Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

AmaTuks - Os garotos de Pretória: Um time de base - Aguardando avaliação


Danut

Posts Recomendados

1 hora atrás, Danut disse:

Nem acho que sofremos muitos gols. Da metade de baixo da tabela só duas equipes levaram menos gols (já contando o Maritzburg, que na verdade levou o mesmo número de gols, mas tem um jogo a mais). Nosso problema é mesmo o ataque. Ali sim precisa mudar algo (ou então aprender com o Maritzburg, que marcou e levou o mesmo número de gols mas tem três vitórias a mais - é tudo uma questão de distribuir direitinho quando levar e quando marcar gols). 

Tens razão. De forma comparativa com outras equipes está melhor que o Jomo Cosmos e o Amazulu e no bolo com algumas outras equipes do parte baixa da tabela com mais ou menos partidas. 

Como você está vendo as partidas é muito provável que tenha razão na sua análise do desempenho do Amatuks e que o problema seja o ataque. A defesa continua me preocupando mais. Porém, independentemente disso, minha aposta é que o desempenho ruim do Jomo Cosmos e o Amazulu cobrará um preço alto deles, mesmo se o Amatuks mantiver um saldo negativo proporcional a esse. A coisa para o lado deles tá ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Danut disse:

Sobre o goleiro, se procurar bem deve ter algum post no tópico em que eu não coloquei o print dele :P Brincadeiras à parte, eu costumo trazer os perfis dos jogadores de que falo mais nos posts como links, mas como é só o link no nome do atleta no meio do post é fácil deixar passar. Tá aí:

AMWts8D5aj9jMD9fNxiLxU38G2v51vOQV-nMmh3c

Realmente devo ter deixado passar, porque lendo pelo celular tem vezes que acabo não abrindo um ou outro link. Olhando assim, o goleiro parece muito bom, considerando que você está jogando na África do Sul, mas espero que não esteja usando ele como goleiro-líbero com esse incrível atributo de 1 de Primeiro Toque. De tudo que se espera de um goleiro, apenas na parte de organização da defesa ele é mais fraco.

Se ele é o craque da equipe, imagino que o elenco seja mesmo sofrível. A torcida deve estar só na corneta pela saída do Mbesuma e me junto a eles, era só deixar o idoso jogar, mesmo que vindo do banco e custando metade da folha salarial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 hours ago, GGilson said:

Tens razão. De forma comparativa com outras equipes está melhor que o Jomo Cosmos e o Amazulu e no bolo com algumas outras equipes do parte baixa da tabela com mais ou menos partidas. 

Como você está vendo as partidas é muito provável que tenha razão na sua análise do desempenho do Amatuks e que o problema seja o ataque. A defesa continua me preocupando mais. Porém, independentemente disso, minha aposta é que o desempenho ruim do Jomo Cosmos e o Amazulu cobrará um preço alto deles, mesmo se o Amatuks mantiver um saldo negativo proporcional a esse. A coisa para o lado deles tá ruim.

Olha, tu já acertou a previsão de que o time não ficaria tempo na segunda divisão. Vamos ver se também acerta o destino de Jomo Cosmos e Amazulu nessa temporada. Realmente olhando para o saldo de gols a situação dos adversários está pior do que a nossa. É até surpreendente que a minha equipe com saldo de -8 consegue ter pontuação pior que uma equipe com saldo -18. Isso dá uma esperança de que vamos conseguir ultrapassar eles em um futuro próximo. 

 

1 hour ago, Marcolation said:

Realmente devo ter deixado passar, porque lendo pelo celular tem vezes que acabo não abrindo um ou outro link. Olhando assim, o goleiro parece muito bom, considerando que você está jogando na África do Sul, mas espero que não esteja usando ele como goleiro-líbero com esse incrível atributo de 1 de Primeiro Toque. De tudo que se espera de um goleiro, apenas na parte de organização da defesa ele é mais fraco.

Se ele é o craque da equipe, imagino que o elenco seja mesmo sofrível. A torcida deve estar só na corneta pela saída do Mbesuma e me junto a eles, era só deixar o idoso jogar, mesmo que vindo do banco e custando metade da folha salarial.

Sim, normal deixar alguma coisa passar :D Ninguém abre todos os links (e nem é para abrir). 

Não tô usando ele de goleiro-líbero não. Geralmente eu seleciono a função que estou utilizando o jogador na hora de tirar o print, mas no caso dele esqueci. Nem tinha me atentado que o Primeiro Toque é tão baixo. Definitivamente tem potencial para lambanças se fosse usar de líbero. 

O elenco é fraco sim. Depois quando eu tiver com acesso ao jogo eu trago os perfis de mais uns dois ou três jogadores para te dar uma ideia melhor de como é o resto do time. Agora, a torcida pode até cornetar, mas sendo racional o Mbesuma não tinha mais o que fazer aqui não. Nosso ataque tá passando dificuldades porque a bola nem chega lá, não ia ser um idoso parado na área que ia resolver. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcolation aqui os prints dos nossos três melhores jogadores depois do goleiro. E de bônus a comparação do elenco com o resto da liga no meio e no ataque (na defesa a coisa é um pouco menos desesperadora).

AMWts8CMopsHAv0A7mar6JXm-jIy1JhU-lSQV70W

O garoto da base já é nosso segundo melhor atleta do elenco. Curioso que o resto da base ainda tá bem distante do nível de quem já estava no clube, enquanto que o Thomas já disparou para se tornar um dos nossos grandes nomes.

 

AMWts8D8s0x67hNrOda_crdF6uqOnhK4_X6_3Ibb

Dlala é o coração do nosso meio de campo. Já tava no clube quando cheguei, tinha um potencial ok, e com 25 anos é o único meia que sabe marcar que não é jovem ou velho demais.

 

AMWts8BFvw3HK96-M4NRmFMC5nI6zWG6Ft1xrQG9

Maluleke é o outro jogador que ainda se destaca dos que já estavam no clube. Os outros eram melhor do que ele quando cheguei, mas com a idade ficaram atrás. Aí agora ele é o que tem de melhor em termos de um meia mais técnico e veloz.

 

AMWts8A04v3T9kiqPRIjaLxrvkKaEl_2OH9XovMJ

Aqui a comparação do nosso meio de campo com o resto da liga. O povo gosta de trabalhar em equipe. De resto, somos os piores da liga em quatro atributos, os penúltimos em dois, e o terceiro pior em um atributo.

 

AMWts8BA42P9ZIfghB-etL4Tx7afdYkZsUVjvUM-

E aqui o ataque. Novamente bem abaixo da média da liga.

Eu queria trazer também alguns atletas de outros clubes para comparação, mas tô jogando com atributos ocultos e não tenho equipe de observação já que não vou contratar ninguém no save. Aí vou ficar devendo essa parte. Por isso trouxe a comparação de atributos para dar uma ideia de como a equipe se situa em relação à liga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AMWts8AQlViZ6jPSl-8JcD6usQIEftIL-k1ERX2-

S03E02 - Os reis do confronto direto

Na última atualização vimos que o AmaTuks iniciou a terceira temporada do save enfrentando dificuldades: após 15 rodadas, os Tukkies têm apenas 10 pontos conquistados e se encontram na penúltima colocação. Hoje vamos ver como foi a luta contra o rebaixamento na parte final da temporada. 

 

Transferências

Outra vez sem movimentações na janela. 

