Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mathis Liam


Danut

Posts Recomendados

Tá indo muito bem até aqui. Gostei da tática - achei o desenho equilibrado e ainda que não seja muito fã dos templates do jogo, o Jogar pelos Flancos pra mim é um dos melhorzinhos junto com o Controle de Posse de Bola e o Contra Ataque Fluido, ou seja, pra mim fez uma boa escolha. A única coisa que realmente não curto é o MC-Ap, sempre acho que não fede nem cheira, mas é preferência mesmo. Tem muita gente que usa, diz que funciona e gosta do fato de ser uma função/tarefa mais genérica, que não exige assim nada muito específico do jogador. 

Agora é manter a pegada na próxima sequência. Nada de danutada dessa vez hein? Hahahha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou querendo ser da ala otimista hahaha talvez Liam esteja em um bom lugar e tenha renovado as ideias, gosto da tática e o principal, vem funcionando em um time que a cobrança é pra estar mais ou menos onde você está mesmo, isso ajuda a manter a moral dos jogadores elevada e no suporte ao treinador. Que essa sequência de resultados continue!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente momento de Liam na carreira, mstrando que a falta de qualidade dos jogadores fez com que o técnico não conseguisse fazer a limonada com os limões disponíveis, o que também levanta questões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 hours ago, Tsuru said:

Tá indo muito bem até aqui. Gostei da tática - achei o desenho equilibrado e ainda que não seja muito fã dos templates do jogo, o Jogar pelos Flancos pra mim é um dos melhorzinhos junto com o Controle de Posse de Bola e o Contra Ataque Fluido, ou seja, pra mim fez uma boa escolha. A única coisa que realmente não curto é o MC-Ap, sempre acho que não fede nem cheira, mas é preferência mesmo. Tem muita gente que usa, diz que funciona e gosta do fato de ser uma função/tarefa mais genérica, que não exige assim nada muito específico do jogador. 

Agora é manter a pegada na próxima sequência. Nada de danutada dessa vez hein? Hahahha

Eu lembro que tu já tinha comentado no passado que não curte os templates do jogo. Pessoalmente prefiro fazer a minha tática começando com algo simples, com uma ou duas instruções no máximo, e ir mudando a partir daí. Mas como não tava funcionando fui tentando alternativas. Não é a primeira vez que tento usar um template nesse save, já tentei o próprio jogar pelos flancos e o contra ataque fluído, mas é a primeira vez que tá funcionando. A ver se continua.

O meia central tem sido uma das minhas maiores dores de cabeça no save. Em quase todas as temporadas tive elencos em que esse jogador era considerado o craque da equipe, mas nunca consigo fazer ele jogar bem. Não tá sendo diferente agora, temos nosso melhor atleta da equipe por ali, mas ele não joga nada. E já tentei tudo que é função. No momento tô tentando o MC apoio, mas não te apega muito a isso porque eu realmente já tentei um monte de outras funções e não vi ele jogar bem em nenhuma. E não acho que seja o jogador (as vezes o cara tem bons atributos mas não joga bem mesmo, talvez por atributos ocultos ruins), já que tive o mesmo problema nos outros times.

Espero que seja sem danutada. A ver.

 

14 hours ago, victor095 said:

Estou querendo ser da ala otimista hahaha talvez Liam esteja em um bom lugar e tenha renovado as ideias, gosto da tática e o principal, vem funcionando em um time que a cobrança é pra estar mais ou menos onde você está mesmo, isso ajuda a manter a moral dos jogadores elevada e no suporte ao treinador. Que essa sequência de resultados continue!

Todo time precisa de uns otimistas e uns pessimistas pra atingir o equilíbrio. Como o treinador já é pessimista é bom que a torcida tenha mais otimistas, rs.

Estamos fazendo uma boa temporada sim, mas a cobrança é levar o título. O elenco tá com moral boa, mas a diretoria já anda chiando um pouco pelo time não estar em primeiro. Espero que isso não afete o vestiário.

 

2 hours ago, GGilson said:

Excelente momento de Liam na carreira, mstrando que a falta de qualidade dos jogadores fez com que o técnico não conseguisse fazer a limonada com os limões disponíveis, o que também levanta questões.

A diretoria não concorda com essa avaliação de excelente momento aí, já estão reclamando um pouco porque o time não está em primeiro.

Mas sim, eu acho que ter um time melhor a disposição certamente ajuda. Vejo meu time vencendo jogos porque cobram uma falta e ela entra direto, ou porque o ponta pega a bola no meio de campo, bate a marcação na velocidade e finaliza bem da entrada da área. São jogadas que meus outros times não tinham, onde a gente vê que a qualidade individual tá ajudando.

Dito isso, acho que tu tem a impressão de que eu vinha me cobrando por vencer o campeonato e subir de divisão com algum dos outros grupos que trabalhei, e não é isso. Minha cobrança é sempre em relação ao que está definido nas expectativas, justamente porque sei que não tenho controle sobre o elenco. Em outros saves a gente se acostuma a esperar todo ano mais que o anterior, e sempre muito mais do que as expectativas da diretoria. Aqui eu tô avaliando os trabalhos estritamente com base nessas expectativas. Nesse sentido, o primeiro ano no KIK foi meu melhor trabalho. Terminamos em sexto, mas foi bem mais do que era esperado, então foi o melhor ano. Esse atual, se terminar como tá (e não subir via playoff), coloco no mesmo nível do segundo ano no KIK, em que não atingi a meta por pouco. O último ano no KIK e o único no Tidaholm é onde acho que o treinador falhou mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AM-JKLWqF1_2Qce2dhnCcc8OwfRdJrgGI-A-o6tb

S05E03 - Título merecido

Na última atualização vimos que o Malmö fez uma boa primeira metade de campeonato, com 30 pontos em 13 jogos. A equipe vem em segundo lugar na tabela, atrás apenas do Eslövs, que faz campanha muito forte e tem 34 pontos até aqui. Com o objetivo declarado de conquistar o título - e, consequentemente, a única vaga direta de acesso -, o Malmö entra na segunda metade da temporada tentando buscar essa diferença, ao mesmo tempo em que tenta evitar ser alcançado por quem está logo atrás. Hoje vamos ver como foram os jogos na segunda metade da competição.

 

Transferências

Continuando aquilo que já havia sido observado em outros momentos, a janela de meio de ano foi extremamente parada na 4ª divisão sueca. Apenas três atletas foram contratados em toda a divisão - nenhum deles pelo Malmö.

 

Division 2 Södra Götaland

Julho

AM-JKLWWrABxgYUP4jaBAqck5KLDE1ePZ4mmN-J1

Começamos o segundo turno com dois empates ruins contra equipes da parte de baixo da tabela. Contrariando o que vinha acontecendo até aqui, nesses dois jogos o Malmö não conseguiu se impor e os resultados acabaram sendo bons reflexos do que as equipes mostraram. Fiquei especialmente chateado pelo empate com o Hittarps - tanto porque eles vinham na lanterna da competição, quanto porque levamos o segundo gol em um pênalti aos 90+2.

