Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mathis Liam


Danut

Posts Recomendados

AM-JKLWqF1_2Qce2dhnCcc8OwfRdJrgGI-A-o6tb

S07E02 - Time completo é outra coisa

Na última atualização vimos que o Malmö iniciou a temporada de forma avassaladora, com a liderança da competição. Na metade do primeiro turno, porém, a equipe perdeu bastante gás - o desempenho até continuou bom, mas os resultados não -, e agora se encontra na 5ª colocação com 23 pontos conquistados. Hoje vamos ver como foi o segundo turno da competição - lembrando sempre que o objetivo mínimo da temporada é ficar entre os sete primeiros.

 

Transferências

Novamente a janela de meio de ano poderia muito bem não existir, pois ninguém chegou ou deixou o clube. As únicas mudanças no elenco foram internas, com a promoção de três atletas do time B para o time principal. Dois deles sobem apenas para complementar elenco, mas o outro merece destaque aqui, por ser o atleta de maior desenvolvimento entre os garotos surgidos no próprio clube.

AM-JKLVonnpvMHKDmgephq-EdJ-ROqYA4pBG6I5y

Honestamente, Hermansson já deveria estar na equipe principal há mais tempo. Seus atributos são suficientes para brigar pela titularidade no miolo de zaga. De algum modo, contudo, o garoto me passou despercebido quando procurei quem subir para o time principal no começo do ano.

Acho que a opinião de meu adjunto quanto ao nível do rapaz subiu bastante nesse meio ano, mas isso não é desculpa para meu descuido. Ainda mais que o garoto é regularmente convocado para as seleções de base da Hungria - e, sendo nosso único atleta com participação internacional, eu deveria ter dado mais atenção a ele.

 

Division 2 Södra Götaland

Julho

AM-JKLWqSy5IbXLGEoNCxBTn4USubXRpAVanjLqQ

O mês de julho começou de forma bem ruim para o Malmö. Até fizemos a obrigação e vencemos o lanterna Asarums. O problema é que nesse jogo tivemos duas baixas por lesão: o atacante Rickard Sigurdsson e o ponta Alen Zahirovic. Os dois estão entre os jogadores mais importantes do clube - se é que não são os mais importantes. Para piorar, quando Zahirovic não pode jogar quem costuma fazer a ponta é justamente Sigurdsson, já que as outras opções para a posição são muito ruins. A previsão inicial era que ambos atletas ficariam cerca de um mês de fora.

Nos dois jogos seguintes tivemos confrontos fora de casa contra equipes muito fortes, que brigam pelo título. Eram jogos que já prometiam ser muito difíceis em circunstâncias normais, e que se tornaram quase impossíveis com minha equipe desfalcada.

AM-JKLWP4HfLDeeFIA485g_ZQG2xNGTZ6Rp3kfyt

Provavelmente perderia igual, mas com Sigurdsson e Zahirovic minha equipe jamais terminaria com só uma finalização.

Sigurdsson acabou se recuperando da lesão mais rápido do que inicialmente esperado e pôde entrar em campo contra o Prespa Birlik. Mesmo jogando como ponta direito, nosso artilheiro precisou apenas 13 minutos para deixar o seu, abrindo o caminho para nossa vitória.

Na última partida do mês, porém, voltamos a ver o outro lado de Sigurdsson: criamos muitas chances, mas pecamos na finalização e isso custou os três pontos.

AM-JKLWAVxZ6o6gtbIN7vuOKAMyzTuB-jRhF50UF

Juddy Mandanda já havia marcado o único gol na última vitória do Trelleborg sobre minha equipe, então tentei todo tipo de instrução individual para anulá-lo dessa vez. Não funcionou.

 

Agosto

AM-JKLVms3i4Xb0PvwphG9DmBvPV2LWDCcZ9pkxl

Em agosto mostramos que jogar com o time completo é outra coisa. Abrimos o mês com uma vitória sólida sobre o Österlen, antes de testemunharmos um jogo muito curioso contra o Färjestadens.

AM-JKLXNAMaNqzIUl7F2nzZyLPdODxzLsERoT8ru

5 a 1 com cinco gols de Rickard Sigurdsson. O detalhe: todos os gols foram de bola parada. Os primeiros três, de pênalti. Os últimos dois, em falta direta.

Nosso único tropeço no mês se deu no confronto local com o Malmö City. Depois de acertar cinco bolas paradas em um só jogo, Sigurdsson exauriu a barrinha do especial e acabou desperdiçando um pênalti logo no começo da partida. Para piorar, levamos um gol nos acréscimos da primeira etapa e outro logo no primeiro minuto do segundo tempo. Ainda conseguimos colocar a cabeça no lugar e buscar o empate - com direito a gol de pênalti de Sigurdsson -, mas o resultado não é positivo considerando a diferença entre as duas equipes.

Fechamos o mês com uma disputa direta para buscar a 5ª colocação. Durante boa parte do tempo foi um confronto equilibrado, com leve predomínio nosso. Aí na reta final meus jogadores deslancharam, assumindo total controle dos acontecimentos e construindo uma vantagem condizente com esse controle.

AM-JKLX63cDyx-DG1JN7_rWduWT_jHaLmG6LaHrv

 

Setembro

AM-JKLW1Xoiz3LnVD4YuitCfQsW_Kpxwy9JCri28

Começamos o mês derradeiro da temporada com mais uma boa atuação. Na segunda partida, contra o Rosengard, tivemos nova disputa direta - agora buscando a 4ª colocação. Eles até saíram na frente, mas não deixamos nos abalar e buscamos a virada ainda antes do intervalo.

O problema dessa partida com o Rosengard é que, na empolgação de mostrar serviço, levamos um número alto de cartões amarelos. E aí três titulares acabaram suspensos para o jogo seguinte, que seria a próxima disputa direta: uma vitória e ultrapassaria o Eslövs, assumindo o 3º lugar na classificação. Infelizmente com tantos desfalques o desafio se mostrou grande demais.

AM-JKLX5Gt2BhZX_6-HKEzbn9F9nA11UR4LAcQGK

Até acho que fizemos um jogo muito bom diante das circunstâncias, mas a falta de qualidade dos reservas foi decisiva. Isso, e a bandeirinha do assistente, que subiu quatro vezes para anular gols de minha equipe (até onde vi, todas corretas, mas ainda assim doído em um jogo dessa importância).

Fechamos a temporada com uma vitória simples sobre o Sölvesborgs, num jogo que já não valia muita coisa.

 

Classificação

AM-JKLVqMMcxYSdENDo98qfW8oRJFC-C957as-XI

O Malmö City acabou por vencer o playoff de relegação, de modo que continuaremos a ter o confronto local na próxima temporada.

Não foi dessa vez que o Malmö conquistou o acesso, mas estou muito feliz e orgulhoso do que a equipe apresentou. Começamos o segundo turno com resultados ruins, especialmente por conta das lesões de atletas importantes. Depois que voltamos a ter elenco completo, contudo, fizemos a melhor campanha da liga, galgando posições e chegando até as últimas rodadas ainda na briga pela vaga no playoff.

Mesmo que não tenha dado para chegar lá, a 4ª colocação é uma posição muito digna e que consolida o Malmö como uma equipe que está sempre perto das cabeças. Se mantiver o elenco (o que é sempre um mistério) e tiver um pouco mais de sorte com as lesões, acho que esse time pode sim brigar pelo acesso.

 

Plantel

AM-JKLWKfDvNejZjpA7q6wruceyaZgeYHZrrTvGt

Sigurdsson foi novamente o artilheiro da equipe, e seu jogo de cinco gols ficará na memória do torcedor. Mas uma análise mais objetiva precisa levar em conta que ele é o cobrador de pênaltis do clube. Metade dos seus gols foram da marca da cal - bateu 12, acertou 9. Quem realmente merece destaque nessa temporada são os dois pontas, Viktor Liljeström e Alen Zahirovic.

Eu nunca fui muito fã da ideia de jogar com avançados interiores nos níveis mais baixos do futebol, apesar de algumas pessoas (@Tsuru) sempre falarem muito bem desse tipo de jogador. Aqui no Malmö, contudo, resolvi dar o braço a torcer. Não apenas joguei com dois avançados interiores, como joguei com um avançado interior do mesmo lado de seu pé mais forte. Zahirovic é destro e jogou o ano todo de avançado interior pela direita, algo que não imaginava que poderia funcionar. 

