Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mathis Liam


Danut

Posts Recomendados

A temporada estava boa mesmo sem subir, só que em setembro amigo parafraseando Jorge Aragão "Aí foi que o barraco desabou Nessa que meu barco se perdeu" com um pouco de sorte podia chegar a mais de 40 pontos

Um coisa que me chamou atenção é que além de dividir a minutagem entre os goleiros (ambos ruins) nosso querido Blom teve 3 assistencias que para um goleiro acredito que seja um bom numero kkkk

E assim se não demitiram o diretor técnico com todas essas contratações duvidosas não vai ser o Técnico que vai pagar o pato ne kkkk 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algo que venho notando jogando nessas ligas inferiores, é a dificuldade de manter o clube estável financeiramente, principalmente quando deixamos as responsabilidades por conta da direção onde não temos muito controle sobre os gastos. Vendo sua reputação como gestor de finanças, acredito que as finanças do KIK estão de mal a pior.

Torcendo para que consiga a permanência no cargo. Da forma comk as coisas estão indo, se sair agora, bem capaz de assumir uma equipe melhor depois hahaha

Boa Sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 2/5/2022 at 9:01 AM, GGilson said:

As três derrotas acabaram com uma temporada regular, diferentemente da anterior quando deu uma arrancada nas partidas finais do campeonato. Contudo, se eu não me engano, é algo que já aconteceu em outras oportunidades. Agora, temos Liam com a corda no pescoço e um cheirinho de demissão no ar. Emoção na próxima temporada nas primeiras rodadas.

Informações bastante interessantes sobre como o FM está lidando com os clubes de divisões inferiores quando as responsabilidades da equipe são deixadas por conta da IA do jogo. Ela está precisando estudar mais.

Sim, foi o oposto do que aconteceu no ano anterior. De modo geral eu fiquei mais feliz com o que o time mostrou esse ano, mas com esse fim terminamos pior do que da outra vez. E sim, é algo que já me aconteceu diversas vezes nesse FM. Meus times desaprendem a jogar de uma hora pra outra e despencam na tabela, e eu não sei o motivo.

Imaginei que tu seria uma das pessoas interessadas nessa parte sobre a IA do FM. Realmente ela está deixando a desejar. No meu caso acaba não atrapalhando tanto porque ao menos há uma paridade entre as equipes, mas fica claro o tamanho da vantagem do jogador humano sobre as demais equipes ao se jogar numa divisão assim. Bastava renovar contrato com quem tava na equipe na primeira temporada e o KIK passaria com facilidade de 14ª equipe da liga pra 1ª ou 2ª em termos de elenco. Só não ter um time todo de garotos da base e já se tá fazendo muito.

 

On 2/5/2022 at 9:12 AM, Cadete213 said:

não foi o melhor dos desfechos, com as 3 derrotas a mancharem um pouco a boa época que estavas tendo. Que nos reserva o futuro de Liam?

Pois é, até ali a temporada vinha sendo satisfatória, mas essas derrotas nos complicaram. O futuro do treinador vai depender de como forem os primeiros jogos da próxima temporada.

 

On 2/5/2022 at 9:50 AM, div said:

Finalmente chegando aqui hehe

Primeiramente, boa sorte com o novo save! Gostava muito da primeira versão, espero que consiga seguir com esse.

Vejo que cheguei num momento delicado do treinador no clube, embora tenha quase atingido o que a diretoria desejava.

No mais, Forsberg é matador, hein? E falando no setor ofensivo, se eu não estou enganado (minha memória pode estar me traindo nessa haha), isso era um problema nos seus saves anteriores, mudou algo de lá pra cá? Já que tem um dos melhores registros ofensivos da liga.

Bem-vindo :D

Valeu. Em outras versões do FM nunca fui muito fã de saves de carreira, mas foi o que mais me divertiu nessa versão e acho que é o que faz mais sentido pra minha relação atual com o jogo. Espero que ele dure bastante.

Não ficamos tão longe assim da meta da diretoria, mas deixamos ela escapar e de momento temos três derrotas seguidas pra mostrar. Entendo que a direção esteja puta. Futebol é assim mesmo, um resultado e tu vai de "muito bem, cumpriu o esperado, bom trabalho" para "não atingiu o mínimo, péssimo trabalho, tem que demitir".

Sobre o ataque, realmente esse foi um problema pra mim em tudo que é clube que treinei nessa versão do FM (e acho que na anterior também). Uma coisa que tô fazendo nesse save é jogar com dois atacantes, justamente porque logo vi que um atacante só não tava funcionando - continuo sem saber como fazer a bola chegar nele, os outros times conseguem jogar bem melhor com um só homem no ataque.

Mas fora isso nosso ataque não é nada especial não. É só bola pra frente e dois atacantes razoavelmente rápidos e de boa finalização (pro nível da liga). Fazemos muito gol em chutão pra frente, aquelas bolas bem bobas que a zaga adversária se embanana pra afastar e o atacante só corre e sai na cara do goleiro. Somando goleiro/zagueiros/laterais, são 12 assistências vindas lá da linha de trás. E o resto é basicamente cruzamento pra área da intermediária. Nada muito bonito.

Inclusive isso é algo que tem me incomodado. Sei que o nível da liga é ruim e tal, mas eu vejo os outros times fazendo gol na gente de jogada mais trabalhada, bola enfiada pelo meio, coisas assim. Meu time é só chute pra frente e vê o que dá. Claro que também coloquei a equipe pra jogar desse jeito, mas nas vezes que tentei mudar o jeito de jogar até aqui não deu nada certo.

 

On 2/5/2022 at 11:16 AM, Martini Branco said:

Começo difícil em que a primeira época correu como podia e não como querias! Mas dadas as circunstâncias, o importante foi alcançar a manutenção. Esta segunda época correu um bocadinho melhor, mas nada de extraordinário. 

Oi Martini, seja bem-vindo ao fórum :D

Na verdade essa segunda temporada acabou sendo pior do que a primeira. Ela vinha sendo melhor do que a anterior, com o time mais regular, mas as três derrotas seguidas no final acabaram nos derrubando tanto que encerramos numa situação pior. No primeiro ano fomos 6º com 52% de aproveitamento, esse ano fomos 9º com 44% de aproveitamento. Certamente tinha potencial pra terminar com uma temporada melhor, mas infelizmente não foi o que aconteceu.

 

On 2/5/2022 at 5:58 PM, Guilhererme said:

A temporada estava boa mesmo sem subir, só que em setembro amigo parafraseando Jorge Aragão "Aí foi que o barraco desabou Nessa que meu barco se perdeu" com um pouco de sorte podia chegar a mais de 40 pontos

Um coisa que me chamou atenção é que além de dividir a minutagem entre os goleiros (ambos ruins) nosso querido Blom teve 3 assistencias que para um goleiro acredito que seja um bom numero kkkk

E assim se não demitiram o diretor técnico com todas essas contratações duvidosas não vai ser o Técnico que vai pagar o pato ne kkkk 

Sim, eu tava bem satisfeito com a temporada que o time vinha fazendo. Nada extraordinário, mas bastante ok. Aí de repente deu tudo errado.

