Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Clube Tático


Perissé

Posts Recomendados

3 horas atrás, Leho. disse:

Belo teste, @Leonardo Castello! Seria interessante agora pegar uma amostragem maior, dentro de uma temporada inteira por exemplo.

Você falou dos zagueiros cobrindo as subidas dos laterais (alas): funcionou bem mesmo? Porque eu sinto uma dificuldade enorme em me defender quando meus laterais acabam subindo no terreno, meu volante quase sempre tem que sair e o buraco pro adversário explorar se abre na entrada da área.

No mais, seu pensamento na montagem das estratégias foi bem coerente, resta saber se dá pra jogar assim (sem pontas) contra a IA, que adora uma formação com pontas espetados.

Então, mudar a função dos zagueiros foi uma grande surpresa pra mim nesse FM, nunca fui de fazer isso. Em minha outra tática 4231 assimétrica q tenho um Médio Defensivo e um Cj no centro faço uso de bloqueio e cobertura para os zagueiros e vem dando certo. Como nessa tática só tenho um Médio Defensivo na frente dos zagueiros resolvi testar 2 cobrindo e funciona se vc quer evitar bolas longas nas costas. Caso não tenha Alas ofensivos é possível utilizar tbm um lateral defensivo junto de um zagueiro bloquear, essas combinações são bem interessantes pra um equilíbrio defensivo.

Você disse que seu volante quase sempre precisa sair pra apertar, tu tá usando qual função pra ele? O trinco costuma não fazer pressão, pode tentar utilizar ele 

Editado por Leonardo Castello
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
10 hours ago, Leonardo Castello said:

[...] Você disse que seu volante quase sempre precisa sair pra apertar, tu tá usando qual função pra ele? O trinco costuma não fazer pressão, pode tentar utilizar ele. 

Médio Defensivo (def) mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma Supertaça pra conta:

ySrxE0X.png

La Liga no momento: 

rz4qonC.png

 

Os 2 zagueiros cobrindo caindo como uma luva (melhor defesa por ora):

hgaK42h.png

Atualizações sobre o esquema que não mudam minha fluidez - Alas dando amplitude, Avançado Interior com a função de encurtar e ficar mais próximo do centroavante, a responsabilidade dele é ajudar na área. Extremo Invertido, fica aberto e tem mais responsabilidade de armação, ajudando com bolas enfiadas e cruzamentos (que é por característica da função). CJA, finta mais e organiza as jogadas no meio, é o maestro. MC, perfeito para o meu jogador que gosta de se movimentar, chutar de longe e dar passes da morte, antes estava como CJ mas essa função limitava muito ele, usando MC eu posso ter mais liberdade de setar instruções. CJ atrás, é bem autoexplicativo, ele vai iniciar os movimentos, tirar a bola da defesa.


Últimos resultados:

kr7tbtr.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
5 hours ago, Leonardo Castello said:

[...]

Os 2 zagueiros cobrindo caindo como uma luva (melhor defesa por ora):

hgaK42h.png

Atualizações sobre o esquema que não mudam minha fluidez - Alas dando amplitude, Avançado Interior com a função de encurtar e ficar mais próximo do centroavante, a responsabilidade dele é ajudar na área. Extremo Invertido, fica aberto e tem mais responsabilidade de armação, ajudando com bolas enfiadas e cruzamentos (que é por característica da função). CJA, finta mais e organiza as jogadas no meio, é o maestro. MC, perfeito para o meu jogador que gosta de se movimentar, chutar de longe e dar passes da morte, antes estava como CJ mas essa função limitava muito ele, usando MC eu posso ter mais liberdade de setar instruções. CJ atrás, é bem autoexplicativo, ele vai iniciar os movimentos, tirar a bola da defesa.

[...]

Caramba Léo, que campanha sensacional em La Liga até aqui — aliás, você podia relatar melhor pra nós esse save seu aí né, tá interessantíssimo hahaha tem até o tópico pra isso, que tal? rs rs —, o time tá voando.

