Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

AmaTuks - Os garotos de Pretória: Um time de base - Aguardando avaliação


Danut

Posts Recomendados

AMWts8C68VuW8WENvfLCkLSao46JwizPp171pUcW

Obrigado ao @Fujarrapelo belo banner.

Olá pessoal, sejam bem-vindos ao meu novo save. Depois de um tempo longe do FM, voltei a acompanhar o que o pessoal tem criado aqui na área. Pretendia ficar apenas como leitor, mas ver as histórias alheias reacendeu minha vontade de jogar, então cá estamos.

Sem muita enrolação, vamos para a explicação do desafio: vou jogar um desafio de base na África do Sul. Para quem não sabe, o desafio de base é um tipo de save no qual o time treinado está proibido de contratar jogadores, seja por transferência, empréstimo ou mesmo atleta livre no mercado. A única possibilidade de reforçar a equipe é através dos atletas formados na própria base. No desafio original, também se começa com a equipe mais fraca da divisão. No meu caso, não vou seguir essa diretriz, tendo selecionado o clube que achei mais interessante para a proposta. No próximo post farei a apresentação do clube e explicarei a escolha.

Falando em explicar escolhas, acho importante explicar a escolha do save, pois ela também ajudará os potenciais leitores a compreenderem o que esperar do tópico. Basicamente, eu tinha me decidido a voltar a jogar FM, mas não queria algo muito complicado. Pode parecer paradoxal ter chegado a um desafio de base a partir da busca por algo não muito complicado, mas eu considero que o desafio de base é mais um save longo do que um save complicado. Só o fato de não precisar lidar com observação e contratações já tira metade da enrolação de um save de FM. Fora isso, a rotatividade no elenco tende a ser mais baixa que em outros tipos de desafio, o que permite que o treinador já tenha uma noção do que esperar de seus atletas com o passar dos anos.

Outro ponto fundamental é que, como o foco é no longo prazo, o desafio de base não precisa se ocupar tanto do dia a dia do clube. Minha pretensão inicial é seguir um estilo de postagem muito menos detalhado do que o que eu costumo utilizar nos meus tópicos, trazendo apenas uma ou duas atualizações por temporada e focando bem mais no panorama geral do que em cada jogo específico. Originalmente eu nem ia trazer o save aqui para a Profissão: Manager, mas aí pensei que a proposta é suficientemente diferente do usual para justificar a presença aqui. E também será um bom exercício para mim, tentar trazer uma história em um formato mais enxuto do que costumo fazer. Os que me acompanharem nessa jornada vão poder dizer no futuro se esse objetivo de escrever menos foi bem alcançado (a julgar por essa introdução, não será).

Sobre a escolha do país propriamente dita, não teve nenhuma razão especial. Decidi que queria fazer um desafio de base em um país diferente dos suspeitos tradicionais. Bati o olho na África do Sul e resolvi ver as equipes que existiam por lá. Gostei de uma delas e fui adiante.

Em relação aos detalhes iniciais do save, carreguei apenas as duas ligas da África do Sul, com uma base de dados pequena, pensando no bem do meu velho laptop. Como mostra a tag do tópico, estou jogando no FM 2021, que é o último que eu tenho. Iniciei o save em 19/10/2020, no começo dos jogos oficiais da 2ª divisão (pulei a pré-temporada, já que sigo a corrente que acha que amistoso e ficar em casa dormindo tem o mesmo impacto). Selecionei mascarar atributos e sem orçamentos na primeira janela (não que vá contratar alguém).

Além disso, por descuido, deixei a possibilidade de utilizar o editor do jogo ativada. Como não ia postar o save aqui não me prestei a reiniciar só por isso. Depois mudei de ideia sobre postar, mas aí já não queria voltar tudo. Enfim, digo isso só para que todos fiquem cientes, mesmo que não esteja fazendo uso do editor. Já vi que dá para esconder o botão do editor nas opções do jogo e fiz isso. Não pretendo utilizá-lo para nada. Se o fizer, será em um futuro muito distante para brincar com o save no encerramento da sua vida útil, e deixarei bem avisado a todos.

Feitas todas as considerações, é hora de partir para o jogo. No próximo post vou apresentar a equipe e as competições.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Histórico :

Spoiler

2020/21:

  • 2ª divisão nacional:  Campeão (66 pontos, 21V, 3E, 6D, 57GM, 29GS, +28SG, 73% de aproveitamento)
  • Taça SAFA: Fase preliminar (AmaTuks 1x2 Cape Town Spurs)

2021/22: 

  • Primeira Liga: 9º colocado (42 pontos, 12V, 6E, 12D, 37GM, 34GS, +3SG,  47% de aproveitamento)
  • Taça SAFA: Fase preliminar (TTM [pen 3]2x2[pen 1] AmaTuks)

2022/23:

  • Primeira Liga: 14º colocado (26 pontos, 6V, 8E, 16D, 29GM, 43GC, -14SG, 29% de aproveitamento)
  • Taça da Liga: 1ª eliminatória (AmaTuks 1x2 TS Galaxy)
  • Taça SAFA: 2ª eliminatória (AmaTuks 3x4 Chippa United)

2023/24:

  • Primeira Liga: 5º colocado (49 pontos, 14V, 7E, 9D, 41GM, 26GS, +15SG, 54% de aproveitamento)
  • Taça da Liga: 1ª eliminatória (AmaTuks [pen 3]1x1[pen 5] Cape Town City)
  • Taça SAFA: 1ª eliminatória (AmaTuks 1x2 Richards Bay)

2024/25:

  • Primeira Liga: 6º colocado (48 pontos, 13V, 9E, 8D, 40GM, 30GS, +10SG, 53% de aproveitamento)
  • Taça Top 8: 1ª eliminatória (Mamelodi Sundowns 3x2 AmaTuks)
  • Taça da Liga: 1ª eliminatória (Stellenbosch FC 4x0 Amatuks)
  • Taça SAFA: 1ª eliminatória (AmaTuks 0x1 Golden Arrows)

2025/26

  • Primeira Liga: 10º colocado (36 pontos, 10V, 6E, 14D, 40GM, 43GS, -3SG, 40% de aproveitamento)
  • Taça Top 8: 1ª eliminatória (Golden Arrows 3x0 AmaTuks)
  • Taça da Liga: Campeão (AmaTuks 2x0 Cape Town City)
  • Taça SAFA: 1ª eliminatória (Swallows FC [pen 4]1x1[pen 1] AmaTuks)

2026/27

  • Primeira Liga: 
  • Taça Top 8: 
  • Taça da Liga: 
  • Taça SAFA: 

2025/26

  • Primeira Liga: 
  • Taça Top 8: 
  • Taça da Liga: 
  • Taça SAFA: 

2025/26

  • Primeira Liga: 
  • Taça Top 8: 
  • Taça da Liga: 
  • Taça SAFA: 
  •  
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rascunho de atualizações. Favor não ler o spoiler para não tirar a graça caso tenha algo que não está no tópico ainda.

Spoiler

AMWts8AQlViZ6jPSl-8JcD6usQIEftIL-k1ERX2-

S11E01 - Uma vitória, uma derrota, um empate

Na última atualização vimos que o AmaTuks conquistou o primeiro título continental de sua história, derrotando o ES Tunis por 1 a 0. Foi a chave de ouro de um ano que teve também o título da Taça da Liga e o vice da Taça Top 8. Hoje vamos falar sobre a temporada 2030/31, a 11ª do save.

 

Transferências

AIL4fc-VVr8ZeefTsKtXCbhQVtcd-TRTVRvkabGJ

Moses Gumbs (22D) deixou o clube ao final do seu contrato. Gumbs é um caso para a velha discussão "avaliação dos atributos x confiar no adjunto". Olhando o perfil eu sempre achei ele um jogador bem interessante, com atributos sólidos em quase tudo. Já o adjunto nunca deu muito pelo jogador. E o adjunto parece estar certo. Até dei tempo de jogo pro rapaz, mas ele não correspondeu. Foram oito temporadas no clube, 39 partidas, 4 gols e 3 assistências. Números bem abaixo do que eu esperaria para alguém com esses atributos. O adjunto avisou.

AIL4fc-rL6oEGYxoL6UiotJdVMTaXls3T3maUIIL

Além da saída de Gumbs, vendemos dois atletas com passagem no time principal. Frank Mvelase (24G), lateral direito, passou sete temporadas no AmaTuks, participando de 61 jogos, com 3 gols e 9 assistências. Nunca foi mais do que reserva e agora temos garotos de maior potencial chegando no elenco principal. Sai por troco de bala (7 mil euros) para o Baroka.

O outro a sair foi Khanya Mlambo (25H), zagueiro que passou cinco temporadas no clube e fez 43 jogos - quase todos na temporada 2027/28, quando o excesso de jogos me fez utilizar uns garotos de qualidade duvidosa. Seu principal mérito no clube foi a participação no jogo do título da liga contra o Sundowns, quando teve que entrar na fogueira e acabou sendo nosso melhor jogador. O que não é pouca coisa, diga-se de passagem. Acaba sendo daqueles jogadores que serão eternamente lembrados por uma partida, mas que fora isso realmente não tiveram muito a contribuir para seus clubes. Sai por apenas 2 mil euros e vai tentar melhor sorte no Stellenbosch.

 

Supertaça Africana

Quem acompanha meus saves há mais tempo sabe que eu detesto essas tais de supertaças, então fiquei triste de descobrir que na África essa moda também pegou. Enfim, como fomos campeões continentais disputamos a supertaça contra o campeão da Taça das Confederações, Enyiamba Aba (Nigéria). Vencemos sem dificuldade, num jogo que não merece grandes comentários.

AIL4fc-f1XD5CGcWwFSrOvkul4JEcD_DngipTUyQ

Um detalhe curioso é que a final no Tuks Stadium teve o menor público da competição no save, com 11.194 torcedores. Isso dá uns 90% da capacidade do estádio, mas mesmo se estivesse completamente lotado teria essa marca negativa, já que no nosso estádio cabe menos gente do que o menor público anterior para a competição.

 

Taça Top 8

AIL4fc-Cb-vRQ74vD8pHyKmAf41_2UKH640HaKRF

Depois de vencer bem na estreia, levamos um susto ao perder em casa do Kaizer Chiefs na semifinal. Por sorte essa fase é disputada em dois jogos, e aí a vitória por 2 a 1 no estádio deles nos garantiu a vaga pelos gols fora.

A final nos colocou diante do... Sundowns. Tudo bem que a competição só tem oito equipes, então a chance disso acontecer não era tão pequena. Mas de um total de oito finais que disputamos no save, quatro foram contra o Sundowns (contando a última rodada do título da liga, que não foi exatamente uma final). A rivalidade já existia antes disso, mas é nesses últimos anos que ela realmente pegou fogo. 

Antes da bola rola eu tentei encorajar meus atletas dizendo que éramos favoritos. Infelizmente teve o efeito contrário, com muitos a reclamarem que estava colocando demasiada pressão. Isso parece ter se refletido na primeira etapa, com o time todo muito assustado e cometendo erros bobos. Em um deles - passe errado na saída de bola do meu lateral - eles abriram o placar. Nem três minutos depois tiveram outra grande chance quando um zagueiro errou o passe para o outro, mas pra nossa sorte essa segunda vez o atacante desperdiçou.