Voltamos a encontrar as vitórias diante do Österlen, em um jogo de duas metades bem diferentes entre si. Na primeira etapa jogamos tão mal quanto nos dois confrontos anteriores, sem conseguir fazer valer a nossa superioridade técnica. Incomodado com a sequência de atuações ruins, decidi mudar completamente nosso estilo de jogo no intervalo. Troquei o jogo de bolas longas e foco nos cruzamentos por um gegenpress de marcação agressiva e toques curtos. Não sei se pela superioridade do esquema ou apenas por ter surpreendido o adversário, mas o fato é que dominamos completamente a segunda etapa, buscando uma vitória merecida.

Fechamos o mês com o confronto diante do Eslövs. Meu adjunto recomendou uma formação bem mais defensiva para essa partida - afinal, ia enfrentar o líder fora de casa. Mas eu resolvi apostar na surpresa e mantive o estilo agressivo da última partida. Funcionou, e a primeira etapa foi um jogo de um time só. Na volta do intervalo o Eslövs equilibrou as coisas, marcou seu primeiro gol e chegou perto de empatar, mas nós conseguimos segurar a vantagem e levamos três pontos fundamentais na briga pelo título.

AM-JKLUAuwF0E4U78LbZiiikmsHahrcMIPftlmm8

 

Agosto

AM-JKLVk5dqVjMKh1fAPSbkHBkl2Cmop_ZbePKWU

Em agosto tivemos um mês curiosamente parecido com maio. Lá como cá vencemos Rosengard, Olympic e Asarums, mas deixamos pontos pelo caminho contra Kristianstad e Färjestadens. Contra o Kristianstad, que também briga na ponta da tabela, fizemos um jogo excelente, e a vitória teria sido bem mais justa. Infelizmente os deuses do futebol nem sempre colaboram.

AM-JKLU7mmxhWrHtzcO6zWk1aFsuTdTE68Jysk1j

A ineficiência diante do gol também nos puniu no confronto com o Färjestadens. Saímos ganhando relativamente cedo, mas não teve jeito de marcar o segundo gol. Aí o adversário se aproveitou e buscou uma virada injusta.

Ao final do mês, faltando quatro rodadas para o término da liga, a situação no topo era a seguinte:

AM-JKLWcx4cJfYYDwzzQ230FXKOL-ViQwszhZFdB

O Eslövs continuou sua ótima forma e parece bem encaminhado para o título. Em segundo vem o Sölvesborgs, que se recuperou de um péssimo final de primeiro turno e retornou com tudo para a briga.

O Malmö vem logo atrás, com um ponto menos. Vale destacar que ainda temos o confronto direto com o Sölvesborgs, então as duas equipes dependem apenas dos próprios resultados para garantir o segundo lugar. Por fim, o Kristianstad corre por fora - com derrotas nos últimos dois jogos a situação da equipe ficou mais complicada.

 

Setembro

AM-JKLV13ndgE6WBsHEd2gSPKK1qEBraM8YKjs_O

Abrimos setembro com uma atuação de gala dos meus pontas, que marcaram dois gols cada para garantir a vitória sobre o Hässleholm. Infelizmente, Eslövs e Sölvesborgs também venceram, mantendo a distância na tabela.

O embate seguinte foi o confronto direto com o Sölvesborgs. Foi uma partida que começou truncada, com a bola parada sendo a única forma de desafogar o jogo. Na primeira delas cobramos uma falta direto na trave. Na segunda, um cruzamento para a área encontrou meu zagueiro, que mandou para o fundo das redes.

A partir do nosso gol o Sölvesborgs veio mais para cima. Aos 31 minutos nossa situação passou a ficar bem mais complicada: meu lateral direito cometeu falta um pouco mais dura na intermediária, o juizão resolveu ser rígido e expulsou direto. Nosso primeiro cartão vermelho da temporada não poderia ter vindo em momento pior. Com um a menos recuei meus pontas, coloquei o volante de lateral, e passei do 4-1-2-3 para um 4-4-1. O adversário também trocou sua tática imediatamente, passando a jogar em um 4-3-3 com três homens de área.

No duelo de mudanças táticas, a do Malmö funcionou melhor. Todo mundo que acompanha futebol já viu um jogo em que um treinador resolve empilhar atacantes, mas acaba perdendo o controle do meio campo e aí a bola nem chega nos homens de frente. Foi exatamente o que aconteceu aqui. O Sölvesborgs não fez nada de relevante com sua vantagem numérica e levamos o 1 a 0 até o apito final sem grandes sustos.

AM-JKLV2TwGWEFhyLZlTmyLTNZKKOh5yAE1BigHZ

No outro jogo relevante da rodada o Eslövs apenas empatou, diminuindo a diferença para três pontos - mais três gols de saldo. Com apenas dois jogos por disputar a situação estava difícil, mas o título não era impossível.

No penúltimo jogo da temporada vencemos o Bromölla. Foi uma atuação bem sólida da minha equipe, digna de quem quer ser campeão. Infelizmente o Eslövs também venceu sua partida, e ainda o fez por dois gols de diferença, aumentando a vantagem no saldo. Para levar o título precisaria de derrota deles na última rodada e vitória nossa por goleada.

No fim das contas, não deu nem uma coisa, nem outra. O Eslövs venceu seu jogo e levantou a taça sem precisar se preocupar com os outros resultados. Já o Malmö teve um jogo extremamente frustrante: abrimos o placar cedo, tivemos inúmeras chances de ampliar, mas não fizemos o segundo. E aí tivemos que ver o adversário buscar o empate numa cobrança de tiro de meta que meu zagueiro errou a cabeçada, deixando o atacante livre na cara do goleiro.

AM-JKLVfA3HRtcB7ptj4beS_78pBzTJXAtru5dq6

O consolo é que qualquer resultado nesse jogo não teria mudado nada na tabela. Mas eu realmente não precisava de outro jogo assim pra encerrar a fase regular.

 

Tabela

AM-JKLWRII1HXIRQszv1x-C5jvKwFdLXtZ43DOS9

Com 17 vitórias, o Malmö igualou seu recorde de vitórias na competição. Ainda por cima perdemos muito pouco - menos do que qualquer outra equipe na divisão -, o que resultou em uma pontuação recorde para o clube. Os 58 pontos conquistados, aliás, teriam sido suficientes para levar o título da Södra Götaland em qualquer uma das outras quatro temporadas do save.

Infelizmente, tivemos o azar de disputar a competição com uma equipe que teve um ano muito acima do normal. Até vencemos o confronto direto no começo do segundo turno, mas depois disso o Eslövs não perdeu mais nenhuma - foram sete vitórias e dois empates. Aí não teve jeito de buscar a diferença. Minha equipe precisaria ter feito 100% de aproveitamento nos nove jogos após o confronto direto para levar o título. Só nos resta reconhecer a brilhante campanha de uma equipe que era cotada pra parte baixa da tabela. O título certamente foi merecido.

Lamentos à parte, o segundo lugar nos classificou para o playoff de promoção. A temporada continua.

