Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mathis Liam


Danut

Posts Recomendados

AM-JKLWik6xmsSW3V7AGvA3dZOC01rEtvXNloWsV

Introdução - Em terras nórdicas

Olá pessoal,

sejam bem-vindos ao meu novo save aqui no Profissão: Manager. Como os leitores mais assíduos já sabem, eu ando tendo dificuldades em engrenar um save com essa versão do FM. Na minha última tentativa, com o Hertha Berlin, acabei percebendo algo bastante importante: atualmente não tenho saco nenhum para lidar com a parte extracampo do jogo, especialmente transferências. Infelizmente só percebi o tamanho do problema depois de tentar me forçar a lidar com isso e acabar ficando tão sem vontade de jogar que tive que passar uns meses longe do FM pra vontade voltar.

Enfim, depois dos problemas com esse save, fiquei pensando que o save que mais me diverti recentemente - e que também foi o mais longevo - foi o save em que segui a carreira de Mathis Liam por Bélgica, França e Alemanha. Aquele save também passou longe de ser perfeito - o projeto foi abortado a meio caminho -, mas deixou uma sensação positiva, de algo que eu gostaria de fazer de novo e melhor.

Chegamos então ao save atual, uma espécie de versão 2.0 da carreira de Mathis Liam. Mantive o personagem e também a proposta geral do save, mas troquei a região. Como o título da atualização já entrega, será um save em terras nórdicas, com todas as ligas da região carregadas.

AM-JKLUYgJ20YE9F3ZaxlBO-41qMJJjsNsYnNVlJ

Os nomes não ajudam, mas são 4 divisões na Suécia e na Noruega, 3 na Dinamarca e 2 na Finlândia e na Islândia.

Assim como na primeira versão do save, a proposta é seguir a carreira do treinador desde as divisões mais baixas da região até a elite onde conseguir chegar. Um ponto bem importante é que serei responsável apenas pela parte tática e, eventualmente, o treinamento de um ou outro jogador. Todo o resto ficará nas mãos das equipes técnicas dos clubes.

Em termos de progressão de carreira, vou começar em um clube aleatoriamente escolhido dentre aqueles da divisão de reputação mais baixa - a 4ª divisão sueca. A partir dali, a ideia é tentar seguir ao máximo possível uma escalada em etapas. Não pretendo treinar em cada uma das 16 divisões do save, mas gostaria de passar por ao menos uma competição de cada nível de reputação. Ao todo, as competições dos países nórdicos contam com cinco níveis de reputação diferentes, cuja distribuição pode ser vista abaixo.

AM-JKLUo7tienaRRwxuIEvMWQGSZ7VUCfOqxHyfu

As ligas marcadas em vermelho não são jogáveis no FM.

 

Dados do save

  • Data de início: 08.03.2021 (pré-época da Division 2 sueca);
  • Ligas carregadas: Suécia e Noruega (4 divisões), Dinamarca (3 divisões), Finlândia e Islândia (2 divisões);
  • Base de dados: pequena;
  • Outras opções: não adicionar equipe técnica, desativar transferências na 1ª janela, desativar atributos ocultos, impedir uso do editor.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Histórico

 

Kvarnsvedens IK

Spoiler

Temporada 2021

  • Division 2 Norra Svealand (lutar contra o rebaixamento): 6º lugar (7V, 1E, 6D, 25GP, 22GC, +3SG, 22 pontos)

Temporada 2022

  • Division 2 Norrland (metade superior): 9º lugar (9V, 7E, 10D, 41GP, 36GC, +5SG, 34 pontos)

Temporada 2023

  • Division 2 Norrland (meio de tabela): 10º lugar (8V, 5E, 12D, 33GP, 39GC, -6SG, 30 pontos)

 

IFK Tidaholm

Spoiler

Temporada 2024

  • Division 2 Norra Götaland (evitar o rebaixamento): 13º lugar (rebaixado) (6V, 7E, 13D, 25GP, 47GC, -22SG, 25 pontos)

 

IFK Malmö

Spoiler

Temporada 2025

  • Division 2 Södra Götaland (campeão): 2º lugar (17V, 7E, 2D, 50GP, 21GC, +29SG, 58 pontos)

Temporada 2026

  • Division 2 Södra Götaland (metade superior): 6º lugar (13V, 3E, 10D, 40GP, 34GC, +6SG, 42 pontos)

Temporada 2027

  • Division 2 Södra Götaland (metade superior): 4º lugar (14V, 6E, 6D, 55GP, 33GC, +17SG, 48 pontos)

Temporada 2028

  • Division 2 Södra Götaland (metade superior): Campeão (19V, 3E, 4D, 74GP, 29GC, +45SG, 60 pontos)

Temporada 2029

  • Division 1 Södra (lutar contra o rebaixamento): 8º lugar (11V, 7E, 12D, 42GP, 45GC, -3SG, 40 pontos)
  • Svenska Cupen (2ª eliminatória): 1ª eliminatória (IFK Malmö 1x4 Utsiktens BK)

Temporada 2030

  • Division 1 Södra (lutar contra o rebaixamento): 6º lugar (14V, 6E, 10D, 45GP, 45GC, 0SG, 48 pontos)
  • Svenska Cupen (2ª eliminatória): eliminatória (Mjällby AIF 4x0 IFK Malmö)

Temporada 2031

  • Division 1 Södra (evitar o rebaixamento): 5º lugar (12V, 10E, 8D, 45GP, 42GC, +3SG, 46 pontos)
  • Svenska Cupen (2ª eliminatória): eliminatória (Falkenbergs FF 4x2 IFK Malmö)

Temporada 2032

  • Division 1 Södra (evitar o rebaixamento): 5º lugar (14V, 4E, 12D, 42GP, 32GC, +10SG, 46 pontos)
  • Svenska Cupen (2ª eliminatória): 1ª eliminatória (IFK Malmö [pên. 5]2x2[pên. 6] FC Rosengard)

Temporada 2033

  • Division 1 Södra (evitar o rebaixamento): 11º lugar (9V, 8E, 13D, 34GP, 40GC, -6SG, 35 pontos)
  • Svenska Cupen (2ª eliminatória): eliminatória (IFK Göteborg 5x1 IFK Malmö)

Temporada 2034

  • Division 1 Södra (evitar o rebaixamento): pediu demissão (5º lugar) (8V, 6E, 6D, 39GP, 30GC, +9SG, 30 pontos)
  • Svenska Cupen (2ª eliminatória): eliminatória (IFK Malmö 1x2 Göteborgs AIS)

 

Helsingborgs IF

Spoiler

Temporada 2034

  • Superettan (conquistar a promoção): 2º lugar (promovido) (18[6]V, 10[1]E, 2[0]D, 57[15]GP, 25[5]GC, +32[+10]SG, 64[19] pontos)