No intervalo corrigi o discurso e a equipe melhorou, pelo menos na defesa. O ataque continuava fazendo um péssimo jogo. Mas aí justo quando olhava pro banco pra decidir quem colocar no lugar de JP Xulu (25D) o rapaz aproveitou um erro de posicionamento do zagueiro adversário e apareceu livre para marcar o empate.

Curiosamente, o gol parece ter acabado com o ânimo da minha equipe, que a partir dali só se preocupou em segurar o empate. No final do tempo regular ainda contamos com uma bola salva em cima da linha para conseguir levar até a prorrogação. Que começou no mesmo ritmo, com o Sundowns acertando o travessão logo nos minutos iniciais. Mas eles não aproveitaram as oportunidades, e aí aconteceu o que diz a velha máxima do futebol: quem não faz... JP Xulu (25D) descolou belo passe de primeira para Clifford Moremi (26B), vindo do banco de reservas, virar a partida. Do empate até aqui passamos 43 minutos sem chutar uma vez a gol, mas quando finalmente chutamos foi o gol do título, pois o Sundowns não conseguiu ultrapassar nosso goleiro nos minutos finais.

AIL4fc8yisRGNWX-izwo0r1yyRuoO_zPAgR287lY

Passou muito longe de ser nossa melhor atuação contra o rival, mas o que importa é que o milhão de euros de premiação vai para os nossos bolsos levantamos o título inédito para alegrar nossa torcida.

 

Taça da Liga

AIL4fc_Ntcjmzw7KtWbtGosstARozVURu9ULLNDQ

Começamos com boa vitória sobre o Bloem Celtic, com direito a hattrick de Jerry Zulu (28C). Na sequência precisamos da prorrogação para garantir a vitória sobre o Polokwane, em jogo que marcou a quebra do recorde de vitórias seguidas na competição (seis jogos).

Infelizmente foi quebrar o recorde de vitórias que fomos derrotados. Para o Sundowns, é claro. Foi um jogo muito fraco da minha equipe, que merecia ter perdido já no tempo normal. Ainda buscamos o empate na base do sufoco final, mas na prorrogação levamos um gol de pênalti e não conseguimos mais fazer nada, mesmo com vantagem numérica.

AIL4fc-y98W0ygoCAz4lmI8ylP7nN5qBkbKeVJdF

O Sundowns acabou se sagrando campeão ao derrotar o Kaizer Chiefs pelo placar mínimo na final.

 

Primeira Liga

AIL4fc9wKQziyh4zmjeX0ynefPKDpUEhJ1M_zOo0

Fizemos um primeiro turno quase perfeito, com 12 vitórias e 3 empates. Mas se engana quem acha que conseguimos disparar na liderança, pois Kaizer Chiefs e Sundowns também estão jogando em altíssimo nível. Aliás, o clássico com o Sundowns foi o jogo mais importante desse semestre, envolvendo a disputa direta pela liderança. Depois de uma vitória do AmaTuks na Taça Top 8 e uma vitória do Sundowns na Taça da Liga, agora os dois rivais se despediram com um gol para cada lado, num empate que acabou não mudando nada na tabela.

AIL4fc-9MSqq9rd71zrZCLHTYh-PS_k-_jSsF8n8

 

Classificação

AIL4fc-5LHIw6rkTuIiO09_bFCJfU33CY73PwHli

Em dez anos de save, só uma vez o campeão passou a barreira dos 70 pontos. Mantido o ritmo atual, esse ano não só deve repetir a marca, como corre o risco de ter equipe fazendo mais que isso e não sendo campeã. AmaTuks, Kaizer Chiefs e Sundowns parecem disputar um campeonato à parte, com apenas uma derrota na soma dos 42 jogos das equipes.

Dos três, o AmaTuks ainda conseguiu virar o turno na frente. Mas não se deixem enganar pelos cinco pontos de vantagem, pois tanto Kaizer Chiefs quanto Sundowns estão com menos jogos disputados. Além disso, ainda temos os dois confrontos diretos com o Kaizer Chiefs, já que o jogo do primeiro turno foi adiado.

Tem tudo para ser uma briga excelente entre as três equipes que estão dominando o cenário nacional na temporada. Dei destaque para as disputas entre AmaTuks e Sundowns, mas vale lembrar que o Kaizer Chiefs quase nos eliminou na semifinal da Taça Top 8 (0 a 1 na ida, 2 a 1 na volta) e foi vice-campeão da Taça da Liga (1 a 0 para o Sundowns).

 

Liga dos Campeões

 

Champions: atingimos 23 jogos sem perder pela competição (7 nessa edição, 15 na edição passada, em que fomos campeões, e 1 em 2027/28, quando empatamos o jogo de volta da semifinal - perdemos na ida). O recorde anterior na competição era de 22 jogos sem perder. 

 

Aquisição do clube.

Antes da aquisição fizemos uma melhoria: Depois de alguma insistência, a diretoria aceitou melhorar nossas instalações de treino das camadas jovens. A obra vai custar 4,6 milhões de euros. Para ter noção do quanto isso significa, no momento do pedido estava com 6,5 milhões em caixa.

Com a aquisição entraram mais 2 milhões em caixa. Aí já aproveitei para pedir também a melhoria nas instalações de treino, o que foi aceito. Essa segunda obra terá um custo de 4,3 milhões, nos deixando com 300 mil euros em caixa na virada de semestre.

 

Notícias gerais

  • Tivemos quatro atletas convocados para um amistoso da seleção sul-africana, nosso maior número até aqui. Thato Cele (23G) e Michael Monama (26C) já vinham tendo presença nas últimas listas, mas Phumlani Molefe (27E) e Jerry Zulu (28C) são novidades. Nessa convocação fomos o segundo time com mais atletas na seleção do país (o Sundowns teve seis jogadores na lista).
  • Posteriormente, Phumlani Molefe (27E) e Michael Monama (26C) foram convocados a integrar a lista final para a Copa das Nações Africanas. A ausência mais notável foi a de Thato Cele (23G), já que ele vinha sendo convocado regularmente há alguns anos - mas suas atuações pela seleção nunca convenceram, então entendo a opção do treinador. A seleção africana foi eliminada nas quartas de final da competição, perdendo para a Costa do Marfim.
  • Quem também vai disputar a Taça das Nações é Edgar Severino, mas representando Angola. É o único atleta do AmaTuks a jogar por outra seleção na competição.
  • A diretoria decidiu autorizar observação de jogadores em qualquer lugar do mundo (antes apenas no continente africano). Acho que não muda nada, mas mostra que o time está crescendo em importância.

 

 

 

 

 

Transferências

AIL4fc-drv_94MLbPSsAPY654G3ulm3qXnndv8py

Deixamos sair o último jogador não formado na base que ainda estava no clube. Dumisani Msibi foi nosso goleiro titular durante nove temporadas de save, mas perdeu a posição nessa temporada com a idade e o avanço dos garotos. Tecnicamente até acho que ele ainda é um pouquinho melhor do que o novo titular, mas avaliei que a diferença já não compensava considerando o impacto de longo prazo de colocar um jogador mais novo para ganhar experiência. Msibi tinha contrato até o final da temporada, sem perspectiva de renovação, então quando o Fujairah (Emirados Árabes) ofereceu 67 mil pelo atleta não pensei duas vezes. Ainda economizamos um dos salários mais altos do elenco.

Dumisani é mais um atleta que começou carreira no SuperSport - os três últimos veteranos a deixarem nosso clube iniciaram carreira no rival. Foram 11 temporadas no clube, com 310 partidas disputadas - números que fazem de Msibi o recordista de jogos pelo AmaTuks. Nesse período levou 347 gols, ficou 96 jogos com a meta limpa, e foi eleito o melhor em campo em 14 oportunidades. É o único atleta a ser considerado um ícone do clube (ao lado do treinador).

Além dessa saída, tivemos uma movimentação financeira interessante com a venda de nossos 50% sobre a venda futura de Ayanda Hendricks (22F). O Al-Qadsiah havia pago 300 mil euros pelo jogador no final de 2025, e agora ofereceu 1 milhão pelos direitos restantes. Na matemática pura saímos perdendo, já que hoje esses 50% estão avaliados em 1,5 milhão. Mas é claro que eu aceito "perder" 500 mil para não correr riscos de ficar esperando uma venda que pode nunca acontecer.

 

Taça Sul-africana

Estreamos na competição enfrentando o Royal Eagles, da 3ª divisão, e vencemos por 4 a 1. Com isso, empatamos a maior sequência de jogos sem derrota pela competição, com onze partidas sem perder (já que a final perdida nos pênaltis não conta na estatística).

Na segunda rodada fomos visitar o Cape Town City. Criamos muito mais chances, mas infelizmente tivemos um dia daqueles na finalização. Eles foram melhores nessa parte e acabaram conquistando a vaga na próxima fase.

AIL4fc-w7LIOsDzjH2ROvrdf8Buk5fp1QvgBw_eZ

 

Primeira Liga

AIL4fc-gbTH_OTtsRqK8l1ibre09tP9VJTKrz76S

No terceiro período conseguimos ficar invictos, incluindo uma boa vitória por 3 a 1 sobre o Sundowns. Por outro lado, acabamos perdendo alguns pontos importantes com os empates contra Uthongathi, Bloem Celtic e TS Sporting, todas equipes da segunda metade da tabela. Contra o TS Sporting ainda jogamos com os reservas, mas nos outros dois jogos foi a equipe titular que não conseguiu jogar o seu melhor.

AIL4fc_mQjFAeXn8oRYUeMsn4b5JHQ67lrPgqCID

Chegamos na reta final da competição ainda vivos na briga pelo título. Começamos o último período derrotando nosso saco de pancadas favorito - nos últimos cinco jogos contra o Stellenbosch marcamos 24 gols e sofremos 6. Desta vez foi "apenas" 4 a 1, mas chamou a atenção que minha equipe finalizou 39 vezes na partida.

Na sequência enfrentamos o Kaizer Chiefs em disputa direta pela segunda colocação. O jogo foi disputado em um meio de semana entre dois jogos importantes pela Liga dos Campeões. Jogamos com os titulares mesmo assim, mas o cansaço acabou impactando no desempenho e passamos em branco pela primeira vez em 21 jogos, nos distanciando um pouco dos líderes.

Depois dessa partida conseguimos vencer Baroka e Cape Town, mas ficamos só no empate com o SuperSport. Com esses resultados, chegamos nas duas últimas rodadas com chances muito remotas de título: precisava vencer as duas últimas e torcer por derrotas de Kaizer Chiefs e Golden Arrows. 

Infelizmente, morremos já na primeira dessas duas partidas decisivas, num jogo que acabou sendo o retrato da nossa temporada de liga. Jogamos 75 minutos com um homem a mais, criamos um bilhão de chances, mas tivemos dificuldade em colocar na rede, e no final um certo cansaço dos jogadores acabou pesando.

AIL4fc-hhsVCLark_e3AzoPls1NxV1LCWayagXFK

Os resultados paralelos ajudaram, chegaria vivo na última rodada se tivesse vencido. Mas não deu.

Na rodada final só tinha a disputa direta pelo segundo lugar, que não valia muita coisa para nossa equipe. Levamos dois gols de pênalti e acabamos perdendo por 2 a 1.

 

Classificação

AIL4fc-6jnRObhxmG8F_lipJHEWIiqUl5Te8MFVV

Ano passado terminamos a competição com 65 pontos. Se tivesse repetido a marca, teria conseguido ser campeão novamente. Infelizmente, chegar longe em três das quatro outras competições no ano (incluindo a Liga dos Campeões, que ainda vamos ver na sequência do tópico) cobrou o seu preço no desempenho na liga. Nos períodos em que não tivemos que dividir (tanto) a nossa atenção os resultados foram de campeão. Quando tivemos períodos mais atribulados, o time deixou pontos pelo caminho.

