Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mathis Liam


Danut

Posts Recomendados

Essa previsão da imprensa é colocar-te já uma corda ao pescoço... acho descabido e muito exagerado, mas é o que é e vale o que vale! Não vale a pena dar demasiada importância a essa questão. E porquê? Porque entraste bem na época desportiva e ocupas o sexto lugar ao cabo de quinze jornadas disputadas. Será importante seres regular, pois caso o contrário corres o risco de começar a descer na classificação. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 hours ago, ElPerroMG said:

Talvez seja isso mesmo, vou até acompanhar o desenvolvimento do meu personagem aqui nesse ponto, fiquei curioso hahah.

Depois fala se notar alguma coisa nessa parte do desenvolvimento dos atributos do treinador, que a gente vai descobrindo como funciona.

 

5 hours ago, ElPerroMG said:

Husqvarna é uma das maiores empresas de equipamentos para jardinagem (motoserra, roçadeira e etc). kkk

Aaaah bom, não tava ligado.

 

5 hours ago, ElPerroMG said:

Quando eu vejo que o time tá pendendo uma enxurrada de gols eu gosto de mexer em alguns treinos, principalmente no que diz respeito a finalização e criação de jogadas. Normalmente resolve, mas como sempre jogo com times melhores em off pode ter influência também. Em nível mais baixo vou ver na prática agora como funciona, já que o CT é ruim e os preparadores são ruins. 

Realmente não mudou muita coisa. Também tá jogando de AT Atacar, santa função. 

S10E01 - Em sintonia com o diretor

Gostei muito das contratações. Embora apenas 2, são 2 cirúrgicas para o elenco. Wester faz não só todas do meio né, mas também de ataque e zagueiro, coringasso. 

Acho que jogar sem essa pressão de favoritismo pode ser bom, o que acontecer além da última posição é "lucro". Claro que falando na perspectiva do jogo, porque sei que sua ambição e a nossa como torcedores é bem maior. 

Em relação ao jogo, tô sentindo o Malmo parecido com o que aconteceu na divisão de baixo. O time fica nessa zona mais intermediária, sem muito risco de queda, mas sem brigar em cima, até conseguir ajeitar o time quase por completo, e aí sim brigar por uma vaga. Se não me engano foram 3 temporadas pra isso acontecer na divisão de baixo, quem sabe se o diretor continuar nessa sintonia e trouxer mais alguns reforços para o returno, pode brigar ainda nessa temporada. São "apenas" 9 pontos e um sequência daquela de Agosto e Setembro do último ano já te coloca na briga.

Sim, as contratações foram bem para o que o time mais precisava. Gostei bastante do trabalho do diretor nesse ponto.

Quando falei que o Wester faz todas do meio eu pensei em meio em oposição a laterais do campo, não de meio-campo apenas. Não ficou claro, mas era pra ser justamente isso, que ele joga de zagueiro até atacante. Acho que no ataque é difícil que ele entre, mas na zaga é bem útil ter mais gente que sabe jogar. E como uso volante e meia central também, tem três posições que ele pode ajudar já na tática principal. E ainda posso meter de meia ofensivo se resolver ser mais ofensivo em algum final de partida. 

Acho que a ambição dos torcedores é maior que a minha. Eu ainda vejo o time como uma equipe que entra na temporada para escapar do rebaixamento mesmo. Já não acho que vá cair, mas não espero mais do que uma posição de meio de tabela. Pode vir mais? Pode. Mas é lucro se vier. Inclusive já puxando com o parágrafo seguinte, eu acho que nossa situação ainda é diferente da divisão inferior. Lá sentia que o time tava ficando nessa zona alta da tabela, mas sem brigar pelo acesso, porque perdia muitos pontos em jogos onde dominava e não conseguia os gols. Era um time que tinha potencial pra controlar os adversários, mas as vezes pecava na finalização. Aqui eu vejo a equipe conquistando alguns pontos que não deveria conquistar. Não é uma equipe dominante, é uma equipe que está bem abaixo do nível de alguns adversários, mas de um jeito ou de outro está levando pontos.

É bom ter esses resultados? Claro que sim. Mas vejo eles como o teto do que a equipe consegue fazer sem uma mudança muito grande no elenco. E não tenho certeza se essa mudança vai vir tão cedo.

Mas talvez eu só esteja sendo muito pessimista e vocês tenham razão em achar que a equipe pode conseguir mais. Não seria a primeira vez.

 

4 hours ago, Cadete213 said:

Assustei-me com as previsões da Imprensa, mas com essa entrada na Liga, já não estou nada preocupado. Vem aí um campeonato tranquilo.

A previsão realmente era bem negativa. Fiquei surpreso de ver que minha equipe estava bem pior avaliada do que quem subiu agora, isso eu não esperava - achei que ficaria ali pela 12ª-11ª posição na avaliação.

Em todo caso os resultados tem sido bem positivos, espero continuar assim.

 

4 hours ago, LC said:

Pela campanha na temporada passada eu pensei que a equipe sofreria um pouco mais. Mas como você disse a defesa tem feita a diferença e isso acaba por refletir em toda a equipe. Espero que consiga manter essa performance na sequência do campeonato. Boa sorte.

Estamos indo bastante bem no momento.

Dizem que defesas ganham campeonatos. No nosso caso não deve ser o suficiente para levar o campeonato, que a diferença de qualidade pro topo da liga é gigantesca, mas se for suficiente para se manter tranquilo na tabela já está ótimo.

 

56 minutes ago, Martini Branco said:

Essa previsão da imprensa é colocar-te já uma corda ao pescoço... acho descabido e muito exagerado, mas é o que é e vale o que vale! Não vale a pena dar demasiada importância a essa questão. E porquê? Porque entraste bem na época desportiva e ocupas o sexto lugar ao cabo de quinze jornadas disputadas. Será importante seres regular, pois caso o contrário corres o risco de começar a descer na classificação. 

Eu fiquei surpreso apenas de ver que estamos tão abaixo das equipes que acabaram de subir. Diria que temos por volta do 11º elenco da liga em qualidade, e esperava que a imprensa refletisse isso. Mas enfim, deixei a previsão apenas para dar uma ideia aos leitores do que é esperado do Malmö.

Estamos bastante bem na temporada, mas sempre é preciso ficar atento. Acho que a equipe já joga bem próxima do seu limite, então é sempre possível uma queda na tabela. Se ela vier, o mais importante é não entrar em pânico - a distância para o rebaixamento é grande e isso é o fundamental a essa altura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AM-JKLWqF1_2Qce2dhnCcc8OwfRdJrgGI-A-o6tb

S10E02 - Jogo das estrelas

Na última atualização vimos que o Malmö está fazendo excelente campanha em sua segunda temporada na 3ª divisão. Após metade da competição, o clube ocupa a 6ª posição com 23 pontos, muito longe da esperada briga contra o rebaixamento. Hoje vamos falar sobre o restante da temporada.

