Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mathis Liam


Danut

Posts Recomendados

15 hours ago, victor095 said:

Que situação, não esperava que estaria na zona a essa altura, o ataque está com o freio de mão puxado. O que você tem pensado em questão de mudança tática pro segundo turno? Ainda mais se tiver uma folga no calendário pra testar algo, eu tentaria alguma coisa. 

Boa sorte!

Pois é, achei que o time tinha condições de ficar numa situação bem mais tranquila nessa temporada, mas até aqui não está funcionando muito não. O ataque está terrível, mas eu tô mais preocupado com a defesa. Isso porque nossa tática é pra ser, em tese, defensiva. Então o ataque tá um pouco pior do que eu gostaria, mas também já esperava que fizesse poucos gols. A defesa é que eu esperava que fosse bem, e na prática tá horrorosa. 

Sobre a tática, eu sempre tô tentando buscar alguma forma de corrigir as coisas né, porque do jeito que o time vem jogando não dá pra se contentar e deixar tudo como tá. Mas não tenho nenhuma ideia específica de grande mudança, não.

E não tem folga no calendário não. Como são quase sete meses sem jogos entre uma temporada e outra, no meio do campeonato não tem pausa.

Valeu :D

 

8 hours ago, Fujarra said:

A parte boa do campeonato ser de tiro curto é que vc tá ali na zona do agrião mas pode muito bem do nada voltar às cabeças. Mas que o desempenho tá bem capenga, tá.

Agora, aquele jogo ali contra o Vangarda que tu venceu, na moral... 😂

Sim, é um campeonato que costuma ficar muito amontoado. Então em termos de pontos ainda está uma situação razoavelmente tranquila (tanto quanto estar na zona de rebaixamento pode ser tranquilo). Mas o desempenho tá bem ruim. Se não melhorar não vamos sair da zona, não.

Também não acreditei naquela vitória. Mas a gente aceita os pontos, né? É por jogos como esse que eu realmente não entendo quem reclama do FM quando seu time perde um jogo em que dominou. É futebol, de vez em quando acontece. A gente só tende a ignorar mais quando é a nosso favor. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AM-JKLWcfiWYkKEP6hns4qY3bVqi4X_M5d21DB47

S04E03 - Em busca do milagre

Na última atualização vimos que a primeira metade de campeonato de Liam no comando do Tidaholm não correu nada bem. Contrariando as expectativas otimistas do treinador ao conhecer a equipe, o Tidaholm está afundado na luta contra o rebaixamento, com apenas 13 pontos em 13 jogos - e a penúltima colocação na tabela. Hoje vamos ver se a equipe conseguiu se salvar ou se Liam amargou seu primeiro rebaixamento na carreira.

 

Division 2 Norra Götaland

Julho

AM-JKLVyX23ACV_DB0BKySauERDU4ksyL_UHLeXz

Começamos o segundo turno como terminamos o primeiro: com derrota. Na sequência, levamos uma goleada do Stenungsunds. O pior é que o resultado não reflete em nada o que foi o jogo - em si, uma partida bastante equilibrada. Só que o adversário marcou duas vezes em jogada de bola parada e depois soube aproveitar melhor as oportunidades pra matar o jogo. Realmente não sei porque o Tidaholm leva tanto gol de bola parada, algo que não acontecia em meu clube anterior.

O terceiro jogo do mês foi um confronto de vida ou morte. O IK Tord era a única equipe que estava atrás de nós na tabela, e os demais já começavam a abrir distância. Uma derrota nos deixaria em situação praticamente irrecuperável.

Na primeira etapa minha equipe fez o pior jogo do ano. Simplesmente não chegamos uma única vez no ataque - e ainda conseguimos a façanha de levar um gol de contra-ataque mesmo assim. Na segunda etapa melhoramos, mas quando parecia que ia empatar acabamos levando o segundo gol em cobrança de lateral. Nossa sorte é que o goleiro deles falhou de forma bizarra no minuto seguinte.

0eb76400453a48e54912e127372bca1b.gif

Sim, foi gol do cara que bateu na bola lá no meio de campo.

O presente do goleiro foi o que minha equipe precisava para voltar ao jogo. Poucos minutos depois, empatamos a partida. Mais alguns minutos de pressão e conseguimos um pênalti, virando para 3 a 2. Aí só nos seguramos até o juiz apitar.

AM-JKLXbvrbLFOOxO4B-qXk97bdaGoCSl-NUXJZ_

Foi muito mais sofrido do que deveria ser uma partida contra o lanterna, mas não dá para exagerar a importância dessa virada para manter as esperanças do Tidaholm na temporada.

Fechando o mês, voltamos a ser derrotados, dessa vez pelo Linköping City. Depois dessa partida a diretoria me convocou para uma reunião, onde prometi que conseguiria resultados melhores no próximo mês. Uma situação bem complicada, já que agora vamos enfrentar várias equipes do topo da tabela, mas era isso ou perder o emprego de imediato.

 

Agosto

AM-JKLXzw6pK9qkRlWpKsPTPTOYZGYm0YdVKjK6w

Abrimos agosto com mais uma derrota pesada, contra o Yxhults. Depois disso, porém, conseguimos melhorar um pouco o desempenho. Primeiro vencemos o Skövde, graças a meu goleiro - ele pegou um pênalti no 0 a 0 e depois ainda deu a assistência pro gol.

Na sequência, dois empates. No primeiro, contra o Kumla, fizemos uma partida bastante sólida, e poderíamos muito bem ter saído vencedores com um pouco mais de sorte. No segundo, contra o Oddevold, a situação foi bem diferente: o adversário jogou melhor, mas conseguimos um empate sofrido nos minutos finais.

A essa altura, o Tidaholm precisava de dois pontos para sair da zona de rebaixamento. Infelizmente os pontos não vieram nesse mês, pois fechamos agosto com nova derrota.

 

Setembro

AM-JKLUv8c9saSF2Z4eKpB9-nUua4V04_BWfhaQE

Também não conseguimos a vitória no primeiro jogo de setembro. A boa notícia é que o Grebbestads, que vinha logo acima de nós na tabela, também não saiu do lugar nessas duas rodadas.

E falando no Grebbestadts, a próxima rodada reservava justamente o confronto direto entre os desesperados. Faltando três partidas para o final da competição, o jogo era absolutamente decisivo. Uma vitória, e passaríamos a depender só de nós mesmos para evitar o rebaixamento direto. Uma derrota, e ficaríamos a um ponto do rebaixamento matemático.

Dentro de campo, o Grebbestadts veio com muito mais vontade do que o Tidaholm. Parecia que era eles que precisavam do resultado, com sete finalizações nos primeiros vinte minutos - minha equipe, nenhuma. A nossa primeira chegada ao ataque foi apenas aos 26 minutos, justamente no tipo de jogada que mais nos incomodou durante a temporada: a bola parada cruzada para a área.

ccf1d4b3ebdd47fd3b161059c3bea4fa.gif

O gol mudou pouca coisa no jogo. O Grebbestadts tentava buscar o empate, o Tidaholm se defendia. Aos 42 minutos, nossa segunda chegada ao ataque. Novamente em bola parada cruzada pra área. Dessa vez resultou em pênalti. Salihovic converteu.

O 2 a 0 deixava a situação mais tranquila, mas não durou muito tempo. Ainda antes do intervalo o atacante adversário se aproveitou de uma falha de marcação na entrada da área e soltou a bomba de média distância. 2 a 1 ao final dos primeiros 45 minutos.

Na segunda etapa as coisas continuaram tensas. O Grebbestadts tinha o domínio do jogo, mas também não criava muita coisa. Aos 56 minutos tivemos uma falta na meia-lua da grande área. Prytz bateu direto, com convicção. Nossa terceira finalização na partida, nosso terceiro gol. 3 a 1.

0e5fcd1742de2e2263f670f17f6d1d13.gif

Passamos o ano inteiro sofrendo com a bola parada na defesa e não fazendo nada com ela no ataque. Aí nesse jogo simplesmente inverteu e deu tudo certo a nosso favor.

O Grebbestadts ainda tentou buscar o resultado. Conseguiram diminuir, em uma boa jogada de contra-ataque - daquelas de deixar o treinador desesperado, porque não é possível levar gol de contra-ataque estando com dois de vantagem no placar. Mas aí parece que o gás deles acabou, e nos minutos finais o Tidaholm até chegou mais perto de aumentar a vantagem do que de sofrer o empate.

AM-JKLUXMAVOAWqYSfZCBru-Xnep4gXsNR6YRvmu

Com a vitória, faltavam agora duas partidas para o final do campeonato e minha equipe dependia só de si mesma para evitar o rebaixamento direto. Se conseguisse vencer as duas, poderia até mesmo evitar o playoff de relegação, a depender dos resultados paralelos.

Na penúltima rodada enfrentamos o Vänersborgs. Começamos o jogo bastante bem, abrindo o placar em um golaço de Salihovic, que chegou ao sétimo jogo seguido deixando sua marca. Perto do intervalo, porém, acabamos batendo cabeça na defesa e levamos o empate. Na volta do intervalo levamos o segundo, em cobrança de lateral. Ainda tentei jogar o time todo pra cima, chegamos a ficar com um homem a mais em campo, mas não teve jeito.

AM-JKLUohFQTWsYtnuCiG5vU1s9y7SRa_mCrLuWn

A boa notícia é que o Grebbestadts conseguiu perder para o já rebaixado IK Tord, deixando minha equipe em vantagem para o jogo final.

 

Division 2 Norra Götaland - Rodada 26

Chegamos então na rodada decisiva. Uma vitória, e minha equipe evitaria o rebaixamento direto. Qualquer outro resultado, e precisaria torcer para o Grebbestadts não vencer seu jogo.

