Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Clube Tático


Perissé

Posts Recomendados

3 horas atrás, Douglas. disse:

Os movimentos são pra serem vistos como característica especial de cada jogador, algo quase imutável. Em termos de jogo, algumas instruções e movimentos têm o mesmo efeito, mas o movimento é algo mais permanente independente do estilo do time, instruções, etc.

Têm alguns movimentos que são mais úteis que outros, então no caso de um movimento casar bem com seu estilo de jogo, ter um jogador com esse movimento te dá uma certeza maior que aquele tipo de jogada será executada. Por outro lado alguns desses movimentos podem ser vistos como vícios, então ter o jogador com o movimento também pode atrapalhar.

 

Via de regra, eu gosto de uns poucos movimentos ofensivos, mesmo assim sempre fazendo outras considerações. Ter um jogador veloz que corre com a bola é ótimo com jogadores laterais mas nem tanto com jogadores centrais, por exemplo. E é mais útil com jogadores que tomem boas decisões e tenham Flair pra eles não serem previsíveis. Jogadores rápidos mas que driblam mal tiram bom proveito dessa rapidez quando têm Knocks Ball Past Opponent mas caso um jogador tenha o movimento e bom drible, ele acaba desperdiçando isso um pouco e vira um vício, porque seria melhor que ele escolhesse o drible pra cada ocasião.

 

Com essas considerações, acho que Knocks Ball Past Opponent, Plays No Through Balls e Plays Short Simple Passes são os movimentos que eu mais uso, porque são interessantes pra contornar limitações e não conflitam com meu estilo de jogo.

Como assim o 'não faz passes a rasgar' contorna uma limitação do teu jogador?

Não deixa teu time mais previsível em não ter bola no espaço vazio e obrigá-los a receber a bola no pé?

Inclusive para os meias e avançados tem o 'tenta passes arriscados com frequência'. Agora não sei se nesse caso se refere a bolas em profundidade e aqueles passes de letra e outros mais criativos também.

1 hora atrás, Marcolation disse:

Esse vídeo com a Planilha é bem legal. Apesar do processo manual tirar um pouco de qualquer vontade de baixar, ao menos para mim.

 

Deixo aqui um site bem legal que faz a análise de melhor função para o jogador:

FM20 Attributes Calculator

É mais automatizado, dá para você mudar a fórmula caso queira, e tem um passo a passo fácil de seguir, mas está em inglês - apesar de dar para se virar sabendo o básico da língua.

favoritei aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Zap! disse:

Concordo! A tática funciona bem, mas para o time fazer gols, ou fazer muitos gols, o pessoal precisa de uma boa visão e um bom passe. Cruzamentos são raros, então não considerei tão imoprtante.

Defensivamente, o time tem que ter muito trabalho em equipe e ser bem resistente para aguentar correr ao ataque e depois já voltar correndo para defender. Principalmente os pontas (que em praticamente qualquer tática fazem isso já, por isso não há tanto preocupação com eles). Mas o OV é essencial que tenha esses atributos bem altos.

Ia postar agora sobre as variações e falar que justamente, o MO parece ser a peça vital pra jogar com o MC e o jogo gira em torno deles. Fiz um outro teste alterando minha tática padrão num jogo "perdido" que eu tinha domínio mas não conseguia penetração, fiz algumas substituições e a alteração tática por volta dos 60':

 

FAyHnvO.png

 

K5WyJpD.png

 

* O Jorge fez o gol como SS, depois recuei ele porque era um organizador melhor.

** Só usei as instruções individuais pros laterais além do que está na tela da tática

 

 

Então eu acho que (mesmo com as variações) é uma tática interessante pra tentar amassar o adversário. Preciso testar contra adversários de mesmo nível ou mais fortes ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, felipevalle disse:

Como assim o 'não faz passes a rasgar' contorna uma limitação do teu jogador?

Não deixa teu time mais previsível em não ter bola no espaço vazio e obrigá-los a receber a bola no pé?

Ter o movimento faz sentido pra um jogador que não tenha boa visão de jogo e/ou passe, porque ele vai errar acima da média se a função pedir isso e vai jogar a atuação dele pra baixo quase sempre. Ele pode ser mais previsível com o movimento mas também vai ser mais constante. Por isso que os movimentos mais propositivos devem ser avaliados com cuidado, porque ter um volante/meia central com passe ruim ainda pode funcionar bem se ele jogar simples mas pode virar um desastre se ele jogar achando que é o Zidane.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, fabioaraujo89 disse:

Não é mais fácil nesses casos usar as instruções individuais? Digo, ao invés de ensinar um MP de evitar chutar, não seria melhor setar "rematar menos" nas instruções de jogador? 

Estou perguntando porque realmente não sei, quando comecei a jogar (no FM 21) eu ficava preocupado com MPs, agora, no geral, prefiro que quanto menos MPs o jogador tiver melhor, porque fica mais maleável, mas eu não sou experiente a ponto de saber se é melhor o MP. 

No geral, acho muito ruim ter um jogador com os atributos certinhos para executar em tese uma função e ele ter um MP que ferra com isso (p.ex, o Michel Araújo no Flu teria atributos razoáveis/bons para usar como extremo pela esquerda, mas tem um MP de cortar pra dentro que faz com que ele não jogue nessa função, e como não uso AI ou EI, ele fica meio sem utilidade - acabei vendendo nesse save, inclusive), então, como novato, tendo a achar que menos é mais nesses casos.