 

Taça sul-africana

Para o jogo de oitavas de final, recebemos o Chippa United, da segunda divisão. Com o calendário cheio e a liga como prioridade, enviei uma equipe sem qualquer jogador titular - dessa vez, nem o goleiro. Apesar disso, era uma partida que eu queria bastante vencer, pois considerava que avançar na competição eliminatória faria bem aos índices anímicos do clube.

Dentro de campo a minha equipe não fez uma partida brilhante, mas foi extremamente eficiente no ataque, nos dando uma vitória tranquila por 3 a 0...

...até os 87 minutos, quando o Chippa United descontou. Tarde demais para importar, certo? A coisa ficou mais esquisita quando eles marcaram o segundo aos 89. E aí, aos 90+1, veio o terceiro, levando o jogo para a prorrogação. A essa altura minha equipe já não tinha mais ânimo nenhum e a derrota nos trinta minutos extras acabou vindo de forma natural.

AMWts8B3W879DCvPjJQbPV5wkUo5v4_qJurG7G99

Entrei no jogo sonhando com uma vitória para levantar o moral, saí com uma derrota daquelas que destrói o espírito de qualquer equipe.

 

Primeira Liga

AMWts8DBoxuYIRWtYfS9sGtjSmqRlh3JnEXbDR8ZjMKWLA1hn4nfkBWkHsxXQtIrvSKXqBG2LthZ9jiUSv9ooStIb8jFhtbND6H0mez9zQpFfa7Kip-ObIRIUnAjtdNGAlYY6A4A7rIikT3-Vgle0VOago2roA=w961-h364-no?authuser=0

Começamos o terceiro período com uma vitória fundamental sobre o lanterna Jomo Cosmos, em disputa direta por posição. E paramos por aí. Depois, foram seis derrotas seguidas. Somando com a derrota na copa, mencionada acima, essa se tornou nossa pior sequência do save.

Com isso, nossa situação ficou ainda mais delicada. Oito rodadas atrás, cinco times brigavam para escapar das duas últimas posições na tabela. Agora, Bloem Celtic e Golden Arrows já se afastaram, deixando apenas três equipes na disputa.

AMWts8ALga1bJYrf3-fm41fA57YP_Dgw7cGvFNIHbVTwBpAIesZDsQXpLSVE4SJ9Kx7u-YnTu5dHsUYahkgr1mwMWA2rgmV7nwDT72J2BRXleM83TNQVlV5Xe-wOIkkJTdm77929tK8SK2uG8aJUxgPU6Kq3YQ=w890-h580-no?authuser=0

Iniciamos o último período da liga recebendo o Golden Arrows. Empate sem gols, com meus dois zagueiros e o goleiro tendo as melhores atuações da partida. Na sequência, outro empate, dessa vez em 1 a 1 - novamente com destaque para o trio central da defesa.

AMWts8B0QKhxgs-8IHDEndd4tUdBvSq58gih9Hazq3I8xUqIvOA6m9FBSyYTO1FoXcLAEc99WOUqw9YW3_LBFmQsn9UiCfRfLqRAC9YJq-9CF0DRoy7CR790LqzpSYPfKQTWzKkbeeAq3-vafdzkheYl18xDdA=w912-h182-no?authuser=0

Na metade de maio conseguimos mais dois bons resultados, ambos fora de casa. Primeiro derrotamos o Bloem Celtic - uma vitória que nos fez ultrapassar o Amazulu pelos critérios de desempate. Depois seguramos os rivais do SuperSport United, que vieram a campo loucos para nos devolver à zona de rebaixamento. Não preciso nem dizer que a defesa voltou a se destacar nessas partidas.

Chegamos então a três rodadas do final. No próximo jogo, confronto direto entre AmaTuks e Amazulu. A situação de tabela era essa que apresento abaixo. Uma vitória nos livraria do rebaixamento direto (já que o Jomo Cosmos não iria tirar mais de vinte gols de saldo em duas partidas), e também significaria a abertura de vantagem na disputa pela 14ª colocação. Uma derrota e o time já não dependeria mais de si para sair da 15ª posição, podendo até mesmo cair para a lanterna.

AMWts8A__svVi1D0IbpBlAkxgiGjdogHz2okyL-AuhNPU_TDfex0crdRMXH-KVEE84WkZaycUCF0ufHAIil0MBys9JdBXKrtbOlK_mxuTDtv3BiQbPjXQAxZo4DEsxZTnQ7sAF6-RhXY7dkocfITnv-m5Z8j0Q=w456-h582-no?authuser=0

No jogo mais importante da temporada, quem chamou a responsabilidade foi o atleta mais veterano do elenco: Clifford Ngobeni. O meia central de 35 anos passou a quase toda a temporada no banco de reservas, pois eu não acreditava que um jogador com 5 de aceleração e 4 de velocidade ainda poderia trazer algo para a equipe. Mas nessa reta final ele conquistou um lugar entre os titulares, sendo parcialmente responsável pela melhora na consistência defensiva. E contra o Amazulu o atleta mostrou que também tem qualidade ofensiva, descolando um passe maravilhoso para abrir o placar.

giphy.webp

Ainda marcamos um segundo gol no apagar das luzes, garantindo a vitória por 2 a 0 e a certeza de que não sofreria um rebaixamento direto.

AMWts8AJ1mDw1tQ9sMOh45cz5LrO6xWtgWExBUFwmJhT7K-FKnvwDI8m19Ekck7RxviKEPeWeeHfaCsWrPtFGeay7g5A8H1RuPz3ibqGlFoFowyz-xJsthNlNk3Hpl9TwcJcIZH7Id8ence4puv25qzs-R7zAA=w429-h531-no?authuser=0

Com duas rodadas por disputar, os Tukkies precisavam de mais uma vitória para não depender dos resultados do Amazulu. O penúltimo jogo da temporada foi contra o Bloem Celtic, que já havíamos derrotado dois jogos antes. E voltamos a vencer, dessa vez por 3 a 2, graças a um hattrick relâmpago de Samuel Julies - outro veterano que apareceu no momento crucial.

AMWts8DaUAjJ86ZRXf6eYiOor_Hrqc7N9Fr5ohHNzHNAikA9POtymrTXx87VwFF8qrdA8n1ExweosCAeqAT4tFlK-Dvwlf_txrdgTcV3F_7OLiQ4ZHl3YxOFLiMEyLwzYtoitDJwKoDAR_3Eq1Vx0qGe1eluhQ=w903-h112-no?authuser=0

Na rodada final minha equipe já não tinha mais o que disputar. Por outro lado, o adversário precisava da vitória para ter chances de roubar o título das mãos dos nossos rivais do Mamelodi Sundowns. Não preciso dizer que não foi o maior esforço que já fizemos em uma partida. Infelizmente não deu para o Cape Town, já que o Sundowns venceu seu jogo e acabou campeão igual.

 

Classificação

AMWts8CGpfeBRPenZZYYQb6ujcIvyWOWDTmQVmtjfvt3nAwzKhBN0wYPRS_AG3PUtXXjaNK5Yk2hWnEUcfoMg_QK2LE9vjGd3zZ8-10tS0IbsfO8TZTtf_UoyOXRtG7pew3SFrtx0ZSWtxBz6g3GhfrHs-07cQ=w844-h572-no?authuser=0

O Jomo Cosmos acabou rebaixado depois de uma campanha lamentável no triangular de rebaixamento/promoção, incluindo uma sacolada de 6 a 0 sofrida em seu estádio.

