Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Clube Tático


Perissé

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente
7 hours ago, Leho. said:

RNG? 🤨

No mais, compreendi seu sistema, vlw cara. Gostei, e acho que vou aplicar algo parecido pra mim aqui nos próximos saves.

Random Number Generator, é uma função que cria aleatoriedade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
15 hours ago, Henrique M. said:

Random Number Generator, é uma função que cria aleatoriedade.

Hummmm, saquei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém mais tá preferindo usar Mezzala ao invés de Box to box? Vem combinando perfeitamente com Médio ofensivo ou Cja

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
4 hours ago, Leonardo Castello said:

Alguém mais tá preferindo usar Mezzala ao invés de Box to box? Vem combinando perfeitamente com Médio ofensivo ou Cja

Utilizei o Mezzala ao lado de um CJA, com um Pivô Defensivo atrás deles. Te falar que não vi mt diferença dele (MEZ) pra um "MC // atacar", hahahahah.

Mas seu raciocínio tem sentido, sim. Resta saber se o Mezzala consegue equilibrar o sistema de jogo defensivamente também, porque me parece que sua contribuição lá atrás pro time é bem pequena, já o B2B participa um pouco mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Leho. disse:

Utilizei o Mezzala ao lado de um CJA, com um Pivô Defensivo atrás deles. Te falar que não vi mt diferença dele (MEZ) pra um "MC // atacar", hahahahah.

Mas seu raciocínio tem sentido, sim. Resta saber se o Mezzala consegue equilibrar o sistema de jogo defensivamente também, porque me parece que sua contribuição lá atrás pro time é bem pequena, já o B2B participa um pouco mais.

Nunca fui de usar MC, embora seja uma ideia muito boa pra vc ter liberdade pra editar o estilo de jogo do mesmo. 

Pela primeira vez não estou usando um cão de guarda, meu primeiro homem é um CJ com função de tirar a bola da defesa e começar as jogadas, do lado dele tenho um mezzala(atacar) que vem sendo um ótimo homem surpresa, de fato ele não ajuda muito no campo defensivo, mas é bem agressivo pressionando no campo adversário. Logo à frente tenho um Médio ofensivo, que só começou a render depois que dei liberdade pra ele driblar, chutar e dar passes de riscos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
4 minutes ago, Leonardo Castello said:

Nunca fui de usar MC, embora seja uma ideia muito boa pra vc ter liberdade pra editar o estilo de jogo do mesmo.  [...]

Toda função genérica te permite isso na verdade: defesa central, médio defensivo, médio ofensivo, e etc, etc. São funções plenamente editáveis, e que mt vezes se ajustam melhor com outras mais específicas. Gosto de mesclar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
10 hours ago, Solrac31 said:

Boa Noite. Alguém poderia sugerir uma tática para jogar com o Cruzeiro na série B???

Depende de como você vai montar seu elenco (ou aproveitar as peças que já estão lá). Se for pra jogar com pontas, eu iria inicialmente no 4-2-3-1, com dois volantes (MDC) na cabeça-de-área e um CJA centralizado no comando de ataque.

Sem pontas, um 4-3-1-2 (com 3 MCs) também cai bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Leho. disse:

Depende de como você vai montar seu elenco (ou aproveitar as peças que já estão lá). Se for pra jogar com pontas, eu iria inicialmente no 4-2-3-1, com dois volantes (MDC) na cabeça-de-área e um CJA centralizado no comando de ataque.

Sem pontas, um 4-3-1-2 (com 3 MCs) também cai bem.

Massa, pensei da mesma forma, vou aproveitar o elenco apenas. To indo de 4-2-3-1 só que com 2 meias centrais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
1 hour ago, Solrac31 said:

[...] Tô indo de 4-2-3-1 só que com 2 meias centrais.

É uma opção interessante também... só cuidado com a entrada da sua grande área, o adversário pode explorar o espaço ali se você não souber defendê-lo bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leho. disse:

É uma opção interessante também... só cuidado com a entrada da sua grande área, o adversário pode explorar o espaço ali se você não souber defendê-lo bem.

que tipo de passe tu gosta mais com essa formação Leo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consistência é um atributo oculto? As vezes eu acho que isso muda no relatório do meu olheiro com o passar do tempo em alguns jogadores. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/05/2020 em 12:48, Leonardo Castello disse:

Alguém mais tá preferindo usar Mezzala ao invés de Box to box? Vem combinando perfeitamente com Médio ofensivo ou Cja

Está usando o Mezzala em Apoiar? Porquê com a tarefa (Atacar) ele é basicamente um MAC. Estou usando essa função mas num 4-3-3. E como vocês disseram, ela é muito parecida com o MC (At) porém ainda não encontrei uma função ofensiva que me satisfaça. O CJA (At) seria essa opção mas nunca consegui fazer render. Seja MAC ou o MC. 

