venha o tombo, mas, se vier, já estou calejado.

Não tem como saber o que rolaria depois, porque acho que o Barcelona empatou a rodada final com o PSG, mas já num jogo sem valer nada... O que mudaria é que talvez a confiança estivesse mais baixa, talvez passássemos apenas em 2º no grupo, talvez a derrota repercutisse em jogos da Bundesliga na sequência... Muitos "se" que nunca saberemos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foram 16 jogos e sem nenhuma derrota? Abriu 5 pontos para o Dortmund? Que universo é esse? Terra 445?

Tirando a zuação de lado...Começou muito forte e espero que continue assim e não venha amarelar na reta final. Boa sorte na sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, LC disse:

Foram 16 jogos e sem nenhuma derrota? Abriu 5 pontos para o Dortmund? Que universo é esse? Terra 445?

Tirando a zuação de lado...Começou muito forte e espero que continue assim e não venha amarelar na reta final. Boa sorte na sequência.

Parece bom demais para acreditar, será que só o Xerife de Nottingham era o suficiente para mudar totalmente o clube assim a ponto de fazer campanha invicta e sofrendo 5 gols em 16 jogos?

Vamos ver, com certeza o que não vai faltar é emoção - e espero que nada de amarelar, pois deixa isso para os amarelos do Dortmund na vida real.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Período de jogos perfeito hein. E campanha na Champions League! Embora o reload tenha possa ter mudado os rumos da trajetória, mas você não tem culpa do PC travar.

Chega com moral para pelo menos encarar o PSG de igual para igual, e torço muito para que passe. 

Na Bundes, 5 pontos de vantagem para o Dortmund é uma vantagem bem considerável, ainda mais pelo fato do Bayern parecer que não vai entrar na briga pelo título, o momento do 1860 é agora, não desperdice! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, AllMight disse:

Período de jogos perfeito hein. E campanha na Champions League! Embora o reload tenha possa ter mudado os rumos da trajetória, mas você não tem culpa do PC travar.

Chega com moral para pelo menos encarar o PSG de igual para igual, e torço muito para que passe. 

Na Bundes, 5 pontos de vantagem para o Dortmund é uma vantagem bem considerável, ainda mais pelo fato do Bayern parecer que não vai entrar na briga pelo título, o momento do 1860 é agora, não desperdice! 

 

Começo muito bom, e é possível que o reload tenha até dificultado mais o caminho, mas como possível segundo colocado no grupo da Champions também só teria pedreira pela frente. Contra o PSG é jogo franco, com leve favoritismo para nós pelo momento e por decidir em casa, mas costumamos sofrer bastante nos jogos eliminatórios fora.

Na Bundesliga não acho que os 5 pontos sejam tanto assim, mas temos vantagem, então a expectativa é seguir com a mesma qualidade defensiva e ofensiva que nos deixou até aqui na liderança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner24e0e939648eec1d8.png

 

 

TEMPORADA 2052/53

 

Não sei o que dizer, só sentir

 

Mein ganzes Leben lang hat sich mein Herz nach etwas gesehnt, das ich nicht benennen kann

 

SEGUNDA METADE DE TEMPORADA

A primeira parte da temporada foram praticamente apenas flores – invicto aqui, aproveitamento perfeito ali, uma eliminação apertada lá e um sorteio complicado acolá. Também passamos praticamente ilesos nas lesões, coisa que é inédita por aqui. Mas agora é que a porca torce o rabo.

São mais 18 jogos na Bundesliga para tentar coroar o Sechzig novamente campeão alemão, e um Dortmund que é uma verdadeira máquina apenas 5 pontos atrás de nós. Olhando de início, a missão era apenas uma: não tropeçar até o confronto direto. Fazendo isso, mesmo perdendo para o Borussia no Signal Iduna Park ainda dependeríamos apenas de nós no restante das partidas – caso contrário, considerando que o Borussia vença todo mundo no caminho, qualquer tropeço já baixaria essa distância para 3 ou 2 pontos, e aí era praticamente dar Adeus.

Na Champions League, apesar de decepcionado em ter que enfrentar logo o PSG depois de uma campanha perfeita nos garantir o 1º lugar do grupo, também via nesse confronto uma oportunidade rara de revanche. As derrotas para eles ainda assombram, principalmente o placar de 2x7 na Arena Jadon Sancho (nunca acostumarei com esse nome) que nos eliminou algumas Champions atrás.

Da forma que chegamos nessa reta final de temporada, é para ter otimismo, mas com um pé atrás para não nos perder na ilusão de que somos imbatíveis.

E para nos fazer voltar à terra, logo de cara tivemos lesão grave no nosso goleiro titular Newman – confio em seu reserva, Diem, que surgiu na nossa base como grande promessa e vem desenvolvendo muito bem enquanto espera seu momento de assumir a posição de vez, uma oportunidade ver se ele segura essa marimba. Logo na primeira partida, lesão grave também em Aydin, para quem não tínhamos um reserva tão à altura – mas busquei de volta Luís Alves (outra joia da nossa base) que fez grande período de empréstimo no Arminia no começo de temporada, e o jeito vai ser revezar o garoto e Kawai como primeiro volante, enquanto Serediuc jogará como Organizador Móvel – no caso dele, não tenho a menor dúvida que se saíra no mínimo tão bem quanto o nosso prata-da-casa lesionado, quiçá ainda melhor.

 

TRANSFERÊNCIAS

Transferenciasd29819d33df5ec82.png

 

Entradas

Ernest Denisov (ZG) – Um zagueiro russo estava no Palmeiras. O Real Madrid veio atrás do meu zagueiro reserva para ser titular absoluto por lá, e aceitei o dinheiro – e aí, surgiu esse zagueirão, o tal russo do Palmeiras. Valor acertado em € 30M, com variáveis de mais € 6M. O homem é muito bom jogador, pra um reserva então, nem se fala – mas a verdade é que, entre todas as opções escolhi Denisov principalmente pela sua Impulsão 20.

Além do zagueiro, apenas as voltas de Duhme (GR) e Luís Alves (VL) de empréstimo para cobrir as já mencionadas lesões graves em Newman (2 meses) e Aydin (3 meses).

 

Saídas

Mencionei que o Real Madrid veio atrás do nosso zagueiro reserva, Zé Ricardo, e pagaram muito bem para levar ele para a Espanha - € 60M. É craque depois da evolução aqui no clube, mas por essa grana não tem jeito – temos uma dupla muito sólida então podemos nos dar ao luxo de vender, e lucrar.

Além dele, tivemos só mais dois empréstimos: Rozhkov é lateral-esquerdo, até mais promissor que Bellinghausen que vem jogando como reserva, mas mais jovem e ainda cru, vai jogar na 2.Bundesliga para acostumar ao nível profissional, e deve ser presença no elenco na próxima temporada ou na seguinte, dependendo de como evoluir. Além dele, a lesão de Aydin, como disse, me fez trazer de volta Luís Alves – e aí tem a questão: Luís é o volante mais promissor nosso, estava emprestado porque nossa dupla titular é daquelas que marcam geração e quero que ele jogue para evoluir o máximo, mas agora que abriu espaço volta para jogar disputando com Kawai a titularidade enquanto o nosso capitão fica de molho - só que ele é primeiro volante. Zeidler, é segundo volante, e não confio nele para nesse período ter minutos relevantes, tanto que Serediuc é que passará a ser o segundo homem, com Mkhize sendo seu reserva e Torres, infelizmente, apenas como opção de emergência total. Aí, a solução foi emprestar Zeidler para jogar o fim da temporada no Mainz, e ver como se sai no nível da segunda divisão - dando um spoiler, se deu muito bem visto que acabou até vencendo o prêmio de melhor jogador Sub-19 no fim da temporada.

Me alonguei bastante numa janela em que saíram 3 jogadores, sendo que nenhum realmente com minutos relevantes. Fazer o que, essa fase atual da base me empolga.

 

CHAMPIONS LEAGUE

Oitavas-de-final (Ida) – PSG (F)

O momento da equipe é maravilhoso, mas seria posto à prova contra o fortíssimo PSG. Jogo com clima de revanche, será que finalmente conseguiremos dar o troco nos franceses?

