Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mathis Liam


Danut

Posts Recomendados

O importante é se divertir xD 

E quanto ao Joel, acredito que por ser rápido e técnico vá render bem para essa divisão.

Editado por felipevalle
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 hours ago, felipevalle said:

O importante é se divertir xD 

E quanto ao Joel, acredito que por ser rápido e técnico vá render bem para essa divisão.

Com certeza. Esse é o objetivo do jogo né. E também é o que motiva a trazer as histórias pra cá, se a gente não faz algo que a gente mesmo quer jogar fica complicado.

Eu espero bastante dele, acho bom jogador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AM-JKLWqF1_2Qce2dhnCcc8OwfRdJrgGI-A-o6tb

S11E02 - September blues

Na última atualização vimos que Liam decidiu continuar no Malmö e que a equipe manteve o bom desempenho dos anos anteriores. Com meio campeonato disputado, o clube ocupava a 4ª colocação com 26 pontos. Hoje vamos falar sobre o segundo turno da liga e a participação na Copa da Suécia.

 

Transferências

Novamente, ninguém. A partir de hoje não vou mais deixar espaço reservado para a janela de meio de ano. Quando tiver alguma movimentação eu volto a falar dela.

 

Division 1 Södra

Julho

AM-JKLXLcv6FZv5K42AYWbfcF_0SaBgmQ7mwzlwk

Começamos o segundo turno da mesma forma que iniciamos o primeiro: empate sem gols contra o Rosengard. Na sequência tivemos um jogo horrível da minha defesa contra o lanterna. Estivemos três vezes à frente no placar, mas nas três deixamos eles empatarem.

AM-JKLUHA0Lx29GZgbMH8L_FFo58Sqo-xMIcdrbp

Compensamos o péssimo resultado com duas boas vitórias. Primeiro contra o Lunds, de virada. Depois contra o Trelleborg, que lidera a competição com muita folga.

AM-JKLUfOrDovasGTQqEBFZCogEMQcAvFmXkZHp3

Fiquei especialmente feliz com essa segunda partida, que mostrou a capacidade de minha equipe de enfrentar qualquer um na divisão. Em trinta jogos, o Trelleborg perdeu apenas três. Que uma das derrotas seja contra nós é motivo de orgulho.

 

Agosto

AM-JKLWyy4GuhWieMOsdxs4BjAw2Z9ZUE7cMNRvP

Começamos o mês com duas derrotas contra equipes da parte de cima da tabela. O resultado contra o Lidingö também encerra nossa série de dez jogos de invencibilidade dentro de casa. Na sequência, conseguimos três bons resultados: duas vitórias fora de casa e um empate em casa - mas que foi contra o Göteborgs, segunda folha salarial mais alta da divisão.

AM-JKLWeknlqQgA6XrMbkd8TGDROL1yEqiWVbrTW

Um dia chegaremos no nível de ficar triste com um empate desses. Por enquanto, ainda acho que é resultado a se comemorar.

 

Setembro

AM-JKLVPJndaeTZsdrvcyfRtipnaLcFmnzTThSrn

Setembro foi, com muita folga, nosso pior mês do ano. Minha equipe parece ter sido acometida do marasmo pelo final das férias de verão, com apresentações absolutamente inexplicáveis. Contra o Utsiktens fizemos um jogo bastante equilibrado, estivemos duas vezes à frente no placar, mas de algum jeito levamos 5 a 2. 

AM-JKLUM7I5y2F6lqXg5yLvuiWxz8fY2hth9fH6B

Contra o Atvidaberg voltamos a sair na frente. Dessa vez foi só 2 a 1, mas com direito a virada nos acréscimos. Contra o Eskilsminne, novo jogo equilibrado - e nova goleada, dessa vez por 3 a 0.

O fundo do poço foi atingido na primeira etapa da partida contra o Tvaakers. Foram quatro gols sofridos em 45 minutos, com direito a falha do goleiro em chute de muito longe, zagueiro metendo a mão na bola em cobrança de escanteio, defesa batendo cabeça, um horror.

AM-JKLUyMUGhX8cls091Duco6d9neueEwD-BrkNv

Aí na segunda etapa a situação mudou completamente, graças a uma atuação brilhante de Dahlström. O rapaz fez um hattrick e ainda sofreu o pênalti do gol de empate, quebrando sozinho o feitiço que havia sido lançado sobre minha equipe nesse mês desgraçado.

 

Outubro

AM-JKLXFeoGpcuHIQ6-E9e5Yf-ivyLu5TKDZPs0E

Saindo de setembro as coisas voltaram ao normal. Batemos nosso rival, já rebaixado, e depois conseguimos um ponto contra o Oskarshamns - não é um resultado bom, mas como eles sempre nos causam problemas aceito o empate.

 

Classificação

AM-JKLUqR2-On2J5rQw8jMOs-ss9vfLYESlccCu0

O péssimo mês de setembro nos fez encerrar a liga com dois pontos a menos do que na última edição. Ainda assim, foi um ano muito bom para o Malmö - só o fato de poder ter um mês tão ruim e ainda terminar no alto da tabela já é bem positivo.

Além disso, subimos uma posição na classificação em relação ao ano anterior, mesmo com menos pontos. Também tivemos saldo ligeiramente melhor, marcando exatamente o mesmo número de gols, mas sofrendo três a menos.

 

Svenska Cupen

Iniciamos nossa participação na Copa da Suécia contra uma equipe da 4ª divisão. Como esse ano estava com a situação tranquila na liga, optei por priorizar a copa e jogar com os titulares. O resultado foi o domínio esperado e uma vitória tranquila para garantir o objetivo da diretoria.

AM-JKLVtAe4U7Wyf5Nf4Ii0S-7CnNjqf1omS-vQt

Na segunda eliminatória fomos sorteados para um confronto especial. O adversário foi o Falkenbergs, justamente a equipe que quase levou Liam no começo da temporada. Eles estavam em momento muito bom, na liderança da 2ª divisão (posição que mantiveram até o final do ano), então eu imaginava que seria um jogo muito difícil. Além disso, a partida foi disputada fora de casa, pois optamos pela venda do mando de campo - não recebemos tanto dinheiro quanto ano passado, mas ainda foi muito mais grana do que conseguiria se jogasse em casa.

AM-JKLXKloksEK9pa-_ZPFhOvnMIe1z3BhjIV_o4

Dentro de campo, minha equipe me deixou orgulhoso pela luta apresentada. Saímos perdendo cedo, o que sempre complica as coisas quando o plano é defender, mas mantivemos a calma e buscamos a virada ainda antes do intervalo.

Na segunda etapa foi um jogo de um lado só, com o Falkenbergs martelando até conseguir o empate. Conseguimos segurar a igualdade até a prorrogação, mas aí o físico pesou. Jogar 120 minutos contra uma equipe profissional foi demais para meus atletas. Ainda assim, uma atuação que deve ter deixado muito orgulhosos os dois torcedores visitantes que se fizeram presentes no estádio.

 

Elenco

AM-JKLVtLcp9uJEAnX-Kg-XJjqGS7Jz07CWgydb_

Nossos maiores destaques atuam em extremidades opostas do campo. De modo geral, minha defesa não é muito qualificada, mas as excelentes atuações de Nilsson fechando o gol contribuíram muito para nossa boa posição na tabela. Destaque especial para sua capacidade de pegar pênaltis: foram quatro defesas em seis cobranças.

Na outra ponta, Andersson foi novamente o destaque ofensivo da equipe. O atacante foi responsável por metade dos nossos gols na temporada, ficando em terceiro na artilharia da divisão. Assim como nosso goleiro, ele também se destaca nas cobranças de pênalti: foram seis no ano, todas convertidas.

O terceiro atleta que quero destacar é o zagueiro Jacob Gustavsson. Sua média de 6,91 não chega no nível dos dois principais destaques, mas chama a atenção em meio a uma defesa em que todo mundo ronda os 6,7. Seus atributos não são exatamente os melhores (leia-se: são horríveis), mas bons valores em posicionamento, decisões e impulsão acabaram por ser suficientes para transformá-lo no xerife da nossa defesa (aí deixo pra vocês imaginarem o nível dos outros).

 

Notícias pessoais

AM-JKLXJPj6dyTqCr3S-KMYdxfJMotfjxOLnDHJO

A boa campanha do Malmö na temporada resultou no reconhecimento de Liam como o treinador do ano da divisão. Além disso, fui chamado pelo segundo ano seguido para dirigir o time das estrelas.