12 horas atrás, Solrac31 disse:

Massa, pensei da mesma forma, vou aproveitar o elenco apenas. To indo de 4-2-3-1 só que com 2 meias centrais

Eu tinha preconceito com 4-2-3-1 VOL até testar em uma partida. Ganhei o jogo e fiquei boquiaberto com a liberdade que o MAC tem em campo. Foi a primeira vez em vários anos de FM, que eu vi o meia-atacante jogar realmente como um meia-atacante. É como o @Leho. falou... o 4-2-3-1 MC é muito ofensivo e isso deixa espaços para o adversário explorar. Já usei muito essa formação e jogar contra times pequenos que sabem contra-atacar é golpe fatal. Se o CA adversário tiver mais velocidade que seus zagueiros, reza pro goleiro fazer milagre!

Estou usando um 4-2-3-1 Assimétrico. Com um VOL de CJR (D) e um MC de B2B (AP). Mas só consigo fazer esse esquema funcionar quando jogo com 2 VOL. Porém... estou num time que o orçamento é limitado e não temos um Segundo Volante ainda.

4 horas atrás, Leonardo Castello disse:

Consistência é um atributo oculto? As vezes eu acho que isso muda no relatório do meu olheiro com o passar do tempo em alguns jogadores. 

É sim, amigo! Já usei muito Consistência como parâmetro na hora de contratar. Mas é um atributo que não faz tanta diferença. Só quando esse jogador é a principal estrela do seu time. Tenho usado "Gosta de Grandes Jogos" como requisito nas contratações. Jogador com atributo baixo de Jogos Importantes é derrota, expulsão ou rating baixo na certa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Banton disse:

Está usando o Mezzala em Apoiar? Porquê com a tarefa (Atacar) ele é basicamente um MAC. Estou usando essa função mas num 4-3-3. E como vocês disseram, ela é muito parecida com o MC (At) porém ainda não encontrei uma função ofensiva que me satisfaça. O CJA (At) seria essa opção mas nunca consegui fazer render. Seja MAC ou o MC. 

É sim, amigo! Já usei muito Consistência como parâmetro na hora de contratar. Mas é um atributo que não faz tanta diferença. Só quando esse jogador é a principal estrela do seu time. Tenho usado "Gosta de Grandes Jogos" como requisito nas contratações. Jogador com atributo baixo de Jogos Importantes é derrota, expulsão ou rating baixo na certa!

Sim, Mezzala atacar. Estou gostando bastante da presença ofensiva dele. E ainda uso um MO(apoiar) à frente.

Queria começar a usar como parâmetro pra contratação, principalmente para os meus jogadores ofensivos, não aguento mais ganhar vários jogos seguidos jogando super bem depois perder em uma sequência absurda sem sentido algum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
On 5/30/2020 at 4:22 PM, felipevalle said:

que tipo de passe tu gosta mais com essa formação Leho?

Cara, é relativo. De um modo geral eu sou adepto ao passe curto, trocando-os de forma rápida pra construir e achar espaços. Nesse esquema dá pra encaixá-lo bem assim; mas às vezes o elenco possui pontas mais velozes e agudos do que construtores, aí acho que vale a pena um passe mais direto, vertical, pra pegar esses caras espetados lá em cima e tal.

No frigir dos ovos, quem determina isso é a qualidade/característica do teu elenco, e não necessariamente a tua formatação tática. 😉

 

16 hours ago, Banton said:

[...]

Eu tinha preconceito com 4-2-3-1 VOL até testar em uma partida. Ganhei o jogo e fiquei boquiaberto com a liberdade que o MAC tem em campo. Foi a primeira vez em vários anos de FM, que eu vi o meia-atacante jogar realmente como um meia-atacante. É como o @Leho. falou... o 4-2-3-1 MC é muito ofensivo e isso deixa espaços para o adversário explorar. Já usei muito essa formação e jogar contra times pequenos que sabem contra-atacar é golpe fatal. Se o CA adversário tiver mais velocidade que seus zagueiros, reza pro goleiro fazer milagre!

Estou usando um 4-2-3-1 Assimétrico. Com um VOL de CJR (D) e um MC de B2B (AP). Mas só consigo fazer esse esquema funcionar quando jogo com 2 VOL. Porém... estou num time que o orçamento é limitado e não temos um Segundo Volante ainda.

[...]

De onde vem esse teu preconceito com a 4-2-3-1 VOL, hahahah? Eu gosto mt da posição de volante, inclusive na vida real. Acho uma função fantástica e tal. Mas essas variações dentro da 4-2-3-1 eu acabo fazendo de acordo com as peças que tenho mesmo.

