Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Clube Tático


Perissé

Posts Recomendados

  • Diretor Geral
5 hours ago, Leonardo Castello said:

20200613-093039.jpg

Luz no fim do túnel. Vou insistir no meu centroavante 

Aleluia irmão. Glorifica em pé, Igreja! 🤣🤩

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/06/2020 em 06:08, Banton disse:

Queridissimos amigos do Clube Tático. Vamos criar um novo debate aqui? Gostaria de saber quais são as funções preferidas de vocês nos CA. Gostaria dessa troca de experiência pois não tô conseguindo encaixar o meu Centro Avante no time...

A minha tática foi montada para o meu CA. Ou seja, há toda uma plataforma para que ele seja o principal goleador da equipe. Mas não é o caso. Jogo com 2 Atacante Interior e são eles os fazedores de gol. Isso é ruim? Não. Mas eu tenho uma visão muito conservadora e retrógrada do futebol no que diz respeito a outras posições fazerem mais gols que o centroavante da equipe.

Atacante defensivo? Tô fora! Pego meu Camisa 9 caneludo e vou embora.

Atacante Recuado é uma função maravilhosa. Se movimenta muito bem, ajuda na criação mas não é um exímio matador. Até então a função que eu utilizo no time.

Ponta-de-lança é a função que eu mais odeio. Extremamente vertical e egoísta. Ao invés de ajudar na criação, prefere partir pra cima da defesa adversária e isolar a bola.

Jogador Alvo seria a função ideal mas o foda é que eu jogo com uma tática baseada em passes curtos/mixed e como bem sabemos, o time inteiro vai ficar tentando passes longos pra ele ao invés de construir o jogo.

Ponta de Lança fixo: Estou utilizando ela agora. O CA foi bem nos dois jogos mas é uma função que não tem visão periférica. Ele chuta tudo mesmo tendo um colega em uma posição melhor.

Enfim... Resumindo:

O que eu estou procurando é um goleador, bom cabeceio e que não seja tão egoísta como os Ponta de Lança são. Talvez um Atacante Completo? Infelizmente não consigo um agora.

Estou pensando em usar um Jogador Alvo (atributos) com a função de ponta de lança fixo ou algo do tipo.

 

 

Pode parecer bizarro ou algo do tipo... mas eu resolvi o problema de gols do meu Atacante Recuado com uma simples instrução individual nos meus pontas e laterais: Cruzar para Jogador Alvo. Eu não utilizava o foco dos cruzamentos porquê tentei com 1º e 2º poste e não funcionava nas versões anteriores. Depois de muitos anos resolvi testar e fiquei surpreendido kkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Banton disse:

Pode parecer bizarro ou algo do tipo... mas eu resolvi o problema de gols do meu Atacante Recuado com uma simples instrução individual nos meus pontas e laterais: Cruzar para Jogador Alvo. Eu não utilizava o foco dos cruzamentos porquê tentei com 1º e 2º poste e não funcionava nas versões anteriores. Depois de muitos anos resolvi testar e fiquei surpreendido kkkkkkkkkk

Rapaz, eu vou até testar aqui, confesso que nunca direcionei especificamente os cruzamentos do meu time. E ultimamente eles têm me irritado demais pq os pontas sempre cruzam pro outro ponta, chega a ser bizarro, o ponta baixinho de 1,70 recebe um monte de cruzamento e o meu atacante matador não recebe nenhum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu sonho era fazer um 4-1-3-2 render. Mas infelizmente o FM te obriga a jogar com pontas, porquê os meias-centrais não conseguem marcar os laterais. Nem mesmo com a instrução individual "Marcar Apertado". E eu odeio pontas, só pra deixar bem claro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Banton disse:

Meu sonho era fazer um 4-1-3-2 render. Mas infelizmente o FM te obriga a jogar com pontas, porquê os meias-centrais não conseguem marcar os laterais. Nem mesmo com a instrução individual "Marcar Apertado". E eu odeio pontas, só pra deixar bem claro. 

Usei algumas vezes e funcionou, mas sou adepto a táticas com pontas 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/06/2020 em 13:24, Banton disse:

Meu sonho era fazer um 4-1-3-2 render. Mas infelizmente o FM te obriga a jogar com pontas, porquê os meias-centrais não conseguem marcar os laterais. Nem mesmo com a instrução individual "Marcar Apertado". E eu odeio pontas, só pra deixar bem claro. 

