Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

AmaTuks - Os garotos de Pretória: Um time de base - Aguardando avaliação


Danut

Posts Recomendados

uma pena ter sido petelecado tão cedo na copa, mas pelo menos aínda não morreu afogado na liga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na Liga: 4v, 2e e 9 derrotas. Saldo negativo de 10 gols. Ou acerta a defesa...ou vai acabar sendo demitido. Pretende alterar a tática?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre bom ver a capacidade do estádio ser aumentada. Deixa lá a Taça, principal é manter-se na Liga, mesmo contra todas as previsões. Mês de Dezembro ajudou imenso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Presente de natal essas vitórias em dezembro? Uauahuahuahuah

Sendo ou não presente, ajudaram a tirar o time do fundo da tabela. Pelo histórico da última temporada, precisa de mais uns 10-12 pontos pra não correr risco de rebaixamento. É possível.

Como tem utilizado os garotos da base nessa temporada?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 hours ago, felipevalle said:

uma pena ter sido petelecado tão cedo na copa, mas pelo menos aínda não morreu afogado na liga.

Nesse momento do save a copa tem prioridade zero para mim. Claro que seria legal se desse pra avançar um pouquinho mais, dar mais uns jogos para a garotada e tal. Mas o foco é total na liga, pois um rebaixamento tem impacto muito maior do que uma eliminação em copa.

 

16 hours ago, LC said:

Na Liga: 4v, 2e e 9 derrotas. Saldo negativo de 10 gols. Ou acerta a defesa...ou vai acabar sendo demitido. Pretende alterar a tática?

Oi LC, acho que tu deu uma olhada nessa última atualização sem pegar bem o contexto. Nós subimos de maneira inesperada na última temporada. Temos, de longe, o pior elenco da divisão. Eu acho que os resultados até aqui estão bem aceitáveis nessa situação - e a diretoria também está bem feliz.

Por isso também não pretendo alterar a tática, não. Acho que para o grupo que tenho os nossos jogos estão sendo bons.

 

3 hours ago, Cadete213 said:

Sempre bom ver a capacidade do estádio ser aumentada. Deixa lá a Taça, principal é manter-se na Liga, mesmo contra todas as previsões. Mês de Dezembro ajudou imenso.

Na verdade a capacidade foi reduzida, apesar do título enganoso da mensagem. Isso porque aumentou em 2.500 lugares sentados, mas para isso foram cortados uns 5 mil lugares em pé. De qualquer maneira, não costumamos lotar o estádio, então não deve ter grande impacto (embora pessoalmente eu sempre morra por dentro um pouco quando vejo competições que impedem que existam setores para o torcedor ficar em pé).

A taça é realmente pouco importante nesse momento. O negócio é evitar o rebaixamento, e estamos num bom caminho para isso até aqui.

 

1 hour ago, div said:

Presente de natal essas vitórias em dezembro? Uauahuahuahuah

Sendo ou não presente, ajudaram a tirar o time do fundo da tabela. Pelo histórico da última temporada, precisa de mais uns 10-12 pontos pra não correr risco de rebaixamento. É possível.

Como tem utilizado os garotos da base nessa temporada?

 

Olha, acho que foi. Principalmente pela maneira como se deram as vitórias. Mas a gente aceita né, para quem está ameaçado de rebaixamento um mês assim faz toda a diferença do mundo.

Também acho os 10-12 pontos perfeitamente possíveis. Até porque ainda enfrentamos as equipes da parte de baixo da tabela. Dos maiores clubes acho difícil roubar pontos, mas tem uns ali na rabeira que são meio pernas de pau também.

Infelizmente não tenho utilizado eles muito, não. O Thomas Ispyrlidis, aquele zagueiro grego que até destaquei anteriormente, está sendo titular e vem bem (comparado com o resto da defesa, né, que bem de verdade ninguém está). De resto, o Puleng Kekana tem entrado de vez em quando no ataque e o Sipho Kumalo pelas pontas. Mas os dois vem mais do banco. E é basicamente isso, de resto só entra gente se abre buraco no elenco por lesões e tal. A dura realidade é que tem uma distância considerável entre o nível dos nossos garotos e o necessário para a divisão. O que faz sentido né, porque eles tem tudo 16 anos e a gente tá jogando na elite. Imagina uma equipe no Brasileirão colocando os guris de 16 para jogar? Não tem muito como dar certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está com um resultado muito bom, considerando a disparidade entre sua equipe e os demais da divisão.

Principalmente os resultados que conseguiu fora de casa mostram que tem boas chances de se manter na elite, apesar de que, olhando a tabela, ter claramente um pelotão de 9 clubes que brigam por alguma coisa, enquanto os outros 7 ou um pouco menos devem brigar até o fim contra o rebaixamento.

Uma coisa que me pegou agora foi olhar que eu nunca me atentei para esse impacto que o diretor de futebol jovem tem nos jogadores formados. Vinha estranhando a algumas temporadas que simplesmente todos os jogadores que me chegam com algum potencial tem um atributo de consistência muito ruim, mas não tinha ligado isso a um possível impacto do diretor. Será que ele afeta isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei interessante essa contraproposta da Diretoria para melhorias na infraestrutura. É legal porque exige um comprometimento da sua parte também.

No campeonato, seria dureza, mas o seu presente de Natal evita com que entre no returno muito perto da briga pelo rebaixamento. Quatro pontos de distância não são muito, mas quando as vitórias vem a conta-gotas, faz toda a diferença.

Com esse DdF pelo menos já pode criar uma expectativa maior. E que legal que tenha conseguido trazer um staff tão renomado. Não sei se trarão muito impacto, mas fica como uma curiosidade bacana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 hours ago, Marcolation said:

Está com um resultado muito bom, considerando a disparidade entre sua equipe e os demais da divisão.

Principalmente os resultados que conseguiu fora de casa mostram que tem boas chances de se manter na elite, apesar de que, olhando a tabela, ter claramente um pelotão de 9 clubes que brigam por alguma coisa, enquanto os outros 7 ou um pouco menos devem brigar até o fim contra o rebaixamento.

Uma coisa que me pegou agora foi olhar que eu nunca me atentei para esse impacto que o diretor de futebol jovem tem nos jogadores formados. Vinha estranhando a algumas temporadas que simplesmente todos os jogadores que me chegam com algum potencial tem um atributo de consistência muito ruim, mas não tinha ligado isso a um possível impacto do diretor. Será que ele afeta isso?

Muito bom não sei se dá para dizer, mas eu estou satisfeito com o que conseguimos até aqui, sim. Nosso time é ruim mesmo, então conseguir ficar na divisão é lucro. 

Realmente tem uma divisão ali do 9º para o 10º, né. Na parte de baixo eu diria que quem tem 17 pontos já está muito longe do rebaixamento, mas o Amazulu conquistou um único ponto nos últimos cinco jogos - aí mesmo com 17 pontos não dá para deixar eles completamente fora da briga. Para nós quanto mais gente tiver nessa briga melhor, maiores as chances de escapar. 

O diretor de futebol tem impacto sobre os atletas que chegam na base. Principalmente através da sua personalidade. Tem quem diga que a personalidade do resto do staff também influencia, mas isso eu não tenho certeza. Em todo caso a influência da personalidade do diretor é bem forte. O certo é sempre ter um diretor com personalidade positiva (ou, se não for possível, pelo menos um que seja neutro). 

Agora, falando especificamente de consistência, eu não sei se isso é afetado. Porque não é um atributo de personalidade em si. Aí tu perguntou algo que eu realmente não sei como funciona. 

 

34 minutes ago, #Vini said:

Achei interessante essa contraproposta da Diretoria para melhorias na infraestrutura. É legal porque exige um comprometimento da sua parte também.

