Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Liga Brasileira - FM2006/07


Visitante Bobby_Zamora

Posts Recomendados

Coloquei em negrito uma correção. Mas todos sabemos que desses 30~40, se 10 virarem bons jogadores, foi muito. A maioria é descartada ou vai para times de menor expressão, tentar evoluir por lá.

Uma vez tinha uma matéria do Futebol Interior falando de um garoto que jogou nos júniores do Guarani. Hoje é uma das maiores promessas do país - no vôlei tongue.gif . Se não me engano, é aquele conhecido como Vinhedo.

Pela lei brasileira, um jogador só pode assinar contrato profissional com 16 anos. Deste modo, o ideal é não colocarmos jogadores com menos de 16 no db. Seria até interessante colocar no jogo esta lei, para impedir que alguém possa oferecer um contrato profissional para um bom regen de 14 ou 15 anos. Eles podem estar em qualquer equipe, mas somente com contratos amadores (perante a lei, se chama "ajuda-de-custo").

<{POST_SNAPBACK}>

Tu tinha falado de 15 a 25 jogadores de 16 a 20...

Mas, juniores começam de 17 a 20...

De 16 a 20, devem existir uns 60/70 jogadores...

Claro, destes jogadores, uns 10 jogadores podem pintar no time principal... Mas, muitos outros vão para outros clubes onde se destacam...

Por um exemplo, veja o internacional... Muitos jogadores estavam no Jr, mas não tinham a mesma idade... Mesmo assim, vou citar todos que estavam numa mesma equipe: Daniel Carvalho, Nilmar, Diego, Diogo, Edinho, Chiquinho, Cleiton Xavier, Geninho, Elder Granja, Bolivar, Rodrigo Paulista, Rafael Sóbis, Renan, Marcelo Boek, Fábio Junior, ...

Todos estes passaram pelo grupo principal, podem existir boas safras... biggrin.gif

A discução das categorias de base nunca vai acabar, em alguns clubes existe algum número, em outros existe outro...

Ah, citei os tantos jogadores acima, pra mostra que não se deve limitar os jogadores que surgem nas categorias de base... biggrin.gif

flw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Respostas 358
  • Criado
  • Última resposta

Algumas alterações que acho que não podem faltar:

Ajustar a COPA DO BRASIL o regulamento atual é bizarro e irreal.

1. São 64 times classificados de acordo com sua posição nos estaduais.

2. Todos os participantes começam na mesma fase.

3. Se o time estiver na Libertadores não disputa a Copa.

4. Jogos de ida e volta em todas as fases. Não existe esse lance de jogo único.

5. Ganhar de 2x0 fora de casa elimina o 2º jogo. Mas só na 1ª e 2ª Fase.

6. Não há um sorteio por fase como na Champions Leage, no inicio do campeonato já dá pra ver sua chave.

Menos times e mais rebaixados na serie A. Com 24 times e apenas 2 rebaixados o campeonato está longo e sem emoção. Faltando 15 rodadas de antecedência já sei que meu time não cai nem disputa Libertadores... Só me resta manter o emprego...

Outra coisa que está errado é o numero de estrangeiros por equipe. Podem 3 estrangeiros como titulares. Vejam no artigo 30 do regulamento no site da CBF.

Colocar os campeões certos dos estaduais de 2002. Em SP deu Ituano, em MG Caldense, PR deu Iraty... Podem conferir nos sites oficiais das federações. Sei que os torcedores vão chiar mas tem de constar os campeões oficiais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas alterações que acho que não podem faltar:

Ajustar a COPA DO BRASIL o regulamento atual é bizarro e irreal.

1. São 64 times classificados de acordo com sua posição nos estaduais.

2. Todos os participantes começam na mesma fase.

3. Se o time estiver na Libertadores não disputa a Copa.

4. Jogos de ida e volta em todas as fases. Não existe esse lance de jogo único.

5. Ganhar de 2x0 fora de casa elimina o 2º jogo. Mas só na 1ª e 2ª Fase.

6. Não há um sorteio por fase como na Champions Leage, no inicio do campeonato já dá pra ver sua chave.

<{POST_SNAPBACK}>

Isso é o que vamos tentar fazer. Mas depende dos programadores da SI colocarem o ranking da CBF no jogo, já que ele é parte do critério, e dos caras saberem programarem o torneio. Não duvido que eles respondam que é muito complicado colocar assim.

Menos times e mais rebaixados na serie A. Com 24 times e apenas 2 rebaixados o campeonato está longo e sem emoção. Faltando 15 rodadas de antecedência já sei que meu time não cai nem disputa Libertadores... Só me resta manter o emprego...

