Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Serie A TIM e divisões inferiores


Henrique M.

Posts Recomendados

Alô, @Leho.!

Ainda faltam três jogos pra terminar a temporada 2023/2024 com a Pro Vercelli e tenho bastante coisa (mesmo!) a dizer, mas no momento só queria jogar essa imagem aqui:

543421516_vsLazio.thumb.png.7de51017706e72aa8ab1c805d422a7a0.png

Sem brincadeira, eu tô com o coração SAINDO PELA BOCA! Jogaço simplesmente sensacional. A gente sempre atrás do placar, mas sempre respondendo quase que de imediato. Poderia ter sido mais fácil, não fosse nossa incapacidade de nos defender em escanteios.

E na decisão de pênaltis, eles mandaram uma na trave, menino Turati defendeu outra e nosso xodó van der Heide cobrou a decisiva.

Detalhe pro Kumbulla, que nos trocou no início da temporada, mas aos 51' mostrou a quem o coração dele realmente pertence.

Rapaz... que ABSURDO DE JOGO! Pra mostrar que decisão pode sim ser um jogaço. CAMPEONES, CARALHO!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Bigode. disse:

Alô, @Leho.!

Ainda faltam três jogos pra terminar a temporada 2023/2024 com a Pro Vercelli e tenho bastante coisa (mesmo!) a dizer, mas no momento só queria jogar essa imagem aqui:

543421516_vsLazio.thumb.png.7de51017706e72aa8ab1c805d422a7a0.png

Sem brincadeira, eu tô com o coração SAINDO PELA BOCA! Jogaço simplesmente sensacional. A gente sempre atrás do placar, mas sempre respondendo quase que de imediato. Poderia ter sido mais fácil, não fosse nossa incapacidade de nos defender em escanteios.

E na decisão de pênaltis, eles mandaram uma na trave, menino Turati defendeu outra e nosso xodó van der Heide cobrou a decisiva.

Detalhe pro Kumbulla, que nos trocou no início da temporada, mas aos 51' mostrou a quem o coração dele realmente pertence.

Rapaz... que ABSURDO DE JOGO! Pra mostrar que decisão pode sim ser um jogaço. CAMPEONES, CARALHO!

Caralho, que jogaço!

Parabéns pelo título.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
9 hours ago, Bigode. said:

Alô, @Leho.!

Ainda faltam três jogos pra terminar a temporada 2023/2024 com a Pro Vercelli e tenho bastante coisa (mesmo!) a dizer, mas no momento só queria jogar essa imagem aqui:

543421516_vsLazio.thumb.png.7de51017706e72aa8ab1c805d422a7a0.png

[...]

Aeeeeew pooorra! Caneco nas mãos da Pro Vercelli hahahahah!

Que final absurda, bixo... fico imaginando você na frente do PC, se remoendo a cada gol da Lazio e comemorando mt a cada gol seu. Que sensacional, esse jogo é um caralho de bom por causa disso! Quando a glória vem, ela vem com gosto hahaha.

 

E o Heide fechou as batidas? Que delícia, meu menino está crescendo... 🥰

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Thiago disse:

Caralho, que jogaço!

Parabéns pelo título.

Foi uma loucura. Valeu!

4 horas atrás, Leho. disse:

Aeeeeew pooorra! Caneco nas mãos da Pro Vercelli hahahahah!

Que final absurda, bixo... fico imaginando você na frente do PC, se remoendo a cada gol da Lazio e comemorando mt a cada gol seu. Que sensacional, esse jogo é um caralho de bom por causa disso! Quando a glória vem, ela vem com gosto hahaha.

 

E o Heide fechou as batidas? Que delícia, meu menino está crescendo... 🥰

Tava na hora de voltarmos aos títulos, né?

Rapaz, nem me fala. Eu tava louco aqui. Ainda mais que, se não me falha a memória, pelo menos dois gols deles foram após cobrança de escanteio. Cada vez que tinha um escanteio pra eles eu já nem olhava direito. E cada vez que eles se colocavam a frente do placar eu já dava uma desanimada, em especial porque em mais de um desses gols, tivemos chances claras, não convertemos e levamos na sequência. Felizmente, depois sempre reagimos.

Menino van der Heide fechou e fechou bem. Mas olha... temporada beeeeem abaixo dele. Cresceu agora na reta final com uma mudança tática que fiz, mas ele caiu demais nessa temporada. De qualquer maneira, já adianto... botei a mão na fogo e pode anotar: VAN DER HEIDE É NOSSO!

Se tu lembrar, quando consegui trazer o menino pra um segundo empréstimo, fixei o preço de compra em €24,5 milhões. Pois bem, ali por volta de Janeiro, ele tava valendo pouco mais de €6 milhões (pra tu ver como não tava rendendo bem). Tão logo começou a melhorar, decidi fazer a proposta (aí ele tava valendo já €8 milhões) e... consegui pagar ainda menos do que o valor fixado. Tô trazendo ele por um valor total de €17 milhões, sendo €13 milhões à vista e o resto parcelado (acho que botei também uma pequena porcentagem da próxima transferência). Sinceramente? Achei um BAITA negócio da minha parte. Agora só espero que ele não faça eu me arrepender e siga com essa melhora que teve após a mudança tática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
5 hours ago, Bigode. said:

[...]

Menino van der Heide fechou e fechou bem. Mas olha... temporada beeeeem abaixo dele. Cresceu agora na reta final com uma mudança tática que fiz, mas ele caiu demais nessa temporada. De qualquer maneira, já adianto... botei a mão na fogo e pode anotar: VAN DER HEIDE É NOSSO!

Se tu lembrar, quando consegui trazer o menino pra um segundo empréstimo, fixei o preço de compra em €24,5 milhões. Pois bem, ali por volta de Janeiro, ele tava valendo pouco mais de €6 milhões (pra tu ver como não tava rendendo bem). Tão logo começou a melhorar, decidi fazer a proposta (aí ele tava valendo já €8 milhões) e... consegui pagar ainda menos do que o valor fixado. Tô trazendo ele por um valor total de €17 milhões, sendo €13 milhões à vista e o resto parcelado (acho que botei também uma pequena porcentagem da próxima transferência). Sinceramente? Achei um BAITA negócio da minha parte. Agora só espero que ele não faça eu me arrepender e siga com essa melhora que teve após a mudança tática.

Ele já oscilou aqui comigo também... acho que é pela idade, não sei. Você tá escalando ele como? Extremo (atacar) na ponta esquerda?

No mais, também achei ótimo negócio. Aqui ele já tá na casa dos €30 milhões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2218.png.e65400c47bcb28c880cbe7f1979c7d94.png

Temporada 2023/2024

Bom, depois daquela temporada bem meia boca, apesar do ótimo desempenho na Liga Europa, chegamos nessa temporada querendo mudar bastante coisa, mas sabendo que seria difícil porque a ausência em competições continentais significava menos dinheiro. Vamos aos negócios...

(o post acabou ficando um pouco grande, espero que alguém leia tudo hahaha)

Transferências

Sabendo de antemão que teria que, mais do que nunca, fazer uso do meu faro para bons negócios nesse mercado, fui surpreendido logo de cara pelo interesse em cima do Vecino. Precisando fazer dinheiro, não pensei duas vezes em vender o veterano, conseguindo pouco mais de €10 milhões A MAIS do que ele valia. Vender o volante/meia por €30 milhões uma temporada depois de ter contratado de graça foi um absurdo, ainda mais que ele já tinha passado dos 30 anos. Também ajudou muito o dinheiro da venda do Dani Morer, lateral que nos ajudou muito mas eu não via mais como tendo nível para nos ajudar decentemente, assim como o Javi Hernández.

Apesar de ter feito BASTANTE dinheiro, não abri mão da minha política e acredito ter reforçado bem o elenco gastando cerca do 1/3 do arrecadado.

819459383_Transferncias.thumb.png.e496f1caddca1f0228a2b24511e0e99d.png

Ferran Torres viria para ser reserva do van der Heide na ponta direita, enquanto Claudio Gomes - um sonho meu desde o FM19 - viria a princípio para ser titular na volância. Yan Couto foi um baita achado que chegou para ser titular, suprindo a saída do Morer. Uma pechincha. O Brekalo já estava aqui e o Zagreb não queria renovar o empréstimo. Tão logo o mesmo acabou, aceitaram emprestá-lo novamente. Coisas do FM. Já Bruno Jordão foi um ótimo achado que viria como um coringa: a depende das peças que consegui, poderia tanto fazer sombra a Melegoni como lutar pela vaga de titular com Claudio Gomes. Ainda tinha o adendo de poder assinar livre em fim de contrato (e ainda fixei um preço de compra) - no fim, "esqueci" e quando vi, ele já havia acertado com o Sevilla pra próxima temporada.

Douglas Luiz é um xodó meu vindo do FM19, onde é meu titular absoluto no Sheffield United. Quando vi o Vasco tentando contratar o brasileiro a preço de banana, precisei intervir. Chegou para ser titular, relegando inicialmente o Claudio Gomes pra reserva. Lafont foi outra dessas oportunidades de mercado e sua chegada me deixou com dois goleiros de ótimo e igual nível. Diagne é um regen que veio mais pra compor elenco, enquanto Kristiansen chegou para ser reserva de Brekalo na lateral esquerda.