Nossa missão era visitar o Lidköpings, 7º colocado. Uma tarefa possível, mas que tinha um complicador bastante relevante: Salihovic, o homem dos sete gols nos últimos sete jogos, estava suspenso pelo excesso de cartões amarelos. Em seu lugar entrou Guilin Nsengiyumva, há dois meses sem balançar as redes.

A pouco mais de 100 quilômetros dali, o Grebberstads recebia o Yxhults. Apesar da vantagem de jogar perante a torcida, a disputa deles era mais complicada, já que o adversário vinha em 3º lugar e entrava na última rodada ainda sonhando com o acesso.

Na primeira etapa pouca coisa aconteceu. O Lidköpings dominou as ações, acertou uma vez o travessão, mas de resto não criou jogadas de muito perigo. No outro jogo, Grebberstadts e Yxhults também não saíram do 0 a 0.

A situação mudou logo no começo do segundo tempo. Com menos de um minuto jogado, o Grebberstadt abriu o placar na sua partida. Com esse resultado, minha equipe passava a precisar da vitória. Sabendo disso, resolvi soltar um pouco a equipe. Resultado? Contra-ataque e gol do Lidköpings, complicando ainda mais a nossa vida.

290b9fa145df0eb5920e3e89941c30dd.gif

Precisando da virada, resolvi partir para o tudo ou nada. Deu nada: aos 67 minutos, o Lidköpings marcava o segundo. Agora a nossa maior esperança era um gol no outro jogo, já que depender das próprias pernas estava quase impossível. Esperança que não durou nem um minuto, pois logo veio a notícia de que o Grebberstadts ampliou sua vantagem.

Em situação desesperadora, só nos restava buscar uma virada milagrosa. Logo marcamos o primeiro, em uma cobrança de lateral muito parecida com a do primeiro gol da partida - só que dessa vez a jogada deu certo. Faltavam dois.

662e4ec5aa81453a943eba9d25820938.gif

A essa altura o Tidaholm era só ataque. A ordem era tocar a bola e correr pra frente. Foi assim que construímos a jogada do próximo gol, aos 77 minutos - contando ainda com uma enorme dose de sorte, como pode ser visto no lance.

69970a703687046367788316a7fb7c93.gif

De repente, o que parecia impossível se tornou uma possibilidade real. Faltavam treze minutos, e minha equipe só precisava marcar mais um gol. Os reservas se olhavam apreensivos no banco. Será que ainda ia dar?

AM-JKLUrziBC2lzM8dgpOwSjcbHXTqPLzpBCMdcm

Não deu. O nervosismo falou mais alto e minha equipe passou longe de criar perigo nos minutos finais. Com o empate cá e a vitória do Grebberstadts lá, o Tidaholm está rebaixado pela segunda vez em três anos.

 

Tabela

AM-JKLWnVM6eSsvjLqqTJVw1su3Gjynxw50RACSb

E assim terminou a campanha do primeiro rebaixamento de Liam. Empatado em pontos com quem está acima. Se o desempate fosse por número de vitórias, teríamos ido pra disputa do playoff. Mas o critério é o saldo de gols, e aí o Tidaholm foi vergonhoso. Levamos quase dois gols por jogo, enquanto que o ataque não chegou a marcar uma vez por partida.

Olhando para trás, é impossível não pensar nos inúmeros "se" da temporada. Se o desempate fosse o número de vitórias. Se tivesse feito um pontinho a mais. Se não tivesse levado tantos gols de bola parada. Se Salihovic, em sua melhor forma na temporada, não tivesse perdido o jogo decisivo por um cartão amarelo.

Mas, sendo bem sincero, o trabalho foi mesmo muito ruim e digno de rebaixamento. Não faltaram oportunidades, já que o Grebbestadts também fez esforço pra cair - antes da última rodada, eles estavam há dez jogos sem vitória. Simplesmente não fomos bons o suficiente.

Aliás, é preciso lembrar também que ficar uma posição acima não resolveria a nossa vida. Ainda seria preciso disputar um playoff de quatro equipes. O Grebbestadts acabou derrotado já no primeiro jogo e caiu de divisão igual. Com o que o Tidaholm estava apresentando, não tenho razões para acreditar que faria melhor.

 

Plantel

AM-JKLWGX9g56bSzwXxaRFjNyXbp2_c6I1UhlwNn

Uma temporada muito fraca de todo o elenco. Salihovic se destacou na reta final e vai ficar na memória do torcedor como o jogador que tentou evitar a queda, mas antes dessa boa fase ele vinha sendo uma completa nulidade. De resto, é difícil destacar alguém. Os zagueiros foram os menos piores, mas ainda assim tiveram desempenho muito abaixo do que eu esperava.

Fica também o registro de que Hamid Abdulla, o rapaz que contratamos junto ao último time de Liam, terminou a temporada com média 6.35, pior nota de todo o elenco. Eu continuo achando que ele tem atributos bastante bons pra divisão, mas comigo ele realmente não funcionou.

 

Futuro do treinador

Com o rebaixamento para uma divisão não jogável, o Tidaholm encerrou imediatamente o contrato de Liam. A campanha desse ano certamente não ajuda o currículo do treinador. Por outro lado, é preciso lembrar que Liam tirou sua primeira licença profissional, estando agora em um nível de formação perfeitamente adequado para qualquer equipe da divisão. Seus atributos também já estão bem mais interessantes do que no início da carreira.

AM-JKLVB3Vj8oYjBafVuV4KWMoSOioPgNvtS7kiN

No próximo post vamos conhecer a próxima equipe do treinador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Mathis Liam: Livro Dois - Em busca do milagre [atualizado em 13/02]
Em 11/02/2022 em 17:37, Danut disse:

Olha, eu realmente não tenho mais ideia do que é que acontece, então qualquer sugestão é bem vinda. Não vai mais servir pro período no KIK especificamente, mas eu tô sofrendo demais com as versões mais novas do FM em tudo que é equipe.

Bem, vou tentar não me estender demais, mas assim:

  • Jogar partidas demais não me faz bem no FM. Os saves mais complicados que já fiz, que foram o do Druida e aquele no Uruguai, foram jogados em momentos onde eu estava com mais tempo livre e podia jogar bastante, às vezes por uma tarde inteira ou até um dia inteiro, e já cheguei a ficar duas, três temporadas na frente do que postava. Curiosamente os resultados eram sempre muito piores do que quando eu jogava períodos menores e postava imediatamente o período jogado. Foi quando comecei a perceber que o ritmo para mim é parte essencial da experiência de jogo - acelerar demais não me deixava refletir sobre os problemas da equipe e jogando menos, com mais calma, eu sempre consigo buscar soluções e os resultados melhoram. E posso te dizer que as fases mais difíceis do Wrexham foram exatamente quando eu inventei de jogar partidas demais. Para mim, jogar muito, eventualmente em excesso, acaba por mais atrapalhar que ajudar o save. Se eu fosse você, sinceramente experimentava diminuir um pouco o ritmo de jogo e observava se os resultados em geral não melhoram. 
     
  • Já me queixei muito de que o time que estava vencendo tudo de repente começava a falhar e entrava numa espiral negativa. E o @GGilsonvárias vezes me disse que isso não existe - não foi de repente. Ou eu estava ganhando por sorte e não reparei - porque a gente quando está ganhando ou está jogando de forma muito acelerada tende a prestar menos atenção nos detalhes - e a sorte acabou, e comecei a perder, ou minha tática tinha alguma falha grave que os adversários foram aprendendo a explorar. Ou eu perdi duas, três partidas em sequência - o que é perfeitamente normal - entrei em pânico, comecei a mexer na tática, as mexidas tornaram as coisas ainda mais confusas, continuei a mexer e quando vi a coisa já tinha ido pro buraco. Tanto que hoje eu evito grandes mudanças em uma fase ruim de duas, três partidas, geralmente deixo isso pra quando a fase dura mais de cinco jogos. É a minha forma de evitar entrar em pânico diante de uma fase ruim "normal". Então se a equipe "de repente" começou a falhar, alguma coisa provavelmente já não vinha bem, ou o pânico te levou a mexer (ainda que pontualmente) e isso não necessariamente resolveu os problemas. Acho que quando isso acontecer é a hora de sentar, reassistir os jogos disputados em modo completo, observar os principais problemas e buscar soluções com calma, sem a pressão do resultado. O que é que falha - é o ataque? É a defesa? Passe? Finalização? Construção? O FM pode ser muito confuso porque só vemos os principais lances (mesmo no Alargado), então essa análise pode te ajudar num primeiro momento, até pra saber onde mexer. Posteriormente, já conhecendo melhor e entendendo quais mudanças funcionam, isso talvez nem seja mais necessário. Ou você pode fazer como o Cleon: define uma tática, joga as 3 primeiras partidas oficiais e não mexe em absolutamente nada. Depois reassiste esses mesmos 3 jogos, observa falhas e coisas que você gostaria de melhorar, e mexe a partir daí. Tem que encontrar uma forma de lidar com essas situações que te fique confortável e que de fato resolva os problemas.
     