<{POST_SNAPBACK}>

O campeonato em 2005 terá 22 equipes e em 2006, 20. Também depende deles programarem o rebaixamento de 4 e subir 2 em apenas 1 ano, mas duvido que eles façam isso. Provavelmente, o jogo sairá direto com 20 na 1ª e na 2ª. Você deve concordar que é menos mal assim.

Outra coisa que está errado é o numero de estrangeiros por equipe. Podem 3 estrangeiros como titulares. Vejam no artigo 30 do regulamento no site da CBF.

<{POST_SNAPBACK}>

Respondido no outro tópico que você criou.

Colocar os campeões certos dos estaduais de 2002. Em SP deu Ituano, em MG Caldense, PR deu Iraty... Podem conferir nos sites oficiais das federações. Sei que os torcedores vão chiar mas tem de constar os campeões oficiais.

<{POST_SNAPBACK}>

Estávamos conversando sobre isso em uma oportunidade. Nós deveremos colocar em 2002 2 campeões nos estados onde houveram os tais "supercampeonatos". Seria idiotice deixar um monte de torneios no db apenas como histórico para 1 ano, quando na verdade o valor é o mesmo de 1 estadual. Se em 1900 e bolinha houveram 2 campeões em vários anos, porque não mais um ano assim em 2000 e bolinha :lol: ?

Hà várias coisas que estamos querendo corrigir, inclusive a Série C (que você não mencionou). No ano que vem, serão 40 equipes. Mas não está claro como será o torneio nem como os critérios de classificação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

* Recisões contratuais: Eu estava jogando e verifiquei que os times estipulam multas gigantescas, coisas que não existem no brasil. Isto deveria ser revisto, jogadores excepcionais deveriam tem, no máximo 20 milhões de euros como recisão, não mais. Jogadores medianos, deveriam ter multas baixas;

<{POST_SNAPBACK}>

a multa em alguns jogadores sao demais, tipo no me save a do Felonemo é de 600 milhoes de euros.

Agora de verdade a do gaucho que ta joganu mais que ele eh de 100 Milhoes de Euros.

Num ta muito exagerado nao??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é o que vamos tentar fazer. Mas depende dos programadores da SI colocarem o ranking da CBF no jogo, já que ele é parte do critério, e dos caras saberem programarem o torneio. Não duvido que eles respondam que é muito complicado colocar assim.

<{POST_SNAPBACK}>

Na verdade nem a CBF explica o funcionamento desse Ranking e nem como ele é utilizado para a Copa do Brasil. Os motivos na verdade são políticos. A solução seria fazer uma Copa do Brasil com critérios bem semelhantes, já que idêntico, seria impossível.

O que poderia ser feito é uma copa com 64 times com os melhores de cada Campeonato Estadual (fora os times que estiverem na Libertadores). Peguei uma média das últimos 3 anos com esse regulamento e fiz uma média de times por estado: RJ e SP: os 5 melhores. RS e MG: os 4 melhores. PR, BA, PE,CE e SC: os 3 melhores. ES, RN, GO, PB, MT, MS, PI, SE, AM, PA, MA, DF e AL: campeão e vice. TO, AC, AP, RR e RO: somente o campeão estadual. Acho que dessa maneira ficaria bem interessante e ainda valorizaria os estaduais.

O campeonato em 2005 terá 22 equipes e em 2006, 20. Também depende deles programarem o rebaixamento de 4 e subir 2 em apenas 1 ano, mas duvido que eles façam isso. Provavelmente, o jogo sairá direto com 20 na 1ª e na 2ª. Você deve concordar que é menos mal assim.

colocar assim.

<{POST_SNAPBACK}>

Acho que o correto é começar mesmo com 20. Veja bem, o jogo será lançado no final do ano e vamos jogá-lo só em 2006. Já sabemos que nesse ano o campeonato será disputado com 20 clubes. Por causa do Estatuto do Torcedor eles não podem mais mudar encima da hora. Também parece que a partir do ano que vem somente 2 equipes serão rebaixadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A CBF explica sim como funciona esse ranking.

Atribui-se a pontuação de acordo com a posição do clube nas séries A e B ou de acordo com a fase que o clube chegou na Copa do Brasil.

No site antigo da CBF tinha a explicação, no atual não sei, entre em www.cbfnews.com.br e dêem uma olhada, deve ter..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade nem a CBF explica o funcionamento desse Ranking e nem como ele é utilizado para a Copa do Brasil. Os motivos na verdade são políticos.  A solução seria fazer uma Copa do Brasil com critérios bem semelhantes, já que idêntico, seria impossível.