Pois funcionou. Zahirovic e Liljeström foram as nossas principais armas ofensivas na temporada, contribuindo tanto com gols quanto com assistências. Os dois também causaram todo tipo de pânico nos laterais e zagueiros adversários, e foram os principais responsáveis pela enorme quantidade de penalidades a nosso favor - ganhamos quase um pênalti a cada duas partidas, e uns 80% deles foram sofridos pelos dois pontas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Mathis Liam: Livro Três - Time completo é outra coisa [atualizado em 22/02]

A partir de Agosto foi uma maravilha, e consegues bons resultados, que te ajudaram a terminar numa posição de respeito na Liga e que deixa adivinhar que o futuro próximo poderá ser cheio de alegrias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Danut disse:

Honestamente, Hermansson já deveria estar na equipe principal há mais tempo.

Eu ia comentar exatamente isso quando vi o print dele, sorte que você já falou logo embaixo hahah. Com esse potencial dele pra evoluir, pode se tornar seu melhor zagueiro ainda. 

Infelizmente aquele surto de lesões fez com que o time não fosse mais estável naquele momento. Porém, é como tu disse, o time jogou bem demais na segunda metade e conseguiu bater na trave novamente. O importante é chegar que uma hora vai. 

Foi bom falar que o Sigurdsson finaliza mal no comentário do Márcio hahah, o malucão desandou a fazer gol. 

Tô sentindo que na próxima temporada a ascensão vem com o título, porém tudo depende do Diretor, o que torna ainda mais legal hahah. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colocando a leitura em dia...

A primeira temporada com o Malmo foi em um nível muito bom, próximo ao desejado pela diretoria, mas o regulamento não é fácil para quem não termina em 1º lugar. No trinagular com apenas duas partidas, perder pontos é quase fatal e o goleirão colabrou para mais uma decepção do Liam. A diretoria, logicamente, chiou, afinal era para fazer mais do que outros fizeram.

Achei engraçado o excesso de contratações de laterais esquerdos, mas me surpreendeu que fosse o adjunto o responsável pelas contratações. Contudo, eu não voltaria o save. Só não pode virar rotina na minha opinião.

Na temporada seguinte, a diretoria resolveu moderar os seus próprios desejos. O time deixou de lutar pelo título, como havia feito na temporada anterior, e passou a temporada cumprindo o novo objetivo da diretoria. O time recordista de pontos e que chegou até os play-offs sumiu. A explicação está na perda de qualidade do elenco, o que já indicava que a diretoria não almejaria mais o título na temporada seguinte.

Na 3ª temporada, ainda em andamento, Liam achou que a temporada começou destinada ao título com um mês de abril quase perfeito. Muito cedo para conclusões, não? O time caiu algumas posições na tabela, mas faz uma campanha melhor do que na 2ª temporada. O time não parece dar mostras de estar em um viés de melhora, muito pelo contrário. Mas a diversão é essa: ralação.

Cenas dos próximos capítulos...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 hours ago, Cadete213 said:

A partir de Agosto foi uma maravilha, e consegues bons resultados, que te ajudaram a terminar numa posição de respeito na Liga e que deixa adivinhar que o futuro próximo poderá ser cheio de alegrias.

Sim, a gente teve uma série de jogos bem difíceis contra equipes do topo da tabela e saímos vencedores na maioria deles (só não quando a equipe esteve desfalcada). Acho que isso é um ótimo sinal para o futuro - embora não queira me empolgar demais, porque nunca sabemos o que o diretor vai aprontar.

 

3 hours ago, ElPerroMG said:

Eu ia comentar exatamente isso quando vi o print dele, sorte que você já falou logo embaixo hahah. Com esse potencial dele pra evoluir, pode se tornar seu melhor zagueiro ainda. 

Infelizmente aquele surto de lesões fez com que o time não fosse mais estável naquele momento. Porém, é como tu disse, o time jogou bem demais na segunda metade e conseguiu bater na trave novamente. O importante é chegar que uma hora vai. 

Foi bom falar que o Sigurdsson finaliza mal no comentário do Márcio hahah, o malucão desandou a fazer gol. 

Tô sentindo que na próxima temporada a ascensão vem com o título, porém tudo depende do Diretor, o que torna ainda mais legal hahah. 

Realmente, o Hermansson é bom jogador. Já teve muitos minutos em campo essa temporada e pro ano que vem deve começar como titular. Eu fico meio desconfiado de avaliação de potencial porque nesse nível todo mundo é ruim (inclusive o adjunto que avalia o potencial), mas no caso dele parece mesmo que o garoto vai se tornar um atleta importante.

As lesões nos atrapalharam bastante, mas eu fiquei bem feliz com essa segunda parte. Batemos a maior parte das equipes do topo da tabela - só perdemos mesmo com o time incompleto. Não dá para saber o que vai ser do futuro porque nesses saves de diretor é tudo incerto, mas saber que mesmo com as muitas saídas no começo do ano ainda conseguimos chegar perto é positivo. Uma hora vai, só ser paciente.

O Sigurdsson fez bastante gol, mas a maior parte foi de pênalti. Se tirar esses são 9 gols na temporada. Não é horrível, mas tá longe de ser um grande artilheiro. E se for olhar meus outros jogadores marcam mais gols do que o Expected Goals indica que deveriam. O Zahirovic, ponta direito, era pra marcar 8-9 gols e marcou 13, sendo nosso artilheiro com a bola rolando. Já o Sigurdsson sempre marca igual ou menos do que se esperaria. Não que ele não seja um jogador importante - mesmo que marque menos gols do que eu gostaria, é o nosso atacante de velocidade, o cara que sempre surge na frente do gol. Sem ele o time ficaria bem pior. Mas não é um matador nato.

Acho que já cravar título agora é ser bem otimista. Mas torcedor pode :P

 

3 hours ago, GGilson said:

Colocando a leitura em dia...

A primeira temporada com o Malmo foi em um nível muito bom, próximo ao desejado pela diretoria, mas o regulamento não é fácil para quem não termina em 1º lugar. No trinagular com apenas duas partidas, perder pontos é quase fatal e o goleirão colabrou para mais uma decepção do Liam. A diretoria, logicamente, chiou, afinal era para fazer mais do que outros fizeram.

Achei engraçado o excesso de contratações de laterais esquerdos, mas me surpreendeu que fosse o adjunto o responsável pelas contratações. Contudo, eu não voltaria o save. Só não pode virar rotina na minha opinião.

Na temporada seguinte, a diretoria resolveu moderar os seus próprios desejos. O time deixou de lutar pelo título, como havia feito na temporada anterior, e passou a temporada cumprindo o novo objetivo da diretoria. O time recordista de pontos e que chegou até os play-offs sumiu. A explicação está na perda de qualidade do elenco, o que já indicava que a diretoria não almejaria mais o título na temporada seguinte.

Na 3ª temporada, ainda em andamento, Liam achou que a temporada começou destinada ao título com um mês de abril quase perfeito. Muito cedo para conclusões, não? O time caiu algumas posições na tabela, mas faz uma campanha melhor do que na 2ª temporada. O time não parece dar mostras de estar em um viés de melhora, muito pelo contrário. Mas a diversão é essa: ralação.

Cenas dos próximos capítulos...

Oi Gilson,

realmente o regulamento nesse nível é bem pesado. Só uma equipe subindo direto é pouca coisa. E o playoff é muito duro, esse triangular tu basicamente tem que vencer as duas. E depois ainda precisaria bater uma equipe da divisão superior, o que o histórico do save mostra que não é nada fácil (quase sempre a equipe da divisão superior vence esse jogo). Meu goleirão atrapalhou legal, mas mesmo sem o auxílio dele seria muito difícil levar a vaga. Quanto à diretoria, acho natural que eles cobrem, ainda mais que eu prometi na entrevista de emprego que não teria problema em atingir os objetivos. Quem muito promete vai ser cobrado demais.

O adjunto estava responsável pelas contratações porque quando cheguei ao clube ele não tinha Diretor Desportivo. Aí tive que colocar o adjunto de responsável por tudo, e depois que contratamos o diretor esqueci de mudar. Minha surpresa é ver quanta gente acha que não deveria ter voltado o save naquela situação. Eu achei que seria unânime a ideia de voltar, que para mim faz muito mais sentido do que continuar uma versão bugada. Mas aparentemente sou minoria nessa opinião (ainda bem que o save aqui é ditadura e não democracia, rs).

Na 2ª temporada o Malmö perdeu bastante em qualidade, então o novo objetivo fazia sentido. Inclusive isso é algo que está funcionando bem no save: as diretorias estão sendo muito razoáveis com os objetivos, sinto que estão sempre sendo colocados no nível adequado para o elenco que tenho em mãos. A parte das contratações está me frustrando um pouco, especialmente pelo baixo número delas, mas as expectativas estão sendo bem geridas pela IA.