Por fim, completei o curso para a licença continental C e já emendei o curso para a licença continental B.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Mathis Liam: Livro Três - September blues [atualizado em 08/03]

Tirei um tempo pra ler a história do início e olha, a carreira do treinador vai evoluindo bem até aqui, a decisão de continuar no clube tem se provado acertada, vamos ver se o Malmö vai conseguir subir ou se está próximo de atingir o teto, a tendencia é de melhora até onde posso ver, vamos ver que rumo a carreira do treinador vai tomar daqui em diante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, foste eliminado pelo Falkenberg...karma is a bitch. Mesmo com o mês de Setembro a colocar uma pequena nódoa, não deixa de ser uma excelente época e Liam acaba por merecer o prémio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

S11E01 - Cara ou coroa
Fico feliz que tenha decidido continuar no Malmo, mesmo tendo votado pelo Falkenberg. Achei um pouco nítido sua vontade em continuar e o principal objetivo de se jogar FM, mesmo postando tudo aqui, é a diversão. Sem ela não faria sentido. Espero que continue aproveitando a carreira do Liam e outras oportunidades surgirão no futuro para tomar o outro lado. 

Foram duas boas contratações. O Joel (mais fácil de falar) deve render bem demais em níveis inferiores com esse físico. Já o Hoxha é bem técnico como tu falou. Tem um físico podre, mas gostei do mental dele com esse passe 14.

Não teve nenhum mês ruim, foi 1 derrota só por mês e isso é excelente, não me recorde de outra atualização que teve isso na Division 1. Como dissemos outrora, o time se mantém na divisão e vai se aperfeiçoando aos poucos. Pode ser que não suba nessa temporada, mas to confiante.

Legal que o Oskarshamns é um time da parte de baixo e causa problemas. Sempre temos nossa freguesia

S11E02 - September blues
Julho ainda foi bem a cara do primeiro turno, mas a partir daí o trem desandou. Agosto deu sinais do que viria, mas nada supera Setembror realmente. Pior de tudo é ver o time sair na frente e tomar virada depois, da uma raiva danada. Jogo que termina 4x4 com um time abrindo vantagem é sempre legal. Nesse caso ficou com um sentimento de vitória por ter sido o time que saiu atrás.

Os 15 pontos que te separaram do Lidingo foram as 5 derrotas que teve nessa reta final. Foi isso que te tirou dos playoffs? Acredito que não se possa cravar, mas contribuiu. Nossos times são mestres em tirar o pé na reta final e entregar. No entanto, não tira a bela temporada que fez. Acredito que tenha sido a melhor até aqui.

Lembro de um post antigo vc dizer que apesar dos resultados, seu time não se impunha em campo. Sentiu essa diferença agora? Tá mais confiante?

O menino de finalização 3 segue sendo o artilheiro, mas quem se importa? Negócio é bola no fundo das redes. Fico olhando o nível do seu zagueiro e lembro que sempre reclamo dos meus. É ruim jogar divisões assim, sempre fico perdido em qual nível é bom ou ruim kkk. 

Parabéns pelo prêmio de melhor treinador, pela temporada que fez e pela escolha se seguir no Malmo mesmo com todo mundo indo contra. Agora a cobrança será maior por parte de nós (torcida).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Normalmente quando eu volto aqui depois de comentar sua passagem em um novo clube, você já está em outro, dessa vez, permaneceu no mesmo e isso é bom. O trabalho vai sendo consistente, entretanto, falta aquele gás a mais para sair da divisão. Quem sabe mais prestigiado para a próxima temporada, não consiga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na torcida para a diretoria trazer um defensor melhor, aí quem sabe tenha uma disputa mais acirrada pela ponta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando a leitura.

Ainda que eu ache que a oportunidade no Falks era excelente e faria muito bem para a carreira do treinador, também achei muito legal a decisão de permanecer. Em geral seus últimos passos em saves carreira têm sido marcados por mudanças que nem sempre dão certo, foi legal ficar pra ver como seria seguir outro caminho. E no geral a boa temporada, uma posição acima da anterior, mostra que foi uma boa escolha.

Curioso para saber como vai ser a seguir, porque compartilho da visão que a equipe bateu um pouco no teto. Pode conseguir uma campanha muito boa, subir e tal, mas também não sei se com o diretor contratando conseguirá ir muito além. De repente se ficar na situação atual por mais duas ou três temporadas e estiver já de saco cheio pode ser uma boa terminar a temporada, deixar o clube com a missão cumprida e ficar livre no mercado pra ver o que acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 hours ago, DiegoCosta7 said:

Tirei um tempo pra ler a história do início e olha, a carreira do treinador vai evoluindo bem até aqui, a decisão de continuar no clube tem se provado acertada, vamos ver se o Malmö vai conseguir subir ou se está próximo de atingir o teto, a tendencia é de melhora até onde posso ver, vamos ver que rumo a carreira do treinador vai tomar daqui em diante

Parabéns pela dedicação, rs. Espero que tenha curtido.

Eu tenho um pouco de medo que esse seja o teto do clube mesmo, porque a distância para as equipes que caem da divisão superior é muito grande. A folha salarial dos dois maiores da divisão é 500 mil euros/ano e 800 mil euros/ano. Enquanto isso meu time gasta 50 mil/ano. Tudo bem que esses times aí gastam mal o seu dinheiro (por isso caíram de divisão), mas ainda é uma distância muito absurda em termos de elenco.

Mas enfim, por enquanto estamos ali, brigando na parte superior da tabela. Talvez uma hora consiga entrar na briga pra subir. Se não conseguir, no futuro eu mudo de clube. Quero ao menos tentar. Se não der certo a gente vê.

 

6 hours ago, Cadete213 said:

Olha, foste eliminado pelo Falkenberg...karma is a bitch. Mesmo com o mês de Setembro a colocar uma pequena nódoa, não deixa de ser uma excelente época e Liam acaba por merecer o prémio.

Coincidência demais cair logo com eles, tinha 63 outros adversários possíveis.

Foi uma temporada bem boa mesmo. Setembro foi ruim, mas também não alterou tanto a nossa situação. Tivesse mais vitórias ali talvez terminasse em 4º, uma posição acima, mas não é como se isso fosse realmente mudar as coisas.

 

3 hours ago, ElPerroMG said:

S11E01 - Cara ou coroa
Fico feliz que tenha decidido continuar no Malmo, mesmo tendo votado pelo Falkenberg. Achei um pouco nítido sua vontade em continuar e o principal objetivo de se jogar FM, mesmo postando tudo aqui, é a diversão. Sem ela não faria sentido. Espero que continue aproveitando a carreira do Liam e outras oportunidades surgirão no futuro para tomar o outro lado. 

Sim, quando fui responder os comentários de vocês eu vi que queria mesmo ficar no clube. Acho que sair agora me deixaria com uma sensação ruim de continuar sem fazer algo que já queria lá na primeira versão do save. Mesmo que dessa vez não tenha iniciado o save tão focado em fazer carreira em um clube, no fundo é algo que eu quero muito ver como vai se dar. E sempre dá para mudar de clube mais adiante.

 

3 hours ago, ElPerroMG said:

Foram duas boas contratações. O Joel (mais fácil de falar) deve render bem demais em níveis inferiores com esse físico. Já o Hoxha é bem técnico como tu falou. Tem um físico podre, mas gostei do mental dele com esse passe 14.

Não teve nenhum mês ruim, foi 1 derrota só por mês e isso é excelente, não me recorde de outra atualização que teve isso na Division 1. Como dissemos outrora, o time se mantém na divisão e vai se aperfeiçoando aos poucos. Pode ser que não suba nessa temporada, mas to confiante.

Legal que o Oskarshamns é um time da parte de baixo e causa problemas. Sempre temos nossa freguesia

O Joel (realmente mais fácil de falar, mas não soa nem um pouco sueco) foi nosso vice-artilheiro, então dá para dizer que rendeu bem. Até achei inicialmente que ia ser um pouquinho melhor do que foi, mas não posso reclamar do que ele mostrou. O Hoxha acabou com um número bem interessante de assistências, deu alguns passes legais, mas eu continuo a ter dificuldade em encaixar meias mais técnicos nesse nível. Gosto mais dos que correm pra cima e pra baixo.

Na primeira metade da temporada realmente fomos muito bem. Tecnicamente no segundo semestre do ano anterior também tive só uma derrota por mês, mas aí teve dois meses com dois jogos cada (e em ambos perdi uma partida). Essa foi a primeira vez com meses mais cheios.

Por enquanto estamos mesmo melhorando um pouco a cada ano. A dúvida é se isso vai continuar, e se vai chegar no ponto em que é suficiente para realmente brigar pelo acesso. De momento estamos meio longe disso.

É curioso como todo save parece ter aquela uma equipe que incomoda sempre, né?

