Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Serie A TIM e divisões inferiores


Henrique M.

Posts Recomendados

2218.png.c97ce36c5db8b147d7a0a54c0cd3165e.png

Temporada 2019/2020 (parte 1)

Bom, foi a versão de FM que mais demorei pra comprar e pra jogar, de forma disparada, mas enfim comecei meu primeiro save no FM2020 essa semana (depois de ter comprado o jogo um mês atrás). Pro debut, a escolha foi óbvia: Pro Vercelli. Desde um ótimo save que fiz com o clube no FM16 que terminou com o título da Liga dos Campeões, peguei uma simpatia forte e tenho variado meu primeiro save em cada nova versão entre Palmeiras e Pro Vercelli.

Transferências

172837485_Transferncias.thumb.png.161749ae79aab9d05100ae5a2fc97df4.png

Com a folha salarial apertada e algum dinheiro (pouco mais de €300 mil) para transferências, optei por reorganizar essa quantia, passando quase tudo para salários, já que queria preencher algumas lacunas e sabia que as contratações seriam por empréstimo ou sem custos.

Foram três saídas (Benedetti, Varas e Bani) buscando reduzir ainda mais os custos com salários, e sete chegadas (Felicetti foi trazido sem meu consentimento, para a formação - só depois de confirmada a negociação que me toquei que o jogo setou automaticamente para os jovens serem contratados sem eu precisar dar o aval - e é horrível).

Foram, portanto, quatro reforços contratados a custo zero e dois por empréstimo. Apesar de Giuseppe Rossi ser disparado o GRANDE NOME, meu destaque aí vai pro Francesco Signori, um trintão que tá mandando soltar e prender no nosso meio-campo, atuando como regista.

Mas dá pra destacar todos. Cosciuc é titular absoluto na zaga, Bozzoni é meu lateral esquerdo titular, Rovini vem se destacando bastante na ponta direita (mesmo não sendo tão consistente quanto eu gostaria), Leandrinho vem crescendo demais depois de um início meia boca e o Rossi tem feito seus golzinhos, mas chegou depois (estava em testes, pediu demais, mantive mais tempo de teste e consegui reduzir bem a pedida), então tá mais atrás dos outros.

Sistema Tático

1962915321_SistemaTtico.png.cfc2083c477fbb947a6a1946e7f4b570.pngSim, no singular. Porque venho basicamente usando apenas um sistema até o momento. Não tem muito mistério: 1-4-3-3 jogando no tiki-taka vertical. Sim, apesar de estar num nível onde a qualidade técnica tá longe do ideal, não abandono o modelo de jogo que me agrada.

O 11 titular é basicamente esse aí, com algumas pequenas diferenças. Com todo mundo saudável e disponível, o jovem Roberto Iezzi é titular na lateral direita, enquanto Franchino é seu reserva imediato.

Na zaga, Alberto Masi é titular indiscutível ao lado de Fernando Cosciuc.

No meio-campo, Simone Emmanuello costuma ser titular, ao invés de Erradi. Apesar de Schiavon ter esse estatuto também, eventualmente rotaciono o veterano justamente com o jovem Erradi.

No comando do ataque, Gianmarco Comi é nosso titular, mas ficou algumas semanas parado por lesão e Giuseppe Rossi assumiu o posto. Minha ideia é tentar uma rotação entre os dois aqui, com Rovini também podendo atuar por ali caso seja necessário.

 

 

 

 

Lega Pro Girone A

Nossa cotação inicial era de um 6º lugar (que depois mudou para 5º) e a expectativa da diretoria era a classificação pros playoffs. Essa é minha expectativa MÍNIMA, mas minha ideia seria lutar pela promoção direta (título). Ao final do primeiro turno, a situação é a seguinte:

898922672_19rodadas.png.3572cb3fc4f3554f17bbb712ee39e222.png

Temos o terceiro melhor ataque e a melhor defesa no momento. E somos a única equipe invicta em toda a divisão - contando os três grupos. Ah: estamos invictos NA TEMPORADA. Somando aí os jogos da Copa TIM e da Coppa Italia Lega Pro.

Pelo campeonato, dá pra destacar alguns ótimos resultados como: 1-0 Novara (fora, clássico) e 3-0 Juventus U23 (fora).

Taças Nacionais

Aqui seguimos sonhando e surpreendendo.

Na Copa TIM, a expectativa da diretoria era basicamente vencer um jogo só, conseguindo a classificação pra 2ª Eliminatória. Demos sorte no primeiro sorteio e jogando em casa goleamos o Turris, da quarta divisão, por 4x0.

A partir daí, o que viesse era lucro e eu já tava de malas prontas quando o sorteio nos colocou a frente do Venezia, da Serie B, fora de casa. Mas o time joga y joga e vencemos por 3x1. Se não era suficiente, na eliminatória seguinte jogamos novamente fora de casa, dessa vez contra a Sassuolo, da Serie A. Jogamos como gente grande, empatamos em 1x1 e levamos a classificação nos pênaltis, com Moschin fazendo a defesa da classificação.

Na eliminatória seguinte? Outro jogo fora, novamente contra um time da Serie A: Genoa. Fizemos mais um jogo muito bom e um golaço do veteraníssimo Schiavon garantiu a magra vitória - eles apertaram bem no fim, mas resistimos. E agora... que venha a Internazionale - de novo fora de casa.

Já na Coppa Italia Lega Pro, a diretoria não exige nada. Eu, claro, quero conquistar tudo o que for possível. Fomos sorteados para enfrentar a Carrarese (do nosso grupo) e goleamos fora por 3x0. Depois, clássico contra o Novara: e como no campeonato, vitória magra fora de casa - mas amassamos e era pra ter sido goleada. Por fim, também fora de casa, um 2x1 choradíssimo contra o Alessandria, também do nosso grupo.

Agora, na semi do torneio, enfrentaremos o Catania. Primeiro jogo na casa deles, segundo jogo no Silvio Piola.

---

Agora vamos ver como será o segundo turno. Jogamos a régua lá no alto, mas será difícil manter, especialmente porque recentemente perdemos Masi, nosso zagueiro titular, por alguns meses, devido a uma lesão. E agora, na véspera do início do returno, Cosciuc, nosso outro zagueiro titular, sofreu uma lesão que o deixará fora de 4 a 8 semanas.

A janela de transferências está aí, mas acho improvável trazer alguém para o lugar deles, devido ao aperto na folha salarial. Veremos como os reservas se saem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Aaaaaah o 4-3-3, nada como os pontas e um meio-campo de triângulo de base alta pra sustentar, hahahaha... coisa linda. É a "Diablo 2.0", já falei aqui hahahaha. Gosto mt dessa formação também @Bigode., e os resultados com ela dentro dos últimos FMs são sempre, no mínimo, satisfatórios.

Que bela primeira perna de Lega hein? Haha time tá mt bem. Obviamente vai ser difícil manter isso até o final, mas já dá uma bela moral pra você e pro time chegar bem nos momentos decisivos da temporada. Construir uma confiança é fundamental nesse começo de jornada.

E nas copas, tão tentando te fuder de tudo jeito hein amigo, aoiheiuoaheoiuhoae... mas que bela campanha, tá de parabéns. Já na Coppa menor ali, tem mais é que ir pra cima, caneco é caneco. Vai que vai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Leho. disse:

Aaaaaah o 4-3-3, nada como os pontas e um meio-campo de triângulo de base alta pra sustentar, hahahaha... coisa linda. É a "Diablo 2.0", já falei aqui hahahaha. Gosto mt dessa formação também @Bigode., e os resultados com ela dentro dos últimos FMs são sempre, no mínimo, satisfatórios.

Que bela primeira perna de Lega hein? Haha time tá mt bem. Obviamente vai ser difícil manter isso até o final, mas já dá uma bela moral pra você e pro time chegar bem nos momentos decisivos da temporada. Construir uma confiança é fundamental nesse começo de jornada.

E nas copas, tão tentando te fuder de tudo jeito hein amigo, aoiheiuoaheoiuhoae... mas que bela campanha, tá de parabéns. Já na Coppa menor ali, tem mais é que ir pra cima, caneco é caneco. Vai que vai.

Cara, sou adepto de alma e coração desse sistema tático e nem tento esconder! hahaha E, claro, é no melhor estilo joga y joga. Gosto de controlar o jogo, dominar as ações todas, na base das trocas de passes, eventualmente com inversões aqui e ali, sem aquele negócio de chutão e tal. E é uma parada que não abro mão seja jogando no mais alto nível ou na pirâmide. Há quem se adapte ao que tem. Eu gosto de adaptar o que tenho ao modelo de jogo que aprecio.

