Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Clube Tático


Perissé

Posts Recomendados

9 horas atrás, twitch.tvstayheavy87 disse:

Alguem consegue ter sucesso jogando com tática sem pontas?

Em sempre fui adepto do 4-1-2-1-2 (aquele que forma o losango entre a volância e o MAC), mas parece que o time fica "insosso" kkkkkkkk...toca, toca, toca e faz poucos gols.

Parece que as táticas mais efetivas são com pontas.

pra gunfight iria de 2-3-3-2, seria uma 5-3-2 ofensiva com o avanço do zagueiro central para volância.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, bstrelow disse:

Se teu time não for muito ruim dá pra usar a linha no normal mesmo, mesma coisa pra liberdade ali, eu prefiro deixar sem nada do que usar o mais discplinado ou expressivo, mas é gosto pessoal memso.

Outra coisa que tem que levar em consideração é que o defesa ala invertido requer jogadores mais qualificados também, não é uma posição fácil de ser usada em qualquer time. Cheguei a usa ela aqui em uma temporada no meu save, notei que no 23 eles estão jogando bem menos por dentro, nas versões passadas pareciam quase meio campistas na fase ofensiva.

Eu usei no FM22 o 4312, tive resultados bons, mas essas táticas dependem muito dos laterais, então se tu não tiver caras muito bons ali fica difícil, parei de usar justamente por isso, qualquer dobra do adversário pela ponta matava meu time. Posta sua tática aí, vamo trocar uma ideia.

Minha tática atual:

6ZmjPkU.png

Editado por twitch.tvstayheavy87
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Thiago disse:

O 41212 losango fica bom usando os dois MCs como Carrilero e/ou Mezzala. Eles jogam com uma largura boa para a tática. 

Vou testar isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, twitch.tvstayheavy87 disse:

Minha tática atual:

6ZmjPkU.png

Qual sua ideia com ela?

Acho uma boa ter pelo menos um dos laterais na função de atacar, além do que o Thiago falou ali, funciona muito bem mesmo, da pra colocar o carrilero do lado do ala-atacar e o mezzala do lado inverso. Talvez seja interessante ter um atacante mais de área, mudar o Endrick para ponta de lança deve resolver, assim tu vai ter um cara atacando mais o espaço lá na frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, bstrelow disse:

Qual sua ideia com ela?

Acho uma boa ter pelo menos um dos laterais na função de atacar, além do que o Thiago falou ali, funciona muito bem mesmo, da pra colocar o carrilero do lado do ala-atacar e o mezzala do lado inverso. Talvez seja interessante ter um atacante mais de área, mudar o Endrick para ponta de lança deve resolver, assim tu vai ter um cara atacando mais o espaço lá na frente.

A ideia é posse de bola. Na Série B acho que deve funcionar, por conta do nível dos adversários.

Coloquei os meias como carrilero (Fred) e mezzala (Pepe) e deu uma boa melhorada. Endrick tá rendendo bem de camisa 10, dá até medo de mudar haha, mas vou fazer esse teste.

Sobre os laterais, eu fico com medo de colocar pra atacar e levar bolas demais nas costas. Mas vou testar tbm.

Editado por twitch.tvstayheavy87
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
9 horas atrás, twitch.tvstayheavy87 disse:

Minha tática atual:

6ZmjPkU.png

OFF → Ninguém comentou então eu comento: Fred (ex-United) e Endrick? Que mágica foi essa hein? kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Leho. disse:

OFF → Ninguém comentou então eu comento: Fred (ex-United) e Endrick? Que mágica foi essa hein? kkkkkk

Fred estava livre e aceitou vir de boa haha. Na época eu estava na Série A ainda kkkkkkk. Salário alto para os padrões do time.

Endrick estava no Sub 20 do Palmeiras e aceitou vir por empréstimo. Tô pagando 100% do salário + um valor mensal. Tinha acertado ainda na Série A. Talvez por isso os 2 aceitaram hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, twitch.tvstayheavy87 disse:

A ideia é posse de bola. Na Série B acho que deve funcionar, por conta do nível dos adversários.