No campeonato, seria dureza, mas o seu presente de Natal evita com que entre no returno muito perto da briga pelo rebaixamento. Quatro pontos de distância não são muito, mas quando as vitórias vem a conta-gotas, faz toda a diferença.

Com esse DdF pelo menos já pode criar uma expectativa maior. E que legal que tenha conseguido trazer um staff tão renomado. Não sei se trarão muito impacto, mas fica como uma curiosidade bacana.

Também achei essa história da contraproposta legal. Único problema é que terminei a temporada (vou postar logo mais), comecei a seguinte e nada de aparecer alguma mensagem dizendo se eles vão fazer a melhoria ou não... Depois tenho que ver se consigo identificar pelas finanças do clube se o pedido foi atendido. 

Aquele mês de dezembro foi fundamental. Realmente não é uma distância muito grande, mas na parte de baixo da tabela 4 pontos já é um mundo, né. 

Sobre o staff, realmente trouxe para o tópico mais pela curiosidade mesmo. Eles são os melhores que tinha disponível, não contratei só pelo nome. Mas também não são grande coisa. A menção no post foi pela curiosidade, a contratação foi por serem o que havia de melhor. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AMWts8AQlViZ6jPSl-8JcD6usQIEftIL-k1ERX2-

S02E02 - Adeus a Mbesuma

Na última atualização vimos que o AmaTuks conquistou 14 pontos em 15 jogos na 1ª divisão sul-africana, ocupando a 12ª posição. Embora não seja uma campanha de encher os olhos, o treinador ficou satisfeito com o apresentado, pois a expectativa era ser rebaixado. Hoje vamos falar da segunda metade da temporada.

 

Transferências

AMWts8Df2iYdbG7IuaLK6edySvoDS2xZIbR0o6ZT

Tivemos apenas uma movimentação na janela de verão, mas ela foi de peso: Collins Mbesuma, artilheiro da última temporada, voltou para sua terra natal. Não aceitei o negócio pelo dinheiro (até porque ganhamos só mil euros na venda), mas sim porque não via mais futuro para o jogador no clube. Não dá para diminuir a importância que ele teve no acesso, mas esse ano a situação já era bem diferente: em treze jogos, apenas dois gols e uma assistência. A idade cobrou seu preço - do início do save para cá o atleta perdeu quatro pontos em aceleração e velocidade e cinco em força.

 

Primeira Liga

AMWts8CWxY7sYjPTWPz_hnxdnJtN1chAPHycCo6f6EZ1zTQRJ8V23QYP-oDS3QfCUiO5g27xixERgdXjqN-mzACP8GNJpith9-cVfr1ItH0OXoeUi-_8at2e4hc9iATMihvrVOjPQCUid4RAXIcQOYi4uXRuUg=w1036-h362-no?authuser=0

O terceiro quarto de campeonato foi absolutamente espetacular para o AmaTuks. Em oito partidas vencemos seis vezes, mais do que havíamos conseguido nos quinze jogos anteriores. E não vencemos só adversários fracos, não. Começando com o Bloem Celtic tivemos uma sequência em que vencemos o 3º colocado, o 4º colocado, o novo 3º colocado e, no momento alto da série, goleamos o líder por 4 a 0.

AMWts8DenpsiZUv4qxEeK9EiYuQo5MLl525TOlL-HQFzhrHW0BW2DCE3IQvQvRbkjNw7r4NEFAfcmjxXwChsLbwW0eky6MhSTCN3LUfKNbDVQmamcEpwueBqrx7bF1PpKVw4katc799MM92OTjFVSJQQWRpsZw=w813-h631-no?authuser=0

Ainda fechamos esse período maravilhoso com mais uma vitória, dessa vez sobre os rivais do SuperSport United. Com tanta alegria o torcedor nem se importou com o leve tropeço ao empatar com o lanterna ali no meio da série de vitórias.

AMWts8CNufdUvRwnQNFIOet1o4K-ztd8XDDpk3f1vza5D0Yxj0NJQx5fJy5aHcCCXckBtXvCF9UVlx8PlMbmUtnrWDmPYBREhjFQEoRiW97LuEvpJa8jokAJ9_MWMaFOT6lHUabNeKPhG0uOKjp_XcdrxZY9oA=w971-h284-no?authuser=0

No último quarto da temporada não conseguimos manter o ritmo absurdo do período anterior. Mas isso também era de se esperar. A torcida ficou chateada de levar uma virada dos rivais do Mamelodi Sundowns, claro - foi nosso único jogo até aqui com estádio completamente lotado. De minha parte, só queria ter empatado com o Cape Town City, o que nos deixaria uma posição acima na tabela final.

 

Classificação

AMWts8AY-kU644coKl1xdR-k19SXv7QxqCBmlBf1-5m51kLm8YnYjGpOkoAxlyn_HGu_NGCVRK0e6Y6bzxJ3Oz5bP36XqdQONJjTB6edIKVbn1qo4npxX-HHIAkQGzY0A5ARvl9q1neZr7gvh3hk0riJ4WqJbQ=w839-h576-no?authuser=0

Terminamos a liga em uma excelente 9ª colocação, muito acima do que era esperado da equipe. Fica um gostinho de que poderíamos ter feito ainda mais, já que os oito primeiros da liga disputam uma taça entre eles - bastava um empate com o Cape Town na reta final para garantir lugar nessa copa adicional.

Mas não ter levado essa vaga é mero detalhe. O que fica é que uma equipe que não deveria nem ter subido de divisão conseguiu bater clubes gigantes e atingir uma posição muito bem consolidada no meio da tabela da elite. Para dar uma ideia do que fizemos nessa segunda metade, nosso aproveitamento no período foi de 62% - números de vice-campeão.

 

Plantel

AMWts8B-OvdidXvpZT5-XWAm3AXXy2qPZQrJbWiN

O grande destaque da temporada foi Skudu Makudubela. O jogador iniciou jogando pela ponta esquerda, mas suas atuações acabaram lhe rendendo o espaço como meia ofensivo central. Foi líder da equipe tanto em gols marcados quanto em assistências. Basicamente, se a jogada não passou pelos pés de Makudubela, então não deu em nada.

AMWts8DwWEahLCf-OBMQeDGObSonNlnZagyRx8ji

Os outros dois atletas que merecem destaque são o goleiro Dumisani Msibi e o zagueiro Thomas Ispyrlidis. Fomos a equipe da liga que menos deixou os adversários converterem chutes em gols, e nosso goleiro certamente ajudou muito para isso. Já Thomas Ispyrlidis foi o atleta mais sólido de uma defesa que, no geral, não jogou bem. Eu já havia mencionado no ano passado que imaginava que Ispyrlidis logo teria espaço na equipe principal, mas não achei que ele seria nosso melhor zagueiro já nessa temporada. Com suas atuações, garantiu um espaço no melhor onze do save, sendo o primeiro garoto da base a conseguir essa honra.

 

Tática

AMWts8DaBDLkhS_NQleEXUxvRA_NGTZqJ4tuOJsdUEqAF24qVGJVS6jN6iZmJYTbW4oj-6xL5FRvG5LX5jFQDVL0pzbRpJdLqEVyi2IlScNfRuxkK1nbo2VBeMUh6z4pu-wOeTksGW4VwKoGjt5KEkHIAtDeJQ=w857-h765-no?authuser=0

Essa aqui foi nossa base para a temporada. Eu adoraria dizer que os excelentes resultados da equipe se devem a alguma grande genialidade tática de minha parte, mas a verdade é que jogamos um futebol extremamente simples. É um jogo de marcação e poucos riscos, com saídas mais rápidas apenas quando temos a oportunidade de explorar o contra-ataque.