Então, respondendo de início ali. Cara, o que acontece... Eu sou um dos que seguem a filosofia de setar o menos de instruções possíveis tanto para a equipe quanto individualmente. Por quê? Porquê o FM é um simulador de futebol. Já abordei vários assuntos sobre isso, inclusive aqui mesmo nesse tópico. Eu sou um dos que mais interagem aqui - é minha área preferida. Porquê dá pra gente adquirir e compartilhar conhecimentos.

Eu sou Flamenguista. No jogo contra o Vasco, o Puma Rodriguez fez um golaço de fora da área e conquistou uma vitória histórica para o Gigante da Colina. Os jogadores vão chutar de longe mesmo tendo atributo baixo para aquilo. Não adianta. Você vai ver seu lateral chutando a gol. Em 3 partidas, pelo menos em uma ele vai chutar, eu tenho certeza disso. E é nesses chutes que o realismo do FM mora.

Quantas vezes não vimos um zagueiro também acertar um golaço de fora da área? Mesmo não tendo atributos para aquilo? O FM é baseado em eventos, simulando de fato a vida real. O golaço do Pavard que valeu o prêmio Puskas? Acho que dá pra contar no dedo as vezes que o francês fez gol na vida.

O lance da MP "Prefere tocar ao invés de Finalizar" vai diminuir drasticamente esses chutes de longe. Não quer dizer que ele não vá chutar, mas a porcentagem vai ser muito menor do que apenas setar nas instruções - que inclusive já é selecionada por mim também.

Os movimentos preferidos funcionam como uma característica do jogador. Então, ele é mais propenso a fazer aquilo do que uma instrução, por exemplo. A instrução depende muito dos níveis de Determinação, Índice de Trabalho e principalmente Trabalho em Equipe (que aí vai dizer se o jogador vai seguir a risca a tua tática ou se ele vai ser mais individualista, jogar da maneira dele).

-

Agora sobre o Michael... Nesses casos, eu edito isso dos jogadores. Eu me dou essa liberdade. Porquê acho o sistema de MP muito falho. Tanto pra ensinar, quanto pra retirar. As vezes, você quer que o jogador cumpra uma determinada função e a MP impede. Mesmo ele sendo perfeito para aquilo.

Eu tive agora um exemplo na Turquia, que até postei aqui no tópico. Treinando o Adana, eu peguei um jogador com características de box-to-box mas ele tinha "Pára o Jogo" e um outro jogador também, não tinha bons atributos de criatividade para ter "Gerir ritmo de jogo". Então nesses casos, eu tiro. Porquê é minha função como treinador extrair o melhor do cara. Eu ainda acho que eles vão tirar as MP um dia. Eles colocam isso para dar mais realismo ao jogo, mas acaba mais atrapalhando do que ajudando. O seu caso com o Michael é um bom exemplo disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Banton disse:

Então, respondendo de início ali. Cara, o que acontece... Eu sou um dos que seguem a filosofia de setar o menos de instruções possíveis tanto para a equipe quanto individualmente. Por quê? Porquê o FM é um simulador de futebol. Já abordei vários assuntos sobre isso, inclusive aqui mesmo nesse tópico. Eu sou um dos que mais interagem aqui - é minha área preferida. Porquê dá pra gente adquirir e compartilhar conhecimentos.

Eu sou Flamenguista. No jogo contra o Vasco, o Puma Rodriguez fez um golaço de fora da área e conquistou uma vitória histórica para o Gigante da Colina. Os jogadores vão chutar de longe mesmo tendo atributo baixo para aquilo. Não adianta. Você vai ver seu lateral chutando a gol. Em 3 partidas, pelo menos em uma ele vai chutar, eu tenho certeza disso. E é nesses chutes que o realismo do FM mora.

Quantas vezes não vimos um zagueiro também acertar um golaço de fora da área? Mesmo não tendo atributos para aquilo? O FM é baseado em eventos, simulando de fato a vida real. O golaço do Pavard que valeu o prêmio Puskas? Acho que dá pra contar no dedo as vezes que o francês fez gol na vida.

O lance da MP "Prefere tocar ao invés de Finalizar" vai diminuir drasticamente esses chutes de longe. Não quer dizer que ele não vá chutar, mas a porcentagem vai ser muito menor do que apenas setar nas instruções - que inclusive já é selecionada por mim também.

Os movimentos preferidos funcionam como uma característica do jogador. Então, ele é mais propenso a fazer aquilo do que uma instrução, por exemplo. A instrução depende muito dos níveis de Determinação, Índice de Trabalho e principalmente Trabalho em Equipe (que aí vai dizer se o jogador vai seguir a risca a tua tática ou se ele vai ser mais individualista, jogar da maneira dele).

-

Agora sobre o Michael... Nesses casos, eu edito isso dos jogadores. Eu me dou essa liberdade. Porquê acho o sistema de MP muito falho. Tanto pra ensinar, quanto pra retirar. As vezes, você quer que o jogador cumpra uma determinada função e a MP impede. Mesmo ele sendo perfeito para aquilo.

Eu tive agora um exemplo na Turquia, que até postei aqui no tópico. Treinando o Adana, eu peguei um jogador com características de box-to-box mas ele tinha "Pára o Jogo" e um outro jogador também, não tinha bons atributos de criatividade para ter "Gerir ritmo de jogo". Então nesses casos, eu tiro. Porquê é minha função como treinador extrair o melhor do cara. Eu ainda acho que eles vão tirar as MP um dia. Eles colocam isso para dar mais realismo ao jogo, mas acaba mais atrapalhando do que ajudando. O seu caso com o Michael é um bom exemplo disso.

