Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Clube Tático


Perissé

Posts Recomendados

10 horas atrás, twitch.tvstayheavy87 disse:

Como fazer o MAC render, numa tática com dois pontas e dois meias?

Vejo como CJ Avançado, tanto apoiar, quanto atacar, render pouco. 

Como MO, atacar ou apoiar, tbm não consigo render. 

Vejo bastante a IA usar como Avançado Sombra (atacar), mas comigo não rende tbm.

Eu odeio MAC no FM. Prefiro jogar com um MC mais ofensivo do que essa posição. Tô num 4-4-1-1. Ele até está rendendo, mas para render, ele precisa de muita liberdade em campo. Construtor de Jogo Avançado rende comigo quando ele é o único armador da equipe e quando não tem ninguém com características de manutenção da bola. Aí ele vira o foco do time e acaba rendendo melhor.

Uma plataforma onde ele possa brilhar. Por exemplo:

PL (At)

Ex (At) CJ (Ap) Ex (At)

MC (D) MRB (AP)

Já o Avançado Sombra e o Médio Ofensivo (Atacar), funcionam comigo mais quando existe alguém atrás dele para fazer a armação ou segurar a bola lá na frente. Eles são mais verticais, mais de último terço, mais de finalizar jogadas. Eu por exemplo estou usando a seguinte estrutura ofensiva:

AvR (Ap)

EI (At) MO (At) Ex (Ap)

CJR (D) e MC (Ap)

-

Bom... é basicamente isso. Eu sou contra Avançado Interior jogando junto ao MAC porém tem gente que consegue ter sucesso. Sempre os vejo batendo cabeça no ataque. Gosto de Avançado Interior quando não tem MAC mas sim um Falso 9 ou um Avançado Recuado. Como Cristiano Ronaldo e Benzema no Real Madrid, por exemplo.

Editado por Banton
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Banton disse:

Eu odeio MAC no FM. Prefiro jogar com um MC mais ofensivo do que essa posição. Tô num 4-4-1-1. Ele até está rendendo, mas para render, ele precisa de muita liberdade em campo. Construtor de Jogo Avançado rende comigo quando ele é o único armador da equipe e quando não tem ninguém com características de manutenção da bola. Aí ele vira o foco do time e acaba rendendo melhor.

 
 

 

Uma plataforma onde ele possa brilhar. Por exemplo:

PL (At)

Ex (At) CJ (Ap) Ex (At)

MC (D) MRB (AP)

Já o Avançado Sombra e o Médio Ofensivo (Atacar), funcionam comigo mais quando existe alguém atrás dele para fazer a armação ou segurar a bola lá na frente. Eles são mais verticais, mais de último terço, mais de finalizar jogadas. Eu por exemplo estou usando a seguinte estrutura ofensiva:

AvR (Ap)

EI (At) MO (At) Ex (Ap)

CJR (D) e MC (Ap)

-

Bom... é basicamente isso. Eu sou contra Avançado Interior jogando junto ao MAC porém tem gente que consegue ter sucesso. Sempre os vejo batendo cabeça no ataque. Gosto de Avançado Interior quando não tem MAC mas sim um Falso 9 ou um Avançado Recuado. Como Cristiano Ronaldo e Benzema no Real Madrid, por exemplo.

Boa. Realmente é difícil de render.

Aqui tô naquele 4-2-3-1 Clássico, sendo no meio um Área-Área e um MRB (DEF). Na ponta esquerda um Extremo (Atacar), na direira um Extremo Invertido (Apoiar) e de MAC um Construtor Apoiar. No ataque, um Ponta de Lança Fixo. Jogo no GenGenpress, mas não tá bacana. O quarteto ofensivo rende muito, muito pouco. Os pontas sempre com nota baixa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, twitch.tvstayheavy87 disse:

Boa. Realmente é difícil de render.

Aqui tô naquele 4-2-3-1 Clássico, sendo no meio um Área-Área e um MRB (DEF). Na ponta esquerda um Extremo (Atacar), na direira um Extremo Invertido (Apoiar) e de MAC um Construtor Apoiar. No ataque, um Ponta de Lança Fixo. Jogo no GenGenpress, mas não tá bacana. O quarteto ofensivo rende muito, muito pouco. Os pontas sempre com nota baixa.

4-2-3-1 é uma formação muito ofensiva. O problema já começa pelo seu meio de campo. Ele foi mal configurado. Eu acho que o meio-campo é o setor mais importante de tudo. Ali é onde se começa e se destrói jogadas. Por isso sou tão fã de Pirlo, Kanté e claro, Iniesta. O melhor jogador que vi jogar com e sem a bola. Mas... É um assunto complexo, por isso, recomendo a leitura do conteúdo do @Leho. sobre combinações no meio campo.

Já na linha do último terço, é bem como eu disse. Um Construtor de Jogo precisa de liberdade. Precisa de espaço para atuar. Ele não precisa de um EI ocupando a sua área de atuação. Isso só chamará marcação e atrapalhará sua construção de jogo.

É o famoso "Toco y me voy". Dá a bola no 10 e avança. Deixa o homem operar no espaço dele.

Talvez um MO (Ap) seja mais indicado. Pois essa função ela não necessita tanto de espaço e sim de que ocupem seu espaço. Pois ele recuará mais ao meio campo central e pode ser mais um protetor de espaço para uma sobreposição de um Ala, por exemplo. 