O Oliver Batista Meier eu já havia observado e quase tentei contratar antes, mas não me seduziu. Com o preço bem baixo, decidi arriscar, embora algo no perfil dele não me agradasse. E olhem: eu não poderia estar mais errado na minha avaliação inicial. Foi um BAITA acerto. Tiago Matos chegou para compor elenco. Kübarsepp (atacante), De Angelis (zagueiro) e Neizinho (zagueiro) são regens que vieram pro sub-20, sendo o último uma contratação do Diretor de Futebol Jovem que eu aprovei.

Durante a temporada, começou uma sondagem forte sobre o Kumbulla, que era meu zagueiro titular, contratado na temporada passada por uma pechincha. Não queria muito vender, mas estipulei pra mim mesmo que se alguém chegasse com €20 milhões, eu vendia. Sem grandes opções no mercado, optei por apostar e trouxe o jovem Marcus Plautz, regen revelação do Bayern. Via ele como um jogador que estava apenas um pouco abaixo do Kumbulla, mas com potencial pra muito mais. Acertei forte: foi titular desde que chegou e esteve sempre MUITO bem. Deixo abaixo uma imagem do nosso futuro xerifão.

Plautz.thumb.png.f5dccb27d08cc67aede675f6094667a5.png

Copa TIM

Começarei falando da Copa TIM nesse post, ao invés de iniciar pela Serie A, como de costume.

Como já deixei claro num post anterior, FOMOS CAMPEÕES, CARALHO! Um título gigantesco e vale mencionar aqui nossa trajetória absurda.

Iniciamos recebendo o Ascoli, que acabaria se sagrando vice-campeão da Serie B ao fim da temporada, e dominamos o jogo de ponta a ponta, mas com uma dificuldade absurda para balançar as redes. Foram 30 remates (13 ano alvo) contra 2. Tivemos 61% da posse de bola. Mas nada de gol. Resultado: prorrogação e o gol da classificação só veio aos 119' (!!!), graças a nossa estrela Dirk Proper.

Na eliminatória seguinte, novo jogo em casa com favoritismo todo nosso. O cenário se repetiu, com a diferença de que o Lecce ameaçou bem mais do que o Ascoli, inclusive saindo a frente. Empatamos somente aos 82' e lá fomos nós mais uma vez pra prorrogação. Dessa vez, nada de gol lá e precisamos dos pênaltis pra conseguir a classificação.

Aqui, já havíamos cumprido as expectativas da diretoria e o sorteio nos colocar frente ao Napoli, fora de casa, significava pra mim o fim da nossa campanha. E o jogo pendeu muito mais pros donos da casa, que inclusive perderam um pênalti aos 24'. Não sei como, mas conseguimos ir segurando o resultado, até que... UH TÁ MANEIRO, MELEGONI É ARTILHEIRO! Meu meia mostrou que eu estive certo em sempre querer tê-lo no time e marcou o gol da classificação aos 87'.

Como quem quer ser campeão não pode escolher adversário, lá veio a Inter, que fazia uma Serie A sensacional. Jogo fora de casa e eu sem esperança alguma - não só pelo adversário, mas pelo contexto que explicarei a frente. Lembram que falei do Oliver Batista Meier? Pois bem... ele fez uma primeira metade de temporada bem meia boca, mas cresceu absurdamente na segunda metade. E SÓ NÃO FEZ CHOVER NESSE JOGO! Dois gols, uma assistência (para Proper) e o homem do jogo na vitória gigantesca por 3x1.

Eu já tava mais do que em êxtase e não ficaria nada chateado se fosse eliminado. E pela terceira eliminatória seguinte, eu cravava que "dessa vez não daria", quando fomos sorteados para enfrentar a Juventus. A derrota por 2x1 no jogo de ida confirmava isso, apesar do golzinho fora de casa (santo Douglas Luiz!) dar aquele fio de esperança.

PAUSA PRA CONTEXTUALIZAR: nossa temporada vinha novamente sendo beeeem meia boca. Tivemos um bom momento ali entre Dezembro e o jogo contra o Napoli acima descrito (no meio de Janeiro), mas chegamos a partida de volta contra a Juventus com uma sequência de seis jogos sem vencer, incluindo a partida de ida da Copa. Eram dois empates e quatro derrotas. A gota da água foi o último jogo dessa sequência, que antecedeu a partida contra a Juventus: um 0x0, em casa, contra a Cittadella, lanterna do campeonato.

Ali eu sabia que era hora de mudar. O 1-4-3-3 não tava rolando e o 1-3-5-2 também não. Esse segundo sistema me surgiu na temporada passada e se mostrou promissor, mas não virou, em parte porque eu sabia que as funções necessárias pra fazer ele funcionar melhor acabariam por sacrificar Proper e Melegoni, dois dos meus principais jogadores. Pensei bastante e acabei por continuar no sistema com três zagueiros, mas ao invés do 1-3-5-2 (três zagueiros, dois alas, dois meias centrais, um armador, dois atacantes) fui de 1-3-1-4-2, que consiste de três zagueiros, um volantes, quatro jogadores na linha de meio-campo e dois atacantes.

A estreia do novo sistema tático seria contra a Juventus, precisando reverter aquela derrota de 2x1. Um placar magro nos dava a classificação, mas eu sabia que era difícil demais fazer 1x0 na Juventus e segurar. Aí aconteceu isso aí:

1559998771_vsJuve.thumb.png.4d22788b74997682c49a8bf18b2a01d2.png

Depois veio a Lazio, como já mostrei antes e o resto é história.

Serie A

Iniciamos nossa campanha visitando a Juventus e vencendo por 2x1. Pensei: AGORA VAI! Não foi.

É complicado porque ao mesmo tempo em que conseguíamos uma sequência muito boa(Roma 2x2 Pro Vercelli, Pro Vercelli 3x0 Milan, Torino 1x2 Pro Vercelli), íamos lá e encerrávamos essa sequência tomando 2x0 da Sampdoria em casa. Mas o pior mesmo foi quando tivemos essa sequência:

Napoli 0x1 Pro Vercelli (Copa TIM)
Lazio 3x1 Pro Vercelli
Pro Vercelli 1x0 Inter
Inter 1x3 Pro Vercelli (Copa TIM)
Pro Vercelli 1x1 Juventus

Nos saímos muito bem, ainda mais em relação ao que eu imaginava inicialmente. Resultado? Depois disso aí, emplacamos QUATRO derrotas consecutivas e um empate. Perdemos para Benevento, Juventus (essa pela Copa TIM) e Atalanta fora de casa, perdemos para Bologna em casa e empatamos com Cittadella também em casa.

Felizmente, a mudança tática surtiu muito efeito também na Serie A. Em Março e Abril, com o novo sistema tático, foram 7 vitórias, 1 empate e 1 derrota. O alerta fica pro mês de Maio, que simplesmente não vencemos nenhum jogo. Em que pese termos enfrentado Lazio (derrota em casa), Milan (empate fora) e Inter (derrota fora), é difícil aceitar a derrota para o Parma e o empate com o lanterna e rebaixado Empoli, ambos fora de casa.

De qualquer maneira, a mudança tática veio de forma muito positiva e será levada para a próxima temporada - e espero que esse último mês tenha sido mais um lapso do que qualquer outra coisa.

Uma coisa que complicou bastante foi nossa defesa. Se nosso ataque esteve sempre entre os melhores, a defesa ficava ali numa posição intermediária. Ataque de líder, defesa de meio de tabela. Aí fica difícil ir muito longe. Ainda assim, até esse último mês, até a chance de Liga dos Campeões ainda existia. Mas com essa sequência final terrível, repetimos o 10º lugar da temporada passada. Teríamos feito melhor se não fosse o título da Copa TIM que nos garantiu na Liga Europa? Não sei, sinceramente.

De qualquer maneira, termino satisfeito. Isso porque jogadores que estavam deixando a desejar acabaram por melhorar bastante após a mudança tática. E porque essa mudança tática mesmo dá um novo ar pra equipe.

130268832_ClassificaoFinalA23-24.png.69443074a16ab4ddcecf1008c82db04c.png

Resumo da Temporada

Estamos de volta a disputa continental, pela segunda vez no save.

Apesar de mais uma temporada abaixo do esperado - na minha visão, já que a expectativa da diretoria era mesmo o meio de tabela - manterei boa parte do elenco, reforçando mais de forma pontual. Algo que me faz agir assim é também a melhora de desempenho com a mudança tática.

Um jogador que me decepcionou muito nessa temporada foi o van der Heide, xodó do @Leho. e que já virou meu xodó. Não deu certo na ponta direita, não deu certo na ponta esquerda... quando optei pelo 1-3-5-2, que não utilizava pontas, o testei como Falso Nove e ele até fez uma ou outra boa exibição, mas depois voltou a ser medíocre. Com a mudança para o atual sistema tático, porém, acabou melhorando BASTANTE de rendimento, tanto é que acabou terminando a temporada "no verde", com classificação média acima de 7.

Alguns destaques que eu gostaria de fazer:

- Bettella, Varnier e Plautz formaram um trio muito forte, embora por pouco tempo - Varnier acabou se machucando e ficou fora dos últimos 2-3 meses da temporada.
- Yan Couto se mostrou uma contratação acertadíssima, apesar da estranha avaliação baixa de estrelas que tem ali. Foi nosso melhor assistente - e só não teve mais porque acabei quase não o utilizando mais depois da mudança tática. Minha ideia agora é treiná-lo para atuar na meia direita, de forma a ser opção por ali no novo sistema tático.
- Douglas Luiz e Claudio Gomes deitaram e rolaram na volância. O brasileiro eu já sabia da capacidade, mas o segundo foi absurdamente muito bem. Tô maravilhosamente bem servido aqui. E ainda conta muito o fato de que podem atuar na zaga (Douglas chegou a fazer alguns jogos por ali).
- Proper e Melegoni dispensam comentários, especialmente o primeiro. Mandam e desmandam no nosso meio-campo.
- Batista Meier, como falei, mostrou que minha primeira avaliação dele foi bem errada. Teve uma primeira metade de temporada discreta, mas cresceu demais na virada do ano e não foram nem uma nem duas vezes que nos garantiu vitórias contribuindo para 2-3 gols no jogo. Monstrinho demais!
- Dany Mota foi o artilheiro da temporada no clube pela 4ª (!!!) temporada seguida: 19 gols em 20/21, 23 gols em 21/22, 19 gols em 22/23 e agora 17 gols. Marca y marca. O melhor é que Ovando vem amadurecendo bastante e se mostra um ótimo goleador também - e uma das boas coisas da mudança tática é poder comportar os dois.