Sobre a 3ª temporada, acho que tu não viu que na última página aqui do tópico eu postei a segunda parte dela já. Realmente abril era cedo pra concluir algo sobre a temporada, acho que o treinador #empolgou. Mas o que mostramos na segunda parte da temporada indica que eu não estava tão errado assim em achar que o time tinha condições de brigar lá em cima. Só tivemos momentos ruins em excesso e aí não deu mais pra recuperar, mas quando esteve bem a equipe jogou como candidata ao título sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aquelas duas lesões que citou vieram em momento crucial mesmo, atrapalha a avaliação quando se joga contra equipes favoritas com o time desfalcado. Foram pontos que poderiam ter mudado a configuração, ao menos levando a disputa mais adiante. Mas a consolidação na parte de cima deve ser bem vista, mostra que com alguns ajustes pequenos pode sim alcançar o acesso sem maiores problemas. Sigurdsson e Zahirovic fundamentais, torço para que permaneçam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

1 hora atrás, Danut disse:

O adjunto estava responsável pelas contratações porque quando cheguei ao clube ele não tinha Diretor Desportivo. Aí tive que colocar o adjunto de responsável por tudo, e depois que contratamos o diretor esqueci de mudar. Minha surpresa é ver quanta gente acha que não deveria ter voltado o save naquela situação. Eu achei que seria unânime a ideia de voltar, que para mim faz muito mais sentido do que continuar uma versão bugada. Mas aparentemente sou minoria nessa opinião (ainda bem que o save aqui é ditadura e não democracia, rs).

Na 2ª temporada o Malmö perdeu bastante em qualidade, então o novo objetivo fazia sentido. Inclusive isso é algo que está funcionando bem no save: as diretorias estão sendo muito razoáveis com os objetivos, sinto que estão sempre sendo colocados no nível adequado para o elenco que tenho em mãos. A parte das contratações está me frustrando um pouco, especialmente pelo baixo número delas, mas as expectativas estão sendo bem geridas pela IA.

Sobre a 3ª temporada, acho que tu não viu que na última página aqui do tópico eu postei a segunda parte dela já. Realmente abril era cedo pra concluir algo sobre a temporada, acho que o treinador #empolgou. Mas o que mostramos na segunda parte da temporada indica que eu não estava tão errado assim em achar que o time tinha condições de brigar lá em cima. Só tivemos momentos ruins em excesso e aí não deu mais pra recuperar, mas quando esteve bem a equipe jogou como candidata ao título sim.

Quando eu não tenho um diretor desportivo, quem cuida disso para mim é o presidente. Se ele não contratou ninguém para a posição, imagino que ele seja daqueles presidentes personalistas. Achei legal você ter contado o que fez. Se não contasse ninguém saberia. Por outro lado, se contou seria previsível que houvesse opiniões favoráveis e contrárias.

Não vi mesmo a última atualização. Fez um returno bom mesmo, mas a coisa nesse tipo de save é isso. Nunca sabemos o que vem adiante. Pelo menos já é a 3ª temporada mais estável. Isso é bom.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 hours ago, victor095 said:

Aquelas duas lesões que citou vieram em momento crucial mesmo, atrapalha a avaliação quando se joga contra equipes favoritas com o time desfalcado. Foram pontos que poderiam ter mudado a configuração, ao menos levando a disputa mais adiante. Mas a consolidação na parte de cima deve ser bem vista, mostra que com alguns ajustes pequenos pode sim alcançar o acesso sem maiores problemas. Sigurdsson e Zahirovic fundamentais, torço para que permaneçam.

Sim. Acho que se fosse uma só o time conseguia cobrir. Mas com os dois de fora ficou difícil, ainda mais que o Sigurdsson é justamente quem cobre a ponta direita normalmente. Faltou elenco daí, e ainda pegamos adversários bem complicados. Se vencesse ali a disputa na reta final teria sido totalmente outra. Mas paciência. Realmente estamos nos consolidando na parte de cima da tabela e isso é positivo. 

Sobre Sigurdsson e Zahirovic, não te preocupa, o diretor sabe da importância dos dois. Não deixaria eles sair assim, não é? (risos nervosos)

 

3 hours ago, GGilson said:

Quando eu não tenho um diretor desportivo, quem cuida disso para mim é o presidente. Se ele não contratou ninguém para a posição, imagino que ele seja daqueles presidentes personalistas. Achei legal você ter contado o que fez. Se não contasse ninguém saberia. Por outro lado, se contou seria previsível que houvesse opiniões favoráveis e contrárias.

Não vi mesmo a última atualização. Fez um returno bom mesmo, mas a coisa nesse tipo de save é isso. Nunca sabemos o que vem adiante. Pelo menos já é a 3ª temporada mais estável. Isso é bom.

Ah, eu só coloquei para "delegar" as tarefas e deixei o jogo escolher para quem. Honestamente não me importo muito com quem é o responsável, ainda mais que era pra ser algo temporário, e a opção "delegar" exige menos cliques do que escolher manualmente a quem delegar. 

Eu sempre acho importante comunicar aos leitores quando fazemos algo que foge da regra. Se tive que jogar um período de novo porque o jogo crashou, se mudei algo na database por qualquer motivo, o que seja. Se sai do "padrão", é importante deixar claro o que aconteceu. Aí cada leitor faz com a informação o que quiser. 

Minha surpresa foi só porque achei que as opiniões favoráveis seriam mais frequentes, já que pra mim isso é algo que faz todo o sentido. Mas não foi o caso, com todo mundo que deu sua opinião se manifestando contrariamente. Enfim, nada demais, só achei um pouco surpreendente mesmo.  

Fiquei feliz com nosso returno, e acho importante que o clube tenha se mantido ali no grupo de cima. Mesmo que não tenha realmente brigado pelo acesso, é uma situação já bem diferente do que no KIK, onde cada ano parecia pior que o último e eu não enxergava um caminho pra ir pra frente. Claro que pode mudar tudo pro ano que vem, mas no momento estou satisfeito com o que o time está fazendo no médio prazo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato nesse tipo de save nunca sabemos o que vem a seguir, quem mais entra em campo é o Imponderável Futebol Clube. Até aqui a equipe está relativamente estável, fez boa temporada e acho que em teoria tem condições de evoluir na luta pela subida. Mas vai depender muito das contratações que vierem e de como a base vai render, duas variáveis bastante incógnitas.

Tava pra perguntar isso e esqueci, você costuma cuidar dos treinamentos e dos grupos de mentoria do principal/base ou também é o adjunto que faz isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

É complicado quando o incontrolável dita os rumos que a equipe seguirá na temporada. Tinha chances de estar comemorando um acesso ou até mesmo lamentando uma eliminatória que podia ter sido diferente, entretanto, o otimismo para a próxima temporada é contagiante, espero que dê tudo certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 hours ago, Tsuru said:

De fato nesse tipo de save nunca sabemos o que vem a seguir, quem mais entra em campo é o Imponderável Futebol Clube. Até aqui a equipe está relativamente estável, fez boa temporada e acho que em teoria tem condições de evoluir na luta pela subida. Mas vai depender muito das contratações que vierem e de como a base vai render, duas variáveis bastante incógnitas.

Tava pra perguntar isso e esqueci, você costuma cuidar dos treinamentos e dos grupos de mentoria do principal/base ou também é o adjunto que faz isso?

Sim, é preciso ter em mente que existem muitas coisas fora do meu controle e que não dá para esperar aquela linearidade normal dos saves de FM. As vezes o time piora de uma temporada pra outra mesmo. Dito isso, o Malmö tem conseguido se manter no grupo de cima da tabela, e depois da piora da 1ª pra 2ª temporada o time melhorou da 2ª pra 3ª. Isso é bom. Por enquanto vejo espaço pro time continuar crescendo.

Eu não costumo cuidar dessa parte, não. Eu sabia muita coisa sobre os treinamentos lá nos FMs bem antigos, depois que eles começaram a mudar os sistemas eu não tive mais saco pra aprender tudo de novo. De vez em quando eu pego algum jogador e defino treino individual, se quero treinar ele pra uma posição diferente em campo por exemplo. Mas acho que a última vez que fiz isso ainda foi lá no KIK, no começo do save. E grupo de mentoria nem sei onde é que se mexe, nunca vi.

