Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

TSV 1860 München - De volta ao topo - Aguardando avaliação


Marcolation

Posts Recomendados

Em 06/02/2023 em 13:54, Fujarra disse:

Parabéns pela classificação suadíssima para a Champions! Essa grana que vai entrar vai ser ótima para os cofres, além do lado desportivo mesmo.

Como tu disse, a defesa tá deixando a desejar. E de fato, saldo de apenas 12 para um quarto lugar é bem pouco. Precisa ver isso.

Acha que vai perder jogadores na próxima temporada? Ou acha que aguenta o assédio?

Boa sorte!

Era fundamental conseguir nos classificar novamente, e assim foi. Tenho que olhar de perto o que vem dando errado, apesar de ter já melhorado bastante a parte defensiva - no ataque, acho que a solução é contratar e vou usar o dinheiro que temos para trazer nomes que cheguem para resolver.

Não acho que devemos perder muita gente, apesar de saber que o assédio vem forte em cima do Aydin - não posso me dar ao luxo de perder nenhum dos jogadores formados no clube, porque estamos no limite das regras europeias de inscrição, e pelo menos consegui renovar o contrato dele sem multa rescisória. Mesmo com a multa anterior de 100M, acho que correríamos perigo, então dobrei o salário do garoto e temos aí 5 anos para aproveitá-lo.

Em 06/02/2023 em 16:44, Henrique M. disse:

Grande reta final, culminando numa classificação para a Champions League novamente. O time vai mantendo uma certa consistência mas me dói ver que a eliminação continental foi para um time alemão, acho que a dor é maior por sair de uma competição continental para times do mesmo país.

Conseguimos nos recuperar e atingir o objetivo mínimo da temporada. Infelizmente demos muito mole contra o Leipzig, e se tivesse convertido alguma chance na partida em casa talvez a história fosse diferente. Com certeza tínhamos chance de ser campeões novamente, mas espero que tenha sido nossa última prestação na competição - a partir de agora, quero no mínimo estar no mata-mata da Champions.

Em 06/02/2023 em 18:59, Danut disse:

Em primeiro lugar, obrigado pela resposta ao meu comentário. Achei bem interessante ouvir mais sobre os pontos que apontei, ajudou a entender algumas coisas sobre o que tu tá fazendo no save que realmente não tavam claras antes (não quer dizer que agora eu concorde com as escolhas, rs, mas ao menos ficou mais claro o que está por trás delas). Eu até teria alguns comentários adicionais a fazer, mas aí a gente ia entrar em um loop de discussão que ia ser muito cansativo.

Vou só comentar esse trecho sobre o Presicci então: eu cheguei a cogitar que as notas altas dele fossem por jogar contra adversários menos qualificados, mas no fim ignorei essa possibilidade. Realmente é algo que é preciso cuidar, as vezes a nota não diz muito. Lembro no meu save na Polônia que os reservas tinham tudo nota muito alta porque jogavam as partidas da liga local, enquanto os titulares tinham que jogar Champions League. Nessas horas só o olhar de quem tá jogando mesmo para saber diferenciar o que é uma nota representativa da qualidade do atleta de uma nota falsamente inflada. 

 

Isso se chama não ter o que fazer no trabalho, rs.

 

-----------

Sobre a atualização agora:

Achei interessante o que tu falou dos escanteios. Essa sempre foi uma filosofia que eu segui - primeiro garantir que vai ter gente atrás para evitar o contra-ataque, depois me preocupar com quem vai ficar lá na frente -, mas já seguia ela a tanto tempo que na real não sabia mais se era puro hábito ou se fazia diferença mesmo. Pelo visto faz diferença sim. 

Começou mal a segunda parte da temporada com a eliminação para o Hertha na Copa da Alemanha. Não que ser eliminado pelo Hertha seja tão absurdo - afinal, é outro time forte e a competição é de jogo único. Mas se não me engano é a segunda eliminação seguida para eles, não? Tá na hora de afastar o fantasma. 

Na Europa League também acabou fazendo campanha razoável. Eliminação contra o RB acontece, mas que a torcida deve ter ficado querendo mais, deve. 

Na Bundesliga conseguiu uma reta final emocionante, com gosto especial por bater o Hertha em um jogo decisivo (aliás, tá ali a confirmação que foram duas eliminações para eles, que perguntei mais acima). Mas também achei que a campanha deixou um tanto a desejar. Perdeu de gente que não deveria e levou algumas goleadas pelo caminho. 

Agora é ver se o treinador usa esse dinheiro extra da nova classificação para a Champions para elevar o nível do elenco, ou se vamos ter mais um caminhão de atletas chegando para brigar pela titularidade, rs. 

Uma das coisas que mais me motiva a jogar (e postar) são os comentários, então eu agradeço pelo tempo que tirou para isso. Tem sempre muita coisa para além do que me lembro de escrever nas atualizações, mas também tem muitos erros que ficam claros para quem lê - e o das contratações já foram apontados por muitos.

Sobre as notas, é isso mesmo. Se parar para olhar, a maioria dos jogadores que tem poucas partidas - Presicci, Thiel, Ayoub, Stathas, Krabler e por aí vai - tem as notas infladas. Às vezes até eu me deixo enganar, mas tenho olhado mais a fundo para analisar quem vem bem mesmo ou não - normalmente uma breve olhada no histórico do jogador e eu encontro se as notas são boas apenas nas competições secundárias.

Realmente essa questão de ter gente atrás nos escanteios faz uma diferença enorme - é a diferença entre ter superioridade numérica, e assim alguém na sobra, nos contra-ataques ou igualdade, se está igual a vantagem sempre vai ser enorme para os atacantes. O caso foi que uma rotina que criei acabava deixando apenas um homem atrás, que ficava no mano-a-mano e se errava o bote ou era ultrapassado lascou. Por bastante tempo isso não foi problema, mas aí um cara diferente passou a cobrar os escanteios e era a posição dele que ficava atrás como segundo homem - deu ruim. Tudo resolvido, agora temos só que reforçar a defesa em cruzamentos e sobrecargas nos lados.

O Hertha duas vezes nos eliminou, e até tivemos certo azar pois foram duas partidas em Berlin. Como viu ao fim da temporada, conseguimos ao menos nos vingar na rodada final e conseguir a vaga na Champions, mas não sem uma boa dose de emoção.

O Leipzig nos eliminou de forma dolorosa, mas acabou nos ajudando ao tropeçar em casa e conseguimos a 4ª posição. No fim, foi bom para os dois com o título dos energéticos na UEL - vamos ter mais uma vez 5 times alemães na UCL. 

Em 06/02/2023 em 19:40, div disse:

Confesso que quando vi que a última rodada era contra o Hertha, achei que não ia se classificar pra UCL auhauhauhauhau

Tabu quebrado na hora certa auhauhauhauhauh

Temporada de muita emoção, agora com a Champions a caminho novamente, tem uma graninha a mais pra investir na próxima temporada

Não só você hahahaha

Essa foi uma partida que tirei o tempo necessário, assisti em "Jogo Completo" e corrigi em tempo real cada problema que aparecia para ter a maior chance de vencer. No fim, o trabalho duro foi recompensado e temos mais uma Champions no caminho - espero que consiga pela segunda vez passar ao mata-mata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner24e0e939648eec1d8.png

 

 

 

TEMPORADA 2044/45

 

Pré-Temporada 2044/45

 

PRÉ-TEMPORADA

Começando mais uma temporada à frente dos Leões, levei em consideração alguns apontamentos feito nos comentários, principalmente com relação a ter mais ambição nas contratações e considerar mais a análise dos meus olheiros quanto à qualidade dos jogadores que contratamos. Tendo isso em vista, mas considerando nosso orçamento limitado pela transferência de mais de € 40M do zagueiro Juan que já estava selada desde metade da última temporada, trouxe dois nomes fortes para o ataque - o segundo puxando até o último centavo que a diretoria me disponibilizou e precisei esperar o acerto de alguns empréstimos para poder concretizar a compra. Vamos ver se deu certo.

Antes do início da temporada, tivemos as Olimpíadas - competição em que dois jogadores nossos participaram: o lateral-direito Escouto e o contratado Ygor, ambos pelo Brasil. Escouto foi inclusive votado para a seleção da competição e ficou em 2º na votação de craque olímpico.

 

TRANSFERÊNCIAS

Entradas

T_Entradas14689d490809d5bc.png

Juan – Não é bem uma nova entrada, mas acho importante destaca-lo novamente, agora que chega de forma definitiva – até porque o zagueiro se tornou a maior transferência da história do 1860 München. Virou titular como esperado, e hoje faz grande dupla com Estelmann.

Malte Amerkamp – Tive a oportunidade de trazer o jovem austríaco de 21 anos de graça, assinando pré-contrato na parte final do seu vínculo com o LASK. Apesar de não ser um grande finalizador, era considerado um jogador bem acima do nível dos demais pontas do lado esquerdo pela nossa equipe de observação e chega para ser titular na posição.

Ygor – Talvez o melhor jogador que já contratamos, o brasileiro vem de ótimas temporadas no Grêmio, inclusive fazendo mais de 30 gols na última. Pagamos € 28M, que podem chegar a € 32M com atingimento de metas, e trouxemos o atacante de apenas 22 anos que só peca em altura e bravura. Chega para ser titular, mas ainda não sei se no ataque ou ponta-direita – vai depender de onde ele render mais, e de como Alison Rodrigo e Radovic vão jogar.

 

Saídas

T_Saidas1f842399655f5516.png

Mostrando como a última janela de transferências foi abaixo do ideal, vendemos dois atacantes que eram reservas e, ou não tinham tempo de jogo – caso de Krabler –, ou eram simplesmente péssimos quando entravam – caso de Ramón, por valores razoáveis de € 3,9M e € 4,7M (podendo chegar a € 5,7M). A outra saída em definitivo foi de Presicci – o meia italiano não é ruim, mas com a competição super acirrada pela vaga de camisa 10 entre Torres e Bares não deixa para o jogador muito espaço, e o dinheiro da venda de € 6,25M valia mais que tê-lo no banco (ainda mais considerando que a maior parte dos nossos pontas também podem quebrar um galho por ali).

