Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Clube Tático


Perissé

Posts Recomendados

5 horas atrás, Leho. disse:

Realmente @Banton, a função de CA nesse FM20 tá difícil de encaixar nos esquemas mesmo, sofro do mesmo mal.

Acho que no seu caso aí, o Avançado Completo seria o mais recomendado, já que ele me parece um misto de "Jogador Alvo + Avançado Recuado". Um cara que vai ajudar na construção, sem esfomear, mas que vai procurar estar presente pra concluir as jogadas também. Já testou ele assim? Mesmo que não tendo todos os atributos requeridos?

---

Aqui eu tô usando mais de acordo com as características/atributos dos meus atacantes mesmo, "infelizmente". O Ponta-de-Lança é chato e fominha? É, mas infelizmente é a maior oferta de jogadores que o jogo nos dá, e isso é triste. Maaaas, enfim, quando associado a um estilo de jogo que favorece (passe curto e ritmo alto), ele tem rendido até que bem. Outro que eu gostei foi o PL Fixo, que na verdade nada mais é do que um PL que não volta pra ajudar a marcar, hahahah.

 

2 horas atrás, leh_MA disse:

Sinto que vc tirou esse assunto das minhas mãos, pq eu estava prestes a levantar esse debate aqui.
Até pouco tempo atrás eu estava jogando o FM18 e lá eu não tinha problemas nenhum com meus CA, muito pelo contrário, marcavam gol demais, seja jogando com um CA só ou dois. Nos 2 últimos jogos (19 e 20), eu notei que eu não consigo mais fazer com que o CA renda o mesmo (importante dizer que eu só testei táticas com 1 CA nessas duas últimas versões).

A tática funciona bem, o time joga bem, os gols saem de todo lado (menos dele), mas como vc disse eu queria ver mais gols saindo dos pés do meu CA. Atualmente eu estou jogando com um 4-1-2-3. Um AI de um lado e um Extremo do Outro. No meio de campo, um CJ que é o jogador mais defensivo e à sua frente um Mezalla e um MAA que são ótimas ameaças de infiltração do meio campo.

Por conta da formação eu não uso o CA como Ponta de Lança ou Ponta de Lança Fixo pq ele ficaria muito isolado (testei como PL em 1 jogo e ele quase nem pegou na bola).

Jogador Alvo não dá pelas mesmas razões suas, além de que novamente ele não teria apoio de ninguém próximo.

Eu vejo como as melhores opções pra minha tática: Avançado Recuado, Avançado Completo ou Avançado Trabalhador. Ele tem ótimos atributos, competente em todas esses papéis, mas não se sobressai. Sai da área, puxa os zagueiros o que ajuda na infiltração dos meias que marcam o gol e tudo mais. Mas ele não recebe um mísero passe pra finalizar a gol. Não tem uma chance clara dele. Meu mezalla que é o melhor jogador tecnicamente bota toda hora o Extremo na cara do gol, mas nenhum passe similar pro CA.

Eu só não uso o Avançado Completo porquê meu time não tem condições de ter um jogador assim. Mas estou gostando do PL Fixo e vou adaptar um Jogador Alvo nessa função pois minha tática utiliza muitos cruzamentos.

@leh_MA estou justamente jogando o FM 18. Eu tenho o 20 compartilhado mas nem jogo. Não consegui me adaptar a tantos detalhes. Quais funções você utilizava no seu CA?

Sua tática se parece muito com a minha mas ao invés de um MAA, eu utilizo um MC (Ap) e utilizo dois AI (At) no ataque.

Essa questão do isolamento é complicada mesmo. O Avançado Recuado até então era a minha função e estava gostando da sua contribuição no jogo. Mas o PL Fixo tem me surpreendido. Vou dar meu feedback sobre essa função:

Fiz 3 jogos com a função PLF, os dois centroavantes fizeram 3 gols e 4 assistências nesse período. A função cumpre exatamente o que eu espero de um atacante. O que estava me incomodando é ele ser fominha demais, algo que foi corrigido com a instrução individual "Fintar Menos". Pode ser um efeito placebo mas parece que agora ele tem mais visão periférica. É bem provável que o atributo "Trabalho em Equipe" alto tenha me ajudado e provavelmente seja importante tê-lo nessa função pois se for baixo... ai ele vira realmente um fominha.

