Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

São Paulo Futebol Clube


Leho.

Posts Recomendados

Em 25/12/2022 em 18:42, Leho. disse:

Além do salário de 400k mensais, parece que o SPFC vai colocar uma grana pelo empréstimo do David. Sinceramente? De todos os nomes até agora é o que mais me deixa preocupado. Apesar de ter características que nos faltam no plantel, acho que as chances de dar errado são grandes. Eu não traria. Tão trazendo porque é um xodó do Ceni...

Alan Franco me agrada bastante. Tomara que feche logo.

Rapaz, o David é muito forte e rápido, mas a tomada de decisões dele são péssimas, chuta quando não é pra chutar, erra muitos passes, etc. Traduzindo: é ultra burro kkk! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Thiago disse:

Rapaz, o David é muito forte e rápido, mas a tomada de decisões dele são péssimas, chuta quando não é pra chutar, erra muitos passes, etc. Traduzindo: é ultra burro kkk 

Isso porque ele subiu de produção no Fortaleza. Ele é um jogador que faz muita raiva porque contribui pra criar tantas jogadas que se não fosse tão ruim no acabamento poderia ser até jogador pra Europa, mas como erra muito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Segundo noticiou o blog do Presidente hoje, o esboço de time que tá se formando pra 2023 é esse abaixo no spoiler (já contando com Jhegson Méndez, que será anunciado nos próximos dias assim como o Alan Franco):

Spoiler

image.png.974f4ab0e6e7e7255243be1840aaef56.png

Pablo e Méndez são dois primeiro volante, com isso imagino que o Ceni queira ter um setor mais "duro", mais guarnecido e protegendo mais a zaga do que tínhamos em 2022. Pedrinho é o ponta pra abrir jogada e buscar 1x1, e o Rato ajudaria mais os volantes em transições, voltando mais sem contudo deixar de servir como opção pela direita também.

Luciano e Calleri tendem a ter as mesmas funções de sempre, o 1º flutuando mt entrelinhas e buscando associações (onde eu acho que ele rende melhor mesmo), e o 2º sendo a referência de ataque.

O que me incomoda: Nestor fora. Acho que nesse meio-campo ele precisa estar, talvez na vaga do Rato, não sei. Mas no meu SPFC'23 ideal ele estaria. Outro que eu quero mt ver se recuperando é o Luan. Pelo jeitão ele vai começar a temporada no banco e precisará mostrar pro Ceni que pode voltar a ser titular. Tá forte pra cacete e treinando feito um touro, espero que surta efeito, kkkkk.

No ataque ainda tem o Marcos Paulo como opção ao Luciano ou até na PD, no lugar do Rato.

Na zaga, chegando o Alan Franco a disputa pra mim ficará bem interessante, com 4 zagueiros de nível pra serem titulares (Diego, Arbo, Alan e Ferraresi) pra somente 2 vagas. Quem se mostrar melhor nos treinos creio eu que terá continuidade nos jogos.

 

7 horas atrás, Thiago disse:

Rapaz, o David é muito forte e rápido, mas a tomada de decisões dele são péssimas, chuta quando não é pra chutar, erra muitos passes, etc. Traduzindo: é ultra burro kkk! 

Sim, eu me lembro bem dele no Fortaleza é era exatamente isso que você descreveu. E muito por conta disso é que eu não o traria, tem o salário na casa dos 400k e tal, não acho que vale. Porém, o Rogério gosta MUITO dele aparentemente e o negócio apesar de ter dado uma esfriada nos últimos dias, ainda pode sair.

O SPFC se mantém firme em não pagar quantia alguma pelo empréstimo, e tá certíssimo (tô até estranhando pra falar a verdade, kkkkkk).

O que pesa a favor dele (além da relação com o Ceni) é que não temos um atacante no elenco que possua essas características físicas e de movimentação. O que pesa (muito) contra é a burrice sem tamanho, hahaha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

por curiosidade Leo, mas o Pedrinho e o mouse estão nesse alinhamento como pontas ou meias laterais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
28 minutos atrás, felipevalle disse:

por curiosidade Leo, mas o Pedrinho e o mouse estão nesse alinhamento como pontas ou meias laterais?