Por exemplo, no meu atual save na Holanda tive que lançar mão da assimetria pra encaixar um MC fantástico que comprei, e não poderia deixá-lo de fora dos 11 titular. Aí recuei um VOL na cabeça-de-área, ele ficou no meio centralizado e ainda tinha um MAC à frente dele. Não sou mt fã de táticas assimétricas, mas acabou funcionando legal comigo.

Na realzinha mesmo, a formatação do meu "meio-campo ideal" sem pensar nas peças que tenho é esse:

image.png.c291c1ae4aa4d31bc155fc2a03668a23.png

Um volante à frente da área, com dois MCs funcionando como "pulmões" do time todo. Um mais ofensivo, o outro mais híbrido. Nem sempre consigo ter as peças disponíveis pra aplicá-lo, mas quando as tenho, é assim que gosto de dispor o setor.

 

16 hours ago, Banton said:

[...] Tenho usado "Gosta de Grandes Jogos" como requisito nas contratações. Jogador com atributo baixo de Jogos Importantes é derrota, expulsão ou rating baixo na certa!

Eu já me fodi por não ficar atento a esse atributo, alcei um jovem talento a principal jogador do time e por várias temporadas ele rendeu bem, porém "não gostava de grandes jogos". E numa dessas, em jogos decisivos ele realmente me deixou na mão, hahahaha.

Agora, existe uma tríade que norteia minhas contratações: "jogos grandes", "consistência" e "propensão a lesões". Se tiver um desses como contra-indicação, eu não contrato (embora existam exceções, hahaha).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Leho. disse:

Cara, é relativo. De um modo geral eu sou adepto ao passe curto, trocando-os de forma rápida pra construir e achar espaços. Nesse esquema dá pra encaixá-lo bem assim; mas às vezes o elenco possui pontas mais velozes e agudos do que construtores, aí acho que vale a pena um passe mais direto, vertical, pra pegar esses caras espetados lá em cima e tal.

No frigir dos ovos, quem determina isso é a qualidade/característica do teu elenco, e não necessariamente a tua formatação tática. 😉

 

De onde vem esse teu preconceito com a 4-2-3-1 VOL, hahahah? Eu gosto mt da posição de volante, inclusive na vida real. Acho uma função fantástica e tal. Mas essas variações dentro da 4-2-3-1 eu acabo fazendo de acordo com as peças que tenho mesmo.

Por exemplo, no meu atual save na Holanda tive que lançar mão da assimetria pra encaixar um MC fantástico que comprei, e não poderia deixá-lo de fora dos 11 titular. Aí recuei um VOL na cabeça-de-área, ele ficou no meio centralizado e ainda tinha um MAC à frente dele. Não sou mt fã de táticas assimétricas, mas acabou funcionando legal comigo.

Na realzinha mesmo, a formatação do meu "meio-campo ideal" sem pensar nas peças que tenho é esse:

image.png.c291c1ae4aa4d31bc155fc2a03668a23.png

Um volante à frente da área, com dois MCs funcionando como "pulmões" do time todo. Um mais ofensivo, o outro mais híbrido. Nem sempre consigo ter as peças disponíveis pra aplicá-lo, mas quando as tenho, é assim que gosto de dispor o setor.

 

Eu já me fodi por não ficar atento a esse atributo, alcei um jovem talento a principal jogador do time e por várias temporadas ele rendeu bem, porém "não gostava de grandes jogos". E numa dessas, em jogos decisivos ele realmente me deixou na mão, hahahaha.

Agora, existe uma tríade que norteia minhas contratações: "jogos grandes", "consistências" e "propensão a lesões". Se tiver um desses como contra-indicação, eu não contrato (embora existam exceções, hahaha).

A gente já conversou antes no tópico sobre essa formação com 2 volantes. Existia um preconceito da minha parte por achar que a equipe ia ficar muito defensiva. Para mim, ela era uma formação boa para contra-ataque visto que o adversário pode dominar o meio-campo com facilidade já que não tem meias centrais. Nem isso eu consegui.

Eu testei uma vez mas com funções erradas; não rendeu o esperado. Mas quando eu li esse tópico do Cleon voltei a testar o 4-2-3-1 VOL e a minha surpresa foi enorme. O Segundo Volante faz toda diferença nessa formação.

9MBoe58.png

Atualmente, esse é o meu meio-campo na 4-2-3-1 Assimétrica. O MAA (Ap) está ali pelo fato de não termos um Segundo Volante na equipe. Eu prefiro muito a função brasileira do que a inglesa, mas é aquilo né? Jogar com time pequeno tem suas limitações financeiras e não é qualquer jogador que vai exercer a SV como eu gostaria.

