Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Aprendiz - Aguardando avaliação


Nei of

Posts Recomendados

Screenshot_2023-03-01-21-28-22-826_com.g

Não deve ser novidade pra ninguém, mas o seu Roberto Justus deu uma entrevista dias atrás falando que umas das empresas das quais ele é sócio deve investir no futebol brasileiro, adquirindo alguma SAF. Indicou, ainda, conversas sobre o clube escolhido ser o Coritiba.

De posse dessas informações lancei mão de um estilo já costumeiro em saves ocultos do Coritiba: usar e abusar do editor, no melhor estilo o'matic e cheats afins. Agora com uma motivação, emular a tal SAF do Justus.

Quem acompanha o clube alviverde, sabe que na vida real o clube já fez algumas contratações milionárias, coisa incomum na história do clube. Vou fazer o mesmo, tentando não forçar tanto a barra (tipo Messi no Brasil).

Mediante o uso do querido editor, a SAF do Coritiba chegou injetando dinheiro:

 

- 400 milhões de reais no caixa;

- 199 milhões de reais para transferências;

- 14 milhões reais mensais de salário.

 

Vai ficar muito fácil? Não sei. Quem me conhece sabe da minha capacidade.

Para controlar esse Tesla não poderia ser um motorista de ônibus. Então saiu Eduardo Barroca (jogo começa em 2020) e entrou ninguém mais, ninguém menos, que o craque, o ídolo, o meteoro, Keirrison Carneiro de Souza: o K9.

Aos 31 anos, o jovem atacante irá revezar a prancheta e o campo, preparando-se para pendurar as chuteiras. (Contratei o jogador K9 no jogo, também).

Antes que me perguntem, pelo menos nesse primeiro momento não vai m teremos pojeto: uma das primeiras movimentações do clube foi a contratação de Marcelinho Carioca para Diretor da Base (voxe é muleque!).

Não devo contar uma história, mas misturar o relato entre ficção e jogo, ora falando K9, outrora eu mesmo.

Tudo direto do meu Xiaomi.

Vai dar certo, confia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nas versões antigas do FM o editor tinha um botão "sugardaddy", que exatamente servia pra emular as injeções de dinheiro e afins. Não sei se ainda tem, mas acho que encaixaria gostoso.

Justus x Petraglia, o confronto do século. E no fim, quem será o demitido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Spoiler


13 horas atrás, Cadete213 disse:

Boa sorte.

Valeu!

13 horas atrás, div disse:

K9 neles!

Joelhinho da sorte!

3 horas atrás, Tsuru disse:

Nas versões antigas do FM o editor tinha um botão "sugardaddy", que exatamente servia pra emular as injeções de dinheiro e afins. Não sei se ainda tem, mas acho que encaixaria gostoso.

Justus x Petraglia, o confronto do século. E no fim, quem será o demitido?

Então, além do dinheiro inicial, ainda tiquei o Mecenas. Deve ter injeções esporádicas.

No Brasil, rola um descompasso financeiro na série A, com centenas de milhões de verba de TV. Meio que é difícil acabar o dinheiro.

Acho.

Gostei, os dois geriatras do sucesso.

3 horas atrás, LC disse:

Boa sorte Ney e que o save seja duradouro.

Vida longa ao save hehehe

Screenshot_2023-03-01-21-28-22-826_com.g

De Norte a Sul está brilhando o Coxa-Branca

 

No primeiro trimestre de 2020 as decisões fulminantes de Justus e K9 parecem fazer efeito. No campo e no mercado, movimentações intensas: goleadas, títulos e grandes nomes chegando. O Athletico deve começar a temer sua hegemonia regional?

 

Sobre o mercado e destaques no elenco

Igor Jesus - o dizãs goleador, muito melhor que o fake arsenista, emenda 15 gols nesse início, com a artilharia do paranaense e vários gols na Copa do Brasil. Além do título paranaense, ainda foi eleito a revelação do campeonato. Com 18 anos, recebe a competição de Franco Troyanski, jovem atacante argentino que recebeu a titularidade na final do campeonato estadual. Esse K9 não tem medo de ousar.

Franco Troyanski - com exceção das contratações que vieram dos EUA (enviei o Pastana para uma excursão por lá), as demais vieram por indicação exclusiva dos olheiros. Dessa leva, veio o indigitado Troyanski. Confesso que fui pelas estrelas e ignorei os atributos. De qualquer forma, o argentino e bom; gerou uma dor de cabeça no K9, para encaixar ele e Igor Jesus. A solução é alternar as táticas em 433 e 442.

Miguel Bengolea ah, também dei carta branca ao Diretor da Base para contratar jogadores para o futuro. Bengolea foi um desses e seria relegado ao sub-20. Mas, por falta de opções na ponta esquerda, ganhou chances e agradou.

Ilsinho - vi, scoutei e trouxe. Bom jogador, por enquanto reserva. Eu fico irritado com esses caras que na vida real são laterais e no FM são meias.

Jucilei para quem não sabe, o jogador revelado no Corinthians Paranaense, esteve perto de fechar com o Coxa, antes de ir para aquele time de São Paulo. Quando o vi sem contrato, meu coração bateu forte. E esse deve ser a tônica de algumas contratações.

Leandro Donizete - como a do Leãodro. Em termos de FM, eu já joguei com ele no Botafogo, pelo FM20 mesmo e sei da capacidade. Os olheiros indicaram e eu não pestanejei.

Obs: é bom dizer que o pacote de observação do Coritiba era muito restrito quando iniciei, então não busquei/surgiu muitos caras de destaque fora do Brasil.

Klebinho - sempre bom contratar jovens revelados pelo Flamengo. 

Victor Luís é bom jogador e veio para ser titular. Mas só contratei ele porque fez gol de falta dias atrás (no futebol real).

Jean Beaseujour sou conhecido por investir num asilo. Dessa vez, no entanto, os olheiros insistiram tanto - e os atributos são bons e o preço barato - que aceitei. 

Saul Salcedo - fiz uma revolução na zaga, mandei embora todos os jogadores. Destes, sobrou Rhodolfo (aquele do Grêmio, SP, Fla) que não consegui negócio - por fim, o maluco virou destaque e continua. Na busca de qualificação, vem esse paraguaio.

Iago Maidana - outro zagueiro estrangeiro. Conheci esse rapaz quando jogava pelo Paraná, em 2017. Sempre que surge a oportunidade, o contrato. Tem altura e impulsão, para ninguém discutir.

SAIDAS36108de869acdbca.png

Tive um problema no corte da imagem de entradas, mandei converter as imagens em PDF, para ficar mais leve o tráfico, mas o aplicativo cortou tudo.

Ainda assim, com exceção dos jovens jogadores contratados por Marcelinho, os demais estão listados nominalmente ali.

Contratei vários jogadores, mas o elenco não está inchado, isso porque fiz uma limpa. Vendi quem dava para vender, emprestei quem não dava e liberei quem não valia a pena.

TRANNSFER-FUTURAS1d7ebc9951beced6.png

Ainda tem dois craques chegando. O veterano Claudio Bravo, que chega para disputar com o também idoso Wilson. E o jovem craque Yuri Alberto (nem sabia de sua passagem pelo litoral paulista). Por outro lado, fui pego de surpresa com a saída de Yan Couto.

Diante dessas movimentações, o time que termina o campeonato paranaense, e inicia o Brasileirão, é esse:

ELENCOec259f2dd173a78f.png

DINÂMICA

 

Campeonato Paranaense

PARANAN-CALENDARb6fd9b35bbeaa939.png 

Eduardo Barroca comandou a equipe por três partidas, com três vitórias. Assumi contra o Toledo, com gols dos emprestados Sassá e Lucas Ramon (ah, a maioria dos emprestados tiveram seus contratos de empréstimo terminados).

