Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Clube Tático


Perissé

Posts Recomendados

Incrível essa solidez com apenas um zagueiro de origem.

Editado por felipevalle
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu preciso de ajuda, amigos. Baixei o 2018 de novo. Qualquer dica já tá valendo. Comecei com o Genoa e fiquei em 20º. Montei um 4-1-4-1 mas não deu certo. O time é mau construído. Nem com os reforços adiantou algo. Fui demitido antes da janela de Janeiro.

Desaprendi a jogar. O FM as vezes não faz sentido.

Eu sinto que o jogo te pune quando ele não consegue fazer gol, ele vai lá e faz um gol de escanteio ou arruma um pênalti.

QUALQUER DICA PRO FM 18 já está valendo. Quero jogar FM enquanto estou desempregado (infelizmente).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Banton disse:

Eu preciso de ajuda, amigos. Baixei o 2018 de novo. Qualquer dica já tá valendo. Comecei com o Genoa e fiquei em 20º. Montei um 4-1-4-1 mas não deu certo. O time é mau construído. Nem com os reforços adiantou algo. Fui demitido antes da janela de Janeiro.

Desaprendi a jogar. O FM as vezes não faz sentido.

Eu sinto que o jogo te pune quando ele não consegue fazer gol, ele vai lá e faz um gol de escanteio ou arruma um pênalti.

QUALQUER DICA PRO FM 18 já está valendo. Quero jogar FM enquanto estou desempregado (infelizmente).

Na época do meu curso da facu costumava jogar no intervalo essa versão.

Vendo aqui pra sua formação o time seria:

                      Perin 

Laxalt   Zukanovic Izzo   Pereira 

                      Veloso 

              Bessa  Bertolacci 

 

Centurión                        Medeiros 

                     Simeone 

Pelo que dava pra ver era um time com um bom atacante. Inclusive ele e o Lapadula podiam revezar bem no ataque, e ainda quando precisasse de experiência na frente tinha o veterano Pandev.

E uma dica que talvez te ajude seria explorar bem os lados do campo setando apenas levar a até a área. Dar uma função de armação pro Bessa e o Bertolacci ser mais um meia central de apoio.

Também acho que quando tiver com uma grana a mais se ver que teu LD não rende tão bem comprar um melhor. O mesmo pra volância, apesar de achar que nessa 1ª temporada o Veloso e o Coffie sejam ok pra se manterem na série A.

Enfim, nas pontas pode dar uma função mais incisiva pro Centurión e mais de ponta para o Iuri ou vice-versa, a depender do que notar nos amistosos de pré-temporada, e o Simeone ser o atacante completo do teu time e responsável por grande parte dos gols.

Além disso, o Zuka e o Izzo apoiarem o jogo como zagueiros com bola, e os laterais serem alas de fato. E de volante um roubador de bola ou outra de contenção.

Quanto ao estilo nessa tática principal pode ajustar entre controlar ou atacar, a ver o que te saí melhor nos jogos iniciais.

Com passes curtos, pressão e linha defensiva altas. O teu goleiro sendo um líbero que saí jogando curto também. E acho que faltou a largura que seria estreita, já que a velocidade e liberdade criativa pode mantê-las no médio mesmo.

***

Tu pode iniciar um save teste pra ver se isso rende mesmo, mas acredito que deslanche com ela.

Editado por felipevalle
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, felipevalle disse:

Tu pode iniciar um save teste pra ver se isso rende mesmo, mas acredito que deslanche com ela.

Eu até agradeço, Felipão. Pelos comentários. Mas o time não tem condições de jogar da maneira como você está propondo. Tem que jogar para não cair mesmo. Retrancado. O Laxalt é horroroso defendendo. O time não tem dinheiro. Me parece ser uma equipe que jogava com 3 zagueiros mas nessa versão, todas as vezes que testei esse tipo de formação, deu ruim. Porquê o FM explora bastante as alas.

No mais, agradeço. Eu vou dar uma lida nos conteúdos do fórum e tentar fazer algo. Desaprendi totalmente a jogar isso. Criei uma tática parecida com a que você propôs um pouco menos ofensiva para variar as lacunas defensivas do time. E ganhei apenas um jogo. O resto perdi tudo.

É jogar para manter-se na primeira divisão e o Veloso consegue jogar sim. Jogadoraço inclusive. Ele é o meu CJR (D). Era, né.

Essa versão é a última que comprei. Eu até tenho o 2021, mas como o meu Notebook está velho, nem o 2018 está rodando direito. Enfim... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bf4LGUv.png

Estamos indo assim e seja o que Deus quiser. Até aqui, uma derrota e um empate contra Fiorentina e Lazio respectivamente.