Odeio chutes de longe. Eu costumo jogar com o Segundo Volante na tarefa Apoiar mas com as instruções de um Atacar porém sem o "Rematar Mais". Aqui como eu disse, precisaria de um jogador como Arturo Vidal ou Radja Nainggolan. Uma espécie de MRB misturado com MAA. Basicamente um Arão da vida só que com qualidade. 

CJA (Ap) eu gostaria muito que tivesse a liberdade de um Trequartista (At) mas ainda não encontrei uma forma de emular isso. Vou testar o "Fintar Mais" pois a função MO (Ap) com instruções de um Camisa 10 não rendeu comigo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvi dar uma chance pra essa 4231 VOL e vem dando mt certo, o time fica mais seguro atrás com o CJ (defender) dando suporte aos zagueiros, inclusive o que @Banton falou sobre o MAC realmente acontece, ele tem mais liberdade de movimento e funciona bem melhor quando não tem 2 MC's grudados nele. Do lado dele resolvi apostar em um Segundo Volante (atacar) ou se não MC (atacar), dependendo do jogador. 

11 hours ago, Leho. said:

Agora, existe uma tríade que norteia minhas contratações: "jogos grandes", "consistência" e "propensão a lesões". Se tiver um desses como contra-indicação, eu não contrato (embora existam exceções, hahaha).

Na próxima temporada vou ficar muito mais atento nisso.

 

8 hours ago, Banton said:

CJA (Ap) eu gostaria muito que tivesse a liberdade de um Trequartista (At) mas ainda não encontrei uma forma de emular isso. Vou testar o "Fintar Mais" pois a função MO (Ap) com instruções de um Camisa 10 não rendeu comigo.

 

Dê uma chance pro MO (ap) só que com liberdade pra chute, passes de risco e finta. Sei que tu não gosta de chutes de longe, mas pelo menos pra essa função dê essa liberdade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/05/2020 em 19:49, Leonardo Castello disse:

Resolvi dar uma chance pra essa 4231 VOL e vem dando mt certo, o time fica mais seguro atrás com o CJ (defender) dando suporte aos zagueiros, inclusive o que @Banton falou sobre o MAC realmente acontece, ele tem mais liberdade de movimento e funciona bem melhor quando não tem 2 MC's grudados nele. Do lado dele resolvi apostar em um Segundo Volante (atacar) ou se não MC (atacar), dependendo do jogador. 

Dê uma chance pro MO (ap) só que com liberdade pra chute, passes de risco e finta. Sei que tu não gosta de chutes de longe, mas pelo menos pra essa função dê essa liberdade.

Show, amigo! Aqui já achei um jogador capaz de cumprir o Segundo Volante. Mas tô usando como Apoiar.

Sei que não tem muito haver com o tópico mas alguém já passou por isso? Estou no FM 18 e isso sempre acontece. Me parece que os caras não evoluem enquanto eu não ajustar isso. Porém esse maluco tem 11 de impulsão sendo que ele é um zagueiro de 1,81 m de altura. Quem tem que saber dos treinos sou eu e não o jogador. kkkkkk 

Alguem sabe como resolver?

RSC26KD.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Banton disse:

 Alguem sabe como resolver?

RSC26KD.png

Pra ser honesto eu nunca continuo com o treino individual quando o jogador tá insatisfeito. Parece que é uma forma do jogo dizer que não vai adiantar o treinamento, o jogador não vai desenvolver aquele atributo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
7 hours ago, Banton said:

Show, amigo! Aqui já achei um jogador capaz de cumprir o Segundo Volante. Mas tô usando como Apoiar.

Sei que não tem muito haver com o tópico mas alguém já passou por isso? Estou no FM 18 e isso sempre acontece. Me parece que os caras não evoluem enquanto eu não ajustar isso. Porém esse maluco tem 11 de impulsão sendo que ele é um zagueiro de 1,81 m de altura. Quem tem que saber dos treinos sou eu e não o jogador. kkkkkk 

Alguem sabe como resolver?

RSC26KD.png

Eu faço da mesma forma como o Léo Castello falou: interrompo o treino individual. Por mais convencido que eu esteja de que aquilo é importante pro indivíduo, a vontade do jogador infelizmente vai prevalecer sempre, e se o cara não quer treinar ué, não tem mt mais o que a gente fazer heheheh.