Pedrinho ponta e o Rato meia lateral. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Alan Franco anunciado oficialmente:

FlvbYlYXgAAL77-?format=jpg&name=large

Spoiler

Na análise feita pelo Gabriel Correia (vídeo spoiler), ele cita o Alan jogando pelo lado ESQ. da zaga do Atlanta, seu último clube, o que é ótimo. Vendemos o Léo que era quem atuava por esse lado no setor e ficamos com somente o Beraldo de zagueiro canhoto pra atuar por ali (Luizão também era). O restante é tudo destro, rs rs.

De qualquer forma, não sei se o Rogério já vai promovê-lo a titular tão logo assim, creio que o Ferraresi esteja um pouquinho à frente até pelo tempo de casa.

---

Já o Jhegson, ao que tudo indica, será anunciado oficialmente amanhã: 🌐 Empresário confirma acerto do São Paulo com equatoriano Jhegson Méndez | ge

---


Acho ótima a decisão. Talvez um LE de oportunidade seria interessante? Talvez, mas o Liziero pode dar conta desse início de temporada como suplente ao Wellington, e aí bota o pessoal do Scout/Observação pra trabalhar e observar Estaduais, Regionais e etc, etc ué. Fala-se em um reserva pro Calleri, mas aqui eu acho que o Juan (da base) merece a chance de ser esse cara, pelo menos no Paulista (como teste).

Conforme for avançando o ano, chegando próximo do início do BR chama o pessoal que passou esses 3~4 meses observando o mercado e vê o que eles retornam de opções. LE reserva, CA reserva, talvez mais um ponta pela direita, enfim.

Por hora, acho que dá pra fechar nesses caras aí e bora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Surpreendente" ver Rafinha começando de titular, e Luciano ali no meio, imagino que jogando atrás do Calleri/lado dos pontas num 4231, a minha preocupação é como fica o Pablo Maia nesse meio, na questão da marcação, mas confio no calvo nessa montagem. 

Espero que os outros 3 citados realmente tenham chances, principalmente o Luan, sempre aparece treinando mais que o normal (até pela necessidade), e espero também que o Galoppo apareça nesse time e como protagonista, até pelo valor. Fora isso, esperar esse começo de estadual pra dar rodagem ao time e tranquilidade, se ganhar essa porra ou não, foda-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Tweet do blog do Presidente:


Fico mt feliz vendo o Liziero querendo mostrar serviço, no jogo-treino hoje ele atuou como LE mesmo na 2ª etapa. Pablo Maia sendo "pilar" não surpreende de todo, mas é impressionante como ele ganha consistência e importância nesse time mesmo sendo tão jovem e tendo subido há tão pouco tempo pros profissionais. Começo a mudar minha avaliação sobre seu potencial/teto de desenvolvimento.

E pelo jeito o Rogério vai subir bem as linhas e tentar aplicar um gegenpress, espero que esses dias de pré-temporada sejam suficiente pra ajustar boa parte dessa estratégia pra iniciar o Estadual de uma boa forma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leho. disse:

Tweet do blog do Presidente:


Fico mt feliz vendo o Liziero querendo mostrar serviço, no jogo-treino hoje ele atuou como LE mesmo na 2ª etapa. Pablo Maia sendo "pilar" não surpreende de todo, mas é impressionante como ele ganha consistência e importância nesse time mesmo sendo tão jovem e tendo subido há tão pouco tempo pros profissionais. Começo a mudar minha avaliação sobre seu potencial/teto de desenvolvimento.

E pelo jeito o Rogério vai subir bem as linhas e tentar aplicar um gegenpress, espero que esses dias de pré-temporada sejam suficiente pra ajustar boa parte dessa estratégia pra iniciar o Estadual de uma boa forma.