Tentou colocar 2 MCs das "pontas" como Mezzala? Pode funcionar. Ou deixar um meio campo mais marcador e liberar bastante os laterais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém poderia me informar pq diabos esses 2 jogadores de 16 anos q contratei não serão formados pelo meu clube? eles nem passaram tempo suficiente no clube anterior pra serem formados pelo msm

w6gm8xW.png

 

Editado por Leonardo Castello
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Thiago disse:

Tentou colocar 2 MCs das "pontas" como Mezzala? Pode funcionar. Ou deixar um meio campo mais marcador e liberar bastante os laterais.

Mezzala é mais ofensivo. Coloquei os Carrilleros que fazem esse movimento pra cobrir os avanços dos laterais. Mesmo assim, não funcionou. Tomei 4x1 do Lyon. Provavelmente os 4 vieram de assistência dos laterais adversários.

Editado por Banton
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/06/2020 em 16:10, Leonardo Castello disse:

Nesse FM 20 alguém já conseguiu manter o mesmo estilo de jogo por mais de 1 temporada? 

Eu tô no 18 e passo pelo mesmo problema. Estou preso ao 4-2-3-1 VOL. A máquina já descobriu como defender: botando a tarefa defender nos laterais adversários e provavelmente usando apoiar nos pontas para haver ajuda no último terço. 

O foda é que eu monto minhas equipes em prol da tática. E eu tô começando a achar que isso é errado.

Existe alguma maneira de tornar meu time mais imprevisível? Menos instruções táticas selecionadas seria a solução? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Banton disse:

Eu tô no 18 e passo pelo mesmo problema. Estou preso ao 4-2-3-1 VOL. A máquina já descobriu como defender: botando a tarefa defender nos laterais adversários e provavelmente usando apoiar nos pontas para haver ajuda no último terço. 

O foda é que eu monto minhas equipes em prol da tática. E eu tô começando a achar que isso é errado.

Existe alguma maneira de tornar meu time mais imprevisível? Menos instruções táticas selecionadas seria a solução? 

PRIMEIRA temporada que termino usando a mesma tática (4231 Vol). Meu time sofreu alguns apagões, mas insisti nela. Por enquanto a tática mais equilibrada que fiz nesse FM.

Terminei em terceiro na La Liga, quarto melhor ataque e terceira melhor defesa. Consegui mais robustez defensiva tirando a linha de impedimento e colocando um zagueiro (bloquear) atrás do Médio Defensivo e um zagueiro (cobrir) no lado do Segundo volante(apoiar). 

Particularmente eu nunca acreditei nessa de que a máquina descobre como nos cancelar. Até pq nas outras temporadas em q mudei a tática o time continuou uma merda. 

Eu acredito em falhas táticas que precisam ser ajustadas, nenhuma é perfeita, mas se a coisa começa a dar errado é pq tem algo q precisa ser melhorado, um detalhe simples as vezes faz a diferença, como no meu caso da linha burra. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
13 hours ago, Leonardo Castello said:

 

w6gm8xW.png

 

Que estranho, com 16 anos nem contrato profissional eles assinaram com o outro clube. O que aparece naquela tela de informações do jogador, sobre a elegibilidade dele? Já tá formado pelo outro clube mesmo?

Essa merda desse sistema de formação de jovens às vezes buga mesmo. Já aconteceu comigo, positiva e negativamente.

 

5 hours ago, Banton said:

Eu tô no 18 e passo pelo mesmo problema. Estou preso ao 4-2-3-1 VOL. A máquina já descobriu como defender: botando a tarefa defender nos laterais adversários e provavelmente usando apoiar nos pontas para haver ajuda no último terço. 

O foda é que eu monto minhas equipes em prol da tática. E eu tô começando a achar que isso é errado.

Existe alguma maneira de tornar meu time mais imprevisível? Menos instruções táticas selecionadas seria a solução? 

Eu também gosto de montar meus times em prol da tática, mas nem sempre isso é possível. Com o passar das temporadas porém, se você conseguir fazer bons mercados, dá pra moldar o elenco pra preencher as funções exatamente como sua tática funciona.