Temporada 2035

  • Allsvenskan (evitar o rebaixamento): 6º lugar (14V, 8E, 8D, 52GP, 47GC, +5SG, 50 pontos)
  • Svenska Cupen (fase de grupos): Vice-campeão (Hammarby IF 2x1 Helsingborgs IF)

Temporada 2036

  • Allsvenskan (evitar o rebaixamento): 7º lugar (13V, 11E, 6D, 54GP, 39GC, +15SG, 50 pontos)
  • Svenska Cupen (fase de grupos): Fase de grupos (1V, 1E, 1D, 3GP, 5GC, -2SG, 4 pontos)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reservado 3

(O spoiler contém uma versão em edição da próxima atualização. Recomendo fortemente não abrir pra não estragar a leitura)

 

Spoiler

AM-JKLUdWbP7yWzK7rSK2LES0Zd7oVZHs7zh-Epe

S16E04 - Gasto sem qualidade

Olá pessoal. Na última atualização, vimos que o HIF começou a liga bem, entrando na briga pelas vagas europeias. Hoje vamos falar sobre como foi o segundo turno da temporada 2036.

 

Transferências

AM-JKLXcFXVZGy0SBEmDqhxiWAJp7PDi-piWPXeF

Nosso diretor de futebol resolveu abrir a mão na janela de transferências. Foram 950 mil euros gastos em duas semanas - fora as cláusulas, que podem elevar os gastos a 2,4 milhões de euros.

Com tanto dinheiro gasto, é claro que a qualidade do elenco subiu bastante, certo? Quem dera... O primeiro atleta caro que contratamos foi Isac Linnér-Bellander, um lateral de 20 anos com potencial para ser, na melhor das hipóteses, um reserva ruim.

AM-JKLVfq3gueMeDPMizwvJB2C07nv8vmChyP5EC

Isac foi imediatamente emprestado ao Hässleholm, da 3ª divisão. Por lá, fez dez jogos na temporada, com média 6,6. Começo a desconfiar que ele não será titular na 1ª divisão tão cedo. 

E como o que tá ruim sempre pode piorar, o outro grande contratado da janela é Jesper Gavelius, um meia com atributos mentais pífios - e que passa longe de compensar em outras áreas.

AM-JKLWJNyo1s6V0K4GgCFEQ1e9FaCH0twgGHbEd

1,4 milhão de euros (incluindo cláusulas) pagos a um concorrente direto. Cada vez que penso nisso me dá vontade de chorar.

Para não dizer que a janela foi um completo desastre, trouxemos dois jovens laterais noruegueses de potencial interessante. O principal negócio foi a contratação de Aleksander Aune, que nos custou 75 mil euros. Não é nenhuma estrela, mas pelo valor e pela idade achei uma boa contratação.

AM-JKLVFqRVrg0l2IaEKCzYpd3eBw6QGDmB3UuB4

O outro contratado, Axel Juul, também pode se tornar um bom jogador. O problema é que ele chega só por empréstimo, então não vamos aproveitar do potencial do rapaz.

No fim, a janela ficou mesmo marcada pelos péssimos gastos do nosso diretor. Vale lembrar que ele já fez a mesma coisa no ano passado, torrando centenas de milhares de reais em jogadores que só tem qualidade suficiente para o time B. O HIF nunca gastou tanto dinheiro quanto nesses dois anos, e o resultado parece o time do Grêmio é desolador.

 

Allsvenskan

Agosto

AM-JKLXWdxVlOoHqjz4NsR-j8mN9tCu3nA5DZC8R

Agosto não foi um mês muito feliz para nossa equipe. Conseguimos uma bela goleada em cima do lanterna, mas fora isso foram apenas três pontos em quatro jogos. O destaque negativo foi o empate com o AIK: jogamos com um homem a mais desde os 14 minutos, e nem assim conseguimos bater uma equipe da parte de baixo da classificação.

AM-JKLVPt-l-foFyKIe_X7Dc8pQtZ6qryF2o1iVJ

 

Setembro

AM-JKLW4NUtHpiPZnTjBv_uUI_0wTbs-PCoMXiLC

Insatisfeito com os resultados de agosto, resolvi jogar com uma formação diferente nos primeiros 45 minutos contra o Djurgardens. Não levamos gol, mas também não fizemos nada no ataque. Achei que não estava bom e resolvi voltar ao esquema anterior. Resultado: três gols sofridos na segunda etapa.

A partir daí comecei uma série de experimentações em busca de uma nova tática. Sem saber muito por onde ir, acabamos tendo mais alguns resultados insatisfatórios. A virada de chave veio apenas no último jogo do mês, justamente contra o nosso rival Malmö.

AM-JKLV8F5jk1r3LcR_if4rMH2eVL0z9jSrEZzUr

Clássico é sempre aquele jogo que tem o potencial de salvar quem está se afundando. Foi o nosso caso.

 

Outubro

AM-JKLXY3QGRBN9jpQiRaQFBICSpjmyUQHAYf8Gs

Embalados com o bom desempenho no clássico, fizemos um mês de outubro perfeito, com três vitórias e nenhum gol sofrido.

 

Novembro

AM-JKLUFYXmy9Tr5qIL7sQtX0K5ttfwiHgLGoP7X

Um único jogo para fechar a temporada. Vitória magra, mas novamente sem deixar o adversário balançar as redes.

 

Classificação

AM-JKLW-fwF9Uz2X_js56yD8EX-zRG1cTTqufJd4

Mantivemos a 7ª colocação do primeiro turno. É uma posição abaixo do que ficamos na temporada anterior, mas em termos de pontos estamos rigorosamente iguais. Considerando o desempenho, diria que fomos até um pouco melhor do que no outro ano: puxado pelo bom retrospecto defensivo na reta final, nosso saldo de gols foi bem maior nessa temporada (+15, contra +5 na última temporada).

É claro que teria sido legal repetir a 6ª colocação, e melhor ainda se desse para levar uma vaga europeia. Mas não vou reclamar do apresentado. Foi um ano sólido e que termina em alta, nos deixando animados para a próxima temporada.

 

Elenco

AM-JKLWWYCrsosQkx51QkO3cXXGwUTjuZZ4PFrI3

Para reduzir a imagem, a lista só inclui atletas que jogaram mais de 500 minutos ou que chegaram ao clube esse ano. O elenco completo pode ser visto aqui.

Na defesa e no ataque nossa equipe parece relativamente bem servida, com os atletas atingindo médias próximas de sete. O problema fica por conta do meio de campo, onde temos muita gente com nota bem ruim.

Olhando para os contratados dessa temporada, nosso diretor fez dois negócios que parecem ter sido acertados. Andreas Jensen terminou o ano com nota positiva no setor defensivo, enquanto Julius Larsson foi um dos maiores assistentes da equipe. Os demais contratados poderiam deixar o clube hoje e ninguém notaria a diferença.