O destaque foi novamente o ataque, com 79 gols marcados - recorde do AmaTuks e terceira melhor marca de uma equipe no save. A defesa continuou sendo o ponto fraco, mas também levamos só um gol a mais do que no ano anterior. Faltou distribuir um pouco melhor os gols, já que em saldo foi nossa melhor temporada.

 

Liga dos Campeões

Iniciamos a disputa das quartas de final visitando o Cape Town Spurs. Eles saíram na frente logo no primeiro lance da partida, e durante toda a primeira etapa minha equipe pareceu sentir esse gol cedo. Na volta do intervalo viramos totalmente a chave, marcando quatro gols. Só não saímos com uma vantagem muito boa porque eles acabaram marcando um de escanteio e outro em chute de muito longe. Resultado meio injusto pelo que as equipes apresentaram, mas pelo menos voltamos para casa com uma vitória de virada.

AIL4fc_C_sBr5IoklxZAzL5bExeP2BUeXGY0QIMf

Esse resultado do jogo de ida acabou sendo o fiel da balança, já que o jogo de volta teve apenas um gol cedo para cada lado. Com o empate em 1 a 1, garantimos nossa vaga na próxima fase.

Na semifinal enfrentamos o ES Sahel, da Tunísia. Essa foi a terceira semifinal deles no save, sendo que nas duas anteriores acabaram derrotados pelo Sundowns. Nos considerava leves favoritos para o confronto, mas perder não seria nenhuma surpresa.

O jogo de ida foi decidido por cobranças de escanteio. Na primeira da partida abrimos o placar. Na segunda, acertamos a trave. Na terceira, tivemos um jogador puxado dentro da área - pênalti convertido por Mathebula para fechar o resultado em 2 a 0. Ainda criamos um número razoável de chances com a bola rolando, mas essas não convertemos em gol.

AIL4fc-RD_EvfJ5SXUPnZ0_UIB4Uz3Yj461MFpzK

No jogo de volta o time deles esteve irreconhecível. Marcaram um gol com 15 minutos jogados, mas essa foi a única finalização do Sahel em toda a partida. Com 22 minutos já estava 3 a 1 para nós, com 29 eles tiveram um expulso. Ganhamos por 4 a 1 e só não foi mais porque pedi pro time tirar o pé, pensando em se poupar para a reta final da temporada.

Chegamos então na final continental, na qual enfrentaríamos o ES Tunis - mesma equipe que nos eliminou na outra vez que participamos da competição. A grande final é o ápice do futebol de clubes. O jogo da vida de todo mundo no AmaTuks. A partida que nada pode ser maior...

...exceto, sei lá, um jogo aleatório da seleção africana sub-20. Pelo menos essa parece ser a lógica do FM. Simplesmente tive cinco atletas convocados para a seleção de base na mesma data que a final continental. Quatro deles titulares. Incluindo meu goleiro e os dois zagueiros.

AIL4fc-qu4iWCItYgKtgA0CNsqKcpQMywY0Mga3t

Essa situação eu confesso que me pegou. É absolutamente ridículo que uma coisa dessas aconteça. Passamos anos tentando chegar nessa final, pro jogo fazer uma cagada dessas, desfigurando nossa equipe por conta de um jogo de eliminatórias de seleção de base.

Mas não temos o que fazer além de disputar o jogo com quem está disponível. O que nos anima é que nos últimos dois anos o Tunis perdeu para equipes sul-africanas - em 2027/28 para o Cape Town City na final, ano passado para o Kaizer Chiefs na semi.

O jogo começou extremamente nervoso, com as duas equipes se estudando. Em trinta minutos, uma finalização para cada lado. No final do primeiro tempo e começo do segundo chutamos um pouquinho mais, mas nada que chamasse a atenção. Até os 60 minutos, quando cruzamos uma bola meio despretensiosa para a área, o goleirão adversário se atrapalhou na saída, e Michael Monama (26C) empurrou para as redes.

AIL4fc-f74LQQlR5Xx4hP_14XdUPUHyi1iZRiglJ

Até agora não sei se o rapaz se jogou para empurrar para as redes ou se ele caiu e a bola bateu nele.

O gol não mudou quase nada no jogo. A próxima chance veio só aos 82, quando Mathebula puxou um contra-ataque, mas desperdiçou completamente sozinho na frente do gol. Quase matei o rapaz. Por sorte, não fez diferença. Somos campeões continentais!

AIL4fc-IgTQBPbhc2U9lgYCtG41D0gBlxCz6vz0C

Vale destacar as atuações do goleiro e dos zagueiros, reservas que acabaram entrando na fogueira por conta da palhaçada do calendário e que conseguiram fazer uma partida muito boa.
 

Elenco

AIL4fc_pCeGAFRTm67Z0gUpI3OLT4_9tfSD0hcMF

Lembrando que os números são apenas para a liga. Opto por não trazer a Liga dos Campeões porque temos muitos jogos contra equipes cinzas que inflam demais as estatísticas.

Embora não tenha conquistado o título da liga, foi uma temporada muito positiva para o AmaTuks. Conquistamos o maior título do continente, além de levantar a Taça da Liga pela segunda vez. De modo geral, fiquei bem satisfeito com o que apresentamos. Se for para ser crítico, senti que o meio de campo não atuou no mesmo nível do restante do time - o que se reflete nas notas médias do grupo, com esse setor tendo notas mais baixas.

Em termos positivos, quero destacar dois atletas em particular. O primeiro é Michael Monama (26C). Já destaquei o rapaz ano passado, mas não poderia deixar de falar nele novamente. Afinal, foi o autor do gol do título continental. Além desse gol fundamental, Monama deu boa conta de si em todas as competições, terminando o ano com 19 gols em 26 jogos. Nada mal para quem tem 6 de finalização.

Outro que merece destaque é Lucas Zulu (25E). O rapaz quase deixou a equipe no começo da temporada - cheguei a aceitar uma proposta de venda para um rival de divisão, mas aí na hora de dar o ok definitivo voltei atrás, cancelando o negócio. Essa decisão foi bem acertada, pois Lucas Zulu acabou sendo um jogador bem importante para o grupo. Não foi titular, mas foi quem mais marcou gols de impacto vindo do banco ou quando jogamos com os reservas. Tanto se destacou nessa situação que acabou quebrando o recorde de classificação média em uma temporada pelo clube (7,57 de média, considerando todas as competições), marca que não mudava desde a primeira temporada do save (7.34 de média para Samuel Julies em 2019/20).

 

Fornada

AIL4fc9-VCq5oZmpLtjyTmM8tajiUbsTCc3oCyxX

Tivemos uma fornada muito focada nos meias ofensivos, com os quatro melhores jogadores atuando nesse setor - e o quinto é atacante e deve ser treinado como meia ofensivo também. Segundo o adjunto, o destaque é Phumlani Mtsweni (30A), seguido por Buhle Gopane (30B). Eu tenho bastante curiosidade para ver o que será de Bennet Adams (30C), que tem personalidade positiva, e de Wandile Kwhela (30D), o mais técnico do grupo. Por fim, aposto também no zagueiro Andrew Ngwenya (30F). Embora não esteja entre os jogadores de maior potencial, ele tem personalidade positiva e uma impulsão e desarme bem interessantes para a idade. Se melhorar em posicionamento e velocidade pode se tornar um atleta bem interessante. 

 

Notícias gerais

  • Thato Cele (23G) e Michael Monama (26C) foram convocados para a Copa do Mundo. Infelizmente a África do Sul não teve bom desempenho na competição: empatou sem gols com Israel e levou 4 do Brasil. O mais triste é que nossa seleção não passou de fase por conta do número de cartões, já que Israel também levou 4 a 0 do Brasil, empatando em todos os outros critérios.
  • O sucesso na Liga dos Campeões fez a diretoria rever os planos para expansão do estádio. Agora a obra vai custar 1,9 milhão de euros e aumentar o estádio para 15.250 lugares (anteriormente o objetivo era chegar em 14.213 lugares). Embora tivesse caixa para pagar a obra, o clube optou por tomar um empréstimo e pagará o valor de volta em suaves prestações de 20 mil euros/mês pelos próximos 10 anos.
  • A expansão do estádio vem em bom momento, já que voltamos a quebrar o recorde de média de público. Tivemos 11.990 torcedores acompanhando a equipe a cada jogo (ano passado foram 10.945).
  • Nos tornamos a equipe que mais recebe dinheiro de patrocínio na África do Sul, com 1 milhão de euros recebidos no ano. A média da divisão é de 475 mil euros.
  • Somos atualmente a 7ª equipe de maior reputação no continente, atrás de ES Tunis, Al-Ahly, Mazembe, Kaizer Chiefs, Zamalek e Cape Town CIty.
  • O sub-21 voltou a vencer o campeonato com uma vantagem absurda. Foram 25 vitórias e 3 empates em 30 jogos, com 82 gols de saldo. Tivemos quatro dos cinco primeiros na lista de artilheiros, além de ocupar os três lugares do pódio na premiação de melhores jogadores.
  • O sub-19 também foi campeão: 16 vitórias, 6 empates, 2 derrotas, 52 gols de saldo. Não tem nem graça comparar o nível da nossa base com a dos adversários no país.

 

O futuro do save

Com a conquista continental, fica a dúvida sobre a continuidade - ou não - do save. Originalmente, meu plano era jogar apenas até atingir essa conquista. Durante essa temporada, eu tinha certeza que se vencesse o título iria parar ao final dela. Fiquei ainda mais convicto disso quando joguei a final, pois fiquei muito chateado com aquela história de não ter todo o time titular disponível.

Porém, depois de uns dias afastado do jogo, comecei a pensar que tenho motivos para seguir com o save. Embora já tenha vencido quase todos os títulos possíveis (ainda não vencemos a Taça Top 8), ainda não chegamos em um nível de dominância onde conseguimos ganhar tudo em um mesmo ano. E já que a África do Sul tem tantas competições, vou aproveitar a oportunidade para correr atrás de um ano perfeito. Sem compromisso de efetivamente chegar lá, quando enjoar eu paro, mas por enquanto ainda vejo fôlego para o save.

Uma coisa que deve mudar daqui para a frente é que vou tentar ser mais objetivo na apresentação, sem falar tanto dos detalhes das partidas. Esse era um objetivo no começo do save já e eu falhei, mas acho que agora vai, rs.

 

 

------------------------------------------

Transferências

Moses Gumbs (23D) deixou o clube ao final do seu contrato. Gumbs é um caso curioso, pois olhando apenas para os atributos ele me parece um jogador muito interessante. Só que a avaliação do adjunto sempre colocou ele como um jogador fraco. Eu ainda tentei ir contra essa avaliação do adjunto e dar tempo de jogo pro rapaz, mas ele realmente não correspondeu. Foram oito temporadas no clube, 39 partidas, 4 gols e 3 assistências. Números bem abaixo do que eu esperaria para alguém com esses atributos, mas isso só mostra que nunca devemos duvidar do adjunto.

Frank Mvelase (24G) foi o principal atleta a deixar o clube por transferência. O lateral direito reserva passou sete temporadas no AmaTuks, participando de 61 jogos, com 3 gols e 9 assistências. Nunca foi mais do que reserva e agora temos garotos de maior potencial chegando no elenco principal.