Eu não acredito mt nisso de "tática viciada" ou "a máquina aprendeu a minha tática", acho que tudo é questão de ajuste. Eu gosto de manter meus padrões táticos, mas faço pequenos ajustes de acordo com o elenco, que se renova a cada temporada (em grande ou pequeno grau).

Acho que se você quer surpreender a IA, tente ajustar suas funções de forma diferente, ou até mesmo sendo mais radical e alterando a própria formatação da tática. Nada é pra sempre no jogo, tudo está em constante transformação, e a tática é só mais um componente disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Leho. disse:

Essa merda desse sistema de formação de jovens às vezes buga mesmo. Já aconteceu comigo, positiva e negativamente.

Henrique me disse que talvez mude pra jogador formado na casa quando chegar na "data limite".

3 horas atrás, Leho. disse:

Eu não acredito mt nisso de "tática viciada" ou "a máquina aprendeu a minha tática", acho que tudo é questão de ajuste. Eu gosto de manter meus padrões táticos, mas faço pequenos ajustes de acordo com o elenco, que se renova a cada temporada (em grande ou pequeno grau).

Acho que se você quer surpreender a IA, tente ajustar suas funções de forma diferente, ou até mesmo sendo mais radical e alterando a própria formatação da tática. Nada é pra sempre no jogo, tudo está em constante transformação, e a tática é só mais um componente disso.

Exatamente. Por exemplo, a tática tá setada pra cruzamentos rasteiros, vc chega numa nova temporada e contrata um centroavante e um AI altos, não tem pq manter essa estratégia, ou então vc contrata bons laterais ofensivos que fazem bem o corredor, valeria mt a pena maximizar o poder tático usando sobreposição exterior. São muitas variáveis que podem mudar de um temporada pra outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
On 6/19/2020 at 11:26 AM, Leonardo Castello said:

Exatamente. Por exemplo, a tática tá setada pra cruzamentos rasteiros, vc chega numa nova temporada e contrata um centroavante e um AI altos, não tem pq manter essa estratégia, ou então vc contrata bons laterais ofensivos que fazem bem o corredor, valeria mt a pena maximizar o poder tático usando sobreposição exterior. São muitas variáveis que podem mudar de um temporada pra outra.

É isso, rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém já conseguiu subir um Time B de uma divisão não jogável pra uma divisão jogável?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A formação 4-2-3-1 VOL

rBtHeQb.png

Queridíssimos amigos, mais uma vez estou aqui para falar sobre a formação que tem feito tanto sucesso comigo. Estarei dando um feedback maior sobre as funções e como elas se encaixaram. A primeira coisa que eu alterei foi o CJR (D) para MD (D). Por qual motivo eu fiz essa alteração?

  1. O Construtor de Jogo Recuado mesmo com a responsabilidade de defender, ele sobe. Ele não é o jogador de contenção que estamos procurando. A não ser que tenha MP de "Ficar Sempre Atrás". E também, é raro encontrar jogadores que combinem atributos de volante com o de armador. Tanto é que a função nem tem atributos de Desarme e Marcação como chaves para exercer a função, por exemplo. Por isso, alterei para o Médio Defensivo (Defender) que consegue me dar uma saída de bola com posse e é mais defensivo. 

HKI7IYC.pngfWmNlFw.png 
Olhando as duas imagens, qual CJA você acha que tem uma capacidade maior de construir uma jogada? O MC ou MAC?

Os prints mostram basicamente o que o CJA (Ap) faz quando tem um buraco no meio de campo. Se você respondeu o MAC, está completamente enganado. Preso no ataque, ele é uma vítima fácil para o volante adversário. Ficando limitado a ser o "homem do último passe", focando apenas dar assistência para os atacantes.

O jogador consegue ter um campo de visão muito maior do que antes ao fazer esse recuo até o meio-campo central. Podendo segurar um pouco mais a bola a espera de que os laterais e o segundo volante subam para ajudar no ataque; tornando-se um jogador capaz de construir jogadas e que não se limita apenas ao último passe. Com esse buraco no meio-campo e com a tarefa 'Apoiar' você vai ver um jogador muito mais participativo e com liberdade o suficiente para tomar as decisões corretas. Ao fazer este recuo, ele consegue gerir o ritmo de jogo e construir as jogadas ofensivas.

