Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Serie A TIM e divisões inferiores


Henrique M.

Posts Recomendados

2218.png.a7e6fa5f3429fb62e1b49b71e851e770.png

Pro Vercelli - Temporada 2026/2027

Vamos lá para mais uma temporada de save. E já posso adiantar: foi histórico, foi sim.

Depois do 7º lugar na último temporada, a diretoria setou novamente no início da temporada o meio de tabela como expectativa. Eu, obviamente, queria mais. Tentar, ao menos, uma vaguinha na Liga Europa. E chegar longe na Conference League. Pra isso, apostava na manutenção do elenco, algo que consegui razoavelmente bem.

> Transferências

Novamente nos movimentamos bastante, mas o grosso foi de jogadores para nossa formação. Para o elenco principal, foram 5 nomes.

- Unai Vencedor: listado para transferência, veio por empréstimo com opção de compra para assumir a titularidade no meio-campo, formando a trinca com Bulat e Proper
- Jesús Vázquez: um excelente achado. Ex-jogador do Valencia, raramente jogou lá durante o save, tendo maior participação somente entre 2021 e 2023, no Valencia Mestalla. Com contrato encerrado, veio por teste e acabei assinando para ser o dono da nossa lateral esquerdo. Provavelmente um dos maiores achados que já tive na minha carreira de FM quando se pensa em custo/benefício. Um absurdo, sério!
- Philipp Achtmann: durante a janela de verão. o RB Leipzig veio pra cima do nosso goleiro titular, Montoya. Não lembro agora, mas acho que ele também tava propenso a sair. Bati o pé até baterem a multa. Enquanto isso, de última hora, corri atrás de seu substituto e encontrei a Muralha Alemã listada para transferência (último ano de contrato, não queria renovar). Preço um pouco salgado (levando em conta que ele valia menos de €5 milhões), mas paguei sem medo de ser feliz. Dois anos mais novo e, no mínimo, do mesmo nível do Montoya. Goleiraço!
- Juan Pablo Giordano: um achado dos meus olheiros, acertei ainda durante o primeiro semestre. Chegou inicialmente para "fazer número", começando a ganhar espaço mesmo a partir da próxima temporada.
- Antonin Svec: os chineses vieram pra cima do Viña e ele queria sair. Depois de tudo o que ele fez por nós em duas temporadas, não rejeitei, mas fiz jogo duro em relação ao preço. Consegui o que queria e realoquei o dinheiro todo justamente para trazer seu substituto, esse tcheco de MUITO potencial, que teve só o azar de jogar no mesmo clube de El Rey Vázquez.

700562560_Transferncias.thumb.png.bfc28712ccd30882b8f283d303778cf4.png

Além dos nomes citados ali no meio, ainda busquei fazer dinheiro com a venda de algumas peças que eu acreditava não ter nível para nos ajudar a dar o próximo passo, como Erakovic, Vidic, Xadas e Bönkendorf.

Desmet desde que chegou (de graça) foi emprestado e com duas temporadas interessantes no Leganés, nos rendeu uma boa quantia. O mesmo vale para Fiete Arp, que foi um fracasso aqui, mas o desempenho razoável no empréstimo ao Stuttgart nos rendeu uma quantia decente (também chegou de graça).

> Coppa Italia

Novamente a diretoria queria uma classificação nas quartas. Começamos nas Oitavas e fizemos ótima partida frente ao Bologna, em casa, mas precisamos da prorrogação para vencer por 3x1.

Com a missão cumprida, visitamos a então líder da Serie A, Roma, pra tentar superar as expectativas. Abrimos 2x0 no 1º tempo, mas simplesmente sucumbimos depois do intervalo. Sequer voltamos, pra ser sincero. Foi aquele jogo que nada dá certo. Perdemos nossos dois pontas titulares machucados: van der Heide aos 37' e Paulinho aos 49'. Levamos um gol aos 57'. Aos 76', Kelemen (que tinha entrado no lugar do Paulinho) deu um carrinho criminoso no meio-campo, lá na lateral, e foi expulso. Tudo dava errado. Ainda assim, íamos segurando, até que numa falha grotesca, levamos o empate aos 81'. Eu sabia que se não fosse a falha, dava pra segurar, mesmo com um a menos. Também sabia, quando levamos o gol, que não aguentaríamos. Dito e feito: virada aos 89' e eliminação.

> UEFA Europa Conference League

A sétima colocação na temporada passada nos deu o direito de disputar o terceiro escalão do futebol continental europeu. Começamos uma fase antes dos grupos. A diretoria queria chegar nas Quartas, mas meu objetivo era buscar o título.

No mata-mata, enfrentamos o FC Midtjylland. Vitória por 1x0 fora de casa e um massacre na volta: 7x1. E ficou barato.

Na fase de grupos, fomos sorteados para enfrentar Dinamo Zagreb, Maccabi Tel Aviv e Lechia Gdańsk. Deitamos e rolando, com 6 vitórias, 23 gols marcados e nenhum sofrido. 1x0 e 3x0 no Dinamo Zagreb, duplo 5x0 contra o Maccabi Tel Avic, 5x0 e 4x0 contra o Lechia Gdańsk.

Com a liderança, pulamos a primeira eliminatória, que contava com confrontos entre os vice-líderes e os clubes vindos da Liga Europa. Nas Oitavas, fomos sorteados para enfrentar o İstanbul Başakşehir. Na Turquia, um 2x0 que ficou barato. Em casa, empate em 1x1 totalmente injusto. Merecíamos uma dupla vitória.