 

Supertaça Africana

Com o título continental disputamos a supertaça contra o campeão da Taça das Confederações, Enyiamba Aba (Nigéria). Vencemos sem dificuldade.

A final no Tuks Stadium teve o menor público da competição no save. O detalhe é que mesmo se lotasse o estádio teria essa marca negativa, já que no nosso estádio cabe menos gente do que o menor público anterior.

 

 

 

Spoiler

AMWts8AQlViZ6jPSl-8JcD6usQIEftIL-k1ERX2-

 

 

Spoiler

AMWts8AQlViZ6jPSl-8JcD6usQIEftIL-k1ERX2-

Post bônus - Analisando as fornadas até aqui

Com o save atingindo os 10 anos jogados, estava curioso sobre como foi o desempenho de cada fornada. Resolvi começar a montar um levantamento sobre o assunto, e no fim acho que ficou legal para compartilhar aqui. Esse post não vai avançar o save, então quem não se interessar pode pular. É só um pouco das minhas impressões sobre cada fornada que tivemos, falando dos jogadores que se deram bem e dos que se esperava mais do que apresentaram. 

 

Fornada 2021

AMWts8DE4o9nSVhND9qfq7QbfCyHOSAe-pVTqS0x

Começamos o save com uma geração bem interessante. Kabelo Mzizi (21C) se tornou a venda mais cara da história do clube, Sipho Khumalo (21A) teria batido esse recorde se não tivesse rejeitado a saída naquele momento (e forçado uma cláusula rescisória depois). Ainda tem o grego Thomas Ispyrlidis (21G), que foi outro de grande destaque (e também recorde de venda mais cara na sua época). Fiquei especialmente feliz de retornar no post original e ver que eu tinha cantado o Ispyrlidis como possível destaque dessa fornada, mesmo sendo apenas o 7º na lista do adjunto. 

Fechamos o grupo dos destaques com Sandile Van Rooyen (21E), que não chegou perto do nível dos demais mas é titular da equipe dez anos depois. 

Quem flopou nesse grupo foram os jogadores acomodados. Puleng Kekana (21B), Clifford Mkhwanazi (21D) e Shane Khumalo (21F) tinham grande potencial, mas nenhum deles vingou.

 

Fornada 2022

AMWts8AZmcFL8wg-vLh9noJHOgUJkbMrEinSco7n

Ayanda Hendricks (22F) foi o maior destaque, sendo peça fundamental na conquista da Taça da Liga, o primeiro título de elite da história do AmaTuks. Darryl Sonopo (22C) também teve um crescimento interessante e chegou a ser titular da equipe, mesmo com a personalidade acomodada. Ashley Khoza (22E) se transformou em um bom ponta para a elite sul-africana.

Moses Gumbs (22D) fica no limiar. Não chegou a flopar, pois tem nível para ser titular na segundona/reserva na elite. Mas esperava mais dele. 

Os flops ficam por conta de Albert Zwane (22A) e Goolam Mahlangu (22B). Muito potencial e pouco trabalho. De Moses Foster (22G) para baixo também ninguém deu em nada, mas ali as expectativas já eram mais baixas. 

 

Fornada 2023

AMWts8Ap12Ecipw0tOdURMZ101j8XZuYdP2fRDIa

Na época em que surgiu, o grupo de 2023 foi considerado a geração de maior potencial do começo do save. Olhando agora, com a distância do tempo, diria que realmente foi uma geração que trouxe um bom número de atletas de elite, com cinco jogadores que se tornaram figuras constantes na primeira divisão sul-africana (contra 3 em 2022 e 4 em 2022). Por outro lado, foi também a geração com o maior número de flops desse começo de save. E ainda que tenha tido um bom número de destaques, eles não chegaram tão longe quanto os rapazes da geração de 2021. Em resumo, foi uma geração boa, mas que não atingiu toda aquela expectativa inicial.  

Thato Cele (23G) e Ricardo Ndlovu (23E) se tornaram presença constante no nosso meio de campo e são os dois melhores do grupo com certa distância. Nduduzo Francis (23A), Gareth Nyati (23I) e Lebogang Mere (23J) se tornaram bons pontas da elite. Considerando as expectativas eu diria que foi um resultado positivo no caso dos últimos dois. Já Francis eu esperava que virasse uma estrela, mas acabou sendo só mais um bom jogador. 

Os flops desse grupo foram Justin Hlophe (23B), Leroy Ngema (23C), Mohau Nyati (23D), Emmanuel Garcia (23F) e, em menor medida (pois as expectativas eram mais baixas), Calvin Khumalo (23H). Destaque negativo para Nyati, que eu apostava muito quando chegou, exaltando sua inteligência de jogo e a personalidade positiva. 

 

Fornada 2024

AJFCJaVzGcpZLRaFuPZlec_w7S8JejhXvHJWkZGb

A geração com menor taxa de flops até aqui. Os irmãos van Wyk (24B e 24D) não atingiram todo o seu potencial, mas tem lá suas aparições na reserva da equipe principal. De resto, todo mundo que tinha potencial concretizou. Fernando Fothoane (24A) e Rendani da Silva (24C) brigam por lugar na equipe titular. Lucky Dladla (24E) foi vendido por uma boa grana para outra equipe da elite. Michael Khosipula (24F) e Frank Mvelase (24G) são reservas do time principal. 

 

Fornada 2025

AJFCJaXdQJPjyA9q5migInOBJTelIBarsVWbaYsG

Outra geração positiva, com uma grande exceção. Mauro Calcagno (25A) chegou na equipe com muita expectativa sobre seu futebol, mas foi uma decepção total. O ponta italiano colecionou brigas com o treinador por se achar estrela antes mesmo de pisar em campo pelo time principal. Se ao menos tivesse se transformado num jogador que justifique todo o estrelismo, mas passou longe disso. 

Outro que decepcionou um pouco é Daniel Sanogo (25C). O rapaz até teve seus dias no time principal, mas eu esperava bem mais dele, ainda mais considerando a personalidade bastante profissional. 

Os destaques positivos foram Lucas Radebe (25B), JP Xulu (25D) e Lucas Zulu (25E), todos titulares da equipe principal. Menção honrosa para Khanya Miambo (25H), que veio bem atrás na lista de potencial e tem personalidade acomodada, mas ainda assim tem seu lugar na reserva. Não é craque, mas pela expectativa tá bom. 

Olhando meus comentários na época que a fornada surgiu, acertei na previsão de que Lucas Zulu iria mais longe do que Mauro Calcagno. Aliás, talvez o italiano tenha lido que falei mal dele e por isso que nossa relação já começou estremecida. 

 

Fornada 2026

AJFCJaVYkDhXTE8fdMQxE49xIugQW8Q1yp25eKqK

Sifiso Mathebula (26A) e Michael Monama (26C) são os nomes do momento no AmaTuks. Os demais ainda não chegaram lá, mas Clifford Moremi (26B) e Edgar Severino (26E) também já tem seus momentos no time principal, e Moegamat Mogotsi (26D) dá sinais de que pode chegar lá. Considerando que a tendência é ficar cada vez mais difícil de chegar no time principal, cinco atletas com potencial para tanto é um número bem interessante. 

A partir daqui acho que fica difícil falar em flops, já que os jogadores são todos muito novos. Tem um pessoal ali no meio que poderia estar mais avançado no desenvolvimento, mas ainda não dá para cravar nada. 

 

Fornada 2027

AJFCJaUDMm4Htjf4u5ClFQYIhLx6P_hmn4GEkMtT

Cheguei nesse grupo pensando que iria dizer que ainda é cedo demais para falar alguma coisa desses garotos, afinal eles estão todos com 17 ou 18 anos ainda. Mas aí comecei a olhar os nomes e me surpreendi. Azola Hendricks (27C) é nosso melhor defensor. Happy Sithole (27A) e Zama Mbatha (27B) já brigam seriamente pelas outras vagas na defesa. Phumlani Molefe (27E) é titular no meio-campo, e Sibongiseni Mayo (27D) foi nosso goleiro nessa temporada de conquista continental. Fortune Monama (27G) ainda não teve tanto espaço, mas já começa a pedir passagem na meia-ofensiva - e olha que essa é uma zona muito concorrida. 

Fiquei realmente surpreso em ver uma geração tão recente ter tantos jogadores que já são destaque. Não dava tanto pelo grupo quando ele surgiu, mas já dá para cravar que essa foi a melhor fornada do save até aqui, com uma boa distância.   

 

Fornada 2028, 2029 e 2030.

Não vou avaliar essas ainda pois ninguém chegou na equipe principal. Fica para uma próxima vez. 

 

Conclusão

Fazer esse levantamento me trouxe algumas informações interessantes. Primeira coisa que me chamou a atenção é que temos um número razoável de jogadores acomodados que se tornaram bons atletas, contrariando minha expectativa. Não que a personalidade não seja um fator muito importante: a maior parte dos acomodados flopou. Mas eu achei que o efeito seria ainda maior, e no fim das contas até que tivemos alguns que conseguiram chegar lá apesar desse traço negativo. 

Outro ponto interessante foi ver que minha avaliação dos potenciais destaques de cada fornada não está ruim. Nos casos em que destaquei algum jogador que não estava no topo da lista do meu adjunto geralmente acertei. Tive um caso em que errei feio, apostando muito em um garoto que não deu em nada. Mas nos outros casos quando disse que era para ficar de olho em alguém, os rapazes corresponderam. 

Também achei curioso ver que nossa primeira fornada ainda contém as três maiores vendas da história do clube. Claro que as gerações mais novas não tiveram tanto tempo para chegar no mesmo nível, e pode ser que a situação mude no futuro. Mas é curioso, ainda mais que a primeira fornada veio com um diretor de futebol mais fraco. Mesmo assim foi uma geração muito boa. Acho que só perde para a geração de 2027, que foi realmente muito acima do restante. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AMWts8C68VuW8WENvfLCkLSao46JwizPp171pUcW

S01E01 - Apresentação do clube

 

University of Pretoria Football Club

O clube escolhido para o save é o time da Universidade de Pretória. O nome oficial da equipe é esse aí do título, mas o clube é mais comumente chamado de AmaTuks, Tuks ou, mais carinhosamente, Tukkies. Pelo que encontrei na internet, Tuks é um nome utilizado para se referir à Universidade de Pretória, ou aos seus estudantes - algo como chamar alguém de uspiano no Brasil. A explicação está no nome original da universidade: Transvaal University College (não me perguntem porque o "C" virou "K").

AMWts8BLCQ3q5fj6qzJX5GBo1eiyYLIUXZQnetzQ

Eu achei as camisetas da equipe bem bonitas (versão branca), especialmente por não estarem cobertas de logos de patrocinadores.

A prática do futebol na Universidade de Pretória se inicia em 1983, data que o FM utiliza como fundação do clube. A Wikipedia traz como ano de fundação 2002, que é quando o clube inicia a profissionalização. Discussões à parte, o que nos interessa é saber que o clube entrou na 3ª divisão nacional em 2003, quando comprou a licença de outra equipe para disputar a competição. A promoção veio logo em seguida, ao final da temporada 04/05. Na 2ª divisão, o Tuks ficou até 2012, quando foi campeão e subiu para a elite. Em 2017 o clube voltou para a segundona, local onde permanece até hoje. Além do título da 2ª divisão, o maior sucesso esportivo é um vice-campeonato da Copa Sul-africana em 2011.