 

Division 2 - Playoff de Promoção

O playoff de promoção é dividido em duas fases. Na primeira delas temos um grupo de três equipes, que jogam entre si uma vez. O melhor avança para a fase decisiva, disputada em dois jogos contra o 12º colocado da 3ª divisão.

AM-JKLXDJlf4TVjZ3em7pVw94RgQJr-ix27qvKLE

O primeiro confronto do grupo foi Malmö contra Oddevold. Eu poderia falar muita coisa sobre o que aconteceu, mas acho que um gif vale mais do que mil palavras nesse caso:

95127cdcb0aa53d1a31e346484dae26c.gif

Sim, o Lindström é o meu goleiro.

No final da partida ainda levamos o segundo gol em uma cobrança de falta de 35 metros de distância, completando a pior noite de meu goleiro na temporada.

556d7f5b4c4d9a240af2099798d27afa.gif

Menos feio do que o primeiro, mas dessa distância não dá pro goleiro levar gol.

A segunda rodada foi nosso confronto contra o Berga. Precisava vencer por boa vantagem para construir saldo, e depois torcer pelo próprio Berga na última rodada. O jogo começou equilibrado, sem grandes chances para qualquer equipe. Até que o FM resolveu mostrar um lance que começava com uma bola recolhida pelo meu goleiro. Eu juro que imediatamente pensei "não vai esse desgraçado fazer merda na reposição de novo". Pois bem:

5b54fa184f5a75e7cb1384a9e9af334d.gif

Agora precisava da virada para ainda sonhar com o acesso. Mas nem deu tempo de criar muita esperança: o segundo gol veio na jogada imediatamente seguinte. Aí se foi o boi com as cordas.

AM-JKLVH7Pf7_KpWHaT4f4Ylab_t0D0FeN8IttJ3

Na rodada decisiva o Oddevold derrotou o Berga e levou a vaga na final, tendo depois conquistado o acesso nos pênaltis.

Com a derrota no playoff a diretoria me convocou para prestar esclarecimentos. Afinal, havia prometido que levaria o título, e no fim não conseguimos nem o acesso. Foi uma campanha muito boa na fase regular, é verdade, mas ninguém se importa com isso se no fim o time não subiu. Saí da reunião prometendo que mostraria trabalho melhor nos próximos meses. Foi o suficiente para convencer a diretoria a renovar meu contrato, mesmo com a avaliação negativa sobre o desempenho.

 

Plantel

AM-JKLWdXKCQ3iRH54mmF3ZrlQBQLchIrD8lZng4

Nosso principal destaque na temporada foi o zagueiro Alexander Hansson. Bastante sólido, especialmente na bola aérea, o garoto de 19 anos comandou nosso setor defensivo, sendo um dos principais responsáveis pela melhor defesa do campeonato.

No ataque, o destaque é Rickard Sigurdsson. Fazendo bom uso da sua velocidade e movimentação sem bola, nosso homem mais avançado conseguiu ficar muitas vezes no ano em situações de grande perigo, anotando 15 gols.

Por outro lado, o que tem em velocidade e movimentação falta a Sigurdsson em frieza na hora de finalizar. Isso acabou se refletindo nos muitos jogos em que o Malmö dominou as ações, criou chances, mas não conseguiu transformar em gols. Para comparação, o meu artilheiro no KIK, Jonathan Forsberg, marcava entre 1,5 e 2 vezes o número de "Expected Goals" por ano, mostrando que sabia usar da sua capacidade de finalização para fazer mais gols do que um jogador mediano faria nas mesmas situações. Sigurdsson, por sua vez, marcou exatamente o número de gols que se esperaria. Não chega a ser ruim, mas o principal atacante da equipe poderia finalizar um pouco melhor. 

O terceiro atleta que quero destacar é Jakob Andersson. Menos pelo desempenho - embora sua média de 6,9 ainda seja bastante sólida -, e mais porque o volante/lateral direito chegou a 139 jogos com a camisa do clube, se tornando o atleta que mais vezes vestiu a camisa do Malmö na história. Espero que ele permaneça no clube para o próximo ano, pois seria legal ver essa marca aumentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Mathis Liam: Livro Três - Título merecido [atualizado em 17/02]

É uma pena que não conseguiu o acesso.

Se o time não se desmontar o sonho fica para a próxima temporada

Boa sorte na continuação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os torcedores botafoguenhos costumam dizer que "tem coisa que só acontece com o Botafogo". E eu te digo, "tem coisa que só acontece com o Danut".

Aí cê vai, me faz uma ótima temporada, perde pouquíssimo, só não leva o título porque a outra equipe foi muito acima da média, deu um jeito na tática num momento certinho, beleza. Bora pro mata-mata, em três partidas...e o goleiro não apenas faz uma, mas duas lambanças.

Se eu fosse você demitia esse goleiro aí e contratava outro. Não, pera...

Só não entendi uma coisa, na segunda lambança parece que só tinha os zagueiros ali perto. O time tava todo adiantado? Ok que o passe era pra ter ido pra zaga mas achei meio estranho.

No fim achei injusta a cobrança da diretoria porque, por mais que você tenha prometido título, as lambanças e os imponderáveis acontecem né, não foi como se tivesse terminado em quinto lugar, na prática foi bem e ficou por pouco. Agora é respirar fundo e seguir o trabalho na temporada que vem.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pena que as coisas não deram certo no Tidaholm, mas parece que a mudança foi melhor pro treinador.

Fez uma boa primeira temporada no Malmo, quase subiu. Agora vamos ver como a diretoria se comporta, esperamos que reforcem o time e não percam o que já tem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Po cara, eu tive que rir. Quando eu vi o "Título merecido", eu já sabia que não era seu, mas não esperava que com uma campanha tão boa, ficaria pra trás nos playoffs. Como o Tsuru falou "tem coisas que só acontecem com o Danut" mesmo hahahha

Bom, sempre tem a próxima vez. Vamos ver se consegue na próxima temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a fase regular foi muito positiva mas ai ai o Lindstrom no primeiro jogo do playoff. Depois aquele golo do Green foi fantástico. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 hours ago, Cattani said:

É uma pena que não conseguiu o acesso.

Se o time não se desmontar o sonho fica para a próxima temporada

Boa sorte na continuação.

Pois é. Chegamos perto, mas não foi dessa vez. 

O time da próxima temporada é uma incógnita. Se tem uma coisa que eu já aprendi nesses saves em que deixamos toda a parte de transferências na mão da IA é que as vezes o time muda muito de qualidade de um ano pro outro. Pode manter a base, trazer mais uns dois ou três titulares, e ter um timaço pra subir? Pode. Mas também pode deixar todo mundo sair, não trazer ninguém relevante, e quando vê temos uma equipe de metade baixa da tabela. Então só mesmo no começo da temporada pra ver como ficou o elenco e o que se pode esperar da equipe. 

Valeu :D 

 

7 hours ago, Tsuru said:

Os torcedores botafoguenhos costumam dizer que "tem coisa que só acontece com o Botafogo". E eu te digo, "tem coisa que só acontece com o Danut".