Nas quartas, com a missão cumprida, a ideia era agora superar as expectativas e fomos sorteados para enfrentar a complicada equipe do Werder Bremen. Fora de casa, empate em 1x1, com gol só aos 84'. Na volta, um choradíssimo 1x0.

Faltava um passo para a final. Dois jogos. E o sorteio nos colocou a frente do Espanyol, dessa vez decidindo fora de casa. Dominamos ambos os jogos. Em casa e principalmente fora. Dois atropelos. Mas... a pontaria não tava em dia e quando acertávamos, o goleiro deles defendia tudo. E como quem não faz toma... duas derrotas por 1x0 jogaram nosso sonho pelo ralo. O Espanyol, no fim, se sagrou campeão ao vencer bem o Arsenal na decisão.

> Serie A

Buscando ao menos uma vaga na Liga Europa, não começamos bem a disputa na competição. Nossa primeira vitória veio apenas na 5ª rodada, frente ao Empoli. Antes disso, 3 empates (Cittadella, Udinese e Parma) e uma derrota (Fiorentina). E depois de vencer a primeira, emplacamos mais 5 jogos sem sentir o gosto da vitória: Bologna (derrota, casa), Roma (derrota, casa), Lazio (empate, fora), Inter (empate, casa) e Milan (derrota, fora).

Terminava assim Outubro, de maneira tenebrosa. Aí veio Novembro e a chavinha mudou TOTALMENTE: emplacamos QUINZE VITÓRIAS consecutivas na temporada, onze delas pela Serie A. Só fomos perder naquele jogo já citado frente a Roma, pela Coppa Italia. Depois dessa derrota, emplacamos mais quatro vitórias consecutivas, todas pela liga, alcançando a marca de quinze vitórias consecutivas na Serie A. Nossa sequência foi ao chão quando encontramos justamente quem? A Roma. Campeã italiana da última temporada e então líder da atual edição.

Foco no 'então líder': depois dessa vitória, com gol aos 91', a Roma simplesmente morreu: venceu somente mais um jogo até o fim da temporada. Foram 14 jogos: 1 vitória, 6 empates e 7 derrotas. Nesse meio, teve eliminação nas Oitavas da Liga dos Campeões e vice da Coppa Italia pra Atalanta. A única vitória foi num jogo da Serie A. De campeã e líder tranquila em busca do bi, spoiler: quase ficaram fora até mesmo da Liga Europa.

E nós? Retomamos a boa fase. Vencemos Lazio, empatamos com a Inter, goleamos o Milan - com direito a GOLAÇO do van der Heide após cruzamento DE LETRA del Rey Vázquez. Depois da derrota pra Roma, somente perdemos mais uma vez, quando recebemos a Atalanta e sucumbimos depois de sair a frente.

PAUSA. Eis que chega o derradeiro momento. Última rodada. Tínhamos acabado de vencer o Torino em jogo que havia sido adiado (por causa da nossa participação continental) e chegamos assim pra última rodada:

1970372189_SerieATIM_FixturesResults.thumb.png.b08b615ba4cc08e426759c73e16acc6f.png

Inter. Pro Vercelli. Milan.

Derby della Madonnina de um lado. Ambos precisando da vitória pelo título. O Milan ainda precisando torcer contra nosso time.
Nós contra o Brescia, que precisava também da vitória pra seguir na Serie A.

Em jogo, um título que não era da Inter desde 2022/2023, quando conquistou seu bi. Que não era do Milan desde 2024/2025, quando emplacou um bi logo depois do maior rival.
Um título que não era nosso há 105 anos, desde 1921/1922.

E no fim...

PARECE QUE ACONTECEU UMA COISA CHATA LÁ EM MILÃO, HEIN?!

414960708_BresciavProVercelli_PressOfficerSummary.thumb.png.b3904f3df0b3de64cf95b41811c2f89b.png

CAMPEONES, CAMPEONES, OLE OLE OLA! A ITÁLIA É TODA NOSSA, IRMÃOZINHO!

E não tem como não destacar um nome nessa jornada final: Arjen van der Heide, o herdeiro de Cruyff. No jogo decisivo, ele foi o autor de duas assistências no espaço de um minuto, para Paulinho e Rovaglia, abrindo a porteira para a vitória e o título naquilo que vinha sendo um jogo duríssimo.

13661930_BresciavProVercelli_Review.thumb.png.688df2c40b84f0ff9cf4e25c9567c7ae.png

E aqui a classificação final da Serie A:

1186455987_SerieATIM_Stages.png.a2a6f80987bd92a3a6376127063f5742.pngTivemos o 2º melhor ataque, com 80 gols marcados (contra 83 do Milan) e a 4ª melhor defesa, com 33 gols sofridos. O que melhorou nosso sistema defensivo não tá escrito.

Coletivamente, ainda fomos a 2ª equipe que mais rematou (e a 2ª com mais remates no alvo) e a 3ª que menos remates sofreu. Tivemos a 3ª melhor média de posse de bola e fomos a 4ª equipe com mais clean sheets.

Tudo isso tendo apenas a 12ª maior folha salarial: pouco menos de €40 milhões. Para efeito de comparação, Juventus gasta €197M, Inter gasta €169M, Milan gasta €149M e Roma gasta €102M. Se a posição da folha salarial fosse equivalente a posição do clube, a nossa folha poderia dobrar que a gente não pegaria Liga Europa (a sexta maior folha, do Napoli, é de quase €89 milhões).