Mas agora que eu vi que seu bloco ofensivo tá todo setado em "atacar", hahahah isso não espaça demais o time não, deixando o grupo lá da frente meio que isolado? Porque se for ver bem, você tem apenas 2 jogadores setados em "defender" (no caso é "cobrir"), 4 jogadores apoiando e 4 também no ataque haha. A intenção é essa mesmo, ser bastante ofensivo?

No mais, parabéns pelos resultados. 👏🏽👏🏽

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Leho. disse:

Caramba Léo, que campanha sensacional em La Liga até aqui — aliás, você podia relatar melhor pra nós esse save seu aí né, tá interessantíssimo hahaha tem até o tópico pra isso, que tal? rs rs —, o time tá voando.

Mas agora que eu vi que seu bloco ofensivo tá todo setado em "atacar", hahahah isso não espaça demais o time não, deixando o grupo lá da frente meio que isolado? Porque se for ver bem, você tem apenas 2 jogadores setados em "defender" (no caso é "cobrir"), 4 jogadores apoiando e 4 também no ataque haha. A intenção é essa mesmo, ser bastante ofensivo?

No mais, parabéns pelos resultados. 👏🏽👏🏽

É verdade, esqueci desse tópico, vou lançar as próximas atualizações lá, obrigado.

Agora sobre seu questionamento tático,  grande dúvida sua. Mas isso tem um motivo, o meu estilo de jogo que inclusive foi preparado desde a pré-season com treinamentos específicos é baseado em alta pressão e transições rápidas através de passes curtos. Você disse que o bloco da frente ficaria muito alto comparado ao grupo de trás, bem, essa é a intenção XD, eu quero abafar o adversário quando perco a bola e não dar chance de pensarem a jogada, obviamente não terei posse por mt tempo pq não é esse meu objetivo.

Você deve se perguntar pq eu não mesclei as funções de Ataque/Meio/Defesa com as tarefas, é pq não vi necessidade. Tenho 4 jogadores atrás que me ajudam a tirar essa bola da defesa e 4 pra afundarem a linha adversária forçando-os a recuarem ou sofrerem consequências com bolas nas costas. Meu Cj antes estava como defender mas eu sentia que ele tava muito recuado e podia ser mais participativo um pouco à frente.

Caso eu não consiga recuperar a bola nessa contra-pressão, tenho 2 zagueiros rápidos que vão me oferecer solidez defensiva, não é perfeito, já tomei gols de contra-ataque, porém são raros. Confesso que antes de ir dormir ontem eu tava pensando em alterar o Cja pra apoiar, mas farei isso com calma, até pq quero meus homens da frente bem agressivos. 

Tem apenas uma situação em que mudo a tarefa de um dos pontas, quando entra um lateral Defensivo, seja ele zagueiro improvisado ou lateral defensivo de origem, no lado dele em questão seto o ponta pra ficar mais aberto e apoiar, isso vai manter minha fluidez Flexível, se eu mantesse meu ponta em atacar o time ficaria Estruturado e não é isso que quero. 

Mt obrigado pelo feedback, tá sendo um save maravilhoso de se jogar. Uma das versões que mais aprendi taticamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
27 minutes ago, Leonardo Castello said:

[...]

Imaginei que fosse um sistema de alta pressão mesmo, hahahahah... mas achei bem ousado de sua parte, massa isso. E que bom que surtiu o efeito desejado também, né? Hahah, às vezes a gente bola uns esquemas na nossa cabeça, tenta passar isso pro jogo mas acaba não funcionando como a gente imaginou.

Eu também tô gostando dessa versão, aprendendo bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Zap! disse:

ADeNVN0.jpg

Não é só no FM que acontece isso não.

o problema não é nem esse, são as chances claras desperdiçadas, isso que realmente me irrita. Todos nós sabemos que chutes e posse de bola nem significa tanta coisa, mas chances criadas é foda, seu time cria mas os jogadores perdem cada gol feito 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Leonardo Castello disse:

o problema não é nem esse, são as chances claras desperdiçadas, isso que realmente me irrita. Todos nós sabemos que chutes e posse de bola nem significa tanta coisa, mas chances criadas é foda, seu time cria mas os jogadores perdem cada gol feito 

Eu te entendo cara. Passo por isso. Foi só pra dar uma descontraída. Não sei se as chances do City foram claras ou não porque não vi o jogo nem os melhores momentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tava pensando aqui... Faz diferença no desempenho de um jogador colocar pra treinar numa função e jogar em outra? Coloquei o Haaland pra treinar como Avançado Completo e ta jogando como Ponta-de-lança, faz diferença no desempenho dele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Lucas.Duarte disse:

Tava pensando aqui... Faz diferença no desempenho de um jogador colocar pra treinar numa função e jogar em outra? Coloquei o Haaland pra treinar como Avançado Completo e ta jogando como Ponta-de-lança, faz diferença no desempenho dele?