O PLF precisa de uma estrutura para render. Uma equipe que tenha ele como a principal arma de gols. Essa função me parece mal traduzida. Poderiam colocar algo como "Atacante Finalizador" ou "Matador", algo do tipo. O "Fixo" não vem de estático e sim de um jogador que trabalha menos para ajudar a equipe na construção de jogadas. Ele faz o básico quanto a isso. Vi ele fazendo muitas tabelas dentro da grande área adversária. O foco dele é fazer gols, não tem jeito mas você vai ver ele se movimentando muito para achar um espaço onde possa finalizar.

O posicionamento dele sem a bola é diferente do Avançado Recuado. Ele fica "fixo" no meio dos dois zagueiros adversários esperando por um passe. Eu atualmente estou jogando com passes mistos, então estou vendo o meu time ficar tentando dar aquele passe que deixaria ele na cara do gol. Isso me incomodou pois eu gosto de ir construindo o meu ataque até todos estarem no campo adversário. Mas acredito que possa ser resolvido com as instruções "Passes Curtos" e "Levar a Bola até o Ataque".

O Avançado Recuado tem uma coisa que eu gosto, que é o "Segurar a Bola" mas acho que colocar a instrução "Fintar Menos" chega mais próximo a isso. Ou então, MP como "Jogar de costas para a defesa" ou "Prefere passar a bola do que finalizar".

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Banton disse:

 

Eu só não uso o Avançado Completo porquê meu time não tem condições de ter um jogador assim. Mas estou gostando do PL Fixo e vou adaptar um Jogador Alvo nessa função pois minha tática utiliza muitos cruzamentos.

@leh_MA estou justamente jogando o FM 18. Eu tenho o 20 compartilhado mas nem jogo. Não consegui me adaptar a tantos detalhes. Quais funções você utilizava no seu CA?

Sua tática se parece muito com a minha mas ao invés de um MAA, eu utilizo um MC (Ap) e utilizo dois AI (At) no ataque.

Essa questão do isolamento é complicada mesmo. O Avançado Recuado até então era a minha função e estava gostando da sua contribuição no jogo. Mas o PL Fixo tem me surpreendido. Vou dar meu feedback sobre essa função:

Fiz 3 jogos com a função PLF, os dois centroavantes fizeram 3 gols e 4 assistências nesse período. A função cumpre exatamente o que eu espero de um atacante. O que estava me incomodando é ele ser fominha demais, algo que foi corrigido com a instrução individual "Fintar Menos". Pode ser um efeito placebo mas parece que agora ele tem mais visão periférica. É bem provável que o atributo "Trabalho em Equipe" alto tenha me ajudado e provavelmente seja importante tê-lo nessa função pois se for baixo... ai ele vira realmente um fominha.

O PLF precisa de uma estrutura para render. Uma equipe que tenha ele como a principal arma de gols. Essa função me parece mal traduzida. Poderiam colocar algo como "Atacante Finalizador" ou "Matador", algo do tipo. O "Fixo" não vem de estático e sim de um jogador que trabalha menos para ajudar a equipe na construção de jogadas. Ele faz o básico quanto a isso. Vi ele fazendo muitas tabelas dentro da grande área adversária. O foco dele é fazer gols, não tem jeito mas você vai ver ele se movimentando muito para achar um espaço onde possa finalizar.

O posicionamento dele sem a bola é diferente do Avançado Recuado. Ele fica "fixo" no meio dos dois zagueiros adversários esperando por um passe. Eu atualmente estou jogando com passes mistos, então estou vendo o meu time ficar tentando dar aquele passe que deixaria ele na cara do gol. Isso me incomodou pois eu gosto de ir construindo o meu ataque até todos estarem no campo adversário. Mas acredito que possa ser resolvido com as instruções "Passes Curtos" e "Levar a Bola até o Ataque".