As partidas destaque, ficam com a derrota em casa para o Cianorte (onde K9 surpreendeu a todos se escalando como titular), a goleada absurda contra o PSTC, com nota dez para Igor Jesus; e a vitória incontestável na final frente o Athletico.
 

TABELA-PARAN94e8f98cd09cf910.png

 

Esquemas Táticos

TATICA-PRINCIPAC1556fecbb2eb787d.png

Após claudicar com uma tentativa horrível de contra-ataque e 4231 (com dois volantes), chegamos nesse 433, que privilegie o bom grupo de MC-MD que temos. Os laterais iniciaram o campeonato como alas completos, mas após algumas decisões erradas, parti para a segurança dos laterais.

Até bem pouco tempo atrás, Giovanni era o meia titular; foi vendido. Com isso, estou insistindo em lances diretos e fortalecendo o meio (ignorem o controlar o jogo).

Rafinha tem jogado muito bem para a idade, atacando com força na ponta esquerda. Igor Jesus e Troyanski aproveitam as oportunidades, assim como Gabriel, do outro lado. O meio campo não se destaca, mas não compromete. No campo defensivo, destaque para Rhodolfo e Wilson.


TATICA-ALTERNATIVA0866e37e14047f8c.png 

Para contemplar Igor Jesus e Troyanski juntos, abro mão do 433 em algumas partidas - especialmente fora de casa. Recuo os pontas - para sofrimento do Rafinha - e avanço os laterais. Por enquanto tem dado certo.

 

E o primeiro demitido é...

 

Marcio F. Jarra, Diretor de Planfetos e Porpagandas, por essa descrível péssima qualidade no trabalho gráfico da atualização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Nei of changed the title to O Aprendiz - 01: De norte a sul está brilhando o Coxa-branca!
7 minutos atrás, Nei of disse:

Marcio F. Jarra, Diretor de Planfetos e Porpagandas, por essa descrível péssima qualidade no trabalho gráfico da atualização.

Fez muito bem em demitir, está mais feio que o escudo do Athlético. Foi o próprio Justus quem editou e cortou as imagens? Hahahahaha

Se as imagens estão horríveis, em campo fez bonito e passeou no estadual paranico. Agora é ver do que esse time é capaz no Brasileirão.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa sorte. Fez um bom estadual e as contratações parecem interessantes.

O desenho tático me chamou a atenção pois é algo que pensei há algum tempo mas nunca consegui colocar em prática como gostaria. Curioso para ver os resultados 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citar

E o primeiro demitido é...

 

Marcio F. Jarra, Diretor de Planfetos e Porpagandas, por essa descrível péssima qualidade no trabalho gráfico da atualização.

Antes de ser demitido esse diretorZINHO  deveria levar 50 chibatadas em praça pública.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De maus diretores posso eu me queixar, haha. Mas começaste bem no estadual, com um elenco bem interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Começo positivo, com título estadual. E realmente, a demissão do rapaz dos panfletos é justificada, porque, putaquepariu, que imagens horríveis. Doeram os olhos. Se era esse o objetivo, conseguiu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 02/03/2023 em 13:33, Tsuru disse:

Fez muito bem em demitir, está mais feio que o escudo do Athlético. Foi o próprio Justus quem editou e cortou as imagens? Hahahahaha

Se as imagens estão horríveis, em campo fez bonito e passeou no estadual paranico. Agora é ver do que esse time é capaz no Brasileirão.

 

Acho que foi um afleticano que fez as imagens...

Justus tava em Angra, quando viu a postagem ficou possesso, quase estragou a chapinha.

Jogo é jogo, brasileiro é brasileiro.

Em 02/03/2023 em 15:17, Anismaldo disse:

Boa sorte. Fez um bom estadual e as contratações parecem interessantes.

O desenho tático me chamou a atenção pois é algo que pensei há algum tempo mas nunca consegui colocar em prática como gostaria. Curioso para ver os resultados 

Falarei sobre elas logo mais.

Desenho tático que não funcionou hehehe

Em 02/03/2023 em 15:34, LC disse:

Antes de ser demitido esse diretorZINHO  deveria levar 50 chibatadas em praça pública.

 

Em 03/03/2023 em 10:59, div disse:

Que Beaseujour jogue melhor contigo do que na não saudosa temporada que fez no Grêmio auhauahuah

Parabéns pelo título estadual. No primeiro duelo, Justus levou a melhor

Eu nunca nem vi falar dele no Brasil... E já antecipo que não deixará saudades por aqui também hehehe

Justus é ligeiro.

Em 03/03/2023 em 13:34, Cadete213 disse:

De maus diretores posso eu me queixar, haha. Mas começaste bem no estadual, com um elenco bem interessante.

E o segundo a cair também vem da diretoria.

Já o K9 continua lindo.

Em 05/03/2023 em 15:31, Henrique M. disse:

Começo positivo, com título estadual. E realmente, a demissão do rapaz dos panfletos é justificada, porque, putaquepariu, que imagens horríveis. Doeram os olhos. Se era esse o objetivo, conseguiu.

Reza a lenda que era um infiltrado. Próximos cairão.

Em 07/03/2023 em 14:04, BabudneyII disse:

Me atualizei aqui e boa sorte no Coxa SAF!

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Screenshot_2023-03-01-21-28-22-826_com.g

Quem não odeia ninguém, não tem coração.

 

Copa do Brasil 

Estreamos vencendo confortavelmente o fraquíssimo, inexpugnante, insignificante, subalterno, Atletico Acreano (alguém já ouviu falar nesse time?). Jogos fáceis depois, susto contra o América-MG (com K9 cobrando pênalti decisivo), chegou o grande jogo até então.

A partida contra o Internacional fechava uma grande sequência de bons resultados (fim do paranaense e início do brasileirão). Rafinha, comprovando a boa fase - dele e do clube -, abriu o placar logo aos 4 minutos. A qualidade do time gaúcho os levou a virada, ainda no primeiro tempo. A conversa no vestiário pareceu ter dado certo, logo na volta, Rafinha, de novo ele, empatou e botou fogo no jogo. O time foi para cima, Galdezani saiu para a entrada de Ilsinho, que em seguida assistiu para o gol da revirada. Festa na arquibancada, festa no banco de reservas: era o dedo do treinador. 

Coritiba---Internacional_-3X2d7077a7c85d 

Com a vitória no bolsa, o Coritiba não poderia ter iniciado da melhor forma no Beira-lago: Klebinho, cria do Flamengo, cruzou, a bola passou toda a extensão da área e pegou Rafinha livre no segundo pau, o baixinho escorou e abriu o placar. Controlando a posse de bola, arrematando mais e com o moral lá em cima, parecia que a classificação estava definida. E estava; pelo menos até os 78 minutos do segundo tempo. 

O argentino Eduardo Coudet – que seria demitido apenas dois meses depois – foi para o tudo ou nada: tirou Edenílson e colocou Marcos Guilherme, jogando com um volante e cinco jogadores na frente. Deu certo. Marcos Guilherme empatou, K9 tentou reagir, mas dez minutos depois veio empate. Desânimo total. Os pênaltis vieram e ninguém parecia disposto a errar. Os goleiros tentavam, mas os batedores beiravam à perfeição. Na oitava cobrança, terceira das alternadas, o cansaço falou mais alto, e Jucilei, uma das melhores contratações do ano, bateu fraco, à meia altura, do melhor jeito para o goleiro pegar. 

Internacional---Coritiba_-VOLTA-COPA-DO- 

O Internacional caiu na rodada seguinte, quartas-de-final, para o Fluminense. O time devedor da série B foi eliminado para o campeão Grêmio na semifinal. 

