Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Serie A TIM e divisões inferiores


Henrique M.

Posts Recomendados

O loco bixo! @Bigode. é tradição sua jogar sempre com esse clube né ? Cara, to louco pra começar a ter um time assim também! Quem sabe um save com o Backa 2021

Parabéns pelas temporadas, time voando demais hein. Acho que o fato de você conhecer bem esse clube facilita a transição do FM 20 para o FM 21. É absurdo o que você faz com o Pro Vercelli, 3 temporadas e já está na série A. Agora o bixo pega né ? 

E esse tal de van der Heide hein! @Leho. trouxe esse achado para todos, acho que não tem um aqui nesse fórum que não vai atrás do menino! Hahahah

PS: Voltei!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
1 hour ago, Zap! said:

E esse tal de van der Heide hein! @Leho. trouxe esse achado para todos, acho que não tem um aqui nesse fórum que não vai atrás do menino! Hahahah

Hahahahaha, nem tanto mestre, nem tanto!

Spoiler

Otaviano Costa NÃO voltará para a “Escolinha” e já tem substituto: saiba  quem é - VIX

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/01/2021 em 21:40, Leho. disse:

Campanha absurda, @Bigode.! Se naquela segunda temp. você ficou com um gostinho de que poderia ter ido melhor (eu também achei que você fosse), nessa o time correspondeu do início ao fim, praticamente. E com o elenco inteiro mandando mt bem, o que é mais gostoso pra nós né, os managers da parada hahahahah.

Sobre o Heide, eu sou suspeito pra falar hahahaha! 🙊

Mas até que enfim ele voou contigo né? Lembro que no FM20 ele não tinha correspondido tanto, agora tá mais condizente com o que eu já vi ele fazer hehe.

 

Com relação às finanças, continua aquela dificuldade em levantar receitas na Itália?

Pois é, a evolução do time foi gritante. Fomos realmente muito bem e com o elenco todo funcionando, esse que é o melhor. Mas agora vamos ver... o sarrafo sobe bem, né?

Pô, tô feliz demais que ele tá indo bem! A redenção do garoto depois daquele save lá. Vamos ver se nesse save acabo conseguindo ficar com ele em definitivo também - o que acho difícil se ele conseguir manter o nível alto com regularidade.

Em relação às finanças: cara, pelo menos até a Serie B o negócio é complicado. Muito difícil não ficar no vermelho, viu? Vou poder te responder com precisão isso agora a partir da Serie A, já que via de regra a elite de todo país sempre gera mais dinheiro do que as divisões inferiores, né?

O que eu posso te adiantar, estando agora na metade da temporada, é que devemos terminar bem financeiramente sim. Levando em conta o dinheiro que entrou (€5,25M) e saiu (€2,9M) na janela de verão, a projeção do balanço pro final da temporada é de pouco menos de €30M. Considero um valor de razoável para bom, levando em conta o quanto sofremos financeiramente na Lega Pro e na Serie B - e vale lembrar que, diferente do que acontece habitualmente, dessa vez eu não peguei o elevador direto; normalmente tenho quase certeza que subo duas vezes seguidas, mas dessa vez precisei de duas temporadas na Serie B, e isso pesa bastante.

8 horas atrás, Zap! disse:

O loco bixo! @Bigode. é tradição sua jogar sempre com esse clube né ? Cara, to louco pra começar a ter um time assim também! Quem sabe um save com o Backa 2021

Parabéns pelas temporadas, time voando demais hein. Acho que o fato de você conhecer bem esse clube facilita a transição do FM 20 para o FM 21. É absurdo o que você faz com o Pro Vercelli, 3 temporadas e já está na série A. Agora o bixo pega né ? 

E esse tal de van der Heide hein! @Leho. trouxe esse achado para todos, acho que não tem um aqui nesse fórum que não vai atrás do menino! Hahahah

PS: Voltei!

Pois é, é tradição sim! Antigamente meu primeiro save a cada nova versão de FM era sempre com o Palmeiras. Mas desde que contei minha saga com a Pro Vercelli no FM16 lá na Profissão: Manager, peguei um carinho muito grande pelo clube, inclusive acompanhando-o da maneira que dá na vida real, e acabou que esse virou meu primeiro save padrão de toda nova versão de FM.

De fato, ajuda muito eu conhecer o clube, mas principalmente como funcionam as coisas na Itália, né? Porque o clube em si já teve suas boas mudanças em relação ao elenco. De qualquer maneira, ajuda muito sim. Não sei se usaria o termo 'absurdo', mas modéstia a parte considero mesmo um trabalho muito bom - não só agora, mas mesmo nas versões anteriores. E agora é que o bicho pega de verdade - inclusive a sensação que eu tinha antes de iniciar a temporada (e que vem se confirmando) é que dessa vez a dificuldade será muito maior do que nas versões anteriores nesse início na elite. Vamos ver o que consigo fazer... O importante é conseguir a manutenção, a partir daí a gente vai subindo mais a escada.

O holandês é ferinha mesmo! Na versão passada não consegui fazer ele render tanto quanto rendia com o @Leho. e fiquei com essa "pulga", com essa vontade de catar ele de novo e tentar fazer render, sabe? Felizmente, tem dado certo.

Em tempo: excelente demais ter sua volta por aqui! Os últimos meses não foram fáceis pra mim, bem ausente também, tô voltando a velha forma (no Fórum e no jogo) só nessas últimas semanas. Mas tu fez falta por aqui. Tem que iniciar uma nova saga pra contar aí pra gente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/01/2021 em 18:12, Bigode. disse:

De fato, ajuda muito eu conhecer o clube, mas principalmente como funcionam as coisas na Itália, né? Porque o clube em si já teve suas boas mudanças em relação ao elenco. De qualquer maneira, ajuda muito sim. Não sei se usaria o termo 'absurdo', mas modéstia a parte considero mesmo um trabalho muito bom - não só agora, mas mesmo nas versões anteriores. E agora é que o bicho pega de verdade - inclusive a sensação que eu tinha antes de iniciar a temporada (e que vem se confirmando) é que dessa vez a dificuldade será muito maior do que nas versões anteriores nesse início na elite. Vamos ver o que consigo fazer... O importante é conseguir a manutenção, a partir daí a gente vai subindo mais a escada.

O holandês é ferinha mesmo! Na versão passada não consegui fazer ele render tanto quanto rendia com o @Leho. e fiquei com essa "pulga", com essa vontade de catar ele de novo e tentar fazer render, sabe? Felizmente, tem dado certo.

Em tempo: excelente demais ter sua volta por aqui! Os últimos meses não foram fáceis pra mim, bem ausente também, tô voltando a velha forma (no Fórum e no jogo) só nessas últimas semanas. Mas tu fez falta por aqui. Tem que iniciar uma nova saga pra contar aí pra gente!

Ansioso para ver como será essa primeira temporada a Serie A.

Comecei um save de teste aqui com meu Backinha super power da Sérvia. Quem sabe não tento repetir o feito da última história. Estou vendo as mudanças do 21 ainda. Aparentemente minha tática assimétrica continua funcionando *.*

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2218.png.6c9d8c510a5adc9658e44ee1d79e11dd.png

Pro Vercelli - Temporada 2023/2024

Primeira temporada na elite, vamos lá! O foco seria a manutenção e durante a janela de transferências eu já notei que teria mais trabalho do que em versões anteriores. Sobre as movimentações no elenco...

339323643_Transferncias.thumb.png.e3953d3db5d537f05bf9f5aab877d1e0.png

Em ordem ali: Nóbrega vinha sendo nosso xerifão, emprestado pelo Benfica, e acertamos em definitivo ao fim do seu contrato para seguir sendo titular. Mulattieri viria para fazer sombra a Rovaglia no ataque - e no meio da temporada, sem quase ter entrado em campo, acabou emprestado. Yanis Hamache foi um interessante achado para lutar pela titularidade na lateral esquerda.

Dando aquela ~navegada~ pelas seleções de base (pelo menos pelo que lembro foi assim, e não via olheiros), achei um interessante trio de jovens belgas: Victor Depuydt chega para compor elenco na zaga, podendo jogar também na lateral direita. Já o lateral Messaoudi e o atacante Desmet chegaram para o Sub-20.

Willian, AQUELE, chegou como opção para as três posições de armação da equipe. Com um ano de contrato, acabou jogando pouco e não agradou. Não teve o impacto que achei que teria. Minha ideia a meio da temporada era dispensar, mas os chineses decidiram fechar com ele em fim de contrato e propus a saída imediata, conseguindo uns trocados.

Xadas foi um achado interessante para fazer sombra a van der Heide na ponta direita, enquanto o newgen Joseph John viria para a reserva de Saro no gol. Chema Nuñez lutaria por vaga como armador central e Van den Broeck foi outro jovem belga que achei e chegou para nosso Sub-20 (sendo emprestado, como pediu na negociação do contrato).

Christian Pelusi é um ponta direita newgen, mas o trouxe com o intuito de treinar para ser lateral, fazendo a reserva de Sambia. Já Dragutin Vidic é um interessante newgen sérvio que atua como meia e veio para compor elenco.

Marcelo também é AQUELE. Apesar do físico horroroso, destoava tecnicamente e mentalmente e acreditei que poderia ajudar tanto dentro quanto fora de campo. Como já tínhamos dois laterais esquerdos, foi uma contratação "a mais". Nas poucas chances que teve, não rendeu nada e acabei dispensando no meio do ano (como ia fazer com o Willian não fosse a proposta dos chineses) para abrir espaço na folha salarial.

Romual Paquet é outro jovem belga que achei e seria integrado ao Sub-20, mas acabei por emprestar o jovem lateral. Cuisance foi um achado de última hora para lutar por uma vaga no nosso concorrido e muito talentoso meio-campo. Por fim, com a defesa sendo uma mãe e tendo perdido Kukucka (que pouco jogou e foi chamado de volta do seu empréstimo), fui buscar o ótimo zagueiro sérvio Erakovic para chegar e assumir a titularidade na zaga.