A divisão de minutos foi realmente porque na metade da temporada enchi o saco com o primeiro goleiro e troquei quem era o titular. Os dois são pernas de pau, mas o Blom foi um pouco melhor. Bem observado sobre as assistências, eu nem tinha me dado conta - lembrava de pelo menos uma, mas pelo visto foram mais. É que meu time joga muito na base do chutão pro ataque pra ver o que acontece - como todo mundo é ruim nessa liga com frequência os zagueiros adversários se atrapalham nos lances mais simples, aí meu atacante passa correndo e sai na cara do goleiro. Fora o Blom o resto da defesa também tem bons números de assistências. Os zagueiros, por exemplo, tem três cada também. É tudo nesse mesmo esquema: chutão pra frente e torcer pra zaga se perder com o quique da bola.

O diretor realmente não tá fazendo um grande trabalho. Mas tá na média da liga né, os outros times também tem uns elencos de chorar de ruim. Aí o treinador poderia estar fazendo um pouco mais com o time, mesmo que as contratações não ajudem.

 

17 hours ago, Messias Götze said:

Algo que venho notando jogando nessas ligas inferiores, é a dificuldade de manter o clube estável financeiramente, principalmente quando deixamos as responsabilidades por conta da direção onde não temos muito controle sobre os gastos. Vendo sua reputação como gestor de finanças, acredito que as finanças do KIK estão de mal a pior.

Torcendo para que consiga a permanência no cargo. Da forma comk as coisas estão indo, se sair agora, bem capaz de assumir uma equipe melhor depois hahaha

Boa Sorte

As finanças do KIK começaram uns 20 mil no positivo, aí chegou no fim da temporada foi pra uns 20-30 mil no negativo, aí entra uma grana e volta pra uns 10 mil positivo, aí vai caindo até chegar nos 30 mil negativo, aí entra uma grana... Inclusive é engraçado que todo ano no final a diretoria anuncia que pro ano seguinte temos o objetivo de parar o dano financeiro no clube, só pra um mês depois (quando entra a grana) me dar os parabéns por ter cumprido o objetivo com antecedência. Aí no ano seguinte a situação se repete...

Enfim, essa é uma parte que o jogo lida muito mal. Já quando temos o jogador humano no controle é difícil manter os gastos dentro do adequado nessas equipes pequenas - é comum ver o pessoal sofrendo com isso ao jogar em divisões inferiores -, mas quando é o diretor quem está no controle a coisa desanda de vez. Eu queria que o FM tivesse uma opção onde o treinador não fosse responsabilizado por essa parte financeira. Alguma opção ao criar o save onde tu diz "eu vou ser responsável apenas pela parte de treinador, me avaliem apenas por isso". Porque do jeito que é acaba afetando a avaliação do treinador um negócio que eu não tenho nada a ver.

Considerando que o KIK tinha previsão de ser penúltimo da liga quando eu assumi, não tem muito como assumir uma equipe pior, né. Acho que é natural que o treinador acabe num time melhor se trocar de equipe, ainda mais que agora ele não é mais um completo desconhecido. Falta o sucesso pra ir pra uma equipe de divisão superior ou algo assim, mas na própria 4ª divisão sueca acho que o Liam teria opções interessantes. Mas de momento eu prefiro manter meu emprego no KIK mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AM-JKLWaPtgWdw8DCDAs6k6csyuXJnf5Ym2Fj6um

S03E01 - Continuidade

Na última atualização vimos que o KIK foi atingido pela zica nas últimas rodadas da liga, perdendo três partidas seguidas e encerrando a competição na 9ª colocação. A diretoria não ficou nada feliz (pois exigia o 7º lugar), e Liam acabou entrando em férias com um ultimato: conquistar oito pontos em cinco partidas, ou ser demitido. Hoje vamos falar sobre como ficou a equipe que deve encarar esse desafio. 

 

Expectativas

AM-JKLV_TkJAUUPX3S-F-fuMsC_DgoPrpFob6_u5

Se conseguir superar os primeiros cinco jogos, Liam deve ter vida mais tranquila nessa temporada, pois a diretoria baixou suas exigências para apenas uma posição a meio de tabela. Em termos de orçamentos, os valores continuam bem próximos do que o clube apresentou nas temporadas anteriores. Assim, não podemos esperar muita coisa nas contratações.

 

Transferências

Diferentemente do que aconteceu na temporada anterior, dessa vez tivemos uma maior continuidade no elenco do clube. Apenas três atletas saíram, todos em final de contrato - o lateral direito titular, o goleiro e o atacante reservas. Do outro lado, tivemos duas chegadas. A primeira foi de Jesper Cárlen, goleiro de 17 anos. Meu assistente considera ele melhor do que a outra opção do clube, mas eu sinceramente não confio muito em alguém que se diz goleiro e tem reflexos 6.

AM-JKLWbLA2s6bBtoPvihbU-bXQzU_UmacEnwGac

A outra chegada foi de Hamid Abdulla, 22 anos. Esse sim um jogador mais interessante, e que deve acabar assumindo uma posição na equipe titular.

AM-JKLWwub3YKKFtcaTyH9d2vrpj8ghtsQUv17t3

A baixa movimentação no mercado não foi exclusividade do KIK. Olhando para o restante da liga, foram bem poucos clubes que trouxeram mais do que três novos nomes. A regra continua sendo subir garotos da base para complementar o elenco.

AM-JKLVwlwr9V7JY4D_GbhcWKeRPNFO66QUH9MJj

Importante destacar que a lista de saídas só mostra os atletas que foram contratados por outros clubes. Saídas em final de contrato - que são a maioria nesse nível - não são incluídas pelo FM.

 

Plantel

AM-JKLWWtGdE3e0DBY-fvcoubpGZgpet2MKQi5Kl

O ponto verde designa os contratados. O laranja, quem subiu da base.

Sem grandes mudanças, nosso elenco mantém o nível da última temporada. Não é nenhuma maravilha, mas já mostramos que é mais do que suficiente para atingir uma posição respeitável na tabela.

Na hora de fazer a comparação de atributos, percebi que cometi um erro na comparação feita nos dois anos anteriores. Quando selecionamos para ver os atributos dos setores da equipe (goleiro/defesa/meio-campo/ataque), o FM permite selecionar quais setores queremos incluir no cálculo da média.

AM-JKLVgDp4a5x3GtzOU82Rp9Hv2PcF0AY7d1LJb

Eu achei que o jogo iria selecionar automaticamente apenas os atletas de cada setor, mas por padrão estavam selecionados todos os setores. Isso acaba bagunçando completamente a comparação de atributos com as outras equipes. Primeiro porque estava comparando coisas como "capacidade de sair no um contra um" de todos os jogadores do meu time contra todos os jogadores dos outros times, em vez de comparar apenas os goleiros. Depois, porque alguns atributos aparecem em mais setores e aí eu estava apenas contando um mesmo valor duas ou três vezes.