O Avançado Recuado tem uma coisa que eu gosto, que é o "Segurar a Bola" mas acho que colocar a instrução "Fintar Menos" chega mais próximo a isso. Ou então, MP como "Jogar de costas para a defesa" ou "Prefere passar a bola do que finalizar".

 

Bem, no save que eu fiz no 18 com essa tática de 1 atacante, o meu CA titular não rendia bem, quem deu resultado foi o reserva, como ele não tinha bons atributos técnicos mas tinha bons atributos físicos e alguns bons atributos mentais como determinação, índice de trabalho e agressividade eu testei ele no seu melhor papel que era Avançado Trabalhador. E ele foi um goleador.

Agora o que é muito curioso é que quase todos os gols desse meu CA vinham do meu Extremo que tbm era reserva (eu tava alternando uma equipe titular e outra reserva nos jogos). Sempre do mesmo jeito, o extremo cruzando pro meu CA, as vezes da linha de fundo, as vezes quase um lançamento do meio campo. Teve partida que ele fez uns 3 ou 4 gols e todos foram com ass do Extremo praticamente idênticas. Eu não sabia como usar meu CA "titular", testei como avançado completo, recuado, coloquei ele pra jogar com esse Extremo reserva e nada, botei no mesmo papel do outro como Avançado Trabalhador (mesmo sem ele ter tanta afinidade) mas não deu pra ele. Inclusive quando eu testei meu CA goleador com meu extremo titular o desempenho tbm não foi o mesmo.

Enfim, eu contei essa novela toda pq eu não sei se esse meu exemplo é tão relevante. Tinha hora que eu achava muito apelão, que era bug do jogo, os números dos dois eram bizarros, era uma química muito estranha entre eles hehehehe.

Meu outro save no fm 18 eu usei um 4-4-2, esse sim foi maravilhoso em termos de rendimento dos atacantes. Meu Ponta de Lança fez uns 46 gols em 45 jogos, o outro CA (que eu usava como Jogador Alvo ou Avançado Recuado) fez quase 30. Mas aí já é diferente pq era uma tática com 2 CAs né.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Banton Em relação ao Ponta de Lança Fixo eu tbm concordo, esse nome não ajuda muito. Em inglês é Poacher, que seria como vc disse algo próximo de Finalizador, Matador ou Oportunista (eu acho que já teve um FM onde era esse nome).

Eu vou tentar dar mais uma chance pro papel do Avançado Completo da minha tática atual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, leh_MA disse:

@Banton Em relação ao Ponta de Lança Fixo eu tbm concordo, esse nome não ajuda muito. Em inglês é Poacher, que seria como vc disse algo próximo de Finalizador, Matador ou Oportunista (eu acho que já teve um FM onde era esse nome).

Eu vou tentar dar mais uma chance pro papel do Avançado Completo da minha tática atual.

Se não der jeito, o negócio vai ter que ser utilizar um Falso 9 no ataque mesmo. Já usei o Atacante Completo mas nem lembro como ele atua pois já faz tempo em que consegui ter um jogador desse calibre. O cara tem que ser de fato completo. É como a função Camisa 10 e Organizador Móvel. Não é qualquer um que pode cumprir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
19 minutes ago, Leonardo Castello said:

Nesse FM 20 alguém já conseguiu manter o mesmo estilo de jogo por mais de 1 temporada? 

"Estilo" de jogo, sim... toques curtos com ritmo normal, objetivando o controle da posse para aproveitar falhas do adversário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Leho. disse:

"Estilo" de jogo, sim... toques curtos com ritmo normal, objetivando o controle da posse para aproveitar falhas do adversário.

Aqui ta complicado. Meu time voa durante uma temporada mas na próxima decai terrivelmente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/06/2020 em 19:43, leh_MA disse:

(...)

desses gols que o teu avante único fez, ele costumava arrematar de primeira, ou recebia ela, dominava, driblava?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
11 hours ago, Leonardo Castello said:

Aqui tá complicado. Meu time voa durante uma temporada mas na próxima decai terrivelmente. 

Mas você atrela essa queda de rendimento única e exclusivamente ao estilo de jogo proposto? Será que não tem mais coisa influenciando aí não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Leho. disse:

Mas você atrela essa queda de rendimento única e exclusivamente ao estilo de jogo proposto? Será que não tem mais coisa influenciando aí não?