E assim garantimos mais um ano de presença na elite sul-africana. Foi uma temporada de muita luta para o AmaTuks, que acabou sendo decidida pelo desempenho contra as equipes à nossa volta. Nossas seis vitórias no ano vieram contra apenas três adversários: vencemos duas vezes Amazulu, Jomo Cosmos e Bloem Celtic, garantindo o título de reis do confronto direto. Contra o resto da liga, foram 8 empates e 16 derrotas.

 

Elenco

AMWts8AU-f5YiWwpFFeDkYYEHQa8XFG51XkyCXBFqYFekGaUzi96wCsWFwLfuJkQsZbQ5pCvTI4CqX8knWqJQOpzjI5P8I5r6EiNH7UJTwSHKYSr3vVm7iVCHYrMTdQ067llg9rQZqxpjv6hvu4WCxadPjptRA=w945-h797-no?authuser=0

Numa temporada de mais luta do que qualidade, nenhum jogador atingiu média sete. Os dois maiores destaques foram o goleiro Dumisani Msibi - para a surpresa de absolutamente ninguém - e o zagueiro Thomas Ispyrlidis, que se consolida como nosso xerifão da zaga do alto de seus 17 anos.

AMWts8CmZHOkCqigI4yOVkcqoMnrOSJDgma7JsR4

Além deles, vale repetir o destaque a Clifford Ngobeni. Foram só nove partidas como titular e sua nota média não foi particularmente alta. Mas, de algum jeito, do alto de suas 1,5 estrelas de avaliação de capacidade, ele fez a diferença. Mesmo que a nota média do FM não reflita isso, o time melhorou muito com a sua entrada. Sem contar a partida brilhante contra o Amazulu, naquela que provavelmente foi a atuação individual mais importante de toda a temporada. Tendo anunciado sua aposentadoria, Ngobeni deixará um buraco na equipe. Dois meses antes da temporada acabar eu não imaginava que diria isso, mas cá estamos.

 

Tática

AMWts8BKTsQmLrDlQ9Q7ZwZVht5i2drlaB9wIdfhLL-n0exL5Eap1UfuVogIN-y2itC84f3DqRiNOpAHQRWownhpFOBDmL-aZcn5upetHdkeMgm3emUF4cLuJPew59oqjJSYec1xBmvn4WeYNrG7e-hCV58NnQ=w856-h820-no?authuser=0

No desespero, passamos por todo tipo de formação tática durante essa temporada. A que trago acima foi a que utilizamos na reta final, quando a equipe conseguiu seus melhores resultados.

 

Fornada

AMWts8Ap12Ecipw0tOdURMZ101j8XZuYdP2fRDIawz8WFF5oXWlbkr7I9s3hg1lvZvJWNzbnyGXI7QaQ7GaeRNx9iwNq0oTsO94wmMa56Oc-i52e_mYgG2fEitAaq8SewJF-Bwp057wxm_c37dzjKZDqROKttg=w996-h689-no?authuser=0

Se dentro de campo o ano foi muito sofrido, na base as notícias já foram bem melhores. O Pretória está acostumado a ter bons jogadores surgindo, mas essa certamente é a geração de maior potencial desse início de save. São incríveis sete atletas com cinco estrelas de potencial, além de mais outros tantos um pouco abaixo. Vale também notar que as personalidades desse grupo são muito mais positivas do que as do ano anterior - provavelmente indicando o efeito da troca de diretor de futebol jovem realizada dois anos antes.

FIquei tão animado com a fornada que esqueci de tirar um segundo print dos atletas que não couberam no primeiro, rs. Mas em todo caso os melhores estão aí - dos que ficaram de fora uma parte sequer foi contratada pelo clube. Minhas apostas para os destaques da fornada são Nduduzo Francis, meia direito com velocidade e técnica que já o deixam perto da equipe principal; Mohau Nyati, meia ofensivo com uma inteligência de jogo rara para a idade; e Ricardo Ndlovu, meia central que, embora não se destaque em muita coisa, é um bom all-rounder - além de jogar na posição mais carente do elenco. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to AmaTuks - Os garotos de Pretória: Os reis do confronto direto [atualizado em 16/03]

Conseguiu a manutenção no sufoco, apesar dos 6 pontos de diferença para o Cosmos. Boa sorte na próxima temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Sumi por um tempo e você já subiu e está sobrevivendo na elite sul-africana. Típico.

No fim, sofreu muito na temporada, mas venceu quem tinha que vencer e foi premiado com a manutenção, seria triste ir disputar o playoff de rebaixamento, tendo em vista a campanha do Jomo, que conseguiu cair e vê-los ficar na elite em um universo paralelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutes ago, LC said:

Conseguiu a manutenção no sufoco, apesar dos 6 pontos de diferença para o Cosmos. Boa sorte na próxima temporada.

Os seis pontos enganam né. Parece que foi mais fácil do que realmente foi, com decisão da manutenção só nos últimos jogos. 

Valeu :D 

 

11 minutes ago, Henrique M. said:

Sumi por um tempo e você já subiu e está sobrevivendo na elite sul-africana. Típico.

No fim, sofreu muito na temporada, mas venceu quem tinha que vencer e foi premiado com a manutenção, seria triste ir disputar o playoff de rebaixamento, tendo em vista a campanha do Jomo, que conseguiu cair e vê-los ficar na elite em um universo paralelo.

Bem, o time subiu no ano de estreia do save já, não é como se tivesse jogado um monte de temporadas nesse tempo. 

Sobre a temporada atual, realmente foi muito sofrida. Mas analisando as campanhas de Jomo Cosmos e Amazulu seria uma injustiça tremenda a gente cair no lugar de um deles. Os dois times estão muito abaixo do nosso nível, como dá para ver pelo saldo de gols. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temporada sofrida e você quase estragou minha previsão de que Amazulu e Jomo Cosmos. 😃 Na realidade teve um returno bem parecido com o 1º turno em gols marcados e sofridos, ou seja, não piorou a defesa, que era o meu temor, mas também não melhorou o ataque, que era o seu.

A derrota na Taça Sul-Africana é o para o @LC dar uma olhada.

Não é de hoje que você e outros desprezam jogadores por conta de atributos ruins. Devia ser menos ortodoxo nessa questão e deixar a calculadora de lado algumas vezes.😄

Apesar de tudo, conseguiu o mais importante, permanecer na elite sul-africana. Parabéns. Vamos ver se o AmaTuks se segura na próxima temporada. Essa transição de gerações no clube parece que se complicará ainda mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, GGilson disse:

A derrota na Taça Sul-Africana é o para o @LC dar uma olhada.

Não é de hoje que você e outros desprezam jogadores por conta de atributos ruins. Devia ser menos ortodoxo nessa questão e deixar a calculadora de lado algumas vezes.😄

 

lembrei do meu primeiro jogo a frente do Viktória. Perdíamos por 3x1 e viramos para 4x3.😃

Falando em jogador ruim, pelo menos nos atributos. Olha esse jogador cinza: Adam Basta. Jogador cinza e titular do meu Viktória.😃

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutes ago, GGilson said:

Temporada sofrida e você quase estragou minha previsão de que Amazulu e Jomo Cosmos. 😃 Na realidade teve um returno bem parecido com o 1º turno em gols marcados e sofridos, ou seja, não piorou a defesa, que era o meu temor, mas também não melhorou o ataque, que era o seu.

A derrota na Taça Sul-Africana é o para o @LC dar uma olhada.