Claro, estamos aqui pra trocar ideias mesmo. Eu leio muito por aqui para aprender, porque o pessoal joga há muito mais tempo. 

Eu entendi seu ponto. É uma questão de perspectiva mesmo. 

Como regra, eu também evito colocar muitas instruções individuais (a não ser algumas específicas). Mas eu tendo a preferi-las do que os MPs porque elas são mais flexíveis: se daqui a algum tempo eu quiser mudar a forma de jogar, eu não "viciei" os jogadores em comportamentos específicos, o que torna mais difícil se eu quiser readaptá-los para outras funções/tarefas. 

Por exemplo, nesses casos do Pumita e do Pavard: como regra, você pode não querer que eles chutem. Mas será que vale a pena tentar eliminar totalmente isso? Porque é o que você falou: eventualmente, eles vão acertar um gol. Já tomei gols de jogadores sem atributo de remate de longe e já ganhei jogos (até de título) com jogador meu que fez o mesmo. Acho que faz parte do jogo e do futebol: eventualmente sofremos e eventualmente nos damos bem com isso.

Quando eu falei que o MP em muitos casos atrapalha, é porque eles eventualmente conflitam com o que eu quero da tática. Em uma tática com AI ou EI, o Michel Araujo, do exemplo que eu dei e que tem MP "corta para o interior", seria perfeito. Como não jogo assim, ele acaba não servindo para mim. Mas isso é do jogo: talvez eu não o contratasse, mas ele já estava no clube, então ou eu acho um jeito de usá-lo ou eu vendo, o que é realista. 

Eu não tiraria os MPs do jogo porque eles dão um certo realismo. Tem jogador que é muito viciado em jogadas e movimentos específicos e vemos isso na vida real o tempo todo: tem treinador que vai conseguir encaixá-los na sua tática e eles vão render, e vai ter treinador que vai se desfazer deles porque simplesmente não tem como tirar aquele vício do cara. É algo que o jogo tenta simular.

Eu estava pensando aqui e tem umas MPs que de fato podem ajudar. Por exemplo, as próprias dicas do jogo sugerem usar "remata com força" se o jogador não tem atributos de finalização muito alto. Às vezes temos aquele centro-avante que não tem um atributo de finalização tão alto (mas bom o suficiente para a liga), mas compensa com outras características, e evitar que ele tente chutar colocado pode melhorar o desempenho (e seria bem ruim setar "rematar menos" no homem-gol do time). Ou um "joga curto e simples" em alguns zagueiros. Mas como regra eu prefiro meus jogadores com o mínimo de MPs possível para que eu possa adaptá-los à tática ao invés de ter que fazer o contrário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Banton disse:

Eu tive agora um exemplo na Turquia, que até postei aqui no tópico. Treinando o Adana, eu peguei um jogador com características de box-to-box mas ele tinha "Pára o Jogo" e um outro jogador também, não tinha bons atributos de criatividade para ter "Gerir ritmo de jogo". Então nesses casos, eu tiro. Porquê é minha função como treinador extrair o melhor do cara. Eu ainda acho que eles vão tirar as MP um dia. Eles colocam isso para dar mais realismo ao jogo, mas acaba mais atrapalhando do que ajudando. O seu caso com o Michael é um bom exemplo disso.

Isso vai contra o que você falou no começo. Os movimentos são características dos jogadores, e isso pode tanto ser algo que ajuda como algo que atrapalha porquê isso que é realismo.

E os movimentos não são certeza de execução também, ainda tem um grande espaço pra escolha do jogador. Ter um jogador que chuta de longe não vai implicar nele sempre chutar de longe, por exemplo. Por outro lado ter um jogador que toma decisões ruins e tenha algum movimento só vai mudar que essas más decisões também vão poder envolver esse movimento.

 

 

Aliás, especificamente sobre o movimento de vir pra dentro, a tática do @Zap! ali mostra como é algo que pode ser bem utilizado. Continua não sendo algo que vai ser feito sempre, mas desde que o jogador que vem pra dentro do campo tenha alguém que se aproxime, têm possibilidades de trocas de passes interessantes e até menos previsíveis dependendo da qualidade criativa das peças envolvidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por enquanto eu desisto do 4-4-2 Diamante Fechado.

Antes do patch no comando do Verl (Alemanha), zona de rebaixamento até antes da Copa do Mundo. Após o patch, decidi assumir o Southampton e tentar novamente, o primeiro semestre foi razoável virando o ano na 12a colocação, mas de Janeiro para cá apenas uma vitória (FA Cup em jogo replay contra o Port Vale) e venho aí de 8 derrotas seguidas.

Foram três táticas desenvolvidas: Normal, Contenção e Proposital. Em todas, os laterais têm instruções para não irem à frente e ficar aberto sem a bola. Os meias centrais ai vai variar cfme função, mas correr com a bola e ficar aberto é algo presente nas instruções. No ataque é similar, mover entre os canais e deambular da posição, para não ficarem tão presos.

Ainda não estou no Z4, mas não vai demorar. Prefiro deixar esse "pojeto" de lado por enquanto.

image.png.60de314ff62f8ba8dbde2471c9a93948.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Johann Duwe disse:

Por enquanto eu desisto do 4-4-2 Diamante Fechado.

Antes do patch no comando do Verl (Alemanha), zona de rebaixamento até antes da Copa do Mundo. Após o patch, decidi assumir o Southampton e tentar novamente, o primeiro semestre foi razoável virando o ano na 12a colocação, mas de Janeiro para cá apenas uma vitória (FA Cup em jogo replay contra o Port Vale) e venho aí de 8 derrotas seguidas.