Não gosto do PL Fixo. Nunca rendeu comigo nem com dois atacantes. Gosto mais do PL tradicional. Ele cai para laterais e isso pode deixar espaços para o seu EI atacar.

Na minha visão, ficaria algo assim:

CJR (D) - MRB (Ap)

EI (At) - MO (Ap) - Ex (Ap)

PL (At)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Banton disse:

4-2-3-1 é uma formação muito ofensiva. O problema já começa pelo seu meio de campo. Ele foi mal configurado. Eu acho que o meio-campo é o setor mais importante de tudo. Ali é onde se começa e se destrói jogadas. Por isso sou tão fã de Pirlo, Kanté e claro, Iniesta. O melhor jogador que vi jogar com e sem a bola. Mas... É um assunto complexo, por isso, recomendo a leitura do conteúdo do @Leho. sobre combinações no meio campo.

Já na linha do último terço, é bem como eu disse. Um Construtor de Jogo precisa de liberdade. Precisa de espaço para atuar. Ele não precisa de um EI ocupando a sua área de atuação. Isso só chamará marcação e atrapalhará sua construção de jogo.

É o famoso "Toco y me voy". Dá a bola no 10 e avança. Deixa o homem operar no espaço dele.

Talvez um MO (Ap) seja mais indicado. Pois essa função ela não necessita tanto de espaço e sim de que ocupem seu espaço. Pois ele recuará mais ao meio campo central e pode ser mais um protetor de espaço para uma sobreposição de um Ala, por exemplo. 

Não gosto do PL Fixo. Nunca rendeu comigo nem com dois atacantes. Gosto mais do PL tradicional. Ele cai para laterais e isso pode deixar espaços para o seu EI atacar.

Na minha visão, ficaria algo assim:

CJR (D) - MRB (Ap)

EI (At) - MO (Ap) - Ex (Ap)

PL (At)

 

 

Obrigado pela ajuda Banton. Vou ler o guia e por em prática suas dicas. Preciso me atualizar mesmo. Tô só levando sacolada nesse 22 kkkkkkkkkkkk.

Vou por em prática no save novo com o Albinoleffe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/06/2022 em 15:30, twitch.tvstayheavy87 disse:

Obrigado pela ajuda Banton. Vou ler o guia e por em prática suas dicas. Preciso me atualizar mesmo. Tô só levando sacolada nesse 22 kkkkkkkkkkkk.

Vou por em prática no save novo com o Albinoleffe.

Eu acho o 4-2-3-1 uma formação complicada de fazer render em times maiores - porque exige jogadores muito bons - portanto acho ainda mais complicado de render em equipes pequenas. Eu consideraria trabalhar mesmo com o 4-4-2 e variações (duas linhas de quatro, diamante aberto, diamante fechado...). É relativamente mais fácil de montar, relativamente mais fácil de gerenciar e se pode fazer essencialmente qualquer coisa com ele: ser mais ofensivo, estacionar o ônibus, jogar no contragolpe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Olá, alguém me ajuda?

Estou treinando o Athletico Paranaense, já adicionei as instruções "levar a bola até a área", "rematar menos" nas individuais mas meus jogadores vivem chutando de longe nos jogos.

Alguém tem alguma dica do que posso melhorar na minha tática?

 

file:///C:/Users/pc/Pictures/Captura de tela 2022-07-14 143047.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, IgorFM disse:

Olá, alguém me ajuda?

Estou treinando o Athletico Paranaense, já adicionei as instruções "levar a bola até a área", "rematar menos" nas individuais mas meus jogadores vivem chutando de longe nos jogos.

Alguém tem alguma dica do que posso melhorar na minha tática?

 

file:///C:/Users/pc/Pictures/Captura de tela 2022-07-14 143047.png

 

Tua imagem veio com o link do caminho da pasta. Posta novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu não aguento minha defesa levando bola nas costas; E o meu time não joga em linha alta. Sim, os zagueiros são "lentos" (devem ter entorno de 10-12 de aceleração e velocidade mas compensam em outros aspectos). E os laterais muitas vezes mais lentos que os pontas porquê estou jogando na segunda divisão da Inglaterra. Então imaginem o Kick n' Rush comendo solto todo jogo.

  • Se eu recuo minha linha, o time consegue fazer gol de alguma forma.
  • Se eu recuo muito a linha, evito a bola nas costas mas tomo gol do mesmo jeito porquê conseguem trabalhar a bola no meio-terço do campo.
  • A linha de impedimento do FM é quebrada. Já tentei em várias versões nunca deu certo.
  • Tentei um volante, não deu certo. Ele consegue anular o meio-terço, mas não as infiltrações dos caras rápidos.
  • Já tentei jogar fechadinho para que os pontas só cruzassem. Meu time teoricamente é bom no cabeceio, mas sempre dá alguma falha bisonha no miolo da defesa e sobra pra alguém fazer o gol.

Outra dica que eu gostaria de saber de vocês... Quais instruções para jogador vocês costumam usar? No momento estou usando nenhuma. Mas já vi algumas táticas com "Marcação Apertada" em toda linha defensiva. Outros já gostam de "Abrandar Carrinhos". E aí, quais vocês utilizam?