Por qual motivo tu ta treinando ele nessa função se não pretende jogar com ele nessa função? Ademais não tem pq o desempenho cair

Editado por Leonardo Castello
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Lucas.Duarte disse:

Tava pensando aqui... Faz diferença no desempenho de um jogador colocar pra treinar numa função e jogar em outra? Coloquei o Haaland pra treinar como Avançado Completo e ta jogando como Ponta-de-lança, faz diferença no desempenho dele?

Talvez o desempenho não caia, mas vai diminuir o aprendizado na função treinada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Leonardo Castello disse:

Por qual motivo tu ta treinando ele nessa função se não pretende jogar com ele nessa função? Ademais não tem pq o desempenho cair

já fiz isso pensando em dar uma nova posição natural para o jogador. E também porque o adjunto recomenda em ser adequado para o jogador treinar em tal posição. Daí seleciono alguma função dela. Geralmente a mais próxima possível do que ele estaria fazendo na tática. Dando um exemplo; às vezes um meia central treina como CJR e de volante também tem essa função, então o treino teria pouca diferença.

Imagino que isso vá agregar no repertório tático do jogador no médio e longo prazo, ainda que seja ineficaz para a necessidade atual da função na tática.

Então, digamos que eu tenha um lateral direito que não tenha posição natural de volante, e tenha recebido conselho para ser treinado nessa posição. Coloco-o para ser treinado, e em alguns meses já consiga se adaptar e obter essa posição, e depois o adjunto não dê mais nenhum conselho e eu retorne a treiná-lo de lateral direito. Será que isso não iria ajudar no desempenho agora como lateral direito ou mesmo o inverso, atuando como volante ganhe os benefícios que ser lateral possa lhe dar?

Digo isso tudo, porque vi uns artigos de FM15 ainda que comparava o rendimento de pontas que faziam mais gols quando eram naturais ou competentes de atacante lateral. Ou seja, dependendo do que for fazer em campo se tem uma posição abaixo ou acima pode ajudar, ainda que os atributos contem bastante, e a tática também, entre outros fatores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Thiago disse:

Talvez o desempenho não caia, mas vai diminuir o aprendizado na função treinada.

por assim dizer ele sofreria então uma penalização, ainda que quase imperceptível no seu desempenho, já que se para ou reduz no aprendizado é sinal de que o rendimento no jogo poderia ser melhor do que apresenta, ou no final das contas o que vale são os atributos para o que estiver orientado, e a moral do jogador? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 hours ago, Leonardo Castello said:

Por qual motivo tu ta treinando ele nessa função se não pretende jogar com ele nessa função? Ademais não tem pq o desempenho cair

O treino do avançado completo abrange muito mais atributos que o do ponta-de- lança, por exemplo. Apesar de na prática as funções serem um pouco diferente eu queria saber se essa maior "abrangência" no treinamento daria algum resultado negativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Lucas.Duarte disse:

O treino do avançado completo abrange muito mais atributos que o do ponta-de- lança, por exemplo. Apesar de na prática as funções serem um pouco diferente eu queria saber se essa maior "abrangência" no treinamento daria algum resultado negativo.

Você tem meio que um "número" pra ser distribuído entre os atributos à medida em que treina. Com o Avançado Completo, você distribui mais esses atributos, deixando o cara completo mesmo, mas com atributos "médios", ao invés de maximizar os atributos chave da função que você pretende utilizar o jogador.

