Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[FM2006] Na trilha de Alex Ferguson - de 2005/06 a 2017/18


GG.

Posts Recomendados

200506.jpg

Agora está decidido: é campeão!

3ª Divisão 26ª a 28ª rodadas

Eu sabia que o título era do Queens Park e que faltavam poucas partidas para que pudéssemos comemorá-lo. Nas duas últimas partidas de fevereiro, duas vitórias por placares idênticos: 3 a 1. O título se aproximava ainda mais.

cownbeath03_1.jpg

01032006.jpg

Chegamos ao momento tão esperado. Era a 28ª rodada do campeonato da 3ª Divisão e com 26 pontos de vantagem estávamos a um ponto do título. Enfrentaríamos o Elgin, único a vencer o Queens Park no campeonato. A ansiedade no plantel era grande. Não só no plantel, mas a minha também, afinal do início da temporada eu era apenas um treinador adjunto da categoria de base que assumia o comando de um dos clubes mais antigos e importantes do mundo e agora estava próximo de conquistar o título de campeão da 3ª Divisão.

A partida começou com o Queens Park no ataque e aos 6, Campbell abriu o placar. A partida era equilibrada e aos 36, o Elgin conseguiu empatar. Eu observava que meus jogadores estavam inquietos, provavelmente, pela ansiedade em resolver rapidamente a partida e poder comemorar o título. Depois do gol, o Queens Park cresceu na partida e aos 42, tivemos um pênalti a nosso favor, mas Riley cobrou mal e perdeu a oportunidade de nos colocar na frente. Porém, três minutos depois, McGlinchey fez o 2 a 1. No entanto, não conseguimos comemorar muito, pois ainda nos acréscimos do 1º tempo, o Elgin alcançou novamente a igualdade.

No intervalo, procurei mostrar aos jogadores que não havia pressa para decidir a partida e que apenas um empate era suficiente para o título. Alertei-os também para a necessidade de evitarem os contra-ataques do Elgin e que o título seria nosso, nessa ou na outra rodada.

O bate-papo parece que surtiu efeito e no 2º tempo, o time jogou com mais calma e teve oportunidades para marcar, mas o placar de 2 a 2 permaneceu inalterado até o final da partida, quando aos 84, Finnbogason marcou depois de um escanteio, selando nossa vitória por 3 a 2 e o título de CAMPEÃO DA 3ª DIVISÃO.

Veja o gol de Finnbogason:

total.gif

elgintitulo.jpg

28jogos.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Krk... De 1ª o Gilson Ferguson já leva o título...

Parabéns aew!!! specool.gif

PS: Ouvi uns boatos nos meios esportivos onde o Alex Ferguson dizia que quando crescer quer ser igual ao Gílson... tongue.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Krk... De 1ª o Gilson Ferguson já leva o título...

Parabéns aew!!! specool.gif

PS: Ouvi uns boatos nos meios esportivos onde o Alex Ferguson dizia que quando crescer quer ser igual ao Gílson... tongue.gif

Valeu Lowko. O time jogou como uma máquina. Agora é enfrentar a 2ª Divisão.

Não falei que o time não parava mais? biggrin.gif

:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilson, tava sem ânimo para fazer uma história, mais essa sua tá me empolgando denovo.

Parabens pela bela conquista.

P.S: Maneira a gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Lowko. O time jogou como uma máquina. Agora é enfrentar a 2ª Divisão.

:yes:

Vc não me confundiu com o Luciano né?

Parabéns pelo título, desde a 10ª eu já esperava isso... bleh.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilson, tava sem ânimo para fazer uma história, mais essa sua tá me empolgando denovo.

Parabens pela bela conquista.

P.S: Maneira a gif.

Que bom Masca.

Valeu pela opinião sobre o gif.

caraca meo mto bom essa vantagem agora sim é campeão parabens pelo titulo veio.....

porra 56 gols de saldo hien??!!heueheu

parabens e boa sorte na proxima temporada

Obrigado Mathas.

Parabéns gilson.. agora é reforçar o time para lutar na divisão acima...

2ª Divisão vai ser dureza.

Vc não me confundiu com o Luciano né?

Parabéns pelo título, desde a 10ª eu já esperava isso... bleh.gif

bleh.gif É porque vocês torcem pelo Vasco. Foi isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

200506.jpg

Só para cumprir tabela

Com o título conquistado com antecedência de oito rodadas, pude relaxar com a certeza de ter cumprido muito bem o meu trabalho como treinador do Queens Park. As últimas rodadas serviriam apenas para garantir alguns pontos a mais na tabela e para manter a boa média dos jogadores que desejavam conquistar prêmios.

Meu contrato ainda tinha mais quatro meses antes de seu término e a renovação não fazia parte de minhas preocupações. Não ficaria surpreso se a Diretoria optasse por não renová-lo e me quisesse novamente na posição de adjunto, escolhendo um treinador mais experiente para dirigir os Spiders na 2ª Divisão. No entanto, sabia que isso era pouco provável, já que a campanha do Queens Park na 3ª Divisão era algo fantástico.