Essa tática é 5 estrelas do RMT mas eu não confio muito naquilo. Ainda mais que é programa para versões mais recentes.

Estou atento as dicas ainda. Qualquer coisa é valiosa. Desde tática até de jogador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Coaches' Voice | The half-spaces: football tactics explained

Imagem do artigo: "The half-spaces: football tactics explained".

 

Conforme ando jogando o FM, vou indo de save em save buscando aprender ou reaprender a jogar o simulador. Eu nunca tinha entendi o tal do "Moves entre Espaços" em inglês, o termo fica mais difícil ainda; Chama-se "Move on the Channels" - (algo desse tipo).

Nada mais é que pedir ao jogador para frequentar algum espaço vazio do campo. O Mezzala é uma função tão OP nesse jogo desde o FM18 porquê ele tem isso consigo, de frequentar o Half-Space da zona onde ele está. Por isso, um Avançado Interior não combina tanto consigo.

Isso tem me ajudado bastante e eu não sabia que tinha dedo do Pep Guardiola e o tal do Jogo Posicional - (que eu ainda não entendi 100%).

Então além do artigo citado ali, quero compartilhar com vocês:

Eu sei que está tudo em inglês, por isso, vou tentar deixar um vídeo aqui também do grande Rashidi da SI. É só ativar as legendas que traduz algo que dá pra entender.

Se alguém quiser trazer algo a respeito desses espaços, seria de grande agrado, até mesmo para mim, que estou aprendendo ainda sobre esses espaços e já estou aplicando esse conceito nas minhas táticas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Just now, Banton said:

Coaches' Voice | The half-spaces: football tactics explained

Imagem do artigo: "The half-spaces: football tactics explained".

 

Conforme ando jogando o FM, vou indo de save em save buscando aprender ou reaprender a jogar o simulador. Eu nunca tinha entendi o tal do "Moves entre Espaços" em inglês, o termo fica mais difícil ainda; Chama-se "Move on the Channels" - (algo desse tipo).

Nada mais é que pedir ao jogador para frequentar algum espaço vazio do campo. O Mezzala é uma função tão OP nesse jogo desde o FM18 porquê ele tem isso consigo, de frequentar o Half-Space da zona onde ele está. Por isso, um Avançado Interior não combina tanto consigo.

Isso tem me ajudado bastante e eu não sabia que tinha dedo do Pep Guardiola e o tal do Jogo Posicional - (que eu ainda não entendi 100%).

Então além do artigo citado ali, quero compartilhar com vocês:

Eu sei que está tudo em inglês, por isso, vou tentar deixar um vídeo aqui também do grande Rashidi da SI. É só ativar as legendas que traduz algo que dá pra entender.

Se alguém quiser trazer algo a respeito desses espaços, seria de grande agrado, até mesmo para mim, que estou aprendendo ainda sobre esses espaços e já estou aplicando esse conceito nas minhas táticas.

bela contribuiçao

e sobre o negrito, q tb era a minha duvida, esse video me ajudou a me esclarecer sobre e o engraçado que nem era o tema

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Banton disse:

Coaches' Voice | The half-spaces: football tactics explained

Imagem do artigo: "The half-spaces: football tactics explained".

 

Conforme ando jogando o FM, vou indo de save em save buscando aprender ou reaprender a jogar o simulador. Eu nunca tinha entendi o tal do "Moves entre Espaços" em inglês, o termo fica mais difícil ainda; Chama-se "Move on the Channels" - (algo desse tipo).

Nada mais é que pedir ao jogador para frequentar algum espaço vazio do campo. O Mezzala é uma função tão OP nesse jogo desde o FM18 porquê ele tem isso consigo, de frequentar o Half-Space da zona onde ele está. Por isso, um Avançado Interior não combina tanto consigo.

Isso tem me ajudado bastante e eu não sabia que tinha dedo do Pep Guardiola e o tal do Jogo Posicional - (que eu ainda não entendi 100%).

Então além do artigo citado ali, quero compartilhar com vocês:

Eu sei que está tudo em inglês, por isso, vou tentar deixar um vídeo aqui também do grande Rashidi da SI. É só ativar as legendas que traduz algo que dá pra entender.

Se alguém quiser trazer algo a respeito desses espaços, seria de grande agrado, até mesmo para mim, que estou aprendendo ainda sobre esses espaços e já estou aplicando esse conceito nas minhas táticas.


Muito interessante! É sempre bom quando alguém traz estes tipos de conteúdos por aqui.