 

Tática

AM-JKLVFRQImW853SXzWig0Wx9cGf8WxOvUo3KU6

Com a fase ruim no começo do segundo turno, me vi obrigado a abandonar nosso antigo esquema, que utilizava uma linha de apenas dois defensores. A opção que funcionou foi um mais tradicional 4-2-3-1, com instruções que buscam explorar o bom físico dos meus atletas.

 

Notícias pessoais

AM-JKLWkmBtH5L5n1O46Dxek2m4Vpe46dWcqxRTX

O bom trabalho desenvolvido no HIF chamou a atenção da federação dinamarquesa, que tentou contratar Liam para ser seu treinador. Não aceitei o cargo, mas fica o registro. A Dinamarca é atualmente a 24ª do ranking mundial, então ser desejado por eles é um indicativo de que estou fazendo alguma coisa certa.

 

 

 

 

Spoiler

AM-JKLUdWbP7yWzK7rSK2LES0Zd7oVZHs7zh-Epe

S17E01 - Título

Olá pessoal. Na última atualização vimos que o HIF terminou a temporada 2036 em 7º lugar na elite sueca, um pouco abaixo das vagas continentais. Hoje vamos falar sobre as mudanças no elenco para a temporada 2037, além de ver como foram os jogos da copa nacional.

 

Transferências

 

AM-JKLUbVEoeDXdoYloPOXM__XFlghygXhe5_2Ie

Como já era de se esperar, foi uma janela marcada pela saída de vários atletas importantes. Não posso nem culpar o diretor, pois essa é a realidade de uma equipe intermediária em uma liga periférica.

Começo pelo ataque, onde tivemos a saída de Charlie Nilsson, veloz centroavante de 24 anos. O atleta recebeu uma proposta de 1,2 milhão de euros do futebol chinês.

AM-JKLVYl3MVtLKaNdSiioYdH1Ckd1NDv2qCV5r5

Curiosamente, a mesma equipe já tinha levado outro de nossos atacantes no ano passado. E eles devem mesmo gostar dos atletas do HIF, pois na janela atual levaram também August Eriksson, lateral direito de 26 anos, por 675 mil euros. Mais um pouco e podemos abrir filial na China.

Quem também saiu para o exterior foi o zagueiro Amer Hodzic. Essa é a perda mais sentida da janela, pois o rapaz de apenas 20 anos teve um desenvolvimento espetacular no clube e era nosso melhor jogador. Até o diretor reconheceu a importância dele, recusando uma oferta de 1,5 milhão de euros por parte do Dortmund. Só que aí os alemães voltaram oferecendo 2 milhões - valor que cobria a cláusula rescisória do atleta - e só nos restou lamentar.

AM-JKLV9LmlBkVU9pjeU9Wf7lGwGbqD_2lIVo_K1

A zaga, aliás, foi nosso setor que mais sofreu com saídas. Além da estrela da equipe, perdemos Bujar Elshani e Tasos Demetriu. Elshani já queria sair desde a temporada passada, pois estava infeliz com a posição de reserva. A ironia é que com a saída de Hodzic ele passaria a ser titular, mas aí eu já tinha prometido que liberaria o atleta.

Fechando as saídas, não posso deixar de mencionar a liberação de Josef Al-Imam, em final de contrato. O lateral de 32 anos já vinha em forte declínio físico desde que assumi o clube e, por isso, não teve um papel muito relevante nesses últimos anos. Mas é um jogador que fez história no HIF - dez temporadas no clube, com 258 partidas disputadas. É também um daqueles casos curiosos de atletas formados na base de um clube (nesse caso, o Malmö), mas que acabam ficando famosos no rival.

AM-JKLX5e1yI47IAC1vVxx0_lHmittdJ16uOqek-

Passando a falar das entradas, essa foi mais uma janela em que muito pouco aconteceu antes do último dia (no time principal, já que o time B novamente contratou um caminhão de atletas). Até o começo de abril, o único contratado era o meia Erik Velander.

AM-JKLUOT3n8HyZzLOvi00-WnN-08nfKw_XwU399

Velander é um jogador meio esquisito. Ele é um jogador lento, mas técnico e com boa visão de jogo. Parece um organizador de jogo mais tradicional. Só que é ruim de passe. Ao mesmo tempo, tem algumas características de meia mais defensivo: trabalha bem, é resistente e razoavelmente bom no desarme. Só que péssimo na marcação.

Acho que ele tem potencial, mas é meio difícil saber onde exatamente encaixá-lo em campo. Fora isso, achei o valor pago pelo atleta um pouco salgado: foram 750 mil euros pagos ao Sundsvall, time que foi rebaixado da 2ª divisão.

Depois dessa contratação, que aconteceu no começo de fevereiro, meu diretor fez cosplay de bela adormecida até o último dia da janela, quando começou a correria de todo ano. O dia começou com a contratação de Troels Bjorn, meia ofensivo dinamarquês de apenas 17 anos e muito potencial. Não sei se ele vai conseguir assumir a bronca desde já, mas espero bastante do garoto nas próximas temporadas. Por 475 mil euros, foi um bom achado do diretor.

AM-JKLUR9QJnj5MZ17rKp0rbVj5Cc4psiBpTWQcv

Na sequência, trouxemos dois pontas. Pela direita chega Martin Sorensen, o típico extremo de ligas menores: muito rápido, mas com atributos técnicos meio duvidosos. Pagamos 425 mil euros pelo atleta, um valor bem razoável. Só achei o salário muito alto - 310 mil euros por ano fazem dele o atleta mais bem pago do clube.

AM-JKLVX4qXhdO3Z85IsxKrVQn2K3woAKFo8IQ94

Pela esquerda fomos buscar Joakim Hagström por empréstimo. É outro ponta de perfil semelhante, apenas um pouco mais lento e um pouco mais técnico. Considerando a idade do rapaz - 21 anos - eu teria preferido uma contratação em definitivo, mas o negócio é apenas para essa temporada. 

Quem também chega por empréstimo é o lateral direito Mert Zeybek. Esse acabou sendo um negócio de emergência, já que quem assumiria a titularidade da posição se lesionou perto do fim da janela. Zeybek passa longe de ter a qualidade que eu queria para meu onze titular, mas dadas as circunstâncias não vou reclamar.

AM-JKLUW8B02DWo7XslJf7WivkVsGed-pffW2zhb

O que eu não vou deixar de reclamar é do diretor ter se enrolado até o último dia. Como vimos até aqui, ele até trouxe uns nomes interessantes no fechamento da janela. O problema é que deixando tudo pra última hora, o tempo aperta. Com a saída de três zagueiros da equipe (o titular, o reserva que viraria titular, e mais um reserva), o time precisava muito de mais um defensor para fechar o elenco. E o diretor foi atrás de um nome bem interessante: André Ekelund, 23 anos, do Jönköpings Södra, que chegaria por 400 mil euros.