Cara, essa primeira perna foi ótima mesmo. Poderia ter até sido um pouquinho melhor, já que teve um empate ou outro ali que era pra vencermos, mas não dá pra ser perfeito, né? E é o que tu disse: dá uma confiança muito boa pra segunda metade da temporada. Não só essa campanha na liga como na temporada como um todo. Tô até sonhando em aprontar pra cima da Inter! hahaha

Falando na Copa TIM: o sorteio foi mesmo um pouco ingrato, com exceção ali da primeira eliminatória (que se me lembro bem, reunia só mesmo equipes de divisões mais baixas). Mas estamos muito bem mesmo, fazendo uma temporada exemplar, então a equipe conseguiu se portar bem mesmo contra adversários teoricamente mais fortes e segurou bem o rojão.

Eu tô feliz porque essas primeiras quatro eliminatórias nos renderam só €10 mil cada. Agora, contra a Inter, se entendi bem, mesmo que sejamos eliminados, receberemos €500 mil só pela participação. Então chegar aqui foi excelente, porque é uma grana que vai ajudar a não fechar a temporada TÃÃÃO no vermelho - ainda estamos no azul, mas todo mês levamos prejuízo e ficar no negativo é inevitável (era já a projeção no início da temporada, inclusive). Pelo menos com essa classificação o rombo será um pouquinho menor. E a promoção pra Serie B é importante também por isso. Acho que lá haverá prejuízo também, mas devemos conseguir equilibrar um pouco melhor as coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
17 minutes ago, Bigode. said:

Cara, sou adepto de alma e coração desse sistema tático e nem tento esconder! hahaha E, claro, é no melhor estilo joga y joga. Gosto de controlar o jogo, dominar as ações todas, na base das trocas de passes, eventualmente com inversões aqui e ali, sem aquele negócio de chutão e tal. E é uma parada que não abro mão seja jogando no mais alto nível ou na pirâmide. Há quem se adapte ao que tem. Eu gosto de adaptar o que tenho ao modelo de jogo que aprecio.

[...]

Eu gosto mt dessa formação e estilo também, sou suspeito pra falar. Mas não é sempre que o uso, às vezes (beeeeem às vezes pra falar a real, haha) eu adapto a formação de acordo com as peças que tenho.

Nesse meu save atual com o Heerenveen mesmo: na 1ª temporada eu fui de 4-4-2 classicão e boa, hehehe... duas linhas ali, dois avantes e pau na máquina. Era o que tinha. Aí depois com o tempo, eu fazendo as contratações certas e de minha preferência, o sistema também se tornou o meu predileto. Até porque eu tô na Holanda né, hahahaha 4-3-3 lá é mato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Leho. disse:

Eu gosto mt dessa formação e estilo também, sou suspeito pra falar. Mas não é sempre que o uso, às vezes (beeeeem às vezes pra falar a real, haha) eu adapto a formação de acordo com as peças que tenho.

Nesse meu save atual com o Heerenveen mesmo: na 1ª temporada eu fui de 4-4-2 classicão e boa, hehehe... duas linhas ali, dois avantes e pau na máquina. Era o que tinha. Aí depois com o tempo, eu fazendo as contratações certas e de minha preferência, o sistema também se tornou o meu predileto. Até porque eu tô na Holanda né, hahahaha 4-3-3 lá é mato.

Pois é, sou suspeito pra falar também. A diferença é que meto bala e uso sem medo, diferente de ti que procura esse meio termo e essa adaptação até ter as peças necessárias. Eu assim que chego já olho o elenco e monto o 11 inicial ideal com as peças que tenho. E aí vou pro mercado atrás de preencher as lacunas que sobram.

E outra: sigo basicamente o mesmo roteiro em relação as funções dos jogadores. Aí eu já sou mais adaptável em alguns pontos, procurando casar na medida do possível com o que os jogadores sabem fazer, mas até um certo ponto. Por exemplo: não abro mão de jogar com um Avançado Completo e o utilizo mesmo que as opções não sejam ideais pra essa função. No meio-campo que sou mais flexível, mas mesmo assim, tenho duas ou três funções ali que gosto mais e acabo sempre dando preferência a elas (mas mudando caso seja necessário). Isso falando dos dois meias centrais, porque o volante é outro que não abro mão que seja regista. SE MUITO um construtor de jogo recuado.

---

Agora, voltando ao save... A temporada ainda não terminou - faltam onze jogos da liga - mas enfim perdemos a invencibilidade. Só que vendemos caro e quase fizemos história:

1133735949_vsInter.thumb.png.1f591be842abd777ccdbd0737140720f.png

MALDITO LUKAKU! Entrou aos 67' e fez isso aí. Chateadíssimo. Mas orgulhoso. Caímos de cabeça erguida e seguramos a Inter bem demais. Detalhe: sem nossa dupla de zaga titular e com o lateral direito recém-recuperado de uma lesão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
1 hour ago, Bigode. said:

[...]

E outra: sigo basicamente o mesmo roteiro em relação as funções dos jogadores. Aí eu já sou mais adaptável em alguns pontos, procurando casar na medida do possível com o que os jogadores sabem fazer, mas até um certo ponto. Por exemplo: não abro mão de jogar com um Avançado Completo e o utilizo mesmo que as opções não sejam ideais pra essa função. No meio-campo que sou mais flexível, mas mesmo assim, tenho duas ou três funções ali que gosto mais e acabo sempre dando preferência a elas (mas mudando caso seja necessário). Isso falando dos dois meias centrais, porque o volante é outro que não abro mão que seja regista. SE MUITO um construtor de jogo recuado.

Eu sou mais flexível com relação as funções, embora também tenha uma predileção pra algumas delas em determinadas posições (acho fundamental um B2B no meio-campo, por exemplo). Mas o que eu costumo fazer é: mudar a postura e a estratégia da tática (de uma temporada pra outra, por exemplo) somente alterando algumas funções. Costuma dar certo.

Com relação ao Regista e o Avançado Completo: você não costuma ter certos problemas quando seu elenco não se encaixa nelas? Porque são funções bastante específicas né, e que exigem uma certa qualidade técnica do jogador pra desempenhar bem.

 

1 hour ago, Bigode. said:

Agora, voltando ao save... A temporada ainda não terminou - faltam onze jogos da liga - mas enfim perdemos a invencibilidade. Só que vendemos caro e quase fizemos história:

1133735949_vsInter.thumb.png.1f591be842abd777ccdbd0737140720f.png

MALDITO LUKAKU! Entrou aos 67' e fez isso aí. Chateadíssimo. Mas orgulhoso. Caímos de cabeça erguida e seguramos a Inter bem demais. Detalhe: sem nossa dupla de zaga titular e com o lateral direito recém-recuperado de uma lesão.

CARALHO!

Lukaku fdp demais hahaha, vira-virou pra cima de vocês... pooooorra, que pena. 😕 Mas tá legal, esse jogo era isso aí mesmo, caiu de pé ao menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Leho. disse:

Eu sou mais flexível com relação as funções, embora também tenha uma predileção pra algumas delas em determinadas posições (acho fundamental um B2B no meio-campo, por exemplo). Mas o que eu costumo fazer é: mudar a postura e a estratégia da tática (de uma temporada pra outra, por exemplo) somente alterando algumas funções. Costuma dar certo.

Com relação ao Regista e o Avançado Completo: você não costuma ter certos problemas quando seu elenco não se encaixa nelas? Porque são funções bastante específicas né, e que exigem uma certa qualidade técnica do jogador pra desempenhar bem.

 

CARALHO!

Lukaku fdp demais hahaha, vira-virou pra cima de vocês... pooooorra, que pena. 😕 Mas tá legal, esse jogo era isso aí mesmo, caiu de pé ao menos.

Cara, em relação as funções: com o Regista eu RARAMENTE tenho problemas. Não sei se é sorte minha, se é uma função mais fácil de encaixar, mas é incrível como dá sempre certo aqui - e os jogadores (ou ao menos o titular) que joga por ali acaba sempre por ser um dos destaques do time. Não dá nem pra chamar de motorzinho do time tamanha a influência. É um motor de um 4x4 mesmo! hahahaha

Quanto ao Avançado Completo, aí sim a chance de dar ruim é maior. Mesmo assim, costumo ter uma boa taxa de êxito, mesmo utilizando muitas vezes jogadores que não tem a função muito proficiente - é curioso, inclusive: já tive atacante que a função era a pior de todas pra ele e o cara acabou rendendo mais do que um jogador que tinha essa função como a melhor. Em todo caso, embora eventualmente eu tenha problemas com isso, consigo contornar bem, porque meus outros jogadores acabam sendo também bastante influentes em relação a contribuição direta pra gol. Fora que já tive jogadores que às vezes tu olhava pro número de gols e assistências e podia achar que tava em sub-rendimento, mas o cara dava uma contribuição absurda pro jogo como um todo, graças as movimentações que a função proporciona. Então, bem ou mal, acaba que mesmo quando um jogador não encaixa totalmente nessa função, acaba ainda assim sendo minimamente útil.

