Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com tática / Estrela da Amadora


fabioaraujo89

Posts Recomendados

Fala, pessoal!

sou novo aqui e no FM. Nunca tinha jogado o jogo, aí vi que liberaram no Xbox pelo Game Pass e viciei! (até tentei passar para a versão normal, mas não rodou bem no meu PC). 

Hoje estou jogando bastante (em quantidade rs), mas já vi (e confirmei lendo aqui) que o jogo pode ser bem frustrante, especialmente para os iniciantes como eu, que não entendem ainda o que estão fazendo no game. 

Assim, eu queria uma ajuda com a parte tática. Nesse meu sabe específico, eu comecei no Campeonato de Portugal com a Estrela da Amadora, mas depois de uma curta passagem pelo QPR eu estou há algumas temporadas no Watford, da Inglaterra. 

Peguei o time na Championship, consegui subir (não foi exatamente “fácil” pra mim, mas eles tinham acabado de cair e tinham um dos elencos mais fortes da divisão) e me estabilizei bem na PL. 

Eu uso desde sempre um 4-2-3-1 com extremos, tiki-taka personalizado. Era a tática que já era da Estrela lá no começo, eu não mexi muito e fui usando. Já tentei outras, mas essa foi a que mais me serviu ao longo do tempo. 

Meu time tem um desempenho sempre aceitável. Eu sempre estou ali brigando por uma vaga nas competições continentais, normalmente pego o Camp. Europeu ou o Camp. Europeu II. Teve uma que fui pra Champions.

Como estou há tempos no clube, eu consegui montar um time bom. Tem vários jogadores muito interessantes, que volta e meia recebem propostas altas de clubes bem maiores e o elenco é equilibrado e com opções. 

O problema? O time sempre se dava mal no confronto com os grandes ingleses (seja nas taças ou na liga) e perdia uns jogos bobos, que faziam o desempenho cair.

Aí eu descobri o Rate My Tatic...fiz os ajustes para a tática ficar 5 estrelas (que envolviam alguns ajustes de funções e principalmente remover várias instruções que eu nem sabia que estavam e conflitos. Fiz uma ou outra contratação para fechar.

E deu bem certo. O time melhorou, diminuiu muito os pontos perdidos em jogos fáceis, fez bons jogos com os grandes, cheguei a sonhar com o título... mas ficou em segundo lugar, a 4 pts do campeão (Chelsea). E ainda perdeu a final da FA Cup pro Arsenal. Foi positivo, mas frustrante demais. 

Eu sinto que falta só um “ajuste fino” pro time ir mais longe, levantar canecos. Que modificações vocês sugerem? 

(Não estou conseguindo subir imagem, mas a tática é assim):

4-2-3-1 com extremos 

2 Defesas laterais com função de apoio

2 defesas centrais função defender

2 Médios centros com função de apoio

1 médio ofensivo com função apoio

2 extremos invertidos com função apoio 

1 atacante completo com função atacar 


as instruções de equipe 

com posse:

passar para espaço 

jogar a partir da defesa 

levar bola até a área 

ritmo muito mais alto (estou pensando em tirar, meu time termina morto todas as partidas e tem quedas de desempenho ao longo da temporada) 

em transição (não tinha no Rate):

Pressionar

contra atacar

Sem posse

linhas normais 

Marcação apertada

pressao muito mais urgente (o Rate mandou tirar e acho que vou fazer pra próxima temporada porque acho que está tirando meus zagueiros da posição e permitindo infiltrações demais). 
 

O que vocês acham? Ajudem o novato, pfvr! Abraços!

Editado por fabioaraujo89
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De diferente da sua:

Com posse: tirei o passar pro espaço, setei ser mais expressivo, enfrentar defesa, e largura muito apertada. Além de passes muito curtos e cruzamentos rasteiros.

E no sem posse:

Linha de defesa e engajamento alta e fazer linha de impedimento. Removi a marcação apertada também.

Quanto as funções:

Tirando os zagueiros e o goleiro líbero, todo mundo apoia.

E os LAT são alas. Nas PTAs e MO, x3 CJA, e por fim no ataque x1 AvR.

É uma máquina essa tática 🤭😄 

Eu acredito que na sua, deve ter jogo que o teu AC irá render muito e noutro bem pouco.

Editado por felipevalle
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa! 


por que você fez essas escolhas? Eu não entendo de tática e estou aprendendo no jogo, com tentativa e erro, então queria entender melhor a lógica com quem joga há mais tempo.

Eu pensei em botar os laterais como alas, mas aí o Rate My Tatic disse que eu ia perder solidez defensiva, então preferi manter. 

Eu esqueci de botar, mas eu tb uso passe curto.

E você tem razão quanto ao meu AC. Ele foi o goleador do time na temporada, mas não marcou muito, os gols foram bem distribuídos pelos atacantes e meias. E tinha jogo que ele sumia, eu ficava puto e substituía, mas não mudava muito o rumo das coisas. 

eu pensei em botar AvR, mas fiquei achando que ele ia embolar com o MO que já atua ali perto. Você sentiu isso ou integram bem? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Leho. changed the title to Ajuda com tática / Estrela da Amadora

Oi Fabio.

Então, o Rate my Tactic é um ponto de partida, pode ajudar mas assim como os templates que vem de fábrica no FM, não são "supertáticas". Até porque o desempenho dos jogadores depende muito das características deles - personalidade, movimentos preferidos, atributos etc. Ou seja, sugiro não levar ele tão ao pé da letra. Também já notei que ele implica um pouco com o 4-2-3-1 tradicional, por ele raramente fica bom.

Em 08/05/2021 em 17:20, fabioaraujo89 disse:

4-2-3-1 com extremos 

2 Defesas laterais com função de apoio

2 defesas centrais função defender

2 Médios centros com função de apoio

1 médio ofensivo com função apoio

2 extremos invertidos com função apoio 

1 atacante completo com função atacar 

Geralmente a maior parte dos problemas táticos no FM dizem respeito a escolha/combinação de funções e tarefas - as instruções de equipe ou complementam, ou atrapalham, mas se as funções e tarefas estiverem ajustadinhas geralmente o time vai bem (ainda que por vezes possa não ir tão bem). 

Não sei se fica claro o que eu quero dizer com função e tarefa - função seria Goleiro, Defesa com Bola, Defesa Central, Defesa Lateral, Ala, Médio Centro, Meia Area a Area etc....e tarefa são quatro, Defender, Apoiar, Atacar ou Automático.

Eu achei esse seu desenho muito sem largura. Tipo, o Defesa Lateral em Apoiar sobe pouco, o que é complicado numa formação onde só tem dois no meio campo, e você ainda colocou dois Extremos Invertidos, que também jogam pelo centro. Então fica fácil demais anular seu time, é só compactar um bloco na frente da defesa.