Enquanto o Meia-Atacante recua, o Segundo Volante avança. Isso gera um maior dinamismo e fluidez de movimentos no setor ofensivo da equipe. Um exemplo na vida real? Diego do Flamengo. Quando o camisa 10 rubro-negro "vem buscar o jogo", William Arão sabe que é o momento para ir ao ataque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 hours ago, Banton said:

 

Acho interessante esse conceito de dar espaço. Percebi que a ME especialmente desse FM tende a ter jogadas mais bem aproveitadas quando isso acontece. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 hours ago, Banton said:

 

Muito boa análise. Mas agora fiquei com algumas dúvidas. Já adianto que não gosto de jogar com Construtor de Jogo Avançado como MAC também, mas você chegou a testar e ver o que acontece quando o jogador como MAC está com a função individual de "Move Into Channels" (Algo como se movimentar para os espaços livres - jogo em inglês e não lembro como está escrito em PT-PT). Outra coisa, se não me engano, tem um MP que é Dita o Ritmo de Jogo ou "Vem Buscar o Jogo" que talvez ajudem o MAC a ficar menos engessado no meio de campo ofensivo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 hours ago, Banton said:

 

To usando essa tática faz 1 temporada e meia, se encaixou perfeitamente com meu estilo de jogo. Concordo plenamente com vc sobre o Médio Defensivo, ele me deu uma solidez defensiva perfeita pra poder usar o Segundo Volante com mais liberdade, mas discordo sobre o AMC, como eu uso na função de CJA(apoiar) ele está sempre ocupando um espaço mais acima pra ajudar o time a iniciar jogadas, não vejo necessidade de recuá-lo.

Meu segundo volante inclusive joga com "movimentar pelos espaços" e está sempre fazendo jogadas com ele

Meu segundo volante e CJA tocando bola até achar alguém livre 

OBS > NOTEM meu camisa 8(Médio Defensivo) fazendo a cobertura do meu Lateral Esquerdo

Meu CJA tabelando com meu ponta de lança e logo em seguida furando a defesa adversária com um passe em profundidade pro meu extremo invertido

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Zap! disse:

Muito boa análise. Mas agora fiquei com algumas dúvidas. Já adianto que não gosto de jogar com Construtor de Jogo Avançado como MAC também, mas você chegou a testar e ver o que acontece quando o jogador como MAC está com a função individual de "Move Into Channels" (Algo como se movimentar para os espaços livres - jogo em inglês e não lembro como está escrito em PT-PT). Outra coisa, se não me engano, tem um MP que é Dita o Ritmo de Jogo ou "Vem Buscar o Jogo" que talvez ajudem o MAC a ficar menos engessado no meio de campo ofensivo ?

Então amigo, a "Move Into Channels" acho que é a "Explorar os Espaços". Eu acho que essa MP se encaixa melhor com jogadores que estão a procura de um passe. Acho que o Atacante Sombra seria interessante com essa MP mas ele vai precisar de um armador pra enfiar a bola nesses espaços livres.

Sim, tem essas duas MP mas o CJA (Ap) faz esse "Vem Buscar o Jogo" automaticamente. Então não vejo tanta utilidade. Agora seria interessante ter um "Ditar o Ritmo do Jogo" apenas jogadores mais recuados. O Kroos do Real Madrid, é um bom exemplo.

Meus armadores recuados sempre tem o  "Ditar Ritmo de Jogo". Já os MAC eu gosto de "Tentar passer de risco frequentemente" e "Prefere dar passe ao invés de tentar chutar".

2 horas atrás, Leonardo Castello disse:

Como eu uso na função de CJA(apoiar) ele está sempre ocupando um espaço mais acima pra ajudar o time a iniciar jogadas, não vejo necessidade de recuá-lo.

Cara, o CJA (Apoiar) vai ocupar esse espaço mais acima porquê é a posição original dele. Mas nas transições, como eu disse no texto, você pode perceber que ele vai recuar pra buscar a bola. Se isso não está acontecendo no seu time, então não sei como explicar. Mas o fato é que MUITO PROVAVELMENTE a jogada do seu vídeo começou com ele buscando a bola em posições mais baixas.