Coloquei os meias como carrilero (Fred) e mezzala (Pepe) e deu uma boa melhorada. Endrick tá rendendo bem de camisa 10, dá até medo de mudar haha, mas vou fazer esse teste.

Sobre os laterais, eu fico com medo de colocar pra atacar e levar bolas demais nas costas. Mas vou testar tbm.

Poh, então da pra dar uma reformulada aí, teu time deve ser o melhor da série B com sobras.

Se a ideia é ter posse de bola, dá pra começar baixando a barra de passe para curtos e deixar o ritmo para normal, para não ficar essa posse de bola morta que tu tava comentando, eu tiraria a sobreposição interior e o focar o jogo pelo meio.

Na parte de transição dá pra tirar o reagrupar, seu time é bom, deixa sem nada se não se sente seguro com o contra pressão.

Já na parte defensiva, pensando em jogar com a posse de bola, acho que seria legal adiantar um pouco o time, coloca a linha defensiva no normal, vai deixar a distancia entre linhas menor e não vai afetar tanto na questão de bola nas costas da zaga. Particularmente eu adiantaria pra linha alta e pressão alta com pressionar mais frequentemente, mas vale o teste.

Depois dá um feedback de como ficou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, bstrelow disse:

Poh, então da pra dar uma reformulada aí, teu time deve ser o melhor da série B com sobras.

Se a ideia é ter posse de bola, dá pra começar baixando a barra de passe para curtos e deixar o ritmo para normal, para não ficar essa posse de bola morta que tu tava comentando, eu tiraria a sobreposição interior e o focar o jogo pelo meio.

Na parte de transição dá pra tirar o reagrupar, seu time é bom, deixa sem nada se não se sente seguro com o contra pressão.

Já na parte defensiva, pensando em jogar com a posse de bola, acho que seria legal adiantar um pouco o time, coloca a linha defensiva no normal, vai deixar a distancia entre linhas menor e não vai afetar tanto na questão de bola nas costas da zaga. Particularmente eu adiantaria pra linha alta e pressão alta com pressionar mais frequentemente, mas vale o teste.

Depois dá um feedback de como ficou.

Fiz as modificações sugeridas. Vou jogar uns 10/15 jogos e dou um feedback.

Valeu mano!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Para os interessados de plantão, aqui tem um link com uma liga feita para testes. Vou testar minhas táticas meio malucas e umas mais comuns para ver se funciona bem esse teste. Claro que existem muitas diferenças em simular os jogos a temporada toda e realmente jogar o jogo/temporada. Mas acho que dá um bom norte para entender onde a tática em questão pode ser melhorada.

Spoiler
Citar

[...]

Instructions:


Make sure "Tactic Testing League v2" is the only editor data file you have enabled

Start a new game

Select Advanced Setup

Select the Nation "Tactic 145"

Select just the Irish Premier League with a small database. (you will not be using this league it just runs in the background for the game start)

Select the following 5 National Teams to manage, Tactic 160, Tactic 155, Tactic 150, Tactic 145 and Tactic 140.

Save your game and turn off auto save.

Load the tactic you wish to test into all 3 tactic slots on all 5 teams.

Holiday the game until 26.12.22 with all 5 teams making sure you tick the box "use current match tactics".

[...]

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/11/2022 em 10:00, bstrelow disse:

Poh, então da pra dar uma reformulada aí, teu time deve ser o melhor da série B com sobras.

Se a ideia é ter posse de bola, dá pra começar baixando a barra de passe para curtos e deixar o ritmo para normal, para não ficar essa posse de bola morta que tu tava comentando, eu tiraria a sobreposição interior e o focar o jogo pelo meio.

Na parte de transição dá pra tirar o reagrupar, seu time é bom, deixa sem nada se não se sente seguro com o contra pressão.