Acho que o Rogério pensa em replicar a estratégia inicial dos laterais do ano passado, mas dessa vez de forma ainda mais uniforme. Liziero e Rafinha como os laterais construtores, Welington e Igor Vinicius como os mais incisivos. A princípio, iria combinar um incisivo com um construtor, mas poderia mudar jogo a jogo. É uma boa forma de ter repertório no elenco. Vamos ver se os jogadores dão conta do recado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

 

Pra quem não tinha quase nenhuma opção de 1º volante até pouco tempo atrás, agora temos três no elenco (Pablo Maia, Luan e agora o Méndez). Que chegue pra fortalecer o setor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Leho. disse:

 

Pra quem não tinha quase nenhuma opção de 1º volante até pouco tempo atrás, agora temos três no elenco (Pablo Maia, Luan e agora o Méndez). Que chegue pra fortalecer o setor!

Além do Gabriel Neves, que vinha jogando quase sempre como primeiro volante, e por que não o Liziero. 

O bom é que tanto o Neves como aparentemente também o Méndez podem jogar como segundo, embora tendam a ser menos presentes no último terço que um Nestor da vida. 

Com certeza o Rogério acha tranquilamente possível usar esses "primeiros volantes" jogando juntos. Pelo que foi a temporada passada, o Nestor também vai ser uma opção pra jogar como um meia mais avançado, o que faz de uma trinca no setor uma opção, especialmente útil em jogos contra adversários mais fortes, pra fortalecer o combate no meio-campo. Se isso se verificar, seria mais uma amostra de versatilidade no elenco, tão prezada pelo Ceni.

Outros que vejo ganhando espaço, mas aí numa posição mais avançada, são Talles Costa e Rodriguinho. Principalmente o primeiro, que já está indo pra terceira temporada de profissional, apesar de ainda ser muito novo (20 anos), e até agora jogou apenas em partidas isoladas. Acho que podem agregar muito à meiuca. Qualidade eles têm.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
Em 09/01/2023 em 18:11, JGDuarte disse:

Além do Gabriel Neves, que vinha jogando quase sempre como primeiro volante, e por que não o Liziero. 

O bom é que tanto o Neves como aparentemente também o Méndez podem jogar como segundo, embora tendam a ser menos presentes no último terço que um Nestor da vida. 

Com certeza o Rogério acha tranquilamente possível usar esses "primeiros volantes" jogando juntos. Pelo que foi a temporada passada, o Nestor também vai ser uma opção pra jogar como um meia mais avançado, o que faz de uma trinca no setor uma opção, especialmente útil em jogos contra adversários mais fortes, pra fortalecer o combate no meio-campo. Se isso se verificar, seria mais uma amostra de versatilidade no elenco, tão prezada pelo Ceni.

Outros que vejo ganhando espaço, mas aí numa posição mais avançada, são Talles Costa e Rodriguinho. Principalmente o primeiro, que já está indo pra terceira temporada de profissional, apesar de ainda ser muito novo (20 anos), e até agora jogou apenas em partidas isoladas. Acho que podem agregar muito à meiuca. Qualidade eles têm.

Ah sim, o Neves e o Liziero também podem fazer a função de 1º volante tranquilamente, eu só não os citei porque queria destacar somente os jogadores de ofício da função, que são os 3 já mencionados por mim ali hehe. Mas agora o Rogério tá proibido definitivamente de reclamar de peças pra essa função de "5", kkkkkk!

E falando neles, o Liziero segundo Belmonte não quis a semana de folga entre Natal e Ano Novo e ficou treinando no CT, dizem que tá mt dedicado nos treinos. Espero que corresponda, agora como lateral esq.

---

Também acho que o Rogério vai experimentar essa configuração do meio-campo com 2 volantes mais "duros", e eu gosto da ideia. Nestor sempre foi melhor atuando perto da área, não à toa é o maior assistente desse elenco atualmente. Logo, não tenho dúvidas de que ele (Nestor) brigará por vaga nesse time como MEIA, e não mais como volante. Acho ótimo isso também.