 

1 hour ago, Henrique M. said:

É complicado quando o incontrolável dita os rumos que a equipe seguirá na temporada. Tinha chances de estar comemorando um acesso ou até mesmo lamentando uma eliminatória que podia ter sido diferente, entretanto, o otimismo para a próxima temporada é contagiante, espero que dê tudo certo.

Sim, mas isso é parte do desafio que eu escolhi jogar. O que eu procuro fazer é avaliar meu desempenho em relação às expectativas mesmo. Por exemplo, na primeira temporada no clube fomos 2º da liga. Na segunda temporada, 6º. É uma queda significativa. Mas a gente cumpriu a expectativa nessa segunda temporada, então estou bem satisfeito. E assim vamos. De objetivo em objetivo uma hora o time chega lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Danut disse:

Eu não costumo cuidar dessa parte, não. Eu sabia muita coisa sobre os treinamentos lá nos FMs bem antigos, depois que eles começaram a mudar os sistemas eu não tive mais saco pra aprender tudo de novo. De vez em quando eu pego algum jogador e defino treino individual, se quero treinar ele pra uma posição diferente em campo por exemplo. Mas acho que a última vez que fiz isso ainda foi lá no KIK, no começo do save. E grupo de mentoria nem sei onde é que se mexe, nunca vi.

Assim, não sei se você tem interesse em aprender, ou curiosidade, mas não é nada tão complicado ou que tome assim tanto tempo. Se quiser a gente pode trocar uma ideia sobre o método que eu venho utilizando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Just now, Tsuru said:

Assim, não sei se você tem interesse em aprender, ou curiosidade, mas não é nada tão complicado ou que tome assim tanto tempo. Se quiser a gente pode trocar uma ideia sobre o método que eu venho utilizando.

De momento não tô muito interessado pelo estilo de save que tô jogando. Com o diretor contratando - e principalmente vendendo/não renovando contratos - acaba que poucos jogadores ficam tempo no clube. O próprio treinador não sei quanto tempo ficará num mesmo clube. Aí não me anima tanto ficar despendendo energia para treinar os jogadores individualmente, para um ganho mínimo. Sei que tem gente que segue a lógica "vou fazer o máximo que puder por cada jogador enquanto estiver aqui", mas eu não sou desses. Gosto de me dedicar a essa parte quando é um save de clube em que pretendo manter os atletas por perto durante muitos anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AM-JKLWqF1_2Qce2dhnCcc8OwfRdJrgGI-A-o6tb

S08E01 - Esquecendo Zahirovic

Na última atualização vimos que o Malmö terminou 2027 com 48 pontos, na 4ª colocação. Foi uma temporada positiva para a equipe, que evoluiu em relação ao ano anterior (42 pontos, 6º lugar) e viu dois de seus jogadores se transformarem em peças muito perigosas no ataque. Os pontas Viktor Liljeström (7 gols, 13 assistências) e Alen Zahirovic (13 gols, 2 assistências) surpreenderam atuando como avançados interiores, formando um excelente trio de frente junto ao avançado Rickard Sigurdsson. Com a linha ofensiva muito bem ajustada, a avaliação de Liam é que a equipe tem condições de tentar um ataque ao título - dependendo, é claro, do trabalho do diretor na janela inicial da temporada. Hoje vamos falar sobre essa janela e sobre os jogos do primeiro turno da temporada 2028, a 8ª do save e 4ª de Liam no comando do Malmö.

 

Transferências

Iniciamos a temporada já com uma bomba. Alen Zahirovic, nosso ponta direito, não quis renovar seu contrato. Em cinco temporadas no clube, ele já vinha ameaçando sair de tempos em tempos, mas a falta de outros clubes interessados o manteve por aqui. Infelizmente essa última temporada foi decisiva para convencê-lo de que poderia conseguir coisa melhor (spoiler: não conseguiu, ficou desempregado e se aposentou[!!!] no meio da temporada).

Para seu lugar, meu diretor contratou Armin Persson. O ponta de 22 anos é mais veloz do que Zahirovic, mas perde nos atributos mentais e técnicos. Minha avaliação inicial era de que acabamos perdendo qualidade no setor, já que não via Persson como um atleta capaz de ter a importância que Zahirovic tinha para a equipe.

AM-JKLXoRVvfOKm-FhIWO9KwYs9xO-tLhSsv_6Jf

Guardem o nome do rapaz, que ele será importante no seguimento dessa atualização.

Nossa outra chegada na janela foi Anton Wennberg, um garoto polivalente que sabe jogar como lateral direito, zagueiro, volante, meia central ou meia ofensivo. Inicialmente acho que ele deve ser titular na lateral direita. Não é nenhum jogador espetacular, mas essa capacidade de atuar em várias posições poderá ser muito útil em uma equipe que tem elenco curto e não muito equilibrado.

AM-JKLVe-gk9XVpOvSfuuMkQ0mDyi76Z9r2uFotk

O resto da janela transcorreu sem movimentações no Malmö. Quer dizer, sem movimentações até o último dia, quando caiu a segunda bomba: Rickard Sigurdsson, artilheiro nas três temporadas que comandei o clube, foi vendido para o Ljungskile, da 3ª divisão, por 1,3 mil euros. Achei um completo absurdo vender um atleta tão importante por esse valor, ainda por cima no fechar da janela, quando não haveria tempo de trazer ninguém, mas o diretor ponderou que a transferência correspondia à sua avaliação do valor do atleta.

 

Plantel

AM-JKLUB8h20Fl7iJKCxTwLu4HITslf8qNyeP7Xi

Em verde, os contratados pelo diretor. Dessa vez não subi ninguém da base.

Nosso elenco é praticamente o mesmo da temporada anterior. No setor defensivo melhoramos um pouco com a chegada de Wennberg, que pode tapar qualquer buraco que surgir. No setor ofensivo pioramos, já que perdemos Zahirovic e Sigurdsson. As duas saídas me preocupam muito. Acho que Zahirovic era nosso melhor jogador e que a reposição não está à altura. E no caso de Sigurdsson sequer houve reposição - sobrou tudo para o nosso atacante reserva (agora titular) Milomir Milicevic, que não tem nada da velocidade e capacidade de movimentação de Sigurdsson.

Na comparação de atributos temos 43 acima da média (eram 36) e 32 (continuou igual) abaixo, sendo 29 no top5 da liga (eram 19) e 22 no flop5 (eram 16). Estamos ligeiramente melhor em relação à média, mas a diferença para o ano anterior é mínima. 

 

Division 2 Södra Götaland

Abril

AM-JKLWFwMuOxx4umA9cYhagZ3OrTPpYZUzgjDLB

Como mencionei acima, iniciei a temporada preocupado com a perda de qualidade em nosso setor ofensivo. Minha equipe resolveu responder a essas preocupações em alto estilo: simplesmente marcamos seis gols nos primeiros 45 minutos da temporada, com direito a cinco assistências de Viktor Liljeström - uma atuação absurda que lhe rendeu a terceira nota 10 do save. Na segunda etapa tiramos o pé, mas ainda deu para completar o hattrick de Armin Persson em sua estreia pelo clube.

AM-JKLUUd6WEXx86-ZXLPlFYCJ-Bod7S_Hc6bDmT

O 7 a 2 sobre o rival local é nosso jogo com mais gols na liga, superando um 4 a 2 sobre o Hässleholm em 2025.

Na sequência tivemos outra atuação muito dominante contra o Österlen, mas acabamos abusando das oportunidades perdidas. Foi um jogo daqueles em que temos certeza que ainda vamos ser punidos pelo desperdício de oportunidades, e isso acabou mesmo acontecendo: o gol deles veio aos 89 minutos, numa trapalhada em um lateral a nosso favor no setor defensivo.

A terceira partida da liga foi contra o Karlskrona, equipe recém despromovida da 3ª divisão. Esperava um confronto muito difícil, mas o que se viu foi outro show de Armin Persson. Nosso novo ponta direito terminou o jogo com quatro gols e duas assistências, levando a quarta nota 10 do save e já fazendo os primeiros torcedores começarem a esquecer que um dia esse clube dependeu de Alen Zahirovic. 

AM-JKLVMfsi4yZ1vqPMfmrnc4DjxuZjmbGWzEoNz

Contra o Trelleborg tivemos uma atuação mais discreta. Persson deu apenas a assistência do primeiro gol, e nós vencemos por um comportado 2 a 1.

Fechamos o mês com nossa primeira derrota, numa partida de duas metades: começamos bastante bem, vimos Persson abrir o placar, ampliamos, mas aí simplesmente paramos de jogar. O Eslövs cresceu no final da primeira etapa e dominou completamente o segundo tempo, fazendo por merecer a virada.