Em relação as saídas, procurei fazer dinheiro com peças que acredito não estarem a nível de Serie A: o zagueiro João Queirós, o lateral João Lucas e o atacante John Guidetti.

---

Falando das competições...

Na Coppa Italia, decepcionamos ao cair logo no primeiro jogo (3ª Eliminatória) com uma pesada derrota de 6x2 pro Benevento. A diretoria queria que chegássemos a eliminatória seguinte.

Em relação a Serie A, o começo não foi NADA fácil. Depois do sucesso do 4-2-3-1 na temporada passada, decidi manter o sistema tático, revezando entre aquele que encontrei e utilizei durante toda a temporada e entre o nosso sistema original (que na verdade era um 4-3-3 e, portanto, adiantei o volante para atuar de armador). Não deu certo. Mas assim, não deu NADA certo.

Pensem em um time pra levar gol. Multipliquem por 10. Ainda é melhor do que a gente no primeiro turno. Em 19 jogos, foram incríveis 45 (!!!) gols sofridos. Parecia até aquele antigo vídeo/meme de "Fluminense x Barcelona". O ataque até não foi mal, com 33 gols marcados, mas com uma defesa mais caridosa que mãe em Natal, não teve como: terminamos o primeiro turno na 18ª colocação, com 14 pontos (4V, 2E, 13D), a frente apenas de Empoli e Salernitana. Nossa melhor sequência do segundo turno foi de dois jogos sem perder: 1x1 Napoli em casa, 3x0 Cagliari em casa. Curiosamente, apesar da péssima campanha, conseguimos ainda dois grandes resultados: 5x2 no Hellas Verona fora e, ainda mais surpreendente, 4x0 na Roma, em pleno Olimpico.

Precisando reagir, decidi mudar. E a decisão passou por voltar ao passado, aquele 4-3-3 que deu muito certo na 1ª temporada, ainda na Lega Pro. É bem verdade que o sistema não se provou na Serie B, mas bem... por que não tentar? Não sei ao certo se o novo sistema é 100% igual aquele antigo, com todas as mesmas funções e instruções, mas se houver diferença, é pouca.

E deu super certo. Por três vezes no segundo turno, embalamos sequências de 5 jogos sem perder: a primeira com 3 vitórias e 2 empates (incluindo um 5x2 na Lazio), a segunda com 4 vitórias e 1 empate (incluindo um excelente 2x1 sobre a Juventus) e a terceira, pra fechar o campeonato, com 3 vitórias e 2 empates (incluindo um 2x1 na Roma e um avassalador 6x0 no Torino que encerrou nossa temporada).

Recapitulando:
- No 1º turno, foram 4 vitórias, 2 empates e 13 derrotas. 33 gols marcados, 45 gols sofridos. 14 pontos conquistados, 18º lugar.
- No 2º turno, foram 11 vitórias, 5 empates e 3 derrotas. 44 gols marcados, 20 gols sofridos. 38 pontos conquistados, 2º lugar.

De uma campanha de rebaixado, para uma campanha de título (fizemos os mesmos 38 pontos da Udinese, mas com uma vitória a menos). Simplesmente surreal e mágico. Esse segundo turno nos alçou para a 11ª colocação, cumprindo com sobras as expectativas de lutar arduamente contra o rebaixamento.

342589926_ClassificaoFinalA23-24.png.45ed535075dcbbe37eb7d421ac9c77a8.png

Aqui, valem alguns destaques. A defesa, como é possível reparar, foi das piores - a 4ª pior, pra ser mais exato. O ataque, em contrapartida, foi avassalador: 77 gols marcados. Melhor ataque da competição, com nove gols a mais que o Milan. De quebra, também fomos a equipe com maior posse de bola, que é justamente uma das características que gosto nos meus times.

Se o ataque foi tão absurdo, isso se deve muito a um homem: Pietro Rovaglia. Na temporada retrasada, ele ganhou espaço já na reta final com a queda de rendimento do Guidetti. Na temporada passada, esse espaço foi conquistado bem mais cedo, ainda antes da metade do campeonato - e foram 27 gols e 3 assistências em 22(8) jogos. Meu receio era que ele não aguentasse o tranco, não aguentasse esse pulo da Serie B pra Serie A. Mas meus amigos... QUE HOMEM! Com ótimos 38(1) jogos feitos, nosso camisa 9 conseguiu a excelente marca de 30 gols marcados e 4 assistências. O filho da puta SUPEROU o desempenho dele na Serie B e se provou na elite, nos empurrando tabela acima.

Com esses números, ainda quebrou dois recordes históricos, de Carlo Rampini, como (1) jogador com mais gols na temporada e (2) jogador com mais gols na liga na temporada. Rampini detinha ambos os recordes com 27 gols. Depois de igualar na última temporada, Rovaglia bateu agora, com 30 gols na temporada e 29 gols na liga.

Esses 29 gols, aliás, garantiram a artilharia do campeonato a ele, bem a frente dos 20 gols do vice-artilheiro. Outro destaque foi van der Heide (alô, @Leho.) que foi o melhor garçom com 11 assistências, ao lado de Simone Verdi, do Torino.

Nosso camisa 9 foi também o jogador com mais remates (155 contra 125 de Lukaku), o jogador mais vezes eleito Melhor em Campo (8 vezes, contra 6 dos melhores concorrentes) e líder isolado nos critérios de Expected Goals. Ah, ele também foi eleito para a Equipe do Ano.

Pietro Rovaglia foi ainda eleito o Melhor Jogador da Temporada. 38 jogos (participou de absolutamente TODOS os jogos, somente um vindo do banco), 29 gols, 4 assistências, média 7,20. Um monstro, uma besta enjaulada. Curiosamente e estranhamente, ele não foi o Atacante da Temporada. Vai entender...

Por fim: nosso artilheiro conquistou a Chuteira de Ouro da Europa, com 58 pontos (29 gols), batendo nada menos que Mbappé (35 jogos, 25 gols, 50 pontos) e Gaëtan Laborde (35 jogos, 20 gols, 20 pontos). GIGANTESCO!

1193321845_ElencoFinal23-24.thumb.png.81a70a2f66ac6ef1b893803e9f33aa94.png

O elenco terminou desse jeito aí. Acho que vale destacar Saro, que apesar do alto número de gols sofridos, nos salvou muito também. Nóbrega e Erakovic formaram uma excelente dupla no 2º turno e acredito que nossa melhora defensiva passa pela mudança tática, mas também pela chegada do jovem sérvio. Hamache foi muito bem na esquerda também. Não foi titular de imediato, e chegou a reclamar por isso, mas depois assumiu o posto e foi o que melhor performou por ali.

Bulat vira e mexe dava umas vaciladas, mas foi muitíssimo bem no meio-campo, atuando de forma mais recuada, como Regista quando voltamos pro 4-3-3. A frente dele, os nomes mais frequentes em campo foram Proper e Pobega. O primeiro é meu xodó e homem de confiança e, se não fez uma temporada extraordinária, foi minimamente razoável. O segundo também teve uma boa prestação, apesar da baixa nota média.

Pelusi atuou quase sempre na lateral direita (17 jogos por ali; 4 jogos como meia direita, quando testei um 4-1-3-2 com meias abertos; 1 jogo como ponta direita) e teve números relativamente interessantes. A ver como as coisas correm na próxima temporada. Isso porque acertei com dois laterais direitos e devo desistir de treinar o dinamarquês pra jogar ali, avançando-o para a ponta).

Arjen van der Heide teve números inferiores a temporada passada, mas ainda assim contribuiu bastante, enquanto Ünüvar teve altos e baixos e sofreu com uma lesão mais grave. Chema Nuñez jogou pouco, mas foi razoavelmente bem quando entrou. Deve ganhar mais chances. Xadas teve seus momentos, mas foi inconstante, em que pese o fato de quase sempre entrar no decorrer dos jogos.

A notícia boa é que consegui renovar os empréstimos de todo mundo que acredito ser importante, além de acertar em definitivo (fim de contrato) com Proper.

A outra boa notícia foi, ao fim da temporada, o anúncio de um novo estádio. O Silvio Piola tem lotação para apenas 5500 pessoas e lotou em nossos 19 jogos. O problema é que a curto prazo isso deve dificultar nossa vida financeira, mas a longo prazo é um ganho absurdo. Mas ainda não há nenhuma grande informação e, conhecendo o jogo, acredito que o processo de construção do novo estádio deve começar mesmo somente após o fim da próxima temporada.

---

Em tempo: @Leho., vou deixar aqui algumas imagens relacionadas ao lado financeiro do clube, pra você ter uma noção de como as coisas correram/correm nesse FM. Tirei os prints no finalzinho de Maio. Acho que ainda tem algum dinheiro pra entrar (vide a diferença ali entre o balanço atual e a projeção do jogo pro fim da temporada) e ainda não veio aquela notícia do pagamentos de impostos e essas coisas. Mas já dá pra ter uma noção...

Balanço

860080741_FinanasBalano.thumb.png.ccb6247cad76fc0f094368149be4257c.png

Income

3146685_FinanasIncome.thumb.png.2245e3623abb48eb6be31ab73240c6af.png

Expenditure

1502008835_FinanasExpenditure.thumb.png.7b434720f5873a755b62f373ec22363b.png

Projeção

1776734083_FinanasProjeo.thumb.png.382c3cee6062706b6b8ea337302dfea7.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaaaaaaaaazz, que isso! Que história, que virada épica foi essa na temporada. Você atribui isso totalmente a mudança de tática ? Não teve nada mais que proporcionou essa mudança ? Posta esse 4-3-3 ai pra gente analisar! E você, com um time inferior tecnicamente, pede pro time jogar por "Set Pieces" ?