Editado por Banton
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andei sofrendo com esse mal também, principalmente quando o time não consegue acertar a linha de impedimento. Algo que parece estar fazendo algum efeito é apertar a marcação das principais ameaças nas instruções de 'Oposição'. Se isso abre uma brecha para o adversário abusar de um jogo posicional, ainda não sei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/07/2022 em 06:30, Banton disse:

Eu não aguento minha defesa levando bola nas costas; E o meu time não joga em linha alta. Sim, os zagueiros são "lentos" (devem ter entorno de 10-12 de aceleração e velocidade mas compensam em outros aspectos). E os laterais muitas vezes mais lentos que os pontas porquê estou jogando na segunda divisão da Inglaterra. Então imaginem o Kick n' Rush comendo solto todo jogo.

  • Se eu recuo minha linha, o time consegue fazer gol de alguma forma.
  • Se eu recuo muito a linha, evito a bola nas costas mas tomo gol do mesmo jeito porquê conseguem trabalhar a bola no meio-terço do campo.
  • A linha de impedimento do FM é quebrada. Já tentei em várias versões nunca deu certo.
  • Tentei um volante, não deu certo. Ele consegue anular o meio-terço, mas não as infiltrações dos caras rápidos.
  • Já tentei jogar fechadinho para que os pontas só cruzassem. Meu time teoricamente é bom no cabeceio, mas sempre dá alguma falha bisonha no miolo da defesa e sobra pra alguém fazer o gol.

Outra dica que eu gostaria de saber de vocês... Quais instruções para jogador vocês costumam usar? No momento estou usando nenhuma. Mas já vi algumas táticas com "Marcação Apertada" em toda linha defensiva. Outros já gostam de "Abrandar Carrinhos". E aí, quais vocês utilizam?

Também sofria com isso, comecei tacar o f#d@se e jogar em linha alta mesmo com zagueiros e laterais mais lentos.. Pode por zagueiros com 20 de velocidade, 5 volantes, ou até mesmo 11 jogadores atrás, você ainda vai tomar bola nas costas no FM 22 kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/08/2022 em 22:42, luisfernandof disse:

Também sofria com isso, comecei tacar o f#d@se e jogar em linha alta mesmo com zagueiros e laterais mais lentos.. Pode por zagueiros com 20 de velocidade, 5 volantes, ou até mesmo 11 jogadores atrás, você ainda vai tomar bola nas costas no FM 22 kkkkkk

Não só no 22 como no 21 também. E não tem propriamente um antídoto, mesmo que você recue demais a linha os gols começam a sair em chutes de longe e cruzamentos. Também já desencanei, é melhor focar na estratégia que é necessária pro meu time e que se dane o resto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/08/2022 em 13:37, Tsuru disse:

mesmo que você recue demais a linha os gols começam a sair em chutes de longe e cruzamentos

Quando eu recuo a linha, é exatamente isso que acontece. E também não tem como fazer nada nesse sentido. Algum maluco com 7 de Remates de Longe vai meter um golaço em você. É o handicap do FM agindo. Não tem jeito. Vou fazer como vocês e desencanar também. Uma coisa que eu aprendi esses dias também, é parar de jogar na defensiva contra times muito superiores. Nós vamos levar um cacete mesmo, então que seja para levar um cacete mas mantendo a filosofia do time e tentar bater de frente.

o 4-4-2 é talvez a minha formação preferida e a que mais tive sucesso no FM. Estou provando do meu próprio veneno. Na Suíça os times só jogam com dois atacantes. Até abandonei o save! No 18, nunca vi uma tática com três zagueiros funcionando. Mas é algo que eu penso testar, até porquê vejo muito potencial em formações assim. O que era antigo, tá virando símbolo de moderno no futebol.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Banton disse:

Quando eu recuo a linha, é exatamente isso que acontece. E também não tem como fazer nada nesse sentido. Algum maluco com 7 de Remates de Longe vai meter um golaço em você. É o handicap do FM agindo. Não tem jeito. Vou fazer como vocês e desencanar também. Uma coisa que eu aprendi esses dias também, é parar de jogar na defensiva contra times muito superiores. Nós vamos levar um cacete mesmo, então que seja para levar um cacete mas mantendo a filosofia do time e tentar bater de frente.

o 4-4-2 é talvez a minha formação preferida e a que mais tive sucesso no FM. Estou provando do meu próprio veneno. Na Suíça os times só jogam com dois atacantes. Até abandonei o save! No 18, nunca vi uma tática com três zagueiros funcionando. Mas é algo que eu penso testar, até porquê vejo muito potencial em formações assim. O que era antigo, tá virando símbolo de moderno no futebol.

Tenho uma dica boa pra você. Dá uma olhada nos vídeos de variação tática do BustTheNet e veja como ele constrói tanto 4-4-2 inglês quanto sistemas com 3 zagueiros, ou 433 DM, ou 4231, para o FM 21.

Não necessariamente precisa usar essas táticas mas é bastante inspirador. 
 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Estou testando várias táticas nesse FM 23. Estou gostando das mudanças nos meio-campistas. A que eu mais gostei até agora foi essa: 

KUFHmZV.png

 

Eu testei pouco ela, mas esses são os primeiros jogos com ela. Até agora gostei! Mas vou ver como melhorá-la ainda. Se alguém tiver ideias e quiser compartilhar, sou todo ouvidos!

 

spacer.png

 

@Leho. Acho que você vai gostar de ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Zap! disse:

Estou testando várias táticas nesse FM 23. Estou gostando das mudanças nos meio-campistas. A que eu mais gostei até agora foi essa:

KUFHmZV.png

 

Eu testei pouco ela, mas esses são os primeiros jogos com ela. Até agora gostei! Mas vou ver como melhorá-la ainda. Se alguém tiver ideias e quiser compartilhar, sou todo ouvidos!