 

Maio

AM-JKLWSwtUGs4u1T6Su8tHtdUS2zexMnsNPZMff

Iniciamos maio enfrentando o líder Rosengard. Foi uma partida equilibrada e o empate acabou sendo justo com o apresentado. No segundo jogo do mês, outro show de Persson: um hattrick em apenas 33 minutos. O nome do momento também foi fundamental no jogo seguinte, garantindo nossa vitória por 2 a 1 sobre o Prespa Birlik com um gol aos dois minutos e outro no último lance da partida.

AM-JKLVBZswzBspwu8S5OwocDdrNck9tQ1E4MZB5

O Prespa Birlik que, aliás, é outro clube da cidade de Malmö.

Persson também foi personagem fundamental para evitar um vexame na partida seguinte, contra o penúltimo colocado BK Olympic. Saímos perdendo muito cedo graças a um pênalti bobo, mas empatamos já aos 15 minutos graças a um gol contra - em jogada, é claro, de Armin Persson. Pouco depois Persson apareceu novamente, iniciando um contra-ataque na ponta da nossa área e correndo até a área adversária para finalizar.

934caa48dab88d91d301bae03a7b08b1.gif

Os críticos dizem que o rapaz só corre. Pode até ser verdade. Mas como corre.

 

Junho

AM-JKLULkGoXjYBrd4M7VIZLzAB7BRaxTtOrMTt2

Junho foi um mês em que fomos diminuindo o número de gols marcados em escadinha. Foram quatro no último jogo de maio, depois três no primeiro de junho (Persson marcou o primeiro e deu a assistência do segundo), depois dois contra o Torns, depois um contra o Berga, até finalmente passar um jogo em branco e acabar derrotado pela forte equipe do Kristianstad.

Ainda assim, um mês muito positivo, especialmente pelo ótimo desempenho defensivo - minha equipe, que tinha levado gols em todos os jogos até aqui, de repente passou três jogos seguidos sem levar um gol sequer.

 

Tabela

AM-JKLUTIqD0A0_XnCg9h59V12txyNpKJsU4GZTw

Não tem como falar sobre a primeira metade da temporada sem falar novamente sobre Armin Persson. Minhas expectativas sobre o rapaz eram baixas, mas acho que nem o mais otimista dos torcedores imaginava um desempenho desse nível. Com 13 partidas disputadas, o rapaz tem 16 gols marcados - nosso recorde para a temporada é 18 gols. E ainda junta mais 6 assistências a esse número.

Além do ataque excelente, o Malmö também está fazendo uma boa temporada em termos defensivos. Levamos gols em quase todos os jogos, mas raramente mais de um por partida. Em outras situações isso seria um problema - se o time marcasse poucos gols, essa regularidade nos gols sofridos poderia significar um grande número de empates ou derrotas. Mas não é o caso agora, já que nosso ataque está muito produtivo. Com o melhor ataque e a segunda melhor defesa, nosso saldo de gols é bastante impressionante - sempre lembrando que o saldo é critério de desempate, então é muito importante manter ele alto.

O campeonato ainda está totalmente em aberto, com apenas quatro pontos nos separando do quinto colocado e várias equipes muito fortes ali no meio. O Kristianstad, por exemplo, emendou cinco vitórias seguidas (incluindo sobre minha equipe) e já está fungando em nosso cangote. Tudo indica que teremos um segundo turno emocionante. Resta saber até quando seremos carregados por Armin Persson.

 

Notícias pessoais

Durante a campanha, fui contatado para uma entrevista no Hudiksvalls FF, que ocupava a 14ª colocação (de 16) na 3ª divisão. Seria um passo à frente na carreira, e acho que faz sentido que o treinador atraia interesse de equipes maiores com o desempenho atual do Malmö. Mas optei por recusar a entrevista, pois tenho o desejo de buscar a promoção com a equipe atual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Mathis Liam: Livro Três - Esquecendo Zahirovic [atualizado em 23/02]

fazes bem em ficar e tentar a promoção. Aquelas goleadas em Abril, minha nossa...talvez o melhor arranque até ao momento na Liga, mas vamos continuar a trabalhar no duro para conseguir a tão desejada promoção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a decisão de permanecer é inteligente e acima de tudo, sensata.

O mês de abril foi muito positivo e houve aliás resultados que comprovam a força do clube. Estás no primeiro lugar, mas convém não embandeirar em arco. Ou seja, pés bem assentes na terra e continuar focado nos objetivos da equipa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas contratações para fortalecer um elenco que já tinha o seu valor. As goleadas e a liderança no campeonato mostram que o IFK Malmo está preparado para segurar esse primeiro lugar até o fim.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 hours ago, Cadete213 said:

fazes bem em ficar e tentar a promoção. Aquelas goleadas em Abril, minha nossa...talvez o melhor arranque até ao momento na Liga, mas vamos continuar a trabalhar no duro para conseguir a tão desejada promoção.

Acho que do ponto de vista da carreira seria melhor trocar de clube, já que ainda tem muito campeonato por rolar e é bem possível que o Malmö não atinja a promoção. Mas eu não podia fazer isso comigo mesmo, não agora que o Malmö está jogando um futebol tão bonito. As goleadas foram muito surpreendentes mesmo, nossas duas maiores vitórias no save vieram quase em sequência.

 

2 hours ago, Martini Branco said:

Acho que a decisão de permanecer é inteligente e acima de tudo, sensata.

O mês de abril foi muito positivo e houve aliás resultados que comprovam a força do clube. Estás no primeiro lugar, mas convém não embandeirar em arco. Ou seja, pés bem assentes na terra e continuar focado nos objetivos da equipa!

Em termos de avanço na carreira acho que era melhor trocar de clube. Mas não é o que eu desejo nesse momento. E imagina se eu troco de clube, não consigo tirar o novo clube do buraco na 3ª divisão, e acabo rebaixado com eles? Aí realmente é melhor ficar no Malmö.

Tivemos alguns resultados bem surpreendentes, mas ainda tem muito campeonato pela frente. Vamos ver até onde o time vai.

 

2 hours ago, PedroJr14 said:

Boas contratações para fortalecer um elenco que já tinha o seu valor. As goleadas e a liderança no campeonato mostram que o IFK Malmo está preparado para segurar esse primeiro lugar até o fim.

Boa sorte!

Eu achei que o elenco piorou pra esse ano, mas os resultados indicam que não. Espero que o clube segure a liderança até o fim mesmo, seria fantástico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Danut disse:

já que não via Persson como um atleta capaz de ter a importância que Zahirovic tinha para a equipe.

É por isso que o fm é contagiante. A avaliação dele é bem alta, e com um físico que deve se destacar na divisão, se destacou também em colocar a bola na rede mesmo tendo finalização, compostura e decisões abaixo de 8. Impressionante mesmo, já virou o queridinho da torcida e é a cara desse bom início do clube.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhor ataque e segunda melhor defesa mostra que conseguiu um equilíbrio ótimo dentro da tática. Outro ponto positivo foi a rapidez do Diretor pra substituir o Zahirovic. Acho que atributo físico conta muito mais que os outros nesse nível de divisão, pelo menos quando jogava divisões inferiores no Brasil eu sempre olhava os físicos primeiro, acho que até por isso o Persson se adaptou tão bem ao time e já chegou sendo destaque.

Campanha irretocável até aqui, porém deu azar de mais 4 equipes estarem jogando bem também. 5 pontos de diferença do líder para o 5º é algo pra ligar o alerta. No entanto, nada apaga o melhor turno que fez no comando do Malmo até aqui, dessa vez vai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 2/23/2022 at 8:28 PM, victor095 said:

É por isso que o fm é contagiante. A avaliação dele é bem alta, e com um físico que deve se destacar na divisão, se destacou também em colocar a bola na rede mesmo tendo finalização, compostura e decisões abaixo de 8. Impressionante mesmo, já virou o queridinho da torcida e é a cara desse bom início do clube.

Eu acho muito legal quando o jogador que a gente não espera nada vai lá e surpreende. Esse aí se eu tivesse contratando muito dificilmente chegaria no clube. O adjunto gostava dele e eu sei que atributos físicos são importantes, mas com os outros tão baixos eu diria que não tem qualidade suficiente. Errei por muito (e tô adorando estar errado nesse caso, rs).

 

12 hours ago, ElPerroMG said:

Melhor ataque e segunda melhor defesa mostra que conseguiu um equilíbrio ótimo dentro da tática. Outro ponto positivo foi a rapidez do Diretor pra substituir o Zahirovic. Acho que atributo físico conta muito mais que os outros nesse nível de divisão, pelo menos quando jogava divisões inferiores no Brasil eu sempre olhava os físicos primeiro, acho que até por isso o Persson se adaptou tão bem ao time e já chegou sendo destaque.