COPA-DO-BRASIL-FASES64a75318fd9efdc1.png

 

Brasileirão 

Abril-Maio-Junho

 ABRIL-MAI-JUN943ce9bff531682b.png

Abril 

Abrimos o campeonato contra o todo poderoso São Paulo. Era hora de colocar em análise nossa força pós-título paranaense. Quando o juiz marcou um pênalti logo no início do jogo pensei que sofreríamos. Mas, é o trikas, não tem jeito. Reinaldo bateu, Wilson pegou. O jogo seguiu equilibrado, até que o meia Rafinha fez fila para fazer valer a lei do ex. O argentino Troyanski marcou no fim e deu números a vitória. 

 VS-SAO-PAULO05c0ce28eb65e9b1.png

Maio 

Ainda no fôlego do título - e no pré decisão da Copa do Brasil - vencemos bem o forte Fluminense. Um jogo equilibrado e de muitas chances, onde prevaleceu a força do estádio. 

 VS-FLUMINENSEf8beee65b1d58589.png

Junho 

A queda que se iniciou com a eliminação na Copa do Brasil (meio de maio) parecia que seria encerrada com a vitória sobre o Goiás e a provável vitória sobre o Vasco, então lanterna da competição. Galdezani abriu o placar aos 12, o que nos deixava ainda mais confortáveis. Demais até... O que se seguiu ninguém consegue explicar: goleada para o virtual rebaixado do brasileirão. 

VS-VASCO298c2ecb9d3f4b2e.png 

 

Julho-Agosto-Setembro

JUL-AGO-SET3bfc01a4c7896d4e.png

Julho 

Pensei que K9 estaria ameaçado diante dos maus resultados. Porém, como a meta era baixa (lutar arduamente contra o rebaixamento), a diretoria seguia animada. 

Resolvi então jogar fora as táticas treinadas até então e mudar. Pela primeira vez aceitei a opinião do auxiliar técnico, e invés de um gegenpress desesperado, fomos de Tikitaka em profundidade, no 4123. 

Andrey começava a se enturmar e virar titular. Com Jucilei recuperado do erro na Copa do Brasil, Klebinho despontando na lateral direita, parecia o time ideal. Só faltava dar certo em campo. 

TATICAef859f7c896cd274.png

Não deu. Três derrotas em sequência. Uma em casa contra o Ceará.  

Já estava pronto para mudar novamente quando iniciamos perdendo para o Inter, em casa novamente. Dois a zero no primeiro tempo. Fiz breves alterações no intervalo e voltamos para empurrar o time colorado. Logo na volta, Rafinha diminuiu. Me animei. O empate não tardou. A vitória quase chegou. Mas o que vi em campo me convenceu: tínhamos um jeito de jogar. 

Coritiba---Internacional_-2X236242af609f

Agosto 

Não perdíamos mais. Diversos empates, é verdade. Mas para quem vinha de uma sequência de derrotas, estava valendo. A vitória sobre o Grêmio consolidou o esquema tático, e agora esse é Knainismo, como andam dizendo. Descemos no estádio tricolor (que esqueci o nome, de tão desimportante) e dominamos o líder do campeonato, inclusive atrapalhando uma arrancada do time gaúcho. 

VS-GREMIO991a028e6efd250b.png

Setembro 

O empate com o Bahia foi a representação em jogo da empatite. Essa doença irritante nos toma ao final dos jogos: o time animado, firme em campo, vitória na mão; chega os minutos finais e alguém comete uma bobeira, derrota ou empate injustos. 

VS-BAHIA54fdef5f76c4580c.png 

Outubro 

OUTUBROe7f73a392c88350b.png

Goleada sobre o Palmeiras e ótima vitória fora de casa contra o então líder Galo. Dá pra sonhar com algo mais que não a luta contra o rebaixamento? 

Flamengo e, de novo, Ceará, enterram nossos sonhos. 

Cinco jogos, seis pontos a frente do Corinthians. Parece que estamos tranquilos, mas nunca é legal lutar contra o rebaixamento contra Internacional e o Timão. 

Você está demitido!

Toda a equipe de Rodrigo Pastanas: indicaram Ricardo Oliveira, 900 anos, como uma excelente contratação. 

Vem gente nova por aí. A dica é, tem projeto, tem história comigo. 

 

Elenco e contratações 

Longe de mim mentir, mas o Rodrigo Pastana levou com ele a planilha com as estatísticas do time ao final de 2021. Com isso, trarei na próxima atualização, com movimentações já de 2021.

E mais: Cláudio Bravo, Matheusinho feliz, Nenê a passeio, Andrey motorzinho, os nomes e metas para a próxima temporada. O coxa ficou?

Rumores: Cuiabá vem forte para ser a nova SAF, o rebaixamento a série C irá interromper as negociações?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Nei of changed the title to O Aprendiz - 02: Quem não odeia ninguém, não tem coração.

Não foi uma época fácil, mas deste imensa luta ao Internacional no Estadual, e depois ainda consegues superar as expectativas na Liga. Muito bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Inadmissível perder para a 4ª força do RS na CdB!

No brasileirão, eu achei que estaria mais atrás na tabela, pelos resultados, mas pelo menos tem gente pior que K9 na Série A auhauhauhauha

E sobre gente nova vindo aí: Embrace yourselves! Luxa is coming!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito dinheiro, pouco futebol. Viramos SAF pra cair nas oitavas da Copa do Brasil? Fora Justus e fora K9!

E haja instrução tática... Tem que contratar jogadores com boa memória para lembrar tudo que têm que fazer em campo.

No brasileiro, patinando bastante mas tem muita gente ali querendo ser rebaixado mais do que o Coxa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/04/2023 em 14:56, Cadete213 disse:

Não foi uma época fácil, mas deste imensa luta ao Internacional no Estadual, e depois ainda consegues superar as expectativas na Liga. Muito bem.

Sim, sim. Na verdade era pra ser mais fácil, mas sentimos a queda na Copa do Brasil. A vitória no estadual deu o enganada.

 

Em 07/04/2023 em 13:19, div disse:

Inadmissível perder para a 4ª força do RS na CdB!

No brasileirão, eu achei que estaria mais atrás na tabela, pelos resultados, mas pelo menos tem gente pior que K9 na Série A auhauhauhauha

E sobre gente nova vindo aí: Embrace yourselves! Luxa is coming!

 

Sem-vergonha, sevandijas, fora time de pamonhas.

Cagamos no peidar no final do jogo contra time do Beira-lago, uma pena.

É popopojeto e vuxes são muleque!

 

Em 07/04/2023 em 15:01, Marcolation disse:

Muito dinheiro, pouco futebol. Viramos SAF pra cair nas oitavas da Copa do Brasil? Fora Justus e fora K9!

E haja instrução tática... Tem que contratar jogadores com boa memória para lembrar tudo que têm que fazer em campo.

No brasileiro, patinando bastante mas tem muita gente ali querendo ser rebaixado mais do que o Coxa.

""Há um ano, assumia a liderança do Coritiba Foot Ball Clube e recordo o entusiasmo com que eu e a minha equipa técnica aceitamos o desafio.

O primeiro ano no Alviverde foi vivido com a consciência de que trabalhamos, assim como todos os colaboradores do clube, de forma honesta e empenhada para superar todos os momentos competitivos. Nem todas as etapas foram superadas com êxito, mas o espírito de união esteve sempre presente e foram dados passos muito importantes para melhorar o desempenho do clube em todos os departamentos que o compõem.

Com o mesmo espírito, foram alcançadas importantes vitórias desportivas que culminaram no apuramento para a Sul-Americana.