Porém, eu só discordo de 1 coisa, Mezzala e IF (Inside Forward ou Avançado Interior em português se não me engano) funcionam muito bem juntos sim. Ainda mais na nova ME agora que eles entendem melhor esse jogo posicional. A dica para funcionar melhor ainda é setar o Mezzala para "Manter-se Aberto" e você verá o Mezzala o IF trocando de posição o tempo todo, cada hora um vai atacar pelo meio, enquanto o outro espera na "Wide Area".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

rv4j8zB.png

Preciso de ajuda, pessoal. Desde que eu voltei a jogar FM, ando olhando bastante as estatísticas disponibilizadas pelos analistas de dados e sempre essas são os maiores problemas da minha equipe. Como eu faço para resolvê-las? Essas são as minhas táticas:

Spoiler

H2qJmFy.png56NAa2E.png

Não há nada de complexo. Peguei a equipe no meio da temporada e como estou na Inglaterra, nada melhor que um 4-4-2 e um 4-4-1-1 onde qualquer equipe consegue encaixar.

Outras coisas que eu sofro bastante:

- Times que jogam com apenas um homem nos flancos (laterais) me dão bastante trabalho. Pode ter 3 jogadores marcando, que ele consegue o cruzamento; No Brasil aqui no FM18, eles ainda usam muitas formações estreitas como 4-2-3-1 com 3 MAC ou então 4-4-2 Diamante MC. Então sempre fica aqueles laterais brasileiros chatos abertos pronto para um cruzamento. Já tentei botar os pontas para marcar, mas não adianta muito. Não atendem minhas instruções.

- Bolas enfiadas. Eu já não sei mais o que fazer. Ok, entendo que jogamos sem volante, mas estou em bloco baixo e com mentalidades baixa.

Estou indo para a segunda temporada agora, vou vender os velhos e ver o que faço com esse time do Middlesbrough. Qualquer outra dica, estamos aí. Eu jogaria fácil esse FM 24, mas meu notebook não aguenta nem o 18...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Uma coisa que estou tendo bastante dificuldade é fazer o centroavante participar mais do jogo e marcar gols, principalmente em táticas com apenas 1 atacante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Masca disse:

[...l

Depende da formação e se tem alguém perto pra se aproximar dele.

Mas se puder explique um pouco mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Masca disse:

Uma coisa que estou tendo bastante dificuldade é fazer o centroavante participar mais do jogo e marcar gols, principalmente em táticas com apenas 1 atacante.

Qual a tática e função?

Usando o 4-3-3 (Avançado Recuado) ou o 4-2-3-1 (Ponta de Lança), meus atacantes participam ofensivamente com gols e assistências, normalmente para quem está nos lados do campo.

image.thumb.png.046e8e9b52e9501b65d28b2ed1d66d37.png

image.png.effc4d7083490c7693adfc9dce988d26.png

image.png.b0223070da87e9d043dc3a95b7fac13c.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Masca disse:

Uma coisa que estou tendo bastante dificuldade é fazer o centroavante participar mais do jogo e marcar gols, principalmente em táticas com apenas 1 atacante.

Manda foto da tática para a gente dissertar sobre. Como eu sou bastante ativo nesse tópico, tô sempre lendo as coisas que eu postava quando jogava incisivamente e eu continuo tendo a mesma opinião sobre o Avançado Recuado em tarefa de Atacar. Se você jogar um Jogador Alvo ali ou um Ponta-de-Lança Fixo, ambos improvisados nessa função, eles vão render:

Em 15/01/2021 em 02:09, Banton disse:

O AvR (At) é a minha função preferida. Eu parei no FM 18, então não sei como ele está nos novos FM. Mas ele faz de tudo e funciona em qualquer tática. Seja contra-ataque ou posse. Ele avança e recua quando necessário. Segura a bola procurando apoio (Um MC (At) ou um Extremo Invertido (At) ao invés de resolver ele mesmo como o PL (At) faz.

Uma coisa que eu gosto muito mas não achei por preguiça foi uma descoberta: Fazer o PL-Fixo participar mais do jogo com a instrução "Fintar Menos".

O Ponta-de-Lança já vem com "Fintar Mais" setado e não dá pra tirar isso dele, por isso, ele não participa TANTO assim, mas se ele tiver atributos de criação e um jogador na mesma linha que ele ou um pouquinho recuado, ele vai abrir o jogo e cruzar a bola. Dificilmente o vejo dando um passe agudo pois ele é o cara que quebra a última linha defensiva, então ele é o último homem do ataque.

Uma coisa que eu gosto de ensinar aos meus jogadores mais verticais no ataque (PL Fixo, PL ou até mesmo um AvR) é "Evitar Rematar de Longa Distância" como trait. Isso é maravilhoso. Ele vai pensar duas vezes antes de tentar o chute. Na maioria dos casos, o PL quando se encontra sem ser no 1x1, ele chuta da onde for, igual o Gérman Cano e eu não gosto disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/12/2023 em 12:44, felipevalle disse:

Depende da formação e se tem alguém perto pra se aproximar dele.