E @Leho., já respondendo seu post aí, que tu fez enquanto eu digitava aqui, alternei o van der Heide entre jogar na direita e na esquerda. Na esquerda, tentei como Extremo (variando entre Apoiar e Atacar) e até Avançado Interior. Na direita, tentei Avançado Interior e Extremo Invertido. Agora, com a mudança tática, ele vem jogando como meia esquerda, na função de Extremo, com tarefa Atacar. Talvez seja a idade, acho até bem possível, mas a essa altura eu tava esperando por menos oscilações.

1970927757_ElencoFinal.thumb.png.bd8b6f468815caf3c5ff421f7429c178.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Gostei da movimentação no mercado @Bigode., vários bons negócios (e de oportunidade!). Eu trouxe o Oliver Meier por 1 temporada e meia aqui, e realmente ele é ótimo como ponteiro. Muito bom, só que pediu uma fortuna quando pude assinar com ele de graça, e aí acabou indo para outro clube. Uma pena.

Douglas Luiz é um cara que eu ainda quero ter no time, vamos ver. Aqui ele tá no "Mengaum".

---

A campanha na Copa TIM foi maravilhosa, pra ratificar o quão grandioso foi esse título! É foda quando você vai chegando em fases agudas e não dando tanta moral pro time, né? Hahahaha... e de repente, ele te surpreende.

Sobre a Liga, ainda bem que o time respondeu positivamente à essa mudança tática hein, senão a coisa podia ter sido pior. Acho bacana esse esquema no 3-1-4-2, ainda vou testá-lo aqui com certeza. Parabéns pela ousadia, hahahaha!

Por fim, o Heide mesmo oscilando e tals, contribuiu com 8 assistências e 6 gols. Imagina a hora que ele tiver voltando à velha forma? Hahahaha fez bem em mantê-lo, é craque.

 

 

p.s: esse zagueirão alemão aí newgen é monstro, baita aquisição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/04/2020 em 22:12, Leho. disse:

Gostei da movimentação no mercado @Bigode., vários bons negócios (e de oportunidade!). Eu trouxe o Oliver Meier por 1 temporada e meia aqui, e realmente ele é ótimo como ponteiro. Muito bom, só que pediu uma fortuna quando pude assinar com ele de graça, e aí acabou indo para outro clube. Uma pena.

Douglas Luiz é um cara que eu ainda quero ter no time, vamos ver. Aqui ele tá no "Mengaum".

---

A campanha na Copa TIM foi maravilhosa, pra ratificar o quão grandioso foi esse título! É foda quando você vai chegando em fases agudas e não dando tanta moral pro time, né? Hahahaha... e de repente, ele te surpreende.

Sobre a Liga, ainda bem que o time respondeu positivamente à essa mudança tática hein, senão a coisa podia ter sido pior. Acho bacana esse esquema no 3-1-4-2, ainda vou testá-lo aqui com certeza. Parabéns pela ousadia, hahahaha!

Por fim, o Heide mesmo oscilando e tals, contribuiu com 8 assistências e 6 gols. Imagina a hora que ele tiver voltando à velha forma? Hahahaha fez bem em mantê-lo, é craque.

 

 

p.s: esse zagueirão alemão aí newgen é monstro, baita aquisição.

Rapaz, tinha lido, deixei pra responder depois e esqueci.

Nosso mercado foi realmente bem interessante, tanto em relação a chegada de jogadores, quanto ao valor que consegui nas duas grandes vendas ali. Sobre o Douglas Luiz: pode ir sem medo. Acho até que ele rende muito mais do que os atributos dele fazem a gente pensar. Tanto no meu save com o Sheffield no FM19 como agora nesse save, foi (vem sendo) a grande constante do meio-campo. Um monstrinho.

Cara, a sensação é essa mesma. A gente vai passando, sem acreditar muito e isso dá um gosto a mais sensacional. A campanha foi do caralho e o título depois desse jogo eletrizante foi muito merecido, na minha opinião. Pena que na Serie A o desempenho mais uma vez foi abaixo daquela nossa estreia. Mas aqui acho até que é um erro de julgamento meu. Depois dessas duas temporadas no meio da tabela, vejo que aquela temporada de estreia na verdade foi um ponto bem fora da curva e, no momento, nosso negócio é mesmo é se muito lutar por uma vaga na Liga Europa.

O van der Heide é isso, né? Mesmo bem abaixo do que espero dele, o cara tem uma taxa boa de contribuição direta pra gols. É por isso que, mesmo tão inconstante, eu o mantenho. Sei que pode render bem mais e que isso deve ocorrer conforme ele for amadurecendo.

Sobre o zagueiro: fiquei sem palavras quando o Bayern acertou liberar por um valor relativamente baixo dado o seu potencial, e fiquei ainda mais surpreso com ele ter trocado o Bayern pela Pro Vercelli (mesmo levando em conta que veio a peso de ouro no que diz respeito a salário e bônus).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2218.png.8ad8772251574147b41a919fe2e8ea54.png

Temporada 2024/2025

Bom, vamos aos serviços, né? Mais uma temporada a frente da Pro Vercelli - a sexta, sendo a quarta na elite italiana. Para essa temporada, teríamos nossa 2ª participação na Liga Europa, graças ao título da Copa TIM na temporada passada.

Transferências

1254838453_Transferncias.thumb.png.6ffe7b62639ed71b3a47f56f63e448f6.png

Como já havia adiantado, depois de dois empréstimos de dois anos cada, consegui fechar com o van der Heide em definitivo, por um valor que considero uma pechincha. Os primeiros cinco nomes ali (e mais o Bartolini) foram jogadores que fui garimpando no decorrer da temporada, todos jovens. Destes, apenas o Hansen foi integrado ao plantel principal, como terceiro goleiro - e a partir da saída de Lafont em Janeiro, reserva imediato de Turati.

Hugo Cruz é um jovem meia que chegou para compor elenco. Geubbels eu conheço do FM19 e tinha vontade de contratar o atacante, já que o vi marcando muitos gols na versão anterior e queria ver se comigo ele era capaz disso. O Ibañez veio para fazer parte do trio reserva de zaga, enquanto Sardella voltou ao clube novamente por empréstimo para substituir Ghiglione como reserva de Yan Couto. Juan Ignacio Mondino foi um grande achado. O ponta direito foi contratado para ser treinado com meia esquerda, sendo reserva de van der Heide. No fim das contas, com Batista Meier mais no departamento médico do que em campo e com uma nova mudança tática, foi um jogador bem constante no time titular, apesar de muito jovem (e, até por isso, como esperado, sofreu bastante com instabilidade). Tem a favor dele o fato de ser ambidestro e agora tenho treinado ele pra jogar de ponta esquerda, me dando maior flexibilidade até mesmo na montagem do elenco. Ronny Heidel é um jovem ponta esquerdo que viria para o time sub-20, mas mantive no elenco principal devido as constantes lesões de Batista Meier e algumas lesões que o próprio Mondino teve também, mas o jogador vindo do Hoffenheim pouco jogou.

Nas saídas, destaques para: Sarmiento, que era reserva e apesar de ter alguns bons atributos, nunca rendeu - nem mesmo quando o emprestei - e acabou sendo um pequeno prejuízo; Ghiglione, que fez sempre seu papel decentemente, mas não creio ter capacidade suficiente para nos ajudar a dar o próximo passo; e Lafont, que até é um bom goleiro, mas o vejo como inferior a Turati, que era nosso titular. Durante a temporada, ele chegou a pedir mais tempo de jogo e no fim das contas, decidi vender o goleiro, que recebia mais do que o dobro do Turati (que após a saída dele, inclusive, recebeu um merecido aumento).

Serie A

Bom, a liga não começou da melhor maneira possível e seguimos com aquela instabilidade de praxe. O 1-3-1-4-2 se mostrava um bom sistema tático, mas faltava algo. Não sei se era a filosofia e instruções, se era o sistema e as funções, mas faltava algo. Dominávamos as partidas, chegávamos muito mais ao gol adversário do que o adversário ao nosso... mas tomávamos pau. Muitas vezes não fazíamos o nosso lá na frente e numa ou outra bola vadia, VRAU... gol deles. Tentei mudanças de instruções e funções, mas nada.

Aí decidi mudar a filosofia e o sistema tático. Fomos pro 1-4-2-3-1 e com isso fomos também da água pro vinho. Começamos a nos recuperar e se antes a impressão era de que, NA MELHOR DAS HIPÓTESES, pegaríamos Liga Europa, com muito suor, passamos para a sensação de que talvez até desse pra sonhar com uma Liga dos Campeões.

E apesar de termos ficado CINCO jogos (sendo quatro pela Serie A) sem vencer e SEM MARCAR GOL na reta final (voltando a marcar e vencer nas últimas duas rodadas), o resultado final foi mais do que excelente, especialmente após duas temporadas "mortas" no 10º lugar.