 

Finanças

AMWts8BtXddE96Zx3-H36rhSY7iO9EkUzwcAj_F1Su8vNY4uxAR-Lv3XSbEE_vJhNT8YxYPDRDNb7N66n8CcySUdw8ahZBD3P4IzB6lKCnn8GbJoynGuVSvQee-CUDXICzXAvleOsBRJvfMoR2A1iTf2BZYrcw=w1316-h252-no?authuser=0

O acesso para a elite triplicou nossas receitas (de 1 milhão de euros para 3 milhões de euros), basicamente por conta dos aumentos em receitas televisivas e em garantias (cerca de 1 milhão de euros cada). Pelo que andei vendo essas tais "garantias" são dinheiro dado pelo governo/federação. Imagino que todos clubes da elite recebam essa valor. 

Do outro lado, as despesas também cresceram, ainda que em ritmo menor - elas passaram de 1,7 milhão de euros para 2,6 milhões. Os gastos que mais aumentaram foram salários de jogadores, camadas jovens e, principalmente, equipe técnica. O lado positivo é que mesmo tendo gasto bem mais nessas áreas fundamentais o clube conseguiu fechar o ano com cerca de 450 mil euros de lucro.

 

Fornada

AMWts8AZmcFL8wg-vLh9noJHOgUJkbMrEinSco7n

Albert Zwane / Goolam Mahlangu / Darryl Sonopo / Moses Gumbs

Tivemos mais uma turma de jovens com muitos atletas de alto potencial. Por outro lado, fiquei chateado de ver que voltamos a ter um número alto de jogadores com personalidade negativa, mesmo depois de trocar o diretor. Não sei se há alguma outra coisa que possa fazer para influenciar nisso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to AmaTuks - Os garotos de Pretória: Adeus a Mbesuma [atualizado em 13/03]

Onde foste buscar essa porção mágica? Até o Kaizer foi goleado. Personalidade negativa? É pô-los a correr na praia e a subir montanhas 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Surpreendente. Não esperava um ritmo tão forte na terceira perna do campeonato que te colocasse no meio da tabela com sobras. Mas deu certo e agora terá mais um ano de elite para aproveitar essa fornada, que infelizmente veio com qualidade nos pés, mas não na cabeça. Zwane poderia ter um potencial ainda maior se ele não fosse acomodado. Vamos ver a próxima fornada, se continuar assim o diretor já fica na berlinda. 

O legal do save de base é que você cria uma conexão com os atletas. Com Mbesuma foi algo muito rápido e ele nem era das fornadas, mas é interessante destacar mesmo.

Essa Copa que você mencionou é a MTM 8 Cup?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Danut disse:

Não sei se há alguma outra coisa que possa fazer para influenciar nisso.

Acho que esse aspecto tem um bocado de aleatoriedade envolvido. O que você pode fazer é organizar os grupos de mentoria - duas personalidades boas pra uma ruim - e em geral isso ajuda bastante. Eu costumo botar todos os jovens da base pro plantel principal e, ainda que eles não joguem, podem participar das mentorias. Depois deixo eles disponíveis para atuarem pela equipes de base e pronto, fica ótimo.

Na fase inicial do save do Wrexham, em que a base era muito importante, eu tive resultados muito bons assim. Vários garotos de personalidade ruim foram treinar com o time principal e melhoraram ao longo do tempo.

Eu ia comentar a atualização anterior e dizer que, para um time que acabou de subir e não contrata, estava bom. Aí veio a atualização atual e ficou ainda melhor, cumpriu os objetivos, passou longe da zona de rebaixamento e, de forma simples e objetiva, tem tudo para se consolidar na divisão na temporada que vem. Ainda mais com os garotos mais maduros e o time ainda mais entrosado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutes ago, Cadete213 said:

Onde foste buscar essa porção mágica? Até o Kaizer foi goleado. Personalidade negativa? É pô-los a correr na praia e a subir montanhas 😁

Honestamente, não sei. O que a minha equipe jogou nesse período não foi brincadeira. Aquele 4 a 0 sobre o Kaizer Chiefs foi inacreditável. 

Vou ter que dar um jeito nesses garotos. Da fornada anterior já tem uns que eu andei dando broncas por não treinarem o suficiente e que não gostaram. Mas enquanto não treinarem direito vão continuar a ouvir do treinador. 

 

2 minutes ago, #Vini said:

Surpreendente. Não esperava um ritmo tão forte na terceira perna do campeonato que te colocasse no meio da tabela com sobras. Mas deu certo e agora terá mais um ano de elite para aproveitar essa fornada, que infelizmente veio com qualidade nos pés, mas não na cabeça. Zwane poderia ter um potencial ainda maior se ele não fosse acomodado. Vamos ver a próxima fornada, se continuar assim o diretor já fica na berlinda. 

O legal do save de base é que você cria uma conexão com os atletas. Com Mbesuma foi algo muito rápido e ele nem era das fornadas, mas é interessante destacar mesmo.

Essa Copa que você mencionou é a MTM 8 Cup?

Acho que ninguém esperava, rs. Foi um pedaço de campeonato muito acima do que o time deveria estar jogando. 

Pois é, na fornada realmente faltou um pouquinho na parte mental. Uma pena isso. Mas vamos ver se ainda consigo colocar alguns desses garotos no caminho certo. O potencial está ali. 

O nosso diretor atual tem uma personalidade bem positiva, sendo considerado bastante profissional. Mas uma coisa que eu acabei de ler que achei interessante é isso aqui:

Quote

Upgrading your Facilities directly impact the quality of your Newgens over time, while improving the natures of your backroom staff will directly impact the personalities of those prospects before they hit the intake screen. Recruiting a great Head of Youth Development in 2022 won’t suddenly give you amazing Newgens in 2023 or even 2024 - their influence is strongest with the younger, more impressionable players hidden in the club's background (think 2025 and beyond).

Vi isso nessa página aqui: https://www.footballmanager.com/guides/dispelling-10-common-football-manager-misconceptions

Nunca tinha lido nada sobre isso, do diretor ter influência sobre jogadores que vão surgir em três temporadas ou mais. Mas isso explicaria o grande número de acomodados agora ainda, já que o diretor anterior era acomodado né. Possivelmente nos próximos anos a situação melhore. Tá aí algo para ficar de olho. 

O Mbesuma não chegou a ser aquele ídolo que a gente vai lembrar depois de trinta anos de save, mas nesse começo não tinha como não dar destaque a ele. O cara nos carregou na força (literalmente, que zagueiro nenhum tinha físico para disputar com ele) para fora da segunda divisão. 

Sim, é essa competição mesmo. 

 

1 minute ago, Tsuru said:

Acho que esse aspecto tem um bocado de aleatoriedade envolvido. O que você pode fazer é organizar os grupos de mentoria - duas personalidades boas pra uma ruim - e em geral isso ajuda bastante. Na fase inicial do save do Wrexham, em que a base era muito importante, eu tive resultados muito bons assim. Vários garotos de personalidade ruim melhoraram ao longo do tempo.

Eu ia comentar a atualização anterior e dizer que, para um time que acabou de subir e não contrata, estava bom. Aí veio a atualização atual e ficou ainda melhor, cumpriu os objetivos, passou longe da zona de rebaixamento e, de forma simples e objetiva, tem tudo para se consolidar na divisão na temporada que vem. Ainda mais com os garotos mais maduros e o time ainda mais entrosado.

Então, eu acabei de ler aquele negócio que mencionei na resposta acima pro Vini, acho que isso pode estar influenciando. 

No mais, eu tenho usado os grupos de mentoria já, mas até aqui os resultados tem sido bem mais ou menos. Tem mês que recebo relatório dizendo que teve jogador melhorando a personalidade, mas tem mês em que recebo relatório dizendo que piorou a de quem era bom. Eu não sei se no fim das contas tô mais melhorando ou mais piorando meus jogadores. Nos FMs anteriores essa parte era bem mais fácil. Teus grupos de mentoria eram feitos com quantos jogadores? Alguma outra regra além dessa de duas personalidades boas para uma ruim?