Parece que o nervosismo pesou, pois cometemos pênalti com 1' de jogo para sofrer o primeiro gol, e quando já igualava as ações, no fim do 1T sofremos o segundo. Logo no começo da segunda etapa, levamos o terceiro em chute de longe e aí já pensei: "pode jogar a toalha" - só que as substituições deram certo, e após a saída de um apagado Alquiros, conseguimos diminuir com seu substituto Troitiño, em contra-ataque, e aos 39', quando já estava com o coração na mão veio o segundo - cruzamento perfeito para Vandro cabecear. Era comemoração demais, estávamos vivos!!! Só que não. Na origem do lance, havia impedimento. Balde de água fria... Tinha tudo para deixar nosso ânimo cair, mas olhando o lance onde Nishimoto estava impedido, imaginei que valeria substituí-lo pelo lateral mais ofensivo, para aproveitar aquele lado - e aos 45', Galletta, que havia entrado para isso logo na sequência do gol anulado, recebeu, cruzou e Troitiño fez seu segundo gol na partida em um sem-pulo sensacional. Agora sim, estamos vivos! Derrota por 2x3, mas pelo estado do jogo temos muito o que comemorar no apito final - só precisamos de uma vitória simples, em casa, tendo 2 gols marcados fora.

UCL_PSGfora5ba410c3ab15bd49.png

 

Oitavas-de-final (Volta) – PSG (C)

Precisamos buscar o resultado, mas se o final da partida de ida mostrou alguma coisa é que, jogando da nossa forma, conseguimos rivalizar. E o que falar, quando aos 1' de partida Galbiati puxou contragolpe, cruzou na cabeça de Zamani, que acertou a trave - e no rebote estava lá nosso Alquimista para completar e empatar o agregado - simplesmente o jogo inverteu, e passava a ser nossa a vaga para as quartas. Fora o gol, só tivemos perigo nas bolas paradas, enquanto o PSG parecia perdido depois do gol relâmpago por todo o 1T. Se o gol do 1T foi rápido, o do 2T foi ainda mais: apenas 41 segundos de troca de passes, até Galbiati arriscar de fora e acertar o canto. Com o 2x0 no placar, controlamos a partida e sequer tivemos perigo dos franceses para garantir a vitória e a classificação no agregado de 4x3.

UCL_PSGcasa38aa9543f5fa9d68.png

UCL_Oitavas1fc5ba5b6e21aac7.png

 

Se a vitória em casa sem passar sustos serviu para mostrarmos autoridade enquanto um clube que merece sim lutar pelos primeiros escalões da Europa, os demais clubes alemães também não fizeram feio: dos 5 times do país, 3 avançaram de fase para as quartas-de-final, com apenas o Schalke e o Dortmund ficando pelo caminho nas oitavas. Calhou de cairmos justamente contra outra equipe alemã, o Werder Bremen, time que tem sido uma pedra no nosso sapato na temporada. Além disso, existe a possibilidade de um Derby de Munique nas semis, com o sorteio colocando o vencedor do nosso duelo frente ao vencedor do confronto entre Barcelona e Bayern.

UCL_SorteioSemifinal10a64563f371224f.png

 

Quartas-de-final (Ida) – SV Werder (C)

Já com Newman de volta depois de 2 meses de lesão, fomos a campo com o desfalque apenas de Aydin. Até fizemos um bom 1T, acertando bastante os passes no ataque e conseguindo finalizar no gol, mas a falta de pontaria e a boa noite do goleiro Bruno Roberto impediram que o placar se alterasse. No 2T, o Werder fechou ainda mais o time na defesa, endurencendo o jogo e abusando das faltas, e a grande chance que tivemos em troca de passes que chegou em Zamani para finalizar da marca da cal também foi parada pelo ótimo goleiro adversário. No fim, um 0x0 frustrante pois fomos superiores, mas tendo mantido a meta sem ser vazada em casa temos chance de garantir a classificação na volta fora de casa.

UCL_WerderCasa28a8880d8a602220.png

 

Quartas-de-final (Volta) – SV Werder (F)

Jogo complicado à nossa espera, e Newman já teve que fazer milagre aos 23' para manter o zero no placar. Em contra-ataque aos 32', não deu: cruzamento da esquerda e gol do Werder. Era hora de mudar, e mudei, mas aí em chute de fora da área tomamos o segundo apenas dois minutos depois, e o caldo engrossou de vez. Quando parecia que acabaria assim o 1T, Zamani achou um chute de bem longe e diminuiu, nos deixando no intervalo precisando apenas de mais um para levar a vaga. Zamani quase conseguiu o empate aos 12' em nova bomba de longe, mas o goleiro foi bem, e aí, aos 24' em jogada ensaiada, o Werder marcou novamente em chute de longe - só que houve desvio em um jogador em posição irregular, e o VAR salvou nossa pele. Veio escanteio para nós um minuto depois, a zaga cortou, Galbiati ficou com ela e levou até a linha de fundo para cruzar no primeiro poste - e lá estava Vandro, o nosso salvador, para desviar para as redes e empatar o certame. Era nossa aquela vaga! Tudo indicava que o jogo ficaria tenso, aí que a bola parada nos ajudou, com Galbiati colocando falta lateral no segundo pau onde Dominik subiu no quarto andar para testar para o gol e virar o jogo. O Werder não tinha mais forças depois do terceiro gol, e apenas assistiu nossa troca de passes para garantir a vitória por 3x2, no jogo e no agregado.

UCL_WerderFora21e4939b86981225.png

UCL_Quartas0a2e91df705378e9.png

 

Quis o destino que, do outro lado da chave, o Bayern batesse o Barcelona nos dois jogos, pelo agregado de 3x0, e agora teremos o que provavelmente é o Derby Münchner mais importante de todos os tempos - pela semifinal da Liga dos Campeões, as duas equipes de Munique vão se enfrentar em busca de uma vaga na grande final do sonho europeu, com a primeira partida com mando nosso, e o Bayern decidindo nos seus domínios.

 

Semifinal (Ida) - Bayern (C)

O Bayern chega para o jogo completamente mordido depois de (spoiler) perder ambos os Dérbys na Bundesliga, enquanto nós dividimos o foco entre a luta pelo título e a semifinal europeia.

Fomos nós que criamos a primeira grande chance da partida, com Serediuc cruzando de forma perfeita para Vandro cabecear na pequena área centímetros acima do travessão, mas depois disso o Bayern cresceu e foi ganhando campo, chegando com perigo também na bola parada e com bola rolando, ambas as vezes pelo alto. Aos 26', quando a pressão deles parecia estar chegando no ápice, Galbiati foi desarmado quando tentava buscar a bola ainda no campo de defesa - tamanha era a pressão do Bayern -, mas a bola sobrou para Raimadji que teve visão e fez lançamento preciso para Vandro na correria contra a defesa avançada do adversário: o brasileiro venceu na velocidade, dominou e tirou do goleiro para abrir o placar da semifinal. Assim ficou até o intervalo, e tinha que encontrar uma forma de brecar a pressão vermelha antes que o empate viesse na segunda etapa, só que aos 21' eles chegaram no empate depois que Serediuc cortou passe longo mas Aydin vacilou na segunda bola e permitiu toque de cabeça e depois o avanço de Korolev livre para receber de volta e bater. Aydin, aliás, fazia péssima partida após voltar de lesão e entregou bola de graça que quase trouxe a virada, com Newman nos salvando. No fim, o empate em 1x1 é melhor para o Bayern pelo resultado e pelo gol fora, mas também porque criamos boas chances que poderiam ter matado o jogo – se bem que eles também criaram.

UCL_BayernCasa9461d7c4677ef4be.png

 

Semifinal (Volta) - Bayern (F)

As reviravoltas que conseguimos contra o PSG e principalmente contra o Werder ainda nos dão esperança, mas não podemos nos dar ao luxo de toda nossa linha de meias jogar tão mal ou seremos facilmente eliminados pelo Bayern, que já começa o jogo com a vantagem. Temos que marcar um gol, e a partir daí ver o que acontece. O adversário na final já está definido, com o Manchester United passando pelo Everton na outra semifinal - resta a batalha final de Munique.