O Gabriel Neves eu tô enxergando mais como um "coringa" do setor, o que é mt bom de se ter disponível no plantel. Ele pode fazer a função de 1º ou 2º volante tranquilamente, já mostrou capacidade pra isso, o problema é quando precisa avançar mt mais do que isso (virar um meia). Gosto dele mais na base da jogada do que próximo da grande área, onde ele só consegue entregar o trivial.

Por fim, sobre Talles e Rodriguinho: também gosto mt dos dois e tenho a mesma expectativa que ti. A saída do Igor Gomes nesse sentido será bastante benéfica pra aumentar ainda mais as oportunidades do Talles e ajudar o Rodriguinho também a ganhar um pouco mais de minutos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou vendo muito texto sobre o meio campo do SPFC, mas não vi, em lugar algum, comentários sobre o Galoppo. A contratação mais cara da nossa história seguirá como uma peça de rotação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

LIVRAMENTO:

 

38 minutos atrás, jonnyjones81 disse:

Estou vendo muito texto sobre o meio campo do SPFC, mas não vi, em lugar algum, comentários sobre o Galoppo. A contratação mais cara da nossa história seguirá como uma peça de rotação?

Talvez por isso aqui ó:


"Juntando os pontinhos" das informações dessa pré-temporada, o que dá pra imaginar é que o Ceni vai apostar numa dupla de volantes com mais poder de marcação, pressão e combatividade, e em Nestor e Galoppo como meias-atacantes e não como 2º volantes, se juntando ao Luciano que também me parece ficará responsável por essa função de armação.

E aí quem estiver melhor (treinos + rendimento nas partidas), vai jogar. Esse é o ponto principal do Rogério, esquece valores.

Agora, o foda é que eu ainda não consegui detectar qual é a do Galoppo, de verdade. Não sei se ele tem mais cacoete pra meia, ou pra um 2º volante mais híbrido, não sei se ele fica melhor mais recuado, ou mais à frente, sinceramente não sei. Deu pra ver que é bom de bola e que tem bom jogo aéreo, hahaha mas só. Isso posto, acho que é nítido que o Rogério vai querer apostar mais nele agora em 2023, já entrosado, ambientado e bem instalado no clube e na cidade/país (situação que foi colocada como empecilho pelo próprio Galoppo no ano passado pra poder engrenar no time titular).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, Leho. said:

Não sei se ele tem mais cacoete pra meia, ou pra um 2º volante mais híbrido, não sei se ele fica melhor mais recuado, ou mais à frente, sinceramente não sei.

 

images - 2023-01-12T154019.486.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leho. disse:

LIVRAMENTO:

Pode ser que o David em si não vir seja um livramento, mas precisamos de alguém com características parecidas. Tá faltando no elenco. E é bem difícil achar. Por isso que eu não me opunha tanto à vinda dele, mas também não vou ficar triste se não vier, por todos os poréns em relação a ele.

 

1 hora atrás, Leho. disse:

Talvez por isso aqui ó:


"Juntando os pontinhos" das informações dessa pré-temporada, o que dá pra imaginar é que o Ceni vai apostar numa dupla de volantes com mais poder de marcação, pressão e combatividade, e em Nestor e Galoppo como meias-atacantes e não como 2º volantes, se juntando ao Luciano que também me parece ficará responsável por essa função de armação.

E aí quem estiver melhor (treinos + rendimento nas partidas), vai jogar. Esse é o ponto principal do Rogério, esquece valores.

Agora, o foda é que eu ainda não consegui detectar qual é a do Galoppo, de verdade. Não sei se ele tem mais cacoete pra meia, ou pra um 2º volante mais híbrido, não sei se ele fica melhor mais recuado, ou mais à frente, sinceramente não sei. Deu pra ver que é bom de bola e que tem bom jogo aéreo, hahaha mas só. Isso posto, acho que é nítido que o Rogério vai querer apostar mais nele agora em 2023, já entrosado, ambientado e bem instalado no clube e na cidade/país (situação que foi colocada como empecilho pelo próprio Galoppo no ano passado pra poder engrenar no time titular).