 

3 hours ago, ElPerroMG said:

S11E02 - September blues
Julho ainda foi bem a cara do primeiro turno, mas a partir daí o trem desandou. Agosto deu sinais do que viria, mas nada supera Setembror realmente. Pior de tudo é ver o time sair na frente e tomar virada depois, da uma raiva danada. Jogo que termina 4x4 com um time abrindo vantagem é sempre legal. Nesse caso ficou com um sentimento de vitória por ter sido o time que saiu atrás.

Os 15 pontos que te separaram do Lidingo foram as 5 derrotas que teve nessa reta final. Foi isso que te tirou dos playoffs? Acredito que não se possa cravar, mas contribuiu. Nossos times são mestres em tirar o pé na reta final e entregar. No entanto, não tira a bela temporada que fez. Acredito que tenha sido a melhor até aqui.

Pioramos bastante no segundo turno. Em parte acho que foi questão física mesmo, meus jogadores viviam cansados na segunda parte do ano. E os jogos em que a gente levou a virada refletem isso, do time não ter pernas pra aguentar o ritmo intenso de jogo. Talvez seja o caso de pensar uma tática com um ritmo mais calmo pra dar uma variada no nosso estilo de jogo.

Empatar depois de um 4 a 0 pode ser a melhor das sensações ou a pior delas, a depender de qual lado do resultado estamos, né? Nesse caso foi como uma vitória mesmo. E um alívio enorme, porque depois de um mês terrível ainda vi minha equipe levar 4 em 45 minutos e achei que estava tudo perdido para sempre.

Eu não iria tão longe a ponto de dizer que essas 5 derrotas nos tiraram dos playoffs. Porque seria muito otimista olhar para esses cinco jogos e dizer "ah, era só vencer essas cinco". Mesmo se mantivesse o bom momento do primeiro turno, seria mais realista esperar uns 9 ou 10 pontos desse período. Talvez terminasse encostando no Göteborg ali pela terceira colocação, mas do Göteborg pro Lidingo ainda tem mais 4 pontos (e o saldo de gols). É muita distância.

 

3 hours ago, ElPerroMG said:

Lembro de um post antigo vc dizer que apesar dos resultados, seu time não se impunha em campo. Sentiu essa diferença agora? Tá mais confiante?

O menino de finalização 3 segue sendo o artilheiro, mas quem se importa? Negócio é bola no fundo das redes. Fico olhando o nível do seu zagueiro e lembro que sempre reclamo dos meus. É ruim jogar divisões assim, sempre fico perdido em qual nível é bom ou ruim kkk. 

Parabéns pelo prêmio de melhor treinador, pela temporada que fez e pela escolha se seguir no Malmo mesmo com todo mundo indo contra. Agora a cobrança será maior por parte de nós (torcida).

Eu acho que o time está ficando melhor nessa questão de imposição em campo, sim. Mas ainda depende muito do adversário. No momento a gente meio que divide a tabela em três partes. Contra o terço de baixo a gente consegue jogar pra cima em qualquer caso. Contra o terço intermediário jogamos pra cima em casa, mas temos que ter mais preocupações defensivas jogando fora. E contra o terço de cima eu entro mais pra me defender em qualquer situação.

Tá melhor que tava antes? Sim. Mas ainda não é uma imposição de equipe que briga para subir, não.

Por mim o rapaz pode ter todos atributos 1, enquanto estiver jogando assim tá ótimo.

É difícil mesmo ter noção de nível de jogador nessas divisões inferiores, mas meus zagueiros são péssimos. Tipo, muito ruins mesmo. Pra tu ter uma ideia, fiz a comparação do meu melhor zagueiro com o zagueiro mais fraco (da dupla titular) da equipe que terminou logo abaixo de nós na tabela:

AM-JKLWdoJyWqfpzhkkqOToBFkAEPE-oHxA0lJl1

E se quiser mais algumas, a comparação com o zagueiro de quem terminou logo acima de nós e com o zagueiro do líder. Sempre pegando o segundo zagueiro deles, se comparasse com o melhor de cada time ia ser bem mais feio.

Já vejo a torcida cornetando a estagnação do time. Por isso os prints de comparação acima, pra vocês lembrarem com o que estou lidando, rs.

 

2 hours ago, Henrique M. said:

Normalmente quando eu volto aqui depois de comentar sua passagem em um novo clube, você já está em outro, dessa vez, permaneceu no mesmo e isso é bom. O trabalho vai sendo consistente, entretanto, falta aquele gás a mais para sair da divisão. Quem sabe mais prestigiado para a próxima temporada, não consiga.

De momento o plano é permanecer no mesmo clube até a tua próxima passagem no tópico, rs. Mas pra não dizer que nada mudou subimos uma divisão, né. A última vez que tu comentou recém tinha assumido o clube na 4ª divisão, agora estamos na 3ª. Pra subir dessa o buraco é bem mais embaixo, tem muita distância para as melhores equipes.

 

1 hour ago, felipevalle said:

Na torcida para a diretoria trazer um defensor melhor, aí quem sabe tenha uma disputa mais acirrada pela ponta.

Nem me fala. Meus zagueiros são horríveis, vide a resposta ao ElPerroMG (mais acima nesse mesmo post) mostrando como meu zagueiro fica em comparação aos dos adversários.

Mas acho que pra brigar pela ponta mesmo o time precisa mais do que só um zagueiro. A distância é bem grande na qualidade do elenco como um todo.

 

1 hour ago, Tsuru said:

Atualizando a leitura.

Ainda que eu ache que a oportunidade no Falks era excelente e faria muito bem para a carreira do treinador, também achei muito legal a decisão de permanecer. Em geral seus últimos passos em saves carreira têm sido marcados por mudanças que nem sempre dão certo, foi legal ficar pra ver como seria seguir outro caminho. E no geral a boa temporada, uma posição acima da anterior, mostra que foi uma boa escolha.

Curioso para saber como vai ser a seguir, porque compartilho da visão que a equipe bateu um pouco no teto. Pode conseguir uma campanha muito boa, subir e tal, mas também não sei se com o diretor contratando conseguirá ir muito além. De repente se ficar na situação atual por mais duas ou três temporadas e estiver já de saco cheio pode ser uma boa terminar a temporada, deixar o clube com a missão cumprida e ficar livre no mercado pra ver o que acontece.

Se fosse pensar na carreira do treinador com certeza deveria ter trocado, era uma ótima oportunidade (tanto que eles terminaram o ano campeões da segundona, eu poderia estar treinando na elite agora). Mas essa não era mesmo a história que eu queria contar aqui. Nem tanto pelo medo da mudança dar errado (embora isso também pudesse acontecer), mas principalmente porque tenho muita curiosidade em saber se é possível levar uma equipe das divisões inferiores até as mais altas sem tocar nas contratações. E isso é algo que não se vê muito por aí, o pessoal ou fica em um clube e gere as contratações (ou, no mínimo, as vendas, no caso dos YCs), ou fica pulando de clube em clube como forma de avançar. Então decidi que vou tentar fazer diferente.

Então, é bem possível que esse seja mesmo o teto. Tu que já jogou em Portugal sabe bem como é difícil bater o trio de ferro quando se tem folha salarial muito menor. E isso podendo contratar. Agora imagina que aqui em gasto 50 mil euros por ano enquanto tem time que gasta 800 mil, e que quem gere tudo é o diretor. E não vemos a nossa folha aumentar de um ano pro outro.

Alguns jogadores tem melhorado porque ainda eram jovens, isso dá alguma margem pro time crescer, mas também ficamos dependendo do diretor renovar os contratos deles. De repente sai um, e aí a gente volta a piorar como time... Enfim, é um desafio e tanto, e pode muito bem ser que eu descubra que não é viável buscar mais do que já atingimos. Mas sim, se notar que realmente não dá para avançar eu deixo o clube e procuro novas oportunidades. Só acho que não vai ser em duas ou três temporadas, sou mais teimoso que isso, rs. Mas não vou ficar batendo contra a parede eternamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AM-JKLWqF1_2Qce2dhnCcc8OwfRdJrgGI-A-o6tb

S12E01 - Quem inventa, se arrebenta

Na última atualização vimos que o Malmö teve mais uma temporada na parte de cima da 3ª divisão, encerrando na 5ª colocação com 46 pontos. Hoje vamos falar sobre a primeira metade da temporada 2032.

 

Transferências

Contrariando a tendência dos últimos anos, dessa vez minha equipe regrediu em termos de qualidade, com a saída de três atletas e apenas uma chegada.

A saída mais sentida é a de Viktor Liljeström. Aos 31 anos, o atleta já não estava no auge, mas ainda era muito importante. No Malmö desde 2024, Liljeström fez 206 jogos pelo clube, cinco a menos do que o recordista Hasanbegovic (que ainda está no clube e deve aumentar a marca). Marcou 57 gols e deu 56 assistências, sendo frequentemente nosso recordista em assistências - inclusive na última temporada. Apesar de tudo isso, não teve o contrato renovado e, sem encontrar novo clube, acabou por se aposentar.