Difícil explicar. Eu não mudei meu estilo, mas alterei algumas funções individuais e algumas gerais e o time voltou a jogar. 

Obs: Desde a temporada anterior que terminei em 4° na La Liga tô usando o método que vc postou de superioridade numérica pra bloquear o adversário, gostei bastante, tenho meu próprio estilo de jogo, mas tbm tenho uma forma de "caunterar" meu oponente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
1 hour ago, Leonardo Castello said:

Difícil explicar. Eu não mudei meu estilo, mas alterei algumas funções individuais e algumas gerais e o time voltou a jogar. 

Obs: Desde a temporada anterior que terminei em 4° na La Liga tô usando o método que vc postou de superioridade numérica pra bloquear o adversário, gostei bastante, tenho meu próprio estilo de jogo, mas tbm tenho uma forma de "caunterar" meu oponente.

Bom, se você alterou funções individuais e gerais, realmente o estilo de jogo era o que menos estava te atrapalhando, hahahaha... Eu costumo fazer isso na troca de temporada, até por ter que reformular o elenco: mexo sempre nas instruções, tanto individuais quanto gerais. Acho que ali é uma forma mais branda de você alterar suas estratégias do time a um novo ano de competições sem necessariamente ter que mexer bruscamente no estilo de jogo.

Até porque eu tenho pra mim que ESTILO DE JOGO é algo meio pessoal e de gosto de cada manager; se o cara tá alterando mt seu estilo a cada nova temporada, das duas uma: ou ele tá perdidaço, ou ele tá querendo experimentar coisas novas hahahaha!

---

Quanto à superioridade numérica, ela quase sempre funciona nessa questão defensiva hahaha. É 'tiro-e-queda'. Só toma cuidado com times que gostam (e possuem qualidade pra tal) de inverter o jogo, ou que usam passes longos e ritmo mais rápido: isso pode quebrar completamente sua estratégia de se defender com superioridade no setor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual é o valor que vocês acreditam ser o ideal para um jogador brilhar? 15 em todos os atributos importantes para função? Ou 15 em atributos técnicos e o resto pode ser mais baixo?

Eu pensava que 13 dava uma disparidade entre os demais, mas eu estou na segunda divisão da França e não vejo isso acontecer. O meu antigo centroavante tem 16 de Cabeceio e o resto é tudo 11-13, ele conseguia marcar regularmente enquanto meu novo centroavante já não consegue.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Banton disse:

Qual é o valor que vocês acreditam ser o ideal para um jogador brilhar? 15 em todos os atributos importantes para função? Ou 15 em atributos técnicos e o resto pode ser mais baixo?

Eu pensava que 13 dava uma disparidade entre os demais, mas eu estou na segunda divisão da França e não vejo isso acontecer. O meu antigo centroavante tem 16 de Cabeceio e o resto é tudo 11-13, ele conseguia marcar regularmente enquanto meu novo centroavante já não consegue.

É bem relativo isso, eu contrataria tranquilamente um ponta rápido e com finta 14 ou passe 12/13, e todos esses atributos são importantes pra função. Eu prefiro limitar em 13 e as vezes sou bonzinho e limito a 12 os atributos mais importantes pra função

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até que ponto acreditar nesse caralh% de relatório? Resolvi dar muita atenção aos atributos ocultos grandes jogos, consistência e propensão à lesão. Evito ao máximo contratar algum jogador q seja negativo referente a isso, mas to começando a achar q to perdendo meu tempo. Meu olheiro de confiança terminou 100% um relatório de um jogador q tinha bastante consistente e desfruta de grandes jogos, quando o jogador chegou no clube essas observações sumiram do relatório, embora os preparadores fossem de confiança na avaliação, tirando 1 preparador q tem o mesmo nível dos outros e falou q o jogador desfruta de grandes jogos. O que vcs acham?

Edit: O jogador em questão era um goleiro, notei q esses 2 atributos ocultos só são observados no relatório pelos preparadores de goleiro. 