Escolhi o Tuks como equipe para esse save por dois motivos. O primeiro foram as infraestruturas do clube. Por estar ligado a uma instituição de alto orçamento, o AmaTuks tem instalações muito acima da média para o nível em que joga.

AMWts8DBxiIo2nKX3wJYV_nMC4ct_OAEOYVVtBx5

Obs: nos dois primeiros posts vão aparecer imagens com skins diferentes, pois eu não estava muito preocupado com a qualidade visual já que não ia postar aqui. A mistura vai ficar feia, mas tentem ignorar essa parte. Depois melhora.

O Tuks Stadium nem é tão imponente assim. Os 15 mil lugares são muito mais do que precisamos, mas em um país que sediou Copa do Mundo recentemente estádios grandes são comuns - temos rivais que podem receber até 45 mil torcedores. O que realmente me chamou a atenção são as estruturas de treino, com excelentes condições de treino, boas condições para as camadas jovens, bom recrutamento e um treino de camadas jovens adequado. Praticamente todas as outras equipes da divisão tem estruturas muito piores. A única equipe que rivalizava com os Tukkies estava cotada para a primeira colocação, e eu não queria assumir o favorito da divisão. O AmaTuks está cotado para a parte de baixo da tabela e por isso me atraiu muito mais.

O outro motivo de escolha é que considero que o clube tem uma história que justifica o desafio. Pelo que li, o forte investimento no futebol (que não dá lucro) é uma aposta de marketing da universidade para tentar se colocar em um papel de destaque nacional, como instituição de excelência para a formação dos jovens sul-africanos. Ora, qual forma melhor de se utilizar o futebol para mostrar a excelência da instituição como entidade formadora do que montar uma equipe apenas com atletas oriundos da própria base?

 

Competições

O AmaTuks vai disputar duas competições na temporada 2020/21. A principal delas é a Primeira Divisão Sul-africana (que, apesar do nome, é a 2ª divisão nacional, atrás da Primeira Liga). A liga é disputada por 16 equipes que se enfrentam em turno e returno. O campeão sobe direto para a Primeira Liga, enquanto que 2º e 3º colocados se classificam para um triangular final com o penúltimo da divisão de cima. Na ponta de baixo, os dois últimos são rebaixados.

AMWts8BKeAXhg_W1rSOns2rchyll7HCqGJWk1dE1

Além do troféu e do direito de disputar a divisão superior, o campeão também embolsa 172 mil euros. Em relação à premiação financeira, a liga também tem uma regra curiosa: o campeonato é dividido em quatro partes de oito sete ou oito jogos cada, e a equipe de melhor campanha em cada um desses períodos leva 27,5 mil euros adicionais. Os valores não chegam a ser muito significativos - para comparação, nossa folha salarial anual é de cerca de 800 mil euros -, mas é claro que seria legal vencer algum desses períodos.

Dito isso, a tendência é que nossa equipe brigue mais para não cair do que para ficar entre os primeiros. A imprensa coloca o AmaTuks como provável 13º colocado. A diretoria também espera apenas evitar o rebaixamento.

A outra competição que disputamos é a Taça da África do Sul. A competição em estilo mata-mata de jogo único se inicia com uma fase preliminar envolvendo as 16 equipes da 2ª divisão. Os oito vencedores se classificam para os 16-avos de final, onde se juntam a outras oito equipes vindas do futebol amador (que disputaram eliminatórias próprias) e às dezesseis equipes da 1ª divisão. Um aspecto interessante é que os confrontos são sorteados aleatoriamente, então é possível evitar as equipes mais fortes nesse primeiro momento.

O prêmio máximo pela Taça é de 650 mil euros, mas é claro que nossa equipe nem sonha em chegar até lá. A expectativa é apenas passar a fase preliminar, o que renderia 11 mil euros para o clube.

 

Elenco

AMWts8DFhYjLhXu4CGPevvv1FSR0yjV9R0bsFELs

Esse é o elenco completo do clube assim que cheguei. Subi todo mundo para o time principal nesse momento inicial, já que em um save de base é interessante já ter bem claro quais são as opções para o futuro.

Vou deixar a análise mais detalhada do elenco para o próximo post. Dito isso, faço uma pergunta aos leitores: perceberam algo de errado (ou, ao menos, esquisito) na imagem acima?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Danut disse:

Dito isso, faço uma pergunta aos leitores: perceberam algo de errado (ou, ao menos, esquisito) na imagem acima?

Fora o salário de 100 mil, nada estranho pra mim uHauhauahauhaua

Boa sorte Danut, é um desafio bem difícil. Que tenha felicidade nas fornadas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 hours ago, Cadete213 said:

Que escolha bem interessante de clube. Boa sorte.

Eu estava bem sem saber em que país queria jogar, mas depois que vi essa equipe da universidade a decisão foi rápida. 

 

3 hours ago, felipevalle said:

O conterrâneo do @Cadete213 joga lá. 

Te refere ao Cláudio de Almeida?

 

3 hours ago, div said:

Fora o salário de 100 mil, nada estranho pra mim uHauhauahauhaua

Boa sorte Danut, é um desafio bem difícil. Que tenha felicidade nas fornadas!

O Clifford Ngobeni é o típico volantão que comanda meio campos há anos, e aí recebe um salário bem acima da média. Só que com a idade já não justifica mais essa grana toda. Realmente é um atleta que tem seu futuro no clube bastante ameaçado (embora deva ser titular de início).

Mas não era esse o ponto a que eu me referia com a pergunta. Vamos ver se alguém acerta :D

Sobre a dificuldade, eu não tenho muita certeza do que esperar. Inclusive isso é parte do motivo pelo qual resolvi trazer a história para cá, para descobrirmos juntos o nível de dificuldade de algo assim. Acho que com outras equipes da divisão seria muito complicado, mas com as estruturas do Pretória já saímos com uma vantagem legal. Quanto essas estruturas vão tornar o desafio mais fácil é algo a se descobrir.

 

1 hour ago, LC said:

Boa sorte Danut e que o save seja duradouro.🖖

Obrigado LC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, agora posso completar meu bingo do seu retorno hahaha

Bacana a escolha de clube e desafio. Boa sorte!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutes ago, #Vini said:

Bom, agora posso completar meu bingo do seu retorno hahaha

Bacana a escolha de clube e desafio. Boa sorte!

Eu juro que tentei resistir. Foi mais forte que eu.

Acho que tem tudo para ser um desafio interessante. Agora é ver se corresponde às expectativas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutes ago, Anismaldo said:

Gostei da proposta e do clube. Boa sorte!

Obrigado. :D

 

25 minutes ago, mfeitosa said:

Também curti a escolha do clube! Boa sorte com os Tukkies!

Valeu. Acho que tem tudo para ser um lugar legal de se jogar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou o maior fã de desafio da base, mas achei legal a proposta por ser em um país e clube interessantes.

Curioso é ver que os dois veteranos tem salários astronômicos pros padrões do clube.

Agora, o que pretende fazer na próxima temporada quando simplesmente TODA a equipe fica sem contrato?

Boa sorte no save!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AMWts8AQlViZ6jPSl-8JcD6usQIEftIL-k1ERX2-

S01E02 - Análise do elenco e primeiros jogos

 

Equipe técnica

Diferentemente do que acontece nas infraestruturas, que são excelentes, o AmaTuks fica devendo muito em termos de equipe técnica - quando cheguei estava mais para uma EUquipe. Sem orçamento livre também não pude trazer muita gente, contratando apenas dois preparadores, um cientista desportivo e um diretor de futebol jovem. Esse último chega para uma posição muito importante em um save de base, então queria alguém qualificado. Na prática chegou um cara com avaliação de potencial 3, porque eu tô jogando com um dos piores times da segunda divisão sul-africana né. 

 

Elenco

AMWts8DFhYjLhXu4CGPevvv1FSR0yjV9R0bsFELs

Na última atualização trouxe esta imagem do elenco e perguntei se alguém via algo de errado/esquisito nela. O primeiro a arriscar um palpite foi o @div, mas ele não chegou onde eu queria. Quem matou a charada foi o @Marcolation. O grande ponto que me assustou quando cheguei ao clube foi ver que todos os atletas do elenco tem contrato de apenas um ano. Achei isso um péssimo planejamento por parte da antiga diretoria.

Como vou jogar um save sem contratações, manter os atletas que já estão no clube é extremamente importante. Fui logo tentando renovar com alguns dos jogadores mais importantes por períodos mais longos. Para minha surpresa, não era permitido. Pensei que a diretoria estava tirando uma com minha cara. Aí fui olhar mais atentamente as regras da liga. Na 2ª divisão sul-africana não é permitido fazer contratos de mais de um ano com os jogadores. Acho que não preciso explicar o quanto isso complica as coisas, né.

Bem, problemas contratuais à parte, segue a análise mais detalhada do grupo que irá disputar essa primeira temporada.

 

Goleiros

AMWts8ApPSmdxwmtCEvHXsVVADFBsDjOcZ1IQJR3

Dumisani Tsibisi é o destaque. O goleiro de 25 anos deve continuar em nossa meta por muitos anos, a não ser que as finanças impeçam - ele tem o terceiro maior salário do elenco. A diferença de qualidade dele para os outros três é gigantesca. Dos reservas, provavelmente só Yurie Mortimer fica para o próximo ano, pois quero enxugar a folha salarial - e sinceramente não vi muita diferença nos reservas, são todos ruins.

 

Laterais direitos

AMWts8CUcUvrNnGiZEmdB4ueKnM4P3hP3OAfA5yw

Temos cinco atletas no elenco que o adjunto entende que jogam melhor como lateral direito, então a posição é forte candidata a ser enxugada para o futuro. Aliás, aqui a mudança é obrigatória, já que dois dos atletas estão apenas emprestados ao AmaTuks. Infelizmente são os dois destaques, incluindo a promessa de 20 anos Mpho Mathebula.

Dos que podem ficar no longo prazo o melhor é Tumisang Mashele. O rapaz é zagueiro de origem, mas meu adjunto diz que ele joga melhor na lateral. Considerando a total falta de força e impulsão, sou obrigado a concordar.

 

Laterais esquerdos

AMWts8B2mhzLSvMmqMrFkjTkgV1Doulzg9R9049j

Para o adjunto, só temos dois atletas que jogam melhor nessa posição. Um deles ainda é emprestado, o que complica um pouco o futuro. Até temos um zagueiro que sabe jogar de lateral também, mas aí ficaria sem a opção na zaga. Enfim, problema para o próximo ano, por enquanto vou deixar cada um na sua posição. Aqui o melhor atleta é Frank Motebejane, que até tem um potencial interessante - apesar de que com 25 anos acho que é hora do adjunto ser mais realista e admitir que o cara não chegou lá. Mas enfim, é rápido, sabe desarmar, dá para o gasto.

 

Zagueiros

AMWts8C3s8RWt0f2jhGEOujkX3m17Pv2zCTTvJ_D

Outra posição curta, com só três atletas (fora os laterais que podem jogar de zagueiro, claro). Também não é uma posição com muita qualidade, como mostra o perfil do melhor deles, Katlego Mohamme. Para piorar, um dos atletas já tem 30 anos, então acho que vai ser uma posição que vai incomodar muito nos próximos anos se não surgir nenhuma grande promessa na base.