 

Expectativas e transferências

AM-JKLX_REqUHEyDOE89HzLBf_Ef23Ue--dduyUx

Resolvi mudar as expectativas e garantir que não vamos cair de divisão. Com o desempenho apresentado até aqui, acho que isso é o mínimo - mesmo que a diretoria aceite menos, eu não teria nenhuma vontade de me manter no cargo caso o clube viesse a piorar tanto a ponto de cair. Além disso, eu queria ver se o aumento de expectativas faria o diretor se mexer mais na janela. Minha teoria era que talvez ele avaliasse o elenco em relação às expectativas, de modo que um aumento aqui faria o elenco parecer mais necessitado de reforços.

Não sei se essa questão das expectativas não tem nenhum impacto no geral ou se a mudança no nosso caso que foi conservadora demais, mas o fato é que nosso diretor não deu bola para as alterações, não trazendo nenhum novo jogador para o clube.

 

Division 1 Södra

Julho

AM-JKLWjdUxhj_JiImVOa3PuwgRRph3k_kJeJfaH

Começamos o segundo turno perdendo o clássico local contra o Limhamn Bunkeflo, para a tristeza dos 266 torcedores visitantes (colocamos mais gente no estádio do rival do que eles mesmos - o público total foi de 453 pessoas).

Na sequência, vencemos o Hässleholm com um momento especial de Viktor Liljeström - seu 53º gol pelo clube faz dele o maior artilheiro da história do Malmö.

 

Agosto

AM-JKLXD7s-odmY5iXbI22koaULI1hf5A-mEvKRC

Os primeiros vinte dias de agosto foram de muita tristeza para os nossos torcedores. Começamos levando uma goleada em casa do Lidingö - uma das equipes mais fortes da liga, mas ainda assim um resultado ruim. Na sequência empatamos com o Motala, mas a um custo muito alto: Viktor Liljeström sofreu uma lesão grave nessa partida e só deve voltar a campo na próxima temporada. E para fechar a péssima sequência levamos uma sapatada do Ängelholms, equipe que briga para não cair.

AM-JKLVipWNmfPw_CBev-b3OsMCZo05M5NLXuVdb

A recuperação veio nos últimos jogos do mês. Enfrentando duas equipes que brigam no topo da tabela conseguimos marcar cinco gols e levar apenas um, levando os seis pontos.

 

Setembro

AM-JKLVqnQtJt3zjCUGJKdaGNHt8qwqha3TB01Kg

Diferentemente de agosto, setembro foi um mês quase todo positivo. Perdemos para o Göteborg, é verdade, mas eles são mais uma equipe que briga no topo da tabela e a derrota por um gol fora de casa é um resultado bem dentro do normal.

Menos normal foi o que aconteceu no jogo com o Lindome, penúltimo colocado da divisão. Foi uma partida em que as duas equipes esqueceram de colocar suas defesas em campo. A coisa foi tão bizarra que tivemos dois gols no mesmo minuto em duas ocasiões diferentes. Aos 14 minutos de jogo eles marcaram um gol e nós respondemos já na saída de bola. Aos 81 minutos foi o contrário: nós marcamos primeiro e eles que responderam ainda antes da virada do ponteiro.

AM-JKLWtg58q7XGaTPsKjpMwNjulxMtGOpQIE7UR

O jogo também viu uma disputa intensa entre os atacantes. Mats Green fez um hattrick para o Lindome, mas Dennis Andersson marcou quatro vezes pela minha equipe. Foi o gol de Andersson nos acréscimos que acabou sendo a diferença a nosso favor.

A partida contra o Lindome também marcou uma mudança em nossa lista de atletas com mais presenças pelo clube. Como Liljeström está lesionado, Muamer Hasanbegovic é agora o atleta com mais jogos pelo clube, com 178 aparições.

 

Outubro

AM-JKLUtNAkpQMIZBPPUKZDcpR5oeTL4_ReshzFF

No último mês da liga, 50% de aproveitamento. Contra o líder Skövde conseguimos jogar de igual para igual por boa parte do tempo, mas a qualidade individual deles falou mais alto na reta final. Contra o Norrby tivemos outra atuação terrível de minha defesa, especialmente no começo da partida - cada chegada do Norrby ao ataque era um gol. Chegamos até a sonhar com uma recuperação épica ao encostar no placar em 4 a 3, mas aí eles mataram o jogo com mais dois gols.

AM-JKLWseSBBEgOq3x6rxg6Vt4EcOjTS7ea9b-jM

Voltamos a vencer diante do já rebaixado Assyriska - não foi um jogo muito bom do Malmö, mas foi o suficiente para vencer. E fechamos o campeonato com outra vitória, essa contra o Eskilsminne.

 

Classificação

AM-JKLUDVVsodOKcfpY46b0CtAR9Qw1WS4qLqpzG

Fizemos um segundo turno muito parecido com o primeiro - foram 23 pontos lá e 25 pontos cá. Fizemos mais gols, mas também sofremos mais, e no fim tudo acabou quase na mesma. Até a posição na tabela não mudou, com a equipe se mantendo na excelente 6ª colocação.

Comparando com a temporada anterior, a equipe melhorou seu desempenho. Foram oito pontos a mais, escalando duas posições na tabela. Ainda estamos longe de brigar para subir, mas com o grupo que tenho em mãos essa realmente não é a preocupação. Estou muito contente com o que estamos apresentando, muito acima do que todos esperavam de nós.

 

Svenska Cupen

Iniciamos a disputa da copa enfrentando o Torslanda, equipe das divisões não-jogáveis do FM. Como nossa situação na liga estava mais tranquila essa temporada, resolvi enviar a equipe titular no jogo da copa, buscando atingir a esperada qualificação para a 2ª eliminatória. Achei que teria vida fácil nesse primeiro jogo, mas não foi o que aconteceu: precisamos de duas defesas de meu goleiro nas cobranças de pênalti para avançar de fase.

AM-JKLV2qwoKCjRgxnMq-vUAQqoq-MnbMRLcRfn3

Na segunda eliminatória fomos sorteados para enfrentar o Mjällby, da 1ª divisão. E aqui teve um fato curioso. Pelas regras da competição, o mando de campo nessa fase é da equipe de divisão inferior. Mas antes do jogo ser disputado recebi uma proposta do Mjällby para comprar o mando de campo da partida.