Enfim, a moral da história é que a comparação dos anos anteriores foi feita errada. Agora percebi a besteira e arrumei, então a partir desse ano estaremos com a comparação de atributos correta. Nessa temporada minha equipe tem 35 atributos acima da média e 41 abaixo dela. 24 estão no top 5 da liga, enquanto 18 estão no flop 5. Ao que tudo indica, temos um grupo para ficar mesmo entre meio de tabela e parte baixa da primeira metade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Mathis Liam: Livro Um - Continuidade [atualizado em 07/02]

há que ter atenção a esses pequenos detalhes no FM. Quanto ao elenco, completamente desconhecido para mim, mas acredito que o Liam sabe o que está a fazer e confio nas suas capacidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Danut disse:

Diferentemente do que aconteceu na temporada anterior, dessa vez tivemos uma maior continuidade no elenco do clube. Apenas três atletas saíram, todos em final de contrato - o lateral direito titular, o goleiro e o atacante reservas. Do outro lado, tivemos duas chegadas. A primeira foi de Jesper Cárlen, goleiro de 17 anos. Meu assistente considera ele melhor do que a outra opção do clube, mas eu sinceramente não confio muito em alguém que se diz goleiro e tem reflexos 6.

Bem, acho que você está dando muito peso aos atributos, especialmente nessas divisões subterrâneas. Se eu fosse você, simplificava: tá contratado, tá no clube, bora pro campo e ver o que acontece. Só lembrar que quando joguei no Timor Leste os atributos em geral eram horríveis, dos piores que já vi no jogo, e eu tinha um Trequartista na equipe - e funcionava, era um dos melhores em campo, de uma maneira que nunca vi nenhum N10 fazer. No fim tem várias coisas que influenciam, como personalidade, movimentos preferidos, adequação à tática, moral, forma...fora que assim, nesse nível que você tá agora é tudo nivelado por baixo, então acaba ficando equilibrado.

Sobre a ferramenta de comparação do FM, eu particularmente não gosto - acho confusa, os dados meio "jogados" ali e a comparação pra mim não serve de muita coisa, nunca tive bons resultados usando ela. Eu prefiro focar no que meu time sabe fazer de melhor e tá tudo certo.

Os primeiros cinco jogos vão ser a chave aqui, se conseguir passar bem por eles, deve ter uma temporada um pouco mais tranquila. Assim esperamos.

Se posso dar uma outra sugestão: com o ritmo que você tem jogado, eu consideraria atualizar uma temporada inteira por vez, entendo que assim conciliaria melhor o ritmo de postagem com o de jogo. Eu por exemplo já fiquei perdido com tantas atualizações, enfim, tem hora que nem consigo acompanhar. De repente é algo a se pensar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perdeu a oportunidade de manter o Rogério Ceni. É sempre bom e diferente.

Danut, expectativas foram criadas, pelas barbas do profeta, não desista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 hours ago, Cadete213 said:

há que ter atenção a esses pequenos detalhes no FM. Quanto ao elenco, completamente desconhecido para mim, mas acredito que o Liam sabe o que está a fazer e confio nas suas capacidades.

Acho que tu confia mais no treinador do que ele próprio, rs. Mas vamos ver no que vai dar a temporada.

 

57 minutes ago, Tsuru said:

Bem, acho que você está dando muito peso aos atributos, especialmente nessas divisões subterrâneas. Se eu fosse você, simplificava: tá contratado, tá no clube, bora pro campo e ver o que acontece. Só lembrar que quando joguei no Timor Leste os atributos em geral eram horríveis, dos piores que já vi no jogo, e eu tinha um Trequartista na equipe - e funcionava, era um dos melhores em campo, de uma maneira que nunca vi nenhum N10 fazer. No fim tem várias coisas que influenciam, como personalidade, movimentos preferidos, adequação à tática, moral, forma...fora que assim, nesse nível que você tá agora é tudo nivelado por baixo, então acaba ficando equilibrado.

É possível que sim. Nesse caso específico do goleiro eu acabei colocando o cara em campo apesar das desconfianças, na hora de mandar o time a campo eu fiquei "bem, se o adjunto tá insistindo tanto, talvez ele seja mesmo melhor". Mas não gostei do que o rapaz me apresentou em campo não. Então acho que nesse caso minha primeira avaliação tava certa.

Dito isso, é bem possível que eu dê um peso exagerado a certos atributos.

 

57 minutes ago, Tsuru said:

Sobre a ferramenta de comparação do FM, eu particularmente não gosto - acho confusa, os dados meio "jogados" ali e a comparação pra mim não serve de muita coisa, nunca tive bons resultados usando ela. Eu prefiro focar no que meu time sabe fazer de melhor e tá tudo certo.

Talvez não esteja claro, mas eu não uso a ferramenta de comparação como forma de definir o que é que meu time faz bem e o que não faz. Tipo, não vou jogar futebol ofensivo porque a comparação diz que meus atacantes são melhores que a média da liga, ou algo assim. Meu objetivo com ela é apenas dar uma pequena noção de como o elenco da equipe está posicionado em termos de qualidade dentro da sua divisão.

Por exemplo, começamos a primeira temporada como uma equipe prevista pro 14º lugar. Pra segunda temporada o time piorou muito, e ainda assim a previsão era um 6º lugar. Essa previsão é loucura da imprensa baseada no fato de que fomos bem no primeiro ano, ignorando que o time perdeu muita gente? Ao olhar a comparação (que eu fiz errado nesse ano, mas ainda assim mostra alguma coisa) a gente vê que o time na verdade tá bem mais próximo da média dos elencos da liga do que antes. Foi assim que percebi que a liga como um todo piorou.

Em um save de clube e onde o treinador está contratando é mais fácil de acompanhar qual o nível da equipe em relação ao restante da liga. Num save de carreira e com o diretor contratando, esse nível pode variar muito de um ano pro outro. Aí a ideia é ter alguma base, mesmo que simples, pra ver como o time tá em relação ao restante da liga. Algo pra se usar junto com expectativas da diretoria e da imprensa pra definir se o time tá indo bem ou mal quando, sei lá, atinge o 9º lugar, por exemplo.

 

57 minutes ago, Tsuru said:

Os primeiros cinco jogos vão ser a chave aqui, se conseguir passar bem por eles, deve ter uma temporada um pouco mais tranquila. Assim esperamos.

Se posso dar uma outra sugestão: com o ritmo que você tem jogado, eu consideraria atualizar uma temporada inteira por vez, entendo que assim conciliaria melhor o ritmo de postagem com o de jogo. Eu por exemplo já fiquei perdido com tantas atualizações, enfim, tem hora que nem consigo acompanhar. De repente é algo a se pensar.

Sim, fora esses cinco jogos não acho que o treinador vá sofrer muito. Expectativas são bem baixas pro ano.

Eu não sou muito fã de atualizar uma temporada por vez, acho que fica muito grande. Já tento trazer a imagem dos resultados no post pra que quem queira possa só dar uma passada por cima e ter uma noção do que aconteceu. Mas entendo que o ritmo esteja um pouco alto demais. Eu me empolguei nesse começo.

Fora não ser muito fã de atualizações de temporada, eu pessoalmente gostaria de diminuir o meu ritmo no jogo pra me adequar a um bom ritmo de postagens, em vez de adequar as postagens ao ritmo frenético no jogo. As vezes me empolgo e passo tempo demais jogando, mas isso não é muito bom de um ponto de vista pessoal também. Então tem isso também, prefiro manter do jeito que tá e usar isso como mais uma razão pra fechar logo o jogo e ir fazer outra coisa quando tiver muito adiantado.

