Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Clube Tático


Perissé

Posts Recomendados

2 horas atrás, Johann Duwe disse:

Bem, efetuei o teste com a tática acima por mais duas temporadas.

1509554032_ChampionnatNational_Fases.png.9d9ec023d660a655e4e2be5798669215.png

Na segunda temporada, fui promovido de divisão jogando um futebol efetivo, mas levando muitos gols, foi feio. E se já estava levando muitos gols na terceira divisão, ao subir o elevador e sem grandes reforços, o resultado foi dentro do esperado.

2050743324_Ligue2BKT_Fases.png.abcf9de504ed7760e4b99d743c276154.png

Porque não recua os dois extremos para Alas? Nessa formação eu imagino que se o adversário tiver pontas (Extremo) eles vão fazer a festa. Uma outra coisa que funciona bem para evitar contra-ataques rápidos é ter os dois zagueiros abertos, como Centrais Descaídos. Eles vão tender a ficar abertos pelos lados quando seu time tem a bola, e num eventual contra-ataque, eles conseguem cobrir melhor as Alas. Outra coisa que eu testaria nessa formação é trocar o MD para MRB ou até Trinco para deixar um pouco mais defensivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Zap! disse:

Porque não recua os dois extremos para Alas? Nessa formação eu imagino que se o adversário tiver pontas (Extremo) eles vão fazer a festa. Uma outra coisa que funciona bem para evitar contra-ataques rápidos é ter os dois zagueiros abertos, como Centrais Descaídos. Eles vão tender a ficar abertos pelos lados quando seu time tem a bola, e num eventual contra-ataque, eles conseguem cobrir melhor as Alas. Outra coisa que eu testaria nessa formação é trocar o MD para MRB ou até Trinco para deixar um pouco mais defensivo.

Não tinha jogadores para atuar como ala, se tivesse, provavelmente iria recuar eles para a posição de Defesa Lateral, mas com função de ala. E fazendo isso, essa tática não teria sido desenvolvida.

Quanto a usar MRB no lugar e MD, não era minha intenção usar MRB porque eu não tinha qualidade humana para pressionar o adversário e forçar erros de passe. A opção pelo Trinco seria interessante, mas não enxergo essa função sendo similar ao MRB.

Sobre o Central Descaído, confesso que não me atentei a essa função, porém, nela tem a instrução de Manter-se Aberto, o que eu também já havia marcado. Posso no futuro testar novamente com alguns ajustes, mas por enquanto vou deixar essa ideia quieta e partir para outro teste tático, que falarei abaixo.

 

Muitos FMs atrás, talvez entre o FM 05 e FM 08 quando os pontas não eram tão essenciais, metade dos jogadores costumava jogar na 4-4-2 Losango Fechado (ou Diamond Narrow, como preferir) mas é um desenho que eu não uso há pelo menos 10 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/02/2023 em 14:30, Johann Duwe disse:

Muitos FMs atrás, talvez entre o FM 05 e FM 08 quando os pontas não eram tão essenciais, metade dos jogadores costumava jogar na 4-4-2 Losango Fechado (ou Diamond Narrow, como preferir) mas é um desenho que eu não uso há pelo menos 10 anos.

Nossa, mas eu já fui muito campeão com 4-4-2 diamante nessas versões antigas. Especificamente o FM 12. Eu tô nessa vibe aí, de testar coisas novas para ver se consigo me incentivar; Porquê tá difícil animar um save. Já fiz quase tudo o quê tinha para fazer. Campeão de todas as ligas, em diversas versões do game - menos a Francesa, que eu me lembre.

4-1-3-2 para mim é a melhor formação que existe. Com as peças certas. O problema é justamente não ter pontas para ajudar. Acabei estudando muito sobre 4-4-2 e me apaixonei pelos meia-alas. A solidez defensiva por mais ofensiva que a função deles sejam, é outra história.

O chato mesmo é isso mas acho que faz parte da evolução do futebol. E mais uma vez, estamos vendo o futebol evoluindo. É quase obrigatório hoje em dia você ter um espécime de terceiro zagueiro ou jogar com 3 zagueiros para ter uma boa saída de bola. Até mesmo a saída de bola dos goleiros está diferente, ficam dois caras pertos do goleiro, né? E continuam usando pontas e pontas cada vez mais "específicos". Eu por exemplo, fui um dos que se encantou com esses novos tipos de pontas. Eu tentei aí fazer a função do Lukaku contra o Brasil mas não deu certo. Eu vejo De Arrascaeta pelo Flamengo também, atuando aberto. Koke nos Colchoneros, é um jogador totalmente fora do padrão pras pontas. Jogador único e subestimado, enfim... Taticamente falando, o futebol tá ficando mais complexo - para mim, mais intrigante.

Se eu tiver errado, me corrijam. Não tenho acompanhado futebol há bastante tempo - tirando o Flamengo, mas dos poucos jogos que vejo, é basicamente isso.

Editado por Banton
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/02/2023 em 00:08, Banton disse:

Nossa, mas eu já fui muito campeão com 4-4-2 diamante nessas versões antigas. Especificamente o FM 12. Eu tô nessa vibe aí, de testar coisas novas para ver se consigo me incentivar; Porquê tá difícil animar um save. Já fiz quase tudo o quê tinha para fazer. Campeão de todas as ligas, em diversas versões do game - menos a Francesa, que eu me lembre.

4-1-3-2 para mim é a melhor formação que existe. Com as peças certas. O problema é justamente não ter pontas para ajudar. Acabei estudando muito sobre 4-4-2 e me apaixonei pelos meia-alas. A solidez defensiva por mais ofensiva que a função deles sejam, é outra história.