Sobre os resultados em campo, eu já estava feliz com o desempenho na primeira metade do ano. Nessa segunda metade fomos absolutamente espetaculares. Muito acima do que essa equipe deveria estar jogando. 

Sobre a próxima temporada, eu sou um pouco mais pessimista. Também não seria eu se não fosse pessimista né, rs. Mas assim, embora seja verdade que os garotos estejam melhorando, eu ainda enxergo eles bem longe da qualidade necessária para a equipe principal, com raras exceções (basicamente só o Ispyrlidis na zaga e o Kumalo na ponta). Quem realmente carrega o time são os jogadores que já estavam aqui, e esses estão ficando mais velhos a cada ano que passa. Ngobeni vai fazer 35, Makudubela vai fazer 33, Julies 32. A tendência é que o time fique pior na próxima temporada do que era nessa, mesmo com o desenvolvimento dos jovens. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Danut disse:

Teus grupos de mentoria eram feitos com quantos jogadores? Alguma outra regra além dessa de duas personalidades boas para uma ruim?

Em geral eu fazia (e faço) grupos de três atletas, focando mesmo na questão das personalidades (que é uma sugestão do @Henrique M.), mais nada. Quando sobra alguém eu tento montar grupos de quatro, mas aí seriam três personalidades boas pra uma ruim.

O que gosto de fazer é pegar as melhores promessas da base e mandar pro plantel principal, como comentei, pra que eles possam fazer mentorias com os mais velhos. Deixando disponível pra jogarem pelas categorias inferiores fica bom, porque ganham experiência com as mentorias mas seguem jogando com menos pressão pelos times sub.

Eu já tentei outras fórmulas, como por exemplo colocar dois jogadores de Determinação alta pra um de Determinação baixa, e foi um desastre: os três pioraram absurdamente e inclusive caiu a Determinação de todos eles. Não sei onde o cara que sugeriu isso estava com a cabeça...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/03/2023 em 07:57, Danut disse:

um número alto de jogadores com personalidade negativa

Ecoando o que os mais velhos gostam de dizer "essa geração só tem frouxo!". Quantos moleques acomodados. Grupos de mentoria serão fundamentais nesse save pelo que parece. Acho que você terá que reter alguns coroas só para isso.

Rapaz, com um pouco mais de impulsão talvez Mbesuma ainda desse um caldo como um ponta de lança fixo. O veterano estava lento, mas é uma máquina de chutar. Mas concordo que ele não se encaixava mais na sua tática, não serviria para ser um atacante combativo. Uma pena.

Dada a perspectiva de rebaixamento, a classificação do time foi boa. Ninguém poderá falar que você perdeu mais do que ganhou, pelo menos!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutes ago, LuisSilveira said:

Ecoando o que os mais velhos gostam de dizer "essa geração só tem frouxo!". Quantos moleques acomodados. Grupos de mentoria serão fundamentais nesse save pelo que parece. Acho que você terá que reter alguns coroas só para isso.

Rapaz, com um pouco mais de impulsão talvez Mbesuma ainda desse um caldo como um ponta de lança fixo. O veterano estava lento, mas é uma máquina de chutar. Mas concordo que ele não se encaixava mais na sua tática, não serviria para ser um atacante combativo. Uma pena.

Dada a perspectiva de rebaixamento, a classificação do time foi boa. Ninguém poderá falar que você perdeu mais do que ganhou, pelo menos!

Realmente não foi a geração que eu estava esperando. Mas pelo que andei lendo (até cito nas respostas um pouco acima) parece que o diretor de futebol influencia os jogadores para além da fornada do ano, então acho que esse alto número de acomodados ainda pode ser impacto do péssimo diretor que eu tinha arrumado de início, mesmo que o cara já tenha ido embora. Se for isso nos próximos anos a tendência é melhorar. 

Em finalização o Mbesuma ainda estava muito acima, mas já não tinha mesmo como encaixar ele na equipe. Não temos uma equipe capaz de deixar o cara lá só parado no meio da área recebendo a bola no pé em condições de chute. Aí foi melhor deixar seguir o seu caminho. O time melhorou sem ele. 

Fomos uma equipe bem equilibrada, né? Só faltou um pouco para igualar o número de gols marcados e sofridos. E sim, a classificação foi muito positiva. Eu acho que o resultado mascara um pouco para os leitores como o time é ruim, estamos muito abaixo do nível necessário para disputar essa divisão. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fez uma campanha boa na primeira temporada na elite do futebol sul-africano. Começou com um desempenho preocupante, mas depois melhorou no returno. Alguma explicação para a melhora na 2ª metade do campeonato?

O time ainda está bem distante de ter elenco formado na base do clube, mas isso faz parte, já que está mudando a filosofia do clube. Estou curioso para ver essa transição acontecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutes ago, GGilson said:

Fez uma campanha boa na primeira temporada na elite do futebol sul-africano. Começou com um desempenho preocupante, mas depois melhorou no returno. Alguma explicação para a melhora na 2ª metade do campeonato?

O time ainda está bem distante de ter elenco formado na base do clube, mas isso faz parte, já que está mudando a filosofia do clube. Estou curioso para ver essa transição acontecer.

Eu acho que gostei mais da campanha do que tu gostou :P Diria que a primeira metade já foi bem ok dentro do que essa equipe tinha qualidade para apresentar, e que a segunda parte foi espetacular. Na minha opinião os resultados enganam o leitor, pois fica parecendo que a equipe é melhor do que ela é de verdade. Para dar um exemplo: fui olhar a comparação de atributos e na parte de atributos técnicos a minha equipe só não é a pior da liga em dois deles (e nesses dois somos penúltimo e antepenúltimo). Na parte mental e física a gente não é tão ruim assim, mas ainda estamos bem firmes entre as cinco piores equipes em quase todas as categorias, sendo a pior em várias delas. Mesma coisa na comparação por posições (fora o gol, onde estamos bem acima da média). 

Sobre a explicação para a melhora... uma parte acho que foi a saída do Mbesuma, com a consequente mudança na nossa forma de jogar. Mas acho que isso pode até explicar um pouco dessa melhora, mas não é o suficiente para explicar tudo. O resto eu realmente não sei. Teve uns jogos ali no meio em que só pareceu que tudo deu certo para minha equipe (vide o 4 a 0 no líder, em que acertamos o gol cinco vezes). Adoraria saber precisar o que foi que fizemos de tão certo naquele momento de muitas vitórias, pois isso ajudaria para a sequência do save. Mas a verdade é que não sei mesmo. 

Sim, o elenco ainda está longe de ser formado pelos garotos. Mas tem que pensar que os mais velhos dos jovens estão com 16 anos né. Não é de se esperar que uma equipe da primeira divisão tenha um grupo formado por jogadores nessa idade. Daqui para a frente eles vão assumir mais protagonismo, mas por enquanto ainda somos um clube que está extraindo o possível dos seus veteranos (tanto que ano passado os destaques tinham 30 e 36 anos, e esse ano o destaque tinha 32). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AMWts8AQlViZ6jPSl-8JcD6usQIEftIL-k1ERX2-

S03E01 - Se não pode vencê-los, bata neles

Na última atualização vimos que o AmaTuks fez uma segunda metade de temporada espetacular e conquistou a 9ª posição na elite sul-africana, bem longe do temido rebaixamento. Agora vamos entrar na temporada 2022/23, a terceira do save.