AM-JKLWvJtzLHQ17Uw1Bv8QGKw_TNF-tl0AUEemx

Na vida real eu acho essa história de venda de mando de campo um absurdo, e curto muito mais quando as equipes grandes vão jogar pela copa em estádios que não frequentariam normalmente. Mas aqui eu precisei pensar no bem das finanças do Malmö. Os 12 mil euros que eles ofereceram pelo mando já superam nossa maior bilheteria da história, e isso nem considerou a linha de baixo da notícia: como a bilheteria da partida é dividida entre as equipes, vender o mando seria nossa chance de receber metade da grana que uma equipe de elite recebe por partida. Não tinha como recusar.

O FM não nos permite separar as receitas por partida, mas fechamos o mês de agosto - quando foi esse jogo pela copa - com cerca de 54 mil euros recebidos em bilheteria. Na última temporada inteira recebemos metade disso.

Quanto aos acontecimentos dentro de campo... bem, eu já sabia que não teria chance enfrentando uma equipe da elite. Além disso, vinha sofrendo com uma série de lesões de atletas. Meu adjunto também estava sempre recomendando dar algumas semanas de descanso aos jogadores, reforçando que a carga de jogos estava muito pesada. Fiz o mais óbvio nessa situação e mandei uma equipe toda reserva. Ainda por cima tivemos um expulso com apenas 24 minutos de bola rolando.

AM-JKLVbua_552SnCAINA5G6wM6hfPoli5N_ZAdU

O resultado foi um massacre do Mjällby, que finalizou 41 vezes na partida - 21 na direção do gol. Só uma atuação espetacular do meu goleiro evitou uma goleada muito maior.

 

Elenco

AM-JKLWYFxuGQ48vHMArZew1fyf3eVAh2bX9pCUX

O grande destaque é Dennis Andersson. Temporada passada ele precisou jogar como ponta direito e acabou não conseguindo se aparecer muito. Agora que contratamos outro jogador para a função, Andersson voltou a jogar de centroavante. E mostrou que é disso que ele entende, ficando a um gol da artilharia da liga.

Outro destaque importante é justamente o novo ponta direito, Dennis Hjalmarsson. Com 14 assistências, ele foi líder no quesito em toda a divisão.

Por fim, quero destacar o goleiro Martin Nilsson. Desde que foi contratado pelo diretor, Nilsson tem sido muito sólido no gol da equipe, e esse ano foi seu melhor até aqui. Goleiros costumam ficar no segundo plano, mas não podemos esquecer que ele é peça fundamental do excelente momento da equipe.

 

Notícias gerais

Com uma média de 297 torcedores, temos um novo recorde de assistência média (era de 255 torcedores na temporada passada).

 

Jogo das estrelas

O final de temporada da 3ª divisão sueca é marcado por um jogo das jovens estrelas, no qual os melhores garotos da divisão sul enfrentam os melhores garotos da divisão norte. Com o bom desempenho do Malmö, Liam foi convocado para comandar o time da divisão sul nessa partida.

AM-JKLXsgUi4heviyTB4uyaD_kuvdW57kUTQ2jfb

Fiquei feliz com o reconhecimento, mas o jogo em si é uma bagunça. A equipe das jovens estrelas sul é um amontoado de atacantes - não temos um goleiro sequer. E a situação das jovens estrelas norte é pior ainda: eles tem apenas dois atletas, com o resto sendo nomes cinzas. Não faço ideia do que deu errado no FM para isso - afinal, a 3ª divisão norte é também divisão jogável -, mas o resultado é que essa disputa entre as regiões tem sido completamente dominada pelo sul do país. Não foi diferente dessa vez, com minha equipe vencendo por 3 a 0.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Mathis Liam: Livro Três - Jogo das estrelas [2ª atualização de 03/03]

Bom trabalho e até já és chamado para orientar o jogo das estrelas. Classificação foi excelente e calou muitos dos críticos, mas de vez em quando é com cada resultado maluco...parece que as ordens nesses jogos são "que se lixe defender, vamos mas é atacar...".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não basta não ter nenhum reforço para o returno, o destino ainda quis tirar um dos principais por lesão, aí é ossada. Liljeström foi do céu ao inferno tb, maior artilheiro do time e logo dps perde a temporada.

Praticamente todos os meses foram 50/50, com exceção de Setembro, quando conseguiu mais vitórias do que derrotas. Até no saldo de gol o time foi 50/50, saindo zerado. Vejo como outra temporada muito boa por parte do Malmo e do Liam. Se for comparar as estatísticas dos jogadores, nessa temporada já tivemos 2 jogadores com média acima de 7. Se não me falha memória, na primeira temporada nessa divisão foram todos abaixo de 7. Direta ou indiretamente é uma melhora. 

O físico do Andersson salva ele demais, porque se precisar da finalização 3 pra fazer gol ele passa fome. Seu goleiro é espetacular. Ouso a dizer que seria razoável para bom até em uma primeira divisão. 

Interessante esse jogo, embora o FM parece não ter levado a sério e colocado jogadores cinzas. 

Vamos esperar pra ver como o diretor age no mercado para a próxima temporada, agora que o Malmo está "estabilizado" na divisão de cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa lesão veio complicar as tuas contas e o teu leque de opções, num plantel, já pequeno por si só! Mas foste bravo e conseguiste (tal como eu já te havia dito) segurar o 6º lugar. É um excelente feito (até porque, e sem bater mais no ceguinho, eras candidatíssimo a descer de divisão)!!!

Os meses foram todos eles bastante intermitentes em termos de resultados, com várias oscilações no padrão exibicional e do ponto de vista dos resultados conseguidos. Há aí vários resultados dignos de "jogos de ringue", com muitos golos marcados e muitos golos sofridos. 

Que planos tens para a próxima temporada, meu amigo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bah. Imaginei que essa altura o atributo do chute do seu avante estivesse um pouquinho melhor, mas piorou 😂

Pelo menos a decisão dele está boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma boa participação na liga, sem sustos e evoluindo, isso é importante. 

Mas achei bem curioso mesmo a questão da venda do mando de campo pessoalmente nunca tinha visto (no fm, claro). Bom ver que trouxe benefícios pro clube também, apesar da eliminação. Agora que aconteceu uma vez, não duvido que venha acontecer mais vezes até, quem sabe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 hours ago, Cadete213 said:

Bom trabalho e até já és chamado para orientar o jogo das estrelas. Classificação foi excelente e calou muitos dos críticos, mas de vez em quando é com cada resultado maluco...parece que as ordens nesses jogos são "que se lixe defender, vamos mas é atacar...".

Foi um ano muito positivo para o clube e ser chamado para o jogo das estrelas é um reconhecimento do trabalho que estamos fazendo.