Foram três táticas desenvolvidas: Normal, Contenção e Proposital. Em todas, os laterais têm instruções para não irem à frente e ficar aberto sem a bola. Os meias centrais ai vai variar cfme função, mas correr com a bola e ficar aberto é algo presente nas instruções. No ataque é similar, mover entre os canais e deambular da posição, para não ficarem tão presos.

Ainda não estou no Z4, mas não vai demorar. Prefiro deixar esse "pojeto" de lado por enquanto.

image.png.60de314ff62f8ba8dbde2471c9a93948.png

se o jogo é sacana em jogar no diamante, imagine na nossa 4-2-2-2.

Até pra montar no RMyT é difícil. E na prática mais ainda pra render.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Douglas. disse:

Isso vai contra o que você falou no começo. Os movimentos são características dos jogadores, e isso pode tanto ser algo que ajuda como algo que atrapalha porquê isso que é realismo.

Então, @Douglas.eu acredito que as MP's para chegar num realismo, ela tem que ser algo característico do jogador independente da função que ele esteja cumprindo. Os gols de cobertura do Messi é o que me veio de primeira à cabeça; Esse tipo de movimento preferido eu gosto, acho legal e tem que existir. Agora "Corta pra dentro sempre que possível", "Gere ritmo de jogo", "Joga de costas para Baliza"... Isso aí você consegue emular na própria função. Não é necessário ao meu ver.

Por quê não é necessário? Porquê para emular com máximo de realismo, você tem que saber que o futebol é mutável. Quantos jogadores que numa versão anterior tinha X de CA e agora tem Y? Um exemplo? Aquele Leiceister campeão. Pega o Vardy e Kanté daquela época e equipara com a versão mais atual da franquia. A diferença é absurda, os movimentos preferidos mudaram, a CA e o PA mudou, os atributos também mudaram... E assim vai.

Eu sou Flamenguista. O Gabigol atuava majoritariamente como ponta-direita. Foi o nosso principal centroavante e agora atua como um segundo atacante ao lado do Pedro. As funções mudaram. Pra quê ele vai ter "Corta pra dentro sempre que possível" se hoje ele já atua naquele setor ali? Um MP característico para ele nesse caso seria "Remata Colocado" e "Puxa pelos adeptos" - algo que ele faz muito, é normal a gente ver isso no jogo dele.

Enfim, respeito a sua opinião. Mas tenho essa minha comigo. Acredito que as MP's dão sim realismo. Mas a grande maioria delas são desnecessárias. Coisas que as funções e instruções deveriam fazer. Movimento Preferido deveria ser algo característico de um jogador. Exemplo?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Johann Duwe disse:

Por enquanto eu desisto do 4-4-2 Diamante Fechado.

Desculpa o flood, moderadores!

Eu queria muito que o FM entendesse que tem como você jogar sem pontas. Por mais que o futebol europeu esteja preferindo funções mais ofensivas para os laterais, até mesmo formações com 3 zagueiros voltaram a moda para dar mais liberdade a esses jogadores. Mas não consigo encaixar mais. Infelizmente.

4-4-2 Diamante e 4-1-3-2 para mim são as formações mais equilibradas que existe.

No FM21 e FM22 eu tive muito sucesso com o 4-4-2 explorando justamente essa característica do jogo moderno. Pontas mais recuados ajudando na marcação desses laterais e jogadores rápidos lá na frente para quebrar a defesa exposta. Muito inspirado nos Invencibles de Arsene Wenger e pitadas de Leonardo Jardim no Mônaco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Banton disse:

Então, @Douglas.eu acredito que as MP's para chegar num realismo, ela tem que ser algo característico do jogador independente da função que ele esteja cumprindo. Os gols de cobertura do Messi é o que me veio de primeira à cabeça; Esse tipo de movimento preferido eu gosto, acho legal e tem que existir. Agora "Corta pra dentro sempre que possível", "Gere ritmo de jogo", "Joga de costas para Baliza"... Isso aí você consegue emular na própria função. Não é necessário ao meu ver.

Por quê não é necessário? Porquê para emular com máximo de realismo, você tem que saber que o futebol é mutável. Quantos jogadores que numa versão anterior tinha X de CA e agora tem Y? Um exemplo? Aquele Leiceister campeão. Pega o Vardy e Kanté daquela época e equipara com a versão mais atual da franquia. A diferença é absurda, os movimentos preferidos mudaram, a CA e o PA mudou, os atributos também mudaram... E assim vai.

Eu sou Flamenguista. O Gabigol atuava majoritariamente como ponta-direita. Foi o nosso principal centroavante e agora atua como um segundo atacante ao lado do Pedro. As funções mudaram. Pra quê ele vai ter "Corta pra dentro sempre que possível" se hoje ele já atua naquele setor ali? Um MP característico para ele nesse caso seria "Remata Colocado" e "Puxa pelos adeptos" - algo que ele faz muito, é normal a gente ver isso no jogo dele.

Enfim, respeito a sua opinião. Mas tenho essa minha comigo. Acredito que as MP's dão sim realismo. Mas a grande maioria delas são desnecessárias. Coisas que as funções e instruções deveriam fazer. Movimento Preferido deveria ser algo característico de um jogador. Exemplo?

 

Olha, vou responder só baseado nesse post. EU NÂO LI O RESTO. Mas eu entendo seu ponto e pra mim você explicou certinho o porque os MPs tem que existir, no caso o Gabigol não deveria ter o "Corta pra Dentro Sempre que Possível", porque ele fez isso pela posição, que você consegue colcoar isso no "Corta para Dentro" (Ou algo assim). Já o restante do seu exemplo é um MP.

