Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Clube Tático


Perissé

Posts Recomendados

Em 25/04/2020 em 22:05, felipevalle disse:

curioso que andei testando numa 4-2-3-1DM e não é que o AR funciona mesmo?

Achava que fosse se enroscar com o MAC, mas vem fazendo vários gols.

Detalhe: uso passe direto, e dois AI nas pontas.

Funciona, bicho! É quase um Atacante Completo kkkk 

+-++++++++

Alguém aí já teve sucesso jogando com 3 MAC? Tô pensando num 4-2-3-1 DM com 3 meias atacantes. E os laterais com corredor livre para brincar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutes ago, Banton said:

Funciona, bicho! É quase um Atacante Completo kkkk 

+-++++++++

Alguém aí já teve sucesso jogando com 3 MAC? Tô pensando num 4-2-3-1 DM com 3 meias atacantes. E os laterais com corredor livre para brincar.

A ideia é interessante mas tem que ter cuidado pra não ficar um buraco enorme no meio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que pode ficar interessante se você fizer o MAC central recuar pro meio e o atacante recuar pra entrada dos dois MAC laterais. Ou manter o atacante na frente (se for mais de área), com uma linha de 4 atrás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/04/2020 em 18:48, Head Coche Z disse:

Eu era adepto do 4-2-3-1 desde o FM2007 e agora eu virei adepto do 4-Diamond-2 , que é o losango com meias abertos pelos cantos.

Consigo atacar com 7 jogadores (MD , ME, MOC, e dois atacantes) e os laterais quando eu preciso, e quando preciso defender coloco até 7 jogadores (DD, DC, DC, DE, MD, MDC, ME). As funções dependem da aptidão de cada jogador.

Quando quero vencer um jogo na marra, chego a colocar zagueiro com funções de Ball Playing Defender e mudo os laterais para Wing Back apoiando ou atacando dependendo da aptidão.

eu ja tentei jogar com zagueiros na volancia e ofensivamente eu gostei mas defensivamente sobem demais e uma hora tomam bola nas costas.

Em 22/04/2020 em 00:10, Leho. disse:

Com exceção ao Enganche (aqui tenho usado um CJA, na posição do MOC), meu meio-campo é exatamente igual ao seu. Meu CJR é um newgen monstro pra caralho, e ele acaba dominando as ações do time. Impressionante. E mesmo com esse "buraco" aparente na formação, meu setor jamais fica desguarnecido.

Quanto ao problema com o centroavante, eu também venho sentindo o mesmo aqui. Já pererequei mt pra resolver, trouxe jogadores de estilos diferentes e tals, mas o que resolveu mesmo foi um cara só: HAALAND. Um monstro. Um viking sedento por gols. Só ele consegue realmente render o que eu espero de um CA de alto nível.

 

Eu trouxe ele uma vez, aí acabou saindo pela multa e agora "repatriei-o" de novo (alô spoiler pra quem acompanha meu save!). E é oficial: só ele rendeu BEM MESMO comigo.

Haaland é um de meus monstros no PSG, pena que na proxima ediçao do jogo nao dará pra pega-lo por pechincha

Em 22/04/2020 em 00:41, Masca disse:

Eu tava jogando no 4231 tradicional, com dois MC. Foi então que resolvi testar uma mudança e recuar um MC para MDC jogando como organizador móvel. O cara simplesmente passou a jogar demais, tô aqui com dificuldade de segurar ele pra nova temporada.

O MC tá jogando como B2B e o MAC como CJA.

 

Já tava aqui "porra, Léo pegou Haaland de novo" hahaha só que agora ele já começa no Dortmund, aí fode tudo

Acabou a mamata haha

Em 25/04/2020 em 08:28, Lucas.Duarte disse:

Cês não sabem o quão frustrante é pagar 140M de euros em um dos melhores atacantes do jogo pra ele perder três gols cara a cara com o goleiro....

eu nao consigo pagar mais de 50M num jogador e ja acho muito uhaahuauh

Em 27/04/2020 em 10:02, Lucas.Duarte disse:

Hahahaha foi o Haaland, resolvi oferecer essa quantia pro Liverpool e eles aceitaram numa boa.

Que sorte haha, mas o Haaland sempre foi bem comigo nas ultimas edições. 