 

p.s: acontece bastante comigo também, e desde algumas versões atrás inclusive.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/05/2020 em 11:34, Banton disse:

A gente já conversou antes no tópico sobre essa formação com 2 volantes. Existia um preconceito da minha parte por achar que a equipe ia ficar muito defensiva. Para mim, ela era uma formação boa para contra-ataque visto que o adversário pode dominar o meio-campo com facilidade já que não tem meias centrais. Nem isso eu consegui.

Eu testei uma vez mas com funções erradas; não rendeu o esperado. Mas quando eu li esse tópico do Cleon voltei a testar o 4-2-3-1 VOL e a minha surpresa foi enorme. O Segundo Volante faz toda diferença nessa formação.

9MBoe58.png

Atualmente, esse é o meu meio-campo na 4-2-3-1 Assimétrica. O MAA (Ap) está ali pelo fato de não termos um Segundo Volante na equipe. Eu prefiro muito a função brasileira do que a inglesa, mas é aquilo né? Jogar com time pequeno tem suas limitações financeiras e não é qualquer jogador que vai exercer a SV como eu gostaria.

Odeio chutes de longe. Eu costumo jogar com o Segundo Volante na tarefa Apoiar mas com as instruções de um Atacar porém sem o "Rematar Mais". Aqui como eu disse, precisaria de um jogador como Arturo Vidal ou Radja Nainggolan. Uma espécie de MRB misturado com MAA. Basicamente um Arão da vida só que com qualidade. 

CJA (Ap) eu gostaria muito que tivesse a liberdade de um Trequartista (At) mas ainda não encontrei uma forma de emular isso. Vou testar o "Fintar Mais" pois a função MO (Ap) com instruções de um Camisa 10 não rendeu comigo.

 

tu sabe se o site tea and busquets está fora do ar? Não achei as matérias dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Conteúdo bacana. Sempre gostei do 4-1-4-1 como alternativa defensiva em meus esquemas, principalmente depois que o Tite popularizou-o por aqui com as campanhas pelo Corinthians. Montei novamente um aqui no meu atual save, pra enfrentar equipes no 4-3-3 ou 4-2-3-1, que são a maioria hahahaha!

Veremos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queridissimos amigos do Clube Tático. Vamos criar um novo debate aqui? Gostaria de saber quais são as funções preferidas de vocês nos CA. Gostaria dessa troca de experiência pois não tô conseguindo encaixar o meu Centro Avante no time...

A minha tática foi montada para o meu CA. Ou seja, há toda uma plataforma para que ele seja o principal goleador da equipe. Mas não é o caso. Jogo com 2 Atacante Interior e são eles os fazedores de gol. Isso é ruim? Não. Mas eu tenho uma visão muito conservadora e retrógrada do futebol no que diz respeito a outras posições fazerem mais gols que o centroavante da equipe.

Atacante defensivo? Tô fora! Pego meu Camisa 9 caneludo e vou embora.

Atacante Recuado é uma função maravilhosa. Se movimenta muito bem, ajuda na criação mas não é um exímio matador. Até então a função que eu utilizo no time.

Ponta-de-lança é a função que eu mais odeio. Extremamente vertical e egoísta. Ao invés de ajudar na criação, prefere partir pra cima da defesa adversária e isolar a bola.

Jogador Alvo seria a função ideal mas o foda é que eu jogo com uma tática baseada em passes curtos/mixed e como bem sabemos, o time inteiro vai ficar tentando passes longos pra ele ao invés de construir o jogo.

Ponta de Lança fixo: Estou utilizando ela agora. O CA foi bem nos dois jogos mas é uma função que não tem visão periférica. Ele chuta tudo mesmo tendo um colega em uma posição melhor.

Enfim... Resumindo:

O que eu estou procurando é um goleador, bom cabeceio e que não seja tão egoísta como os Ponta de Lança são. Talvez um Atacante Completo? Infelizmente não consigo um agora.

Estou pensando em usar um Jogador Alvo (atributos) com a função de ponta de lança fixo ou algo do tipo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Realmente @Banton, a função de CA nesse FM20 tá difícil de encaixar nos esquemas mesmo, sofro do mesmo mal.

Acho que no seu caso aí, o Avançado Completo seria o mais recomendado, já que ele me parece um misto de "Jogador Alvo + Avançado Recuado". Um cara que vai ajudar na construção, sem esfomear, mas que vai procurar estar presente pra concluir as jogadas também. Já testou ele assim? Mesmo que não tendo todos os atributos requeridos?