Alguns chamam de mão de vaca, eu chamo de saber negociar. 😂

Voltando aos números, temos as estatísticas individuais.

Rovaglia voltou a sua veia artilheira (embora tenha passado por uma seca de 12 jogos sem marcar entre Fevereiro e Maio), e com 20 gols em 29 partidas foi o quarto melhor marcador da Serie A, com 4 gols a menos que Brenner.

Com 11 assistências, Proper foi o vice-garçom, atrás apenas das 12 assistências de Nicolás de La Cruz. Com 9 assistências, Zagari aparece entre os melhores também.

Jesús 'El Rey' Vázquez e Rovaglia, com 6 e 5 nomeações respectivamente, aparecem entre os jogadores mais vezes nomeados como 'Melhor em Campo', atrás dos líderes Rafael Leão, Vlahovic e Asensio, com sete cada.

A Muralha Alemã, o discípulo de Oliver Kahn, o nosso Achtmann, mostrou que a juventude não quer dizer nada e foi o quarto goleiro com mais 'clean sheets': 16 em 37 partidas. Também foi o quarto que menos gols sofreu.

Nas premiações...

- Pietro Rovaglia foi eleito o Melhor Atacante da temporada.
- A Pro Vercelli foi eleita o Melhor Clube;
- Filippo Zagari foi eleito o Melhor Jovem;
- Cinco jogadores foram selecionados para a Equipe do Ano: Achtmann, Zagari, Vázquez, Bulat e Rovaglia. O Milan teve a mesma quantidade, com um jogador do Inter completando.

E como terminou nosso elenco? Assim:

873808509_FCProVercelli1892_Players.thumb.png.0c1115da0c6396b25f2164fb72c074fc.png

É difícil destacar um nome.

Achtmann foi um monstro sob as traves. E tem apenas 19 anos. O valor pago nele acabou por se mostrar uma pechincha. E ainda conseguimos lucro com a vinda dele e a saída de Montoya.

Zagari e Vázquez foram assustadores. HABEMUS LATERAIS! O que jogaram os dois não tá escrito. Inclusive, quando o espanhol se machucou na reta final, sentimos muito sua falta, apesar de Svec ter atuado bem. Talvez com El Rey, as coisas poderiam ser diferentes na Conference League. 22 contribuições para gol em 44 jogos. Surreal. Zagari teve 19 em 38, um absurdo também. Zortea e Svec foram bem quando chamados. Já acionei a opção de compra do Zagari, que por €15 milhões será nosso em definitivo a partir da próxima temporada.

Na zaga, temos três ótimos nomes para duas vagas: Cocchini, Aguilera e Fäh. Os dois primeiros são meus titulares. Além disso, ainda temos o ótimo jovem grego que sempre que entrou foi bem.

No meio, Bulat joga y joga. Usa terno dentro de campo. Ele e o Proper. Meu pai amado do céu. Foram 17 contribuições para gol do primeiro e 19 do segundo. Meus titulares absolutos e homens de confiança. Cosme e Hannibal pouco jogaram, mas foram bem quando acionados.

Nas pontas, o xodó van der Heide voou. Teve um 1º semestre ABSURDO, caiu ali pelo meio da temporada por causa de lesão, mas seguiu contribuindo razoavelmente bem. Foram 28 contribuições para gol em 42 partidas. Números muitíssimo bons. Do lado esquerdo, pelo que foi a temporada passada de ambos, Paulinho ganhou a titularidade de Ünüvar para essa e não decepcionou: contribuiu para 24 gols em 46 partidas. Excelente! Já Ünüvar foi apenas razoável. Pode MUITO mais e, por isso, renovei seu empréstimo.

No comando do ataque, Pellegri decepcionou. Mais eis que volta o cão arrependido! Rovaglia mostrou que não estava morto, que a temporada de Chuteira de Ouro (e a anterior, na Serie B) não foi exceção e voltou a ser nosso homem-gol. Passou por um período de seca durante a temporada, é verdade, mas retomou a veia a artilheira na reta final da Serie A, quando precisamos. Pellegri, apesar da queda, segue tendo minha confiança e teve empréstimo renovado.

E agora... QUE VENHA A LIGA DOS CAMPEÕES!

PS.: e depois de duas temporadas, está pronto nosso novo estádio. Justo no ano de estreia da Liga dos Campeões. Coisa linda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Que caneco maravilhoso, @Bigode. hahahaha! Na última rodada, com o mitinho holandês dando duas assistências e se beneficiando de um derby de Milão ainda por cima, hahahaha roteiro de filme. Tá de parabéns, meu amigo.

Enfim o time rendendo perto daquilo que pode ao máximo, sob a sua batuta. Não sei se pra título, mas mereciam sim dar o salto de patamar nessa temporada, e acabaram sendo agraciados com o primeiro lugar. A série de 15 (QUINZE!!!) vitórias com certeza pesou na campanha, foi uma atropelo haha.

Quais as expectativas pra Champions? Até onde você acha que dá pra ir com esse elenco?

 

 

p.s: faltou falar a capacidade do novo estádio, hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Leho. disse:

Que caneco maravilhoso, @Bigode. hahahaha! Na última rodada, com o mitinho holandês dando duas assistências e se beneficiando de um derby de Milão ainda por cima, hahahaha roteiro de filme. Tá de parabéns, meu amigo.

Enfim o time rendendo perto daquilo que pode ao máximo, sob a sua batuta. Não sei se pra título, mas mereciam sim dar o salto de patamar nessa temporada, e acabaram sendo agraciados com o primeiro lugar. A série de 15 (QUINZE!!!) vitórias com certeza pesou na campanha, foi uma atropelo haha.