Tive um desfalque na lateral-esquerda, mas Bellinghausen vem dando conta do recado a temporada inteira, então não dá para perder a confiança. O Bayern veio em um 4-4-1-1, diferente do 4-2-3-1 da ida, e nós seguimos na mesma estratégia de toda a temporada com nosso sempre fiel 4-2-3-1 com dois volantes. O jogo era monótono até o Bayern abrir o placar em cruzamento pela esquerda aos 14', e depois disso o goleiro do Bayern ainda fez dois milagres para não permitir o empate antes de levarmos o segundo gol com a lei-do-ex agindo com Batanjac novamente em cruzamento. Não esperava estar perdendo de dois num jogo onde o adversário finalizou apenas 4 vezes, mas o futebol tem disso e tínhamos de melhorar muito para o 2T. Não tinha mais nada a perder, então fomos ao ataque - e dava para ter ao menos diminuído com Troitiño se ele não tivesse batido tão mal em enfiada de bola que o deixou na cara do gol. Só que não marcamos ali, e nem depois. Assim terminou o único Derby Münchner em eliminatória europeia da história. Derrota para o maior rival por 0x2, 1x3 no agregado, e a decepção em não chegar a mais uma final de Champions.

UCL_BayernFora63e6b6c1d76d383e.png

UCL_Semi6d884573e1a0c988.png

 

Na final contra o Manchester United, qualquer resultado levaria à festa em Munique – seja do lado vermelho pelo título, ou do lado azul pela derrota do rival. Só que deu Bayern, vitória por 1x0, e fica apenas aquele sabor amargo de que podia ser a gente.

 

 

BUNDESLIGA

Rodada 17 - Osnabrück (F)

Buscando um novo recorde de jogos invictos do clube, voltamos da parada da forma que terminamos, apesar das muitas lesões - já abrimos o marcador em contra-ataque de almanaque aos 6' de jogo, com Alquiros deixando Pongsathit na boa na pequena área, mas as outras muitas finalizações que tivemos na etapa foram para todo canto, menos para a rede. O 2T já começou com vacilo que obrigou Diem a fazer grande defesa - e é bom para ele acostumar, porque será titular por alguns meses - mas logo depois, aos 3', Serediuc pegou um sem-pulo belíssimo para ampliar a vantagem. Só tivemos mais alguma emoção já no fim, com Aydin se machucando logo depois de fazermos a terceira mexida e nos deixando com 10 nos minutos finais, mas o adversário sequer assustou: 2x0.

E quando eu já estava achando ruim a lesão do Newman, PIMBA, lesão de 3 meses no nosso volante Aydin. Sorte que a janela estava aberta, então pude buscar de volta nosso emprestado Luís Alves, que por acaso também estava voltando de lesão.

 

Rodada 18 - Kaiserslautern (F)

Seguindo a vida com as lesões, dei uma chance ao Torres em sua turnê de despedida, mas ele pouco apareceu assim como o resto do time durante o 1T. No 2T, resolvi colocar o LE em Apoiar, e em 2' ele foi lá e se projetou para cruzar e dar assistência para o gol de Vandro, e depois disso passamos a perder um caminhão de chances até Tomac completar cruzamento da pequena área de Galletta para ampliar aos 23'. Apesar da paridade de chutes, levamos bem mais perigo e o apito final decretou a vitória merecida por 2x0.

J_Kaiser25100cf17c0498b1.png

 

Rodada 19 - Hamburgo (C)

Em 40 segundos tivemos falta na linha de meio-campo, cobrança com lançamento para Alquiros e cruzamento dele para Vandro abrir o placar. Raimadji ampliou em escanteio, e novamente a dobradinha Alquimista-Vandro apareceu pro terceiro, dessa vez mudando de papel no lance. No 2T, o ritmo caiu, e Alquiros também: na área, aos 39', com sua substituição já engatilhada - pena para ele, que não pôde cobrar, mas melhor para Mendoza que foi para a batida e transformou em goleada. Metemos logo um 4x0, e nosso recorde de invencibilidade só aumenta: já estamos em 31 partidas.

 

Rodada 20 - Hannover 96 (F)

O único time que não conseguimos vencer em casa na temporada, será que eles serão também os primeiros a cometer o crime (tirando o universo paralelo onde perdemos para o Barcelona) e acabar com nossa invencibilidade? Com Serediuc jogando como Armador Móvel pela lesão de Aydin, descobri um novo mundo... Ele é muito bom nessa função. Aos 15', nosso ditador (de ritmo) lançou Vandro dentro da área e o brasileiro em duas tentativas conseguiu tirar o zero do placar, e a lesão de Aydin foi lembrada também no segundo gol, pois na bola parada Raimadji desviou e Luís Alves, o garoto que voltou do empréstimo para cobrir a lacuna deixada pelo nosso Prata-da-Casa maior, completou. No 2T, em apenas 1' o Hannover diminuiu, e aí foi a hora de recuar, fechar a casinha e garantir o placar favorável em 2x1.

J_Hannover6a83838ebb44c8f8.png

 

Rodada 21 - Bayer 04 (C)

Alquiros já começou a partida perdendo duas boas chances, mas aí aos 8' um jogador adversário levou vermelho direto e virou ataque contra defesa - demorou, mas marcamos já nos acréscimos do 1T com Alquiros completando cruzamento do garoto Luís Alves. No 2T, o Bayer tentou sair mais, mas fomos nós que quase marcamos cedo com Alquiros tentando retribuir o favor, mas com o goleiro impedindo o gol de Luís Alves, e mesmo com um jogador a mais e criando chances à rodo, o fato de não matar logo o jogo estava me deixando inquieto, só que aí aos 42' o Alquimista puxou contra-ataque e deixou Milinte na boa para marcar, fechando o placar de 2x0.

 

Rodada 22 - Borussia M'gladbach (F)

Mal começou o jogo e levamos uma bola na trave, e fomos jogando mal até levar o gol em escanteio aos 32', e podia ter sido mais pelo que deixamos os mandantes jogar. No 2T, respondemos rápido com cruzamento preciso de Nishimoto na cabeça de Vandro, que empatou, e seguimos pressionando pela virada até que no minuto final dos acréscimos, novamente em escanteio foi o Monchengladbach que marcou. Nossa primeira derrota na temporada, punidos na bola parada: 1x2. Para piorar, o Dortmund segue sem tropeçar e só dando goleada, e agora encostou - temos apenas 2 pontos de vantagem.

J_Monchen77cb699733d5290c.png

 

Rodada 23 - Mainz 05 (C)

Jogo onde temos obrigação de nos recuperar da perda da invencibilidade, ainda assim, rodei o time pensando no próximo confronto que é contra o Dortmund. Não fizemos uma grande atuação no 1T, apesar de finalizar 11 vezes no total e 8 vezes na meta adversária. No 2T pedi mais ofensividade ainda à equipe, em especial ao lateral-esquerdo, e aos 12' ele resolveu infiltrar na área e Galbiati deu passe açucarado para Martensson tocar bem no contrapé do goleiro e abrir o placar. A entrada de Alquiros também deu um novo gás ao time, e o próprio Alquiros depois de perder boa chance em jogada individual teve outra chance ótima: em pênalti, o Alquimista bateu com confiança na redonda e mandou pelo lado, muito pra fora. Menos mal que no minuto seguinte, em jogada que começou na saída curta de tiro de meta, fomos de pé em pé até Tomac cruzar para Alquiros se redimir e ampliar. Aos 43', com o Mainz já na roda de bobo, Mkhize achou passe por elevação nas costas do lateral para Alquiros não deixar dúvidas e fazer o 3x0.

 

R1dd3fd4b4896c2d3d.png

 

Rodada 24 - Borussia Dortmund (F)

Hora da verdade, uma verdadeira final antecipada. O tropeço que tivemos contra o outro Borussia fez com que essa partida possa elevar o Dortmund à liderança com uma vitória, o que seria um desastre para nós - os aurinegros não costumam tropeçar e nós já começamos a dar mostra de que estamos perdendo o gás. O que importa é que é jogo de 6 pontos e temos que dar o melhor de nós.