Não é de hoje que você e outros desprezam jogadores por conta de atributos ruins. Devia ser menos ortodoxo nessa questão e deixar a calculadora de lado algumas vezes.😄

Apesar de tudo, conseguiu o mais importante, permanecer na elite sul-africana. Parabéns. Vamos ver se o AmaTuks se segura na próxima temporada. Essa transição de gerações no clube parece que se complicará ainda mais.

Fizemos esforço para não te dar todos os pontos novamente, mas Amazulu e Jomo Cosmos conseguiram ser piores. 

Realmente, no número de gols os dois turnos foram semelhantes. Em compensação, os 10 pontos do 1º turno se transformaram em 16 no 2º. Em parte pelo calendário, já que enfrentamos o Bloem Celtic duas vezes nessa segunda metade. Mas também acho que o time terminou o campeonato em seu melhor momento no ano. Foram os únicos jogos em que não senti que jogamos mal e que qualquer ponto conquistado era na base da sorte. Essa melhora me anima um pouco para a sequência. 

O ataque eu passei bastante tempo tentando melhorar, mas mais para o final da temporada aceitei que nosso forte é a defesa e passamos a jogar na base do "o negócio é não levar gols, no ataque a gente acha alguma coisa de vez em quando". Funcionou, e provavelmente vai ser a estratégia que vou adotar para o próximo ano também. Não são precisos muitos pontos para escapar do rebaixamento nessa divisão, então uma equipe relativamente sólida na defesa e que acha seus golzinhos de vez em quando já tá bom. Só preciso assegurar a permanência do goleiro e do zagueiro que foram destaques. Se eles saírem aí a coisa complica. 

Olha, o Ngobeni realmente me surpreendeu. Ninguém tinha encaixado naquela segunda posição de meio de campo na temporada, e eu não imaginava mesmo que ele seria a solução. Quanto a se deixar levar muito pelos atributos, nesse caso fui realmente culpado. Mas sabe que isso é uma das coisas que eu mais gosto nos saves de base? Por ficar tanto tempo com os jogadores é mais fácil de se basear no que é visto em campo, não só nos atributos. Não fiz isso nesse caso, mas é algo que gosto. 

A idade está apertando cada vez mais para os jogadores que já estavam no clube. É hora dos garotos começarem a mostrar que podem jogar na elite sul-africana. Ou então vamos passar trabalho mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tão perto de passar na Copa, e na liga, houve uma fase com imensas derrotas que assustou, até que vieram os empates e algumas vitórias, para garantir a tão desejada manutenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

All-Round: 

Spoiler

images?q=tbn:ANd9GcR5LSU7tTs0GT694wNcc9Y

Outra coisa que achei interessante foi o fato de sua tática sem volantes ter dado mais certo das que usou.

Agora é ver se os guris ajudam mais nessa temporada seguinte. Vai ser duro, mas se achar alguma outra ofertinha, reposiciona alguma lacuna importante do time.

PS: antes que eu me esqueça. Seria top demais ver algum vídeo de gol com narração. Quem sabe um do Paulo Villani, Galvão, Prieto 🤞🏽🤞🏽

Editado por felipevalle
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeira temporada na elite terminou muito bem, mas realmente depois que os jogadores reais fossem envelhecendo/transferidos, a coisa poderia ficar complicada e essa última temporada provou isso.

Foi uma difícil luta pra não ficar entre os dois piores, mas conseguiu fazer bem o trabalho. 

Francis dessa última fornada realmente parece diferenciado.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, uma temporada boa no geral. Depois de uma sequência difícil, vieram as partidas contra a parte de baixo e mandou bem conseguindo a manutenção.

Agora... o mais interessante foi como a temporada desafiou certezas: não só os veteranos mostraram que eles também tem muito valor, como as estrelinhas se mostraram um indicador imperfeito da capacidade de um jogador de fato. Quem diria? 😁

Olhando de primeira, o volante de 35 parece ser bom mesmo, bem defensivo e com qualidade no passe, tirando o problema do físico, que nesse nível de futebol dá para esconder. Jules então, ainda é craque.

A fornada veio muito boa, parece que a mudança de diretor jovem ajudou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 3/17/2023 at 1:38 PM, Cadete213 said:

Tão perto de passar na Copa, e na liga, houve uma fase com imensas derrotas que assustou, até que vieram os empates e algumas vitórias, para garantir a tão desejada manutenção.

Eu nem me preocupo tanto por não passar na Copa, pois realmente não é prioridade. Mas a forma como se deu a eliminação doeu.

Na liga passamos sufoco, mas o final foi feliz. É o que mais importa.

 

On 3/17/2023 at 3:08 PM, felipevalle said:

All-Round: 

  Reveal hidden contents

images?q=tbn:ANd9GcR5LSU7tTs0GT694wNcc9Y

Outra coisa que achei interessante foi o fato de sua tática sem volantes ter dado mais certo das que usou.

Agora é ver se os guris ajudam mais nessa temporada seguinte. Vai ser duro, mas se achar alguma outra ofertinha, reposiciona alguma lacuna importante do time.

PS: antes que eu me esqueça. Seria top demais ver algum vídeo de gol com narração. Quem sabe um do Paulo Villani, Galvão, Prieto 🤞🏽🤞🏽

Na verdade eu não cheguei a usar volantes em nenhum momento. Não tenho jogadores para fazer a função no elenco.

A tendência dos garotos é se tornarem mais importantes a cada ano. Se vai ser o suficiente o tempo dirá.

 

On 3/17/2023 at 7:23 PM, div said:

Primeira temporada na elite terminou muito bem, mas realmente depois que os jogadores reais fossem envelhecendo/transferidos, a coisa poderia ficar complicada e essa última temporada provou isso.

Foi uma difícil luta pra não ficar entre os dois piores, mas conseguiu fazer bem o trabalho. 

Francis dessa última fornada realmente parece diferenciado.
 

Sim, eu já esperava essa queda de desempenho. É diferente quando a gente começa um youth challenge com um time todo cinza, onde os garotos já chegam sendo um avanço. Aqui tem distância entre quem estava no clube e quem foi gerado depois do início do save, e é natural que leve um tempo até o time voltar ao nível inicial. Só espero conseguir evitar o rebaixamento até esse momento chegar.

Não foi uma temporada brilhante, mas o objetivo era não ser um dos dois piores e isso nós conseguimos. Os adversários deram sua contribuição fazendo campanhas bem ruins, mas de qualquer modo o importante é que deu certo.

Sim, acho que o Francis vai aparecer no time principal logo.

 

22 hours ago, Marcolation said:

Rapaz, uma temporada boa no geral. Depois de uma sequência difícil, vieram as partidas contra a parte de baixo e mandou bem conseguindo a manutenção.

Agora... o mais interessante foi como a temporada desafiou certezas: não só os veteranos mostraram que eles também tem muito valor, como as estrelinhas se mostraram um indicador imperfeito da capacidade de um jogador de fato. Quem diria? 😁

Olhando de primeira, o volante de 35 parece ser bom mesmo, bem defensivo e com qualidade no passe, tirando o problema do físico, que nesse nível de futebol dá para esconder. Jules então, ainda é craque.

A fornada veio muito boa, parece que a mudança de diretor jovem ajudou.

Boa não sei se eu diria que a temporada foi. Mas cumprimos o objetivo básico, que era não ser rebaixado.

hahaha, pois é, eu que vivo insistindo que tu deveria olhar mais para as estrelas fui pego pela situação oposta né? Dei bola demais para as estrelas. Eu até queria que o jogador ficasse no clube mais uma temporada para ver se ainda teria boas atuações ou se foi algo daquele momento apenas. Pela curiosidade mesmo.