<{POST_SNAPBACK}>

Até uns dias atrás, no site tinha o regulamento da Copa do Brasil em pdf. Agora dá como link quebrado sad.gif . No regulamento, dizia quantos clubes viriam por cada estado, de acordo com o ranking de estados (está lá no site), cujo total era 54. Também dizia lá que são 10 clubes classificados para a Copa do Brasil de acordo com o ranking de clubes (também está no site, os critérios estão juntos). Na soma, dão 64 clubes.

Nas duas primeiras fases, existe aquela regra de que "2 gols de diferença fora de casa" elimina o adversário logo no 1º jogo. Uma outra coisa que você não mencionou original.gif : caso haja jogos entre times da mesma cidade (Fla x Flu, por exemplo), não vale a regra dos gols fora. Se o 1º for Fla 2x1 Flu e o segundo Flu 1x0 Fla, a vaga será disputada nos penalties.

Eu concordo naquela parte de que não há sorteio na competição, há uma árvore clara desde o começo, onde a gente já poderia visualizar os possíveis adversários. A gente precisa ver se o pessoal lá vai resolver fazer os 2 rankings (o de clubes e o de estados) para poder fazer a Copa do Brasil como na realidade. O problema é que o Brasil não está nas prioridades da SI, já que o jogo não é vendido aqui :lol: .

Uma coisa que acho que eles deveriam adicionar no db são os estados. Eles não marcam o time vinculado a um estado, o time é vinculado a uma competição. Sem isso, ficaria complicado eles fazerem o ranking de estados sad.gif . Mas eles devem se tocar que não é só no Brasil que tem estados, vários outros países usam estados ou províncias como critérios. Os EUA usam, mas não sei como funciona a liga deles. Já a Alemanha usa os estados deles como critério para os regionais (do 3º nível para baixo), onde também há muitos erros por causa da falta de estados no jogo. Eu já vi um time disputar o Regional Sul num ano e 2 anos depois disputar o Regional Norte :lol: . Colocando os estados, acredito que esses erros seriam evitados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até uns dias atrás, no site tinha o regulamento da Copa do Brasil em pdf. Agora dá como link quebrado sad.gif . No regulamento, dizia quantos clubes viriam por cada estado, de acordo com o ranking de estados (está lá no site), cujo total era 54. Também dizia lá que são 10 clubes classificados para a Copa do Brasil de acordo com o ranking de clubes (também está no site, os critérios estão juntos). Na soma, dão 64 clubes.

<{POST_SNAPBACK}>

Como assim “Ranking de estados”?? Acho que isso foi um erro de grafia. O critério é a classificação do Estadual. Se fosse adotado um ranking, como times como Goiás (20 títulos), ABC (47 títulos) e CSA (36 títulos) poderiam ficar de fora e entrar times como CRAC (2 títulos), Potiguar de Mossoró (1 título) e Coruripe-AL (nenhum título). Se fosse por ranking não haveria tantos times estreando a cada competição. Veja só: http://www.bolanaarea.com/tabela_copabr_2005.htm

Outra coisa, se o critério de classificação for por ranking e não por classificação, os times da copa seriam sempre os mesmos. Um time da série B de seu estado poderia ir pra copa do Brasil só pelos títulos que conquistou no passado (como ocorreria com o CSA). Isso prestigiaria atuais sacos de pancada em seus estados como Mixto-MT (23 campeonatos) e Operário-MS (10 títulos), deixando os atuais papões desses estados Cuiabá (1 título) e CENE (2 títulos) de fora.

Esse “ranking de estados” talvez explicasse os critérios de classificação dos times do estado de SP. Como Portuguesa Santista (6º), Ponte Preta (7º) e União Barbarense (8º) foram substituídos por Ituano (13º), Guarani (17º) e Corinthians (18º). Mesmo por ranking é difícil entender por que o Ituano entrou e a Ponte ficou de fora? Pra mim isso é critério político.

Melhor seria utilizar 10 times pelo ranking dos clubes e o restante pela classificação no estadual.

Nas duas primeiras fases, existe aquela regra de que "2 gols de diferença fora de casa" elimina o adversário logo no 1º jogo. Uma outra coisa que você não mencionou original.gif : caso haja jogos entre times da mesma cidade (Fla x Flu, por exemplo), não vale a regra dos gols fora. Se o 1º for Fla 2x1 Flu e o segundo Flu 1x0 Fla, a vaga será disputada nos penalties.

