Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

AmaTuks - Os garotos de Pretória: Um time de base - Aguardando avaliação


Danut

Posts Recomendados

Boa! Eu estou num save com vários treinadores e, num deles, tô me aventurando na África do Sul também hahaha. Estou no Golden Arrows. 

A liga parece bem equilibrada né? Tem uns times que se destacam e são mais conhecidos (Kaiser Chiefs, Orlando Pirates, Sundows), mas a diferença técnica e até financeira entre eles não é muito grande. Olhei aqui e a folha mais baixa é metade da folha salarial mais alta, é bem nivelado. 

Boa sorte! Tem a ideia de pegar a seleção sul-africana (só lembro do Galvão repetido à exaustão a história dos Bafana Bafana lá em 2010) ou outra do continente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz um save com um time chamado Nathi Lions (https://en.wikipedia.org/wiki/Nathi_Lions_F.C.) deve fazer uns 11 ou 12 anos, por volta do FM 09 ou 10. Pouco tempo depois, em 2011, a equipe foi renomeada para Atile FC e ainda hoje disputa a segunda divisão da África do Sul, é provável que você os encontre em campo.

A ideia na época era fazer uma carreira com um técnico saaraui (https://pt.wikipedia.org/wiki/República_Árabe_Saaraui_Democrática), meio que chegando ao topo e chamando atenção para a causa, o que convenhamos, não fazia muito sentido visto que não era um save de ficção. Durou apenas uma temporada, suficiente para subir com o Nathi Lions da segunda para a primeira divisão, depois acabei desanimando. Lembro que me surpreendi porque era uma liga muito divertida de jogar e, na época, tinha times bem interessantes.

Tanto que eu fiquei de voltar depois com calma para outros desafios no país, como por exemplo um desafio de base com o Orlando Pirates, ou um save com o Blomfontein Celtic apenas usando o 4-2-4, em homenagem ao Jock Stein que ganhou tudo no Celtic escocês com essa formação, "pojetos" que nunca se concretizaram. Portanto acompanhar seu save será uma forma de retornar à liga sul-africana depois de tantos anos.

Terá em mãos alguns desafios interessantes com a base do Pretoria: subir para a primeira divisão, se consolidar, fazer frente aos grandes do país, começar a frequentar as competições continentais e encarar os grandes da África. Bom save!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 hours ago, fabioaraujo89 said:

Boa! Eu estou num save com vários treinadores e, num deles, tô me aventurando na África do Sul também hahaha. Estou no Golden Arrows. 

A liga parece bem equilibrada né? Tem uns times que se destacam e são mais conhecidos (Kaiser Chiefs, Orlando Pirates, Sundows), mas a diferença técnica e até financeira entre eles não é muito grande. Olhei aqui e a folha mais baixa é metade da folha salarial mais alta, é bem nivelado. 

Boa sorte! Tem a ideia de pegar a seleção sul-africana (só lembro do Galvão repetido à exaustão a história dos Bafana Bafana lá em 2010) ou outra do continente?

É um país que eu nunca tinha jogado, mas até aqui parece interessante. Sobre o equilíbrio da liga, não sei dizer ainda. Até porque não cheguei na 1ª divisão, e aí não prestei atenção nela. Mas espero que seja nivelado, é legal jogar em campeonatos mais equilibrados. 

Não vou treinar a seleção, não. Eu odeio jogar com seleções no FM. Acho a pior parte do jogo, de longe. Todo save eu invento que "dessa vez vai ser legal" e me arrependo cinco minutos depois. Dessa vez vou mostrar que aprendi a lição e deixar a seleção quieta no canto dela. Meu foco é o Pretória mesmo. 

Valeu :D

 

56 minutes ago, Tsuru said:

Eu fiz um save com um time chamado Nathi Lions (https://en.wikipedia.org/wiki/Nathi_Lions_F.C.) deve fazer uns 11 ou 12 anos, por volta do FM 09 ou 10. Pouco tempo depois, em 2011, a equipe foi renomeada para Atile FC e ainda hoje disputa a segunda divisão da África do Sul, é provável que você os encontre em campo.

A ideia na época era fazer uma carreira com um técnico saaraui (https://pt.wikipedia.org/wiki/República_Árabe_Saaraui_Democrática), meio que chegando ao topo e chamando atenção para a causa, o que convenhamos, não fazia muito sentido visto que não era um save de ficção. Durou apenas uma temporada, suficiente para subir com o Nathi Lions da segunda para a primeira divisão, depois acabei desanimando. Lembro que me surpreendi porque era uma liga muito divertida de jogar e, na época, tinha times bem interessantes.

Tanto que eu fiquei de voltar depois com calma para outros desafios no país, como por exemplo um desafio de base com o Orlando Pirates, ou um save com o Blomfontein Celtic apenas usando o 4-2-4, em homenagem ao Jock Stein que ganhou tudo no Celtic escocês com essa formação, "pojetos" que nunca se concretizaram. Portanto acompanhar seu save será uma forma de retornar à liga sul-africana depois de tantos anos.

Terá em mãos alguns desafios interessantes com a base do Pretoria: subir para a primeira divisão, se consolidar, fazer frente aos grandes do país, começar a frequentar as competições continentais e encarar os grandes da África. Bom save!

Pelo que andei pesquisando o Atlie (não Atile) não joga segunda divisão desde 2012. Pelo menos é o que diz na Wikipedia em inglês. Do lado ali até aparece como se jogassem na segundona, mas aquilo tá errado - até porque o time não aparece na segundona nem no meu save nem na tabela desse ano da vida real. Aliás, se duvidar é capaz do clube não existir mais, pois não encontrei nada atual sobre ele. Acho que não se recuperaram depois de perderem o treinador Tsuru, rs. 

Alguma razão específica para pensar no Orlando Pirates para o save de base? No mais, "pojetos" que não vão adiante é o que não falta para todo jogador de FM, né :P Mas espero que o save possa ajudar a matar um pouco da vontade de acompanhar essa liga. 

A subida para a elite já será um desafio e tanto. Esse ano temos um time bem interessante, mesmo que não seja dos melhores da divisão. Mas a tendência é piorar bastante a partir da próxima temporada, e depois terei que ver como lidar com o assédio a eventuais promessas que surgirem. Vamos ver como tudo isso se desenrola.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Danut disse:

Pelo que andei pesquisando o Atlie (não Atile) não joga segunda divisão desde 2012. Pelo menos é o que diz na Wikipedia em inglês. Do lado ali até aparece como se jogassem na segundona, mas aquilo tá errado - até porque o time não aparece na segundona nem no meu save nem na tabela desse ano da vida real. Aliás, se duvidar é capaz do clube não existir mais, pois não encontrei nada atual sobre ele. Acho que não se recuperaram depois de perderem o treinador Tsuru, rs. 

Alguma razão específica para pensar no Orlando Pirates para o save de base? No mais, "pojetos" que não vão adiante é o que não falta para todo jogador de FM, né :P Mas espero que o save possa ajudar a matar um pouco da vontade de acompanhar essa liga. 

A subida para a elite já será um desafio e tanto. Esse ano temos um time bem interessante, mesmo que não seja dos melhores da divisão. Mas a tendência é piorar bastante a partir da próxima temporada, e depois terei que ver como lidar com o assédio a eventuais promessas que surgirem. Vamos ver como tudo isso se desenrola.  

Rapaz, minha saída levou ao fim do time...quem diria hahahaha

Eu gosto muito do Orlando Pirates mas sempre achei que um save "puro" com eles não teria muita graça, por já ser um dos grandes do país. Assim, talvez rendesse em off de boa mesmo, mas não pra postar aqui. Como não jogo sem postar, não renderia :P

Eu ia até comentar isso - com tanto jogador cinza, é provável que o assédio em cima dos teus jogadores seja grande. Desafio à vista!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como é um tópico movimentado, tentarei acompanhar na medida do possível. Mas acho interessante o desafio, embora não seja muito a minha praia, pelo menos no momento. 

O fato dos contratos serem de um ano adiciona uma dificuldade interessante para o save, que mesmo não sendo intencional, creio que atenda as suas expectativas em relação ao FM. A África é um continente muito interessante de se jogar e embora eu tenha ficado só na parte magrebina, gostaria de voltar para lá e a África do Sul, com seus inúmeros campeonatos, é um lugar com passagem quase obrigatória. 

O elenco teve um bom começo e pode briga pela subida, mas como você disse nas respostas, a temporada que vem é que começará a dar o tom do save. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 hours ago, Tsuru said:

Rapaz, minha saída levou ao fim do time...quem diria hahahaha

Eu gosto muito do Orlando Pirates mas sempre achei que um save "puro" com eles não teria muita graça, por já ser um dos grandes do país. Assim, talvez rendesse em off de boa mesmo, mas não pra postar aqui. Como não jogo sem postar, não renderia :P

Eu ia até comentar isso - com tanto jogador cinza, é provável que o assédio em cima dos teus jogadores seja grande. Desafio à vista!