AM-JKLUDYbxehRmNz6KVUR4DeHFxd5RhiWxC1mkP

Chegaria, pois não chegou. Por deixar tudo pra última hora nosso diretor não conseguiu concluir as burocracias da transferência antes do fechamento da janela.

 

Elenco

AM-JKLV8yY-YtKheQkF_i0_wo0_55ivCEsKfT6qI

O ponto verde marca quem foi contratado essa temporada. O vermelho, quem subiu da base.

Fechamos o elenco com os mesmos 28 jogadores da última temporada. Perdemos bastante em qualidade no setor defensivo, e ganhamos um pouco no setor ofensivo. Na comparação com as demais equipes da divisão, temos 22 atributos acima da média (eram 26) e 48 abaixo dela (eram 50). 9 estão entre os cinco melhores valores da liga (eram 13), e 28 estão entre os cinco piores valores (eram 24).

O grande destaque do elenco é o atacante Henrik Östberg. Com bom físico e excelentes atributos mentais, acho que ele será peça chave de nosso esquema 4-2-3-1, comandando o jogo ofensivo da equipe (pelo menos até os chineses chegarem para levar outro atacante nosso).

A expectativa da diretoria continua a ser apenas escapar do rebaixamento. Acho que o time pode mais do que isso, e espero atingir pelo menos um 7º ou 8º lugar. Mas quando disse aos jogadores que seria possível terminar tranquilo no meio da tabela fui chamado de excessivamente ambicioso.

 

Svenska Cupen

AM-JKLVYhJ4aIsVnMZK87TfksJkrK4QpseFkwky0

Fomos sorteados para um grupo mais tranquilo nessa temporada - o AIK terminou a última edição da liga em 11º lugar, abaixo de nós. Mas também seria preciso tomar cuidado com o Falkenbergs, que mesmo estando uma divisão abaixo tem potencial para surpreender.

AM-JKLVE7P4inUOg_jHjZfnBN8gCEjCDQ6MDYB-P

Com uma primeira fase perfeita, não demos chance para o azar. Falkenbergs e Dalkurd sequer balançaram as redes contra minha equipe, e o AIK - contra quem poderíamos até empatar - só conseguiu deixar o gol de honra.

Nas quartas de final fomos sorteados para enfrentar o Djurgardens, equipe que nos eliminou no ano passado. Foi um jogo feio, mas conseguimos a vingança graças a um pênalti nos minutos finais.

AM-JKLVsDzgnS9TDFCv5fEl7coAYRs9FLKiwmCR_

Na semifinal a coisa apertou de vez. Nosso adversário foi o BK Häcken, atual campeão da liga. O favoritismo era todo deles, mas foi a minha equipe que saiu à frente no placar, graças a dois gols em jogadas de bola parada. Na segunda etapa eles vieram para cima com tudo. Seguramos bem por boa parte do tempo, mas eles descontaram também na bola parada aos 81 minutos. E aí conseguiram o empate no abafa dos acréscimos.

AM-JKLWygFmU8VAtgIrWKWf-KQijVCxARiSMAOSK

O empate levou o jogo para prorrogação e pênaltis. Na hora da verdade minha equipe perdeu as duas primeiras e acabamos eliminados. Uma campanha muito positiva para quem só esperava disputar a fase de grupos, mas é claro que essa eliminação com gol aos 90+3 ainda vai ficar doendo por um bom tempo.

 

-----------------

Para fechar o post, queria mencionar uma curiosidade sobre o funcionamento do FM. Eu joguei boa parte da janela de transferências dessa temporada duas vezes, pois fui de novembro até o começo de fevereiro em uma sentada - e aí acabou a luz aqui em casa e perdi todo o período. O que achei muito curioso é que quando joguei a segunda vez o jogo repetiu exatamente os mesmos acontecimentos. Vendemos os mesmos jogadores, pelos mesmos valores, e também fizemos as mesmas contratações. O FM parece ter uma fórmula muito rígida para definir quem será contratado por cada equipe, de modo que as diferentes versões do save acabam por repetir os mesmos passos.

Nesse caso foi até bom, pois eu ia me sentir meio mal se de repente ficasse com um time totalmente diferente na segunda vez que joguei. Mas não deixa de ser curioso ver que de novembro até fevereiro o jogo simula a mesma coisa duas vezes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal a proposta, espero que renda boas histórias pelas ligas nórdicas que são bastante interessantes de se jogar. Boa sorte de novo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando vi o nome, já imaginei que fosse dar as caras. Fora que os comentários nos saves da galera já deram o sinal. 

Bom que voltou e principalmente com essa observação importante sobre o que te anima ou não no jogo. Como sempre terá algo no jogo que nos irritará, saber o que se gosta e conseguir curtir isso ajuda a minimizar os problemas. 

Que seja um save leve pra você. Boa sorte e bem-vindo de volta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutes ago, Messias Götze said:

Boa Sorte! 

Valeu :D

 

31 minutes ago, victor095 said:

Legal a proposta, espero que renda boas histórias pelas ligas nórdicas que são bastante interessantes de se jogar. Boa sorte de novo!

Obrigado. Eu nunca joguei por essas terras, estou curioso pra ver como vai ser.

 

27 minutes ago, #Vini said:

Quando vi o nome, já imaginei que fosse dar as caras. Fora que os comentários nos saves da galera já deram o sinal. 

Bom que voltou e principalmente com essa observação importante sobre o que te anima ou não no jogo. Como sempre terá algo no jogo que nos irritará, saber o que se gosta e conseguir curtir isso ajuda a minimizar os problemas. 

Que seja um save leve pra você. Boa sorte e bem-vindo de volta.

Pois é, eu tenho essa relação com o FM que quando não tô com saco pro jogo não quero ver nada, mas aí quando a vontade volta é sempre a vontade de jogar e de acompanhar os saves dos outros também. Aí se eu apareço é certeza que tô querendo jogar também, rs.

Essa questão do que anima no jogo foi algo que fiquei pensando bastante nos últimos tempos. O save do Hertha acabou dando bem errado por isso, eu realmente não tava com nenhum ânimo pra ficar lidando com transferências, mas ao mesmo tempo tentei seguir um estilo tático muito específico e que exigiria jogadores selecionados a dedo para aquele estilo. Acabou que saí contratando de qualquer jeito e juntei o pior dos dois mundos: não consegui montar a equipe que precisava pro que queria fazer e continuei me enchendo o saco com a parte de transferências igual. Então dessa vez vou fazer o que acho que funcionou melhor pra mim, que é deixar tudo que é extracampo pra diretoria e me focar só nos dias de jogo mesmo.

Curioso que uns tempos atrás o que eu mais curtia era essa parte de transferências. Não sei se é incômodo com a forma que isso é gerenciado nos FMs mais novos, se mania temporária minha ou se é a idade que me deixou mais preguiçoso, rs. Em todo caso no momento essa parte me dá desânimo só de pensar.