17 horas atrás, Masca disse:

v2WX1rU.jpg

Isso realmente tem que ser revisto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/04/2020 em 12:44, senna889091 disse:

eu ja tentei jogar com zagueiros na volancia e ofensivamente eu gostei mas defensivamente sobem demais e uma hora tomam bola nas costas.

Depende do momento do jogo. Quando preciso defender no final do jogo, coloco tudo pra defender e medios abertos com o Defense Winger se for apto. No momento de atacar, volante de Trinco/Anchor e fogo com laterais/Wing Back e Medios em modo ataque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém me dá uma luz kk,to tentando jogar dessas 2 formas num camp e o time sofre mt pra times velozes e faz mta falta desnecessária nos bicos da area

Spoiler

spacer.png

Spoiler

spacer.png

 

Editado por TicianoB
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, TicianoB disse:

Alguém me dá uma luz kk,to tentando jogar dessas 2 formas num camp e o time sofre mt pra times velozes e faz mta falta desnecessária nos bicos da area

  Ocultar conteúdo

spacer.png

  Mostrar conteúdo oculto

spacer.png

 

Cara, eu não tenho o hábito de jogar com esses jogadores mas acho que teu ataque tá um pouco meio fora de lugar. Enfim, pra solucionar jogos contra times velozes, aconselho a segurar um pouco o ímpeto dos laterais ou tentar balancear: quando eles atacam, costumam avançar para além da linha da bola e deixam campo aberto pra contra ataque.

Outras coisas que podem funcionar é observar a linha defensiva, se ela estiver muito alta e os zagueiros forem lentos, pode ser que eles não alcancem atacantes mais rápidos. Outra coisa é que contra-pressão também pode desmontar o time defensivamente. A pergunta maior é: como você sofre pela velocidade? São os contra ataques? Por onde? Existem algumas alternativas aí, mas até pela questão das faltas experimenta trocar as funções dos laterais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Peepe disse:

Cara, eu não tenho o hábito de jogar com esses jogadores mas acho que teu ataque tá um pouco meio fora de lugar. Enfim, pra solucionar jogos contra times velozes, aconselho a segurar um pouco o ímpeto dos laterais ou tentar balancear: quando eles atacam, costumam avançar para além da linha da bola e deixam campo aberto pra contra ataque.

Outras coisas que podem funcionar é observar a linha defensiva, se ela estiver muito alta e os zagueiros forem lentos, pode ser que eles não alcancem atacantes mais rápidos. Outra coisa é que contra-pressão também pode desmontar o time defensivamente. A pergunta maior é: como você sofre pela velocidade? São os contra ataques? Por onde? Existem algumas alternativas aí, mas até pela questão das faltas experimenta trocar as funções dos laterais.

Sim,contra ataques e jogadas agudas pela linha de fundo,cruzando fechado

Que alternativas vc me aconselharia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu balancearia os laterais, um atacando ok mas os 2 tende a deixar muito espaço, testaria o outro como apoiar. Tenta compensar com um atacante que joga mais pela ponta, acho que o Rashford encaixa nisso. 

E no caso do 352, optaria por um zagueiro só cobrindo. Essa função deixa eles muito recuados e cedem espaço pro adversário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, TicianoB disse:

Alguém me dá uma luz kk,to tentando jogar dessas 2 formas num camp e o time sofre mt pra times velozes e faz mta falta desnecessária nos bicos da area

  Ocultar conteúdo

spacer.png

  Ocultar conteúdo

spacer.png

 

A 4-1-3-2 para mim é a formação mais equilibrada do futebol. Você consegue atacar e defender em grande número. Mas o FM é muito limitado pra fazer minhas idéias funcionarem. Consigo apenas em games onde tenho controle total sobre os jogadores.

Vou dar minha opinião sobre sua tática:

Acho que as funções estão legais. Eu entendi muito bem o que você quis montar. Só faria duas alterações:

- Coloque um dos seus centroavante na tarefa Apoiar. Você tem um dos melhores Falso 9 do mundo no seu time e como você joga sem MAC, é necessário ter alguém pra buscar a bola. AvR (Ap) ou Falso 9 vão fazer esse papel.

- CJR (D) está longe de ser um carregador de piano. Ele apoia muito o ataque mesmo numa função defensiva.