Editado por Leonardo Castello
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
15 hours ago, Banton said:

Qual é o valor que vocês acreditam ser o ideal para um jogador brilhar? 15 em todos os atributos importantes para função? Ou 15 em atributos técnicos e o resto pode ser mais baixo? [...]

Como bem disse o Léo Castello ali, eu acho que é relativo. Depende do nível do teu elenco, da liga, da função que o jogador vai exercer em campo, enfim... mas eu te diria que ter 15 em todos os atributos importantes é algo bem difícil de se encontrar, e um jogador assim fatalmente vai acabar jogando bem, só não sei se a ponto de brilhar.

Eu gosto MUITO de jogadores com bons atributos psicológicos, talvez até mais do que os atributos técnicos e físicos. Principalmente no setor de meio-campo. Por isso acabo relativizando quando estou à procura de jogador pra esse setor.

Um bom número pra se tirar como base acho que seria o 12, mas isso falando de ligas/divisões médias pra cima.

 

11 hours ago, Leonardo Castello said:

Até que ponto acreditar nesse caralh% de relatório? Resolvi dar muita atenção aos atributos ocultos grandes jogos, consistência e propensão à lesão. Evito ao máximo contratar algum jogador q seja negativo referente a isso, mas to começando a achar q to perdendo meu tempo. Meu olheiro de confiança terminou 100% um relatório de um jogador q tinha bastante consistente e desfruta de grandes jogos, quando o jogador chegou no clube essas observações sumiram do relatório, embora os preparadores fossem de confiança na avaliação, tirando 1 preparador q tem o mesmo nível dos outros e falou q o jogador desfruta de grandes jogos. O que vcs acham?

Edit: O jogador em questão era um goleiro, notei q esses 2 atributos ocultos só são observados no relatório pelos preparadores de goleiro. 

Porra, será que esses atributos ocultos podem ser gerados aleatoriamente assim? Porque se for, aí fodeu mesmo e os relatórios perdem um pouco da sua importância pra nós... já viu isso acontecer, @Henrique M.?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
Just now, Leho. said:

Porra, será que esses atributos ocultos podem ser gerados aleatoriamente assim? Porque se for, aí fodeu mesmo e os relatórios perdem um pouco da sua importância pra nós... já viu isso acontecer, @Henrique M.?

Não, não são. E o staff também precisa de um tempinho para conhecer o jogador e tal. Os olheiros observaram, viram direitinho, então, a opinião vai ser mais embasada. Provavelmente, o resto do staff vai passar a ver isso com o tempo também.

Recomendo que você baixe uma skin que mostre atributos ocultos e tire sua dúvida, @Leonardo Castello.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
2 minutes ago, Henrique M. said:

Não, não são. E o staff também precisa de um tempinho para conhecer o jogador e tal. Os olheiros observaram, viram direitinho, então, a opinião vai ser mais embasada. Provavelmente, o resto do staff vai passar a ver isso com o tempo também.

Recomendo que você baixe uma skin que mostre atributos ocultos e tire sua dúvida, @Leonardo Castello.

Obrigado pelo esclarecimento, amigo. 😉

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não consegui achar uma skin que mostre os atributos ocultos. 

Postei um tópico lá no fórum da SI sobre isso, inclusive falei dos testes que fiz no editor com níveis diferentes desses atributos ocultos que apareciam em uns jogadores e não em outros, msm aumentando CA e CP dos jogadores

Edit:

@Henrique M. @Leho.

Hunter da SI me respondeu isso:

but the reason I asked about his age is because I think that you may not have known that his Important Matches attribute is low because of his age. It shows up after a certain age, which I think is after 21, so that's why at 22 yo, you're now seeing it

Ele ainda me passou esse tópico que acho tbm que pode ser esclarecedor pra vcs.

https://community.sigames.com/topic/410813-some-research-on-hidden-ratings-quantifying-the-scouting-report/

 

Editado por Leonardo Castello
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
18 minutes ago, Leonardo Castello said:

Não consegui achar uma skin que mostre os atributos ocultos. 

Postei um tópico lá no fórum da SI sobre isso, inclusive falei dos testes que fiz no editor com níveis diferentes desses atributos ocultos que apareciam em uns jogadores e não em outros, msm aumentando CA e CP dos jogadores

Edit:

@Henrique M. @Leho.