  • Você aparentemente está numa fase onde prefere divisões subterrâneas do futebol e não quer contratar. Cada um joga da maneira como gosta e prefere, ninguém tem nada com isso. Mas sendo sincero, o FM parece ter sido todo formatado para o "jogador médio" que pega um time de primeira divisão da Europa cheio de dinheiro, monta um esquadrão e ganha tudo em cinco, seis temporadas (ou menos). Isso significa que é um jogo que simula muito melhor a realidade dessas divisões e tende a fluir melhor exatamente quando se contrata jogadores melhores. Quando você não faz isso - e repito, você joga da forma como bem entende - está jogando em um modo muito mais difícil e complexo, com atletas muito ruins, de nível baixíssimo, e não tem como melhorar o time contratando. Agora, não adianta jogar dessa maneira e esperar grandes resultados de forma rápida, ou um time regular e jogando bem sempre, ou uma evolução sempre constante (que no jogo, repito, vem muito pela mecânica de contratar). Paciência, cara, paciência. Os jogadores vão se comportar de forma aleatória e vão fazer merda, o time vai ter fases estranhas, o crescimento é por vezes muito lento e gradual (e em alguns casos vem apenas mudando de equipe), e falo isso com a experiência de quem jogou na absurdamente difícil terceira divisão uruguaia, ficando sem elenco no meio da competição e onde só uma equipe subia direto. Eu nunca joguei um desafio como você está fazendo, mas tenho a sensação que você tem uma expectativa muito diferente daquela que equipes desse nível de fato conseguem entregar. Em suma, acho que as expectativas estão muito altas considerando o nível horrendo dessas divisões e o fato de que no seu caso quem contrata é a IA, que faz isso sempre muito pior que a gente. Ou, trocando em miúdos, às vezes tenho a impressão que você espera que uma equipe da quarta divisão sueca se comporte como se fosse a Juventus na Série A. Talvez um ajuste de expectativas possa te ajudar a lidar melhor com os resultados de forma geral.

Enfim, espero ter te ajudado a refletir um pouco e assim quem sabe te ajudar a se divertir mais com o jogo. Qualquer coisa estamos sempre aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 hours ago, Tsuru said:

Bem, vou tentar não me estender demais, mas assim:

  • Jogar partidas demais não me faz bem no FM. Os saves mais complicados que já fiz, que foram o do Druida e aquele no Uruguai, foram jogados em momentos onde eu estava com mais tempo livre e podia jogar bastante, às vezes por uma tarde inteira ou até um dia inteiro, e já cheguei a ficar duas, três temporadas na frente do que postava. Curiosamente os resultados eram sempre muito piores do que quando eu jogava períodos menores e postava imediatamente o período jogado. Foi quando comecei a perceber que o ritmo para mim é parte essencial da experiência de jogo - acelerar demais não me deixava refletir sobre os problemas da equipe e jogando menos, com mais calma, eu sempre consigo buscar soluções e os resultados melhoram. E posso te dizer que as fases mais difíceis do Wrexham foram exatamente quando eu inventei de jogar partidas demais. Para mim, jogar muito, eventualmente em excesso, acaba por mais atrapalhar que ajudar o save. Se eu fosse você, sinceramente experimentava diminuir um pouco o ritmo de jogo e observava se os resultados em geral não melhoram. 

Hmm, então, eu também achei que isso fosse um problema. Mas quando tentei jogar com mais calma não tive mais sucesso não. Só me irritei mais porque daí parecia que ficava me arrastando por dias e dias numa temporada de fracasso e isso me tirava completamente o tesão pelo jogo e eu acabava deixando de lado de vez. 

Quero sim dar uma diminuída no ritmo de jogo, até pra me dedicar mais aos estudos, mas não sei se isso tem impacto na parte dos resultados. Eu genuinamente olho pro que tá acontecendo no FM e não sei identificar o que tá dando tão errado. Leio teoria e vejo a tática que montei e, pra mim, ela faz todo o sentido. Vejo os jogos e as coisas parecem estar funcionando, mas no fim sempre dá errado. Não acho que jogar mais devagar seja solução de muita coisa.

(EDIT: uma outra coisa a se considerar é que por não tocar na parte extra-campo o jogo flui muito mais rápido. Em com frequência saio de férias entre um jogo e outro inclusive, porque não tem nada pra fazer ali mesmo. Então tô jogando rápido, mas também não é tããão rápido assim. É que só gasto tempo nos jogos mesmo).

 

5 hours ago, Tsuru said:
  • Já me queixei muito de que o time que estava vencendo tudo de repente começava a falhar e entrava numa espiral negativa. E o @GGilsonvárias vezes me disse que isso não existe - não foi de repente. Ou eu estava ganhando por sorte e não reparei - porque a gente quando está ganhando ou está jogando de forma muito acelerada tende a prestar menos atenção nos detalhes - e a sorte acabou, e comecei a perder, ou minha tática tinha alguma falha grave que os adversários foram aprendendo a explorar. Ou eu perdi duas, três partidas em sequência - o que é perfeitamente normal - entrei em pânico, comecei a mexer na tática, as mexidas tornaram as coisas ainda mais confusas, continuei a mexer e quando vi a coisa já tinha ido pro buraco. Tanto que hoje eu evito grandes mudanças em uma fase ruim de duas, três partidas, geralmente deixo isso pra quando a fase dura mais de cinco jogos. É a minha forma de evitar entrar em pânico diante de uma fase ruim "normal". Então se a equipe "de repente" começou a falhar, alguma coisa provavelmente já não vinha bem, ou o pânico te levou a mexer (ainda que pontualmente) e isso não necessariamente resolveu os problemas. Acho que quando isso acontecer é a hora de sentar, reassistir os jogos disputados em modo completo, observar os principais problemas e buscar soluções com calma, sem a pressão do resultado. O que é que falha - é o ataque? É a defesa? Passe? Finalização? Construção? O FM pode ser muito confuso porque só vemos os principais lances (mesmo no Alargado), então essa análise pode te ajudar num primeiro momento, até pra saber onde mexer. Posteriormente, já conhecendo melhor e entendendo quais mudanças funcionam, isso talvez nem seja mais necessário. Ou você pode fazer como o Cleon: define uma tática, joga as 3 primeiras partidas oficiais e não mexe em absolutamente nada. Depois reassiste esses mesmos 3 jogos, observa falhas e coisas que você gostaria de melhorar, e mexe a partir daí. Tem que encontrar uma forma de lidar com essas situações que te fique confortável e que de fato resolva os problemas.

Concordo com a avaliação de que essas quedas repentinas não são obra do acaso. As vezes parece que é, tipo meu KIK começando a levar 50 gols de bola parada quando não levava nunca gol nesse tipo de jogada antes. Mas no fundo sei que tem alguma outra questão. Um jogo ou outro pode ser coincidência, quando acontece toda hora tem outras explicações.

Quanto a questão de fazer grandes mudanças ou não, eu tenho tentado um pouco de tudo. Nesse save aqui tentei ir fazendo ajustes pontuais na maior parte do tempo, as mudanças mais bruscas só fiz quando achei que tudo estava perdido já e não tinha mais ideia do que poderia ajustar. Aí eu peguei e coloquei alguma das táticas prontas que o adjunto recomendou, já que aquilo que eu imaginava não tava funcionando. Não funcionou igual.

Sei lá, eu entendo a teoria de ir observando o que acontece e ajustando. Só que parece que nada do que eu penso como ajuste muda aquilo que eu quero que mude. Ou, quando muda, resolve por dois ou três jogos e depois volta a dar errado. Realmente não tô numa fase boa com o jogo.

Acho sim que eu posso me dedicar um pouco mais a tentar identificar o que tá dando errado em alguns momentos, mas é que frustra quando a gente gasta tempo e tempo observando, muda aquilo que parece fazer sentido mudar, e o resultado é igual ou pior.

 

5 hours ago, Tsuru said:
  • Você aparentemente está numa fase onde prefere divisões subterrâneas do futebol e não quer contratar. Cada um joga da maneira como gosta e prefere, ninguém tem nada com isso. Mas sendo sincero, o FM parece ter sido todo formatado para o "jogador médio" que pega um time de primeira divisão da Europa cheio de dinheiro, monta um esquadrão e ganha tudo em cinco, seis temporadas (ou menos). Isso significa que é um jogo que simula muito melhor a realidade dessas divisões e tende a fluir melhor exatamente quando se contrata jogadores melhores. Quando você não faz isso - e repito, você joga da forma como bem entende - está jogando em um modo muito mais difícil e complexo, com atletas muito ruins, de nível baixíssimo, e não tem como melhorar o time contratando. Agora, não adianta jogar dessa maneira e esperar grandes resultados de forma rápida, ou um time regular e jogando bem sempre, ou uma evolução sempre constante (que no jogo, repito, vem muito pela mecânica de contratar). Paciência, cara, paciência. Os jogadores vão se comportar de forma aleatória e vão fazer merda, o time vai ter fases estranhas, o crescimento é por vezes muito lento e gradual (e em alguns casos vem apenas mudando de equipe), e falo isso com a experiência de quem jogou na absurdamente difícil terceira divisão uruguaia, ficando sem elenco no meio da competição e onde só uma equipe subia direto. Eu nunca joguei um desafio como você está fazendo, mas tenho a sensação que você tem uma expectativa muito diferente daquela que equipes desse nível de fato conseguem entregar. Em suma, acho que as expectativas estão muito altas considerando o nível horrendo dessas divisões e o fato de que no seu caso quem contrata é a IA, que faz isso sempre muito pior que a gente. Ou, trocando em miúdos, às vezes tenho a impressão que você espera que uma equipe da quarta divisão sueca se comporte como se fosse a Juventus na Série A. Talvez um ajuste de expectativas possa te ajudar a lidar melhor com os resultados de forma geral.

Enfim, espero ter te ajudado a refletir um pouco e assim quem sabe te ajudar a se divertir mais com o jogo. Qualquer coisa estamos sempre aí.

Olha, no meu save lá com o Hertha eu fui justamente pra uma equipe de primeira divisão e com dinheiro porque pensei nisso aí. De sair dos clubes menores e tentar jogar num nível mais alto, ver se funciona. Deu tão ou mais errado do que aqui - não cheguei a postar mais porque enchi o saco do save, mas o fim daquele save foi um desastre completo, num nível bem parecido com o que foi esse final no KIK no save atual.