Como eu falei, com a tarefa 'Apoiar' o CJA vem buscar a bola no "buraco" do meio-campo. Essa jogada foi perfeita para explicar o que eu tô tentando passar para vocês:

O time adversário errou o passe e o meu Segundo Volante (camisa 18) automaticamente passou a bola para o Médio Defensivo (Diaby) que por natureza, diminui o ritmo de jogo à espera da equipe se reorganizar. Mas como o nosso CJA (Sampaio) veio buscar a bola, passou rápido para o nosso 10 que se encontra com as duas opções:

  1. Passar para os espaços onde coloquei a seta.
  2. Gerir o ritmo de jogo e esperar o Segundo Volante e os laterais subam ao ataque.

7bDM4l2.png

Nem tudo são flores. Como eu jogo com equipes de divisões inferiores, o nosso camisa 10 tem valores baixos de Decisões e Visão de Jogo. Ou seja: ele não tomou a decisão que nós estávamos imaginando. Por isso, gostaria de lembrar que é muito importante ter números altos nos atributos citados. Afinal, ninguém quer ter um armador burro, não é mesmo?

Editado por Banton
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Boa @Banton, mt bom ver o pessoal trazendo esse tipo de discussão pro fórum, com imagens e boa informação.

Na real eu acho que o meia criativo do time pode desempenhar sua função tanto de MC, quanto de MAC. O que vai mandar aí nesse caso é a característica do jogador. Eu gosto bastante de deixar meu meia mais criativo centralizado como MC (CJA //ap), mas nem sempre ele é efetivo nessa posição.

Quando meu meia é um cara que tem qualidade pra dar passe mas também pra finalizar as jogadas em gol, eu costumo adiantá-lo então pra MAC, já que perto do gol ele pode ser letal. Já quando meu meia é preferencialmente um "passador" e não tem tanto cacoete pra pisar na área e meter gols (ou até mesmo chutar bem de longe), aí seu lugar é realmente mais atrás, como meia-central, articulando o time de trás.

Ocorre que, quando você tem um time com o MAC setado, outro meia obrigatoriamente vai ter que preencher o espaço do círculo central pra ajudar na criação ou fazer totalmente essa função por ali. Ou um segundo volante que suba, ou um MC que goste de controlar a posse, enfim, você terá que equilibrar seu sistema com alguém que abasteça tanto o centroavante e os pontas, quanto o MAC também. Senão a lacuna vai se criar, seu time ficará espaçado e dividido e as coisas não vão andar bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Banton disse:

 

Ótimo comentário. Eu sempre preferi o CJA como MC ao invés de MAC, talvez por isso eu nunca consegui emplacar a formação 4-2-3-1. Como MC ele me parece mais livre, recebe a bola mais frequentemente de frente pro adversário o que é ótimo pra um jogador que é previsto pra ser o mais criativo do time.

E tbm concordo em relação ao CJ. Inclusive, eu troquei ele na minha tática por um médio defensivo pelos mesmos motivos. O curioso é que (em outro save) quando eu usei CJ no meu 4-4-2, ele estava como MC e era de fato meu jogador mais defensivo como eu queria. E agora usando como MD, ele avança até a área adversária...
Eu não sei se o fato de usar a instrução "Ser mais disciplinado" no 4-4-2 favoreceu isso.

Editado por leh_MA
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

CJR precisa necessariamente de um companheiro mais defensivo ao lado, sempre tive isso pra mim nas minhas táticas. O mesmo vale pro CJA quando centralizado como MC. Aí pode ser um Trinco, um MRB, um Médio Defensivo mesmo (que é a função mais genérica e mais passível de se encaixar em VÁRIAS combinações) e por aí vai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de toda essa discussão, a minha conclusão é de que vai realmente variar muito dos jogadores que você tem disponível no elenco. Você pode utilizar os CJA, CJR, MD, MRB, VOL numa variação imensa dentro do jogo e instruções individuais.