Aí cê vai, me faz uma ótima temporada, perde pouquíssimo, só não leva o título porque a outra equipe foi muito acima da média, deu um jeito na tática num momento certinho, beleza. Bora pro mata-mata, em três partidas...e o goleiro não apenas faz uma, mas duas lambanças.

Se eu fosse você demitia esse goleiro aí e contratava outro. Não, pera...

Só não entendi uma coisa, na segunda lambança parece que só tinha os zagueiros ali perto. O time tava todo adiantado? Ok que o passe era pra ter ido pra zaga mas achei meio estranho.

No fim achei injusta a cobrança da diretoria porque, por mais que você tenha prometido título, as lambanças e os imponderáveis acontecem né, não foi como se tivesse terminado em quinto lugar, na prática foi bem e ficou por pouco. Agora é respirar fundo e seguir o trabalho na temporada que vem.

 

É, resumiu bem a situação. Fizemos uma temporada bastante boa, estou muito satisfeito com o que o time apresentou. Tivemos um ou outro empate desnecessário? Tivemos. Mas isso é normal. Só que o Eslövs realmente fez uma campanha bem fora do normal. Os caras tiveram 81% de aproveitamento. Como fazer frente a isso? 

E aí no mata-mata o goleirão... rapaz, foi de chorar quando eu vi aquilo. Pior que durante a temporada toda ele foi bem. Não era um goleiro de jogos excepcionais, mas sempre foi bem regular. Mas acho que na hora decisiva ele sentiu a pressão.

Mesmo se eu pudesse não iria demitir o goleiro não. Acho que traria alguém capaz de disputar posição com ele no máximo, mas tirando esses últimos jogos não tenho o que reclamar mesmo. Não iria queimar um atleta por dois jogos, por pior que tenham sido os dois jogos. 

O corte que eu fiz no gif não ficou muito legal. Tem gente mais pros lados, que acabou não pegando na imagem. Vou abrir o jogo e fazer um gif melhor depois, que dê pra ver certinho a jogada. Agora não tô no meu PC, aí não tenho acesso ao jogo, mas assim que der eu arrumo lá e te marco aqui pra tu ver melhor o lance. 

A diretoria foi bem rígida, mas isso é consequência do que eu falei na entrevista de emprego. Disse a eles que iria cumprir qualquer objetivo que me fosse colocado. O jogo ressalta que estou fazendo uma promessa quando falo isso na entrevista, então acho que ele ativa um modo "ser mais exigente do que o normal em caso de não atingir o objetivo" a partir dessa resposta. Pensando assim, o time me contratou pra levar o título e não levou. A cobrança é normal.

 

6 hours ago, div said:

Pena que as coisas não deram certo no Tidaholm, mas parece que a mudança foi melhor pro treinador.

Fez uma boa primeira temporada no Malmo, quase subiu. Agora vamos ver como a diretoria se comporta, esperamos que reforcem o time e não percam o que já tem.

Não deram certo é eufemismo pro desastre que foi por lá, rs. Mas enfim, vantagem de save de carreira é poder deixar esses times pra trás e seguir a vida em um lugar melhor. 

A temporada foi boa mesmo, mas foi triste não conseguir o acesso. Sobre o comportamento da diretoria nesse período entre temporadas, é sempre uma incógnita. Não me surpreenderia nem um pouco se voltasse pro próximo ano com um time que não figura nem na primeira metade da liga em termos de qualidade. Mas também não me surpreenderia manter a base do elenco e disputar o título de novo. É difícil fazer previsões, a IA não segue a linearidade que estamos acostumados em saves onde o jogador humano controla tudo. 

 

5 hours ago, Fujarra said:

Po cara, eu tive que rir. Quando eu vi o "Título merecido", eu já sabia que não era seu, mas não esperava que com uma campanha tão boa, ficaria pra trás nos playoffs. Como o Tsuru falou "tem coisas que só acontecem com o Danut" mesmo hahahha

Bom, sempre tem a próxima vez. Vamos ver se consegue na próxima temporada.

Tentei enganar o povo na pegadinha do malandro, mas pelo visto não deu, haha. Realmente fizemos uma campanha muito boa, mas que não conseguimos levar pro playoff. Fomos varridos pelos dois adversários ali como se fossem times de outro nível. Ao Liam, só resta tomar um banho de sal grosso pra ver se essa zica vai embora. 

Vamos ver que time volta das férias pro próximo ano, né. A gente tá acostumado com essa linearidade nos saves onde o treinador humano controla tudo, em que se o time brigou por título em um ano com certeza brigará de novo no próximo. Mas aqui é loteria: uma hora tu pega um time muito bom, outra hora a IA não faz nada e tu fica sem jogadores. 

 

4 hours ago, Cadete213 said:

a fase regular foi muito positiva mas ai ai o Lindstrom no primeiro jogo do playoff. Depois aquele golo do Green foi fantástico. 

Foi bastante boa sim. Pena que não levamos o bom momento para os playoffs. Goleirão entregou, e o adversário também estava iluminado. Foi um chute lindo do Green, aproveitou bem demais a nossa bobeada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AM-JKLWqF1_2Qce2dhnCcc8OwfRdJrgGI-A-o6tb

S06E01 - Quem quer um lateral?

Na última atualização vimos que o Malmö terminou a liga com 58 pontos conquistados - um aproveitamento de quase 75%. Apesar da excelente campanha - a melhor do clube na divisão -, terminamos o ano frustrados, pois uma campanha brilhante do Eslövs fez com que eles nos batessem na corrida pelo título, e depois a campanha no playoff de promoção deixou muito a desejar. Hoje vamos ver como o clube se preparou para a temporada 2026 - a sexta do save, e segunda de Liam no comando do Malmö.

 

Transferências

Aqui preciso fazer uma pequena pausa na imersão para comentar com vocês uma situação que ocorreu. Como vocês sabem, as contratações do clube não são feitas por mim, e sim pela IA. E como vocês também já sabem, essas contratações feitas pela IA não estão sendo muito satisfatórias, com as equipes comumente precisando recorrer a atletas da base para fechar o elenco. Não estou feliz com isso, mas de modo geral é uma situação contornável.

Esse ano, porém, observei algo muito esquisito. Meu time começou bem no mercado, trazendo dois atletas de qualidade para posições que estavam carentes. Na sequência, contudo, começamos a emendar contratações sempre com um mesmo perfil: laterais esquerdos jovens, de baixa qualidade, que chegavam imediatamente para o time B. Foram sete atletas contratados com esse mesmo perfil.

AM-JKLVa6iOX36fwo4h91fWJ2yUE0ewRNwFOej5R

Do Henok Gebregzahber pra baixo são todos laterais esquerdos.

Esse comportamento no mercado não fez absolutamente nenhum sentido. Nosso time principal tem dois atletas capazes de jogar na lateral esquerda, não é uma posição especialmente carente. O time B até tinha um só, de modo que contratar mais um jogador pros reservas poderia fazer sentido. Mas sete?