Quais as expectativas pra Champions? Até onde você acha que dá pra ir com esse elenco?

 

 

p.s: faltou falar a capacidade do novo estádio, hehe.

Muitíssimo obrigado, meu caro!

Nosso holandês foi essencial pra essa temporada. Nada mais justo que ser essencial no jogo do título, né? E enfim um título de Serie A! Na minha saga lá na PM (no que foi meu primeiro save com a Pro) foram 11 temporadas e até a UCL eu conquistei, mas nada de bater a imparável Juventus na Serie A. Em saves posteriores, todos offline, realmente não lembro, mas acho que parei sempre antes de levar a Serie A.

Acho que o salto era natural mesmo, mas jamais imaginaria levar o título, já que temporada passada sofremos muito nas mãos dos grandes. Mas deixaram a Pro chegar, a gente aproveita, né? E nem eu acreditei na sequência vitoriosa. Ficamos a duas vitórias de igualar o recorde da Inter (que é da vida real, aliás).

Olha, em relação a Champions, vai depender muito do sorteio, né? Independente do sorteio, eu coloco como meta MÍNIMA conseguir cavar a vaga na Liga Europa através do grupo, mas você me conhece, quero sempre mais. Pra mim, boto como meta pegar pelo menos Oitavas. Acho que esse elenco é capaz até de chegar nas Quartas, com um pouquinho de sorte. A diretoria quer chegar no Playoff, mas se não me engano essa é a última fase antes dos grupos. Como campeões, a não ser que o FM surja com algum bug, já iniciamos nos grupos, então...

Por falar em bug: o FM adora foder a gente. Quando contratei lá atrás o Cocchini, meu zagueirão titular, prometi que nessa temporada conseguiríamos classificação pra Liga Europa. Pois bem... depois da Conference League na temporada passada, nós agora fizemos essa temporada espetacular aí, com título e vaga na Liga dos Campeões. Tão logo a temporada acabou... e o Cocchini veio conversar puto porque não classificamos pra Liga Europa. Com isso, terei que vender o desgraçado.

Sabe o que é pior? Nas últimas duas rodadas, fiz aquelas reuniões com o elenco, pra falar dos jogos que valiam título. Em ambas as ocasiões, fui na do adjuton e "tirei a pressão". Todo mundo 'verdinho', menos ele, que achou que eu tava sendo pouco ambicioso (lembrando que nossa expectativa era meio de tabela). Aí a gente SUPERA a promessa que fiz e ele fica puto. Quem tá sendo pouco ambicioso agora, desgraça?!

Sobre o estádio: saímos do Silvio Piola, com capacidade para 5500 pessoas, para jogar agora na Mario Ardissone Arena, com capacidade para 18642 pessoas. Quase quatro vezes mais. Acho que é uma capacidade boa a princípio, já que nessa última temporada tivemos que usar o outro Silvio Piola (do rival Novara, com maior capacidade) na Conference League e nosso maior público foi contra o Werder Bremen, quando colocamos 17875 pessoas no estádio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
On 2/17/2021 at 9:01 PM, Bigode. said:

Muitíssimo obrigado, meu caro!

[...]

Porra, sério que tu nunca havia conquistado o Calcio com a Pro Vercelli? Caralho mané, você já joga há tanto tempo com ela que eu jurava que isso já havia acontecido hahahaha que coisa maluca... então o gostinho foi MUITO mais especial nessa conquista agora, hein? Que bacana bixo, mt legal.

Quanto a Champions, realmente o sorteio pesa bastante na hora de estabelecer os objetivos, mas se fosse pra eu chutar, chutaria que pegar umas Oitavas-de-final e jogando bem já vale a participação. Algo além disso é lucro.

Porra, esses BUGs de promessas pra jogador são sempre MUITO CHATOS. Caralho. Já aconteceu algo parecido comigo, só que eu fiz a cagada de tentar manter o jogador (porque era peça-chave do time) e me lasquei bonito. Aí tive que vender na sequência.

E maneiro esse novo estádio aí, a capacidade me parece adequada para o momento do clube (depois é ver se dá pra expandir e tals, mas com certeza deve dar). E qual é a do nome dele? É algum ex-jogador importante do clube?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No 21 resolvi voltar à Palermo e resgatar um dos times que mais me prendeu ao FM ao longo dos anos.

Primeira temporada foi suada, na C/C o time não se encaixou e só consegui chegar ao Playoff na última rodada, na última vaga. Não deu outra, desclassificado no primeiro jogo.

Na segunda resolvi ir no All in: ou subia ou quebrava o clube, hahaha. Investi forte em jogadores livres para trazer qualidade e experiência ao elenco e empréstimos de jogadores jovens e velozes para contrabalancear. E foi uma temporada excelente e desafiadora, disputando a liderança ponto a ponto até a última rodada com o Potenza, com um Raspadori (atacante promessa italiana do Sassuolo, por empréstimo) infernaaal, carregando o Potenza nas costas. Fechei o ano com quase 2,5 milhões de euros negativos, mas consegui a classificação para a B vencendo a C/C, com diferença de 1 ponto para o Potenza, segundo colocado. 

Agora estou na B, na luta para não cair. Consegui vender meu atacante artilheiro da C por 900k de euros e uma venda do Dybala para o Real salvou as minhas finanças (mecanismo de solidariedade). A temporada tem sido de razoável para boa, fico ali entre décimo a sexto, alternando entre vitória contra equipes similares e derrota contra equipes melhores ou mais tradicionais. Ah, e trouxe por empréstimo o Raspadori, que é o atual artilheiro da B (mas não tão letal quanto no Potenza)😅.