(dito isso, vou manter o ritmo por mais umas postagens pra alcançar onde estou no jogo, depois eu espero dar uma diminuída)

 

3 minutes ago, Nei of said:

Perdeu a oportunidade de manter o Rogério Ceni. É sempre bom e diferente.

Danut, expectativas foram criadas, pelas barbas do profeta, não desista.

Se eu fosse um treinador de mais sucesso eu até pensava em ter umas invencionices estilo Nei no meu save. Mas já perco jogo demais tentando fazer tudo certo, imagina se tivesse um goleiro batendo faltas.

Ninguém pensa em desistir de nada. No máximo a diretoria do KIK quer desistir de mim, rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muitas das vezes temos que "fechar um pouco os olhos" a esta questão já esmiuçada pelos demais. Os atributos são o que são, nuns casos mais importantes, noutros menos. Inevitavelmente é o que é! Fico contente por teres conseguido manter a maioria dos jogadores de predispunhas e que as saídas tenham sido poucas (em final de contrato). 

O plantel é curtinho (19 jogadores), mas acredito que sentes que é suficiente e capaz de responder às exigências. Achei muito curioso a contratação do Abdulla, pois destaca-se dos demais e pode ser um jogador de extrema importância no decorrer da época desportiva. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 hours ago, GGilson said:

Estou curioso para ver como será a pressão do início. 

Relaxa com a questão da tela média de atributos. Já foi.

Acho que tu vai te decepcionar.

Tô relaxado, só quis deixar explicadinho aqui o que rolou.

 

2 hours ago, Martini Branco said:

Muitas das vezes temos que "fechar um pouco os olhos" a esta questão já esmiuçada pelos demais. Os atributos são o que são, nuns casos mais importantes, noutros menos. Inevitavelmente é o que é! Fico contente por teres conseguido manter a maioria dos jogadores de predispunhas e que as saídas tenham sido poucas (em final de contrato). 

O plantel é curtinho (19 jogadores), mas acredito que sentes que é suficiente e capaz de responder às exigências. Achei muito curioso a contratação do Abdulla, pois destaca-se dos demais e pode ser um jogador de extrema importância no decorrer da época desportiva. 

O plantel realmente teve poucas mudanças dessa vez. Acho que a mudança maior na primeira temporada se deu porque o FM não sabe lidar com essas divisões inferiores da mesma forma que é na vida real. Aí tivemos a transição de um plantel real pra um plantel de FM. Agora que já temos o plantel de FM deve mudar menos de um ano pro outro.

Como os jogadores não treinam em tempo integral e nem são tantos jogos assim, acho que 19 atletas é um bom tamanho de plantel. Claro que se tiver alguma lesão mais grave de jogador importante complica, mas no geral até aqui tive muito poucas lesões no save. Acho que se teve três lesionados no save já é muito.

O Abdulla é um jogador relativamente bom, acho que vai nos ajudar sim. Mas "de extrema importância" acho que já é exagero. Ele não tá tão acima dos demais. A ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AM-JKLWaPtgWdw8DCDAs6k6csyuXJnf5Ym2Fj6um

S03E02 - Férias para acalmar a mente

Na última atualização vimos que o KIK não teve grandes mudanças no elenco para a 3ª temporada do save. Com isso, o treinador avalia que o time tem qualidade suficiente para cumprir com a expectativa da diretoria - até porque essa expectativa baixou em relação à temporada anterior. O primeiro passo para Liam, porém, é sobreviver ao ultimato da diretoria, que exige oito pontos nos primeiros cinco jogos...

 

Ultimato

AM-JKLWij-iVLvZG4-sDXHNbCV1Gq-BbPmU4hsSc

... ou não. Eu acho que os seis meses de férias serviram para nosso presidente acalmar a mente e repensar essa história de demitir o treinador. Antes mesmo da temporada começar recebi a mensagem acima, dizendo que a diretoria ficou satisfeita por eu ter cumprido a meta de pontos.

Como veremos abaixo, a meta foi atingida de qualquer modo. Mas fiquei em dúvida sobre o que faria caso não atingisse a meta: seguir com o save como se nada tivesse acontecido, aproveitando a "segunda chance", ou pedir demissão como forma de simular a demissão por falhar a meta.  Nesse ponto, gostaria de saber a opinião dos leitores. O que acham que deve ser feito se esse bug se repetir?

 

Division 2 Norrland

Abril

AM-JKLXRDMi2Bawqf6A8RHFJlSwWKriADyyMS8qP

Começamos a liga com um empate suado contra o Ytterhogdals. Incomodado com o péssimo desempenho dos laterais na última temporada, resolvi testar um 3-1-4-2. Até tivemos um bom volume de jogo, mas pecamos na hora de transformar o volume em gols. E, do outro lado, o adversário chegou várias vezes com perigo, me deixando um pouco desconfiado quanto à solidez defensiva da tática.

Apesar das desconfianças, mantive o esquema pro segundo jogo, contra o recém-rebaixado IFO Bromölla. Criamos bastante chances, mas faltou colocar a bola na rede. E mais uma vez mostramos problemas defensivos. Uma curiosidade é que nesse jogo eu acabei descobrindo que posso fazer mais de três substituições por partida. Com um elenco tão fraco e raso, em duas temporadas inteiras ainda não tinha me ocorrido de tentar fazer mais de três substituições num jogo.

O terceiro jogo do mês foi contra o Gottne. Mais uma vez fomos a campo no 3-1-4-2, e mais uma vez o cenário se repetiu: bom volume de jogo, chances criadas, mas nada de bola na rede. E do outro lado o adversário chegou duas vezes e colocou duas bolas na rede. Precisando do resultado para cumprir com a meta de pontos (que o jogo já tinha dispensado, mas eu ainda queria cumprir) resolvi abandonar a nova tática e voltar ao esquema da temporada anterior. O resultado é o que pode ser visto nas imagens: uma virada espetacular para 5 a 2, com cinco gols de Jonathan Lindström - que mereceu completamente a primeira nota 10 do save.

AM-JKLU4U2O0dyvRNwuofYog4PSr_I1rUnh6Oe2b

Pra fechar o mês, garantimos mais três pontos contra o Pitea. Não foi uma atuação tão boa, mas o que vale é vencer.

 

Maio

AM-JKLU9J12u3X6HkxbhBQcFkux1wM4A4pWNi-2o

Mantendo a nova velha tática, maio foi um mês excelente para o KIK. Com nossa dupla de ataque em excelente forma, conseguimos conquistar 10 pontos em 12 disputados. O jogo mais interessante do mês foi com o Bergnäsets, uma disputa muito aberta que poderia ter sido vencida por qualquer uma das equipes. Acabamos levando a melhor graças ao hattrick de Jonathan Forsberg.