 

Infraestruturas

Começando com uma má notícia: nossas infraestruturas de treino pioraram ao final da última temporada. Tentei pedir a atualização para a diretoria, mas eles disseram que não é possível atender ao pedido devido à situação financeira do clube. Provavelmente vai demorar antes de conseguir melhorar a situação, pois se nosso um milhão de euros em caixa não é suficiente então as obras estão fora do alcance do nosso bolso pelas próximas temporadas.

 

Transferências

Não tivemos nenhuma movimentação na janela. Os grandes do país até que tentaram, assediando boa parte dos nossos jovens, mas todas as propostas foram negadas. Por enquanto, não tive nenhuma reclamação dos garotos.

Quem chegou a ensaiar uma reclamação foi nosso goleiro Dumisani Msibi. Convocado para a seleção sul-africana, o atleta parece finalmente ter percebido que está um nível acima da qualidade dos seus colegas de equipe, e que se permanecer no clube não terá a chance de levantar troféus tão cedo.

Depois de alguma conversa, consegui acalmar seus ânimos lhe prometendo que aceitarei vendê-lo caso algum clube pague o valor da sua cláusula rescisória, estabelecida em 43 mil euros para clubes estrangeiros (e 23 mil euros em caso de rebaixamento). Fica a dúvida se o atleta compreende o conceito de cláusula rescisória, mas se a promessa serviu não vou ser eu a estragar a felicidade do rapaz.

 

Primeira Liga

AMWts8BSnkbGPgfavknLA78xtPROUkgZOcfE0KRp-7G7lDKKhHkQErtKbtj0Jlbx07SeFHC4uJA--vxJ-qzxly2FUWDUJtDIyE6RWfr9F1VzJdyvihh5YTrhwYbW0k6qlwIMdMRzr9dLSrpoTwXADyysQjGgJA=w771-h427-no?authuser=0

Antes da temporada se iniciar, havia alguma dúvida sobre como a temporada do AmaTuks iria se desenvolver. Por um lado, os garotos do clube estão se desenvolvendo, o que levaria a crer que a equipe chegaria mais forte do que na temporada anterior. Por outro, os principais atletas do clube no último ano não foram os jovens da base, mas sim os veteranos que já estavam por aqui quando o save se iniciou. Para esses atletas, a tendência é de piora a cada mês que passa.

Depois desses oito primeiros jogos, dá para dizer que o clube sentiu muito mais a queda de performance dos atletas mais antigos do que ganhou com a melhora dos mais novos. Foram apenas quatro pontos conquistados: uma vitória sobre o lanterna em noite inspirada de Nqubeko Dlamini e um empate sofrido com o Cape Town Spurs. Dos demais jogos não conseguimos levar nada. E o que é pior: tirando a derrota para o Stellenbosch, definida em um pênalti aos 87 minutos, não teve nenhum jogo em que o AmaTuks deu sinais de merecer destino melhor.

AMWts8CKTn5m6d0jXXLdPnXNctG1Kshq7vqXAMsCT9eQHa73gk_G3i8gGre7f9MB-wuB3YjeCAQMqC8SOCnA848o62-Qd7qOGELa53PH4LjSnLyiR8JZ7EvrgCa-upV0PRz3tigDGQWSkZfnZlj3irYLdpkv6g=w917-h402-no?authuser=0

O segundo quarto do campeonato foi levemente melhor que o primeiro. Novamente vencemos só uma partida - uma vitória fundamental em confronto direto para sair da penúltima colocação -, mas pelo menos conseguimos empatar três vezes, incluindo os dois confrontos contra nossos rivais. Aliás, merece destaque o nosso empate fora de casa com o fortíssimo Mamelodi Sundowns, interrompendo uma série de oito vitórias seguidas do rival, em um jogo em que minha equipe viveu a máxima "se não pode vencê-los, bata neles".

AMWts8DWjeSrF1IFwCCpE9rtRPx49IezO5FKDWvy

Rival brigando pelo título, time afundado na zona de rebaixamento. Comportamento irretocável dos meus atletas. Ainda fomos prejudicados pela máfia que protege os grandes, tendo um gol injustamente anulado (mentira, foi corretamente anulado, porém temos que manter a narrativa).

 

Classificação

AMWts8B7-sppEV__X8Rig0tFwoSCVVZ0Jk8_khCleTMGRDhWwzHCfq8m89z2Oke0ozJGVukoWkGYWsp0NuS7x9j_YyAP7J2iqImgTkLqJ6XnNNJ4mqGO5ggOzMGKMtjXJwcXQvI8-zSOtwLfaaMCG6uOBS-KQA=w850-h578-no?authuser=0

Com os resultados até aqui, não dava para esperar uma situação muito diferente. Com dez pontos conquistados em quinze partidas, o AmaTuks amarga a penúltima colocação na tabela, situação que lhe colocaria no triangular de rebaixamento/promoção.

O consolo é que as duas equipes que estão logo acima tem mais jogos disputados, então ainda é possível recuperar terreno. Mas para isso será preciso fazer mais do que apresentamos até aqui, especialmente no setor ofensivo. Com quinze gols marcados, temos o segundo pior ataque da competição (o Maritzburg tem o mesmo número de gols, mas um jogo a mais). Se quiser ter outro ano na elite, será preciso colocar mais bolas na rede.

 

Taça da Liga

Esse ano entramos na disputa de uma nova competição, a Taça da Liga. Esse é um torneio de tiro curto, composto pelas 16 equipes que integram a primeira divisão e disputado em mata-mata de jogo único, com final em campo neutro. O vencedor leva 216 mil euros em premiação, enquanto que os demais levam uns trocados para pagar a viagem de volta para casa.

Caso algum leitor esteja muito atento ele poderá se perguntar: tá, mas se a competição é disputada pelas 16 equipes da elite, por que é que o AmaTuks não disputou ela no ano passado? E a resposta para essa excelente pergunta é que eu não sei. Acredito que o FM tenha se perdido um pouco no calendário, por conta das complicações que envolvem essa competição.

Na vida real, a competição havia sido suspensa na temporada 2020/21, por conta do encerramento do contrato com o patrocinador principal. Posteriormente, no começo da temporada 2021/22, optou-se por cancelar a competição em definitivo. A razão dada é que o calendário sul-africano já possui um número muito grande de partidas e que as restrições de viagem por conta da COVID-19 impossibilitaram  o encaixe de mais uma competição na agenda dos clubes.

No FM21, a competição não foi disputada na primeira temporada do save - certamente imitando a suspensão que ocorreu na vida real. O cancelamento definitivo, porém, não chegou a ser incluído nessa versão do jogo. Com isso, tivemos a primeira disputa da competição na temporada 2021/22. Só que nesse primeiro ano o FM utilizou como critério de classificação as equipes que disputaram a primeira divisão em 2020/21 (em vez de 2021/22). Graças a esse erro, ficamos de fora da disputa no ano passado. Felizmente parece ter sido um erro temporário, pois na atual temporada a competição é disputada pelos 16 clubes da elite.

Enfim, feita toda essa explicação, resta falar da história do AmaTuks na competição. E essa parte vai ser breve, pois nossa equipe jogou apenas uma partida. Recebemos o TS Galaxy em nosso estádio e até fizemos um bom jogo, com direito a estar na frente no placar por boa parte do tempo, mas aí levamos dois gols no final da partida e fomos eliminados, para alegria dos três torcedores visitantes.

AMWts8B_C46QACoXmHzGO1qeE9_UEUir8Xw8LUX1v8TTwmZm9WuAxEj7zt0_2Dfu106SZP5wZalJntbup29KQ_GtZq1QOusj2oK2mqP-ew4FnqOL35i5LWItM8F-e8ZE9M-swzsk4r1z4bt6FnT0uexuH2UyfA=w382-h393-no?authuser=0

 

Taça Sul-africana

Além da taça da liga, que disputamos pela primeira vez nessa temporada, também jogamos a taça sul-africana, competição da qual já participamos nos anos anteriores. Nosso adversário na primeira rodada foi o mesmo TS Galaxy, dando-nos a oportunidade de buscar a vingança pela eliminação anterior (ou perder de novo e deixar aqueles três torcedores ainda mais felizes).