Tem sido bacana, um parto para descobrir jogadores, já que o clube não tem dinheiro para pagar pacotes de observação. Acho que nunca dependi tanto do diretor de futebol quanto neste save, hahaha. A ideia para esta temporada é se manter na B por um dois anos, aumentar receita e aí galgar uma A. Trouxe um newgen do Pró Vercelli, de 17 anos, que era o atual artilheiro da C. Moleque de muito futuro, já chegou com avaliação 3,5 estrelas atual e tem potencial para 5. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, leobdaniel disse:

E essa sacanagem aqui? 😞

kAtv4jd.jpg

Classificamos pra Europa League, que susto, bicho. Só não sei se é porque o Napoli venceu a EL da temporada e garantiu uma vaga direta pra UCL, só sei que estaremos na Europa League.

Editado por leobdaniel
explicação
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei bem inspirado com as histórias que li aqui neste tópico! Queria iniciar um save italiano, jogando da forma anos 90 de ser, só não sei qual time!

Estarei atento aos próximos comentários, com certeza.

Caso alguérm queira dar uma dica de como jogar na Itália, desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, schacoffee disse:

só não sei qual time!

Pega o Palermo. Eles foram rebaixados para a Série D em 2019 após algumas irregularidades. Seria uma desafio e tanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, schacoffee disse:

Caso alguérm queira dar uma dica de como jogar na Itália, desde já agradeço.

Tínhamos falado sobre como é importante abusar dos empréstimos. Pra clubes de divisões inferiores, se você tiver um clube maior com parceria isso é ainda mais importante pra pegar jogadores sem pagar os salários.

 

A maioria dos clubes pequenos têm alguma história, recente ou antiga, então se você não conhece podem ser opções começar desempregado ou deixar o jogo sortear um clube (e só aceitar a sugestão se cair na Serie C, ou abaixo se usar base de dados personalizada)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No capítulo anterior: https://www.fmanager.com.br/topic/126320-serie-a-tim-e-divisões-inferiores/?do=findComment&comment=1062986080

2021/22

 

Chegamos à Série B com um time fraco mas tendo boa reputação (12º da divisão), com isso as possibilidades de sermos criativos no mercado de empréstimos se abrem.

 

ubKec77.jpg

7QLFoGj.jpg

 

De forma inacreditável, tivemos uma arrancada avassaladora no primeiro turno, apresentando uma eficiência inesperada pra um time que vinha bem na Série C mas que se destacava mais pela defesa sólida (9 GS em 24 jogos) e que não sentiu a diferença ao mudar de divisão ainda que só o goleiro tenha mudado entre os defensores.

No meio do caminho ainda teve aquele percalço que acaba não sendo tão ruim...

 

hTUObwF.jpg

sg8X8J6.png

 

Spoiler

qioKVHC.jpg

 

Quase que o apagão ali nos deixa levar pra prorrogação mas, considerando tudo, ficou de bom tamanho.

O mais importante foi termos conseguido manter o ritmo no resto da temporada nos apoiando nas adições importantes ao elenco: Klaus (contratação da temporada vindo livre do Darmstadt 98), Pobega, Simmons mas principalmente o monstrinho Pellegri, artilheiro do time.

 

p5tvzbq.jpg


 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Bom, continuando a minha saga com o Palermo, pós subida para a B, tivemos um primeiro ano puxado na nova divisão. Abusei dos empréstimos e consegui uma equipe razoável, e no fim peguei a última vaga do Playoff. Surpreendentemente ganhei as duas primeiras eliminatórias e cheguei na final contra o rebaixado Udinese. Confesso que estava empolgado e confiante, o time vinha numa sequência e crescente absurda! Maaaas no fim prevaleceu a força do elenco da Udinese e perdi por um sonoro 3x0. Não foi dessa vez. Como destaque da temporada tive o Raspadori (empréstimo do Sassuolo) e o desenvolvimento do Valia, o newgen prodígio de Vercelli que se tornou uma espécie de talismã e se destacou bem na arrancada final da equipe pré playoff, além do xerife Odjer, que se mostrou realmente uma opção acima da média também para a B.

No ano seguinte, empolgado com o debute, resolvi ir no All in novamente. Infelizmente não consegui renovar o empréstimo do Raspadori (sabe -se lá pq mas o Sassuolo entrou numa “má relação“ comigo), mas trouxe vários jogadores interessantes por empréstimo , como Oristiano, Musa Juwara, Andrey e a contratação de ponta do Milan, Lorenzo Colombo, pagando salário e quase 600 mil euros pelo empréstimo (o que para a situação financeira do clube na época foi quase um suicídio 😅). De contratação definitiva para o clube consegui o Van den Berg para a zaga, vindo dos Reds (estava listado) e Rafik Guitane, livre. E deu certo, o time embalou e conseguimos o acesso para a A disputando ponto a ponto com o Cremonese. E o destaque da temporada acabou sendo o Valia, que assumiu a centroavância e foi o artilheiro da B com 17 anos completados, hahaha. 
 

Agora estou na A, finalmente as finanças melhoraram e vamos ver como desenrola a partir de agora. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Trajetória bem bacana, @Dan_Cunha! Parabéns pela promoção pra Serie A, agora se tiver como trazer um print do seu 11 titular pra nova temporada com a tática principal também, hehe só pra ilustrar pra gente.