Dou destaque para os empréstimos – Joannin já fez duas temporadas boas emprestado, mas ainda não está no nível que possa atuar aqui regularmente, espero uma valorização com mais uma boa temporada para tentar uma venda. Roskar foi decepcionante no último empréstimo na 2.Bundesliga e não parece ter nível para entrar na nossa lateral-direita, vai jogar mais uma temporada na segundona e veremos como evolui. Öztürk é um lateral de pouco potencial, mas de apenas 18 anos da nossa base - preferi emprestá-lo ao invés de jogar o sub-19 para ver nível dele em campo na 3.Liga. Por fim, e mais importante, Stathas é o destaque da nossa base nas últimas duas temporadas, e ainda poderia jogar mais uma, mas preferi testá-lo na segunda divisão pelo Düsseldorf, ainda que tenha tempo apenas de Jogador do Plantel. Espero uma evolução bem grande do ponta-direito, uma vez que mostrou boa desenvoltura no tempo limitado que teve com nossa equipe principal na última temporada.

 

ELENCO

Elenco1f51d8cc61b6a20c6.png

Apesar de termos feito poucas adições ao elenco, acredito que hoje temos uma equipe mais forte e com ótimas opções no banco para enfrentar a temporada em três frentes. Destaque fica para o setor ofensivo, onde além de Torres e Bares no meio, temos Alison Rodrigo, Amerkamp e Ygor como titulares com um ótimo banco de Radovic e Fábio, na direita, Ayoub na esquerda e Gastón e Gray que fazem tanto esquerda quanto centro de ataque.

O maior problema é que teremos de deixar de fora alguém para o elenco da Champions League, uma vez que não cumpriremos o requisito de 4 jogadores formados no país – Kevin Hoyle-Ruthven será o escolhido para ficar de fora.

Acredito que já dei destaque suficiente para Aydin, que eu considero hoje o melhor volante da Bundesliga, e não estou sozinho nesse elogio. O cara já aparece cotado para melhor jogador do ano pela imprensa.

MVP_Odds7f55a4d41e0626ee.png

 

PREVISÃO DA IMPRENSA

Previsao4c6385c99280ce0c.png

Já fomos muito mal-vistos pela imprensa alemã, mas não mais. Hoje nossa probabilidade de vencer a liga é "apenas" o dobro do pago por uma vitória do Schalke, atual campeão.

 

VISÃO DO CLUBE

Visao37f5ea359fc82b72.png

 

FINANÇAS

Financas19561ff259399002.png

Salarios08a6db14d6ed5f45.png

 

CHAMPIONS LEAGUE

UCL_GrupoBda781fcac660b4e1.png

 

Grupo encardido demais. Novamente vamos enfrentar o PSG que já ajudou a nos eliminar da UCL a três temporadas atrás, e o Milan – esse nos traz lembranças bem melhores, com duas vitórias nossas sobre os italianos na minha primeira Champions. O patinho-feio do grupo é mesmo o Celtic, que não vejo aprontando para cima de nenhuma das três favoritas e deve ser o lanterna do grupo – para não dizer que é possível que nem pontue.

Meu objetivo é passar para a próxima fase, e acho que isso é factível, mas me contento com um segundo lugar considerando o PSG no grupo. Para isso, antevejo que precisaremos: vencer o Celtic e fazer saldo nas duas partidas; vencer o Milan em casa; não perder em casa para o PSG; tentar arrancar algum ponto nas duas partidas fora contra os grandes. Preciso de no mínimo 10 pontos, vamos ver se dá.

 

AMISTOSOS

Amistosos20598821d8960470.png

 

Resolvi seguir uma pré-temporada de mais amistosos, para ter todos os jogadores em ritmo no começo da temporada. Boas vitórias e boa participação do Amerkamp – promissor jogando como CJA-Atacar pela esquerda, a ver se manterei assim durante a temporada.

 

INÍCIO DE TEMPORADA

 

DFB-Pokal

1ª Eliminatória - Neustrelitz (F)

Time completamente alternativo, mas passamos com a tranquilidade de sempre e com Gray marcando os três gols do 3x0, placar até pequeno pelo que fizemos.

Pegaremos mais uma vez o Greuther Fürth na próxima fase.

POKAL_Sorteio10662ed5c580ef5e.png

 

Bundesliga

Rodada 1 - Bayern (C)

Estrear é sempre complicado, estrear em Derby contra o Bayern é mais ainda. Para piorar, tivemos alguns desfalques para começar a temporada: Kemajou suspenso, Valdemir, Escouto e Radovic lesionados - problemas nas duas laterais e sem lateral-esquerdo de ofício. Sem Radovic, e com Fábio voltando de lesão na estreia da Pokal e por isso sem ritmo, fomos de Ygor estreando na ponta-direita. Com o time na ponta dos cascos em ritmo, à exceção de Ygor, fomos para a partida.

A partida foi bastante pegada na etapa inicial, mas com poucas chances - a primeira finalização com direção aconteceu aos 40' e foi o que abriu o placar: falta na área e desvio para o Bayern marcar. Voltamos mudados na segunda etapa, mas nada parecia nos ajudar a furar a defesa vermelha. Quem furou foram eles, novamente na bola parada - dessa vez em escanteio: 0x2 no placar, péssimo cartão de visitas.

J_Bayernf58d8bae5621c5f4.png

 

Rodada 2 - Hertha Berlin (F)

Mais um de nossos algozes para iniciar a temporada. Começamos bem melhores, quase um time diferente em relação à estreia, mas na melhor chance que tivemos Ygor cara a cara com o goleiro bateu mal e fomos zerados ao intervalo. Voltamos perdidos em campo, dando muito espaço ao Hertha que não sabia o que fazer com a bola. Repetindo a primeira etapa, dessa vez foi Alison que perdeu oportunidade incrível, determinante numa partida com poucas chances - ficamos no 0x0.

J_Hertha70418ac83647f83f.png

 

Rodada 3 - Hamburgo (F)

Depois de duas pedreiras, um refresco (será?). Após passar algum sufoco, finalmente marcamos nosso primeiro gol na Bundesliga com Ygor em jogada de velocidade, e já no fim da etapa Alison Rodrigo interceptou passe na defesa e saiu livre pra ampliar. Tentamos controlar o ritmo e apenas levar o jogo, mas passamos foi susto até o apito final com o 2x0.

 

R12b1f38deee4d6978.png

 

Para quem queria subir um degrau nessa temporada, parece mais que estacionamos... mas ainda é cedo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Marcolation changed the title to TSV 1860 München - De volta ao topo | Pré-Temporada 2044/45 | Att: 08/02

Recebeu a contratação definitiva de um jogador que conhece, gosta e que foi destaque da temporada passada e trouxe dois atacantes. Vamos ver se a baixa finalização/concentração não pesarão para o Amerkamp, que jogará uma liga muito mais competitiva que a austríaca. 

Particularmente, acho que você deveria cuidar melhor dessa questão de ter o mínimo de jogadores formados no país, ainda mais estando na Alemanha. Mas é escolha sua e terá o bônus/ônus dela.

Grupo bem legal, só com clubes importantes. Já tem uma estratégia definida para conseguir a 2ª vaga, "só" falta executá-la bem. Quais são as posições desses time no rankin da UEFA?

O primeiro mês  não  começou voando, mas é só o primeiro mês. Tem muita coisa para rolar. Que venha uma ótima temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cedo demais para falar sobre o ano, ainda mais com Bayern e Hertha pra incomodar logo de cara. Gostei das contratações, vamos ver se ajudam o time a chegar um pouco mais longe essa temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda é cedo para tirar co conclusões mas sim, pedia-se um início um pouco melhor. Juan vem com pressão para mostrar serviço. Já na Champions, a Uefa quer te lixar, kkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/02/2023 em 21:15, GGilson disse:

Recebeu a contratação definitiva de um jogador que conhece, gosta e que foi destaque da temporada passada e trouxe dois atacantes. Vamos ver se a baixa finalização/concentração não pesarão para o Amerkamp, que jogará uma liga muito mais competitiva que a austríaca. 

Particularmente, acho que você deveria cuidar melhor dessa questão de ter o mínimo de jogadores formados no país, ainda mais estando na Alemanha. Mas é escolha sua e terá o bônus/ônus dela.

Grupo bem legal, só com clubes importantes. Já tem uma estratégia definida para conseguir a 2ª vaga, "só" falta executá-la bem. Quais são as posições desses time no rankin da UEFA?

O primeiro mês  não  começou voando, mas é só o primeiro mês. Tem muita coisa para rolar. Que venha uma ótima temporada.

A princípio, o Amerkamp vem pra jogar como CJA ali na esquerda, e conta a seu favor ser ambidestro. Mas não descarto jogar como Extremo Invertido ou Avançado Interior, então a finalização pode pesar.

Geralmente seguimos ilesos com a questão de inscrições, e dessa vez até procurei algum atacante alemão, mas ficou difícil de achar pelo preço e qualidade que o Ygor apresenta. Já fui contando que não poderia usar um dos volantes na UCL e, salvo um desastre, já não usaria ele mesmo.

O grupo é legal, principalmente para quem não tem que jogar nele 😅. Na teoria tudo é lindo, mas na prática a teoria é outra. Deve ser suado passar nesse grupo.

Hoje o PSG é o 9º do ranking, enquanto Milan é apenas o 24º. Nós somos o 29º e o Celtic esqueci de ver, mas deve estar bem baixo.

O começo já foi complicado, tendo pela frente Bayern e Hertha, mas temos tudo para melhorar daqui pra frente. Vamos ver como se saem os Leões.

Em 09/02/2023 em 00:30, Danut disse:

Cedo demais para falar sobre o ano, ainda mais com Bayern e Hertha pra incomodar logo de cara. Gostei das contratações, vamos ver se ajudam o time a chegar um pouco mais longe essa temporada.

Começo complicado, mas temos tempo para recuperar. Foram duas contratações apenas, mas duas que são teoricamente titulares absolutos - coisa que faltava nas últimas janelas.