Mas se puder explique um pouco mais.

 

22 horas atrás, Johann Duwe disse:

Qual a tática e função?

Usando o 4-3-3 (Avançado Recuado) ou o 4-2-3-1 (Ponta de Lança), meus atacantes participam ofensivamente com gols e assistências, normalmente para quem está nos lados do campo.

image.thumb.png.046e8e9b52e9501b65d28b2ed1d66d37.png

image.png.effc4d7083490c7693adfc9dce988d26.png

image.png.b0223070da87e9d043dc3a95b7fac13c.png

 

1 hora atrás, Banton disse:

Manda foto da tática para a gente dissertar sobre. Como eu sou bastante ativo nesse tópico, tô sempre lendo as coisas que eu postava quando jogava incisivamente e eu continuo tendo a mesma opinião sobre o Avançado Recuado em tarefa de Atacar. Se você jogar um Jogador Alvo ali ou um Ponta-de-Lança Fixo, ambos improvisados nessa função, eles vão render:

Uma coisa que eu gosto muito mas não achei por preguiça foi uma descoberta: Fazer o PL-Fixo participar mais do jogo com a instrução "Fintar Menos".

O Ponta-de-Lança já vem com "Fintar Mais" setado e não dá pra tirar isso dele, por isso, ele não participa TANTO assim, mas se ele tiver atributos de criação e um jogador na mesma linha que ele ou um pouquinho recuado, ele vai abrir o jogo e cruzar a bola. Dificilmente o vejo dando um passe agudo pois ele é o cara que quebra a última linha defensiva, então ele é o último homem do ataque.

Uma coisa que eu gosto de ensinar aos meus jogadores mais verticais no ataque (PL Fixo, PL ou até mesmo um AvR) é "Evitar Rematar de Longa Distância" como trait. Isso é maravilhoso. Ele vai pensar duas vezes antes de tentar o chute. Na maioria dos casos, o PL quando se encontra sem ser no 1x1, ele chuta da onde for, igual o Gérman Cano e eu não gosto disso.

No momento que fiz o post a tática era essa, com um PL no lugar do Avançado Completo

image.thumb.png.fdfe3771906949edfff92b5a58848d79.png

Com o Avançado Completo o atacante apareceu mais, funcionou melhor, mas acabei fazendo outras mudanças na tática também, colocando dois volantes, mudando função dos laterais...

Confesso que nunca usei, pelo menos deixando por mais tempo, o atacante como AvR - atacar, mas vou aproveitar que estou entre uma temporada e outra para mudar e testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Masca disse:

 

 

No momento que fiz o post a tática era essa, com um PL no lugar do Avançado Completo

image.thumb.png.fdfe3771906949edfff92b5a58848d79.png

Com o Avançado Completo o atacante apareceu mais, funcionou melhor, mas acabei fazendo outras mudanças na tática também, colocando dois volantes, mudando função dos laterais...

Confesso que nunca usei, pelo menos deixando por mais tempo, o atacante como AvR - atacar, mas vou aproveitar que estou entre uma temporada e outra para mudar e testar.

Eu não sei... Não gosto dessas instruções do time, quanto aos papéis achei até mesmo interessante ok.

Seu atacante provavelmente não está participando tanto do jogo porquê ele é o foco da equipe. A mentalidade, as instruções e principalmente as poucas tarefas de ataque fazem com que ele fique mais focado em fazer gols do que propriamente criar jogadas. Acredito que seja isso.

4-2-3-1 é uma formação muito ofensiva. Eu acho que nem precisa de todas essas instruções. Na verdade, eu deixaria tudo em branco pois a mentalidade Atacar faz tudo isso aí que você está propondo.

YEDBSx1.png

Como você está jogando numa 4-2-3-1, acredito que seu time sofra muita pressão na saída de bola.

1 - Você não tem um volante para ajudar;

2 - Você setou esse tipo de transição, então os adversários já sabem como você saí com a bola. Tenta puxar esse CJ (Ap) para Volante, é o Regista dos pobres. Eu acho que nas novas versões deve ter, eu joguei até o 22, mas não lembro se a saída Lavolpiana já acontece normalmente. Como estou no FM 18 atualmente, eu coloco pro guarda-redes distribuir justamente para esse jogador mais criativo do meio-campo para ajudar os zagueiros e laterais que não costumam ter bons atributos de passe.

1MVlCrM.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A única ressalva do ar-at é se quando ele tiver oportunidade de correr com a bola pelo meio-campo com a defesa adversária exposta, mas resolver voltar o jogo.

Isso seria muito, mas muito frustrante.

