Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

4-3-1-2 Gegenpress Personalizado


Mtvianna

Posts Recomendados

Primeiramente, já de ante mão queria pedir desculpas pelo formato do post, embora seja um membro velho, sempre fui mais de ler do que escrever, então não aprendi muito bem como fazer o upload das imagens hehehe Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tenho tido com uma tática que desenvolvi desde o FM20

Sempre parti pras táticas nacionais demais e nunca variava, ou seja, sempre usei um 4-2-3-1 com extremos. Como colorado, fiquei extremamente feliz quando Coudet foi ventilado como possível treinador em 2020, então comecei a olhar com mais carinho pra formações com mais meias e centroavantes, sem extremos. Então desenvolvi minha própria tática sem procurar em nenhum fórum. E por incrível que pareça desde o FM20 ela vem dando muito certo. Gostaria de compartilhar ela com vocês para ver o que vocês acham e até tentar aprimorar ela.

Posições

Com posse

Transição

Sem posse

Não sei muito bem como dizer isso, mas eu uso um esquema baseado na posse misturado com o Gegenpress, passes curtos focados no meio e ritmo mais elevado. Com a utilização de 3 meias centrais, sendo o central um construtor de jogo recuado e dois mezzalas (dependendo da características do elenco também pode ser um area a area, como o Patrick), também dou preferência por laterais com características de apoiar. O meia ofensivo quase sempre é como meia ofensivo atacar ou atacante sombra. Já os dois atacantes do time normalmente são um ponta de lança e um atacante recuado (ou dois pontas de lanças). Os três jogadores de frente tem instruções individuais para marcar apertado, rematar mais e correr mais riscos. Claro que dentro jogo acabo fazendo algumas variações, como explorar mais um lado diferente do campo, recuar um pouco as linhas caso eu esteja tomando mais bolas nas costas dos zagueiros, ou então diminuir o ritmo, rematar sempre que puder ou algo assim, dependendo das circunstâncias do jogo.

Resultados

Títulos

Aqui algumas estatísticas dos meus principais atacantes. Além disso, meus laterais costumam dar várias assistências. Heitor teve 15 na temporada.

Yuri Alberto

Galhardo

Abel Hernandez

Confesso que sofro um pouco defensivamente pela minha defesa ficar tão exposta, mas compenso com muitos gols, principalmente dos atacantes. Não é uma formação muito equilibrada, mas tenho conseguido resultados, inclusive na Europa. Uma das coisas que talvez contribuam muito para ela funcionar bem é ter uma comissão técnica muito boa e focar muito em jovens jogadores, para treiná-los e fazer a adaptação deles desde a base. Gosto muito de fazer o save comprando só jovens jogadores para revender no futuro (quando possível) hahaha

O que vocês acham? Alguma dica para que eu possa aprimorar mais? Esses prints são do primeiro save que fiz no FM21, no meu save atual joguei 3 temporadas com o juventude, saindo da Série C e chegando até a Libertadores. Depois assumi o River e ganhei o argentino e a libertadores. No meu atual time ainda não tenho resultados porque não começou a temporada, mas assim que encaminhar os primeiros meses com o Racing na segunda Argentina posto mais resultados dela.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Extremamente agressiva sua tática, hein? Hahahaha, bacana... a ideia é quase toda baseada no Gegenpress mesmo. Acredito que o CJ centralizado ali seja o grande articulador do time, correto? Se for pra dar um pitaco pra você, eu mexeria em um dos dois MCs mais laterais, alterando sua função pra resguardar mais a defesa (MC - defender, por exemplo). Da forma como está, sua zaga precisa estar bem sincronizada com os meias pra que não espacem demais as linhas e deixem buracos pro adversário explorar.

Mas no mais acho que tá redonda a tática, não mexeria em mt mais coisa não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 hours ago, Leho. said:

Extremamente agressiva sua tática, hein? Hahahaha, bacana... a ideia é quase toda baseada no Gegenpress mesmo. Acredito que o CJ centralizado ali seja o grande articulador do time, correto? Se for pra dar um pitaco pra você, eu mexeria em um dos dois MCs mais laterais, alterando sua função pra resguardar mais a defesa (MC - defender, por exemplo). Da forma como está, sua zaga precisa estar bem sincronizada com os meias pra que não espacem demais as linhas e deixem buracos pro adversário explorar.

Mas no mais acho que tá redonda a tática, não mexeria em mt mais coisa não.

Ela é bem agressiva sim, minha ideia é empurrar o adversário pra trás com base no volume hehe Tomo alguns dependendo do adversário, principalmente quando tem atacantes muito rápidos e utiliza bolas longas, então costumo variar um pouco a linha defensiva buscando corrigir. Mas meu foco é fazer mais gols do que sofrer, então acho ok.

Eu nunca soube muito bem como instruir a função de Mc por achar ela meio genérica. Curto o esquema com dois mezzalas para equilibrar a ação ofensiva nos dois lados, mas se eu aprender as instruções individuais do MC pode ser uma ótima alternativa também hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Loucura total... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Eu não usaria uma tática dessa não... Uma coisa eu garanto:

 

Você teria muitos problemas enfrentando algo desse tipo (rs):

 

7P2oXVb.jpg

 

Principalmente tentando evitar distribuição curta do goleiro... Daí seria só mandar o goleiro distribuir longo e a sua tática ia provar do próprio veneno...