O conjunto de profissionais que lidero continuará guiado pelo pensamento de que o sucesso desportivo do clube dependerá da união, do esforço e do comprometimento de todos. Obrigado a todos quantos nos apoiam no nosso dia a dia para atingir os objetivos a que nos propomos.” 9, K.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Screenshot_2023-03-01-21-28-22-826_com.g

Pastana, Pestana, Pistana, Postana, Pustana.

 

 

O Coxa ficou 

NOV-DEZ7d59a4685c3f2116.png  

Vasco, Atlético de Goiás, Bragantino sem SAF e... Corinthians. O tal do timão não aguentou o mal ano e foi rebaixado. Vascão da massa foi a decepção do ano. 

E nós? Bem, os 16 empates não foram suficientes para culminar no rebaixamento, pois olhando bem estava todo mundo querendo cair.  

Na parte de cima, o imortal tricolor acabou morrendo na praia (foi perder pra nós ainda), cedendo a liderança nas últimas rodadas. Melhor para o rubro-negro curitibano. É amigos, o dinheiro subiu ao Alto da Glória, mas o amor e fama seguem do lado de baixo de Curitiba. 

CLASSIFICACAO-FINAL69dc99232b723dbb.png   

 

Demitido 

Eu estava muito chateado com a equipe de olheiros. Não só com eles, no melhor estilo Coudet, gostaria de xingar a diretoria: ora, deixei na responsabilidade deles contratar a equipe técnica e não trouxeram ninguém. 

Fui atrás. Anúncios lançados, olheiros contratados, analistas, depois, fisioterapeutas, preparadores... Negociei com Diretor de Futebol por um tempo, até que lembrei dele. O homem, a máquina, uma besta que não moleque. 

The poject man: Vanderlei Luxemburgo da Silva. 

A chegada dele coincidiu com mudanças nos perfis das indicações. Nomes como Morato, jovem zagueiro do Benfica, Matheusinho – do America MG, entre outros, passaram a substituir nomes como Ricardo Oliveira. 

TRANSFERENCIAS-EQUIPE-TECNICAaf32ed98fee   

 

Elenco e contratações 

Farei uma breve análise entre os jogadores que estavam no meio do ano, os que ficaram ao final e os que foram contratados em 2021 (já que Rodrigo Pestana extraviou as planilhas do final do ano). 

 

2020

ENTRADAS599638478079d7ac.png

2021

TRANSFERENCIAS-20216d0ab57da9bda29f.png

 

Goleiros 

Wilson, após excelente paranaense, não foi bem no brasileiro. Uma falha grotesca me fez até pensar em colocar alguém da base. O grande problema era a chegada de Bravo, ao meio do ano – quando encerrava seu contrato com o City.  

Pois bem, o chileno chegou, assumiu a posição e o comando da defesa: série invicta e recuperação na tabela. Porém, como alegria de novo rico dura pouco, o Rodriga Pistana fez um contratinho sem-vergonha com Bravo, iniciando em 06/2020 e encerrando em 12/2020. Resultado, o jovem senhor chegou e assinou um pré-contrato com o Valencia – afinal, seu contrato encerrava em seis meses. 

Chateado com a situação, mas amparado pelo sábio Luxemburgo, fui atrás de um novo jogador para a posição, considerando a aposentadoria próxima de Wilson – em 04/2021 (mas isso eu saberia após o ocorrido). Achamos Vladimir, excelente arqueiro do Santos, encerrando contrato aos 31 anos; uma idade bem razoável para a posição. 

Bravo saiu ao final, mas ajudou bem o time até lá. 

 

Zagueiros 

Tínhamos Rhodolfo, Salcedo e Maidana. Subi Henrique Vermudt, mas não foi necessária a utilização do reserva. 

Quando cheguei, Rhodolfo foi colocado para dispensa. O tempo passou e ninguém quis levá-lo. Foi ficando, jogando bem, marcando gols e seguro na defesa. Assumiu a titularidade e não perdeu mais. Ao seu lado o silencioso paraguaio Salcedo. 

Nem um pouco silencioso estava Maidana, irritado com a reserva. Saiu ao final do ano, para jogar no Atlético de Madrid – numa bela transação (para nós e para o jogador) realizada por Luxa para compra de Caio Henrique.. 

Ao fim do ano, já havíamos acertado com o promissor Morato, 19 anos, do Benfica. Mas, ridiculamente, o diretor psolista Samir Namur prometeu a contratação de dois jogadores em sua campanha pela reeleição: Pedrinho, do Corinthians, e Lyanco, do Torino. Pedrinho não veio, mas Lyanco chegou. 

Detalhe: o presidente gastou simplesmente 100.000.000 de reais num zagueiro (nem eu, Ney, no alto de minha maior insanidade pagaria esse valor por um jogador que tem esse nome). Praticamente o mesmo tanto que eu gastei com os demais reforços. 

Para 2021 tenho Morato ainda atrás de Saucedo, mas o brasileiro é muito jovem. Já Rhodolfo cai para backup de emergência. 

 

Laterais 

Importante ressaltar que eu pouco a pouco fui eliminando os empréstimos do elenco (considerando a política do Coritiba 2023). Assim, sobraram Matheus Sales e Patrick Vieira. O lateral polivalente foi bem durante todo o ano, fosse esquentando a lateral direita enquanto Klebinho não se firmava, ou dominando a esquerda durante a instabilidade de Victor Luis e cia. Mas, com a virada do ano encerrei o contrato de empréstimo e não quis investir em sua compra. 

Na verdade, estabeleci outra política: a de buscar jogadores revelados no Coxa. Um dos mais famosos ainda em atuação, veio justamente para substituir Vieira, direto do Flamengo, o garRafinha. Assim, Klebinho e Rafinha fortalecem o lado direito – com a companhia de Fabiano, que veio como zagueiro. 

Do outro lado, um dos maiores problemas deste ano. Victor Luis chegou pelo gol de falta marcado no paranaense 2023. Sim, exatamente isso. Nem vi atributos nem nada. William Matheus e Beausejour – que contratação horrível -, não mostraram nada.  

Resolvi investir na qualificação e contratei Caio Henrique, que se destacara no Grêmio. Foi um bom dinheiro, mais Maidana. Tem valido a pena. 

Temos, portanto, Victor Luis e Caio Henrique para 2021, precisa mais? 

 

Volância 

Talvez o melhor lugar para estar no Coritiba em 2020. Apesar da rotatividade, da política de antigos jogadores, veio Leandro Donizete (que eu já havia contratado para o finado save do Botafogo). Estreou bem, mas logo perdeu a posição para Jucilei (antigo sonho de consumo). Jucilei, Galdezani e Andrey formaram a trinca do meio que melhorou o time no segundo turno. 

Jucilei acabou se lesionando e mesmo assim foi importante. Galdezani ditava o ritmo, enquanto Andrey colecionava assistências e gols de fora da área. Uma excelente contratação, que veio na base do “gosto dele, porque jogou muita bola no começo do Brasileirão 2022”. 

Os três permanecem para o próximo ano, ainda que Jucilei deva perder espaço, diante da queda brutal de seus atributos físicos. Para o lugar dele, trouxe Marciel, revelado pelo Corinthians, que chega livre. 

“Lugar” em termos, afinal de contas, Galdezani ainda pode fazer o pivô defensivo, abrindo uma vaga na meiuca central. Ali, Julio Rusch (da base, que estava emprestado e se destacou na série B pelo Londrina) e, tchatãrã... Raphael Veiga – melhor meio campo brasileiro da atualidade – devem ocupar o espaço. 

Raphael chegou a preço de banana. O Palmeiras listou para venda, e como preenche a política de jogador revelado pelo clube, não pestanejei (quem faz isso é o Rodrigo Pestana). Zé Rafael também estava listado, mas ia encher de mais o meio campo, especialmente considerando que não jogo com meia ofensivo. 