Campanha irretocável até aqui, porém deu azar de mais 4 equipes estarem jogando bem também. 5 pontos de diferença do líder para o 5º é algo pra ligar o alerta. No entanto, nada apaga o melhor turno que fez no comando do Malmo até aqui, dessa vez vai.

A parte defensiva me surpreendeu, porque minha impressão ao jogar era que o time estava bem frágil lá atrás. Mas não é o que os números mostram. Acho que fiquei com a impressão porque os gols que a gente leva são bem "atacante sai completamente sozinho na cara do gol". Mas se eles não acontecem com frequência, então azar.

Nesse caso o diretor agiu bem. É legal quando isso funciona nesse tipo de save. Quanto aos atributos físicos, eu já sabia que eles eram os mais importantes, mas acho que subestimei o quanto mais importante são. O Persson eu imaginava que pudesse ser um bom cara pra jogar de extremo por exemplo, mas nunca imaginava ver ele fazendo tanto gol. O cara pega a bola, dribla, chuta, faz tudo.

Campeonato tá bem interessante. Tem muita gente com chance de levar o título, e como só um sobe vai ser bem disputado até o fim. Espero que o Malmö mantenha o ritmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O FM pode ser muitas vezes frustrante e irritante, mas pode ser também fantástico e inesquecível. Aquela virada que a gente consegue depois de sair perdendo por 2 a 0, aquele jogo onde não jogamos nada mas vencemos, aquele jogador que ninguém dá nada e vira a estrela do time...né Persson? Nesse sentido o jogo simula bem essas nuances que fazem do futebol um esporte tão apaixonante hehehe.

E de novo, aquela teoria sobre os atributos físicos fazerem muita diferença nessas divisões subterrâneas mais uma vez se prova verdade. Com nível técnico e mental baixo quem tem algum físico se destaca - ou, como diria o velho "deitado", "em terra de cego quem tem olho é caolho rei".

A briga está tão boa aí na Suécia pro Malmo quanto na Inglaterra pro Wrexham, do Karlskrona pra cima todo mundo tem chance de título. Prevejo uma reta final emocionante e também gostei da decisão de permanecer no clube, o momento é de consolidar mesmo o trabalho.

Interessante também que a cidade de Malmo tem três clubes. Geralmente lugares assim são muito apaixonados por futebol né, o mais comum fora das capitais é ter uma, no máximo duas equipes. Mas não sei se também se isso é só impressão, porque em nível amador o número é sempre muito maior.

Outra coisa que eu ia perguntar, você não escolhe os profissionais da equipe técnica né? Tipo, deixa a contratação deles a cargo da diretoria? Curiosidade mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 hours ago, Tsuru said:

O FM pode ser muitas vezes frustrante e irritante, mas pode ser também fantástico e inesquecível. Aquela virada que a gente consegue depois de sair perdendo por 2 a 0, aquele jogo onde não jogamos nada mas vencemos, aquele jogador que ninguém dá nada e vira a estrela do time...né Persson? Nesse sentido o jogo simula bem essas nuances que fazem do futebol um esporte tão apaixonante hehehe.

E de novo, aquela teoria sobre os atributos físicos fazerem muita diferença nessas divisões subterrâneas mais uma vez se prova verdade. Com nível técnico e mental baixo quem tem algum físico se destaca - ou, como diria o velho "deitado", "em terra de cego quem tem olho é caolho rei".

Sim. Eu acho muito legal quando um jogador que a gente não espera nada vai lá e surpreende. É legal também quando a gente garimpa algum garoto que sabe que tem potencial e ele destrói, mas tem o seu sabor especial esses atletas que a gente não acredita e de repente eles jogam muito.

Eu fiquei bastante impressionado com o que vi do Persson até aqui. Imaginava ver ele fazendo algumas jogadas tipo a do gif que coloquei no post, onde ele corre o campo todo e finaliza no um contra um. Mas ele faz muito mais que isso. O salseiro que esse rapaz apronta pra cima das defesas adversárias é absurdo, não achei que um atleta com atributos técnicos tão baixos fosse capaz disso. Me ensinou que os atributos físicos são ainda mais relevantes do que eu achava.

 

8 hours ago, Tsuru said:

A briga está tão boa aí na Suécia pro Malmo quanto na Inglaterra pro Wrexham, do Karlskrona pra cima todo mundo tem chance de título. Prevejo uma reta final emocionante e também gostei da decisão de permanecer no clube, o momento é de consolidar mesmo o trabalho.

Interessante também que a cidade de Malmo tem três clubes. Geralmente lugares assim são muito apaixonados por futebol né, o mais comum fora das capitais é ter uma, no máximo duas equipes. Mas não sei se também se isso é só impressão, porque em nível amador o número é sempre muito maior.

Outra coisa que eu ia perguntar, você não escolhe os profissionais da equipe técnica né? Tipo, deixa a contratação deles a cargo da diretoria? Curiosidade mesmo.

Realmente, são brigas semelhantes. A vantagem do Wrexham é que na Inglaterra tem uma margem um pouquinho maior para subir. São 3/24 que sobem. Aqui é só 1/14. Pensando proporcionalmente temos pouco mais de metade das vagas. É uma fórmula muito dura. Não que na Inglaterra seja fácil, é um campeonato muito longo, jogos apertados no calendário, e muito time que pode ir bem. Mas se pudesse escolher trocaria o nosso campeonato de um só promovido pela fórmula inglesa.

Como não posso escolher a fórmula da disputa, o jeito é tentar levar o título mesmo. O playoff nem considero, que acho muito difícil subir através dele.

Quando eu assumi o IFK Malmö eu dei uma pesquisada na cidade, inclusive olhando no maps e tal. E uma coisa que me surpreendeu é a quantidade de campos de futebol. Onde tu olha na cidade tem um campo de futebol, e outro do lado, e outra na quadra seguinte. Não conheço muito sobre a região, mas de olhar no maps eu diria que eles tem um envolvimento bastante forte com o esporte mesmo. Mas acho que é mais em nível de esporte local, de ter muitas equipes de bairro que disputam divisões inferiores. Time com torcida mesmo acho que é só o Malmö FF.

Não escolho a equipe técnica, não. Talvez mais para a frente no save, se estiver muito consolidado em uma equipe e sentir que ela estagnou, aí eu decida assumir o controle dessa parte pra ver se ajuda a equipe a avançar mais. Mas de momento é tudo com a diretoria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AM-JKLWqF1_2Qce2dhnCcc8OwfRdJrgGI-A-o6tb

S08E02 - Quatro

Na última atualização vimos que o Malmö teve uma primeira metade de temporada muito positiva, especialmente por conta das atuações fantásticas do ponta direito Armin Persson. Desacreditado pelo treinador, Persson marcou 16 gols e deu 6 assistências em 13 jogos, carregando a equipe para a liderança da liga, com 29 pontos. Hoje vamos ver como foi o segundo turno da competição.

 

Transferências

Com a saída de Rickard Sigurdsson no último dia da janela de começo de temporada, minha equipe ficou sem um atacante com nível para jogar na equipe titular. Milomir Milicevic até surpreendeu e está fazendo uma temporada muito positiva para um atleta tão limitado, mas era claro que a equipe precisava de um nome de mais peso para a posição. Agora que a janela abriu novamente, meu diretor trouxe Dennis Andersson, contratado por 900 euros junto ao Lidköpings.

AM-JKLVCm5dVeCt_iKUxwzJg9zOe5T_ZneJg87Sj

Andersson é um jogador rápido, de boa impulsão e trabalhador. Seus outros atributos são fracos - chama a atenção especialmente a finalização 4 -, mas eu já aprendi que nesse nível saber correr e pular é tudo. Acho que pode ser peça bastante importante para a equipe, e o fato de conseguir jogar nas duas pontas também é muito importante, já que as opções de banco são poucas.

 

Division 2 Södra Götaland

Julho

AM-JKLUphSDuB1uAhlpaxWyyqAvF1b3cX2alrfyq

Começamos o segundo turno com o confronto local contra o Malmö City. Se no primeiro turno minha equipe conseguiu uma sonora goleada por 7 a 2, agora eles se vingaram com uma vitória por 2 a 1 que nos atrapalha bastante na luta pelo título.

Nos recuperamos da derrota com uma vitória sobre o Österlen. Como sempre, comandada por Armin Persson, que marcou dois e deu a assistência pro outro gol.