O chato mesmo é isso mas acho que faz parte da evolução do futebol. E mais uma vez, estamos vendo o futebol evoluindo. É quase obrigatório hoje em dia você ter um espécime de terceiro zagueiro ou jogar com 3 zagueiros para ter uma boa saída de bola. Até mesmo a saída de bola dos goleiros está diferente, ficam dois caras pertos do goleiro, né? E continuam usando pontas e pontas cada vez mais "específicos". Eu por exemplo, fui um dos que se encantou com esses novos tipos de pontas. Eu tentei aí fazer a função do Lukaku contra o Brasil mas não deu certo. Eu vejo De Arrascaeta pelo Flamengo também, atuando aberto. Koke nos Colchoneros, é um jogador totalmente fora do padrão pras pontas. Jogador único e subestimado, enfim... Taticamente falando, o futebol tá ficando mais complexo - para mim, mais intrigante.

Se eu tiver errado, me corrijam. Não tenho acompanhado futebol há bastante tempo - tirando o Flamengo, mas dos poucos jogos que vejo, é basicamente isso.

Não sei necessariamente qual é esse tipo de ponta que está falando - só acompanho o Flamengo - mas uma função que testei no 21 e deu muito certo é a de Ponta de Lança Aberto, fazia gol a rodo.

Sobre a questão da dificuldade em animar com o save, eu acabei por fazer uma listinha de clubes que julguei interessantes nas últimas divisões da Europa e deve ser meu próximo save aí na PM, entre eles temos: Esbjerg na Dinamarca, Academica de Coimbra em Portugal e Bursaspor na Turquia.

 

E o teste do projeto Diamond será feito na Alemanha, no SC Verl.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dessa vez uma ferramenta pra ver os atributos consolidados e outras coisinhas interessantes. Bem simples e funcional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
10 horas atrás, felipevalle disse:

[...]

dessa vez uma ferramenta pra ver os atributos consolidados e outras coisinhas interessantes. Bem simples e funcional.

Tava planejando trazer o vídeo pra cá mas num tópico em separado, até pra gerar mais debate. Mas você se adiantou kkkkkk, tá ótimo. Eu ainda não testei a planilha, mas porra, me parece bem interessante o resultado prático dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, felipevalle disse:

dessa vez uma ferramenta pra ver os atributos consolidados e outras coisinhas interessantes. Bem simples e funcional.

Muito foda! Esse rapaz é o melhor criador de conteúdo para FM. Vou testar aqui também.

EDIT: Fui baixar e tá pedindo o e-mail... Não gostei. Desisti.

Editado por Banton
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Banton disse:

Muito foda! Esse rapaz é o melhor criador de conteúdo para FM. Vou testar aqui também.

EDIT: Fui baixar e tá pedindo o e-mail... Não gostei. Desisti.

eu não mandei o link direto do download porque vi no vídeo que o carinha parece contar demais com as inscrições. apesar de detestar esse esquema de pegar os e-mails do pessoal.

mas têm uma forma simples de driblar isso: consiste em usar um e-mail temporário e pegar o link na caixa de entrada. e aí já era. nunca irá te pentelhar com spams.

ou tenta por esse link direto:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, felipevalle disse:

eu não mandei o link direto do download porque vi no vídeo que o carinha parece contar demais com as inscrições. apesar de detestar esse esquema de pegar os e-mails do pessoal.

mas têm uma forma simples de driblar isso: consiste em usar um e-mail temporário e pegar o link na caixa de entrada. e aí já era. nunca irá te pentelhar com spams.

ou tenta por esse link direto:

 

Baixei a planilha mas não entendi muito bem, a aba chamada "Comece Aqui" não tem info nenhuma kkk. O processo é manual, certo? Lembro que havia uma opção dentro do FM de "exportar" a tela do perfil de jogador para excel, não sei se seria esse o caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Johann Duwe disse:

Baixei a planilha mas não entendi muito bem, a aba chamada "Comece Aqui" não tem info nenhuma kkk. O processo é manual, certo? Lembro que havia uma opção dentro do FM de "exportar" a tela do perfil de jogador para excel, não sei se seria esse o caso.

Na aba "Comece aqui" é necessário preencher com o número dos atributos do jogador que você quer analisar.

O @felipevalle postou o VÍDEO

E, recentemente, o Alex postou um complemento NESSE AQUI.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Johann Duwe disse:

Baixei a planilha mas não entendi muito bem, a aba chamada "Comece Aqui" não tem info nenhuma kkk. O processo é manual, certo? Lembro que havia uma opção dentro do FM de "exportar" a tela do perfil de jogador para excel, não sei se seria esse o caso.

Você têm duas opções ao usar a planilha. Uma é bem de ogro das cavernas (e eu me incluí muito nisso), que é ficar olhando cada atributo do jogador e ir repassando um por um para a planilha, e aí descobrir a melhor função para ele.

Aliás, minto, na versão de pc nunca fiz isso, mas na de mobile, que é mais enxuta, eu fazia.

E a mais rápida, que é exportar o arquivo do jogador, abri-lo no navegador e dali copiar e colar para a planilha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal! Depois de um tempo testando e tentando criar uma tática de posse de bola e depois tentando recuperá-la o mais rápido possível quando perdesse eu cheguei em uma tática que deu muito certo. Vou trazê-la para quem quiser testar, ou só olhar ou só discutir.

Antes de postá-la eu queria dizer que eu tenho acompanhado alguns jogos do Man City (não torço, mas sou fã do Pep) e assisti um jogo que a mídia colocou o time em um 3-2-4-1 com uma formação bem ofensiva e isso me chamou atenção. Comecei a fazer alguns testes e assisti alguns vídeos dos gringo no youtube falando de táticas (quem quiser, eu curti muito o RDF) e me rendi a tentar usar uma tática sem centro-avante, ou pelo menos com ele mais recuado...

tOhHSLg.png

 

Basicamente a tática consiste em manter a posse de bola o máximo possível (em muitos jogos você chega a ficar com 75%+ por alguns minutos, com uns 60¨de média). Parece (e, é) uma  maluquice da minha cabeça, mas o fato de não ter centro-avante faz com que o time faça um bloco de pressão "alta", mas que na prática vira um bloco médio e pelo que percebi isso meio que engana alguns zagueiros, subindo mais do que eles deveriam. Quando o time recupera a bola, tem muito espaço nas costas dos zagueiros e meias (que costumam ficar mais compactos).