 

Meias e ponteiros 

No extremo direito do mundo alviverde, passaram Gabriel e Robson por ali, até a chegada de Yuri Alberto, que estava no Santos. A partir dele só deu ele. O jovem jogador (19 anos) é bom, mas não representa o jogador que está bem no Corinthians da vida real.  

Em determinado momento, Matheusinho ainda pode compartilhar essa posição com Yuri e Yan Sasse – que volta de empréstimo do Vasco. Yan, curiosamente, não seria opção, já que o presidente prometeu Pedrinho. O tempo passou, Pedrinho não quis vir (parece) e não contratamos ninguém para repor as saídas de Gabriel e Robson. Com isso, e por Matheusinho jogar ali também, não me preocupo tanto. 

Matheusinho veio do America MG para suprir a saída por lesão de Rafinha (que ficaria fora por um mês). Como jogava a série B, não havia problemas para jogar a primeira divisão (algo que não pensei ao trazer Nenê do Fluminense). O cara, acerto dos novos (baianos, digo) olheiros, acabou tomando a titularidade. Renovei com Rafinha, apesar da idade, porque o cara jogou demais, e não teve queda brusca de atributos. Aí, quando os dois estão disponíveis, dá para colocar Rafinha pela esquerda e Matheusinho invertido. 

Citei o Nenê ali, contratado numa burrada do Rodrigo Pistão. Evitei trazer jogadores da série A na janela do meio do ano por causa da regra dos 6 jogos (que eu tinha dúvida se valia ou não, descobri, na marra, que valia). Mas, o diretor trouxe Nenê que já havia completado sete partidas pelo Fluminense. O meia ficou ali, triste, treinando separado, catártico. Aposentou. Para resolver a situação, contratei ele como preparador do sub-20. Está feliz de novo. 

Ainda na ponta tem o tal de Welissol. Começou bem o ano, fez seus gols... e caiu de desempenho. Desconfio que sejam problemas familiares - está ameaçado de prisão por não pagar pensão. Para solucionar a questão, mandei a diretoria descontar direto do salário dele, dei uma bronca no caboclo na frente do elenco e paguei o sócio anual pro filho e a mãe. Vamos ver se dá certo.  

Por fim, mas não menos importante, temos o caso do Tomas Bastos – ex-ministro da justiça de Lule. O jovem jogador de 28 anos chegou porque eu quis. Para ser reserva. Avaliado com três estrelas e atributos menores que de Matheusinho, nosso melhor jogador. Do nada, o cara passou a ser avaliado com quatro estrelas. Agora, não sei o que fazer com ele. Até perguntei se ele havia treinado em Andorra, mas parece que não. A ver isso daí. 

 

Ataque 

O argentino Troyanski e Igor Jesus, artilheiro do paranaense, se revezaram no comando do ataque, com o cria da base perdendo a posição no decorrer. Igor, na verdade, é estrela da seleção brasileira sub-20 e anda arrebentando por lá. O problema é que... eu não gosto dele. Não existe jeito de falar isso ou melhor forma de explicar. O cara é bom, mas não caiu nas graças do treinador. 

Tanto é assim, que contratei um velho conhecido, que gosto tanto no FM quanto na vida real (que me desculpem os vascaínos): Pedro Raul. O grandalhão foi contratado para ser tanto a solução, quanto alternativa na bola área (é meio sacanagem ele contra os zagueiros brasileiros - só falta acertar a cabeçada). 

E temos Keirrison, treinador e atacante, que jogou uns 20 jogos até agora e não marcou nem de pênalti. Segue ali até aposentar (a vontade ou via editor), por razões criativas. 

Devo insistir em Igor Jesus e Pedro Raul, porque o argentino apesar de bom, foi mal em números. 

O Índio ali entrou num jogo e marcou. E foi isso.  

 

Elenco início 2020

ELENCO7e9fd7f7ef5b1e18.png 
 

Elenco início 2021

ELENCO-2021-1f4655da20295ca50.png
ELENCO-2021-2b5c2b92b5a97ff6c.png

Spoiler


ANDREY-PERFIL3b14663844892d67.png
CAIO-HENRIQUE7b943c6043f6dfa5.jpg
Claudio-Bravo_-Perfil95f8be1b4f951b14.pn
FABIANObae60347aa9b289c.jpg
Klebinho_-Perfilaa2ef62f66c34fca.png
Leandro-Donizete_-Perfilb4dc527baad30c4d
LYANCO3861bd8b6b0dd6c4.jpg
MARCIEL3c00b3e3db733072.jpg
Matheusinho_-Perfil-29af9a0cb1976a42f.pn
MORATOa947a347068284c1.jpg
Nene_-Perfilf6acc50226abda2b.png 
PEDRO-RAUL293405e5ea85c750.jpg
RAFINHA1a3ea6404959facd.jpg
RAPHAEL-VEIGA4691c5b4a9af0ded.jpg
Tomas-Bastos_-Perfil3e4ca0773e1787f4.png
VLADMIRabe641058b929096.jpg

 

Nova saf? 

Sancionada em agosto do ano passado pelo presidente Jair Bolsonaro, a Lei 14.193/2021, que permite aos clubes brasileiros se transformarem em Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs), vem mudando a cara do esporte mais popular do Brasil.

A grande maioria dos clubes do país está estruturada como associações civis – organizações privadas, sem fins lucrativos, formadas a partir da união de seus sócios. Por esse modelo, um presidente é eleito pelos sócios para comandar o clube por um mandato, assim como os componentes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal.

Na SAF, o proprietário tem absoluto poder de decisão sobre o negócio e não há mandato estipulado. O dono só deixa o comando do clube se vender sua participação.

No Brasil, os clubes organizados como associações civis não podem ser vendidos para investidores e são administrados exclusivamente pela diretoria escolhida pelo quadro de sócios. Com a Lei da SAF, abriu-se uma brecha para a venda total ou parcial da agremiação para empresários, grupos de investidores ou fundos de investimento. Também está autorizada a abertura de capital na Bolsa de Valores.

image.thumb.png.0e660c18f16213606fd621afb21b8310.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Nei of changed the title to O Aprendiz - 03: Pastana, Pestana, Pistana, Postana, Pustana.
Em 06/04/2023 em 14:42, Nei of disse:

Quem não odeia ninguém, não tem coração.

Em tempo, sim.

Interessante ver a escalada nos gastos do time. No entanto, se o dinheiro comprou jogadores por preços até questionáveis (Lyanco virou Van Djik?), o sucesso futebolístico ainda não chegou. Aliás, essa classificação final foi a coisa mais aleatória que eu lembro de ter lido por essas bandas.

Taticamente eu me surpreendi pela quantidade de instruções pré-estabelecidas naquele 4-3-3. Será que 'dar uma limpada' ali ajudaria?

Desejo boa sorte ao técnico Keirrison e um uso sábio e rápido da verba investida. Embora a torcida do Coxa seja conhecida pela sua paciência, Justus é famoso pelo seu bordão, que pode ser usado em breve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vamos ver agora se o aumento de gastos se concretiza no campo, principalmente com o Luxa como Diretor. Até agora, contratações duvidosas pelo preço pago rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/04/2023 em 10:01, LuisSilveira disse:

Em tempo, sim.

Interessante ver a escalada nos gastos do time. No entanto, se o dinheiro comprou jogadores por preços até questionáveis (Lyanco virou Van Djik?), o sucesso futebolístico ainda não chegou. Aliás, essa classificação final foi a coisa mais aleatória que eu lembro de ter lido por essas bandas.

Taticamente eu me surpreendi pela quantidade de instruções pré-estabelecidas naquele 4-3-3. Será que 'dar uma limpada' ali ajudaria?