O terceiro jogo do mês foi contra o Karlskrona, a outra equipe que goleamos no primeiro turno. Eles também vieram com sede de vingança a campo, e ajudados por uma série de desfalques na minha equipe (três atletas suspensos por excesso de cartões amarelos) logo abriram 2 a 0 no placar. A nossa recuperação veio através de uma atuação excelente de Viktor Liljeström, que jogando improvisado no comando de ataque marcou um hattrick.

AM-JKLWkGRffpAvnhLhFvOehzTMWkXgM7hws7L_Q

O atacante deles também marcou um hattrick, mas nós levamos a melhor por causa de um pênalti.

Fechamos o mês com mais duas vitórias, sobre o Trelleborg e o Rosengard - esta última, meu 100º jogo no comando do Malmö.

AM-JKLUE9Tet564QRqdBvYWsuPqTCxK9xQOl2biU

Os dados dos primeiros 100 jogos de Liam como treinador do Malmö, seu momento de maior sucesso até aqui na carreira.

 

Agosto

AM-JKLWPVp8LxjkudMHeZ6HXM8Uws4AP-3cAyjW3

Agosto foi um mês curioso para o Malmö, pois vencemos todas nossas partidas marcando quatro gols. A partida mais interessante do mês foi certamente a vitória sobre o Eslövs, então 3º colocado. Tivemos um atleta expulso na primeira etapa, quando estava 1 a 0. Em vez de recuar a equipe para tentar segurar a vantagem, optei por tirar meu volante e transformar o 4-1-2-3 em um 4-2-3, mantendo as instruções ofensivas.

AM-JKLWQM-sENmUcpGPPl-0MgDfb1wUnORJBBOVv

Foi uma daquelas loucuras que, de tão inesperada, dá certo. Chegamos a abrir 3 a 0 e 4 a 1 de vantagem, e ainda que o Eslövs tenha encostado no placar no finalzinho nunca estivemos realmente em risco de perder a partida.

O segundo jogo do mês marcou a estreia de Dennis Andersson, o atacante que menciono no começo da atualização (sim, a janela de transferências de meio de ano é já bem pra dentro do segundo turno). O rapaz já chegou mostrando seu cartão de visitas, com gol e assistência.

Na sequência, 4 a 1 sobre o Kalmar com um de Andersson e dois de Persson. Os dois também balançaram as redes no último jogo do mês - um de Andersson e três de Persson. Com esse jogo, o Malmö já garantiu matematicamente a vaga no playoff, faltando quatro rodadas pro campeonato acabar.

 

Setembro

AM-JKLXpOYN9qgxvCjlv3nlMzK6eEc38G3jS2Xdf

Continuamos nossa saga de jogos de quatro gols diante do Olympic. A diferença é que o hattrick foi de Andersson, enquanto Persson foi quem marcou só uma vez.

O confronto diante do Torns marcava nossa primeira oportunidade de garantir o primeiro lugar. Nessa hora, é claro que todos os jogadores querem aparecer como responsáveis pelo gol que deu a taça. A vontade de fazer o gol do título foi tão contagiante que chegou até o goleiro do Torns, que meteu um gol contra para lá de esquisito com um minuto de partida.

aa74a7536334a63e1904656dc3642d4a.gif

Se observar bem dá pra ver que ele mete a cabeça pra empurrar a bola pra dentro. Isso aí é vontade de ser autor do gol do título.

Não que o gol contra fizesse muita diferença, porque a essa altura já está provado que minha equipe só sabe entrar em campo se for pra marcar quatro gols. Na minha quarta temporada como treinador do Malmö, essa série de jogos de quatro gols foi o ponto final em uma campanha brilhante na busca pelo título.

AM-JKLXsC_Gy3j1h_QNPzRLxrmeNuJ3CWRQk6pD2

Dessa vez Persson não deixou o seu - teve apenas uma assistência -, mas Andersson balançou as redes duas vezes.

A penúltima rodada foi um confronto entre líder e vice que em outras circunstâncias poderia ter sido o jogo do campeonato, mas que agora não passava de um amistoso. Na rodada final, outro confronto sem importância contra o Berga. 

 

Tabela

AM-JKLUg9Kqm7a27IrJzUSzydTUsplH3CgCgrhSW

Campeões! Uma temporada espetacular do Malmö, liderado por um ataque muito eficiente, que quebrou o recorde de gols da divisão (era de 71 gols). Quebramos também nosso recorde de pontos, e dessa vez não tinha ninguém com uma campanha ainda mais absurda para levantar a taça na nossa frente. Quatro anos depois da chegada de Liam - e seis anos depois da última queda -, o Malmö está de volta à 3ª divisão.

Vale mencionar, ainda, que o saldo de 45 gols é o melhor saldo do save na Division 2. Lembrando que são seis grupos regionais na divisão, então em oito temporadas de save temos 48 edições da competição. Ninguém teve um registro melhor entre gols marcados e gols sofridos do que o Malmö. Esse é o tamanho da nossa campanha.

Com o título, a reputação do Malmö passou de local para regional.

 

Plantel

AM-JKLUYrsB3ziJahO8LAnzrSw3BZjvMYgcswnT4

É chover no molhado, mas não posso começar a falar dos destaque sem falar de Armin Persson. Foram 28 gols em 26 jogos, passando por muito nossa melhor marca anterior (18 gols). E não parou por aí, já que ele também deu 14 assistências, um novo recorde para a divisão. Com tudo isso, não é de surpreender que ele também quebrou o recorde de classificação média da liga (7,65 - o recorde anterior era 7,48).

Quem também merece destaque é Dennis Andersson. Contratado na segunda parte da temporada, Andersson chegou com tudo, marcando 8 gols em 7 partidas. Sua média é até mais alta do que a de Persson, mas ele não jogou tempo suficiente para entrar na disputa pelo recorde.

Fechando a lista de destaques, Viktor Liljeström continuou o bom momento da temporada anterior, com 16 gols e 10 assistências. Além disso, nosso ponta esquerdo quebrou o recorde de prêmios de melhor em campo da divisão, com 9 nomeações. Em um a cada três jogos do clube na liga, Liljeström foi quem melhor jogou.

 

Notícias pessoais

No comecinho do segundo turno fui contatado pelo Sollentuna, da 3ª divisão. Agora que sabemos que o Malmö conquistou o título é fácil perceber que permanecer foi o melhor, mas no momento em que eles me contataram a proposta era muito atraente: era uma equipe que passou anos batendo na trave para subir para a 2ª divisão, com reputação mais alta e uma situação de momento que, embora ruim, não era terrível. Ao mesmo tempo, o Malmö tinha acabado de perder duas partidas seguidas, me deixando com dúvidas sobre o futuro da temporada.

Naquele momento decidi participar do processo seletivo, sem muita certeza sobre o que fazer caso recebesse a oferta do emprego. No fim das contas eles contrataram outro treinador, evitando que eu precisasse tomar uma decisão.

Agora ao final da temporada recebi mais quatro contatos de equipes da 3ª divisão, mas recusei todas as entrevistas. Quero enfrentar o desafio da nova divisão com o Malmö.

AM-JKLUYX9zrGbOuWGz7Iop_zHTLpUC_yuG2s_rf

No mais, considerando a subida de divisão achei que esse era um bom momento para aprofundar meus conhecimentos, tendo iniciado o curso para tirar minha segunda licença.

 

Notícias gerais

Na temporada passada queria ter mencionado que minha equipe reserva foi campeã da 2ª divisão sub-18, subindo para a elite do campeonato de base. Fiquei feliz com isso, porque era uma oportunidade para meus garotos jogarem em um nível mais elevado. Mas aí essa temporada os rapazes acabaram caindo de volta, deixando tudo como estava antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Mathis Liam: Livro Três - Quatro [atualizado em 25/02]

Grande temporada.

No fim perdeu o Zahirovic, mas o Persson foi espetacular. 28 gols é uma marca excelente.