Achei também que com dois MCs em tarefa apoiar seu time vai ficar muito exposto e o MO em Apoiar ajuda pouco o atacante, que acaba por ficar isolado.

Eu começaria com mudanças simples porque em geral sua equipe está indo bem. Passaria um dos dois MCs para Defender, os dois laterais para Ala Apoiar, um dos pontas para Atacante Interior Apoiar, o outro para Extremo Apoiar (ou talvez mesmo Extremo Invertido Apoiar), o MO para Atacar e o atacante pode ser um PL comum mesmo. A partir daí iria observando o desempenho e ajustando o que fosse necessário.

Qual mentalidade você está usando? Equilibrada ou Positiva? 

Tem umas instruções que soam meio contraditórias: Passar para o Espaço não combina muito com Jogar a Partir da Defesa nem Levar a Bola Até a Área, e Marcação Apertada é mais voltada para sistemas defensivos (o que não parecer ser seu caso). Se você usa um Tiki Taka clássico, Ritmo Mais Alto e Contra Atacar também não fazem muito sentido (porque a ideia é ser paciente, e elas aceleram um pouco as coisas). Eu também usaria Linha Defensiva Mais Alta para aumentar a compactação da equipe e diminuir o espaço que os adversários têm para jogar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por incrível que pareça o contra-atacar não tem afetado nos saves que uso a 4-2-3-1 com a instrução de ritmo mais elevado.

A ideia é um tiki-taka mais vertical. De posse e tabelas rápidas, onde o time praticamente precisa se apoiar. 

Também concordo com os alas apoiando. Eles dão várias assistências no decorrer da temporada.

Pra passes curtos não gostei do extremo nem do avançado interior. Ou ele abre demais, e finaliza pouco, não sendo tão ideal pra tabelar, ou o oposto, o AI finaliza de fora quando não precisa, e segurando a bola mais que o necessário, ainda que faça algumas tabelas bacanas vez ou outra.

Sobre a largura, em tese seria fácil pra defesa adv. mesmo se compactar todo, mas se teu time tabela e agride rápido, funciona muito bem. Mas não com extremos, ou o oportunista ou jogador alvo centrado. Acho previsível essas táticas pras defesas. Se você marca o construtor da jogada ou a referência do time individualmente anula o jogo adversário. E aí fica aquele jogo feio decidido em bola parada, ou eles acertam uma bola nas costas da tua defesa e matam o jogo num contra-golpe, isso quando eles te dominam nas finalizações, demonstrando o colapso da tua tática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre os mc e mo em apoiar, achei o comportamento deles bem tático, mas acredito que se baixar a altura de pressão a tática vai ruir. Parece que funcionam bem porque ainda o centro-avante ajuda pra tabelar.

Das vezes que usei mc em apoiar só conseguia pressionando. 

Por exemplo, usei eles num de bola longa, e outro no direto, e o time era muito ruim na defesa. A tática começava bem. Na verdade o do direto. O do longa era bom num jogo e muito ruim no outro.

Ou seja, o problema não era nem tanto ter dois médio centros apoiando, mas sim nas outras funções do ataque e dos laterais proporcionarem lacunas, e assim acabava afetando na coesão do time, seja ofensiva quanto defensiva. Por exemplo, laterais e extremos apoiando, tendo dois médios centros e um avante como completo ou avançado, vão funcionar bem em certos jogos, mas na prática a pressão na bola que eles dão não é suficiente, pois trabalham mais de forma individualizada e sempre procurando uma referência do que agindo de forma mais coesa e compacta, e tentando avançar como um bloco pelo campo adversário, seja para criar as jogadas quanto marcar a bola.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fabioaraujo89 irei postar depois as fotos da tática e aí vou explicando (eu tenho num post do Fb mas não acho nas notificações 🥴). Mas sobre o RTM, eu penso assim, qualquer que seja a ferramenta que utilizar, se ela na média não te conduzir a resultados expressivos, deixa pra lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por alto, eu colocaria um dos meias para defender. Isso diminuiria a fluidez do ataque, mas daria uma maior cobertura a defesa. Chuto dizer que a equipe toma muitos gols de contra-ataques, já que pressiona bastante na frente. Pressionar a saída de bola, contra qualquer equipe, força o adversário a ser mais direto. Perdendo a posse de bola na fase de ataque e não conseguindo recuperar imediatamente, o jogo direto eventualmente encontra alguém que trás perigo.

Passar para espaço é uma instrução que busca em 90% das vezes jogadores que atuam pelas alas. Extremos invertidos tendem cair pelo meio. Se instruir a equipe a procurar sobreposições pelas alas, vai ajudar a equipe a esperar a subida dos laterais que vão, eventualmente, aproveitar os espaços deixados pelos extremos e puxar a marcação dos laterais adversários.

Particularmente, tem algumas instruções que considero especificas. Isso quer dizer que só uso como reação ao jogo do adversário ou em certos momentos durante a partida. Até pq, algumas instruções podem acabar com o rendimento da equipe se forem usadas desde o início da partida, como você bem observou. O ritmo de jogo muito mais alto é bom contra adversários que pressionam bastante ou quando quer chegar logo no ataque, quando se está perdendo no final da partida, por exemplo. O ritmo de jogo influência a "mentalidade de passe", quanto menor os jogadores vão passar mais tempo com a bola, estudando melhor as opções de passe. Se for maior os jogadores passam menos tempo com a bola e isso faz a equipe naturalmente chegar mais rápido ao ataque. Se aceitar o conselho sobre a sobreposição que dei, diminuir o ritmo também ajuda a equipe a esperar o apoio dos laterais.

Como eu disse, isso tudo é por alto, somente teoria. FM é um jogo muito complexo, teria ainda que analisar todo o plantel para tirar o melhor de cada jogador. Se, por exemplo, seus laterais não tiverem bons atributos como sem bola, decisão, antecipação, cruzamento e passe, não tem pq forçar a participação deles no ataque. O mesmo vale para um meia-central defendendo, se não tiver bom posicionamento, antecipação e desarme. Um plantel com baixos atributos em concentração, resistência, decisão, visão de jogo e passe, seria mais efetivo com um jogo com ritmo mais lento... enfim, tem muita coisa a se considerar para "refinar" uma tática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Chaves disse:

Como eu disse, isso tudo é por alto, somente teoria. FM é um jogo muito complexo, teria ainda que analisar todo o plantel para tirar o melhor de cada jogador. Se, por exemplo, seus laterais não tiverem bons atributos como sem bola, decisão, antecipação, cruzamento e passe, não tem pq forçar a participação deles no ataque. O mesmo vale para um meia-central defendendo, se não tiver bom posicionamento, antecipação e desarme. Um plantel com baixos atributos em concentração, resistência, decisão, visão de jogo e passe, seria mais efetivo com um jogo com ritmo mais lento... enfim, tem muita coisa a se considerar para "refinar" uma tática.