Com jogo muito importante pela liga na sequência, enviei apenas o goleiro do elenco titular. O domínio foi todo do Galaxy, que deveria ter vencido, mas eles tiveram dificuldades com a pontaria - e quando acharam o caminho pararam em boa atuação do nosso goleiro. Nos pênaltis nosso goleirão pegou uma cobrança e isso foi a diferença que garantiu a primeira vitória do AmaTuks em copas no save.

AMWts8BCLaRCW3-fD7uehnBTxKR-xo4YucWPwBi-nYjzXtmwnyB_QBbDuPLWCNDyCqLhJKNvol9r4BvHELFTrmZtVf-F-XhH5A0Jt4q51bUPKIJuPYF6mvAkQshYRbzwsFER0iqsKiGaUXuGPRYtNrfRk7yUVg=w453-h352-no?authuser=0

Nosso próximo adversário será o Chippa United, da segunda divisão. É uma partida que entramos como favoritos, mesmo nesse mau momento do clube.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to AmaTuks - Os garotos de Pretória: Se não pode vencê-los, bata neles [atualizado em 14/03]

Pois é, a transição entre envelhecimento da maioria do elenco e jovens entrando nele tem sido mais complicada nessa temporada, pelo menos até aqui, mas a distância do AmaTuks para as equipes fora da zona do rebaixamento é pequena. Dá para escapar. Porém já vimos, no YC equipes serem rebaixadas por conta das dificuldades específicas do save. Vai ter que melhorar bastante. A equipe tem marcado poucos gols e sofrido muitos. 

Ruim também foi a piora da infraestrutra.

No que diz respeito às outras competições, no momento parecem mais atrapalhar do que ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai, mau momento de forma, que se reflete nos resultados. Depois temos as infraestruturas a regredirem. Vida não está fácil, mas desistir NUNCA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiquei aqui pensando na alegria desses 3 torcedores dentro do estádio. Surreal.🤣🤣🤣

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A piora foi grande, muito por causa do envelhecimento do elenco, mas até que não está tão mal assim com um jogo a menos e com uma defesa bem razoável para uma equipe que enfrenta o rebaixamento. Falta marcar, e isso pode ser complicado tendo de depender só dos garotos, sem o Mbesuma.

Legal a chance de revanche na segunda copa, perder duas vezes seria bem trágico mas o goleiro salvou - aliás, se puder manda print do goleiro, não sei se já teve antes mas quero entender o nível dele para ter uma ideia do nível do elenco.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O esquema "bola longa no Marcelo Moreno Mbesuma" parece ter morrido aos poucos depois que ele saiu, e sem poder contratar, a equipe ficou sem a eficiência das últimas duas temporadas. Isso e mais a equipe mais envelhecida parecem ter pesado um pouco para que, até aqui, os resultados não sejam tão bons quanto os da época anterior.

Mas ainda tem tempo de recuperar, tem jogo a menos e escapar é perfeitamente possível. Garantir a manutenção agora é fundamental pro futuro da equipe e pra seguir com o desenvolvimento dos jovens em alto nível.

Vai que dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 hours ago, GGilson said:

Pois é, a transição entre envelhecimento da maioria do elenco e jovens entrando nele tem sido mais complicada nessa temporada, pelo menos até aqui, mas a distância do AmaTuks para as equipes fora da zona do rebaixamento é pequena. Dá para escapar. Porém já vimos, no YC equipes serem rebaixadas por conta das dificuldades específicas do save. Vai ter que melhorar bastante. A equipe tem marcado poucos gols e sofrido muitos. 

Ruim também foi a piora da infraestrutra.

No que diz respeito às outras competições, no momento parecem mais atrapalhar do que ajudar.

Sim, estamos tendo dificuldades com essa transição. A maior parte dos garotos tem futuro, mas ainda não são realidade. Eu já esperava que essas primeiras temporadas seriam mais difíceis (a diferença é que achei que ia passar essa dificuldade na segunda divisão, então ainda estou no lucro, rs). 

A distância para quem está se salvando é pequena. Com dois jogos de diferença, dá para chegar. Mas também precisamos mostrar mais do que fizemos até aqui, né.

Nem acho que sofremos muitos gols. Da metade de baixo da tabela só duas equipes levaram menos gols (já contando o Maritzburg, que na verdade levou o mesmo número de gols, mas tem um jogo a mais). Nosso problema é mesmo o ataque. Ali sim precisa mudar algo (ou então aprender com o Maritzburg, que marcou e levou o mesmo número de gols mas tem três vitórias a mais - é tudo uma questão de distribuir direitinho quando levar e quando marcar gols). 

A questão da piora nas infraestruturas foi chato. Como elas eram muito boas antes, eu imagino que a obra para voltar ao nível anterior saia cerca de 3-5 milhões de euros. Na vida real talvez a universidade tenha orçamento para isso, mas no FM o clube não tem. E olhando as perspectivas de aumento de renda na liga sul-africana não sei se vamos chegar lá tão cedo (ou de todo). 

Sobre as demais competições, eu acho que em um momento tão negativo na liga elas podem ter um lado positivo, que é contribuir para aumentar os índices anímicos da equipe. Estamos todos bem desanimados, então uma partida contra um time mais fraco pode ser a oportunidade de deixar o pessoal um pouco mais empolgado. Mas também depende de quando exatamente for a próxima partida pela copa, já que o calendário sul-africano é meio bagunçado. Se for numa semana tranquila devo ir com força máxima para buscar essa vitória e o aumento de moral. Se for no meio de uma sequência pesada vai quem tiver disponível na base mesmo. 

 

17 hours ago, Cadete213 said:

Ai, mau momento de forma, que se reflete nos resultados. Depois temos as infraestruturas a regredirem. Vida não está fácil, mas desistir NUNCA.

Pois é, não está sendo o melhor dos anos para o Pretória. Mas já esperava uma dificuldade maior nesse período do save, é algo que é comum em saves de base onde se começa já com um elenco preexistente que está ficando mais velho a cada ano. Agora é juntar as forças para dar um jeito de escapar do rebaixamento. 

 

16 hours ago, LC said:

Eu fiquei aqui pensando na alegria desses 3 torcedores dentro do estádio. Surreal.🤣🤣🤣

Alegria dos três, desespero dos outros 4.686, né? :P Mas sim, deve ser massa ver teu time ganhar numa situação assim. 

 

9 hours ago, Marcolation said:

A piora foi grande, muito por causa do envelhecimento do elenco, mas até que não está tão mal assim com um jogo a menos e com uma defesa bem razoável para uma equipe que enfrenta o rebaixamento. Falta marcar, e isso pode ser complicado tendo de depender só dos garotos, sem o Mbesuma.

Legal a chance de revanche na segunda copa, perder duas vezes seria bem trágico mas o goleiro salvou - aliás, se puder manda print do goleiro, não sei se já teve antes mas quero entender o nível dele para ter uma ideia do nível do elenco.

Se comparar com o Amazulu são até dois jogos a menos, então temos chances de sair desse buraco sim. Como tu disse, a defesa está indo bem. Não é um destaque a nível de campeonato, mas para quem briga lá na parte de baixo não dá para reclamar. O problema é esse ataque... Não digo que me arrependo de vender o Mbesuma porque ele já não tinha físico nenhum e não estava mesmo encaixando na tática mais. Mas que de vez em quando o treinador se pega no meio da noite sonhando com uma finalização forte no cantinho... 