E você tem 7 jogadores subindo no campo de ataque. Com ele, 8. A zaga precisa de ajuda, né? Põe um Trinco aí ou um Pivô Defensivo já que você quer sair jogando a partir da defesa.

 

É por isso que eu falo. É difícil montar um 4-1-3-2 no FM. Esses MCE e MCD pra mim são os jogadores que fazem a diferença na formação e o jogo não tem uma função exata para esses jogadores. Um Mezzala mais agressivo na defesa, ajudando realmente naquele setor, seria a função ideal pra estes jogadores. Com um CJA (Ap) no meio.

 

DL (At): Não sei se ele vai dar a profundidade igual o AIC (At) faz. O Ala Completo é uma ótima função para formações que não usam pontas. Ai ele tem um corredor inteiro pra fazer o que bem entender. Testa dois Ala Completo no time.

MRB (Ap): Essa função é obrigatória para equipes que jogam no contra-ataque. O trabalho dela é simplesmente roubar a bola do adversário independente de quem está com ela. Após o bote, ele se manda pro ataque. E por ser de muita mobilidade, não sei se vai te dar sustância quando for contra-atacado já que ele estará muito avançado no campo.

MAA (Ap) eu gosto dessa função no ataque. Justamente pelo motivo de ser uma tarefa em apoiar mas que vai muito ao ataque. Já defensivamente eu nunca vi fazer algo. Acho que depende muito dos atributos (Agressividade, Bravura, Índice de Trabalho e Determinação) para ela ajudar de fato na defesa.

Editado por Banton
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o Haaland ficou sabendo das minhas críticas a ele aqui no forum e desandou a fazer gol 😅

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Lucas.Duarte disse:

Acho que o Haaland ficou sabendo das minhas críticas a ele aqui no forum e desandou a fazer gol 😅

kkkkkkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu me enjoei da 4-1-3-2. Mas é umas poucas táticas minhas de segurança. Ainda acho esse jogo desenhado para a 4-2-3-1 versão I e II, e 4-3-3 aberta, pois têm muitos mais pontas do que médios alas.

Mas a com 3 mc, me faz lembrar aquelas táticas cheias de volantes. Então isso me incomoda um pouco.

Acho chato jogar sem a alegria nos pés dos pontas 😆

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, felipevalle disse:

eu me enjoei da 4-1-3-2. Mas é umas poucas táticas minhas de segurança. Ainda acho esse jogo desenhado para a 4-2-3-1 versão I e II, e 4-3-3 aberta, pois têm muitos mais pontas do que médios alas.

Mas a com 3 mc, me faz lembrar aquelas táticas cheias de volantes. Então isso me incomoda um pouco.

Acho chato jogar sem a alegria nos pés dos pontas 😆

 

4-1-3-2 é bem aquelas táticas dos anos 2000... eu gosto bastante mas como você muito bem colocou: o FM é totalmente destinado a jogar com pontas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Banton disse:

4-1-3-2 é bem aquelas táticas dos anos 2000... eu gosto bastante mas como você muito bem colocou: o FM é totalmente destinado a jogar com pontas.

Mas acho que um 4-1-3-2, com 3 MC poderia dar certo. É algo a ser testado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Masca disse:

Mas acho que um 4-1-3-2, com 3 MC poderia dar certo. É algo a ser testado.

É por assim dizer uma das táticas padrões do FM. Desde que jogo, ela funciona bem. Só que sacrifica os teus pontas e meia-atacante. A não ser que improvise eles ou use uma tática secundaria que tenha ponta e meia atacante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, felipevalle disse:

É por assim dizer uma das táticas padrões do FM. Desde que jogo, ela funciona bem. Só que sacrifica os teus pontas e meia-atacante. A não ser que improvise eles ou use uma tática secundaria que tenha ponta e meia atacante.

Pontas vão se tornas "inúteis", a não ser que tenha uma segunda tática. O armador, dependendo do jogador, pode ser um MC como CJA atacando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou migrar para o FM 2020. Eu desisti do 2019 por conta da quantidade absurda de detalhes... ai preferi ficar na versão antecessora. 