Um exemplo do Corta para Dentro Sempre que Possível é o Robben,..

Eu acho que o problema é banalizar as MPs e dar muitas para um jogador, enquanto cada jogador deveria ter um limite de umas 3 por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Zap! disse:

Um exemplo do Corta para Dentro Sempre que Possível é o Robben,..

Eu acho que o problema é banalizar as MPs e dar muitas para um jogador, enquanto cada jogador deveria ter um limite de umas 3 por exemplo.

Então, o contexto da discussão foi que eu perguntei sobre quais MP's o pessoal gostava de ensinar e aí acabou entrando no assunto se atrapalha ou ajuda.

Cortar pra Dentro é característica de uma função. A maioria das funções de ponta tem essa instrução já setada. O movimento preferido só vai dar mais enfase ao jogador fazer aquilo. Por mais matadora que seja, dá pra encaixar apenas na função. Sem precisar de MP para isso. O Robben é a definição disso. Muito bem lembrado e eu não sou mau caráter. Ainda lembro do Coutinho no Liverpool também, que fazia muito isso pela esquerda. Enfim...

Para mim, a MP tem que ser apenas para algo individual do jogador:

Messi fazendo gol de cobertura, esse turnaround do Antony, aquele jogador do Cruzeiro que fazia embaixadinha com cabeça, os desarmes malucos do Naingollan, os chutes colocados do Gabigol, os domínios de bola malucos do Marcelo, aquele corte de letra que o CR7 faz durante uma corrida... Coisas que são próprias do jogador que se ele jogar de zagueiro, goleiro, lateral, não vai afetar seu desempenho, porquê é justamente um MOVIMENTO PREFERIDO do jogador.

Editado por Banton
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bantontu ta esquecendo que nada é imutável, existe treino pro jogador desaprender MP's também. 

Eu acho as MP's muito boas, só tem que usar com parcimônia, tenta ter um jogador muito aberto na ponta com a função de cortar pra dentro, é quase impossível. O único que fica perto da linha lateral de verdade é o extremo, com o MP tu consegue ter um jogador com a função de extremo, ou seja, perto da linha lateral e que corte pra dentro. Esse é só um exemplo, mas dá pra fazer muita coisa aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, bstrelow disse:

@Bantontu ta esquecendo que nada é imutável, existe treino pro jogador desaprender MP's também. 

Eu acho as MP's muito boas, só tem que usar com parcimônia, tenta ter um jogador muito aberto na ponta com a função de cortar pra dentro, é quase impossível. O único que fica perto da linha lateral de verdade é o extremo, com o MP tu consegue ter um jogador com a função de extremo, ou seja, perto da linha lateral e que corte pra dentro. Esse é só um exemplo, mas dá pra fazer muita coisa aí.

Tem como pedir pro Avançado Interior ficar aberto e se ele for destro e estiver na direita, a IA vai forçar ele ficar mais aberto. Mas entendo seu ponto de vista; É válido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Banton disse:

Tem como pedir pro Avançado Interior ficar aberto e se ele for destro e estiver na direita, a IA vai forçar ele ficar mais aberto. Mas entendo seu ponto de vista; É válido.

Tem, mas faz isso e vê se ele realmente fica perto da linha lateral na prática. Emular sistemas parecidos com o do Guardiola normalmente são um problema por isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Banton disse:

Tem como pedir pro Avançado Interior ficar aberto e se ele for destro e estiver na direita, a IA vai forçar ele ficar mais aberto. Mas entendo seu ponto de vista; É válido.

1 hora atrás, bstrelow disse:

Tem, mas faz isso e vê se ele realmente fica perto da linha lateral na prática. Emular sistemas parecidos com o do Guardiola normalmente são um problema por isso.

Em geral, do que já li sobre emular ou se aproximar dos sistemas do Guardiola, os melhores resultados parecem ter sido um Extremo Invertido ou um Extremo Defensivo com a instrução de manter-se aberto.

Já vi versões que utilizam o Defesa Ala Invertido atrás deles, aumentando a largura pra que haja ainda mais espaço para ir por dentro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Tsuru disse:

Em geral, do que já li sobre emular ou se aproximar dos sistemas do Guardiola, os melhores resultados parecem ter sido um Extremo Invertido ou um Extremo Defensivo com a instrução de manter-se aberto.

Já vi versões que utilizam o Defesa Ala Invertido atrás deles, aumentando a largura pra que haja ainda mais espaço para ir por dentro. 

Sim, acho que é na versão apoiar com manter-se aberto e aguentar posição, algo assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Banton disse:

Enfim, respeito a sua opinião. Mas tenho essa minha comigo. Acredito que as MP's dão sim realismo. Mas a grande maioria delas são desnecessárias. Coisas que as funções e instruções deveriam fazer. Movimento Preferido deveria ser algo característico de um jogador. Exemplo?

Acho que está confundindo justamente porque alguns movimentos dizem respeito a situações de jogo tático, mas tudo isso vai depender pra cada jogador avaliado. Um movimento indica exatamente algo que precisa de maior preparo que uma semana de treinamento, envolve um grau de planejamento e que dependendo do que for a função pedida ao jogador, isso vai significar um vício se depois ele tiver que jogar de outro modo. Se não fosse assim o jogo permitiria, por exemplo, que o Everton Ribeiro voltasse a jogar de LE normalmente, porque ele apenas teria passado anos se adaptando a jogar pelo meio e a seguir as instruções, mas o treinador colocaria ele pra treinar como LE e no jogo seguinte ele estaria apto a executar a função e instruções como qualquer outro LE de ofício...