Hunter da SI me respondeu isso:

but the reason I asked about his age is because I think that you may not have known that his Important Matches attribute is low because of his age. It shows up after a certain age, which I think is after 21, so that's why at 22 yo, you're now seeing it

Ele ainda me passou esse tópico que acho tbm que pode ser esclarecedor pra vcs.

https://community.sigames.com/topic/410813-some-research-on-hidden-ratings-quantifying-the-scouting-report/

 

Pô, mas meu LD argentino tem 23 anos... será que mais pra frente ele perderá esse negativo do jogos grandes? O ponta tem 21 somente, aí faria mais sentido esse comentário do hunter da SI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Leho. disse:

Pô, mas meu LD argentino tem 23 anos... será que mais pra frente ele perderá esse negativo do jogos grandes? O ponta tem 21 somente, aí faria mais sentido esse comentário do hunter da SI.

Essa é a grande questão. Mas vejo menos problema em ter isso em um jogador do setor defensivo do q em um centroavante que decide partidas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
3 minutes ago, Leonardo Castello said:

Essa é a grande questão. Mas vejo menos problema em ter isso em um jogador do setor defensivo do q em um centroavante que decide partidas. 

É, isso é. Mas eu já vi esse meu LD tremendo na base em jogo importante da UCL que me custou caro, hahahahaha... enfim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/06/2020 em 21:23, felipevalle disse:

desses gols que o teu avante único fez, ele costumava arrematar de primeira, ou recebia ela, dominava, driblava?

Costumava finalizar de primeira, apenas um ou outro gol que ele dava mais de 1 toque na bola.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
53 minutes ago, Leho. said:

Pô, mas meu LD argentino tem 23 anos... será que mais pra frente ele perderá esse negativo do jogos grandes? O ponta tem 21 somente, aí faria mais sentido esse comentário do hunter da SI.

Não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Leho. disse:

Que filho-da-puta de newgen então, hahahahaha.

20200613-093039.jpg

Luz no fim do túnel. Vou insistir no meu centroavante 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Fala, pessoal!
      sou novo aqui e no FM. Nunca tinha jogado o jogo, aí vi que liberaram no Xbox pelo Game Pass e viciei! (até tentei passar para a versão normal, mas não rodou bem no meu PC). 
      Hoje estou jogando bastante (em quantidade rs), mas já vi (e confirmei lendo aqui) que o jogo pode ser bem frustrante, especialmente para os iniciantes como eu, que não entendem ainda o que estão fazendo no game. 
      Assim, eu queria uma ajuda com a parte tática. Nesse meu sabe específico, eu comecei no Campeonato de Portugal com a Estrela da Amadora, mas depois de uma curta passagem pelo QPR eu estou há algumas temporadas no Watford, da Inglaterra. 
      Peguei o time na Championship, consegui subir (não foi exatamente “fácil” pra mim, mas eles tinham acabado de cair e tinham um dos elencos mais fortes da divisão) e me estabilizei bem na PL. 
      Eu uso desde sempre um 4-2-3-1 com extremos, tiki-taka personalizado. Era a tática que já era da Estrela lá no começo, eu não mexi muito e fui usando. Já tentei outras, mas essa foi a que mais me serviu ao longo do tempo. 