Isso sem me dedicar nas contratações, né. Realmente acho que se contratar daí dá pra ter mais sucesso, na pior das hipóteses na força mesmo (simplesmente contratando jogadores melhores do que os que outros times contratam). Mas na parte tática eu fui tão mal num time de elite quanto nesses de nível baixo.

Sobre as expectativas, eu discordo que sejam muito diferentes do que as equipes podem entregar. No KIK eu achei que ia brigar por meio de tabela. Fiquei feliz com o primeiro ano, estava feliz com a maior parte do segundo (mas aí veio um desastre no fim), e muito feliz com o terceiro que tava indo bem acima do esperado (até o desastre completo). Tivesse ficado ali no meio da tabela nos três tava bem ok.

Agora no Tidaholm acho que errei a avaliação do elenco. Achei que tinha time pra brigar na parte superior, contrariando a diretoria que só queria não cair. Vendo o que aconteceu acho que o time era mesmo pra brigar pra não cair. Mas mesmo com esse erro de avaliação, entrei na temporada pensando mais em me defender do que em atacar, e ir conquistando pontos aos poucos com um jogo simples, focando bem no básico mesmo. Não vejo como isso seja esperar que a equipe se comporte como a Juventus na série A. Nesse ponto eu discordo mesmo da tua avaliação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Mathis Liam: Livro Dois - Em busca do milagre [atualizado em 13/02]
9 horas atrás, Tsuru disse:

Bem, vou tentar não me estender demais, mas assim:

Imagina se tivesse se estendido! hahahahaha to zuando

É rapaz, eu achei que numa equipe com mais dinheiro você conseguiria tirar alguma coisa daí, mas teve desempenho pior, sendo rebaixado e demitido na mesma leva.

Tem nem muito o que falar, mas acho que numa liga tão parelha assim, deve ser a tática que não está encaixando, tem que ver qual tem sido as táticas usadas nessa divisão pra ver o que pode ser feito pra contra-atacar eles. Li na sua resposta ao Tsuru que você deu uma mexida na tática aos poucos e olha, do longo tempo que tenho de FM quase nunca isso deu certo, mexer no carro com ele andando tem que ser de uma vez, mexer aos poucos não costuma ser legal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, Fujarra said:

Imagina se tivesse se estendido! hahahahaha to zuando

É rapaz, eu achei que numa equipe com mais dinheiro você conseguiria tirar alguma coisa daí, mas teve desempenho pior, sendo rebaixado e demitido na mesma leva.

Tem nem muito o que falar, mas acho que numa liga tão parelha assim, deve ser a tática que não está encaixando, tem que ver qual tem sido as táticas usadas nessa divisão pra ver o que pode ser feito pra contra-atacar eles. Li na sua resposta ao Tsuru que você deu uma mexida na tática aos poucos e olha, do longo tempo que tenho de FM quase nunca isso deu certo, mexer no carro com ele andando tem que ser de uma vez, mexer aos poucos não costuma ser legal.

No fim das contas o dinheiro não fez tanta diferença assim, pois o time não chegou perto de gastar o que tinha no caixa, né. Não que o elenco fosse tão ruim assim, o rebaixamento certamente foi fracasso do treinador. Mas não montamos a máquina que eu tinha esperanças que o clube montaria.

De modo geral tenho tentado mudar aos poucos mesmo, mas no final também tentei umas mudanças mais radicais que não resolveram igual. Enfim, a ver como será na sequência, em outro clube.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente o nosso Liam voltou ao desemprego após uma época para esquecer. Nunca desistir e acreditar sempre que o próximo desafio será melhor, no meio de golos de sorte e bombas de livre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim como o @Fujarra, eu também achei que o dinheiro poderia ter um efeito diferente para o Liam, mas a diretoria é mão fechada. Mesmo assim, você disse que era possível dar mais, porém o desempenho foi muito ruim. Eu não sou adepto de grandes mexidas táticas durante a temporada. Sempre fico com a sensação de que ao mexer profundamente em uma tática durante o campeonato na verdade só reforça que a análise do elenco, da força dele, do lugar que a equipe tem entre as demais e outras coisas foi bastante incompleta antes da temporada começar e por isso a tática precisa ser tão mexida para os resultados aparecerem. E mesmo quando a questão não é essa, mexer em muitas instruções sempre se corre os risco de perder o controle das variáveis e ficar sem saber o que está ou não funcionando antes ou depois da mexida. Porém, mexendo pouco ou muito, a questão é que nenhuma teoria de como deve se jogar no FM se sustenta sem resultados.

Se o elenco não era tão ruim, a tática não era mal feita como você disse, não resta muita coisa a olhar, exceto a respeito das decisões que você toma durante a partida. Imaginando que o Liam não é uma pessoa de péssimo relacionamento com seus jogadores, para mim só resta focar nisso. Mas isso é um palpite de quem só conhece seu save pelo seu olhar e sua narrativa. Você disse que tomou muitos gols de bola parada, mas não disse se observou se isso era por conta de problemas de atributos dos jogadores, falta de treinamento específico para isso ou uma mudança no posicionamento de alguns jogadores.

Concordo com o que o @Tsuru escreveu, mas você não viu muita relação com o que vive, então precisa continuar tentando descobrir onde erra para ter resultados tão parecidos repetidamente. Você já teve bons momentos em outros saves e poderia parar e tentar usar essa experiência para conseguir colocar o Liam nos trilhos da vitória. 

Se existem saves muito fáceis para determinados níveis de treinadores humanos, onde se vence seguidamente em qualquer divisão, também existem saves muitos difíceis, onde as dificuldades são maiores do que as habilidades do treinador humano. Pense se esse não seria o caso. Se for e mesmo assim você está gostando do que está jogando, podia ser menos rígido com seus resultados ruins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 hours ago, Cadete213 said:

Infelizmente o nosso Liam voltou ao desemprego após uma época para esquecer. Nunca desistir e acreditar sempre que o próximo desafio será melhor, no meio de golos de sorte e bombas de livre.

É, essa passagem pelo Tidaholm fica sendo daquelas que a gente esconde no currículo depois. Mas enfim, vamos adiante. Existem outros clubes para treinar.

 

2 hours ago, GGilson said:

Assim como o @Fujarra, eu também achei que o dinheiro poderia ter um efeito diferente para o Liam, mas a diretoria é mão fechada. Mesmo assim, você disse que era possível dar mais, porém o desempenho foi muito ruim. Eu não sou adepto de grandes mexidas táticas durante a temporada. Sempre fico com a sensação de que ao mexer profundamente em uma tática durante o campeonato na verdade só reforça que a análise do elenco, da força dele, do lugar que a equipe tem entre as demais e outras coisas foi bastante incompleta antes da temporada começar e por isso a tática precisa ser tão mexida para os resultados aparecerem. E mesmo quando a questão não é essa, mexer em muitas instruções sempre se corre os risco de perder o controle das variáveis e ficar sem saber o que está ou não funcionando antes ou depois da mexida. Porém, mexendo pouco ou muito, a questão é que nenhuma teoria de como deve se jogar no FM se sustenta sem resultados.

Se o elenco não era tão ruim, a tática não era mal feita como você disse, não resta muita coisa a olhar, exceto a respeito das decisões que você toma durante a partida. Imaginando que o Liam não é uma pessoa de péssimo relacionamento com seus jogadores, para mim só resta focar nisso. Mas isso é um palpite de quem só conhece seu save pelo seu olhar e sua narrativa. Você disse que tomou muitos gols de bola parada, mas não disse se observou se isso era por conta de problemas de atributos dos jogadores, falta de treinamento específico para isso ou uma mudança no posicionamento de alguns jogadores.

Eu também imaginei que assumir um clube com dinheiro impactaria mais, mas no fim a equipe não tinha um grande nível não. Ainda acho que não era time pra cair de divisão, isso eu coloco na minha conta.

De modo geral eu prefiro mudar poucas coisas por vez na tática. Mas a essa altura os resultados tão sendo tão ruins que eu tô bem perdido mesmo sobre como fazer as coisas. Tô tentando de tudo um pouco.

E não, não tinha um relacionamento ruim com os jogadores. Claro que o ânimo no vestiário estava baixo com os resultados, mas em nenhum momento a coisa foi para além disso.

Já quanto à tática não ser mal feita eu não posso garantir. Eu acho que ela fazia sentido, mas claramente não estou sabendo lidar bem com a parte tática do FM no geral.

 

2 hours ago, GGilson said:

Concordo com o que o @Tsuru escreveu, mas você não viu muita relação com o que vive, então precisa continuar tentando descobrir onde erra para ter resultados tão parecidos repetidamente. Você já teve bons momentos em outros saves e poderia parar e tentar usar essa experiência para conseguir colocar o Liam nos trilhos da vitória. 

Se existem saves muito fáceis para determinados níveis de treinadores humanos, onde se vence seguidamente em qualquer divisão, também existem saves muitos difíceis, onde as dificuldades são maiores do que as habilidades do treinador humano. Pense se esse não seria o caso. Se for e mesmo assim você está gostando do que está jogando, podia ser menos rígido com seus resultados ruins.

Essa questão de não exagerar na dificuldade foi o que me levou ao save com o Hertha. Mas não tive muito mais sucesso por lá do que por aqui. Na parte que postei até tava indo bem, mas o desastre que veio depois foi no nível dos piores momentos desse save. E aí se é pra ir mal igual, prefiro mil vezes ir mal num save como esse aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AM-JKLWqF1_2Qce2dhnCcc8OwfRdJrgGI-A-o6tb

S05E01 - IFK Malmö

Na última atualização vimos que Liam amargou seu primeiro rebaixamento na carreira, após uma temporada de insucessos no comando do Tidaholm. Hoje vamos conhecer o novo clube do treinador.