Desejo boa sorte ao técnico Keirrison e um uso sábio e rápido da verba investida. Embora a torcida do Coxa seja conhecida pela sua paciência, Justus é famoso pelo seu bordão, que pode ser usado em breve.

"Taticamente eu me surpreendi pela quantidade de instruções pré-estabelecidas naquele 4-3-3. Será que 'dar uma limpada' ali ajudaria?" Será? Não faço a menor ideia hahaha. Na verdade eu segui o template padrão, retirando alguma coisa, inclusive. Funcionando, deixei como está.

Ainda que K9 caia, o projeto prosperará. Vanderlei precisa acertar suas rugas passadas com Keirrison - que aprendeu as duras penas não seguir as orientações do Pofexo.

De certa forma o dinheiro salvou o clube do rebaixamento. Considerando minhas experiências passadas, não ter contratado Matheusinho, por exemplo, seria suficiente para cair. A ausência de dinheiro levaria a contratações ainda mais duvidosas.

Os demais vieram para 2021, então ainda não se nota o sucesso... Será que será contado na próxima atualização?

 

Em 15/04/2023 em 19:01, #Vini disse:

Bom, vamos ver agora se o aumento de gastos se concretiza no campo, principalmente com o Luxa como Diretor. Até agora, contratações duvidosas pelo preço pago rs.

Pior que no campo fmístico as contratações - com exceção do valor pago por Lyanco - faziam sentido. Lyanco é um baita zagueiro de FM, mas qual a lógica de comprometer metade do saldo bancário (não era nem o valor para transferências, mas o próprio saldo em caixa) com um jogador? Nós o Al-Nassr agora?

Por outro lado, convertendo em euros, alguém pagaria 10 milhões para trazer Caio Henrique pro Brasil, com um salário exorbitante? Ou mesmo Andrey, por 4 milhões de euros? Só mesmo a necessidade "in-game" e o afeto "in-Andrey" para justificar hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

image.thumb.png.4a2fb58428a840fafb3761b5719a9280.png

DANDO O CANO

Como resumir o 2021 do Coxa? Pelo cumprimento dos objetivos, mas nada além disso - reforçado por uma grande expectativa em torno do investimento financeiro realizado -, a temporada foi morna. Sem sustos, sem grandes acontecimentos.

 

PARANAENSE

Depois do título na temporada anterior, esperava-se que o Coritiba repetisse a dose neste ano. O absurdo começo, com a goleada retumbante de 12x0 sobre o coitado União Beltrão, seguida por outras goleadas contra Rio Branco (5x0) e Cascavel (9x0), totalizando 26 gols em três jogos, colocava o torcedor em polvorosa.

Quando o placar do quarto jogo - no Couto Pereira, frente ao Londrina - apontava vitória da equipe visitante, optamos por relevar: equipe de jovens, reservas, começo de temporada.

LONDRINA-X-CORITIBA-PRIMEIRO-DO-PARANAe9

Bem, as vitórias voltaram, empates nos clássicos, classificação tranquila até a semifinal que seria contra... O Londrina.

E aí, vários fatores entraram na conta: salto alto, lei do ex, vontade do adversário, aplicação... Enfim, fato é que Giovanni Augusto, emprestado pelo Coxa, abriu o placar para o Tubarão. Um susto que só iriamos a nos recuperar ao final do jogo, empatando com Raphael Veiga. Nos pênalti, Caio Henrique, 50 milhões de custo, chutou em cima do goleiro e classificou o clube de Londrina.

LONDRINA-X-CORITIBA-SEGUNDO-DO-PARANA1cf
 

No final eles tomaram uma catraca do time da baixada.

CALENDARIO-PARANAENSE77ae2b50c9fffa45.pn


DIGRAMA-PARANAENSEce43ca04022fd160.png 

 

COPA DO BRASIL

Na Brasil Cup, a expectativa era chegar na quinta eliminatória. Porém, o sorteio foi cruel conosco. Após Manaus, Náutico e Sampaio Correia, equipes chatas de enfrentar, pegamos o todo poderoso Timão, rebaixado é claro. Perdemos o primeiro jogo e jogamos em casa com a desvantagem. Ela, no entanto, seria rapidamente devolvida, em quatro minutos, com Andrey e Raphael Veiga, aos 28 e 32 do primeiro tempo. Seguramos, o jogo se arrastou sem riscos.

VS-CORINTHIANS-COPA-DO-BRASIL9f2955e8225 

Novo sorteio, nova pedreira. O império do mal. Após sairmos em desVARtagem logo aos quatro minutos e tomarmos o segundo aos 34, conseguimos recuperar, e na força do ódio levar o empate para Coritiba. Em casa, começamos na frente, com o prata da casa Yan Sasse - de Avançado de Referência (nota irrelevante) - aos 43 e  Pedro Raul aos 60. Pedro Queixada diminui aos 58 e antes de podermos comemorar, Gabriel Barbosa, de novo de pênalti, empatou.

Fomos para a loteria penal.  Para nossa alegria, a lei valeu dessa vez, e o cara que marca no jogo, erra nos pênaltis. Gabriel e Everton Ribeiro pararam em Vladimir, nos fizemos todos e fomos para as quartas.

VS-FLAMENGO-COPA-DO-BRASIL98a7b26c8c723a

Sorteio que estava mais para azareio. Representante mundial Santos de Jesualdo Ferreira. O representante mundial é porque o clube praiano foi jogar o Mundial sem a menor explicação futebolística (a não ser que campeonato paulista dê vaga). Mesmo assim, num grupo com Barcelona e Ghangzou Evergrande, conseguiu classificar-se com duas vitórias. Pra cair nas quartas pro Galo Mineiro (que teve sua classificação pro Campeonato Mundial explicada pelo título da Sulamericana?) - Galo caiu nos pênaltis aos Real Madrid.

MUNDIAL-DA-FIFA-DE-20212dcafcd799062f16.

Mundial de Clubes 2021
 

Pois bem, na ida jogo normal, equilibrado. Perdemos, 2x1. Na volta, jogamos bem demais. Abrimos o placar com Pedro Raul e controlamos o jogo. Até parecia que o segundo gol viria ao natural, tanto que se olharmos as estatísticas, a bola faltou pedir para entrar. Três bolas na trave. Sem contar as inúmeras chances perdidas pelos atacantes: coisa de entrar na área, cara a cara com o goleiro e chutar para fora. Até que, aos 77 minutos, Kaio Jorge empatou a partida, num lance absolutamente fortuito. O desespero bateu. Fomos pra cima... e nada. Pra piorar, Lucas Mineiro aproveitou e virou o jogo. Uma derrota dolorida em um excelente confronto.

VS-SANTOS-COPA-DO-BRASILaa058689d1d3d19a

CALENDARIO-COPA-DO-BRASIL9297a7c1b45e01d

DIAGRAMA-COPA-DO-BRASIL75e12c356f79947b.

 

SULAMERICANA

Sem muita dificuldade, chegamos às quartas de final. Para terminar por ali. Perdemos o primeiro jogo ao Palmeiras, em casa. Poderíamos até ter melhor sorte no segundo jogo, não fosse um erro da máquina que está por trás das decisões: achei que o segundo era, na verdade, o primeiro jogo, e entrei recuado. Tomamos um vareio e não deu para recuperar.

CALENDARIO-SULAMERICANA2fc2897189ace4e5.


DIAGRAMA-SULAMERICANA70297b645d9d23a4.pn

 

BRASILEIRÃO

O vencedor do Prêmio @AllMightde Melhor Jogador do Brasileirão foi:

MELHOR-JOGADOR-DO-ANO-BRASILEIROa03df736

Derrapamos desde o início, o que se explica diante das competições paralelas. Todavia, um fator que se mostrava gritante era a ausência de gols do atacantes. Apenas na décima rodada, de pênalti, é que Igor Jesus marcaria o primeiro gol de um centroavante coxabranca na competição. 