Os Laterais tem instruções de fechar para o meio e quando receberem a bola, o DL vai para fora, enquanto que o DR se mantem fechado. Isso ajuda o MC como Organizador Móvel a organizar o meio de campo e tabelar. Existe muita triangulação entre os laterais, os zagueiros e o OV. Depois mais avançado o OV sempre tabela com o restante da equipe e geralmente abre um espaço entre os zagueiros e os laterais para explorar. Mas existe ou outro tipo de jogada típico nesse caso, que é a tabela utilizando o lado de campo, em que o OV tabela com o lateral e o Extremo ou Avançado Interior. Eu testei com algumas funções diferentes, mas a liberdade do OV foi a melhor função que encontrei. Sobre os Meio-Campistas, os N10 e o Avançado Sombra tem a instrução de 'Rematar Mais'. A liberdade do N10 ajuda muito, pois ele costuma recuar para receber a bola. O Avançado Sombra faz o oposto, e tenta sempre se infiltrar nos espaços. O extremo vem buscar por dentro pelo espaço que o AS deixa e depois abre buscando um cruzamento ou tabelar com o OV ou DR. Do outro lado, o MO recebe a bola e parte pra cima tabelando com o N10 e o AI. Ou seja, basicamente dá para ver que todo mundo praticamente tabela com todo mundo, mas o principal para esse time funcionar é o OV (que é uma função difícil de encontrar bons jogadores).

 

Eu testei esta tática em duas ligas diferentes e contra uma variedade grande de times, e ela foi muito bem sucedida contra times maiores e EXTREMAMENTE bem sucedida contra time menores que o que eu controlei. Vou deixar alguns prints como spoiler:
 

Spoiler

Instruções:
NLLUHq6.png

3WQOb68.png

osdi6uu.png

 

 

Resultados nas últimas divisões da Suíça com jogadores amadores:

YtpyzBF.png

8YGgwRf.png

SqtW8r8.png

 

Resultados num save um pouco mais longo na Sérvia:

dYlzZvO.png

25TEoy1.png

65BJYW1.png

WTcratL.png

sKNMmh6.png

 

PS: O Trieste é um time de Lichenstein que está na 7a divisão da suíça e eu estou fazendo uns testes de base de dados customizadas para fazer um save longo. Até agora com essa tática fui promovido em 2o lugar da 7 > 6 e na 6a divisão fui Campeão disparado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Zap! disse:

Fala pessoal! Depois de um tempo testando e tentando criar uma tática de posse de bola e depois tentando recuperá-la o mais rápido possível quando perdesse eu cheguei em uma tática que deu muito certo. Vou trazê-la para quem quiser testar, ou só olhar ou só discutir.

Antes de postá-la eu queria dizer que eu tenho acompanhado alguns jogos do Man City (não torço, mas sou fã do Pep) e assisti um jogo que a mídia colocou o time em um 3-2-4-1 com uma formação bem ofensiva e isso me chamou atenção. Comecei a fazer alguns testes e assisti alguns vídeos dos gringo no youtube falando de táticas (quem quiser, eu curti muito o RDF) e me rendi a tentar usar uma tática sem centro-avante, ou pelo menos com ele mais recuado...

tOhHSLg.png

 

Basicamente a tática consiste em manter a posse de bola o máximo possível (em muitos jogos você chega a ficar com 75%+ por alguns minutos, com uns 60¨de média). Parece (e, é) uma  maluquice da minha cabeça, mas o fato de não ter centro-avante faz com que o time faça um bloco de pressão "alta", mas que na prática vira um bloco médio e pelo que percebi isso meio que engana alguns zagueiros, subindo mais do que eles deveriam. Quando o time recupera a bola, tem muito espaço nas costas dos zagueiros e meias (que costumam ficar mais compactos).

Os Laterais tem instruções de fechar para o meio e quando receberem a bola, o DL vai para fora, enquanto que o DR se mantem fechado. Isso ajuda o MC como Organizador Móvel a organizar o meio de campo e tabelar. Existe muita triangulação entre os laterais, os zagueiros e o OV. Depois mais avançado o OV sempre tabela com o restante da equipe e geralmente abre um espaço entre os zagueiros e os laterais para explorar. Mas existe ou outro tipo de jogada típico nesse caso, que é a tabela utilizando o lado de campo, em que o OV tabela com o lateral e o Extremo ou Avançado Interior. Eu testei com algumas funções diferentes, mas a liberdade do OV foi a melhor função que encontrei. Sobre os Meio-Campistas, os N10 e o Avançado Sombra tem a instrução de 'Rematar Mais'. A liberdade do N10 ajuda muito, pois ele costuma recuar para receber a bola. O Avançado Sombra faz o oposto, e tenta sempre se infiltrar nos espaços. O extremo vem buscar por dentro pelo espaço que o AS deixa e depois abre buscando um cruzamento ou tabelar com o OV ou DR. Do outro lado, o MO recebe a bola e parte pra cima tabelando com o N10 e o AI. Ou seja, basicamente dá para ver que todo mundo praticamente tabela com todo mundo, mas o principal para esse time funcionar é o OV (que é uma função difícil de encontrar bons jogadores).