 

21 horas atrás, Zap! disse:

Eu acho que o problema é banalizar as MPs e dar muitas para um jogador, enquanto cada jogador deveria ter um limite de umas 3 por exemplo.

A linha da Pesquisa é tentar limitar a 5. No jogo também tem (ou tinha, não lembro de ter tentado do FM21 pra cá) um aviso quando tenta ensinar um 6º movimento, falando que são muitos e o jogador provavelmente não vai conseguir executar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, bstrelow disse:

Parece que eles melhoraram bastante essa função no FM atual. Ainda não comprei mas deu pra ver um pouco pelo vídeo.

Eu tive mais sucesso com um grandalhão sérvio jogando como Raumdeuter e Avançado Interior do que com o WTM.

Um cara alto, bom no jogo aéreo e com boa velocidade, esquece. Fiquei impressionado com a quantidade de assistências. Achei que o Dzeko faria mais gols. Lembrou os tempos dele de Manchester City. Ele é um puta playmaker. Sabe muito jogar de pivô.

O time tinha dois atacantes. Um muito rápido e o outro mais lento porém mais completo. Só que não tínhamos peças para um 4-4-2. E aí veio a idéia de treinar o Jogador Alvo na esquerda e deu certo. Mas acabei desistindo do save por desânimo.

O futebol atual não tem mais aquele lateral defensivo estilo Filipe Luís ou Eric Abdal. Agora é o tal do "lateral brasileiro" ou formações com 3 zagueiros. E geralmente os caras que jogam pelos flancos são mais baixos e fracos no jogo aéreo. Essa função explora muito essa fragilidade.

O problema é achar uma aberração física igual o Lukaku, Cristiano Ronaldo e Adriano Imperador para exercer com maior eficiência. Acho que o Haaland se daria bem também pelas pontas. Não é driblador mas tem explosão para isso.

Eu ultimamente estou buscando explorar as fragilidades da maioria dos times nas minhas táticas. Tô com o Heracles na segunda divisão holandesa. Não consegui subir na primeira. Mas ajeitei a tática e agora acho que vamos conseguir. Dessa vez, estou tentando encontrar um atacante com uma velocidade monstruosa e bom finalizador. Bem estilo Aubameyang no auge. Mas está difícil. Acho que vou ter que pegar algum ponta e fazê-lo um Mbappé/Bruno Henrique da vida.

Editado por Banton
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Banton disse:

O futebol atual não tem mais aquele lateral defensivo estilo Filipe Luís ou Eric Abdal.

O Bayern joga até com 4 zagueiros na linha sem o Davies. Ou jogava até a chegada do Cancelo.

Mas o lateral defensivo é uma coisa mais de safra que de preferência. Poucos treinadores hoje ficam presos a linha de 4 muito mais porque o jogo no meio-campo tem mudado muito rápido, então esse jogador que era o lateral defensivo de bom porte físico agora sempre é um que joga tanto aberto como mais centralizado, como zagueiro mesmo. Têm menos "zagueiros puros" ou "laterais puros" e cada vez mais jogadores que jogam até invertidos pra cobrirem qualquer posição na linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A capacidade de Potencial de um jogador pode influenciar a maneira como ele joga? Isso é algo que eu reparo faz anos mas agora eu tenho certeza que há sim uma diferença.

Vamos supor: dois centroavantes, com os mesmos atributos e CA de 112 mas com standards de potencial diferentes. Um tem 126 e o outro tem 158.

Geralmente, comigo, o cara de 158 de PA é o que mais rende e que mais faz jogadas diferentes. É como se ele mostrasse flashes do jogador que ele pode ser (inicio da carreira), do jogador que ele seria no auge (promessa que não deu certo) ou do que ele já fora um dia (entrando em declínio).

Eu já fiz tantos saves que não lembro qual era o clube, mas lembro bem que uma vez um ponta se machucou e eu não tinha um reserva para ele. Só um moleque da base que eu estava moldando... O moleque tinha um gap de Capacidade Atual muito grande comparado ao titular. Ele entrou e fazia coisas que o titular não fazia. Fazia dribles, movimentações, gols, assistências, passes que não condiziam com o seu CA mas sim com o seu PA.

Isso tá acontecendo mais uma vez comigo. Porém, agora é um jogador já em declínio. Peguei o Ben Arfa porquê meu antigo jogador foi vendido e o alemão que contratei não tava dando conta do recado. O antigo jogador do Newcastle está destruindo! Mesmo tendo uma Capacidade Atual mais baixa que a do seu concorrente de posição e o seu antecessor que foi vendido.

Se alguém quiser fazer esse experimento... Parece algo meio óbvio mas vou tentar buscar mais jogadores assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu lembro de ter visto discussões assim quase que desde sempre. Nunca vi informação oficial mas o consenso sempre foi de que quanto maior o potencial, maior a chance do jogador ter lampejos de craque mesmo, inclusive essa parte dos velhinhos já com CA baixa de vez em quando tirarem jogadas da cartola que não condizem com a avaliação mas que fazem sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já coloquei a linha defensiva possível, marcando a opção de baixar linha defensiva e mesmo assim a defesa sofre em alguns lances com lançamentos nas costas da defesa, principalmente bolas pelo alto.

Na sei se seria por conta de marcação mo meio-campo, porque não tô usando pra pressionar quando perder a bola, peço pra recompor.