Obrigado :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AM-JKLWaPtgWdw8DCDAs6k6csyuXJnf5Ym2Fj6um

Livro Um - Kvarnsvedens IK

Feita a apresentação da proposta do save, hoje vamos conhecer o perfil inicial do treinador e o nosso primeiro clube da saga.

 

Treinador

AM-JKLV0io7pevfRwkeoYbqzga-qdM3MiojkmgSU

Mathis Liam nasceu em Bruxelas em 17 de julho de 1983. Pensei em trocar a nacionalidade do personagem para algum país nórdico (na primeira versão escolhi a Bélgica porque comecei o save por lá), mas no fim resolvi que seria interessante manter a nacionalidade original e ver como o treinador vai se adaptar a países diferentes. Vindo de um país com diversas línguas oficiais, Liam sabe falar alemão, francês, holandês e inglês. A ver quanto tempo levará para ele aprender alguma língua nórdica.

Em termos de qualificações, optei por iniciar com os níveis mais baixos possíveis. Na primeira versão do save isso foi um problema - quando fui demitido ninguém queria me contratar -, mas por aqui o futebol tem um nível bem mais fraco. O próprio FM sugere apenas que o treinador inicie com a Licença Nacional C, a mais baixa de todas.

 

Clube

Como já adiantei na introdução, resolvi iniciar o save no comando de uma equipe aleatória da divisão de menor reputação. Para isso, simplesmente usei a opção de escolher equipe aleatória até que o FM me mostrasse a primeira equipe do 4º nível do futebol sueco. É assim que cheguei ao Kvarnsvedens IK, ou KIK para os mais íntimos (vou chamar assim a partir de agora pra facilitar a vida).

O KIK é uma equipe de futebol semi-profissional da cidade de Börlange, localidade com cerca de 50 mil habitantes. Sua fundação foi em 1962 (o FM lista 1907 como data de fundação, mas as informações que encontrei dizem que o clube que existiu na cidade entre 1907 e 1946 não tem nada a ver com o atual). Como acontece com muitas equipes de divisões inferiores, o time não tem muita história pra contar. Sua equipe masculina nunca passou da 3ª divisão nacional. O time feminino é mais bem-sucedido, mas também só tem duas temporadas na elite em seu currículo.

AM-JKLWLRpPysSkp45qfMgQKqLyjTlEaFGWjGyMY

O clube manda seus jogos no Ljungbergsplanen, estádio com 2 mil lugares que pertence à cidade. Um detalhe importante é que o gramado é sintético - algo que se repete em cerca de 1/3 dos clubes da divisão.

AM-JKLVX12ZhVBiv2hg0iTYiih-ETnHr-1eHABP3

Fora o simpático estádio, não há muito o que se comentar em termos de infraestruturas. Tudo está no nível mais baixo possível e a equipe técnica é quase inexistente.

Antes de continuar a apresentação do clube, é importante compreender como funciona o futebol por estes lados. A 4ª divisão sueca é dividida em seis regiões diferentes, com 15 equipes em cada. Dentro de cada região, as equipes se enfrentam em turno único. O campeão sobe direto para a 3ª divisão, dividida em duas regiões. O segundo colocado se classifica para um play-off de quatro equipes (três vice-campeões regionais e o 13º da divisão superior na região correspondente). Na parte de baixo temos três rebaixados diretos e uma equipe que disputa o play-off de relegação (que o FM não esclarece como funciona e eu espero nunca precisar descobrir).

AM-JKLXpYa4vzT8ISaihOs3aHK9KVEe6bpF9-Yo2

Resumindo, o 4º nível do futebol sueco não deixa espaço para brincadeiras. É uma competição de tiro curto, onde só uma equipe tem a felicidade garantida e muita gente cai de divisão. E a expectativa é de vida bastante dura para o KIK, pois a imprensa nos coloca como provável penúltimo colocado. A diretoria também não espera muito mais, querendo apenas que o time não faça feio na briga contra o rebaixamento. É a famosa expectativa que permite ao treinador manter o cargo mesmo em caso de queda - ou permitiria, se houvesse divisão jogável abaixo desta. 

Em termos de plantel, temos uma situação bastante modesta. São apenas 18 jogadores na equipe. O que mais chama a atenção é que só temos um zagueiro, o que significa que vamos ter que improvisar gente por ali.

AM-JKLWTSVn3zk2KAohiIXDY9Nd8eieOTbTtH4iN

As estrelas da equipe são os meias Joakim Broman e Erik Larsson, capitão e vice. Basta ver o nível dos dois pra ter ideia do que é o resto da equipe. Comparando com o restante da divisão, nossa situação não melhora muito. Temos a folha salarial mais baixa, e a qualidade geral do plantel faz jus a essa posição. São 14 atributos acima da média da liga e 62 abaixo dela. 13 estão entre os cinco valores mais altos, enquanto 50 estão entre os cinco valores mais baixos da divisão. Vai ser complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Mathis Liamm: Livro Um - Kvarnsvedens IK
  • Danut changed the title to Mathis Liam: Livro Um - Kvarnsvedens IK

boa sorte neste teu regresso. Adoro as ligas nórdicas (ou não estivesse a treinar na Islândia, hehe).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutes ago, LC said:

Boa sorte Danut. Que o save seja longo e duradouro.

Obrigado LC :D

 

21 minutes ago, Cadete213 said:

boa sorte neste teu regresso. Adoro as ligas nórdicas (ou não estivesse a treinar na Islândia, hehe).

Obrigado. Eu vi que tu tá de save novo. Ainda não passei por lá, mas tá na lista.

Pra mim será uma primeira experiência nesses países. Já me surpreendi que a Suécia aparentemente segue o calendário anual (ou ao menos a quarta divisão segue).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Boa sorte, Danut.

Se a parte extra-campo te enche tanto o saco, como você nunca se adaptou ao Touch?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom ler "estrela que ainda pode melhorar" e quando tu vê, o cara é um pereba sem fim. Nível quinta divisão portuguesa ou se pá, até pior. Vai ter trabalho e vai precisar ter muita paciência nesse começo.

No mais, boa sorte e bom retorno!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutes ago, Henrique M. said:

Boa sorte, Danut.

Se a parte extra-campo te enche tanto o saco, como você nunca se adaptou ao Touch?

Obrigado Henrique :D

Bom, primeiro que eu não tenho acesso ao FM Touch desde que jogava o FM18, e essas minhas implicâncias com o extra-campo são mais recentes. Mas uma questão fundamental do FM Touch pra mim é que ele não tem boas opções de skin. Eu sou muito chato com essa parte, só consigo me divertir no FM quando tô com uma skin que eu me sinto confortável. E qualquer coisa próxima daquele roxo absolutamente horrendo me incomoda demais.