Tu nem imaginava que teria tanto impacto, né? :P

Entendi a questão com o Orlando Pirates. Realmente, um save puro com eles ficaria meio complicado. Apesar de que sempre dá para buscar o título mundial, e aí já tá criado um desafio pra ninguém botar defeito. O problema é que isso exigiria um saco enorme porque seriam muitos anos de domínio local...

Essa questão do assédio é algo que já estou sentindo, tanto de clubes maiores do país quanto do estrangeiro.

 

1 hour ago, #Vini said:

Como é um tópico movimentado, tentarei acompanhar na medida do possível. Mas acho interessante o desafio, embora não seja muito a minha praia, pelo menos no momento. 

O fato dos contratos serem de um ano adiciona uma dificuldade interessante para o save, que mesmo não sendo intencional, creio que atenda as suas expectativas em relação ao FM. A África é um continente muito interessante de se jogar e embora eu tenha ficado só na parte magrebina, gostaria de voltar para lá e a África do Sul, com seus inúmeros campeonatos, é um lugar com passagem quase obrigatória. 

O elenco teve um bom começo e pode briga pela subida, mas como você disse nas respostas, a temporada que vem é que começará a dar o tom do save. 

Cada um com a sua preferência, né. Eu acho uma das formas mais legais de jogar FM. Mas o legal do jogo é justamente que dá para abordar de diversas formas diferentes. 

Essa dos contratos me pegou meio de surpresa. Vai ser algo para trabalhar, ao menos se o clube ficar na segunda divisão (que é a tendência). Eu confesso que preferia não ter que lidar com essa dificuldade adicional dessa vez, tava querendo um save mais tranquilo mesmo. Mas não sou eu que crio as regras da liga, então paciência. 

Não tinha jogado no continente antes. Quer dizer, acho que uma vez muitos anos atrás comecei um save de FM na região, com um time maior mesmo. Mas não foi muito longe, nem lembro se terminei a primeira temporada. Essa é minha primeira experiência "de verdade". 

Foi um começo bem interessante mesmo. Não sei se brigamos para subir que a temporada é longa, mas até aqui estou feliz. 

 

PS: obrigado pelo VIP :D 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita que esses contratos de um ano podem te complicar futuramente.

Até que tem um time bom em mãos (pelos jogadores que eu olhei), achei que o nível seria menor. A campanha no começo é boa, tá com pinta que brigará para subir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem esquisito esse regulamento da divisão, onde não se pode prolongar os contratos dos jogadores. Isso realmente pode complicar bastante a sua vida, pois facilitaria a saída de alguns bons garotos que possam surgir na base. Isso pode ser bem frustrante, mas faz parte do desafio.

A boa notícia é que conseguiu começar muito bem a temporada, já brigando pela parte superior da tabela. Quem sabe o time não emplaca e já consegue o acesso de primeiro! Na divisão de elite, onde acredito não haver esse tipo de limitação, em teoria seria um ambiente "melhor" para você trabalhar a garotada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa sorte no novo save! Gostei do desafio e tenho boas lembranças de jogar na África do Sul, exceto pelso regulamentos e pelo calendário que na época era bem louco.

Mas a proposta chamou muita atenção. Um grande desafio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

África do Sul no futebol me lembra sempre da Copa de 2010 e dos Kaizer Chiefs (o time e a banda).

O time parece bastante estruturado, apesar desses contratos de 1 ano só. Ao menos na Liga já começou bem, brigando ponto a ponto com o líder. 

Boa sorte para a continuação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 3/8/2023 at 1:54 PM, div said:

Eita que esses contratos de um ano podem te complicar futuramente.

Até que tem um time bom em mãos (pelos jogadores que eu olhei), achei que o nível seria menor. A campanha no começo é boa, tá com pinta que brigará para subir.

Com certeza. Pelo menos na elite não tem essa regra. Mas na segundona pode complicar bastante mesmo, se os outros times vierem muito atrás dos nossos atletas. 

Também achei que os jogadores seriam piores. Olhando a comparação com o resto da liga, somos bem medianos na divisão. O nível geral da liga é mais alto do que esperaria mesmo. 

Campanha começou muito bem. Agora é ver se conseguimos manter. O ruim da fórmula da liga é que se não for campeão já é muito difícil subir. 

 

On 3/8/2023 at 3:24 PM, mfeitosa said:

Bem esquisito esse regulamento da divisão, onde não se pode prolongar os contratos dos jogadores. Isso realmente pode complicar bastante a sua vida, pois facilitaria a saída de alguns bons garotos que possam surgir na base. Isso pode ser bem frustrante, mas faz parte do desafio.

A boa notícia é que conseguiu começar muito bem a temporada, já brigando pela parte superior da tabela. Quem sabe o time não emplaca e já consegue o acesso de primeiro! Na divisão de elite, onde acredito não haver esse tipo de limitação, em teoria seria um ambiente "melhor" para você trabalhar a garotada. 

Pois é, achei isso bem estranho. Adoraria saber qual o motivo para essa regra na vida real. Chegando nos últimos 3-4 meses de contrato até já dá para assinar para o ano seguinte, mas aí já deu tempo de outras equipes (da elite ou do estrangeiro) virem para cima dos atletas. Se os outros times quiserem vir atrás das nossas promessas, será um problemão. 

Olha, temos que manter a calma. O começo realmente foi muito bom, mas foi só 1/4 do campeonato. Tem muita bola para ser disputada ainda. Na elite realmente não tem essa regra, facilitaria demais a vida subir logo. Mas vamos com calma. 

 

On 3/8/2023 at 4:22 PM, Jirimias said:

Boa sorte no novo save! Gostei do desafio e tenho boas lembranças de jogar na África do Sul, exceto pelso regulamentos e pelo calendário que na época era bem louco.

Mas a proposta chamou muita atenção. Um grande desafio.

Valeu :D O regulamento vai me complicar a vida, mas vou ter que dar um jeito de lidar com ele. E o calendário realmente é meio maluco, jogamos 1/4 da temporada até dezembro, depois de janeiro em diante vai todo o resto. Por enquanto só estamos com a liga, mas quando tiver mais jogos de copa acho que vai ficar bem apertado. 

Espero que o desafio não seja tão grande assim, rs. Quero algum desafio, mas não vou ficar triste se o save tiver mais sucesso do que o esperado. 

 

12 minutes ago, Anismaldo said:

África do Sul no futebol me lembra sempre da Copa de 2010 e dos Kaizer Chiefs (o time e a banda).

O time parece bastante estruturado, apesar desses contratos de 1 ano só. Ao menos na Liga já começou bem, brigando ponto a ponto com o líder. 

Boa sorte para a continuação.

Acho que é natural lembrar da Copa, pois não temos muito outro conhecimento sobre o futebol de lá, né? Até por isso quis fazer o save na região, conhecer um país diferente no FM. 

Os contratos de um ano são chatos, mas as estruturas da equipe são muito boas. Na parte financeira tem que ver como se desenvolve, que até aqui parece que o time vai fechar o ano bem no vermelho. Mas isso é meio que a realidade de todas as equipes em divisões inferiores no FM. 

Obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AMWts8AQlViZ6jPSl-8JcD6usQIEftIL-k1ERX2-

S01E03 - Ataque de elite

Na última atualização vimos que o AmaTuks começou a temporada acima do esperado. Com seis vitórias, um empate e uma derrota, a equipe, que tinha como previsão brigar na parte de baixo da tabela, está empatada em pontos na liderança da liga. O começo só não deixou os torcedores mais felizes porque acabamos eliminados da copa em uma derrota muito injusta. Com foco total na liga, porém, é hora de ver como foi o restante do ano dos Tukkies.

 

Transferências

AMWts8BBh8e8SOsmHAiuhWZk_kQcqB4sA0_Nxput

Antes de entrar nos jogos da liga, contudo, vale mencionar o que aconteceu na janela de transferências de meio de temporada - que, pela natureza do save, foi toda de saídas.

Maswanganye, Cola e Senne estavam listados, pois não acredito que tenham qualidade para ajudar o clube. Recebemos um total de zero dinheiros pela saída dos três, mas pelo menos não pagamos salários e não corremos risco de ter os atletas incomodando por tempo de jogo. Nzuza também era um reserva sem tanto futuro. Eu até contava com ele para dar profundidade ao elenco na próxima temporada, mas o atleta tinha interesse em sair e eu também não fazia taaanta questão de manter por aqui.