Parabéns pela temporada, com certeza terminou em uma posição bem melhor que o esperado, acho que para você e principalmente para a diretoria! Agora com a tática certa, próxima temporada o time vai bem melhor na copa também hein! Ficou devendo esse ano.

Mais uma coisa, rapaz, correndo o risco com esse tanto de jogador no elenco por empréstimo hein ? Se na próxima temporada os clubes pedem os jogadores de volta, lascou-se. Como está o planejamento para isso ? Agora entrou uma grana boa em caixa, próximo ano, vai aumentar mais, não está na hora de comprar os jogadores em definitivo ?

Já podemos dizer que o Rovaglia merece um busto no estádio do Vercellizão? Que temporada absurda, ganhando prêmios assim, batendo as estrelas e tudo. Acerta com esse cara aí! Já está mais que merecido.

Agora bora para a próxima temporada com a moral lá em cima! Vai ter briga por título hein! To sentindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Roteiro de filme essa primeira temporada na Serie A no FM21 hein, @Bigode. hahahahahahaha! Que montanha-russa doida esse time, meu parceiro! Ainda bem que conseguiu acertar as coisas do meio pro final, senão o rebaixamento viria à galope.

Agora, pode erguer uma estátua pro menino ROVAGLIA, hahahaha! Como bem disse o @Zap!, já merece um busto à frente do estádio. Que temporada monstruosa do rapaz, puta que me pariu. Posta um print depois dele, fiquei curioso (e se der, do van der Heide também, rs rs).

Sobre as finanças, valeu pelas imagens! 😉

Realmente são bem ajustados os valores, não tem mt margem pra você mexer e tentar usar como injeção de reforços no time. Tem de ser criativo e abusar dos empréstimos mesmo, agora entendi melhor suas investidas de mercado hehe. Pra próxima temporada qual é a perspectiva? Elenco, investimentos, saídas... enfim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Zap! disse:

Rapaaaaaaaaazz, que isso! Que história, que virada épica foi essa na temporada. Você atribui isso totalmente a mudança de tática ? Não teve nada mais que proporcionou essa mudança ? Posta esse 4-3-3 ai pra gente analisar! E você, com um time inferior tecnicamente, pede pro time jogar por "Set Pieces" ?

Parabéns pela temporada, com certeza terminou em uma posição bem melhor que o esperado, acho que para você e principalmente para a diretoria! Agora com a tática certa, próxima temporada o time vai bem melhor na copa também hein! Ficou devendo esse ano.

Mais uma coisa, rapaz, correndo o risco com esse tanto de jogador no elenco por empréstimo hein ? Se na próxima temporada os clubes pedem os jogadores de volta, lascou-se. Como está o planejamento para isso ? Agora entrou uma grana boa em caixa, próximo ano, vai aumentar mais, não está na hora de comprar os jogadores em definitivo ?

Já podemos dizer que o Rovaglia merece um busto no estádio do Vercellizão? Que temporada absurda, ganhando prêmios assim, batendo as estrelas e tudo. Acerta com esse cara aí! Já está mais que merecido.

Agora bora para a próxima temporada com a moral lá em cima! Vai ter briga por título hein! To sentindo.

Obrigado, cara!

Então... eu credito essa mudança a dois fatores: primeiro foi a mudança tática, segundo foi a chegada do Erakovic. O garoto tá longe de ser um monstrão, mas é melhor que a maioria dos outros zagueiros que tínhamos e encaixou perfeitamente e de forma instantânea com o Miguel Nóbrega, nosso melhor zagueiro até então. O ataque já vinha bem, o que você percebe que era o maior problema na campanha mesmo era a defesa, então acredito que a mudança tática atrelada a chegada dele foi o divisor de águas. Tanto que depois que ele chegou, tivemos um jogo ou outro tendo que mandar outro jogador a campo para formar dupla seja com ele ou com o Nóbrega e aquela instabilidade se mostrou presente pontualmente nessas partidas. De resto, não teve muita coisa. Só se as saídas do Marcelo e Willian, por exemplo, tivessem aliviado o vestiário. E não creio que foi porque mesmo com eles e com a crise, o ambiente sempre foi relativamente bom.

Olha, não tem nada de muito especial no sistema tático. É basicamente o 1-4-3-3 Vertical Tiki-Taka padrão. Acho que nem alterei muita coisa nele (pra não dizer nada). Mas segue aí a imagem. E não, não peço pro time jogar por "Set Pieces". Respeito quem faça, mas não me agrada. Me lembra muito o intragável Cucabol, sabe? Na real, mesmo as bolas paradas do meu sistema tático são padrões, é algo que preciso mexer ainda (na real, é uma lacuna minha, algo que preciso melhorar enquanto jogador de FM).

860953460_Ttica.thumb.png.ddc9e0b1205287b8581353dd00b5992f.png

Com essa imagem aí, de quebra já fica um gigante spoiler do elenco pra próxima temporada, que já está fechado (falta aí somente um zagueiro, que chega apenas dias antes da estreia na Serie A e chega pra ser titular).

Realmente, pra diretoria a posição foi beeeem acima do esperado. Pra mim, em partes. Eu sei do que sou capaz, ainda mais com a Pro Vercelli, então sabia que dava pra conseguir ao menos isso. Em contrapartida, o mercado dessa temporada não me agradou tanto, sabe? Não tinha conseguido reforçar o elenco da maneira que eu gostaria, com as peças que queria, então também sabia que a luta seria complicada.

Sobre as questões dos empréstimos: sim, é um risco. E dos grandes. Mas é um risco calculado. Jogar na Itália é complicado, porque até chegar na elite, tu sofre (sofre mesmo) financeiramente. E mesmo na elite o dinheiro não jorra como em outras ligas. Então a saída é apelar pra jogadores por empréstimo ou em fim de contrato, não tem como. Agora vai começar a entrar dinheiro, é verdade, mas também não são quantias assim tão exorbitantes - e tem que lembrar também que vai sair um dinheiro pesado do cofre, provavelmente na próxima temporada, por causa da construção do estádio.

Agora... eu tento agir de uma maneira que diminua um pouco esse risco. Uma coisa que "aprendi" de uns 3-4 anos pra cá (hoje, na verdade, acabo muitas vezes nem fazendo mais, pelo menos não de forma consciente, já que também meio que se automatizou isso) é procurar por jogadores que tenham no máximo mais dois anos de contrato. Por quê? Porque dois anos é o limite máximo que podemos pegar alguém por empréstimo e, sendo assim, consigo "combinar" o fim do empréstimo com o fim do contrato. Na prática, o jogador indo bem, fico na torcida pra não renovar nesse meio tempo e aí, faltando seis meses, tendo abordar pra assinar em definitivo e de graça. Foi assim com o Nóbrega nessa última temporada e agora com o Proper pra essa próxima temporada. E no FM20 havia também conseguido outros tantos, como o Arjen van der Heide.

De qualquer maneira, nesse save eu tenho conseguido renovar os empréstimos, mesmo que agora apenas de ano em ano. Tenho que jogar um pouco ali, meter uma graninha mensal, mas tá rolando. Consegui renovar com todos os que eu queria, mesmo que inicialmente a mensagem fosse de que o clube não queria emprestar mais porque iria dar chance no time principal.

Outra coisa: independente do jogador se enquadrar naquela questão ali do tempo de contrato, tento sempre fixar o passe de compra. Nem sempre dá, claro, mas quando aceitam, é mais uma garantia que tenho. Terei a grana pra comprar ao final do empréstimo? Não sei, mas isso a gente vê lá na frente, né? E outra coisa... vou te dar outro exemplo: Mickaël Cuisance. Ele não estava listado pra empréstimo. Estava listado pra compra. E por um preço baixíssimo, mas um valor que eu não tinha. Aí fica ainda mais fácil: alguns clubes não aceitam emprestar jogador quando querem vender, mas os que aceitam, diria que 99% topam fixar o passe dele, então é uma situação win-win.

Já tô aqui conversando com o presidente. Pode levantar junto com o estádio uma estátua pro nosso camisa 9. E aposentem a camisa depois! hahaha

Título? Não sei... muito cedo pra isso. Vamos com calma! hahaha

3 horas atrás, Leho. disse:

Roteiro de filme essa primeira temporada na Serie A no FM21 hein, @Bigode. hahahahahahaha! Que montanha-russa doida esse time, meu parceiro! Ainda bem que conseguiu acertar as coisas do meio pro final, senão o rebaixamento viria à galope.

Agora, pode erguer uma estátua pro menino ROVAGLIA, hahahaha! Como bem disse o @Zap!, já merece um busto à frente do estádio. Que temporada monstruosa do rapaz, puta que me pariu. Posta um print depois dele, fiquei curioso (e se der, do van der Heide também, rs rs).

Sobre as finanças, valeu pelas imagens! 😉

Realmente são bem ajustados os valores, não tem mt margem pra você mexer e tentar usar como injeção de reforços no time. Tem de ser criativo e abusar dos empréstimos mesmo, agora entendi melhor suas investidas de mercado hehe. Pra próxima temporada qual é a perspectiva? Elenco, investimentos, saídas... enfim.

Rapaz, nem me fala, viu?! Coisa de louco esse time.

Pietrinho vai ter uma estátua com certeza. O espaço no meu coração ele já tem! hahaha

Tá aí na mão os dois prints:

631619863_PietroRovaglia.thumb.png.88bb0de76aa6674421dca1c5c6a14cd6.png

1511548981_ArjenvanderHeide.thumb.png.c2d3f1279719dd9268c531ca26a3d0c4.png

Ainda em relação as finanças, só pra constar, acho que o FM deu uma bugadinha. Uns 2 dias in-game depois do print, aqueles €60 milhões de projeção pro final dessa época que terminou caíram basicamente pro valor que tínhamos em balanço. Sei lá que loucura aconteceu, mas realmente não fazia sentido que a gente fosse ganhar até o fecho da temporada mais €25 milhões assim.