Exemplo tosco: seu atacante tem finalização 14 e impulsão 8, com dois pontos de atributo a distribuir. Se você treina avançado completo, a finalização vai a 15 e impulsão 9. Se você treina ponta de lança (impulsão não é específico do treino), finalização vai a 16.

Claro que tem outras variáveis, como a própria função desempenhada no jogo, PPM e treino de atributos específicos, mas é por aí.

Dito isso, eu sempre treino Avançado Completo nos jogadores jovens, pra depois encaixar no treino de função específica (até 23/25 anos). Mesma coisa para alas, MCs e zagueiros, onde eu escolho a função mais completa entre todas na posição e depois encaixo na função da tática

Editado por Rafael Pires D.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Lucas.Duarte disse:

O treino do avançado completo abrange muito mais atributos que o do ponta-de- lança, por exemplo. Apesar de na prática as funções serem um pouco diferente eu queria saber se essa maior "abrangência" no treinamento daria algum resultado negativo.

Então você está preocupado com a evolução de mais atributos pro seu atacante. Bem, vi um cara no fórum da SI que postou um teste sobre os treinos individuais, e a conclusão dele foi que mais atributos treinados demoram mais pra evoluir, porém crescem de maneira uniforme, o foco direcionado em menos atributos faz com que os atributos específicos treinados evoluam bem mais rápido, todavia existe o risco de outros atributos não essenciais pra função diminuírem vertiginosamente. 

Eu particularmente nunca testei treinar o jogador na função que ele não vai exercer, não posso confirmar se vai evoluir se ele não jogar e se habituar a ela, mas vc pode testar tranquilamente, embora eu recomende que você deixe o treino como ponta de lança e coloque mais um treino de foco individual em algo que ele seja fraco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Eu não sou o melhor "manager" pra falar do tema aí, desconheço bastante do assunto maaaaas... o que eu noto aqui no meu save é que essa questão de evolução tende a estar mais ligada ao PA do atleta do que propriamente com o treino individual que ele é setado.

Um exemplo: tenho um jovem lateral esquerdo com 3.5 estrelas de PA, 20 anos, reserva imediato do setor, atributos bem equilibrados e com tempo de jogo razoável. Mesmo setando ele pra um treino específico de "lateral descomplicado" (que é onde eu vejo ele sendo mais forte e é justamente também a função que ele desempenha no time), outros atributos também estão sendo evoluídos, fora dos fundamentais pra esse treino. Ou seja: o PA é quem deve estar "falando mais alto" nesse caso do que a minha ordem em setá-lo no treino individual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Leho. disse:

Eu não sou o melhor "manager" pra falar do tema aí, desconheço bastante do assunto maaaaas... o que eu noto aqui no meu save é que essa questão de evolução tende a estar mais ligada ao PA do atleta do que propriamente com o treino individual que ele é setado.

Um exemplo: tenho um jovem lateral esquerdo com 3.5 estrelas de PA, 20 anos, reserva imediato do setor, atributos bem equilibrados e com tempo de jogo razoável. Mesmo setando ele pra um treino específico de "lateral descomplicado" (que é onde eu vejo ele sendo mais forte e é justamente também a função que ele desempenha no time), outros atributos também estão sendo evoluídos, fora dos fundamentais pra esse treino. Ou seja: o PA é quem deve estar "falando mais alto" nesse caso do que a minha ordem em setá-lo no treino individual.

Mas foi isso que falei, Léo. Esse treino individual de "posição/tarefa" é mais válido do que o foco adicional, a probabilidade dele desenvolver outros atributos msm q seja lentamente é mais alto do que apenas colocar o foco adicional que daria atenção a 2 ou 3 atributos

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha esse meu zagueiro da base, desde o início eu dou atenção ao treino individual de posição ao invés do foco adicional, ele evoluiu bem uniformemente 

ZaMrqOK.png

dLPbYbN.png

M6BVeX0.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
12 hours ago, Leonardo Castello said:

Mas foi isso que falei, Léo. Esse treino individual de "posição/tarefa" é mais válido do que o foco adicional, a probabilidade dele desenvolver outros atributos msm q seja lentamente é mais alto do que apenas colocar o foco adicional que daria atenção a 2 ou 3 atributos

Ah desculpe, é que eu não tinha entendido assim sua posição hahaha, então beleza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 7/15/2020 at 11:39 AM, Rafael Pires D. said:

Você tem meio que um "número" pra ser distribuído entre os atributos à medida em que treina. Com o Avançado Completo, você distribui mais esses atributos, deixando o cara completo mesmo, mas com atributos "médios", ao invés de maximizar os atributos chave da função que você pretende utilizar o jogador.