Mafunzwaini foi a primeira saída do save que realmente sentimos. Atualmente era a 3ª opção para o ataque, mas tinha apenas 20 anos e um potencial interessante - apostava nele para ser meu atacante titular daqui a umas duas temporadas. Mas aí fomos vítimas das regras da liga e da desigualdade global: o atleta recebeu quatro propostas de clubes menores europeus e ficou (justificadamente) animado para ir embora, a ponto de não querer nem sentar para discutir um possível aumento salarial. Com contrato encerrando no final da temporada, não adiantaria bater o pé e comprar a briga com o atleta. Aceitei todas as propostas e deixei o rapaz escolher em qual país iria morar. Foi para a República Tcheca.

 

1ª Divisão Nacional

AMWts8A1xfOm8Youx-w-EMyC1r5DvHkOBpezUNR3

Começamos o ano sofrendo nossa segunda derrota pela liga. Mas aí engatamos uma sequência de resultados positivos, puxada especialmente pelo desempenho excepcional do nosso ataque. Foram vinte e um gols marcados em sete partidas, numa média de três por jogo. Só Collins Mbesuma colocou a bola na rede em nove oportunidades, mostrando que a aposta em montar nosso jogo ofensivo em volta do atleta foi correta.

AMWts8DUxf9ovRSahnQdg0NPLDZ2KD6DPv2F8Vjx

Em março nosso ataque deu uma leve esfriada, ficando um pouco abaixo de dois gols por partida. A queda na produtividade ofensiva foi puxada por Mbesuma, que balançou as redes só três vezes nesse período. Ainda assim, fizemos o suficiente para manter a liderança na liga, e conseguimos até levar o prêmio financeiro de melhor equipe no período.

AMWts8CzVRjhPKlQebyfRFLdDsyUiFTBGAiLS9Nv

No mês de abril nossa equipe começou a sentir o nervosismo de ter o título ao alcance das mãos. Foram mais de 30 finalizações contra o Pondo Chiefs, e mais de 20 contra o Jomo Cosmos, mas parecia que a bola não queria entrar. Felizmente, a falta de pontaria não teve maiores impactos: graças aos resultados paralelos, o empate com o Jomo Cosmos foi suficiente para garantir o título da divisão.

Sem mais nada por disputar, enviei uma equipe formada exclusivamente pelos garotos da nova fornada da base para a partida contra o Richards Bay. Perdemos graças a um gol aos 89 minutos, mas fiquei muito feliz com o desempenho. Não é todo dia que um grupo de adolescentes de 15 e 16 anos pode dizer que buscou três vezes o empate contra o terceiro colocado da liga.

Nos dois últimos jogos repeti a escalação com os garotos. Contra o Cape United a atuação deixou a desejar, mas contra o Steenberg nossos adolescentes conseguiram uma bela vitória por 5 a 3 (com certa ajuda da estrela Samuel Julies, que entrou na segunda etapa e participou de quatro gols).

 

Classificação

AMWts8AhnYpZq-CZA67vebSd6y4Taxs8SSnPRof4

Foi uma campanha absolutamente espetacular do AmaTuks. O clube quebrou todos os seus recordes - gols marcados, jogos sem perder, vitórias consecutivas, vitórias no total, pontos ganhos -, e em boa parte deles bateu a marca da liga também. A cada jogo eu pensava que nosso excelente momento chegaria ao fim, que a equipe ia engatar uma sequência de derrotas e acabar saindo da primeira colocação. Mas o time continuou a vencer, atingindo um acesso muito improvável no início da temporada.

Analisando os números, nossa defesa foi bem, mas nada fora do que outras equipes do topo da tabela apresentaram. O que realmente nos colocou em outro patamar foi o desempenho ofensivo.

 

Plantel

AMWts8CC5YRZEMdBdauOmUi3Y2GzSUa0pGtBtclB

O bom desempenho do ataque também se reflete nas estatísticas individuais. Tivemos quatro atletas com média acima de sete, todos do setor ofensivo.

Os dois grandes destaques do ano foram os veteranos Samuel Julies e Collins Mbesuma. Julies foi o coração da nossa equipe na temporada, servindo de centro criativo e dando assistências a partir de todas as partes do campo. O atleta jogou de ponta esquerdo, de meia ofensivo, de meia central, de centroavante. Onde eu precisava de alguém para trazer mais qualidade, lá ia o Julies resolver a situação. Fiquei realmente impressionado com a capacidade do atleta de ter impacto fazendo tantas funções diferentes. Essa grande versatilidade do atleta também foi muito importante para tirar o melhor dos outros jogadores, pois me permitiu escalar sempre quem estava em melhor momento. Além disso, se mostrou um exímio cobrador de pênaltis, convertendo todas as sete cobranças que tivemos a nosso favor no ano.

Collins Mbesuma já teve um papel bem diferente de Julies, atuando apenas em uma posição e fazendo sempre as mesmas coisas. Mas seu impacto foi tão grande quanto - ou mesmo maior - do que o de Julies. Na descrição da função de jogador alvo o FM diz que esse atleta "pode transformar uma má equipe numa boa equipe usando a sua capacidade física para quebrar a defesa adversária, abrir espaços [...] e dar apoio aos meias". Essa é uma descrição perfeita do que Mbesuma fez pelo AmaTuks nessa temporada. Foram 19 gols no ano, uma incrível média de 0,77 por jogo, mas não pensem que o atleta apenas empurrava as bolas para as redes. Mbesuma foi peça fundamental na construção dos nossos ataques, sendo o responsável por recolher os passes longos e distribuir para meias e pontas. Sem ele, toda a ideia de jogo da equipe precisaria ser reformulada.

E falando em reformulação, a grande questão para o próximo ano é saber se a equipe vai conseguir manter o nível. Dos nossos seis melhores jogadores nessa temporada, três tem 30 anos ou mais - Mbesuma (37), Makudubela (31) e Julies (30). Dos outros três, dois estavam emprestados à equipe e não vão continuar no grupo. O único dos seis que tem vínculo permanente e não virou a curva dos 30 é Nikosi Zulu (26 anos), que jogou só quatro partidas no ano. Foi muito bem quando entrou, mas está longe de ser uma amostra representativa. Isso tudo sem nem pensar no fato que vamos passar a jogar na elite, onde os times são bem mais qualificados.

 

Estatísticas da equipe

Não pretendo trazer essa parte em todas as temporadas, mas esse ano tivemos alguns dados muito curiosos que achei que valia a pena mencionar.

AMWts8AYCMtemJq61JukS_KmFkN86H5OzK4GmfqK

A começar pelos dados da imagem acima: fomos a equipe com a pior porcentagem de passes completados em toda a liga. Em números absolutos, somos o segundo time que menos acertou passes. Em posse de bola a situação melhora um pouco, mas ainda ficamos apenas na 8ª colocação.

Em parte, o baixo acerto de passes é compreensível: nosso jogo se baseou muito na bola longa para o ataque e na disputa pelo alto, então obviamente vamos acertar menos do que uma equipe que fica pacientemente trocando passes curtos. Mas aí vem outro dado que também é bem curioso: nós não somos nada bons em ganhar disputas pelo alto. Na verdade, esse é outro critério no qual o AmaTuks ocupa a última posição da divisão.

AMWts8CUXorZ_Wnc2zFJ9RM2AqA4rsda4w3zvLIx

Em números absolutos subimos para a 11ª posição, o que mostra que realmente tivemos um volume maior de disputas pelo alto do que outras equipes. Mas ainda ficamos muito longe do topo da tabela. Sinceramente, olhando para essas estatísticas, eu esperaria que o ano da equipe tivesse sido bem ruim.

Mas aí passamos para as estatísticas ofensivas, e o AmaTuks dá um banho no resto da liga. Ninguém criou tantas oportunidades claras de gol (27, quase 50% mais do que o segundo melhor time no quesito), ninguém chutou tantas vezes (504, 30% mais do que o segundo melhor time) e ninguém acertou tantos chutes no alvo (216, 22% mais do que o segundo).

Ou seja: minha equipe quase não acertou passes, quase não ganhou disputas pelo alto, não teve muito a bola no pé, mas criou oportunidades e finalizou como ninguém mais na liga. Eu honestamente não sei o que fazer com esses dados. Mas que são curiosos, são.

 

Fornada

AMWts8DE4o9nSVhND9qfq7QbfCyHOSAe-pVTqS0x

O momento mais aguardado do ano em um save de base é a chegada dos novos garotos ao clube. Para mim, esse foi um momento de grande empolgação com o elevado potencial dos garotos, seguido por uma enorme decepção ao perceber que havia feito uma grande cagada.

Explico: no começo da temporada mencionei que minha equipe técnica não tinha quase ninguém. Assim, fui atrás de alguns membros para o staff, incluindo um diretor de futebol jovem. Como as opções eram todas péssimas, nem pensei muito na hora de contratar. Peguei o diretor com a melhor avaliação de potencial de atletas (que, no caso, era alguém com 3 no atributo) e deu. Eu esqueci que a personalidade do diretor tem grande influência sobre a personalidade dos atletas que chegam ao clube. Foi só quando veio a fornada com esse monte de rapazes acomodados que eu percebi o tamanho da besteira.