AM-JKLU_zl60xbpvK_B6a-7_oy62NBaCmXsn00Gc

Outra saída importante foi a de Joel Dahlström. Ele tem bem menos história do que Liljeström, tendo ficado apenas um ano no clube, mas era titular na ponta direita e foi nosso segundo maior artilheiro da temporada. Recebeu proposta de renovação, mas a personalidade mercenária falou mais alto e o atleta acabou indo ganhar mais dinheiro como reserva do Gefle, da segunda divisão.

Por fim, deixamos sair Tore Leren, zagueiro de 25 anos. Leren estava no clube desde minha chegada, mas nunca inspirou muita confiança. Nos três anos de 3ª divisão, nunca superou a média 6,7. Mesmo sem muitas opções para a zaga, não acredito que fará falta.

AM-JKLXKBerl0f_YPGR4avTr3H2jCJ56FvpGpqV5

O único contratado é Anders Pahlman. Confesso que não fiquei nem um pouco empolgado com o rapaz, que não tem nenhum atributo físico bom, não sabe o básico sobre defender, e ainda passa longe de ser um primor técnico. Como sabe jogar por tudo ele vai acabar tendo oportunidades de mostrar que estou errado, mas por enquanto não espero nada dele.

 

Elenco

AM-JKLXSTZHh0e0NEc0Z226KzFX8sIhW6gtatBuj

O ponto verde indica quem foi contratado. O vermelho, quem subiu da base.

Com três saídas e apenas uma chegada, tivemos uma queda na qualidade do elenco. Fico especialmente preocupado com a perda de qualidade nas pontas, onde vimos a saída de nossos dois titulares.

Na comparação com o restante da divisão temos 32 atributos acima da média (eram 26) e 44 abaixo (eram 50). 17 ficam entre os cinco melhores valores da divisão (eram 18), enquanto que 35 ficam entre os cinco piores (eram 37). Apesar da queda na qualidade do elenco, tivemos uma leve melhora na comparação. 

 

Division 1 Södra

Abril

AM-JKLWJEYnXjT2WTVc53Tg4k-m2F4aWHO3vkLXe

Preocupado com a saída dos pontas titulares, achei que precisaria mudar o esquema tático da equipe para essa temporada. Resolvi começar com um 4-1-2-1-2 fechado. Dizer que deu errado é quase um elogio: foram três partidas com o esquema, seis gols sofridos e apenas um marcado. Fora as atuações absolutamente lamentáveis.

AM-JKLWPftTOHcildgS-8gxUSJyDhFdty7-FM25_

Para não dizer que os três jogos foram assim, contra o Kristianstad a gente até fez um jogo equilibrado. Mas eles acabaram de subir de divisão, era pra vencer de goleada.

Com o evidente fracasso da nova ideia, voltei ao esquema antigo a partir da metade do mês. Não levamos mais nenhum gol e vimos Dennis Andersson nos garantir três vitórias em sequência.

 

Maio

AM-JKLV9015DMOHzpGZWsqyAy8G9xy4vn4ah9U7u

Continuamos a sequência de vitórias em maio, novamente com boas atuações defensivas e muitos gols de Dennis Andersson. Até o jogo com o Ängelholms - o de número 300 da carreira de Liam - foram oito gols marcados e dois sofridos.

Só voltamos a sentir o sabor da derrota contra o Lunds, em partida que eu dava como ganha. Marcamos o 2 a 1 aos 86 minutos, mas deixamos eles empatarem aos 89 e virarem aos 90+5.

AM-JKLWPDKLEvSzG0U7-fljHfOowJl6kGzEe9_d1

Na rodada seguinte voltamos a perder contra nossa velha pedra no sapato, o Oskarshamns. Temos agora quatro derrotas, um empate e uma vitória contra eles no save.

 

Junho

AM-JKLXCyNiSQSHl3mS2AR6GozLx6YGe4MHbuZaj

Apenas uma partida - vitória por 3 a 0 sobre o Tvakkers. Depois paramos para assistir a Eurocopa, vencida pela Itália. Infelizmente as seleções nórdicas não tiveram bom desempenho, com o melhor resultado sendo da Dinamarca, que chegou até as quartas de final (onde levou goleada da Bélgica).

 

Julho

AM-JKLXZ1kH2vqxo5QfYzllv2twqLrJEWxHIKz3s

Fechamos o turno com mais dois jogos. O Skövde está há seis temporadas em um constante sobe-e-desce com a divisão superior, então era um adversário muito complicado. Entramos em campo querendo explorar os contra-ataques, e tudo parecia correr de acordo com o plano quando abrimos o placar. Na segunda etapa até tivemos mais chances do que eles, mas não matamos a partida. E como sempre acontece nessas horas, fomos punidos pela displicência com o empate, aos 85 minutos. Sabendo que precisava vencer para encostar nos líderes, joguei o time todo pra cima. Acabamos levando o segundo. 

AM-JKLWxoX3H29yIshM4v1b32e0oR8E4wxOaB4wR

 

Classificação

AM-JKLVDP3MXduCckLQ22bLqb5ORXo1ZJjhWArZv

O print vem com spoiler da próxima partida, que eu me passei na hora de salvar a imagem. Encerramos o primeiro turno com 25 pontos, na 5ª colocação. Com mais uma vitória agora subimos para o 4º lugar, mas isso muda pouca coisa. Tudo indica que teremos mais uma temporada em ritmo semelhante aos anos anteriores.

Se tivesse começado o ano com a mesma tática das outras temporadas talvez até pudesse sonhar com uma briga pelo playoff. Mas as três derrotas seguidas para começar a temporada cobraram seu preço. Fica a lição: quem inventa, se arrebenta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Mathis Liam: Livro Três - Quem inventa, se arrebenta [atualizado em 09/03]

Não acho que você deva se cobrar tanto. Você tentou resolver um problema de uma determinada maneira, em três jogos não deu certo, mudou e aí ajustou, a coisa entrou nos eixos. Faz parte. Muito pior teria sido se você tivesse insistido mais tempo, por teimosia pura, mesmo sem as coisas estarem indo bem.

No fim é um início de campeonato no mesmo patamar dos anteriores e, dada a distância para o mata-mata, não sei se conseguirá chegar lá. Mas de repente com uma boa campanha e um desempenho pior dos adversários que estão acima, por que não?

E como os diretores contratam mal. Na realidade acho que pra contratar mal ainda precisa melhorar muito né? Os caras não conseguem manter uma boa sequência de reforços. Dizem as más línguas que é porque, se eles conseguissem, a gente não ganhava nada no FM. Hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutes ago, Tsuru said:

Não acho que você deva se cobrar tanto. Você tentou resolver um problema de uma determinada maneira, em três jogos não deu certo, mudou e aí ajustou, a coisa entrou nos eixos. Faz parte. Muito pior teria sido se você tivesse insistido mais tempo, por teimosia pura, mesmo sem as coisas estarem indo bem.

No fim é um início de campeonato no mesmo patamar dos anteriores e, dada a distância para o mata-mata, não sei se conseguirá chegar lá. Mas de repente com uma boa campanha e um desempenho pior dos adversários que estão acima, por que não?

E como os diretores contratam mal. Na realidade acho que pra contratar mal ainda precisa melhorar muito né? Os caras não conseguem manter uma boa sequência de reforços. Dizem as más línguas que é porque, se eles conseguissem, a gente não ganhava nada no FM. Hehehe

Fiquei um pouco chateado de ver minhas ideias darem tão errado né. Mas enfim, ao menos o retorno ao esquema anterior trouxe resultados.

Acho muito difícil que o time chegue na briga pelo acesso. A expectativa é mesmo fazer mais uma temporada brigando ali pela 4ª-6ª colocação.

Com certeza os diretores não são feitos para serem capazes de rivalizar com o jogador humano. Isso é comum em jogos né. A coisa é montada para que o jogador sinta que está ganhando. Se a SI realmente quisesse poderia melhorar bastante o comportamento dos diretores, mas não é do interesse deles gastar recursos pra algo que provavelmente atrapalharia as vendas do jogo.

No caso do meu save o que mais tem atrapalhado nem são as contratações, e sim as vendas/renovações de contrato. Se o diretor mantivesse os jogadores bons no clube ainda dava pra gerenciar. Mas nem isso ele faz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse início foi terrivel com essas derrotas consecutivas, mas logo a equipa deu a volta e começou a mostrar seu real valor. É para manter a posição ou tentar chegar ao 3º lugar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O início foi realmente ruim, no mínimo inesperado, mas o time conseguiu dar a volta por cima e voltar aos trilhos terminando essa metade da temporada na quarta posição, já é uma posição melhor do que a que terminou na última temporada.