 

1 minute ago, Fujarra said:

Muito bom ler "estrela que ainda pode melhorar" e quando tu vê, o cara é um pereba sem fim. Nível quinta divisão portuguesa ou se pá, até pior. Vai ter trabalho e vai precisar ter muita paciência nesse começo.

No mais, boa sorte e bom retorno!

hahaha, é isso, o nível por aqui parece ser bem baixo mesmo. O que me encoraja é que os outros times não são muito melhores. Mesmo que o KIK esteja entre os piores elencos da divisão, a distância pros melhores não é tão grande quando todo mundo é horrível de ruim.

Sobre o nível comparado ao futebol português, olha, o Campeonato Distrital português é 138º na lista de reputação de competições. A Division 2 sueca é 129ª. Tomando por base a reputação são competições semelhantes mesmo.

Obrigado :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutes ago, Vltx said:

Boa sorte

Valeu :D

 

(PS: @Fujarra editei o post anterior pra incluir a resposta ao teu post, não sei se ele te avisa da citação quando ela vem no edit do post)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom retorno Danut e boa sorte!

Já teve umas duas ou três vezes que eu olhei esses cafundós da Suécia pra jogar um pouquinho (tem uns times curiosos nas divisões mais ao norte), mas nunca levei pra frente. Curioso para ver como vai ser

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Danut disse:

Valeu :D

 

(PS: @Fujarra editei o post anterior pra incluir a resposta ao teu post, não sei se ele te avisa da citação quando ela vem no edit do post)

Avisa sim, inclusive fiquei surpreso com isso, foi bom ter avisado pra eu saber que funciona! hahahah

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, Nismotoquinha said:

Bom retorno Danut e boa sorte!

Já teve umas duas ou três vezes que eu olhei esses cafundós da Suécia pra jogar um pouquinho (tem uns times curiosos nas divisões mais ao norte), mas nunca levei pra frente. Curioso para ver como vai ser

Obrigado Nismo :D

Eu nunca tinha me interessado muito pela região, mas tava buscando um lugar um pouco diferente pra essa versão do save e resolvi cair por ali. Fiquei surpreso que o FM tem tantas divisões disponíveis pra jogar. Não tem a divisão regional alemã, mas tem a divisão regional sueca.

 

35 minutes ago, Fujarra said:

Avisa sim, inclusive fiquei surpreso com isso, foi bom ter avisado pra eu saber que funciona! hahahah

Bom saber. Subestimamos o fórum nessa, rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AM-JKLWaPtgWdw8DCDAs6k6csyuXJnf5Ym2Fj6um

S01E02 - Os primeiros jogos

Na última atualização vimos que Mathis Liam se meteu numa fria no interior da Suécia. Em uma divisão que rebaixa muita gente e com uma das piores equipes da liga, o treinador vai precisar um ótimo trabalho para se manter empregado para além dos primeiros meses. Hoje vamos falar sobre o desempenho nos primeiros nove jogos - lembrando que são catorze jogos no total, então já vamos cobrir boa parte da competição.

 

Division 2 Norra Svealand

Abril

AM-JKLVnIlz_TTlBPzUysbNx7rL1MPRvloT51rMi

Começamos a disputa da liga com uma pedreira: enfrentar o favorito ao título fora de casa. Fui a campo com a equipe em um 4-2-3-1, esquema que imaginei ser o ideal para o elenco. No primeiro tempo o jogo foi equilibrado, mas eles tiveram a grande chance de abrir o placar graças a um pênalti imbecil cometido por meu lateral improvisado no miolo da zaga. Pra nossa sorte, o goleirão pegou a cobrança.

No intervalo eu achei que dava pra sonhar com a vitória e resolvi trocar a equipe para um 4-2-4, deixando nosso atacante menos isolado. Funcionou. Depois do gol recuei todo mundo, e aí foi a vez do goleirão garantir sua posição como melhor em campo fechando a meta contra tudo que o adversário apresentou.

AM-JKLV8395F7NR3AvoDiDXiZjTkOjAO93-wra97

A vitória na estreia deixou todos empolgados. De parte da torcida, resultou em uma corrida para comprar os bilhetes de temporada do clube (ou quase isso... vendemos 25 bilhetes pro ano). De parte do treinador, resultou na convicção de que o time deveria manter o esquema 4-2-4 pra segunda partida. Que se dane a defesa.

Até o intervalo o jogo foi equilibrado, mas eles acabaram ficando com a vantagem graças a duas bolas nas costas do meu zagueiro improvisado. Pra segunda etapa resolvi mudar as coisas na zaga: substitui o jogador improvisado por outro, e ainda troquei nosso único zagueiro de verdade de lado (deixando ele na marcação do atacante que marcou os dois gols do adversário). Foi uma mudança fundamental, pois toda hora o time adversário chegava na disputa individual com meu zagueiro e o ataque morria graças a um bom desarme. E do outro lado meu ataque apareceu bem demais, empatando a partida e depois explorando os contra-ataques para garantir a virada.

 

Maio

AM-JKLXmQYHTayCOX_NhAskR2R_Fo8CWX0_dD4aw

Depois dos excelentes resultados nos dois primeiros jogos, veio o banho de água fria com três derrotas seguidas em maio. Contra o Sandvikens ainda fizemos um jogo equilibrado, mas na sequência o Enskede nos deu uma surra e tanto - o 2 a 1 ficou muito barato para a diferença apresentada em campo. Contra o Skiljebo voltamos a jogar um pouquinho melhor, mas nada muito empolgante.

AM-JKLW8FJ9q0Tu-x5zDIweyEmhe7b4T6L8R3d4Z

 

Junho

AM-JKLWLqp0EjEct65-DJOGgkplY2QTWXKsptGXr

O terceiro mês de competição só teve dois jogos, mas foram duas partidas muito importantes. Primeiro, pelo lado anímico. Com as três derrotas o ambiente no balneário estava pesado, e eu decidi intervir com uma reunião de equipe no começo do mês. O humor geral melhorou, mas nova derrota acabaria derrubando tudo de novo. Depois, pela situação de tabela: minha equipe começava a encostar na zona de rebaixamento, e os dois jogos do mês eram justamente contra os dois últimos colocados.

No primeiro dos dois jogos, contra o Österaker, o adversário jogou bem melhor do que nós, mas conseguimos a vitória. Foi daquelas partidas que podem decidir o destino das equipes: quem vai ser rebaixado joga bem e perde, enquanto quem vai se salvar vence sem nem saber como. Ao menos eu espero que essa seja a narrativa sobre o jogo no futuro, quando o campeonato acabar.

AM-JKLWNTw5NHPYKC9p6rRr89ZyV3zd-d7_5pSz-

Na segunda partida tivemos um jogo de duas metades. Na metade ofensiva jogamos bastante bem, ficando três vezes à frente no placar. Na metade defensiva foi um desastre, deixando o lanterna da competição empatar nas três oportunidades. Se o jogo anterior tem tudo para ser a narrativa de uma eventual salvação, esse pode vir a ser a narrativa dos pontos perdidos que resultam em rebaixamento.