AMWts8CfhA1bgvaixw0KxiCMUD9Dr8XzHfavHNej

Nossa maior promessa do ano é Puleng Kekana, um atacante muito rápido e de excelente movimentação. Infelizmente, como nosso diretor fez questão de mencionar, teve sua personalidade influenciada pelo responsável pela base. Ou, melhor dizendo, influenciada pelo antigo responsável pela base - pois no mesmo dia que chegou a fornada já mandei o diretor para a rua. Ainda tive que pagar 30 mil euros em multas rescisórias.

AMWts8BJ2R8HQkMDZWvGpA3V6JquFm-EFMXA0hMp

Pelo menos temos duas outras grandes promessas que não sofreram a mesma influência. Sipho Kumalo é um meia lateral rápido e de boa técnica, capaz de jogar em ambos os lados do campo. Se for para apostar em alguém desse grupo de jovens, é em Kumalo que coloco minhas fichas.

AMWts8DJVTOAe6lLLJAeaGaqwlRyba7uwtsxVhC-

Encerrando a lista dos garotos cinco estrelas, Kabelo Mzizi é outro ponta veloz, mas que fica um pouco atrás em termos técnicos.

AMWts8B_zke8-RLippzrxFkja-DQ31LvCeK2Cc4K

Por fim, quero destacar ainda o grego Thomas Ispyrlidis. O garoto não tem uma avaliação de potencial tão boa quanto outros integrantes da fornada, mas me chamou a atenção por ser um zagueiro que sabe sair do chão, algo raro em nosso clube. A zaga é uma das nossas posições mais carentes, e eu acho que o rapaz vai acabar tendo um papel mais importante do que seu potencial sugere.

 

Finanças

Começamos a temporada com cerca de 350 mil euros em caixa. Perdemos 347 mil durante o ano, encerrando virtualmente zerados. Seria motivo para preocupação, mas com o acesso para a elite nossa situação financeira deve mudar para melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to AmaTuks - Os garotos de Pretória: Ataque de elite [atualizado em 09/03]

Tens que trabalhar o jogo aéreo e os passes. Mesmo assim, ainda és campeão e isso só mostra o potencial desta equipa. Perderam um pouco de gás no final, o que acaba por ser normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eficiência, teu nome é AmaTuks. Dadas as estatísticas, a equipe soube aproveitar (e muito bem) as poucas chances que realmente criou, e isso fez toda a diferença no fim. Parabéns pelo título e pela subida de divisão, foi uma campanha muito boa usando o que o time tinha de melhor.

Agora o desafio aumenta na primeira divisão...

7 horas atrás, Danut disse:

E falando em reformulação, a grande questão para o próximo ano é saber se a equipe vai conseguir manter o nível. Dos nossos seis melhores jogadores nessa temporada, três tem 30 anos ou mais - Mbesuma (37), Makudubela (31) e Julies (30). Dos outros três, dois estavam emprestados à equipe e não vão continuar no grupo. O único dos seis que tem vínculo permanente e não virou a curva dos 30 é Nikosi Zulu (26 anos), que jogou só quatro partidas no ano. Foi muito bem quando entrou, mas está longe de ser uma amostra representativa. Isso tudo sem nem pensar no fato que vamos passar a jogar na elite, onde os times são bem mais qualificados.

...acho que essa parte aqui resume bem o que vai acontecer. Vamos ver se os bafana (meninos, em sul-africano :P) abafam os adversários. Se conseguir manter o trio acima de 30 anos e mais o Zulu, eles podem realmente servir de apoio para os garotos que estão começando agora. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu havia apostado no início da temporada, o Amaturks não tinha cara de que ficaria na mesma divisão. Ao término da temporada o título premiou uma equipe que nem parece ter jogado tão bem de forma geral, vide as poucas médias acima de 7, mas foi muito eficiente no que se propôs. A eliminação da Copa nem pesa tanto no momento.

Agora que alcançou a elite do futebol sul-africano que a coisa fica boa e deve ficar mais difícil para os garotos do AmaTuks. Não sei se a coisa permanece igual, mas quando joguei lá no FM08, com o Ajax Cape Town, existiam várias competições e a coisa era bem divertida. Espero que você goste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom tê-lo de volta aos contadores de histórias, @Danut!

Achei a ideia bem bacana. Um desafio de base na África do Sul faz total sentido e espero que você tenha muito sucesso na empreitada.

Estou vendo que o time já está indo bem com o material que tem. Isso é ótimo e extremamente importante, já que muitos sairão e não serão imediatamente repostos. Fazer caixa para investir rapidamente na estrutura do próprio clube tem que ser uma prioridade.

Torço para que seja um save longevo!

 

Edit: Agora que vi o último post. Parabéns pelo acesso (com sobras)! Que início estonteante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 hours ago, Cadete213 said:

Tens que trabalhar o jogo aéreo e os passes. Mesmo assim, ainda és campeão e isso só mostra o potencial desta equipa. Perderam um pouco de gás no final, o que acaba por ser normal.

Achei bem curioso que o time esteve tão mal nesses quesitos. Mas de qualquer maneira as coisas deram certo e levamos um título que não estava nos planos do início da temporada. 

Realmente o time não manteve o ritmo no final, mas com a distância que havia acumulado não foi preciso se preocupar. 

 

2 hours ago, Tsuru said:

Eficiência, teu nome é AmaTuks. Dadas as estatísticas, a equipe soube aproveitar (e muito bem) as poucas chances que realmente criou, e isso fez toda a diferença no fim. Parabéns pelo título e pela subida de divisão, foi uma campanha muito boa usando o que o time tinha de melhor.

Agora o desafio aumenta na primeira divisão...

...acho que essa parte aqui resume bem o que vai acontecer. Vamos ver se os bafana (meninos, em sul-africano :P) abafam os adversários. Se conseguir manter o trio acima de 30 anos e mais o Zulu, eles podem realmente servir de apoio para os garotos que estão começando agora. 

Mas então, se tu olhar de novo as estatísticas, vai ver que na verdade o time não foi eficiente e nem criou poucas chances. Pelo contrário.

Nós temos uma taxa de conversão de chutes em gols de 11,3%, o que é de mediano para ruim. Eu não trouxe os dados de Expected Goals, mas basicamente todas as outras equipes da parte de cima da tabela marcaram mais gols do que seria esperado (o vice-campeão por exemplo marcou 45 gols tendo um xG de 36), enquanto que a minha equipe teve um xG igual ao número de gols efetivamente marcados.

O que aconteceu é que nós criamos um volume absurdo de chances, muito mais do que qualquer outra equipe da divisão. Ninguém criou tanta chance, ninguém chutou tanto. E fizemos isso sem ter a bola nos pés, sem acertar muitos passes e sem ganhar muitas bolas pelo alto. Isso que é a parte curiosa. 

Na real teve algo que fomos eficientes sim: nós fomos extremamente eficientes em transformar as jogadas ofensivas que deram certo (os passes que acharam o destinatário, as jogadas pelo alto que vencemos) em chances reais de gol/finalizações. Mas isso não é o mesmo que a eficiência tradicional, de converter poucas chances em gol. Nosso time foi excelente em criar chances e apenas mediano em converter elas em gols. 

A tendência é conseguir manter os atletas importantes para o próximo ano. Eles renovaram com o clube, só não perder ninguém na janela de transferências e tá tudo certo. Mas claro, nenhum desses atletas tá ficando mais jovem né. O Mbesuma em especial acho que não aguenta até o fim da temporada. Os outros também tem que ver como será o declínio físico. Enfim, a temporada promete ser bem desafiadora. 

 

59 minutes ago, GGilson said:

Como eu havia apostado no início da temporada, o Amaturks não tinha cara de que ficaria na mesma divisão. Ao término da temporada o título premiou uma equipe que nem parece ter jogado tão bem de forma geral, vide as poucas médias acima de 7, mas foi muito eficiente no que se propôs. A eliminação da Copa nem pesa tanto no momento.

Agora que alcançou a elite do futebol sul-africano que a coisa fica boa. Não sei se a coisa permanece igual, mas quando joguei lá no FM08, com o Ajax Cape Town, existiam várias competições e a coisa era bem divertida. Espero que você goste.

Já pode colocar dinheiro nas apostas esportivas (mentira, ninguém deveria colocar dinheiro em apostas esportivas). Em todo caso, realmente tua previsão estava correta, mesmo tendo sido feita bem cedo na temporada. 