O Jules ainda é bastante bom para o nível da equipe, mas não teve um ano muito bom não. Fez os três gols num jogo decisivo ali, mas no resto do ano foi bem apagado. Esperava mais dele.

Parece que sim, fiquei bem mais animado com essa fornada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to AmaTuks - Os garotos de Pretória: Jogador de seleção [atualizado em 19/03]

AMWts8AQlViZ6jPSl-8JcD6usQIEftIL-k1ERX2-

S04E01 - Jogador de seleção

Na última atualização vimos que o AmaTuks escapou por pouco do rebaixamento, sendo salvo pelo bom desempenho no confronto com os adversários mais próximos na tabela. Hoje vamos falar sobre a primeira metade da temporada 2024, a quarta do save.

 

Transferências

AMWts8DBcxfMj8j5R4kplqMy24fjqLlzlpm6FzEghs43J3PWoRo9a1fYgkobCY6c-9UedubLzLDB6WnqhdlrL9EfPBPsldeDerbQXO4akitJQbCE2DtfnLN7r_9k8U5lvW4Wobh1xAG_yHmJRM9KL08Otbnv8w=w821-h250-no?authuser=0

Na virada de temporada vendi Nkosi Zulu. O meia ofensivo era um jogador que eu esperava mais no começo do save, pois tinha 24 anos e algum potencial. Mas ele acabou ficando estagnado em termos de atributos e as atuações pioraram a cada ano (7,1 de média na 1ª temporada, 6,8 na 2ª e 6,5 na 3ª). Se é para ter um jogador nulo em campo, que pelo menos seja um garoto que vai se desenvolver. Foi vendido ao Polokwane City, recém-promovido para a elite, por 3,4 mil euros.

A outra saída naquela janela foi a já anunciada aposentadoria de Clifford Ngobeni. O veterano meia central ficou seis temporadas no AmaTuks, disputando 115 jogos pelo clube.

Na segunda janela tivemos mais três saídas, todas de garotos da primeira fornada da base que, chegando aos dezoito anos, já posso dizer com relativa certeza que não vão atingir o nível necessário para a elite sul-africana.

 

Elenco

AMWts8DCG7ddcob5LCKN4-SfX6Em_cnz6fRXHTFi

Nosso grupo está começando a ficar com mais cara de elenco de um save de base, com dez garotos surgidos durante o save integrando o elenco principal. Infelizmente a maioria ainda está longe de ter a qualidade desejada para disputar uma divisão de elite nacional - tanto que nossa equipe é considerada a grande favorita ao rebaixamento, mesmo com duas equipes recém-promovidas na disputa.

 

Taça da Liga

AMWts8C5d9p7KZx0qb_wVlZ5RaI1nUas5wbQ2sNIFlusCB6a38EhDg0qQxZL775zCMGJI9-DPTx6HInRI7ib0OUsArDoN2K1QFsgpdLuFBXEwdymISXtqvPN6tX7xJtrBsKcaRO6C9b1-EEmMDEHCuS0FL-OLg=w387-h193-no?authuser=0

Continuo a tratar as competições eliminatórias como oportunidade de dar tempo de jogo aos jovens e nada mais. Dessa vez enfrentamos o Cape Town City (vice-campeão da última edição da liga) e até jogamos bem, segurando um empate na base da retranca - terminei o jogo com cinco zagueiros em campo (três na zaga, um de lateral e um de volante). Só que nos pênaltis desperdiçamos duas cobranças e acabamos eliminados.

 

Primeira Liga

AMWts8AUv8rM2xXRkAeWt6BTasOQ_whWAgEsQqMjQbBa9q-2EseiIorY00F1hUiteAHBTVZgTFtWxbUhfIWzBlRpMhBEZJ09HzWvjI5QpluO5u8z2CEkAHEpGYQRsN6xUKBXu7N8vH7MKeCy06HgRKEENnhxGw=w1095-h428-no?authuser=0

Começamos o ano sendo derrotados pelo Black Leopards, em um jogo que se encaminhava para um empate sem qualquer ação até que resolvi apostar no tudo ou nada nos minutos finais. Felizmente nos recuperamos já no jogo seguinte, com uma bela vitória sobre o Orlando Pirates numa partida em que jogamos o segundo tempo inteiro com um homem a menos.

Na sequencia, tivemos uma série de jogos em que o ataque ficou devendo. Dois empates em 0 a 0 seguidos de uma derrota pelo placar mínimo contra nossos rivais, no meu 100º jogo como treinador dos Tukkies. Não foi o presente que eu esperava para a data comemorativa, mas o Mamelodi Sundowns ainda está muito acima do nosso nível - o clube venceu os últimos sete campeonatos nacionais e foi finalista de duas edições das últimas três edições da Liga dos Campeões.

Mais doída que a já esperada derrota para o Sundowns foi o empate com o recém promovido Polokwane City. Fizemos um jogo muito bom e abrimos dois gols de vantagem, apenas para entregar o empate cometendo dois pênaltis desnecessários aos 88 e aos 90+4.

AMWts8A1kpYUxWEb3iho9SCN8mpw_9fYMlSfqvLYMI4IPRXjAHQ--1kN_kQOR7un2ZRyJxh98bMZqvDap6NF5tCoEZEm1JMzeMMVS6NG8pZlmbwsWOulyYQGavDQUHHy7OrFFOdHp5psaIU3lnUT8f3pJClVNw=w820-h353-no?authuser=0

Pelo menos mostramos que o resultado não nos abalou, enfiando 5 a 0 no Maritzburg United na rodada seguinte - a maior goleada do save até aqui.

AMWts8B_0W728MlZqqW_KaJs8L6c3HWWPe7G9olsC2mHv_bK95lyqOia-E6A_eHUVKXntQn5pF2CeCyBZ-Ov6asrQavCzULrPjP9BXipSPfRXfi5PTZw25iW6d3lHs1OHilXoSLTCbAwKMmV-y9YCOq16uMyTA=w1093-h361-no?authuser=0

Em dezembro voltamos a ter dificuldades para balançar as redes. Foram apenas três gols no mês, sendo dois de pênalti e um de escanteio. Situação bem diferente do primeiro jogo depois da pausa de verão, quando goleamos o Golden Arrows. Fica a esperança de que o time continue no ritmo dessa última partida.

 

Classificação

AMWts8Cp6DJiv_WbZFVeU24HT5uckaCigHG5r2pIV_OUL9_nEFNqnWlp1yl-r-tZOkW2vocwTdwzBR4as0OBcem6DisJvrwKbmpLlRE2NRZg34che8hBQeizmW4gXwy_aZ5_IBEzS-IyfCb6v6nfJwrWjqmtKA=w839-h572-no?authuser=0

Com dezenove pontos conquistados em quinze partidas, estamos caminhando em um ritmo um pouco melhor do que o da segunda metade do ano anterior. O ataque continua a ser nosso ponto frágil. Os dezesseis gols marcados nem soam tão mal, mas é preciso considerar que marcamos nove deles em apenas duas partidas. Cinco gols em treze jogos é uma marca bem mais preocupante.

Apesar disso, estou bastante otimista com nossas perspectivas. O rebaixamento já parece distante - até agora no save 28 pontos sempre foram o suficiente, o que significa que um aproveitamento de míseros 20% na segunda metade já nos deixa a salvos. Além disso, eu acho que algumas partidas foram duras com minha equipe. Olhando o que foi produzido em campo, acho que fizemos o suficiente para merecer alguns gols - e pontos - a mais.