Em 09/02/2023 em 10:47, Cadete213 disse:

Ainda é cedo para tirar co conclusões mas sim, pedia-se um início um pouco melhor. Juan vem com pressão para mostrar serviço. Já na Champions, a Uefa quer te lixar, kkk.

É pouco, mas já acende um alerta. Três partidas e apenas em uma conseguimos marcar gols.

A UEFA quer que a gente prove nosso valor, vamos tentar mostrar que somos um time de UCL.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Juan é um jogador que tenho minhas dúvidas pela relação capacidade/valor pago. Os outros dois acho que podem agregar sim e espero que sejam capazes disso. Mas estou mais curioso para ver qual Munique veremos nessa temporada. A julgar pelos resultados iniciais, mais o sorteio na Champions, veremos o clube em dificuldades novamente. Torço para que consiga reverter esse prognóstico. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pré-temporada foi ótima, e gostei dos reforços no geral.

Só o calendário inicial que não te ajudou, né? Estreia contra o maior rival e logo em seguida outro time cotado pra parte de cima. Pedreiras.

Boa sorte para a continuação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Não começou bem, mas eram confrontos complicados, ainda há tempo para recuperar e trabalhar. Acho curioso que ainda nessa altura do campeonato, você ainda confia muito em contratações por empréstimo. Acho que vai ter que começar a arriscar mais no mercado se quiser sair desse limbo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/02/2023 em 21:40, #Vini disse:

O Juan é um jogador que tenho minhas dúvidas pela relação capacidade/valor pago. Os outros dois acho que podem agregar sim e espero que sejam capazes disso. Mas estou mais curioso para ver qual Munique veremos nessa temporada. A julgar pelos resultados iniciais, mais o sorteio na Champions, veremos o clube em dificuldades novamente. Torço para que consiga reverter esse prognóstico. 

O Juan não é nenhum Van Djik, mas pelas características de personalidade junto da qualidade defensiva acredito que é de nível de topo na Bundesliga. Meus zagueiros precisam de: impulsão, posicionamento, marcação, antecipação, bravura, concentração e velocidade - o cara é maravilhoso em praticamente todos esses. Já os outros, acho que foi unânime que forma boas contratações - algo até raro por aqui.

Vamos ver como a coisa se desenrola, mas com certeza não será fácil lutando em três frentes e com um grupo difícil desses.

23 horas atrás, Anismaldo disse:

A pré-temporada foi ótima, e gostei dos reforços no geral.

Só o calendário inicial que não te ajudou, né? Estreia contra o maior rival e logo em seguida outro time cotado pra parte de cima. Pedreiras.

Boa sorte para a continuação.

Essa foi uma das poucas pré-temporadas que saí sem arrependimentos. Vamos ver se continua assim até o fim da temporada.

O começo foi difícil mesmo, mas dava para ter vencido o Hertha pelo que fizemos em campo. Vamos ter que vencer as equipes fortes se quisermos lutar pelo título da Bundesliga, coisa que não têm sido fácil até aqui.

5 horas atrás, Henrique M. disse:

Não começou bem, mas eram confrontos complicados, ainda há tempo para recuperar e trabalhar. Acho curioso que ainda nessa altura do campeonato, você ainda confia muito em contratações por empréstimo. Acho que vai ter que começar a arriscar mais no mercado se quiser sair desse limbo.

Dá tempo para recuperar, são só os primeiros passos.

Não entendi a menção aos empréstimos - esses foram apenas em saídas de jovens para desenvolver. Faz algum tempo que não trago jogadores emprestados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
4 minutos atrás, Marcolation disse:

Não entendi a menção aos empréstimos - esses foram apenas em saídas de jovens para desenvolver. Faz algum tempo que não trago jogadores emprestados.

Confundi as imagens que estava olhando. Esquece. 😅

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner24e0e939648eec1d8.png

 

 

 

TEMPORADA 2044/45

 

Será que um dia chegaremos lá?

 

DFB POKAL

2ª Eliminatória – Greuther Fürth (F)

Com uma partida importante pela Champions na semana seguinte e com desfalques importantes por lesão, resolvi levar um time alternativo (e com problemas em ritmo) a campo - assim como fiz na última temporada - confiando na força do elenco.

Após algumas boas chances, saímos na frente em cruzamento da esquerda para Fábio de cabeça e quase na sequência foi a vez de um cruzamento da direita achar Gastón para ampliar. Já no meio do 2T, Valdemir fez o terceiro após atrairmos toda a equipe adversária para a direita e o lateral receber livre dentro da área e fechar o placar de 3x0.

POKAL_R16d068256559357f0.png

Classificação tranquila como esperado, e agora vamos enfrentar o Bayer 04 em casa.

 

CHAMPIONS LEAGUE – FASE DE GRUPOS

GRUPO B

(1860 München-ALE, PSG-FRA, Milan-ITA, Celtic-ESC)

 

Rodada 1 - PSG (F)

Estreia logo na partida mais complicada do grupo, vamos ver do que esse elenco é feito. Fomos com um plano um pouco mais conservador, para segurar o forte ataque parisiense e fizemos exatamente isso na primeira etapa. Ficaria satisfeito com um empate sem gols e voltei ainda mais orientado a isso na segunda etapa, e apesar de passar alguns sustos, nossa estratégia deu bastante certo e seguramos o 0x0.

UCL_PSGforad7f47556b19f018b.png

 

Rodada 2 - Celtic (C)

Enfrentamos o que era na teoria a partida mais fácil do grupo, e o objetivo era fazer saldo. Começamos devagar, mas saímos na frente em cabeçada de Bares que bateu na trave e nas costas do goleiro antes de entrar, e nos levou em vantagem ao vestiário. Na segunda etapa, Alison Rodrigo de cabeça e Juan em escanteio fecharam o marcador: 3x0.

 

Rodada 3 - Milan (C)

Poucos desfalques para outra partida importantíssima, apenas Estelmann lesionado. Abrimos o placar na bola parada, Fragoulis desviou falta pro meio e Alison Rodrigo completou, e o atacante fez mais um na sequência, acertando cabeçada na trave mas conferindo o rebote. Na segunda etapa fomos levando a partida de forma tranquila e ampliamos em chute de longe de Aydin, o Milan até descontou, mas Ygor fechou a conta em 4x1.

UCL_MilanCasab3c7a2c05569f34e.png

 

UCL_R12318a52d4119aa4e.png

UCL_Grupo_Meioed3482f7dd5172d5.png

 

Rodada 4 - Milan (F)

Fizemos muito mais do que o dever de casa nas primeiras três partidas, e hoje estamos liderando o grupo B. Uma derrota aqui não é o fim do mundo, mas acredito que podemos vencer e garantir um returno sem grandes emoções na classificação.

O jogo se desenhou bem parecido com a partida anterior, conosco tendo a maioria da posse e ditando o ritmo da partida, ao mesmo tempo que explorávamos uma avenida pela esquerda com Kemajou. Apesar da superioridade, nunca chegamos a assustar o Milan e isso tornava o jogo perigoso. No começo da segunda etapa, o perigo se concretizou em contra-ataque e cruzamento para cabeçada de Nunes que nos botou atrás no placar, e tivemos muita dificuldade em criar, assustando apenas na bola parada - chegamos a acertar a trave em escanteio - mas não foi o suficiente para reverter o 0x1.

UCL_MilanFora6672a593be5cfe8f.png

 

Rodada 5 – PSG (C)

Jogo importantíssimo - após perdermos para o Milan, estamos apenas um ponto à frente dos italianos, com o PSG na liderança com 10 pontos. Se perdermos aqui, não dependeremos apenas de nós contra o Celtic, e quero evitar isso ao máximo conseguindo ao menos um empate.

Jogo bem difícil, com o PSG a tomar as ações, e o VAR já deu as caras aos 23' para anular gol do PSG na bola parada, mas estava difícil de segurar. Ao menos, sobrevivemos intactos à primeira etapa. Seguramos bem na segunda etapa, sem passar sustos até o minuto 46, onde Kemajou ficou sozinho para marcar dois jogadores e na tabela o PSG marcou. Pesado, difícil de aceitar. Não fizemos boa partida, mas defensivamente estávamos sólidos... saímos derrotados por 0x1 e, sinceramente, acredito que não vamos passar de fase novamente.

No outro lado, o Milan venceu e soma 9 pontos contra nossos 7, dependendo apenas de vencer o PSG - que já é o 1º garantido - para avançar. Nós temos que obrigatoriamente vencer e torcer para ao menos um empate entre franceses e italianos para irmos às oitavas.

 

Rodada 6 – Celtic (F)

Tudo depende de vencer e esperar o resultado de PSG x Milan.

Apertamos desde o minuto inicial, mas não chegamos com muito perigo ao gol adversário - e a tensão foi crescendo conforme perdiamos ataques, mas olhando o placar na frança não havia muito a lamentar: Milan vencendo por 2x1 no intervalo. Só nós finalizamos na primeira etapa, e na segunda etapa não dava para segurar mais: em escanteio Aydin tirou o zero do placar após desvio de Juan, e lá estava a nossa parte. Faltava o PSG colaborar. Ygor foi lá e deu passe açucarado para Gastón fazer o segundo, e lá estava Gastón para receber mais um passe "faz e me abraça", dessa vez de Radovic minutos depois. Vantagem de três gols, mas o sentimento era de frustração pela vitória do Milan na partida paralela. Para fechar nosso passeio, Gastón recebeu no espaço e lançou para Amerkamp fuzilar e fechar nossa participação na Champions League: 4x0.

 

UCL_R2a7ef3c737e3ad8be.png

UCL_Grupo1c7a70ec2132b5a7.png

 

Fizemos o possível, terminamos com os esperados 10 pontos na classificação, mas não foi suficiente. Temos que lamentar o gol sofrido no finalzinho contra o PSG em casa, que levaria os franceses a precisar do resultado no final, e temos a lamentar a derrota injusta para o Milan. Agora, é olhar para frente e tentar uma campanha boa na UEL.