 

IFK Malmö

O Idrottsföreningen Kamraterna Malmö, mais conhecido por IFK Malmö, é uma associação esportiva fundada em 1899 (a equipe de futebol é de 1903). Como o nome já indica, ela tem sua sede na cidade de Malmö, a terceira maior da Suécia, e talvez o principal polo futebolístico do país, muito por conta de outro clube local, o Malmö FF.

Diferentemente do vizinho mais famoso, o IFK Malmö não tem uma galeria de títulos muito recheada. Seu maior sucesso na história é o vice-campeonato nacional na temporada 1960, e há tempos a equipe apenas frequenta as divisões inferiores. No save, o clube amargou um rebaixamento da 3ª para a 4ª divisão em 2022, e desde então tenta o retorno. Nas duas temporadas já disputadas, porém, ficou apenas na 4ª colocação.

AM-JKLUq8t42Pmm8WYb4mo-FGg61KjnzaG6ortef

A missão de Liam é clara: recolocar o clube na 3ª divisão. Para isso, vamos contar com um orçamento de quase 200 mil euros anuais, valor muito acima do que se gasta na divisão. No entanto, como já vimos no Tidaholm, ter orçamento não é garantia de que o clube irá gastar. E a situação não parece tão diferente aqui no Malmö - a folha salarial atual gira em torno de 40 mil euros, dentro do normal para uma equipe forte na divisão, mas muito longe daquilo que o orçamento possibilitaria.

Os jogos do clube são disputados no Malmö Stadion, estrutura de propriedade da cidade que conta com 27.500 lugares.

AM-JKLUfcc2qggz8tlbMb4_v3S66uuQlQoe6beRU

Com uma média de público de pouco mais de 200 torcedores por partida, o clube fica bem longe de encher o estádio. Mas essa desproporção entre capacidade e público tem uma explicação histórica: construído para a copa de 1958, o estádio foi planejado para receber os jogos do Malmö FF, clube com torcida muito mais expressiva. Em 2009, porém, esse clube se mudou para uma arena própria, deixando o estádio da cidade vazio. É a partir desse momento que o IFK Malmö passa a mandar seus jogos no local.

O novo estádio do Malmö FF, aliás, foi construído logo ao lado do estádio da cidade, o que resulta numa vista aérea bastante interessante.

AM-JKLU-h1Dosz-pvEmxObsLuPwuwwxThzXWdjHn

No primeiro plano temos o tradicional Malmö Stadion, onde o IFK Malmö disputa suas partidas. Ao fundo, o Eleda Stadion, arena moderna construída pelo Malmö FF em 2009.

Originalmente, os dois clubes eram considerados rivais, com o IFK Malmö sendo o representante das classes média e alta e o Malmö FF o clube da classe trabalhadora. Como fazem 60 anos que o IFK não disputa a primeira divisão, porém, essa rivalidade já não tem mais muita força.

 

Plantel

Aqui vamos pular alguns meses para a frente no FM, até o começo da temporada 2025. Cheguei ao clube no final de outubro de 2024, mas como toda a parte extra-campo está nas mãos da diretoria não tive muito o que fazer nesses primeiros meses. Quem trabalhou nesse período foi o diretor de futebol, que fez nove contratações para o clube. Desses, seis ficam na equipe principal - os outros três no time B.

AM-JKLVPvpvOILI7OttSm9BSgGkDgjJV3vcCECqr

Não vou apresentar os reforços individualmente porque tem pouco sentido quando ainda nem conhecemos o elenco, mas achei interessante registrar o volume de contratações, já que essa foi a maior movimentação que vi até aqui no save. Claro que o clube também perdeu vários atletas ao final da temporada - todos clubes nesse nível costumam deixar sair vários nomes em final de contrato -, mas ao menos parece que não será preciso recorrer à base para suprir as perdas.

AM-JKLWFC-Qabz2w2wmxa2rvXCz_ZnzCLd0TxkZd

Em verde, os atletas contratados para essa temporada.

Nosso elenco para a temporada tem 18 atletas. A deficiência mais óbvia é a falta de um segundo goleiro, mas como eu não costumo levar goleiro no banco de reservas de qualquer modo, isso não é um problema. Se o goleiro se lesionar aí eu subo alguém do time B.

Nosso principal destaque é uma contratação feita pelo diretor para essa temporada, o meia croata Filip Ambroz. Com um salário de quase 10 mil euros anuais, Ambroz custa muito mais do que é normal para um jogador dessa divisão. Seus atributos, porém, deixam claro porque o jogador vale tudo isso. Ele é um atleta de passe refinado, boa capacidade de marcação, inteligente e com atributos físicos bem sólidos. Tem tudo para ser a referência da equipe no meio-campo.

AM-JKLULeMSvQpFYTIGyqXpeHAHs1lTo4mJunDKY

O meio de campo, aliás, é o setor mais forte da equipe, pois nosso segundo melhor atleta também joga por ali. Trata-se de Mans Braendshöi, jogador de passe e físico ainda melhores que o companheiro, mas um pouco menos capacitado nos demais aspectos do jogo.

AM-JKLW6fFKRr-Rx4bjq3olwbgoAL6mpHox91awG

Por fim, destaco também outra contratação de meu diretor, o zagueiro Alexander Hansson. O jovem de 19 anos é uma força imponente nas disputas aéreas, graças a sua impulsão bem acima do nível da liga. Falha um pouco na marcação, mas acredito que o excelente posicionamento e a boa capacidade de decisão vai ajudar a compensar esse defeito. Ainda, tem capacidade para atuar como volante ou lateral, uma polivalência que é muito bem vinda em uma equipe de elenco curto.

AM-JKLVvaUu2orQ43uBcIJnf-PLbFbfBN8wnkk7R

O elenco do Malmö é bem superior aos demais elencos com que já trabalhei, e isso se reflete na avaliação feita pelo adjunto. No grupo atual, um atleta com 3 estrelas de avaliação é considerado "aceitável para a Division 1", o que mostra que estamos acima do que se espera de uma equipe na nossa divisão.

Na comparação de atributos o clube tem 60 atributos acima da média da divisão, contra apenas 15 abaixo. Além disso, temos 52 atributos entre os cinco melhores valores da divisão, e somente 5 atributos entre os cinco piores valores. O objetivo do Malmö é disputar o acesso, e o elenco está no nível esperado para isso. A previsão dos apostadores também nos coloca como grandes favoritos ao título.

AM-JKLWHLIrZmttPVNIr9JjIXqTH4wMPBkK6ekSV

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Mathis Liam: Livro Dois - IFK Malmö [atualizado em 14/02]
18 horas atrás, Danut disse:

Quero sim dar uma diminuída no ritmo de jogo, até pra me dedicar mais aos estudos, mas não sei se isso tem impacto na parte dos resultados.

Posso dizer por experiência própria que também acho que isso pode ser muito relativo. Eu já tive alguns momentos com bastante tempo pra jogar e já aconteceu de tudo, save com muitas conquistas, save que desanimei, que quebrei a cabeça, que fui demitido, rebaixado...enfim, de tudo. E com tempo, pelo menos eu, gosto ainda mais de parar e analisar o que está acontecendo com o time. 

Mas você falou aí que o dinheiro disponível mal foi usado. Eu não tenho nenhuma experiência em jogar sem contratar, então me corrija se eu falar besteira, mas será que nesses níveis a opção de deixar as contratações por conta da IA é bem simulada? Tudo bem que a direção não tinha altas expectativas, mas se havia dinheiro, porque não ao menos fazer movimentações no mercado? Acho que eu ficaria um pouco frustrado nesse sentido. 

OBS: escrevia enquanto apareceu a nova att, e chegou em um time que se movimentou no mercado, pelo menos. Vai assumir com uma expectativa completamente diferente e talvez exista uma certa pressão caso se distancie dos primeiros lugares. Espero que seja a virada da carreira do treinador. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

que grande desafio que aí tens, na terra do grande Zlatan. Gosto muito do estádio, mas prefiro o do vizinho do lado, hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deu um belo salto, para um time com expectativas bem altas. O croata é um jogadoraço (para o nível da divisão claro) e num geral, parece ter um time bem capacitado para pelo menos lutar pelo tal título. Vamos ver se agora com um time desse na mão você consegue engatar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 hours ago, victor095 said:

Posso dizer por experiência própria que também acho que isso pode ser muito relativo. Eu já tive alguns momentos com bastante tempo pra jogar e já aconteceu de tudo, save com muitas conquistas, save que desanimei, que quebrei a cabeça, que fui demitido, rebaixado...enfim, de tudo. E com tempo, pelo menos eu, gosto ainda mais de parar e analisar o que está acontecendo com o time. 

Mas você falou aí que o dinheiro disponível mal foi usado. Eu não tenho nenhuma experiência em jogar sem contratar, então me corrija se eu falar besteira, mas será que nesses níveis a opção de deixar as contratações por conta da IA é bem simulada? Tudo bem que a direção não tinha altas expectativas, mas se havia dinheiro, porque não ao menos fazer movimentações no mercado? Acho que eu ficaria um pouco frustrado nesse sentido. 

OBS: escrevia enquanto apareceu a nova att, e chegou em um time que se movimentou no mercado, pelo menos. Vai assumir com uma expectativa completamente diferente e talvez exista uma certa pressão caso se distancie dos primeiros lugares. Espero que seja a virada da carreira do treinador. Boa sorte!