 

 

p.s: Raspadori é um monstrinho mesmo, todo save esse cara se destaca. E o Juwara eu consegui trazer a custo zero aqui pro meu Bugrão, acredita? Hahaha, em 2026 no caso. Vamos ver se ele rende bem mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/04/2021 em 08:50, Dan_Cunha disse:

além do xerife Odjer, que se mostrou realmente uma opção acima da média também para a B.

Pelo que vi, mesmo que os atributos não se desenvolvam mais como nas versões passadas, as médias de atuações dele ainda são boas até pra Serie A. Imagino que tenham diminuído PA mas acho que desde o FM19 isso conta mais pra versatilidade que pro desempenho de fato. Na pior das hipóteses ele ainda vai dar um bom reserva quando você tiver mais newgens e contratados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anteriormente:

2020/21

2021/22

Agora, a volta triunfal à Serie A após 8 anos em 2022/23

 

Com o resultado positivo inesperado de subir "direto" da 3ª pra 1ª divisão, as dúvidas sobre o elenco continuam ao mesmo passo que ainda existem muitas limitações quanto aos reforços possíveis, então a maior parte das mudanças ainda vai ser na base de empréstimos e jogadores livres e o time-base ainda vai ter jogadores que iniciaram a campanha no nível jogável mais baixo...

As expectativas novamente são as mais baixas. O planejamento é lutar ao máximo pra garantir que o clube tenha um futuro na Serie A pra depois sonhar mais alto.

Pensando nesse futuro, alguns investimentos são feitos buscando aliar o conhecimento de ex-jogadores com a identificação com as raízes do clube.

 

O começo da campanha não poderia ser melhor e os mais sonhadores já pensam num impossível repeteco da temporada anterior.

Mas a vida é uma caixinha de surpresas e os obstáculos vão aparecendo (🤬 alguns momentos depois 🤣), inclusive as próprias limitações de um elenco muito esforçado mas ainda pouco qualificado. Porém, falando em qualidade, o time eventualmente se organiza em torno da sua estrela em ascenção e isso resulta em estabilidade pra até mesmo incomodar o pelotão da frente.

 

Outra grata surpresa vem de uma das apostas modestas que o clube pôde fazer ter dado retorno em menos de 1 ano e, com isso, a saúde financeira pode significar saltos maiores já na próxima temporada.

Seguindo a série "sonhar não custa nada", os testes de novos jogadores são mais um sinal de que o futuro sonhado para o clube pode estar cada vez mais próximo.

 

O desfecho espetacular tem uma ponta de lamentação pela patinada na reta final ter nos custado uma posição mas isso pouco importa já que os objetivos foram cumpridos e superados, inclusive com as contratações pontuais de jogadores jovens e com potencial já dando resultado em campo.

Com tantos resultados positivos dentro de campo e a saúde financeira fora de perigo, a diretoria dá sinais de que estamos prontos pra almejar mais.

 

A grande tristeza da temporada é, com o fim do empréstimo, termos que nos despedir do nosso garoto prodígio após 2 anos e uma montanha de gols vitais pra nos trazer até aqui. 😢

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 4/17/2021 at 9:14 AM, Leho. said:

Trajetória bem bacana, @Dan_Cunha! Parabéns pela promoção pra Serie A, agora se tiver como trazer um print do seu 11 titular pra nova temporada com a tática principal também, hehe só pra ilustrar pra gente.

p.s: Raspadori é um monstrinho mesmo, todo save esse cara se destaca. E o Juwara eu consegui trazer a custo zero aqui pro meu Bugrão, acredita? Hahaha, em 2026 no caso. Vamos ver se ele rende bem mesmo!

Rapaz, te falar que sou igual aqueles velhos que se perdem no tempo pela tecnologia, hahaha. Quase 16 anos de fórum e não sei colocar imagem (ou link direto ou qualquer coisa assim). 😅 Mas vou fuçar aqui para aprender. 

 

On 4/21/2021 at 5:32 PM, Douglas. said:

Pelo que vi, mesmo que os atributos não se desenvolvam mais como nas versões passadas, as médias de atuações dele ainda são boas até pra Serie A. Imagino que tenham diminuído PA mas acho que desde o FM19 isso conta mais pra versatilidade que pro desempenho de fato. Na pior das hipóteses ele ainda vai dar um bom reserva quando você tiver mais newgens e contratados.

Sim, sim, mas ele até que se desenvolve bem. Na C era um absurdo, muito acima da média e até evoluiu um pouco. Na B foi o auge do desenvolvimento . Na A ele está indo até bem e ainda é meu titular, mas sem sobrar como sobrava. Mas acho que seria interessante mesmo para um time médio da A (e ver como ele se desenvolveria desde o início com uma boa estrutura).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Anteriormente:

2020/21 (Campeões na Serie C1/B)

2021/22 (Campeões na Serie B)

2022/23 (6º na Serie A)

 

A segunda temporada na divisão principal traz desafios e oportunidades interessantes. A classificação pra uma competição continental provoca um salto no orçamento ao mesmo tempo que as expectativas diminuem a margem pra erro na liga.

Fora de campo, as políticas para planejamento a longo prazo e cultura do clube continuam. Elas são a esperança pra que os sucessos não sejam passageiros quando a pressão financeira apertar.