<{POST_SNAPBACK}>

Isso deve ser novidade no regulamento. Em 2000, Vasco e Fluminense empataram em 1x1 no Maracanã e 2x2 em São Januário. O flu se classificou por ter mais gols marcados fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como assim “Ranking de estados”?? Acho que isso foi um erro de grafia. O critério é a classificação do Estadual.

<{POST_SNAPBACK}>

O ranking de estados não tem nada a ver com o número de títulos dos estaduais. Como o nome disse, é ranking de estados, não estaduais. Há uma tabela lá no site da CBF com o ranking dos estados. É ele que determina a quantidade de clubes classificados pelos estaduais. Os estados que tem 3 vagas podem usar um outro torneio estadual como critério para classificar a 3ª vaga (em São Paulo, por exemplo, usa a Copa FPF). Lá não diz como é feito o critério para pontuação dos estados, mas acredito que seja a soma dos pontos dos times do estado ou algo do tipo.

Esse “ranking de estados” talvez explicasse os critérios de classificação dos times do estado de SP. Como Portuguesa Santista (6º), Ponte Preta (7º) e União Barbarense (8º) foram substituídos por Ituano (13º), Guarani (17º) e Corinthians (18º). Mesmo por ranking é difícil entender por que o Ituano entrou e a Ponte ficou de fora? Pra mim isso é critério político.

Melhor seria utilizar 10 times pelo ranking dos clubes e o restante pela classificação no estadual.

<{POST_SNAPBACK}>

Se você observar o ranking de times, a ordem é a seguinte:

1 - Grêmio

2 - Corinthians

3 - Vasco

4 - Flamengo

5 - Atlético-MG

6 - São Paulo => Libertadores

7 - Palmeiras => Libertadores

8 - Internacional

9 - Cruzeiro

10 - Santos => Libertadores

11 - Guarani

12 - Fluminense

13 - Botafogo

Como houve 3 times entre os 10 primeiros que disputam a Libertadores, os 3 subseqüentes que também não disputam a competição ganharam as vagas. Isso já explica as vagas ao Guarani e ao Corinthians. Pelo Paulistão 2004, entraram o São Caetano e o Paulista, como campeão e vice. Já a 3ª vaga, como dito acima, ficou com alguém na Copa FPF. Como o Santos (campeão) e o Guarani (vice) não precisavam dessa vaga, ficou para o Ituano (3º).

Uma outra coisa que você poderia lembrar é porque existem 7 times do RJ na competição. Simples: os 4 grandes se classificaram pelo ranking, as outras 3 vagas restantes ficaram com as outras equipes: Americano (3º), Friburguense (5º) e América (7º).

Espero ter sanado suas dúvidas. Como você pode ver, o esquema já é meio complicado. Programar isso aí também será programado, embora eu acho que é possível fazer isso (excetuando os torneios alternativos para as 3ª vagas, usando o estadual como critério).

Para fazer isso, não acho complicado. O primeiro item analisado é a Libertadores, onde se exclui de cara 5 times (se o campeão da Libertadores for um time brasileiro serão 6). Depois, pega-se os 10 primeiros do ranking de clubes. Aí então vai colocando os clubes pelas vagas nos seus estados, dando uma quantidade para cada estado de acordo com o ranking dos estados. O total de clubes será sempre 64. Não é difícil programar isso, mas é preciso colocar também o ranking de clubes e o de estados. Isto sim é um pouco trabalhoso, embora também não seja difícil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria que vcs olhasem mais as equipes pequenas ex:o figueirense sebre vem muito mau atualizado e com muito poco dinheiro mesmo sendo um time que paga tudo em dia e vende um monte e eu queria que arumacem o catarinense que ta uma bosta e que ideia que o cara deu da copa sao paulo junior fosse aceita pq eh uma itima ideia....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria que vcs olhasem mais as equipes pequenas ex:o figueirense sebre vem muito mau atualizado e com muito poco dinheiro mesmo sendo um time que paga tudo em dia e vende um monte e eu queria que arumacem o catarinense que ta uma bosta e que ideia que o cara deu da copa sao paulo junior fosse aceita pq eh uma itima ideia....

<{POST_SNAPBACK}>

Posta tudo que você sober sobre o Figueirense no tópico sobre o time e vamos fazer as correções.

Em relação á Copa SP eu também gostaria que fosse incluído, mas isso é pouco provável já que a SI não incluiu nenhum campeonato júnior especifico em liga alguma. Só incluiu aquelas competições genéricas e aquela copinha júnior.