 

spacer.png

 

@Leho. Acho que você vai gostar de ver.

Algumas coisas que me chamaram a atenção:

- Pq usar sobreposição interior e exterior? Principalmente a interior do lado onde não tem nenhum ponta dando amplitude para segurar a bola e esperar a ultrapassagem de algum companheiro por dentro.

- Seu time é bom suficiente para jogar com o "ser mais expressivo"?

- Forçar o adversário a jogar por fora não me parece uma boa opção também, visto que tu não tem pontas para ajudar nessa marcação, acho que o ideal seria deixar nenhuma opção marcada.

- A ditribuição de tarefas parece equilibrada, mas eu não sou muito chegado em usar um ala completo em conjunto com extremos, eles acabam usando a mesma faixa do campo e se trombam toda hora.

- Outra coisa que da pra testar é puxar os dois atacantes mais para o lado, deixar a avançado recuado pelo meio e o ponta de lança no ataque pela direita, como um finalizador das jogadas mesmo. Na teoria tu concentra o jogo de um lado para finalizar do outro, seja através de cruzamentos ou uma bola enfiada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal! Ótimos pontos! Então, eu fiquei ontem o dia todo fazendo ela "funcionar", o que quer dizer que eu testei ela com diversas funções e posições diferentes. Assim como as intruções.

49 minutos atrás, bstrelow disse:

- Pq usar sobreposição interior e exterior? Principalmente a interior do lado onde não tem nenhum ponta dando amplitude para segurar a bola e esperar a ultrapassagem de algum companheiro por dentro.

Eu percebi que funcionou bem melhor desta forma. Pelo lado esquerdo, com o Extremo e Ala Completo, apesar deles "trombarem" com Sobreposição Exterior rolou muito mais tabelas entre os 2 jogadores! Isso ficou nítido que o entrosamento deles e eles trabalhando para chegar ao fundo funcionou melhor COM a sobreposição do que sem, pois geralmente um deles tem a bola e outro passa correndo para a linha de fundo.

50 minutos atrás, bstrelow disse:

- Seu time é bom suficiente para jogar com o "ser mais expressivo"?

Confesso que não testei tanto essa função. Mas na minha cabeça, me pareceu que está função deu um pouco mais de liberdade aos jogadores, fazendo com que eles se movimentem mais. Isso foi ótimo para o CM e para o Atacante Recuado, pois ambos ficam com muito espaço em campo.

51 minutos atrás, bstrelow disse:

- Forçar o adversário a jogar por fora não me parece uma boa opção também, visto que tu não tem pontas para ajudar nessa marcação, acho que o ideal seria deixar nenhuma opção marcada.

Eu concordo plenamente com isso! Porém, eu ainda sigo com um problema ridículo de tomar 200 bolas enfiadas nas costas da zaga quando o time adversário joga por dentro. Eu fui nas estatísticas dos analistas de dados e 80% dos gols era pela parte interior do campo, tanto chutes de fora como da marca do pênalti (nesse caso pode ser cruzamentos). Eu percebi que colocar para forçar o adversário por fora me fez tomar menos gols! Provavelmente pelo fato de eu ter os alas defendendo por ali.

 

53 minutos atrás, bstrelow disse:

- A ditribuição de tarefas parece equilibrada, mas eu não sou muito chegado em usar um ala completo em conjunto com extremos, eles acabam usando a mesma faixa do campo e se trombam toda hora.

Eu troco a função de Extremo para Extremo Invertido baseado no pé preferencial do jogador! Eu sou do tipo que gosta de fazer pequenas modificações no decorrer da temporada baseado na qualidade dos meus jogadores (por isso eu tendo a fazer saves de um único clube do que de técnico).

 

54 minutos atrás, bstrelow disse:

- Outra coisa que da pra testar é puxar os dois atacantes mais para o lado, deixar a avançado recuado pelo meio e o ponta de lança no ataque pela direita, como um finalizador das jogadas mesmo. Na teoria tu concentra o jogo de um lado para finalizar do outro, seja através de cruzamentos ou uma bola enfiada.

A ideia é realmente fazer gols de inversões mesmo! Porém se eu inverter os dois atacantes eu fico com um buraco do lado direito que por enquanto o avançado recuado utiliza. Mas é uma boa sugestão, vou testar e ver como fica. Até porque eu ganhei poucos jogos com mais de 1 gol!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
13 horas atrás, Zap! disse:

Estou testando várias táticas nesse FM 23. Estou gostando das mudanças nos meio-campistas. A que eu mais gostei até agora foi essa: 

KUFHmZV.png

[...]

Você e suas táticas assimétricas hein? Hahahahaha. Eu não sou mt fã delas não, mas os teus resultados até aqui parecem animadores hein. Uma dúvida: quem preenche o espaço da intermediária avançada ali? O teu MC ou o AvR? E outra coisa: o adversário costuma ter mais superioridade numérica no meio-campo ou teu time consegue se sobrepor bem?

Eu nunca joguei com 3 zag. dentro do FM, tipo... nunca! Hahaha, mas tô pensando em começar a usar. Quem sabe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Zap! disse:

Confesso que não testei tanto essa função. Mas na minha cabeça, me pareceu que está função deu um pouco mais de liberdade aos jogadores, fazendo com que eles se movimentem mais. Isso foi ótimo para o CM e para o Atacante Recuado, pois ambos ficam com muito espaço em campo.