UEL_Sorteiod03ab677ff88edd9.png

 

 

BUNDESLIGA

Rodada 4 -  Arminia Bielefeld (C)

Mesmo tendo estreia na UCL dois dias depois, não podia me dar ao luxo de não ir com força total. Saímos na frente com gol de falta do Bares, e ampliamos depois de roubo de bola do Ygor no campo de ataque, o ponta tocou na frente para Alison Rodrigo e o espanhol brocou. Depois disso, o Arminia ainda teve um jogador expulso antes do intervalo, e aí ficou fácil: logo depois de perder um gol feito, Alison Rodrigo se redimiu e converteu na jogada de escanteio gerada, depois o espanhol chegou ao hat-trick após Amerkamp brincar na defesa adversária e de fora da área Zhely fechou a conta em 5x0.

 

Rodada 5 - VfB Stuttgart (F)

Acabamos saindo atrás em chute de fora da área, e fizemos um jogo bem fraco até o intervalo, mas descontamos na mesma moeda com Torres logo no começo da segunda etapa. Estava tudo Ok até Escouto levar o segundo amarelo e nos deixar com 10 em campo, só que em falta na área para nós, Fragoulis foi puxado e o juiz apontou para a marca da cal - pênalti: Alison Rodrigo bateu e virou o placar em nosso favor. Eram mais 15min de agonia para tentar manter o resultado favorável e fomos bem nessa tarefa, terminando com o 2x1 mesmo com um a menos! Sorte de campeão? Talvez, mas infelizmente perdemos Aydin por 4 semanas após pancada durante o jogo.

J_Stuttgartfb98680490974b83.png

 

Rodada 6 - Freiburg (C)

Com bastante desfalques antes da partida pela Champions, fomos a campo buscando vencer mesmo com uma equipe bem alternativa. Começamos mal, com muitos erros na fase ofensiva, mas já no fim da primeira etapa Amerkamp foi derrubado na área e Alison Rodrigo marcou de pênalti, e Kevin pouco depois ampliou em belo chue de fora da área. Logo na volta do 2T, acabamos vacilando na defesa e o Freiburg perdeu a chance, mas conferiu o rebote e Alison perdeu chance claríssima de nos tranquilizar - apesar disso, mantivemos a postura e levamos o resultado de 2x1.

 

Rodada 7 - Hoffenheim (F)

Começamos até com um jogo legal, mas Valdemir pôs tudo a perder após levar vermelho direto com pancada na intermediária - o Hoffenheim aproveitou e abriu o placar no fim do 1T. No começo do 2T sofremos o segundo gol, e até tivemos chance de diminuir, mas Alison Rodrigo e Ygor perderam grandes chances: 0x2.

 

Rodada 8 - Borussia Dortmund (C)

O Borussia abriu o placar cedo na partida, mas o jogo estava completamente aberto durante a primeira etapa, conosco perdendo duas chances claras com Alison Rodrigo, mas já nos acréscimos o espanhol se redimiu e conseguimos empatar em cobrança de falta na área e cabeceio certeiro. Acabamos vacilando na defesa no 2T e sofremos outro gol, mas quando fomos nós a marcar novamente, o VAR viu impedimento de Juan. Ainda tivemos uma bola na trave, mas ficamos pelo caminho: 1x2.

J_Dortmundcf5f46662e344956.png

 

Rodada 9 - Wolfsburg (F)

Após duas derrotas duras, precisamos dar a volta por cima. Continuando o bom momento, Alison Rodrigo marcou no fim do 1T em chute de longe, contando com falha do goleiro, mas logo na sequência sofremos o empate. Na segunda etapa, perdemos Alison por lesão e acabamos ficando ainda menos contundentes no ataque, e na defesa entregamos a paçoca mais uma vez após erros sucessivos em falta cobrada na área até sofrer a virada. Ainda tivemos uma ou outra chance de empatar, mas sofremos o terceiro revés seguido: 1x2.

J_Wolfsburg74641d22144de429.png

 

Rodada 10 - SV Werder (C)

Estamos numa sequência de derrotas que não pode de maneira nenhuma continuar. Amerkamp foi derrubado na área com apenas 7' de jogo, mas Ygor perdeu o pênalti que nos daria a dianteira e terminamos a primeira etapa com apenas 2 finalizações para cada lado. Logo no começo do 2T, Gastón que havia entrado na parada no lugar do Ygor fez jogada de raça no ataque e dividindo com zagueiro e goleiro para fazer o gol do jogo: 1x0.

 

R17c796249a7e8f108.png

 

Rodada 11 - Borussia M'gladbach (F)

Uma partida muito fraca de ambos os lados durante todo o primeiro tempo, já perto do fim da segunda sofremos o gol em contra-ataque e não conseguimos nem chegar perto do empate: 0x1.

 

Rodada 12 – Hannover 96 (C)

As recentes exibições já nos custaram caro - o Bayern e o Schalke despontam com 28 e 27 pontos nas duas primeiras posições, contra nossos apenas 16, e temos que pensar em um jogo de cada vez para chegar na segunda metade vivos na briga pela vaga na UCL, no mínimo. A partida foi pegada e muito truncada durante o 1T, e saímos zerados para a parada. Na volta, a verdade é que fomos engolidos pelo Hannover, com o time todo irreconhecível, e só não sofremos gol pela ótima partida de Sewonou embaixo das traves. Ainda acertamos o travessão com Gastón no minuto final, mas terminamos mesmo no 0x0.

 

Rodada 13 - Augsburg (F)

Estou completamente desmotivado com a competição. Nossas mudanças na equipe não surtiram nenhum efeito e somando jogos ruins e falta de efetividade, já estamos numa campanha onde no máximo podemos conseguir novamente a UCL, isso se melhorarmos muito.

Logo aos 6', sofremos o gol e nada fizemos para empatar. Na segunda etapa, novo gol cedo do Augsburg - dessa vez foram dois, iguais, em cruzamento em cima da nossa lateral-direita, e a conta fechada no com mais um gol no final: 0x4, mais uma derrota vergonhosa.

 

Rodada 14 - Kaiserslautern (C)

Finalmente conseguimos voltar a marcar gols, saindo na frente com Alison Rodrigo completando cruzamento de Kemajou aos 3' e no minuto seguinte Amerkamp desencantou e também fez o seu. Mais 4 minutos e levamos bola nas costas para o Kaiser diminuir, mas voltamos a fazer ainda no 1T em bom pivô de Alison para Amerkamp fazer seu segundo. Ainda tivemos tempo de fazer um na bola parada e mais com Estelmann e mais um com Alison Rodrigo antes do intervalo - não dava para termos jogado uma fração disso nas últimas partidas? Na volta, Koçi e Kemajou sofreram dribles humilhantes e o Kaiser descontou duas vezes, mas fizemos outro com Ygor. No fim, em escanteio sofremos o quarto e assim acabou a festa de gols: 6x4.

 

Rodada 15 – RB Leipzig (C)

Mais duas partidas para a parada, vamos ver se consigo melhorar um pouco nossa fraca campanha. Fizemos um jogo franco na primeira etapa, com bola na trave e boas defesas dos goleiros, mas sem gols para ambos os lados. Crescemos bastante no 2T, passando a dominar e não dar tanto espaço ao Leipzig, mas falhamos na hora de finalizar e consagramos o goleiro visitante no 0x0.

 

Rodada 16 - Schalke 04 (F)

Espero pelo menos não levar o sacode da última temporada, e fui mais defensivo para isso. Apesar do Schalke ter a posse e finalizar mais, fizemos um 1T justo, tendo uma ou outra chegada ao ataque e fiquei satisfeito pelo zero no marcador. Logo na volta, vacilamos na continuação de escanteio e sofremos o gol, e tive que colocar o time um pouco mais para frente, mas não adiantou de nada: final 0x1, mais uma para a série de fracas partidas na temporada.

 

R245a2d59671a201da.png

 

CLASSIFICAÇÃO

Bundesliga

Classificacao42df133437e34fae.png

 

VISÃO DO CLUBE

Visao7572cd3331691840.png

 

ESTATÍSTICAS

Estatísticas na Bundesliga

Estatísticas Defensivas:

16º em Total de Desarmes e 4º em % (368 por partida / 87%) | 13º em Faltas Cometidas (158 por partida) | 13º em Cartões Amarelos e 5º em Vermelhos (24 Amarelos / 2 Vermelhos) | 10º em Jogos sem Sofrer Gols (6 partidas) | 12º com Menos Gols Sofridos (20 gols)

Estatísticas Ofensivas:

5º em Posse de Bola (54%) | 3º em Passes Completados e 4º em % (7973 por partida / 88%) | 6º em Oportunidades Criadas (37 por partida) | 3º em Faltas Sofridas (215 por partida) | 4º em Chutes à Gol (122 por partida) | 7º em Gols Marcados (20 gols)

Estatísticas de Jogadores:

Alison Rodrigo 2º em Gols (10) e 13º em Classificação Média (7,28)

 

Destaques do time

Aydin sempre ótimo (e agora atraindo interesse contínuo do Everton) e Alison Rodrigo que quando não está perdendo um caminhão de gols está lutando pela artilharia da Bundesliga. Apesar da irregularidade, dá para ver que Ygor e Amerkamp foram ótimas contratações, falta talvez tempo para adaptar ou mudanças táticas.

 

Decepções

Por enquanto, a maioria dos que não foram citados como destaque. Talvez eu esteja perdendo a mão no time, porque quando era para dispararmos fazemos esse papelão.

 

NOTÍCIAS DO CLUBE

Temporada muito ruim, apesar de até termos feito um bom papel na Liga dos Campeões. Se olhar bem, foram três vitórias e um empate fora de casa contra o PSG, o melhor ataque do grupo e muito próximo da melhor defesa - sofremos três gols apenas, mas dois foram determinantes para a eliminação.

Na Bundesliga, que papelão... Mesmo quando conseguíamos jogar bem, sofremos com nossa defesa entregando a paçoca e com o ataque ineficiente. Será que a escolha pelo CJA-Atacar na esquerda está pesando? Não acho que seja isso, mas preciso de uma solução o mais rápido possível.