Realmente nossa equipe não tem notas muito altas. Acho que isso atesta que soubemos jogar da forma certa dentro das nossas limitações. Não vencemos a liga porque tivemos jogadores atuando muito bem. Vencemos porque aceitamos que o nosso negócio era mandar bola longa pro ataque e ver no que dá. Como disse ao Tsuru, fomos surpreendentemente eficientes em transformar as bolas que chegaram ao ataque em chances de gol. Aí mesmo não fazendo uma grande temporada no restante foi o suficiente. 

Concordo que a copa não pesa. Se perguntar pro torcedor ele não deve nem lembrar que jogamos a competição esse ano. 

Para o ano que vem vamos jogar só a liga e a copa. Pelo que andei vendo na Wikipedia existe uma segunda copa que é disputada pelos oito melhores times da elite. Também havia um terceiro torneio, mas ele foi suspenso por conta da COVID - e, posteriormente, cancelado em definitivo. Não sei se no FM21 ele voltará a ser disputado.

 

29 minutes ago, LuisSilveira said:

Bom tê-lo de volta aos contadores de histórias, @Danut!

Achei a ideia bem bacana. Um desafio de base na África do Sul faz total sentido e espero que você tenha muito sucesso na empreitada.

Estou vendo que o time já está indo bem com o material que tem. Isso é ótimo e extremamente importante, já que muitos sairão e não serão imediatamente repostos. Fazer caixa para investir rapidamente na estrutura do próprio clube tem que ser uma prioridade.

Torço para que seja um save longevo!

Que bom que gostou da ideia. 

Realmente fomos muito bem até aqui. Agora é que a coisa vai apertar de verdade. 

Sobre a estrutura do clube, ela já começa muito boa no save né, então não temos tanta necessidade de melhorar. A maior preocupação é não deixar elas piorarem. Por enquanto não temos finanças para nada, mas acho que na elite a coisa melhora.  

Obrigado pela torcida :D 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fez um campeonato muito acima do esperado que até fiquei decepcionado por não ter tido a "chance" de ter que se virar com a saída em massa de jogadores ao fim do contrato. Curiosas as estatísticas: posse e passes eram esperados, pela forma de jogar, já a quantidade de cabeceios ganhos é bem esquisito, e queria saber como o Mbesuma foi nesse ponto, para entender se realmente pesou algo ele não ser alto. De qualquer maneira, deu muito certo, com o atacante empilhando gols e com o time como um todo atacando muito bem.

Uma pena ter tantos jogadores com personalidade negativa, mas vejo com bons olhos essa primeira fornada do clube. O zagueiro me encheu os olhos, principalmente por ter 15 de impulsão, algo que parece raro nesse nível, mas também por ser Resoluto e já ter alguns atributos interessantes para um jogador recém-chegado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo título!

Além de aumentar a reputação do clube, finanças (creio eu) e outros fatores que estar na primeira divisão sempre influenciam, agora pode dar contratos maiores, especialmente pro jovem Mbesuma, garoto promissor, acho que tem tudo pra ficar muito tempo no clube auhauhauhau

Brincadeiras a parte, Mbesuma teve uma temporada mágica, fazendo 7 gols a mais do que o esperado dele para a temporada.

Agora vamos ver como será a primeira temporada com os garotos no clube.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 hours ago, Marcolation said:

Fez um campeonato muito acima do esperado que até fiquei decepcionado por não ter tido a "chance" de ter que se virar com a saída em massa de jogadores ao fim do contrato. Curiosas as estatísticas: posse e passes eram esperados, pela forma de jogar, já a quantidade de cabeceios ganhos é bem esquisito, e queria saber como o Mbesuma foi nesse ponto, para entender se realmente pesou algo ele não ser alto. De qualquer maneira, deu muito certo, com o atacante empilhando gols e com o time como um todo atacando muito bem.

Uma pena ter tantos jogadores com personalidade negativa, mas vejo com bons olhos essa primeira fornada do clube. O zagueiro me encheu os olhos, principalmente por ter 15 de impulsão, algo que parece raro nesse nível, mas também por ser Resoluto e já ter alguns atributos interessantes para um jogador recém-chegado.

Eu até tenho alguma curiosidade sobre como seria um save de base com contratos de um ano para os atletas por mais temporadas. Mas também tenho sérias desconfianças que a resposta seja "simplesmente não dá, impossível montar uma equipe competitiva", então fico feliz de ter escapado disso rapidamente. Agora é só evitar cair de volta, o que não é uma chance tão pequena assim.

Mbesuma ganhou 28% dos seus cabeceamentos. Em números absolutos, ganhou 71. Acertou 52% das finalizações no alvo (56). Por 90/min foram 2,15 finalizações e 20,94 passes.

Para comparação, o artilheiro da liga (Puleng Tlolane, 21 gols marcados, atacante do Polokwane City, vice-campeão) ganhou 48% dos cabecamentos, num total de 111. Acertou 60% das finalizações no alvo (63). Por 90/min foram 2,07 finalizações e 20,21 passes.

Ou seja: Mbesuma realmente não é um grande destaque nessa parte. Por outro lado, estou comparando ele com o artilheiro da liga né. Se comparar com outros atacantes da divisão o total de cabeceamentos ganhos é bem alto. A % não é, mas o total sim. Vai no mesmo sentido dos dados da equipe, que funcionamos mais na base do volume de lances do que na qualidade de cada um deles.

 

Sobre as personalidades, fiquei chateado de ter esquecido desse detalhe. É algo que eu já sabia, só que apaguei da cabeça na hora que iniciei o save. Bem, paciência, pelo menos temos vários atletas de potencial. O zagueiro realmente é alguém que eu acho que vai surpreender. Mas vamos ver nos próximos anos se isso se concretiza.

 

11 minutes ago, div said:

Parabéns pelo título!

Além de aumentar a reputação do clube, finanças (creio eu) e outros fatores que estar na primeira divisão sempre influenciam, agora pode dar contratos maiores, especialmente pro jovem Mbesuma, garoto promissor, acho que tem tudo pra ficar muito tempo no clube auhauhauhau

Brincadeiras a parte, Mbesuma teve uma temporada mágica, fazendo 7 gols a mais do que o esperado dele para a temporada.

Agora vamos ver como será a primeira temporada com os garotos no clube.

Valeu :D Foi bem inesperado, fiquei bastante feliz.

Sim, subir de divisão impacta bastante nas finanças. Na segundona nós perdemos dinheiro todo mês. Mesmo com o prêmio pelo título tivemos um rombo de uns 350 mil euros no ano (sem o título seriam uns 500 mil euros). No que já joguei da 1ª divisão vi que fechamos todo mês no azul. Principalmente porque passamos a receber pouco mais de 100 mil euros por mês a título de "garantias". Que eu honestamente não sei o que é. Mas é dinheiro entrando no caixa e nos deixando em boa situação, então vou aceitar.

Mal posso aguardar para fechar o contrato de 5 anos que Mbesuma merece. Não posso me dar ao luxo de perder nosso artilheiro, não é? Sabe como é, escola Grêmio de negociações contratuais.

Realmente a temporada do Mbesuma foi bem positiva. Enquanto o resto da equipe ficou abaixo do esperado em xG, Mbesuma balançou as redes bem mais do que se imaginaria. Aí fica a pergunta: isso indica que o atleta é muito bom ou que ele não é tão bom assim e só teve sorte? Perguntas que os próximos cinco anos de contrato vão responder...

Estou ansioso para ver o que será da equipe na 1ª divisão. Não quero cair de volta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 hours ago, felipevalle said:

Se a Fin. e as Dec. do Kekana chegarem a pelo menos 15 promete viu.

O rapaz tem muito potencial. Só fica a dúvida se vai chegar lá, dada a personalidade acomodada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Terminou bem a temporada, concretizando as expectativas. Mas, mais importante do que isso, foi o desenrolar das saídas de jogadores e a fornada de jovens impactada pela contratação do Diretor de Futebol, algo que felizmente não impactou muito os novatos e que você corrigiu rapidamente. Isso é interessante observar em um save com um formato diferente dos demais. 

Eu ia mencionar os jogadores que se destacaram com uma idade mais baixa, mas observei que pela cor estão emprestados ao clube (os que estão marcados em azul-claro). É isso mesmo? Se sim, é uma pena que eles não estejam vinculados ao clube porque poderiam se transformar na espinha dorsal dos Amatuks no futuro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutes ago, #Vini said:

Terminou bem a temporada, concretizando as expectativas. Mas, mais importante do que isso, foi o desenrolar das saídas de jogadores e a fornada de jovens impactada pela contratação do Diretor de Futebol, algo que felizmente não impactou muito os novatos e que você corrigiu rapidamente. Isso é interessante observar em um save com um formato diferente dos demais. 