Sobre a partida ali: aquilo ali pra mim foi um baita orgulho. Eu tava esperando tomar um sacode fodido, mas soubemos sofrer e demos calor pra eles, que vieram com o que tinham de melhor.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2218.png.f8fc2425297d0b8346c536268ce7ef2c.png

Temporada 2019/2020 (parte 2)

Vamos lá a segunda metade da temporada. Na janela de transferências, poucas mudanças. Chegou somente um jovem zagueiro sérvio, Boris Popovic, por empréstimo do Monaco. Acabou se tornando titular. Do elenco principal, vendi Simone Rosso e Paulo Azzi, que raramente jogavam, para diminuir a folha salarial. Também encerrei um ou dois empréstimos.

Lega Pro Girone A

390940356_ClassificaoFinal.png.56a99f2e115feca85fdc5f30cdc8a1f0.pngInfelizmente não deu pra ser campeão invicto, mas... CAMPEÕES! Com sobras. E apesar de perder a invencibilidade, não só conseguimos manter o nível, como melhoramos a campanha do 1º turno. Depois de 13 vitórias e 6 empates, somando 45 pontos, com 34 gols marcados e 10 gols sofridos, no 2º turno tivemos 16 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, somando 49 pontos, com 38 gols marcados e 11 gols sofridos. Domínio total e amplo.

Tivemos o 2º melhor ataque (sim, perdemos o primeiro posto aqui para o Arezzo, que marcou 73 gols, um a mais) e a melhor defesa (21 gols sofridos, contra 23 do Novara).

- Signori foi eleito o Jogador do Ano;
- Giuseppe Rossi foi o vice-artilheiro (18 gols, contra 20 de Gabriele Gori);
- Fui eleito o Treinador do Ano;
- SETE jogadores no Time do Ano: Masi, Cosciuc, Bozzoni, Signori, Emmanuello, Schiavon e Rossi.
- Signori foi eleito o Meio-campista do Ano.

Infelizmente não conseguimos conquistar a Super Copa C. Na disputa com Reggina e Piacenza, campeões de seus grupos, vencemos o primeiro em casa, mas perdemos para o segundo fora. Como eles empataram entre si, ficamos com 3 pontos, atrás do Piacenza. Seria legal ter conquistado mais esse título, mas tudo bem.

Taças Nacionais

Bom, a Copa TIM eu já mostrei no outro post como terminou. No fim das contas, inclusive, fomos considerados como a grande surpresa da competição.

Já na Coppa Italia Lega Pro, demos continuidade ao enfrentar a Catania na semi, em dois jogos. Fora de casa, empate em 2x2, depois de chegar a abrir 2x0. Em casa, não perdoamos e vencemos por 2x1. Na finalíssima, recebemos o Cesena e vencemos por um magro 1x0, pra depois visitá-los e vencer novamente, dessa vez por 2x1. MAIS UM TÍTULO pra galeria!

Elenco

Vamos lá ao resumo e destaques.

A começar pelo gol: Moschin, apesar da média baixa, foi muito bem e durante toda a temporada fez diversas defesas muito importantes - e não só naqueles jogos da Copa TIM.

Masi e Cosciuc formaram a dupla titular de zaga na primeira metade da temporada. Com as lesões deles, Auriletto teve mais espaço e Popovic assumiu uma das vagas assim que chegou. Na segunda metade da temporada, a dupla teve sempre Popovic, com a outra vaga variando entre Masi, Auriletto e Cosciuc. Os quatro terminam com nota verde e isso indica bem como eu tinha sempre segurança independente da dupla que atuasse.

Nas laterais, Bozzoni foi absoluto na esquerda, em parte pelo baixo nível de Gil, enquanto Iezzi também jogou bem mais do que o reserva Franchino, mas aqui a disparidade era menor.

Signori foi uma contratação absurda. A média dele indica bem isso: absurdos 7,71. Disparada a melhor média do elenco. Joga y joga. Reinou ali no meio campo atuando como Regista. Graziano, seu reserva, pouco jogou, mas fez um papel digno quando chamado. A frente de Signori, Emmanuello e Schiavon raramente ficaram de fora também, ambos jogando muito bem, com um bom número de contribuição direta para gols - seja marcando ou com assistências. Acabaram beneficiados pela falta de concorrência, já que Erradi e Mal estão alguns níveis abaixo.

Na frente, outras três contratações fantásticas. Eu tinha minhas dúvidas se Rovini renderia, e depois de algumas atuações razoáveis durante o teste na pré-temporada, decidi arriscar. Embora eu não bote as duas mãos no fogo por ele (só uma, vá lá), foi importantíssimo, com 11 gols e 24 assistências em 49(2) jogos. Muitas dessas assistências em cobranças de falta e escanteio, diga-se (mas muitas com a bola rolando também). Na esquerda, Leandrinho começou bem mais ou menos, sendo generoso com ele, mas do nada deu um estalo e começou a empilhar bons números, embora tenha sofrido um pouco com a instabilidade também. O fato de terminar como vice-artilheiro e vice-garçom diz muito sobre a importância dele.

Por fim, mas não menos importante, ele: Giuseppe Rossi. Foi uma batalha pra fechar com ele, e tive sérias dúvidas, mas decidi arriscar. Tinha dois medos: primeiro, é claro, a saúde. Já o contratei em situação semelhante em outro save e logo no início da temporada o sujeito teve uma daquelas típicas lesões dele que o deixam fora da temporada. O outro medo era que, caso não se machucasse, acabasse por flopar. O primeiro medo foi pro espaço (ele até se machucou três vezes, mas sempre de forma leve: 1, 3 e 10 dias fora). O segundo, bem... os números estão aí. 22 gols e artilheiro da equipe na temporada. Se os atributos físicos são péssimos, o fato dele destoar muito tecnicamente pra divisão praticamente anulou isso. Acredito que na Serie B a coisa será diferente - a disparidade técnica já é quase nula e aí ele precisaria do físico pra bater de frente - mas tem meu voto de confiança. Já Comi... começou como titular e ia bem, mas conforme Rossi foi entrando e convencendo, não deu pra ele.

Elenco.thumb.png.e4e071d3623fdfadd1e6d4911a0f7bc2.png

Próxima Temporada

Agora o bicho pega.

Recebi cerca de €300 mil pra transferências e a folha salarial dobrou. Não que signifique muita coisa: a menor folha salarial da Serie B nessa temporada era mais do que o dobro da nossa. Então mesmo que fiquemos no teto, ainda teríamos a menor folha da liga (com exceção possivelmente de quem subir conosco).

Do elenco atual, acredito que temos 6 ou 7 jogadores que formam uma boa espinha dorsal pra se salvar na B: Moschin, Popovic, Bozzoni, Signori, Rovini, Leandrinho e Rossi. E alguns outros podem ser reservas interessantes/úteis, como Iezzi, Masi, Cosciuc, Schiavon e Emmanuello.

Ou seja: penso em 4-5 nomes para chegar e vestir a camisa. Mas precisarei me mexer bem pra dar profundidade ao elenco. Já estou na atividade aqui e cinco nomes já estão certos, sendo os mais velhos com 22 anos. Três titulares, dois reservas. O foco são jogadores em final de contrato ou custando muitíssimo pouco. E depois tento completar com empréstimos sem custos para nós. Vamos ver o que sai disso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

👏🏽👏🏽👏🏽

Baaaaaita campanha, @Bigode.! Tá de parabéns, lek. Campeão com sobras e acesso garantido.

O time engrenou e só foi melhorando ao longo da temporada, e isso ficou refletido nos números. Aliás, por falar neles, que absurdo essas 24 assists do Rovini oiuaheoiuhaoe, porra nunca vi isso. Nem no FM. Monstruoso. Rossi também surpreendeu a mim, 22 tentos é pra poucos.

 

No mais, agora vem a parte complicada hahaha. A Serie B. Você já tem os reforços engatilhados, então é tentar organizá-los rápido pra "dar liga" e defender a manutenção na divisão com firmeza. Acredito que consiga sim, e pra te falar até com facilidade. Vai pegar um meio de tabela ali tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Leho. disse:

👏🏽👏🏽👏🏽

Baaaaaita campanha, @Bigode.! Tá de parabéns, lek. Campeão com sobras e acesso garantido.

O time engrenou e só foi melhorando ao longo da temporada, e isso ficou refletido nos números. Aliás, por falar neles, que absurdo essas 24 assists do Rovini oiuaheoiuhaoe, porra nunca vi isso. Nem no FM. Monstruoso. Rossi também surpreendeu a mim, 22 tentos é pra poucos.