Mas pelo menos a lista de campeões da Copa SP deve ser adicionada á database.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O jogo deve ser lançado em outubro/novembro, como sempre foi. Já estamos com o db e atualizando muitas coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara ... o jogo possui uns erro cabuloso .. mais com o tempo vai consertando .. um deles q eu axo ridiculo é vc oferece um salario 10 vezes maior pra um jogador e o cara naum vem pro teu time ... mtu tosko ... eu fiko puto ... e poderia ser criada a copa São Paulo de Juniors ... iria ser bem legal ... e tmb poderia ser criado um sistema q qnd um clube compra um jogador ... mais so vai chegar no meio do ano por exemplo, corinthians .. mascherano e love ... no meio do jogo qnd der a data q está estipulada na vida real ... os jogadores chegarem pro seu time ... iria ser bem massa ... flws ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara ... o jogo possui uns erro cabuloso .. mais com o tempo vai consertando .. um deles q eu axo ridiculo é vc oferece um salario 10 vezes maior pra um jogador e o cara naum vem pro teu time ... mtu tosko ... eu fiko puto ...

<{POST_SNAPBACK}>

é chato isso mesmo, este erro é um caso pra SI, não cabe à pesquisa brasileira.

e poderia ser criada a copa São Paulo de Juniors ... iria ser bem legal ...

<{POST_SNAPBACK}>

Acho que eles estão tentando propor isso, se não me engano, mas acho dificil já que no geral so temos competições gerais pra sub-20.

e tmb poderia ser criado um sistema q qnd um clube compra um jogador ...  mais so vai chegar no meio do ano por exemplo, corinthians .. mascherano e love ... no meio do jogo qnd der a data q está estipulada na vida real ... os jogadores chegarem pro seu time ... iria ser bem massa ... flws ...

<{POST_SNAPBACK}>

isso já existe, é só reparar direito na hora que você tenta comprar alguem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Proposta alternativa para a Copa do Brasil

Como é possível perceber, a SI Games tem pouco interesse em ajustar os campeonatos brasileiros ao que realmente ocorre. Isso ocorre por diversos fatores, que não nos cabe discutir aqui. Se a SI Game quisesse resolver os problemas relativos ao Brasil, teria que solucionar problemas com os campeonatos estaduais, Copa do Brasil e os Campeonatos Brasileiros das Séries A, B e C. Esta mensagem vem para propor uma fórmula para a seleção dos 64 clubes que disputam a Copa do Brasil.

Para quem não sabe, a Copa do Brasil é composta por 64 clubes que disputam o torneio em fases eliminatórias até termos o campeão. Segundo o regulamento da CBF, os 64 clubes são selecionados assim:

Art. 2o. – Os critérios técnicos de participação dos 64 clubes na Copa foram definidos através da RDI-08/04, de 13/07/04, a seguir resumidos:

I –  Participarão da Copa os 10  primeiros clubes posicionados no Ranking da CBF, atualizado após o encerramento dos campeonatos de 2004, excluídos os clubes que disputarão a Copa Libertadores de 2005, promovida pela Confederação Sulamericana de Futebol.

II – Participarão da Copa os 54 clubes oriundos dos campeonatos estaduais e do Distrito Federal, obedecendo à seguinte distribuição de vagas por estado, considerando-se o Ranking da CBF aplicado aos estados e ao Distrito Federal:

- três vagas para os estados/DF posicionados de 1 a 5 no Ranking;

- duas vagas para os estados/DF posicionados de 6 à 22 no Ranking;

- uma vaga para os estados posicionados de 23 à 27 no Ranking.

III – Os clubes representantes dos estados e do Distrito Federal serão necessariamente os primeiros classificados nos respectivos campeonatos estaduais/DF da temporada de 2004, segundo a ordem de classificação de cada competição, excluídos os já constantes do grupo dos dez do Ranking da CBF, definidos no item I.

IV – Nos estados/DF com mais de uma vaga na Copa, o vencedor de uma segunda competição oficial da federação, também em 2004, ocupará uma das vagas, quando prevista em regulamento a sua indicação para a Copa do Brasil de 2005.

Seria muito bom, se a SI usasse os dois rankings utilizados pela CBF para selecionar as equipes que disputam essa competição, mas não creio que ela fará isso. Também não creio que ela adotará a fórmula prevista no seguinte artigo:

Art. 12 –  Nas primeira e segunda fases, caso o clube visitante vença a primeira partida por dois gols ou mais de diferença, estará automaticamente classificado, sem a necessidade da realização da partida de volta.