Mas é isso: a margem é curta. Não mudou muito em relação aos saves nas versões anteriores. E com o estádio em vista, já sabe, né? Dá-lhe empréstimo e finanças apertadas. Até por isso, e já respondendo sua pergunta, a ideia é manter vigente a filosofia de empréstimos e custo zero. Óbvio que se surgir uma oportunidade bacana de gastar, eu vou abrir o bolso, mas o grosso das negociações será por empréstimo ou à custo zero.

Em relação ao elenco, felizmente consegui renovar os empréstimos de todos que eu queria. Minha ideia é dar um upgrade principalmente no setor defensivo. Quero trazer um goleiro pra ser titular (apesar de confiar muito no Saro, mesmo com seus atributos baixos), um zagueiro também para brigar forte com Nóbrega e Erakovic, dois laterais direitos e um lateral esquerdo titular. Do meio pra frente, preciso de pelo menos um nome pra fazer frente ao Rovaglia.

Também a ideia é fazer dinheiro pelo menos com dois jogadores: Mulattieri e Sambia. O primeiro contratei pra ser reserva do Rovaglia e depois de praticamente não jogar no primeiro semestre, emprestei pra um clube da Lega Pro. Foi bem, manteve seu valor de mercado e não tem nível pra Serie A. O segundo foi um homem importante na Serie A e era nosso titular absoluto, mas não o vejo com nível para nos ajudar a dar o próximo passo. E a chegada de DOIS laterais se deve porque consegui duas ótimas oportunidades e aí decidi também parar de treinar o Pelusi pra jogar por ali (embora ele tenha ido bem, então talvez eu mude de ideia de novo hahaha) e emprestá-lo.

Aliás, pelo print ali em cima do sistema tático, tu tem um spoiler gigante da nossa movimentação no mercado. O que posso dizer é que foram 11 reforços (incluindo o que está para jogar e também a contratação em definitivo do Proper): 6 vieram por empréstimo/fim de contrato, 5 vieram em definitivo - mas só um deles realmente teve um preço mais salgado, e isso pensando na nossa realidade atual, porque na real foi uma barganha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
15 hours ago, Bigode. said:

[...] Uma coisa que "aprendi" de uns 3-4 anos pra cá (hoje, na verdade, acabo muitas vezes nem fazendo mais, pelo menos não de forma consciente, já que também meio que se automatizou isso) é procurar por jogadores que tenham no máximo mais dois anos de contrato. Por quê? Porque dois anos é o limite máximo que podemos pegar alguém por empréstimo e, sendo assim, consigo "combinar" o fim do empréstimo com o fim do contrato. Na prática, o jogador indo bem, fico na torcida pra não renovar nesse meio tempo e aí, faltando seis meses, tendo abordar pra assinar em definitivo e de graça. Foi assim com o Nóbrega nessa última temporada e agora com o Proper pra essa próxima temporada. E no FM20 havia também conseguido outros tantos, como o Arjen van der Heide. [...]

Essa prática aí com relação aos empréstimos eu tento aplicar sempre, quando preciso contratar alguém nesse formato. Faço a proposta por 2 anos coincidindo com o término de contrato dele no clube atual, hehe. Sucesso. Quase sempre funciona (a não ser que seja mt jovem e promissor, aí quase sempre o clube renova com ele).

 

15 hours ago, Bigode. said:

[...] Até por isso, e já respondendo sua pergunta, a ideia é manter vigente a filosofia de empréstimos e custo zero. Óbvio que se surgir uma oportunidade bacana de gastar, eu vou abrir o bolso, mas o grosso das negociações será por empréstimo ou à custo zero. [...]

Cara, se tem uma coisa que eu gosto nesse jogo é ficar pesquisando jogador com contrato encerrando pra trazer a custo zero, OIAUEHOIUAHEOUIHAOE! Olha, é uma parada que funciona quase que como uma terapia pra mim, falando bem de boa. Curto pra caralho, hahahahah! Nos primeiros FM's (FM05, FM06...) eu adorava assumir clubes médios europeus com boa situação financeira pra na janela de inverno contratar tipo, sei lá, uns 20 jogadores a custo zero. Aí depois, no início da outra temporada (com o elenco inchadaaaaço haha), eu pinçava os que realmente me seriam úteis, fazia um bom dinheiro vendendo o restante e ainda contratava o que faltava com essa grana. Hahahahaha! Era mt bom!

Com a evolução do jogo essa dinâmica ficou mais difícil, o orçamento acabou limitando bastante esse volume todo que eu trazia de jogador mas ainda assim é das partes que eu mais gosto de fazer. E acho que é justamente onde a gente sai ganhando da máquina, reforçando o elenco sem necessariamente gastar pra isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ia acontecer algum dia:

 

Rr7CT1U.png

 

2020/21

 

Spoiler

Assumi o time ali no final de Novembro, em 9º lugar, no meio do bolo mas com boas chances de ir aos playoffs. Só que chegamos a Fevereiro e a briga pela ponta já estava a apenas 4 pontos de distância, faltando 12 jogos:

 

5TbNYtz.jpg

 

Faltando 2 rodadas, o confronto direto derrubou a diferença pra 1 ponto:

 

m8tFDvi.jpg

 

Dia do encerramento:

 

qrcNxHL.jpg

Chris-Bosh.gif

 

Resumo da temporada:

d084WJ6.jpg

 

jrqhnsF.jpg

 

Eu ganhei a Supercopa da Série C mas ela não me dá dinheiro e nem consta no resumo, então nem sei se existe o troféu da animação de comemoração no campo. 😂

Novas expectativas:

 

E5B9K6v.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Leho. disse:

Cara, se tem uma coisa que eu gosto nesse jogo é ficar pesquisando jogador com contrato encerrando pra trazer a custo zero, OIAUEHOIUAHEOUIHAOE! Olha, é uma parada que funciona quase que como uma terapia pra mim, falando bem de boa. Curto pra caralho, hahahahah! Nos primeiros FM's (FM05, FM06...) eu adorava assumir clubes médios europeus com boa situação financeira pra na janela de inverno contratar tipo, sei lá, uns 20 jogadores a custo zero. Aí depois, no início da outra temporada (com o elenco inchadaaaaço haha), eu pinçava os que realmente me seriam úteis, fazia um bom dinheiro vendendo o restante e ainda contratava o que faltava com essa grana. Hahahahaha! Era mt bom!

Sdds minha Inter com 1 bilhão de euros pra transferências. Só não tenho mais certeza de qual versão do FM09 pra trás foi isso. 😅

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
20 minutes ago, Douglas. said:

Sdds minha Inter com 1 bilhão de euros pra transferências. Só não tenho mais certeza de qual versão do FM09 pra trás foi isso. 😅

Porra, €1 Bi? Hahahaha tá louco sô, isso só vendendo jogador contratado a custo zero?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/01/2021 em 15:29, Leho. disse:

Porra, €1 Bi? Hahahaha tá louco sô, isso só vendendo jogador contratado a custo zero?

Nessa época eu lembro que dava pra abusar muito mais porque você contratava 10 atacantes e conseguia emprestar todo mundo, aí eu lembro que pegava aqueles franceses tipo Gourcouff, Gouffran, Saivet, Ben Arfa e uns holandeses que não lembro agora e deixava os caras emprestados pra valorizar. Pegava todo tipo de jogador livre com potencial e colocava no mesmo esquema...

Calculando por alto, lembro de ter visto o Adriano se aposentar com 33 anos, então devo ter jogado +/- as temporadas entre 2008 e 2015. Não lembro de ter feito nenhuma venda astronômica, naquela época conseguir 40M de euros numa venda já era o ápice, então era mais pelo volume mesmo pra fazer até uns 200M em vendas por ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/01/2021 em 19:01, Bigode. disse:

Agora... eu tento agir de uma maneira que diminua um pouco esse risco. Uma coisa que "aprendi" de uns 3-4 anos pra cá (hoje, na verdade, acabo muitas vezes nem fazendo mais, pelo menos não de forma consciente, já que também meio que se automatizou isso) é procurar por jogadores que tenham no máximo mais dois anos de contrato. Por quê? Porque dois anos é o limite máximo que podemos pegar alguém por empréstimo e, sendo assim, consigo "combinar" o fim do empréstimo com o fim do contrato. Na prática, o jogador indo bem, fico na torcida pra não renovar nesse meio tempo e aí, faltando seis meses, tendo abordar pra assinar em definitivo e de graça. Foi assim com o Nóbrega nessa última temporada e agora com o Proper pra essa próxima temporada. E no FM20 havia também conseguido outros tantos, como o Arjen van der Heide.

De qualquer maneira, nesse save eu tenho conseguido renovar os empréstimos, mesmo que agora apenas de ano em ano. Tenho que jogar um pouco ali, meter uma graninha mensal, mas tá rolando. Consegui renovar com todos os que eu queria, mesmo que inicialmente a mensagem fosse de que o clube não queria emprestar mais porque iria dar chance no time principal.

 

Cara, voce não sabe a cara de mindblow que eu estou agora!!!! Mano, como eu nunca pensei em fazer isso... Whaaaat. Me sinto um péssimo contratador agora! Hahahha

Mas que massa que ta indo tudo super bem! Não analisei a tática ainda, ta corrido aqui. Mas já da pra ver que o título não vai demorar não...

E sobre as bolas paradas, cara eu amo bola parada! Isso é futebol. Pro Vercelli x Inter... 90 minutos, falta lateral, gol de cabeça! e ganha o jogo, AMO! Por isso eu fui tentar aprender bem sobre isso. Vi que laterais longos, desde a versão passada, funciona bem demais! e bolas paradas eu tento montar um esquema também,  vamos ver se vai funcionar.