Eu acrescentaria ainda aqui um elemento que pode passar despercebido: a perspectiva de classificação final do seu time. Apesar de aquilo oficialmente soar como "previsão da imprensa", eu uso para ter uma ideia geral de como os adversários vão se postar diante de mim, já que não faço e nem gosto de microgerenciamento. Se sou o time favorito ao primeiro lugar, significa que minha equipe é provavelmente superior às demais e elas tendem a jogar fechadinhas - portanto faz mais sentido uma estratégia agressiva e atacante. Se sou favorito à parte alta da tabela mas não o favorito absoluto (talvez esperam que eu fique entre o 3o e o 6o lugar, por aí), talvez eu precise de um esquema "híbrido" - porque meu time não vai ter capacidade suficiente para atacar o tempo todo sem comprometer a estrutura defensiva, mas jogar no contragolpe direto clássico poderia esbarrar em defesas fechadas demais e falta de espaço  para atacar. E se a perspectiva é um meio de tabela para baixo, sou um franco-atirador, os adversários tendem a me atacar e não esperam muito de mim - portanto talvez eu encontre espaço nas costas deles e consiga pontos preciosos jogando no contra-ataque.

A partir dessa perspectiva dá para escolher uma formação que se encaixe nesse estilo e ir moldando conforme a expectativa, a necessidade e o desempenho da equipe. Tá cada vez mais difícil jogar FM "impondo" um estilo específico ou totalmente fora do que a sua equipe precisa, e com uma fomação que não se encaixa com ele. Dá? Sim, é claro, mas eu entendo que a médio e longo prazo a tendência é ter mais dificuldades do que sucesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Tsuru disse:

Eu acrescentaria ainda aqui um elemento que pode passar despercebido: a perspectiva de classificação final do seu time. Apesar de aquilo oficialmente soar como "previsão da imprensa", eu uso para ter uma ideia geral de como os adversários vão se postar diante de mim, já que não faço e nem gosto de microgerenciamento. Se sou o time favorito ao primeiro lugar, significa que minha equipe é provavelmente superior às demais e elas tendem a jogar fechadinhas - portanto faz mais sentido uma estratégia agressiva e atacante. Se sou favorito à parte alta da tabela mas não o favorito absoluto (talvez esperam que eu fique entre o 3o e o 6o lugar, por aí), talvez eu precise de um esquema "híbrido" - porque meu time não vai ter capacidade suficiente para atacar o tempo todo sem comprometer a estrutura defensiva, mas jogar no contragolpe direto clássico poderia esbarrar em defesas fechadas demais e falta de espaço  para atacar. E se a perspectiva é um meio de tabela para baixo, sou um franco-atirador, os adversários tendem a me atacar e não esperam muito de mim - portanto talvez eu encontre espaço nas costas deles e consiga pontos preciosos jogando no contra-ataque.

A partir dessa perspectiva dá para escolher uma formação que se encaixe nesse estilo e ir moldando conforme a expectativa, a necessidade e o desempenho da equipe. Tá cada vez mais difícil jogar FM "impondo" um estilo específico ou totalmente fora do que a sua equipe precisa, e com uma fomação que não se encaixa com ele. Dá? Sim, é claro, mas eu entendo que a médio e longo prazo a tendência é ter mais dificuldades do que sucesso.

Bem colocado. Não adianta olhar para a equipe isoladamente. É preferível ser inteligente no lugar de se agarrar a uma certa filosofia.

Nessa linha também é conveniente olhar o relatório da equipe e comparar com os demais adversários. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Chaves disse:

Bem colocado. Não adianta olhar para a equipe isoladamente. É preferível ser inteligente no lugar de se agarrar a uma certa filosofia.

Nessa linha também é conveniente olhar o relatório da equipe e comparar com os demais adversários. 

Eu acho o relatório mais parecido com os templates táticos - indica a direção, mas é preciso caminhar a partir daí.

Na minha temporada atual por exemplo o relatório da equipe aponta para um jogo de contra-ataque direto, mas cotados para a segunda/terceira posição isso poderia ser muito arriscado porque os adversários tendem a se fechar contra a gente. Fora que os outros dois times que brigam pelo alto da tabela provavelmente se beneficiariam desse estilo que entrega a bola ao adversário e espera a chance para contra atacar. Então eu olho mas normalmente não o uso como fator para decidir.

Fora que em times pequenos isso pode ser meio complicado - tem hora que você olha o relatório e tem vontade de chorar porque ele não indica nada de muito concreto, ou porque seus jogadores são tão ruins que simplesmente não tem como atuar de nenhuma maneira mais específica. Ou porque a leitura pode ser subjetiva - mas nesse caso é só olhar quais templates táticos o adjunto sugere, se a leitura do relatório da equipe estiver certa geralmente vai "concordar" com o auxiliar, mesmo que você não use aquele template ou opte por criar algo do zero.

Tem inclusive um exemplo disso na última versão do Pairs and Combinations, onde o autor meio que "adaptou" as sugestões do adjunto e o relatório lido por ele, seguindo nessa mesma direção mas de uma forma ligeiramente diferente: https://www.fmscout.com/a-tactical-guide-pairs-and-combinations-2020.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Tsuru disse:

Eu acho o relatório mais parecido com os templates táticos - indica a direção, mas é preciso caminhar a partir daí.

Sim, mas isso é como tudo no jogo, inclusive a previsão da imprensa sobre a classificação final na liga.

O relatório de equipe que me referia é o que compara os atributos da equipe com as demais da liga. Ali é uma indicação clara da força do plantel frente as outras equipes da liga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, 

 

muito obrigado pelo Feedback. Vou aproveitar para aprimorar minhas táticas com base nessas dicas. 

o problema é que eu surtei...eu fiquei tão puto que meu time muito bom não conseguia render que deletei o save porque estava muito frustrado com o jogo. Agora tô aqui morrendo de arrependimento, porque no Xbox não dá pra recuperar o save deletado e eu perdi o time que levei algumas temporadas montando...
 

@Tsuru eu li em outro tópico que você joga a versão Touch.

Como você faz os treinos de equipe? Tem alguma rotina? Eu costuma setar físico 2 semanas na pré-temporada, depois 1 ou 2 semanas em táticos e depois equilibrado, mudando quando tenho alguma questão, mas não sei se dá pra usar isso melhor.