Cês tem algumas dicas pra mim? Pelo visto vou ter que deixar meu adjunto como principal responsável pelos treinos kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
1 hour ago, Banton said:

Cês tem algumas dicas pra mim? Pelo visto vou ter que deixar meu adjunto como principal responsável pelos treinos kkk

É, nos treinos eu não arriscaria mexer sozinho não, oiaheoiuhaeiouhoiae... pode dar bastante merda.

Dicas em que sentido você diz? Táticas mesmo? Eu particularmente não vi diferenças tão grandes assim nesse quesito entre o 19 e agora o 20. Todo o conceito que você tava aplicando (e dando certo) lá, vale pra cá também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, Banton said:

Vou migrar para o FM 2020. Eu desisti do 2019 por conta da quantidade absurda de detalhes... ai preferi ficar na versão antecessora. 

Cês tem algumas dicas pra mim? Pelo visto vou ter que deixar meu adjunto como principal responsável pelos treinos kkk

Deixe os treinos por conta do adjunto e mais do que nunca deixe o moral do seu time o mais alto possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Lucas.Duarte disse:

Deixe os treinos por conta do adjunto e mais do que nunca deixe o moral do seu time o mais alto possível.

Importantíssimo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para quem quiser ir aprendendo o novo sistema de treinos do FM 20 tem esse Link do Passion4fm. São esquemas de treinos pronto para você só encaixar ao longo das semanas. Eu achei bem legal pra ir aprendendo o sistema. E tem todo tipo de tática ali. Acho que vale a pena uma lida e uma testada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
3 hours ago, Zap! said:

Para quem quiser ir aprendendo o novo sistema de treinos do FM 20 tem esse Link do Passion4fm. São esquemas de treinos pronto para você só encaixar ao longo das semanas. Eu achei bem legal pra ir aprendendo o sistema. E tem todo tipo de tática ali. Acho que vale a pena uma lida e uma testada.

OOOOOORRAAAAA, aí tu veio meu bruxão! hahahaha 👏🏽👏🏽👏🏽

Muito bom, já vou dar uma olhada nele. Quero sair um pouco da mesmice do meu Adjunto, e sinto que os treinos vão contribuir bastante pra isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leho. disse:

OOOOOORRAAAAA, aí tu veio meu bruxão! hahahaha 👏🏽👏🏽👏🏽

Muito bom, já vou dar uma olhada nele. Quero sair um pouco da mesmice do meu Adjunto, e sinto que os treinos vão contribuir bastante pra isso.

Eu devia ter postado isso no save do Backa né? Eu usei ele o tempo todo. Eu já criei minha rotina de calendário. To começando a me arriscar em alguns dias específicos, principalmente em jogos decisivos. Faz diferença

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Fala, pessoal!
      sou novo aqui e no FM. Nunca tinha jogado o jogo, aí vi que liberaram no Xbox pelo Game Pass e viciei! (até tentei passar para a versão normal, mas não rodou bem no meu PC). 
      Hoje estou jogando bastante (em quantidade rs), mas já vi (e confirmei lendo aqui) que o jogo pode ser bem frustrante, especialmente para os iniciantes como eu, que não entendem ainda o que estão fazendo no game. 
      Assim, eu queria uma ajuda com a parte tática. Nesse meu sabe específico, eu comecei no Campeonato de Portugal com a Estrela da Amadora, mas depois de uma curta passagem pelo QPR eu estou há algumas temporadas no Watford, da Inglaterra. 
      Peguei o time na Championship, consegui subir (não foi exatamente “fácil” pra mim, mas eles tinham acabado de cair e tinham um dos elencos mais fortes da divisão) e me estabilizei bem na PL. 
      Eu uso desde sempre um 4-2-3-1 com extremos, tiki-taka personalizado. Era a tática que já era da Estrela lá no começo, eu não mexi muito e fui usando. Já tentei outras, mas essa foi a que mais me serviu ao longo do tempo. 