Minha teoria é que o jogo de alguma forma se perdeu nessa situação de controlar tanto as contratações para o time principal quanto as contratações para o time B. Talvez o meu adjunto, que estava responsável pelas contratações (por engano meu, era pra ser o diretor de futebol), avaliou que o time principal precisava de mais um lateral. Eu acho que não precisava, mas também não seria tão absurdo contratar mais alguém. Só que aí os jogadores que ele trouxe eram de baixa qualidade, o jogo acabava ordenando eles automaticamente no time B, e com isso o adjunto voltava a pensar "preciso trazer alguém pra lateral esquerda do time principal". E aí lá ia ele de novo contratar outro jogador pra função, o rapaz ia parar no time B, e o ciclo recomeçava. Ou então ele queria alguém pro time B mesmo - por isso as contratações de baixa qualidade -, mas na hora de verificar se já estava resolvido o problema ele procurava no time A, e daí não registrava que já contratou alguém e buscava outro nome.

Não sei. Estou apenas conjecturando hipóteses aqui, já que é impossível ter certeza do que ocorreu. O fato é que meu time contratou sete atletas para uma mesma posição do time reserva, enquanto que o time principal parou em duas contratações e um elenco de 12 jogadores.

Nesse momento, resolvi fazer algo que não é muito legal, mas que achei que a situação pedia. Como tinha um save do final da temporada anterior, voltei a esse momento e recomecei. Fiz uma mudança: deixei o adjunto como responsável apenas pelas contratações do time B, enquanto que o meu diretor de futebol passou a ser responsável pelas contratações do time A.

AM-JKLUipDyD_5e0jWupyslqJsKgkoys5Wqbrpvf

Com a mudança nas responsabilidades, a situação ficou como pode ser visto na imagem. Contratamos os mesmos dois jogadores iniciais para a equipe principal. Depois de um bom tempo trouxemos mais um lateral direito para o time de cima - esse, um atleta que não foi contratado na outra versão. E fechamos a janela com uma única contratação pelo adjunto: um lateral esquerdo para o time B.

Resolvi continuar o save com essa segunda versão da janela de transferências. No fim das contas a situação do time principal nem mudou muito, pois só trouxemos um jogador a mais. O problema do baixo número de atletas contratados e da necessidade de montar o elenco com garotos da base continua - sem a base, nosso elenco para a temporada teria 13 jogadores. Mas ao menos não temos aquele caminhão de laterais contratados pro time B. O fato do adjunto ter contratado um daqueles seus sete laterais me deixa ainda mais confiante de que era isso que a IA queria fazer - ela apenas se perdeu e não parou de repetir a contratação até o final da janela.

 

Plantel

AM-JKLWK-iVljtXm3-s2AfSrVXlIBR-61AxTglKD

O ponto verde indica os contratados pelo diretor. O ponto vermelho os atletas que subiram da base.

Tivemos oito saídas de atletas, seis deles titulares. Incluindo Jakob Andersson, o rapaz de 139 jogos pelo clube que eu queria ver aumentar a sua marca. Como já vimos acontecer em outros momentos do save, as reposições passaram longe de cobrir o rombo no elenco.

Dois dos contratados até são relativamente bons. Johnny Ekelund é um atleta polivalente que deve ser titular na lateral direita, enquanto Andreas Lander vai assumir posição no meio de campo. Os dois tem atributos técnicos bem medíocres, mas se sobressaem na parte física. Estou especialmente curioso para ver como será o desempenho de Lander, já que até aqui não tive muito sucesso jogando com meias centrais mais técnicos.

Mas é inegável que falta ao time profundidade no plantel. E aqui não me refiro nem a opções de banco, um luxo que não existe nas profundezas do futebol sueco. Simplesmente não temos como montar uma equipe sem escalar alguns atletas muito ruins.

AM-JKLX2jHbboYSoWCic7NM6yM_UD_GsH3wq1Cdn

Ao menos a diretoria parece estar ciente da queda de qualidade do elenco, e a expectativa para o ano é apenas uma posição entre os sete primeiros da liga. Para quem foi vice na última temporada, deve ser possível atingir essa marca.

Na comparação de atributos temos 48 acima da média da liga e 26 abaixo. 39 estão entre os cinco melhores valores, enquanto 12 estão entre os cinco piores. É uma piora significativa em relação ao último ano (60 acima da média, 15 abaixo, 52 no top 5, 5 no flop 5), mas ainda estamos no grupo dos times acima da média da divisão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Mathis Liam: Livro Três - Quem quer um lateral? [atualizado em 18/02]

Dessa vez o diretor trabalhou bem em suas contratações. Apesar de serem poucas, os dois jogadores serão pecas importantes em sua equipe. 

Em relação aos atributos físicos dos jogadores, já vi em algum guia que eles podem se sobressair nessas divisões inferiores, mas acredito que isso depende também da função que o jogador desempenhará em campo. Pra um armador central, ainda acho que a tecnica será mais importante independente da divisão.

Prevejo mais um temporada difícil, desejo boa sorte a Mathis Liam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e viva os laterais, são eles que vão ganhar o campeonato. Diretoria parece que abriu os olhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que teu palpite sobre o que aconteceu pra ter tantas contratações assim na mesma posição deve estar correto, o Adjunto devia pensar que precisava de mais alguém, mas como eles iam pro time B, não preenchia essa "vaga".

Não sei se havia necessidade de recomeçar a janela por causa disso, mas também não vejo problemas.

Uma coisa... tu só tem 1 goleiro mesmo? Arriscado haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 hours ago, Sias said:

Dessa vez o diretor trabalhou bem em suas contratações. Apesar de serem poucas, os dois jogadores serão pecas importantes em sua equipe. 

Em relação aos atributos físicos dos jogadores, já vi em algum guia que eles podem se sobressair nessas divisões inferiores, mas acredito que isso depende também da função que o jogador desempenhará em campo. Pra um armador central, ainda acho que a tecnica será mais importante independente da divisão.

Prevejo mais um temporada difícil, desejo boa sorte a Mathis Liam.

De modo geral a qualidade das contratações tem sido alta no save. O que está ferrando mesmo é que os diretores nunca contratam gente suficiente. Ter que complementar o time com gente da base porque não temos onze jogadores pra mandar a campo é complicado.

Então, eu acho que faz sentido que o armador precise ser mais técnico. Mas os meias técnicos que tive até aqui não jogaram bem. Espero que esse jogue melhor. Não precisa necessariamente ser armador também, dá pra jogar com um meio de campo mais "correria", em vez de um com armador.

Valeu :D

 

6 hours ago, Cattani said:

Boa sorte demais na próxima temporada, de grão em grão a galinha enche o papo

Obrigado. Vamos ver se consigo encaixar duas boas temporadas em sequência.

 

5 hours ago, Cadete213 said:

e viva os laterais, são eles que vão ganhar o campeonato. Diretoria parece que abriu os olhos.

Laterais são importantes, mas sete deles é demais. Vou escalar uma equipe inteira de laterais?

 

33 minutes ago, div said:

Acho que teu palpite sobre o que aconteceu pra ter tantas contratações assim na mesma posição deve estar correto, o Adjunto devia pensar que precisava de mais alguém, mas como eles iam pro time B, não preenchia essa "vaga".