Já na parte defensiva, pensando em jogar com a posse de bola, acho que seria legal adiantar um pouco o time, coloca a linha defensiva no normal, vai deixar a distancia entre linhas menor e não vai afetar tanto na questão de bola nas costas da zaga. Particularmente eu adiantaria pra linha alta e pressão alta com pressionar mais frequentemente, mas vale o teste.

Depois dá um feedback de como ficou.

O time melhorou bastante. Subimos pra Série A em 4º.

Por enquanto na Série A, em 30 partidas, estamos em 11º, praticamente garantidos pro ano que vem.

Estamos marcando mais gols e ainda tendo boa posse de bola, mesmo contra times maiores. Em alguns jogos falta ainda um pouco mais de criação. Vejo a IA dando 4 chutes pra fazer um gol e sempre tendo trocas de passes mais eficientes, é meia dúzia de passes trocados e já chegam ao gol. Meu time não é assim, mas isso acho que é pela qualidade inferior dos meus jogadores.

Agora, um coisa que acontece sempre, são meus laterais com nota 6,2/6,3...tendo médias de 6,5. Já testei todas as posições e mentalidades possíveis pra eles, mas sempre têm notas baixas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, twitch.tvstayheavy87 disse:

Agora, um coisa que acontece sempre, são meus laterais com nota 6,2/6,3...tendo médias de 6,5. Já testei todas as posições e mentalidades possíveis pra eles, mas sempre têm notas baixas.

Acho que tava tendo um problema desse tipo no jogo, já atualizou o patch? 

Outra coisa pode ser pela sobrecarga nos laterais que essa tática causa, normalmente eles precisam ser muito bons pra aguentar. 

Da uma olhada a partir do minuto 50, ele dá várias dicas de como potencializar o 442 losango. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, bstrelow disse:

Acho que tava tendo um problema desse tipo no jogo, já atualizou o patch? 

Outra coisa pode ser pela sobrecarga nos laterais que essa tática causa, normalmente eles precisam ser muito bons pra aguentar. 

Da uma olhada a partir do minuto 50, ele dá várias dicas de como potencializar o 442 losango. 

Sim, atualizado com o patch da semana passada.

Favoritei aqui. Tô no trampo, mas chegando em casa verei.

Obrigado =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Faz um tempo que tem me causado um certo incômodo o FM meio que abrigar a gente a jogar com dois extremos. Com a vinda de Renato Paiva pro Bahia pesquisei sobre a carreira dele, como o Del Valle jogava no título equatoriano de 2021 e tô fazendo um 3-5-2 pra testar em breve. Dependendo crio até um tópico pra debater a tática em especifíco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Masca disse:

Faz um tempo que tem me causado um certo incômodo o FM meio que abrigar a gente a jogar com dois extremos. Com a vinda de Renato Paiva pro Bahia pesquisei sobre a carreira dele, como o Del Valle jogava no título equatoriano de 2021 e tô fazendo um 3-5-2 pra testar em breve. Dependendo crio até um tópico pra debater a tática em especifíco.

Eu falei isso um bom tempo atrás. Eu particularmente não gosto de formações com ponta mas sou obrigado a jogar porquê parece que os laterais ficam sem ajuda e os meias não ajudam na marcação. Ficam presos no meio-campo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Masca disse:

Faz um tempo que tem me causado um certo incômodo o FM meio que abrigar a gente a jogar com dois extremos. Com a vinda de Renato Paiva pro Bahia pesquisei sobre a carreira dele, como o Del Valle jogava no título equatoriano de 2021 e tô fazendo um 3-5-2 pra testar em breve. Dependendo crio até um tópico pra debater a tática em especifíco.

Eu tenho usado um esquema com 3 zagueiros, dois alas, dois volantes, dois meia atacantes e um atacante. Tô indo para a terceira ou quarta temporada usando e ta dando bom. 

Acho que esse FM é o menor pior de se jogar sem pontas quando comparado com as últimas versões.