Mas como nas três variantes comentadas (seja com dois mc, vol ou um de cada) o seu atacante não precisa ter alguma instrução específica, então talvez ele ainda faça essas corridas quando tiver oportunidade e marque gols de contra-ataque.

Só que aí depende dos atributos do seu atacante. Pois se ele for muito rápido e habilidoso aí é legal montar uma tática pra ele brilhar nas jogadas em velocidade.

Agora, se teu time têm jogadores medianos em diversas áreas, aí setar instruções para os de trás se destacarem é uma boa.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/12/2023 em 12:08, Banton disse:

O Ponta-de-Lança já vem com "Fintar Mais" setado e não dá pra tirar isso dele

Tu ta confundindo aí, única instrução por padrão do PL é movimentar pelos espaços.

 

Em 15/12/2023 em 12:08, Banton disse:

Uma coisa que eu gosto de ensinar aos meus jogadores mais verticais no ataque (PL Fixo, PL ou até mesmo um AvR) é "Evitar Rematar de Longa Distância" como trait. Isso é maravilhoso. Ele vai pensar duas vezes antes de tentar o chute. Na maioria dos casos, o PL quando se encontra sem ser no 1x1, ele chuta da onde for, igual o Gérman Cano e eu não gosto disso.

E sobre isso, normalmente acontece quando o PL joga muito isolado, tendo opções de passe, ele passa a bola.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todo PPM é temperado pelo Decisões também. Os que evitam ações podem ajudar caso o jogador seja realmente incompetente (passe ruim x passes simples e curtos), mas os outros dependem das escolhas do jogador serem melhores ou piores em cada momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, bstrelow disse:

Tu ta confundindo aí, única instrução por padrão do PL é movimentar pelos espaços.

Isso é verdade, desculpa. Obrigado pela correção. Mas mesmo com "Fintar menos" que é uma instrução onde pede para o jogador ser menos individualista, ele continua sendo "agressivo".

Não gosto dessa função sem algum outro centroavante do lado. Mas aí é gosto pessoal. Dá pra encaixar um PL como um AvR (At) e ele vai participar bem mais do jogo mesmo tendo atributos perfeitos para a função.

7 horas atrás, Douglas. disse:

Todo PPM é temperado pelo Decisões também. Os que evitam ações podem ajudar caso o jogador seja realmente incompetente (passe ruim x passes simples e curtos), mas os outros dependem das escolhas do jogador serem melhores ou piores em cada momento.

Concordo. PPM para mim é muito mais para consertar um jogador do que instruir ele à algo.

Um "Prefere passar a bola do que chutar" em um Extremo é obrigação nos meus times. Vira uma máquina de assistências pois geralmente são jogadores com atributos em conjunto de chute ao gol, baixos.

Ele passa pelo adversário, e ao invés de chutar, ele vai passar a bola.

Por incrível que pareça, eu já não gosto do meu centroavante participando do jogo. Gosto que ele seja o ponto final do time. A esperança de gols. Mas um Jude Bellingham é muito bem-vindo. Pena que nunca consegui fazer um MC artilheiro do time. É algo que tenho buscado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Banton disse:

Por incrível que pareça, eu já não gosto do meu centroavante participando do jogo. Gosto que ele seja o ponto final do time. A esperança de gols. Mas um Jude Bellingham é muito bem-vindo. Pena que nunca consegui fazer um MC artilheiro do time. É algo que tenho buscado.

Era possível na época dos Super-Mezzalas. 😅

O problema é que as funções pra MC mudam tanto a cada versão que é impossível ter um meio consistente de forçar algum tipo de jogada na tática do time a não ser quando aparecem esses exploits da ME vir viciada pra algum quesito como chute de longe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Douglas. disse:

Era possível na época dos Super-Mezzalas. 😅

O problema é que as funções pra MC mudam tanto a cada versão que é impossível ter um meio consistente de forçar algum tipo de jogada na tática do time a não ser quando aparecem esses exploits da ME vir viciada pra algum quesito como chute de longe.

Steven Pienaar - Player profile | Transfermarkt

A última vez que eu fiz um MC fazer mais de 10 gols na temporada, foi com o Steven Pienaar lá no CM 03/04 com a famosa tática que quebrava a engine. Todo santo jogo ele fazia um gol. Depois disso, nenhuma versão, consegui fazer um MC ter tantos gols.

Por incrível que pareça eu sempre tive mais sucesso com um MAA do que um MEZ. Talvez por eu gostar do EX na ponta, então não sei se eles se batem, sei lá. Só sei que o Mezzala comigo raramente dá certo nesse sentido. Ele vira um jogador mais de criação. Pisa muito na área. Já o MAA é basicamente aquele trait "Chega tarde à área adversária". E eu tinha um jogador que ele tinha "Remata Colocado e Tiros de Longe". Fazia gol à rodo jogando como B2B.