Não sei se havia necessidade de recomeçar a janela por causa disso, mas também não vejo problemas.

Uma coisa... tu só tem 1 goleiro mesmo? Arriscado haha

Eu quis recomeçar a janela porque o time principal também não tinha contratado quase ninguém, e aí eu fiquei na dúvida se não era porque o jogo ficou preso nesse loop dos laterais. No fim das contas trouxemos só um atleta a mais para o time de cima, então não mudou tanto. Mas se não tivesse recomeçado não saberia que não ia mudar, e aí ia ficar a sensação de estar jogando com um time muito mais fraco do que deveria ser por um erro da IA.

Temos um goleiro só no time principal. Eu não costumo levar goleiro no banco de reservas (tirando quando pode levar 50 jogadores no banco) porque acho que o ganho de ter mais opções de alteração na equipe é superior ao risco de terminar uma partida sem goleiro. Então não subi ninguém da base por isso, o cara não iria pros jogos mesmo. Se o titular se lesionar aí eu subo alguém da base pra substituir ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda bem que aparentemente encontrou uma solução para o bug e resolveu o problema.

E a diretoria irritada de repente se conforma com uma metade superior. Menos mal, com menos pressão dá pra surpreender e faturar a taça.

10 horas atrás, Sias disse:

Em relação aos atributos físicos dos jogadores, já vi em algum guia que eles podem se sobressair nessas divisões inferiores

Esse geralmente é o princípio que eu gosto de seguir: olho primeiro atributos físicos, depois mentais, depois técnicos, "leitura da direita pra esquerda". Me ajuda a me orientar, principalmente quando o nível é muito ruim e/ou nivelado por baixo, os atributos em geral são parecidos e fica difícil saber quais jogadores vão se sobressair.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutes ago, Tsuru said:

Ainda bem que aparentemente encontrou uma solução para o bug e resolveu o problema.

E a diretoria irritada de repente se conforma com uma metade superior. Menos mal, com menos pressão dá pra surpreender e faturar a taça.

Esse geralmente é o princípio que eu gosto de seguir: olho primeiro atributos físicos, depois mentais, depois técnicos, "leitura da direita pra esquerda". Me ajuda a me orientar, principalmente quando o nível é muito ruim e/ou nivelado por baixo, os atributos em geral são parecidos e fica difícil saber quais jogadores vão se sobressair.

Continuamos a contratar pouca gente pro time principal, mas ao menos agora eu sei que é o que a IA queria fazer mesmo. Se tivesse ficado só com os dois contratados pro time de cima e aquele monte de lateral eu ia achar que não contratamos mais gente por isso, e daí ia jogar a temporada toda incomodado. Acho que foi mais importante pra resolver essa sensação ruim minha do que qualquer outro efeito prático. 

A diretoria está sendo razoável, a questão antes realmente foi minha promessa na entrevista de emprego. Quem fala o que quer ganha cobranças que não quer. Agora, acho que surpreender e faturar a taça é otimismo demais. Nosso elenco piorou bastante pra esse ano.

De modo geral também gosto de priorizar a parte física nesse nível. Não que eu tenha muita escolha né, porque mal consigo escalar onze atletas que sabem o que é uma bola.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AM-JKLWqF1_2Qce2dhnCcc8OwfRdJrgGI-A-o6tb

S06E02 - Olhando para cima

Na última atualização vimos que o Malmö não fez um bom mercado de transferências, tendo perdido diversos titulares e trazido poucas peças de reposição. Com isso, a expectativa sobre a equipe caiu para apenas um lugar na primeira metade da tabela. Hoje vamos ver como foram os jogos do primeiro turno de 2026.

 

Division 2 Södra Götaland

Abril

AM-JKLXWryXNwJ3VajSMNvDXAKklPxY5GszN44ag

Iniciamos a liga com uma pedreira: enfrentar o recém rebaixado Limhamn Bunkeflo fora de casa. Foi um jogo bem movimentado: eles saíram na frente, nós viramos, depois levamos o empate. Na segunda etapa tivemos um jogador expulso, mas conseguimos impedir que mais coisa acontecesse.

Na sequência, duas boas vitórias. Contra o Färjestadens perdemos um pênalti no comecinho do jogo, levamos gol, mas aí viramos com uma atuação de gala de Milicevic. Contra o Nosaby dominamos completamente o jogo e vencemos com tranquilidade - o gol de honra veio só no último lance.

A primeira derrota da temporada veio contra o Höganäs, equipe recém promovida à divisão e que briga para não cair. Foi um jogo que lembrou nossos piores momentos da outra temporada: gol cedo em falha da defesa e depois um caminhão de chances desperdiçadas na busca pelo empate.

AM-JKLUk2KxMYh4CDqbQH-OHDj4FsufM7lbvFN9B

O Höganäs acabou somando apenas um ponto nos outros doze jogos do turno, então essa derrota foi realmente muito ruim.

 

Maio

AM-JKLUk7uzO3_fkN91jAaduJcFoZ7FxY1jYdExn

Emendamos uma derrota na outra ao perder também no primeiro jogo de março, numa atuação bem fraca da minha equipe.

Na sequência, conseguimos duas vitórias importantes. Contra o Sölvesborgs tivemos um jogo entre duas equipes mais preocupadas em bater no adversário do que em jogar futebol. Andreas Lander acabou acertando um chute de longe e isso decidiu a parada. Contra o Bromölla tivemos a vida muito facilitada pela zaga adversária, que cometeu três pênaltis no jogo. Desperdiçamos um deles, mas não fez falta.

Contra o Kristianstad tivemos um jogo em que foi preciso improvisar bastante na escalação. Ainda assim fizemos uma partida equilibrada e poderíamos ter saído com um resultado melhor.

Fechando o mês, uma boa vitória sobre o Österlen em uma atuação excelente de David Levinsson. Um daqueles reservas que considero não ter nível para jogar em situação que não seja de emergência, Levinsson teve uma noite mágica com direito a um hattrick perfeito: um gol de cabeça, um com o pé direito, outro com o esquerdo.

AM-JKLX6Q16uujquvouy_WVqFp2crBInV5u3YjrN

 

Junho

AM-JKLUVcVpAHr7VBeE40skqZNyu1RorcThfxDYb

Repetimos o placar na primeira partida do mês de junho, derrotando o Asarums. Na sequência levamos nossa maior surra da temporada até aqui. Simplesmente não conseguimos parar o atacante do Torns, que explorou bem demais os espaços nas costas da minha zaga e fechou a partida com quatro gols marcados.

AM-JKLXP2CCw8DXnnGvBvA_uhuv_zY37pQFwB5S5

Voltamos a vencer diante do Trelleborg, mas depois perdemos do líder Limhamn Bunkeflo.

 

Classificação

AM-JKLU5u-nAvVl0rwmKPjMf-n4EUMRVLyIgaa_6

Com metade da competição disputada, o Malmö ocupa a 6ª colocação, dentro da zona esperada no começo da competição.