 

Julho

AM-JKLUIaA73jPS6-TejOLTuUgUS15x6GzDVDYWm

Em julho enfrentamos duas equipes da parte mais de cima da tabela, e não oferecemos grande resistência a nenhuma delas. Duas derrotas absolutamente merecidas.

 

Tabela

AM-JKLXKR6BF5Ffo_42Mgif72HgudesV5RgdSYet

Em preto, marquei as equipes que ainda vamos enfrentar.

Com cinco partidas por disputar, estamos na briga contra o rebaixamento. É bem verdade que o campeonato é tão curto que tá quase todo mundo envolvido na briga, mas a nossa situação não é das mais confortáveis. O primeiro critério de desempate é o saldo de gols, e o do KIK é bem ruinzinho nesse momento.

Minha projeção é que são necessários 16 pontos para se escapar com segurança do playoff de relegação. Ou seja: duas vitórias em cinco jogos. É uma meta bem possível de se atingir. Em especial, considero que precisamos vencer o FC Arlanda, já que é a única equipe ainda por enfrentar que está abaixo de nós na tabela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Mathis Liam: Livro Um - Os primeiros jogos

vida complicada neste início de altos e baixos. Ligas desconhecidas são sempre complicadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Competição de tiro curto tem dessas, qualquer deslize é fatal. Inclusive, achei esse regulamento muito ruim, mas nesses países de muito frio eu acho que é padrão o calendário mais curtinho por causa das temperaturas (não sei se to falando merda, mas já li sobre isso uma vez).

Bom, a conta é essa mesma, 2 vitórias tu tá fora de perigo provavelmente. Mas pelo desempenho do time, não dá pra cravar nada hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, Fujarra said:

Competição de tiro curto tem dessas, qualquer deslize é fatal. Inclusive, achei esse regulamento muito ruim, mas nesses países de muito frio eu acho que é padrão o calendário mais curtinho por causa das temperaturas (não sei se to falando merda, mas já li sobre isso uma vez).

Bom, a conta é essa mesma, 2 vitórias tu tá fora de perigo provavelmente. Mas pelo desempenho do time, não dá pra cravar nada hahahaha

Sim, 14 jogos é muito pouco. Tanto que tá todo mundo embolado ainda, pois não deu tempo de o pessoal se distanciar.

Na real depois de ter postado eu vi que esse regulamento de turno único só foi aplicado em 2020 e 2021 mesmo, deve ser consequência da pandemia. O campeonato é disputado em um período curto do ano, de abril a setembro, o que certamente é pelo frio. Mas normalmente nesse período se disputam dois turnos de jogos. Com um só turno fica essa coisa de ter dois ou três jogos no mês só.

Dá pra cravar que o time não vai ser campeão, rs. Fora isso tudo é possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E Liam está de volta, "reencarnou" para uma nova furada aventura, agora em terras geladas. Bom save.

Sempre tive muita curiosidade de jogar nos países nórdicos mas meu principal incômodo é a fase europeia - aquela em que somos dominantes em casa mas ainda sofremos em nível continental, enfim, e que você conhece bem do save com o Pogon. Então acho que se um dia me aventurasse por Suécia, Noruega, Finlândia, Islandia e Dinamarca eu iria de modo carreira mesmo, buscando crescer e eventualmente chegar aos grandes centros. Vai ser legal de acompanhar e aprender um pouco mais sobre os campeonatos desses países, dos quais não conheço quase nada.

Já que está jogando sem mexer na parte extracampo, você chegou a cogitar usar uma skin que oculta os atributos? Tem algumas opções pela internet que trocam os números por estrelas coloridas, sinalizando meio que o quanto o jogador é bom naquilo em vez de estabelecer um número. Não que eu ache obrigatório nem nada, é que de repente vai te dar uma maior sensação de realismo e tal, acho que combina bem com seu tipo de save. Eu por acaso tenho uma guardada aqui, qualquer coisa me manda MP.

Sobre a tática, esses laterais em defender não te ajudam, eu acho. Eu experimentaria um Ala Apoiar na direita (com mais cobertura do MC-D e subindo mais para apoiar o teu Extremo) e um DL Apoiar na esquerda mesmo, isso ajudaria a conectar os setores do time e pode ajudar teu jogo. Testa qualquer hora dessas.

Não teve um começo muito bom mas a liga é complicada, acho que conhecendo melhor o time consegue se recuperar na sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • div changed the title to Mathis Liam
  • Fujarra featured this tópico
  • #Vini locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • JeanMichell6
      Por JeanMichell6
      Depois de mais de 1000 horas no FM 2021, eu tive a brilhante ideia de subir o Corinthian-Casuals da National 7 até a Premier kkk