Destaque para a bela vitória sobre o Palmeiras.

image.png.ff079af46a3b2a29858db6c8d7998f1d.png

Essa falta de pontaria dos atacantes, já vista na queda pela Copa do Brasil, repetiu-se e levou a contratação de Gérman Cano. O argentino, goleador pelo Fluminense e Vasco, não repetiu a boa atuação, vindo a fazer gol também depois de dez jogos, na derrota por goleada frente ao Palmeiras

Nesse período, vimos algumas derrotas esquisitas, como outras que aconteceriam na competição, especialmente dentro de casa. O fraco Ceará virou o jogo, que contou com inúmeras chances, e até pênalti, perdidos pela nossa equipe.

image.png.8e0dd1b41ccbfcf4463a391269d4451a.png

A reta final foi de experimentos. Táticos e de jogadores, visando a temporada seguinte. Conseguimos uma classificação à Libertadores, mais pelo excesso de vagas, que por merecimento. Ainda fomos o bobo da corte do Rei Flamengo.

image.png.2af6d8aa0586b3280e3cb7bfb24214f8.png

Atingimos o que era esperado, mais uma vez. Uma boa colocação, considerando os anos passados (desde 2011 não figurava no meio da tabela). Flamengo fez a lógica, enquanto a ilógica ficou por conta de Bahia, rebaixado, e Atlético MG que quase foi.

image.png.573dd2b1ee8c219abe73f7e4f1f0c009.png

JOGADORES | EQUIPES

FLAMENGO-CAMPEOAddc0f2cabb82a539.png

 

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS

ENTRADASc6e7816df8d4adb7.png

Castelhanizamos nosso elenco, com reforços milionários. Para solucionar o ataque: Cano. A verdade é que não funcionou. Já Aníbal Moreno veio bem e tomou conta do meio-campo.

Bravo virou titular, mas envelhecido não apostamos em sua permanência. Amione, jovem zagueiro, veio para somar, só que já pede passagem no time titular.

Spoiler

ANIBAL-MORENO6b42a45d0cfc1765.png


BRAVOa8b0b032ee5d1969.png


BRUNO-AMIONE3080365cef3026c9.png


MARQUINHOS69452f3765d94963.png 

CANO1e1c14dc474680e9.png
 

SAIDASe0bb4050d8e15da5.png

O destaque da venda de Frank Sinatra (ainda vamos nos arrepender) para o Santos e a limpa no elenco. Troyanski uma bela decepção - esses atacantes argentinos não estão com nada. Yuri Alberto não é o do Corinthians (que pena).

 

DESTAQUES

WLENCO-01927b3f46fc0656ed.png 
ELENCO-2a1b5c513d4e3ca29.png 
ELENCO-3b5ecc58984b8172f.png

Se Cano não serve para nada, Igor Jesus salva. O prata da casa vai exigindo sua posição. Matheusinho firme, Raphael Veiga dono do meio.

O 4231 não muda mais, com essa base aí. Vladimir e Yuri Alberto ainda demandam rodagem.

MELHORES-DO-ANO12fe6f2846c76bcc.png

MORATO-REVELACAOc1090946cf866a2f.png

TACA-LIBERTADORES-CLASSIFICADO9167c372fb 

 

K-9 SEGUE

K9-SAO-PAULOf51402a06ae9db7a.png

Após recusar a oferta do São Paulo, Keirrison renova por mais dois anos.

K9-RENOVADO122990eb8e2e6a30.png

 

VOCÊ ESTÁ DEMITIDO!

Ainda não, mas Cano passou dos limites ao não reproduzir aquilo que está jogando no Fluminense. Na próxima temporada deve sair.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to O Aprendiz - Aguardando avaliação
  • Nei of changed the title to O Aprendiz - 20: Ano 9 - 2028: O ano se encerra e nasce outra vez.
  • #Vini locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Supremo é o povo
       
      Valduxo: Eles conseguiram, bandidos, eles vão vencer!
      Disse meu filho caçula, entrando no apartamento, voz sumida, desabando em seguida seu corpo na poltrona da sala, ao mesmo tempo em que afundava os dedos na careca rala. Naquela época ele estava com quase quarenta anos. Era sempre assim quando alguma coisa o preocupava: mergulhava os olhos no celular, segurando a cabeça; ou viajava com o primo.
      Eu e o Ricardo, lembro-me como se fosse hoje, embora isso tenha acontecido há tantos anos, assistíamos a uma brilhante aula sobre tática e esquemas do Professor Joel Carvalho. Rochele, nossa madrasta, tricotava um pagãozinho, enquanto Paula estudava hebraico.
      Pedi para Bananinha, meu filho Ricardo, gravar a a aula. Ele se fez que não entendeu, alegando que o Professor Joel já não estava mais entre nós, e que a aula era gravada. Levantei, sacudi a farofa da camisa - Rochele odiava quando eu fazia isso. Senti uma ponta na barriga, mas me esforcei para levantar.
      Eu: Como assim venceram, Valdo? Você disse que a vitória era certa.
      V: Era certa até a Rochele tomar o celular, né.
      A rivalidade entre meu filho mais novo e sua madrasta era antiga.
      Eu ainda não consegui acreditar na notícia. Andava nas ruas, recebia o abraço dos torcedores. Valduxo prosseguiu.
      V: O conselho deliberativo ajudou também. O presidente do STJD, aquele vampiro do Joca Carvalhais, está por trás disso também.
      Eu: Não acredito. Liga para o Donald Textor.
      V: Já tentei, não nos atende.
      Eu: Bom, paciência. E o que vão fazer, me demitir?
      V: Antes fosse, né pai. Vão proibir você de atuar por aqui. Talvez até proibir de treinar no mundo todo.
      Eu: Caramba, não pode, fiz tudo dentro das quatro linhas.
      A conversa se estenderia por mais alguns minutos. O telefone não parava de tocar. Me sentia bastante cansado e triste. Entrei no quarto, tranquei a porta. Chorei por horas.
      Lembro de ter ficar assim por uma semana. Estava a espera de que os torcedores batessem na porta, me carregassem até a sede do clube e obrigassem aquela corja a me aceitar de volta.
      Ninguém apareceu. 
      Viajei para encontrar Donald Textor. Precisava trabalhar, nem que fosse no exterior. A falta de experiência estrangeira pesava contra, mas eu tinha amigos e o Ricardo que já trabalhara como roupeiro no exterior. 
       
      *Essa é uma história ficcional que pode ou não ter sido baseada em fatos ou pessoas reais. Qualquer semelhança com a realidade trata-se de coincidência e não intenção. 
    • EduFernandes
      Por EduFernandes
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
    • JGDuarte
    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO PESSOAL   Olá, pessoal!

      Como sou novo aqui no fórum achei por bem começar com uma pequena apresentação, uma vez que meu primeiro tópico no FManager já é um post de save aqui no Profissão Manager (acho que esse é o espaço certo para o tópico).

      Meu nome é Marcos, tenho 25 anos,  sou carioca e um Flamenguista que já foi bem mais apaixonado pelo clube e pelo futebol, e que tem um carinho especial por jogadores incompreendidos e odiados (leia-se injustiçados) pela imensa e implacável torcida do Flamengo. Se conseguir ser um pouco mais ativo nas discussões por aqui, podem aparecer comentários em defesa dos tipos de Márcio Araújo, Mancuello, Maxi "primo do Messi" Biancucchi, Renê, o ex-odiado Arão e por aí vai.