Eu ia mencionar os jogadores que se destacaram com uma idade mais baixa, mas observei que pela cor estão emprestados ao clube (os que estão marcados em azul-claro). É isso mesmo? Se sim, é uma pena que eles não estejam vinculados ao clube porque poderiam se transformar na espinha dorsal dos Amatuks no futuro. 

Na verdade as expectativas eram bem mais baixas que isso. Acho que só o @GGilsonfalava em subir logo. A imprensa se contentava em evitar o rebaixamento e a diretoria esperava terminar no meio da tabela.

Na questão do diretor eu dei uma bobeada. Muito tempo sem jogar FM, esqueci como as coisas funcionavam. Bem, já está arrumado.

Sim, os atletas em azul-claro são emprestados ao clube. Tem dois jovens excelentes ali que poderiam nos ajudar muito, mas infelizmente não vai rolar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AMWts8AQlViZ6jPSl-8JcD6usQIEftIL-k1ERX2-

S02E01 - Um ponto por jogo

Na última atualização vimos que o AmaTuks conseguiu um acesso inesperado para a elite sul-africana. Com isso, o clube se vê livre da limitação de um ano para os contratos com seus jogadores. Por outro lado, vamos enfrentar equipes muito mais qualificadas. Sem a possibilidade de contratar para elevar o nível do grupo, a expectativa é por uma temporada muito complicada. Hoje vamos falar dos preparativos para o ano e ver como foram os jogos até o final do primeiro turno.

 

Infraestruturas

AMWts8BnetQOJFhQDkL923561ovLQGqq1HhzDO-J

A 1ª divisão sul-africana não permite lugares em pé em seus estádios, então fomos obrigados a substituir nossos 5 mil lugares do tipo por 2.500 lugares sentados. Isso vai reduzir um pouco a capacidade do estádio, mas considerando que nossos maiores públicos ficavam ali por volta de 5 mil pessoas não deve ter um impacto tão grande. O custo da obra também não representa nenhuma grande quebra para o clube.

Além das mudanças no estádio, nessa temporada também tivemos duas mudanças em um setor crucial para o save: o recrutamento de jovens. Em dois momentos da temporada fiz pedidos para melhorias nessa área. Em ambos os casos a diretoria vetou, mas depois foi convencida pela insistência do treinador. Com isso, passamos nosso recrutamento de bom para excelente e, mais no final da temporada, de excelente para excepcional.

Outro pedido atendido pela diretoria foi a criação de uma parceria com outra equipe do país. Eu queria alguma parceria que me trouxesse benefícios na busca de garotos para a base, mas no fim só consegui uma parceria para empréstimo de atletas. Fechamos com o Alexandra United, clube local da 4ª divisão. Dificilmente vou emprestar alguém a eles - é muito melhor deixar os atletas treinando em nossas instalações -, mas o custo de menos de 8 mil euros por ano é irrelevante.

Finalizando a parte de infraestruturas, também pedi melhorias no orçamento de treino de nossos jovens. A diretoria vetou, tentei insistir e na terceira parte do diálogo apareceu a opção de prometer uma maior utilização de jovens na equipe principal caso o pedido fosse aceito. Mesmo assim não consegui convencer a diretoria a fazer a melhoria de imediato, mas eles disseram que se eu conseguir cumprir a promessa primeiro eles vão realizar a melhoria ao final da temporada. Achei interessante, pois não tinha visto isso acontecer no FM ainda.

 

Equipe técnica

O acesso para a elite trouxe bastante dinheiro para os cofres do clube - só em direitos televisivos vamos receber mais de 1 milhão de euros -, e com isso aproveitei para melhorar a equipe técnica do clube, especialmente no sub-21 e sub-19. Quer dizer, melhorar nem é a palavra correta, pois nós simplesmente não tínhamos nenhum membro de equipe técnica fora da equipe principal. O que é absolutamente inaceitável em um save de base.

No todo, chegaram 17 novos funcionários para as equipes inferiores. Quase todos são sul-africanos sem grande reputação, mas também trouxemos dois nomes com experiência internacional: MIlan Baros, campeão europeu com o Liverpool em 2004, e Emir Spahic, com passagens por Bayer Leverkusen e Hamburgo. Cheguei a fechar contrato também com Claudio Pizarro, peruano artilheiro do Bayern, mas não me atentei que não havia espaço para outro preparador naquele momento.

AMWts8ADPea9RsemcUE4KWYfny549teBN0KHXF7-

Muito importante também foi a chegada de um novo diretor de futebol jovem. Glen Salmon tem atributos infinitamente melhores que seu antecessor e, diferentemente daquele, uma personalidade positiva. Sendo considerado "muito profissional" eu espero que ele possa ajudar a colocar os nossos garotos no rumo certo.

 

Transferências

AMWts8A1LpCYUkAYISLcsRoZDJxZdC7E6Xi95j41EKKtRBp3Lp37wm_oVxT0SGfnFvcNfa3jk75KBVlkJljQ7_pnnDAXcC2WyAvEbmkqJo6pdHZt0nEzcS8iKGZc9QOO9LW9u0ovl1rADZynpXygAtwIYFrhig=w669-h154-no?authuser=0

Tivemos apenas duas saídas na virada de ano, ambas de atletas que acabaram fechando com outras equipes antes que eu pudesse fazer qualquer coisa, por conta das limitações contratuais da 2ª divisão. Os dois eram atletas de qualidade meio duvidosa, mas que poderiam acabar sendo úteis no futuro do save, ainda que por razões diferentes: Selotola tinha apenas 20 anos e alguma chance de melhorar no futuro, enquanto que Claudio de Almeida era um lateral direito que poderia vir a ser titular simplesmente porque nos faltam opções para o setor.

No fim das contas não são saídas que vão me fazer arrancar os cabelos, mas é claro que eu preferia poder continuar a contar com eles. Essa regra da 2ª divisão realmente complica a vida. Aliás, sobre isso: não vendemos ninguém, mas o assédio dos outros clubes da elite sobre as promessas da última fornada da nossa base foi bastante forte. Se continuasse na segunda divisão provavelmente perderia boa parte dos nomes de graça. Por isso que esse acesso foi tão importante para o clube - e também será tão importante tentar se manter na elite daqui para a frente.

 

Plantel

AMWts8BgcRhURz_xe_0COtTywVFJBWjU5miQJ-6u

Acrescentamos alguma das maiores promessas da base ao grupo, mas a verdade é que nosso elenco piorou em relação ao último ano. Eu tenho sérias dúvidas sobre a capacidade desse grupo de disputar contra equipes do primeiro escalão. Segundo meu adjunto, um atleta mediano do grupo (3 estrelas) tem nível para ser destaque... na 3ª divisão do país. A imprensa também não confia nas chances do Pretoria, colocando nossa equipe como provável última colocada. Os apostadores seguem na mesma linha.

AMWts8Ce42WxJB-re-u_wBrv_9OFoFHU5Y7ZkdxA26bbnSJHQHKXTZSB7_QOCEevA2k59z2S-x61Ij4jVYVAPIIebngtrUibYBqdBhfRHornc_bPr0DJR8snGhmTRhSOBu0SdW2chZom08OKCd_Xod4oIkrJng=w378-h797-no?authuser=0

A diretoria se dará por contente se o time fizer uma boa luta contra o rebaixamento. Pelo menos isso diminui as chances de uma demissão caso venha realmente a ser rebaixado. Mas graças às regras contratuais o rebaixamento seria um desastre de qualquer modo.

 

Primeira Liga

A primeira liga sul-africana é disputada em formato semelhante à divisão inferior. São 16 equipes que se enfrentam em turno e returno. Assim como na segundona, o campeonato tem premiações em dinheiro a cada quarto disputado (oito ou sete jogos). A diferença fica nos valores - enquanto na segundona o melhor time do período levava cerca de 25 mil euros, aqui a melhor equipe leva 164 mil euros. O prêmio para o campeão também é bem mais alto, de 764 mil euros. Infelizmente a premiação é quase toda voltada para o topo da tabela - o vice leva metade do campeão, o 3º leva metade do 2º, e dali para baixo os valores já ficam bem irrisórios.

Além do campeão, que leva vaga para a Liga dos Campeões, o vice também pode assegurar uma vaga continental, para a Taça das Confederações. Mas o FM avisa que essa segunda vaga depende do vencedor da Taça Sul-africana. Eu não sei bem como funciona essa parte de qualificação continental, e também não devo me preocupar com isso pelos próximos anos. Na parte que mais nos interessa da tabela, o lanterna é rebaixado automaticamente, enquanto que o 15º colocado vai disputar o triangular com o 2º e o 3º da divisão de baixo.