Sobre o goleiro, se procurar bem deve ter algum post no tópico em que eu não coloquei o print dele :P Brincadeiras à parte, eu costumo trazer os perfis dos jogadores de que falo mais nos posts como links, mas como é só o link no nome do atleta no meio do post é fácil deixar passar. Tá aí:

AMWts8D5aj9jMD9fNxiLxU38G2v51vOQV-nMmh3c

Lembrando que ele é o nosso craque de bola, né. O resto do time é bem pior. Se quiser o print de alguém outro é só falar. 

 

36 minutes ago, Tsuru said:

O esquema "bola longa no Marcelo Moreno Mbesuma" parece ter morrido aos poucos depois que ele saiu, e sem poder contratar, a equipe ficou sem a eficiência das últimas duas temporadas. Isso e mais a equipe mais envelhecida parecem ter pesado um pouco para que, até aqui, os resultados não sejam tão bons quanto os da época anterior.

Mas ainda tem tempo de recuperar, tem jogo a menos e escapar é perfeitamente possível. Garantir a manutenção agora é fundamental pro futuro da equipe e pra seguir com o desenvolvimento dos jovens em alto nível.

Vai que dá.

Realmente, aquele esquema já não funciona mais. Mas ele já tinha morrido no ano passado, só que naquele momento foi substituído pelo "toca no Makudubela que ele resolve". Já esse ano o Makudubela não tá mais resolvendo nada. Com o peso da idade o rapaz não consegue mais aquelas arrancadas pelo meio driblando dois ou três que eu via ele fazer no ano anterior. O cara foi artilheiro do time no último ano e dessa vez tem um total de zero gols até aqui (não tô com o FM aberto para conferir, mas desconfio que tenha zero assistências também). 

Concordo que dá tempo de recuperar. O time precisa jogar melhor do que jogou até aqui, mas a situação ainda não é desesperadora. O que complica é que o rebaixamento seria um golpe muito pesado para o desenvolvimento do save, pois certamente resultaria na saída de muitas promessas da base. Por isso quero evitar ele a todo custo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to AmaTuks - Os garotos de Pretória: Um time de base - Aguardando avaliação
  • #Vini changed the title to AmaTuks - Os garotos de Pretória: Um time de base [atualizado em 15/09] - Arquivar em 15/12
  • Fujarra featured this tópico
  • #Vini locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • #Vini
      Por #Vini
      O Tempero do Futuro - Artmedia Petrzalka
      Capítulo 1 - Considerações Iniciais
       
      Apresentação do Save
      Olá, pessoal, tudo bem?
      Depois de quase três meses do término de "Sob o Cruzeiro do Sul", fui por diversos caminhos até encontrar meu novo save. A dificuldade na escolha se deu pela proximidade do FM 24 e também do desafio que eu gostaria de encarar e se ele seria factível no dia-a-dia. 
      Pois bem, depois de muito decidir, resolvi que faria o Youth Challenge, no qual só me utilizarei da base e não farei contratações para o time principal e de base. Decidido o desafio, veio a escolha do país. Sempre tive um interesse pela região da Europa Central, muito por conta da leitura do "Noites Europeias" que detalha um pouco mais sobre o Futebol do Danúbio, que teve como seus maiores expoentes, a Áustria dos anos 30 e a Hungria dos anos 50. Só que não queria fazer o caminho óbvio e decidi ir para um país que teve dias melhores no futebol enquanto unido a outro, mas que caminhando de forma independente tem resultados bastante tímidos, que é a Eslováquia. 
      Como Tchecoslováquia, o currículo é impressionante pelo tamanho do antigo país, com quatro finais de Copa do Mundo e Euro, tendo o título continental de 1976 como o seu maior feito. Além do mais, gosto da história do antigo estado, parte da Cortina de Ferro, seu apreço pelo esporte nacional da defenestração (ato de jogar alguém pela janela) e suas efemérides recentes, que termianam em anos final 8 ou 3, o que acaba tornando o início do save em 2023 repleto de datas comemorativas. 
      Por fim, chegamos ao clube. Quando comecei a acompanhar a Champions League, me chamou a atenção a participação de um time eslovaco, a época chamado Artmedia Bratislava, que na minha cabeça era um BAITA nome de time e em 04/05 foi o primeiro time do país a participar de uma fase final de UCL. E não fizeram feio, ficando em terceiro e por um gol não foram as oitavas de final daquele ano. Hoje o time se chama Artmedia Petrzalka e vive tempos menos auspiciosos, militando na segunda divisão nacional. O nome do save vem do fato que, segundo o Google Tradutor, Petrzalka em eslovaco significa Salsinha. 
      Por falar em efeméride, em 2023 comemoram-se 125 anos do clube, que conta com infraestruturas modestas e ainda conta com o fato de, por estar sediada na capital do país, ter muita concorrência no recrutamento jovem. 

      Expectativas da Diretoria
      Aqui faço um adendo. Como o YC era algo novo para mim e queria me certificar que teria adesão ao save antes de postar, eu joguei três temporadas inteiras antes de começar a relatar o save. Perde-se um pouco da imersão na história, mas acredito que terei bastante tempo de jogo e essas 3 temporadas poderão ser melhor desenvolvidas caso vocês tenham alguma dúvida. Estou me adaptando ao formato do desafio, então caso sintam falta de informações, por favor, me avisem. 
       
      As Temporadas
      Assim, vamos contar um pouco de como as temporadas se desenvolveram até aqui.
      2022/23
      Na primeira temporada do save, sofremos bastante com a falta de laterais e depois de teimar muito em esquemas com 4 homens na zaga, resolvi abrir mão das minhas convicções e alinhar o time em um 3-1-3-3, especialmente após a primeira fornada entregar alguns atacantes. O time conseguiu se recuperar de uma sequência de apenas 13 pontos em 14 jogos, para 22 pontos em 10 jogos. Essa recuperação foi suficiente para afastar o time do rebaixamento e nos seis últimos jogos o time relaxou demais e conquistou apenas um ponto. Terminamos na 11ª posição, com 36 pontos, a 9 do primeiro time rebaixado. 

      Na Copa, avançamos três fases e caímos para o MSK Rimavska Sobota, time sem divisão jogável. 
      Na primeira fornada, muitos nomes inconstantes mentalmente, mas conseguimos que três que saíram na temporada 2022/23 fossem incorporados ao time titular e hoje são peças fundamentais na equipe. São eles: Mentel, Krasnovskis e Jakubov. Eu utilizei o ano que eles surgiram na fornada. Pesquisei a data em que a leva de novos jogadores sai e é em abril, então para os próximos anos, devo aguardar esta data para fazer o ranking de potencial dos atletas.

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - MSK Puchov | Campeão Copa - FK Dunajska Streda 
      2023/24
      No ano seguinte, havia uma expectativa da minha parte de, com mais atletas surgindo e um time mais entrosado, que pudéssemos fazer uma campanha ao menos de parte de top 10. Porém, o time oscilou bastante, especialmente na segunda metade da temporada e terminou com 37 pontos, um ponto a mais que na edição anterior, mas com a 12ª posição. A título de comparação o vice-campeão, que disputa o playoff de promoção com o penúltimo colocado da primeira divisão, fez 59 pontos em 2023/24, contra 53 de 2022/23. 
      Na Copa, mais uma vez avançamos três fases e caímos para o Slovan Bratislava. 
      A fornada de 2023/24 reservou nomes piores do que a anterior e com personalidades bem ruins. Comecei a mexer no staff (que iniciou assim) a partir daí, pois os contratos de boa parte da equipe expiravam em 2023/24. Não consegui nomes que subissem muito o nível, mas tentei pelo menos personalidades melhores. Nenhum deles teve impacto imediato e só na temporada seguinte acabei incorporando mais Vesely, melhor jogador desta fornada e Nemec, que nem parecia tão bom assim, mas um surto de lesões e sua personalidade equilibrada, me levou a testá-lo no time principal. 