Exemplo tosco: seu atacante tem finalização 14 e impulsão 8, com dois pontos de atributo a distribuir. Se você treina avançado completo, a finalização vai a 15 e impulsão 9. Se você treina ponta de lança (impulsão não é específico do treino), finalização vai a 16.

Claro que tem outras variáveis, como a própria função desempenhada no jogo, PPM e treino de atributos específicos, mas é por aí.

Dito isso, eu sempre treino Avançado Completo nos jogadores jovens, pra depois encaixar no treino de função específica (até 23/25 anos). Mesma coisa para alas, MCs e zagueiros, onde eu escolho a função mais completa entre todas na posição e depois encaixo na função da tática

Entendi, não sabia dessa dos atributos. Eu imaginava que treinando em certas funções mais completas seria bem mais vantajoso que treinar em outras não tão completas. Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que treino específico não leva a lugar nenhum. Deixo o cara treinando a função da minha tática.

Querendo ou não, ele vai evoluir todos os atributos inclusive os indesejáveis (defensivos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa o flood mas alguém já conseguiu fazer o Trinco ter uma média boa de atuação? Aqui ele sempre tem médias de 6.60 à 6.80 independente se o meu time está ganhando de goleada ou não.

Estou jogando num 4-3-3, 7 jogadores do meu time vão ao ataque e só fica ele junto com os zagueiros. Mas apesar de ele segurar a posição, me parece que ele é muito soft. Não contribui muito além disso.

A minha idéia é ter um jogador segurando a posição junto com os zagueiros mas na primeira oportunidade, tentar roubar a bola. Aumento a pressão dele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O trinco fica mais paradão mesmo, sem muita mobilidade.

Para tentar roubar a bola, não seria mais indicado o Médio Recuperador de Bolas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Fala, pessoal!
      sou novo aqui e no FM. Nunca tinha jogado o jogo, aí vi que liberaram no Xbox pelo Game Pass e viciei! (até tentei passar para a versão normal, mas não rodou bem no meu PC). 
      Hoje estou jogando bastante (em quantidade rs), mas já vi (e confirmei lendo aqui) que o jogo pode ser bem frustrante, especialmente para os iniciantes como eu, que não entendem ainda o que estão fazendo no game. 
      Assim, eu queria uma ajuda com a parte tática. Nesse meu sabe específico, eu comecei no Campeonato de Portugal com a Estrela da Amadora, mas depois de uma curta passagem pelo QPR eu estou há algumas temporadas no Watford, da Inglaterra. 
      Peguei o time na Championship, consegui subir (não foi exatamente “fácil” pra mim, mas eles tinham acabado de cair e tinham um dos elencos mais fortes da divisão) e me estabilizei bem na PL. 
      Eu uso desde sempre um 4-2-3-1 com extremos, tiki-taka personalizado. Era a tática que já era da Estrela lá no começo, eu não mexi muito e fui usando. Já tentei outras, mas essa foi a que mais me serviu ao longo do tempo. 