E agora, como está a nova divisão? Acha que a diretoria vai precisar mexer muito no time?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • div changed the title to Mathis Liam
  • Fujarra featured this tópico
  • #Vini locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • JeanMichell6
      Por JeanMichell6
      Depois de mais de 1000 horas no FM 2021, eu tive a brilhante ideia de subir o Corinthian-Casuals da National 7 até a Premier kkk

      No entanto, o time é Amador e estou na National 2 e não estou conseguindo montar elenco competitivo uma vez que não posso pagar salarios e sempre que algum jogador se destaca eu perco ele de graça para outro time.
      Alguem já fez esse desafio de jogar com um time Amador, sabe me dizer se em algum momento ele se torna Profissional, o meu clube já foi adquirido por um consórcio e tem 8 Milhões no caixa mas continua amador
    • Danut
      Por Danut
      Obrigado ao @Fujarrapelo belo banner.
      Olá pessoal, sejam bem-vindos ao meu novo save. Depois de um tempo longe do FM, voltei a acompanhar o que o pessoal tem criado aqui na área. Pretendia ficar apenas como leitor, mas ver as histórias alheias reacendeu minha vontade de jogar, então cá estamos.
      Sem muita enrolação, vamos para a explicação do desafio: vou jogar um desafio de base na África do Sul. Para quem não sabe, o desafio de base é um tipo de save no qual o time treinado está proibido de contratar jogadores, seja por transferência, empréstimo ou mesmo atleta livre no mercado. A única possibilidade de reforçar a equipe é através dos atletas formados na própria base. No desafio original, também se começa com a equipe mais fraca da divisão. No meu caso, não vou seguir essa diretriz, tendo selecionado o clube que achei mais interessante para a proposta. No próximo post farei a apresentação do clube e explicarei a escolha.
      Falando em explicar escolhas, acho importante explicar a escolha do save, pois ela também ajudará os potenciais leitores a compreenderem o que esperar do tópico. Basicamente, eu tinha me decidido a voltar a jogar FM, mas não queria algo muito complicado. Pode parecer paradoxal ter chegado a um desafio de base a partir da busca por algo não muito complicado, mas eu considero que o desafio de base é mais um save longo do que um save complicado. Só o fato de não precisar lidar com observação e contratações já tira metade da enrolação de um save de FM. Fora isso, a rotatividade no elenco tende a ser mais baixa que em outros tipos de desafio, o que permite que o treinador já tenha uma noção do que esperar de seus atletas com o passar dos anos.
      Outro ponto fundamental é que, como o foco é no longo prazo, o desafio de base não precisa se ocupar tanto do dia a dia do clube. Minha pretensão inicial é seguir um estilo de postagem muito menos detalhado do que o que eu costumo utilizar nos meus tópicos, trazendo apenas uma ou duas atualizações por temporada e focando bem mais no panorama geral do que em cada jogo específico. Originalmente eu nem ia trazer o save aqui para a Profissão: Manager, mas aí pensei que a proposta é suficientemente diferente do usual para justificar a presença aqui. E também será um bom exercício para mim, tentar trazer uma história em um formato mais enxuto do que costumo fazer. Os que me acompanharem nessa jornada vão poder dizer no futuro se esse objetivo de escrever menos foi bem alcançado (a julgar por essa introdução, não será).
      Sobre a escolha do país propriamente dita, não teve nenhuma razão especial. Decidi que queria fazer um desafio de base em um país diferente dos suspeitos tradicionais. Bati o olho na África do Sul e resolvi ver as equipes que existiam por lá. Gostei de uma delas e fui adiante.
      Em relação aos detalhes iniciais do save, carreguei apenas as duas ligas da África do Sul, com uma base de dados pequena, pensando no bem do meu velho laptop. Como mostra a tag do tópico, estou jogando no FM 2021, que é o último que eu tenho. Iniciei o save em 19/10/2020, no começo dos jogos oficiais da 2ª divisão (pulei a pré-temporada, já que sigo a corrente que acha que amistoso e ficar em casa dormindo tem o mesmo impacto). Selecionei mascarar atributos e sem orçamentos na primeira janela (não que vá contratar alguém).
      Além disso, por descuido, deixei a possibilidade de utilizar o editor do jogo ativada. Como não ia postar o save aqui não me prestei a reiniciar só por isso. Depois mudei de ideia sobre postar, mas aí já não queria voltar tudo. Enfim, digo isso só para que todos fiquem cientes, mesmo que não esteja fazendo uso do editor. Já vi que dá para esconder o botão do editor nas opções do jogo e fiz isso. Não pretendo utilizá-lo para nada. Se o fizer, será em um futuro muito distante para brincar com o save no encerramento da sua vida útil, e deixarei bem avisado a todos.
      Feitas todas as considerações, é hora de partir para o jogo. No próximo post vou apresentar a equipe e as competições.
    • jvitorsch
      Por jvitorsch
      Fala turma, estou com um bug meio bizarro no meu FM 2021. A classificação das equipes argentinas está totalmente bugada. Quem deveria jogar a Libertadores está classificado para a sulamericana e vice-versa. O próprio River Plate que venceu a última libertadores no meu save, está classificado para jogar a sulamerica e não a libertadores. 
       
      Obs: Uso BRMundiUp e o jogo não é pirata. Estou no ano de 2023, segunda temporada no meu save. 
    • emmystos
      Por emmystos
      Alguém tem ainda alguma licença de FMRTE 21 para vender?
    • CCSantos
      Por CCSantos
      Pois é, cá estamos novamente. Depois de um tempo parado - e sem sequer jogar FM - decidi tirar um pouco a poeira do FM21, e decidir jogar um save que sempre quis tentar, mas que fora muito hypado em FMs anteriores, já que o time havia subido de forma surpreendente para a Série C.
      Estou falando do Atlético Acreano, equipe que foi do êxtase de quase conquistar um acesso à Série B em 2018, ao fato de ficar sem divisão nacional em 2023, já que o time sequer avançou para a segunda fase do Estadual - as vagas devem ficar com Humaitá (campeão estadual de forma inédita) e São Francisco ou ADESG.
      O time está prestes a fazer 70 anos de história (irá fazer esta idade no próximo dia 27 de abril), possui nove títulos Estaduais, e é o único time do Acre a subir na Série D do Campeonato Brasileiro, em 2017.
      No ano seguinte, disputando no Grupo A, encarando os times nordestinos e sofrendo com a questão logística, o time se superou a ponto de poder decidir jogar por uma questão de distância (pouparam atletas nas rodadas finais para encaixar o seu confronto nas quartas), visando o confronto contra o Cuiabá. Acabaram perdendo por 2 a 0 na Arena Cuiabá e empataram em 2 a 2 em Rio Branco, deixando o acesso para a equipe mato-grossense que, posteriormente, viria a subir para a Série A, inclusive retornando para a disputa de competições continentais neste ano de 2022.
      Em 2019, teve o azar de ver uma Série C com dez times nordestinos, a ponto de tirar ele e o Luverdense do Grupo A, repassando-os para o Grupo B - isso daí foi inserido também por uma questão de logística, pois haviam poucos voos diretos de Rio Branco para o Nordeste; não era incomum ver o Atlético fazendo escala até mesmo em Viracopos (Campinas), rumo ao Nordeste em 2018. O resultado disso? Ambas as equipes, com aporte financeiro consideravelmente menor em comparação aos clubes de Sudeste e Sul, acabaram caindo para a Série D.
      Depois disso, o clube se perdeu. Foi lanterna em seu grupo na Série D em 2020, sem ganhar um jogo sequer (oito empates e seis vitórias).
      Para assumir o Galo Carijó, avancei a temporada 2021. Na próxima atualização, repasso o que houve na equipe, antes de minha chegada. O time foi um dos três representantes do Acre na Série D, juntamente com o Rio Branco e o Galvez, porém, só teremos duas vagas a partir da disputa de 2022.
      A única coisa que posso colocar aqui, é que ele já possui vaga para a Série D em 2022, por ter sido vice-campeão estadual em 2021, onde perdeu o título para o Galvez.

      A equipe joga suas partidas na Arena da Floresta, em Rio Branco. Ela possui capacidade para mais de 13 mil torcedores, e nós dividimos o estádio com Rio Branco, Humaitá, Vasco e Plácido de Castro. Antes da era das 'Arenas', o estádio já foi o mais moderno do Norte do País.

      Na próxima atualização, como eu disse, vou destrinchar como foi este 2021 do Atlético Acreano, antes da minha chegada ao clube.
      Conto com vocês nessa. Um abraço.
      -----------------------------------------------------------------------
      Base de dados: 21.4
      Países: Toda a América do Sul (com todos os atletas disponíveis);
      Database utilizada no Brasil: Brasil Série D by F J (É o formato de DB que mais se aproxima do regulamento oficial da Série D, com definição de vagas via Estaduais)
      Outras databases: Argentina (Até a Primera B/Nacional A), Chile (expandido para a 3ªDivisão), Peru (expandido a 2ªDivisão), Uruguai (expandido a 3ªDivisão), Bolívia, Equador, Paraguai e Venezuela (Riddler) + DBs de realismo de treinadores.
×
×
  • Criar Novo...