Aquele jogo do 6 a 5 eu não acreditava no que estava vendo enquanto jogava. Duas vezes gols no mesmo minuto, e no fim ainda tivemos meu atacante marcando aos 90+1 e o deles aos 90+2. Se tivesse mais cinco minutos de partida, terminava 8 a 7 ou algo assim. Depois ainda tivemos outro jogo em que sofremos 6 gols. A defesa tem espaço para melhorar, com certeza.

 

6 hours ago, ElPerroMG said:

Não basta não ter nenhum reforço para o returno, o destino ainda quis tirar um dos principais por lesão, aí é ossada. Liljeström foi do céu ao inferno tb, maior artilheiro do time e logo dps perde a temporada.

Sim, fiquei triste com a lesão dele. Tanto pela perda de qualidade da equipe, quanto pela história do jogador mesmo. Gosto do Hasanbegovic (que passou o Liljeström na lista de mais jogos pelo clube) por ser um rapaz esforçado, mas o Liljeström é muito mais jogador e merecia continuar como o homem com mais jogos pelo clube.

 

6 hours ago, ElPerroMG said:

Praticamente todos os meses foram 50/50, com exceção de Setembro, quando conseguiu mais vitórias do que derrotas. Até no saldo de gol o time foi 50/50, saindo zerado. Vejo como outra temporada muito boa por parte do Malmo e do Liam. Se for comparar as estatísticas dos jogadores, nessa temporada já tivemos 2 jogadores com média acima de 7. Se não me falha memória, na primeira temporada nessa divisão foram todos abaixo de 7. Direta ou indiretamente é uma melhora. 

É verdade, não tinha reparado nisso do 50/50. Mostra que estamos bem firmes nessa situação de quem não tá nem no topo da tabela, nem no grupo de baixo, né? O que por enquanto está ótimo, porque significa ficar longe do rebaixamento.

Sim, temporada passada a nota mais alta do elenco foi 6,91. Mas essa temporada foi só um jogador com nota acima de 7. O segundo que aparece na imagem é o goleiro reserva, que tirou 7,6 no jogo da Copa da Suécia em que levamos 4 a 0 (pra ver que eu não tava brincando ao falar que poderia ter sido muito mais, o cara leva quatro gols e termina com nota bem alta para goleiro). Só que essa foi a única partida que ele jogou. Então não dá para contar.

 

6 hours ago, ElPerroMG said:

O físico do Andersson salva ele demais, porque se precisar da finalização 3 pra fazer gol ele passa fome. Seu goleiro é espetacular. Ouso a dizer que seria razoável para bom até em uma primeira divisão. 

Eu dou risada sozinho toda vez que lembro que meu atacante tem 3 de finalização. Mas de um jeito ou de outro funciona. A parte física ajuda demais. Aliás, por curiosidade, fui olhar a lista de artilheiros da divisão. A maioria tem finalização 10-12, que é dentro da faixa que eu considero um atributo bem bom para a divisão. Mas tem mais uns dois ou três que marcaram muitos gols e tem finalização 4 ou 5, o Andersson não tá sozinho não. Embora acho que ele é o pior de todos.

O goleiro é muito bom mesmo. Já era interessante quando nosso diretor contratou, e de lá pra cá ele desenvolveu muito. Não sei se chegaria a ser bom na primeira divisão porque no físico e mental ele é fraquinho, mas na parte técnica ele é bem bom sim. Dei uma olhada nos outros goleiros da divisão, e numa avaliação por cima diria que o nosso goleiro está entre os cinco melhores da liga. Acho que é a única posição onde temos alguém entre os melhores da liga.

 

6 hours ago, ElPerroMG said:

Interessante esse jogo, embora o FM parece não ter levado a sério e colocado jogadores cinzas. 

Vamos esperar pra ver como o diretor age no mercado para apróxima temporada, agora que o Malmo está "estabilizado" na divisão de cima.

Achei muito esquisito que o jogo das estrelas foi com tanto atleta cinza. Se fosse contra uma liga não jogável, compreenderia. Mas não é o caso. Não sei mesmo o que deu errado pro FM não conseguir convocar os atletas de verdade.

Espero que o diretor continue a desenvolver o elenco pra gente poder começar a sonhar com mais. Mas é sempre uma surpresa, não sei o que ele vai fazer.

 

6 hours ago, Martini Branco said:

Essa lesão veio complicar as tuas contas e o teu leque de opções, num plantel, já pequeno por si só! Mas foste bravo e conseguiste (tal como eu já te havia dito) segurar o 6º lugar. É um excelente feito (até porque, e sem bater mais no ceguinho, eras candidatíssimo a descer de divisão)!!!

Os meses foram todos eles bastante intermitentes em termos de resultados, com várias oscilações no padrão exibicional e do ponto de vista dos resultados conseguidos. Há aí vários resultados dignos de "jogos de ringue", com muitos golos marcados e muitos golos sofridos. 

Que planos tens para a próxima temporada, meu amigo? 

Sim, os plantéis das divisões inferiores suecas são sempre pequenos, e aí uma lesão já pode complicar bastante. Apesar disso o time conseguiu manter um bom ritmo e terminar a liga muito bem. Estou muito feliz com o 6º lugar, é ótimo se considerar o que se esperava (e a qualidade do elenco, que é fraco para a divisão).

Acho que essa oscilação nos resultados é normal. Não somos uma equipe forte na divisão. Quando o dia é bom e o time encaixa, conseguimos vencer. Quando alguém tem um dia ruim, o ataque perde gols ou a defesa comete uma besteira, fica difícil recuperar. Aí o resultado é essa mistura entre vitórias e derrotas. Quanto aos jogos com muitos gols, é o risco que se corre ao jogar com uma tática ofensiva numa equipe com defesa de qualidade duvidosa (e muito lenta). Mas acho que o desempenho ofensivo compensa, se jogasse muito atrás provavelmente estaria pior na tabela, mesmo que talvez levando menos gols.

Mais importante que os meus planos são os do diretor, eu diria. Mas se ele mantiver mais ou menos o mesmo elenco a ideia é continuar a se consolidar na divisão, tentar um lugar na primeira metade da tabela, se possível até repetir o que fizemos esse ano (mas não ficarei chateado se for um pouco pior).

 

1 hour ago, felipevalle said:

Bah. Imaginei que essa altura o atributo do chute do seu avante estivesse um pouquinho melhor, mas piorou 😂

Pelo menos a decisão dele está boa.

É verdade. Quando ele chegou no clube tinha finalização 4. Que tristeza, haha.

Mas sim, ele compensa com boas decisões e um excelente físico. Como mencionei para o ElPerroMG acima, olhando a lista de artilheiros da liga tem mais alguns com finalização 4 ou 5. Então isso mostra que dá para fazer gol mesmo sem saber chutar a bola.

 

12 minutes ago, victor095 said:

Mais uma boa participação na liga, sem sustos e evoluindo, isso é importante. 