Boa sorte na sequência!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, Cadete213 said:

Esse início foi terrivel com essas derrotas consecutivas, mas logo a equipa deu a volta e começou a mostrar seu real valor. É para manter a posição ou tentar chegar ao 3º lugar?

Ruim demais. Fiquei chateado que as minhas ideias deram tão errado. Mas ao menos com o esquema antigo está funcionando bem.

Eu vejo nosso campeonato como sendo do 4º ao 6º lugar. Acima disso ficaria positivamente surpreso. Abaixo, decepcionado.

 

51 minutes ago, PedroJr14 said:

O início foi realmente ruim, no mínimo inesperado, mas o time conseguiu dar a volta por cima e voltar aos trilhos terminando essa metade da temporada na quarta posição, já é uma posição melhor do que a que terminou na última temporada.

Boa sorte na sequência!

Pois é, eu achei que tinha elaborado uma tática nova interessante, mas claramente não funcionou. Pelo menos o retorno ao esquema antigo deu certo, salvando a situação. De momento o time está bastante bem, se mantiver a temporada será melhor do que a última.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AM-JKLWqF1_2Qce2dhnCcc8OwfRdJrgGI-A-o6tb

S12E02 - Repetindo a última temporada

Na última atualização vimos que o Malmö começou muito mal a temporada, graças às invencionices táticas de Liam. Felizmente o treinador logo abandonou os planos, e com o esquema antigo a equipe voltou a ter bons resultados. Assim, terminamos o primeiro turno em 4º lugar, com 28 pontos. Hoje vamos ver como foi o segundo semestre de 2032.

 

Elenco

Continuamos sem contratar ninguém na janela de inverno, mas eu subi dois garotos para o time principal. O mais interessante deles é Haris Bengtsson, um atacante de 18 anos que lembra nossa estrela Dennis Andersson.

AM-JKLUPMq94gJPX_npRwqJhWnosYRhYjnePNus7

Bengtsson também pode jogar na ponta direita ou, se decidir mudar o esquema, fazer o papel de um segundo atacante mais apoiador. Por enquanto deve ser reserva, mas acredito que vai se tornar peça importante no futuro.

O outro atleta a subir é Theo Löfgren, que chega para cobrir a ponta esquerda. Fosse mais novo eu acho que poderia se tornar um bom jogador, mas com 20 anos já não espero tanta evolução dele.

 

Division 1 Södra

Julho

AM-JKLUwhIqBf53xQbHoAduzc1g--iEf8GkQb7Lp

Iniciamos o segundo turno com uma boa vitória sobre o Norrby, mas depois perdemos um jogo daqueles que deveria vencer contra o Kristianstad. Já contra o Atvidaberg considero o empate positivo, mesmo em casa, já que eles estão sempre entre as melhores equipes da divisão.

 

Agosto

AM-JKLU9IvRkW8Nj_BeZBSamuNCi4xzzJW3bGyN_

O mês de agosto só não foi perfeito porque fomos eliminados pelo Rosengard na copa. Pela liga, porém, foram quatro jogos e quatro vitórias - incluindo a vingança sobre o próprio Rosengard. Destaque para a vitória sobre o Hässleholm, em que saímos atrás mas buscamos três gols nos quinze minutos finais.

AM-JKLV_sJLfm1bnOgGDaqKHfCbbdA30wQuJJuyB

 

Setembro

AM-JKLWBMWdUkF627cqPq0RCEP7NF4VL04aqvJRn

Depois do mês 100%, um mês 8%. Repetimos a campanha do ano passado, com um empate e três derrotas. E acho que dessa vez foi ainda mais feio - não levamos goleada, mas não fizemos um gol sequer em 360 minutos de futebol.

 

Outubro

AM-JKLWB27cfLgIZmOEUpWy4QtrVk67JlFl9VSYo

O Oskarshamns continua a ser uma pedra no nosso sapato, mas ao menos voltamos a balançar as redes. Na sequência, vitória magra sobre o Tvaakers, antes de fechar o campeonato com duas derrotas justificadas. Contra o Skövde meu time até se esforçou, mas o campeão da liga é muito mais qualificado. Contra o Ljungskile entramos sem nada por disputar enquanto o adversário jogava sua vida para escapar do rebaixamento. A diferença na motivação das duas equipes foi nítida e se refletiu no placar.

 

Classificação

AM-JKLWiHmRCGYpVcYk53bfWoGW9fmgOobqPmKNG

5º lugar, 46 pontos. Com gente grudada atrás, alguma distância de quem está logo acima, e muita distância dos três primeiros. Situação tão igual à da última temporada que eu até fui conferir se não colei a tabela errada aqui no post.

A diferença em relação ao ano anterior é que perdemos mais jogos - foram 8 naquele ano, contra 12 agora. Curiosamente sofremos menos gols e terminamos com saldo melhor, o contrário do que se esperaria de um time que perdeu mais. Aliás, nossa defesa surpreendeu positivamente, sendo a segunda melhor da liga.

De resto, vale destacar a campanha absurda do Skövde. 76 pontos são a segunda melhor marca do save - e o ataque foi o melhor de todo o save.

 

Svenska Cupen

Participação curta na copa desse ano, com eliminação na primeira rodada. Fomos sorteados para enfrentar o Rosengard, da mesma divisão. Estava confiante, já que eles não vinham tão bem assim na liga (tanto que acabaram rebaixados na lanterna). Mas aqui eles fizeram uma partida bastante boa, conseguiram buscar a igualdade por duas vezes, e no fim levaram a vaga nos pênaltis, quando erramos a primeira das alternadas.

AM-JKLW6u8kj_E2w_1R6bkigBQgP7BWBFMLseTrN

Com essa eliminação não atingimos a meta da diretoria, mas eles também não se incomodaram muito. Éramos favoritos, mas também não foi nenhum vexame. A notícia mais desagradável da eliminação foi a lesão de Almir Hoxha, que partiu o tornozelo e só deve voltar a jogar futebol no próximo ano. Essa lesão inclusive ajuda a explicar os maus resultados na parte final da liga.

 

Elenco

AM-JKLX4in1oIQVnGpaA-NScYwyMKAbWGrXyLxGw

Nossos destaques continuam a ser os mesmos de sempre. Martin Nilsson ficou 13 jogos da liga sem levar gol, um novo recorde para o clube. Dennis Andersson foi o artilheiro, marcando 57% dos gols da equipe. Fora ele, o único a balançar as redes um número significativo de vezes foi Dennis Hjalmarsson.

Na outra ponta das exibições da equipe, quero destacar Anders Pahlman. Quando foi apresentado como nosso único contratado da temporada eu já havia dito que não esperava muito dele. Pois bem, para a surpresa de ninguém, o atleta, que não sabe chutar, não sabe passar, não sabe marcar, não sabe desarmar, não sabe cruzar, não sabe driblar, não sabe se posicionar, não sabe correr, não é forte, não é resistente, não tem visão de jogo e não é determinado, não é um grande jogador de futebol. Sua nota média de 6.51 é uma das piores de todo meu período à frente do Malmö.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Mathis Liam: Livro Três - Repetindo a última temporada [atualizado em 10/03]

Incrível como os resultados mudaram de Agosto para Setembro, mas mais uma boa temporada ao serviço do clube.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você continuou no Malmö e por mais duas temporadas até aqui. Na temporada anterior ficou em 5º lugar e nesta em 6º. É possível evoluir além disso?  Ou a equipe neste momento bateu no seu teto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mudar de tática no começo da competição é sempre um risco a se correr, ainda mais em países que se já se começa com o nacional de cara. No Brasil ainda tem essa vantagem de testar no estadual, coisa que na Europa não se tem. Ainda bem que percebeu a tempo e conseguiu fazer uma ótima temporada ainda, no mesmo molde da última. Faz um parecer para a liga sueca para que os jogos de Setembro de jogados em Agosto ou Outubro, pula o mês. 2 anos seguidos sem ganhar em Setembro já, isso porque o Hallowen é em Outubro. 

No fim das contas ainda ficou um pouco longe do G-2, 20 pontos é coisa demais deixado pelo caminho, vai precisar de uma regularidade maior na próxima temporada. Mesmo assim é louvável a campanha que faz sem contratar e com um atacante que finaliza 3 (Sempre corneto) e que ainda segue sendo o líder de gols.

Torcer para o diretor tirar o atraso na temporada que vem e te dar mais nomes para o acesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 hours ago, Cadete213 said:

Incrível como os resultados mudaram de Agosto para Setembro, mas mais uma boa temporada ao serviço do clube.