Curiosamente essa minha avaliação não bate com o que é afirmado pelo analista de desempenho - para ele, o time está marcando mais gols do que o esperado e sofrendo menos do que deveria. Mas eu tenho confiança que meus atletas vão mostrar no segundo semestre que podemos sim chegar mais longe. Meu objetivo é somar de 22 a 25 pontos no turno.

 

Táticas

AMWts8DLiVXarYsBj2t8V_7qZAqshkbqMyKjFe3t

Utilizei duas táticas durante esse período. Ambas são semelhantes, mas a primeira busca recuar a equipe e explorar os contra-ataques, enquanto a segunda adianta alguns jogadores e tenta fazer uso da contra-pressão.

Por enquanto, o que tem me deixado menos satisfeito é o baixo desempenho de Sipho Kumalo, especialmente na primeira tática. O rapaz é um dos melhores garotos do clube e deveria encaixar na ideia de jogo, mas não consigo tirar boas exibições dele em qualquer função por ali.

 

Notícias gerais

  • Thomas Ispyrlidis foi convocado pela Grécia e se tornou o primeiro jogador da base a atuar por uma seleção principal. O zagueiro parece ter convencido o treinador nacional, pois desde a primeira convocação foi titular em todas as cinco partidas disputadas. Infelizmente o atleta não deve permanecer no AmaTuks por muito tempo, pois só tem mais 18 meses de contrato e já deixou claro que não tem qualquer intenção de renovar.
  • Quem acabou renovando com o clube depois de negociações muito complicadas foi o goleiro Dumisani Msibi. O internacional sul-africano quase triplicou o salário e ainda vai receber uma série de bônus elevados. No total, seu contrato representa 1/6 de toda a folha salarial do clube.
  • Samuel Julies se tornou o jogador que mais vestiu nossa camisa no confronto com o Bloem Celtic, quando chegou a 127 jogos pelo clube.
  • Tivemos um jogador da base roubado pelo SuperSport United. Eu nunca tinha visto essa mensagem. O garoto tem 15 anos e não tem perfil no jogo, então pelo que entendi é alguém que vai surgir na próxima fornada - só que em vez de surgir no AmaTuks, como deveria, ele vai aparecer no SuperSport. No futuro se lembrar vou dar uma olhada para ver se o atleta vingou ou se aquele potencial de 0,5 estrelas está correto - se estiver, foi um belo presente de grego para a base do rival.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um começo de temporada ótimo, considerando tudo. Como os grandes destaques são o goleiro e um zagueiro, era de se esperar que a defesa fosse o ponto forte da equipe, e assim foi, mas tem muito trabalho pela frente para melhorar o ataque, e pode ter problemas quando o grego for embora.

54 minutos atrás, Danut disse:

. Eu nunca tinha visto essa mensagem.

No meu save isso é bem comum, apesar de não ter perdido nenhum jogador útil até hoje. É mesmo a captação de um jogador que ainda estava nas camadas inferiores, antes de chegar na "fornada".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Metade da temporada já se foi e a equipe se manteve longe da zona do rebaixamento. Se mantiver uma certa regularidade é possível até mesmo terminar entre os cinco primeiros(5º lugar) Boa sorte na sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bela vitória contra os Pirates. Estes garotos estão começando a se estabelecer como uma equipa de primeira liga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temporada bem boa até agora, não parece mesmo que fará parte da briga contra o rebaixamento e vai permitindo ao clube continuar na elite enquanto os jovens se desenvolvem.

Falando em desenvolver, Ispyrlidis parece já ser um ótimo jogador, que pena que não tem intenção de renovar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 hours ago, Marcolation said:

Um começo de temporada ótimo, considerando tudo. Como os grandes destaques são o goleiro e um zagueiro, era de se esperar que a defesa fosse o ponto forte da equipe, e assim foi, mas tem muito trabalho pela frente para melhorar o ataque, e pode ter problemas quando o grego for embora.

No meu save isso é bem comum, apesar de não ter perdido nenhum jogador útil até hoje. É mesmo a captação de um jogador que ainda estava nas camadas inferiores, antes de chegar na "fornada".

Sim, estou bem feliz com esse começo. Eu achei que o time ia estar pior do que no ano passado, mas os garotos estão começando a assumir a bronca.

Realmente a defesa é onde estão nossos melhores atletas. O ataque eu já sabia que seria pior, mas também não esperava um ataque tão ruim assim. Uma coisa que eu percebi é que o Ayanda Hendricks (meu centroavante) perde muito gol. Não sei se é só porque ele é ruim de finalização (ele tem 7 no atributo, se não me engano) ou se parte é azar/nervosismo de um garoto colocado na fogueira. Mas ao mesmo tempo ele aparece muito mais em boas situações do que os reservas, então continua de titular. Se ele conseguir transformar essas chances perdidas em gols acho que estamos em um bom caminho para pelo menos virar um ataque mediano. Se continuar a desperdiçar assim vou ter que ver o que faço.

Com toda certeza se o Ispyrlidis deixar o clube vamos sofrer. O grego é o melhor jogador da base com folga, e já se candidata a ser o melhor do clube como um todo. O segundo melhor já é com certeza, só não sei se já ultrapassa o goleiro (é bem possível que sim). Inclusive vou ter que pensar com carinho se tento vender ele ao final dessa temporada para ainda tirar uma grana ou se deixo aqui até o fim do contrato para ter a qualidade dele por mais uma temporada. Dependendo de quanto sofrer essa temporada acho que fico com ele mesmo que saia de graça depois, pois não quero arriscar um colapso que leve ao rebaixamento.

Não sabia que isso era comum. Eu nunca tinha visto, mas também nunca prestei muita atenção. Capaz de já ter passado por essa mensagem e nem ter percebido. Enfim, bom saber que é isso mesmo. E que provavelmente não perdi um jogador útil.

 

8 hours ago, LC said:

Metade da temporada já se foi e a equipe se manteve longe da zona do rebaixamento. Se mantiver uma certa regularidade é possível até mesmo terminar entre os cinco primeiros(5º lugar) Boa sorte na sequência.

Acho que um lugar entre os cinco primeiros é ser otimista demais, mas tenho confiança que a equipe vai subir na tabela ainda. Vamos ver até onde será possível chegar.

Obrigado LC :D

 

8 hours ago, Cadete213 said:

Que bela vitória contra os Pirates. Estes garotos estão começando a se estabelecer como uma equipa de primeira liga.

Sim, estamos começando a dar aquela virada no save onde os garotos passam a jogar no nível esperado. Já são quatro na equipe titular, e na reserva tem vários que eu já sinto que tem nível pelo menos para serem reservas de verdade (enquanto antes eu até usava eles de reserva, mas era na base do "melhor tu do que jogar com um a menos", a qualidade caía demais). Estou otimista com o futuro.

 

3 hours ago, div said:

Temporada bem boa até agora, não parece mesmo que fará parte da briga contra o rebaixamento e vai permitindo ao clube continuar na elite enquanto os jovens se desenvolvem.

Falando em desenvolver, Ispyrlidis parece já ser um ótimo jogador, que pena que não tem intenção de renovar

Acho que o clube passou o pior momento de risco de rebaixamento já. Claro que ainda posso acabar mordendo a língua no futuro, tem que ficar de olho ainda e tal. Mas se não caímos temporada passada eu acho que não vamos cair mais. E isso é fundamental para o save, pois jogar na segundona seria um desastre pela questão dos contratos.