 

Eu testei esta tática em duas ligas diferentes e contra uma variedade grande de times, e ela foi muito bem sucedida contra times maiores e EXTREMAMENTE bem sucedida contra time menores que o que eu controlei. Vou deixar alguns prints como spoiler:
 

  Ocultar conteúdo

Instruções:
NLLUHq6.png

3WQOb68.png

osdi6uu.png

 

 

Resultados nas últimas divisões da Suíça com jogadores amadores:

YtpyzBF.png

8YGgwRf.png

SqtW8r8.png

 

Resultados num save um pouco mais longo na Sérvia:

dYlzZvO.png

25TEoy1.png

65BJYW1.png

WTcratL.png

sKNMmh6.png

 

PS: O Trieste é um time de Lichenstein que está na 7a divisão da suíça e eu estou fazendo uns testes de base de dados customizadas para fazer um save longo. Até agora com essa tática fui promovido em 2o lugar da 7 > 6 e na 6a divisão fui Campeão disparado.

o arquétipo dela seria um gegenpress né.

faz sentido um OV setado na instrução de ritmo alto.

e me fala, nessas duas derrotas, você perdeu na posse no meio-campo?

além disso, seta alguma instrução de recomposição para os MAC's?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, felipevalle disse:

o arquétipo dela seria um gegenpress né.

faz sentido um OV setado na instrução de ritmo alto.

e me fala, nessas duas derrotas, você perdeu na posse no meio-campo?

além disso, seta alguma instrução de recomposição para os MAC's?

Tanto a minha ideia, quanto o jogo classificam a tática como um Tiki-Taka em Profundidade. Porém, também tem elementos de gegenpress para recuperar rapidamente a bola. Eu acho que pelo fato de eu pressionar apenas quando chega no meio de campo, o jogo entende que eu não pressiono muito.


Os 5 jogadores ofensivos tem instruções de Marcação Apertada. Mas a questão da pressão varia pelas funções deles. O N10 marca menos que todos. O AS sombra marca muito e volta bastante. O MO volta menos que o AS mas mais que o N10. Já os dois pontas voltam sempre acompanhando os laterais.

Quando o outro time tem a bola, eles tocam livremente entre os zagueiros com apenas o N10 fazendo uma certa pressão em quem tem a bola, o resto fica esperando um pouco acima da linha de meio de campo. Quando a bola chega nos volantes, tem 3 pressionando quem tem a bola, e isso resulta geralmente num passe errado ou uma recuperação rápida. Porém, quando esse passe passa, fica apenas o OV correndo pra trás com velocidade máxima e os zagueiros recuando para não tomar uma bola nas costas. Quando o time adversário é bom tecnicamente, isso se torna perigoso, e depende muito da qualidade do OV para conseguir voltar e pressionar quem tem a bola, dando tempo dos outros MAC's voltarem para ajudar. Mas muitas vezes o time adversário abre pelos lados e dá uma folga para meu time voltar. Quando o adversário abre pros lados, os pontas e os laterais estão próximos para fazer a marcação, mas não uma marcação apertada (por parte dos laterais), para dar tempo do meu time se recompor.

Sobre as duas derrotas:

Contra o Sirnach-Stella eu tive 63% de posse de bola, com 23 chutes à gol com 7 no alvo, eles deram 2 chutes à gol... O primeiro gol do adversário foi um erro do zagueiro dando o bote e permitiu o chute do atacante de dentro da área. O segundo foi um pênalti ridículo que o lateral cometeu num contra-ataque.

Contra o Vaduz eu tive 62% de posse de bola, mas com os chutes mais equilibrados, 19 para cada lado e 11 contra 7 ao alvo. O jogo foi tenso e até de certa forma equilibrado. Nós tomamos um gol porque o zagueiro deu um chutão para frente e o volante deles rebateu e sobrou pro atacante deles fazer o gol. Nossos 2 gols foram trabalhados com bolas nas costas dos zagueiros deles. O gol de empate foi uma jogada de linha de fundo com cruzamento na área que o atacante ganhou e fez o gol. A virada deles veio de bola parada, mais um de cabeça. Mas o Vaduz é um time que está na primeira divisão da Suíça e meu time estava na sexta... Isso foi na final.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/03/2023 em 23:08, Zap! disse:

Fala pessoal! Depois de um tempo testando e tentando criar uma tática de posse de bola e depois tentando recuperá-la o mais rápido possível quando perdesse eu cheguei em uma tática que deu muito certo. Vou trazê-la para quem quiser testar, ou só olhar ou só discutir.
 

Essa ideia de tática sem atacante (Strikerless) é bastante conhecida por jogadores fora do Brasil, e eu lembro de testar ela também com a seleção da Áustria no FM 19. É uma variação interessante, pois basicamente vc recua seu CA para MAC e pode ter aí boas variações táticas.

E tem um site muito bom que eu voltarei a ler agora sobre esse assunto, não sei se é do mesmo autor desses vídeos que você assistiu:

 

Strikerless – Dare to think outside the box

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que vocês acham dos MP dos jogadores? Ajudam ou atrapalham?

No 4-3-3 eu gosto muito daquele meia mais agudo. Estilo Iniesta ou Modric, alguém que esteja ali pisando na área sempre para criar desequilíbrios defensivos. O problema é que algumas funções não permitem isso. Eu adoro o MC (At) mas essa função sem uma MP que force o jogador ser mais ofensivo, ele fica meio blasé. Sei lá. Não é tão forte como um Mezzala por exemplo. Então eu vou começar a testar um "Chega a frente sempre que possível" ou "Entra na grande área" para forçar esses avanços.

O meu único problema com Mezzala é ele forçar muito o lado que ele atua. Então por exemplo, ele costuma tirar o brilho do meu Extremo porquê ele tá puxando marcação, tirando o ponta no 1x1, tirando espaço para ele driblar.

Quais MP's vocês gostam para cada posição?