A preparação para uma temporada mais modesta muda de figura quando surge um reencontro inesperado. No entanto o elenco continua jovem e com certas limitações. Pior ainda, sofremos perdas importantes no último dia da janela de transferências. As boas vendas aliviam qualquer preocupação financeira mas colocam em dúvida nossas chances nas competições. O planejamento modesto apostando novamente em poucas contratações e muitos empréstimos vai ter que funcionar.

Incrivelmente, o elenco assimilou bem as mudanças e a arrancada forte na liga possibilita até que não seja necessário priorizar e não fizemos feio na Europa League.

Talvez mais que em qualquer outra temporada, essa campanha contou com doses cavalares de sorte e superação, em alguns casos vindos de lugares inesperados.

 

Enquanto isso, os planos continuam sendo executados pra que o clube continue progredindo. Ainda é cedo mas as categorias de base serão fundamentais dentro de alguns anos. Até lá, nossos olheiros terão que nos trazer mais apostas assim.

 

Temos que maneirar as expectativas mas às vezes fica difícil. A reta final é uma montanha-russa pra todos.

 

Por fim, o dever cumprido com gostinho que quero mais. Igualmente importante, todos os participantes dessa campanha fizeram história.

Nossa campanha na Europa League também foi acima das expectativas mas não muito além disso.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 3 meses depois...

2021/22 Serie C/C

Sem motivo especial a não ser a posição na tabela x uniforme com estética aceitável aos meus olhos (desculpa Messina), comecei no Latina Calcio ao fim de 2021.

O começo truncado me quase me desanimou mas não demoramos a deslanchar graças a uns poucos empréstimos conseguidos em Janeiro.

O time modesto superou todos os prognósticos mas a próxima temporada promete novos desafios:

 

mX2i8nd.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
14 horas atrás, Douglas. disse:

2021/22 Serie C/C

Sem motivo especial a não ser a posição na tabela x uniforme com estética aceitável aos meus olhos (desculpa Messina), comecei no Latina Calcio ao fim de 2021.

O começo truncado me quase me desanimou mas não demoramos a deslanchar graças a uns poucos empréstimos conseguidos em Janeiro.

O time modesto superou todos os prognósticos mas a próxima temporada promete novos desafios:

 

mX2i8nd.jpg

 

Caralho, de vice lanterna pra campeão? Tá voando hein, meu aliado? hahahahah 🚀

Porra, que salto gigantesco. Depois se der posta imagem das contratações (ou empréstimos, hehe) e do setup da tática também. Fiquei curioso haha.

 

 

p.s: que skin é essa que tu tá usando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/03/2022 em 07:28, Leho. disse:

p.s: que skin é essa que tu tá usando?

https://www.fmscout.com/a-livid22-skin.html

Não sei se me adaptei ainda mas das últimas versões é a primeira que consigo usar por mais que alguns dias sem voltar pra padrão. Talvez seja por não ser muito escura como as outras.

 

As contratações, são sempre tudo que eu consigo sem ter que pagar salários. 😂

Lenny Borges (LD, Milan), Antonio Demarcus (LE, Olbia) e Pasquale Giannotti (MAD, Crotone) foram os mais utilizados e que entraram no time ideal. Filippo Tripi (DM, Roma) e Elian Demirovic (MC, livre) foram os outros mais utilizados. Eu sempre tento manter a base e ir mudando aos poucos onde posso, mas aqui realmente não tinham laterais (o LD era ok mas começou machucado). Os outros foram entrando aos poucos e ganhando espaço. Principalmente na Itália, é sempre vantagem ter jogadores jovens no elenco pra compor banco, e aí esses acabam sendo a maior parte das contratações.

 

pRh3vOI.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
1 hora atrás, Douglas. disse:

[...] Principalmente na Itália, é sempre vantagem ter jogadores jovens no elenco pra compor banco, [...]

Não entendi a relação.

No mais, eu já conhecia essa skin, é bacaninha e tals mas simples demais pro meu gosto hahaha. Mas vlw por compartilhar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Douglas. disse:

https://www.fmscout.com/a-livid22-skin.html

Não sei se me adaptei ainda mas das últimas versões é a primeira que consigo usar por mais que alguns dias sem voltar pra padrão. Talvez seja por não ser muito escura como as outras.

 

As contratações, são sempre tudo que eu consigo sem ter que pagar salários. 😂

Lenny Borges (LD, Milan), Antonio Demarcus (LE, Olbia) e Pasquale Giannotti (MAD, Crotone) foram os mais utilizados e que entraram no time ideal. Filippo Tripi (DM, Roma) e Elian Demirovic (MC, livre) foram os outros mais utilizados. Eu sempre tento manter a base e ir mudando aos poucos onde posso, mas aqui realmente não tinham laterais (o LD era ok mas começou machucado). Os outros foram entrando aos poucos e ganhando espaço. Principalmente na Itália, é sempre vantagem ter jogadores jovens no elenco pra compor banco, e aí esses acabam sendo a maior parte das contratações.

 

pRh3vOI.png

meus olhos agradecem tudo que é dark tone.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Leho. disse:

Não entendi a relação.

Não contam no limite de inscrições. Em geral meus elencos já são mais jovens mas na Itália só tenho preocupação com registro de elenco quando chegar em competições continentais.

Na Alemanha virtualmente não tem limite também (99 inscritos, eu acho) mas têm ligas que me fariam ter que escolher.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa

 

2021/22 Serie C/C - Promovido via Playoff

2022/23 Serie B

A temporada na divisão de acesso teve vários momentos de fortes emoções mas pra um clube modesto um dos mais importantes foi o adeus aos gramados do maior artilheiro (ao menos no FM) da sua história:

4rIGH41.jpg

 

Tanto a média de gols quanto o nível de atuações foram fundamentais pra capitanear nossa companha.