Um ponto interessante é que estamos a apenas quatro pontos de distância do vice-líder - é a mesma distância que existe entre nós e o Asarums, que vem logo abaixo na tabela. A diferença para o 7º colocado, aliás, aparece em vários pontos: temos duas vitórias a mais, somos a última equipe com saldo de gols positivo, a última equipe com mais de 20 gols marcados, e assim vai. Portanto, eu diria que o segundo turno do Malmö deve ser disputado olhando para cima, pois me parece que temos mais chance de subir na tabela do que de cair para o grupo de baixo.

Comparando com o ano anterior, a grande diferença parece ser que desaprendemos a empatar. O Malmö da última temporada teve apenas duas derrotas, enquanto esse ano já são cinco.

Aliás, olhando para as derrotas da equipe percebi algo muito interessante: tirando o resultado contra o Höganäs, que foi um jogo daqueles em que nada dá certo, nós vencemos todas as equipes abaixo de nós na tabela e perdemos de todas as equipes acima (contra o Limhamn Bunkeflo temos também um empate). Isso indica que a nossa estratégia de futebol ofensivo não é a abordagem mais adequada para as partidas contra os times fortes da divisão, e que eu devo repensar a forma de escalar a equipe para esses jogos.

 

Tática

AM-JKLXh-542_f7ZXjQRyrLGZnhtKzSMoODfRuZS

A tática utilizada pela equipe nessa temporada é semelhante ao esquema que usamos no segundo turno da temporada anterior. É um esquema bastante ofensivo, e que aparentemente tem sido muito bem explorado pelos times fortes da liga. Para a sequência, pretendo montar uma tática mais defensiva que será testada nos jogos contra as equipes da parte de cima da tabela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Mathis Liam: Livro Três - Olhando para cima [2ª atualização de 18/02]

início esperado e a cumprir expetativas. tática é semelhante à minha e sempre gostei do 4-3-3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nessas derrotas que teve, deu pra notar algo em comum no futebol apresentado pelas equipes adversárias? Tipo, se elas usam uma mesma formação e tem um estilo de jogo parecido? E como tem sido o desempenho de seus defesas com bola nesse nível? É uma função interessante que pensei em utilizar, mas que devido aos péssimos atributos técnicos dos meus defensores, não me arrisquei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, Cadete213 said:

início esperado e a cumprir expetativas. tática é semelhante à minha e sempre gostei do 4-3-3.

Eu gosto de tentar evitar essa tática porque parece que sempre é mais fácil ter sucesso no FM com ela. Mas enfim, depois de alguns insucessos é bom ver a equipe cumprindo com o esperado.

 

1 hour ago, Sias said:

Nessas derrotas que teve, deu pra notar algo em comum no futebol apresentado pelas equipes adversárias? Tipo, se elas usam uma mesma formação e tem um estilo de jogo parecido? E como tem sido o desempenho de seus defesas com bola nesse nível? É uma função interessante que pensei em utilizar, mas que devido aos péssimos atributos técnicos dos meus defensores, não me arrisquei.

O que eu notei é que essas equipes aproveitam muito bem o espaço nas costas dos meus zagueiros. A 4ª divisão sueca tem um desequilíbrio muito grande entre atributos físicos de atacantes e zagueiros. Meus zagueiros tem aceleração 7-6 e velocidade 5-4, enquanto meu atacante tem aceleração 14 e velocidade 12. E pelo que pude observar tem várias outras equipes na liga que seguem uma distribuição parecida nos atributos. E aí como jogamos com defesa avançada, dá muito espaço para os atacantes tirarem proveito disso. Algumas equipes acabam não conseguindo, como marcamos elas em cima quase só saem no chutão e aí minha zaga leva vantagem no alto, mas quem consegue sair um pouco mais com a bola acha espaço pra fazer um lançamento perigoso.

Por isso a minha ideia pra sequência é pensar uma tática mais defensiva. Em vez de marcar pressão lá em cima, recuar as linhas e tirar o espaço atrás da defesa. O maior problema vai ser fazer isso sem perder força ofensiva. Mas aí vamos ver o que vai acontecer.

Sobre formação especificamente eu não tinha parado pra observar. Olhando agora parece que a maior parte das equipes mais fortes jogou no 4-2-3-1. Mas também vi que essa mesma formação foi usada por outras equipes, acho que só é uma formação comum na divisão mesmo. Não acho que ela seja a questão, e sim essa coisa de conseguir explorar os espaços com um atacante veloz. 

Sobre os defesas com bola, eu fiquei meio assim de usar nesse nível, mas na prática não notei nada de ruim não. Também não notei grandes diferenças a favor deles, na real. Mas como era o padrão da tática deixei. Talvez mais pra frente eu tenha uma opinião mais forte sobre, mas de momento só penso que não deu problemas então ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, o time ta na parte de cima da tabela no começo ainda da temporada, é um bom sinal mas a "boa fase" pode continuar ? Difícil dizer...

As derrotas foram para concorrentes direto, normal até aqui, boa sorte na continuação!!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • div changed the title to Mathis Liam
  • Fujarra featured this tópico
  • #Vini locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • JeanMichell6
      Por JeanMichell6
      Depois de mais de 1000 horas no FM 2021, eu tive a brilhante ideia de subir o Corinthian-Casuals da National 7 até a Premier kkk