Por isso, estou sugerindo aos membros da pesquisa oficial da SI no Brasil a seguinte fórmula, que não é a oficial, mas poderá ser implantada sem grandes problemas pela SI. Passemos agora à proposta.

A seleção dos 10 primeiros colocados do ranking de clubes da CBF, excluídos os clubes que disputarão a Taça Libertadores da América é um complicador para a SI que teria que criar o ranking, sua fórmula de atualização, além de selecionar as 10 equipes, excluindo-se as que participam da Taça Libertadores, por isso, proponho que se esqueça desse ranking de clubes e de tudo mais que advenha de sua utilização.

Sobre a utilização do ranking de estados, proponho uma utilização parcial dele. Segundo o ranking atual dos estados, os estados têm as seguintes vagas para a Copa do Brasil:

- três vagas: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná

- duas vagas: Pernambuco, Bahia, Goiás, Santa Catarina, Paraná, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Distrito Federal, Amazonas, Sergipe, Piauí e Mato Grosso

- uma vaga: Acre, Rondônia, Tocatins, Amapá e Roraima.

No regulamento da CBF, 54 equipes são selecionadas dessa forma. A CBF garante que os campeões dos estados estão automaticamente classificados e nos estados onde existe mais de uma vaga, a federação estadual poderá decidir quem ocupará a outra vaga, conseguida por meio de outra competição estadual oficial.

Minha proposta é que 54 equipes sejam selecionadas diretamente pelos campeonatos estaduais. Essa seleção seria feita com muita facilidade por com exceção do : Acre, Rondônia, Tocatins, Amapá e Roraima, que apenas os respectivos campeões seriam selecionados, nos 22 estados restantes, o campeão e vice-campeão de cada estado também teriam vaga na Copa do Brasil. Restaria assim, apenas selecionar as 3ª equipes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Além disso, teríamos também que solucionar o problema das 10 vagas que a CBF seleciona pelo ranking de clubes.

Para resolver esse problema, penso que todas as equipes deveriam ser selecionadas para a Copa do Brasil por meio dos campeonatos estaduais que seriam “eliminatórias” para essa competição.

E como distribuir as 10 vagas para os estados? Sou da opinião, que a melhor forma é pegar o rankig de clubes da CBF e verificar quais são os estados nas 10 primeiras vagas e distribuí-las. O ranking coloca como as 10 primeiras equipes:

1 - Grêmio

2- Corinthians

3- Vasco

4 - Flamengo

5 - Atlético

6 - São Paulo

7 - Palmeiras

8 - Internacional

9 - Cruzeiro

10 - Santos

Temos assim, 4 equipes de São Paulo, 2 do Rio de Janeiro, 2 de Minas Gerais e 2 do Rio Grande do Sul. Sendo assim, atualizando o número de vagas por estados teríamos:

- sete vagas: São Paulo

- cinco vagas: Rio de Janeiro

- quatro vagas: Rio Grande do Sul e Minas Gerais

- três vagas: Paraná

- duas vagas: Pernambuco, Bahia, Goiás, Santa Catarina, Paraná, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Distrito Federal, Amazonas, Sergipe, Piauí e Mato Grosso

- uma vaga: Acre, Rondônia, Tocatins, Amapá e Roraima.

Com essa divisão teríamos as 64 equipes para disputar a Copa do Brasil. Nos estados com duas vagas ou uma vaga, a SI teria que programa para que os campeões e vices (2 duas vagas) e o campeões (uma vaga) dos respectivos campeonatos estudais se classificassem para a Copa do Brasil. Nos estados com mais de duas vagas teríamos uma programação diferenciada, mas acredito que esse é o menos problema, já que apenas em 5 estados eles teriam que fazer uma programação diferente do restante.

Para os selecionados desses 5 estados utilizarei as fórmulas de disputa dos campeonatos estaduais no FM 2005, caso a SI não queira alterar isso, mas também farei a indicação para a fórmula real utilizada nos estaduais em 2005 e que podem ser implantadas no FM 2006.

São Paulo(7 vagas):

- fórmula FM 2005: os quatro semifinalistas e 3 das 4 equipes que disputaram as quartas-de-final, sendo que as selecionadas são as que tiveram melhor pontuação na fase de grupos.

- fórmula real do estadual em 2005: os sete primeiros colocados

Rio de Janeiro(5 vagas):

- fórmula FM 2005: os quatro semifinalistas e 5º lugar da 1ª fase

- fórmula real do estadual em 2005: o campeão e o vice e as 3 equipes com mais pontos durante a fase de grupos dos dois turnos.