      No entanto, o time é Amador e estou na National 2 e não estou conseguindo montar elenco competitivo uma vez que não posso pagar salarios e sempre que algum jogador se destaca eu perco ele de graça para outro time.
      Alguem já fez esse desafio de jogar com um time Amador, sabe me dizer se em algum momento ele se torna Profissional, o meu clube já foi adquirido por um consórcio e tem 8 Milhões no caixa mas continua amador
    • Danut
      Por Danut
      Obrigado ao @Fujarrapelo belo banner.
      Olá pessoal, sejam bem-vindos ao meu novo save. Depois de um tempo longe do FM, voltei a acompanhar o que o pessoal tem criado aqui na área. Pretendia ficar apenas como leitor, mas ver as histórias alheias reacendeu minha vontade de jogar, então cá estamos.
      Sem muita enrolação, vamos para a explicação do desafio: vou jogar um desafio de base na África do Sul. Para quem não sabe, o desafio de base é um tipo de save no qual o time treinado está proibido de contratar jogadores, seja por transferência, empréstimo ou mesmo atleta livre no mercado. A única possibilidade de reforçar a equipe é através dos atletas formados na própria base. No desafio original, também se começa com a equipe mais fraca da divisão. No meu caso, não vou seguir essa diretriz, tendo selecionado o clube que achei mais interessante para a proposta. No próximo post farei a apresentação do clube e explicarei a escolha.
      Falando em explicar escolhas, acho importante explicar a escolha do save, pois ela também ajudará os potenciais leitores a compreenderem o que esperar do tópico. Basicamente, eu tinha me decidido a voltar a jogar FM, mas não queria algo muito complicado. Pode parecer paradoxal ter chegado a um desafio de base a partir da busca por algo não muito complicado, mas eu considero que o desafio de base é mais um save longo do que um save complicado. Só o fato de não precisar lidar com observação e contratações já tira metade da enrolação de um save de FM. Fora isso, a rotatividade no elenco tende a ser mais baixa que em outros tipos de desafio, o que permite que o treinador já tenha uma noção do que esperar de seus atletas com o passar dos anos.
      Outro ponto fundamental é que, como o foco é no longo prazo, o desafio de base não precisa se ocupar tanto do dia a dia do clube. Minha pretensão inicial é seguir um estilo de postagem muito menos detalhado do que o que eu costumo utilizar nos meus tópicos, trazendo apenas uma ou duas atualizações por temporada e focando bem mais no panorama geral do que em cada jogo específico. Originalmente eu nem ia trazer o save aqui para a Profissão: Manager, mas aí pensei que a proposta é suficientemente diferente do usual para justificar a presença aqui. E também será um bom exercício para mim, tentar trazer uma história em um formato mais enxuto do que costumo fazer. Os que me acompanharem nessa jornada vão poder dizer no futuro se esse objetivo de escrever menos foi bem alcançado (a julgar por essa introdução, não será).
      Sobre a escolha do país propriamente dita, não teve nenhuma razão especial. Decidi que queria fazer um desafio de base em um país diferente dos suspeitos tradicionais. Bati o olho na África do Sul e resolvi ver as equipes que existiam por lá. Gostei de uma delas e fui adiante.
      Em relação aos detalhes iniciais do save, carreguei apenas as duas ligas da África do Sul, com uma base de dados pequena, pensando no bem do meu velho laptop. Como mostra a tag do tópico, estou jogando no FM 2021, que é o último que eu tenho. Iniciei o save em 19/10/2020, no começo dos jogos oficiais da 2ª divisão (pulei a pré-temporada, já que sigo a corrente que acha que amistoso e ficar em casa dormindo tem o mesmo impacto). Selecionei mascarar atributos e sem orçamentos na primeira janela (não que vá contratar alguém).
      Além disso, por descuido, deixei a possibilidade de utilizar o editor do jogo ativada. Como não ia postar o save aqui não me prestei a reiniciar só por isso. Depois mudei de ideia sobre postar, mas aí já não queria voltar tudo. Enfim, digo isso só para que todos fiquem cientes, mesmo que não esteja fazendo uso do editor. Já vi que dá para esconder o botão do editor nas opções do jogo e fiz isso. Não pretendo utilizá-lo para nada. Se o fizer, será em um futuro muito distante para brincar com o save no encerramento da sua vida útil, e deixarei bem avisado a todos.
      Feitas todas as considerações, é hora de partir para o jogo. No próximo post vou apresentar a equipe e as competições.
    • jvitorsch
      Por jvitorsch
      Fala turma, estou com um bug meio bizarro no meu FM 2021. A classificação das equipes argentinas está totalmente bugada. Quem deveria jogar a Libertadores está classificado para a sulamericana e vice-versa. O próprio River Plate que venceu a última libertadores no meu save, está classificado para jogar a sulamerica e não a libertadores. 
       
      Obs: Uso BRMundiUp e o jogo não é pirata. Estou no ano de 2023, segunda temporada no meu save. 
    • emmystos
      Por emmystos
      Alguém tem ainda alguma licença de FMRTE 21 para vender?
    • CCSantos
      Por CCSantos
      Pois é, cá estamos novamente. Depois de um tempo parado - e sem sequer jogar FM - decidi tirar um pouco a poeira do FM21, e decidir jogar um save que sempre quis tentar, mas que fora muito hypado em FMs anteriores, já que o time havia subido de forma surpreendente para a Série C.
      Estou falando do Atlético Acreano, equipe que foi do êxtase de quase conquistar um acesso à Série B em 2018, ao fato de ficar sem divisão nacional em 2023, já que o time sequer avançou para a segunda fase do Estadual - as vagas devem ficar com Humaitá (campeão estadual de forma inédita) e São Francisco ou ADESG.
      O time está prestes a fazer 70 anos de história (irá fazer esta idade no próximo dia 27 de abril), possui nove títulos Estaduais, e é o único time do Acre a subir na Série D do Campeonato Brasileiro, em 2017.
      No ano seguinte, disputando no Grupo A, encarando os times nordestinos e sofrendo com a questão logística, o time se superou a ponto de poder decidir jogar por uma questão de distância (pouparam atletas nas rodadas finais para encaixar o seu confronto nas quartas), visando o confronto contra o Cuiabá. Acabaram perdendo por 2 a 0 na Arena Cuiabá e empataram em 2 a 2 em Rio Branco, deixando o acesso para a equipe mato-grossense que, posteriormente, viria a subir para a Série A, inclusive retornando para a disputa de competições continentais neste ano de 2022.
      Em 2019, teve o azar de ver uma Série C com dez times nordestinos, a ponto de tirar ele e o Luverdense do Grupo A, repassando-os para o Grupo B - isso daí foi inserido também por uma questão de logística, pois haviam poucos voos diretos de Rio Branco para o Nordeste; não era incomum ver o Atlético fazendo escala até mesmo em Viracopos (Campinas), rumo ao Nordeste em 2018. O resultado disso? Ambas as equipes, com aporte financeiro consideravelmente menor em comparação aos clubes de Sudeste e Sul, acabaram caindo para a Série D.
      Depois disso, o clube se perdeu. Foi lanterna em seu grupo na Série D em 2020, sem ganhar um jogo sequer (oito empates e seis vitórias).
      Para assumir o Galo Carijó, avancei a temporada 2021. Na próxima atualização, repasso o que houve na equipe, antes de minha chegada. O time foi um dos três representantes do Acre na Série D, juntamente com o Rio Branco e o Galvez, porém, só teremos duas vagas a partir da disputa de 2022.
      A única coisa que posso colocar aqui, é que ele já possui vaga para a Série D em 2022, por ter sido vice-campeão estadual em 2021, onde perdeu o título para o Galvez.

      A equipe joga suas partidas na Arena da Floresta, em Rio Branco. Ela possui capacidade para mais de 13 mil torcedores, e nós dividimos o estádio com Rio Branco, Humaitá, Vasco e Plácido de Castro. Antes da era das 'Arenas', o estádio já foi o mais moderno do Norte do País.

      Na próxima atualização, como eu disse, vou destrinchar como foi este 2021 do Atlético Acreano, antes da minha chegada ao clube.
      Conto com vocês nessa. Um abraço.
      -----------------------------------------------------------------------
      Base de dados: 21.4
      Países: Toda a América do Sul (com todos os atletas disponíveis);
      Database utilizada no Brasil: Brasil Série D by F J (É o formato de DB que mais se aproxima do regulamento oficial da Série D, com definição de vagas via Estaduais)
      Outras databases: Argentina (Até a Primera B/Nacional A), Chile (expandido para a 3ªDivisão), Peru (expandido a 2ªDivisão), Uruguai (expandido a 3ªDivisão), Bolívia, Equador, Paraguai e Venezuela (Riddler) + DBs de realismo de treinadores.
×
×
  • Criar Novo...