 

No mais, agora vem a parte complicada hahaha. A Serie B. Você já tem os reforços engatilhados, então é tentar organizá-los rápido pra "dar liga" e defender a manutenção na divisão com firmeza. Acredito que consiga sim, e pra te falar até com facilidade. Vai pegar um meio de tabela ali tranquilo.

Valeu, bicho!

Te confesso que foi bem melhor do que eu esperava. Sabia que dava pra buscar o título, mas até pela minha experiência com a Pro Vercelli, imaginava mais dificuldades, em especial porque o time-base agora era pior do que numa outra ocasião, onde sofri um pouco mais, por exemplo. Mas o sistema tático encaixou, os reforços voaram, os jogadores que já estavam aqui e eram importantes também... Tudo fluiu muito bem.

Cara, o Rovini foi um monstrinho e foi uma grata surpresa. Peguei ele por testes e fiquei enrolando pra assinar em parte porque tava com um pé atrás, não tava 100% agradado com os atributos dele. Aí quando outro time ofereceu contrato, tratei de fazer o mesmo e AINDA BEM. Não lembro também de um número tão elevado de assistências. Te falar que muitas delas, pegando de cabeça, vieram de bolas paradas, especialmente cobranças de falta, mas teve muita assistência de bola rolando também.

O Rossi foi aquilo que falei: foi uma surpresa fodida também. Não só passou a temporada sem ter a maldita lesão de joelho, como rendeu absurdamente. Coitado do Comi, viu? O Rossi até teve momentos ali onde deixou a desejar, mas era um jogador que era foda tirar, assim como o Rovini, porque eu sabia que podia decidir do nada. Fiquei bem feliz, porque achei que mesmo tendo excelentes atributos técnicos e mentais pra nossa divisão, acabaria flopando.

Falando sobre a Serie B: de novo pela minha experiência com a Pro Vercelli, acredito que a manutenção deve vir e, provavelmente, até com certa facilidade. Já achava isso na altura daquele post, e agora acho ainda mais. Sim, tô totalmente no modo EMPOLGOU com o elenco que montei. Quando terminar o 1º turno trago as informações, mas já adianto que acabei trazendo mais gente do que o esperado - acertei, inclusive, com um xodó seu!

A questão agora é entrosar todo mundo e engrenar a bagaça, ainda mais que vou fazer um pouquinho diferente do que costumo: ao invés de meter os reforços todos de cara e foda-se, nas posições em que eu ainda tiver jogador da temporada passada, darei prioridade a eles, introduzindo os reforços aos poucos. Vamos ver como essa ideia se dá na prática...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
2 hours ago, Bigode. said:

[...], mas já adianto que acabei trazendo mais gente do que o esperado - acertei, inclusive, com um xodó seu! [...]

Procuro alguem para criar um clan no CS:GO :: Fórum em Português

 

Já tô curioso pra caralho, hahahahah...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2218.png.723836761afab4656e8afbc4289caa11.png

Temporada 2020/2021 (parte 1)

Bom, vamos lá falar da primeira metade da segunda temporada de save. Como de praxe, tô me divertindo DEMAIS nesse save. Fica fácil quando tu tem um carinho pelo clube - carinho esse gerado a partir de um save contado lá na PM com o FM2016. Desde então tenho acompanhado o clube pelas redes sociais e "sigo" o mesmo em aplicativos tipo Sofascore pra estar ligado nas partidas. Mas vamos lá...

Transferências

O desafio aqui era bom. Sem lá muito dinheiro, qualificar o elenco BASTANTE para tentar não sofrer na luta pela promoção. Nossa folha salarial dobrou, passando para quase €360 mil/mês e o orçamento de transferências disponibilizado foi de uns €300 mil, se me lembro bem (algo por aí). Quase nada, diga-se, ainda mais pelo salto inevitável que ocorreria na folha salarial.

No fim, mexi no elenco mais do que imaginava inicialmente. Chegaram QUINZE REFORÇOS, saíram QUINZE jogadores. Aí na tela de saída constam x jogadores (Nobile, Sangiorgi e Crialese) que estavam no sub-20 ou emprestados e não entram nessa conta. Aos oito do elenco principal, somam-se outros sete (Comi, Franchino, Rolando, Auriletto, Gil, Schiavon e Grossi) que foram dispensados.

263462295_Transferncias.thumb.png.cad145d01bf2c7dc1e62145e3448b223.png

Antes de falar resumidamente sobre cada reforço, lembro que procurei trabalhar, na medida do possível, com meritocracia: ou seja, dei prioridade na equipe titular, inicialmente, pra quem já estava por aqui, mesmo que fosse teoricamente inferior ao reforço.

Aproveitando nossa querida Lei Bosman, acertei com cinco nomes. Samuele Vianni, garoto, vem para compor elenco, sendo terceira opção pro ataque. Javi Hernández veio para ser titular na lateral esquerda, mas vai comendo banco porque Bozzoni, que teve prioridade pela meritocracia, me surpreendeu e tá destruindo. Flavio Ubirti, ótima promessa, veio para ser reserva inicialmente, mas com a oportunidade que surgiu de trazer Andrea Seculin, virou terceiro goleiro. Dirk Proper foi outro excelente achado (fica a dica aí pra ti, @Leho., que tá jogando na Holanda). Dezoito anos e muito potencial, veio mesmo pra ser titular no meio-campo. Já Dani Morer chegou inicialmente pra ser titular, mas aí surgiu a ótima oportunidade de trazer o excelente Killian Sardella e decidi vencer Iezzi (que não acredito ter muito futuro), "relegando" Morer pro posto de reserva.

Nosso primeiro gasto foi no Patrick Valverde, brasileiro com dupla nacionalidade italiana. De início, seria titular. Dependia das opções que surgiriam pra saber se o utilizaria no meio-campo ou na ponta direita (o que me faria deslocar Rovini para o ataque). Acabou que virou reserva no meio mesmo. E por que reserva? Bem...

Pra comandar nosso meio-campo, veio o ótimo Bertolacci. E pras pontas, duas ótimas promessas: Carlo Holse pra direita e van der Heide, xodó do @Leho., pra esquerda. Os dois, a princípio, seriam reservas. Mas Rovini machucou no início de temporada e Holse entrou muito bem, enquanto na esquerda Leandrinho vinha mais ou menos e o monstrinho holandês se encarregou do serviço.

Outra grande contratação foi Davide Bettella, que também iniciou como reserva mas já assumiu o posto de titular ao lado de Popovic. Na volância, eu precisava de alguém pra bater de frente com Signori. Depois de passar por diversos nomes e nenhum me encher os olhos, veio o meu xodó: Daniel Bragança. Mas foram necessárias duas ou três rejeições antes dele enfim aceitar. Também já assumiu o posto de titular. Ainda no meio-campo, Emmanuello fez bico com a chegada do Bertolacci, porque achou que este roubaria sua vaga (não roubaria, o "ladrão" na verdade, na minha concepção, era o Proper, enquanto Bertolacci disputava posição com Valverde). Decidi abrir mão dele, mas como ninguém queria comprar, acabei emprestando, após trazer Andrea Ghion para a reserva do Proper.

Por fim, Dany Mota veio para lutar pela vaga de titular com Rossi. Foi uma posição complicada também. Fiquei entre Kadlec, Longo e ele. Todos muito parecidos, mas ele era meu preferido, em parte pela idade. Só que a Juventus só aceitava vender (provavelmente por ser o último ano de contrato). Decidi gastar, municiado com o pouquinho que havia entrado. Por enquanto, tem feito direitinho seu trabalho, embora não seja aquele matador dos sonhos.

Sistema Tático

O sistema em si não teve mudanças. Seguimos naquele 1-4-3-3 da temporada passada. O que fiz foi efetuar algumas mudanças de instruções e uma função. Nomeadamente:

> Com bola:
- Largura passou de 'Muito Estreita' para 'Ligeiramente Estreita';
- Adicionei 'Para Para o Espaço';
- Temporização passou de 'Baixa' para 'Alta';
- Adicionei 'Correr Contra a Defesa'.

> Sem bola: 
- Aumentei as linhas ofensivas para o máximo (estavam na penúltima linha possível);
- Adicionei 'Marcação Apertada'.

> No meio campo, troquei o Box-to-Box por um Deep Lying Playmaker (decidi jogar o FM20 em inglês e não lembro o nome em português, mas acho que é o Construtor de Jogo Recuado) em tarefa Apoiar. Dessa maneira, tenho ele ao lado de um Mezzala e ambos a frente de um Regista.

Copa TIM

Infelizmente dessa vez não deu pra surpreender. Começamos uma fase depois do que havíamos começado na temporada passada, mas o objetivo era o mesmo: vencer um jogo. Cumprimos ao vencer o Foggia, da Lega Pro Girone C, por 3x1, em casa. Mas depois, fora, fomos eliminados pelo Empoli, nosso adversário de Serie B. Abrimos o placar aos 2', sofremos o empate de pênalti aos 11'. Voltamos a frente aos 26' e cedemos o empate novamente aos 36'. Quando parecia que iríamos pra prorrogação, dormimos e sofremos a virada aos 91'. Jogo equilibrado, pendendo mais pra gente. Injusto. Mas paciência...