O Ispyrlidis me surpreendeu demais. Eu até falei dele quando surgiu, que imaginava que assumiria um lugar na equipe e tal. Mas ele era considerado o 7º da sua geração apenas, achei que ia ser um jogador mediano no máximo. Na realidade já é pelo menos o segundo melhor atleta do clube - e não precisa ser louco para argumentar que ele seja o melhor do clube, ultrapassando até mesmo o goleirão. Uma pena mesmo, será uma perda e tanto. Agora é ver se vendemos ele com algum lucro ou se esticamos até o final do contrato para ter sua qualidade por mais tempo. E claro, ainda tentar convencer ele a renovar, mas eu acho que não vai acontecer não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A temporada está bem confortável até aqui. Não traga nenhuma surpresa no returno, por favor.

O roubo do jovem já teve em YC por aqui. Se eu não me engano, inclusive ficará no histórico dele que ele começou no seu clube. Veja se estou enganado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, GGilson said:

A temporada está bem confortável até aqui. Não traga nenhuma surpresa no returno, por favor.

O roubo do jovem já teve em YC por aqui. Se eu não me engano, inclusive ficará no histórico dele que ele começou no seu clube. Veja se estou enganado.

Vou me contentar com um returno bem sem graça :D

Aparentemente é algo comum, só eu que não tinha visto mesmo. Vou dar uma olhada no histórico do rapaz depois. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Uma pena que o grego não quer ficar, mas acho mais surpreendente ele ser convocado para a seleção grega jogando na África do Sul, não vejo algo similar ocorrendo na vida real. A temporada vai num ritmo mais tranquilo e agora é manter a pegada para continuar evoluindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to AmaTuks - Os garotos de Pretória: Um time de base [atualizado em 15/09] - Arquivar em 15/12
  • Fujarra changed the title to AmaTuks - Os garotos de Pretória: Um time de base - Aguardando avaliação
  • Fujarra featured this tópico
  • #Vini locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • #Vini
      Por #Vini
      O Tempero do Futuro - Artmedia Petrzalka
      Capítulo 1 - Considerações Iniciais
       
      Apresentação do Save
      Olá, pessoal, tudo bem?
      Depois de quase três meses do término de "Sob o Cruzeiro do Sul", fui por diversos caminhos até encontrar meu novo save. A dificuldade na escolha se deu pela proximidade do FM 24 e também do desafio que eu gostaria de encarar e se ele seria factível no dia-a-dia. 
      Pois bem, depois de muito decidir, resolvi que faria o Youth Challenge, no qual só me utilizarei da base e não farei contratações para o time principal e de base. Decidido o desafio, veio a escolha do país. Sempre tive um interesse pela região da Europa Central, muito por conta da leitura do "Noites Europeias" que detalha um pouco mais sobre o Futebol do Danúbio, que teve como seus maiores expoentes, a Áustria dos anos 30 e a Hungria dos anos 50. Só que não queria fazer o caminho óbvio e decidi ir para um país que teve dias melhores no futebol enquanto unido a outro, mas que caminhando de forma independente tem resultados bastante tímidos, que é a Eslováquia. 
      Como Tchecoslováquia, o currículo é impressionante pelo tamanho do antigo país, com quatro finais de Copa do Mundo e Euro, tendo o título continental de 1976 como o seu maior feito. Além do mais, gosto da história do antigo estado, parte da Cortina de Ferro, seu apreço pelo esporte nacional da defenestração (ato de jogar alguém pela janela) e suas efemérides recentes, que termianam em anos final 8 ou 3, o que acaba tornando o início do save em 2023 repleto de datas comemorativas. 
      Por fim, chegamos ao clube. Quando comecei a acompanhar a Champions League, me chamou a atenção a participação de um time eslovaco, a época chamado Artmedia Bratislava, que na minha cabeça era um BAITA nome de time e em 04/05 foi o primeiro time do país a participar de uma fase final de UCL. E não fizeram feio, ficando em terceiro e por um gol não foram as oitavas de final daquele ano. Hoje o time se chama Artmedia Petrzalka e vive tempos menos auspiciosos, militando na segunda divisão nacional. O nome do save vem do fato que, segundo o Google Tradutor, Petrzalka em eslovaco significa Salsinha. 
      Por falar em efeméride, em 2023 comemoram-se 125 anos do clube, que conta com infraestruturas modestas e ainda conta com o fato de, por estar sediada na capital do país, ter muita concorrência no recrutamento jovem. 

      Expectativas da Diretoria
      Aqui faço um adendo. Como o YC era algo novo para mim e queria me certificar que teria adesão ao save antes de postar, eu joguei três temporadas inteiras antes de começar a relatar o save. Perde-se um pouco da imersão na história, mas acredito que terei bastante tempo de jogo e essas 3 temporadas poderão ser melhor desenvolvidas caso vocês tenham alguma dúvida. Estou me adaptando ao formato do desafio, então caso sintam falta de informações, por favor, me avisem. 
       
      As Temporadas
      Assim, vamos contar um pouco de como as temporadas se desenvolveram até aqui.
      2022/23
      Na primeira temporada do save, sofremos bastante com a falta de laterais e depois de teimar muito em esquemas com 4 homens na zaga, resolvi abrir mão das minhas convicções e alinhar o time em um 3-1-3-3, especialmente após a primeira fornada entregar alguns atacantes. O time conseguiu se recuperar de uma sequência de apenas 13 pontos em 14 jogos, para 22 pontos em 10 jogos. Essa recuperação foi suficiente para afastar o time do rebaixamento e nos seis últimos jogos o time relaxou demais e conquistou apenas um ponto. Terminamos na 11ª posição, com 36 pontos, a 9 do primeiro time rebaixado. 

      Na Copa, avançamos três fases e caímos para o MSK Rimavska Sobota, time sem divisão jogável. 
      Na primeira fornada, muitos nomes inconstantes mentalmente, mas conseguimos que três que saíram na temporada 2022/23 fossem incorporados ao time titular e hoje são peças fundamentais na equipe. São eles: Mentel, Krasnovskis e Jakubov. Eu utilizei o ano que eles surgiram na fornada. Pesquisei a data em que a leva de novos jogadores sai e é em abril, então para os próximos anos, devo aguardar esta data para fazer o ranking de potencial dos atletas.

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - MSK Puchov | Campeão Copa - FK Dunajska Streda 
      2023/24
      No ano seguinte, havia uma expectativa da minha parte de, com mais atletas surgindo e um time mais entrosado, que pudéssemos fazer uma campanha ao menos de parte de top 10. Porém, o time oscilou bastante, especialmente na segunda metade da temporada e terminou com 37 pontos, um ponto a mais que na edição anterior, mas com a 12ª posição. A título de comparação o vice-campeão, que disputa o playoff de promoção com o penúltimo colocado da primeira divisão, fez 59 pontos em 2023/24, contra 53 de 2022/23. 
      Na Copa, mais uma vez avançamos três fases e caímos para o Slovan Bratislava. 
      A fornada de 2023/24 reservou nomes piores do que a anterior e com personalidades bem ruins. Comecei a mexer no staff (que iniciou assim) a partir daí, pois os contratos de boa parte da equipe expiravam em 2023/24. Não consegui nomes que subissem muito o nível, mas tentei pelo menos personalidades melhores. Nenhum deles teve impacto imediato e só na temporada seguinte acabei incorporando mais Vesely, melhor jogador desta fornada e Nemec, que nem parecia tão bom assim, mas um surto de lesões e sua personalidade equilibrada, me levou a testá-lo no time principal. 