 

Minha tática:

Spoiler

image.thumb.png.d9caafbd81f504a579d71023c59d3556.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, bstrelow disse:

Eu tenho usado um esquema com 3 zagueiros, dois alas, dois volantes, dois meia atacantes e um atacante. Tô indo para a terceira ou quarta temporada usando e ta dando bom. 

Acho que esse FM é o menor pior de se jogar sem pontas quando comparado com as últimas versões.

 

Minha tática:

  Ocultar conteúdo

image.thumb.png.d9caafbd81f504a579d71023c59d3556.png

 

Não tinha pensado nessa possiblidade de dois MAC, sendo um Avançado Sombra. Vou testar.

Inicialmente fiz dois desenhos táticos:

 

Tática 1.png

Tática2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Masca disse:

Não tinha pensado nessa possiblidade de dois MAC, sendo um Avançado Sombra. Vou testar.

Inicialmente fiz dois desenhos táticos:

 

Tática 1.png

Tática2.png

Eu gostei de usar o central descaído apoiar com os alas atacando, eles abrem ocupado posições mais perto da linha lateral e facilitam bastante a saída de jogo, sem contar que algumas vezes rolam aqueles lançamentos pro atacante atrás da linha defensiva. O uso de dois meia atacantes é porque tenho muitos de qualidade no elenco, foi como se encaixou melhor no time, e também queria tentar uma espécie de "quadrado mágico".

Uma coisa que não consegui fazer funcionar bem foi jogar com linha defensiva alta e pressão no adversário, sempre acabava em buracos na defesa, então optei por usar só quando preciso buscar o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, bstrelow disse:

Eu gostei de usar o central descaído apoiar com os alas atacando, eles abrem ocupado posições mais perto da linha lateral e facilitam bastante a saída de jogo, sem contar que algumas vezes rolam aqueles lançamentos pro atacante atrás da linha defensiva. O uso de dois meia atacantes é porque tenho muitos de qualidade no elenco, foi como se encaixou melhor no time, e também queria tentar uma espécie de "quadrado mágico".

Uma coisa que não consegui fazer funcionar bem foi jogar com linha defensiva alta e pressão no adversário, sempre acabava em buracos na defesa, então optei por usar só quando preciso buscar o resultado.

Bom saber isso sobre os zagueiros descaídos, é bem o que tô pretendendo fazer.

A linha alta eu coloquei por ser algo baseado no estilo de Renato Paiva mesmo, mas ainda vou ver como fica no jogo. Isso do buraco na defesa e bola em profundidade já me aconteceu com 4231.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Masca disse:

Bom saber isso sobre os zagueiros descaídos, é bem o que tô pretendendo fazer.

A linha alta eu coloquei por ser algo baseado no estilo de Renato Paiva mesmo, mas ainda vou ver como fica no jogo. Isso do buraco na defesa e bola em profundidade já me aconteceu com 4231.

E pensando em um futuro save com o Bahia, já vi que vou precisar treinar/adaptar Kayky como MAC ou PL, porque no jogo ele só tem como posição MAD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bstrelowfiz um teste misturando sua tática com dois MAC e algumas coisas da minha e o resultado, ao menos no início da temporada no Brasil foi muito bom.

Captura-de-tela_20230118_230438.png


Agora vou testar em algum save na Europa. E tô pensando em testar o DC da direita como Defesa Central defendendo e colocar um MC como carrillero.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Masca disse:

Agora vou testar em algum save na Europa. E tô pensando em testar o DC da direita como Defesa Central defendendo e colocar um MC como carrillero.

Faz sentido também, já vi gente usando dois MCs, um mezzala e um carrillero. 

Mas sobre o zagueiro, eu gosto de ter um jogador com mais liberdade pra dar um passe arriscado e não ficar aquele lenga, lenga lá atrás. Meus centrais descaidos tem essa função marcada lá, os defesas com bola já vem com essa opção default também. Pra quem gosta de uma aventura, dá pra colocar eles com driblar mais, fica bem divertido kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, bstrelow disse:

Faz sentido também, já vi gente usando dois MCs, um mezzala e um carrillero. 