Se o time cria um montão de chances, mas não marca, faz diferença setar o treino “técnico” ou “atacante”, por exemplo?

Editado por fabioaraujo89
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Banton disse:

Eu estava abaixando os comentários e li alguém dizer gols de contra-ataque. Agora entendi o motivo.

Leva pouco gol de contra-golpe 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, fabioaraujo89 disse:

Eu estou para começar um novo save mas agora tô paralisado na questão tática. 
 

Não sei nem por onde começo. Ser novato é horrível 

Calma, comece por aqui:

Dedique alguns dias para absorver conhecimento e info. Assim pode montar táticas equilibradas e, fazer mudanças pontuais na partida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, fabioaraujo89 disse:

@Tsuru eu li em outro tópico que você joga a versão Touch.

Como você faz os treinos de equipe? Tem alguma rotina? Eu costuma setar físico 2 semanas na pré-temporada, depois 1 ou 2 semanas em táticos e depois equilibrado, mudando quando tenho alguma questão, mas não sei se dá pra usar isso melhor.

Se o time cria um montão de chances, mas não marca, faz diferença setar o treino “técnico” ou “atacante”, por exemplo?

Então, eu jogava o Touch, mas tenho uma opinião polêmica sobre ele. Para mim ele é "chumbado" de propósito para ser mais difícil e a versão completa parecer melhor. Os motivos? Vou citar alguns:

  • Mesmo táticas muito equilibradas e adequadas ao time que se tem ficam extremamente irregulares, o que não deveria acontecer;
  • Eu treinava uma equipe de segunda divisão do top 6 da Europa, subi para a primeira divisão e mesmo assim nenhum time queria me emprestar jogadores;
  • Quando eu conseguia alguém diposto a ser emprestado ou vendido, a pedida da equipe dona do passe era absurda e inviável, o que me deixava de forma geral com jogadores de quinta categoria e abaixo do nível de rivais do mesmo nível que eu.

E não fui o único a sentir esse tipo de problema. Mas aí você pergunta, ele seria chumbado por qual motivo? Bem, digamos que pode ter a ver com o fato dele custar três vezes menos que a versão completa? Talvez tenha, eu não sei bem. Ou talvez porque, se ele fosse realmente bom, a versão completa perderia público? Eu não sei, é apenas especulação. 

Fora que assim, o Touch tinha o objetivo de ser mais leve e fluido mas o FM 21 completo está mais rápido que o meu Touch 20. Então meio que não faz muita diferença.

Sobre os treinos, eu deixo tudo na mão do auxiliar. Eu poderia fazer melhor? Talvez. Mas me falta tempo pra isso e eu ficaria sem saber se os treinos que eu criei estão prejudicando meu time, ia ter uma tendência a mexer demais neles, não ia prestar. Então eu escolho um auxiliar cujo estilo tenha a ver com o que eu quero criar e ele que cuide dessa parte.

11 horas atrás, felipevalle disse:

Aí está @fabioaraujo89

IMG-20210510-013411.jpg

Não gostei, sinceramente. Acho que tem instruções demais, pouca variedade e não sei muito bem o que se quer com ela. Mas é aquilo, se funciona, passa a ser uma ótima tática 🙂 

7 horas atrás, fabioaraujo89 disse:

Eu estou para começar um novo save mas agora tô paralisado na questão tática. 

Não sei nem por onde começo. Ser novato é horrível 

Bem, você tem alguns caminhos. Um deles é a leitura dos guias que tem aqui no Centro Tático, tem várias abordagens sobre como construir tática:

Você pode também escolher um dos templates que vem com o jogo (seguindo as sugestões do adjunto), ir a campo com ele e observando o que você gosta, o que não e o que precisa mudar, e ir ajustando. Apesar de não serem táticas prontas, como ponto de partida podem servir.

Você pode também me dizer quais são seus três melhores jogadores (a posição basta), o estilo de jogo que você gosta (mais reativo? mais proativo? agressivo? contra-ataque? controle de posse? ataque veloz?) ou então a posição que a imprensa espera que sua equipe fique no fim da temporada, e com base nisso posso te sugerir alguns pontos de partida. Não garanto nenhuma supertática, mas podem servir como ideias para você ir desenvolvendo e ajustando.

O FM é menos sobre "encaixar uma tática e ela funcionar pra sempre" e mais sobre "colocar uma ideia em campo, ver o que não funciona, ajustar, testar de novo, ajustar..."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado, @Tsuru. 

Vou ler com calma o guia tático (eu já vinha lendo algumas coisas) e comecei a ler esse guia de posições/combinações. É bom pois assim vou melhorando a minha compreensão da parte tática, da qual eu não sei nada.

Eu pretendia reiniciar no Estrela da Amadora. Lá os três melhores jogadores são dois caras cuja melhor função são meias adiantados, podendo jogar centralizados ou abertos (eles tem boa pontuação como CJAs, extremos e EIs), e tem um meia defensivo também que é bom. O resto é mediano ou sofrível. A imprensa espera que o time fique no meio da tabela do grupo no Campeonato de Portugal, e a diretoria também espera isso, mas eu queria pelo menos tentar brigar pelo acesso. 

Eu jogava num 4-2-3-1 muito parecido com o da foto aí, mas nas pontas, ao invés de CJAs, eram extremos invertidos. A minha ideia (que pode estar bem errada) era que os laterais dessem largura, procurando os cantos, os EIs cortassem pra dentro e o centro-avante saísse um pouco da área para abrir espaço para eles entrarem. 

Pensei em fazer um 4-3-3, com uma trinca no meio de campo com esse meio defensivo centralizado e dois CJs (um CJA e outro recuado), com esses caras aí de cima abertos como EIs e um AvR, mas não funcionou muito bem.

Na vida real, eu gosto de um futebol de controle de bola, mais proativo, mas que tenha intensidade e fluidez. Eu não gosto tanto de um futebol mais centrado em contra-ataques. Apesar de ser torcedor de rival, eu gostava de ver o Flamengo do JJ, por exemplo. Um futebol de muita posse, muita paciência, com muitos toques para lá e para cá, sem "pressa", me irrita um pouco (sou um pouco traumatizado pelo dinizismo, rs).  

Eu também gosto de times que briguem para recuperar a bola, ainda que não saiam direto em contra-ataque veloz. Às vezes eu sentia meus times dando espaço demais ao adversário sem dar combate, o que explica eu ter setado as instruções "pressão extremamente urgente", "marcação apertada" o que, lendo alguns tópicos aqui e o Rate My Tatic, depois compreendi que estavam atrapalhando mais que ajudando, pois abriam minha defesa.  