Eu ouvi o vídeo em que o Arnaldo dá essa info. Ele tava mais esquematizando, colocando pares de jogadores por posição a partir de um esquema-base, mas esse esquema serve muito mais pra entender como o Rogério enxerga os jogadores em termos de características do que propriamente a posição.

O Nestor, por exemplo, ainda é considerado como segundo volante, mas com características mais ofensivas que os demais da posição. Pode jogar ao lado do 5, mas com obrigações mais ofensivas, via de regra. Já o Galoppo parece estar sendo visto mais como um meia ofensivo ou até segundo atacante, porque já se percebeu que ele tem uma presença de área acima da média do setor, e estar disputando posição com o Luciano indica que se está buscando explorar isso. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
4 horas atrás, JGDuarte disse:

Pode ser que o David em si não vir seja um livramento, mas precisamos de alguém com características parecidas. Tá faltando no elenco. E é bem difícil achar. Por isso que eu não me opunha tanto à vinda dele, mas também não vou ficar triste se não vier, por todos os poréns em relação a ele.

[...]

Sim, não discordo que precisamos de uma peça com características como a do David, mas sinceramente pagar 400k mensais pro cara servir de "opção" eu acho meio complicado, a julgar nossa condição financeira (fora o fato de ser um atleta limitadíssimo cognitivamente).

Mas tem outra coisa: eu gosto bastante do futebol do Juan (atacante da base) e gostaria que o Rogério tivesse esse mesmo apreço para com ele também, acho que nesse início de Paulistão e fases iniciais da CdBr daria pra experimentar o rapaz como suplente do Calleri sim, e aí se perceber que ele não vai preencher tão bem essa lacuna, continua-se a prospecção no mercado, simples. Mas ele precisa receber pelo menos esse "voto de confiança" a meu ver, no último jogo de 2022 (x Goiás) deixou ótima impressão marcando um gol inclusive.

61a368d11e439.jpeg

 

4 horas atrás, JGDuarte disse:

[...]

Eu ouvi o vídeo em que o Arnaldo dá essa info. Ele tava mais esquematizando, colocando pares de jogadores por posição a partir de um esquema-base, mas esse esquema serve muito mais pra entender como o Rogério enxerga os jogadores em termos de características do que propriamente a posição.

O Nestor, por exemplo, ainda é considerado como segundo volante, mas com características mais ofensivas que os demais da posição. Pode jogar ao lado do 5, mas com obrigações mais ofensivas, via de regra. Já o Galoppo parece estar sendo visto mais como um meia ofensivo ou até segundo atacante, porque já se percebeu que ele tem uma presença de área acima da média do setor, e estar disputando posição com o Luciano indica que se está buscando explorar isso. 

Nestor pra mim é meia, sempre rendeu melhor próximo da grande área. Acho que agora que temos mais opções na volância (Pablo, Luan, Méndez, Gabi...), isso vai se consolidar como um fato. Já o Galoppo ainda não nos mostrou a que veio, essa é que é a verdade. Com certeza a CT do Ceni sabe onde ele pode render o máximo de seu potencial, mas pra quem o viu pelo SP em 2022 não consegue identificar essas situações tão claramente. Acho que fazendo uma pré-temporada, já com 6~8 meses de casa o argentino tem tudo pra crescer bastante dentro do time, mas seu posicionamento e sua função serão "novidades" interessantes de acompanhar nesse início de trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Leho. disse:

Mas tem outra coisa: eu gosto bastante do futebol do Juan (atacante da base) e gostaria que o Rogério tivesse esse mesmo apreço para com ele também, acho que nesse início de Paulistão e fases iniciais da CdBr daria pra experimentar o rapaz como suplente do Calleri sim, e aí se perceber que ele não vai preencher tão bem essa lacuna, continua-se a prospecção no mercado, simples. Mas ele precisa receber pelo menos esse "voto de confiança" a meu ver, no último jogo de 2022 (x Goiás) deixou ótima impressão marcando um gol inclusive.