Uma que não pode faltar para mim é "Evitar Rematar de Longe" para meus CA e "Fica Atrás Sempre" para o meu primeiro volante. Gosto também de "Procura o passe ao invés de tentar o gol" para os pontas pois meu foco é que eles sejam mais criadores do que finalizadores. Porém, já vi várias ocasiões onde a desgraça poderia realmente chutar a gol e ele toca para alguém marcado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Johann Duwe disse:

Essa ideia de tática sem atacante (Strikerless) é bastante conhecida por jogadores fora do Brasil, e eu lembro de testar ela também com a seleção da Áustria no FM 19. É uma variação interessante, pois basicamente vc recua seu CA para MAC e pode ter aí boas variações táticas.

E tem um site muito bom que eu voltarei a ler agora sobre esse assunto, não sei se é do mesmo autor desses vídeos que você assistiu:

 

Strikerless – Dare to think outside the box

Chegou a testar a Guido Hybrid?

https://strikerless.com/2018/10/17/creating-my-classic-strikerless-in-fm19/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, felipevalle disse:

Não, essa eu não testei.

Pelo visto é bem ofensiva, com a linha defensiva atuando na faixa do meio campo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 hours ago, Banton said:

O que vocês acham dos MP dos jogadores? Ajudam ou atrapalham?

As duas coisas. Depende realmente se aquela é uma instrução que se encaixa com o que tu quer do jogador ou se vai contra isso. 

 

14 hours ago, Banton said:

No 4-3-3 eu gosto muito daquele meia mais agudo. Estilo Iniesta ou Modric, alguém que esteja ali pisando na área sempre para criar desequilíbrios defensivos. O problema é que algumas funções não permitem isso. Eu adoro o MC (At) mas essa função sem uma MP que force o jogador ser mais ofensivo, ele fica meio blasé. Sei lá. Não é tão forte como um Mezzala por exemplo. Então eu vou começar a testar um "Chega a frente sempre que possível" ou "Entra na grande área" para forçar esses avanços.

Acho que é algo válido de se tentar. Uma coisa que eu ficaria de olho é se esse jogador está participando de todas as fases da jogada que tu quer. Se tu quer que esse jogador seja também o construtor das jogadas, talvez o "chega a frente sempre que possível" faça o cara disparar para o ataque rápido demais, e aí deixei um buraco ali no momento anterior. Porque uma coisa é ele ter essa chegada na área depois que a bola já tá lá no setor de ataque né. Outra é ele correr pra frente quando o time tá recém começando a construir o lance. 

Aí depende mesmo do que tu quer do jogador. Eu só ficaria de olho nessa questão. Dependendo do que tu quer, pode até ser que aquela instrução de chegar tarde à área adversária (não sei o nome exato) seja mais útil.

 

14 hours ago, Banton said:

Quais MP's vocês gostam para cada posição?

Uma que não pode faltar para mim é "Evitar Rematar de Longe" para meus CA e "Fica Atrás Sempre" para o meu primeiro volante. Gosto também de "Procura o passe ao invés de tentar o gol" para os pontas pois meu foco é que eles sejam mais criadores do que finalizadores. Porém, já vi várias ocasiões onde a desgraça poderia realmente chutar a gol e ele toca para alguém marcado.

Particularmente eu não gosto muito de ter atletas com essa de procurar o passe em vez do gol, a não ser que o cara seja realmente um monstro do passe e muito ruim de chute. No geral eu prefiro que o atleta tome a decisão que achar mais conveniente no momento do jogo mesmo. Claro que se o cara for ruim de decisões também pode ser uma forma de facilitar, mas pensando em um jogador de bom nível para uma equipe de elite eu já prefiro confiar que ele vai saber o que fazer em campo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/03/2023 em 23:08, Zap! disse:

Fala pessoal! Depois de um tempo testando e tentando criar uma tática de posse de bola e depois tentando recuperá-la o mais rápido possível quando perdesse eu cheguei em uma tática que deu muito certo. Vou trazê-la para quem quiser testar, ou só olhar ou só discutir.

 

Já vi variações assim mas sempre é algo curioso e interessante de observar. Como você falou, as jogadas envolvem muitas trocas de passes, mesmo os cruzamentos que vi foram em situações de triangulação ou aquele jogador que vai ao fundo, pisa, e passa pro lateral vindo de trás e esse que cruza. Tenho a impressão que o limitador é ter 5 jogadores com boa visão de jogo e passe pras jogadas saírem, porque todos podem aparecer pra finalizar mas as jogadas boas saem de quem tem mais qualidade criativa. O SS ser um jogador veloz também parece importante.

Pela análise do ratemytactic, a maior preocupação (sem surpresa) é a solidez defensiva por só ter um jogador no meio, pouca cobertura, etc. Uma variação com 4-2-4 ajudaria um pouco mas não resolveria, mas ainda poderia ser testada pra ver se faz diferença em jogos mais disputados no meio-campo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Danut disse:

esse jogador seja também o construtor das jogadas, talvez o "chega a frente sempre que possível" faça o cara disparar para o ataque rápido demais, e aí deixei um buraco ali no momento anterior. Porque uma coisa é ele ter essa chegada na área depois que a bola já tá lá no setor de ataque né. Outra é ele correr pra frente quando o time tá recém começando a construir o lance. 

O meu lateral-direito está em Apoiar e eu pedi para ele "Encurtar Linhas" nas instruções individuais. Ou seja. Caso apareça esse buraco, meu lateral vai estar meio que agindo como um volante. Mas se eu ver falhas, talvez eu o coloquei numa função defensiva, para ter mais solidez.

O "Entrar dentro da área" não tá ajudando muito. Ele não tem rendido tão bem quanto eu estava esperando. Vou tentar o "Chega a frente sempre que possível" para ver se muda em algo. Eu quero que ele seja uma espécie de Avançado Sombra mas jogando como MC.