Eu sei que começando em time pequeno é bem difícil implementar algumas coisas, por isso aceito quaisquer sugestões. 

E, como diria o Michael Scott no The Office, pode me explicar como se eu tivesse 5 anos? É assim que me sinto ficando perdido em algumas coisas do jogo rsrs. 

E uma dúvida muito de iniciante mesmo: eu jogo vendo o jogo no modo "lances decisivos". E aí fica mais fácil ver onde a defesa está errando: se tomo muitos gols ou dou muitas chances do mesmo jeito, acende o alerta de que há algo a corrigir. Mas quando o time não cria, não gera esses "melhores momentos". Tem jogo que só o adversário produz. Como vocês veem onde o time está tendo dificuldades para criar?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi @fabioaraujo89, vamos por partes:

Em 13/05/2021 em 14:32, fabioaraujo89 disse:

E, como diria o Michael Scott no The Office, pode me explicar como se eu tivesse 5 anos? É assim que me sinto ficando perdido em algumas coisas do jogo rsrs. 

Claro que sim. Leia tudo com calma, quando você entender de fato como funciona as coisas vão fluir naturalmente.

Começando por alguns termos técnicos do jogo:

  • Formação: É a disposição dos seus jogadores em campo, ou seja, 4-4-2, 4-2-3-1, 4-1-4-1 DM Wide, enfim. No FM, a formação representa a forma defensiva do seu time, ou seja, como seus jogadores vão se posicionar quando seu time for atacado/estiver sem a bola. Quando seu time tiver a bola, o desenho varia conforme a movimentação dos jogadores, que pode ser determinada por uma série de coisas.
     
  • Posição: Meio difícil de definir dentro do FM, mas digamos que a formação, ao desenhar a forma defensiva do seu time, determina um conjunto de posições. Quando eu escolho um 4-4-2 por exemplo, estou determinando que meu time terá as seguintes posições no campo: goleiro, lateral esquerdo, zagueiro, zagueiro, lateral direito, meia lateral esquerdo, meia central, meia central, meia lateral direito, atacante e atacante. Se eu optar por um 4-2-3-1, meu time vai ter goleiro, lateral esquerdo, zagueiro, zagueiro, lateral direito, meia central, meia central, meia ofensivo esquerdo, meia ofensivo central, meia ofensivo direito e atacante. Se fosse um 5-3-2, meu time teria goleiro, zagueiro, zagueiro, zagueiro, ala, ala, meia central, meia central, meia central, atacante e atacante.
     
  • Função: Dentro do FM, a função é um dos dois elementos que determina/define/especifica o comportamento de cada jogador dentro da posição escolhida. Um zagueiro com função Defesa Central, por exemplo, tende a fazer o simples - vai procurar manter a posse, evitar gols e tocar a bola para outros jogadores mais criativos. Mas um zagueiro com a função Defesa com Bola, por exemplo, tem liberdade para fazer passes mais arriscados e difíceis e tentar ligar contra-ataques. E como a função ajuda a determinar esse comportamento? Quando eu escolho uma determinada função, automaticamente ela define um conjunto de instruções individuais de jogador - que podemos ver clicando em cima do ícone do jogador no campo na tela de táticas, mas não podemos modificar - e com as chamadas instruções individuais "por baixo dos panos" - que não podemos ver e nem modificar, são programadas para serem assim. Por exemplo, se você escolher um meia central e dar a ele a função "Meia Area a Area", e clicar em cima do ícone do jogador na formação, vai ver que ele tem a instrução individual "Deambular da Posição". Mas não vai ver que ele tem as instruções ocultas "Fazer mais corridas para a frente" e "Recuar Mais". O que isso significa? Que o Area a Area é um meio campista de movimentação, se mexe bastante, volta para ajudar a defesa e aparece no ataque quando a bola se aproxima da área adversária. E por que instruções ocultas? Porque parte da lógica dos programadores é que há coisas que precisamos ver e entender no campo e que, se recebermos tudo mastigadinho, o jogo não teria graça.
     
  • Tarefa: No FM existem quatro tarefas - defender, apoiar, atacar e automático. As tarefas determinam, bem grosso modo, o risco que determinada função tem liberdade para correr, ou seja, um jogador com tarefa defender começa por correr menos riscos do que um com tarefa apoiar, que corre menos riscos que um em atacar (automático usa a mentalidade da equipe para definir a do jogador - ver abaixo). E como a tarefa modifica esse risco? Ao se somar à função (ponto anterior), as tarefas acrescentam instruções individuais de jogador e, em alguns casos, instruções ocultas, com objetivo de modificar o comportamento do jogador de uma maneira bem específica e determinar o que ele deve fazer no campo. Por exemplo: um Defesa Lateral com tarefa Defender recebe as instruções individuais "Manter Posição", "Antecipar Cruzamentos" e "Correr Menos Riscos", porque o objetivo dele não é ajudar o ataque ou o meio campo e sim ficar mais recuado para proteger a zaga, cruzando a bola assim que a posição for favorável. Mas um Defesa Lateral com tarefa Atacar recebe as instruções "Chegar Mais a Frente" e "Cruzar Mais Vezes", porque o objetivo dele é subir no campo, chegar na linha de fundo e cruzar a bola. Já um lateral com a função Ala, por exemplo, tem sempre a instrução "Manter-se aberto", com objetivo que, independente da tarefa, ele jogue avançando com a bola junto à linha lateral. Mas com tarefa Defender, o Ala recebe, além de "Manter-se aberto", as instruções "Manter Posição", "Antecipar Cruzamentos" e "Correr Menos Riscos", porque o objetivo dele é não avançar tanto e cruzar a bola logo. Com as tarefas Apoiar e Atacar, o Ala é instruído a "Chegar Mais a Frente", o que significa que ele vai subir no campo e apoiar mais o ataque. E com a tarefa "Atacar" ele recebe as instruções "Cruzar da Linha de Fundo", "Cruzar Mais Vezes" e "Driblar Mais" - ou seja, isso o instrui a ser quase um ponta que inicia a jogada mais recuado e avança muito no campo. Por fim, um jogador com tarefa "Automática" terá a mesma mentalidade que a mentalidade da equipe (ver abaixo). Então as instruções de um Ala por exemplo são as seguintes - observe como a tarefa mais agressiva acrescenta instruções que tornam o jogador mais agressivo e o levam a correr mais riscos:
     
    • Ala Defender: Manter-se aberto, Manter Posição, Antecipar Cruzamentos, Correr Menos Riscos
    • Ala Apoiar: Manter-se aberto, Chegar Mais a Frente
    • Ala Atacar: Manter-se aberto, Chegar Mais a Frente, Cruzar da Linha de Fundo, Cruzar Mais Vezes, Driblar Mais
       