1199292459_ClassificaoFinalA24-25.png.e347dce4109e8285b49bb6dffc14ee5b.png

Apesar da dificuldade que relatei ali em cima, de conseguir matar as partidas, nosso ataque esteve quase sempre entre os cinco melhores, mas a defesa era de meio de tabela - o que justificou termos variado entre a 7ª e 11ª posições até a 12ª rodada, quando nos estabilizamos por algumas rodadas na 6ª colocação, ganhando mais terreno a partir daí. No fim das contas, tivemos o 4º melhor ataque (atrás de Juventus, Inter e Lazio) e a 4ª melhor defesa (atrás de Lazio, Juventus e Atalanta), ao lado da Inter.

Vale lembrar que nossa cotação era de 10º lugar e a diretoria queria que ficássemos na metade superior, então essa classificação pra Liga dos Campeões, a primeira do save e da história do clube, superou ABSURDAMENTE as expectativas. A campanha me rendeu o prêmio de Treinador da Época.

Copas Nacionais e Liga Europa

Com o título da Copa TIM na temporada passada, ganhamos o direito de disputar a Supercoppa TIM nesta temporada, frente a Inter, que conquistou a Serie A na temporada passada. Num jogo complicado, conseguimos um golzinho já no fim da primeira etapa e aguentamos bem a pressão interista, conquistando esse inédito título para o clube - que acabaria sendo o único da temporada. Com isso, voltamos ao início do save, quando tivemos duas temporadas consecutivas conquistando títulos.

1069977122_vsInter.thumb.png.714b46b168c5662e7356d8db7ad68fea.png

Na Copa TIM, infelizmente, não conseguimos buscar o bi. Recebemos e vencemos o Spezia por 2x1, na prorrogação e depois passamos pelo Torino com um eletrizante 3x2 fora de casa. Nas Oitavas, quatro dias antes da decisão contra a Inter, acabamos sucumbindo pra forte equipe da Lazio, com uma derrota de 3x1, na casa deles. A expectativa mínima era de chegar nas quartas, mas a diretoria entendeu a eliminação.

Já na Liga Europa, caímos num grupo bem acessível, com Marseille, Olympiakos e Hibernian. Contra os franceses, 4x1 em casa e 2x2 fora. Contra os gregos, 3x1 em casa e 3x2 fora. Já contra os escoceses, um duplo 2x0. A diretoria queria que chegássemos a fase que antecedia as Oitavas, mas líderes do grupo, nos classificamos direto pras Oitavas, já superando as expectativas. Acabamos enfrentando o Nantes, que eliminou a equipe vinda da Liga dos Campeões e nos classificamos sem dificuldades, com um 3x1 fora e um 2x1 em casa. Nas quartas, porém, o sorteio não foi agradável e nos colocou frente a frente com a Juventus. Em casa, dominamos o primeiro tempo, mas conseguimos apenas um gol, aos 14', com Mondino. Depois do intervalo, deixamos eles crescerem um pouco e não conseguimos ampliar, levando o 1x0 pro jogo de volta. Sabia que vencer sem sofrer gols era importante, mas também sabia que a vitória magra era pouco demais. E foi: na volta, eles nos massacraram e venceram por 2x0 - e poderia ter sido por mais. No fim das contas, fomos eliminados uma fase mais cedo do que ocorreu na nossa anterior participação. A Juventus acabou sendo vice para o Chelsea.

Resumo da Temporada

Bom, o elenco ao final da temporada ficou assim:

854952926_ElencoFinal.thumb.png.62ab139f6a103f6f1fafd3d306312e17.png

Turati é um ótimo goleiro. O fato de ter contratado o italiano tão jovem e desde o início ter bancado ele como titular ajudou absurdamente na sua evolução. Já vem sendo presença na Seleção, embora não tenha jogado ainda. Uma nota legal é que foi eleito o Goleiro da Época.

Na zaga, Bettella é nosso xerifão e titular absoluto. Varnier foi com mais jogou com ele e foi muito bem, mas Plautz também teve uma temporada decente e deve ser meu titular ao lado de Bettella para a próxima temporada, de modo a ajudar na sua evolução.

Os laterais foram "prejudicados" por quase meia temporada visto que eu jogava com três zagueiros, mas com a mudança tática, voltaram a ganhar espaço. Yan Couto repetiu as nove assistências da temporada passada e poderia ter feito mais se eu não o tivesse revezado tanto com Sardella, que também foi muito bem. Na esquerda, Brekalo é nosso homem e facilita o fato de que seu reserva foi péssimo nas poucas chances que teve. Vamos ver se consigo renovar novamente o empréstimo do croata.

Na volância, Douglas Luiz segue indiscutível. Um monstro. Claudio Gomes caiu de rendimento, mas ainda é uma opção que confio bastante para revezar com o brasileiro. Mais a frente, Proper e Melegoni dispensam comentários. É até difícil falar de Thorsen e Hugo Cruz porque a dupla titular simplesmente não dá espaço - e perdemos muito sem eles em campo.

Nas pontas, Batista Meier começou a temporada bem, mas sofreu DEMAIS com lesões e o sinal amarelo está ligado. Mondino, apesar de muito jovem, o substituiu muito bem e contribuiu com gols importantes. Apesar disso, será reserva na próxima temporada, já que a tendência ainda é sofrer um pouco com a instabilidade por ser jovem e não quero apressar nada. Arjen van der Heide brilha meus olhos. Teve alguns momentos abaixo, mas na segunda metade da temporada conseguiu engrenar uma boa fase e acaba com um duplo-duplo, atingindo os dois dígitos tanto nos gols como nas assistências (foi nosso vice-artilheiro, ao lado de Dany Mota, e melhor garçom da temporada). Ferran Torres ganhou algum espaço com as lesões de Batista Meier e, com a mudança tática calhando com lesões do Proper, foi quem mais assumiu o posto de MAC e se saiu muito bem.

No comando do ataque, estou maravilhado com Geubbels. Cumpriu com as expectativas que tinha dele e depois de quatro temporadas de Dany Mota como artilheiro máximo, o francês aproveitou a temporada BEM abaixo do italiano e roubou seu posto. Dany foi uma grande decepção na temporada. Apesar de ser vice-artilheiro, 5 de seus 11 gols foram a partir de cobranças de pênalti. Na Serie A, marcou apenas 6 gols (três de pênalti) em 24 jogos. É um cara, porém, que tem muito crédito e seguirá para a próxima temporada, mas na melhor das hipóteses, pra ele, em pé de igualdade com Geubbels. Outro que teve uma queda grande foi Ovando, mas também confio bastante no potencial dele.

Para a próxima temporada... pretendo manter toda a base. A única mudança que quero mesmo fazer é na lateral esquerda. Tentarei renovar novamente com Brekalo, mas mesmo que consiga, quero buscar alguém de um nível maior para ser titular. Não sei se conseguirei, já que o mercado parece não dar muitas opções desse tipo e nosso dinheiro é escasso. De resto, só devo contratar pro elenco principal se for pra suprir alguma saída. Não renovarei os empréstimoss de Tiago Matos (mantendo apenas quatro zagueiros ou subindo alguém da base) e Kristiansen, enquanto Sesko já tem saída confirmada em fim de contrato (e devo manter três atacantes apenas).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Porra @Bigode. Bigodera, li o post, positivei mas esqueci de comentar carai, oiauehoiuaheuiohaoeiuhoae! Tô doido.

QUE CAMPANHAAAASSA! Hahahaha, o que o maldito 4-2-3-1 não faz, hein? Hahaha esse jogo é um inferno, não dá pra fugir dessa merda desse esquema, por mais boa vontade que nós tenhamos. Essa vaguinha na UCL vai garantir um aporte financeiro mt bom, te dando margem pra incrementar o elenco. Show!

E suas canteiras? Tem feito a captação de jovens pra transformá-los em pratas-da-casa ou ainda não?

 

No mais, parece que agora a mudança de patamar tá mais sustentada, vamos ver como o time reage nessa sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Leho. disse:

Porra @Bigode. Bigodera, li o post, positivei mas esqueci de comentar carai, oiauehoiuaheuiohaoeiuhoae! Tô doido.

QUE CAMPANHAAAASSA! Hahahaha, o que o maldito 4-2-3-1 não faz, hein? Hahaha esse jogo é um inferno, não dá pra fugir dessa merda desse esquema, por mais boa vontade que nós tenhamos. Essa vaguinha na UCL vai garantir um aporte financeiro mt bom, te dando margem pra incrementar o elenco. Show!

E suas canteiras? Tem feito a captação de jovens pra transformá-los em pratas-da-casa ou ainda não?

 

No mais, parece que agora a mudança de patamar tá mais sustentada, vamos ver como o time reage nessa sequência.

Acontece! HAHAHA Fiz isso uns posts acima contigo também. 

Cara, essa questão tática é foda. Antigamente eu usava demais, mas comecei a sentir que não era tão segura, por não ter ninguém ali entre a defesa e o meio, e comecei a usar o 1-4-3-3 e, bem, deu bom. Mas esse save tá complicado. Quando parece que um sistema tático encaixou, dá ruim. O 1-3-1-4-2 parecia promissor, mas algo ali não tava encaixando bem. Aí liguei o foda-se e tentei arriscar e... deu certo.