Isso da pra corrigir usando instruções individuais se quiser também, aí tu pode dar liberdade pra quem tem mais capacidade, digamos assim. 

5 horas atrás, Zap! disse:

Eu concordo plenamente com isso! Porém, eu ainda sigo com um problema ridículo de tomar 200 bolas enfiadas nas costas da zaga quando o time adversário joga por dentro. Eu fui nas estatísticas dos analistas de dados e 80% dos gols era pela parte interior do campo, tanto chutes de fora como da marca do pênalti (nesse caso pode ser cruzamentos). Eu percebi que colocar para forçar o adversário por fora me fez tomar menos gols! Provavelmente pelo fato de eu ter os alas defendendo por ali.

Mas tu tá usando a defesa muito avançada e pressão alta, se teus zagueiros não forem muito rápidos, isso vai acontecer constantemente mesmo. Sem usar essas instruções já está acontecendo kkkk Da pra tentar jogar com a linha defensiva um pouco mais recuada ou usar o "drop off more", esqueci como é o nome em português 🤦

5 horas atrás, Zap! disse:

Eu troco a função de Extremo para Extremo Invertido baseado no pé preferencial do jogador! Eu sou do tipo que gosta de fazer pequenas modificações no decorrer da temporada baseado na qualidade dos meus jogadores (por isso eu tendo a fazer saves de um único clube do que de técnico).

Show, acho que esse ala completo encaixa mais com jogadores que cortem pra dentro mesmo. O que dá pra fazer é usar o extremo invertido mesmo com o jogador que é ponto, pq aí ele vai na linha de fundo ainda, mas deixa um pouco mais de espaço pro ala atacar a linha de fundo, cabe o teste também. 

5 horas atrás, Zap! disse:

A ideia é realmente fazer gols de inversões mesmo! Porém se eu inverter os dois atacantes eu fico com um buraco do lado direito que por enquanto o avançado recuado utiliza. Mas é uma boa sugestão, vou testar e ver como fica. Até porque eu ganhei poucos jogos com mais de 1 gol!

Mais ou menos, tu ainda vai ter o CJA atuando ali e o ala, sem contar que o AvR vai flutuar ali pelo meio dando opções de passe e terá uma boa associação com o extremo invertido atacando o espaço deixado por ele. Na teoria é lindo, mas tem que testar kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Leho. disse:

Você e suas táticas assimétricas hein? Hahahahaha. Eu não sou mt fã delas não, mas os teus resultados até aqui parecem animadores hein. Uma dúvida: quem preenche o espaço da intermediária avançada ali? O teu MC ou o AvR? E outra coisa: o adversário costuma ter mais superioridade numérica no meio-campo ou teu time consegue se sobrepor bem?

Eu nunca joguei com 3 zag. dentro do FM, tipo... nunca! Hahaha, mas tô pensando em começar a usar. Quem sabe.

Quem preenche o espaço ali são justamente os 2 jogadores. Eles quem recebem a instrução de sobrepor internamente com o Ala. Tem feito uma boa triangulação, geralmente o MC deixa o AvR na cara do gol. Sim, o adversário costuma ter mais presença no meio campo, por isso já estou fazendo o teste com 2 zagueiros e 2 DM.

Eu joguei algumas vezes com 3 zagueiros, mas depois que o gengepressing virou popular, deixei de usar. Mas como eu disse ainda estou em fase de testes e depois desse print aí foi praticamente bem mediano. Fiquei em 5 e classifiquei para a UCL com essa tática. Sem nenhuma contratação, sem responsabilidades, só jogando e avançando o tempo.

 

1 hora atrás, bstrelow disse:

Isso da pra corrigir usando instruções individuais se quiser também, aí tu pode dar liberdade pra quem tem mais capacidade, digamos assim. 

Então, não cheguei nesse ponto de testes ainda. Isso eu costumo fazer quando vou jogar realmente. Entender melhor os jogadores, então estou vendo se pedir para ser mais expressivo dá ou não resultado. Aparentemente dá na mesma deixar ligado ou desligado. Talvez fique melhor sem pedir isso e colocar nas individuais mesmo.

 

1 hora atrás, bstrelow disse:

Mas tu tá usando a defesa muito avançada e pressão alta, se teus zagueiros não forem muito rápidos, isso vai acontecer constantemente mesmo. Sem usar essas instruções já está acontecendo kkkk Da pra tentar jogar com a linha defensiva um pouco mais recuada ou usar o "drop off more", esqueci como é o nome em português 🤦

Eu vou testar isso sim! Estou com o Wolverhampton agora fazendo os testes. Vou testar eliminar o gengepressing e defender recuado para ver se obtenho resultados melhores. Mas no caso, o que eu quis dizer, foi a questão de bug na ME mesmo de eu tomar 200 bolas nas costas dos zagueiros.

 

1 hora atrás, bstrelow disse:

Show, acho que esse ala completo encaixa mais com jogadores que cortem pra dentro mesmo. O que dá pra fazer é usar o extremo invertido mesmo com o jogador que é ponto, pq aí ele vai na linha de fundo ainda, mas deixa um pouco mais de espaço pro ala atacar a linha de fundo, cabe o teste também. 