3 horas atrás, Danut disse:

Particularmente eu não gosto muito de ter atletas com essa de procurar o passe em vez do gol, a não ser que o cara seja realmente um monstro do passe e muito ruim de chute. No geral eu prefiro que o atleta tome a decisão que achar mais conveniente no momento do jogo mesmo. Claro que se o cara for ruim de decisões também pode ser uma forma de facilitar, mas pensando em um jogador de bom nível para uma equipe de elite eu já prefiro confiar que ele vai saber o que fazer em campo. 

Eu até gosto mas em posições específicas. Por exemplo, eu coloco em todos os laterais essa função para eles não ficarem chutando pois não é o forte deles. Aquele primeiro volante que não sabe finalizar gosto também de ensiná-los.

Agora, eu costumo usar essa MP nos meus Extremos por dois motivos: Geralmente os Extremos tem os atributos que complementam a finalização ruim além de estarem com o pé direito jogando pela direita. Ele raramente visita a área como o Avançado Interior faz, esse inclusive, é o melhor do time até agora. Tem "Remate Colocado".

Se o jogador tiver uma boa capacidade, de fato, essa MP não vale a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Banton disse:

O meu lateral-direito está em Apoiar e eu pedi para ele "Encurtar Linhas" nas instruções individuais. Ou seja. Caso apareça esse buraco, meu lateral vai estar meio que agindo como um volante. Mas se eu ver falhas, talvez eu o coloquei numa função defensiva, para ter mais solidez.

O "Entrar dentro da área" não tá ajudando muito. Ele não tem rendido tão bem quanto eu estava esperando. Vou tentar o "Chega a frente sempre que possível" para ver se muda em algo. Eu quero que ele seja uma espécie de Avançado Sombra mas jogando como MC.

Eu até gosto mas em posições específicas. Por exemplo, eu coloco em todos os laterais essa função para eles não ficarem chutando pois não é o forte deles. Aquele primeiro volante que não sabe finalizar gosto também de ensiná-los.

Agora, eu costumo usar essa MP nos meus Extremos por dois motivos: Geralmente os Extremos tem os atributos que complementam a finalização ruim além de estarem com o pé direito jogando pela direita. Ele raramente visita a área como o Avançado Interior faz, esse inclusive, é o melhor do time até agora. Tem "Remate Colocado".

Se o jogador tiver uma boa capacidade, de fato, essa MP não vale a pena.

Não é mais fácil nesses casos usar as instruções individuais? Digo, ao invés de ensinar um MP de evitar chutar, não seria melhor setar "rematar menos" nas instruções de jogador? 

Estou perguntando porque realmente não sei, quando comecei a jogar (no FM 21) eu ficava preocupado com MPs, agora, no geral, prefiro que quanto menos MPs o jogador tiver melhor, porque fica mais maleável, mas eu não sou experiente a ponto de saber se é melhor o MP. 

No geral, acho muito ruim ter um jogador com os atributos certinhos para executar em tese uma função e ele ter um MP que ferra com isso (p.ex, o Michel Araújo no Flu teria atributos razoáveis/bons para usar como extremo pela esquerda, mas tem um MP de cortar pra dentro que faz com que ele não jogue nessa função, e como não uso AI ou EI, ele fica meio sem utilidade - acabei vendendo nesse save, inclusive), então, como novato, tendo a achar que menos é mais nesses casos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, fabioaraujo89 disse:

Não é mais fácil nesses casos usar as instruções individuais? Digo, ao invés de ensinar um MP de evitar chutar, não seria melhor setar "rematar menos" nas instruções de jogador?

Os movimentos são pra serem vistos como característica especial de cada jogador, algo quase imutável. Em termos de jogo, algumas instruções e movimentos têm o mesmo efeito, mas o movimento é algo mais permanente independente do estilo do time, instruções, etc.

Têm alguns movimentos que são mais úteis que outros, então no caso de um movimento casar bem com seu estilo de jogo, ter um jogador com esse movimento te dá uma certeza maior que aquele tipo de jogada será executada. Por outro lado alguns desses movimentos podem ser vistos como vícios, então ter o jogador com o movimento também pode atrapalhar.

 

Via de regra, eu gosto de uns poucos movimentos ofensivos, mesmo assim sempre fazendo outras considerações. Ter um jogador veloz que corre com a bola é ótimo com jogadores laterais mas nem tanto com jogadores centrais, por exemplo. E é mais útil com jogadores que tomem boas decisões e tenham Flair pra eles não serem previsíveis. Jogadores rápidos mas que driblam mal tiram bom proveito dessa rapidez quando têm Knocks Ball Past Opponent mas caso um jogador tenha o movimento e bom drible, ele acaba desperdiçando isso um pouco e vira um vício, porque seria melhor que ele escolhesse o drible pra cada ocasião.

 

Com essas considerações, acho que Knocks Ball Past Opponent, Plays No Through Balls e Plays Short Simple Passes são os movimentos que eu mais uso, porque são interessantes pra contornar limitações e não conflitam com meu estilo de jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse vídeo com a Planilha é bem legal. Apesar do processo manual tirar um pouco de qualquer vontade de baixar, ao menos para mim.

Em 26/02/2023 em 10:09, felipevalle disse:

dessa vez uma ferramenta pra ver os atributos consolidados e outras coisinhas interessantes. Bem simples e funcional.