3ª Divisão 29ª a 31ª rodadas

Nas três rodadas seguintes conseguimos mais 3 vitórias, marcando 11 gols e sofrendo apenas 1.

arbroath03.jpg

Na Copa da Liga, o Celtic venceu o Gretna por 1 a 0 e conquistou seu 14º título e na Copa da Escócia o Rangers derrotou o Celtic e conquistou o título.

31032006.jpg

Com meu primeiro contrato profissional assinado, teria que abandonar o trabalho de professor na escola. Contudo, em uma conversa com o presidente do clube, acertei que só passaria a trabalhar em tempo integral no Queens Park na próxima temporada.

3ª Divisão 31ª a 36ª rodadas

Faltavam ainda cinco partidas para o término do campeonato. Mas fizemos bem o nosso papel. Ganhando quatro partidas e empatando uma.

ultimosjogos.jpg

Com o término da temporada podemos apresentar a classificação final da 3ª Divisão. Nossa vantagem final ficou em incríveis 38 pontos. Além do Queens Park, o Elgin conseguiu a promoção como vencedor dos play-offs.

36jogos.jpg

Como a mídia previa o Queens Park foi o clube mais premiado. Eu ganhei o prêmio de melhor treinador, os dois melhores jogadores do ano foram do QPFC e na equipe do ano tivemos 8 jogadores. Estranhamente, apesar de indicarem os jovens jogadores em cada mês não há o prêmio para o Jovem Jogador do Ano. A artilharia ficou também com um jogador do Queens Park.

premios_1.jpg

Para vocês que gostam de saber as estatísticas dos jogadores aqui vão elas:

stats.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eh campeão

Eh campeão

Grade Gilson

Agora na segunda divisão as coisas não serão tão faceis...

Como estão suas finanças?

Pretende fazer algumas contratações?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Iai Mestre Gilson

projeto TOKIO 2010 então???

abraço

parabens pelo titulo

2010? Isso é muito cedo.

Eh campeão

Eh campeão

Grade Gilson

Agora na segunda divisão as coisas não serão tão faceis...

Como estão suas finanças?

Pretende fazer algumas contratações?

Vou responder isso mais tarde tá?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou responder isso mais tarde tá?

De boa Gilson

Quando vc quiser

=]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilson sux :lol:

Ou vc é mágico, ou vc é mágico... :lol:

Tomara q vc vá bem na próxima temporada. original.gif

Agora, jogo rápido, vou dar uma de entrevistador: biggrin.gif

Sir John O'Brien, qual é a sua expectativa para a próxima temporada?

Vc realmente espera uma temporada difícil na 2ª Divisão ou isso é só papo?

Qual posição vc vai tomar quanto às contratações? Vai continuar investindo nos empréstimos?

El Grande Finnbogason vai voltar ao seu clube, o q vc pretende fazer quanto à isso?

Milhares de fãs na espera de respostas XD

Flw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilson sux :lol:

Ou vc é mágico, ou vc é mágico... :lol:

Tomara q vc vá bem na próxima temporada. original.gif

Agora, jogo rápido, vou dar uma de entrevistador: biggrin.gif

Sir John O'Brien, qual é a sua expectativa para a próxima temporada?

Vc realmente espera uma temporada difícil na 2ª Divisão ou isso é só papo?

Qual posição vc vai tomar quanto às contratações? Vai continuar investindo nos empréstimos?

El Grande Finnbogason vai voltar ao seu clube, o q vc pretende fazer quanto à isso?

Milhares de fãs na espera de respostas XD

Flw

Grande Lowko também fiquei surpreso com a vantagem conseguida, mas foi muito bom.

Infelizmente ainda não posso ser chamado de "Sir". Mas quem sabe um dia...

Vou guardar suas perguntas e responder em um edição especial do tópico juntamente com as do Corvao. OK

Se alguém quiser fazer perguntas ao John O'Brien fiquem à vontade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

200506.jpg

sfl.jpg

Dossiê Queen’s Park

A partir de hoje e nos próximos dias o site oficial da Scottish Football League analisa os esquemas táticos que possibilitaram ao Dundee, Partick e Queen’s Park conquistarem respectivamente a 1ª, 2ª e 3ª Divisões do futebol escocês. O primeiro esquema tático a ser analisado é o do treinador JohnO’Brien, que levou o Queen’s Park ao título da 3ª Divisão e à promoção para a a 2ª Divisão.

Muitos perguntam como o Queen’s Park conseguiu o título com tamanha facilidade. O que seu treinador John O’Brien fez que permitisse aos Spiders construir uma vantagem de 38 pontos para o 2º colocado? Como o time conseguiu ter o ataque mais positivo, com 99 gols e a defesa menos vazada, sofrendo apenas 19 gols em 36 partidas? O SFL.com analisou dezenas de jogos do Queen’s Park nessa temporada para saber o que o treinador O’Brien nunca contaria. Agora apresentaremos tudo para vocês.