Enfim... São "novidades táticas", né?! Eu adoro explorar coisas novas no jogo. Tento fugir da mesmice. Eu lembro que há umas páginas atrás estava tentando usar o Wide Target Man depois de ver a tape do Brasil x Bélgica e por ser fã do Adriano. Acabou que agora nesse FM24, parece que é uma função muito OP - inclusive, em parceria com o Mezzala.

Eu adoro a movimentação do WTM. Ele tem muita liberdade em campo. Acho incrível. Uma "novidade tática" que eu quero buscar agora é essa daqui que também eu já via falando algum tempo nesse tópico, sobre marcar posições homem à homem. Acabei de ver isso no Newcastle, achei lindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 12/14/2023 at 3:07 PM, Johann Duwe said:

Qual a tática e função?

Usando o 4-3-3 (Avançado Recuado) ou o 4-2-3-1 (Ponta de Lança), meus atacantes participam ofensivamente com gols e assistências, normalmente para quem está nos lados do campo.

image.thumb.png.046e8e9b52e9501b65d28b2ed1d66d37.png

image.png.effc4d7083490c7693adfc9dce988d26.png

image.png.b0223070da87e9d043dc3a95b7fac13c.png

Eu jogo com AvR-Ap, ele participa da construção e acaba fazendo muitos gols. Foi uma saga ate achar uma função pra atacante no meu 433.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 18/12/2023 em 10:34, Banton disse:

A última vez que eu fiz um MC fazer mais de 10 gols na temporada, foi com o Steven Pienaar lá no CM 03/04 com a famosa tática que quebrava a engine. Todo santo jogo ele fazia um gol. Depois disso, nenhuma versão, consegui fazer um MC ter tantos gols.

Com um MC-Atacar eu tenho conseguido fazer os meias centrais marcarem muitos gols. Até agora usei a função num 4-1-3-2, com três meias centrais sendo o centralizado o MC-Atacar, e num 4-3-3 com um trio de PD, CJA-Apoiar e MC-Atacar. Se não me engano no meio da temporada meu MC-Atacar (Mason Mount) já tem 9 gols e 9 assistências.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Eu tinha visto um vídeo em inglês no começo do ano sobre esse Bologna, mas surpreendeu-me um canal brasileiro tão rico de conteúdo ter feito um vídeo.

O Thiago Motta é um técnico que já um bom tempo vem mostrando sinais que será um grande. Lembro que vi algo dele ainda como treinador de juniores do PSG, fazendo algo que estava chamando atenção também.

Sobre o vídeo, duas coisas me encantaram:

1 - Vou voltar ao tema da marcação individual no FM. Será que é efetivo esse esquema de marcação dos pontas por dentro? Por melhor simulador que seja, acredito que a IA não está pronta para isso. Mas é algo que vale e vou testar. Pois já algum tempo, tenho visto o Brighton do De Zerbi fazendo esse tipo de marcação também e o próprio Leverkusen também utiliza esse tipo de marcação, forçando os adversários à cruzarem. Aquele setor do campo deixado pelos pontas era a área preferida do Simeone no seu lendário 4-4-2.

 

2 - Chamou muito a minha atenção o pivô tendo um papel bastante ativo em criações de jogada. Eu amo jogadores assim. Giroud, Dzeko, Cantona, Adebayor, Benzema, Adriano, etc... Jogadores pesados e altos que gostam de buscar a bola. 

Aqui fico em dúvida entre um "Avançado Recuado" com PPM de "Vem buscar o jogo" e "Joga de Costas para Baliza"?

A real função aqui seria um "Jogador Alvo" em Apoiar. Mas tenho um certo preconceito com esse papel. Deixa o time previsível e tem pouca mobilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Fala, pessoal!
      sou novo aqui e no FM. Nunca tinha jogado o jogo, aí vi que liberaram no Xbox pelo Game Pass e viciei! (até tentei passar para a versão normal, mas não rodou bem no meu PC). 
      Hoje estou jogando bastante (em quantidade rs), mas já vi (e confirmei lendo aqui) que o jogo pode ser bem frustrante, especialmente para os iniciantes como eu, que não entendem ainda o que estão fazendo no game. 
      Assim, eu queria uma ajuda com a parte tática. Nesse meu sabe específico, eu comecei no Campeonato de Portugal com a Estrela da Amadora, mas depois de uma curta passagem pelo QPR eu estou há algumas temporadas no Watford, da Inglaterra. 
      Peguei o time na Championship, consegui subir (não foi exatamente “fácil” pra mim, mas eles tinham acabado de cair e tinham um dos elencos mais fortes da divisão) e me estabilizei bem na PL. 
      Eu uso desde sempre um 4-2-3-1 com extremos, tiki-taka personalizado. Era a tática que já era da Estrela lá no começo, eu não mexi muito e fui usando. Já tentei outras, mas essa foi a que mais me serviu ao longo do tempo. 