Mas sobre o zagueiro, eu gosto de ter um jogador com mais liberdade pra dar um passe arriscado e não ficar aquele lenga, lenga lá atrás. Meus centrais descaidos tem essa função marcada lá, os defesas com bola já vem com essa opção default também. Pra quem gosta de uma aventura, dá pra colocar eles com driblar mais, fica bem divertido kkkk

Dois MC nessas funções acho que pode expor muito a defesa. 
E essa opção de driblar deixo pra outro kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/01/2023 em 19:38, Masca disse:

@bstrelowfiz um teste misturando sua tática com dois MAC e algumas coisas da minha e o resultado, ao menos no início da temporada no Brasil foi muito bom.

Captura-de-tela_20230118_230438.png


Agora vou testar em algum save na Europa. E tô pensando em testar o DC da direita como Defesa Central defendendo e colocar um MC como carrillero.

 

A imagem não tá aparecendo aqui. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
Em 18/01/2023 em 11:20, bstrelow disse:

Eu tenho usado um esquema com 3 zagueiros, dois alas, dois volantes, dois meia atacantes e um atacante. Tô indo para a terceira ou quarta temporada usando e ta dando bom. 

Acho que esse FM é o menor pior de se jogar sem pontas quando comparado com as últimas versões.

 

Minha tática:

  Ocultar conteúdo

image.thumb.png.d9caafbd81f504a579d71023c59d3556.png

 

Retranqueiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Fala, pessoal!
      sou novo aqui e no FM. Nunca tinha jogado o jogo, aí vi que liberaram no Xbox pelo Game Pass e viciei! (até tentei passar para a versão normal, mas não rodou bem no meu PC). 
      Hoje estou jogando bastante (em quantidade rs), mas já vi (e confirmei lendo aqui) que o jogo pode ser bem frustrante, especialmente para os iniciantes como eu, que não entendem ainda o que estão fazendo no game. 
      Assim, eu queria uma ajuda com a parte tática. Nesse meu sabe específico, eu comecei no Campeonato de Portugal com a Estrela da Amadora, mas depois de uma curta passagem pelo QPR eu estou há algumas temporadas no Watford, da Inglaterra. 
      Peguei o time na Championship, consegui subir (não foi exatamente “fácil” pra mim, mas eles tinham acabado de cair e tinham um dos elencos mais fortes da divisão) e me estabilizei bem na PL. 
      Eu uso desde sempre um 4-2-3-1 com extremos, tiki-taka personalizado. Era a tática que já era da Estrela lá no começo, eu não mexi muito e fui usando. Já tentei outras, mas essa foi a que mais me serviu ao longo do tempo. 

      Meu time tem um desempenho sempre aceitável. Eu sempre estou ali brigando por uma vaga nas competições continentais, normalmente pego o Camp. Europeu ou o Camp. Europeu II. Teve uma que fui pra Champions.
      Como estou há tempos no clube, eu consegui montar um time bom. Tem vários jogadores muito interessantes, que volta e meia recebem propostas altas de clubes bem maiores e o elenco é equilibrado e com opções. 
      O problema? O time sempre se dava mal no confronto com os grandes ingleses (seja nas taças ou na liga) e perdia uns jogos bobos, que faziam o desempenho cair.
      Aí eu descobri o Rate My Tatic...fiz os ajustes para a tática ficar 5 estrelas (que envolviam alguns ajustes de funções e principalmente remover várias instruções que eu nem sabia que estavam e conflitos. Fiz uma ou outra contratação para fechar.
      E deu bem certo. O time melhorou, diminuiu muito os pontos perdidos em jogos fáceis, fez bons jogos com os grandes, cheguei a sonhar com o título... mas ficou em segundo lugar, a 4 pts do campeão (Chelsea). E ainda perdeu a final da FA Cup pro Arsenal. Foi positivo, mas frustrante demais. 
      Eu sinto que falta só um “ajuste fino” pro time ir mais longe, levantar canecos. Que modificações vocês sugerem? 
      (Não estou conseguindo subir imagem, mas a tática é assim):
      4-2-3-1 com extremos 
      2 Defesas laterais com função de apoio
      2 defesas centrais função defender
      2 Médios centros com função de apoio
      1 médio ofensivo com função apoio
      2 extremos invertidos com função apoio 
      1 atacante completo com função atacar 