  • Mentalidade: A mentalidade determina, bem grosso modo, o grau de risco que seu time está disposto a correr para alcançar a vitória. Existem três mentalidades que eu chamo de "Mais Baixas" - Muito Defensiva, Defensiva e Cautelosa. Há uma que eu diria "Equilibrada" - Equilibrada. E há três que são "Mais Altas" - Positiva, Atacante e Muito Atacante. Quanto mais alta for a mentalidade, mais risco seu time vai correr para alcançar a vitória, por exemplo, pressionando mais o adversário e atacando mais sem se importar com os espaços que deixa na defesa. Quanto mais baixa for a mentalidade, menos riscos seu time vai correr para alcançar a vitória - o que significa que ele talvez não crie tantos espaços, pressione tanto ou se movimente tanto, evitando por exemplo gerar um espaço que o adversário possa explorar. A mentalidade tende a equilibrar "risco e recompensa", ou seja, eu corro mais riscos em nome de uma recompensa maior. Mas será que eu tenho condições de correr esse risco, ou eu vou sofrer mais gols que marcar, por exemplo? Se meu time for muito, muito bom, tecnicamente superior aos rivais, talvez ele possa correr mais riscos porque a capacidade técnica vai compensar (minha linha de defesa é muito adiantada mas meus zagueiros têm excelente antecipação, então eles conseguiriam cortar por exemplo uma ou mais enfiadas de bola). Mas se meu time não for tão bom tecnicamente, talvez a linha de zaga muito adiantada deixe espaço para um adversário veloz e meu zagueiro simplesmente não tenha velocidade ou antecipação para acompanhar ele, o que resultaria num gol. E como a mentalidade determina esse risco? Ela determina em primeiro lugar definindo um conjunto padrão de instruções de equipe/coletivas - são as mesmas que ficam naquela barrinha à esquerda, mas quando seleciona a mentalidade você não consegue ver, só entrando em cada um dos tipos de instrução. Por exemplo, se você escolher mentalidade Positiva, a largura atacante será mais alta do que numa mentalidade Cautelosa, com objetivo de que seus jogadores busquem mais a lateral do campo para abrir espaço em defesas fechadas. Na mesma mentalidade Positiva, seus jogadores de defesa farão passes mais curtos para manter a posse, e os atacantes farão mais passes diretos para abrir espaço e gerar velocidade, ocorrendo o inverso em mentalidades mais baixas. Em segundo lugar, a mentalidade da equipe determina as mentalidades individuais de cada jogador, mas eu não vou entrar muito nesse mérito individual até porque entender isso não é necessário para fazer uma boa tática. 
     
  • Instruções de equipe/coletivas: As famosas e confusas instruções de equipe são aquelas que aparecem à esquerda na tela de táticas, divididas em "Com a Posse", "Em Transição" e "Sem a Posse". Ao contrário do que muita gente pensa, você não precisa de muitas instruções para fazer seu time jogar bem - há jogadores que usam nenhuma ou quase nenhuma e funciona na mesma. E sabe por que? Porque o sucesso, o equlíbrio e o bom desempenho do seu time são geralmente determinados pela qualidade dos jogadores, formação adequada, funções/tarefas e pela mentalidade escolhida. Se essas quatro peças se encaixarem, a coisa tende a funcionar bem - as instruções refinamcomplementam e dão o toque final, mas geralmente não são determinantes. Pelo contrário, elas podem até atrapalhar às vezes. E sabe por que? Porque as instruções de equipe atuam modificando as instruções padrão de cada mentalidade. Ou seja, se eu coloco a instrução "Passes Mais Curtos" numa mentalidade "Positiva", isso significa que os passes não serão necessariamente curtos, mas mais curtos que o padrão da mentalidade. Eu não vou aqui destrinchar o que cada instrução faz, mas acho que já é possível entender o que são e como funcionam.
     
  • Instruções de jogador/individuais: Da mesma forma que as funções e tarefas determinam as instruções individuais do jogador, você pode acrescentar outras (embora não possa remover as que o jogo determina). Então eu posso pedir por exemplo ao meu atacante que faça "Passes Mais Diretos", com objetivo por exemplo de tocar a bola mais rápido e evitar ser desarmado o tempo todo. Ou aos meus zagueiros que "Fiquem Mais Abertos", para jogar nos flancos e cobrir os laterais. Há instruções individuais que não estão disponíveis em algumas funções/tarefas, portanto nesse caso você não pode acrescentar. 

Acho que com essa longa (enorme...) explicação já foi possível entender alguns conceitos e termos que o jogo utiliza. Dito isso, vamos a uma parte mais prática:

Em 13/05/2021 em 14:32, fabioaraujo89 disse:

Eu pretendia reiniciar no Estrela da Amadora. Lá os três melhores jogadores são dois caras cuja melhor função são meias adiantados, podendo jogar centralizados ou abertos (eles tem boa pontuação como CJAs, extremos e EIs), e tem um meia defensivo também que é bom. O resto é mediano ou sofrível. A imprensa espera que o time fique no meio da tabela do grupo no Campeonato de Portugal, e a diretoria também espera isso, mas eu queria pelo menos tentar brigar pelo acesso. 

Eu jogava num 4-2-3-1 muito parecido com o da foto aí, mas nas pontas, ao invés de CJAs, eram extremos invertidos. A minha ideia (que pode estar bem errada) era que os laterais dessem largura, procurando os cantos, os EIs cortassem pra dentro e o centro-avante saísse um pouco da área para abrir espaço para eles entrarem. 

Pensei em fazer um 4-3-3, com uma trinca no meio de campo com esse meio defensivo centralizado e dois CJs (um CJA e outro recuado), com esses caras aí de cima abertos como EIs e um AvR, mas não funcionou muito bem.

Na vida real, eu gosto de um futebol de controle de bola, mais proativo, mas que tenha intensidade e fluidez. Eu não gosto tanto de um futebol mais centrado em contra-ataques. Apesar de ser torcedor de rival, eu gostava de ver o Flamengo do JJ, por exemplo. Um futebol de muita posse, muita paciência, com muitos toques para lá e para cá, sem "pressa", me irrita um pouco (sou um pouco traumatizado pelo dinizismo, rs).  

Eu também gosto de times que briguem para recuperar a bola, ainda que não saiam direto em contra-ataque veloz. Às vezes eu sentia meus times dando espaço demais ao adversário sem dar combate, o que explica eu ter setado as instruções "pressão extremamente urgente", "marcação apertada" o que, lendo alguns tópicos aqui e o Rate My Tatic, depois compreendi que estavam atrapalhando mais que ajudando, pois abriam minha defesa.  