      Meu time tem um desempenho sempre aceitável. Eu sempre estou ali brigando por uma vaga nas competições continentais, normalmente pego o Camp. Europeu ou o Camp. Europeu II. Teve uma que fui pra Champions.
      Como estou há tempos no clube, eu consegui montar um time bom. Tem vários jogadores muito interessantes, que volta e meia recebem propostas altas de clubes bem maiores e o elenco é equilibrado e com opções. 
      O problema? O time sempre se dava mal no confronto com os grandes ingleses (seja nas taças ou na liga) e perdia uns jogos bobos, que faziam o desempenho cair.
      Aí eu descobri o Rate My Tatic...fiz os ajustes para a tática ficar 5 estrelas (que envolviam alguns ajustes de funções e principalmente remover várias instruções que eu nem sabia que estavam e conflitos. Fiz uma ou outra contratação para fechar.
      E deu bem certo. O time melhorou, diminuiu muito os pontos perdidos em jogos fáceis, fez bons jogos com os grandes, cheguei a sonhar com o título... mas ficou em segundo lugar, a 4 pts do campeão (Chelsea). E ainda perdeu a final da FA Cup pro Arsenal. Foi positivo, mas frustrante demais. 
      Eu sinto que falta só um “ajuste fino” pro time ir mais longe, levantar canecos. Que modificações vocês sugerem? 
      (Não estou conseguindo subir imagem, mas a tática é assim):
      4-2-3-1 com extremos 
      2 Defesas laterais com função de apoio
      2 defesas centrais função defender
      2 Médios centros com função de apoio
      1 médio ofensivo com função apoio
      2 extremos invertidos com função apoio 
      1 atacante completo com função atacar 

      as instruções de equipe 
      com posse:
      passar para espaço 
      jogar a partir da defesa 
      levar bola até a área 
      ritmo muito mais alto (estou pensando em tirar, meu time termina morto todas as partidas e tem quedas de desempenho ao longo da temporada) 
      em transição (não tinha no Rate):
      Pressionar
      contra atacar
      Sem posse
      linhas normais 
      Marcação apertada
      pressao muito mais urgente (o Rate mandou tirar e acho que vou fazer pra próxima temporada porque acho que está tirando meus zagueiros da posição e permitindo infiltrações demais). 
       
      O que vocês acham? Ajudem o novato, pfvr! Abraços!
    • schacoffee
      Por schacoffee
      Boa noite, pessoal, tranquilidade?
      Há um tempo eu venho acompanhando no yt o canal "Táticas de Futebol", assistindo a carreira que fizeram por lá e pegando inspiração das táticas da vida real que replicam no FIFA, só por curiosidade mesmo, afinal nem jogo FIFA. Esse ano iniciaram uma carreira fictícia com o Fábio Carille treinando o 1860 Munich, que está bem legal diga-se, e estou curtindo.
      Eu estou um pouco inspirado e inclinado a fazer algo parecido, jogando defensivamente, e obviamente com outra história e outro clube, só que como um adepto do futebol a la Cruyff e holandeses e de tudo que dali saiu, sempre preferi usar sistemas ofensivos e que valorizassem posse, intensidade, pressão etc, no FM. Andei vendo uns jogos de times defensivos ou que fossem menos ousados no ataque para tentar tirar uma inspiração (entra na conta Mourinho e Simeone, logicamente), porém ainda está difícil de imaginar como quero que meu time jogue. É uma linguagem diferente da que eu venho me acostumando.
      Eis que venho pedir umas dicas de vocês. Modelos de táticas do FM que posso buscar e tirar como base, materiais para eu estudar, vídeos legais para assistir sobre FM, blogs, etc, o que puderem me dispor eu agradeceria.
      Se você que está lendo curte futebol mais cauteloso, diga como que arma seu time e monta sua tática para ajudar o mano aqui.
      *** Eu não gosto de usar tática pronta, geralmente crio a tática personalizada, do zero. Vídeos de tática seriam para me ajudar na tomada de decisão, não download. ***
    • Mtvianna
      Por Mtvianna
      Primeiramente, já de ante mão queria pedir desculpas pelo formato do post, embora seja um membro velho, sempre fui mais de ler do que escrever, então não aprendi muito bem como fazer o upload das imagens hehehe Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tenho tido com uma tática que desenvolvi desde o FM20
      Sempre parti pras táticas nacionais demais e nunca variava, ou seja, sempre usei um 4-2-3-1 com extremos. Como colorado, fiquei extremamente feliz quando Coudet foi ventilado como possível treinador em 2020, então comecei a olhar com mais carinho pra formações com mais meias e centroavantes, sem extremos. Então desenvolvi minha própria tática sem procurar em nenhum fórum. E por incrível que pareça desde o FM20 ela vem dando muito certo. Gostaria de compartilhar ela com vocês para ver o que vocês acham e até tentar aprimorar ela.
      Posições
      Com posse
      Transição
      Sem posse
      Não sei muito bem como dizer isso, mas eu uso um esquema baseado na posse misturado com o Gegenpress, passes curtos focados no meio e ritmo mais elevado. Com a utilização de 3 meias centrais, sendo o central um construtor de jogo recuado e dois mezzalas (dependendo da características do elenco também pode ser um area a area, como o Patrick), também dou preferência por laterais com características de apoiar. O meia ofensivo quase sempre é como meia ofensivo atacar ou atacante sombra. Já os dois atacantes do time normalmente são um ponta de lança e um atacante recuado (ou dois pontas de lanças). Os três jogadores de frente tem instruções individuais para marcar apertado, rematar mais e correr mais riscos. Claro que dentro jogo acabo fazendo algumas variações, como explorar mais um lado diferente do campo, recuar um pouco as linhas caso eu esteja tomando mais bolas nas costas dos zagueiros, ou então diminuir o ritmo, rematar sempre que puder ou algo assim, dependendo das circunstâncias do jogo.
      Resultados
      Títulos
      Aqui algumas estatísticas dos meus principais atacantes. Além disso, meus laterais costumam dar várias assistências. Heitor teve 15 na temporada.
      Yuri Alberto
      Galhardo
      Abel Hernandez
      Confesso que sofro um pouco defensivamente pela minha defesa ficar tão exposta, mas compenso com muitos gols, principalmente dos atacantes. Não é uma formação muito equilibrada, mas tenho conseguido resultados, inclusive na Europa. Uma das coisas que talvez contribuam muito para ela funcionar bem é ter uma comissão técnica muito boa e focar muito em jovens jogadores, para treiná-los e fazer a adaptação deles desde a base. Gosto muito de fazer o save comprando só jovens jogadores para revender no futuro (quando possível) hahaha
      O que vocês acham? Alguma dica para que eu possa aprimorar mais? Esses prints são do primeiro save que fiz no FM21, no meu save atual joguei 3 temporadas com o juventude, saindo da Série C e chegando até a Libertadores. Depois assumi o River e ganhei o argentino e a libertadores. No meu atual time ainda não tenho resultados porque não começou a temporada, mas assim que encaminhar os primeiros meses com o Racing na segunda Argentina posto mais resultados dela.
       