      as instruções de equipe 
      com posse:
      passar para espaço 
      jogar a partir da defesa 
      levar bola até a área 
      ritmo muito mais alto (estou pensando em tirar, meu time termina morto todas as partidas e tem quedas de desempenho ao longo da temporada) 
      em transição (não tinha no Rate):
      Pressionar
      contra atacar
      Sem posse
      linhas normais 
      Marcação apertada
      pressao muito mais urgente (o Rate mandou tirar e acho que vou fazer pra próxima temporada porque acho que está tirando meus zagueiros da posição e permitindo infiltrações demais). 
       
      O que vocês acham? Ajudem o novato, pfvr! Abraços!
    • schacoffee
      Por schacoffee
      Boa noite, pessoal, tranquilidade?
      Há um tempo eu venho acompanhando no yt o canal "Táticas de Futebol", assistindo a carreira que fizeram por lá e pegando inspiração das táticas da vida real que replicam no FIFA, só por curiosidade mesmo, afinal nem jogo FIFA. Esse ano iniciaram uma carreira fictícia com o Fábio Carille treinando o 1860 Munich, que está bem legal diga-se, e estou curtindo.
      Eu estou um pouco inspirado e inclinado a fazer algo parecido, jogando defensivamente, e obviamente com outra história e outro clube, só que como um adepto do futebol a la Cruyff e holandeses e de tudo que dali saiu, sempre preferi usar sistemas ofensivos e que valorizassem posse, intensidade, pressão etc, no FM. Andei vendo uns jogos de times defensivos ou que fossem menos ousados no ataque para tentar tirar uma inspiração (entra na conta Mourinho e Simeone, logicamente), porém ainda está difícil de imaginar como quero que meu time jogue. É uma linguagem diferente da que eu venho me acostumando.
      Eis que venho pedir umas dicas de vocês. Modelos de táticas do FM que posso buscar e tirar como base, materiais para eu estudar, vídeos legais para assistir sobre FM, blogs, etc, o que puderem me dispor eu agradeceria.
      Se você que está lendo curte futebol mais cauteloso, diga como que arma seu time e monta sua tática para ajudar o mano aqui.
      *** Eu não gosto de usar tática pronta, geralmente crio a tática personalizada, do zero. Vídeos de tática seriam para me ajudar na tomada de decisão, não download. ***
    • Mtvianna
      Por Mtvianna
      Primeiramente, já de ante mão queria pedir desculpas pelo formato do post, embora seja um membro velho, sempre fui mais de ler do que escrever, então não aprendi muito bem como fazer o upload das imagens hehehe Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tenho tido com uma tática que desenvolvi desde o FM20
      Sempre parti pras táticas nacionais demais e nunca variava, ou seja, sempre usei um 4-2-3-1 com extremos. Como colorado, fiquei extremamente feliz quando Coudet foi ventilado como possível treinador em 2020, então comecei a olhar com mais carinho pra formações com mais meias e centroavantes, sem extremos. Então desenvolvi minha própria tática sem procurar em nenhum fórum. E por incrível que pareça desde o FM20 ela vem dando muito certo. Gostaria de compartilhar ela com vocês para ver o que vocês acham e até tentar aprimorar ela.
      Posições
      Com posse
      Transição
      Sem posse
      Não sei muito bem como dizer isso, mas eu uso um esquema baseado na posse misturado com o Gegenpress, passes curtos focados no meio e ritmo mais elevado. Com a utilização de 3 meias centrais, sendo o central um construtor de jogo recuado e dois mezzalas (dependendo da características do elenco também pode ser um area a area, como o Patrick), também dou preferência por laterais com características de apoiar. O meia ofensivo quase sempre é como meia ofensivo atacar ou atacante sombra. Já os dois atacantes do time normalmente são um ponta de lança e um atacante recuado (ou dois pontas de lanças). Os três jogadores de frente tem instruções individuais para marcar apertado, rematar mais e correr mais riscos. Claro que dentro jogo acabo fazendo algumas variações, como explorar mais um lado diferente do campo, recuar um pouco as linhas caso eu esteja tomando mais bolas nas costas dos zagueiros, ou então diminuir o ritmo, rematar sempre que puder ou algo assim, dependendo das circunstâncias do jogo.
      Resultados
      Títulos
      Aqui algumas estatísticas dos meus principais atacantes. Além disso, meus laterais costumam dar várias assistências. Heitor teve 15 na temporada.
      Yuri Alberto
      Galhardo
      Abel Hernandez
      Confesso que sofro um pouco defensivamente pela minha defesa ficar tão exposta, mas compenso com muitos gols, principalmente dos atacantes. Não é uma formação muito equilibrada, mas tenho conseguido resultados, inclusive na Europa. Uma das coisas que talvez contribuam muito para ela funcionar bem é ter uma comissão técnica muito boa e focar muito em jovens jogadores, para treiná-los e fazer a adaptação deles desde a base. Gosto muito de fazer o save comprando só jovens jogadores para revender no futuro (quando possível) hahaha
      O que vocês acham? Alguma dica para que eu possa aprimorar mais? Esses prints são do primeiro save que fiz no FM21, no meu save atual joguei 3 temporadas com o juventude, saindo da Série C e chegando até a Libertadores. Depois assumi o River e ganhei o argentino e a libertadores. No meu atual time ainda não tenho resultados porque não começou a temporada, mas assim que encaminhar os primeiros meses com o Racing na segunda Argentina posto mais resultados dela.
       