Eu sei que começando em time pequeno é bem difícil implementar algumas coisas, por isso aceito quaisquer sugestões. 

Eu começaria pela expectativa da diretoria/imprensa. Se teu time é cotado para um meio de tabela, provavelmente não é dos mais fortes da divisão, mas também não é dos mais fracos. Mas se não é dos mais fortes, eu acho muito arriscado você construir um sistema que busque atacar e pressionar o tempo todo, porque talvez te falte estrutura defensiva pra cobrir eventuais erros (lembra do exemplo que dei do atacante veloz explorando uma linha defensiva mais alta e o zagueiro não conseguindo recuperar a tempo?). Você pode conseguir atacar, mas vai se expor bastante também. Quem decide o risco que está disposto a correr é sempre você - eu no seu caso não correria, mas conheço jogadores de FM que correm, são felizes assim e tá tudo bem. 

Se você for seguir a minha linha de raciocínio, você provavelmente optaria por uma estratégia um pouco mais conservadora, talvez buscando de alguma forma atrair o adversário e atacar no espaço deixado por eles. Se você for seguir a linha de raciocínio de quem decide atacar e não está preocupado com os riscos que corre, eu diria que você segue mais uma linha "posse de toques curtos e rápidos", ou seja, você usa a velocidade e a intensidade basicamente no último terço, com muita pressão, buscando controlar a bola e usar movimentação para criar e aproveitar os espaços. O Fm chama isso de "Tiki Taka Vertical".

Você pode inclusive fazer os dois - monta uma tática mais conservadora, monta uma mais agressiva e vê qual te agrada mais. Ou pode usar a mais agressiva em casa e a mais cautelosa fora, por exemplo. 

Como nesse exemplo os melhores jogadores são meias ofensivos/extremos, eu diria que três formações tendem a te beneficiar mais: o 4-2-3-1 (para um jogo mais agressivo), o 4-4-1-1 (para algo mais conservador) e o 4-1-4-1 DM Wide (vulgo 433), nesse caso puxando o meia ofensivo para ser o terceiro homem de meio campo. Mas eu a princípio descartaria o 4-2-3-1.

E por quê, você me pergunta? Ora, ela é uma formação "top heavy", tem quatro jogadores na frente e, apesar de te dar uma ótima estrutura para pressionar, recuperar e controlar a bola, exige uma baita defesa e dois meio campistas muito bons, porque vão jogar basicamente sozinhos. Não apenas isso como geralmente exige que os laterais joguem bem avançados no campo, apoiando o meio campo mas se arriscando a deixar mais espaço nas costas. E para complementar, ela não costuma se adequar bem a sistemas de controle de posse com velocidade como o que você gosta (seria mais adequado a um estilo de posse lento e paciente, por exemplo).

Então eu ficaria com o 4-1-4-1 DM Wide e com o 4-4-1-1, onde seus laterais têm maior cobertura (do volante e dos meias laterais). 

Seguindo mesmo essa linha de raciocínio, a partir daqui você tem duas opções: pode escolher o template tático Tiki Taka Vertical para o 4-1-4-1 e o Contra-Ataque Direto para o 4-4-4-1, e ir testando, ajustando e modificando conforme o que vir no campo, ou posso te sugerir também alguns desenhos de funções, tarefas e instruções se quiser, embora sejam mais sugestões mesmo porque não conheço seu time a fundo. Mas se preferir posso fazer sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/05/2021 em 03:14, felipevalle disse:

Calma, comece por aqui:

Dedique alguns dias para absorver conhecimento e info. Assim pode montar táticas equilibradas e, fazer mudanças pontuais na partida.

Eu já vi uns vídeos desse cara e, honestamente, ele muito ruim. Pior que deve ter gente que leva a sério.

1 hora atrás, Tsuru disse:

Oi @fabioaraujo89, vamos por partes:

Claro que sim. Leia tudo com calma, quando você entender de fato como funciona as coisas vão fluir naturalmente.

Começando por alguns termos técnicos do jogo:

  • [...]

Esse resumo é muito mais maduro.

Para quem quer se aperfeiçoar, eu recomendo começar saves em equipe grandes, já formadas e com recursos financeiros. Assim teriam chance de se concentrar em entender os conceitos e instruções táticas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • JeanMichell6
      Por JeanMichell6
      Depois de mais de 1000 horas no FM 2021, eu tive a brilhante ideia de subir o Corinthian-Casuals da National 7 até a Premier kkk