Mas achei bem curioso mesmo a questão da venda do mando de campo pessoalmente nunca tinha visto (no fm, claro). Bom ver que trouxe benefícios pro clube também, apesar da eliminação. Agora que aconteceu uma vez, não duvido que venha acontecer mais vezes até, quem sabe.

Sim, estou bem feliz com o apresentado e com o fato de que conseguimos terminar melhor posicionados que na última edição.

Também nunca tinha visto isso no FM, por isso quis destacar aqui. Para nós foi um ótimo negócio. Se ia servir de saco de pancadas igual, que ao menos seja um saco de pancadas bem pago.

Se chegar na segunda eliminatória de novo ano que vem eu vou ver se a mensagem aparece novamente. É bem possível que sim, já que essa é uma eliminatória que sempre coloca uma equipe menor jogando em casa contra uma equipe da 1ª ou 2ª divisão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AM-JKLWqF1_2Qce2dhnCcc8OwfRdJrgGI-A-o6tb

S10E03 - Eu nasci há dez anos atrás

Olá pessoal. Hoje vou trazer uma atualização um pouco diferente do normal por aqui. Com dez temporadas de save, achei que este seria um bom momento para relembrar o que já aconteceu na carreira de Liam, dar uma olhada em como estão os clubes pelos quais o treinador passou, e apresentar um pouco da situação da Suécia como um todo no contexto do save. Ao final trago também uma notícia importante para o seguimento da carreira de Liam, sobre a qual gostaria de ouvir a opinião dos leitores.

 

A carreira de Liam

Livro Um - Kvarnsvedens IK

AM-JKLV0io7pevfRwkeoYbqzga-qdM3MiojkmgSU

Liam começa sua carreira como treinador no comando do Kvarnsvedens IK, equipe semi-profissional da cidade de Borlänge. O desafio para a primeira temporada já era grande, pois a imprensa colocava a equipe de Liam como provável rebaixada. Depois de um começo de muita luta contra a queda, um final de temporada muito positivo colocou o KIK na 6ª colocação, com um aproveitamento de 52%.

AM-JKLXsB13yU--4GNTIzD8fWcLKpDdYrb-yV6MX

O segundo ano da carreira de Liam foi marcado por uma revolução nos elencos da divisão. O FM não reproduz muito bem a dinâmica desses níveis inferiores, e com isso muitas equipes não conseguem manter os atletas reais em seu elenco e acabam recorrendo à base. O KIK foi vítima desse fenômeno, mas o panorama da liga mostrou que outras equipes também seguiram o mesmo caminho. Como resultado, tivemos a curiosa situação em que a qualidade do elenco disponível para Liam caiu bastante, mas a equipe melhorou na comparação com o restante da liga.

Nessa segunda temporada a expectativa era se manter na primeira metade da tabela. O começo do ano foi positivo, mas o desempenho caiu muito na segunda metade e o clube acabou na 9ª colocação, com um aproveitamento de 44%.

AM-JKLU_ilvXYUD3orI_jyCvnVjE3udU5dHkVkuz

Essa segunda temporada também marcou o momento em que Liam se tornou fluente no idioma sueco, fazendo com que o treinador se sinta mais à vontade no país.

O terceiro - e último - ano de Liam no KIK repetiu a fórmula: começo muito positivo, chegando a sonhar com o acesso, seguido de uma enorme queda de desempenho e um final melancólico. Ficamos em 10º lugar, com 38% de aproveitamento.

Depois da saída de Liam a situação do KIK não melhorou. A equipe repetiu o 10º lugar na temporada 2024 e acabou rebaixada com um 12º lugar em 2025. Desde então, não retornou às divisões jogáveis do FM.

 

Livro Dois - IFK Tidaholm

Desiludido com os resultados no KIK, que pioravam a cada ano, Liam decidiu seguir carreira em outro lugar. Saí de Borlänge e fui para Tidaholm, treinar a equipe de mesmo nome. Outro clube semi-profissional, mas com finanças de clube de elite. Cheguei a sonhar com a montagem de uma equipe que passaria o rodo na divisão, mas não foi o que aconteceu na prática. Pouca coisa mudou em relação ao elenco que terminou a temporada anterior em 11º lugar, e minha missão seria apenas evitar o rebaixamento.

Pessoalmente, achei que a equipe seria capaz de fazer uma temporada bem melhor do que isso, e buscava pelo menos ficar na metade superior da tabela. Não sei se foi um erro de avaliação do grupo ou incompetência tática, mas o fato é que o Tidaholm teve mesmo um ano de briga contra o rebaixamento. Briga esta que perdemos no saldo de gols, resultando no primeiro - e, até aqui, único - rebaixamento de Liam na carreira, com um aproveitamento sofrível de 32%.

AM-JKLWnVM6eSsvjLqqTJVw1su3Gjynxw50RACSb

Com o rebaixamento do Tidaholm para um divisão não jogável, Liam amargurou sua única demissão na carreira. O clube também não se recuperou dessa temporada, permanecendo até hoje nas divisões não-jogáveis do FM.

 

Livro Três - IFK Malmö

Depois do ponto mais baixo da carreira, com o rebaixamento, Liam parte para o clube que vai representar seu melhor momento na carreira. Na primeira temporada em Malmö o treinador assume uma equipe que espera conquistar o título. Consegue uma campanha histórica, com 74% de aproveitamento, mas atinge apenas na 2ª colocação e acaba ficando pelo caminho no playoff.

AM-JKLWRII1HXIRQszv1x-C5jvKwFdLXtZ43DOS9

A segunda temporada no clube é marcada pela saída de vários jogadores importantes e uma redução das expectativas. O objetivo passa a ser uma colocação na primeira metade da tabela, o que é alcançado com um 6º lugar e 54% de aproveitamento. Na terceira temporada subimos um pouco na tabela, chegando até a sonhar com a briga pelo acesso - no final, obtivemos o 4º lugar com 62% de aproveitamento.

A quarta temporada no Malmö foi a última de Liam na 4ª divisão sueca (até o momento). Com 77% de aproveitamento o Malmö garantiu o primeiro título da carreira de Liam e a consequente subida de divisão.

AM-JKLUg9Kqm7a27IrJzUSzydTUsplH3CgCgrhSW

No 3º nível do futebol sueco, a expectativa era de muitas dificuldades para o Malmö. Até o momento, porém, essa tem sido uma história de sucesso. O clube encerrou a temporada 2029 em 8º lugar, com 44% de aproveitamento, e a temporada 2030 em 6º lugar, com 53% de aproveitamento. Nesses dois anos também tivemos as primeiras participações do treinador na Copa da Suécia, com saída na 1ª eliminatória em 2029 e na 2ª eliminatória em 2030.