Assim... ainda não tô totalmente convencido, tem alguns ajustes que ainda quero fazer porque acho que tem gente ali que tá rendendo abaixo do que pode, mas por enquanto parece ser o sistema menos propenso a dar ruim da noite pro dia. Ah, e tem um detalhe: nessa temporada que tô jogando agora (depois dessa última aí que postei), resolvi fazer uma pequena alteração de posicionamento no meio-campo, recuando um dos meias pra jogar na posição de volante. Pensei nisso pela questão que falei no parágrafo aí de cima, de que não sinto total segurança no formato "padrão" do sistema, e também inspirado em algo que alguém aqui na área comentou que fez.

Sobre a campanha: foi uma excelente recuperação. Agora vamos ver se conseguimos manter campanhas por ali, né? Sobre o aporte financeiro: creio que só a partir da próxima temporada e só caso venha uma nova classificação pra UCL. Como comentei ali, o dinheiro pra essa próxima temporada será bem tímido. Acho que isso se deve a alguns fatores, como o dinheiro que foi investido no estádio e o fato de que entra MUITO POUCO dinheiro via Serie A. Me acostumei com o save no Sheffield e, bicho, a diferença é gritante.

Em relação aos jovens: tenho tentado captar alguns jovens, como deu pra ver ali nas transferências, mas nem todos têm potencial realmente alto. É mais um tiro no escuro do que qualquer coisa, já que tem sido difícil atrair bons jovens, visto que os clubes estão pedindo bastante. Isso falando dos jovens pra base mesmo, porque já trouxe alguns mais prontos pra fazer parte do elenco principal, como é (pensando só nessa última janela) principalmente o caso do Mondino, mas também do Hugo Cruz e do Anders Hansen.

De qualquer forma, apesar das dificuldades, tenho sempre tentado procurar por jogadores de até 18 anos para trazer e transformá-los em pratas da casa. Além disso, tem um ou outro que surge na nossa base e parece ter algum potencial. Mais no início do save tive um meia que parecia promissor, mas não virou grande coisa. Agora tenho dois que boto mais fé e surgiram aqui: um zagueiro, que infelizmente o Liverpool veio e papou (acho que pelo fato do contrato dele não ser profissional ainda) - e ele irá pra lá em Janeiro de 2027, nos rendendo pouco mais de €1 milhão mais cláusulas - e um atacante, que já foi sondado por alguns grandes, mas que felizmente consegui fechar o contrato profissional - este, tenho deixado no elenco principal para ser mentorado e cedo ao sub-20 para ganhar ritmo de jogo, mas quero ver se já dou alguns minutos no decorrer dessa temporada.

Na próxima atualização, vou ver se trago pelo menos os prints dos jovens regens que estão no elenco principal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bigode. é impressionante como é cirúrgico no mercado e consegue fazer bons negócios a baixo custo, ou sem custo nenhum. A equipe tá evoluindo, isso é muito bom! Tá se consolidando entre os times que frequentemente estão nas competições continentais.

No meu save também tô com Batista Meier e Ibañez, ambos por empréstimo com opção de compra. Vou ver o rendimento deles e decidir se compro, foram bem indicados pelos olheiros. Tentei Yan Couto, mas ele rejeitou umas três tentativas de empréstimo e depois foi pro Hapoel Be'er Sheva, de Israel. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Masca disse:

@Bigode. é impressionante como é cirúrgico no mercado e consegue fazer bons negócios a baixo custo, ou sem custo nenhum. A equipe tá evoluindo, isso é muito bom! Tá se consolidando entre os times que frequentemente estão nas competições continentais.

No meu save também tô com Batista Meier e Ibañez, ambos por empréstimo com opção de compra. Vou ver o rendimento deles e decidir se compro, foram bem indicados pelos olheiros. Tentei Yan Couto, mas ele rejeitou umas três tentativas de empréstimo e depois foi pro Hapoel Be'er Sheva, de Israel. 

 

Olha, modéstia à parte, se tem uma coisa que eu sou bom, é nessa questão do mercado. Gosto bastante de pesquisar, correr atrás das melhores oportunidades, buscar jogadores em fim de contrato, caçar jovens talentos, enfim... Erro? Claro, não tem como não errar. Mas acredito que tenho uma taxa de acerto BEM alta - e os acertos ainda suplantam muito bem os erros.

Bom, é nossa terceira classificação continental em quatro temporadas de Serie A (e seis temporadas de save). Foram duas classificações pra Liga Europa e agora essa pra Liga dos Campeões. Essa próxima temporada agora vai ser vital pra cravar de vez que somos mesmo uma equipe continental, caso consigamos mais uma campanha ali entre os seis primeiros. Mas estamos num bom caminho. Vale lembrar que nossa folha salarial é ridícula. Já tá longe de ser a menor da liga, mas se não me falha a memória, ainda temos uma folha salarial "de metade inferior de tabela", por assim dizer.

O Batista Meier, como relatei antes, foi um jogador que eu tava meio receoso, mas acabei apostando e foi um ótimo acerto, custando pouco e ajudando muito dentro de campo. O Ibañez tem alguma qualidade, mas o vejo mais como um jogador para compor elenco. Não sei, tem algo nele que não me passa confiança pra bancar ele como titular.

O Yan Couto é ótimo. Na primeira temporada, foi nosso melhor garçom, com 9 assistências. Nessa segunda temporada, repetiu essa marca, mas ficou atrás das 12 assistências do van der Heide. E, na verdade, o brasileiro poderia ter feito mais, mas foi "prejudicado" porque iniciei a temporada no 1-3-1-4-2, e ele entrava sempre como reserva. Foi voltar ao posto de titular ali pela metade da temporada, quando larguei mão do sistema com 3 zagueiros - e aí ele não jogou sempre, porque optei em algumas oportunidades pelo Sardella.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
On 4/27/2020 at 8:50 PM, Bigode. said:

[...]

O Yan Couto é ótimo. Na primeira temporada, foi nosso melhor garçom, com 9 assistências. Nessa segunda temporada, repetiu essa marca, mas ficou atrás das 12 assistências do van der Heide. E, na verdade, o brasileiro poderia ter feito mais, mas foi "prejudicado" porque iniciei a temporada no 1-3-1-4-2, e ele entrava sempre como reserva. Foi voltar ao posto de titular ali pela metade da temporada, quando larguei mão do sistema com 3 zagueiros - e aí ele não jogou sempre, porque optei em algumas oportunidades pelo Sardella.

Sobre o Yan: dei uma sondada nele aqui no meu save, e meus olheiros relataram uma susceptibilidade à lesões. Procede? Como ele tá aí com você?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2218.png.6be76f0117a06fec141dfa76111a6e2a.png

Temporada 2025/2026

Primeira temporada de Liga dos Campeões. Um grande passo pra equipe, que seguia evoluindo, embora ainda houvesse uma grande dificuldade financeira - parte porque entra pouco dinheiro via Serie A, parte pelas parcelas do pagamento do estádio. Como nos saímos?

Transferências

Sem muito dinheiro, a ideia era segurar todo mundo, especialmente as principais peças, com a única mudança pensada sendo na lateral esquerda. Kristiansen não me agradou e não renovei seu empréstimo. Para seu lugar, busquei Goutidis no Leicester, para inicialmente ser titular. Com isso, Brekalo, que felizmente teve seu empréstimo renovado (naquele esquema habitual do clube não aceitar, ele voltar pra lá e aí eles aceitarem emprestar novamente), passaria a ser reserva. Todas as outras contratações foram para a base, sendo que Dzidic e Fortunato foram integrados ao elenco principal para serem tutorados, enquanto eram disponibilizados pra base.

Nas saídas, do elenco principal, Sesko até parecia ter algum potencial, mas não botei muita fé e ele saiu em fim de contrato. Ibañez era apenas reserva e decidi vender pra fazer algum dinheiro (havia contratado na temporada anterior por €2,5 milhões). Hansen era nosso goleiro reserva e decidi fazer dinheiro com ele, dado o interesse sobre o jogador, mantendo apenas dois goleiros no elenco principal (ele veio de graça na temporada passada).

266899805_Transferncias.thumb.png.877347a34a3a0faccfd41d90a668e299.png

Serie A

Começamos a temporada MUITO MAL, emplacando três derrotas nos primeiros três jogos (Napoli 0x1 Pro Vercelli, Pro Vercelli 0x1 Empoli, Cagliari 4x3 Pro Vercelli), mas depois disso conseguimos emplacar uma boa sequência, tendo depois apenas um momento ruim entre a segunda quinzena de Novembro e a primeira de Dezembro.

A recuperação foi muito boa, mas o campeonato foi bem equilibrado. Tanto é que uma derrota pra Inter na penúltima rodada nos deixou na quinta colocação, com a mesma pontuação de Milan e Napoli - mas ficávamos atrás porque tínhamos desvantagem no confronto contra o Milan e vantagem contra o Napoli, que tinha vantagem pro Milan. Isso é uma merda, porque teríamos que ficar a frente de Napoli e atrás do Milan, mas ao mesmo tempo o Napoli tinha que ficar a frente do Milan, o que cria essa bagunça e a gente se ferrava.

MAAAAS deu tudo certo: na última rodada, vencemos a Sassuolo fora de casa e, de quebra, o Milan tomou 3x0 do Empoli fora de casa e o Napoli tomou 3x1 do Bologna em casa (aleluia essa porra de time ajudou a gente - é incrível como conseguimos jogar melhor até do que os grandes, mas quando enfrentamos o Bologna, parece um time de profissional do lado de lá contra infantis do lado de cá, sério!).