      Meu time tem um desempenho sempre aceitável. Eu sempre estou ali brigando por uma vaga nas competições continentais, normalmente pego o Camp. Europeu ou o Camp. Europeu II. Teve uma que fui pra Champions.
      Como estou há tempos no clube, eu consegui montar um time bom. Tem vários jogadores muito interessantes, que volta e meia recebem propostas altas de clubes bem maiores e o elenco é equilibrado e com opções. 
      O problema? O time sempre se dava mal no confronto com os grandes ingleses (seja nas taças ou na liga) e perdia uns jogos bobos, que faziam o desempenho cair.
      Aí eu descobri o Rate My Tatic...fiz os ajustes para a tática ficar 5 estrelas (que envolviam alguns ajustes de funções e principalmente remover várias instruções que eu nem sabia que estavam e conflitos. Fiz uma ou outra contratação para fechar.
      E deu bem certo. O time melhorou, diminuiu muito os pontos perdidos em jogos fáceis, fez bons jogos com os grandes, cheguei a sonhar com o título... mas ficou em segundo lugar, a 4 pts do campeão (Chelsea). E ainda perdeu a final da FA Cup pro Arsenal. Foi positivo, mas frustrante demais. 
      Eu sinto que falta só um “ajuste fino” pro time ir mais longe, levantar canecos. Que modificações vocês sugerem? 
      (Não estou conseguindo subir imagem, mas a tática é assim):
      4-2-3-1 com extremos 
      2 Defesas laterais com função de apoio
      2 defesas centrais função defender
      2 Médios centros com função de apoio
      1 médio ofensivo com função apoio
      2 extremos invertidos com função apoio 
      1 atacante completo com função atacar 

      as instruções de equipe 
      com posse:
      passar para espaço 
      jogar a partir da defesa 
      levar bola até a área 
      ritmo muito mais alto (estou pensando em tirar, meu time termina morto todas as partidas e tem quedas de desempenho ao longo da temporada) 
      em transição (não tinha no Rate):
      Pressionar
      contra atacar
      Sem posse
      linhas normais 
      Marcação apertada
      pressao muito mais urgente (o Rate mandou tirar e acho que vou fazer pra próxima temporada porque acho que está tirando meus zagueiros da posição e permitindo infiltrações demais). 
       
      O que vocês acham? Ajudem o novato, pfvr! Abraços!
    • schacoffee
      Por schacoffee
      Boa noite, pessoal, tranquilidade?
      Há um tempo eu venho acompanhando no yt o canal "Táticas de Futebol", assistindo a carreira que fizeram por lá e pegando inspiração das táticas da vida real que replicam no FIFA, só por curiosidade mesmo, afinal nem jogo FIFA. Esse ano iniciaram uma carreira fictícia com o Fábio Carille treinando o 1860 Munich, que está bem legal diga-se, e estou curtindo.
      Eu estou um pouco inspirado e inclinado a fazer algo parecido, jogando defensivamente, e obviamente com outra história e outro clube, só que como um adepto do futebol a la Cruyff e holandeses e de tudo que dali saiu, sempre preferi usar sistemas ofensivos e que valorizassem posse, intensidade, pressão etc, no FM. Andei vendo uns jogos de times defensivos ou que fossem menos ousados no ataque para tentar tirar uma inspiração (entra na conta Mourinho e Simeone, logicamente), porém ainda está difícil de imaginar como quero que meu time jogue. É uma linguagem diferente da que eu venho me acostumando.
      Eis que venho pedir umas dicas de vocês. Modelos de táticas do FM que posso buscar e tirar como base, materiais para eu estudar, vídeos legais para assistir sobre FM, blogs, etc, o que puderem me dispor eu agradeceria.
      Se você que está lendo curte futebol mais cauteloso, diga como que arma seu time e monta sua tática para ajudar o mano aqui.
      *** Eu não gosto de usar tática pronta, geralmente crio a tática personalizada, do zero. Vídeos de tática seriam para me ajudar na tomada de decisão, não download. ***
    • Mtvianna
      Por Mtvianna
      Primeiramente, já de ante mão queria pedir desculpas pelo formato do post, embora seja um membro velho, sempre fui mais de ler do que escrever, então não aprendi muito bem como fazer o upload das imagens hehehe Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tenho tido com uma tática que desenvolvi desde o FM20
      Sempre parti pras táticas nacionais demais e nunca variava, ou seja, sempre usei um 4-2-3-1 com extremos. Como colorado, fiquei extremamente feliz quando Coudet foi ventilado como possível treinador em 2020, então comecei a olhar com mais carinho pra formações com mais meias e centroavantes, sem extremos. Então desenvolvi minha própria tática sem procurar em nenhum fórum. E por incrível que pareça desde o FM20 ela vem dando muito certo. Gostaria de compartilhar ela com vocês para ver o que vocês acham e até tentar aprimorar ela.
      Posições
      Com posse
      Transição
      Sem posse
      Não sei muito bem como dizer isso, mas eu uso um esquema baseado na posse misturado com o Gegenpress, passes curtos focados no meio e ritmo mais elevado. Com a utilização de 3 meias centrais, sendo o central um construtor de jogo recuado e dois mezzalas (dependendo da características do elenco também pode ser um area a area, como o Patrick), também dou preferência por laterais com características de apoiar. O meia ofensivo quase sempre é como meia ofensivo atacar ou atacante sombra. Já os dois atacantes do time normalmente são um ponta de lança e um atacante recuado (ou dois pontas de lanças). Os três jogadores de frente tem instruções individuais para marcar apertado, rematar mais e correr mais riscos. Claro que dentro jogo acabo fazendo algumas variações, como explorar mais um lado diferente do campo, recuar um pouco as linhas caso eu esteja tomando mais bolas nas costas dos zagueiros, ou então diminuir o ritmo, rematar sempre que puder ou algo assim, dependendo das circunstâncias do jogo.
      Resultados
      Títulos
      Aqui algumas estatísticas dos meus principais atacantes. Além disso, meus laterais costumam dar várias assistências. Heitor teve 15 na temporada.
      Yuri Alberto
      Galhardo
      Abel Hernandez
      Confesso que sofro um pouco defensivamente pela minha defesa ficar tão exposta, mas compenso com muitos gols, principalmente dos atacantes. Não é uma formação muito equilibrada, mas tenho conseguido resultados, inclusive na Europa. Uma das coisas que talvez contribuam muito para ela funcionar bem é ter uma comissão técnica muito boa e focar muito em jovens jogadores, para treiná-los e fazer a adaptação deles desde a base. Gosto muito de fazer o save comprando só jovens jogadores para revender no futuro (quando possível) hahaha
      O que vocês acham? Alguma dica para que eu possa aprimorar mais? Esses prints são do primeiro save que fiz no FM21, no meu save atual joguei 3 temporadas com o juventude, saindo da Série C e chegando até a Libertadores. Depois assumi o River e ganhei o argentino e a libertadores. No meu atual time ainda não tenho resultados porque não começou a temporada, mas assim que encaminhar os primeiros meses com o Racing na segunda Argentina posto mais resultados dela.
       