      No entanto, o time é Amador e estou na National 2 e não estou conseguindo montar elenco competitivo uma vez que não posso pagar salarios e sempre que algum jogador se destaca eu perco ele de graça para outro time.
      Alguem já fez esse desafio de jogar com um time Amador, sabe me dizer se em algum momento ele se torna Profissional, o meu clube já foi adquirido por um consórcio e tem 8 Milhões no caixa mas continua amador
    • Danut
      Por Danut
      Obrigado ao @Fujarrapelo belo banner.
      Olá pessoal, sejam bem-vindos ao meu novo save. Depois de um tempo longe do FM, voltei a acompanhar o que o pessoal tem criado aqui na área. Pretendia ficar apenas como leitor, mas ver as histórias alheias reacendeu minha vontade de jogar, então cá estamos.
      Sem muita enrolação, vamos para a explicação do desafio: vou jogar um desafio de base na África do Sul. Para quem não sabe, o desafio de base é um tipo de save no qual o time treinado está proibido de contratar jogadores, seja por transferência, empréstimo ou mesmo atleta livre no mercado. A única possibilidade de reforçar a equipe é através dos atletas formados na própria base. No desafio original, também se começa com a equipe mais fraca da divisão. No meu caso, não vou seguir essa diretriz, tendo selecionado o clube que achei mais interessante para a proposta. No próximo post farei a apresentação do clube e explicarei a escolha.
      Falando em explicar escolhas, acho importante explicar a escolha do save, pois ela também ajudará os potenciais leitores a compreenderem o que esperar do tópico. Basicamente, eu tinha me decidido a voltar a jogar FM, mas não queria algo muito complicado. Pode parecer paradoxal ter chegado a um desafio de base a partir da busca por algo não muito complicado, mas eu considero que o desafio de base é mais um save longo do que um save complicado. Só o fato de não precisar lidar com observação e contratações já tira metade da enrolação de um save de FM. Fora isso, a rotatividade no elenco tende a ser mais baixa que em outros tipos de desafio, o que permite que o treinador já tenha uma noção do que esperar de seus atletas com o passar dos anos.
      Outro ponto fundamental é que, como o foco é no longo prazo, o desafio de base não precisa se ocupar tanto do dia a dia do clube. Minha pretensão inicial é seguir um estilo de postagem muito menos detalhado do que o que eu costumo utilizar nos meus tópicos, trazendo apenas uma ou duas atualizações por temporada e focando bem mais no panorama geral do que em cada jogo específico. Originalmente eu nem ia trazer o save aqui para a Profissão: Manager, mas aí pensei que a proposta é suficientemente diferente do usual para justificar a presença aqui. E também será um bom exercício para mim, tentar trazer uma história em um formato mais enxuto do que costumo fazer. Os que me acompanharem nessa jornada vão poder dizer no futuro se esse objetivo de escrever menos foi bem alcançado (a julgar por essa introdução, não será).
      Sobre a escolha do país propriamente dita, não teve nenhuma razão especial. Decidi que queria fazer um desafio de base em um país diferente dos suspeitos tradicionais. Bati o olho na África do Sul e resolvi ver as equipes que existiam por lá. Gostei de uma delas e fui adiante.
      Em relação aos detalhes iniciais do save, carreguei apenas as duas ligas da África do Sul, com uma base de dados pequena, pensando no bem do meu velho laptop. Como mostra a tag do tópico, estou jogando no FM 2021, que é o último que eu tenho. Iniciei o save em 19/10/2020, no começo dos jogos oficiais da 2ª divisão (pulei a pré-temporada, já que sigo a corrente que acha que amistoso e ficar em casa dormindo tem o mesmo impacto). Selecionei mascarar atributos e sem orçamentos na primeira janela (não que vá contratar alguém).
      Além disso, por descuido, deixei a possibilidade de utilizar o editor do jogo ativada. Como não ia postar o save aqui não me prestei a reiniciar só por isso. Depois mudei de ideia sobre postar, mas aí já não queria voltar tudo. Enfim, digo isso só para que todos fiquem cientes, mesmo que não esteja fazendo uso do editor. Já vi que dá para esconder o botão do editor nas opções do jogo e fiz isso. Não pretendo utilizá-lo para nada. Se o fizer, será em um futuro muito distante para brincar com o save no encerramento da sua vida útil, e deixarei bem avisado a todos.
      Feitas todas as considerações, é hora de partir para o jogo. No próximo post vou apresentar a equipe e as competições.
    • jvitorsch
      Por jvitorsch
      Fala turma, estou com um bug meio bizarro no meu FM 2021. A classificação das equipes argentinas está totalmente bugada. Quem deveria jogar a Libertadores está classificado para a sulamericana e vice-versa. O próprio River Plate que venceu a última libertadores no meu save, está classificado para jogar a sulamerica e não a libertadores. 
       
      Obs: Uso BRMundiUp e o jogo não é pirata. Estou no ano de 2023, segunda temporada no meu save. 
    • emmystos
      Por emmystos
      Alguém tem ainda alguma licença de FMRTE 21 para vender?
    • CCSantos
      Por CCSantos
      Pois é, cá estamos novamente. Depois de um tempo parado - e sem sequer jogar FM - decidi tirar um pouco a poeira do FM21, e decidir jogar um save que sempre quis tentar, mas que fora muito hypado em FMs anteriores, já que o time havia subido de forma surpreendente para a Série C.
      Estou falando do Atlético Acreano, equipe que foi do êxtase de quase conquistar um acesso à Série B em 2018, ao fato de ficar sem divisão nacional em 2023, já que o time sequer avançou para a segunda fase do Estadual - as vagas devem ficar com Humaitá (campeão estadual de forma inédita) e São Francisco ou ADESG.
      O time está prestes a fazer 70 anos de história (irá fazer esta idade no próximo dia 27 de abril), possui nove títulos Estaduais, e é o único time do Acre a subir na Série D do Campeonato Brasileiro, em 2017.
      No ano seguinte, disputando no Grupo A, encarando os times nordestinos e sofrendo com a questão logística, o time se superou a ponto de poder decidir jogar por uma questão de distância (pouparam atletas nas rodadas finais para encaixar o seu confronto nas quartas), visando o confronto contra o Cuiabá. Acabaram perdendo por 2 a 0 na Arena Cuiabá e empataram em 2 a 2 em Rio Branco, deixando o acesso para a equipe mato-grossense que, posteriormente, viria a subir para a Série A, inclusive retornando para a disputa de competições continentais neste ano de 2022.
      Em 2019, teve o azar de ver uma Série C com dez times nordestinos, a ponto de tirar ele e o Luverdense do Grupo A, repassando-os para o Grupo B - isso daí foi inserido também por uma questão de logística, pois haviam poucos voos diretos de Rio Branco para o Nordeste; não era incomum ver o Atlético fazendo escala até mesmo em Viracopos (Campinas), rumo ao Nordeste em 2018. O resultado disso? Ambas as equipes, com aporte financeiro consideravelmente menor em comparação aos clubes de Sudeste e Sul, acabaram caindo para a Série D.
      Depois disso, o clube se perdeu. Foi lanterna em seu grupo na Série D em 2020, sem ganhar um jogo sequer (oito empates e seis vitórias).
      Para assumir o Galo Carijó, avancei a temporada 2021. Na próxima atualização, repasso o que houve na equipe, antes de minha chegada. O time foi um dos três representantes do Acre na Série D, juntamente com o Rio Branco e o Galvez, porém, só teremos duas vagas a partir da disputa de 2022.
      A única coisa que posso colocar aqui, é que ele já possui vaga para a Série D em 2022, por ter sido vice-campeão estadual em 2021, onde perdeu o título para o Galvez.

      A equipe joga suas partidas na Arena da Floresta, em Rio Branco. Ela possui capacidade para mais de 13 mil torcedores, e nós dividimos o estádio com Rio Branco, Humaitá, Vasco e Plácido de Castro. Antes da era das 'Arenas', o estádio já foi o mais moderno do Norte do País.

      Na próxima atualização, como eu disse, vou destrinchar como foi este 2021 do Atlético Acreano, antes da minha chegada ao clube.
      Conto com vocês nessa. Um abraço.
      -----------------------------------------------------------------------
      Base de dados: 21.4
      Países: Toda a América do Sul (com todos os atletas disponíveis);
      Database utilizada no Brasil: Brasil Série D by F J (É o formato de DB que mais se aproxima do regulamento oficial da Série D, com definição de vagas via Estaduais)
      Outras databases: Argentina (Até a Primera B/Nacional A), Chile (expandido para a 3ªDivisão), Peru (expandido a 2ªDivisão), Uruguai (expandido a 3ªDivisão), Bolívia, Equador, Paraguai e Venezuela (Riddler) + DBs de realismo de treinadores.
×
×
  • Criar Novo...