Eu acho que de modo geral jogo melhor quando jogo com um pouco mais de calma. Não pode ser calma demais, senão eu esqueço o que tava pensando e acabo tendo que "reinventar a roda" toda vez que jogo. Mas de modo geral jogar com calma é bom sim. O problema é que nesse FM eu tenho tido resultados muito ruins mesmo quando jogo com calma, e aí isso me irrita mais do que ajuda. Melhor jogar mal mas empolgado com o jogo do que jogar mal e não querer mais abrir o FM.

A opção de deixar tudo na mão da IA não é muito bem simulada, não. Os times fazem poucas contratações, e geralmente temos que fechar o elenco com atletas da base. Acho que está melhor do que em versões anteriores do FM, mas ainda bem longe de ser realista.

Eu preferiria que fosse mais realista e os times fizessem mais contratações, ainda mais tendo dinheiro disponível (e nem precisa ser esse caminhão de dinheiro do Tidaholm). Por outro lado, uma coisa que está me surpreendendo positivamente é a parte de expectativas. Tenho achado que elas acompanham bem o que os times podem entregar, e mesmo quando acontece do time ir bem (como o KIK na primeira temporada, que terminou em 6º) o jogo não coloca a expectativa lá pra cima pro ano seguinte. Perdemos muitos jogadores, mas a expectativa da outra temporada era atingível. Não facilmente atingível, como quando jogamos contratando (que acaba que as expectativas ficam sempre abaixo do que o time pode entregar), mas dentro do razoável.

Então mesmo que a parte das contratações esteja longe do ideal, acaba que as expectativas estarem realistas ajuda a compensar. Não tive ainda um time em que me senti frustrado, do tipo "como é que eu vou atingir essa expectativa com esse elenco ruim aí?".

Além de tudo, os problemas na hora de contratar acontecem da mesma forma nos times que a IA controla. Não sei se tu chegou a ler, mas comentei em alguns momentos já sobre as movimentações na liga como um todo. De modo geral, as outras equipes também contratam poucos jogadores e acabam tendo que recorrer aos garotos da base pra complementar o grupo. Então fica equilibrado. Meu time contrata mal demais, mas os outros também. A moral é justamente evitar que eu vá lá e faça o básico do básico e já contrate muito melhor do que a IA.

Sobre a última atualização, acho que fui parar num time bem interessante. Bom elenco, mas também expectativas lá no alto. A ver como vou me sair nessa nova situação.

 

8 hours ago, Cadete213 said:

que grande desafio que aí tens, na terra do grande Zlatan. Gosto muito do estádio, mas prefiro o do vizinho do lado, hehe.

Confesso que por um breve momento quando vi o Malmö na 4ª divisão eu pensei "peraí, esse não era o time do Ibra?". Mas logo pensei que devia ter dois.

O estádio do lado é mais moderno né, certamente deve ser mais interessante assistir o jogo mais perto do campo e tal. Mas tem o seu charme um estádio desses mais antigos. Agora, vamos combinar que pra cidade deve estar sendo um péssimo negócio, manter um estádio gigantesco pra disputas de jogos de time de 4ª divisão.

 

6 hours ago, Fujarra said:

Deu um belo salto, para um time com expectativas bem altas. O croata é um jogadoraço (para o nível da divisão claro) e num geral, parece ter um time bem capacitado para pelo menos lutar pelo tal título. Vamos ver se agora com um time desse na mão você consegue engatar!

Sim. Se eu quisesse ser muito rígido diria que não faz sentido assumir um clube que se vê como favorito ao título logo depois de acabar rebaixado com outro. Mas enfim, já tá complicado que chega o save, não vou implicar com isso.

O meia croata é muito bom pra divisão, mas falando já com partidas disputadas ele não correspondeu ao que eu esperava. Provavelmente por culpa minha, que não consigo fazer jogadores de meio campo terem notas altas nesse FM. Já tentei tudo que é tipo de parceria no meio, e nunca funciona. Meus momentos de maior sucesso são quando ignoro o meio campo e jogo na ligação direta...

Enfim, time pra disputar o título o Malmö tem. A ver se tem treinador pra isso também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não esperava que Liam acabaria rebaixado na última temporada, mas há males que vem para o bem. Agora ele assumirá uma equipe que entra cotada para ser o grande destaque da divisão, quem sabe um bom trabalho nesse time mude a vida do treinador.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando vi a atualização e o nome Malmo, imaginei que fosse justamente o FF, que é um time que eu simpatizo muito na Suécia e que inclusive já foi vice-campeão da Copa dos Campeões da Europa perdendo pro lendário Nottingham Forest. Eu nem sabia que ele tinha um rival chamado IFK que frequentava as divisões inferiores, muito menos que era um estádio do lado do outro. Bem legal. Vai ter dinheiro, estrutura e parece ter um bom time nas mãos, vamos ver se a equipe corresponde na briga pelo acesso.

Assim, sei que já falamos sobre isso e vou insistir: acho as bolas paradas fundamentais nas últimas versões do FM e pra mim isso ficou claro depois da última temporada. Se fosse você eu reconsiderava ajustar as rotinas, ofensiva e defensiva, mesmo que pegasse pronta de algum lugar (e se já não fez isso, claro). Leva um pouquinho de tempo mas te garanto, faz uma baita diferença.

Que venham melhores tempos a frente do novo clube.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando vi o nome Malmö também fui traído pelo clube mais famoso. Pensei: essse FM tá louco, o danut já conseguiu ir para a 1ª divisão? Ainda bem que é o primo pobre de nariz empinado. Gostei da escolhe do clube, principalmente porque faz 60 anos que está distante da elite do futebol sueco.

Já começa como favorito e com a obrigação de jogar um bom futebol na divisão. Vamos ver se o Liam aguenta a pressão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 hours ago, PedroJr14 said:

Eu não esperava que Liam acabaria rebaixado na última temporada, mas há males que vem para o bem. Agora ele assumirá uma equipe que entra cotada para ser o grande destaque da divisão, quem sabe um bom trabalho nesse time mude a vida do treinador.

Boa sorte!

Também não esperava. Achei mesmo que ia dar pra escapar, ainda mais com a vitória no confronto direto. Mas enfim, não deu. Agora é olhar pra frente. O Malmö realmente é uma equipe bem mais interessante. Se o treinador fizer o que se espera dele pode ser o começo de uma nova era.

Valeu :D

 

3 hours ago, Tsuru said:

Quando vi a atualização e o nome Malmo, imaginei que fosse justamente o FF, que é um time que eu simpatizo muito na Suécia e que inclusive já foi vice-campeão da Copa dos Campeões da Europa perdendo pro lendário Nottingham Forest. Eu nem sabia que ele tinha um rival chamado IFK que frequentava as divisões inferiores, muito menos que era um estádio do lado do outro. Bem legal. Vai ter dinheiro, estrutura e parece ter um bom time nas mãos, vamos ver se a equipe corresponde na briga pelo acesso.

Assim, sei que já falamos sobre isso e vou insistir: acho as bolas paradas fundamentais nas últimas versões do FM e pra mim isso ficou claro depois da última temporada. Se fosse você eu reconsiderava ajustar as rotinas, ofensiva e defensiva, mesmo que pegasse pronta de algum lugar (e se já não fez isso, claro). Leva um pouquinho de tempo mas te garanto, faz uma baita diferença.

Que venham melhores tempos a frente do novo clube.

Também não fazia ideia de nada disso. A coisa dos estádios achei bem curiosa. Pena que o IFK não tem um nível um pouco mais alto, ia ser interessante uma rivalidade mais acentuada entre os clubes.

Ter dinheiro é algo que estamos vendo que faz pouca diferença nesse nível, já que os diretores não gostam muito de gastar igual. Mas dessa vez até contratamos um ou outro bom jogador, e a base do elenco já era bem interessante. Só falta o treinador mostrar a sua parte.

Eu não costumo mudar as bolas paradas defensivas porque não sei muito o que fazer com elas. Nas ofensivas eu mudei no começo do save lá no KIK, por uns meses meu time fazia gol de bola parada quase todo jogo. Aí de um jogo pro outro a fonte secou e nunca mais fizemos um gol assim e eu perdi um pouco o ânimo de mexer nisso. Mas tu tem razão, eu deveria prestar mais atenção a essa parte. O problema é mesmo que leva tempo e eu acho chato demais.

 

3 hours ago, GGilson said:

Quando vi o nome Malmö também fui traído pelo clube mais famoso. Pensei: essse FM tá louco, o danut já conseguiu ir para a 1ª divisão? Ainda bem que é o primo pobre de nariz empinado. Gostei da escolhe do clube, principalmente porque faz 60 anos que está distante da elite do futebol sueco.

Já começa como favorito e com a obrigação de jogar um bom futebol na divisão. Vamos ver se o Liam aguenta a pressão.

Felizmente o FM não está tão generoso assim. Mesmo se tivesse eu jamais assumiria uma equipe da 1ª divisão, né. Por mim já não tinha assumido um clube que briga pra subir (mas depois de tanto fracasso não vou ser rígido demais nessa parte, então azar).

Acho que o IFK daria um bom save de clube pra quem quiser jogar nessas partes do mundo. Tem todos os elementos: rival local que é gigante no país, estádio enorme mas que não consegue nem chegar perto de encher, décadas longe dos holofotes. No caso do save de carreira dificilmente vai rolar de fazer um grande progresso no clube (se é que vai ter algum progresso - o histórico até aqui não fala a favor disso). Mas de qualquer modo acho que vai ser um desafio interessante no curto prazo, ainda mais que entramos com obrigação de levar o título.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AM-JKLWqF1_2Qce2dhnCcc8OwfRdJrgGI-A-o6tb

S05E02 - Na briga pelo título

Na última atualização fomos apresentados ao novo time de Liam. 4º colocado nas duas últimas edições da liga, o IFK Malmö tem como objetivo declarado conquistar o título - e, por extensão, o acesso. Hoje vamos ver como foram os jogos do primeiro turno.