Minas Gerais (4 vagas):

- fórmula FM 2005: os quatro semifinalistas

- fórmula real do estadual em 2005: os quatro semifinalistas

Rio Grande do Sul(4 vagas):

- fórmula FM 2005: os quatro semifinalistas

- fórmula real do estadual em 2005: os quatro semifinalistas

Paraná(3 vagas):

- fórmula FM 2005: o campeão e o vice, e ainda mais um dos eliminados na semifinal, aquele que conseguiu mais pontos na semifinal, saldo de gols, mais gols marcados, menos gols sofridos, melhor colocação na 1ª fase.

- fórmula real do estadual em 2005: o campeão e o vice, e ainda mais um dos eliminados na semifinal, aquele que conseguiu mais pontos na semifinal, saldo de gols, mais gols marcados, menos gols sofridos, melhor colocação na 1ª fase.

Com essa explicação, completamos a proposta para a Copa do Brasil no FM 2006. Seriam 64 equipes classificadas por meio dos campeonatos estaduais. A competição seria disputada em fases eliminatórias com jogos de ida-e-volta em todas as fases, sem a possibilidade de classificação prevista no art.12 do regulamente oficial da Copa do Brasil, pois também acredito que sem essa regra, facilitaria a programação pra a SI.

Gostaria que os participantes do fórum opinassem sobre a proposta, mas para isso devem ter em mente o seguinte:

- a proposta é apenas uma fórmula alternativa para a Copa do Brasil. Logicamente, prefiro que ela seja disputada nos moldes oficiais da CBF.

- leia toda a proposta antes de emitir uma opinião.

- se disser que algo não é bom, por favor, explique o motivo e proponha uma alternativa de solução.

Bem é isso. Estou à disposição para explicar qualquer coisa que os membros da Pesquisa Oficial ou do fórum queiram perguntar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, caso não seja possível implantar os rankings de clubes e de estados (o que é bem provável), sua idéia é uma boa opção. Uma única mudança que eu faria era igualar as vagas do RJ e SP para 6.

Teríamos que pedir à SI fazer uma "tabela final" ao término do campeonato, para que as vagas pudessem ser dadas nos estados onde há fases eliminatórias, como no RJ. No caso de SP este ano foi pontos corridos em turno único, será ser assim no ano que vem e deverá estar assim no FM06 (é até mais fácil para eles programarem).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, caso não seja possível implantar os rankings de clubes e de estados (o que é bem provável), sua idéia é uma boa opção. Uma única mudança que eu faria era igualar as vagas do RJ e SP para 6.

Teríamos que pedir à SI fazer uma "tabela final" ao término do campeonato, para que as vagas pudessem ser dadas nos estados onde há fases eliminatórias, como no RJ. No caso de SP este ano foi pontos corridos em turno único, será ser assim no ano que vem e deverá estar assim no FM06 (é até mais fácil para eles programarem).

<{POST_SNAPBACK}>

Oi Conqueror,

Sobre o número de vagas de São Paulo e Rio serem iguais não vejo problema algum.

Só coloquei SP com 7 e Rio com 5 porque estava fazendo algo mais técnico e no ranking de clubes da CBF, na 10 primeiras colocações SP têm mais equipes que o Rio e por isso resolvi respeitar essa proporcionalidade.

Acredito que o único torneio que precisa de uma tabela final seja o do estado do Rio, caso a fórmula de disputa utilzada no FM 2006 seja a do Carioca deste ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa proposta do ggpofm é muito plausível, prática e sensata...

Desse jeito só vai ser difícil pra eles mesmo o campeonato do Paraná e do Rio de Janeiro, pois São Paulo vai ser em pontos corridos.

E o negócio de eliminar os participantes da Libertadores é fácil, não é?

Tanto faz SP 6X6 RJ ou SP 7X5 RJ ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa porposta do ggpofm é muito plausível, prática e sensata...

Desse jeito só vai ser difícil pra eles mesmo o campeonato do Paraná e do Rio de Janeiro, pois São Paulo vai ser em pontos corridos. O negócio de eliminar os participantes da Libertadores é fácil, não é?

Tanto faz SP 6X6 RJ ou SP 7X5 RJ ...

<{POST_SNAPBACK}>

Eu mudaria SP 6x6 RJ por causa que qualquer vantagem pra um lado ia gerar discussões. A rivalidade SPxRJ é grande até na quantidade de títulos brasileiros.