AM-JKLXTFolnGOioF8KqR_NHRSw5iD0V5KLBiMGt

 

Junho

AM-JKLUbtJr_ncUOuQAIyD5kY348FJELQJn36-VB

Abrimos junho enfrentando o vice-líder. Dessa vez o ataque passou em branco, mas uma boa atuação defensiva foi suficiente para garantir o 7º jogo de invencibilidade, um novo recorde para o KIK. Na sequência, tivemos um jogo emocionante contra outra equipe do topo da tabela, o Älmeboda. Abrimos 2 a 0, eles buscaram o empate, mas nós levamos a melhor graças a um gol no finalzinho.

A série invicta finalmente chegou ao fim em uma atuação especialmente ruim de meu ataque. Tivemos muito volume e chances, mas foi dia de chutar sempre torto. Já o adversário aproveitou a única chance criada e garantiu a vitória.

AM-JKLWIQkhbzX9SXQ75kDHBBm8S6msUUQygaMIW

Fechando o mês, outro jogo ruim do ataque e um empate em 0 a 0 com o Sandvikens. Apesar do incômodo com o desempenho ofensivo, o resultado em si não é ruim - eles estão logo atrás de nós na tabela e o jogo foi fora de casa.

 

Tabela

AM-JKLVDDGw1KjSTGjnKx2YPsvfjGpTQa1mpINuU

Com o primeiro turno praticamente encerrado (o último jogo vai ser no meio do segundo turno, não me perguntem o motivo), o KIK faz uma campanha muito acima das expectativas. Em 12 partidas, conseguimos vencer metade e atingir um aproveitamento de 61%. Se mantiver esse ritmo, o KIK certamente entra na briga para subir de divisão. 

Um ponto que me preocupa um pouco é que nosso ataque tem apenas 17 gols marcados, bem menos do que as equipes à nossa volta. Por outro lado, o líder da competições só tem um gol a mais, então talvez não faça sentido gastar muito a cabeça com isso. No fim das contas o nosso saldo é bem semelhante ao das demais equipes da ponta da tabela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Mathis Liam: Livro Um - Férias para acalmar a mente [atualizado em 08/02]

quem não gosta de férias. fizeram-te bem e como vês, faço bem em confiar no Liam, hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 hours ago, Cadete213 said:

quem não gosta de férias. fizeram-te bem e como vês, faço bem em confiar no Liam, hehe.

Acho que elas fizeram mais bem ao presidente, que voltou ao clube de bem com a vida.

No mais, veremos se continua a confiar no Liam depois da próxima atualização...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É só dar tempo ao tempo as coisas vão se ajeitando, só que assim já falei pra vc que essa relação é tóxica ele fica te humilhando depois vem amorzinho depois de um tempo daí não te deixa fazer cursos pra subir na vida, tem que tomar cuidado amigo

Fora isso tá de vento em poupa até o acesso já parece palpável

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho maravilhoso esses países que tem esses estádios charmosos, quando eu jogo nessas ligas, eventualmente, sinto uma vibe muito daora.

Sempre jogo com a comissão técnica cuidando de tudo, deixa muita mais realista a experiência.

Vem melhorando o desempenho com o time testando tática, ta mandando bem! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Danut disse:

Como veremos abaixo, a meta foi atingida de qualquer modo. Mas fiquei em dúvida sobre o que faria caso não atingisse a meta: seguir com o save como se nada tivesse acontecido, aproveitando a "segunda chance", ou pedir demissão como forma de simular a demissão por falhar a meta.  Nesse ponto, gostaria de saber a opinião dos leitores. O que acham que deve ser feito se esse bug se repetir?

Seguir como se nada tivesse acontecido - a culpa não é sua, o FM que lute. Hahahahaha

Teve um início ali meio cambaleante mas depois ajeitou. Acho que a briga pela subida é uma realidade nessa temporada.

E fazia tempo que não via alguém marcar cinco gols num jogo, isso é quase pedir duas músicas no Fantástico. Hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felizmente, as duas primeiras partidas da temporadas não foram a tônica do desempenho da equipe até o momento. O KIK venceu, acumulou pontos e poderia até estar na liderança se tivesse dois resultados mais favoráveis como o Bromolla. Tudo indica que será uma temporada mais tranquila, o que é muito bom. Agora é voltar a vencer, pois se repetir o mês de junho, a equipe poderá cair na tabela.

20 horas atrás, Danut disse:

Mas fiquei em dúvida sobre o que faria caso não atingisse a meta: seguir com o save como se nada tivesse acontecido, aproveitando a "segunda chance", ou pedir demissão como forma de simular a demissão por falhar a meta.  Nesse ponto, gostaria de saber a opinião dos leitores. O que acham que deve ser feito se esse bug se repetir?

Siga em frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 hours ago, Guilhererme said:

É só dar tempo ao tempo as coisas vão se ajeitando, só que assim já falei pra vc que essa relação é tóxica ele fica te humilhando depois vem amorzinho depois de um tempo daí não te deixa fazer cursos pra subir na vida, tem que tomar cuidado amigo

Fora isso tá de vento em poupa até o acesso já parece palpável

hahahaha, é verdade, isso aí é 100% relação tóxica. Liam que se cuide. 

Nesse momento o KIK tá brigando pra subir de divisão, sim. A ver se continua assim. 

 

5 hours ago, Cattani said:

Eu acho maravilhoso esses países que tem esses estádios charmosos, quando eu jogo nessas ligas, eventualmente, sinto uma vibe muito daora.

Sempre jogo com a comissão técnica cuidando de tudo, deixa muita mais realista a experiência.

Vem melhorando o desempenho com o time testando tática, ta mandando bem! 

Tô achando interessante ver os campos das divisões inferiores suecas. Coisas que só o FM faz a gente querer saber mais sobre, rs. 

No meu caso nem era tanto uma busca por realismo, e mais por não estar com paciência pra esses aspectos do jogo. Mas concordo que também serve pra deixar mais realista, evita que a gente só saia contratando muito melhor que os outros times e ganhe por isso. 

No momento o time tá indo bem mesmo, tô gostando de como a tática tá se mostrando em campo. 

 

3 hours ago, Martini Branco said:

Já se notam claras melhorias! A equipa está cada vez mais capacitada e isso nota-se claramente nos resultados averbados!

As férias fizeram bem! 🤗

De momento estamos indo bastante bem. Eu tô gostando do que o time mostra em campo. 

 

2 hours ago, Tsuru said:

Seguir como se nada tivesse acontecido - a culpa não é sua, o FM que lute. Hahahahaha

Teve um início ali meio cambaleante mas depois ajeitou. Acho que a briga pela subida é uma realidade nessa temporada.

E fazia tempo que não via alguém marcar cinco gols num jogo, isso é quase pedir duas músicas no Fantástico. Hehehe

Não é minha, mas fica um pouco esquisito levar um ultimato, não cumprir e seguir no cargo de boa. Enfim, espero que não aconteça de novo. 

De momento o time tá sim na briga pra subir. Não como favorito, mas certamente tem chances. 

O rapaz tava endiabrado naquele jogo. Foi realmente fora do normal. 