No meu caso eu estou jogando com um CJ com função de defender, visto que meu Volante tem boa marcação e excelente passe e visão de jogo. Com isso eu combino com um Mezzala ou Área-Área e tem dado muito certo, enquanto um começa as jogadas, o outro procura um espaço livre para receber o passe. No fim das contas meu MAC acaba sendo um Atacante Sombra ou um Meia Atacante com função de finalizar de fora da área. Tenho obtido um certo sucesso inclusive com clubes menores. Mas a cada temporada eu tenho que variar essas instruções devido aos atributos e MP dos jogadores. Outra coisa, minha tática é assimétrica, o que dá uma personalização maior ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
6 hours ago, Zap! said:

Depois de toda essa discussão, a minha conclusão é de que vai realmente variar muito dos jogadores que você tem disponível no elenco.  [...]

Cara, no frigir dos ovos o que manda MEEEEEESMO, o fundamental é o material humano haha. São as peças que você tem em mãos. De nada adianta querer armar um esquema como o do Banton aí se você não tem um MC natural da posição e que saiba armar o jogo. Vai ficar capenga.

O que você faz é o mais perto do ideal possível: ajustar tua tática dentro das características dos teus jogadores. A gente nem sempre faz isso, arrisco a dizer que a maioria aqui tem um gosto meio que definido pras formações e vai moldando o elenco em torna disso, o que é mais complicado de se fazer, mas não impossível. Agora, quando as peças não se encaixam perfeitamente no teu esquema preferido, é aí que o quebra-cabeça começa a se apresentar pra você, e encaixar cada um numa função que se integre bem com o restante é a tarefa principal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leho. disse:

Cara, no frigir dos ovos o que manda MEEEEEESMO, o fundamental é o material humano haha. São as peças que você tem em mãos. De nada adianta querer armar um esquema como o do Banton aí se você não tem um MC natural da posição e que saiba armar o jogo. Vai ficar capenga.

O que você faz é o mais perto do ideal possível: ajustar tua tática dentro das características dos teus jogadores. A gente nem sempre faz isso, arrisco a dizer que a maioria aqui tem um gosto meio que definido pras formações e vai moldando o elenco em torna disso, o que é mais complicado de se fazer, mas não impossível. Agora, quando as peças não se encaixam perfeitamente no teu esquema preferido, é aí que o quebra-cabeça começa a se apresentar pra você, e encaixar cada um numa função que se integre bem com o restante é a tarefa principal!

Exatamente, o ideal pra times limitados é esquecer das funções especialistas, pelo menos essa é minha concepção. 

A estrada foi longa pra chegar onde eu cheguei com o Mirandés. Ter força financeira pra montar uma estrutura boa top de linha e preparar jogadores pra assumirem funções específicas pro meu estilo de jogo

Outra assistência perfeita do meu CJA na função de AMC brilhando nas oitavas da Champions

Como eu disse, não é qualquer jogador que pode exercer uma certa função

2uZ30RV.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Fala, pessoal!
      sou novo aqui e no FM. Nunca tinha jogado o jogo, aí vi que liberaram no Xbox pelo Game Pass e viciei! (até tentei passar para a versão normal, mas não rodou bem no meu PC). 
      Hoje estou jogando bastante (em quantidade rs), mas já vi (e confirmei lendo aqui) que o jogo pode ser bem frustrante, especialmente para os iniciantes como eu, que não entendem ainda o que estão fazendo no game. 
      Assim, eu queria uma ajuda com a parte tática. Nesse meu sabe específico, eu comecei no Campeonato de Portugal com a Estrela da Amadora, mas depois de uma curta passagem pelo QPR eu estou há algumas temporadas no Watford, da Inglaterra. 
      Peguei o time na Championship, consegui subir (não foi exatamente “fácil” pra mim, mas eles tinham acabado de cair e tinham um dos elencos mais fortes da divisão) e me estabilizei bem na PL. 
      Eu uso desde sempre um 4-2-3-1 com extremos, tiki-taka personalizado. Era a tática que já era da Estrela lá no começo, eu não mexi muito e fui usando. Já tentei outras, mas essa foi a que mais me serviu ao longo do tempo. 