Num bate-rebate aos 5', Zamani ficou com a bola na entrada da área e soltou o pé dali mesmo para abrir o placar, e após uma rebatida da zaga em passe longo, Alquiros quis fazer ele também o dele de fora da área, e o fez num chute lindo, com curva morrendo no cantinho do goleiro que não teve o que fazer. Era isso, em 16' toda a tensão do jogo se dissipou em dois chutes de longa distância, e até tentamos entregar a rapadura por duas vezes, mas Diem se mostrou seguro debaixo das traves no 1T. No 2T, fomos nós que tivemos a primeira boa chance em contra-ataque finalizado por Zamani pelo lado, e aos 12' em escanteio Raimadji foi puxado: pênalti! Poderia ser a última pá de cal, na marca da cal... Alquiros havia perdido um no jogo anterior, mas se redimiu com dois gols e já tinha feito gol na partida - foi ele mesmo para a cobrança. Corridinha, pé direito na bola e... e... entregou nas mãos do goleiro Léo. Para piorar, na sequência da jogada o Borussia foi lá e marcou o gol. Inacreditável. Totalmente inacreditável. Tínhamos tudo para entregar o empate, o Borussia até chegou uma vez com perigo e finalizou para fora, mas depois dos 40' apenas seguramos, fizemos cera e é isso - 2x1. Fim. Vitória, fora de casa, contra a máquina de moer clubes alemães. Assim como no jogo de ida, o que se desenhava uma vitória fácil se desenrolou para um jogo impróprio para cardíacos - mas com o mesmo desfecho, vitória dos Leões!

J_Dortmundebee865b0bb0d3f5.png

 

Será mesmo que finalmente vamos conseguir vencer a Bundesliga? Depois dessa partida, eu já não duvido de mais nada, estamos com a confiança furando o teto!

 

Rodada 25 - Wolfsburg (C)

Contra o vice-lanterna em casa e com dois dias de descanso para a volta contra o PSG? Poupei mesmo, ainda que isso signifique desperdiçar a vitória suadíssima conseguida sobre o Dortmund. Começo padrão: volume de jogo, bola na trave e nada de gol. No 2T, coloquei Alquiros, Galbiati, mas nada adiantava... aí aos 39' um jogador do Wolfsburg tocou mal para trás, Galbiati interceptou e correu livre até a área, e tirou do goleiro: na trave. É mole? Não conseguimos mais nada nos minutos finais, e ficamos assim - 0x0. Com o empate, o Borussia volta a encostar ficando a apenas 3 pontos de distância.

J_Wolfsburgf6fb6bd9424bae89.png

 

Rodada 26 - RB Leipzig (F)

Agora não temos mais como tropeçar, temos que seguir vencendo para manter a liderança até o fim, mas temos um jogo complicado fora de casa contra o 5º colocado. Começamos com o jogo bem brigado mas sem muitas chances no ataque, tanto que ninguém tirou o zero do placar na primeira etapa. No 2T, joguei o time mais para cima e funcionou, com jogada indo de lado a lado até chegar em Nishimoto livre dentro da área na direita para fuzilar aos 6'. Quando já estava tudo decidido, Galletta entrou em campo apenas para ser derrubado na área aos 45' e Vandro fechou a conta na cobrança da penalidade: 2x0.

J_Leipzigd2b404eb970abbbf.png

 

Com um raro empate do Borussia Dortmund na rodada, em casa, frente ao Schalke 04, voltamos a abrir 5 pontos.

 

Rodada 27 – Bayern (C)

Será que conseguimos pela segunda vez fechar uma temporada sem derrotas para o Bayern (ao menos na Bundesliga, pois posteriormente é que aconteceram os jogos da UCL)? Pelo nosso momento e o deles, o esperado era que sim. Aos 6' Alquiros roubou bola no campo de defesa e dali partiu totalmente livre até parar na pequena área e ter tempo de decidir entre tocar ou finalizar - e como finalizou bem para abrir o placar. O jogo ficou parelho, mas sem muito perigo de ambos os lados, aí aos 37' Vandro foi puxado na área após falta cobrada por elevação, e Alquiros tirou a zica dos pênaltis novamente batendo bem, na bochecha da rede, para ampliar. No 2T o Bayern parecia crescer, mas depois de Serediuc recuperar bola no meio-campo, ele foi parado com falta dura e o jogador já tinha amarelo - foi para o chuveiro mais cedo. Com um a mais, era só administrar a vantagem e quem sabe colocar mais uns gols na conta, e foi o que fizemos - já nos acréscimos, Serediuc teve boa bola na entrada da área e bateu forte, contando com desvio para marcar o 3x0.

J_Bayern935618f7fc72fe2a.png

 

Rodada 28 - Eintracht Frankfurt (F)

Fui de reservas para preservar a equipe para a ida das quartas da Champions, e abrimos o placar com 1' de jogo com Pongsathit, mas levamos o empate ainda cedo na única chance do Frankfurt no 1T. No 2T, depois de um gol anulado dos mandantes, empilhamos chances perdidas, e num jogo onde tivemos 8 chances criadas contra 1, saímos com o empate em 1x1.

J_Frankfurtca59e905c8510656.png

 

O empate nos classifica à UCL com bastante antecedência, mas volta a reduzir nossa vantagem a 3 pontos.

Tabela_R29252d6cd2d884991e.png

 

Rodada 29 - VfB Stuttgart (C)

Jogo muito complicado contra a segunda melhor defesa da competição, demoramos para engatar mas começamos o bombardeio e, em segunda bola após escanteio, Serediuc colocou ela na área e Galbiati estava lá para testar pro gol e nos dar a vantagem no intervalo. Tudo corria bem no 2T, até que em falta quase na nossa área aos 43', Raimadji era o último homem e o juiz teve que expulsar, nos deixando com 10 em campo, mas conseguimos segurar pelos 2 minutos mais 6 de acréscimos e sair com o 1x0.

 

Tabela_R30bd59ee18ebd4c6093.png

 

Restam 5 partidas e a situação da tabela hoje é essa, e não há margem para erro. Temos pelo menos três partidas bem complicadas por jogar - incluindo essa, o Werder em casa e o Schalke fora, enquanto a tabela do Dortmund parece bem mais tranquila. Para piorar, perdemos Dominik para a próxima partida, e ficamos sem nossa dupla de zaga titular visto que Raimadji cumpriria suspensão automática, e puxando Serediuc para a zaga ficamos também sem nossa dupla titular de volantes - um convite ao azar...

 

Rodada 30 - Hertha Berlin (F)

Com um pouco de sorte, abrimos o placar em escanteio aos 8', com Troitiño ficando com segunda bola dentro da área e com a bola caindo na canhota nem pensou duas vezes antes de soltar o pé e estufar a rede. Seguimos levando perigo principalmente com a bola parada, mas o placar ficou igual até o intervalo, só que no 2T a bola parada voltou a nos sorrir, com escanteio aos mesmos 8' do primeiro gol, o grandalhão Denisov desviou no primeiro pau e Vandro completou no segundo, dando vantagem mais tranquila para nós. O Hertha já estava perdidinho quando Kawai achou um passe mágico no facão de Troitiño e o argentino chutou forte por baixo das pernas do goleiro para fazer o seu segundo gol no jogo, e ainda fechou o placar fazendo seu hat-trick após boa troca de passes da equipe deixando-o novamente na cara do gol: 4x0 com autoridade.