Vamos atrás de um título nas copas e, com sorte, nos recuperar na Bundesliga para tentar classificar para a UCL novamente.

 

 

Estatísticas do Elenco | Dinâmica | Confiança da Diretoria | Fornada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Marcolation changed the title to TSV 1860 München - De volta ao topo | Será que um dia chegaremos lá? | Att: 12/02

Que sequência dura. Começou dando esperanças a torcida na UCL, mas fez um returno ruim e deixou o caminho aberto para o Milan. Vamos ver se a UEL é a recuperação continental, quem sabe fechando com um novo título.

Na Bundesliga, que fase! Pelas estatísticas que você apresentou aqui, parece que o time é pouco combativo e displicente no ataque. Tive essa impressão, não posso cravar. O que pretende fazer para arrumar a casa? Você mencionou a questão do CJA na esquerda, mas acho quando o desempenho está tão abaixo, talvez sejam questões mais complicadas do que só uma alteração tática.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa vida. O começo da temporada na UCL deu uma animada, mas no fim acabou deixando a vaga escapar. Pior que fez uma boa campanha, venceu os jogos que deveria. Mesmo a derrota para o Milan com um pouco mais de sorte não teria sido um problema, o PSG que realmente não colaborou.

Na Bundesliga a situação está bem feia. Treinador parece não saber direto o que está dando errado na equipe, e os resultados estão sendo bem abaixo do esperado. Torço para que encontre o caminho para voltar a disputar mais acima, pois time para isso sabemos que o 1860 tem.

 

EDIT: Tu falou da tática ali... chegou a postar ela em algum momento? Dei uma olhada por cima e não achei.

Editado por Danut
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Incrível como ainda ficas eliminado da Champions mas é chegar longe agora na Europa League. Na liga, vida complicada mesmo. Série menos boa e tens que encorajar a equipa para se chegar novamente ao topo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue na DFB-Pokal, mas de agora em diante enfrentará equipes mais fortes. Faz parte.

Na UCL, as três primeiras partidas trouxeram resultados ótimos, ainda mais a goleada sobre o Milan em uma partida onde a equipe italiana teve várias chances para marcar também, mas as três últimas acabaram desclassificando a equipe. É bem verdade que se fosse em outros grupos, os 10 pontos conseguidos classificariam sua equipe na maioria deles. Dez pontos é pontuação de  time classificado. Eliminação frustrante e até certo ponto imerecida. Agora é esquecer disso e chegar forte na Europa League, se esse for seu objetivo na temporada.

Na Bundesliga, a coisa vem mal. A equipe que era para estar disputando as primeiras posições, está olhando para a parte de baixo da tabela, mesmo estando longe da zona do rebaixamento.

Contratar bem e montar um boa tática inicial são partes do sucesso de uma equipe. Gerenciar o elenco durante a temporada nos demais aspectos que o afeta também é algo que ajudará alcançar resultados. Porém, isso não basta. Ainda faltam os 90 minutos das partidas e mexer bem nas instruções coletivas e/ou individuais durante as partidas é fundamental para se vencê-las porque os adversários também modificam suas estratégias nos 90 minutos. Quantas vezes não vimos aqui na área pessoas que contratam bem, montam boas táticas e usam com propriedade posições, funções e tarefas fracassando em seus saves?

Sua equipe tem uma dinâmica interna muito boa, seu elenco tem mais de uma dúzia de jogadores com médias acima de 7 e mesmo assim, o 1860 não está alcançando os resultados em campo. Não sei se você faz isso, mas focar nos 90 minutos talvez lhe seja mais útil do que procurar mais um jogador que poderá lhe entregar o que aquele outro não consegue. Focar nos 90 também poderá lhe ser mais útil do que aquela mudança de função/tarefa e/ou instrução coletiva na tática inicial, quando na realidade o problema pode estar na função/tarefa e/ou instrução coletiva que você não seleciona durante a partida. Acho que vale uma reflexão se esse for seu caso.   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o Danut comentou, acho que vale postar a tática atual pra gente dar uma olhada. Mas, como bem disse o Gilson, há indícios de que não seja isso: os jogadores estão "satisfeitos contigo ao leme", o elenco tem boa dinâmica e as notas em geral estão boas, muitas acima de 7. Para mim é um sinal que você tem conseguido retirar bom desempenho do elenco que possui, e geralmente uma boa tática é a melhor maneira de fazer isso. 

Também fiquei curioso com o gerenciamento da estratégia durante as partidas (palestras, instruções etc.). Eu mesmo nunca liguei muito pra isso, sempre fui no "Modo Dorival Jr." e achava que uma boa estratégia inicial seria capaz de vencer qualquer adversário, e tenho aprendido a duras penas que nem sempre é assim. Mas não sei como você faz, então se já fizer algo nesse sentido, a resposta não é por aí.

Se a campanha na Liga dos Campeões foi boa mas não suficiente, na Bundesliga ela tem sido suficiente mas não tem sido boa. Tomara que a sequência da temporada traga melhor sorte ao 1860.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após um início forte na UCL, achei que terminaria até em primeiro em um grupo complicado, mas na segunda perna da fase de grupos não conseguiu fzr frente aos times, ficando apenas com a terceira colocação (muito injusta, por sinal). E essa campanha boa na UCL acabou fazendo o time pagar o preço na liga, onde está patinando a duras penas, perigando nem ir pra uma competição europeia.

Rubrico o que o GG disse, acho que o problema pode ser mais dentro da partida do que fora dela. Alguma coisa pode estar faltando durante as partidas, pois realmente, ter boas notas no elenco não é comum para um time que está na posição em que está na tabela. Se o rendimento individual é bom mas o coletivo não... enfim, vou acabar repetindo o que os colegas falaram :P

Talvez você precise de um jogador "de topo" em alguma posição chave para fazer essa bola rolar dentro de campo. Se for o caso, acho que o melhor a fazer é investir pesado numa contratação que te faça chegar a este nível (pois teu elenco é bom).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/02/2023 em 22:39, #Vini disse:

Que sequência dura. Começou dando esperanças a torcida na UCL, mas fez um returno ruim e deixou o caminho aberto para o Milan. Vamos ver se a UEL é a recuperação continental, quem sabe fechando com um novo título.

Na Bundesliga, que fase! Pelas estatísticas que você apresentou aqui, parece que o time é pouco combativo e displicente no ataque. Tive essa impressão, não posso cravar. O que pretende fazer para arrumar a casa? Você mencionou a questão do CJA na esquerda, mas acho quando o desempenho está tão abaixo, talvez sejam questões mais complicadas do que só uma alteração tática.

 

Complicado demais as derrotas no returno da UCL, acabamos ficando a ver navios depois de passar o carro no Milan em casa.

As estatísticas seguem mais ou menos parecidas ano após ano, mas dessa vez temos tido um número de gols sofridos maior, e desperdiçado muitas chances - além de criar menos do que geralmente fazemos. Acabei "empolgando" pela má fase e jogando já o fim de temporada, então adianto que tentei arrumar a casa na parte tática - foram muitos testes e só perto do fim da temporada consegui chegar num resultado satisfatório, ainda que longe de ser definitivo.

A tática que vinha utilizando na primeira metade partia disso:

702013573_CapturadeTela(2506).png.82a715e0f89c4e1c5c0306d12b9db994.png

Em 12/02/2023 em 23:20, Danut disse:

Poxa vida. O começo da temporada na UCL deu uma animada, mas no fim acabou deixando a vaga escapar. Pior que fez uma boa campanha, venceu os jogos que deveria. Mesmo a derrota para o Milan com um pouco mais de sorte não teria sido um problema, o PSG que realmente não colaborou.

Na Bundesliga a situação está bem feia. Treinador parece não saber direto o que está dando errado na equipe, e os resultados estão sendo bem abaixo do esperado. Torço para que encontre o caminho para voltar a disputar mais acima, pois time para isso sabemos que o 1860 tem.

 

EDIT: Tu falou da tática ali... chegou a postar ela em algum momento? Dei uma olhada por cima e não achei.

Demos mole demais contra o Milan, bastava converter uma das centenas de chances criadas. O Celtic também não ajudou, sendo o saco de pancadas de todos nós, e na rodada final o PSG já estava com a vida resolvida e nem fez força para dar alguma esperança.

Realmente, eu não sabia muito bem o que dava errado - e as partidas da Champions no meio pareciam outro time jogando, pois mesmo nas derrotas fizemos bons jogos. A distância nem é tão grande para o grupo de classificação para disputas continentais, mas título já nem dá para sonhar mais.

Sobre a tática, coloquei no comentário acima, ficou faltando falar mais na atualização mesmo.

Em 13/02/2023 em 06:51, Cadete213 disse:

Incrível como ainda ficas eliminado da Champions mas é chegar longe agora na Europa League. Na liga, vida complicada mesmo. Série menos boa e tens que encorajar a equipa para se chegar novamente ao topo.

Incrível... Foi como esperado um grupo de três forças e acabamos ficando pelo caminho mesmo tendo o melhor ataque e segunda defesa. Vamos ver se na Bundesliga conseguimos recuperar.

Em 13/02/2023 em 09:33, GGilson disse:

Segue na DFB-Pokal, mas de agora em diante enfrentará equipes mais fortes. Faz parte.

Na UCL, as três primeiras partidas trouxeram resultados ótimos, ainda mais a goleada sobre o Milan em uma partida onde a equipe italiana teve várias chances para marcar também, mas as três últimas acabaram desclassificando a equipe. É bem verdade que se fosse em outros grupos, os 10 pontos conseguidos classificariam sua equipe na maioria deles. Dez pontos é pontuação de  time classificado. Eliminação frustrante e até certo ponto imerecida. Agora é esquecer disso e chegar forte na Europa League, se esse for seu objetivo na temporada.

Na Bundesliga, a coisa vem mal. A equipe que era para estar disputando as primeiras posições, está olhando para a parte de baixo da tabela, mesmo estando longe da zona do rebaixamento.