      Meu time tem um desempenho sempre aceitável. Eu sempre estou ali brigando por uma vaga nas competições continentais, normalmente pego o Camp. Europeu ou o Camp. Europeu II. Teve uma que fui pra Champions.
      Como estou há tempos no clube, eu consegui montar um time bom. Tem vários jogadores muito interessantes, que volta e meia recebem propostas altas de clubes bem maiores e o elenco é equilibrado e com opções. 
      O problema? O time sempre se dava mal no confronto com os grandes ingleses (seja nas taças ou na liga) e perdia uns jogos bobos, que faziam o desempenho cair.
      Aí eu descobri o Rate My Tatic...fiz os ajustes para a tática ficar 5 estrelas (que envolviam alguns ajustes de funções e principalmente remover várias instruções que eu nem sabia que estavam e conflitos. Fiz uma ou outra contratação para fechar.
      E deu bem certo. O time melhorou, diminuiu muito os pontos perdidos em jogos fáceis, fez bons jogos com os grandes, cheguei a sonhar com o título... mas ficou em segundo lugar, a 4 pts do campeão (Chelsea). E ainda perdeu a final da FA Cup pro Arsenal. Foi positivo, mas frustrante demais. 
      Eu sinto que falta só um “ajuste fino” pro time ir mais longe, levantar canecos. Que modificações vocês sugerem? 
      (Não estou conseguindo subir imagem, mas a tática é assim):
      4-2-3-1 com extremos 
      2 Defesas laterais com função de apoio
      2 defesas centrais função defender
      2 Médios centros com função de apoio
      1 médio ofensivo com função apoio
      2 extremos invertidos com função apoio 
      1 atacante completo com função atacar 

      as instruções de equipe 
      com posse:
      passar para espaço 
      jogar a partir da defesa 
      levar bola até a área 
      ritmo muito mais alto (estou pensando em tirar, meu time termina morto todas as partidas e tem quedas de desempenho ao longo da temporada) 
      em transição (não tinha no Rate):
      Pressionar
      contra atacar
      Sem posse
      linhas normais 
      Marcação apertada
      pressao muito mais urgente (o Rate mandou tirar e acho que vou fazer pra próxima temporada porque acho que está tirando meus zagueiros da posição e permitindo infiltrações demais). 
       
      O que vocês acham? Ajudem o novato, pfvr! Abraços!
    • schacoffee
      Por schacoffee
      Boa noite, pessoal, tranquilidade?
      Há um tempo eu venho acompanhando no yt o canal "Táticas de Futebol", assistindo a carreira que fizeram por lá e pegando inspiração das táticas da vida real que replicam no FIFA, só por curiosidade mesmo, afinal nem jogo FIFA. Esse ano iniciaram uma carreira fictícia com o Fábio Carille treinando o 1860 Munich, que está bem legal diga-se, e estou curtindo.
      Eu estou um pouco inspirado e inclinado a fazer algo parecido, jogando defensivamente, e obviamente com outra história e outro clube, só que como um adepto do futebol a la Cruyff e holandeses e de tudo que dali saiu, sempre preferi usar sistemas ofensivos e que valorizassem posse, intensidade, pressão etc, no FM. Andei vendo uns jogos de times defensivos ou que fossem menos ousados no ataque para tentar tirar uma inspiração (entra na conta Mourinho e Simeone, logicamente), porém ainda está difícil de imaginar como quero que meu time jogue. É uma linguagem diferente da que eu venho me acostumando.
      Eis que venho pedir umas dicas de vocês. Modelos de táticas do FM que posso buscar e tirar como base, materiais para eu estudar, vídeos legais para assistir sobre FM, blogs, etc, o que puderem me dispor eu agradeceria.
      Se você que está lendo curte futebol mais cauteloso, diga como que arma seu time e monta sua tática para ajudar o mano aqui.
      *** Eu não gosto de usar tática pronta, geralmente crio a tática personalizada, do zero. Vídeos de tática seriam para me ajudar na tomada de decisão, não download. ***
    • Mtvianna
      Por Mtvianna
      Primeiramente, já de ante mão queria pedir desculpas pelo formato do post, embora seja um membro velho, sempre fui mais de ler do que escrever, então não aprendi muito bem como fazer o upload das imagens hehehe Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tenho tido com uma tática que desenvolvi desde o FM20
      Sempre parti pras táticas nacionais demais e nunca variava, ou seja, sempre usei um 4-2-3-1 com extremos. Como colorado, fiquei extremamente feliz quando Coudet foi ventilado como possível treinador em 2020, então comecei a olhar com mais carinho pra formações com mais meias e centroavantes, sem extremos. Então desenvolvi minha própria tática sem procurar em nenhum fórum. E por incrível que pareça desde o FM20 ela vem dando muito certo. Gostaria de compartilhar ela com vocês para ver o que vocês acham e até tentar aprimorar ela.
      Posições
      Com posse
      Transição
      Sem posse
      Não sei muito bem como dizer isso, mas eu uso um esquema baseado na posse misturado com o Gegenpress, passes curtos focados no meio e ritmo mais elevado. Com a utilização de 3 meias centrais, sendo o central um construtor de jogo recuado e dois mezzalas (dependendo da características do elenco também pode ser um area a area, como o Patrick), também dou preferência por laterais com características de apoiar. O meia ofensivo quase sempre é como meia ofensivo atacar ou atacante sombra. Já os dois atacantes do time normalmente são um ponta de lança e um atacante recuado (ou dois pontas de lanças). Os três jogadores de frente tem instruções individuais para marcar apertado, rematar mais e correr mais riscos. Claro que dentro jogo acabo fazendo algumas variações, como explorar mais um lado diferente do campo, recuar um pouco as linhas caso eu esteja tomando mais bolas nas costas dos zagueiros, ou então diminuir o ritmo, rematar sempre que puder ou algo assim, dependendo das circunstâncias do jogo.
      Resultados
      Títulos
      Aqui algumas estatísticas dos meus principais atacantes. Além disso, meus laterais costumam dar várias assistências. Heitor teve 15 na temporada.
      Yuri Alberto
      Galhardo
      Abel Hernandez
      Confesso que sofro um pouco defensivamente pela minha defesa ficar tão exposta, mas compenso com muitos gols, principalmente dos atacantes. Não é uma formação muito equilibrada, mas tenho conseguido resultados, inclusive na Europa. Uma das coisas que talvez contribuam muito para ela funcionar bem é ter uma comissão técnica muito boa e focar muito em jovens jogadores, para treiná-los e fazer a adaptação deles desde a base. Gosto muito de fazer o save comprando só jovens jogadores para revender no futuro (quando possível) hahaha
      O que vocês acham? Alguma dica para que eu possa aprimorar mais? Esses prints são do primeiro save que fiz no FM21, no meu save atual joguei 3 temporadas com o juventude, saindo da Série C e chegando até a Libertadores. Depois assumi o River e ganhei o argentino e a libertadores. No meu atual time ainda não tenho resultados porque não começou a temporada, mas assim que encaminhar os primeiros meses com o Racing na segunda Argentina posto mais resultados dela.
       