Já finanças... Algo que eu sou muito ruim. Eu dependo demais de vendas de jogadores, porque torro tudo. Nunca entendi direito as finanças de um clube

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2218.png.05ec4a992c2497036257f042aa42f1f7.png

Pro Vercelli - Temporada 2024/2025

Bom, vamos lá a 2ª temporada na elite, a 5ª temporada de save. Antes de mais nada, a expectativa da diretoria era que evitássemos a briga contra o rebaixamento. Pensando nisso, meti a cara numa das coisas que mais gosto de fazer no FM: garimpar bons valores, mexer com o mercado. Sendo assim...

1491468537_Transferncias.thumb.png.4cb8f98586105cb30631030431441eca.png

Mads Roerslev e Paolo Ghiglione foram dois ótimos achados à custo zero para revolucionar nossa lateral direita (que teve a saída de Sambia), com ambos vindo para disputar posição entre si, enquanto Fiete Arp viria para inicialmente fazer sombra a Rovaglia no ataque. Proper, enfim, virou nosso jogador em definitivo.

Na lateral esquerda, saiu Guenouche, chegou o ótimo Viña. Mile Svilar chegou para ser titular em uma das negociações mais estranhas que já presenciei. Tinha o passe avaliado em €18 milhões e estava listado por €10 milhões. Com pouco dinheiro, decidi tentar o empréstimo, fixando esse valor para o futuro. O Benfica, se me lembro bem, queria ativar a cláusula que permitia chamar o jogador de volta e, portanto, negociamos mais de uma vez. Na última delas, a proposta dos portugueses foi... vendê-lo A ZERO EUROS pra mim. Na hora, achei que fosse só um bug do FM e na verdade fosse empréstimo. Aceitei, segui e... era em definitivo. Bom... não sou bobo, né? Confirmei.

Outro achado maravilhoso foi Pietro Pellegri, que teria seu contrato encerrado no fim da temporada (spoiler: acabou preferindo renovar do que acertar conosco). Mateja Bacanin veio para ser reserva na ponta esquerda, enquanto Hannibal foi uma boa oportunidade de mercado a um custo relativamente bom. Scuffet chegou para ser terceiro goleiro, graças ao ótimo preço.

Ricardo Aguilera chegou para ser titular na zaga e aí acho que o FM resolveu devolver o que aconteceu com o Svilar. Explico: poderia contratar dois extra-comunitários. Já antes da janela abrir, fechei com Aguilera. Com menos de 18 anos, ele só poderia se apresentar nesse dia aí. Além dele, decidi gastar a outra vaga com o já citado Bacanin. Pois bem... nesse meio tempo, trouxe diversos jogadores por teste, para ter uma melhor noção do nível deles em comparação com meu elenco e decidir se tentava contratar os mesmos ou não. O que ACHO que aconteceu (é a única explicação possível) é que um desses jogadores era o Yan Couto, brasileiro sem cidadania europeia. Embora tenha visto apenas para teste e eu sequer tenha abordado ele para assinar, esse jogo desgraçado contou como uma contratação de extra-comunitário. Sendo assim, fiquei impedido de utilizar o Aguilera.

MAAAAAAS sou macaco velho, né? Jogadores extra-comunitários vindo de outros clubes italianos, não entram nessa cota. E, bem, algumas versões atrás, sem querer, descobri que se eu emprestasse um extra-comunitário para outra equipe italiana, ao solicitar sua volta, o jogo considerava que ele não ocuparia uma vaga de extra-comunitário por vir de um clube italiano. E é por isso que acabei emprestando ele pro Hellas Verona. O lado ruim é que só poderia chamar depois de quase 1 mês e a janela fechava antes disso, então segurei as pontas sem ele até Janeiro.

Em Janeiro, aliás, nossa grande perda: os chineses vieram com tudo atrás do nosso zagueiro titular Miguel Nóbrega. Com passe valendo pouco menos de €10 milhões, fiz jogo duro e consegui cerca de 3 vezes seu valor. Para substituir o português, além da volta de Aguilera, trouxe Ampadu.

-> Coppa Italia Fanta

A expectativa era de chegar na 4ª Eliminatória. Cumprimos ao vencer o Vicenza por 1x0. Depois, com um time reserva, vencemos o Teramo por 2x0 na prorrogação, passando na sequência pelo Bologna, com um vitória por 3x2. Acabamos caindo nas Quartas para a Lazio, com uma derrota de 3x1 na prorrogação.

-> Serie A TIM

Mantendo aquele sistema tático que foi avassalador no 2º turno da última temporada, começamos muito bem na liga. Até o início de Dezembro, foram 8 vitórias, 2 empates e 3 derrotas. Campanha inicial que nos colocou no G4 e até mesmo sonhando com título. Aí chegou Dezembro... e é incrível como meus times sempre sofrem pane em Dezembro e Janeiro. Até emplacamos uma recuperação em Janeiro, com 4 vitórias consecutivas (3 pela Serie A), mas depois disso, morremos de vez. Sério: nada dava certo. Teve jogo (mais de um, na verdade) que sequer acertamos a baliza adversária. Em muitos, dominávamos totalmente a posse de bola, mas transformar esse domínio em finalização parecia um sacrilégio.

O ápice foi quando recebemos o 17ª colocado e depois de um 1º tempo pífio, rematando menos do que eles, fomos agraciados com a expulsão de um jogador deles ainda antes do intervalo. O resultado ao fim do jogo? 0x0. Esse jogo, já na reta final da temporada, foi o sexto seguido sem vencer (três derrotas e três empates). Me emputeci de vez, porque nada parecia dar certo e decidi que os últimos jogos rolariam na base do 'instant result'.

1948289739_ClassificaoFinalA24-25.png.8b96bb29391d0b505ff6d5f4ae901892.pngAlém disso, decidi mudar o sistema, saindo do meu 1-4-3-3 para um 1-4-3-3 que achei pela internet. Agora na base do 'instant result', ampliamos a sequência para oito jogos sem vencer ao perder para Bologna (0x2, fora) e Empoli (0x1, em casa). Com chances já muitíssimo remotas de classificação continental, a temporada terminou com três vitórias seguidas, só pra me sacanear: 1x0 Genoa (fora), 4x0 Napoli (em casa) e 6x0 Sassuolo (fora).

O que mais tem me irritado, e já faz tempo, é a questão dos cruzamentos. Pelas minhas contas, a cada 10 cruzamentos que meus laterais ou pontas tentam, eles acertam 15 em cima do defesa que os está marcando. Parece proposital, especialmente quando eles têm espaço e esperam o adversário parar na frente deles pra cruzar. Se o adversário está mais atrás e não exatamente entre meu jogador e a área, não tem problema: ele cruza pra trás pra acertar o adversário. Pior que nem dá pra reclamar que isso só acontece comigo porque a CPU sofre com o mesmo (embora em proporção menor). Enfim...

No fim das contas, a real é que a expectativa inicial era evitar a luta contra o rebaixamento (a meio da época, mudamos para 'meio de tabela'), então ficamos bem acima do esperado.

Mas é bem frustrante, porque o time começou bem e sinto que tínhamos elenco para conseguir  pelo menos uma vaga na Liga Europa - ou mesmo na Conference League. Paciência. Vamos subindo degrau por degrau. Superamos nossa melhor campanha (e pontuação também) e embora o ataque tenha sido pior, a defesa melhorou absurdamente em relação a temporada passada.

Individualmente, destaco Aguilera, que com apenas 18 anos tem uma margem de evolução muito boa e deverá ser nosso xerifão; Matías Viña, nosso melhor lateral e um dos únicos dois jogadores com nota superior a 7 (não conto Saro e Depuydt devido ao número de jogos); Xadas, que foi o outro com média acima de 7 e acabou ofuscando van der Heide na ponta direita, sendo nosso melhor garçom; e Pellegri, que aproveitou o péssimo início de Rovaglia e tomou a vaga de titular pra si, embora tenha caído de rendimento na reta final (mas acabou como nosso artilheiro disparado mesmo assim).

Dos jogadores abaixo, Manuel Montoya chegou em Janeiro mas sendo extra-comunitário não podia jogar. Como não consegui emprestar, deixei no elenco principal devido a mentoria. Tem grande possibilidade de ser nosso titular na próxima temporada, apesar da idade.

Em tempo: Bulat, Xadas e Rovaglia já acertam em definitivo conosco ao fim de seus contratos. O objetivo agora é conseguir a renovação dos empréstimos que se encerram agora, especialmente van der Heide, Ünüvar e Pellegri.

1013325199_ElencoFinal24-25.thumb.png.f18b0fff16d0d7f60aeafa53183a4363.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A história de trazer de graça o jogador que o clube não queria emprestar sem possibilidade de chamar de volta só pode ser bug, não faz sentido nenhum. Não que tenha muito o que fazer nesse caso né, é aceitar o negócio e ficar feliz com a grana economizada. Mas que não tá certo, não tá.

Sobre a contagem de extra-comunitários, saiu alguém que era extra-comunitário do clube nessa janela? Se sim, quem? Eu acho pouco provável que a história do jogador em teste seja a explicação. Outra possibilidade: tem alguém de Inglaterra/Reino Unido que pode contar como extra-comunitário por conta do Brexit?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 2/4/2021 at 4:24 PM, Danut said:

A história de trazer de graça o jogador que o clube não queria emprestar sem possibilidade de chamar de volta só pode ser bug, não faz sentido nenhum. Não que tenha muito o que fazer nesse caso né, é aceitar o negócio e ficar feliz com a grana economizada. Mas que não tá certo, não tá.