 

Volantes

AMWts8DVVo6Ql-7liM9CSA4LqeY9VNd0mtAQD3_4

Duas opções. Clifford Ngobeni é o maior salário do elenco e vai começar de titular, mas eu acho que logo ele perde a posição para o garoto Athenkosi Dlala, que é mais dinâmico - e, com 22 anos, tem muito mais futuro no save do que o veterano de 33.

 

Pontas direitos

AMWts8CSncuYA8JesM5n3_mv2j5tLXJKZvvebIY-

Se alguém queria profundidade de plantel, a ponta direita entrega. São oito atletas para a posição. Claro que vários podem jogar em outros lugares do campo - e muito provavelmente vão acabar sendo utilizados nessas outras posições, já que não tem espaço para tanto ponta direito. Mas também tem que considerar que metade deles são ruins mesmo na ponta direita, então dificilmente vão acrescentar muito jogando em outro lugar. Dos outros quatro, o grande destaque é o garoto Oswin Appollis. Infelizmente apenas emprestado ao clube, o rapaz de 19 anos está em um patamar acima dos companheiros. Tanto que é bem provável que acabe não jogando na ponta, pois acho que um jogador dessa qualidade pode ter mais impacto na parte central do campo.

Dos atletas com vínculo permanente o meu destaque é Nelson Maluleke. Com 22 anos, o atleta tem a situação inversa de Appollis: é meia central de origem, mas eu acho que lhe falta qualidade técnica para jogar por ali. Com boa velocidade, concordo com meu adjunto que seu lugar deve ser na ponta.

 

Pontas esquerdos

AMWts8Dd09ult1O2p9x3uLW612iuB2GZoGe2eHWC

Samuel Julies é um atleta bem interessante. Aos 29 anos não é exatamente o futuro do clube, mas também não chegou no ponto da aposentadoria. Deve ajudar o clube por alguns anos. O reserva supostamente tem algum potencial, mas não me empolga e provavelmente vai jogar mais pelo sub-21 mesmo.

 

Meias ofensivos

AMWts8DYzToUbPHMT_tzyi_pd3DC4QkQb1dYWWhc

Considerando apenas quem meu adjunto diz que joga melhor por aqui, a posição é muito fraca. O melhor é Nkosi Zulu, e ele certamente não tem capacidade de ser o centro do ataque da equipe. Se jogar com alguém na posição vai realmente ser um dos atletas que o adjunto coloca nas pontas, que eles são bem mais qualificados. Também não descarto jogar sem ninguém nessa parte, já que o time tem alguns volantes e meias razoáveis.

 

Centroavantes

AMWts8BA1cnepWr2xXspSzo_tVzxuCKx4akJzPF0

Collins Mbesuma é o homem-gol para essa temporada. Enfoque em "essa temporada", pois o único estrangeiro do elenco já tem 36 anos. Seu físico é impressionante para a idade, mas não dá para esperar que se mantenha por muito tempo. Depois dele a qualidade cai bastante, mas no futuro provavelmente vamos ter que nos contentar com Nqubeko Dlamini como empurrador de bolas para a rede.

 

Tática

AMWts8D8J893pfO41lF4JSJdqScb7XIKH2IUxIJ5

Na tática da esquerda finjam que o centroavante é Mbesuma como Jogador Alvo. Acho que ele tava lesionado quando tirei o print.

Como já joguei toda a primeira temporada, trouxe tanto a tática que iniciei o ano (à esquerda), quanto a tática que encerramos o ano (à direita). Elas tem suas diferenças, mas o plano geral de jogo é o mesmo desde o início: bola pelo alto para se aproveitar da força de Mbesuma. Se alguém quiser saber mais sobre as táticas é só perguntar.

 

1ª Divisão Nacional

AMWts8C8Y-jYd4Qt3Dslml4Ex1xlttDOpEgFV0Dx

Começamos o campeonato com uma sequência curiosa de quatro vitórias por 1 a 0. Apesar dos placares apertados, foram partidas em que estivemos mais perto de marcar o segundo do que de levar o empate. No segundo mês os resultados já foram mais distribuídos, e acabamos perdendo pontos em dois jogos. Ainda assim, estou muito feliz com esse começo da equipe.

AMWts8B2cbmqdShXKFGMr_lCpFS3BEldh4maGjEMIcKPn0RwQ0QL_npFBrSg5mqwR8956y4LHF6hZcLtI9CZTwQ-B8wnA6K_SpI5KN6cxP9Lr-5QG3OdnIqrYZbs9tOplq77M56RZCAwPZBvC3IvK0u5X2zmpw=w853-h576-no?authuser=0

Até aqui os Tukkies ocupam a segunda colocação na tabela, tendo perdido o primeiro prêmio financeiro da competição apenas no saldo de gols. É uma campanha muito acima do que se esperava de nós, e sinceramente não acho que vá durar. De qualquer modo, começar assim já nos deixa numa situação muito tranquila para evitar o rebaixamento no fim do ano, que é o primeiro objetivo.

 

Taça Sul-africana

Iniciamos a competição na fase preliminar, recebendo o Cape Town Spurs. Os visitantes acabaram conquistando a vitória por 2 a 1 na prorrogação, nos eliminando da competição já no primeiro jogo. Eu não vou comentar mais nada sobre a partida, pois acho que as estatísticas falam mais do que eu poderia dizer.

AMWts8AjuYCT0OedikXdHxjzGVj6P088kul9Ix10

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutes ago, Marcolation said:

Não sou o maior fã de desafio da base, mas achei legal a proposta por ser em um país e clube interessantes.

Curioso é ver que os dois veteranos tem salários astronômicos pros padrões do clube.

Agora, o que pretende fazer na próxima temporada quando simplesmente TODA a equipe fica sem contrato?

Boa sorte no save!

Eu acho um dos desafios mais legais do FM. Mas gosto é gosto, né. Que bom que gostou do clube e país ao menos.

Realmente, os salários dos veteranos são muito altos. É algo que acontece na vida real também né, quem nunca passou raiva com seu time pagando até o que não tem para algum medalhão que já não justifica esse salário? Espero que os nossos ao menos justifiquem ganhar tanto.

Como coloquei ali na atualização, tu acertou o ponto que eu queria ver se alguém prestava atenção :D Realmente os contratos são todos de só um ano. Como expliquei no post, não é nem culpa da diretoria, e sim uma regra absurda da divisão. Vai complicar demais a nossa vida, ainda mais em um desafio de base. Não sei o que vou fazer, sinceramente. Torcer para o assédio sobre os atletas do clube não ser muito grande. 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem-vindo à jogatina, Danut. Sabia que não aguentaria muito tempo depois que começou a acompanhar a área novamente.

Espero que tenha se preocupado em carregar os jogadores africanos dos países mais importantes do continente para garantir uma maior competitividade, já que não terá outra ligas de países africanos ativas. Se não tiver feito isso, mais adiante poderá encontrar muitos jogadores cinzas nas equipes de outros países que defrontar nas competições continentais.

Como você considera o Youth Challenge mais longo, do que complicado, espero que você tenha mais paciência, ou qualquer outra coisa que tenha faltado, em seus últimos saves.

Gostei dos contratos por apenas um ano, agregam um desafio a mais, porém, creio que os Amatuks não ficarão muito na divisão, para minha infelicidade.😀

As primeiras oito partidas indicam que o risco de rebaixamento deve ser apenas uma miragem criada pelo FM. Muito provavelmente lutará pela promoção. Você já me surpreendeu negativamente algumas vezes.

Gostei do clube escolhido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom jogo na Taça e perder contra uma equipa com Spurs no nome, é sempre mau, kkkkk. Os garotos não estão para brincadeira na Liga e já vão lutando pelo primeiro lugar. Que assim continue.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um começo muito bom, ainda mais considerando que era candidato ao rebaixamento. Antes de ver as partidas, imaginei que teria problemas - seu grande trunfo no ataque é levantar a bola na área para um jogador que tem 8 de impulsão? Parece estar funcionando, não sei se exatamente esse tipo de jogada, mas é algo para se pensar.

Gostei do elenco que tem a disposição, especialmente com um ótimo goleiro titular.

Vai ser complicado montar uma equipe na próxima temporada, e o desafio promete ser bem grande se não conquistar o acesso logo de cara, uma vez que terá que contar apenas com a base e ainda pode perder as melhores promessas após uma temporada.

Ainda sobre esse regulamento esquisito, fico me perguntando o porquê dessa regra. Imagino que possa ter algo a ver com impedir um endividamento das equipes de primeira divisão, fazendo estas terem opções de contratação sem comprometer uma taxa de transferência. Seja lá por qual razão, a regra está aí, e o que você pode fazer é seguir.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Só porque falei no save do @mfeitosa que os saves de base estavam em falta, vieram dois de vez.

O desafio é interessante e concordo com sua afirmação de que simplifica muito o loop do FM. A pré-temporada passa voando.

Pesquisei as últimas temporadas do seu time para fazer um comparativo e considerando que eles terminaram essa temporada que você está jogando na rabeira, os resultados são extremamente positivos. E notei também que na temporada seguinte a equipe ficou em segundo lugar, mas continuou na mesma divisão na seguinte, ou seja, não é tarefa fácil contra um time que vem de cima jogando um triangular ao invés do tradicional mata-mata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 3/4/2023 at 6:16 PM, GGilson said:

Bem-vindo à jogatina, Danut. Sabia que não aguentaria muito tempo depois que começou a acompanhar a área novamente.

Espero que tenha se preocupado em carregar os jogadores africanos dos países mais importantes do continente para garantir uma maior competitividade, já que não terá outra ligas de países africanos ativas. Se não tiver feito isso, mais adiante poderá encontrar muitos jogadores cinzas nas equipes de outros países que defrontar nas competições continentais.

Como você considera o Youth Challenge mais longo, do que complicado, espero que você tenha mais paciência, ou qualquer outra coisa que tenha faltado, em seus últimos saves.

Gostei dos contratos por apenas um ano, agregam um desafio a mais, porém, creio que os Amatuks não ficarão muito na divisão, para minha infelicidade.😀

As primeiras oito partidas indicam que o risco de rebaixamento deve ser apenas uma miragem criada pelo FM. Muito provavelmente lutará pela promoção. Você já me surpreendeu negativamente algumas vezes.

Gostei do clube escolhido.

Eu achei mesmo que ia ficar só como leitor por enquanto. Mas não foi o caso.

Não carreguei ninguém, não. Confesso que nem me passou pela cabeça, em parte porque como meu PC é velho eu tô acostumado a só carregar o estritamente necessário para rodar o jogo. Mas de qualquer maneira, carregar os jogadores traria algum benefício no longo prazo? Porque não acredito que vá disputar competição continental tão cedo.

Olha, a expectativa é que o clube tenha bastante dificuldade para subir de divisão, pois o elenco não é dos melhores e deve piorar depois da atual temporada (muitos atletas importantes são velhos ou emprestados). Mas até aqui estamos surpreendendo. A ver o que acontecerá no futuro. A diretoria é mais otimista que a imprensa e acha que o time tem condições de ficar ali pela 8ª colocação. Eu acho que dá para bater essa meta da diretoria, ainda mais depois do começo que tivemos. Se subissem mais clubes até diria que dá para sonhar, mas como só o campeão sobe direto acho muito improvável.

Que bom que gostou do clube.

 

14 hours ago, Cadete213 said:

Bom jogo na Taça e perder contra uma equipa com Spurs no nome, é sempre mau, kkkkk. Os garotos não estão para brincadeira na Liga e já vão lutando pelo primeiro lugar. Que assim continue.