       
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Os lances acima ocorreram no jogo entre Ipswich e Burton pelo equivalente à terceira divisão inglesa. O atleta é o mesmo, e ele é um zagueiro de 19 anos que está emprestado pelo Arsenal.
      Eu lancei uma pergunta num grupo de WhatsApp e gostei das respostas e achei bacana trazer o debate para cá. Lá eu fiz apenas uma pergunta, com viés mais do lado do treinador. Aqui, vou fazer mais perguntas, para que possamos iniciar um debate e realmente possamos pensar um pouquinho sobre aquilo que nos agrada, seja em termos de estilo de jogo, seja em termos do que os atletas em campo e debater futebol com um pouco mais de qualidade e nos forçar a ir além do simples. Isto posto, vamos as perguntas:
      1) Se você fosse o treinador, como vocês lidariam com esse tipo de comportamento do zagueiro durante o jogo? (Aqui o objetivo é vocês pensarem no que acreditam como que o futebol do seu time deve ser jogado, analisar mais friamente a situação, se é um comportamento que vocês gostam ou não num atleta dessa posição, por exemplo)
      2) Como torcedor, quão confortável você se sentiria ao ver seu zagueiro fazendo isso durante um jogo? (Aqui é para você botar seu coração de torcedor na linha, talvez avaliar as opções que seu time tenha para a zaga, se eles inspiram confiança jogando com os pés e qualquer coisinha mais).
      3) Se você fosse o treinador, que aspectos avaliaria para decidir se esse é um comportamento útil ou não para seu time? (O atleta é titular do seu time, já são 11 jogos com uma média de 86 minutos jogados. Ou seja, aqui é para excluir o que você pensa sobre o comportamento e se colocar no lugar do treinador do Ipswich e pensar o que você utilizaria para decidir se o comportamento é útil).
×
×
  • Criar Novo...