Sobre a contagem de extra-comunitários, saiu alguém que era extra-comunitário do clube nessa janela? Se sim, quem? Eu acho pouco provável que a história do jogador em teste seja a explicação. Outra possibilidade: tem alguém de Inglaterra/Reino Unido que pode contar como extra-comunitário por conta do Brexit?

Pois é, eu acho que foi bug mesmo. Não entendi foi nada. Primeira vez que vejo isso acontecer. Inclusive já trouxe diversos jogadores por empréstimo nesse mesmo esquema nesse save e e em nenhum dos casos isso ocorreu.

Sobre o caso dos extra-comunitários, essa pra mim é a única explicação plausível exatamente porque eu trouxe certinho os dois jogadores que poderia. Podia trazer dois, ambos sem restrições, então tomei todo o cuidado com isso. Acertei com o Aguilera lá atrás e posteriormente, quando fechei com o segundo extra-comunitário (Bacanin) ainda tomei a precaução de setar nas pesquisas pra só aparecer jogador extra-comunitário, como um reforço na minha busca (além do fato de que eu mesmo averiguava a nacionalidade).

Não, não teve ninguém da Inglaterra/Reino Unido. Antes da chegada de vez do Aguilera, veio o Viña, que é uruguaio, mas ele tinha já dupla nacionalidade italiana. A questão é: antes da janela abrir, ali pelo dia 30/06, o jogo lança aquela notícia falando quantos extra-comunitários posso contratar. No caso, eram dois. Depois dessa notícia, chegaram o Bacanin e o Aguilera (que foi contratado antes, mas só chegou depois por causa da idade). E só. Não chegou mais nenhum extra-comunitário além deles. Somente o Yan Couto, por teste (antes do Aguilera, aliás). Por isso cheguei a essa conclusão.

Ah, saiu sim um jogador que era extra-comunitário: Wesley, brasileiro que contratei temporadas antes da Juventus e que eu tinha emprestado para o Vicenza. Contrato acabou e não renovei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minute ago, Bigode. said:

Pois é, eu acho que foi bug mesmo. Não entendi foi nada. Primeira vez que vejo isso acontecer. Inclusive já trouxe diversos jogadores por empréstimo nesse mesmo esquema nesse save e e em nenhum dos casos isso ocorreu.

Sobre o caso dos extra-comunitários, essa pra mim é a única explicação plausível exatamente porque eu trouxe certinho os dois jogadores que poderia. Podia trazer dois, ambos sem restrições, então tomei todo o cuidado com isso. Acertei com o Aguilera lá atrás e posteriormente, quando fechei com o segundo extra-comunitário (Bacanin) ainda tomei a precaução de setar nas pesquisas pra só aparecer jogador extra-comunitário, como um reforço na minha busca (além do fato de que eu mesmo averiguava a nacionalidade).

Não, não teve ninguém da Inglaterra/Reino Unido. Antes da chegada de vez do Aguilera, veio o Viña, que é uruguaio, mas ele tinha já dupla nacionalidade italiana. A questão é: antes da janela abrir, ali pelo dia 30/06, o jogo lança aquela notícia falando quantos extra-comunitários posso contratar. No caso, eram dois. Depois dessa notícia, chegaram o Bacanin e o Aguilera (que foi contratado antes, mas só chegou depois por causa da idade). E só. Não chegou mais nenhum extra-comunitário além deles. Somente o Yan Couto, por teste (antes do Aguilera, aliás). Por isso cheguei a essa conclusão.

Ah, saiu sim um jogador que era extra-comunitário: Wesley, brasileiro que contratei temporadas antes da Juventus e que eu tinha emprestado para o Vicenza. Contrato acabou e não renovei.

E ele tá onde agora? Pelo que li no fórum da SI (se referia a versões antigas, mas talvez valha pra atual também) o limite de atletas extra-comunitários na Itália conta os jogadores que entram no país a partir do teu clube. Se tu vende o cara pra outro clube italiano, ele continua contando pro teu limite. Talvez seja o caso aí, mesmo que não tenha vendido o cara diretamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Danut disse:

E ele tá onde agora? Pelo que li no fórum da SI (se referia a versões antigas, mas talvez valha pra atual também) o limite de atletas extra-comunitários na Itália conta os jogadores que entram no país a partir do teu clube. Se tu vende o cara pra outro clube italiano, ele continua contando pro teu limite. Talvez seja o caso aí, mesmo que não tenha vendido o cara diretamente.

Eu dispensei e ele acertou com o Vicenza. E não sei se isso faz muito sentido, porque nunca passei por esse problema antes, mesmo mandando jogadores extra-comunitários pra outros clubes italianos (fora essa brecha que eu mesmo usei de emprestar o Aguilera pra outro clube italiano, chamar de volta no meio do ano e ele não contar mais naquela vaga de contratações de extra-comunitários).

Por acaso, tentei procurar no fórum oficial e achei outro caso semelhante ao meu, mas ali acabou não rolando uma resposta definitva por parte do pessoal especializado depois que o membro upou o save.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Just now, Bigode. said:

Eu dispensei e ele acertou com o Vicenza. E não sei se isso faz muito sentido, porque nunca passei por esse problema antes, mesmo mandando jogadores extra-comunitários pra outros clubes italianos (fora essa brecha que eu mesmo usei de emprestar o Aguilera pra outro clube italiano, chamar de volta no meio do ano e ele não contar mais naquela vaga de contratações de extra-comunitários).

Por acaso, tentei procurar no fórum oficial e achei outro caso semelhante ao meu, mas ali acabou não rolando uma resposta definitva por parte do pessoal especializado depois que o membro upou o save.

Pois é. Eu nunca joguei na Itália, então não sei te dizer muito mais. Só sei que vi isso lá no fórum da SI, de que supostamente o atleta que sai pra outro clube italiano continua contando na tua vaga. Aí poderia ser a explicação, já que o cara continuou no futebol do país. Mas é especulação minha, pois não sei mesmo os detalhes da regra.

E não parece fazer muito sentido, pelo que tu diz aí. Mas também nada faz sentido aí, nem o cara ser emprestado e parar de contar pra vaga de extra-comunitário, nem se contar o cara que tá em teste, nem nada. Puta confusão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
On 2/4/2021 at 1:16 AM, Bigode. said:

2218.png.05ec4a992c2497036257f042aa42f1f7.png

Pro Vercelli - Temporada 2024/2025

[...]

É, parece que o mito Rovaglia gastou todos os seus gols na última temporada mesmo, porque nessa hahahahaha. Esse elenco atingiu o seu teto de potencial ou você acha que dá pra tirar mais do que fizeram nessa temporada? Pretende promover mudanças drásticas na parte tática?

Claro que um oitavo lugar não é ruim, bem pelo contrário, mas conhecendo um pouco você e sua capacidade com esse time creio que daria pra ter chegado um pouquinho mais longe, hahaha. Aqueles meses de Dezembro e Janeiro realmente foram o calcanhar de Aquiles do teu time.

Como anda o ambiente do vestiário? O time tá bem coeso? Às vezes o psicológico e a moral é que podem estar puxando pra baixo esse rendimento aí, será que não?

 

No mais, temporada que vem é pra garantir uma vaguinha europeia, creio eu. Aí não vai dar pra passar pano mais, hehe!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/02/2021 em 01:08, Leho. disse:

É, parece que o mito Rovaglia gastou todos os seus gols na última temporada mesmo, porque nessa hahahahaha. Esse elenco atingiu o seu teto de potencial ou você acha que dá pra tirar mais do que fizeram nessa temporada? Pretende promover mudanças drásticas na parte tática?

Claro que um oitavo lugar não é ruim, bem pelo contrário, mas conhecendo um pouco você e sua capacidade com esse time creio que daria pra ter chegado um pouquinho mais longe, hahaha. Aqueles meses de Dezembro e Janeiro realmente foram o calcanhar de Aquiles do teu time.

Como anda o ambiente do vestiário? O time tá bem coeso? Às vezes o psicológico e a moral é que podem estar puxando pra baixo esse rendimento aí, será que não?

 

No mais, temporada que vem é pra garantir uma vaguinha europeia, creio eu. Aí não vai dar pra passar pano mais, hehe!

Tinha visto e esqueci de responder. hahaha

Pois é, meu menino Rovaglia parece que esqueceu como se faz gol.

Cara, eu acho que alguns jogadores já atingiram seu teto sim, mas tem jogador ali que pode fazer mais, como o próprio Rovaglia - uma coisa era ele ter sido artilheiro na Serie B e não aguentar o tranco da Serie A, seria totalmente compreensível, mas o cara desandou a fazer gol atuando na elite, então capacidade ele já mostrou que tem. Em relação a promover mudanças táticas: não queria fazer nada muito drástico. No máximo variar ali entre o 1-4-3-3 e 1-4-2-3-1, mas utilizando basicamente a mesma filosofia.

Você me conhece bem. Eu quero sempre mais. A expectativa da diretoria era menor, mas eu sempre vou lutar por mais e fiquei decepcionado de não pegar classificação continental, embora entenda que ficamos acima da expectativa e o elenco tinha ali algumas lacunas que também complicaram as coisas. A própria diretoria ficou feliz com a posição mas apontou que durante um dado momento da temporada parecia que garantiríamos a vaga continental, mas não ficaram putos por não ter rolado.

Cara, o ambiente vai muito bem. O pior momento  que já vi, tava basicamente "neutro". Mesmo ali numa sequência ruim, esteve sempre muito bom. O tempo de save ajuda nisso também, as quedas no ambiente são mais suaves. A coesão poderia ser melhor, mas também não é ruim. A questão é essa... mesmo em sequência ruins, é difícil a moral cair assim tanto, saca? Eventualmente dá uma piorada, mas são momentos pontuais apenas, não explicaria o rendimento mais abaixo do esperado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2218.png.8a73fe33e9e49c5d1c968bf0f6b554da.png

Pro Vercelli - Temporada 2025/2026

Vamos lá para o relato de mais uma temporada com a Pro Vercelli - a 6ª temporada de save, a 3ª na elite.