 

Rodada 31 - Hoffenheim (C)

Teoricamente o jogo mais fácil dessa reta final, contra o vice-lanterna em casa, obrigação de vencer e manter a distância do Dortmund. Mais uma vez, arrisquei em poupar alguns nomes visando a ida da semifinal da UCL, e não fizemos um bom 1T, com volume, mas com erros demais no último passe e na finalização - só na bola parada que conseguimos marcar, finalmente, aos 42' com Raimadji desviando falta que Luís Alves completou pro gol. Com a vantagem no placar, voltamos mais contidos no 2T mas seguimos sendo a melhor equipe e perdendo gol atrás de gol... e aí aos 36', na primeira chegada do Hoffenheim na etapa, em contra-ataque, levamos o empate em um chute de longe. Simplesmente isso, faltando 3 rodadas entregamos a paçoca. Empate por 1x1 em uma partida onde tivemos 74% da posse de bola, finalizamos 27 vezes contra 5 deles. I-na-cre-di-tá-vel.

J_Hoffenheim6cc3f2658434c364.png

 

O jeito era torcer para o Bayer 04 vencer o jogo em casa contra o Borussia Dortmund mais tarde naquele mesmo dia, mas os aurinegros massacraram com um 4x2. E assim, chegamos na reta final com apenas 1 ponto de vantagem...

E ainda tendo que vencer Werder (C) e Schalke (F).

 

Rodada 32 - SV Werder (C)

É isso, um tropeço agora significa a perda do título. Aos 4' de jogo Galbiati colocou falta na área e nosso zagueiro artilheiro Dominik testou na trave e pegou o próprio rebote em cima da linha para nos dar a dianteira, sem mais muita emoção no 1T. No 2T, fomos o melhor time mas nada de levar real perigo, e conforme o tempo passava o Werder ia se soltando e abrindo espaços - numa dessas, Troitiño ficou cara a cara com o goleiro podendo chutar ou rolar pro meio para Vandro, mas escolheu recuar pro arqueiro. Podia ser o prenúncio da tragédia, só que seguramos a partida bem e sequer passamos sustos para garantir a vitória por 1x0.

 

Rodada 33 - Schalke 04 (F)

Vou falar a verdade aqui: o jogo aconteceria apenas três dias depois da derrota para o Bayern na semifinal da Champions, e eu já não acreditava mais no título da Bundesliga pelo que o time vinha apresentando nas últimas partidas. Alquiros parecia ter desaprendido a jogar futebol, Zamani e Vandro só mostravam lampejos de que eram craques consagrados e Aydin depois de voltar da lesão não parecia o mesmo, errando muito e tornando nosso meio-campo burocrático e lento. Junto a tudo isso, vamos enfrentar o Schalke fora de casa, um time que é o 3º colocado na Bundesliga e que é extremamente perigoso, e ainda por cima chegaria querendo vingança depois de aplicarmos um belo 3x0 no jogo do 1º turno.

Começou a partida e a posse era nossa, apesar de isso não significar qualquer perigo criado - e isso vale para ambas as equipes durante todo o 1T, ninguém acertou simplesmente nada. Pro 2T não tinha outra opção, tínhamos que atacar ou era certo perder o título. Com apenas 3' de bola rolando Vandro teve chance onde saiu sozinho frente ao goleiro em contra-ataque e perdeu - pensei "é isso, acabou", mas não tinha acabado: Galletta acabou entrando no intervalo no lugar de Zamani, que já entrou no sacrifício após uma injeção e ainda levou uma entrada no 1T, só que o italiano não jogava na ponta desde a temporada passada... só que foi ele que recebeu, driblou e achou o cruzamento para Vandro se redimir do gol perdido e voltar a nos colocar na liderança aos 8' jogados. Ainda restavam uns 40, e precisava de todo jeito segurar a liderança, e o coração estava tão a mil que quando aos 23' Alquiros levou entrada criminosa que resultou em expulsão do adversário, comemorei como um gol. Comemorei demais mesmo! Era isso, vantagem no placar, um homem a mais, não tinha como dar errado!!! Ou tinha? Alquiros fez questão de manter a tensão, perdendo duas grandes chances finalizando em cima do goleiro, e aos 33' o pior aconteceu: demos espaço e Guga chutou da entrada da área para empatar.

 

PUTA QUE PARIU MANÉ, NÃO É POSSÍVEL UMA COISA DESSAS. EU NUNCA VOU VENCER UM TÍTULO DE BUNDESLIGA.

É ISSO, O SAVE ACABOU. ACABOU. A CA BOU PORRAAAAAA.

 

Só que não tinha acabado. Quatro minutos depois, falta para nós, e Dominik mais uma vez marcou na bola parada. Voltamos à frente. Fizemos cera. Ganhamos: 2x1.

Calma. Nós GANHAMOS??????????????

J_Schalke0805d88269762479.png

 

Não é possível uma coisa dessas, eu não aguento mais esse jogo! GANHAMOS!!! SÓ FALTA UMA RODADA!!!

O LADO AZUL DE MUNIQUE VAI PODER VOLTAR A FESTEJAR DEPOIS DE LONGOS 87 ANOS!

 

Só faltava vencer o Osnabrück em casa, não é possível que faríamos um papelão desses de não ganhar o título contra uma equipe fraca dessas em nossa casa...

 

Rodada 34 - Osnabrück (C)

Possivelmente o jogo mais decisivo da história do 1860 München (Champions League é meuzovos, o que importa é ganhar Bundesliga). Pouca pressão, né? Na semana antes do jogo, aquelas lesões graves de boa em Galletta (importante) e Mendoza (nem joga esse cara), além de lesões também em Mkhize (reserva) e Milinte (um lixo). Nada que importe muito.

Aos 13', primeira boa chance e grande defesa do goleiro em chute cruzado de Troitiño, que começou de titular – o Alquimista começou no banco, porque vem numa fase horrorosa. Galbiati, o nosso meia, começou jogando na direita no lugar do lesionado Zamani, e mesmo nunca jogando ali é natural da posição, então que seja. Por que essa informação é importante? Mesmo jogando sem familiaridade, ele foi quem recebeu passe de Pongsathit aos 17' e bateu no contrapé do goleiro de direita mesmo (que não é a boa) para marcar - mas no minuto seguinte levamos o empate, claro, no único chute do adversário em todo o 1T. Aos 36', fiquei farto das asneiras do Troitiño e botei o Alquiros mesmo, que mal podia fazer? No minuto seguinte, Alquiros começou a jogada (com muita boa vontade, pois só tocou ela pro lado) e Aydin cruzou na medida para Galbiati, novamente, fechar do outro lado e marcar seu segundo gol, de cabeça - o título voltava para nossas mãos. Intervalo. Faltavam apenas 45 minutos para vencer a Bundesliga... Manter o time no ataque e arriscar um contragolpe, recuar e aceitar a pressão podendo levar o gol? Sei lá, irmão. Só segui na mesma postura ofensiva e vamos que vamos. Um minuto de bola rolando, Galbiati recebe, derrubado. Estava dentro ou fora da área? O árbitro foi na cabine para conferir - fora. A cobrança da falta foi longe do gol. Pongsathit estava amarelado e visivelmente nervoso, tirei ele para a entrada de Clarke, deslocando Galbiati de volta para a posição de camisa 10. Já eram 30', uma cobrança de lateral gerou cruzamento, e na marca da cal Alquiros foi derrubado - dessa vez não havia dúvida, pênalti! O cobrador oficial é Alquiros, não mexi em nada, mas quem foi para ela foi Galbiati - poderia ser outro? Era o nome do jogo. Cobrou com categoria no canto, gol. Ali, caro leitor, estava definido o título. Hat-trick do nosso meia italiano, nosso 10 veste a 17, craque de bola, e que gosta de uma decisão - alguém lembra do gol do título da UEL que ele fez? Enquanto eu escrevia essa exaltação a Galbiati (literalmente), mais um gol dele. Quatro gols na partida que decidia o título a nosso favor. Foi num sem-pulo após a zaga cortar cruzamento, ali da meia-lua - faz diferença? Golaço só para colocar a cereja do bolo: 4x1.

Em outra cidade, o Dortmund fazia 5x0 num combalido e já rebaixado Hoffenheim. Quem liga?

Voltemos para cá, para Munique, para a vitória com Galbiati fazendo todos os gols. Que HOMEM. Que jogo. Que temporada.

 

SOMOS CAMPEÕES.