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - FK Pohronie | Campeão Copa - FC ViOn Zlate Moravce 
      2024/25
      Na temporada que se encerrou agora, o time encaixou. Mesclando nomes das fornadas anteriores com os jogadores que já estavam no clube, o time nunca saiu das primeiras posições e duas sequências invictas, uma em outubro e outra em março, contribuíram para que o time conseguisse uma gordura importante para aguentar as oscilações que aconteceram. No final, as coisas ficaram bem acirradas e por apenas dois pontos garantimos o playoff e o título veio com um ponto de diferença, com direito a derrota na última rodada. Esse acesso levou o clube a iniciar obras para aumentar o estádio em 500 lugares.

      Filip Orsula contribuiu com 24 dos 40 gols que marcamos na liga e isso foi um ponto de atenção, visto que os nomes de frente na fornada ainda não se estabeleceram e quando o artilheiro não marcava, tudo ficava mais díficil, tanto é que a defesa, com 25 gols sofridos, foi quem carregou o Petrzalka. 
      Na Copa, um caminho dos sonhos. Depois de passar pelo Puchov, que bateu e voltou na primeira divisão, derrotamos o Spartak Trnava nos pênaltis após aguentar um bombardeio, que corou o goleiro Krizik com uma nota 10. Na semi, vencemos o ViOn Zlate Moravce, então campeão, com um 3 a 2 muito louco na ida, em que saímos perdendo por 2 a 0, nos recuperamos para empatar e no final o goleiro entregou a virada de bandeja em nossas mãos. Ratificamos a ida a final com mais uma vitória por 1 a 0 e encaramos o bicho-papão Slovan Bratislava. Aí, não houve nada que pudéssemos fazer e tomamos um 4 a 1 para mostrar como será a nossa vida na primeira divisão. 

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - Artmedia Petrzalka | Campeão Copa - Slovan Brastilava 
       
      --
      ÍNDICE
      Capítulo 1 - Considerações Iniciais
      Capítulo 2 - Slovak Super Liga
      Capítulo 3 - Uma virada de seis pontos
      Capítulo 4 - Cada um tem um 6 a 1 que merece
      Capítulo 5 - Sefcik é o nome da fera
      Capítulo 6 - Azar?
      Capítulo 7 - Assim, porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.
      Capítulo 8 - Dando adeus às primeiras turmas
      Capítulo 9 - Mais uma repescagem
      Capítulo 10 - Mudar ou mudar de vez
      Capítulo 11 - Um divisor de águas?
    • JeanMichell6
      Por JeanMichell6
      Depois de mais de 1000 horas no FM 2021, eu tive a brilhante ideia de subir o Corinthian-Casuals da National 7 até a Premier kkk

      No entanto, o time é Amador e estou na National 2 e não estou conseguindo montar elenco competitivo uma vez que não posso pagar salarios e sempre que algum jogador se destaca eu perco ele de graça para outro time.
      Alguem já fez esse desafio de jogar com um time Amador, sabe me dizer se em algum momento ele se torna Profissional, o meu clube já foi adquirido por um consórcio e tem 8 Milhões no caixa mas continua amador
    • jvitorsch
      Por jvitorsch
      Fala turma, estou com um bug meio bizarro no meu FM 2021. A classificação das equipes argentinas está totalmente bugada. Quem deveria jogar a Libertadores está classificado para a sulamericana e vice-versa. O próprio River Plate que venceu a última libertadores no meu save, está classificado para jogar a sulamerica e não a libertadores. 
       
      Obs: Uso BRMundiUp e o jogo não é pirata. Estou no ano de 2023, segunda temporada no meu save. 
    • emmystos
      Por emmystos
      Alguém tem ainda alguma licença de FMRTE 21 para vender?
    • CCSantos
      Por CCSantos
      Pois é, cá estamos novamente. Depois de um tempo parado - e sem sequer jogar FM - decidi tirar um pouco a poeira do FM21, e decidir jogar um save que sempre quis tentar, mas que fora muito hypado em FMs anteriores, já que o time havia subido de forma surpreendente para a Série C.
      Estou falando do Atlético Acreano, equipe que foi do êxtase de quase conquistar um acesso à Série B em 2018, ao fato de ficar sem divisão nacional em 2023, já que o time sequer avançou para a segunda fase do Estadual - as vagas devem ficar com Humaitá (campeão estadual de forma inédita) e São Francisco ou ADESG.
      O time está prestes a fazer 70 anos de história (irá fazer esta idade no próximo dia 27 de abril), possui nove títulos Estaduais, e é o único time do Acre a subir na Série D do Campeonato Brasileiro, em 2017.
      No ano seguinte, disputando no Grupo A, encarando os times nordestinos e sofrendo com a questão logística, o time se superou a ponto de poder decidir jogar por uma questão de distância (pouparam atletas nas rodadas finais para encaixar o seu confronto nas quartas), visando o confronto contra o Cuiabá. Acabaram perdendo por 2 a 0 na Arena Cuiabá e empataram em 2 a 2 em Rio Branco, deixando o acesso para a equipe mato-grossense que, posteriormente, viria a subir para a Série A, inclusive retornando para a disputa de competições continentais neste ano de 2022.
      Em 2019, teve o azar de ver uma Série C com dez times nordestinos, a ponto de tirar ele e o Luverdense do Grupo A, repassando-os para o Grupo B - isso daí foi inserido também por uma questão de logística, pois haviam poucos voos diretos de Rio Branco para o Nordeste; não era incomum ver o Atlético fazendo escala até mesmo em Viracopos (Campinas), rumo ao Nordeste em 2018. O resultado disso? Ambas as equipes, com aporte financeiro consideravelmente menor em comparação aos clubes de Sudeste e Sul, acabaram caindo para a Série D.
      Depois disso, o clube se perdeu. Foi lanterna em seu grupo na Série D em 2020, sem ganhar um jogo sequer (oito empates e seis vitórias).
      Para assumir o Galo Carijó, avancei a temporada 2021. Na próxima atualização, repasso o que houve na equipe, antes de minha chegada. O time foi um dos três representantes do Acre na Série D, juntamente com o Rio Branco e o Galvez, porém, só teremos duas vagas a partir da disputa de 2022.
      A única coisa que posso colocar aqui, é que ele já possui vaga para a Série D em 2022, por ter sido vice-campeão estadual em 2021, onde perdeu o título para o Galvez.

      A equipe joga suas partidas na Arena da Floresta, em Rio Branco. Ela possui capacidade para mais de 13 mil torcedores, e nós dividimos o estádio com Rio Branco, Humaitá, Vasco e Plácido de Castro. Antes da era das 'Arenas', o estádio já foi o mais moderno do Norte do País.

      Na próxima atualização, como eu disse, vou destrinchar como foi este 2021 do Atlético Acreano, antes da minha chegada ao clube.
      Conto com vocês nessa. Um abraço.
      -----------------------------------------------------------------------
      Base de dados: 21.4
      Países: Toda a América do Sul (com todos os atletas disponíveis);
      Database utilizada no Brasil: Brasil Série D by F J (É o formato de DB que mais se aproxima do regulamento oficial da Série D, com definição de vagas via Estaduais)
      Outras databases: Argentina (Até a Primera B/Nacional A), Chile (expandido para a 3ªDivisão), Peru (expandido a 2ªDivisão), Uruguai (expandido a 3ªDivisão), Bolívia, Equador, Paraguai e Venezuela (Riddler) + DBs de realismo de treinadores.
×
×
  • Criar Novo...