No fim, sendo cotados para a 8ª colocação, repetimos o terceiro lugar da temporada passada, com direito a um ataque avassalador (78 gols marcados, melhor da Serie A) e a 3ª melhor defesa. Vou deixar o calendário dividido nos links abaixo, como o @Leho. faz, mas queria destacar alguns resultados:

- Pro Vercelli 6x1 Roma | Roma 2x3 Pro Vercelli - Roma fez um campeonato sofrível; só garantiu a permanência (!!!) faltando três rodadas. Tratamos de ajudar a afundar os coitados.
- Pro Vercelli 3x1 Juventus | Juventus 0x1 Pro Vercelli - Juventus dispensa comentários, né? Costuma sempre ser muito forte. Essa segunda vitória, na antepenúltima rodada, foi importantíssima na nossa luta e veio com gol aos 92', após cobrança de falta de Proper na cabeça do zagueiro-artilheiro Bettella, depois de nos segurarmos o jogo todo.
- Internazionale 0x3 Pro Vercelli - eram os atuais campeões e tem uma excelente equipe, comandada pelo absurdo Boadu. Grande vitória fora.
- Pro Vercelli 4x0 Napoli - o troco do primeiro turno com requintes de crueldade contra um concorrente direto.
- Lazio 0x3 Pro Vercelli - os caras estão com uma equipe fortíssima e sempre lutando pelo título, além de estarmos criando uma rivalidade com eles pelos seguidos confrontos também na Copa TIM. Foi uma revanche gostosa demais, como vocês verão adiante.

Jogos: Agosto-Outubro | Novembro-Janeiro | Fevereiro-Maio

2072228523_ClassificaoFinalA25-26.png.6076397aacf7bc3efc4bb57bbb2dfe67.png

Liga dos Campeões e Copa TIM

Bom, na Copa TIM, cumprimos as expectativas de chegar da diretoria quando goleamos o Cagliaria, nas Oitavas, por 3x0, em casa. Nas Quartas, visitamos a Lazio - e já perdi as contas de quantas vezes os enfrentamos na competição, sendo que uma dessas vezes foi na final que nos deu o título - e levamos um sacode absurdo. Os caras mandaram soltar e prender no jogo e meu time tava totalmente entregue desde o apito inicial. A goleada por 6x2 ainda ficou barata. Menos mal que cumprimos as expectativas.

Já na Liga dos Campeões vem algo que me deixou puto. E olha... não foi o sorteio, viu? Eu já esperava cair num grupo fodido - e é Liga dos Campeões, não Liga Europa, é difícil fugir muito disso - e fomos sorteados para um grupo com Manchester City, Valencia e Schalke. Eu sabia que mesmo uma chance de Liga Europa seria difícil, mas quem sabe? Pra mim, minha luta pra isso seria com o Schalke ou Valencia. Ledo engano. Iniciamos o grupo com uma magra e importante vitória de 1x0 sobre o Valencia, em casa. Depois fomos a Inglaterra e eu queria apenas não ser goleado. Fomos absurdamente trucidados, mas sabem quando a gente humilha, dá trocentos remates e empate ou perde pra um adversário que mal chutou? Pois é, dessa vez aquilo que sempre o FM nos faz sofrer virou a meu favor e arrancamos um empate lindo em 1x1. Contra o Schalke, perdemos por 2x1 na Alemanha, sem chance alguma. Em casa, mais um jogo difícil e não passamos do 2x2. Fomos a Espanha e tomamos 3x1 do Valencia.

Chegamos na última rodada e recebemos o City. Por incrível que pareça, uma vitória nos garantia na Liga Europa e poderia até mesmo nos colocar nas Oitavas da Liga dos Campeões, se o Schalke vencesse o Valencia. Os alemães golearam em casa. Nós? Bem... saímos atrás aos 15', viramos com gols aos 34' e 70' e... aos 91' Sterling marcou o segundo dele e nos eliminou. Frustração demais. Schalke (11 pontos) e Valencia (7 pontos) classificados. City (7 pontos) na Liga Europa e nós, com 6 pontos, na lanterna.

Mas por que fiquei puto? Bom... a diretoria queria que eu fosse competitivo na Liga dos Campeões. O que significa isso? Simples: "the team is not expected to get beyond the Group Stage of the Champions League". E mesmo assim, mesmo tendo quase se classificado pras Oitavas num grupo fortíssimo que terminou equilibrado, a campanha na competição foi considerada como um objetivo falhado (embora tenham deixado aquela nota de "entendemos que o sorteio do grupo foi complicado). Achei que o FM falhou legal nessa parte, mas enfim...

Considerações finais

O monstrinho Geubbels foi mais uma vez o artilheiro da temporada, com 21 gols em 30(6) partidas. Poderia ter feito mais, mas no meio da temporada comecei a dar mais chances pro Dany Mota, que havia caído muito de rendimento e virou reserva, mas pediu pra ser emprestado e decidi dar tempo de jogo por toda a importância que teve nos últimos anos. Ele rendeu muito bem e terminou com 12 gols em 17(6) partidas.

Em caso parecido com Dany Mota (com exceção da importância nas últimas temporadas) está Ferran Torres, que teve um bom desempenho com 6 gols e 8 assistências em 23(7) jogos.

Não tem como não citar Dirk Proper: nosso camisa 10 e faixa foi essencial na temporada, mesmo tendo alguns jogos bem abaixo do que poderia render, e conseguiu um duplo-duplo: 10 gols e 12 assistências em 44(1) jogos. Mas ainda espero mais dele, que acabou como nosso melhor garçom.

Gostaria de citar também: 

- Stefano Turati, nossa muralha e que fez algumas partidas simplesmente sensacionais;
- Davide Bettella, nosso zagueiro-artilheiro, jogador mais seguro da linha defensiva e que terminou a temporada com incríveis 7 gols e 5 assistências em 44 jogos;
- Marcus Plautz e Filippo de Angelis, que revezaram, com Varnier, como colegas de defesa do Bettella e foram muito bem. O primeiro, infelizmente, rompeu o ligamento cruzado e perdeu a segunda metade quase inteira da temporada (e deve perder quase toda a primeira metade da próxima);
- Killian Sardella, que chamou a responsa numa temporada decepcionante do Yan Couto e foi um escape importante pela direita;
- Douglas Luiz, nosso cão de guarda dispensa comentários e mesmo atuando na linha de meio-campo do 1-4-2-3-1, e não mais entre a defesa e o meio, foi um monstrinho defensivamente e dono do meio campo. Manda soltar e prender;
- Filippo Melegoni, que forma uma dupla ótima com o Douglas e está para ele como Danny está para McGarrett, como Sam está para Dean, como Mike está para Harvey, como Watson está para Sherlock...
- Arjen van der Heide e Oliver Batista Meier, que ficaram abaixo do que podem fazer, mas ainda assim tiveram boa importância na temporada.

Outros dois destaques:

- Davide Bettella, nosso xerifão, foi eleito o Defesa do Ano da Serie A;
- Pelo segundo ano consecutivo, fui eleito o Treinador do Ano da Serie A.

1626967039_ElencoFinal.thumb.png.6949a652dc4ad9956731dcb7ed5f14ff.png

Regens: GR Fernando Correia | DC Marcus Plautz | DC Filippo de Angelis | LE Lazaros Goutidis | MC Hugo Cruz | MAD Juan Ignacio Mondino | MAD Daniel Dzidic | MAC Claus Thorsen | PL Enrico Molinaro | PL Fabio Fortunato

@Leho., sobre sua pergunta em relação ao Yan Couto: ele está aqui desde a temporada 2023/2024. Nesse tempo, ele teve um total de 8 lesões, sendo 5 delas em jogos e 3 em treinos. A mais longa (twisted ankle) foi a primeira que ele teve aqui, num jogo, e o deixou de fora por 3 semanas. Todas as outras o deixaram de fora por um período que variou de 2 a 5 dias. Agora, não sei se considera 8 lesões, sendo a maioria absurdamente leve, como algo tão ruim assim ou não. Eu acredito ser um quadro bem tranquilo.

Antes dele vir pra cá, porém, teve algumas lesões mais sérias: teve duas lesões quase seguidas de 4 semanas cada, quase um ano depois teve mais uma de 4 semanas e pouco depois uma que o deixou fora por 2 meses, todas adquiridas em treinos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Aí sim, @Bigode.! Novamente um excelente 3o lugar, pra consolidar de vez sua chegada nessa cabeceira da tabela, hahahaha... parabéns, baita temporada na Serie A! O ataque dando show, liderando números e trazendo algumas goleadas incríveis também (esse chocolate na Roma deve ter sido maravilhoso de assistir, oiaehoiuahe).

Nas copas, acabou que conseguiu fazer o que era previsto, embora acho que na copa nacional você pode chegar mais longe a partir de agora. Foda é que às vezes o sorteio bota na nossa bunda, né? hahahaha e às vezes não (o que é raro).

Sobre as expectativas na UCL, acho que é um bug, não? Porra, ser mais competitivo que isso, só garantindo a vaga em 1o lugar do grupo hahahah!

Quanto ao Yan, eu perguntei mesmo mais por desencargo, porque aqui no meu save o histórico dele também não é grave, aí estranhei aparecer isso no relatório. Mas estou bem servido na posição, vou deixá-lo como opção mais pra frente.

 

No mais, gostei dos regens, o goleirão e o LE são ótimos. Sua captação tá mt boa! Você mesmo que tem corrido atrás deles ou são todos sugestões da sua equipe de olheiros?

 

12 hours ago, Bigode. said:

[...] e o Napoli tomou 3x1 do Bologna em casa (aleluia essa porra de time ajudou a gente - é incrível como conseguimos jogar melhor até do que os grandes, mas quando enfrentamos o Bologna, parece um time de profissional do lado de lá contra infantis do lado de cá, sério!).