Mas a minha preferência seria pela fórmula original, que pra ser feita no jogo, é só terem tempo e boa-vontade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa porposta do ggpofm é muito plausível, prática e sensata...

Desse jeito só vai ser difícil pra eles mesmo o campeonato do Paraná e do Rio de Janeiro, pois São Paulo vai ser em pontos corridos. O negócio de eliminar os participantes da Libertadores é fácil, não é?

Tanto faz SP 6X6 RJ ou SP 7X5 RJ ...

<{POST_SNAPBACK}>

Nessa proposta que fiz, para ficar mais fácil para a SI, os classificados para a Libertadores disputam a Copa do Brasil também.

Se excluir classificados da Libertadores da Copa do Brasil começa a complicar a situação, pois ocorrerão as exceções na programação, por exemplo, vamos pensar em SP com 6 vagas. Na programação é só pegar os 6 primeiros colocados e colocar na Copa do Brasil. Se excluirmos, por exemplo duas equipes de SP que estão na Libertadores e por isso não jogam a Copa do Brasil, não são apenas os 6 primeiros colocados na programação, tem que fazer uma rotina, onde o 7º e 8º também entram. Isso vai complicando a programação. Imagine todas as exceções que podem surgir? Por isso, pensei nessa fórmula, é direta. É claro que, se eles quisessem eles conseguiriam implementar a Copa do Brasil do jeito que ela é atualmente, mas não creio que eles queiram fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu mudaria SP 6x6 RJ por causa que qualquer vantagem pra um lado ia gerar discussões. A rivalidade SPxRJ é grande até na quantidade de títulos brasileiros.

Mas a minha preferência seria pela fórmula original, que pra ser feita no jogo, é só terem tempo e boa-vontade.

<{POST_SNAPBACK}>

Eu também acho Conqueror, mas duvido muito pois antes da boa vontade vem a questão custo X benefício. Se não dá lucro, fica pra segundo plano.

Boa sorte ai pra vocês e tomara que fique a fórmula original mesmo, mas se não quiserem fazer, esta seria uma boa opção.

Nessa proposta que fiz, para ficar mais fácil para a SI, os classificados para a Libertadores disputam a Copa do Brasil também.

Se excluir classificados da Libertadores da Copa do Brasil começa a complicar a situação, pois ocorrerão as exceções na programação, por exemplo, vamos pensar em SP com 6 vagas. Na programação é só pegar os 6 primeiros colocados e colocar na Copa do Brasil. Se excluirmos, por exemplo duas equipes de SP que estão na Libertadores e por isso não jogam a Copa do Brasil, não são apenas os 6 primeiros colocados na programação, tem que fazer uma rotina, onde o 7º e 8º também entram. Isso vai complicando a programação. Imagine todas as exceções que podem surgir? Por isso, pensei nessa fórmula, é direta. É claro que, se eles quisessem eles conseguiriam implementar a Copa do Brasil do jeito que ela é atualmente, mas não creio que eles queiram fazer isso.

<{POST_SNAPBACK}>

Eu sei Gílson, é que do modo que eu tinha escrito, meu post ficou meio dúbio mesmo, dei uma editada no post e agora ficou melhor...

Acho que tirar os times que vão pra Libertadores seria fácil, o problema é alocar os times dos estaduais, como você disse. Fica muito irreal se os times da Libertadores jogarem a Copa do Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que tirar os times que vão pra Libertadores seria fácil, o problema é alocar os times dos estaduais, como você disse. Fica muito irreal se os times da Libertadores jogarem a Copa do Brasil.

<{POST_SNAPBACK}>

Ah, entendi... Não sou programador, mas a com certeza é mais fácil programar uma classficação direta, do tipo: os seis primeiros vão para a competição A, do que programar algo como, se o primeiro e o segundo estão na competição B, então do 4º ao 9º vão para a competição A. Em uma programação, toda vez que temos que colocar um "SE", isso torna ela mais complexa e trabalhosa.

Sei que é irreal, mas como a Copa do Brasil está no FM 2005 também está irreal. Acredito que todos concordamos que o melhor é seguir a CBF, mas pensei no seguinte: como propor algo para a SI que seja o mais fácil de ser programado e fique um pouco perto da realidade? Por isso essa proposta, mas tenho que admitir que é muito difícil fazer um proposta que seja obedeca aos seguintes critérios de ser fácil de ser programada e estar perto da realidade. Alguma coisa sempre ficará de fora e os clubes da Libertadores estão nesse caso, pois se eles não disputarem a Copa do Brasil, o programador terá que fazer vários "SE".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...