 

E outra coisa que talvez seja por imaturidade dos jogadores, porque meu elenco é jovem, mas aconteceu algumas vezes de os laterais irem recuar pro zagueiro, recuar fraco e gerar contra-ataque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Masca disse:

Já coloquei a linha defensiva possível, marcando a opção de baixar linha defensiva e mesmo assim a defesa sofre em alguns lances com lançamentos nas costas da defesa, principalmente bolas pelo alto.

Na sei se seria por conta de marcação mo meio-campo, porque não tô usando pra pressionar quando perder a bola, peço pra recompor.

 

E outra coisa que talvez seja por imaturidade dos jogadores, porque meu elenco é jovem, mas aconteceu algumas vezes de os laterais irem recuar pro zagueiro, recuar fraco e gerar contra-ataque.

Eu justamente não gosto de jogar espaçado por conta do risco de errar o passe e ser tarde demais para se afastar o perigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Fala, pessoal!
      sou novo aqui e no FM. Nunca tinha jogado o jogo, aí vi que liberaram no Xbox pelo Game Pass e viciei! (até tentei passar para a versão normal, mas não rodou bem no meu PC). 
      Hoje estou jogando bastante (em quantidade rs), mas já vi (e confirmei lendo aqui) que o jogo pode ser bem frustrante, especialmente para os iniciantes como eu, que não entendem ainda o que estão fazendo no game. 
      Assim, eu queria uma ajuda com a parte tática. Nesse meu sabe específico, eu comecei no Campeonato de Portugal com a Estrela da Amadora, mas depois de uma curta passagem pelo QPR eu estou há algumas temporadas no Watford, da Inglaterra. 
      Peguei o time na Championship, consegui subir (não foi exatamente “fácil” pra mim, mas eles tinham acabado de cair e tinham um dos elencos mais fortes da divisão) e me estabilizei bem na PL. 
      Eu uso desde sempre um 4-2-3-1 com extremos, tiki-taka personalizado. Era a tática que já era da Estrela lá no começo, eu não mexi muito e fui usando. Já tentei outras, mas essa foi a que mais me serviu ao longo do tempo. 

      Meu time tem um desempenho sempre aceitável. Eu sempre estou ali brigando por uma vaga nas competições continentais, normalmente pego o Camp. Europeu ou o Camp. Europeu II. Teve uma que fui pra Champions.
      Como estou há tempos no clube, eu consegui montar um time bom. Tem vários jogadores muito interessantes, que volta e meia recebem propostas altas de clubes bem maiores e o elenco é equilibrado e com opções. 
      O problema? O time sempre se dava mal no confronto com os grandes ingleses (seja nas taças ou na liga) e perdia uns jogos bobos, que faziam o desempenho cair.
      Aí eu descobri o Rate My Tatic...fiz os ajustes para a tática ficar 5 estrelas (que envolviam alguns ajustes de funções e principalmente remover várias instruções que eu nem sabia que estavam e conflitos. Fiz uma ou outra contratação para fechar.
      E deu bem certo. O time melhorou, diminuiu muito os pontos perdidos em jogos fáceis, fez bons jogos com os grandes, cheguei a sonhar com o título... mas ficou em segundo lugar, a 4 pts do campeão (Chelsea). E ainda perdeu a final da FA Cup pro Arsenal. Foi positivo, mas frustrante demais. 
      Eu sinto que falta só um “ajuste fino” pro time ir mais longe, levantar canecos. Que modificações vocês sugerem? 
      (Não estou conseguindo subir imagem, mas a tática é assim):
      4-2-3-1 com extremos 
      2 Defesas laterais com função de apoio
      2 defesas centrais função defender
      2 Médios centros com função de apoio
      1 médio ofensivo com função apoio
      2 extremos invertidos com função apoio 
      1 atacante completo com função atacar 

      as instruções de equipe 
      com posse:
      passar para espaço 
      jogar a partir da defesa 
      levar bola até a área 
      ritmo muito mais alto (estou pensando em tirar, meu time termina morto todas as partidas e tem quedas de desempenho ao longo da temporada) 
      em transição (não tinha no Rate):
      Pressionar
      contra atacar
      Sem posse
      linhas normais 
      Marcação apertada
      pressao muito mais urgente (o Rate mandou tirar e acho que vou fazer pra próxima temporada porque acho que está tirando meus zagueiros da posição e permitindo infiltrações demais). 
       