Jogar em setembro e enfrentar o Oskarshamns são os dois maiores medos do torcedor do Malmö. É sempre garantia de desastre.

No mais foi uma temporada positiva, espero manter esse rumo.

 

19 hours ago, LC said:

Você continuou no Malmö e por mais duas temporadas até aqui. Na temporada anterior ficou em 5º lugar e nesta em 6º. É possível evoluir além disso?  Ou a equipe neste momento bateu no seu teto?

Então, essa é a grande questão que eu busco responder nesse momento do save. Eu não sei mesmo. Por enquanto sinto que a equipe está indo razoavelmente para a frente, com os atletas se desenvolvendo e tal. Mas a distância pra quem está na ponta da tabela é enorme - tanto em pontos quanto em qualidade dos jogadores. É bem possível que esse seja o nosso limite. Vou descobrir nas próximas temporadas.

 

6 hours ago, ElPerroMG said:

Mudar de tática no começo da competição é sempre um risco a se correr, ainda mais em países que se já se começa com o nacional de cara. No Brasil ainda tem essa vantagem de testar no estadual, coisa que na Europa não se tem. Ainda bem que percebeu a tempo e conseguiu fazer uma ótima temporada ainda, no mesmo molde da última. Faz um parecer para a liga sueca para que os jogos de Setembro de jogados em Agosto ou Outubro, pula o mês. 2 anos seguidos sem ganhar em Setembro já, isso porque o Hallowen é em Outubro. 

No fim das contas ainda ficou um pouco longe do G-2, 20 pontos é coisa demais deixado pelo caminho, vai precisar de uma regularidade maior na próxima temporada. Mesmo assim é louvável a campanha que faz sem contratar e com um atacante que finaliza 3 (Sempre corneto) e que ainda segue sendo o líder de gols.

Torcer para o diretor tirar o atraso na temporada que vem e te dar mais nomes para o acesso.

Pois é. Tem gente que usa os amistosos para testar mudanças, mas eu nunca consegui tirar nada de produtivo deles, então deixo para os jogos oficiais mesmo. O risco é dar no que deu, de perder tudo e ter que mudar de novo na correria. Por sorte a tática antiga funcionou bem.

Acho uma ótima sugestão. Um mês de férias da liga não seria ruim.

Sim, a distância pro topo da liga é enorme. Eu realmente não sei se é possível buscar essa distância toda, ainda mais que as equipes que estão ali são muito mais qualificadas que a minha. Por enquanto estou feliz com as campanhas que estamos fazendo. A gente esquece porque já tem anos que estamos ali em cima, mas meu time tem qualidade de metade de baixo da tabela.

Do diretor eu já aprendi a não esperar nada. Mas quem sabe ele surpreende.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AM-JKLWqF1_2Qce2dhnCcc8OwfRdJrgGI-A-o6tb

S13E01 - O elefante na sala

Na última atualização vimos que o Malmö terminou 2032 da mesma forma que terminou 2031: em quinto lugar, com 46 pontos. Hoje vamos ver como foi a primeira metade de 2033.

 

Transferências

Em termos de saídas, foi nossa janela mais complicada em um bom tempo. Perdemos três atletas em final de contrato: Almir Hoxha, Ian Wester e Johnny Ekelund. Os três eram titulares na equipe: Hoxha no meio-campo, Wester na zaga e Ekelund na lateral direita. O pior é que não perdermos apenas três titulares, mas também um boa dose de flexibilidade no elenco. Isso porque os três eram jogadores capazes de entrar em diversas posições do elenco, e isso auxiliava demais na hora de escalar a equipe - embora preferisse usar os três nas posições listadas, era bem comum usar um ou dois deles em outro lugar do campo, a depender de quem mais estava disponível.

AM-JKLXI8Sn1BVQCg8McTzO3GBClXEcRB15P6-4j

Do outro lado, tivemos duas entradas. Gabriel Begtsson é um garoto de 18 anos com potencial bastante interessante, mas que chega com uma responsabilidade quase impossível de assumir: precisa suprir sozinho a saída de três pilares da equipe.

O outro contratado é Marcus Ottosson. Outro atleta de 18 anos e bastante potencial. Eu não sou tão otimista sobre sua capacidade atual quanto meu adjunto, mas ainda assim acredito no futuro dele.

AM-JKLVGgZCRwhC-yU8yPse1_KVMy8y9lM-2eB6r

 

 

Elenco

AM-JKLWwSIp0T3nPtXoaPi56wOlWIgQwafmK8zrP

Em termos de qualidade, os reforços do diretor foram interessantes. O grande problema é, mais uma vez, a quantidade deles. Com as saídas eu precisava de mais um zagueiro e um lateral direito. No mínimo.

Com apenas dois contratados, e um deles para uma posição que não estava entre as mais carentes do elenco, minha avaliação é que pioramos consideravelmente em relação à última temporada. Gabriel Bengtsson já vai ter que chegar assumindo a bronca no meio campo, e não sei se ele está preparado para isso. Na reserva, não temos ninguém de qualidade - tive que subir Erik Andersson da base.

Na zaga a situação é ainda mais complicada. Gustavsson é titular absoluto, mas para jogar a seu lado não tem ninguém que preste. Anton Wennberg e Denis Rundqvist até são bons por ali, mas eu preciso deles para o meio campo e a lateral esquerda, onde também não tenho outras opções. Na lateral direita, vai sobrar para o maravilhoso Anders Pahlman (aquele que terminou o último ano com nota 6,5).

A comparação de atributos reforça minha percepção de que a equipe caiu de qualidade. Temos 28 atributos acima da média (eram 32), 46 abaixo dela (eram 44), 14 entre os cinco melhores valores da divisão (eram 17) e 33 entre os cinco piores (eram 35).

AM-JKLVLnyc6gPaIf6uzeaIH3zRliYTBHS_HP6zL

Em termos salariais continuamos na faixa dos 50 mil euros/ano que ocupamos desde que eu cheguei no clube, nove temporadas atrás. Essa estabilidade não é exclusividade do Malmö - basicamente todas as equipes que estão há mais tempo na divisão mantém seus salários nos mesmos valores de um ano para o outro.

O elefante na sala é o rebaixado IFK Värnamo. Sua folha é simplesmente onze vezes maior do que a do segundo time mais caro da liga. Dei uma olhada no elenco deles e é absurda a diferença de nível em relação ao normal nessa divisão. Para vocês terem uma ideia, fiz a comparação do centroavante deles com nossa estrela Dennis Andersson:

AM-JKLW55_SaVQgYHUbcCJ5IrScB141Gvvai5Ohi

E sim, o centroavante deles recebe mais dinheiro do que todo o meu elenco.

 

Division 1 Södra

Abril

AM-JKLWBDBo3fPGDG8u0pCyIni21KWjX38iw9SCq

Iniciamos a liga com uma derrota para o Göteborgs em jogo onde claramente errei a abordagem. Enquanto tentamos jogar de igual para igual, vimos o adversário fazer 3 a 0. Quando tive um jogador expulso e recuei a equipe pensando apenas em não sofrer uma goleada histórica, fizemos dois gols. 

Na segunda rodada conquistamos a primeira vitória com um show de Dennis Andersson. Foram cinco gols, incluindo dois no mesmo minuto, em uma atuação que lhe rendeu a sexta nota dez do save.

AM-JKLW7RfX6hR8YEArnaohNmJvJBzbANNuNSyOe

Também fizemos boas atuações ofensivas contra Norrby e Atvidaberg. Nesse segundo confronto tivemos um jogo equilibrado, mas o ataque deles parou em Martin Nilsson, autor de onze defesas e melhor em campo (nota 8,6).

AM-JKLUQjYdmEa304QEMzus0AghH4vmkVNh09DlX

Fechando o mês, sofremos nossa segunda derrota, contra o Hässleholms, numa partida em que nosso ataque desperdiçou suas chances.

 

Maio

AM-JKLVuGX6mRZHOeqx9lx_EHjdA14XRas2nGgAF

Em maio, a coisa desandou. Iniciamos o mês com uma derrota absolutamente esperada contra o Värnamo - foram só seis jogos até aqui, mas eu aposto meu salário que eles vão ser campeões com folga.

Depois disso, porém, emendamos outras três derrotas mais complicadas. O Linköping e o Eskilsminne acabaram de subir de divisão, e são adversários que eu esperava vencer. O Oskarshamns sempre nos incomoda (com essa, cinco derrotas, dois empates, uma vitória), mas levar 3 a 0 em casa é um resultado pesado mesmo contra esse adversário. Em comum nesses três jogos o fato que minha equipe não apresentou grande resistência, não fazendo por merecer outros resultados.