 

Division 2 Södra Götaland

Abril

AM-JKLUtijNqfPbax2axlyvvDdx6k2CUMWEHlrr9

Iniciamos a competição com uma série de três boas exibições contra equipes que se espera que frequentem a parte de baixo da tabela. Considerando que nosso objetivo é o título, eram jogos em que vencer era obrigação. Ainda assim, fiquei feliz de ver a equipe jogando de forma bastante assertiva.

AM-JKLUb1yZfseZF-XWOr9Mz-Q1OXqtq82LOrRMv

O destaque fica por conta da partida contra o Hittarps, onde uma equipe entrou preocupada em fazer gols e outra em bater. Foram 26 faltas, sete amarelos (dois deles levando ao cartão vermelho) e uma exibição que me deixou muito feliz em sair de campo sem qualquer lesionado.

O mais curioso é que esse jogo não parece ter sido uma exceção: o Hittarps teve jogadores expulsos em todos os jogos no mês inicial da temporada.

A primeira derrota da temporada veio diante do Eslövs BK. É outra equipe que os apostadores colocavam como candidata à parte baixa da tabela, então na hora fiquei bem chateado com a derrota. Com o primeiro turno já jogado, porém, sei que o adversário está fazendo temporada excelente, de modo que a derrota não é tão fora da curva. Foi um jogo equilibrado, que acabou sendo decidido por um dia ruim de meu ataque.

 

Maio

AM-JKLUPVvnmGES7RFfjYSszSrKwEh9BHMGZyA7R

Em maio tivemos um mês invicto, mas que acabou sendo um pouco pior do que o anterior devido aos dois empates. Iniciamos com uma vitória sobre nosso rival, em partida em que eles falharam um pênalti logo nos primeiros minutos. Na sequência, empatamos com a forte equipe do Kristianstad - outro jogo equilibrado que poderia ter resultado melhor se meu ataque não estivesse em péssimo dia.

Voltamos às vitórias contra o Olympic, antes de empatar novamente contra o Färjestadens. Acho que esse foi nosso pior resultado até aqui, já que o adversário está brigando para não cair de divisão. Mas foi um jogo daqueles em que fazemos tudo, menos o gol. E o adversário aproveita a sua oportunidade. Ao menos não saímos derrotados, graças a um pênalti no último lance da partida.

AM-JKLVJyK4-NbPpH6EiJZOtSAgLnfDNVNDgp2-s

Para fechar o mês, derrotamos o Asarums em jogo onde nossa qualidade individual falou mais alto. 

 

Junho

AM-JKLXCfyKk6cMFfjESuefXL-nBbfvCuITHwLku

Junho foi um mês decisivo para nossas pretensões na competição. Iniciamos ele em quarto lugar, e os dois primeiros jogos eram contra equipes que vinham acima disso na tabela. Vencer era absolutamente necessário para não perder o contato com o grupo de topo.

Contra o Hässleholm fizemos um jogo muito sólido. Tivemos alguma dificuldade em transformar o domínio em gols, mas a entrada de Milicevic na segunda etapa resolveu essa questão. Contra o Sölvesborgs, por outro lado, não jogamos bem. Ou melhor: não jogamos bem da linha de zaga até a linha dos pontas. Meu goleiro e meu atacante tiveram um jogo bem acima da média, e isso acabou sendo o suficiente para levar a vitória.

AM-JKLWY3WVXGcwC2eRixp30I_PWFEPISYMQHESK

Nosso jogo foi tão dependente dos dois atletas da ponta que até a jogada do primeiro gol foi assistência direta do goleiro pro atacante.

Deixamos pontos pelo caminho no terceiro jogo do mês, contra o Brömolla. Saímos na frente e estávamos controlando o jogo, mas uma bobeada da zaga deixou o adversário empatar e aí depois ficou difícil furar a defesa deles. Foi nosso adversário mais fraco no mês, então o empate é ruim. Por outro lado, acaba sendo melhor deixar pontos contra uma equipe da parte de baixo da tabela e vencer quem disputa conosco lá em cima do que fazer o contrário.

Fechamos o mês com minha 100ª partida como treinador. Foi um jogo em que estivemos sempre no controle da situação e vencemos com propriedade - o adversário ainda tentou assustar no finalzinho, mas já era tarde demais.

 

Tabela

AM-JKLWNVl3to2qt2Z2w4IKWQ1GS1Gkz17Pc_3kq

Com nove vitórias, três empates e apenas uma derrota - justamente para o líder -, o Malmö ocupa a segunda colocação na liga. Estamos mostrando por que somos considerados uma das melhores equipes da divisão, com partidas bastante dominantes. Vez por outra sofremos com a ineficiência do ataque na hora decisiva, mas no geral estou bastante satisfeito com o apresentado.

Dito isso, a briga pelo título promete ser bastante disputada. O Eslövs faz temporada excelente, com apenas uma derrota lá na segunda rodada e um empate mais recente (curiosamente, contra o lanterna da competição). Se eles não diminuírem o ritmo, vai ser muito difícil alcançá-los.

Atrás de nós, o Kristianstad é outra equipe que briga forte pelo topo da tabela. Eles perderam mais jogos, mas a fase recente é a melhor de todas as equipes da competição. Vale destacar que os três primeiros colocados tem exatamente o mesmo saldo de gols, o que mostra o equilíbrio na disputa.

Por fim, Sölvesborgs e Hässleholm também não podem ser descartados. Ambas equipes tinham apenas uma derrota na liga quando nos enfrentaram. Nos dois casos a derrota para o Malmö parece ter virado a chave e as equipes não terminaram bem o turno - o Sölvesborgs levou dez gols nos últimos dois jogos -, mas eles já mostraram que tem capacidade para reencontrar o rumo a qualquer momento.

 

Tática

AM-JKLXQIjGuUt2-bD7UFQOcvMBNAM7PAR4u-YhL

Estamos utilizando uma das táticas padrão do jogo, com apenas pequenos ajustes individuais. Liljeström é avançado interior em vez de extremo, já que conta com mais qualidade no pé direito. Malm foi recuado de ala atacar para apoiar, pois lhe falta qualidade ofensiva. E no meio Ambroz e Braendshöi também não estão jogando nas posições recomendadas pela tática (médio área-a-área e construtor de jogo). Embora nesse último caso eu ainda não tenha encontrado uma dupla de funções que me agrade, então é provável que logo mude novamente.

 

Treinador

Como mencionado acima, Liam acabou de chegar a 100 jogos como treinador em sua carreira. Achei que esse era um momento interessante de dar uma olhada nas estatísticas do treinador até aqui.

AM-JKLVCm5xOxIT5AOvioMPKJiImEw9ryLtgp-x3

Com 100 partidas, Liam tem uma carreira de números muito equilibrados até aqui. O treinador saiu de campo vitorioso o mesmo número de vezes que saiu derrotado - 38 de cada. O equilíbrio aparece também nos gols: suas equipes marcaram 146 e sofreram 145.

AM-JKLXP75eqMQupPcFhhGUS_FtdEemOl04fWAz9

Indo mais a fundo nos dados, achei interessante ver que o treinador passou 992 dias no comando de um clube - faltou pouco para chegar a mil dias como treinador do KIK. A remuneração na carreira não é muito impressionante - com 105 mil euros distribuídos em quatro anos e meio não deve dar para fazer tanta coisa assim na Suécia. Embora Liam talvez saiba como fazer seu dinheiro valer a pena, já que o treinador passou mais de um ano desse período em férias (costumo entrar em férias entre temporadas e, mais recentemente, entre partidas, já que não estou fazendo nada na parte extra-campo).

Passando para as estatísticas de jogadores, vemos que os times de Liam contrataram menos atletas do que deixaram sair. Foram 15 contratados contra 23 saídas, incluindo aí os dispensados - grande maioria das saídas. A lista de contratados acho que não inclui os atletas que chegaram para o time B, mas ainda assim dá para ver que os seis atletas que o Malmö contratou pro time principal nessa temporada estão bem acima da média de contratações/ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Mathis Liam: Livro Três - Na briga pelo título [atualizado em 15/02]

É desta que o nosso Liam arranca para uma carreira fantástica. Temos agora uma equipa bem contruída e que dá boas condições para um trabalho exemplar e o início mostra mesmo isso, com os resultados extremamente positivos e a luta pelo 1º lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como era de se esperar, o IFK Malmo está na briga pelo título, mas vai ser difícil ultrapassar esse Eslóvs, que tem sido regularíssimo no campeonato, mas eu acredito na força do intelecto de Liam, que vai motivar seus jogadores para conseguir esse título.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 hours ago, Cadete213 said:

É desta que o nosso Liam arranca para uma carreira fantástica. Temos agora uma equipa bem contruída e que dá boas condições para um trabalho exemplar e o início mostra mesmo isso, com os resultados extremamente positivos e a luta pelo 1º lugar.

Enquanto o @Sias é a ala pessimista da torcida, aqui temos a ala otimista, rs. Arrancar para uma carreira fantástica eu não sei, mas o início de trabalho está bom. Podia não ter perdido alguns pontos no caminho, mas as vitórias sobre os adversários mais fortes no último mês me deixaram bem feliz.

 

6 hours ago, PedroJr14 said:

Como era de se esperar, o IFK Malmo está na briga pelo título, mas vai ser difícil ultrapassar esse Eslóvs, que tem sido regularíssimo no campeonato, mas eu acredito na força do intelecto de Liam, que vai motivar seus jogadores para conseguir esse título.

Boa sorte!

Realmente o adversário tá jogando muito bem até o momento. Precisamos fazer a nossa parte e esperar a bobeada deles. Eram uma equipe cotada pra parte baixa da tabela, então é bem possível que ainda derrapem.