      Meu time tem um desempenho sempre aceitável. Eu sempre estou ali brigando por uma vaga nas competições continentais, normalmente pego o Camp. Europeu ou o Camp. Europeu II. Teve uma que fui pra Champions.
      Como estou há tempos no clube, eu consegui montar um time bom. Tem vários jogadores muito interessantes, que volta e meia recebem propostas altas de clubes bem maiores e o elenco é equilibrado e com opções. 
      O problema? O time sempre se dava mal no confronto com os grandes ingleses (seja nas taças ou na liga) e perdia uns jogos bobos, que faziam o desempenho cair.
      Aí eu descobri o Rate My Tatic...fiz os ajustes para a tática ficar 5 estrelas (que envolviam alguns ajustes de funções e principalmente remover várias instruções que eu nem sabia que estavam e conflitos. Fiz uma ou outra contratação para fechar.
      E deu bem certo. O time melhorou, diminuiu muito os pontos perdidos em jogos fáceis, fez bons jogos com os grandes, cheguei a sonhar com o título... mas ficou em segundo lugar, a 4 pts do campeão (Chelsea). E ainda perdeu a final da FA Cup pro Arsenal. Foi positivo, mas frustrante demais. 
      Eu sinto que falta só um “ajuste fino” pro time ir mais longe, levantar canecos. Que modificações vocês sugerem? 
      (Não estou conseguindo subir imagem, mas a tática é assim):
      4-2-3-1 com extremos 
      2 Defesas laterais com função de apoio
      2 defesas centrais função defender
      2 Médios centros com função de apoio
      1 médio ofensivo com função apoio
      2 extremos invertidos com função apoio 
      1 atacante completo com função atacar 

      as instruções de equipe 
      com posse:
      passar para espaço 
      jogar a partir da defesa 
      levar bola até a área 
      ritmo muito mais alto (estou pensando em tirar, meu time termina morto todas as partidas e tem quedas de desempenho ao longo da temporada) 
      em transição (não tinha no Rate):
      Pressionar
      contra atacar
      Sem posse
      linhas normais 
      Marcação apertada
      pressao muito mais urgente (o Rate mandou tirar e acho que vou fazer pra próxima temporada porque acho que está tirando meus zagueiros da posição e permitindo infiltrações demais). 
       