       
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Os lances acima ocorreram no jogo entre Ipswich e Burton pelo equivalente à terceira divisão inglesa. O atleta é o mesmo, e ele é um zagueiro de 19 anos que está emprestado pelo Arsenal.
      Eu lancei uma pergunta num grupo de WhatsApp e gostei das respostas e achei bacana trazer o debate para cá. Lá eu fiz apenas uma pergunta, com viés mais do lado do treinador. Aqui, vou fazer mais perguntas, para que possamos iniciar um debate e realmente possamos pensar um pouquinho sobre aquilo que nos agrada, seja em termos de estilo de jogo, seja em termos do que os atletas em campo e debater futebol com um pouco mais de qualidade e nos forçar a ir além do simples. Isto posto, vamos as perguntas:
      1) Se você fosse o treinador, como vocês lidariam com esse tipo de comportamento do zagueiro durante o jogo? (Aqui o objetivo é vocês pensarem no que acreditam como que o futebol do seu time deve ser jogado, analisar mais friamente a situação, se é um comportamento que vocês gostam ou não num atleta dessa posição, por exemplo)
      2) Como torcedor, quão confortável você se sentiria ao ver seu zagueiro fazendo isso durante um jogo? (Aqui é para você botar seu coração de torcedor na linha, talvez avaliar as opções que seu time tenha para a zaga, se eles inspiram confiança jogando com os pés e qualquer coisinha mais).
      3) Se você fosse o treinador, que aspectos avaliaria para decidir se esse é um comportamento útil ou não para seu time? (O atleta é titular do seu time, já são 11 jogos com uma média de 86 minutos jogados. Ou seja, aqui é para excluir o que você pensa sobre o comportamento e se colocar no lugar do treinador do Ipswich e pensar o que você utilizaria para decidir se o comportamento é útil).
×
×
  • Criar Novo...