 

3 minutes ago, GGilson said:

Felizmente, as duas primeiras partidas da temporadas não foram a tônica do desempenho da equipe até o momento. O KIK venceu, acumulou pontos e poderia até estar na liderança se tivesse dois resultados mais favoráveis como o Bromolla. Tudo indica que será uma temporada mais tranquila, o que é muito bom. Agora é voltar a vencer, pois se repetir o mês de junho, a equipe poderá cair na tabela.

Siga em frente.

As duas primeiras partidas eu tentei inventar um esquema com 3 zagueiros, mas não funcionou. Quando troquei a tática melhoramos demais. 

Realmente o mês de junho não foi dos melhores. Mas acho que o time vem bem até aqui. A ver se continua... 

Sobre a questão do ultimato que não foi, tu e o Tsuru foram os únicos a opinar e ambos disseram pra seguir em frente. Eu ainda acho meio esquisito continuar no cargo depois de levar um ultimato e sem atingir o objetivo. Mas talvez seja exagero mesmo. Já me complico o suficiente no FM sem ficar buscando mais coisa pra atrapalhar, rs. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AM-JKLWaPtgWdw8DCDAs6k6csyuXJnf5Ym2Fj6um

S03E03 - Férias para não ver o desastre

Na última atualização vimos que o KIK conseguiu um excelente primeiro turno de liga, com 22 pontos em 12 jogos e a 4ª colocação na tabela. Hoje vamos ver se o time conseguiu manter o ritmo na segunda metade do ano, entrando de vez na briga para subir de divisão, ou não.

 

Transferências

Nada. A janela de transferências abriu, o KIK observou uns 50 jogadores, mas proposta que é boa só fizemos por um atleta, já no último dia. E ele achou melhor ir pra outra equipe.

 

Division 2 Norrland

Julho

AM-JKLXey_0hk89xMMl5gIaHh1WQNBJTjqAj-ucK

Começamos o segundo turno com um jogo agitado contra o Ytterhogdals. Eles saíram vencendo, nós viramos ainda nos minutos iniciais, eles viraram de volta. Quando levamos o terceiro gol optei por jogar a equipe pra frente, tentando buscar o placar. Acabamos levando outros dois pra aprender a não descuidar da defesa.

Na sequência, um empate frustrante contra o Stöde, em jogo que abrimos o placar cedo mas não soubemos aproveitar a vantagem. No terceiro confronto do mês fomos visitar o líder. Jogo que já prometia ser difícil. Pra piorar, um dos nossos atacantes estava lesionado. Em vez de improvisar alguém por ali resolvi mudar a tática, tentando ter um controle maior do jogo. Não deu certo: a defesa levou dois gols igual, e o ataque só conseguiu uma mísera finalização em 90 minutos.

Depois dos três primeiros jogos do mês, a situação não era muito positiva. Mas tendo recém enfrentado o líder com uma equipe desfalcada, eu ainda achava que o buraco era temporário. O tempo realmente fechou no confronto contra o Gottne. Lanterna da competição e com só uma vitória até então, o time deles não teve qualquer dificuldade em bater minha equipe.

AM-JKLXOTnICgepSdFtCvsLTqMqGKTtYHIAeBeXf

Fechamos o mês com outro jogo muito ruim. Pelo menos não perdemos, mas o Pitea está na parte de baixo da tabela e nos dominou completamente - não teria sido nada absurda uma vitória deles por dois ou três gols de diferença. Pra piorar, quebramos nosso recorde de maior série de jogos sem vencer.

 

Agosto

AM-JKLUVL5-2dr6rRDOx2i0qjWEaBIU2VBXUo4E2

Mês novo, vida nova. Essa era a esperança de Liam. E as coisas realmente pareciam estar tomando outro rumo quando derrotamos o Bodens, em jogo com duas viradas no placar. Mas aí no jogo seguinte voltamos a perder contra um dos times mais fracos da liga. Esse jogo contra o Kalix também foi o quarto em sequência em que levamos um gol de escanteio - sendo que antes disso não tenho certeza se levamos um gol sequer nesse tipo de jogada em todo o save. Quando a fase é ruim, tudo parece dar errado.

AM-JKLUbfU1R0wkK-gQcJyvSbRlfpDj9JBApaP_-

E a fase ruim continuou. O Bergnäsets vinha na lanterna da competição, mas também não teve grandes dificuldades em bater o KIK. Eu sinceramente não tinha mais ideia nenhuma do que fazer a essa altura. Estava tão desolado com os resultados que resolvi sair de férias até depois do próximo jogo, para ver se meu adjunto fazia melhor do que eu vinha fazendo. Mas ele escalou a mesma equipe que eu vinha escalando, usou basicamente a mesma tática, e perdeu do mesmo jeito.

 

Setembro

AM-JKLXolkVOty_Ic10fwtG-VgUOdBQM7dSaiwdJ

Como o adjunto também não conseguiu vencer, resolvi voltar ao comando da equipe para o confronto com o Friska Viljor, numa última tentativa de arrumar a casa. Mas não teve jeito. Depois dessa derrota eu larguei de mão. Entrei em férias até o final da temporada, apenas para não ver o desastre. Meu adjunto até conseguiu uma vitória sobre o Sandviks, mas de resto a equipe continuou no mesmo buraco.

 

Outubro

AM-JKLVFfmm-r6b732C_mBQrALW3PyHF2xNMjV7V

Outubro felizmente só teve um jogo, pra encerrar de uma vez esse campeonato horroroso do KIK.

 

Tabela

AM-JKLUIIQ0CMlziOk861i9WGV0KYkbTNgYSkYqn

Eu ainda não consigo acreditar no que aconteceu. Até junho tivemos 61% de aproveitamento. De lá pra cá, 19%. Simplesmente não sei explicar. Não fiz nenhuma mudança tática brusca - inicialmente utilizei a mesma tática que vinha usando, depois com os maus resultados procurei fazer ajustes leves. Mas o time simplesmente saiu de sua melhor campanha para a pior em um piscar de olhos.

Em especial, nossa defesa parece que foi toda trocada por aqueles bonecos de treino. Enquanto que na primeira metade da temporada tivemos cinco partidas sem levar gols e apenas quatro com dois ou mais gols sofridos, na segunda metade não passamos nenhuma partida sem levar gol - e levamos dois ou mais em nove oportunidades. Mas a real é que o desempenho da equipe como um todo foi absolutamente sofrível, como pode ser visto pela classificação média dos jogadores.

AM-JKLWGyTw3RYX4QViPzqJ7pe-I_Z1vtXFagf3t

Em uma realidade paralela, a história da temporada é como Lindström continuou seu desenvolvimento e agora se tornou o principal artilheiro da equipe, superando Forsberg.

Com tudo isso, o KIK saiu do sonho de brigar pelo acesso para a dura realidade de só se livrar do rebaixamento na última rodada. A diretoria não ficou nada contente com o desempenho e me chamou para uma nova reunião, de onde saí com outro ultimato. Mas a essa altura isso fica apenas como curiosidade, pois não tenho intenção nenhuma de permanecer no KIK para a próxima temporada.