O Queen’s Park jogou toda a temporada em um 4-1-3-2, com quatro defensores, um volante, três meias e dois atacantes. Um desenho tático comum, utilizado por muitos clubes da Escócia e do mundo.Contudo, apenas durantes as partidas é que se torna possível ver os detalhes que transformaram esse desenho tático em campeão.

esquema.jpg

Defesa

Começaremos pela defesa. Nela, O’Brien optou por jogar com quatro defensores, ao invés de dois zagueiros e dois laterais como é muito comum. Essa opção do treinador dos Spiders foi uma escolha tática. Com quatro defensores que nunca atacavam, exceto nos escanteios, O’Brien acreditava que teria uma defesa melhor posicionada e fortalecida, conseqüentemente menos frágil ao ataques dos adversários.

Observando os jogos foi possível perceber que essa linha de defensores jogava um pouco adiantada, encurtando o espaço entre ela e os jogadores de seu meio-campo, com a intenção de evitar que os meio-campistas adversários atuassem nesse espaço com muita liberdade, criando jogadas para seus atacantes.

Meio-Campo

Depois dessa linha defensiva encontramos o meio-campo do Queen’s Park. Formado por quatro jogadores, ele começa com um volante, que não atua apenas como volante de contenção, preocupado apenas em proteger a defesa, mas que atua nessa função, mas que também sobe ao ataque quando seu time tem a posse de bola. Fica claro para qualquer analista, que O’Brien imaginava que sua linha de quatro defensores poderia resistir ao ataques adversários e por isso dava essa “liberdade” ao seu volante.

Continuando no meio-campo, o time de O’Brien jogava com três meias, um pelo centro e dois abertos pelas pontas, atuando como verdadeiros extremos. O meia-central não era como muitos pensam o principal homem de criação do time. Ele é um jogador de ligação com o ataque quando as jogadas ocorriam pelo meio e como responsável pela passagem das bolas para os meias que jogavam abertos. Apenas no final da temporada, esse meia começou a chegar mais ao ataque, fazendo gols e criando jogadas de gol para os atacantes com eficiência, o que mostra, que O’Brien não conseguiu muito sucesso nessa função e que talvez tenha que reavaliar as funções desse jogador para a próxima temporada.

Os dois meias que jogavam abertos eram verdadeiros pontas. Jogando bem abertos, procuravam com dribles e velocidade ultrapassar seus marcadores e criar jogadas para os dois atacantes, ora cruzando, ora com passes em profundidade. Aqui residia a força do meio-campo do Queen’s Park, bastando para isso ver as estatísticas do time.

Ataque

No ataque, O’Brien alternou entre a clássica combinação de um atacante veloz com um atacante mais fixo na área e o uso de dois pontas-de-lança. Com liberdade para se deslocarem, os atacantes não se tornaram apenas finalizadores, mas procuravam servir uns aos outros e com isso, além de marcarem muitos gols foram responsáveis pela criação de vários gols para seus companheiros de ataque.

Coletivamente, o time do Queen’s Parks privilegiava o jogo pelas pontas e para isso procurava jogar com um comprimento largo. Os quatro zagueiros, o volante e o meia-central só marcavam sob pressão quando os jogadores adversários entravam no campo do Queen’s Park, já os pontas e os atacantes marcavam pressão em toda parte do campo e todo o tempo procurando roubar a bola ou provocar um erro do adversário como foi visto muitas vezes.

Quando o time do Queen’s Park tinha a posse de bola, adotava um estilo lento de criação de jogadas, mas com a possibilidade de contra-atacar sempre que possível. Fica claro, que a idéia de O’Brien era manter a bola com seus jogadores para que pudessem criar as melhores oportunidades de gol, mas que não desprezava as boas oportunidades de pegar o adversário desprevenido.

Para finalizar, foi possível observar também, que O’Brien sempre incentivou que seus jogadores ousassem, procurando usar sua criatividade para surpreender os adversários e criar jogadas de gol. Não só seus meio-campistas e atacantes, mas todos os jogadores.

Com esse esquema, O’Brien conseguiu seu primeiro título em seu primeiro ano como treinador, levando o Queen’s Park a conquistar um título depois da temporada 1999/2000, quando o clube também venceu a 3ª Divisão. Agora é esperar para ver como o time jogará em uma divisão mais competitiva.

Download da tática: http://rapidshare.de/files/19758358/4-1-3-..._2006_.tac.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gols Marcados: 99 :lol: :lol:

Saldo de gols: 80 :blink: :blink:

Gilson qualquer hora dessas vai levar a Escócia a ser campeã do mundo.

Os gifs animados vão revolucionar a forma de apresentar gols aqui no fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que foda essa analise..

Eh quase um aula...

Achu q vou roba-la e aplicar essas ideias no meu sav tbm..

saushuahsuahushaushuahsuhaushuahsua

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Umas das principais genialidades da sua tática, mesmo sendo uma coisa simples, eu acho q foi as instruções q vc deu aos seus jogadores, para o defensores não subirem tanto e os jogadores de ataque fazerem pressão. Realmente, essa análise foi uma aula. original.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to [FM2006] Na trilha de Alex Ferguson - de 2005/06 a 2017/18

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...