Serie BKT

...até porque estamos DOUTRINANDO no campeonato. A tabela fala por si só.

737495160_Classificao19rodadas.png.66db782c87c3249812afbc030b566b2c.png

Calendário da temporada: Julho-Outubro | Novembro-Dezembro

O time tá jogando muito bem. Tem resultado ali no calendário que não condiz nada com o que foi o jogo. Algumas vitórias por 1x0 ou 2x0 que poderiam ter terminado SEM EXAGERO com 5-6 gols a nosso favor.

O que posso dizer do time?

Moschin começou ok, mas se machucou. Seculin entrou e não saiu mais. Não é brilhante, mas faz o trabalho de maneira ok.

Sardella tá dominando a lateral direita e Bozzoni é um monstrinho na esquerda - são 3 gols e 5 assistências em 18 jogos, fora a contribuição como um todo para o jogo. É até difícil dar chance para o Javi Hernández assim.

A defesa, depois de passar sem sofrer gols nos dois primeiros jogos, ficou meio manca, por assim dizer - nos oito jogos seguintes, só não sofreu gol em um. Mas mesmo assim não era nada absurdo, o que nos mantinha entre as oito melhores defesas. Felizmente, foram melhorando. Popovic e Bettella vem formando uma dupla muito boa. Masi enfim jogou recentemente depois de uma suspensão do Popovic e foi bem também.

No meio campo, Signori me irritava com algumas bolas perdidas, mas mesmo assim suas notas não mentiam: ia muito bem. Aos poucos, porém, fui introduzindo o Daniel Bragança e ele já virou titular absoluto. A frente deles, Proper iniciou muito tímido e capenga, mas insisti nele. A questão é que eu esquecia que ele tinha só 18 anos (por algum motivo achava que tinha 23) e a instabilidade seria normal. A insistência se mostrou acertada e ele enfim engrenou. Bertolacci caiu como uma luva, mas sofreu com duas lesões que deixaram ele fora por tempos razoáveis (4 e 3 semanas). Patrick Valverde penou um pouco para substituir o italiano, mas fez seu papel decentemente.

Mais a frente, Holse ganhou a vaga logo de cara na direita por causa de uma lesão do Rovini e não largou mais. Brilhou DEMAIS no início, através das bolas paradas. Caiu de rendimento, mas vejo como normal por ter apenas 21 anos. São 4 gols e 10 assistências em 20 jogos. Já na esquerda, van der Heide demorou mais pra entrar de vez, entrando algumas vezes no decorrer dos jogos. Como Leandrinho vinha beeeeeem mais ou menos, lancei o holandês como titular e não me arrependi. Também sofre com a inconstância, mas já são 7 gols e 5 assistências em 14(4) jogos.

E no comando do ataque, Rossi começou mais ou menos e cedeu a vaga para Dany Mota depois de uma lesão. O português foi se adaptando e vem sendo um nome bem útil, com 8 gols em 15(3) partidas.

E vamos que vamos pra segunda metade da temporada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
4 hours ago, Bigode. said:

[...]

Serie BKT

...até porque estamos DOUTRINANDO no campeonato. A tabela fala por si só.

737495160_Classificao19rodadas.png.66db782c87c3249812afbc030b566b2c.png

[...]

Pooooorrans, aí sim! Que belíssima surpresa esse topo de tabela, meu amigo. Será que vai rolar esse acesso em sequência mesmo? Hahahaha, por um lado é ótimo né, já que demonstra seu excelente trabalho frente à equipe e a resposta deles dentro de campo.

Agora, subir nesse toada pode significar mais dificuldades lá na Serie A também, não sei. Logicamente que é melhor se fuder lá do que na Serie B hahahaha, mas se se confirmar essa campanha aí, você terá mais uma vez que fazer uma janela (de transferências) fantástica como foi essa agora.

E por falar em janela... tá rolando um crossover entre nossos saves ou é impressão? Hahaha seu safado, foi buscar o van der Heide lá só por minha causa, né? O rapaz é um monstro, você vai ver. Se desenvolve MUITO e bem rápido, aqui conquistou seu lugar com meia temporada apenas. Já o Proper eu tinha ele em meu radar sim, mas aí a competição "engrossou" com equipes maiores e ele acabou indo pro AZ. Infelizmente, porque é mt bom jogador (aqui tá valendo €20 Mi já).

 

Bom, esse teu time voando aí só aumenta as expectativas pra segunda perna da temporada. Falei que seria algo tranquilo, né? hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Leho. disse:

Pooooorrans, aí sim! Que belíssima surpresa esse topo de tabela, meu amigo. Será que vai rolar esse acesso em sequência mesmo? Hahahaha, por um lado é ótimo né, já que demonstra seu excelente trabalho frente à equipe e a resposta deles dentro de campo.

Agora, subir nesse toada pode significar mais dificuldades lá na Serie A também, não sei. Logicamente que é melhor se fuder lá do que na Serie B hahahaha, mas se se confirmar essa campanha aí, você terá mais uma vez que fazer uma janela (de transferências) fantástica como foi essa agora.

E por falar em janela... tá rolando um crossover entre nossos saves ou é impressão? Hahaha seu safado, foi buscar o van der Heide lá só por minha causa, né? O rapaz é um monstro, você vai ver. Se desenvolve MUITO e bem rápido, aqui conquistou seu lugar com meia temporada apenas. Já o Proper eu tinha ele em meu radar sim, mas aí a competição "engrossou" com equipes maiores e ele acabou indo pro AZ. Infelizmente, porque é mt bom jogador (aqui tá valendo €20 Mi já).

 

Bom, esse teu time voando aí só aumenta as expectativas pra segunda perna da temporada. Falei que seria algo tranquilo, né? hahaha

E bota surpresa nisso! Eu fiquei bem empolgado com a montagem do elenco, mas nem sendo muito otimista esperava uma campanha tão dominante assim, bicho. Foi o que falei: pela minha experiência, sabia que dava pra pegar uma metade de tabela e, com esse elenco, acredita nos playoffs, mas jamais imaginaria isso aí. Em especial porque foram 15 entradas e saídas, o que geraria aquele tempinho pra entrosar e engrenar, e também porque é um elenco jovem e, na teoria, mais propenso a instabilidade.

Concordo que pode gerar dificuldades sim, em especial por essa questão da juventude que citei, já que qualidade eu creio que o elenco tem mesmo pra escapar do rebaixamento na elite, mas como minha ideia é mexer pouco no elenco - e felizmente a maioria dos empréstimos foram todos por duas temporadas - creio que a questão do entrosamento pode nos ajudar na Seria A.

E é mesmo melhor se foder na A que na B, ainda mais pela questão financeira. Fechamos todos os meses no vermelho, a divisão não é nada rentável. PRECISAMOS subir. Sobre a janela: pretendo manter o grosso do elenco, contratando mais pontualmente mesmo, mas vamos ver... espero mesmo conseguir brilhar novamente na janela.

Olha, eu adoro um bom crossover, viu?! HAHAHA Cara, eu tava precisando de um ponta, aí lembrei do seu xodó e pensei "deixa ir lá dar uma olhada". Quando vi o salário baixíssimo e ele listado pra empréstimo, não pensei duas vezes. Aqui conquistou a vaga rapidinho. Ainda pena um pouquinho por causa da idade, mas é daqueles que eu penso duas vezes antes de tirar porque mesmo mal, pode decidir do nada um jogo a nosso favor. Felizmente consegui pegar por dois anos. Agora é torcer para ter o mínimo de grana quando o empréstimo acabar OU conseguir renovar por mais (até o contrato dele acabar e tentar pegar livre) OU torcer pro seu time pedir pouco por ele.

Sobre o Proper: foi um achado fodido aqui. Nem lembro agora se vi alguém comentando sobre ele numa ida recente ao fórum da SI ou se achei sem querer pelo motor de busca. Incrivelmente, a concorrência era zero aqui. E ele tá muito bem. Começou lento, quase parando, mas depois engrenou e é essencial no nosso meio-campo hoje. E tem só 18 anos!

E que venha a segunda metade da temporada! Já tá terminando na verdade, posto algo aqui ainda nessa madrugada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
31 minutes ago, Bigode. said:

[...], mas é daqueles que eu penso duas vezes antes de tirar porque mesmo mal, pode decidir do nada um jogo a nosso favor. [...]