AMWts8Cmu1K0TFbt_JPjI4dYxARiJmKtLqMfLl9fL7L337lZrtVbzrVjul1xTBl78DgEsVlSXCW5Un_17j8NfUUmeuzw-R4Pr-Gm3hk-QHs8uTlN5-K-K0g2qLIyHUrXTDkWcdujAOvO393bKPCli7LjOyw1GQ=w921-h467-no?authuser=0

Estreamos na elite com tudo, goleando o Swallows por 3 a 0. Foi um jogo para animar o torcedor, mas acabou se mostrando um momento único no primeiro quarto da temporada. É verdade que o calendário também não ajudou, com quatro jogos fora de casa em sequência. Mas o AmaTuks não conseguiu mostrar muita coisa nesse período, sendo derrotado de forma pesada por Orlando Pirates, Kaizer Chiefs e Black Leopards, além de ter perdido de forma mais apertada contra Bloem Celtic e Chippa United.

Ainda poderia ter sido uma sequência um pouco mais razoável, não fosse o azar. Os dois empates do período foram decididos por gols dos adversários nos acréscimos. Se tivesse vencido as duas partidas, teria saído desses oito jogos com uma pontuação aceitável para quem só quer escapar do rebaixamento.

AMWts8CLltdIDOTEU_43ZSLkpDtyt25bA1P1sqlvk97Y0tI-iGKOpGD08JTLTLZzHAFoIK8NZTVaiXBaM0HnI_HtnC6cgUkHnDEyjDRllu_lQ4a5-xaRMjlTgHLEIklS7RhBFdrmMPNBxbcfosUbgpRGVqO37g=w921-h360-no?authuser=0

O segundo quarto do campeonato já correu um pouco melhor, graças a um bom mês de dezembro. Iniciamos com mais três derrotas, incluindo o clássico contra o SuperSport United, e chegando a seis jogos seguidos sem pontos conquistados (e dez sem vitórias). Mas aí veio o nosso mês da sorte. Começamos com uma vitória de virada com gol no apagar das luzes, levamos mais três pontos sobre um adversário que teve jogador expulso com seis minutos de jogo, e fechamos o mês com outra vitória graças a um gol contra do adversário. Não foram as partidas mais fantásticas que já vi uma equipe fazer, mas nove pontos valem demais na nossa situação.

Depois da pause de verão, fechamos o primeiro turno com o outro clássico para o Pretoria: enfrentar o Mamelodi Sundowns. É uma tarefa bem ingrata ser rival do time que venceu as últimas quatro edições da liga e que é o atual vice-campeão continental. O resultado do jogo foi o esperado.

 

Classificação

AMWts8AKUhvkzVTjyNjQGQaqRFL6QPPkMvsOjjmyI5FerTP8uSTiZJu82EWTQPTbUQyBlvE5ao_kczOJqKmCbIpGX-2kxbodPq7SMS-cRFv4IaXNiopQmFgQrVsnXG7nRorBTulI_tazU3BiEJ_JPKhuPPMh1w=w837-h572-no?authuser=0

Apesar dos dez jogos seguidos sem vitória, chegamos na metade da competição em uma posição razoável na tabela. Graças ao ótimo mês de dezembro, estamos com quase um ponto por jogo. Não é um número de brilhar os olhos, mas costumar ser o suficiente para evitar o rebaixamento - na temporada passada, lanterna e vice fizeram 21 e 24 pontos, respectivamente.

 

Taça Sul-africana

Nosso único jogo na competição foi contra o TTM (ou Tshakhuma Tsha Madzvhandila Football Club, para os menos íntimos). Saímos na frente, levamos a virada, buscamos o empate nos acréscimos e fomos empatados até as penalidades. Aí foi um desastre, com três de quatro atletas desperdiçando para os Tuks. Até Samuel Julies, que tinha acertado 9 de 9 pênaltis desde o início do save, mandou a sua para as arquibancadas.

AMWts8A-MqRMQso4Rl0mjzpeLF8DqzwQYq5n0goYIc-EPCTa4Aw352iF0MceO8ZNqoFRvPeQQ29dnx0jTDcmbA0gB7qUl7ppofvdrudX3MeYmEfJqwRj7D42YWI4Z9-sJRgb717Ap0x1tGgd0xrBu5EsaAOo2g=w390-h213-no?authuser=0

Era uma partida que dava para ter vencido, mas nem me preocupo muito com isso. Nosso foco total é a liga, pois de nada adianta fazer graça na taça se acabar rebaixado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to AmaTuks - Os garotos de Pretória: Um time de base - Aguardando avaliação
  • #Vini changed the title to AmaTuks - Os garotos de Pretória: Um time de base [atualizado em 15/09] - Arquivar em 15/12
  • Fujarra featured this tópico
  • #Vini locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • #Vini
      Por #Vini
      O Tempero do Futuro - Artmedia Petrzalka
      Capítulo 1 - Considerações Iniciais
       
      Apresentação do Save
      Olá, pessoal, tudo bem?
      Depois de quase três meses do término de "Sob o Cruzeiro do Sul", fui por diversos caminhos até encontrar meu novo save. A dificuldade na escolha se deu pela proximidade do FM 24 e também do desafio que eu gostaria de encarar e se ele seria factível no dia-a-dia. 
      Pois bem, depois de muito decidir, resolvi que faria o Youth Challenge, no qual só me utilizarei da base e não farei contratações para o time principal e de base. Decidido o desafio, veio a escolha do país. Sempre tive um interesse pela região da Europa Central, muito por conta da leitura do "Noites Europeias" que detalha um pouco mais sobre o Futebol do Danúbio, que teve como seus maiores expoentes, a Áustria dos anos 30 e a Hungria dos anos 50. Só que não queria fazer o caminho óbvio e decidi ir para um país que teve dias melhores no futebol enquanto unido a outro, mas que caminhando de forma independente tem resultados bastante tímidos, que é a Eslováquia. 
      Como Tchecoslováquia, o currículo é impressionante pelo tamanho do antigo país, com quatro finais de Copa do Mundo e Euro, tendo o título continental de 1976 como o seu maior feito. Além do mais, gosto da história do antigo estado, parte da Cortina de Ferro, seu apreço pelo esporte nacional da defenestração (ato de jogar alguém pela janela) e suas efemérides recentes, que termianam em anos final 8 ou 3, o que acaba tornando o início do save em 2023 repleto de datas comemorativas. 
      Por fim, chegamos ao clube. Quando comecei a acompanhar a Champions League, me chamou a atenção a participação de um time eslovaco, a época chamado Artmedia Bratislava, que na minha cabeça era um BAITA nome de time e em 04/05 foi o primeiro time do país a participar de uma fase final de UCL. E não fizeram feio, ficando em terceiro e por um gol não foram as oitavas de final daquele ano. Hoje o time se chama Artmedia Petrzalka e vive tempos menos auspiciosos, militando na segunda divisão nacional. O nome do save vem do fato que, segundo o Google Tradutor, Petrzalka em eslovaco significa Salsinha. 
      Por falar em efeméride, em 2023 comemoram-se 125 anos do clube, que conta com infraestruturas modestas e ainda conta com o fato de, por estar sediada na capital do país, ter muita concorrência no recrutamento jovem. 

      Expectativas da Diretoria
      Aqui faço um adendo. Como o YC era algo novo para mim e queria me certificar que teria adesão ao save antes de postar, eu joguei três temporadas inteiras antes de começar a relatar o save. Perde-se um pouco da imersão na história, mas acredito que terei bastante tempo de jogo e essas 3 temporadas poderão ser melhor desenvolvidas caso vocês tenham alguma dúvida. Estou me adaptando ao formato do desafio, então caso sintam falta de informações, por favor, me avisem. 
       
      As Temporadas
      Assim, vamos contar um pouco de como as temporadas se desenvolveram até aqui.
      2022/23
      Na primeira temporada do save, sofremos bastante com a falta de laterais e depois de teimar muito em esquemas com 4 homens na zaga, resolvi abrir mão das minhas convicções e alinhar o time em um 3-1-3-3, especialmente após a primeira fornada entregar alguns atacantes. O time conseguiu se recuperar de uma sequência de apenas 13 pontos em 14 jogos, para 22 pontos em 10 jogos. Essa recuperação foi suficiente para afastar o time do rebaixamento e nos seis últimos jogos o time relaxou demais e conquistou apenas um ponto. Terminamos na 11ª posição, com 36 pontos, a 9 do primeiro time rebaixado. 

      Na Copa, avançamos três fases e caímos para o MSK Rimavska Sobota, time sem divisão jogável. 
      Na primeira fornada, muitos nomes inconstantes mentalmente, mas conseguimos que três que saíram na temporada 2022/23 fossem incorporados ao time titular e hoje são peças fundamentais na equipe. São eles: Mentel, Krasnovskis e Jakubov. Eu utilizei o ano que eles surgiram na fornada. Pesquisei a data em que a leva de novos jogadores sai e é em abril, então para os próximos anos, devo aguardar esta data para fazer o ranking de potencial dos atletas.