      Meu time tem um desempenho sempre aceitável. Eu sempre estou ali brigando por uma vaga nas competições continentais, normalmente pego o Camp. Europeu ou o Camp. Europeu II. Teve uma que fui pra Champions.
      Como estou há tempos no clube, eu consegui montar um time bom. Tem vários jogadores muito interessantes, que volta e meia recebem propostas altas de clubes bem maiores e o elenco é equilibrado e com opções. 
      O problema? O time sempre se dava mal no confronto com os grandes ingleses (seja nas taças ou na liga) e perdia uns jogos bobos, que faziam o desempenho cair.
      Aí eu descobri o Rate My Tatic...fiz os ajustes para a tática ficar 5 estrelas (que envolviam alguns ajustes de funções e principalmente remover várias instruções que eu nem sabia que estavam e conflitos. Fiz uma ou outra contratação para fechar.
      E deu bem certo. O time melhorou, diminuiu muito os pontos perdidos em jogos fáceis, fez bons jogos com os grandes, cheguei a sonhar com o título... mas ficou em segundo lugar, a 4 pts do campeão (Chelsea). E ainda perdeu a final da FA Cup pro Arsenal. Foi positivo, mas frustrante demais. 
      Eu sinto que falta só um “ajuste fino” pro time ir mais longe, levantar canecos. Que modificações vocês sugerem? 
      (Não estou conseguindo subir imagem, mas a tática é assim):
      4-2-3-1 com extremos 
      2 Defesas laterais com função de apoio
      2 defesas centrais função defender
      2 Médios centros com função de apoio
      1 médio ofensivo com função apoio
      2 extremos invertidos com função apoio 
      1 atacante completo com função atacar 

      as instruções de equipe 
      com posse:
      passar para espaço 
      jogar a partir da defesa 
      levar bola até a área 
      ritmo muito mais alto (estou pensando em tirar, meu time termina morto todas as partidas e tem quedas de desempenho ao longo da temporada) 
      em transição (não tinha no Rate):
      Pressionar
      contra atacar
      Sem posse
      linhas normais 
      Marcação apertada
      pressao muito mais urgente (o Rate mandou tirar e acho que vou fazer pra próxima temporada porque acho que está tirando meus zagueiros da posição e permitindo infiltrações demais). 
       
      O que vocês acham? Ajudem o novato, pfvr! Abraços!
    • schacoffee
      Por schacoffee
      Boa noite, pessoal, tranquilidade?
      Há um tempo eu venho acompanhando no yt o canal "Táticas de Futebol", assistindo a carreira que fizeram por lá e pegando inspiração das táticas da vida real que replicam no FIFA, só por curiosidade mesmo, afinal nem jogo FIFA. Esse ano iniciaram uma carreira fictícia com o Fábio Carille treinando o 1860 Munich, que está bem legal diga-se, e estou curtindo.
      Eu estou um pouco inspirado e inclinado a fazer algo parecido, jogando defensivamente, e obviamente com outra história e outro clube, só que como um adepto do futebol a la Cruyff e holandeses e de tudo que dali saiu, sempre preferi usar sistemas ofensivos e que valorizassem posse, intensidade, pressão etc, no FM. Andei vendo uns jogos de times defensivos ou que fossem menos ousados no ataque para tentar tirar uma inspiração (entra na conta Mourinho e Simeone, logicamente), porém ainda está difícil de imaginar como quero que meu time jogue. É uma linguagem diferente da que eu venho me acostumando.
      Eis que venho pedir umas dicas de vocês. Modelos de táticas do FM que posso buscar e tirar como base, materiais para eu estudar, vídeos legais para assistir sobre FM, blogs, etc, o que puderem me dispor eu agradeceria.
      Se você que está lendo curte futebol mais cauteloso, diga como que arma seu time e monta sua tática para ajudar o mano aqui.
      *** Eu não gosto de usar tática pronta, geralmente crio a tática personalizada, do zero. Vídeos de tática seriam para me ajudar na tomada de decisão, não download. ***
    • Mtvianna
      Por Mtvianna
      Primeiramente, já de ante mão queria pedir desculpas pelo formato do post, embora seja um membro velho, sempre fui mais de ler do que escrever, então não aprendi muito bem como fazer o upload das imagens hehehe Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tenho tido com uma tática que desenvolvi desde o FM20
      Sempre parti pras táticas nacionais demais e nunca variava, ou seja, sempre usei um 4-2-3-1 com extremos. Como colorado, fiquei extremamente feliz quando Coudet foi ventilado como possível treinador em 2020, então comecei a olhar com mais carinho pra formações com mais meias e centroavantes, sem extremos. Então desenvolvi minha própria tática sem procurar em nenhum fórum. E por incrível que pareça desde o FM20 ela vem dando muito certo. Gostaria de compartilhar ela com vocês para ver o que vocês acham e até tentar aprimorar ela.
      Posições
      Com posse
      Transição
      Sem posse
      Não sei muito bem como dizer isso, mas eu uso um esquema baseado na posse misturado com o Gegenpress, passes curtos focados no meio e ritmo mais elevado. Com a utilização de 3 meias centrais, sendo o central um construtor de jogo recuado e dois mezzalas (dependendo da características do elenco também pode ser um area a area, como o Patrick), também dou preferência por laterais com características de apoiar. O meia ofensivo quase sempre é como meia ofensivo atacar ou atacante sombra. Já os dois atacantes do time normalmente são um ponta de lança e um atacante recuado (ou dois pontas de lanças). Os três jogadores de frente tem instruções individuais para marcar apertado, rematar mais e correr mais riscos. Claro que dentro jogo acabo fazendo algumas variações, como explorar mais um lado diferente do campo, recuar um pouco as linhas caso eu esteja tomando mais bolas nas costas dos zagueiros, ou então diminuir o ritmo, rematar sempre que puder ou algo assim, dependendo das circunstâncias do jogo.
      Resultados
      Títulos
      Aqui algumas estatísticas dos meus principais atacantes. Além disso, meus laterais costumam dar várias assistências. Heitor teve 15 na temporada.
      Yuri Alberto
      Galhardo
      Abel Hernandez
      Confesso que sofro um pouco defensivamente pela minha defesa ficar tão exposta, mas compenso com muitos gols, principalmente dos atacantes. Não é uma formação muito equilibrada, mas tenho conseguido resultados, inclusive na Europa. Uma das coisas que talvez contribuam muito para ela funcionar bem é ter uma comissão técnica muito boa e focar muito em jovens jogadores, para treiná-los e fazer a adaptação deles desde a base. Gosto muito de fazer o save comprando só jovens jogadores para revender no futuro (quando possível) hahaha
      O que vocês acham? Alguma dica para que eu possa aprimorar mais? Esses prints são do primeiro save que fiz no FM21, no meu save atual joguei 3 temporadas com o juventude, saindo da Série C e chegando até a Libertadores. Depois assumi o River e ganhei o argentino e a libertadores. No meu atual time ainda não tenho resultados porque não começou a temporada, mas assim que encaminhar os primeiros meses com o Racing na segunda Argentina posto mais resultados dela.
       