Putz, você definiu perfeitamente bem o que é o van der Heide, hahahaha. Aqui é EXATAMENTE assim também. Às vezes ele tá mal no jogo, penso em tirar e tals, mas acabo deixando... aí o diabo vai lá me mete gol e assistência na sequência, oiuaheuiohaeoiuhoaie! Tem como não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2218.png.dfa32875129d94d76084aa5ab27f7c8b.png

Temporada 2020/2021 (parte 2)

Bom, vamos lá pra segunda metade da segunda temporada. Na janela de Janeiro, não teve muita coisa. O Rossi, enfim, sofreu a típica lesão de joelho dele, daquelas de deixar trocentos meses parado, então a única coisa que fiz foi acertar o empréstimo de Flavio Junior Bianchi, do Genoa, pra ser reserva do Dany Mota. O Rossi, no fim das contas, acabou se aposentando antes mesmo do fim da temporada. Como forma de gratidão pela ótima primeira temporada, o contrarei para ser auxiliar do Sub-18, depois de aconselhar o agora ex-atacante a seguir no futebol.

Liga BKT

Depois de SOBRAR no terceiro escalão italiano, nossa tarefa inicial era lutar contra o rebaixamento, claro. Mas o mercado no verão foi ótimo e a primeira metade de temporada, excepcional, com excelentes 15 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, somando 47 pontos, com 45 gols marcados e 16 sofridos. O desafio então era tentar manter o rendimento e abrir distância pra favorita Udinese, então 7 pontos atrás de nós.

Pois bem... seguimos ATROPELANDO e fomos CAMPEÕES, CARALHO! Com um 2º turno praticamente impecável, foram mais 46 pontos, após 14 vitórias, 4 empates e somente 1 derrota, marcando 35 gols e sofrendo só 7 tentos. Assim como já havia acontecido na temporada passada, garantimos o título e a promoção faltando cinco rodadas para o fim do campeonato. Vantagem ABSURDA de 19 (!!!) pontos para o vice-campeão. A Udinese cagou no pau, perdeu a promoção direta e só subiu através dos playoffs (e somente graças a melhor campanha, depois de um empate no agregado com a Cittadella).

Com a menor folha salarial da competição, a campanha que nos garantiu o 2º título (e a 2ª promoção) consecutivo foi irrepreensível. A 3ª colocação foi nossa pior no campeonato todo. Assumimos a liderança três vezes: na 1ª rodada (permanecendo por duas), na 6ª rodada e depois novamente na 8ª rodada - e aí não saímos mais de lá.

1792197931_ClassificaoFinalB.png.b293ec1ecfc3e99b5f23dda9e16ede18.pngTivemos o melhor ataque DISPARADO da competição e a melhor defesa também. Lideramos os índices de posse de bola e porcentagem de passes acertados. E estivemos entre os melhores em outras tantas estatísticas.

Individualmente, Dany Mota foi o artilheiro (19 gols), Carlo Holse foi o 3º melhor assistente, Daniel Bragança foi disparado quem mais passes chaves deu (Dirk Proper ficou em 3º), Seculin foi o goleiro menos vazado e com mais clean sheets (contando só os 38 jogos). Daniel Bragança e Javi Hernández, com 7.60 cada, tiveram a melhor classificação média.

- Jogador do Ano: Bragança, (Javi Hernández em segundo);
Players' Player of the Year: Javi Hernández em segundo;
- Artilheiro: Dany Mota, como dito (19 gols em 35 partidas);
- Jovem Jogador do Ano: Daniel Bragança;
- Treinador do Ano: esse que vos escreve;
Managers' Manager of the Year: eu próprio também;
- Seis jogadores no Time do Ano: Seculin, Bettella, Hernández, Bragança, Proper e Mota.
- Goleiro do Ano: Seculin ficou em 3º lugar;
- Defesa do Ano: Javi Hernández ficou em 1º lugar;
- Meia do Ano: Daniel Bragança em 1º lugar e Dirk Proper em 3º lugar;
- Atacante do Ano: Dany Mota em 2º lugar.

 

Jogos do 2º turno: Janeiro-Março | Abril-Maio

Destaque para a revanche contra a Udinese (então vice-líder) e a goleada sobre a Frosinone (que garantiu o título, num jogo ABSURDAMENTE dominante nosso, onde eles deram apenas um remate o jogo todo).

O Esquadrão

E tá aí nosso elenco ao final da temporada. A ideia é manter a base, buscando reforços que venham para fortalecer alguns pontos fracos. Já tenho engatilhado um jovem meia (Ranocchia, da Juventus) para ser reserva. Fora ele, prevejo mais oito ou nove contratações, a maioria para dar uma melhor profundidade ao elenco e qualidade pro banco. Desses reforços que vou ao mercado buscar, minha ideia é que somente dois chegariam para assumir o posto de titulares: um goleiro e um zagueiro. De resto, vou botar as duas mãos no fogo pelos titulares.

Minha ideia é que o 11 titular para a próxima temporada seja: Reforço; Sardella, Bettella, Reforço, Hernández; Bragança, Proper, Bertolacci; Holse, van der Heide, Mota.
Com isso, o 11 reserva teria: Seculin; Dani Morer, Popovic, Reforço, ReforçoReforço, Ranocchia, Valverde; ReforçoReforço, Bianchi/Reforço.

1616778496_ElencoFinal.thumb.png.82e9d64e68cc656f7df320b927181253.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
7 hours ago, Bigode. said:

2218.png.dfa32875129d94d76084aa5ab27f7c8b.png

Temporada 2020/2021 (parte 2)

[...]

Rapaaaz... que baita campanha, irrepreensível. Tem nem o que falar. 👏🏽

Óbvio que na Serie A o buraco será mais embaixo, isso é fato, mas que dá uma puta moral subir dessa maneira, aaah isso dá hahahah. Só não pode achar que tá tudo perfeito, os reforços precisam ser cirúrgicos mais do que nunca agora. Tacadas certeiras.

 

E esse Flavio Bianchi aí é outro que tá no meu Heerenveen, hahahah baita aquisição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, Leho. disse:

Rapaaaz... que baita campanha, irrepreensível. Tem nem o que falar. 👏🏽

Óbvio que na Serie A o buraco será mais embaixo, isso é fato, mas que dá uma puta moral subir dessa maneira, aaah isso dá hahahah. Só não pode achar que tá tudo perfeito, os reforços precisam ser cirúrgicos mais do que nunca agora. Tacadas certeiras.

 

E esse Flavio Bianchi aí é outro que tá no meu Heerenveen, hahahah baita aquisição.

Valeu, bicho!

Pois é, tenho certeza que agora o desafio será bem mais difícil, mas boto bastante fé no time titular-base, como falei ali. Vou mesmo atrás de reforços BEM pontuais, tanto pro time titular quanto para suplantar esses titulares. Vamos ver... quem sabe esses dois ótimos anos, a moral lá em cima e o entrosamento não ajudam a facilitar as coisas?

Eu vi mesmo o Bianchi nos seus relatos e aqui nas buscas foi a melhor opção que surgiu, com a possibilidade de trazer por empréstimo e pagando pouquíssimo. Mas pouco jogou. É até uma dúvida minha: a princípio, sigo com ele (o empréstimo vai até o fim dessa próxima temporada), mas vou ficar de olho no mercado pra ver se surge algum nome de mais peso. Me diga... como ele tá aí no seu save?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
1 hour ago, Bigode. said:

[...] Me diga... como ele tá aí no seu save?

Cara, eu trouxe ele de graça oriundo do Genoa, e com ele disputei a minha última temporada do save. Foi mt bem, em que pese a pressão de ter que acompanhar o ritmo do Haaland, que é conhecidamente um monstrinho nesse FM.

Acho que no teu time ele tem tudo pra desandar a fazer gols, mas precisa se encaixar primeiro. Aqui no começo ele tava oscilando bastante, mas depois encaixou e aí foi só alegria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/03/2020 em 23:31, Leho. disse:

Cara, eu trouxe ele de graça oriundo do Genoa, e com ele disputei a minha última temporada do save. Foi mt bem, em que pese a pressão de ter que acompanhar o ritmo do Haaland, que é conhecidamente um monstrinho nesse FM.

Acho que no teu time ele tem tudo pra desandar a fazer gols, mas precisa se encaixar primeiro. Aqui no começo ele tava oscilando bastante, mas depois encaixou e aí foi só alegria.

No final das contas, acabou que ele não fica pra temporada. Já perto do fim da janela, pediu pra encerrar o empréstimo pelo pouco tempo de jogo e acabei aceitando (ao invés de prometer dar chance pra ele), já que o Dany Mota é meu número 1 pra posição e também tinha uma opção interessante no mercado.

No mais: foi só a 11ª rodada, ainda tem muito chão pela frente, tanto pra terminar o 1º turno como pra terminar o campeonato, maaaaas preciso soltar um spoiler aqui por motivos de EMPOLGOU.