      O que vocês acham? Ajudem o novato, pfvr! Abraços!
    • schacoffee
      Por schacoffee
      Boa noite, pessoal, tranquilidade?
      Há um tempo eu venho acompanhando no yt o canal "Táticas de Futebol", assistindo a carreira que fizeram por lá e pegando inspiração das táticas da vida real que replicam no FIFA, só por curiosidade mesmo, afinal nem jogo FIFA. Esse ano iniciaram uma carreira fictícia com o Fábio Carille treinando o 1860 Munich, que está bem legal diga-se, e estou curtindo.
      Eu estou um pouco inspirado e inclinado a fazer algo parecido, jogando defensivamente, e obviamente com outra história e outro clube, só que como um adepto do futebol a la Cruyff e holandeses e de tudo que dali saiu, sempre preferi usar sistemas ofensivos e que valorizassem posse, intensidade, pressão etc, no FM. Andei vendo uns jogos de times defensivos ou que fossem menos ousados no ataque para tentar tirar uma inspiração (entra na conta Mourinho e Simeone, logicamente), porém ainda está difícil de imaginar como quero que meu time jogue. É uma linguagem diferente da que eu venho me acostumando.
      Eis que venho pedir umas dicas de vocês. Modelos de táticas do FM que posso buscar e tirar como base, materiais para eu estudar, vídeos legais para assistir sobre FM, blogs, etc, o que puderem me dispor eu agradeceria.
      Se você que está lendo curte futebol mais cauteloso, diga como que arma seu time e monta sua tática para ajudar o mano aqui.
      *** Eu não gosto de usar tática pronta, geralmente crio a tática personalizada, do zero. Vídeos de tática seriam para me ajudar na tomada de decisão, não download. ***
    • Mtvianna
      Por Mtvianna
      Primeiramente, já de ante mão queria pedir desculpas pelo formato do post, embora seja um membro velho, sempre fui mais de ler do que escrever, então não aprendi muito bem como fazer o upload das imagens hehehe Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tenho tido com uma tática que desenvolvi desde o FM20
      Sempre parti pras táticas nacionais demais e nunca variava, ou seja, sempre usei um 4-2-3-1 com extremos. Como colorado, fiquei extremamente feliz quando Coudet foi ventilado como possível treinador em 2020, então comecei a olhar com mais carinho pra formações com mais meias e centroavantes, sem extremos. Então desenvolvi minha própria tática sem procurar em nenhum fórum. E por incrível que pareça desde o FM20 ela vem dando muito certo. Gostaria de compartilhar ela com vocês para ver o que vocês acham e até tentar aprimorar ela.
      Posições
      Com posse
      Transição
      Sem posse
      Não sei muito bem como dizer isso, mas eu uso um esquema baseado na posse misturado com o Gegenpress, passes curtos focados no meio e ritmo mais elevado. Com a utilização de 3 meias centrais, sendo o central um construtor de jogo recuado e dois mezzalas (dependendo da características do elenco também pode ser um area a area, como o Patrick), também dou preferência por laterais com características de apoiar. O meia ofensivo quase sempre é como meia ofensivo atacar ou atacante sombra. Já os dois atacantes do time normalmente são um ponta de lança e um atacante recuado (ou dois pontas de lanças). Os três jogadores de frente tem instruções individuais para marcar apertado, rematar mais e correr mais riscos. Claro que dentro jogo acabo fazendo algumas variações, como explorar mais um lado diferente do campo, recuar um pouco as linhas caso eu esteja tomando mais bolas nas costas dos zagueiros, ou então diminuir o ritmo, rematar sempre que puder ou algo assim, dependendo das circunstâncias do jogo.
      Resultados
      Títulos
      Aqui algumas estatísticas dos meus principais atacantes. Além disso, meus laterais costumam dar várias assistências. Heitor teve 15 na temporada.
      Yuri Alberto
      Galhardo
      Abel Hernandez
      Confesso que sofro um pouco defensivamente pela minha defesa ficar tão exposta, mas compenso com muitos gols, principalmente dos atacantes. Não é uma formação muito equilibrada, mas tenho conseguido resultados, inclusive na Europa. Uma das coisas que talvez contribuam muito para ela funcionar bem é ter uma comissão técnica muito boa e focar muito em jovens jogadores, para treiná-los e fazer a adaptação deles desde a base. Gosto muito de fazer o save comprando só jovens jogadores para revender no futuro (quando possível) hahaha
      O que vocês acham? Alguma dica para que eu possa aprimorar mais? Esses prints são do primeiro save que fiz no FM21, no meu save atual joguei 3 temporadas com o juventude, saindo da Série C e chegando até a Libertadores. Depois assumi o River e ganhei o argentino e a libertadores. No meu atual time ainda não tenho resultados porque não começou a temporada, mas assim que encaminhar os primeiros meses com o Racing na segunda Argentina posto mais resultados dela.
       
       
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Os lances acima ocorreram no jogo entre Ipswich e Burton pelo equivalente à terceira divisão inglesa. O atleta é o mesmo, e ele é um zagueiro de 19 anos que está emprestado pelo Arsenal.
      Eu lancei uma pergunta num grupo de WhatsApp e gostei das respostas e achei bacana trazer o debate para cá. Lá eu fiz apenas uma pergunta, com viés mais do lado do treinador. Aqui, vou fazer mais perguntas, para que possamos iniciar um debate e realmente possamos pensar um pouquinho sobre aquilo que nos agrada, seja em termos de estilo de jogo, seja em termos do que os atletas em campo e debater futebol com um pouco mais de qualidade e nos forçar a ir além do simples. Isto posto, vamos as perguntas:
      1) Se você fosse o treinador, como vocês lidariam com esse tipo de comportamento do zagueiro durante o jogo? (Aqui o objetivo é vocês pensarem no que acreditam como que o futebol do seu time deve ser jogado, analisar mais friamente a situação, se é um comportamento que vocês gostam ou não num atleta dessa posição, por exemplo)
      2) Como torcedor, quão confortável você se sentiria ao ver seu zagueiro fazendo isso durante um jogo? (Aqui é para você botar seu coração de torcedor na linha, talvez avaliar as opções que seu time tenha para a zaga, se eles inspiram confiança jogando com os pés e qualquer coisinha mais).
      3) Se você fosse o treinador, que aspectos avaliaria para decidir se esse é um comportamento útil ou não para seu time? (O atleta é titular do seu time, já são 11 jogos com uma média de 86 minutos jogados. Ou seja, aqui é para excluir o que você pensa sobre o comportamento e se colocar no lugar do treinador do Ipswich e pensar o que você utilizaria para decidir se o comportamento é útil).
×
×
  • Criar Novo...