AM-JKLWG9csVhQB_po8L_YhNFV2wHCNDU5Efq_j0

Depois de cinco derrotas seguidas, conseguimos ao menos levar um ponto contra o Tvakkers. Também empatamos o jogo seguinte, diante do Kristianstad. Mas mesmo nesses dois empates jogamos bem pior do que os adversários.

A essa altura, o Malmö estava na beira da zona de rebaixamento - uma realidade que ainda não conhecíamos nessa divisão. Com péssimas atuações, estava claro que a equipe não foi capaz de suprir as saídas e manter o nível no 4-1-2-3 que nos consagrou durante os últimos anos.

 

Junho

AM-JKLXoalbMm-XLuv_DbVbf9iS7V-c3l9ENocZU

Junho foi um mês de mudança tática para o clube. Abandonei o 4-1-2-3 e passei a escalar a equipe em um 4-4-1-1 (detalhes abaixo). Não vou dizer que foi uma mudança da água para o vinho, porque também não estamos jogando tão bem assim. Mas foi o suficiente para interromper a série de sete jogos sem vencer e emendar três vitórias. Todas por um gol de diferença, mas está valendo.

AM-JKLUgnx3CBHgcAPXcc9AtkQpAPhaah6pqQW5E

O único jogo do mês em que não levamos três pontos foi contra o lanterna Torslanda. Ironicamente, foi nossa partida mais dominante da temporada.

 

Classificação

AM-JKLXrgy8j6tU36zOvianEF_UwAdANjBnbpPGJ

A 9ª posição é nossa pior virada de turno desde que chegamos na 3ª divisão. Ao mesmo tempo, acho que a situação não é tão ruim assim. Se tivesse vencido o Torslanda na útlima rodada já ocuparia entre a 7ª e a 5ª colocação, com apenas dois pontos a menos do que ano passado. Não é uma campanha boa, mas também não é o desastre que chegou a parecer no mês de maio.

Aliás, falando em maio, olhando agora acho que deveria ter sido um pouco mais rápido na mudança tática. Mas ainda estava com o ano passado muito fresco na memória (quando quis trocar de tática logo no começo da temporada e acabei tendo problemas por conta disso). Essa má experiência anterior me fez perder a hora de mudar, e isso quase nos complica. O ambiente no vestiário ficou pesado, a mídia passou a criticar, e se não fosse a recuperação rápida em junho talvez estivesse aqui falando sobre nossas chances de cair. 

 

Tática

Não vinha trazendo muitas atualizações sobre a tática porque mudei muito pouco nos últimos anos. Dessa vez, porém, foi preciso agir. Minha equipe simplesmente não tem mais a qualidade necessária para utilizar o esquema anterior. Em especial, senti muitas dificuldades na linha de defesa, com atuações muito ruins de zagueiros e laterais.

Pensando nisso, optei por trocar o 4-1-2-3 pelo 4-4-1-1 com o estilo pré-definido "bater direto" (a única mudança é a mentalidade equilibrada em vez de cautelosa).

AM-JKLWPdplfkZLc0VYh0xoYcT345I2qFO1_eqFT

Em termos de desenho o 4-4-1-1 traz algumas vantagens importantes para nosso elenco. Ao recuar os pontas damos uma cobertura maior para os laterais, que são fracos. A entrada do atacante sombra tira um pouco da pressão sobre os meias centrais na parte ofensiva. E como não jogamos mais com volante, posso passar a utilizar Hasanbegovic como zagueiro, o que aumenta muito a qualidade no setor (não que ele seja maravilhoso, mas é que as outras opções eram muito ruins).

Em relação às instruções eu confesso que não sou um grande fã desse estilo tático. Mas com os resultados que a equipe vinha tendo achei que a simplificação do jogo poderia ser positiva. Até aqui estamos jogando melhor, então vou manter as coisas assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Mathis Liam: Livro Três - O elefante na sala [atualizado em 11/03]

Como vc vai perceber aí, estava bastante desatualizado hehe mas vamos lá.

A temporada 31 foi boa, com 5 lugar, mas a defesa foi um buraco enorme. Na temporada 32 queria ver uma melhora nisso e realmente aconteceu, sofreu menos gols mas acabou que a posição não se alterou.

Na atual temporada a coisa começou um pouco abaixo, e olhando a tabela crua, realmente dá uma impressão pior, mas o que você explicou ajuda a ver que não é tão terra arrasada como parece. Espero que a tática se consolide no segundo turno!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 3/11/2022 at 5:54 PM, victor095 said:

Como vc vai perceber aí, estava bastante desatualizado hehe mas vamos lá.

A temporada 31 foi boa, com 5 lugar, mas a defesa foi um buraco enorme. Na temporada 32 queria ver uma melhora nisso e realmente aconteceu, sofreu menos gols mas acabou que a posição não se alterou.

Na atual temporada a coisa começou um pouco abaixo, e olhando a tabela crua, realmente dá uma impressão pior, mas o que você explicou ajuda a ver que não é tão terra arrasada como parece. Espero que a tática se consolide no segundo turno!

Seja bem-vindo de volta :P 

O time ficou numa situação estável nessas temporadas. Um pouco de melhora com a defesa levando menos gols, mas nada muito diferente. Esse ano já começamos bem pior. Acho que não é só impressão da tabela não, a situação ficou feia mesmo. Minha esperança é que a melhora nos resultados depois de encontrar uma nova tática continue a surtir efeitos no próximo semestre. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de uma temporada bem parecida com a anterior, agora está tendo uma um pouco diferente...e não exatamente pra melhor. Só discordo que a mudança tática não veio na hora certa - na verdade acho que foi quase exato, mais um pouco e o ambiente pesado poderia ter feito ser uma época de luta contra o rebaixamento. Com esse último mês melhor ainda tem chances de terminar mais acima na tabela.

Sobre a tática, sou fã do 4-4-1-1. É uma das minhas formações preferidas porque tem boa estabilidade defensiva com duas linhas de 4, dois homens em cada flanco e cinco no meio. Pra mim o resultado final é que é flexível, bastante adaptável e dá pra fazer essencialmente quase qualquer coisa com ela: você consegue estabelecer um jogo de posse, ou um jogo mais reativo, pode trabalhar sobreposições pelos lados do campo, pode colocar dois atacantes (como é seu caso, ainda que um deles seja um Sombra), pode colocar um meia construtor e um atacante, enfim.

Apesar de toda essa flexibilidade, a formação tem alguns pontos fracos. O principal deles pra mim é a "chegada à área", ou seja, mesmo no seu desenho atual você tem poucos jogadores responsáveis por atacar a grande área e finalizar as jogadas - o MAA e o Extremo Atacar fazem isso mais eventualmente e o único jogador mais de chegada e finalização é mesmo o Sombra. Isso pode não ser um problema, ou pode ser...e aí se for você vai sentir que seu time fica estéril, ou seja, cria muito mas tem dificuldade para gerar perigo real ao adversário. A melhor forma que eu encontrei para resolver isso é usando um Extremo Invertido em Atacar, que é um cara que vai afunilar o jogo, vai entrar na área de forma agressiva e vai ajudar a incomodar a defesa adversária, muitas vezes finalizando a gol. No meu save por exemplo quem faz isso é o Max Robson e fez alguns gols importantes jogando dessa forma.

Também dá pra fazer isso usando um Médio Ala Atacar do lado do pé invertido e instruções individuais, mas é um tipo de jogador muito difícil de encontrar. Tem ainda quem faça isso usando a função Extremo Atacar com o jogador do lado do pé invertido e instruções para Deambular da Posição, eu particularmente nunca tentei (e não faz muito sentido pra mim, mas enfim).