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - MSK Puchov | Campeão Copa - FK Dunajska Streda 
      2023/24
      No ano seguinte, havia uma expectativa da minha parte de, com mais atletas surgindo e um time mais entrosado, que pudéssemos fazer uma campanha ao menos de parte de top 10. Porém, o time oscilou bastante, especialmente na segunda metade da temporada e terminou com 37 pontos, um ponto a mais que na edição anterior, mas com a 12ª posição. A título de comparação o vice-campeão, que disputa o playoff de promoção com o penúltimo colocado da primeira divisão, fez 59 pontos em 2023/24, contra 53 de 2022/23. 
      Na Copa, mais uma vez avançamos três fases e caímos para o Slovan Bratislava. 
      A fornada de 2023/24 reservou nomes piores do que a anterior e com personalidades bem ruins. Comecei a mexer no staff (que iniciou assim) a partir daí, pois os contratos de boa parte da equipe expiravam em 2023/24. Não consegui nomes que subissem muito o nível, mas tentei pelo menos personalidades melhores. Nenhum deles teve impacto imediato e só na temporada seguinte acabei incorporando mais Vesely, melhor jogador desta fornada e Nemec, que nem parecia tão bom assim, mas um surto de lesões e sua personalidade equilibrada, me levou a testá-lo no time principal. 

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - FK Pohronie | Campeão Copa - FC ViOn Zlate Moravce 
      2024/25
      Na temporada que se encerrou agora, o time encaixou. Mesclando nomes das fornadas anteriores com os jogadores que já estavam no clube, o time nunca saiu das primeiras posições e duas sequências invictas, uma em outubro e outra em março, contribuíram para que o time conseguisse uma gordura importante para aguentar as oscilações que aconteceram. No final, as coisas ficaram bem acirradas e por apenas dois pontos garantimos o playoff e o título veio com um ponto de diferença, com direito a derrota na última rodada. Esse acesso levou o clube a iniciar obras para aumentar o estádio em 500 lugares.

      Filip Orsula contribuiu com 24 dos 40 gols que marcamos na liga e isso foi um ponto de atenção, visto que os nomes de frente na fornada ainda não se estabeleceram e quando o artilheiro não marcava, tudo ficava mais díficil, tanto é que a defesa, com 25 gols sofridos, foi quem carregou o Petrzalka. 
      Na Copa, um caminho dos sonhos. Depois de passar pelo Puchov, que bateu e voltou na primeira divisão, derrotamos o Spartak Trnava nos pênaltis após aguentar um bombardeio, que corou o goleiro Krizik com uma nota 10. Na semi, vencemos o ViOn Zlate Moravce, então campeão, com um 3 a 2 muito louco na ida, em que saímos perdendo por 2 a 0, nos recuperamos para empatar e no final o goleiro entregou a virada de bandeja em nossas mãos. Ratificamos a ida a final com mais uma vitória por 1 a 0 e encaramos o bicho-papão Slovan Bratislava. Aí, não houve nada que pudéssemos fazer e tomamos um 4 a 1 para mostrar como será a nossa vida na primeira divisão. 

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - Artmedia Petrzalka | Campeão Copa - Slovan Brastilava 
       
      --
      ÍNDICE
      Capítulo 1 - Considerações Iniciais
      Capítulo 2 - Slovak Super Liga
      Capítulo 3 - Uma virada de seis pontos
      Capítulo 4 - Cada um tem um 6 a 1 que merece
      Capítulo 5 - Sefcik é o nome da fera
      Capítulo 6 - Azar?
      Capítulo 7 - Assim, porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.
      Capítulo 8 - Dando adeus às primeiras turmas
      Capítulo 9 - Mais uma repescagem
      Capítulo 10 - Mudar ou mudar de vez
      Capítulo 11 - Um divisor de águas?
    • JeanMichell6
      Por JeanMichell6
      Depois de mais de 1000 horas no FM 2021, eu tive a brilhante ideia de subir o Corinthian-Casuals da National 7 até a Premier kkk

      No entanto, o time é Amador e estou na National 2 e não estou conseguindo montar elenco competitivo uma vez que não posso pagar salarios e sempre que algum jogador se destaca eu perco ele de graça para outro time.
      Alguem já fez esse desafio de jogar com um time Amador, sabe me dizer se em algum momento ele se torna Profissional, o meu clube já foi adquirido por um consórcio e tem 8 Milhões no caixa mas continua amador
    • jvitorsch
      Por jvitorsch
      Fala turma, estou com um bug meio bizarro no meu FM 2021. A classificação das equipes argentinas está totalmente bugada. Quem deveria jogar a Libertadores está classificado para a sulamericana e vice-versa. O próprio River Plate que venceu a última libertadores no meu save, está classificado para jogar a sulamerica e não a libertadores. 
       
      Obs: Uso BRMundiUp e o jogo não é pirata. Estou no ano de 2023, segunda temporada no meu save. 
    • emmystos
      Por emmystos
      Alguém tem ainda alguma licença de FMRTE 21 para vender?
    • CCSantos
      Por CCSantos
      Pois é, cá estamos novamente. Depois de um tempo parado - e sem sequer jogar FM - decidi tirar um pouco a poeira do FM21, e decidir jogar um save que sempre quis tentar, mas que fora muito hypado em FMs anteriores, já que o time havia subido de forma surpreendente para a Série C.
      Estou falando do Atlético Acreano, equipe que foi do êxtase de quase conquistar um acesso à Série B em 2018, ao fato de ficar sem divisão nacional em 2023, já que o time sequer avançou para a segunda fase do Estadual - as vagas devem ficar com Humaitá (campeão estadual de forma inédita) e São Francisco ou ADESG.
      O time está prestes a fazer 70 anos de história (irá fazer esta idade no próximo dia 27 de abril), possui nove títulos Estaduais, e é o único time do Acre a subir na Série D do Campeonato Brasileiro, em 2017.
      No ano seguinte, disputando no Grupo A, encarando os times nordestinos e sofrendo com a questão logística, o time se superou a ponto de poder decidir jogar por uma questão de distância (pouparam atletas nas rodadas finais para encaixar o seu confronto nas quartas), visando o confronto contra o Cuiabá. Acabaram perdendo por 2 a 0 na Arena Cuiabá e empataram em 2 a 2 em Rio Branco, deixando o acesso para a equipe mato-grossense que, posteriormente, viria a subir para a Série A, inclusive retornando para a disputa de competições continentais neste ano de 2022.
      Em 2019, teve o azar de ver uma Série C com dez times nordestinos, a ponto de tirar ele e o Luverdense do Grupo A, repassando-os para o Grupo B - isso daí foi inserido também por uma questão de logística, pois haviam poucos voos diretos de Rio Branco para o Nordeste; não era incomum ver o Atlético fazendo escala até mesmo em Viracopos (Campinas), rumo ao Nordeste em 2018. O resultado disso? Ambas as equipes, com aporte financeiro consideravelmente menor em comparação aos clubes de Sudeste e Sul, acabaram caindo para a Série D.
      Depois disso, o clube se perdeu. Foi lanterna em seu grupo na Série D em 2020, sem ganhar um jogo sequer (oito empates e seis vitórias).
      Para assumir o Galo Carijó, avancei a temporada 2021. Na próxima atualização, repasso o que houve na equipe, antes de minha chegada. O time foi um dos três representantes do Acre na Série D, juntamente com o Rio Branco e o Galvez, porém, só teremos duas vagas a partir da disputa de 2022.
      A única coisa que posso colocar aqui, é que ele já possui vaga para a Série D em 2022, por ter sido vice-campeão estadual em 2021, onde perdeu o título para o Galvez.

      A equipe joga suas partidas na Arena da Floresta, em Rio Branco. Ela possui capacidade para mais de 13 mil torcedores, e nós dividimos o estádio com Rio Branco, Humaitá, Vasco e Plácido de Castro. Antes da era das 'Arenas', o estádio já foi o mais moderno do Norte do País.

      Na próxima atualização, como eu disse, vou destrinchar como foi este 2021 do Atlético Acreano, antes da minha chegada ao clube.
      Conto com vocês nessa. Um abraço.
      -----------------------------------------------------------------------
      Base de dados: 21.4
      Países: Toda a América do Sul (com todos os atletas disponíveis);
      Database utilizada no Brasil: Brasil Série D by F J (É o formato de DB que mais se aproxima do regulamento oficial da Série D, com definição de vagas via Estaduais)
      Outras databases: Argentina (Até a Primera B/Nacional A), Chile (expandido para a 3ªDivisão), Peru (expandido a 2ªDivisão), Uruguai (expandido a 3ªDivisão), Bolívia, Equador, Paraguai e Venezuela (Riddler) + DBs de realismo de treinadores.
×
×
  • Criar Novo...