Eu acho que o Juan vai ter bem mais oportunidade do que na temporada passada. Na verdade, acho que todo mundo aí joga e joga muito (em quantidade, rs), a não ser que se mostre muito abaixo do time principal. O negócio é que eu acho que falta um jogador com as características do David não só por poder ser suplente ao Calleri, mas também pra termos opções ainda mais incisivas, de velocidade e força, o que praticamente não temos no elenco. Talvez o Marcos Paulo seja o único, o que já é pouco, e ele ainda é uma dos jogadores em quem menos se pode confiar. Por sinal, falou-se muito em faltar velocidade, mas outra coisa que falta bastante ao nosso ataque é força. Agora o time até tá mais intenso, com mais vigor físico, mas segue sendo leve no ataque, sem ter quem brigue com os defensores adversários, com o Calleri (e possivelmente o MP) sendo exceção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
4 horas atrás, JGDuarte disse:

[...] Por sinal, falou-se muito em faltar velocidade, mas outra coisa que falta bastante ao nosso ataque é força. Agora o time até tá mais intenso, com mais vigor físico, mas segue sendo leve no ataque, sem ter quem brigue com os defensores adversários, com o Calleri (e possivelmente o MP) sendo exceção.

Mas isso não seria um indício das preferências do Ceni pra montagem de sua estratégia? Porque ao contrário de anos anteriores, nesse claramente é ele quem tá escolhendo a dedo seu elenco pra 2023, e eu pelo menos não vi quase nenhuma especulação de contratação desse tipo de jogador, com exceção óbvia do David e talvez do Clébão, CA do Ceará que foi ventilado.

Eu particularmente não sinto tanta falta de jogador assim no ataque, gosto do time mais leve, intenso e de movimentação constante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Leho. disse:

Mas isso não seria um indício das preferências do Ceni pra montagem de sua estratégia? Porque ao contrário de anos anteriores, nesse claramente é ele quem tá escolhendo a dedo seu elenco pra 2023, e eu pelo menos não vi quase nenhuma especulação de contratação desse tipo de jogador, com exceção óbvia do David e talvez do Clébão, CA do Ceará que foi ventilado.

Eu particularmente não sinto tanta falta de jogador assim no ataque, gosto do time mais leve, intenso e de movimentação constante.

Eu acho que não é exatamente preferência dele. Ano passado, por exemplo, ele insistiu bastante no Eder jogando junto com o Calleri, mesmo tendo o Luciano disponível, e lembro que nas entrevistas ele enfatizava a importância desse jogo mais disputado que o Eder oferecia, enquanto o Luciano tem zero esse estilo. É até intuitivo pensar que se o objetivo é ter um time competitivo, brigador, não propriamente técnico, ter jogadores que ofereçam disputa física lá na frente é indispensável. Se ele achava importante essa característica até pra jogar junto com o Calleri, imagina quanto desgostaria de não ter sequer um jogador pra fazer isso quando o argentino não puder jogar. 

Quanto a ele ter escolhido "a dedo" o elenco, ontem na entrevista ele deixou bem claro que não é bem assim. Primeiro porque nem todos foram pedidos dele. Além disso, ele passa a mensagem que as características definidas como objetivos de contratação foram amplas, porque a situação financeira não permite uma busca por jogadores com qualidades muito específicas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com todas as questões, tô com a impressão que a montagem do elenco foi mais condizente com a situação financeira atual e inclusive parece que foi melhor do que nos últimos anos. 

Estádio com bastante gente hoje, bacana! Aliás, que diferença faz uma estação mais próxima né. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estreia bem fraca contra o Ituano. A destacar, só Wellington Rato e Ferraresi. O resto ou foi ok ou mal. Luciano começa a temporada irritando, tal qual terminou a última. Muita marra e pouco futebol. Já deu pra perder a paciência com ele na primeira partida. 

Todo mundo que cobre o São Paulo fala que o Galoppo tá indo bem nos treinos e o cara entra faltando 10 minutos. Vai entender. 

Enfim, estreia só, vamos ver o que vai vir. Mas a primeira impressão foi ruim, ainda mais considerando que tivemos 45 mil pessoas no estádio, que mereciam ao menos ver uma vitória. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...