Pra começo de conversa, vamos falar do mercado de transferências. Movimentamos bem as coisas, com um total de VINTE E SETE (!!!) contratações. Mas calma! "Apenas" 14 dos reforços vieram para o elenco principal, com o resto fortalecendo nossas categorias de base. Em contrapartida, deixamos sair 13 jogadores, entre liberações em definitivo e por empréstimo.

1269740068_Transferncias25-26.thumb.png.b597b9ac220381448ae3fe03183870a1.png

Dos 14 contratados pro elenco principal, vale ressaltar também que essa conta inclui jogadores que já estavam conosco e acertaram em definitivo: Marko Bulat, Pietro Rovaglia, Xadas e Strahinja Erakovic - ou seja: de contratação EFETIVA mesmo, foram 10.

São eles:

- Andrea Cocchini: disputou a última Serie B emprestado ao Parma e foi bem; quando meus olheiros me disseram que a Inter queria tão pouco, não pensei duas vezes. Viria pra ser titular.
- Juanjo García: com algum potencial, chegou para ser reserva de Viña na lateral esquerda, possibilitando algum lucro com a venda de Hamache.
- Fabian Bönkendorf: oportunidade de mercado, um jovem promissor a um preço relativamente baixo, chegaria para compor elenco nas duas pontas.
- António Cosme: outra oportunidade de mercado, outro jovem promissor a ótimo preço, que chegava para ser reserva de Bulat no meio-campo.
- Filippo Zagari: apesar da pouca idade e de não estar totalmente pronto, chegou para dar um upgrade na lateral direita, que tanto me fez passar raiva. Empréstimo com opção de compra que facilitou a saída de Ghiglione, nos rendendo uma boa quantia de dinheiro.
- Marian Dvorak: um excelente achado, tem um potencial absurdo e chega, a peso de ouro, para ser reserva e introduzido aos poucos no meio-campo, sem pressa e pressão.
- Pavol Kelemen: outro excelente achado, mas com um custo bem mais baixo que o jogador anterior. Vem com a mesma ideia de ganhar espaço gradativamente, mas no ataque.
- Paulinho: listado no meio do ano, foi uma daquelas oportunidades de mercado que a gente não pode perder. Os jogadores da sua posição ainda por cima estavam deixando a desejar, então chegou já pra jogar.
- Nadir Zortea: chegou para ser um reserva decente para Zagari na lateral direita, me possibilitando a venda do Roerslev (infelizmente por bem menos do que eu queria).
- Dario Fäh: a contratação mais cara da temporada e da nossa história, chegou para tentar dar jeito em nosso sistema defensivo, que estava uma mãe (apesar de Aguilera e Cocchini serem dois jogadores de muita qualidade).

No que diz respeito aos jogadores que saíram, além dos que foram citados aí no meio, os nomes de maior impacto foram Fiete Arp (emprestado para o Stuttgart depois de decepcionar aqui e não atrair nenhum comprador) e Mile Svilar, que perderia espaço pro Montoya (e eu queria mais dinheiro nele, cheguei a oferecer por €30M, mas não me toquei que ele tinha uma cláusula de €21,5M - que acabou sendo paga pelo Red Bull Salzburg).

Coppa Italia

Aqui não tem muito a falar: a diretoria queria que chegássemos nas quartas e cumprimos. Começamos já nas Oitavas e enfrentamos o Foggia, então lutando contra o rebaixamento na Serie B. Sofremos muito mais do que o necessário e precisamos dos pênaltis, depois de um empate em 1x1, para conseguir a classificação. Na fase seguinte, derrota por 1x0 pra Juventus e eliminação.

Serie A

Pensem em um time instável. Pensaram? Multipliquem por 10. É a minha Pro Vercelli.

É bem verdade que iniciar a temporada enfrentando, logo de cara, uma sequência com Roma, Milan, Inter e Juventus, tudo isso nas primeiras quatro rodadas, não ajuda, mas mesmo assim...

Eu sabia que seria complicado, porque uma sequência como essa, se terminasse em quatro derrotas, poderia complicar muito nossa moral. Não foi o que aconteceu, mas de certa forma parece que foi o que aconteceu no restante da temporada. Explico: perdemos os quatro jogos, como eu esperava. A moral, porém, não ficou tão em baixa - imagino que pela consciência de serem quatro jogos complicados. E depois disso emplacamos 4 jogos sem vencer (empatamos com Torino, fora, e depois vencemos Spezia, Fiorentina e Bologna). A verdade é que, já tendo enfrentado os grandes, nosso calendário acabava por ser mais suave, por assim dizer. Apesar disso, nunca conseguimos consistência até meados de Fevereiro.

E eu tentei de tudo: mantive o sistema tático por um tempo. Não resolveu. Mudei. Não resolveu. O ápice foi ali em Janeiro - período onde quase passamos vexame frente ao Foggia. Aliás, depois de vencer os últimos dois jogos de Dezembro, aquele confronto contra o Foggia foi nossa única "vitória" até meados de Fevereiro. E entre aspas porque o jogo dá a bolinha verde ali porque classificamos, mas com bola rolando nós empatamos, né?!

A temporada parecia perdida e a gente já passeava ali pela 13ª colocação. A imagem abaixo mostra nossa sequência no início do ano (antes disso, como falei, fechamos Dezembro com duas vitórias que pareciam ser a virada de chave: 3x2 Atalanta, fora de casa, e 3x1 Udinese, em casa):

1401934404_Calend1.thumb.png.d73a8f94813e4cf181b5150c9ddaff06.png

Depois das duas vitórias de Dezembro, eu esperava vencer Sampdoria e Genoa (confrontos nos quais éramos favoritos) e ao menos empatar com a Lazio, para chegar com alguma moral naquela sequência do terror novamente (sequência essa que, agora, daria até pra incluir a Lazio, que é possivelmente a 5ª força italiana).

Se contarmos aquele jogo com o Foggia como empate, isso significa uma sequência de 9 jogos sem vencer na temporada, com 3 empates e 6 derrotas. Na Serie A, eram 7 jogos (2 empates e 5 derrotas). Eu já tava desacreditado. Faltando ainda 15 rodadas, Liga Europa era algo totalmente fora de cogitação e seria necessário um absurdo e verdadeiro milagre para conseguirmos uma classificação pra Conference League. Lembrando: a expectativa da diretoria era meio de tabela. Classificação continental era o que eu queria.

Pois bem, eis que depois dessa sequência aí de cima, NÃO FAÇO IDEIA DO QUE ACONTECEU e nós terminamos a temporada com essa sequência aqui:

85191028_Calend2.thumb.png.d8828e29b0dda8030a3bc910087a0ebe.png

Quando conseguimos aquela primeira sequência de 4 vitórias (Torino, Spezia, Fiorentina, Bologna) e 1 empate (Empoli), comecei a sonhar. Faltando 10 jogos, projetei mais dois blocos de 5 idênticos para tentar o impossível e cavar a Liga Europa. No primeiro, conseguimos, ao vencer Cagliari, Hellas Verona, Napoli e Parma, e empatar com o Brescia. No segundo bloco, porém, caímos de rendimento, mas ainda assim garantimos 3 vitórias (Atalanta, Genoa, Lazio) e 2 empates (Udinese, Sampdoria).

2137420631_ClassificaoFinalA25-26.png.a3412d47c3720ab58dad2126403e570a.pngInfelizmente, porém, não foi o suficiente pra Liga Europa. Dos males o menor: nos garantimos na Conference League e faremos nossa estreia continental. De quebra, em uma competição que acredito termos elenco com qualidade mais que suficiente para buscar o título.

O ataque melhorou um pouco em relação a última temporada (mas seguiu abaixo da retrasada), enquanto a defesa piorou em relação a última temporada (mas seguiu melhor do que da retrasada). 4º melhor ataque, 8ª pior defesa.

No 1º turno, ficamos na 12ª colocação. No 2º turno, ficamos na 3ª colocação. Campanha semelhante a temporada retrasada, a primeira na elite, quando terminamos a primeira metade da temporada na zona de rebaixamento, mas fizemos um returno de campeões.

É isso: falta regularidade. Quando começarmos a conseguir fazer dois turnos parecidos (de preferência ambos com campanha de metade superior de tabela, aí sim as coisas vão começar a sorrir pra gente).

Olhando para as estatísticas individuais na Serie A, não tivemos nenhum jogador que realmente tenha se destacado. Isso mostra bastante o que foi nossa temporada. Um time muito instável e deixando muito a desejar, principalmente lá atrás, mas também lá na frente (apesar de ter terminado a competição com um dos melhores ataques). O pior é que ao olhar pro elenco e pros jogadores, enxergo qualidade. Temos nomes interessantes e não só poderíamos, como deveríamos estar fazendo melhor. Talvez seja a juventude do elenco pesando? Não sei...

Em relação ao elenco, terminamos a temporada assim:

1186571323_ElencoFinal25-26.thumb.png.b7b7881b57b6320136e81ecfb7de0b82.png

O grande destaque não poderia ser outro: Arjen van der Heide. Joga y joga! (alô, @Leho.)

O holandês foi nosso artilheiro (12 gols) e melhor garçom (10 assistências), além de ser um de cinco a terminar com nota superior a 7.

Pellegri decepcionou e parece que é proibido marcar gol depois de uma temporada artilheira. Depois de Rovaglia chegar a ser eleito Chuteira de Ouro da Europa (!!!) e sumir na temporada passada, agora foi a vez de Pellegri. Longe de ter marcado a quantidade de gols que Rovaglia marcou na temporada retrasada, Pellegri foi nosso artilheiro na temporada passada, mas nessa decepcionou demais, embora tenha retomado um pouco da veia artilheira na reta final, terminando como nosso vice-artilheiro. 10 gols, porém, é um número muito baixo pra ele.