 

Deixo aqui um site bem legal que faz a análise de melhor função para o jogador:

FM20 Attributes Calculator

É mais automatizado, dá para você mudar a fórmula caso queira, e tem um passo a passo fácil de seguir, mas está em inglês - apesar de dar para se virar sabendo o básico da língua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Douglas. disse:

 

Já vi variações assim mas sempre é algo curioso e interessante de observar. Como você falou, as jogadas envolvem muitas trocas de passes, mesmo os cruzamentos que vi foram em situações de triangulação ou aquele jogador que vai ao fundo, pisa, e passa pro lateral vindo de trás e esse que cruza. Tenho a impressão que o limitador é ter 5 jogadores com boa visão de jogo e passe pras jogadas saírem, porque todos podem aparecer pra finalizar mas as jogadas boas saem de quem tem mais qualidade criativa. O SS ser um jogador veloz também parece importante.

Pela análise do ratemytactic, a maior preocupação (sem surpresa) é a solidez defensiva por só ter um jogador no meio, pouca cobertura, etc. Uma variação com 4-2-4 ajudaria um pouco mas não resolveria, mas ainda poderia ser testada pra ver se faz diferença em jogos mais disputados no meio-campo.

Concordo! A tática funciona bem, mas para o time fazer gols, ou fazer muitos gols, o pessoal precisa de uma boa visão e um bom passe. Cruzamentos são raros, então não considerei tão imoprtante.

Defensivamente, o time tem que ter muito trabalho em equipe e ser bem resistente para aguentar correr ao ataque e depois já voltar correndo para defender. Principalmente os pontas (que em praticamente qualquer tática fazem isso já, por isso não há tanto preocupação com eles). Mas o OV é essencial que tenha esses atributos bem altos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Fala, pessoal!
      sou novo aqui e no FM. Nunca tinha jogado o jogo, aí vi que liberaram no Xbox pelo Game Pass e viciei! (até tentei passar para a versão normal, mas não rodou bem no meu PC). 
      Hoje estou jogando bastante (em quantidade rs), mas já vi (e confirmei lendo aqui) que o jogo pode ser bem frustrante, especialmente para os iniciantes como eu, que não entendem ainda o que estão fazendo no game. 
      Assim, eu queria uma ajuda com a parte tática. Nesse meu sabe específico, eu comecei no Campeonato de Portugal com a Estrela da Amadora, mas depois de uma curta passagem pelo QPR eu estou há algumas temporadas no Watford, da Inglaterra. 
      Peguei o time na Championship, consegui subir (não foi exatamente “fácil” pra mim, mas eles tinham acabado de cair e tinham um dos elencos mais fortes da divisão) e me estabilizei bem na PL. 
      Eu uso desde sempre um 4-2-3-1 com extremos, tiki-taka personalizado. Era a tática que já era da Estrela lá no começo, eu não mexi muito e fui usando. Já tentei outras, mas essa foi a que mais me serviu ao longo do tempo. 

      Meu time tem um desempenho sempre aceitável. Eu sempre estou ali brigando por uma vaga nas competições continentais, normalmente pego o Camp. Europeu ou o Camp. Europeu II. Teve uma que fui pra Champions.
      Como estou há tempos no clube, eu consegui montar um time bom. Tem vários jogadores muito interessantes, que volta e meia recebem propostas altas de clubes bem maiores e o elenco é equilibrado e com opções. 
      O problema? O time sempre se dava mal no confronto com os grandes ingleses (seja nas taças ou na liga) e perdia uns jogos bobos, que faziam o desempenho cair.
      Aí eu descobri o Rate My Tatic...fiz os ajustes para a tática ficar 5 estrelas (que envolviam alguns ajustes de funções e principalmente remover várias instruções que eu nem sabia que estavam e conflitos. Fiz uma ou outra contratação para fechar.
      E deu bem certo. O time melhorou, diminuiu muito os pontos perdidos em jogos fáceis, fez bons jogos com os grandes, cheguei a sonhar com o título... mas ficou em segundo lugar, a 4 pts do campeão (Chelsea). E ainda perdeu a final da FA Cup pro Arsenal. Foi positivo, mas frustrante demais. 
      Eu sinto que falta só um “ajuste fino” pro time ir mais longe, levantar canecos. Que modificações vocês sugerem? 
      (Não estou conseguindo subir imagem, mas a tática é assim):
      4-2-3-1 com extremos 
      2 Defesas laterais com função de apoio
      2 defesas centrais função defender
      2 Médios centros com função de apoio
      1 médio ofensivo com função apoio
      2 extremos invertidos com função apoio 
      1 atacante completo com função atacar 

      as instruções de equipe 
      com posse:
      passar para espaço 
      jogar a partir da defesa 
      levar bola até a área 
      ritmo muito mais alto (estou pensando em tirar, meu time termina morto todas as partidas e tem quedas de desempenho ao longo da temporada) 
      em transição (não tinha no Rate):
      Pressionar
      contra atacar
      Sem posse
      linhas normais 
      Marcação apertada
      pressao muito mais urgente (o Rate mandou tirar e acho que vou fazer pra próxima temporada porque acho que está tirando meus zagueiros da posição e permitindo infiltrações demais). 
       