O TSV 1860 MÜNCHEN É BI-CAMPEÃO DA BUNDESLIGA, FINALMENTE PODEMOS DIZER: ESTAMOS

DE VOLTA AO TOPO.

Bundesliga_Campeao5610898d028a32f3.png

 

R20d65721542d3a297.png

 

 

CLASSIFICAÇÃO

Bundesliga

Trofeu5d94359a1f6207ed.png

 

Classificacao510a55ab5c391256.png

 

A primeira vez a gente nunca esquece. Depois de 33 temporadas em que sofremos, lutamos, comemoramos as vitórias e choramos as derrotas, finalmente fizemos o TSV 1860 München alcançar o topo da Bundesliga mais uma vez, depois de 87 anos.

A campanha em si foi fenomenal, batemos o recorde do clube em vitórias com 27, tivemos 6 empates – sendo que só dois em nossa casa, e só perdemos um jogo em toda a competição, frente ao Monchengladbach. Após 87 anos, vencemos com coincidentemente 87 pontos – aproveitamento de 85%, coisa de louco. Segundo melhor ataque com 74 gols marcados, melhor defesa com apenas 13 gols sofridos. Olhando os nossos números, uma campanha muito sólida de time campeão, mas bem na nossa cola, ali fungando no cangote mesmo, o Borussia também fez campanha digna de título – seus 86 pontos representam um aproveitamento de 84%, e tiveram o melhor ataque com 84 gols marcados, 10 a mais que nós em segundo, enquanto a defesa foi a segunda melhor levando só 20 gols.

Foi de todas as formas possíveis, uma temporada emocionante, e decidida apenas na rodada final. Para falar a verdade, sinto que esse título foi decidido mesmo nos confrontos diretos – duas vitórias sobre o Borussia, que não ganhávamos a mais de quatro anos. Fez toda a diferença. Fez toda a diferença também vencer duas vezes o Schalke e o Bayern – aliás, que fase do Bayern, hein? Simplesmente desmoronou a equipe, mas novamente mesmo ficando fora do G4 eles vão e ganham um título europeu para se manter na UCL. E se na última temporada foi “só” a Europa League, dessa vez os rivais venceram logo a Champions. Que má fase é essa, meu amigo...

 

 

DFB-Pokal

Diagrama_Pokalae734d305bfd2427.png

 

Champions League

Diagrama_UCL32a4bf0ecde9be60.png

 

FINANÇAS

Financasb299eb94a23f5c24.png

 

VISÃO DO CLUBE

Visao78a29485ade3a699.png

 

ESTATÍSTICAS

Inicio2b67046eb54ea0ec.png

 

Estatísticas Defensivas

18º em Total de Desarmes e 2º em % (19,2 por partida / 87%) | 17º em Faltas Cometidas (7,2 por partida) | 18º em Cartões Amarelos e 13º em Vermelhos (28 Amarelos / 1 Vermelho) | 1º em Jogos sem Sofrer Gols (24 partidas) | 1º com Menos Gols Sofridos (13 gols)

Estatísticas Ofensivas

7º em Posse de Bola (52%) | 3º em Passes Completados e 2º em % (455 por partida / 89%) | 4º em Oportunidades Criadas (2,9 por partida) | 1º em Faltas Sofridas (14,8 por partida) | 3º em Chutes à Gol (9,1 por partida) | 2º em Gols Marcados (74 gols)

Estatísticas dos Jogadores

Newman 1º com Menos Gols Sofridos (9 em 23 partidas - 0,39/jogo) | Alquiros 6º em Assistências (8) | Gols: Vandro 3º (19) e Alquiros 5º (17) | Class. Média:  Serediuc 5º (7,52), Alquiros 12º (7,39), Galbiati 16º (7,35) e Vandro 19º (7,28) | Melhor em Campo: Galbiati e Serediuc 6º (5) | Oportunidades Criadas: Alquiros 7º (15) e Zamani 15º (13)

 

Outras estatísticas interessantes são as que mostram que fomos a equipe com pior taxa de acerto das finalizações no gol, e a que mais dribla em toda a Bundesliga - o que explica um pouco a maior quantidade de faltas sofridas também.

Estatisticas_pontaria8f7b102d700afdc6.pn

Estatistica_Dribles0d2f6d8c9191343b.png

 

Destaques do time

Serediuc merecia o prêmio de melhor jogador da Alemanha, mas deixa quieto.

Galbiati, que jogador decisivo, pelo amor de Deus. Achei mesmo que perderíamos o título vergonhosamente, mas o italiano não deixou de jeito nenhum, e vou recompensá-lo com a camisa 10 agora que Torres vai se aposentar.

Dominik continuou sendo um monstro na defesa e um perigo nas bolas paradas, fazendo gols e desviando para outros companheiros marcarem. Uma contratação dessas, bicho.

O goleiro Diem e o volante Luís Alves deram conta do recado quando necessário pelas lesões, e mostram que a base merece mais espaço no elenco.

 

Decepções

Foi uma grande burrada o acordo de empréstimo de 2 anos com obrigação de compra por € 55M em Tomac – o ponta pouco evoluiu e simplesmente não joga bem quando entra, e já começamos a próxima temporada com esse problema, espero que corresponda a partir de agora.

Não dá para culpar muito Alquiros depois da grande temporada que fizemos, mas o segundo turno dele foi bem ruim e terminou a temporada em baixa.

 

PRÊMIOS

Premios10ed8c675aaa211f.png

 

Serediuc ficou apenas em 3º na votação de melhor jogador da Bundesliga, e por incrível que pareça mesmo assim não figurou na seleção da temporada. A seleção foi dominado pelo Dortmund, com 6 representantes, enquanto nós tivemos os outros 5: Newman, Nishimoto, Raimadji, Alquiros e Galbiati. Não entendo o critério para Dominik ter ficado de fora, visto que foi nosso melhor defensor, e Serediuc estar fora é uma piada também, ainda mais olhando a votação de melhor jogador.

Selecao_Bundesliga643bad0ac24f5f41.png

 

Ao menos na Champions, Dominik foi lembrado entre os melhores defensores, ficando com o 3º lugar do pódio e apenas ele da nossa equipe foi lembrado.

 

 

NOTÍCIAS DO CLUBE

Despedida de jejum. Despedida de ídolo do clube. Despedida de estádio.

Esse foi realmente um ano para gravar na história do clube e de seus torcedores. Fomos muito bem no geral, só vacilando mesmo na derrota do jogo de volta da semifinal da Champions contra nossos rivais vermelhos, mas sinceramente, deixa eles comemorarem porque eu sou só alegria: campeão da Bundesliga finalmente. Claro que aproveitei a euforia da conquista para renovar o contrato por mais 2 anos, e completei a qualificação para a Licença Continental A.

Na próxima temporada teremos muita coisa mudando, jovens jogadores buscando espaço - a fornada desse ano foi ruim, mas ainda assim trouxe um atacante bem promissor que deve pintar daqui a alguns anos no time, o espanhol Juan Miguel -, defesa do título da Bundesliga, possíveis transferências importantes, mas agora não sei nem o que dizer – só quero curtir o momento para comemorar.

 

O que faz um ídolo?

Demos adeus ao nosso estádio e, principalmente, a nosso ídolo do clube Abel Torres, em grande estilo. Torres foi um jogador do 1860 München que chegou em 2036/37 e não saiu mais do time titular, sendo por muitos anos nosso meia titular ostentando a camisa 10, e mais recentemente se deslocando para a posição de volante onde renasceu e chegou ao seu melhor período – inclusive recebendo seus únicos pódios em prêmios individuais jogando por ali (aliás, barrando até Serediuc e Aydin por algum tempo), com o terceiro lugar como melhor jogador da Alemanha por duas vezes, e duas vezes sendo o terceiro lugar entre os meio-campistas da Champions League. É também o recordista de partidas realizadas pelo 1860 München na Bundesliga, posto que conseguiu superando um ícone do clube também treinado por mim – Efkan Bekiroglu – que segue conosco até hoje como Preparador. Não sei se o caminho de Torres após a aposentadoria incluirá os Leões, mas ele merece todas as homenagens, ainda mais considerando que esteve presente em simplesmente todas as conquistas do primeiro escalão que tive no save – nessa temporada ele jogou apenas uma partida, pela Bundesliga sem muito destaque, mas merece a medalha de campeão por tudo que fez por nós.