---

Aqui eu tô usando mais de acordo com as características/atributos dos meus atacantes mesmo, "infelizmente". O Ponta-de-Lança é chato e fominha? É, mas infelizmente é a maior oferta de jogadores que o jogo nos dá, e isso é triste. Maaaas, enfim, quando associado a um estilo de jogo que favorece (passe curto e ritmo alto), ele tem rendido até que bem. Outro que eu gostei foi o PL Fixo, que na verdade nada mais é do que um PL que não volta pra ajudar a marcar, hahahah.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Banton disse:

Queridissimos amigos do Clube Tático. Vamos criar um novo debate aqui? Gostaria de saber quais são as funções preferidas de vocês nos CA. Gostaria dessa troca de experiência pois não tô conseguindo encaixar o meu Centro Avante no time...

A minha tática foi montada para o meu CA. Ou seja, há toda uma plataforma para que ele seja o principal goleador da equipe. Mas não é o caso. Jogo com 2 Atacante Interior e são eles os fazedores de gol. Isso é ruim? Não. Mas eu tenho uma visão muito conservadora e retrógrada do futebol no que diz respeito a outras posições fazerem mais gols que o centroavante da equipe.

Atacante defensivo? Tô fora! Pego meu Camisa 9 caneludo e vou embora.

Atacante Recuado é uma função maravilhosa. Se movimenta muito bem, ajuda na criação mas não é um exímio matador. Até então a função que eu utilizo no time.

Ponta-de-lança é a função que eu mais odeio. Extremamente vertical e egoísta. Ao invés de ajudar na criação, prefere partir pra cima da defesa adversária e isolar a bola.

Jogador Alvo seria a função ideal mas o foda é que eu jogo com uma tática baseada em passes curtos/mixed e como bem sabemos, o time inteiro vai ficar tentando passes longos pra ele ao invés de construir o jogo.

Ponta de Lança fixo: Estou utilizando ela agora. O CA foi bem nos dois jogos mas é uma função que não tem visão periférica. Ele chuta tudo mesmo tendo um colega em uma posição melhor.

Enfim... Resumindo:

O que eu estou procurando é um goleador, bom cabeceio e que não seja tão egoísta como os Ponta de Lança são. Talvez um Atacante Completo? Infelizmente não consigo um agora.

Estou pensando em usar um Jogador Alvo (atributos) com a função de ponta de lança fixo ou algo do tipo.

 

 

Sinto que vc tirou esse assunto das minhas mãos, pq eu estava prestes a levantar esse debate aqui.
Até pouco tempo atrás eu estava jogando o FM18 e lá eu não tinha problemas nenhum com meus CA, muito pelo contrário, marcavam gol demais, seja jogando com um CA só ou dois. Nos 2 últimos jogos (19 e 20), eu notei que eu não consigo mais fazer com que o CA renda o mesmo (importante dizer que eu só testei táticas com 1 CA nessas duas últimas versões).

A tática funciona bem, o time joga bem, os gols saem de todo lado (menos dele), mas como vc disse eu queria ver mais gols saindo dos pés do meu CA. Atualmente eu estou jogando com um 4-1-2-3. Um AI de um lado e um Extremo do Outro. No meio de campo, um CJ que é o jogador mais defensivo e à sua frente um Mezalla e um MAA que são ótimas ameaças de infiltração do meio campo.

Por conta da formação eu não uso o CA como Ponta de Lança ou Ponta de Lança Fixo pq ele ficaria muito isolado (testei como PL em 1 jogo e ele quase nem pegou na bola).

Jogador Alvo não dá pelas mesmas razões suas, além de que novamente ele não teria apoio de ninguém próximo.

Eu vejo como as melhores opções pra minha tática: Avançado Recuado, Avançado Completo ou Avançado Trabalhador. Ele tem ótimos atributos, competente em todas esses papéis, mas não se sobressai. Sai da área, puxa os zagueiros o que ajuda na infiltração dos meias que marcam o gol e tudo mais. Mas ele não recebe um mísero passe pra finalizar a gol. Não tem uma chance clara dele. Meu mezalla que é o melhor jogador tecnicamente bota toda hora o Extremo na cara do gol, mas nenhum passe similar pro CA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Fala, pessoal!
      sou novo aqui e no FM. Nunca tinha jogado o jogo, aí vi que liberaram no Xbox pelo Game Pass e viciei! (até tentei passar para a versão normal, mas não rodou bem no meu PC). 
      Hoje estou jogando bastante (em quantidade rs), mas já vi (e confirmei lendo aqui) que o jogo pode ser bem frustrante, especialmente para os iniciantes como eu, que não entendem ainda o que estão fazendo no game. 
      Assim, eu queria uma ajuda com a parte tática. Nesse meu sabe específico, eu comecei no Campeonato de Portugal com a Estrela da Amadora, mas depois de uma curta passagem pelo QPR eu estou há algumas temporadas no Watford, da Inglaterra. 
      Peguei o time na Championship, consegui subir (não foi exatamente “fácil” pra mim, mas eles tinham acabado de cair e tinham um dos elencos mais fortes da divisão) e me estabilizei bem na PL. 
      Eu uso desde sempre um 4-2-3-1 com extremos, tiki-taka personalizado. Era a tática que já era da Estrela lá no começo, eu não mexi muito e fui usando. Já tentei outras, mas essa foi a que mais me serviu ao longo do tempo. 