      O que vocês acham? Ajudem o novato, pfvr! Abraços!
    • schacoffee
      Por schacoffee
      Boa noite, pessoal, tranquilidade?
      Há um tempo eu venho acompanhando no yt o canal "Táticas de Futebol", assistindo a carreira que fizeram por lá e pegando inspiração das táticas da vida real que replicam no FIFA, só por curiosidade mesmo, afinal nem jogo FIFA. Esse ano iniciaram uma carreira fictícia com o Fábio Carille treinando o 1860 Munich, que está bem legal diga-se, e estou curtindo.
      Eu estou um pouco inspirado e inclinado a fazer algo parecido, jogando defensivamente, e obviamente com outra história e outro clube, só que como um adepto do futebol a la Cruyff e holandeses e de tudo que dali saiu, sempre preferi usar sistemas ofensivos e que valorizassem posse, intensidade, pressão etc, no FM. Andei vendo uns jogos de times defensivos ou que fossem menos ousados no ataque para tentar tirar uma inspiração (entra na conta Mourinho e Simeone, logicamente), porém ainda está difícil de imaginar como quero que meu time jogue. É uma linguagem diferente da que eu venho me acostumando.
      Eis que venho pedir umas dicas de vocês. Modelos de táticas do FM que posso buscar e tirar como base, materiais para eu estudar, vídeos legais para assistir sobre FM, blogs, etc, o que puderem me dispor eu agradeceria.
      Se você que está lendo curte futebol mais cauteloso, diga como que arma seu time e monta sua tática para ajudar o mano aqui.
      *** Eu não gosto de usar tática pronta, geralmente crio a tática personalizada, do zero. Vídeos de tática seriam para me ajudar na tomada de decisão, não download. ***
    • Mtvianna
      Por Mtvianna
      Primeiramente, já de ante mão queria pedir desculpas pelo formato do post, embora seja um membro velho, sempre fui mais de ler do que escrever, então não aprendi muito bem como fazer o upload das imagens hehehe Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tenho tido com uma tática que desenvolvi desde o FM20
      Sempre parti pras táticas nacionais demais e nunca variava, ou seja, sempre usei um 4-2-3-1 com extremos. Como colorado, fiquei extremamente feliz quando Coudet foi ventilado como possível treinador em 2020, então comecei a olhar com mais carinho pra formações com mais meias e centroavantes, sem extremos. Então desenvolvi minha própria tática sem procurar em nenhum fórum. E por incrível que pareça desde o FM20 ela vem dando muito certo. Gostaria de compartilhar ela com vocês para ver o que vocês acham e até tentar aprimorar ela.
      Posições
      Com posse
      Transição
      Sem posse
      Não sei muito bem como dizer isso, mas eu uso um esquema baseado na posse misturado com o Gegenpress, passes curtos focados no meio e ritmo mais elevado. Com a utilização de 3 meias centrais, sendo o central um construtor de jogo recuado e dois mezzalas (dependendo da características do elenco também pode ser um area a area, como o Patrick), também dou preferência por laterais com características de apoiar. O meia ofensivo quase sempre é como meia ofensivo atacar ou atacante sombra. Já os dois atacantes do time normalmente são um ponta de lança e um atacante recuado (ou dois pontas de lanças). Os três jogadores de frente tem instruções individuais para marcar apertado, rematar mais e correr mais riscos. Claro que dentro jogo acabo fazendo algumas variações, como explorar mais um lado diferente do campo, recuar um pouco as linhas caso eu esteja tomando mais bolas nas costas dos zagueiros, ou então diminuir o ritmo, rematar sempre que puder ou algo assim, dependendo das circunstâncias do jogo.
      Resultados
      Títulos
      Aqui algumas estatísticas dos meus principais atacantes. Além disso, meus laterais costumam dar várias assistências. Heitor teve 15 na temporada.
      Yuri Alberto
      Galhardo
      Abel Hernandez
      Confesso que sofro um pouco defensivamente pela minha defesa ficar tão exposta, mas compenso com muitos gols, principalmente dos atacantes. Não é uma formação muito equilibrada, mas tenho conseguido resultados, inclusive na Europa. Uma das coisas que talvez contribuam muito para ela funcionar bem é ter uma comissão técnica muito boa e focar muito em jovens jogadores, para treiná-los e fazer a adaptação deles desde a base. Gosto muito de fazer o save comprando só jovens jogadores para revender no futuro (quando possível) hahaha
      O que vocês acham? Alguma dica para que eu possa aprimorar mais? Esses prints são do primeiro save que fiz no FM21, no meu save atual joguei 3 temporadas com o juventude, saindo da Série C e chegando até a Libertadores. Depois assumi o River e ganhei o argentino e a libertadores. No meu atual time ainda não tenho resultados porque não começou a temporada, mas assim que encaminhar os primeiros meses com o Racing na segunda Argentina posto mais resultados dela.
       
       
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Os lances acima ocorreram no jogo entre Ipswich e Burton pelo equivalente à terceira divisão inglesa. O atleta é o mesmo, e ele é um zagueiro de 19 anos que está emprestado pelo Arsenal.
      Eu lancei uma pergunta num grupo de WhatsApp e gostei das respostas e achei bacana trazer o debate para cá. Lá eu fiz apenas uma pergunta, com viés mais do lado do treinador. Aqui, vou fazer mais perguntas, para que possamos iniciar um debate e realmente possamos pensar um pouquinho sobre aquilo que nos agrada, seja em termos de estilo de jogo, seja em termos do que os atletas em campo e debater futebol com um pouco mais de qualidade e nos forçar a ir além do simples. Isto posto, vamos as perguntas:
      1) Se você fosse o treinador, como vocês lidariam com esse tipo de comportamento do zagueiro durante o jogo? (Aqui o objetivo é vocês pensarem no que acreditam como que o futebol do seu time deve ser jogado, analisar mais friamente a situação, se é um comportamento que vocês gostam ou não num atleta dessa posição, por exemplo)
      2) Como torcedor, quão confortável você se sentiria ao ver seu zagueiro fazendo isso durante um jogo? (Aqui é para você botar seu coração de torcedor na linha, talvez avaliar as opções que seu time tenha para a zaga, se eles inspiram confiança jogando com os pés e qualquer coisinha mais).
      3) Se você fosse o treinador, que aspectos avaliaria para decidir se esse é um comportamento útil ou não para seu time? (O atleta é titular do seu time, já são 11 jogos com uma média de 86 minutos jogados. Ou seja, aqui é para excluir o que você pensa sobre o comportamento e se colocar no lugar do treinador do Ipswich e pensar o que você utilizaria para decidir se o comportamento é útil).
×
×
  • Criar Novo...