631254727_vsFiorentina.thumb.png.df08ff3b215e68e842a4d8ae7390dc27.png

(na verdade, se tu der uma olhada no nosso elenco da temporada passada e comparar com essa escalação aí, vai ter diversos spoilers do que aprontei no mercado)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
1 hour ago, Bigode. said:

631254727_vsFiorentina.thumb.png.df08ff3b215e68e842a4d8ae7390dc27.png

Aaaaaaah... olha meu menino Van der Heide doutrinando na Serie A 😍 

Que coisa mais maravilhosa, hahahah. Espero que o senhor já tenha separado alguns milhões de euros pra garantir a permanência desse rapaz, hein? Vale cada centavo, e acho que você já deve ter se dado conta disso hahaha. Holse também é outro mini-mito, vale mt a contratação.

No mais, já deu pra ver algumas tacadas suas mesmo, Rojo foi excelente.

 

Agora, 7 a 0 nesse time da Viola — que é beeeem do interessante, diga-se — é uma porrada na cara da sociedade, hahahaha. Pro Vercelli tá voando demaaaaais.

👏🏽👏🏽

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Leho. disse:

Aaaaaaah... olha meu menino Van der Heide doutrinando na Serie A 😍 

Que coisa mais maravilhosa, hahahah. Espero que o senhor já tenha separado alguns milhões de euros pra garantir a permanência desse rapaz, hein? Vale cada centavo, e acho que você já deve ter se dado conta disso hahaha. Holse também é outro mini-mito, vale mt a contratação.

No mais, já deu pra ver algumas tacadas suas mesmo, Rojo foi excelente.

 

Agora, 7 a 0 nesse time da Viola — que é beeeem do interessante, diga-se — é uma porrada na cara da sociedade, hahahaha. Pro Vercelli tá voando demaaaaais.

👏🏽👏🏽

O xodó tá muito bem mesmo! E não é o único, diga-se de passagem.

Olha, separar eu não separei ainda porque nas duas primeiras temporadas só tomava prejuízo, mas agora com a chegada a elite, tenho fechado todo mês no positivo. Vou conseguir angariar fundos pra fechar com ele em definitivo? Não sei, mas é certamente minha prioridade. Minha oração é pra conseguir renovar o empréstimo (de preferência por outras duas temporadas, novamente) para ter mais tempo pra angariar esse dinheiro, mas vamos ver como as coisas correm.

Holse também é outro monstrinho. Um pouco mais instável que o holandês, mas tem muito talento. Não é por menos que foi nosso melhor garçom na temporada passada, mesmo com a instabilidade (e com a maioria das assistências saindo na primeira metade da temporada).

Rojo foi uma adição muito boa, entre outras que consegui. E olha: sondei ainda o João Mário. Ficou sem clube, fez testes aqui, mas não consegui convencer o português a aceitar receber dentro do nosso teto salarial. Uma pena, acho que reinaria aqui.

Sobre a goleada: eu tô PERPLECTO ainda. Entrei no jogo com a consciência de que era um jogo que tínhamos capacidade pra vencer, mas jamais esperava isso. O detalhe é: no 1º tempo, eles criaram mais do que nós. Finalizamos apenas duas vezes... mas marcamos as duas. Aí veio o 2º tempo e, se não estou enganado, eles deram um total de ZERO remates. E nós fizemos esse show aí. E cabia até mais, sem exagero. Mas deixa acabar a primeira metade de temporada e trago o calendário pra você ver o que aprontamos nas três partidas anteriores a essa aí...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2218.png.e160246f19b4fbad198c31f39c62732e.png

Temporada 2021/2022

Decidi mudar (em parte porque empolguei) e trazer a temporada toda de uma vez, de forma mais condensada.

Depois de duas promoções e títulos consecutivos, era hora de nos testarmos na elite. Obviamente eu sabia que um terceiro título consecutivo era algo surreal, mas sabia que tínhamos capacidade pra aprontar alguma coisa, pra cavar pelo menos uma vaguinha continental. A expectativa era de lutar contra o rebaixamento, mas eu tinha bastante confiança no potencial do nosso elenco que vinha da Serie B. Confiança essa fortalecida com nossa movimentação no mercado...

Transferências

Deixei sair alguns jogadores que eu acreditava que não teriam nível pra Serie A. A surpresa fica pela venda do Bertolacci. Eu até tinha ele no planejamento, mas seu agente pediu pela renovação e ele queria um salário que não estava dentro do nosso teto salarial. Decidi então pela venda e consegui bons €3,5 milhões, após ter contratado o mesmo de graça. Infelizmente quase nada desse dinheiro foi revertido para transferências, visto que a porcentagem revertida no momento era de 15%.

817643242_Transferncias.thumb.png.9b33d143bf62b85da2da436dc4b63fe1.png

Em relação as chegadas: no gol, decidi apostar. Vendi Moschin e banquei Seculin, titular do título da B, para apostar no jovem Stefano Turati. Ele, aliás, foi um BAITA achado no mercado. Disputou a última temporada pela Sassuolo e foi eleito o melhor goleiro Sub-19 italiano, mas por algum motivo não teve seu contrato renovado. Ele foi mesmo literalmente um achado: joguei na busca alguns atributos que eu entendia como necessários pra posição e topei com ele. Já adianto: poderia ter sido melhor em alguns momentos, mas entendo como normal pela idade, e teve uma temporada bem satisfatória. Tanto é que acabou, de novo, eleito o melhor goleiro sub-19 italiano. Em 43 jogos na temporada, sofreu 50 gols e teve 15 clean sheets. Seguirá como meu titular, a não ser que apareça algum monstro como boa oportunidade de mercado.

Na zaga, Rojo foi um ótimo achado também e chegou para ser titular ao lado do Bettella, com Capradossi e Djaló chegando para formar a dupla reserva, com capacidade total de cavar uma vaga entre os onze. Ainda na linha defensiva, Brekalo foi um bom achado para ser opção na lateral esquerda.

Ranocchia foi uma adição para compor elenco, sendo ótima oportunidade de negócio. Ainda no meio-campo, consegui uma contratação ESTUPENDA, que era meu sonho de consumo já desde sei lá que versão do FM, e veio por um preço baixíssimo (diferente das outras versões, quando nunca consigo contratar pelo preço pornográfico): Filippo Melegoni, novo companheiro de meio-campo de Proper.

Claus Thorsen é um regen monstrinho que achei aqui e vai dominar esse meio-campo futuramente, podendo ainda jogar na ponta e no ataque. Deixei no time principal, disponibilizando para o Sub-18 (1º semestre) e Sub-20 (2º semestre).

Para as pontas, chegaram os jovens Darío Sarmiento e Naci Ünüvar, que fariam sombra a Holse e van der Heide. Por fim, Bianchi pediu para ter o empréstimo encerrado e acabei acertando com Babacar para ser sombra de Dany Mota no ataque.

Serie A

561202063_ClassificaoFinalA.png.98f30ad317e9a25e6f8a469b9137fbd7.pngTivemos um início muitíssimo bom, superando todas as minhas expectativas. Sabia que poderíamos surpreender, mas não tanto assim. Em duas rodadas (em momentos diferentes, não consecutivas) chegamos até mesmo a liderar o campeonato. Ficamos basicamente o 1º turno todo ali entre a liderança e o 3º lugar. Mas eu sabia que uma hora ou outra teríamos uma queda de rendimento e que mesmo uma classificação pra Liga dos Campeões seria bem difícil. E foi o que aconteceu. Chegamos a ficar SETE jogos sem vencer (3 empates e 4 derrotas). Depois, nos recuperamos, mas mesmo assim penamos um pouco e acabamos sofrendo na mão dos grandes - às vezes até de forma injusta.

De qualquer maneira, o saldo foi positivo PRA CARALHO! Conseguimos alguns resultados bem expressivos (0x0 Atalanta, fora; 1x0 Inter, casa; 1x1 Juventus, fora; 7x0 Fiorentina, casa; 0x0 Lazio, casa; 0x0 Milan, fora; 2x0 Roma, casa; 1x1 Milan, casa), com alguns empates aí que poderiam ter mesmo terminado com vitória nossa, não fosse falta de sorte e/ou eficiência. Claro, tivemos resultados adversos que não poderiam acontecer, mas o saldo foi muito bom...

Afinal, não é todo dia que um clube recém-promovido, vindo de duas promoções e títulos seguidos, se CLASSIFICA DE CARA PRA LIGA EUROPA!

Tivemos o 6º melhor ataque e a 7ª melhor defesa. Individualmente, Dany Mota foi o vice-artilheiro, com 18 gols (mesmo número de Muriel, mas jogando mais vezes), atrás dos 19 gols do Musa Barrow.