Contratar bem e montar um boa tática inicial são partes do sucesso de uma equipe. Gerenciar o elenco durante a temporada nos demais aspectos que o afeta também é algo que ajudará alcançar resultados. Porém, isso não basta. Ainda faltam os 90 minutos das partidas e mexer bem nas instruções coletivas e/ou individuais durante as partidas é fundamental para se vencê-las porque os adversários também modificam suas estratégias nos 90 minutos. Quantas vezes não vimos aqui na área pessoas que contratam bem, montam boas táticas e usam com propriedade posições, funções e tarefas fracassando em seus saves?

Sua equipe tem uma dinâmica interna muito boa, seu elenco tem mais de uma dúzia de jogadores com médias acima de 7 e mesmo assim, o 1860 não está alcançando os resultados em campo. Não sei se você faz isso, mas focar nos 90 minutos talvez lhe seja mais útil do que procurar mais um jogador que poderá lhe entregar o que aquele outro não consegue. Focar nos 90 também poderá lhe ser mais útil do que aquela mudança de função/tarefa e/ou instrução coletiva na tática inicial, quando na realidade o problema pode estar na função/tarefa e/ou instrução coletiva que você não seleciona durante a partida. Acho que vale uma reflexão se esse for seu caso.   

A Pokal deu um refresco com o Greuther Fürth mais uma vez, e ao menos jogaremos em casa na próxima fase.

A eliminação na UCL foi complicada de digerir, principalmente porque dá para dizer que fomos superiores mesmo fora de casa contra o Milan e pecamos nos detalhes. Só sofremos 3 gols, fizemos os 10 pontos e mesmo assim caímos. Faz parte.

Dessa vez, contratei bem. Gerir o time já é uma tarefa tranquila pela grande moral com o elenco e confiança gerada pelos anos de clube, apesar de vez ou outra errar a mão, então não creio que seja por aí. Claro, é fácil para mim jogar a culpa toda no acaso - e ele tem sim uma boa dose de efeito - mas não acho que seja o caso. 

Apesar dos jogadores renderem bem nas notas, fica sempre a percepção que falta algo... Acho que até tenho conseguido acertar durante os 90', mexer e fazer o time render melhor dentro da partida a partir do que vejo acontecendo. Como ressaltei para o Vini, acabei jogando muitos jogos em pouco tempo e já fechei a temporada, então é ser meio engenheiro de obra pronta, mas acredito que o problema era mesmo tático. Não adaptei o suficiente as mudanças do elenco ao quadro tático geral, e acabamos por ficar devendo defensivamente - coisa que já havia percebido e apontado em alguma atualização passada, mas acabei ignorando e tentando resolver no outro lado do campo.

Em 13/02/2023 em 12:33, Tsuru disse:

Como o Danut comentou, acho que vale postar a tática atual pra gente dar uma olhada. Mas, como bem disse o Gilson, há indícios de que não seja isso: os jogadores estão "satisfeitos contigo ao leme", o elenco tem boa dinâmica e as notas em geral estão boas, muitas acima de 7. Para mim é um sinal que você tem conseguido retirar bom desempenho do elenco que possui, e geralmente uma boa tática é a melhor maneira de fazer isso. 

Também fiquei curioso com o gerenciamento da estratégia durante as partidas (palestras, instruções etc.). Eu mesmo nunca liguei muito pra isso, sempre fui no "Modo Dorival Jr." e achava que uma boa estratégia inicial seria capaz de vencer qualquer adversário, e tenho aprendido a duras penas que nem sempre é assim. Mas não sei como você faz, então se já fizer algo nesse sentido, a resposta não é por aí.

Se a campanha na Liga dos Campeões foi boa mas não suficiente, na Bundesliga ela tem sido suficiente mas não tem sido boa. Tomara que a sequência da temporada traga melhor sorte ao 1860.

Postei no comentário mais acima, mas já mexi bastante nela - principalmente nos 6 homens de trás - e vou trazer o que mudei na próxima atualização, que não deve demorar uma vez que já joguei o restante da temporada.

Realmente, fica uma sensação de que o acaso é que está decidindo contra, já que tudo parece estar indo certo - moral da equipe, notas, de certa forma até as "estatísticas"... mas, olhando mais atentamente, são os detalhes que estão fazendo toda a diferença.

Dentro de campo, geralmente as palestras e gritos de beira de campo consigo gerir bem - ao menos o FM mostra reações positivas quase 100% das vezes. O que se mostrou mais impactante foi adaptar o jogo aos jogadores - aqui tem também a cabeça dura do treinador de não mudar o que já deu certo (mas começa a dar errado). Até as mexidas durante a partida estou começando a dominar mais - não fico mais com mentalidade positiva, ritmo alto, linhas altas e contra-pressão vencendo por 1x0 aos 40' do 2T.

Acho que resumiu bem: bem, mas não bem o suficiente na UCL. Suficiente, mas não boa na Bundesliga. Temos ainda três frentes para brigar e o ideal seria chegar longe nas duas copas e conseguir nova classificação à UCL pela liga. Vamos ver o que deu.

Em 13/02/2023 em 16:16, Fujarra disse:

Após um início forte na UCL, achei que terminaria até em primeiro em um grupo complicado, mas na segunda perna da fase de grupos não conseguiu fzr frente aos times, ficando apenas com a terceira colocação (muito injusta, por sinal). E essa campanha boa na UCL acabou fazendo o time pagar o preço na liga, onde está patinando a duras penas, perigando nem ir pra uma competição europeia.

Rubrico o que o GG disse, acho que o problema pode ser mais dentro da partida do que fora dela. Alguma coisa pode estar faltando durante as partidas, pois realmente, ter boas notas no elenco não é comum para um time que está na posição em que está na tabela. Se o rendimento individual é bom mas o coletivo não... enfim, vou acabar repetindo o que os colegas falaram :P

Talvez você precise de um jogador "de topo" em alguma posição chave para fazer essa bola rolar dentro de campo. Se for o caso, acho que o melhor a fazer é investir pesado numa contratação que te faça chegar a este nível (pois teu elenco é bom).

Chegar em primeiro passava pela minha cabeça, e já pensava na possibilidade de tentar vencer o PSG em casa, arriscar mais e etc. Acabou que sofremos no fim do jogo um gol quando já torcia por levar o empate e perdemos imerecidamente fora contra o Milan. O futebol tem dessas.

Acho que sim, o problema está dentro da partida, mas também fora dela e a parte tática entra aí com bastante peso nas duas frentes.

Também estou cogitando esse jogador de topo e, olhando retrospectivamente, já deveria ter arriscado alguém assim - quando tive dinheiro, acabei gastando muito mal (Gastón e Gray por mais de  € 30M que o digam). Vamos ver se vou ter dinheiro para isso na próxima temporada - dependemos de manter classificando para as competições europeias...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Marcolation disse:

A tática que vinha utilizando na primeira metade partia disso:

702013573_CapturadeTela(2506).png.82a715e0f89c4e1c5c0306d12b9db994.png

Então, sabe que não gosto de cagar regra - ainda mais quando se trata de tática, que envolve escolhas pessoais, reputação do time (que influencia como os outros te enfrentam, se arriscam mais ou menos), os jogadores que você tem à disposição etc. Fora que assim, independente de qualquer teoria, se ela na prática funciona, se te traz resultados, é o que importa.

Porém, como os resultados não estão vindo, vou opinar o que acho que nesse campo poderia melhorar.

Vamos começar com o seguinte princípio: futebol é um jogo de criar e negar espaços. Você precisa utilizar seus jogadores pra criar espaços na defesa adversária para marcar os gols, e precisa ao mesmo tempo que essa criação de espaços não abra buracos para que o adversário faça mais gols que você. Portanto dois jogadores seus ocupando o mesmo espaço é um problema - a menos que seja para atrair a marcação e abrir o outro lado. Da mesma forma, se teus dois flancos atacam da mesma forma, é relativamente fácil se defender contra você, porque seu time fica menos imprevisível e com menos recursos.

Dito isso e analisando a versão acima, focando mais no raciocínio que na tática em si (porque já não é mais essa):

  • Na esquerda temos um lateral mais ofensivo, protegido por um volante mais contido, partindo em velocidade nas costas de um ponta que flutua por dentro, abrindo o corredor.
  • Na direita temos...um lateral mais ofensivo (ainda que a função e a tarefa sejam diferentes da esquerda), com menos proteção (porque o Segundo Volante é um volante/meia mais solto, que flutua mais e tem mais liberdade), jogando nas costas de um ponta que flutua por dentro, abrindo o corredor.

Ou seja, teu time tenta construir as jogadas basicamente da mesma forma de ambos os lados. Teus dois pontas fecham pro meio, congestionando aquele espaço, e esperando que um dos laterais consiga espaço pra cruzar a bola. Mas cruzar a bola pra quem? O AI Ap chega à área de forma mais tardia, o CJA AT ainda mais, o MO recua pra ajudar o meio, e fica sobrando só o atacante central brigando com os zagueiros. 

Olhando assim, me parece que na tática acima teu jogo é extremamente congestionado pelo centro e, quando rola algum cruzamento, é uma bola que bate na parede diante de uma zaga muito fechada. A situação piora com a mentalidade e as instruções que você escolheu, porque elas juntas tendem a acelerar o jogo, fazendo com que o time tenha pressa e mande logo a bola pro atacante central. Os laterais basicamente não têm tempo pra se movimentarem pra frente e cruzarem a bola e fica fácil anular o teu ataque.

E o Segundo Volante? Coitado. Ele é um volante que naturalmente circula o campo mas basicamente ninguém abre espaço pra ele jogar: no meio tem o MO-Ap recuando, na esquerda o CJA-AT fecha o espaço quando flerte pra dentro, e na direita é o AI-Ap que afunila o jogo. O cara deve circular o tempo todo trombando com os três meias a frente dele e sem conseguir, de fato, criar um problema pro adversário.

"Ah Tsuruba, mas não dá pra jogar com dois pontas pelo meio e os laterais dando largura e amplitude? Eu já vi isso por aí, eu tenho jogadores com essas características, eu não quero usar um extremo tradicional."