      O que vocês acham? Ajudem o novato, pfvr! Abraços!
    • schacoffee
      Por schacoffee
      Boa noite, pessoal, tranquilidade?
      Há um tempo eu venho acompanhando no yt o canal "Táticas de Futebol", assistindo a carreira que fizeram por lá e pegando inspiração das táticas da vida real que replicam no FIFA, só por curiosidade mesmo, afinal nem jogo FIFA. Esse ano iniciaram uma carreira fictícia com o Fábio Carille treinando o 1860 Munich, que está bem legal diga-se, e estou curtindo.
      Eu estou um pouco inspirado e inclinado a fazer algo parecido, jogando defensivamente, e obviamente com outra história e outro clube, só que como um adepto do futebol a la Cruyff e holandeses e de tudo que dali saiu, sempre preferi usar sistemas ofensivos e que valorizassem posse, intensidade, pressão etc, no FM. Andei vendo uns jogos de times defensivos ou que fossem menos ousados no ataque para tentar tirar uma inspiração (entra na conta Mourinho e Simeone, logicamente), porém ainda está difícil de imaginar como quero que meu time jogue. É uma linguagem diferente da que eu venho me acostumando.
      Eis que venho pedir umas dicas de vocês. Modelos de táticas do FM que posso buscar e tirar como base, materiais para eu estudar, vídeos legais para assistir sobre FM, blogs, etc, o que puderem me dispor eu agradeceria.
      Se você que está lendo curte futebol mais cauteloso, diga como que arma seu time e monta sua tática para ajudar o mano aqui.
      *** Eu não gosto de usar tática pronta, geralmente crio a tática personalizada, do zero. Vídeos de tática seriam para me ajudar na tomada de decisão, não download. ***
    • Mtvianna
      Por Mtvianna
      Primeiramente, já de ante mão queria pedir desculpas pelo formato do post, embora seja um membro velho, sempre fui mais de ler do que escrever, então não aprendi muito bem como fazer o upload das imagens hehehe Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tenho tido com uma tática que desenvolvi desde o FM20
      Sempre parti pras táticas nacionais demais e nunca variava, ou seja, sempre usei um 4-2-3-1 com extremos. Como colorado, fiquei extremamente feliz quando Coudet foi ventilado como possível treinador em 2020, então comecei a olhar com mais carinho pra formações com mais meias e centroavantes, sem extremos. Então desenvolvi minha própria tática sem procurar em nenhum fórum. E por incrível que pareça desde o FM20 ela vem dando muito certo. Gostaria de compartilhar ela com vocês para ver o que vocês acham e até tentar aprimorar ela.
      Posições
      Com posse
      Transição
      Sem posse
      Não sei muito bem como dizer isso, mas eu uso um esquema baseado na posse misturado com o Gegenpress, passes curtos focados no meio e ritmo mais elevado. Com a utilização de 3 meias centrais, sendo o central um construtor de jogo recuado e dois mezzalas (dependendo da características do elenco também pode ser um area a area, como o Patrick), também dou preferência por laterais com características de apoiar. O meia ofensivo quase sempre é como meia ofensivo atacar ou atacante sombra. Já os dois atacantes do time normalmente são um ponta de lança e um atacante recuado (ou dois pontas de lanças). Os três jogadores de frente tem instruções individuais para marcar apertado, rematar mais e correr mais riscos. Claro que dentro jogo acabo fazendo algumas variações, como explorar mais um lado diferente do campo, recuar um pouco as linhas caso eu esteja tomando mais bolas nas costas dos zagueiros, ou então diminuir o ritmo, rematar sempre que puder ou algo assim, dependendo das circunstâncias do jogo.
      Resultados
      Títulos
      Aqui algumas estatísticas dos meus principais atacantes. Além disso, meus laterais costumam dar várias assistências. Heitor teve 15 na temporada.
      Yuri Alberto
      Galhardo
      Abel Hernandez
      Confesso que sofro um pouco defensivamente pela minha defesa ficar tão exposta, mas compenso com muitos gols, principalmente dos atacantes. Não é uma formação muito equilibrada, mas tenho conseguido resultados, inclusive na Europa. Uma das coisas que talvez contribuam muito para ela funcionar bem é ter uma comissão técnica muito boa e focar muito em jovens jogadores, para treiná-los e fazer a adaptação deles desde a base. Gosto muito de fazer o save comprando só jovens jogadores para revender no futuro (quando possível) hahaha
      O que vocês acham? Alguma dica para que eu possa aprimorar mais? Esses prints são do primeiro save que fiz no FM21, no meu save atual joguei 3 temporadas com o juventude, saindo da Série C e chegando até a Libertadores. Depois assumi o River e ganhei o argentino e a libertadores. No meu atual time ainda não tenho resultados porque não começou a temporada, mas assim que encaminhar os primeiros meses com o Racing na segunda Argentina posto mais resultados dela.
       
       
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Os lances acima ocorreram no jogo entre Ipswich e Burton pelo equivalente à terceira divisão inglesa. O atleta é o mesmo, e ele é um zagueiro de 19 anos que está emprestado pelo Arsenal.
      Eu lancei uma pergunta num grupo de WhatsApp e gostei das respostas e achei bacana trazer o debate para cá. Lá eu fiz apenas uma pergunta, com viés mais do lado do treinador. Aqui, vou fazer mais perguntas, para que possamos iniciar um debate e realmente possamos pensar um pouquinho sobre aquilo que nos agrada, seja em termos de estilo de jogo, seja em termos do que os atletas em campo e debater futebol com um pouco mais de qualidade e nos forçar a ir além do simples. Isto posto, vamos as perguntas:
      1) Se você fosse o treinador, como vocês lidariam com esse tipo de comportamento do zagueiro durante o jogo? (Aqui o objetivo é vocês pensarem no que acreditam como que o futebol do seu time deve ser jogado, analisar mais friamente a situação, se é um comportamento que vocês gostam ou não num atleta dessa posição, por exemplo)
      2) Como torcedor, quão confortável você se sentiria ao ver seu zagueiro fazendo isso durante um jogo? (Aqui é para você botar seu coração de torcedor na linha, talvez avaliar as opções que seu time tenha para a zaga, se eles inspiram confiança jogando com os pés e qualquer coisinha mais).
      3) Se você fosse o treinador, que aspectos avaliaria para decidir se esse é um comportamento útil ou não para seu time? (O atleta é titular do seu time, já são 11 jogos com uma média de 86 minutos jogados. Ou seja, aqui é para excluir o que você pensa sobre o comportamento e se colocar no lugar do treinador do Ipswich e pensar o que você utilizaria para decidir se o comportamento é útil).
×
×
  • Criar Novo...