Adeus_Torres5e6bb197eba7d7ea.png

 

Adeus, Abel Torres. Muito Obrigado por tudo.

 

 

Estatísticas do Elenco | Confiança da Diretoria | Dinâmica | Fornada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Marcolation changed the title to TSV 1860 München - De volta ao topo | Não sei o que dizer, só sentir | Att: 25/06

Obrigado Torres e belos negócios de transferências. Na Champions, tinha que ser o Bayern a dar cabo do sonho, mas lá conseguiste o tão desejado título, finalmente e depois de tantos anos. Que sentimento. É mesmo de volta ao topo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma vitória da persistência, da paciência e do treinador que sempre acreditou, mesmo já tendo batido na trave um monte de vezes - e enfrentado uma série de "tetos" ao longo do save. Muitos teriam desistido ou pelo menos tentado mudar radicalmente as coisas mas você decidiu que era assim que tinha que ser, e foi. Parabéns pelo título.

Rapaz, quando eu li o relato do jogo com o Schalke eu fiquei exatamente como você deve ter ficado quando estava jogando. Felizmente saiu o gol salvador, o time "fez que foi, não foi, e acabou FONDO".

Foi uma temporada inesquecível, por muito pouco não fez uma dobradinha avançando também na Liga dos Campeões, porque eu também acredito sinceramente que se tivesse passado pelo Bayern tinha conquistado o título. Mas agora é comemorar a Bundes que era o mais importante e começar a pensar na taça mais importante do continente na temporada que vem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fez um Champions muito boa. Esteve quase eliminado pelo PSG naquele 3 a 0 em Paris, mas se recuperou com dois gols e em casa não deu chances ao adversário. Um coisa que gosto do seu save é ver os times alemães fazendo sucesso em nível continental. Isso deixou a Bundesliga mais interessante.

E o Werder quase aprontou mais uma vez na temporada. Pelo menos tentou, mas com o critério de gols fora, empatar em 0 a 0 fora de casa pode ser uma armadilha e foi para  o Werder que até conseguiu ficar à frente no placar, mas os gols sofridos e por fim, a virada, acabaram dando a vaga ao 1860.

E eis que enfrentou o Bayern que mostrou mais uma vez na temporada que sabe fazer valer toda a sua tradição de time campeão. Merecidamente ganhou o derby e depois levou o título da UCL, mais uma vez.

Na Bundesliga fez um início de ano quase perfeito, mas a derrota para o Gladbach quase atrapalhou tudo porque o outro Borussia seguia vencendo. Na grande partida onde muita coisa poderia ser decidida, o 1860 conseguiu uma enorme vitória dentro da casa do Dortmund. Que vitória!

É interessante como mesmo gastando bastante direito ao longo das temporadas não conseguiu montar um time reserva confiável e continua perdendo pontos com ele. Felizmente, o Borussia também perdeu pontos no clássico contra o S04. Depois, o 1860 ganhou do Bayern no derby local, mas perdeu novamente pontos com o time reserva em outra partida.

Alguns ou muitos (?) no FM acham que só se perde campeonato por conta da tática e do elenco, mas muitas vezes perdemos em nosso gerenciamento fora do campo. Contra o Hoffenheim não sei o quanto o empate pode ter sido por conta dos jogadores poupados, mas pode ter sido um caso desses. Vale uma reflexão. Enfim, fez suas escolhas, caiu eliminado na UCL e quase entregou o título para o Borussia e quem iria ajudá-lo seria o rival do Borussia, o Schalke. Felizmente, deu tudo certo com a goleada na última rodada e com o Dortmund fungando no cangote. Que conquista emocionante. 

Título merecidíssimo por tudo o que construiu no 1860 desde o início. Curiosamente, só depois que começou a fazer as licenças de treinador alcançou o título e um desempenho mais consistente na UCL. Tem alguma coisa a ver? Pode até não ter como alguns dirão, mas só por garantir não deixe de fazer as licenças nos próximos saves, tá?😉

O título veio em um ano muito importante como você registrou. Uma história que brotou espontaneamento do save e que o deixa ainda mais legal. Parabéns e fico feliz por você. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, isso é uma coisa muito bonita. Só quem é ruim sabe a dificuldade para chegar lá, e você chegou. És um ídolo, um exemplo, um Cristiano Ronaldo aos managers mais ou menos deste país: aquele que mostra que muito esforço, muita dedicação, persistência, você pode - não há certeza nenhuma que irá - ter sucesso.

Durante a minha longa maratona de atualizações que venho fazendo, um sentimento brotava dentro de mim. Assim como Danutada, Andorradas, um novo personagem parecia nascer: o Marcorothention. Isto é, o Celso Roth, da PM. O cara que começa bem, vai perdendo embalo e morre no (a) final. 

Tanto que a frase que mais vi foi: Começo animador, vamos ver se mantemos.

Então, quando eu estava prestes a comentar, percebo o título e a citação (que não sei qual é, ainda que tenha a sensação de já ter a visto): durante toda a minha vida... E você chegou ao topo, levou o 1860 de volta lá. Me lembrou do Ypiranga do @Leonardo Morenovencendo o gauchão depois de enésimas tentativas.

Percebo o investimento ano a ano, cada vez mais forte, buscando encontrar o caminho para esse título. Que não é pouca coisa, nessas ligas que tem dois três postulantes. Ou a campanha é perfeita, ou nem tenta. E foi perfeita a do Munchen. Caramba, uma derrota em trinta e quatro jogos. E quase não deu. Se aquele gol no jogo do Sharke não sai?!?

O FM é cruel. Assim como proporciona coisas bacanas assim.

O FM é cruel. Como cruel é a vida.

É hora de comemorar, destravou o limite para o Céu. Agora é só colecionar as taças.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to TSV 1860 München - De volta ao topo - Aguardando avaliação
  • #Vini locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Supremo é o povo
       
      Valduxo: Eles conseguiram, bandidos, eles vão vencer!
      Disse meu filho caçula, entrando no apartamento, voz sumida, desabando em seguida seu corpo na poltrona da sala, ao mesmo tempo em que afundava os dedos na careca rala. Naquela época ele estava com quase quarenta anos. Era sempre assim quando alguma coisa o preocupava: mergulhava os olhos no celular, segurando a cabeça; ou viajava com o primo.
      Eu e o Ricardo, lembro-me como se fosse hoje, embora isso tenha acontecido há tantos anos, assistíamos a uma brilhante aula sobre tática e esquemas do Professor Joel Carvalho. Rochele, nossa madrasta, tricotava um pagãozinho, enquanto Paula estudava hebraico.
      Pedi para Bananinha, meu filho Ricardo, gravar a a aula. Ele se fez que não entendeu, alegando que o Professor Joel já não estava mais entre nós, e que a aula era gravada. Levantei, sacudi a farofa da camisa - Rochele odiava quando eu fazia isso. Senti uma ponta na barriga, mas me esforcei para levantar.
      Eu: Como assim venceram, Valdo? Você disse que a vitória era certa.
      V: Era certa até a Rochele tomar o celular, né.
      A rivalidade entre meu filho mais novo e sua madrasta era antiga.
      Eu ainda não consegui acreditar na notícia. Andava nas ruas, recebia o abraço dos torcedores. Valduxo prosseguiu.
      V: O conselho deliberativo ajudou também. O presidente do STJD, aquele vampiro do Joca Carvalhais, está por trás disso também.
      Eu: Não acredito. Liga para o Donald Textor.
      V: Já tentei, não nos atende.
      Eu: Bom, paciência. E o que vão fazer, me demitir?
      V: Antes fosse, né pai. Vão proibir você de atuar por aqui. Talvez até proibir de treinar no mundo todo.
      Eu: Caramba, não pode, fiz tudo dentro das quatro linhas.
      A conversa se estenderia por mais alguns minutos. O telefone não parava de tocar. Me sentia bastante cansado e triste. Entrei no quarto, tranquei a porta. Chorei por horas.
      Lembro de ter ficar assim por uma semana. Estava a espera de que os torcedores batessem na porta, me carregassem até a sede do clube e obrigassem aquela corja a me aceitar de volta.
      Ninguém apareceu. 
      Viajei para encontrar Donald Textor. Precisava trabalhar, nem que fosse no exterior. A falta de experiência estrangeira pesava contra, mas eu tinha amigos e o Ricardo que já trabalhara como roupeiro no exterior. 
       