 

Resumo

AM-JKLURkI_15H_CiPEBIEzLgOXTqVckEQtro9XJ

Liam esteve acima do esperado na primeira temporada do save e nas últimas três. Atingiu a meta na quinta e na sexta. E ficou abaixo do esperado entre a segunda e a quarta.

Em termos de desenvolvimento pessoal, o treinador completou duas licenças e está estudando para a terceira. Não criou grandes relações profissionais (a única relação que aparece no perfil é com o antigo treinador adjunto sub-19 do Malmö, Max Petterson, que aparece como "conhecido"). Seus atributos subiram bastante, em especial o nível de disciplina, que já atingiu o máximo.

AM-JKLV-DtV9tVJpRLS1U7E_vz9B_Fb2oxAln5x9

A reputação do treinador é de 1,5 estrelas, sendo ainda considerada como "mínima" pelo jogo. Nos 3521 dias de carreira, Liam disputou 258 jogos, venceu 119 (46%), empatou 53 e perdeu 86, um aproveitamento de 53% dos pontos. Suas equipes marcaram 426 gols e sofreram 362.

AM-JKLUDEP5ezG5fO4TPlpcznWd6psK5ilg8i_LY

Por curiosidade, deixo aqui também a imagem da rota entre os três estádios em que Liam foi treinador. Comecei carreira mais para o meio do país e fui descendo. Seguindo a lógica, o próximo clube deve ser na Dinamarca, já que na Suécia não há mais muito espaço para seguir descendo.

 

As ligas do save

AM-JKLVwuyNp8Q9hJYWv5DjPbxji_IOuDfTYSoLA

À esquerda, a situação das ligas nórdicas no começo do save. À direita, a situação atual.

Como era de se esperar em um save em que estas são as únicas competições carregadas, todas as ligas nórdicas subiram de status dentro do ranking europeu de competições, com as subidas mais notáveis sendo da elite sueca (de 22ª para 8ª, tornando-se a liga nórdica mais bem reputada) e da elite finlandesa (de 62ª para 31ª, superando todas as divisões inferiores dos demais países nórdicos). A Division 1, liga em que Liam treina atualmente, é a 78ª no ranking europeu, e a 13ª considerando apenas as ligas nórdicas.

Dando uma breve passada pela elite, vemos que na Suécia há um certo domínio do Göteborg, vencedor de 5 edições da competição no save.

AM-JKLXJHE3qSDeZ7IJEzenovMFZJLNQlvCQDQ8-

Mas esse domínio pode estar ameaçado, já que a última edição da liga marcou o pior desempenho do Göteborg nesses dez anos - o clube terminou em 7º e não vai disputar competição continental pela primeira vez. 

AM-JKLXJRgEys4fQHRu-CxdgnmKY3dMprmmNULOF

Na Copa da Suécia o maior vencedor é o BK Häcken, com três títulos no período. Embora seja uma competição disputada por equipes de todas as divisões nacionais, os vencedores são quase sempre clubes da elite. A única exceção é o título do Helsingborgs, ganho quando a equipe disputava a 2ª divisão nacional (e ainda assim foi uma passagem de uma só temporada na segundona).

A nível internacional, nenhuma equipe sueca conseguiu levantar título. Entre os clubes nórdicos, o Kobenhavn venceu a última edição da Conference League ao golear o Tottenham. Nas demais competições europeias temos os mesmos suspeitos de sempre, sem participação nórdica. Destaque para a triste história do PSG na Champions: são cinco vice-campeonatos em dez anos, ainda na busca do primeiro título. 

Na Dinamarca, o domínio é do Mydtjylland, com seis títulos, seguido pelo Kobenhavn, com três. Na Finlândia, o HJK levou sete títulos. Na Noruega, o Molde também tem sete. Na Islândia é onde temos o maior equilíbrio: quem mais venceu tem três títulos (e vocês vão ficar sem saber quem é porque eu me recuso a escrever aqueles nomes).

Como são as únicas ligas carregadas no save, os países nórdicos também tem campanhas interessantes a nível internacional. A Suécia foi 3ª colocada na última Copa do Mundo, enquanto que a Noruega levou o vice-campeonato em 2026. Curiosamente, o desempenho na Eurocopa deixa mais a desejar: a Dinamarca conseguiu chegar até a semifinal em 2021, mas depois ninguém passou das quartas.

AM-JKLUJV45s953HzfAYO-Q2jv5ES3zFidAJGE-w

Na disputa pelo título de melhor do mundo temos duas aparições nórdicas na lista da Goal 50. O sueco Alexander Isak foi vencedor do prêmio em 2028/29, e o norueguês Erling Haaland levou a última edição.

 

O futuro do treinador

Chegamos à última parte desse post, onde vou falar sobre as possibilidades para o futuro de Liam. Como já vinha relatando nas últimas atualizações, as boas campanhas com o Malmö resultaram no interesse de outras equipes pelo treinador. Compareci a incontáveis entrevistas, mas acabava sempre preterido na hora da contratação. Até agora.

AM-JKLXbqiXa0ApwWbI7-IWPuqpQgnozmHkPXfvp

E aqui a coisa aperta, pois eu realmente não sei o que fazer. Quando iniciei a primeira versão do save Mathis Liam, minha ideia era jogar um save bem próximo de um save de clube. Queria ficar em uma mesma equipe e ver até onde conseguiria levar ela sem tocar nas contratações, trocando só quando sentisse que realmente não seria possível avançar mais.

O problema naquela versão do save foi que eu nunca consegui me firmar em nenhuma equipe, sendo demitido com frequência. Quando iniciei essa segunda versão, deliberadamente deixei essa parte de priorizar a continuidade em um único clube de fora. Imaginava que voltaria a ter dificuldades e que seria mais interessante focar no desenvolvimento da carreira do treinador, até para evitar frustrações de fazer planos de longo prazo e acabar na rua pouco depois. E de fato nos primeiros anos do save acho que isso foi melhor - deixei o KIK por não sentir que estava bem no clube, e saí do Tidaholm depois de um só ano. Mas agora me encontrei no Malmö, fazendo uma série de campanhas interessantes e colocando o clube em um patamar acima daquele que iniciamos. 

Eis então a minha dúvida. Por um lado, estou muito feliz no Malmö. Nosso desempenho tem me deixado muito orgulhoso, gosto de acompanhar o crescimento de alguns atletas ao longo dos anos, vi o clube quebrar recordes a nível coletivo e individual e estou entre as pessoas favoritas dos torcedores. Se quiser levar adiante o plano de permanecer em um clube por mais tempo, o Malmö parece o local ideal.