Time está surpreendendo bastante na liga. Tomara que a gente continue lá em cima, apesar de eu achar difícil manter o ritmo desse início.

 

13 hours ago, Marcolation said:

Um começo muito bom, ainda mais considerando que era candidato ao rebaixamento. Antes de ver as partidas, imaginei que teria problemas - seu grande trunfo no ataque é levantar a bola na área para um jogador que tem 8 de impulsão? Parece estar funcionando, não sei se exatamente esse tipo de jogada, mas é algo para se pensar.

Gostei do elenco que tem a disposição, especialmente com um ótimo goleiro titular.

Vai ser complicado montar uma equipe na próxima temporada, e o desafio promete ser bem grande se não conquistar o acesso logo de cara, uma vez que terá que contar apenas com a base e ainda pode perder as melhores promessas após uma temporada.

Ainda sobre esse regulamento esquisito, fico me perguntando o porquê dessa regra. Imagino que possa ter algo a ver com impedir um endividamento das equipes de primeira divisão, fazendo estas terem opções de contratação sem comprometer uma taxa de transferência. Seja lá por qual razão, a regra está aí, e o que você pode fazer é seguir.

Então, realmente o Mbesuma não é um primor em termos de impulsão. Mas tem que analisar no contexto. Eu não sei os atributos dos outros zagueiros da divisão porque estou jogando com atributos ocultos, mas na minha equipe os defensores são todos atletas muito fracos no jogo aéreo. O melhor deles é o Katlego Mohamme, que tem 9 de impulsão, 8 de equilíbrio, 7 de força. Os demais são bem abaixo disso. Então, assumindo que o restante da liga esteja nesse nível, os 8 de impulsão do Mbesuma já colocam ele em um patamar bem interessante pra divisão. E aí o cara tem 18 de força e boa agressividade e bravura para simplesmente empurrar o adversário no corpo e ganhar a jogada mesmo sem chegar lá no 3º andar.

Essa foi a minha lógica ao montar a ideia de jogo. Até aqui está funcionando. E já adianto que funcionou bem até o final, com o Mbesuma sendo peça central do nosso ataque na temporada toda.

O goleiro titular é muito acima da média. Eu espero que os outros não se liguem nisso, pois ele poderia estar em clubes de outro patamar. Se sair, será uma perda enorme.

Pois é, se continuar na segundona terei um trabalho e tanto. No meio de ano se alguma equipe vem atrás de jogadores eu fico de mãos atadas, pois não posso nem oferecer um contrato mais longo para o cara. O máximo que dá para fazer é oferecer um salário mais alto até o final da temporada e torcer para que seja o suficiente para convencer ele a ficar. Mas contra equipes da elite ou do estrangeiro não dá para competir. Nos 3 ou 4 meses finais do ano eu até consigo oferecer contrato para a outra temporada né, mas com certeza se surgir alguma grande promessa no clube esse período vai ser tarde demais.

Não sei o motivo para essa limitação de um ano nos contratos. Adoraria saber, pois é algo bem diferente do usual. Talvez seja alguma preocupação nesse sentido aí que tu falou.

 

7 hours ago, Henrique M. said:

Só porque falei no save do @mfeitosa que os saves de base estavam em falta, vieram dois de vez.

O desafio é interessante e concordo com sua afirmação de que simplifica muito o loop do FM. A pré-temporada passa voando.

Pesquisei as últimas temporadas do seu time para fazer um comparativo e considerando que eles terminaram essa temporada que você está jogando na rabeira, os resultados são extremamente positivos. E notei também que na temporada seguinte a equipe ficou em segundo lugar, mas continuou na mesma divisão na seguinte, ou seja, não é tarefa fácil contra um time que vem de cima jogando um triangular ao invés do tradicional mata-mata.

Curiosa a coincidência. Mas save de base é um clássico né, volta e meia tem que ter um (ou dois).

Sim, essa velocidade para passar os períodos sem jogos é um dos grandes atrativos da proposta para mim. Tem que cuidar um pouco mais do staff, e responder propostas de vendas, mas é muito mais fácil do que ficar observando um monte de gente até encontrar aquele reforço perfeito. Entendo quem prefere contratar, tem seu lado divertido, só não é para mim nesse momento.

Não tinha me ocorrido fazer essa pesquisa aí dos resultados, mas achei muito interessante a informação. Claro que nem sempre o time na vida real fez aquilo que deveria, as vezes teve algum problema que não será replicado no FM. Mas parece que a previsão da imprensa não estava tão errada assim então. Agora é ver quanto tempo conseguimos manter a produção acima da expectativa.

Sobre o acesso, eu não sei nada sobre a liga sul-africana, mas acompanhando o futebol alemão já sei que é muito difícil quem está na divisão inferior vencer contra quem está na divisão superior. No caso aqui pra vencer a disputa pelo acesso tem que bater duas equipes ainda - o da divisão superior e outro da mesma divisão. Acho que o acesso só vai vir quando conseguir ser campeão mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei as regras atuais, mas no FM 18, a liga da África do Sul me chamava muita atenção. Mas infelizmente eles tem uma parada muito chata do visto de trabalho para poder atuar lá. Acredito que poderia ser a liga mais poderosa da África caso fossem mais "cabeça aberta" com a questão dos jogadores estrangeiros.

Ia não só ser uma ponte de jogadores africanos para a Europa, como também voltar a valorizar o país e seus jogadores.

Steven Pienaar foi meu craque no CM 03/04 e eu contratava sempre nos FIFAs antigos de console. Muito boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Danut disse:

Não carreguei ninguém, não. Confesso que nem me passou pela cabeça, em parte porque como meu PC é velho eu tô acostumado a só carregar o estritamente necessário para rodar o jogo. Mas de qualquer maneira, carregar os jogadores traria algum benefício no longo prazo? Porque não acredito que vá disputar competição continental tão cedo.

Faz diferença, sim, mas é aquela história, são escolhas e cada um faz as suas.😃

O quantidade de jogadores carregados no início de um save ficará mais ou menos constante durante as temporadas. Os newgens que serão a reposição dos jogadores aposentados correspondem às ligas ativas no save e às nacionalidades/ligas carregadas de acordo com o tamanho da base de dados. Com poucas ligas ativas é possível que você encontre, fora delas, muitas equipes com jogadores cinzas, o que sabidamente torna o jogo menos competitivo. 

Uma maneira de ter maior precisão sobre a nacionalidade dos jogadores carregados e que serão repostos por newgens é usar uma base de dados personalizada, onde você pode garantir que jogadores de determinadas nacionalidades/ligas estejam presentes, mesmo quando as ligas não estejam ativas, já que ligas em "apenas visualização" não carrega os jogadores.

Se quiser conhecer mais sobre as diferenças de ligas ativas, inativas, apenas visualização, geração de newgens, sugiro as leituras:

E também: esse post do fórum da SI e esse post do FMScout.

 

 

PS: @Fujarra Gostei do banner. Ficou bem legal. Parabéns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutes ago, GGilson said:

Faz diferença, sim, mas é aquela história, são escolhas e cada um faz as suas.😃

O quantidade de jogadores carregados no início de um save ficará mais ou menos constante durante as temporadas. Os newgens que serão a reposição dos jogadores aposentados correspondem às ligas ativas no save e às nacionalidades/ligas carregadas de acordo com o tamanho da base de dados. Com poucas ligas ativas é possível que você encontre, fora delas, muitas equipes com jogadores cinzas, o que sabidamente torna o jogo menos competitivo. 

Uma maneira de ter maior precisão sobre a nacionalidade dos jogadores carregados e que serão repostos por newgens é usar uma base de dados personalizada, onde você pode garantir que jogadores de determinadas nacionalidades/ligas estejam presentes, mesmo quando as ligas não estejam ativas, já que ligas em "apenas visualização" não carrega os jogadores.

Se quiser conhecer mais sobre as diferenças de ligas ativas, inativas, apenas visualização, geração de newgens, sugiro as leituras

PS: @Fujarra Gostei do banner. Ficou bem legal. Parabéns.

Bah, pior que eu já tinha lido esses links que tu indicou (o do fórum da SI não, mas os outros dois sim). Só não lembrava mais. Achava que carregar jogadores só tinha impacto no curto prazo, aí nem me preocupei mesmo. Pelo visto também tem pouco impacto na performance, então poderia ter feito. Bem, vai ficar para um próximo save. 

 

E o banner do Fujarra ficou muito legal mesmo. Na empolgação de postar esqueci de dar os créditos, mas vou corrigir isso. 

 

EDIT: Esqueci de responder o outro post.

9 hours ago, Banton said:

Não sei as regras atuais, mas no FM 18, a liga da África do Sul me chamava muita atenção. Mas infelizmente eles tem uma parada muito chata do visto de trabalho para poder atuar lá. Acredito que poderia ser a liga mais poderosa da África caso fossem mais "cabeça aberta" com a questão dos jogadores estrangeiros.

Ia não só ser uma ponte de jogadores africanos para a Europa, como também voltar a valorizar o país e seus jogadores.

Steven Pienaar foi meu craque no CM 03/04 e eu contratava sempre nos FIFAs antigos de console. Muito boa sorte!

Sim, essa questão do visto de trabalho existe ainda. Para o meu save não deve afetar né, pois não vou contratar ninguém mesmo. Inclusive quanto mais difícil para os adversários trazerem atletas de fora, melhor :D Diminui a concorrência. Mas realmente quando se quer contratar deve incomodar. 

Pienaar tava no Dortmund bem ali na época que comecei a jogar FM. Lembro bem dele por isso (e só por isso mesmo, que na vida real a passagem no clube foi totalmente apagada). 

Valeu :D 

Editado por Danut
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to AmaTuks - Os garotos de Pretória: Um time de base - Aguardando avaliação
  • #Vini changed the title to AmaTuks - Os garotos de Pretória: Um time de base [atualizado em 15/09] - Arquivar em 15/12
  • Fujarra featured this tópico
  • #Vini locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • #Vini
      Por #Vini
      O Tempero do Futuro - Artmedia Petrzalka
      Capítulo 1 - Considerações Iniciais
       
      Apresentação do Save
      Olá, pessoal, tudo bem?
      Depois de quase três meses do término de "Sob o Cruzeiro do Sul", fui por diversos caminhos até encontrar meu novo save. A dificuldade na escolha se deu pela proximidade do FM 24 e também do desafio que eu gostaria de encarar e se ele seria factível no dia-a-dia. 
      Pois bem, depois de muito decidir, resolvi que faria o Youth Challenge, no qual só me utilizarei da base e não farei contratações para o time principal e de base. Decidido o desafio, veio a escolha do país. Sempre tive um interesse pela região da Europa Central, muito por conta da leitura do "Noites Europeias" que detalha um pouco mais sobre o Futebol do Danúbio, que teve como seus maiores expoentes, a Áustria dos anos 30 e a Hungria dos anos 50. Só que não queria fazer o caminho óbvio e decidi ir para um país que teve dias melhores no futebol enquanto unido a outro, mas que caminhando de forma independente tem resultados bastante tímidos, que é a Eslováquia. 
      Como Tchecoslováquia, o currículo é impressionante pelo tamanho do antigo país, com quatro finais de Copa do Mundo e Euro, tendo o título continental de 1976 como o seu maior feito. Além do mais, gosto da história do antigo estado, parte da Cortina de Ferro, seu apreço pelo esporte nacional da defenestração (ato de jogar alguém pela janela) e suas efemérides recentes, que termianam em anos final 8 ou 3, o que acaba tornando o início do save em 2023 repleto de datas comemorativas. 
      Por fim, chegamos ao clube. Quando comecei a acompanhar a Champions League, me chamou a atenção a participação de um time eslovaco, a época chamado Artmedia Bratislava, que na minha cabeça era um BAITA nome de time e em 04/05 foi o primeiro time do país a participar de uma fase final de UCL. E não fizeram feio, ficando em terceiro e por um gol não foram as oitavas de final daquele ano. Hoje o time se chama Artmedia Petrzalka e vive tempos menos auspiciosos, militando na segunda divisão nacional. O nome do save vem do fato que, segundo o Google Tradutor, Petrzalka em eslovaco significa Salsinha. 
      Por falar em efeméride, em 2023 comemoram-se 125 anos do clube, que conta com infraestruturas modestas e ainda conta com o fato de, por estar sediada na capital do país, ter muita concorrência no recrutamento jovem. 