      No entanto, o time é Amador e estou na National 2 e não estou conseguindo montar elenco competitivo uma vez que não posso pagar salarios e sempre que algum jogador se destaca eu perco ele de graça para outro time.
      Alguem já fez esse desafio de jogar com um time Amador, sabe me dizer se em algum momento ele se torna Profissional, o meu clube já foi adquirido por um consórcio e tem 8 Milhões no caixa mas continua amador
    • Danut
      Por Danut
      Obrigado ao @Fujarrapelo belo banner.
      Olá pessoal, sejam bem-vindos ao meu novo save. Depois de um tempo longe do FM, voltei a acompanhar o que o pessoal tem criado aqui na área. Pretendia ficar apenas como leitor, mas ver as histórias alheias reacendeu minha vontade de jogar, então cá estamos.
      Sem muita enrolação, vamos para a explicação do desafio: vou jogar um desafio de base na África do Sul. Para quem não sabe, o desafio de base é um tipo de save no qual o time treinado está proibido de contratar jogadores, seja por transferência, empréstimo ou mesmo atleta livre no mercado. A única possibilidade de reforçar a equipe é através dos atletas formados na própria base. No desafio original, também se começa com a equipe mais fraca da divisão. No meu caso, não vou seguir essa diretriz, tendo selecionado o clube que achei mais interessante para a proposta. No próximo post farei a apresentação do clube e explicarei a escolha.
      Falando em explicar escolhas, acho importante explicar a escolha do save, pois ela também ajudará os potenciais leitores a compreenderem o que esperar do tópico. Basicamente, eu tinha me decidido a voltar a jogar FM, mas não queria algo muito complicado. Pode parecer paradoxal ter chegado a um desafio de base a partir da busca por algo não muito complicado, mas eu considero que o desafio de base é mais um save longo do que um save complicado. Só o fato de não precisar lidar com observação e contratações já tira metade da enrolação de um save de FM. Fora isso, a rotatividade no elenco tende a ser mais baixa que em outros tipos de desafio, o que permite que o treinador já tenha uma noção do que esperar de seus atletas com o passar dos anos.
      Outro ponto fundamental é que, como o foco é no longo prazo, o desafio de base não precisa se ocupar tanto do dia a dia do clube. Minha pretensão inicial é seguir um estilo de postagem muito menos detalhado do que o que eu costumo utilizar nos meus tópicos, trazendo apenas uma ou duas atualizações por temporada e focando bem mais no panorama geral do que em cada jogo específico. Originalmente eu nem ia trazer o save aqui para a Profissão: Manager, mas aí pensei que a proposta é suficientemente diferente do usual para justificar a presença aqui. E também será um bom exercício para mim, tentar trazer uma história em um formato mais enxuto do que costumo fazer. Os que me acompanharem nessa jornada vão poder dizer no futuro se esse objetivo de escrever menos foi bem alcançado (a julgar por essa introdução, não será).
      Sobre a escolha do país propriamente dita, não teve nenhuma razão especial. Decidi que queria fazer um desafio de base em um país diferente dos suspeitos tradicionais. Bati o olho na África do Sul e resolvi ver as equipes que existiam por lá. Gostei de uma delas e fui adiante.
      Em relação aos detalhes iniciais do save, carreguei apenas as duas ligas da África do Sul, com uma base de dados pequena, pensando no bem do meu velho laptop. Como mostra a tag do tópico, estou jogando no FM 2021, que é o último que eu tenho. Iniciei o save em 19/10/2020, no começo dos jogos oficiais da 2ª divisão (pulei a pré-temporada, já que sigo a corrente que acha que amistoso e ficar em casa dormindo tem o mesmo impacto). Selecionei mascarar atributos e sem orçamentos na primeira janela (não que vá contratar alguém).
      Além disso, por descuido, deixei a possibilidade de utilizar o editor do jogo ativada. Como não ia postar o save aqui não me prestei a reiniciar só por isso. Depois mudei de ideia sobre postar, mas aí já não queria voltar tudo. Enfim, digo isso só para que todos fiquem cientes, mesmo que não esteja fazendo uso do editor. Já vi que dá para esconder o botão do editor nas opções do jogo e fiz isso. Não pretendo utilizá-lo para nada. Se o fizer, será em um futuro muito distante para brincar com o save no encerramento da sua vida útil, e deixarei bem avisado a todos.
      Feitas todas as considerações, é hora de partir para o jogo. No próximo post vou apresentar a equipe e as competições.
    • jvitorsch
      Por jvitorsch
      Fala turma, estou com um bug meio bizarro no meu FM 2021. A classificação das equipes argentinas está totalmente bugada. Quem deveria jogar a Libertadores está classificado para a sulamericana e vice-versa. O próprio River Plate que venceu a última libertadores no meu save, está classificado para jogar a sulamerica e não a libertadores. 
       
      Obs: Uso BRMundiUp e o jogo não é pirata. Estou no ano de 2023, segunda temporada no meu save. 
    • emmystos
      Por emmystos
      Alguém tem ainda alguma licença de FMRTE 21 para vender?
    • CCSantos
      Por CCSantos
      Pois é, cá estamos novamente. Depois de um tempo parado - e sem sequer jogar FM - decidi tirar um pouco a poeira do FM21, e decidir jogar um save que sempre quis tentar, mas que fora muito hypado em FMs anteriores, já que o time havia subido de forma surpreendente para a Série C.
      Estou falando do Atlético Acreano, equipe que foi do êxtase de quase conquistar um acesso à Série B em 2018, ao fato de ficar sem divisão nacional em 2023, já que o time sequer avançou para a segunda fase do Estadual - as vagas devem ficar com Humaitá (campeão estadual de forma inédita) e São Francisco ou ADESG.
      O time está prestes a fazer 70 anos de história (irá fazer esta idade no próximo dia 27 de abril), possui nove títulos Estaduais, e é o único time do Acre a subir na Série D do Campeonato Brasileiro, em 2017.
      No ano seguinte, disputando no Grupo A, encarando os times nordestinos e sofrendo com a questão logística, o time se superou a ponto de poder decidir jogar por uma questão de distância (pouparam atletas nas rodadas finais para encaixar o seu confronto nas quartas), visando o confronto contra o Cuiabá. Acabaram perdendo por 2 a 0 na Arena Cuiabá e empataram em 2 a 2 em Rio Branco, deixando o acesso para a equipe mato-grossense que, posteriormente, viria a subir para a Série A, inclusive retornando para a disputa de competições continentais neste ano de 2022.
      Em 2019, teve o azar de ver uma Série C com dez times nordestinos, a ponto de tirar ele e o Luverdense do Grupo A, repassando-os para o Grupo B - isso daí foi inserido também por uma questão de logística, pois haviam poucos voos diretos de Rio Branco para o Nordeste; não era incomum ver o Atlético fazendo escala até mesmo em Viracopos (Campinas), rumo ao Nordeste em 2018. O resultado disso? Ambas as equipes, com aporte financeiro consideravelmente menor em comparação aos clubes de Sudeste e Sul, acabaram caindo para a Série D.
      Depois disso, o clube se perdeu. Foi lanterna em seu grupo na Série D em 2020, sem ganhar um jogo sequer (oito empates e seis vitórias).
      Para assumir o Galo Carijó, avancei a temporada 2021. Na próxima atualização, repasso o que houve na equipe, antes de minha chegada. O time foi um dos três representantes do Acre na Série D, juntamente com o Rio Branco e o Galvez, porém, só teremos duas vagas a partir da disputa de 2022.
      A única coisa que posso colocar aqui, é que ele já possui vaga para a Série D em 2022, por ter sido vice-campeão estadual em 2021, onde perdeu o título para o Galvez.

      A equipe joga suas partidas na Arena da Floresta, em Rio Branco. Ela possui capacidade para mais de 13 mil torcedores, e nós dividimos o estádio com Rio Branco, Humaitá, Vasco e Plácido de Castro. Antes da era das 'Arenas', o estádio já foi o mais moderno do Norte do País.

      Na próxima atualização, como eu disse, vou destrinchar como foi este 2021 do Atlético Acreano, antes da minha chegada ao clube.
      Conto com vocês nessa. Um abraço.
      -----------------------------------------------------------------------
      Base de dados: 21.4
      Países: Toda a América do Sul (com todos os atletas disponíveis);
      Database utilizada no Brasil: Brasil Série D by F J (É o formato de DB que mais se aproxima do regulamento oficial da Série D, com definição de vagas via Estaduais)
      Outras databases: Argentina (Até a Primera B/Nacional A), Chile (expandido para a 3ªDivisão), Peru (expandido a 2ªDivisão), Uruguai (expandido a 3ªDivisão), Bolívia, Equador, Paraguai e Venezuela (Riddler) + DBs de realismo de treinadores.
×
×
  • Criar Novo...