      Pela falta de tempo, provavelmente aparecerei em um ou outro post esporadicamente, e por aqui atualizando o save quando conseguir. Não vou criar pressão sobre o resultado ou periodicidade de atualização do save, e começo com expectativa bem baixa: me divertir, compartilhar, e quem sabe alguém curtir o jogo comigo.   No FM, sou praticamente novato, principalmente nas versões mais recentes do jogo, com introdução das funções e papéis, de mais opções táticas e jogo bem mais detalhado no geral. Joguei um pouco algumas versões bem anteriores (CM04, FM11, talvez outro que não lembro), e outros simuladores de treinador mais simples (e mais baratos) como o Brasfoot,  Master Liga no W11, Modo Carreira do FIFA 08 aos mais recentes... Nada que exige tanto quanto o FM.  Portanto, dificilmente esse save meu terá uma ascensão meteórica e títulos empilhados. Provavelmente é brigar pelo acesso e depois ficar longe da confusão por algum tempo.

      Sobre o fórum, desde que começou a pandemia ano passado, ficando em casa por longos períodos de tempo busquei sobre o estado atual do FM, e alguns vídeos e posts com a complexidade do jogo me aguçaram a curiosidade de voltar a jogar. Baixei o FM19,  e nas muitas buscas e leituras para aprender mais sobre todas as áreas do jogo encontrei o fórum e a área do PM. Acompanhei uma história aqui no início do ano passado, acho que já  finalizada à época: "A Revolução Húngara"; e estou acompanhando outra em andamento: "Eu amo o dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul", duas ótimas histórias ficcionais e de FM, que foram a principal razão de resolver postar aqui e de, quem sabe, futuramente fazer um save ficcional. A história já está nascendo na cabeça, falta só todo o resto.  Comecei a acompanhar algumas outras histórias atuais também, e estou curtindo bastante os desafios e estilos diferentes de contar os saves.   Tiro aqui um momento para agradecer também aos diversos membros que disponibilizam conteúdo e comentários que ajudam a entender melhor a parte tática, além das traduções de ótimos guias de FM. Valeu demais!!!
      Uma breve contextualização sobre minha breve experiência com o FM desde o ano passado:
       
      Então, chega de lenga lenga, e vamos ao que interessa: O save!
         

      ESCOLHA DO TIME

      O Save será em apenas um clube: o TSV 1860 München, atualmente da 3.Bundesliga.
      Os motivos para escolha do time são: - Jogava bastante com o time em um longíquo Nintendo 64 na infância (International SuperStar Soccer ou algo do tipo), e sabe-se lá porque tomei carinho pelo clube.
      - Continuar nas ligas alemãs. Gostei do nível de jogo da liga no FM19, e na minha experiência a Bundesliga teve muita disputa e equilíbrio que não esperava e espero que se repita, dada a dominância do Bayern na vida real.
      - Começar na Terceirona me permite usar um novo estilo de jogo, mais direto e reativo, fugindo da emulação do Tiki-Taka que dediquei mais tempo me metendo.
      - Recuperar um dos times fundadores da Bundesliga, que já foi campeão e hoje amarga ligas inferiores. De quebra, reviver a rivalidade com um gigante do continente que virou o dono da cidade.
        O TSV 1860 MÜNCHEN   O TSV 1860 München, conhecido pela alcunha Die Löwen (Os Leões) ou apenas como Sechzig (Sessenta), é um tradicional time alemão da cidade de Munique, no estado da Baviera, fundado no ano de 1860.
      Com a prática do futebol presente desde 1899, o Sechzig venceu a Copa da Alemanha em 1942 (período manchado de sua história pela aproximação ao regime nazista alemão), e foi um dos 16 clubes fundadores da Bundesliga, em 1963/64. ano em que venceu sua segunda e última conquista da Copa, e acabou por vencer seu único título da liga na elite do futebol alemão logo na temporada 65/66. Os primeiros anos foram de protagonismo na disputa da Bundesliga, sendo considerado o principal time de Munique à época acima do Bayern, inclusive foi o primeiro time de Munique a ganhar a Bundesliga, mas, devido a problemas financeiros que minaram o clube no final da década de 60, os leões amargaram a queda de divisão ainda em 1970.
      Ficando por alguns anos em séries regionais ou até fora das disputas nacionais, o clube ainda conseguiu retornar à divisão principal em 77/78, logo rebaixado, subindo novamente no ano seguinte e sobrevivendo mais 2 temporadas, até ser novamente rebaixado. Com graves problemas financeiros, ao fim da temporada 1981/82 o clube não conseguiu obter sua licença da DFB (CBF alemã) e foi obrigado a disputar as séries inferiores do país. 
      Após anos de reorganização, o time voltou à Bundesliga em 1994/95, onde ficaria por uma década tendo algumas campanhas de destaque como um 4º lugar e vaga na Champions League em 99/00, ano em que inclusive venceram nos dois turnos o posteriormente campeão Bayern. Entretanto, após 10 anos na elite, o time fez sua última temporada na primeira divisão em 03/04. Foram diversos anos no segundo escalão do futebol alemão até a temporada 2016/17, quando diante de um público 62 mil torcedores na Allianz Arena (onde mandava seus jogos junto do Bayern) o clube foi rebaixado para a terceira divisão. Para piorar, o principal investidor do Sechzig, o milionário jornadiano Hasan Abdullah Ismaik, que anos antes se tornou dono de 49% do capital acionário do clube sob protesto de boa parte dos torcedores, se RECUSOU a pagar a licença para o time participar da 3.Liga, levando o time a ter de jogar a quarta divisão do futebol alemão no ano seguinte, a qual o time venceu, marcando seu retorno para a terceira divisão, onde se encontra no momento atual do save (e da vida real, uma vez que não subiram na temporada 19/20).
      Sobre o Bayern, as últimas vitórias sobre o rival em partidas oficiais  foram as da temporada 99/00, fazendo com que o Sechzig amargue uma série de 9 derrotas seguidas no clássico de Munique. No geral, a última temporada em que o 1860 München terminou a frente do Bayern na classificação foi a de 1966/67, onde foram vice-campeões com o rival vermelho logo abaixo. Desde então, o Bayern coleciona títulos e o 1860 coleciona decepções, algo que, espero, pode mudar em breve.
       
      DESAFIO   Tirar o 1860 München das divisões inferiores, tornando o time uma referência na Alemanha e um rival à altura do Bayern.


      OBJETIVOS

      OBJETIVOS PRINCIPAIS - Chegar na 2.Bundesliga
      - Vencer uma das divisões inferiores
      - Chegar na Bundesliga
      - 5 temporadas na Bundesliga sem rebaixamento
      - Chegar em competições Europeias
      - Chegar no Mata-mata da Champions
      - Vencer um título Nacional

      OBJETIVOS SECUNDÁRIOS - Vencer o Bayern de Munique em jogos oficiais
      - Invencibilidade em uma temporada contra o Bayern
      - Terminar à frente do Bayern na classificação em uma temporada
      - Me tornar um treinador ídolo do TSV 1860 München
        FIM DE SAVE
        - Demitido do clube a qualquer altura
      - Muitas temporadas seguidas na 3.Bundesliga sem acesso (6?, 7?, não tenho um número certo)
          INFORMAÇÕES IMPORTANTES DO SAVE
      O save será no estilo JET. Uma vez que tenho pouco tempo para efetivamente jogar e também para escrever, a atualização do save pode ser espaçada, não tenho uma ideia de periodicidade certa para não criar uma pressão que acabe tornando o jogo e a escrita uma obrigação e tirem a diversão do processo. No mesmo sentido, não tenho experiência e não devo dedicar tanto à parte visual do save, mas vou tentar não deixar a desejar nas imagens.   Acho que é isso! Logo menos estou de volta com o primeiro capítulo dessa empreitada.
×
×
  • Criar Novo...