       
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Os lances acima ocorreram no jogo entre Ipswich e Burton pelo equivalente à terceira divisão inglesa. O atleta é o mesmo, e ele é um zagueiro de 19 anos que está emprestado pelo Arsenal.
      Eu lancei uma pergunta num grupo de WhatsApp e gostei das respostas e achei bacana trazer o debate para cá. Lá eu fiz apenas uma pergunta, com viés mais do lado do treinador. Aqui, vou fazer mais perguntas, para que possamos iniciar um debate e realmente possamos pensar um pouquinho sobre aquilo que nos agrada, seja em termos de estilo de jogo, seja em termos do que os atletas em campo e debater futebol com um pouco mais de qualidade e nos forçar a ir além do simples. Isto posto, vamos as perguntas:
      1) Se você fosse o treinador, como vocês lidariam com esse tipo de comportamento do zagueiro durante o jogo? (Aqui o objetivo é vocês pensarem no que acreditam como que o futebol do seu time deve ser jogado, analisar mais friamente a situação, se é um comportamento que vocês gostam ou não num atleta dessa posição, por exemplo)
      2) Como torcedor, quão confortável você se sentiria ao ver seu zagueiro fazendo isso durante um jogo? (Aqui é para você botar seu coração de torcedor na linha, talvez avaliar as opções que seu time tenha para a zaga, se eles inspiram confiança jogando com os pés e qualquer coisinha mais).
      3) Se você fosse o treinador, que aspectos avaliaria para decidir se esse é um comportamento útil ou não para seu time? (O atleta é titular do seu time, já são 11 jogos com uma média de 86 minutos jogados. Ou seja, aqui é para excluir o que você pensa sobre o comportamento e se colocar no lugar do treinador do Ipswich e pensar o que você utilizaria para decidir se o comportamento é útil).
×
×
  • Criar Novo...