      Expectativas da Diretoria
      Aqui faço um adendo. Como o YC era algo novo para mim e queria me certificar que teria adesão ao save antes de postar, eu joguei três temporadas inteiras antes de começar a relatar o save. Perde-se um pouco da imersão na história, mas acredito que terei bastante tempo de jogo e essas 3 temporadas poderão ser melhor desenvolvidas caso vocês tenham alguma dúvida. Estou me adaptando ao formato do desafio, então caso sintam falta de informações, por favor, me avisem. 
       
      As Temporadas
      Assim, vamos contar um pouco de como as temporadas se desenvolveram até aqui.
      2022/23
      Na primeira temporada do save, sofremos bastante com a falta de laterais e depois de teimar muito em esquemas com 4 homens na zaga, resolvi abrir mão das minhas convicções e alinhar o time em um 3-1-3-3, especialmente após a primeira fornada entregar alguns atacantes. O time conseguiu se recuperar de uma sequência de apenas 13 pontos em 14 jogos, para 22 pontos em 10 jogos. Essa recuperação foi suficiente para afastar o time do rebaixamento e nos seis últimos jogos o time relaxou demais e conquistou apenas um ponto. Terminamos na 11ª posição, com 36 pontos, a 9 do primeiro time rebaixado. 

      Na Copa, avançamos três fases e caímos para o MSK Rimavska Sobota, time sem divisão jogável. 
      Na primeira fornada, muitos nomes inconstantes mentalmente, mas conseguimos que três que saíram na temporada 2022/23 fossem incorporados ao time titular e hoje são peças fundamentais na equipe. São eles: Mentel, Krasnovskis e Jakubov. Eu utilizei o ano que eles surgiram na fornada. Pesquisei a data em que a leva de novos jogadores sai e é em abril, então para os próximos anos, devo aguardar esta data para fazer o ranking de potencial dos atletas.

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - MSK Puchov | Campeão Copa - FK Dunajska Streda 
      2023/24
      No ano seguinte, havia uma expectativa da minha parte de, com mais atletas surgindo e um time mais entrosado, que pudéssemos fazer uma campanha ao menos de parte de top 10. Porém, o time oscilou bastante, especialmente na segunda metade da temporada e terminou com 37 pontos, um ponto a mais que na edição anterior, mas com a 12ª posição. A título de comparação o vice-campeão, que disputa o playoff de promoção com o penúltimo colocado da primeira divisão, fez 59 pontos em 2023/24, contra 53 de 2022/23. 
      Na Copa, mais uma vez avançamos três fases e caímos para o Slovan Bratislava. 
      A fornada de 2023/24 reservou nomes piores do que a anterior e com personalidades bem ruins. Comecei a mexer no staff (que iniciou assim) a partir daí, pois os contratos de boa parte da equipe expiravam em 2023/24. Não consegui nomes que subissem muito o nível, mas tentei pelo menos personalidades melhores. Nenhum deles teve impacto imediato e só na temporada seguinte acabei incorporando mais Vesely, melhor jogador desta fornada e Nemec, que nem parecia tão bom assim, mas um surto de lesões e sua personalidade equilibrada, me levou a testá-lo no time principal. 

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - FK Pohronie | Campeão Copa - FC ViOn Zlate Moravce 
      2024/25
      Na temporada que se encerrou agora, o time encaixou. Mesclando nomes das fornadas anteriores com os jogadores que já estavam no clube, o time nunca saiu das primeiras posições e duas sequências invictas, uma em outubro e outra em março, contribuíram para que o time conseguisse uma gordura importante para aguentar as oscilações que aconteceram. No final, as coisas ficaram bem acirradas e por apenas dois pontos garantimos o playoff e o título veio com um ponto de diferença, com direito a derrota na última rodada. Esse acesso levou o clube a iniciar obras para aumentar o estádio em 500 lugares.

      Filip Orsula contribuiu com 24 dos 40 gols que marcamos na liga e isso foi um ponto de atenção, visto que os nomes de frente na fornada ainda não se estabeleceram e quando o artilheiro não marcava, tudo ficava mais díficil, tanto é que a defesa, com 25 gols sofridos, foi quem carregou o Petrzalka. 
      Na Copa, um caminho dos sonhos. Depois de passar pelo Puchov, que bateu e voltou na primeira divisão, derrotamos o Spartak Trnava nos pênaltis após aguentar um bombardeio, que corou o goleiro Krizik com uma nota 10. Na semi, vencemos o ViOn Zlate Moravce, então campeão, com um 3 a 2 muito louco na ida, em que saímos perdendo por 2 a 0, nos recuperamos para empatar e no final o goleiro entregou a virada de bandeja em nossas mãos. Ratificamos a ida a final com mais uma vitória por 1 a 0 e encaramos o bicho-papão Slovan Bratislava. Aí, não houve nada que pudéssemos fazer e tomamos um 4 a 1 para mostrar como será a nossa vida na primeira divisão. 

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - Artmedia Petrzalka | Campeão Copa - Slovan Brastilava 
       
      --
      ÍNDICE
      Capítulo 1 - Considerações Iniciais
      Capítulo 2 - Slovak Super Liga
      Capítulo 3 - Uma virada de seis pontos
      Capítulo 4 - Cada um tem um 6 a 1 que merece
      Capítulo 5 - Sefcik é o nome da fera
      Capítulo 6 - Azar?
      Capítulo 7 - Assim, porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.
      Capítulo 8 - Dando adeus às primeiras turmas
      Capítulo 9 - Mais uma repescagem
      Capítulo 10 - Mudar ou mudar de vez
      Capítulo 11 - Um divisor de águas?
    • JeanMichell6
      Por JeanMichell6
      Depois de mais de 1000 horas no FM 2021, eu tive a brilhante ideia de subir o Corinthian-Casuals da National 7 até a Premier kkk

      No entanto, o time é Amador e estou na National 2 e não estou conseguindo montar elenco competitivo uma vez que não posso pagar salarios e sempre que algum jogador se destaca eu perco ele de graça para outro time.
      Alguem já fez esse desafio de jogar com um time Amador, sabe me dizer se em algum momento ele se torna Profissional, o meu clube já foi adquirido por um consórcio e tem 8 Milhões no caixa mas continua amador
    • jvitorsch
      Por jvitorsch
      Fala turma, estou com um bug meio bizarro no meu FM 2021. A classificação das equipes argentinas está totalmente bugada. Quem deveria jogar a Libertadores está classificado para a sulamericana e vice-versa. O próprio River Plate que venceu a última libertadores no meu save, está classificado para jogar a sulamerica e não a libertadores. 
       
      Obs: Uso BRMundiUp e o jogo não é pirata. Estou no ano de 2023, segunda temporada no meu save. 
    • emmystos
      Por emmystos
      Alguém tem ainda alguma licença de FMRTE 21 para vender?
    • CCSantos
      Por CCSantos
      Pois é, cá estamos novamente. Depois de um tempo parado - e sem sequer jogar FM - decidi tirar um pouco a poeira do FM21, e decidir jogar um save que sempre quis tentar, mas que fora muito hypado em FMs anteriores, já que o time havia subido de forma surpreendente para a Série C.
      Estou falando do Atlético Acreano, equipe que foi do êxtase de quase conquistar um acesso à Série B em 2018, ao fato de ficar sem divisão nacional em 2023, já que o time sequer avançou para a segunda fase do Estadual - as vagas devem ficar com Humaitá (campeão estadual de forma inédita) e São Francisco ou ADESG.
      O time está prestes a fazer 70 anos de história (irá fazer esta idade no próximo dia 27 de abril), possui nove títulos Estaduais, e é o único time do Acre a subir na Série D do Campeonato Brasileiro, em 2017.
      No ano seguinte, disputando no Grupo A, encarando os times nordestinos e sofrendo com a questão logística, o time se superou a ponto de poder decidir jogar por uma questão de distância (pouparam atletas nas rodadas finais para encaixar o seu confronto nas quartas), visando o confronto contra o Cuiabá. Acabaram perdendo por 2 a 0 na Arena Cuiabá e empataram em 2 a 2 em Rio Branco, deixando o acesso para a equipe mato-grossense que, posteriormente, viria a subir para a Série A, inclusive retornando para a disputa de competições continentais neste ano de 2022.
      Em 2019, teve o azar de ver uma Série C com dez times nordestinos, a ponto de tirar ele e o Luverdense do Grupo A, repassando-os para o Grupo B - isso daí foi inserido também por uma questão de logística, pois haviam poucos voos diretos de Rio Branco para o Nordeste; não era incomum ver o Atlético fazendo escala até mesmo em Viracopos (Campinas), rumo ao Nordeste em 2018. O resultado disso? Ambas as equipes, com aporte financeiro consideravelmente menor em comparação aos clubes de Sudeste e Sul, acabaram caindo para a Série D.
      Depois disso, o clube se perdeu. Foi lanterna em seu grupo na Série D em 2020, sem ganhar um jogo sequer (oito empates e seis vitórias).
      Para assumir o Galo Carijó, avancei a temporada 2021. Na próxima atualização, repasso o que houve na equipe, antes de minha chegada. O time foi um dos três representantes do Acre na Série D, juntamente com o Rio Branco e o Galvez, porém, só teremos duas vagas a partir da disputa de 2022.
      A única coisa que posso colocar aqui, é que ele já possui vaga para a Série D em 2022, por ter sido vice-campeão estadual em 2021, onde perdeu o título para o Galvez.

      A equipe joga suas partidas na Arena da Floresta, em Rio Branco. Ela possui capacidade para mais de 13 mil torcedores, e nós dividimos o estádio com Rio Branco, Humaitá, Vasco e Plácido de Castro. Antes da era das 'Arenas', o estádio já foi o mais moderno do Norte do País.

      Na próxima atualização, como eu disse, vou destrinchar como foi este 2021 do Atlético Acreano, antes da minha chegada ao clube.
      Conto com vocês nessa. Um abraço.
      -----------------------------------------------------------------------
      Base de dados: 21.4
      Países: Toda a América do Sul (com todos os atletas disponíveis);
      Database utilizada no Brasil: Brasil Série D by F J (É o formato de DB que mais se aproxima do regulamento oficial da Série D, com definição de vagas via Estaduais)
      Outras databases: Argentina (Até a Primera B/Nacional A), Chile (expandido para a 3ªDivisão), Peru (expandido a 2ªDivisão), Uruguai (expandido a 3ªDivisão), Bolívia, Equador, Paraguai e Venezuela (Riddler) + DBs de realismo de treinadores.
×
×
  • Criar Novo...