Daniel Bragança foi, com alguma folga, o jogador com mais passes-chave, com Dirk Proper aparecendo entre os melhores também. Arjen van der Heide, com 9 assistências, foi nosso melhor jogador no quesito, mas um pouco longe das 15 do líder Alejandro Gómez.

Duas das três melhores classificações médias foram nossas: Dirk Proper (7.53) em primeiro e Daniel Bragança (7.38) em terceiro.

Copa TIM

Fomos muitíssimo bem, obrigado. Foi até engraçado, porque fomos passando e, mesmo quando caímos, demorou pra cair minha ficha de que tínhamos ido bem longe.

Eliminamos logo de cara o Alto Adige, que subiu para a Serie B na última temporada e acabou por fazer uma temporada de estreia decente, terminando na 9ª colocação, a um ponto do playoff. Goleamos sem grandes problemas por 6x2, cumprindo as expectativas da diretoria. A partir daí, o que viesse era lucro.

E começamos lucrando ao passar pela Cittadella. Mas não sem sofrer e precisar dos pênaltis, depois de um 2x2. Depois desses dois jogos em casa, enfrentaríamos o Bologna fora de casa. Sem muito otimismo (havíamos sido goleados sem dó por eles na Serie A, nesse mesmo estádio, por 4x0), acabei surpreendido com a equipe dando o troco e classificando com uma vitória por 2x1.

Nas quartas, novo confronto fora de casa, dessa vez contra a fortíssima (vide tabela da Serie A) Lazio. Fizemos uma partida corretíssima e conseguimos ótima vitória por 2x0. Infelizmente, o final da nossa jornada veio na semi. Enfrentamos o Milan em dois jogos. No primeiro, um jogo equilibrado, marcado pela nossa má pontaria. Uma injusta derrota por 2x0. Em casa, bem que tentamos, mas a má pontaria pesou de novo e, como quem não faz toma, eles equilibraram o jogo e mataram com um gol já aos 79'. Acabaram por conquistar o título sobre a Roma, nos pênaltis.

Resumo da Temporada

Foi uma temporada muito produtiva, embora um pouco frustrante também, já que deu pra perceber que, apesar de algumas limitações, dava pra ter buscado a vaga na Liga dos Campeões. Acredito que o que mais nos prejudicou, além de algumas lacunas, foi a lesão do Proper. As lesões, na verdade. Ele parou primeiro por 4 semanas, por uma lesão em jogo. E assim que voltou aos treinos sem limitações... se machucou de novo, dessa vez por 2 meses, por uma lesão no treino. Foi justamente no período ali dos sete jogos sem vencer na Serie A.

1770011585_ElencoFinal.thumb.png.fbf72405375b8737470affd74ef7a4e0.png

Pra próxima temporada, precisaremos reforçar o elenco, para conseguir repetir o feito na Serie A ao mesmo tempo em que teremos uma disputa continental em paralelo. E teremos trabalho, já que perderemos alguns dos nosso principais nomes. Bettella já saiu: teve uma lesão de 3-4 meses já depois de Janeiro e o jogo encerrou seu empréstimo automaticamente, já que a lesão acabaria após o fim do empréstimo. Daniel Bragança, Carlo Holse e Arjen van der Heide também não devem permanecer, já que seus clubes alegam que vão dar chances aos mesmo no time principal e não querem renovar os empréstimos - e por mais que eu queira contratar ao menos Bragança e van der Heide em definitivo, a diretoria me disponibilizou €12 milhões para transferências e isso não compraria nem perto da metade do passe de ambos. A minha esperança é que mudem de ideia entre o início e o fim da janela, mas não posso ficar esperando por isso.

Dito isso, já acertei com dois reforços para a temporada. Um para lutar pela titularidade na lateral direita e um jovem atacante para compor elenco. Agora vamos mais a fundo e ver o que conseguimos. Mais do que nunca, precisarei brilhar muito nesse mercado.

Por fim, uma notícia excelente (e ruim ao mesmo tempo): a diretoria anunciou planos para a construção de um novo estádio. Esperado, já que nosso estádio comporta só 5500 pessoas. A notícia é excelente do ponto de vista de que deve entrar mais dinheiro com venda de bilhetes da temporada e bilheteria de jogo. Mas a curto prazo deve diminuir bastante nossa força financeira para atuar no mercado, o que é a parte ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • adri26
      Por adri26
      Ola familia do FM, preciso da vossa ajuda. Jogo Fm des 2005 jogei todos Fm ate o dia de hoje. 
      O Problema é que neste Fm ainda não consegi acabar uma liga tou sem aquele bichinho ou motivação para jogar.  Já fiz desafios a mim mesmo. Nada feito.
      Se alguém tiver umas dicas ou poder ajudar agradeço
      abraço galera 
      Adriano
    • Bigode.
      Por Bigode.
      Apertando as teclas Crtl + F, digite o número da versão (ex.: 18) para ver todo material construído para a versão desejada. A maior parte dos guias presentes aqui servirá também para as versões mais novas do FM.
      ***
      Conteúdos da FManager TV estão neste post.
      ***
      Guias (em ordem alfabética) do Centro Tático:
      A arte do contra-ataque [FM 2016] A arte de Mourinho: retrancando o seu time [FM 2018] Atributos de Jogador por "Guide to Football Manager.com em PT-BR [FM 2015] Botando os pingos no IS: Ações com Bola [FM 2015] Botando os pingos no IS: Passe [FM 2015] Como jogar FM: Um guia de 12 passos [FM 2014] Como montar um esquema de Gegenpressing no FM [FM 2016] Como utilizar os gritos à beira do gramado [FM 2015] Como usar o estádio a seu favor [FM 2015] Criando uma tática em poucos minutos [FM 2017] Dicas básicas: de um novato para um novato [FM 2015] Entendendo e analisando a atuação do seu time no FM [FM 2018] Estilos de Jogo: a importância dos atributos [FM 2017] Enganche: uma ligação rápida para um ataque devastador [FM 2021] Extremo Invertido: uma breve análise [FM 2021] Football Manager: a evolução tática do jogo [FM 2018] Guia: Jogadas de Bola Parada [FM 2015] Guia Tático do FM 2015: Como criar uma tática? [FM 2015] Guia Teórico e Prático sobre o Football Manager [FM 2014] Guia de um perfeccionista para encontrar o estilo perfeito de jogo [FM 2021] Lidando com cartões vermelhos [FM 2017] O guia de instruções à equipe e instruções ao jogador no FM [FM 2018] O manual das instruções ao adversário [FM 2018] O que faz um goleador - Parte 1 [FM 2016] O "Princípio 323": Como distribuir tarefas por um time [FM 2016] O time da virada! 5 dicas para reverter um placar adverso [FM 2018] O guia rápido dos laterais no FM [FM 2021] O guia rápido dos pontas no FM [FM 2021] O guia rápido dos volantes no FM [FM 2021] O guia rápido dos meias ofensivos no FM [FM 2021] Pressionando de 3 maneiras diferentes [FM 2017] Princípios básicos de sistemas defensivos: um guia tático não oficial [FM 2021] Tactical Central & Insight: The New Era [FM 2016] Templates táticos não devem ser usados como táticas prontas [FM 2021] Transformando rotinas de escanteios ofensivos em gols no FM [FM 2021] Uma pré-temporada básica [FM 2016] Uma tática sem tática e muitos gritos à beira do gramado [FM 2021] Usando as cobranças laterais ao seu favor no FM [FM 2018] Um guia de design tático, gestão e construção de elencos no FM [FM 2021] Uma abordagem sobre o 4-4-2 diamante [FM 2021] Aos moderadores da área, pedimos que mantenham o tópico atualizado. Aos membros, pedimos que reportem materiais que podem ser adicionados ao índice geral em virtude de sua relevância para que possamos avaliar a situação.
      Obrigado.
    • Galford Strife
      Por Galford Strife
      Mals a falta de tradução, mas por enquanto estou sem tempo, caso alguém possa traduzir pra galera que não fala inglês.
      Mas em resumo, não vai ser um game diferente. O FM terá as duas modalidades e o treinador poderá transitar entre as duas em um save. Achei ótimo e mais realista.
    • Leho.
      Por Leho.
      📆 Hoje, 11/07
      ⏰ 16h (Brasília)
      📺 SporTV e Globo
      🗣️ Árbitro Bjorn Kuipers, 🇳🇱
      🏟️ Wembley Stadium
       
       
      Escalações logo mais.
    • Leho.
      Por Leho.
      Promessa de ser um bom jogo. Realidade: jogo truncado no meio-de-campo com poucas chances de gol, hahahaha.
      Itália pra mim tem um LIGEIRO favoritismo, por aquilo que já mostrou nessa Euro e pela invencibilidade histórica que vem construindo até antes da competição. Bélgica tem (ótimas) peças que podem desequilibrar, e isso equipara as forças.
×
×
  • Criar Novo...