Dá, e essa é inclusive a sugestão que eu vou te dar. Tomando como base a tática acima, funções e tarefas parecem seguir na linha de um jogo de posse mais paciente, girando a bola com calma, buscando espaços, esperando os laterais fazerem a sobreposição e cruzarem a bola, dando tempo ao time pra atacar e área adversária (embora mesmo essa abordagem precisasse de alguns ajustes); por outro lado, mentalidade e instruções parecem caminhar na linha de um jogo de transições mais rápidas e diretas, com mais velocidade e intensidade (e de novo, com alguns ajustes).

Eu acho, sinceramente, que distribuir as funções e tarefas de maneira a criar e aproveitar melhor os espaços pode te ajudar. E acho também que definir se você quer construir de forma mais paciente ou mais rápida pode te ajudar a encaixar as peças de uma maneira que tudo funcione de maneira mais harmônica. Se precisar de ajuda estamos aqui - a PM toda, não apenas eu. :) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O grupo na Champions era realmente muito complicado e a classificação foi decidida no detalhe. Somente com o 1860 jogando mais vezes nas competições europeias, de modo a aumentar o coeficiente, a vida começa a ficar mais fácil. Até lá, vai ser assim mesmo.

Entretanto, se na Champions não dá pra criticar o resultado, na Bundesliga o time caiu muito de rendimento, o que me causou surpresa (tá, nem tanto assim em razão do título da atualização uahuahuah) por conta dos reforços para a temporada. Parece que falta algo e você que terá que descobrir, apesar dos pitacos que possamos dar aqui, cabe a ti avaliar o que cabe ou não pro teu time. E falando em pitaco, se me permite, sugeriria duas alterações na sua tática:

Como o Tsuru destacou acima, você tem instruções que sugerem jogo em velocidade (instruções sem a bola), entretanto, me parece, olhando de fora, que você acaba não se aproveitando disso, porque o time tem pressa para retomar a bola e retomá-la próximo ao gol adversário, mas não usa velocidade pra atacar. Assim, eu acrescentaria a instrução de contra-ataque no seu jogo de transição.

Outra alteração que eu faria é substituir o seu Avançado Trabalhador pelo Avançado Completo (e deixo claro que isso vai muito do meu gosto pessoal - já que eu sou o fã n° 1 do AC auhauahuah). Você tem ótimos atacantes e os está "sacrificando" numa tarefa que exige que façam muito mais do que o principal que eles precisam fazer, que é gols.

Claro que são apenas sugestões e, como eu falei antes, cabe a ti avaliar se são válidas ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/02/2023 em 20:07, Marcolation disse:

702013573_CapturadeTela(2506).png.82a715e0f89c4e1c5c0306d12b9db994.png

 


Particularmente gosto de um trio com tarefas defender, geralmente, esse trio quando tem um volante é formado por ele e pelos dois zagueiros. No seu caso são apenas dois com tarefa defender. Mas são opções, é possível se vencer de várias maneiras.

No 4-2-3-1 temos 4 jogadores no campo de ataque, mesmo quando não se quer. É algo natural ao 4-2-3-1. Conseguir levar mais um ou alguns ao ataque é uma opção necessária na minha opinião, porém é preciso lembrar que o que vai para o ataque pode faltar na defesa e encontrar esse equilíbrio é a equação a ser resolvida ou não, dependendo do que você gosta de ver em sua equipe.

Se sua equipe está buscando um jogo mais rápido e direto, como sugeriu o Tsuru, a instrução coletiva de passes mais curtos pode atrapalhar esse estilo de jogo, mesmo usando a mentalidade positiva.

Vejo diferenças na maneira como sua equipe constrói as jogadas pelos lados do campo, um lado tem um construtor, no outro um atacante interior. Porém um congestionamento com dois pontas fechando pelo meio (CJA e AI) e mais o MO pode realmente estar acontecendo, ainda mais quando o AT não é entre os centroavantes, o mais ofensivo dentre eles.

Mesmo com dois jogadores com tarefa defender, 5 em apoiar e três em atacar, é possível que muitos dessas funções que você utiliza predisponham seus jogadores a avançar por conta da mentalidade individual deles e que se tornam ainda mais ofensiva com uma mentalidade coletiva positiva. Vale a pensa verificar qual é a mentalidade original de cada função que você está utilizando.

Esperamos a próxima atualização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
18 horas atrás, Marcolation disse:

702013573_CapturadeTela(2506).png.82a715e0f89c4e1c5c0306d12b9db994.png

 

Já que está todo mundo dando pitaco na tática, vou dar também.

Eu colocaria o volante do lado do lateral em atacar em Defender, contudo, como você está atacando com um Extremo Invertido na direita, eu soltaria o Ala para Atacar e colocaria o lateral-esquerdo em apoiar, assim você tem o corredor inteiro preenchido e não tem lateral-esquerdo e ponta-esquerda brigando pelo corredor esquerdo. Além disso, como tem um espaço no meio, eu colocaria o Segundo Volante para armar o time (armador recuado provavelmente), pois assim, você não precisaria mexer tanto nas instruções da tática e se os zagueiros são capazes, colocaria eles como Defesa que joga com bola.

Quanto a campanha, confesso que vi a primeira metade da Champions e achei que já estaria classificado, mas os dois jogos contra os fortes do grupo demonstraram que não era bem assim. E mais uma vez, o calendário apertado significou uma péssima campanha na Bundesliga, espero que se recupere.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que o tópico virou reunião de palpiteiros táticos...

O ponto que me chamou a atenção na tua tática é a falta de jogadores responsáveis por se apresentarem como opção de alvo para o último passe. O cara que vai estar lá para receber a bola e colocar na rede. Dos três meias ofensivos, o único com função de ataque é aquele que joga como construtor de jogo - função que, pela própria natureza, é muito mais voltada a ser o cara que organiza o jogo e dá o último passe do que se apresentar para receber já em condições de finalização.

Do outro lado o avançado tá em função de apoio, sendo um cara que vai tentar receber a bola ali na intermediária para aí desenvolver a jogada de ataque. Situação semelhante ocorre no meio, onde o jogador vai voltar para buscar a bola e construir a jogada de ataque.

Construção de jogada também é importante, claro. Não adianta só botar todo mundo para atacar e ficar com um buraco entre defesa e ataque, precisa de equilíbrio. Mas se todo mundo é construtor de jogadas, quem é que finaliza elas? Me parece que essa função tá sendo colocada totalmente nas costas de um único jogador. Aí fica difícil. 

 

Pessoalmente eu não gosto do 4-2-3-1 com dois volantes justamente porque acho difícil ter uma boa presença no meio de campo e ao mesmo tempo ter gente que faça essa função de finalização. Como os volantes não contribuem tanto, tu acaba quase que obrigado a ter o meia ofensivo central numa função que volte para buscar a bola, e aí sobram três jogadores (dois pontas e o atacante) para fazer tanto a construção ofensiva quanto para se colocar como alvo do último passe. Acaba que falta gente para a quantidade de funções. 

Teria algumas sugestões de como alterar, mas provavelmente tu já mexeu na tática. E se não mexeu ainda, com tanto outro palpite recebido no tópico vai mexer, então não vou falar nada disso.

Editado por Danut
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/02/2023 em 08:56, Tsuru disse:

Então, sabe que não gosto de cagar regra - ainda mais quando se trata de tática, que envolve escolhas pessoais, reputação do time (que influencia como os outros te enfrentam, se arriscam mais ou menos), os jogadores que você tem à disposição etc. Fora que assim, independente de qualquer teoria, se ela na prática funciona, se te traz resultados, é o que importa.

Porém, como os resultados não estão vindo, vou opinar o que acho que nesse campo poderia melhorar.

Vamos começar com o seguinte princípio: futebol é um jogo de criar e negar espaços. Você precisa utilizar seus jogadores pra criar espaços na defesa adversária para marcar os gols, e precisa ao mesmo tempo que essa criação de espaços não abra buracos para que o adversário faça mais gols que você. Portanto dois jogadores seus ocupando o mesmo espaço é um problema - a menos que seja para atrair a marcação e abrir o outro lado. Da mesma forma, se teus dois flancos atacam da mesma forma, é relativamente fácil se defender contra você, porque seu time fica menos imprevisível e com menos recursos.

Dito isso e analisando a versão acima, focando mais no raciocínio que na tática em si (porque já não é mais essa):

  • Na esquerda temos um lateral mais ofensivo, protegido por um volante mais contido, partindo em velocidade nas costas de um ponta que flutua por dentro, abrindo o corredor.
  • Na direita temos...um lateral mais ofensivo (ainda que a função e a tarefa sejam diferentes da esquerda), com menos proteção (porque o Segundo Volante é um volante/meia mais solto, que flutua mais e tem mais liberdade), jogando nas costas de um ponta que flutua por dentro, abrindo o corredor.

Ou seja, teu time tenta construir as jogadas basicamente da mesma forma de ambos os lados. Teus dois pontas fecham pro meio, congestionando aquele espaço, e esperando que um dos laterais consiga espaço pra cruzar a bola. Mas cruzar a bola pra quem? O AI Ap chega à área de forma mais tardia, o CJA AT ainda mais, o MO recua pra ajudar o meio, e fica sobrando só o atacante central brigando com os zagueiros. 

Olhando assim, me parece que na tática acima teu jogo é extremamente congestionado pelo centro e, quando rola algum cruzamento, é uma bola que bate na parede diante de uma zaga muito fechada. A situação piora com a mentalidade e as instruções que você escolheu, porque elas juntas tendem a acelerar o jogo, fazendo com que o time tenha pressa e mande logo a bola pro atacante central. Os laterais basicamente não têm tempo pra se movimentarem pra frente e cruzarem a bola e fica fácil anular o teu ataque.

E o Segundo Volante? Coitado. Ele é um volante que naturalmente circula o campo mas basicamente ninguém abre espaço pra ele jogar: no meio tem o MO-Ap recuando, na esquerda o CJA-AT fecha o espaço quando flerte pra dentro, e na direita é o AI-Ap que afunila o jogo. O cara deve circular o tempo todo trombando com os três meias a frente dele e sem conseguir, de fato, criar um problema pro adversário.