      Meu time tem um desempenho sempre aceitável. Eu sempre estou ali brigando por uma vaga nas competições continentais, normalmente pego o Camp. Europeu ou o Camp. Europeu II. Teve uma que fui pra Champions.
      Como estou há tempos no clube, eu consegui montar um time bom. Tem vários jogadores muito interessantes, que volta e meia recebem propostas altas de clubes bem maiores e o elenco é equilibrado e com opções. 
      O problema? O time sempre se dava mal no confronto com os grandes ingleses (seja nas taças ou na liga) e perdia uns jogos bobos, que faziam o desempenho cair.
      Aí eu descobri o Rate My Tatic...fiz os ajustes para a tática ficar 5 estrelas (que envolviam alguns ajustes de funções e principalmente remover várias instruções que eu nem sabia que estavam e conflitos. Fiz uma ou outra contratação para fechar.
      E deu bem certo. O time melhorou, diminuiu muito os pontos perdidos em jogos fáceis, fez bons jogos com os grandes, cheguei a sonhar com o título... mas ficou em segundo lugar, a 4 pts do campeão (Chelsea). E ainda perdeu a final da FA Cup pro Arsenal. Foi positivo, mas frustrante demais. 
      Eu sinto que falta só um “ajuste fino” pro time ir mais longe, levantar canecos. Que modificações vocês sugerem? 
      (Não estou conseguindo subir imagem, mas a tática é assim):
      4-2-3-1 com extremos 
      2 Defesas laterais com função de apoio
      2 defesas centrais função defender
      2 Médios centros com função de apoio
      1 médio ofensivo com função apoio
      2 extremos invertidos com função apoio 
      1 atacante completo com função atacar 

      as instruções de equipe 
      com posse:
      passar para espaço 
      jogar a partir da defesa 
      levar bola até a área 
      ritmo muito mais alto (estou pensando em tirar, meu time termina morto todas as partidas e tem quedas de desempenho ao longo da temporada) 
      em transição (não tinha no Rate):
      Pressionar
      contra atacar
      Sem posse
      linhas normais 
      Marcação apertada
      pressao muito mais urgente (o Rate mandou tirar e acho que vou fazer pra próxima temporada porque acho que está tirando meus zagueiros da posição e permitindo infiltrações demais). 
       