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - FK Pohronie | Campeão Copa - FC ViOn Zlate Moravce 
      2024/25
      Na temporada que se encerrou agora, o time encaixou. Mesclando nomes das fornadas anteriores com os jogadores que já estavam no clube, o time nunca saiu das primeiras posições e duas sequências invictas, uma em outubro e outra em março, contribuíram para que o time conseguisse uma gordura importante para aguentar as oscilações que aconteceram. No final, as coisas ficaram bem acirradas e por apenas dois pontos garantimos o playoff e o título veio com um ponto de diferença, com direito a derrota na última rodada. Esse acesso levou o clube a iniciar obras para aumentar o estádio em 500 lugares.

      Filip Orsula contribuiu com 24 dos 40 gols que marcamos na liga e isso foi um ponto de atenção, visto que os nomes de frente na fornada ainda não se estabeleceram e quando o artilheiro não marcava, tudo ficava mais díficil, tanto é que a defesa, com 25 gols sofridos, foi quem carregou o Petrzalka. 
      Na Copa, um caminho dos sonhos. Depois de passar pelo Puchov, que bateu e voltou na primeira divisão, derrotamos o Spartak Trnava nos pênaltis após aguentar um bombardeio, que corou o goleiro Krizik com uma nota 10. Na semi, vencemos o ViOn Zlate Moravce, então campeão, com um 3 a 2 muito louco na ida, em que saímos perdendo por 2 a 0, nos recuperamos para empatar e no final o goleiro entregou a virada de bandeja em nossas mãos. Ratificamos a ida a final com mais uma vitória por 1 a 0 e encaramos o bicho-papão Slovan Bratislava. Aí, não houve nada que pudéssemos fazer e tomamos um 4 a 1 para mostrar como será a nossa vida na primeira divisão. 

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - Artmedia Petrzalka | Campeão Copa - Slovan Brastilava 
       
      --
      ÍNDICE
      Capítulo 1 - Considerações Iniciais
      Capítulo 2 - Slovak Super Liga
      Capítulo 3 - Uma virada de seis pontos
      Capítulo 4 - Cada um tem um 6 a 1 que merece
      Capítulo 5 - Sefcik é o nome da fera
      Capítulo 6 - Azar?
      Capítulo 7 - Assim, porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.
      Capítulo 8 - Dando adeus às primeiras turmas
      Capítulo 9 - Mais uma repescagem
      Capítulo 10 - Mudar ou mudar de vez
      Capítulo 11 - Um divisor de águas?
    • JeanMichell6
      Por JeanMichell6
      Depois de mais de 1000 horas no FM 2021, eu tive a brilhante ideia de subir o Corinthian-Casuals da National 7 até a Premier kkk

      No entanto, o time é Amador e estou na National 2 e não estou conseguindo montar elenco competitivo uma vez que não posso pagar salarios e sempre que algum jogador se destaca eu perco ele de graça para outro time.
      Alguem já fez esse desafio de jogar com um time Amador, sabe me dizer se em algum momento ele se torna Profissional, o meu clube já foi adquirido por um consórcio e tem 8 Milhões no caixa mas continua amador
    • jvitorsch
      Por jvitorsch
      Fala turma, estou com um bug meio bizarro no meu FM 2021. A classificação das equipes argentinas está totalmente bugada. Quem deveria jogar a Libertadores está classificado para a sulamericana e vice-versa. O próprio River Plate que venceu a última libertadores no meu save, está classificado para jogar a sulamerica e não a libertadores. 
       
      Obs: Uso BRMundiUp e o jogo não é pirata. Estou no ano de 2023, segunda temporada no meu save. 
    • emmystos
      Por emmystos
      Alguém tem ainda alguma licença de FMRTE 21 para vender?
    • CCSantos
      Por CCSantos
      Pois é, cá estamos novamente. Depois de um tempo parado - e sem sequer jogar FM - decidi tirar um pouco a poeira do FM21, e decidir jogar um save que sempre quis tentar, mas que fora muito hypado em FMs anteriores, já que o time havia subido de forma surpreendente para a Série C.
      Estou falando do Atlético Acreano, equipe que foi do êxtase de quase conquistar um acesso à Série B em 2018, ao fato de ficar sem divisão nacional em 2023, já que o time sequer avançou para a segunda fase do Estadual - as vagas devem ficar com Humaitá (campeão estadual de forma inédita) e São Francisco ou ADESG.
      O time está prestes a fazer 70 anos de história (irá fazer esta idade no próximo dia 27 de abril), possui nove títulos Estaduais, e é o único time do Acre a subir na Série D do Campeonato Brasileiro, em 2017.
      No ano seguinte, disputando no Grupo A, encarando os times nordestinos e sofrendo com a questão logística, o time se superou a ponto de poder decidir jogar por uma questão de distância (pouparam atletas nas rodadas finais para encaixar o seu confronto nas quartas), visando o confronto contra o Cuiabá. Acabaram perdendo por 2 a 0 na Arena Cuiabá e empataram em 2 a 2 em Rio Branco, deixando o acesso para a equipe mato-grossense que, posteriormente, viria a subir para a Série A, inclusive retornando para a disputa de competições continentais neste ano de 2022.
      Em 2019, teve o azar de ver uma Série C com dez times nordestinos, a ponto de tirar ele e o Luverdense do Grupo A, repassando-os para o Grupo B - isso daí foi inserido também por uma questão de logística, pois haviam poucos voos diretos de Rio Branco para o Nordeste; não era incomum ver o Atlético fazendo escala até mesmo em Viracopos (Campinas), rumo ao Nordeste em 2018. O resultado disso? Ambas as equipes, com aporte financeiro consideravelmente menor em comparação aos clubes de Sudeste e Sul, acabaram caindo para a Série D.
      Depois disso, o clube se perdeu. Foi lanterna em seu grupo na Série D em 2020, sem ganhar um jogo sequer (oito empates e seis vitórias).
      Para assumir o Galo Carijó, avancei a temporada 2021. Na próxima atualização, repasso o que houve na equipe, antes de minha chegada. O time foi um dos três representantes do Acre na Série D, juntamente com o Rio Branco e o Galvez, porém, só teremos duas vagas a partir da disputa de 2022.
      A única coisa que posso colocar aqui, é que ele já possui vaga para a Série D em 2022, por ter sido vice-campeão estadual em 2021, onde perdeu o título para o Galvez.

      A equipe joga suas partidas na Arena da Floresta, em Rio Branco. Ela possui capacidade para mais de 13 mil torcedores, e nós dividimos o estádio com Rio Branco, Humaitá, Vasco e Plácido de Castro. Antes da era das 'Arenas', o estádio já foi o mais moderno do Norte do País.

      Na próxima atualização, como eu disse, vou destrinchar como foi este 2021 do Atlético Acreano, antes da minha chegada ao clube.
      Conto com vocês nessa. Um abraço.
      -----------------------------------------------------------------------
      Base de dados: 21.4
      Países: Toda a América do Sul (com todos os atletas disponíveis);
      Database utilizada no Brasil: Brasil Série D by F J (É o formato de DB que mais se aproxima do regulamento oficial da Série D, com definição de vagas via Estaduais)
      Outras databases: Argentina (Até a Primera B/Nacional A), Chile (expandido para a 3ªDivisão), Peru (expandido a 2ªDivisão), Uruguai (expandido a 3ªDivisão), Bolívia, Equador, Paraguai e Venezuela (Riddler) + DBs de realismo de treinadores.
×
×
  • Criar Novo...