       
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Os lances acima ocorreram no jogo entre Ipswich e Burton pelo equivalente à terceira divisão inglesa. O atleta é o mesmo, e ele é um zagueiro de 19 anos que está emprestado pelo Arsenal.
      Eu lancei uma pergunta num grupo de WhatsApp e gostei das respostas e achei bacana trazer o debate para cá. Lá eu fiz apenas uma pergunta, com viés mais do lado do treinador. Aqui, vou fazer mais perguntas, para que possamos iniciar um debate e realmente possamos pensar um pouquinho sobre aquilo que nos agrada, seja em termos de estilo de jogo, seja em termos do que os atletas em campo e debater futebol com um pouco mais de qualidade e nos forçar a ir além do simples. Isto posto, vamos as perguntas:
      1) Se você fosse o treinador, como vocês lidariam com esse tipo de comportamento do zagueiro durante o jogo? (Aqui o objetivo é vocês pensarem no que acreditam como que o futebol do seu time deve ser jogado, analisar mais friamente a situação, se é um comportamento que vocês gostam ou não num atleta dessa posição, por exemplo)
      2) Como torcedor, quão confortável você se sentiria ao ver seu zagueiro fazendo isso durante um jogo? (Aqui é para você botar seu coração de torcedor na linha, talvez avaliar as opções que seu time tenha para a zaga, se eles inspiram confiança jogando com os pés e qualquer coisinha mais).
      3) Se você fosse o treinador, que aspectos avaliaria para decidir se esse é um comportamento útil ou não para seu time? (O atleta é titular do seu time, já são 11 jogos com uma média de 86 minutos jogados. Ou seja, aqui é para excluir o que você pensa sobre o comportamento e se colocar no lugar do treinador do Ipswich e pensar o que você utilizaria para decidir se o comportamento é útil).
×
×
  • Criar Novo...