Outro destaque é Montoya. Mesmo com 19 pra 20 anos, mostrou estar pronto (apesar do alto número de gols sofridos) e não fez eu me arrepender de fazer dinheiro com Svilar. O fato dele, um goleiro, ter conseguido terminar a temporada com média superior a 7 exemplifica bem isso.

Cocchini foi muito bem na zaga, mostrando ter sido mesmo uma pechincha. Novamente: apesar do alto número de gols sofridos, tenho três excelentes nomes na zaga: ele, Aguilera e Fäh. Jogando com dois zagueiros, é aquela dor de cabeça boa.

Nas laterais, Viña só não foi titular absoluto por lesões, enquanto Zagari se mostrou uma aposta mais do que pronta pra assumir a titularidade na direita. E ainda tem uma boa curva de evolução. Acabou minha dor de cabeça nas laterais.

Para a próxima temporada, não devo mexer muito. Sem uma quantidade exorbitante de dinheiro, devo ir ao mercado apenas atrás de um meio-campista. De resto, tentarei fazer uns trocados com uns 2-3 nomes (e mais outros que estavam emprestados) e irei compor o elenco com um ou outro nome da base. Dos jogadores emprestados, já renovei por mais um ano com todos, exceção a Ampadu, que dará espaço para um garoto da base.

E QUE VENHA A EUROPA! (e uma temporada de regularidade, pelo amor!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/02/2021 em 01:16, Bigode. disse:

Mile Svilar chegou para ser titular em uma das negociações mais estranhas que já presenciei. Tinha o passe avaliado em €18 milhões e estava listado por €10 milhões. Com pouco dinheiro, decidi tentar o empréstimo, fixando esse valor para o futuro. O Benfica, se me lembro bem, queria ativar a cláusula que permitia chamar o jogador de volta e, portanto, negociamos mais de uma vez. Na última delas, a proposta dos portugueses foi... vendê-lo A ZERO EUROS pra mim. Na hora, achei que fosse só um bug do FM e na verdade fosse empréstimo. Aceitei, segui e... era em definitivo. Bom... não sou bobo, né? Confirmei.

Ele tinha mais de um ano de contrato?

Em todo caso, por não ter sido no fim da janela tem toda cara de ser bug. No dia do fechamento você vê algumas negociações mais estranhas mas não tanto assim.

 

Uma coisa que nunca mudam é que até deveriam haver propostas assim em alguns casos mas com o clube pedindo percentual futuro ao invés de simplesmente não emprestar um jogador listado pra transferência e no último ano de contrato. E nesse caso é problema da IA porque eles também não aceitam quando você oferece por $0 + qualquer %, às vezes recusam até por $0 mas esperam 6 meses pra propor contrato...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Douglas. disse:

Ele tinha mais de um ano de contrato?

Em todo caso, por não ter sido no fim da janela tem toda cara de ser bug. No dia do fechamento você vê algumas negociações mais estranhas mas não tanto assim.

 

Uma coisa que nunca mudam é que até deveriam haver propostas assim em alguns casos mas com o clube pedindo percentual futuro ao invés de simplesmente não emprestar um jogador listado pra transferência e no último ano de contrato. E nesse caso é problema da IA porque eles também não aceitam quando você oferece por $0 + qualquer %, às vezes recusam até por $0 mas esperam 6 meses pra propor contrato...

Cara, eu não tenho certeza. Acho que ele tava sim entrando no último ano de contrato (e tava listado por não querer renovar), mas não tenho como te afirmar com 100% de certeza porque realmente não lembro. Pode ser que ele estivesse listado por questão técnica mesmo. Fico devendo essa. Mas tem toda a cara de bug mesmo, como você disse.

Sobre esse segundo parágrafo: concordo e até conto uma situação nessa linha que aconteceu agora pra próxima temporada (após esse meu último post acima): já estou de olho no Ki-Jana Hoever, do Wolves, faz tempo. Agora, na janela de início de temporada, listaram ele pra transferência, por um valor abaixo do que vale. Fui ver e é justamente por ser o último ano de contrato e ele ter rejeitado a renovação. Por mais que eu tenha o dinheiro pra gastar, não queria desembolsar €16 milhões se daqui 6 meses poderia tentar sua contratação de graça. O que eu fiz? Tentei pegar por empréstimo com opção de compra naquele valor. E adivinha: aceitaram.

Pra mim, não faz muito sentido. Ok, foi fixado um valor (opcional, não obrigatório, vale ressaltar), mas a verdade é que se ele seguir rejeitando renovar, eu não só teria ele no meu time durante toda a temporada como, no meio dela, poderia assinar com ele de graça. Tipo... zero sentido eles aceitarem esse empréstimo. No fim, não consegui contratar porque depois da minha proposta, outros clubes fizeram proposta para contratar em definitivo, o Wolves aceitou e ele acabou preferindo um desses clubes. Mas imagina se nenhum clube tivesse feito proposta pra ele e o Wolves tivesse aceito só a minha proposta de empréstimo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • adri26
      Por adri26
      Ola familia do FM, preciso da vossa ajuda. Jogo Fm des 2005 jogei todos Fm ate o dia de hoje. 
      O Problema é que neste Fm ainda não consegi acabar uma liga tou sem aquele bichinho ou motivação para jogar.  Já fiz desafios a mim mesmo. Nada feito.
      Se alguém tiver umas dicas ou poder ajudar agradeço
      abraço galera 
      Adriano
    • Bigode.
      Por Bigode.
      Apertando as teclas Crtl + F, digite o número da versão (ex.: 18) para ver todo material construído para a versão desejada. A maior parte dos guias presentes aqui servirá também para as versões mais novas do FM.
      ***
      Conteúdos da FManager TV estão neste post.
      ***
      Guias (em ordem alfabética) do Centro Tático:
      A arte do contra-ataque [FM 2016] A arte de Mourinho: retrancando o seu time [FM 2018] Atributos de Jogador por "Guide to Football Manager.com em PT-BR [FM 2015] Botando os pingos no IS: Ações com Bola [FM 2015] Botando os pingos no IS: Passe [FM 2015] Como jogar FM: Um guia de 12 passos [FM 2014] Como montar um esquema de Gegenpressing no FM [FM 2016] Como utilizar os gritos à beira do gramado [FM 2015] Como usar o estádio a seu favor [FM 2015] Criando uma tática em poucos minutos [FM 2017] Dicas básicas: de um novato para um novato [FM 2015] Entendendo e analisando a atuação do seu time no FM [FM 2018] Estilos de Jogo: a importância dos atributos [FM 2017] Enganche: uma ligação rápida para um ataque devastador [FM 2021] Extremo Invertido: uma breve análise [FM 2021] Football Manager: a evolução tática do jogo [FM 2018] Guia: Jogadas de Bola Parada [FM 2015] Guia Tático do FM 2015: Como criar uma tática? [FM 2015] Guia Teórico e Prático sobre o Football Manager [FM 2014] Guia de um perfeccionista para encontrar o estilo perfeito de jogo [FM 2021] Lidando com cartões vermelhos [FM 2017] O guia de instruções à equipe e instruções ao jogador no FM [FM 2018] O manual das instruções ao adversário [FM 2018] O que faz um goleador - Parte 1 [FM 2016] O "Princípio 323": Como distribuir tarefas por um time [FM 2016] O time da virada! 5 dicas para reverter um placar adverso [FM 2018] O guia rápido dos laterais no FM [FM 2021] O guia rápido dos pontas no FM [FM 2021] O guia rápido dos volantes no FM [FM 2021] O guia rápido dos meias ofensivos no FM [FM 2021] Pressionando de 3 maneiras diferentes [FM 2017] Princípios básicos de sistemas defensivos: um guia tático não oficial [FM 2021] Tactical Central & Insight: The New Era [FM 2016] Templates táticos não devem ser usados como táticas prontas [FM 2021] Transformando rotinas de escanteios ofensivos em gols no FM [FM 2021] Uma pré-temporada básica [FM 2016] Uma tática sem tática e muitos gritos à beira do gramado [FM 2021] Usando as cobranças laterais ao seu favor no FM [FM 2018] Um guia de design tático, gestão e construção de elencos no FM [FM 2021] Uma abordagem sobre o 4-4-2 diamante [FM 2021] Aos moderadores da área, pedimos que mantenham o tópico atualizado. Aos membros, pedimos que reportem materiais que podem ser adicionados ao índice geral em virtude de sua relevância para que possamos avaliar a situação.
      Obrigado.
    • Galford Strife
      Por Galford Strife
      Mals a falta de tradução, mas por enquanto estou sem tempo, caso alguém possa traduzir pra galera que não fala inglês.
      Mas em resumo, não vai ser um game diferente. O FM terá as duas modalidades e o treinador poderá transitar entre as duas em um save. Achei ótimo e mais realista.
    • Leho.
      Por Leho.
      📆 Hoje, 11/07
      ⏰ 16h (Brasília)
      📺 SporTV e Globo
      🗣️ Árbitro Bjorn Kuipers, 🇳🇱
      🏟️ Wembley Stadium
       
       
      Escalações logo mais.
    • Leho.
      Por Leho.
      Promessa de ser um bom jogo. Realidade: jogo truncado no meio-de-campo com poucas chances de gol, hahahaha.
      Itália pra mim tem um LIGEIRO favoritismo, por aquilo que já mostrou nessa Euro e pela invencibilidade histórica que vem construindo até antes da competição. Bélgica tem (ótimas) peças que podem desequilibrar, e isso equipara as forças.
×
×
  • Criar Novo...