Cara, o Bologna está pra você assim como o Utrecht está pra mim: que saco esses times! hahahaha, não é nem candidato a porra nenhuma, mas sempre me complica! Tanto fora quanto em casa, é impressionante isso! Puta raiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Leho. disse:

Aí sim, @Bigode.! Novamente um excelente 3o lugar, pra consolidar de vez sua chegada nessa cabeceira da tabela, hahahaha... parabéns, baita temporada na Serie A! O ataque dando show, liderando números e trazendo algumas goleadas incríveis também (esse chocolate na Roma deve ter sido maravilhoso de assistir, oiaehoiuahe).

Nas copas, acabou que conseguiu fazer o que era previsto, embora acho que na copa nacional você pode chegar mais longe a partir de agora. Foda é que às vezes o sorteio bota na nossa bunda, né? hahahaha e às vezes não (o que é raro).

Sobre as expectativas na UCL, acho que é um bug, não? Porra, ser mais competitivo que isso, só garantindo a vaga em 1o lugar do grupo hahahah!

Quanto ao Yan, eu perguntei mesmo mais por desencargo, porque aqui no meu save o histórico dele também não é grave, aí estranhei aparecer isso no relatório. Mas estou bem servido na posição, vou deixá-lo como opção mais pra frente.

 

No mais, gostei dos regens, o goleirão e o LE são ótimos. Sua captação tá mt boa! Você mesmo que tem corrido atrás deles ou são todos sugestões da sua equipe de olheiros?

 

Cara, o Bologna está pra você assim como o Utrecht está pra mim: que saco esses times! hahahaha, não é nem candidato a porra nenhuma, mas sempre me complica! Tanto fora quanto em casa, é impressionante isso! Puta raiva.

Obrigado, meu caro! O ataque foi um show a parte. Isso porque o Mota no começo tava bem meia boca e o Ovando, que recebeu poucas chances, tá em péssima fase também. Mas Geubbels foi um monstrinho, Proper e Melegoni são ótimos nomes vindo de trás, Bettella se engraçou nas bolas paradas também... A goleada sobre a Roma foi uma delícia, assim como as vitórias sobre Juventus e Inter no primeiro turno.

Em relação a Copa TIM, é bem isso... dependemos do sorteio. A Lazio é fortíssima e mais uma vez calhamos contra ela, aí fica difícil. Mas já levantamos o caneco uma vez, então dá pra buscar de novo.

Cara, eu entendo esse lance da UCL como um bug sim, mas vai saber, né? Felizmente não influenciou muito, seja por superarmos as expectativas na Serie A (e isso acabar compensando), seja porque bem ou mal eles entenderam que o sorteio foi traiçoeiro. Mas vejo como bug sim. Foi como falei: queriam que a equipe fosse competitiva. Quando coloquei o mouse em cima pra saber o que exatamente eles queriam, o jogo falava em "não espera que vá além da fase de grupos". Ou seja, ficamos dentro daquilo que era esperado. Vai entender...

Sobre os regens: o goleirão, vou te falar, nem era o melhor, viu? Ele chegou na temporada passada com o Hansen e esse era melhor que ele, titular da seleção e tudo mais. Tanto que foi integrado no elenco logo de cara (pra ser opção ao Turati), enquanto o Correia ficou no sub-20, subindo agora. Por aí tu pode imaginar o nível do Hansen. O lateral eu vejo como alguém com bastante potencial também, mas fez uma temporada beeeeem meia boca, infelizmente.

Sobre a captação, não vou lembrar todos de cabeça, mas é um misto. O Goutidis acho que eu mesmo achei, o Fortunato idem (entrou contra a gente quando enfrentamos o Napoli). Os outros eu não tenho total certeza. E o Molinaro surgiu na nossa base.

Mas basicamente tem sido isso. Dos nomes que contrato, alguns eu mesmo acho através dos meus métodos, e uns nomes chegam através daqueles relatórios que o olheiro chefe dá. Esse segundo caso deve melhorar agora, porque nessa última temporada comecei a eu mesmo setar tarefas pros olheiros e botei todos pra procurar jovens, cada um num canto. Antes tava nas mãos do olheiro chefe e acredito que era um pouco falho nesse sentido.

Cara, eu tenho uma raiva desgraçada do Bologna. Só fodem com a gente. E raramente nos ajudam também quando enfrentam alguém que disputa posição conosco. Tô torcendo demais pra caírem - e poderia ter sido essa temporada, mas me parecia óbvio que tanto eles quanto a Roma se salvariam porque quem vinha atrás não tinha condições...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
1 hour ago, Bigode. said:

[...] Esse segundo caso deve melhorar agora, porque nessa última temporada comecei a eu mesmo setar tarefas pros olheiros e botei todos pra procurar jovens, cada um num canto. Antes tava nas mãos do olheiro chefe e acredito que era um pouco falho nesse sentido. [...] 

Vou começar a fazer isso também, não tenho sentido um retorno tão bom da equipe de olheiros nos últimos anos (embora vira-e-mexe eles achem umas pérolas fodas).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Leho. disse:

Vou começar a fazer isso também, não tenho sentido um retorno tão bom da equipe de olheiros nos últimos anos (embora vira-e-mexe eles achem umas pérolas fodas).

Pois é... quando entrei ali na tela de scouting tava setado tipo de forma geral (não lembro agora o termo que o jogo usa), e aí tudo fez sentido.

Uma coisa que tenho feito também é, sempre quando sai a fornada de jovens, dar uma olhada clube a clube pra ver o que surgiu na fornada deles (via tela de transferências; tem uma aba ali que mostra os Jovens), porque quando a fornada acabou de sair, dá sempre pra abordar diretamente o jogador, mediante o pagamento de uma compensação pro clube. O lado ruim é que apesar do que o FM dá a crer, nem todo clube tem a fornada na mesma data, já que vários da minha liga nessa data às vezes tão com essa dita tela vazia, e também é um problema o fato de que alguns dos países que tenho interesse porque sei que surgem bons jovens, tem uma data de fornada BEM anterior a minha, o que nunca lembro, então já não rola abordar pra assinar.

Aproveitando: e seu Diretor de Futebol Jovem... costuma recomendar bons nomes? Aqui ele vira e mexe aborda alguns jogadores pra assinar pra base, mas via de regra é só jogador HORROROSO. Sério! E nem acho que é pelo cara ser ruim, porque eu tinha contratado um Diretor de qualidade e agora troquei por outro ainda melhor, mas o resultado é o mesmo.

Nessa brincadeira, quando a gente ainda tinha uma folha salarial beeeem baixa, ele acabou contratando um cara que fodeu meus planos - o salário nem era alto, mas era um salário alto pros nossos padrões na época, entende? Basicamente era uma parcela boa do que eu ofereceria pra alguém da equipe principal. E sim, isso aconteceu porque o jogo no início setou pro Diretor de Futebol Jovem não só abordar esses caras como finalizar a contratação. Percebi só quando ele fechou com o dito cujo, aí alterei pra ele abordar quem quiser, mas passar pelo meu crivo (então sou eu que negocio o contrato e dou o ok pra contratação fechar).

Nem preciso dizer que a maioria dos nomes que ele aborda, logo cancelo, né? Teve um, porém, e falarei disso na próxima atualização, que decidi fechar pra ver no que dava. Basicamente eu sabia que não daria em nada, porque o jogador até tinha um físico monstro e mental bem interessante também, mas era quase que totalmente nulo tecnicamente (e já tinha 19-20 anos, então eu sabia que não tinha muito mais pra onde ir). Mas vinha de graça, com um salário baixíssimo e tinha cidadania italiana, não sugando vaga de estrangeiro. Decidi pagar pra ver, na pior das hipóteses o prejuízo seria mínimo. Desde que chegou, foi logo emprestado, cheguei a renovar, mas sempre emprestando. No fim das contas, acabei de vender ele por €4,5 milhões. Parece pouco, mas levando em conta o nível do dito cujo (que não convenceu nem no empréstimo pra Serie B) e que ainda não rasgamos dinheiro como seu Heerenveen, foi uma puta venda do caralho. Nessa eu tenho que agradecer o desgraçado por ter me recomendado esse espécime aí e minha intuição por ter decidido arriscar e pagar pra ver. O cara é horroroso, mas pelo menos nos rendeu um valor interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
3 minutes ago, Bigode. said:

[...] Aproveitando: e seu Diretor de Futebol Jovem... costuma recomendar bons nomes? Aqui ele vira e mexe aborda alguns jogadores pra assinar pra base, mas via de regra é só jogador HORROROSO. Sério! E nem acho que é pelo cara ser ruim, porque eu tinha contratado um Diretor de qualidade e agora troquei por outro ainda melhor, mas o resultado é o mesmo. [...]

Cara, mesma coisa aqui. Sempre capricho na hora de contratar STAFF, mas as indicações do Diretor Jovem são sempre lastimáveis, tenho que cancelar todas praticamente, hahahahaha! Quem acaba indicando nomes mais razoáveis pro profissional é o Diretor Esportivo, inclusive negociando melhor que eu as ofertas de compra.

Mas ainda não fechei nenhuma compra indicada por ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/04/2020 em 16:50, Bigode. disse:

porque nessa última temporada comecei a eu mesmo setar tarefas pros olheiros e botei todos pra procurar jovens, cada um num canto. Antes tava nas mãos do olheiro chefe e acredito que era um pouco falho nesse sentido.