       
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Os lances acima ocorreram no jogo entre Ipswich e Burton pelo equivalente à terceira divisão inglesa. O atleta é o mesmo, e ele é um zagueiro de 19 anos que está emprestado pelo Arsenal.
      Eu lancei uma pergunta num grupo de WhatsApp e gostei das respostas e achei bacana trazer o debate para cá. Lá eu fiz apenas uma pergunta, com viés mais do lado do treinador. Aqui, vou fazer mais perguntas, para que possamos iniciar um debate e realmente possamos pensar um pouquinho sobre aquilo que nos agrada, seja em termos de estilo de jogo, seja em termos do que os atletas em campo e debater futebol com um pouco mais de qualidade e nos forçar a ir além do simples. Isto posto, vamos as perguntas:
      1) Se você fosse o treinador, como vocês lidariam com esse tipo de comportamento do zagueiro durante o jogo? (Aqui o objetivo é vocês pensarem no que acreditam como que o futebol do seu time deve ser jogado, analisar mais friamente a situação, se é um comportamento que vocês gostam ou não num atleta dessa posição, por exemplo)
      2) Como torcedor, quão confortável você se sentiria ao ver seu zagueiro fazendo isso durante um jogo? (Aqui é para você botar seu coração de torcedor na linha, talvez avaliar as opções que seu time tenha para a zaga, se eles inspiram confiança jogando com os pés e qualquer coisinha mais).
      3) Se você fosse o treinador, que aspectos avaliaria para decidir se esse é um comportamento útil ou não para seu time? (O atleta é titular do seu time, já são 11 jogos com uma média de 86 minutos jogados. Ou seja, aqui é para excluir o que você pensa sobre o comportamento e se colocar no lugar do treinador do Ipswich e pensar o que você utilizaria para decidir se o comportamento é útil).
×
×
  • Criar Novo...