Ao contrário do que pode parecer, dessa vez os altos e baixos causaram aflição, principalmente na reta final.

O time manteve uma base do elenco que jogou a Serie C e, novamente, algumas peças foram conquistando espaço no time titular ao longo do ano.

Outra fórmula repetida foram as contratações, mas agora com uma mescla dos empréstimos com contratações em definitivo de jogadores que vieram emprestados no ano anterior, e as indicações de olheiros que o orçamento enxuto permitia. Dos que foram contratados ao fim dos empréstimos, todos fizeram parte do elenco. Salvatore Santoro veio por empréstimo e também virou titular.

 

Fora isso, um salve pra Triestina, que assim como a gente era cotada como rebaixada e chegou a cutucar o pelotão de cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • adri26
      Por adri26
      Ola familia do FM, preciso da vossa ajuda. Jogo Fm des 2005 jogei todos Fm ate o dia de hoje. 
      O Problema é que neste Fm ainda não consegi acabar uma liga tou sem aquele bichinho ou motivação para jogar.  Já fiz desafios a mim mesmo. Nada feito.
      Se alguém tiver umas dicas ou poder ajudar agradeço
      abraço galera 
      Adriano
    • Bigode.
      Por Bigode.
      Apertando as teclas Crtl + F, digite o número da versão (ex.: 18) para ver todo material construído para a versão desejada. A maior parte dos guias presentes aqui servirá também para as versões mais novas do FM.
      ***
      Conteúdos da FManager TV estão neste post.
      ***
      Guias (em ordem alfabética) do Centro Tático:
      A arte do contra-ataque [FM 2016] A arte de Mourinho: retrancando o seu time [FM 2018] Atributos de Jogador por "Guide to Football Manager.com em PT-BR [FM 2015] Botando os pingos no IS: Ações com Bola [FM 2015] Botando os pingos no IS: Passe [FM 2015] Como jogar FM: Um guia de 12 passos [FM 2014] Como montar um esquema de Gegenpressing no FM [FM 2016] Como utilizar os gritos à beira do gramado [FM 2015] Como usar o estádio a seu favor [FM 2015] Criando uma tática em poucos minutos [FM 2017] Dicas básicas: de um novato para um novato [FM 2015] Entendendo e analisando a atuação do seu time no FM [FM 2018] Estilos de Jogo: a importância dos atributos [FM 2017] Enganche: uma ligação rápida para um ataque devastador [FM 2021] Extremo Invertido: uma breve análise [FM 2021] Football Manager: a evolução tática do jogo [FM 2018] Guia: Jogadas de Bola Parada [FM 2015] Guia Tático do FM 2015: Como criar uma tática? [FM 2015] Guia Teórico e Prático sobre o Football Manager [FM 2014] Guia de um perfeccionista para encontrar o estilo perfeito de jogo [FM 2021] Lidando com cartões vermelhos [FM 2017] O guia de instruções à equipe e instruções ao jogador no FM [FM 2018] O manual das instruções ao adversário [FM 2018] O que faz um goleador - Parte 1 [FM 2016] O "Princípio 323": Como distribuir tarefas por um time [FM 2016] O time da virada! 5 dicas para reverter um placar adverso [FM 2018] O guia rápido dos laterais no FM [FM 2021] O guia rápido dos pontas no FM [FM 2021] O guia rápido dos volantes no FM [FM 2021] O guia rápido dos meias ofensivos no FM [FM 2021] Pressionando de 3 maneiras diferentes [FM 2017] Princípios básicos de sistemas defensivos: um guia tático não oficial [FM 2021] Tactical Central & Insight: The New Era [FM 2016] Templates táticos não devem ser usados como táticas prontas [FM 2021] Transformando rotinas de escanteios ofensivos em gols no FM [FM 2021] Uma pré-temporada básica [FM 2016] Uma tática sem tática e muitos gritos à beira do gramado [FM 2021] Usando as cobranças laterais ao seu favor no FM [FM 2018] Um guia de design tático, gestão e construção de elencos no FM [FM 2021] Uma abordagem sobre o 4-4-2 diamante [FM 2021] Aos moderadores da área, pedimos que mantenham o tópico atualizado. Aos membros, pedimos que reportem materiais que podem ser adicionados ao índice geral em virtude de sua relevância para que possamos avaliar a situação.
      Obrigado.
    • Galford Strife
      Por Galford Strife
      Mals a falta de tradução, mas por enquanto estou sem tempo, caso alguém possa traduzir pra galera que não fala inglês.
      Mas em resumo, não vai ser um game diferente. O FM terá as duas modalidades e o treinador poderá transitar entre as duas em um save. Achei ótimo e mais realista.
    • Leho.
      Por Leho.
      📆 Hoje, 11/07
      ⏰ 16h (Brasília)
      📺 SporTV e Globo
      🗣️ Árbitro Bjorn Kuipers, 🇳🇱
      🏟️ Wembley Stadium
       
       
      Escalações logo mais.
    • Leho.
      Por Leho.
      Promessa de ser um bom jogo. Realidade: jogo truncado no meio-de-campo com poucas chances de gol, hahahaha.
      Itália pra mim tem um LIGEIRO favoritismo, por aquilo que já mostrou nessa Euro e pela invencibilidade histórica que vem construindo até antes da competição. Bélgica tem (ótimas) peças que podem desequilibrar, e isso equipara as forças.
×
×
  • Criar Novo...