Isso é a melhor coisa a se fazer, a quantidade de boas promessas que meus olheiros descobrem é muito maior quando eu defino as tarefas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/04/2020 em 22:29, Leho. disse:

Cara, mesma coisa aqui. Sempre capricho na hora de contratar STAFF, mas as indicações do Diretor Jovem são sempre lastimáveis, tenho que cancelar todas praticamente, hahahahaha! Quem acaba indicando nomes mais razoáveis pro profissional é o Diretor Esportivo, inclusive negociando melhor que eu as ofertas de compra.

Mas ainda não fechei nenhuma compra indicada por ele.

Rapaz, acredita que eu esqueci desse lance do Diretor de Futebol? Aqui sequer tá setado pra ele fazer propostas por jogadores. Vou até mudar isso, vai que ele descobre algum bom negócio por aí, né?

E eu tenho um pé atrás gigante de deixar pra ele fazer as ofertas - tanto pros clubes como depois de contrato com os jogadores. Tenho um baita medo dele meter os valores lá em cima (e aí depois eu acabar perdendo o jogador, porque não irei confirmar e vai ficar aquela ladainha de não conseguir iniciar conversas novamente por causa dessa quebra). Às vezes eu até seleciono ali algum alvo pra ele fazer proposta, mas é mais quando é um jogador que quero muito e não tô conseguindo, então é meio que por desencargo pra ver se com ele muda algo - não muda, sempre falha. hahaha

Em 02/05/2020 em 03:30, Masca disse:

Isso é a melhor coisa a se fazer, a quantidade de boas promessas que meus olheiros descobrem é muito maior quando eu defino as tarefas.

Pois é... quando tava automático pro Olheiro Chefe, não tinha um olheiro sequer procurando especificamente por jovens. Aí complica, né...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
4 hours ago, Bigode. said:

Rapaz, acredita que eu esqueci desse lance do Diretor de Futebol? Aqui sequer tá setado pra ele fazer propostas por jogadores. Vou até mudar isso, vai que ele descobre algum bom negócio por aí, né?

E eu tenho um pé atrás gigante de deixar pra ele fazer as ofertas - tanto pros clubes como depois de contrato com os jogadores. Tenho um baita medo dele meter os valores lá em cima (e aí depois eu acabar perdendo o jogador, porque não irei confirmar e vai ficar aquela ladainha de não conseguir iniciar conversas novamente por causa dessa quebra). Às vezes eu até seleciono ali algum alvo pra ele fazer proposta, mas é mais quando é um jogador que quero muito e não tô conseguindo, então é meio que por desencargo pra ver se com ele muda algo - não muda, sempre falha. hahaha

Então, nesse meu save atual o Diretor de Futebol tem feito boas ofertas para os clubes (até melhores que as minhas), mas aí pra negociar o contrato do jogador eu tiro ele de cena e negocio eu mesmo, hahahaha porque senão ele faz merda.

Tipo, não são escolhas iguais a que você faria pra buscar determinado atleta, mas não é aquele monte de naba que o Diretor de Futebol Jovem traz também, hahahaha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 hours ago, Bigode. said:

Rapaz, acredita que eu esqueci desse lance do Diretor de Futebol? Aqui sequer tá setado pra ele fazer propostas por jogadores. Vou até mudar isso, vai que ele descobre algum bom negócio por aí, né?

E eu tenho um pé atrás gigante de deixar pra ele fazer as ofertas - tanto pros clubes como depois de contrato com os jogadores. Tenho um baita medo dele meter os valores lá em cima (e aí depois eu acabar perdendo o jogador, porque não irei confirmar e vai ficar aquela ladainha de não conseguir iniciar conversas novamente por causa dessa quebra). Às vezes eu até seleciono ali algum alvo pra ele fazer proposta, mas é mais quando é um jogador que quero muito e não tô conseguindo, então é meio que por desencargo pra ver se com ele muda algo - não muda, sempre falha. hahaha

Pois é... quando tava automático pro Olheiro Chefe, não tinha um olheiro sequer procurando especificamente por jovens. Aí complica, né...

1 hour ago, Leho. said:

Então, nesse meu save atual o Diretor de Futebol tem feito boas ofertas para os clubes (até melhores que as minhas), mas aí pra negociar o contrato do jogador eu tiro ele de cena e negocio eu mesmo, hahahaha porque senão ele faz merda.

Tipo, não são escolhas iguais a que você faria pra buscar determinado atleta, mas não é aquele monte de naba que o Diretor de Futebol Jovem traz também, hahahaha!

Meu Diretor trouxe um lateral-direito por 875m de euros, que brigou de igual pra igual pela vaga de titular, e depois vendi por 8,5M. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
29 minutes ago, Masca said:

Meu Diretor trouxe um lateral-direito por 875m de euros, que brigou de igual pra igual pela vaga de titular, e depois vendi por 8,5M. 

Óh lá, um baita exemplo desse profissional atuando bem! Quem é esse seu Diretor, por curiosidade? hahahah já vou contratar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • adri26
      Por adri26
      Ola familia do FM, preciso da vossa ajuda. Jogo Fm des 2005 jogei todos Fm ate o dia de hoje. 
      O Problema é que neste Fm ainda não consegi acabar uma liga tou sem aquele bichinho ou motivação para jogar.  Já fiz desafios a mim mesmo. Nada feito.
      Se alguém tiver umas dicas ou poder ajudar agradeço
      abraço galera 
      Adriano
    • Bigode.
      Por Bigode.
      Apertando as teclas Crtl + F, digite o número da versão (ex.: 18) para ver todo material construído para a versão desejada. A maior parte dos guias presentes aqui servirá também para as versões mais novas do FM.
      ***
      Conteúdos da FManager TV estão neste post.
      ***
      Guias (em ordem alfabética) do Centro Tático:
      A arte do contra-ataque [FM 2016] A arte de Mourinho: retrancando o seu time [FM 2018] Atributos de Jogador por "Guide to Football Manager.com em PT-BR [FM 2015] Botando os pingos no IS: Ações com Bola [FM 2015] Botando os pingos no IS: Passe [FM 2015] Como jogar FM: Um guia de 12 passos [FM 2014] Como montar um esquema de Gegenpressing no FM [FM 2016] Como utilizar os gritos à beira do gramado [FM 2015] Como usar o estádio a seu favor [FM 2015] Criando uma tática em poucos minutos [FM 2017] Dicas básicas: de um novato para um novato [FM 2015] Entendendo e analisando a atuação do seu time no FM [FM 2018] Estilos de Jogo: a importância dos atributos [FM 2017] Enganche: uma ligação rápida para um ataque devastador [FM 2021] Extremo Invertido: uma breve análise [FM 2021] Football Manager: a evolução tática do jogo [FM 2018] Guia: Jogadas de Bola Parada [FM 2015] Guia Tático do FM 2015: Como criar uma tática? [FM 2015] Guia Teórico e Prático sobre o Football Manager [FM 2014] Guia de um perfeccionista para encontrar o estilo perfeito de jogo [FM 2021] Lidando com cartões vermelhos [FM 2017] O guia de instruções à equipe e instruções ao jogador no FM [FM 2018] O manual das instruções ao adversário [FM 2018] O que faz um goleador - Parte 1 [FM 2016] O "Princípio 323": Como distribuir tarefas por um time [FM 2016] O time da virada! 5 dicas para reverter um placar adverso [FM 2018] O guia rápido dos laterais no FM [FM 2021] O guia rápido dos pontas no FM [FM 2021] O guia rápido dos volantes no FM [FM 2021] O guia rápido dos meias ofensivos no FM [FM 2021] Pressionando de 3 maneiras diferentes [FM 2017] Princípios básicos de sistemas defensivos: um guia tático não oficial [FM 2021] Tactical Central & Insight: The New Era [FM 2016] Templates táticos não devem ser usados como táticas prontas [FM 2021] Transformando rotinas de escanteios ofensivos em gols no FM [FM 2021] Uma pré-temporada básica [FM 2016] Uma tática sem tática e muitos gritos à beira do gramado [FM 2021] Usando as cobranças laterais ao seu favor no FM [FM 2018] Um guia de design tático, gestão e construção de elencos no FM [FM 2021] Uma abordagem sobre o 4-4-2 diamante [FM 2021] Aos moderadores da área, pedimos que mantenham o tópico atualizado. Aos membros, pedimos que reportem materiais que podem ser adicionados ao índice geral em virtude de sua relevância para que possamos avaliar a situação.
      Obrigado.
    • Galford Strife
      Por Galford Strife
      Mals a falta de tradução, mas por enquanto estou sem tempo, caso alguém possa traduzir pra galera que não fala inglês.
      Mas em resumo, não vai ser um game diferente. O FM terá as duas modalidades e o treinador poderá transitar entre as duas em um save. Achei ótimo e mais realista.
    • Leho.
      Por Leho.
      📆 Hoje, 11/07
      ⏰ 16h (Brasília)
      📺 SporTV e Globo
      🗣️ Árbitro Bjorn Kuipers, 🇳🇱
      🏟️ Wembley Stadium
       
       
      Escalações logo mais.
    • Leho.
      Por Leho.
      Promessa de ser um bom jogo. Realidade: jogo truncado no meio-de-campo com poucas chances de gol, hahahaha.
      Itália pra mim tem um LIGEIRO favoritismo, por aquilo que já mostrou nessa Euro e pela invencibilidade histórica que vem construindo até antes da competição. Bélgica tem (ótimas) peças que podem desequilibrar, e isso equipara as forças.
×
×
  • Criar Novo...