Por outro, nossos resultados tem sido um bom tanto acima daquilo que seria de se esperar de um elenco dessa qualidade. Estamos nos superando ano após ano. Isso é legal, mas também sinto que a equipe está jogando no seu máximo, que é quase impossível chegar mais longe sem um elenco mais qualificado. E essa qualificação do elenco é lenta - e nem dá para tomar por garantida, pois as vezes o time piora de um ano para o outro. Nosso gasto salarial está entre os mais baixos da divisão, tendo mudado pouco nos últimos anos.

AM-JKLVeo-qnFV7X1kR26IYlEpf76Ey0bGipttFE

Achei curioso que o Atvidaberg, de longe quem menos gasta na divisão, foi segundo colocado. Olhando o elenco eles tem um número absurdo de jogadores muito bons em contratos amadores. Se fosse responsável pelas nossas contratações ia fazer feira naquele elenco. No mais, fora o Atvidaberg, só terminaram à nossa frente na liga os quatro clubes que mais gastam em salários - o que mostra o tamanho do feito do Malmö.

Nesse sentido, trocar para o Falkenbergs representaria um avanço significativo para o save. É uma equipe com finanças em outra ordem de magnitude, que disputa a segunda divisão e tem pretensões de alcançar a elite. Se quiser treinar entre os grandes no futuro próximo, esse é o caminho.

A alternativa é declarar o amor pelo Malmö, permanecer por aqui e aceitar que provavelmente teremos muitos anos de briga a meio de tabela na 3ª divisão, sem saber se o clube vai sair disso. Talvez consiga melhorar aos poucos e eventualmente subir de divisão. Talvez a fase positiva acabe, o clube cumpra as expectativas e acabe rebaixado. Ou talvez fique durante anos nesse mesmo nível, até eu decidir que não é possível avançar mais sem tocar nas contratações e finalmente decida sair.

A resposta para uma situação dessas é pessoal, claro. Vou seguir aquilo que me der vontade. Mas já estou há alguns dias pensando e não tenho bem certeza do que é que eu quero. Então gostaria de ouvir dos leitores o que eles gostariam que Liam fizesse/o que eles fariam em seu lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Mathis Liam: Livro Três - Eu nasci há dez anos atrás [atualizado em 04/03]

Se for pensar no clube...Fica.

Se for pensar na carreira do treinador o Falkenbergs seria uma excelente opção, fora que você mesmo já está a mais de3 temporadas no Malmö e tem condições de saber se você consegue evoluir ainda mais o club.

Na minha opinião está na hora de pensar no treinador, pois como vc mesmo falou a ideia era ficar um tempo considerado num clube antes de sair e esse objetivo já foi conquistado no Malmö.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 hours ago, LC said:

Se for pensar no clube...Fica.

Se for pensar na carreira do treinador o Falkenbergs seria uma excelente opção, fora que você mesmo já está a mais de3 temporadas no Malmö e tem condições de saber se você consegue evoluir ainda mais o club.

Na minha opinião está na hora de pensar no treinador, pois como vc mesmo falou a ideia era ficar um tempo considerado num clube antes de sair e esse objetivo já foi conquistado no Malmö.

Obrigado pela opinião, LC. Estou considerando minhas hipóteses ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também tinha muito amor pelo Vikingur e depois foi o que se viu com a direção. Eu, não desperdiçaria esta oportunidade do Falkenbergs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 hours ago, Cadete213 said:

Também tinha muito amor pelo Vikingur e depois foi o que se viu com a direção. Eu, não desperdiçaria esta oportunidade do Falkenbergs.

Sim, sabemos que as diretorias podem aprontar. Por outro lado, nada me impede de pegar outro clube maior no futuro, né? Não acho que a oportunidade do Falkenbergs seja a única em uma equipe maior (embora eles sejam realmente uma equipe bastante interessante).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando a expectativa foi ser campeão, não ganhou e quando era pra ficar na metade, ganhou. Amo o futebol hahah. Conhecimento taático 12, Liam evoluiu bem no perfil, muito bom.

Engraçado o Malmo só ter vencido 1x nos últimos anos e ao mesmo tempo bem legal, da chance para outros times aparecerem. Djurgarden já me rendeu alguma graninha por aqui na bet, é um time que gosto. No jogo, Goteborg dominou, time deles é bom assim mesmo?

Interessante essa parte dos países nórdicos se saindo bem na copa do mundo. 

Essa situação é difícil e ao mesmo tempo muito pessoal, porque tem os dois lados da moeda. Falando como leitor, acredito que seria legal ver o Liam no Falkebergsm, até para se desafiar ainda mais. Olha o Gallardo no River. Apesar de ter ganho tudo, muita gente duvida ainda porque ele "só treinou o River", então acho que faz parte da vida do treinador se desafiar e ser ídolo em mais de um lugar pra provar seu valor. No mais, nada impede que no futuro vc assuma um time e se desenvolva com ele ainda nesse save, 2100 é logo ali. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ia sem sequer pensar muito! Parece-me um claro upgrade na tua carreira e isso seria importante neste momento.

É um desafio grande até para o próprio treinador. Vai e não tenhas qualquer tipo de receio, companheiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 hours ago, ElPerroMG said:

Quando a expectativa foi ser campeão, não ganhou e quando era pra ficar na metade, ganhou. Amo o futebol hahah. Conhecimento taático 12, Liam evoluiu bem no perfil, muito bom.

Coisas do futebol, realmente. Mas também tem que lembrar que naquele primeiro ano o time foi bastante bem, a concorrência é que esteve muito acima.

 

6 hours ago, ElPerroMG said:

Engraçado o Malmo só ter vencido 1x nos últimos anos e ao mesmo tempo bem legal, da chance para outros times aparecerem. Djurgarden já me rendeu alguma graninha por aqui na bet, é um time que gosto. No jogo, Goteborg dominou, time deles é bom assim mesmo?

Não sei te responder sobre o Göteborg, porque não fiquei acompanhando a elite durante os outros anos. Só fui olhar para esse panorama geral de como estão as coisas, e esse ano o time deles foi mal. Aí fica difícil avaliar com base na equipe atual.

O Malmö realmente não tá repetindo no save o que faz na vida real.

 

6 hours ago, ElPerroMG said:

Interessante essa parte dos países nórdicos se saindo bem na copa do mundo. 

Essa situação é difícil e ao mesmo tempo muito pessoal, porque tem os dois lados da moeda. Falando como leitor, acredito que seria legal ver o Liam no Falkebergsm, até para se desafiar ainda mais. Olha o Gallardo no River. Apesar de ter ganho tudo, muita gente duvida ainda porque ele "só treinou o River", então acho que faz parte da vida do treinador se desafiar e ser ídolo em mais de um lugar pra provar seu valor. No mais, nada impede que no futuro vc assuma um time e se desenvolva com ele ainda nesse save, 2100 é logo ali. 