Aceitei sua sugestão e aparentemente ficou melhor mesmo com Extremo Invertido! Mas o que tem acontecido é que quem tá ficando na cara do gol muitas vezes é o AlC. E ele tem finalização 7 e errou TODOS os chutes que eu vi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Zap! disse:

Aceitei sua sugestão e aparentemente ficou melhor mesmo com Extremo Invertido! Mas o que tem acontecido é que quem tá ficando na cara do gol muitas vezes é o AlC. E ele tem finalização 7 e errou TODOS os chutes que eu vi.

Eu notei isso enfrentando times com alas bem ofensivos, eles aparecem muito na área para finalizar mesmo, ainda mais se o ponta tiver dando amplitude. Outra coisa bizarra que já notei é o ala sair correndo e ninguém dar o bote nele, deixar ir até o gol as vezes, normalmente acontece quando o jogador tem muita velocidade. 

1 hora atrás, Zap! disse:

Eu vou testar isso sim! Estou com o Wolverhampton agora fazendo os testes. Vou testar eliminar o gengepressing e defender recuado para ver se obtenho resultados melhores. Mas no caso, o que eu quis dizer, foi a questão de bug na ME mesmo de eu tomar 200 bolas nas costas dos zagueiros.

Então, na minha opinião é bug e não é. Eu até entendo a questão de ser em excesso, mas jogar com linhas muito altas ficou banalizado no FM, qualquer time conseguia usar, na vida real quantos times conseguem fazer isso sem tomar bolas nas costas? Deve dar pra contar nos dedos. Claro que tem lances dentro do jogo que são bizarros, mas no geral eu acho justo isso acontecer se tu não tiver zagueiros top de linha com posicionamento, concentração, antecipação e velocidade muito boas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, bstrelow disse:

Eu notei isso enfrentando times com alas bem ofensivos, eles aparecem muito na área para finalizar mesmo, ainda mais se o ponta tiver dando amplitude. Outra coisa bizarra que já notei é o ala sair correndo e ninguém dar o bote nele, deixar ir até o gol as vezes, normalmente acontece quando o jogador tem muita velocidade. 

Eu resolvi jogar de verdade agora! O que significa que eu terei 2 táticas prontas pra jogar e vou continuar testando esta. Mas como vou jogar em ligas menores, vou adaptar essa tática para o meu time. No fim os resultados dela foram medianos, parece que falta uma coisinha pra ela encaixar bem, mas não sei o que é!
 

Como vou em ligas baixas, vou jogar com 2 DM ao invés de 2 CB e vou trocar o AlC para Ala Invertido e voltar com Extremo. Vou jogar com mais disciplinado e com a defesa baixa.

A outra tática é um 4-4-2 padrão mesmo

Editado por Zap!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguem consegue ter sucesso jogando com tática sem pontas?

Em sempre fui adepto do 4-1-2-1-2 (aquele que forma o losango entre a volância e o MAC), mas parece que o time fica "insosso" kkkkkkkk...toca, toca, toca e faz poucos gols.

Parece que as táticas mais efetivas são com pontas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Zap! disse:

Eu resolvi jogar de verdade agora! O que significa que eu terei 2 táticas prontas pra jogar e vou continuar testando esta. Mas como vou jogar em ligas menores, vou adaptar essa tática para o meu time. No fim os resultados dela foram medianos, parece que falta uma coisinha pra ela encaixar bem, mas não sei o que é!
 

Como vou em ligas baixas, vou jogar com 2 DM ao invés de 2 CB e vou trocar o AlC para Ala Invertido e voltar com Extremo. Vou jogar com mais disciplinado e com a defesa baixa.

A outra tática é um 4-4-2 padrão mesmo

Se teu time não for muito ruim dá pra usar a linha no normal mesmo, mesma coisa pra liberdade ali, eu prefiro deixar sem nada do que usar o mais discplinado ou expressivo, mas é gosto pessoal memso.

Outra coisa que tem que levar em consideração é que o defesa ala invertido requer jogadores mais qualificados também, não é uma posição fácil de ser usada em qualquer time. Cheguei a usa ela aqui em uma temporada no meu save, notei que no 23 eles estão jogando bem menos por dentro, nas versões passadas pareciam quase meio campistas na fase ofensiva.

1 hora atrás, twitch.tvstayheavy87 disse:

Alguem consegue ter sucesso jogando com tática sem pontas?

Em sempre fui adepto do 4-1-2-1-2 (aquele que forma o losango entre a volância e o MAC), mas parece que o time fica "insosso" kkkkkkkk...toca, toca, toca e faz poucos gols.

Parece que as táticas mais efetivas são com pontas.

Eu usei no FM22 o 4312, tive resultados bons, mas essas táticas dependem muito dos laterais, então se tu não tiver caras muito bons ali fica difícil, parei de usar justamente por isso, qualquer dobra do adversário pela ponta matava meu time. Posta sua tática aí, vamo trocar uma ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, twitch.tvstayheavy87 disse:

Alguem consegue ter sucesso jogando com tática sem pontas?

Em sempre fui adepto do 4-1-2-1-2 (aquele que forma o losango entre a volância e o MAC), mas parece que o time fica "insosso" kkkkkkkk...toca, toca, toca e faz poucos gols.

Parece que as táticas mais efetivas são com pontas.

Eu tenho visto em fóruns na gringa algumas táticas assim. No FM23 aparentemente os jogadores entendem melhor os espaços sem ninguém que eles podem cobrir melhor. No caso de jogar sem pontas, os MC provavelmente vão explorar esses espaços.