Em três anos de Liam, as coisas andaram para trás. Superamos a expectativa no primeiro ano, terminando em 6º - melhor colocação do clube na liga. No segundo ano o time parecia estar se encaminhando para renovar a posição na primeira metade da tabela, mas uma série ruim nos últimos três jogos derrubou a equipe para a 9ª posição. Agora, no terceiro ano, tivemos um primeiro turno excelente, apenas para despencar completamente na segunda metade e acabar só em 10º. E eu não vejo nenhuma perspectiva de melhora, pois não sei nem o que motivou essa queda toda e nem como fazer para mudar.

Assim, o melhor para KIK e Liam é que ambos sigam caminhos distintos.

 

Futuro do treinador

Convencido a deixar o KIK, me candidatei a todos os cargos disponíveis em equipes da 4ª divisão sueca. Os resultados de Liam até aqui não são suficientemente bons para justificar a procura de emprego em uma divisão superior ou no estrangeiro. Mas com três anos de experiência na liga, acho razoável que o treinador encontre outra equipe na mesma divisão.

Após uma rodada muito cansativa de entrevistas, Liam foi procurado pelo Asarums IF, equipe que terminou a última temporada em 9º lugar e que tem expectativa de terminar a meio de tabela. O salário pessoal seria de 25 mil euros, mas o que mais interessou o treinador foi o orçamento para salários e/ou transferências, de 54 mil euros anuais - pouco mais do que o dobro do orçamento do KIK. Além disso, o plantel da equipe me pareceu ter vários nomes interessantes.

Pensei em aceitar o emprego de imediato, mas como tinha feito várias entrevistas resolvi esperar mais uma semana. O próximo clube a contatar Liam foi o GUSK, equipe que terminou a última edição em 12º lugar e que quer apenas evitar o rebaixamento. O orçamento previsto estava próximo do oferecido pelo Asarums - 50 mil euros -, mas Liam considerou que a outra equipe parecia um pouco melhor e recusou a oferta.

A terceira - e última - equipe a contatar Liam foi o IFK Tidaholm. O desafio apresentado é um pouco maior: a equipe terminou a liga em 11º lugar, mas espera uma posição na primeira metade da tabela no ano seguinte. Mas o que realmente chamou a atenção foi o orçamento apresentado: 314 mil euros(!!). Eu simplesmente não podia deixar passar a oportunidade de trabalhar com um orçamento desse tamanho, muito maior que qualquer outro que já vi nesse nível.

O único porém era que o salário oferecido ficou abaixo da oferta do Asarums. Tentei negociar um aumento substancial com a diretoria, mas eles foram bem pão-duros - talvez seja por isso que o clube tem tanto dinheiro em caixa. No fim das contas, fechei por um ano com salário de 24,5 mil, um aumento de mil euros anuais sobre a proposta inicial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Mathis Liam: Livro Um - Férias para não ver o desastre [atualizado em 09/02]

que pena que a equipa baixou imenso de produtividade, depois do início positivo. Percebo a decisão de procurares novo clube na mesma divisão, sendo que tens hipóteses de treinar equipas com melhores orçamentos e mais exigência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As vezes simplesmente não tem explicação...futebol é duro e nem sempre lógico, mas entendo, não foi uma queda apenas, foi uma catarata, mesmo assim é uma pena uma queda tão brusca depois daquele primeiro turno. Compreensível a mudança de ares, ainda mais tendo condições melhores de investimento no elenco. Talvez agora consiga observar uns 50 e contratar alguns deles hehe

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutes ago, Cadete213 said:

que pena que a equipa baixou imenso de produtividade, depois do início positivo. Percebo a decisão de procurares novo clube na mesma divisão, sendo que tens hipóteses de treinar equipas com melhores orçamentos e mais exigência.

Foi uma senhora queda. Eu estava bem otimista depois do começo, achei mesmo que ia brigar pra subir.

Equipes com melhor orçamento certamente é uma boa. A parte da maior exigência já não sei. Liam ficaria feliz de ser exigido bem pouco, rs.

 

7 minutes ago, victor095 said:

As vezes simplesmente não tem explicação...futebol é duro e nem sempre lógico, mas entendo, não foi uma queda apenas, foi uma catarata, mesmo assim é uma pena uma queda tão brusca depois daquele primeiro turno. Compreensível a mudança de ares, ainda mais tendo condições melhores de investimento no elenco. Talvez agora consiga observar uns 50 e contratar alguns deles hehe

Boa sorte!

Certamente tem alguma coisa de muito errado com meu jeito de treinar equipes nas versões recentes do FM, pois isso acontece com uma frequência grande demais pra ser só acaso. Mas eu realmente não sei o que é. Joguei com a mesma tática quando estava indo bem e quando estava mal. Não inventei nada demais, só um 4-4-2 básico, e mesmo assim o time vai do céu ao inferno desse jeito.

Minha esperança é que o orçamento maior signifique uma equipe mais ativa no mercado. A ver se isso se concretiza.

Valeu :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/02/2022 em 12:54, Danut disse:

O que acham que deve ser feito se esse bug se repetir?

Fazer o sonso e fingir que nada aconteceu hahaha

Fascinante como a equipe foi de uma campanha sólida pra um desastre total. Eu te entendo, de verdade.

Nem vale comentar muita coisa, pois já mudou de time. To curioso pra ver como vai ser a vida na próxima equipe. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • div changed the title to Mathis Liam
  • Fujarra featured this tópico
  • #Vini locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • JeanMichell6
      Por JeanMichell6
      Depois de mais de 1000 horas no FM 2021, eu tive a brilhante ideia de subir o Corinthian-Casuals da National 7 até a Premier kkk