A força do intelecto do Liam é uma coisa meio curiosa pra se acreditar, mas cada um torce pelo que quer :P

Valeu :D

 

1 hour ago, Sias said:

Já nem crio mais expectativas, quando se trata de Mathis Liam, só saberemos quão bom é o seu trabalho depois do segundo turno. 

Torcedor realista é outra coisa, rs. Mas o treinador não deu muitos motivos pra pensar diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, Martini Branco said:

Boa sorte nesta nova etapa, desta feita em Malmo. Espero que possas surpreender-nos e que as coisas corram melhor!

Obrigado :D Também espero que tudo corra melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • div changed the title to Mathis Liam
  • Fujarra featured this tópico
  • #Vini locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • JeanMichell6
      Por JeanMichell6
      Depois de mais de 1000 horas no FM 2021, eu tive a brilhante ideia de subir o Corinthian-Casuals da National 7 até a Premier kkk

      No entanto, o time é Amador e estou na National 2 e não estou conseguindo montar elenco competitivo uma vez que não posso pagar salarios e sempre que algum jogador se destaca eu perco ele de graça para outro time.
      Alguem já fez esse desafio de jogar com um time Amador, sabe me dizer se em algum momento ele se torna Profissional, o meu clube já foi adquirido por um consórcio e tem 8 Milhões no caixa mas continua amador
    • Danut
      Por Danut
      Obrigado ao @Fujarrapelo belo banner.
      Olá pessoal, sejam bem-vindos ao meu novo save. Depois de um tempo longe do FM, voltei a acompanhar o que o pessoal tem criado aqui na área. Pretendia ficar apenas como leitor, mas ver as histórias alheias reacendeu minha vontade de jogar, então cá estamos.
      Sem muita enrolação, vamos para a explicação do desafio: vou jogar um desafio de base na África do Sul. Para quem não sabe, o desafio de base é um tipo de save no qual o time treinado está proibido de contratar jogadores, seja por transferência, empréstimo ou mesmo atleta livre no mercado. A única possibilidade de reforçar a equipe é através dos atletas formados na própria base. No desafio original, também se começa com a equipe mais fraca da divisão. No meu caso, não vou seguir essa diretriz, tendo selecionado o clube que achei mais interessante para a proposta. No próximo post farei a apresentação do clube e explicarei a escolha.
      Falando em explicar escolhas, acho importante explicar a escolha do save, pois ela também ajudará os potenciais leitores a compreenderem o que esperar do tópico. Basicamente, eu tinha me decidido a voltar a jogar FM, mas não queria algo muito complicado. Pode parecer paradoxal ter chegado a um desafio de base a partir da busca por algo não muito complicado, mas eu considero que o desafio de base é mais um save longo do que um save complicado. Só o fato de não precisar lidar com observação e contratações já tira metade da enrolação de um save de FM. Fora isso, a rotatividade no elenco tende a ser mais baixa que em outros tipos de desafio, o que permite que o treinador já tenha uma noção do que esperar de seus atletas com o passar dos anos.
      Outro ponto fundamental é que, como o foco é no longo prazo, o desafio de base não precisa se ocupar tanto do dia a dia do clube. Minha pretensão inicial é seguir um estilo de postagem muito menos detalhado do que o que eu costumo utilizar nos meus tópicos, trazendo apenas uma ou duas atualizações por temporada e focando bem mais no panorama geral do que em cada jogo específico. Originalmente eu nem ia trazer o save aqui para a Profissão: Manager, mas aí pensei que a proposta é suficientemente diferente do usual para justificar a presença aqui. E também será um bom exercício para mim, tentar trazer uma história em um formato mais enxuto do que costumo fazer. Os que me acompanharem nessa jornada vão poder dizer no futuro se esse objetivo de escrever menos foi bem alcançado (a julgar por essa introdução, não será).
      Sobre a escolha do país propriamente dita, não teve nenhuma razão especial. Decidi que queria fazer um desafio de base em um país diferente dos suspeitos tradicionais. Bati o olho na África do Sul e resolvi ver as equipes que existiam por lá. Gostei de uma delas e fui adiante.
      Em relação aos detalhes iniciais do save, carreguei apenas as duas ligas da África do Sul, com uma base de dados pequena, pensando no bem do meu velho laptop. Como mostra a tag do tópico, estou jogando no FM 2021, que é o último que eu tenho. Iniciei o save em 19/10/2020, no começo dos jogos oficiais da 2ª divisão (pulei a pré-temporada, já que sigo a corrente que acha que amistoso e ficar em casa dormindo tem o mesmo impacto). Selecionei mascarar atributos e sem orçamentos na primeira janela (não que vá contratar alguém).
      Além disso, por descuido, deixei a possibilidade de utilizar o editor do jogo ativada. Como não ia postar o save aqui não me prestei a reiniciar só por isso. Depois mudei de ideia sobre postar, mas aí já não queria voltar tudo. Enfim, digo isso só para que todos fiquem cientes, mesmo que não esteja fazendo uso do editor. Já vi que dá para esconder o botão do editor nas opções do jogo e fiz isso. Não pretendo utilizá-lo para nada. Se o fizer, será em um futuro muito distante para brincar com o save no encerramento da sua vida útil, e deixarei bem avisado a todos.
      Feitas todas as considerações, é hora de partir para o jogo. No próximo post vou apresentar a equipe e as competições.
    • jvitorsch
      Por jvitorsch
      Fala turma, estou com um bug meio bizarro no meu FM 2021. A classificação das equipes argentinas está totalmente bugada. Quem deveria jogar a Libertadores está classificado para a sulamericana e vice-versa. O próprio River Plate que venceu a última libertadores no meu save, está classificado para jogar a sulamerica e não a libertadores. 
       
      Obs: Uso BRMundiUp e o jogo não é pirata. Estou no ano de 2023, segunda temporada no meu save. 
    • emmystos
      Por emmystos
      Alguém tem ainda alguma licença de FMRTE 21 para vender?
    • CCSantos
      Por CCSantos
      Pois é, cá estamos novamente. Depois de um tempo parado - e sem sequer jogar FM - decidi tirar um pouco a poeira do FM21, e decidir jogar um save que sempre quis tentar, mas que fora muito hypado em FMs anteriores, já que o time havia subido de forma surpreendente para a Série C.
      Estou falando do Atlético Acreano, equipe que foi do êxtase de quase conquistar um acesso à Série B em 2018, ao fato de ficar sem divisão nacional em 2023, já que o time sequer avançou para a segunda fase do Estadual - as vagas devem ficar com Humaitá (campeão estadual de forma inédita) e São Francisco ou ADESG.
      O time está prestes a fazer 70 anos de história (irá fazer esta idade no próximo dia 27 de abril), possui nove títulos Estaduais, e é o único time do Acre a subir na Série D do Campeonato Brasileiro, em 2017.
      No ano seguinte, disputando no Grupo A, encarando os times nordestinos e sofrendo com a questão logística, o time se superou a ponto de poder decidir jogar por uma questão de distância (pouparam atletas nas rodadas finais para encaixar o seu confronto nas quartas), visando o confronto contra o Cuiabá. Acabaram perdendo por 2 a 0 na Arena Cuiabá e empataram em 2 a 2 em Rio Branco, deixando o acesso para a equipe mato-grossense que, posteriormente, viria a subir para a Série A, inclusive retornando para a disputa de competições continentais neste ano de 2022.
      Em 2019, teve o azar de ver uma Série C com dez times nordestinos, a ponto de tirar ele e o Luverdense do Grupo A, repassando-os para o Grupo B - isso daí foi inserido também por uma questão de logística, pois haviam poucos voos diretos de Rio Branco para o Nordeste; não era incomum ver o Atlético fazendo escala até mesmo em Viracopos (Campinas), rumo ao Nordeste em 2018. O resultado disso? Ambas as equipes, com aporte financeiro consideravelmente menor em comparação aos clubes de Sudeste e Sul, acabaram caindo para a Série D.
      Depois disso, o clube se perdeu. Foi lanterna em seu grupo na Série D em 2020, sem ganhar um jogo sequer (oito empates e seis vitórias).
      Para assumir o Galo Carijó, avancei a temporada 2021. Na próxima atualização, repasso o que houve na equipe, antes de minha chegada. O time foi um dos três representantes do Acre na Série D, juntamente com o Rio Branco e o Galvez, porém, só teremos duas vagas a partir da disputa de 2022.
      A única coisa que posso colocar aqui, é que ele já possui vaga para a Série D em 2022, por ter sido vice-campeão estadual em 2021, onde perdeu o título para o Galvez.

      A equipe joga suas partidas na Arena da Floresta, em Rio Branco. Ela possui capacidade para mais de 13 mil torcedores, e nós dividimos o estádio com Rio Branco, Humaitá, Vasco e Plácido de Castro. Antes da era das 'Arenas', o estádio já foi o mais moderno do Norte do País.

      Na próxima atualização, como eu disse, vou destrinchar como foi este 2021 do Atlético Acreano, antes da minha chegada ao clube.
      Conto com vocês nessa. Um abraço.
      -----------------------------------------------------------------------
      Base de dados: 21.4
      Países: Toda a América do Sul (com todos os atletas disponíveis);
      Database utilizada no Brasil: Brasil Série D by F J (É o formato de DB que mais se aproxima do regulamento oficial da Série D, com definição de vagas via Estaduais)
      Outras databases: Argentina (Até a Primera B/Nacional A), Chile (expandido para a 3ªDivisão), Peru (expandido a 2ªDivisão), Uruguai (expandido a 3ªDivisão), Bolívia, Equador, Paraguai e Venezuela (Riddler) + DBs de realismo de treinadores.
×
×
  • Criar Novo...