 

1 hora atrás, bstrelow disse:

Se teu time não for muito ruim dá pra usar a linha no normal mesmo, mesma coisa pra liberdade ali, eu prefiro deixar sem nada do que usar o mais discplinado ou expressivo, mas é gosto pessoal memso.

Outra coisa que tem que levar em consideração é que o defesa ala invertido requer jogadores mais qualificados também, não é uma posição fácil de ser usada em qualquer time. Cheguei a usa ela aqui em uma temporada no meu save, notei que no 23 eles estão jogando bem menos por dentro, nas versões passadas pareciam quase meio campistas na fase ofensiva.

Eu comecei aqui, pegando um time da segundona da Sérvia. Eu praticamente pego os jogadores livres para jogar, não tenho muitas opções. Então o povo é bem perna de pau.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Fala, pessoal!
      sou novo aqui e no FM. Nunca tinha jogado o jogo, aí vi que liberaram no Xbox pelo Game Pass e viciei! (até tentei passar para a versão normal, mas não rodou bem no meu PC). 
      Hoje estou jogando bastante (em quantidade rs), mas já vi (e confirmei lendo aqui) que o jogo pode ser bem frustrante, especialmente para os iniciantes como eu, que não entendem ainda o que estão fazendo no game. 
      Assim, eu queria uma ajuda com a parte tática. Nesse meu sabe específico, eu comecei no Campeonato de Portugal com a Estrela da Amadora, mas depois de uma curta passagem pelo QPR eu estou há algumas temporadas no Watford, da Inglaterra. 
      Peguei o time na Championship, consegui subir (não foi exatamente “fácil” pra mim, mas eles tinham acabado de cair e tinham um dos elencos mais fortes da divisão) e me estabilizei bem na PL. 
      Eu uso desde sempre um 4-2-3-1 com extremos, tiki-taka personalizado. Era a tática que já era da Estrela lá no começo, eu não mexi muito e fui usando. Já tentei outras, mas essa foi a que mais me serviu ao longo do tempo. 

      Meu time tem um desempenho sempre aceitável. Eu sempre estou ali brigando por uma vaga nas competições continentais, normalmente pego o Camp. Europeu ou o Camp. Europeu II. Teve uma que fui pra Champions.
      Como estou há tempos no clube, eu consegui montar um time bom. Tem vários jogadores muito interessantes, que volta e meia recebem propostas altas de clubes bem maiores e o elenco é equilibrado e com opções. 
      O problema? O time sempre se dava mal no confronto com os grandes ingleses (seja nas taças ou na liga) e perdia uns jogos bobos, que faziam o desempenho cair.
      Aí eu descobri o Rate My Tatic...fiz os ajustes para a tática ficar 5 estrelas (que envolviam alguns ajustes de funções e principalmente remover várias instruções que eu nem sabia que estavam e conflitos. Fiz uma ou outra contratação para fechar.
      E deu bem certo. O time melhorou, diminuiu muito os pontos perdidos em jogos fáceis, fez bons jogos com os grandes, cheguei a sonhar com o título... mas ficou em segundo lugar, a 4 pts do campeão (Chelsea). E ainda perdeu a final da FA Cup pro Arsenal. Foi positivo, mas frustrante demais. 
      Eu sinto que falta só um “ajuste fino” pro time ir mais longe, levantar canecos. Que modificações vocês sugerem? 
      (Não estou conseguindo subir imagem, mas a tática é assim):
      4-2-3-1 com extremos 
      2 Defesas laterais com função de apoio
      2 defesas centrais função defender
      2 Médios centros com função de apoio
      1 médio ofensivo com função apoio
      2 extremos invertidos com função apoio 
      1 atacante completo com função atacar 

      as instruções de equipe 
      com posse:
      passar para espaço 
      jogar a partir da defesa 
      levar bola até a área 
      ritmo muito mais alto (estou pensando em tirar, meu time termina morto todas as partidas e tem quedas de desempenho ao longo da temporada) 
      em transição (não tinha no Rate):
      Pressionar
      contra atacar
      Sem posse
      linhas normais 
      Marcação apertada
      pressao muito mais urgente (o Rate mandou tirar e acho que vou fazer pra próxima temporada porque acho que está tirando meus zagueiros da posição e permitindo infiltrações demais). 
       