 

Mas é de gosto... E essas táticas que sobrecarregam costumam funcionar bem contra a engine do jogo. Sugiro que você tente um draft online ou multiplayer pra dar uma conferida.

 

Boa noite aí...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
1 hour ago, Mtvianna said:

Ela é bem agressiva sim, minha ideia é empurrar o adversário pra trás com base no volume hehe Tomo alguns dependendo do adversário, principalmente quando tem atacantes muito rápidos e utiliza bolas longas, então costumo variar um pouco a linha defensiva buscando corrigir. Mas meu foco é fazer mais gols do que sofrer, então acho ok.

Eu nunca soube muito bem como instruir a função de Mc por achar ela meio genérica. Curto o esquema com dois mezzalas para equilibrar a ação ofensiva nos dois lados, mas se eu aprender as instruções individuais do MC pode ser uma ótima alternativa também hehehe

É, quando eu bati o olho nas instruções eu já imaginei que fosse esse o seu objetivo com ela, hahahahaha (empurrar o adversário pra trás assumindo as ações). É um risco calculado eu diria, e tudo bem se o treinador souber compreender isso.

Quanto ao MC, ele realmente é uma função mais genérica mesmo, assim como o Médio Defensivo, o Defesa Central e etc, etc. Até por ser genérico que eu acabei sugerindo ele à você, porque se você quiser depois fazer alguns ajustes dá pra recorrer às instruções individuais. Agora, daria pra experimentar um MRB também, ou até um B2B, mas obviamente que você teria que mudar outras funções adjacentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, juliommc disse:

 

Loucura total... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Eu não usaria uma tática dessa não... Uma coisa eu garanto:

 

Você teria muitos problemas enfrentando algo desse tipo (rs):

 

7P2oXVb.jpg

 

Principalmente tentando evitar distribuição curta do goleiro... Daí seria só mandar o goleiro distribuir longo e a sua tática ia provar do próprio veneno...

 

Mas é de gosto... E essas táticas que sobrecarregam costumam funcionar bem contra a engine do jogo. Sugiro que você tente um draft online ou multiplayer pra dar uma conferida.

 

Boa noite aí...

 

Cara, nunca joguei contra essa tática kkkkkk

Pois é, eu basicamente só jogo contra a engine, nunca fui muito do online, mas é de se provar hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Leho. disse:

É, quando eu bati o olho nas instruções eu já imaginei que fosse esse o seu objetivo com ela, hahahahaha (empurrar o adversário pra trás assumindo as ações). É um risco calculado eu diria, e tudo bem se o treinador souber compreender isso.

Quanto ao MC, ele realmente é uma função mais genérica mesmo, assim como o Médio Defensivo, o Defesa Central e etc, etc. Até por ser genérico que eu acabei sugerindo ele à você, porque se você quiser depois fazer alguns ajustes dá pra recorrer às instruções individuais. Agora, daria pra experimentar um MRB também, ou até um B2B, mas obviamente que você teria que mudar outras funções adjacentes.

o box to box eu uso dependendo das características dos meus jogadores. Edenilson e Patrick fazem bem essa função, então sempre o meu save inicial com o inter acabo variando os dois.

Fato é, to em 2027 com o Racing na segunda argentina, to tentando transformar os extremas em atacantes, mas os atributos de finalização deles são muito ruins, demorei a engrenar o time. Por enquanto tenho 12 vitórias, 8 empates e uma derrota. Tem funcionado com equipes fracas, por sorte não peguei nenhum grande ou fui pressionado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usei uma tática Gegenpress e curti bastante, mas não se encaixava com meus jogadores. Depois de 10 jogos estavam estourados!

A alteração que eu faria seria no meia central, colocaria como defender, poderia ser CJ mesmo. Daria mais cobertura na defesa sem perder o poder de articulação defesa/ataque.

Um dos atacantes poderia ser com tarefa de apoio já que o SS é uma constante ameaça. Um dos atacantes ajudando na criação do meio seria mais efetivo, já que ambos os meias laterais são mezzalas. Poderia ter mais gente ali no meio flutuando por que a formação não tem pontas, quando mais gente trabalhando por ali seria melhor para garantir que o time domine a posse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, schacoffee disse:

Usei uma tática Gegenpress e curti bastante, mas não se encaixava com meus jogadores. Depois de 10 jogos estavam estourados!

A alteração que eu faria seria no meia central, colocaria como defender, poderia ser CJ mesmo. Daria mais cobertura na defesa sem perder o poder de articulação defesa/ataque.

Um dos atacantes poderia ser com tarefa de apoio já que o SS é uma constante ameaça. Um dos atacantes ajudando na criação do meio seria mais efetivo, já que ambos os meias laterais são mezzalas. Poderia ter mais gente ali no meio flutuando por que a formação não tem pontas, quando mais gente trabalhando por ali seria melhor para garantir que o time domine a posse.

Eu comecei a usar uma variação com um dos CA's como avançado recuado, tem funcionado melhor também. Já a função do CJ é fundamental pra armação do jogo, quando testei como defender perdeu um pouco do apoio aos mezzalas. Com certeza melhorou defensivamente, mas achei que a perda no parte ofensiva foi maior do que o ganho defensivo.

Cara, com certeza a parte física tem que estar muito inteira, o cansaço dos jogadores é visível, normalmente minhas substituições são por isso e não por o jogador estar mal, ou acabo o jogo, principalmente os laterais, no vermelho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...