      *Essa é uma história ficcional que pode ou não ter sido baseada em fatos ou pessoas reais. Qualquer semelhança com a realidade trata-se de coincidência e não intenção. 
    • Nei of
      Por Nei of
      Não deve ser novidade pra ninguém, mas o seu Roberto Justus deu uma entrevista dias atrás falando que umas das empresas das quais ele é sócio deve investir no futebol brasileiro, adquirindo alguma SAF. Indicou, ainda, conversas sobre o clube escolhido ser o Coritiba.
      De posse dessas informações lancei mão de um estilo já costumeiro em saves ocultos do Coritiba: usar e abusar do editor, no melhor estilo o'matic e cheats afins. Agora com uma motivação, emular a tal SAF do Justus.
      Quem acompanha o clube alviverde, sabe que na vida real o clube já fez algumas contratações milionárias, coisa incomum na história do clube. Vou fazer o mesmo, tentando não forçar tanto a barra (tipo Messi no Brasil).
      Mediante o uso do querido editor, a SAF do Coritiba chegou injetando dinheiro:
       
      - 400 milhões de reais no caixa;
      - 199 milhões de reais para transferências;
      - 14 milhões reais mensais de salário.
       
      Vai ficar muito fácil? Não sei. Quem me conhece sabe da minha capacidade.
      Para controlar esse Tesla não poderia ser um motorista de ônibus. Então saiu Eduardo Barroca (jogo começa em 2020) e entrou ninguém mais, ninguém menos, que o craque, o ídolo, o meteoro, Keirrison Carneiro de Souza: o K9.
      Aos 31 anos, o jovem atacante irá revezar a prancheta e o campo, preparando-se para pendurar as chuteiras. (Contratei o jogador K9 no jogo, também).
      Antes que me perguntem, pelo menos nesse primeiro momento não vai m teremos pojeto: uma das primeiras movimentações do clube foi a contratação de Marcelinho Carioca para Diretor da Base (voxe é muleque!).
      Não devo contar uma história, mas misturar o relato entre ficção e jogo, ora falando K9, outrora eu mesmo.
      Tudo direto do meu Xiaomi.
      Vai dar certo, confia.
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      A Bundesliga de 2023–24 será a 61ª edição da primeira divisão do futebol alemão. Começará em 18 de agosto de 2023 e está programado para terminar em 18 de maio de 2024.
       
      Regulamento:
       
      Atual campeão
       
      Últimos vencedores
       
      Promovidos e rebaixados:
       
      Equipes:
       
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      O Brasil começou sua jornada hoje (24 de julho) na Copa do Mundo Feminina de 2023, que teve início sexta-feira, dia 20. A Seleção já deu seu primeiro passo com o pé direito, ao vencer convincentemente o Panamá por 4x0, com 3 gols de Ary Borges e 1 de Bia Zaneratto. Sábado, às 7h, enfrentaremos a França, adversária que em tese é a mais complicada do grupo, mas já tropeçou ontem num empate em 0x0 contra a Jamaica. 
      Não somos considerados primeira prateleira no futebol feminino, mas podemos brigar pra conquistar a primeira estrela. O bom futebol de hoje é um sinal disso, apesar do adversário fraco, debutante em Copas. 
       
      A Copa tem transmissão dos Canais Globo e da CazéTV.
       
      Tabela com os grupos do torneio:

       
      Por fim, fiquem com o golaço que fez a Bia Zaneratto hoje:
       
    • JeanValjean
      Por JeanValjean
      Fala, pessoal! 
       
      Jogo o jogo desde o CM 03/04, já fiz saves memoráveis. Voltei a jogar com mais força no FM 2016, jogando depois o 2017 e agora o 2020. Digo isso por já saber das potencialidades e limitações, mas hoje parece que cheguei a um limite. Tem hora que não dá vontade mais de jogar e parece que o jogo está te fazendo de otário.

      Estou em um save no FM 2020 onde comecei na série B do Brasileiro com o América-MG, fui treinar o Palmeiras e tive um grande destaque, o que me levou a treinar o Arsenal depois de algumas temporadas. O Arsenal do FM 2020 é o pior time dos "big six" e foi uma luta para fazer um time para brigar lá na frente, mas, logo na primeira temporada, terminei em 2° lugar na PL e garanti uma final da Copa da Liga. Nunca tive a pretensão de ganhar a PL logo de cara, mas fui montando meu projeto para os próximos anos. Depois de uma constante nos 4 primeiros depois de três temporadas no Arsenal (2°,4° e 3°), fui para o 4° ano em boa fase, com um elenco muito entrosado e forte e quase sem alterações, fiz uma boa janela de transferências trazendo jogadores muito bons por preços baixos e consegui uma boa base para tentar disputar a PL.
      Pois bem, começo a quarta temporada no Arsenal voando, com alta compreensão tática desde o início e duas vitórias jogando muita bola contra Manchester United (campeão da temporada passada) e Liverpool (campeão da Champions) fora de casa. Embalo com o time, aí começam os jogos contra os times de baixo da tabela. Pego um West Ham em 19° e tomo um vareio perdendo de 2 a 0. Sigo em frente, faço mais alguns bons jogos com boas vitórias e pego o Leicester em 19° e tomo outro vareio. Qual a lógica nisso? Todo jogo que faço contra um time da parte de baixo da tabela parece que sou o Valladolid enfrentando o Real Madrid no Bernabéu. Meu meia central de 4 estrelas e meia que joga uma barbaridade perdendo todas as bolas e não conseguindo dar um passe certo tendo 16 de passe, meu lateral direito com 19 de desarme deixando passar tudo. Meu atacante com 18 de finalização e 16 de compostura perdendo gol na cara do gol com o goleiro rendido. O que acontece com esse jogo?
      Por conta disso, me vem à mente as temporadas anteriores e é sempre isso: time jogando uma barbaridade, pega um time no fim da tabela e toma um passeio. Parece que seu time todo desaprende a jogar futebol. E isso aconteceu em todas as temporadas. Com o Palmeiras, fui vice campeão do Brasileiro 3x seguidas simplesmente porque tropeçava em jogos contra Vitória, Chapecoense ou Avaí enquanto o Flamengo voava e raramente perdia um jogo. É tenso você montar um quarteto ofensivo com Philipe Coutinho, Arrascaeta, Scarpa e Pedro (metendo 30 gols em uma temporada) e não conseguir ganhar o Brasileiro. Com o Arsenal, é a mesma coisa. Me mantenho na disputa pelos 3 primeiros lugares até o momento em que pego times que estão lá embaixo. Aí a derrota é certa. Eu entendo perfeitamente que zebra é natural vez ou outra, mas toda vez? Não faz nenhum sentido seu time atropelar o Manchester United em um jogo e no jogo seguinte tomar um sacode do Southampton. Essa sensação de está sendo "roubado" me cansou e estou seriamente pensando em parar com o jogo. Na Champions, perdi uma vaga no mata-mata simplesmente porque empatei um jogo com o Herta (que terminou com 2pts no grupo) mesmo ganhando do Real Madrid na última rodada. Na outra temporada, perdi o primeiro lugar porque, mesmo ganhando do Bayern, empatei com o Dinamo de Kiev. Toda vez vai ser assim? É muito tempo perdido para ser enrolado dessa forma. Olhando em retrospectiva, o jogo sempre te sacaneia. 
      Perdoem pelo desabafo, mas é isso. Mais alguém já se sentiu assim? Como conseguiu continuar jogando?
       
×
×
  • Criar Novo...