      O que vocês acham? Ajudem o novato, pfvr! Abraços!
    • schacoffee
      Por schacoffee
      Boa noite, pessoal, tranquilidade?
      Há um tempo eu venho acompanhando no yt o canal "Táticas de Futebol", assistindo a carreira que fizeram por lá e pegando inspiração das táticas da vida real que replicam no FIFA, só por curiosidade mesmo, afinal nem jogo FIFA. Esse ano iniciaram uma carreira fictícia com o Fábio Carille treinando o 1860 Munich, que está bem legal diga-se, e estou curtindo.
      Eu estou um pouco inspirado e inclinado a fazer algo parecido, jogando defensivamente, e obviamente com outra história e outro clube, só que como um adepto do futebol a la Cruyff e holandeses e de tudo que dali saiu, sempre preferi usar sistemas ofensivos e que valorizassem posse, intensidade, pressão etc, no FM. Andei vendo uns jogos de times defensivos ou que fossem menos ousados no ataque para tentar tirar uma inspiração (entra na conta Mourinho e Simeone, logicamente), porém ainda está difícil de imaginar como quero que meu time jogue. É uma linguagem diferente da que eu venho me acostumando.
      Eis que venho pedir umas dicas de vocês. Modelos de táticas do FM que posso buscar e tirar como base, materiais para eu estudar, vídeos legais para assistir sobre FM, blogs, etc, o que puderem me dispor eu agradeceria.
      Se você que está lendo curte futebol mais cauteloso, diga como que arma seu time e monta sua tática para ajudar o mano aqui.
      *** Eu não gosto de usar tática pronta, geralmente crio a tática personalizada, do zero. Vídeos de tática seriam para me ajudar na tomada de decisão, não download. ***
    • Mtvianna
      Por Mtvianna
      Primeiramente, já de ante mão queria pedir desculpas pelo formato do post, embora seja um membro velho, sempre fui mais de ler do que escrever, então não aprendi muito bem como fazer o upload das imagens hehehe Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tenho tido com uma tática que desenvolvi desde o FM20
      Sempre parti pras táticas nacionais demais e nunca variava, ou seja, sempre usei um 4-2-3-1 com extremos. Como colorado, fiquei extremamente feliz quando Coudet foi ventilado como possível treinador em 2020, então comecei a olhar com mais carinho pra formações com mais meias e centroavantes, sem extremos. Então desenvolvi minha própria tática sem procurar em nenhum fórum. E por incrível que pareça desde o FM20 ela vem dando muito certo. Gostaria de compartilhar ela com vocês para ver o que vocês acham e até tentar aprimorar ela.
      Posições
      Com posse
      Transição
      Sem posse
      Não sei muito bem como dizer isso, mas eu uso um esquema baseado na posse misturado com o Gegenpress, passes curtos focados no meio e ritmo mais elevado. Com a utilização de 3 meias centrais, sendo o central um construtor de jogo recuado e dois mezzalas (dependendo da características do elenco também pode ser um area a area, como o Patrick), também dou preferência por laterais com características de apoiar. O meia ofensivo quase sempre é como meia ofensivo atacar ou atacante sombra. Já os dois atacantes do time normalmente são um ponta de lança e um atacante recuado (ou dois pontas de lanças). Os três jogadores de frente tem instruções individuais para marcar apertado, rematar mais e correr mais riscos. Claro que dentro jogo acabo fazendo algumas variações, como explorar mais um lado diferente do campo, recuar um pouco as linhas caso eu esteja tomando mais bolas nas costas dos zagueiros, ou então diminuir o ritmo, rematar sempre que puder ou algo assim, dependendo das circunstâncias do jogo.
      Resultados
      Títulos
      Aqui algumas estatísticas dos meus principais atacantes. Além disso, meus laterais costumam dar várias assistências. Heitor teve 15 na temporada.
      Yuri Alberto
      Galhardo
      Abel Hernandez
      Confesso que sofro um pouco defensivamente pela minha defesa ficar tão exposta, mas compenso com muitos gols, principalmente dos atacantes. Não é uma formação muito equilibrada, mas tenho conseguido resultados, inclusive na Europa. Uma das coisas que talvez contribuam muito para ela funcionar bem é ter uma comissão técnica muito boa e focar muito em jovens jogadores, para treiná-los e fazer a adaptação deles desde a base. Gosto muito de fazer o save comprando só jovens jogadores para revender no futuro (quando possível) hahaha
      O que vocês acham? Alguma dica para que eu possa aprimorar mais? Esses prints são do primeiro save que fiz no FM21, no meu save atual joguei 3 temporadas com o juventude, saindo da Série C e chegando até a Libertadores. Depois assumi o River e ganhei o argentino e a libertadores. No meu atual time ainda não tenho resultados porque não começou a temporada, mas assim que encaminhar os primeiros meses com o Racing na segunda Argentina posto mais resultados dela.
       
       
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Os lances acima ocorreram no jogo entre Ipswich e Burton pelo equivalente à terceira divisão inglesa. O atleta é o mesmo, e ele é um zagueiro de 19 anos que está emprestado pelo Arsenal.
      Eu lancei uma pergunta num grupo de WhatsApp e gostei das respostas e achei bacana trazer o debate para cá. Lá eu fiz apenas uma pergunta, com viés mais do lado do treinador. Aqui, vou fazer mais perguntas, para que possamos iniciar um debate e realmente possamos pensar um pouquinho sobre aquilo que nos agrada, seja em termos de estilo de jogo, seja em termos do que os atletas em campo e debater futebol com um pouco mais de qualidade e nos forçar a ir além do simples. Isto posto, vamos as perguntas:
      1) Se você fosse o treinador, como vocês lidariam com esse tipo de comportamento do zagueiro durante o jogo? (Aqui o objetivo é vocês pensarem no que acreditam como que o futebol do seu time deve ser jogado, analisar mais friamente a situação, se é um comportamento que vocês gostam ou não num atleta dessa posição, por exemplo)
      2) Como torcedor, quão confortável você se sentiria ao ver seu zagueiro fazendo isso durante um jogo? (Aqui é para você botar seu coração de torcedor na linha, talvez avaliar as opções que seu time tenha para a zaga, se eles inspiram confiança jogando com os pés e qualquer coisinha mais).
      3) Se você fosse o treinador, que aspectos avaliaria para decidir se esse é um comportamento útil ou não para seu time? (O atleta é titular do seu time, já são 11 jogos com uma média de 86 minutos jogados. Ou seja, aqui é para excluir o que você pensa sobre o comportamento e se colocar no lugar do treinador do Ipswich e pensar o que você utilizaria para decidir se o comportamento é útil).
×
×
  • Criar Novo...