"Ah Tsuruba, mas não dá pra jogar com dois pontas pelo meio e os laterais dando largura e amplitude? Eu já vi isso por aí, eu tenho jogadores com essas características, eu não quero usar um extremo tradicional."

Dá, e essa é inclusive a sugestão que eu vou te dar. Tomando como base a tática acima, funções e tarefas parecem seguir na linha de um jogo de posse mais paciente, girando a bola com calma, buscando espaços, esperando os laterais fazerem a sobreposição e cruzarem a bola, dando tempo ao time pra atacar e área adversária (embora mesmo essa abordagem precisasse de alguns ajustes); por outro lado, mentalidade e instruções parecem caminhar na linha de um jogo de transições mais rápidas e diretas, com mais velocidade e intensidade (e de novo, com alguns ajustes).

Eu acho, sinceramente, que distribuir as funções e tarefas de maneira a criar e aproveitar melhor os espaços pode te ajudar. E acho também que definir se você quer construir de forma mais paciente ou mais rápida pode te ajudar a encaixar as peças de uma maneira que tudo funcione de maneira mais harmônica. Se precisar de ajuda estamos aqui - a PM toda, não apenas eu. :) 

Realmente, não é uma questão de uma resposta certa ou errada, mas várias formas de se acertar e errar. Ultimamente, tenho errado bastante e acho que a falta de olhar mais a fundo - o que, como e quando - tem deixado uma lacuna nas minhas escolhas táticas.

Obrigado pelas dicas, vou levar algum tempo para pensar melhor sobre essa criação e negação de espaços em relação ao que meu time pode e eu quero colocar em prática.

Em 15/02/2023 em 11:03, div disse:

O grupo na Champions era realmente muito complicado e a classificação foi decidida no detalhe. Somente com o 1860 jogando mais vezes nas competições europeias, de modo a aumentar o coeficiente, a vida começa a ficar mais fácil. Até lá, vai ser assim mesmo.

Entretanto, se na Champions não dá pra criticar o resultado, na Bundesliga o time caiu muito de rendimento, o que me causou surpresa (tá, nem tanto assim em razão do título da atualização uahuahuah) por conta dos reforços para a temporada. Parece que falta algo e você que terá que descobrir, apesar dos pitacos que possamos dar aqui, cabe a ti avaliar o que cabe ou não pro teu time. E falando em pitaco, se me permite, sugeriria duas alterações na sua tática:

Como o Tsuru destacou acima, você tem instruções que sugerem jogo em velocidade (instruções sem a bola), entretanto, me parece, olhando de fora, que você acaba não se aproveitando disso, porque o time tem pressa para retomar a bola e retomá-la próximo ao gol adversário, mas não usa velocidade pra atacar. Assim, eu acrescentaria a instrução de contra-ataque no seu jogo de transição.

Outra alteração que eu faria é substituir o seu Avançado Trabalhador pelo Avançado Completo (e deixo claro que isso vai muito do meu gosto pessoal - já que eu sou o fã n° 1 do AC auhauahuah). Você tem ótimos atacantes e os está "sacrificando" numa tarefa que exige que façam muito mais do que o principal que eles precisam fazer, que é gols.

Claro que são apenas sugestões e, como eu falei antes, cabe a ti avaliar se são válidas ou não.

Pois é, a vida não foi nada fácil e lá vamos nós para mais uma UEL.

Realmente, acho que fiquei um pouco perdido na parte tática e teve um descasamento entre funções/tarefas, instruções e o que eu quero mesmo do time. Sobre o AC, vou testar pois acho que tenho jogadores capazes de fazer a função, mas a minha experiência com essa função não é das melhores - parece que fica mais perdido em campo, não ajudando de verdade na construção e não chegando o suficiente para decidir.

Em 15/02/2023 em 12:41, GGilson disse:


Particularmente gosto de um trio com tarefas defender, geralmente, esse trio quando tem um volante é formado por ele e pelos dois zagueiros. No seu caso são apenas dois com tarefa defender. Mas são opções, é possível se vencer de várias maneiras.

No 4-2-3-1 temos 4 jogadores no campo de ataque, mesmo quando não se quer. É algo natural ao 4-2-3-1. Conseguir levar mais um ou alguns ao ataque é uma opção necessária na minha opinião, porém é preciso lembrar que o que vai para o ataque pode faltar na defesa e encontrar esse equilíbrio é a equação a ser resolvida ou não, dependendo do que você gosta de ver em sua equipe.

Se sua equipe está buscando um jogo mais rápido e direto, como sugeriu o Tsuru, a instrução coletiva de passes mais curtos pode atrapalhar esse estilo de jogo, mesmo usando a mentalidade positiva.

Vejo diferenças na maneira como sua equipe constrói as jogadas pelos lados do campo, um lado tem um construtor, no outro um atacante interior. Porém um congestionamento com dois pontas fechando pelo meio (CJA e AI) e mais o MO pode realmente estar acontecendo, ainda mais quando o AT não é entre os centroavantes, o mais ofensivo dentre eles.

Mesmo com dois jogadores com tarefa defender, 5 em apoiar e três em atacar, é possível que muitos dessas funções que você utiliza predisponham seus jogadores a avançar por conta da mentalidade individual deles e que se tornam ainda mais ofensiva com uma mentalidade coletiva positiva. Vale a pensa verificar qual é a mentalidade original de cada função que você está utilizando.

Esperamos a próxima atualização.

Usei bastante um dos volantes ou um dos laterais com defender, mas em dado momento senti que isso prendia demais a equipe e com dois homens já recuados protegendo a defesa acabava funcionando ter o volante mais contido em MD-Apoiar com a instrução de "manter posição". Dito isso, voltei a usar o primeiro volante em defender, mas ainda não tenho certeza de qual dos dois são a melhor escolha para o time.

Acho que acabei perdendo um pouco de vista o estilo de jogo e fui adaptando jogadores, funções, tarefas e instruções ao que funcionava em algumas partidas. No fim, virou um Frankstein que qualquer mudança afeta muito o resultado final e não gosto disso. Realmente, o AT na maior parte das vezes não atende o que eu esperava, ao mesmo tempo que o PL acaba oferecendo pouco na maior parte do jogo.

Tenho muito para pensar com os comentários, minha experiência de jogo e com as mudanças que podem ocorrer no elenco.

Em 15/02/2023 em 14:34, Henrique M. disse:

Já que está todo mundo dando pitaco na tática, vou dar também.

Eu colocaria o volante do lado do lateral em atacar em Defender, contudo, como você está atacando com um Extremo Invertido na direita, eu soltaria o Ala para Atacar e colocaria o lateral-esquerdo em apoiar, assim você tem o corredor inteiro preenchido e não tem lateral-esquerdo e ponta-esquerda brigando pelo corredor esquerdo. Além disso, como tem um espaço no meio, eu colocaria o Segundo Volante para armar o time (armador recuado provavelmente), pois assim, você não precisaria mexer tanto nas instruções da tática e se os zagueiros são capazes, colocaria eles como Defesa que joga com bola.

Quanto a campanha, confesso que vi a primeira metade da Champions e achei que já estaria classificado, mas os dois jogos contra os fortes do grupo demonstraram que não era bem assim. E mais uma vez, o calendário apertado significou uma péssima campanha na Bundesliga, espero que se recupere.

Não entendi muito bem a sugestão. Seria assim: DL(Apoiar) com MD(Defender) na esquerda, e CJ(Apoiar) com Ala(Atacar) na direita?

Também achei que daria para passar depois dos 3 primeiros jogos, mas a realidade bateu forte no returno.

6 horas atrás, Danut disse:

Já que o tópico virou reunião de palpiteiros táticos...

O ponto que me chamou a atenção na tua tática é a falta de jogadores responsáveis por se apresentarem como opção de alvo para o último passe. O cara que vai estar lá para receber a bola e colocar na rede. Dos três meias ofensivos, o único com função de ataque é aquele que joga como construtor de jogo - função que, pela própria natureza, é muito mais voltada a ser o cara que organiza o jogo e dá o último passe do que se apresentar para receber já em condições de finalização.

Do outro lado o avançado tá em função de apoio, sendo um cara que vai tentar receber a bola ali na intermediária para aí desenvolver a jogada de ataque. Situação semelhante ocorre no meio, onde o jogador vai voltar para buscar a bola e construir a jogada de ataque.

Construção de jogada também é importante, claro. Não adianta só botar todo mundo para atacar e ficar com um buraco entre defesa e ataque, precisa de equilíbrio. Mas se todo mundo é construtor de jogadas, quem é que finaliza elas? Me parece que essa função tá sendo colocada totalmente nas costas de um único jogador. Aí fica difícil. 

 

Pessoalmente eu não gosto do 4-2-3-1 com dois volantes justamente porque acho difícil ter uma boa presença no meio de campo e ao mesmo tempo ter gente que faça essa função de finalização. Como os volantes não contribuem tanto, tu acaba quase que obrigado a ter o meia ofensivo central numa função que volte para buscar a bola, e aí sobram três jogadores (dois pontas e o atacante) para fazer tanto a construção ofensiva quanto para se colocar como alvo do último passe. Acaba que falta gente para a quantidade de funções. 

Teria algumas sugestões de como alterar, mas provavelmente tu já mexeu na tática. E se não mexeu ainda, com tanto outro palpite recebido no tópico vai mexer, então não vou falar nada disso.

Acho que ficou claro o quanto estão todos dispostos a ajudar, e o quanto a tática está desbalanceada 😅

Realmente, em questão de gente chegando na área sempre é difícil encontrar um equilíbrio quando temos dois volantes, mas volta e meia isso dá certo. Creio que principalmente por usar um CJA, perdi bastante da presença de área que o EI-Apoiar tinha - pode parecer que não, mas mesmo em Apoiar os dois pontas invertidos EI e AI costumam entrar na área quando a bola está do lado inverso, muitos gols nossos saíam assim... Talvez ter usado o meia em Atacar ou desistir da ideia de um construtor de lado tivesse ajudado.

Sim, já mexi mas ainda tenho que mexer mais - com certeza os comentários aqui vão ajudar nisso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...