      No entanto, o time é Amador e estou na National 2 e não estou conseguindo montar elenco competitivo uma vez que não posso pagar salarios e sempre que algum jogador se destaca eu perco ele de graça para outro time.
      Alguem já fez esse desafio de jogar com um time Amador, sabe me dizer se em algum momento ele se torna Profissional, o meu clube já foi adquirido por um consórcio e tem 8 Milhões no caixa mas continua amador
    • Danut
      Por Danut
      Obrigado ao @Fujarrapelo belo banner.
      Olá pessoal, sejam bem-vindos ao meu novo save. Depois de um tempo longe do FM, voltei a acompanhar o que o pessoal tem criado aqui na área. Pretendia ficar apenas como leitor, mas ver as histórias alheias reacendeu minha vontade de jogar, então cá estamos.
      Sem muita enrolação, vamos para a explicação do desafio: vou jogar um desafio de base na África do Sul. Para quem não sabe, o desafio de base é um tipo de save no qual o time treinado está proibido de contratar jogadores, seja por transferência, empréstimo ou mesmo atleta livre no mercado. A única possibilidade de reforçar a equipe é através dos atletas formados na própria base. No desafio original, também se começa com a equipe mais fraca da divisão. No meu caso, não vou seguir essa diretriz, tendo selecionado o clube que achei mais interessante para a proposta. No próximo post farei a apresentação do clube e explicarei a escolha.
      Falando em explicar escolhas, acho importante explicar a escolha do save, pois ela também ajudará os potenciais leitores a compreenderem o que esperar do tópico. Basicamente, eu tinha me decidido a voltar a jogar FM, mas não queria algo muito complicado. Pode parecer paradoxal ter chegado a um desafio de base a partir da busca por algo não muito complicado, mas eu considero que o desafio de base é mais um save longo do que um save complicado. Só o fato de não precisar lidar com observação e contratações já tira metade da enrolação de um save de FM. Fora isso, a rotatividade no elenco tende a ser mais baixa que em outros tipos de desafio, o que permite que o treinador já tenha uma noção do que esperar de seus atletas com o passar dos anos.
      Outro ponto fundamental é que, como o foco é no longo prazo, o desafio de base não precisa se ocupar tanto do dia a dia do clube. Minha pretensão inicial é seguir um estilo de postagem muito menos detalhado do que o que eu costumo utilizar nos meus tópicos, trazendo apenas uma ou duas atualizações por temporada e focando bem mais no panorama geral do que em cada jogo específico. Originalmente eu nem ia trazer o save aqui para a Profissão: Manager, mas aí pensei que a proposta é suficientemente diferente do usual para justificar a presença aqui. E também será um bom exercício para mim, tentar trazer uma história em um formato mais enxuto do que costumo fazer. Os que me acompanharem nessa jornada vão poder dizer no futuro se esse objetivo de escrever menos foi bem alcançado (a julgar por essa introdução, não será).
      Sobre a escolha do país propriamente dita, não teve nenhuma razão especial. Decidi que queria fazer um desafio de base em um país diferente dos suspeitos tradicionais. Bati o olho na África do Sul e resolvi ver as equipes que existiam por lá. Gostei de uma delas e fui adiante.
      Em relação aos detalhes iniciais do save, carreguei apenas as duas ligas da África do Sul, com uma base de dados pequena, pensando no bem do meu velho laptop. Como mostra a tag do tópico, estou jogando no FM 2021, que é o último que eu tenho. Iniciei o save em 19/10/2020, no começo dos jogos oficiais da 2ª divisão (pulei a pré-temporada, já que sigo a corrente que acha que amistoso e ficar em casa dormindo tem o mesmo impacto). Selecionei mascarar atributos e sem orçamentos na primeira janela (não que vá contratar alguém).
      Além disso, por descuido, deixei a possibilidade de utilizar o editor do jogo ativada. Como não ia postar o save aqui não me prestei a reiniciar só por isso. Depois mudei de ideia sobre postar, mas aí já não queria voltar tudo. Enfim, digo isso só para que todos fiquem cientes, mesmo que não esteja fazendo uso do editor. Já vi que dá para esconder o botão do editor nas opções do jogo e fiz isso. Não pretendo utilizá-lo para nada. Se o fizer, será em um futuro muito distante para brincar com o save no encerramento da sua vida útil, e deixarei bem avisado a todos.
      Feitas todas as considerações, é hora de partir para o jogo. No próximo post vou apresentar a equipe e as competições.
    • jvitorsch
      Por jvitorsch
      Fala turma, estou com um bug meio bizarro no meu FM 2021. A classificação das equipes argentinas está totalmente bugada. Quem deveria jogar a Libertadores está classificado para a sulamericana e vice-versa. O próprio River Plate que venceu a última libertadores no meu save, está classificado para jogar a sulamerica e não a libertadores. 
       
      Obs: Uso BRMundiUp e o jogo não é pirata. Estou no ano de 2023, segunda temporada no meu save. 
    • emmystos
      Por emmystos
      Alguém tem ainda alguma licença de FMRTE 21 para vender?
    • CCSantos
      Por CCSantos
      Pois é, cá estamos novamente. Depois de um tempo parado - e sem sequer jogar FM - decidi tirar um pouco a poeira do FM21, e decidir jogar um save que sempre quis tentar, mas que fora muito hypado em FMs anteriores, já que o time havia subido de forma surpreendente para a Série C.
      Estou falando do Atlético Acreano, equipe que foi do êxtase de quase conquistar um acesso à Série B em 2018, ao fato de ficar sem divisão nacional em 2023, já que o time sequer avançou para a segunda fase do Estadual - as vagas devem ficar com Humaitá (campeão estadual de forma inédita) e São Francisco ou ADESG.
      O time está prestes a fazer 70 anos de história (irá fazer esta idade no próximo dia 27 de abril), possui nove títulos Estaduais, e é o único time do Acre a subir na Série D do Campeonato Brasileiro, em 2017.
      No ano seguinte, disputando no Grupo A, encarando os times nordestinos e sofrendo com a questão logística, o time se superou a ponto de poder decidir jogar por uma questão de distância (pouparam atletas nas rodadas finais para encaixar o seu confronto nas quartas), visando o confronto contra o Cuiabá. Acabaram perdendo por 2 a 0 na Arena Cuiabá e empataram em 2 a 2 em Rio Branco, deixando o acesso para a equipe mato-grossense que, posteriormente, viria a subir para a Série A, inclusive retornando para a disputa de competições continentais neste ano de 2022.
      Em 2019, teve o azar de ver uma Série C com dez times nordestinos, a ponto de tirar ele e o Luverdense do Grupo A, repassando-os para o Grupo B - isso daí foi inserido também por uma questão de logística, pois haviam poucos voos diretos de Rio Branco para o Nordeste; não era incomum ver o Atlético fazendo escala até mesmo em Viracopos (Campinas), rumo ao Nordeste em 2018. O resultado disso? Ambas as equipes, com aporte financeiro consideravelmente menor em comparação aos clubes de Sudeste e Sul, acabaram caindo para a Série D.
      Depois disso, o clube se perdeu. Foi lanterna em seu grupo na Série D em 2020, sem ganhar um jogo sequer (oito empates e seis vitórias).
      Para assumir o Galo Carijó, avancei a temporada 2021. Na próxima atualização, repasso o que houve na equipe, antes de minha chegada. O time foi um dos três representantes do Acre na Série D, juntamente com o Rio Branco e o Galvez, porém, só teremos duas vagas a partir da disputa de 2022.
      A única coisa que posso colocar aqui, é que ele já possui vaga para a Série D em 2022, por ter sido vice-campeão estadual em 2021, onde perdeu o título para o Galvez.

      A equipe joga suas partidas na Arena da Floresta, em Rio Branco. Ela possui capacidade para mais de 13 mil torcedores, e nós dividimos o estádio com Rio Branco, Humaitá, Vasco e Plácido de Castro. Antes da era das 'Arenas', o estádio já foi o mais moderno do Norte do País.

      Na próxima atualização, como eu disse, vou destrinchar como foi este 2021 do Atlético Acreano, antes da minha chegada ao clube.
      Conto com vocês nessa. Um abraço.
      -----------------------------------------------------------------------
      Base de dados: 21.4
      Países: Toda a América do Sul (com todos os atletas disponíveis);
      Database utilizada no Brasil: Brasil Série D by F J (É o formato de DB que mais se aproxima do regulamento oficial da Série D, com definição de vagas via Estaduais)
      Outras databases: Argentina (Até a Primera B/Nacional A), Chile (expandido para a 3ªDivisão), Peru (expandido a 2ªDivisão), Uruguai (expandido a 3ªDivisão), Bolívia, Equador, Paraguai e Venezuela (Riddler) + DBs de realismo de treinadores.
×
×
  • Criar Novo...