      O que vocês acham? Ajudem o novato, pfvr! Abraços!
    • schacoffee
      Por schacoffee
      Boa noite, pessoal, tranquilidade?
      Há um tempo eu venho acompanhando no yt o canal "Táticas de Futebol", assistindo a carreira que fizeram por lá e pegando inspiração das táticas da vida real que replicam no FIFA, só por curiosidade mesmo, afinal nem jogo FIFA. Esse ano iniciaram uma carreira fictícia com o Fábio Carille treinando o 1860 Munich, que está bem legal diga-se, e estou curtindo.
      Eu estou um pouco inspirado e inclinado a fazer algo parecido, jogando defensivamente, e obviamente com outra história e outro clube, só que como um adepto do futebol a la Cruyff e holandeses e de tudo que dali saiu, sempre preferi usar sistemas ofensivos e que valorizassem posse, intensidade, pressão etc, no FM. Andei vendo uns jogos de times defensivos ou que fossem menos ousados no ataque para tentar tirar uma inspiração (entra na conta Mourinho e Simeone, logicamente), porém ainda está difícil de imaginar como quero que meu time jogue. É uma linguagem diferente da que eu venho me acostumando.
      Eis que venho pedir umas dicas de vocês. Modelos de táticas do FM que posso buscar e tirar como base, materiais para eu estudar, vídeos legais para assistir sobre FM, blogs, etc, o que puderem me dispor eu agradeceria.
      Se você que está lendo curte futebol mais cauteloso, diga como que arma seu time e monta sua tática para ajudar o mano aqui.
      *** Eu não gosto de usar tática pronta, geralmente crio a tática personalizada, do zero. Vídeos de tática seriam para me ajudar na tomada de decisão, não download. ***
    • Mtvianna
      Por Mtvianna
      Primeiramente, já de ante mão queria pedir desculpas pelo formato do post, embora seja um membro velho, sempre fui mais de ler do que escrever, então não aprendi muito bem como fazer o upload das imagens hehehe Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tenho tido com uma tática que desenvolvi desde o FM20
      Sempre parti pras táticas nacionais demais e nunca variava, ou seja, sempre usei um 4-2-3-1 com extremos. Como colorado, fiquei extremamente feliz quando Coudet foi ventilado como possível treinador em 2020, então comecei a olhar com mais carinho pra formações com mais meias e centroavantes, sem extremos. Então desenvolvi minha própria tática sem procurar em nenhum fórum. E por incrível que pareça desde o FM20 ela vem dando muito certo. Gostaria de compartilhar ela com vocês para ver o que vocês acham e até tentar aprimorar ela.
      Posições
      Com posse
      Transição
      Sem posse
      Não sei muito bem como dizer isso, mas eu uso um esquema baseado na posse misturado com o Gegenpress, passes curtos focados no meio e ritmo mais elevado. Com a utilização de 3 meias centrais, sendo o central um construtor de jogo recuado e dois mezzalas (dependendo da características do elenco também pode ser um area a area, como o Patrick), também dou preferência por laterais com características de apoiar. O meia ofensivo quase sempre é como meia ofensivo atacar ou atacante sombra. Já os dois atacantes do time normalmente são um ponta de lança e um atacante recuado (ou dois pontas de lanças). Os três jogadores de frente tem instruções individuais para marcar apertado, rematar mais e correr mais riscos. Claro que dentro jogo acabo fazendo algumas variações, como explorar mais um lado diferente do campo, recuar um pouco as linhas caso eu esteja tomando mais bolas nas costas dos zagueiros, ou então diminuir o ritmo, rematar sempre que puder ou algo assim, dependendo das circunstâncias do jogo.
      Resultados
      Títulos
      Aqui algumas estatísticas dos meus principais atacantes. Além disso, meus laterais costumam dar várias assistências. Heitor teve 15 na temporada.
      Yuri Alberto
      Galhardo
      Abel Hernandez
      Confesso que sofro um pouco defensivamente pela minha defesa ficar tão exposta, mas compenso com muitos gols, principalmente dos atacantes. Não é uma formação muito equilibrada, mas tenho conseguido resultados, inclusive na Europa. Uma das coisas que talvez contribuam muito para ela funcionar bem é ter uma comissão técnica muito boa e focar muito em jovens jogadores, para treiná-los e fazer a adaptação deles desde a base. Gosto muito de fazer o save comprando só jovens jogadores para revender no futuro (quando possível) hahaha
      O que vocês acham? Alguma dica para que eu possa aprimorar mais? Esses prints são do primeiro save que fiz no FM21, no meu save atual joguei 3 temporadas com o juventude, saindo da Série C e chegando até a Libertadores. Depois assumi o River e ganhei o argentino e a libertadores. No meu atual time ainda não tenho resultados porque não começou a temporada, mas assim que encaminhar os primeiros meses com o Racing na segunda Argentina posto mais resultados dela.
       
       
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Os lances acima ocorreram no jogo entre Ipswich e Burton pelo equivalente à terceira divisão inglesa. O atleta é o mesmo, e ele é um zagueiro de 19 anos que está emprestado pelo Arsenal.
      Eu lancei uma pergunta num grupo de WhatsApp e gostei das respostas e achei bacana trazer o debate para cá. Lá eu fiz apenas uma pergunta, com viés mais do lado do treinador. Aqui, vou fazer mais perguntas, para que possamos iniciar um debate e realmente possamos pensar um pouquinho sobre aquilo que nos agrada, seja em termos de estilo de jogo, seja em termos do que os atletas em campo e debater futebol com um pouco mais de qualidade e nos forçar a ir além do simples. Isto posto, vamos as perguntas:
      1) Se você fosse o treinador, como vocês lidariam com esse tipo de comportamento do zagueiro durante o jogo? (Aqui o objetivo é vocês pensarem no que acreditam como que o futebol do seu time deve ser jogado, analisar mais friamente a situação, se é um comportamento que vocês gostam ou não num atleta dessa posição, por exemplo)
      2) Como torcedor, quão confortável você se sentiria ao ver seu zagueiro fazendo isso durante um jogo? (Aqui é para você botar seu coração de torcedor na linha, talvez avaliar as opções que seu time tenha para a zaga, se eles inspiram confiança jogando com os pés e qualquer coisinha mais).
      3) Se você fosse o treinador, que aspectos avaliaria para decidir se esse é um comportamento útil ou não para seu time? (O atleta é titular do seu time, já são 11 jogos com uma média de 86 minutos jogados. Ou seja, aqui é para excluir o que você pensa sobre o comportamento e se colocar no lugar do treinador do Ipswich e pensar o que você utilizaria para decidir se o comportamento é útil).
×
×
  • Criar Novo...