Se você sentir que esse problema acontece e quiser testar essa opção eu sugiro inverter os flancos, ou seja, coloca o seu Extremo comum em Apoiar e põe o Invertido em Atacar, e faz os ajustes correspondentes nos laterais/meias centrais pra equilibrar a coisa. O EI em Atacar também funciona muito bem com um lateral mais agressivo atrás dele, pode ser um Ala Apoiar ou um DL Apoiar com instruções individuais. Tem ainda quem sugira usar os dois meias laterais (Extremo e Extremo Invertido) com tarefa atacar, eu particularmente não gosto mas não deixa de ser uma alternativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • div changed the title to Mathis Liam
  • #Vini locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • JeanMichell6
      Por JeanMichell6
      Depois de mais de 1000 horas no FM 2021, eu tive a brilhante ideia de subir o Corinthian-Casuals da National 7 até a Premier kkk

      No entanto, o time é Amador e estou na National 2 e não estou conseguindo montar elenco competitivo uma vez que não posso pagar salarios e sempre que algum jogador se destaca eu perco ele de graça para outro time.
      Alguem já fez esse desafio de jogar com um time Amador, sabe me dizer se em algum momento ele se torna Profissional, o meu clube já foi adquirido por um consórcio e tem 8 Milhões no caixa mas continua amador
    • Danut
      Por Danut
      Obrigado ao @Fujarrapelo belo banner.
      Olá pessoal, sejam bem-vindos ao meu novo save. Depois de um tempo longe do FM, voltei a acompanhar o que o pessoal tem criado aqui na área. Pretendia ficar apenas como leitor, mas ver as histórias alheias reacendeu minha vontade de jogar, então cá estamos.
      Sem muita enrolação, vamos para a explicação do desafio: vou jogar um desafio de base na África do Sul. Para quem não sabe, o desafio de base é um tipo de save no qual o time treinado está proibido de contratar jogadores, seja por transferência, empréstimo ou mesmo atleta livre no mercado. A única possibilidade de reforçar a equipe é através dos atletas formados na própria base. No desafio original, também se começa com a equipe mais fraca da divisão. No meu caso, não vou seguir essa diretriz, tendo selecionado o clube que achei mais interessante para a proposta. No próximo post farei a apresentação do clube e explicarei a escolha.
      Falando em explicar escolhas, acho importante explicar a escolha do save, pois ela também ajudará os potenciais leitores a compreenderem o que esperar do tópico. Basicamente, eu tinha me decidido a voltar a jogar FM, mas não queria algo muito complicado. Pode parecer paradoxal ter chegado a um desafio de base a partir da busca por algo não muito complicado, mas eu considero que o desafio de base é mais um save longo do que um save complicado. Só o fato de não precisar lidar com observação e contratações já tira metade da enrolação de um save de FM. Fora isso, a rotatividade no elenco tende a ser mais baixa que em outros tipos de desafio, o que permite que o treinador já tenha uma noção do que esperar de seus atletas com o passar dos anos.
      Outro ponto fundamental é que, como o foco é no longo prazo, o desafio de base não precisa se ocupar tanto do dia a dia do clube. Minha pretensão inicial é seguir um estilo de postagem muito menos detalhado do que o que eu costumo utilizar nos meus tópicos, trazendo apenas uma ou duas atualizações por temporada e focando bem mais no panorama geral do que em cada jogo específico. Originalmente eu nem ia trazer o save aqui para a Profissão: Manager, mas aí pensei que a proposta é suficientemente diferente do usual para justificar a presença aqui. E também será um bom exercício para mim, tentar trazer uma história em um formato mais enxuto do que costumo fazer. Os que me acompanharem nessa jornada vão poder dizer no futuro se esse objetivo de escrever menos foi bem alcançado (a julgar por essa introdução, não será).
      Sobre a escolha do país propriamente dita, não teve nenhuma razão especial. Decidi que queria fazer um desafio de base em um país diferente dos suspeitos tradicionais. Bati o olho na África do Sul e resolvi ver as equipes que existiam por lá. Gostei de uma delas e fui adiante.
      Em relação aos detalhes iniciais do save, carreguei apenas as duas ligas da África do Sul, com uma base de dados pequena, pensando no bem do meu velho laptop. Como mostra a tag do tópico, estou jogando no FM 2021, que é o último que eu tenho. Iniciei o save em 19/10/2020, no começo dos jogos oficiais da 2ª divisão (pulei a pré-temporada, já que sigo a corrente que acha que amistoso e ficar em casa dormindo tem o mesmo impacto). Selecionei mascarar atributos e sem orçamentos na primeira janela (não que vá contratar alguém).
      Além disso, por descuido, deixei a possibilidade de utilizar o editor do jogo ativada. Como não ia postar o save aqui não me prestei a reiniciar só por isso. Depois mudei de ideia sobre postar, mas aí já não queria voltar tudo. Enfim, digo isso só para que todos fiquem cientes, mesmo que não esteja fazendo uso do editor. Já vi que dá para esconder o botão do editor nas opções do jogo e fiz isso. Não pretendo utilizá-lo para nada. Se o fizer, será em um futuro muito distante para brincar com o save no encerramento da sua vida útil, e deixarei bem avisado a todos.
      Feitas todas as considerações, é hora de partir para o jogo. No próximo post vou apresentar a equipe e as competições.
    • jvitorsch
      Por jvitorsch
      Fala turma, estou com um bug meio bizarro no meu FM 2021. A classificação das equipes argentinas está totalmente bugada. Quem deveria jogar a Libertadores está classificado para a sulamericana e vice-versa. O próprio River Plate que venceu a última libertadores no meu save, está classificado para jogar a sulamerica e não a libertadores. 
       
      Obs: Uso BRMundiUp e o jogo não é pirata. Estou no ano de 2023, segunda temporada no meu save. 
    • emmystos
      Por emmystos
      Alguém tem ainda alguma licença de FMRTE 21 para vender?
    • CCSantos
      Por CCSantos
      Pois é, cá estamos novamente. Depois de um tempo parado - e sem sequer jogar FM - decidi tirar um pouco a poeira do FM21, e decidir jogar um save que sempre quis tentar, mas que fora muito hypado em FMs anteriores, já que o time havia subido de forma surpreendente para a Série C.
      Estou falando do Atlético Acreano, equipe que foi do êxtase de quase conquistar um acesso à Série B em 2018, ao fato de ficar sem divisão nacional em 2023, já que o time sequer avançou para a segunda fase do Estadual - as vagas devem ficar com Humaitá (campeão estadual de forma inédita) e São Francisco ou ADESG.
      O time está prestes a fazer 70 anos de história (irá fazer esta idade no próximo dia 27 de abril), possui nove títulos Estaduais, e é o único time do Acre a subir na Série D do Campeonato Brasileiro, em 2017.
      No ano seguinte, disputando no Grupo A, encarando os times nordestinos e sofrendo com a questão logística, o time se superou a ponto de poder decidir jogar por uma questão de distância (pouparam atletas nas rodadas finais para encaixar o seu confronto nas quartas), visando o confronto contra o Cuiabá. Acabaram perdendo por 2 a 0 na Arena Cuiabá e empataram em 2 a 2 em Rio Branco, deixando o acesso para a equipe mato-grossense que, posteriormente, viria a subir para a Série A, inclusive retornando para a disputa de competições continentais neste ano de 2022.
      Em 2019, teve o azar de ver uma Série C com dez times nordestinos, a ponto de tirar ele e o Luverdense do Grupo A, repassando-os para o Grupo B - isso daí foi inserido também por uma questão de logística, pois haviam poucos voos diretos de Rio Branco para o Nordeste; não era incomum ver o Atlético fazendo escala até mesmo em Viracopos (Campinas), rumo ao Nordeste em 2018. O resultado disso? Ambas as equipes, com aporte financeiro consideravelmente menor em comparação aos clubes de Sudeste e Sul, acabaram caindo para a Série D.
      Depois disso, o clube se perdeu. Foi lanterna em seu grupo na Série D em 2020, sem ganhar um jogo sequer (oito empates e seis vitórias).
      Para assumir o Galo Carijó, avancei a temporada 2021. Na próxima atualização, repasso o que houve na equipe, antes de minha chegada. O time foi um dos três representantes do Acre na Série D, juntamente com o Rio Branco e o Galvez, porém, só teremos duas vagas a partir da disputa de 2022.
      A única coisa que posso colocar aqui, é que ele já possui vaga para a Série D em 2022, por ter sido vice-campeão estadual em 2021, onde perdeu o título para o Galvez.

      A equipe joga suas partidas na Arena da Floresta, em Rio Branco. Ela possui capacidade para mais de 13 mil torcedores, e nós dividimos o estádio com Rio Branco, Humaitá, Vasco e Plácido de Castro. Antes da era das 'Arenas', o estádio já foi o mais moderno do Norte do País.

      Na próxima atualização, como eu disse, vou destrinchar como foi este 2021 do Atlético Acreano, antes da minha chegada ao clube.
      Conto com vocês nessa. Um abraço.
      -----------------------------------------------------------------------
      Base de dados: 21.4
      Países: Toda a América do Sul (com todos os atletas disponíveis);
      Database utilizada no Brasil: Brasil Série D by F J (É o formato de DB que mais se aproxima do regulamento oficial da Série D, com definição de vagas via Estaduais)
      Outras databases: Argentina (Até a Primera B/Nacional A), Chile (expandido para a 3ªDivisão), Peru (expandido a 2ªDivisão), Uruguai (expandido a 3ªDivisão), Bolívia, Equador, Paraguai e Venezuela (Riddler) + DBs de realismo de treinadores.
×
×
  • Criar Novo...