Acho que é natural em um save em que são as únicas ligas carregadas. Inclusive esperaria um desempenho melhor na Euro também. Se tivesse os principais países do mundo carregados certamente seria diferente, mas aí meu PC não ia gostar.

Achei interessante tu dizer que ir pro Falkenberg seria se desafiar mais. Na minha visão, o desafio muito maior é ficar numa equipe que não sai dos 50 mil euros anuais de salário e tentar chegar na segundona com ela. Assumir uma equipe com 1,5 milhão de euros anuais de salário e expectativa de subir pra primeira divisão me parece muito mais fácil, mesmo considerando as dificuldades de se trocar de equipe.

Olha, por mim eu jogava até 2100 sim, tenho curtido muito saves longos no FM. Mas acho que meu PC não aguente. No save do Pogon cheguei em 2034 e meu PC tava sofrendo demais no fim do save. Aqui não tá tão sofrido ainda, mas eventualmente o PC deve começar a reclamar. Inclusive é um medo que eu tenho, que isso acabe atrapalhando o save se ele for muito longe.

 

5 hours ago, Martini Branco said:

Eu ia sem sequer pensar muito! Parece-me um claro upgrade na tua carreira e isso seria importante neste momento.

É um desafio grande até para o próprio treinador. Vai e não tenhas qualquer tipo de receio, companheiro.

Pensando na carreira do treinador não há dúvidas de que esse é o caminho. O que eu tenho dúvidas é se quero seguir esse roteiro de fazer o melhor para a carreira do treinador, ou me focar no clube em que estou me divertindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Danut disse:

Achei interessante tu dizer que ir pro Falkenberg seria se desafiar mais. Na minha visão, o desafio muito maior é ficar numa equipe que não sai dos 50 mil euros anuais de salário e tentar chegar na segundona com ela. Assumir uma equipe com 1,5 milhão de euros anuais de salário e expectativa de subir pra primeira divisão me parece muito mais fácil, mesmo considerando as dificuldades de se trocar de equipe.

Concordo com você totalmente. Acho que me expressei mal. Eu quis dizer no sentido de o treinador "ter que provar" que consegue ir bem em mais de um time, o que acontece hj na vida real. Apesar do orçamento menor de salários e transferências, você, mesmo com as vendas da diretoria, conhece bem o elenco, já deve ser um dos favoritos do time e tudo mais. Assumindo outro time tu teria que reconhecer o elenco, ver as características dos jogadores em campo, pensar outra tática e etc. Acredito que o orçamento de todos os times do segundo nível sejam alto também, o que já equilibra as dificuldades. 

12 minutos atrás, Danut disse:

Olha, por mim eu jogava até 2100 sim, tenho curtido muito saves longos no FM. Mas acho que meu PC não aguente. No save do Pogon cheguei em 2034 e meu PC tava sofrendo demais no fim do save. Aqui não tá tão sofrido ainda, mas eventualmente o PC deve começar a reclamar. Inclusive é um medo que eu tenho, que isso acabe atrapalhando o save se ele for muito longe.

No meu último save com Boston foi assim tb, cheguei em 2050 e o Note tava pedindo arrego. Melhor coisa que eu fiz foi ter comprado esse note aqui agora, seleciono todas as ligas do jogo e ele vai rindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com esse pré-requisito de não contratar e o time beirar o limite técnico na mesma melhor escapulir mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutes ago, ElPerroMG said:

Concordo com você totalmente. Acho que me expressei mal. Eu quis dizer no sentido de o treinador "ter que provar" que consegue ir bem em mais de um time, o que acontece hj na vida real. Apesar do orçamento menor de salários e transferências, você, mesmo com as vendas da diretoria, conhece bem o elenco, já deve ser um dos favoritos do time e tudo mais. Assumindo outro time tu teria que reconhecer o elenco, ver as características dos jogadores em campo, pensar outra tática e etc. Acredito que o orçamento de todos os times do segundo nível sejam alto também, o que já equilibra as dificuldades. 

Entendi. Sim, nesse sentido de dificuldades de assumir uma nova equipe realmente o Falkenbergs apresenta alguns desafios.

O orçamento deles está na média da divisão.

 

9 minutes ago, ElPerroMG said:

No meu último save com Boston foi assim tb, cheguei em 2050 e o Note tava pedindo arrego. Melhor coisa que eu fiz foi ter comprado esse note aqui agora, seleciono todas as ligas do jogo e ele vai rindo.

Bah, que sonho ter algo assim. Meu PC é velho já. Inclusive tô pensando em ir desativando ligas mais pra frente, pra ver se ajuda a prolongar a coisa.

 

1 minute ago, felipevalle said:

Com esse pré-requisito de não contratar e o time beirar o limite técnico na mesma melhor escapulir mesmo.

Certamente será mais fácil progredir com a troca de equipe, já que isso de não contratar limita bastante o desenvolvimento. A dúvida é se quero priorizar o progresso para chegar logo nas divisões maiores, ou se quero ver se é possível levar esse time adiante, mesmo que leve alguns anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Danut disse:

Bah, que sonho ter algo assim. Meu PC é velho já. Inclusive tô pensando em ir desativando ligas mais pra frente, pra ver se ajuda a prolongar a coisa.

Meu deu PT geral mesmo e como não tinha como eu ficar sem note, tive que comprar o outro. Quando fui pesquisar os preços tava tudo muito inflacionado, então valia a pena eu pagar um pouco mais e pegar um PC que iria durar mais tempo. Acabei pegando numa promoção ainda, aí juntou útil aos agradavel. As vezes vale a pena investir e tornar real o 2100 hahah

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutes ago, ElPerroMG said:

Meu deu PT geral mesmo e como não tinha como eu ficar sem note, tive que comprar o outro. Quando fui pesquisar os preços tava tudo muito inflacionado, então valia a pena eu pagar um pouco mais e pegar um PC que iria durar mais tempo. Acabei pegando numa promoção ainda, aí juntou útil aos agradavel. As vezes vale a pena investir e tornar real o 2100 hahah

Sim, com certeza. Quando comprei meu PC atual também investi um valor legal pra ele durar tempo. E durou, tanto que funciona até hoje - e ele já tem dez anos. O problema é falta de $$ no momento. Mas se tudo der certo esse ano sai a aguardada nomeação em concurso público e aí eu começo a juntar uma grana pra comprar outro. Aí lá pelo FM2024 eu tento entrar no Guinness com o save de FM mais longo, rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AM-JKLWqF1_2Qce2dhnCcc8OwfRdJrgGI-A-o6tb

S11E01 - Cara ou coroa

Olá pessoal. Na última atualização falamos um pouco sobre a situação das ligas nórdicas nesses dez anos de save, retomamos a carreira de Liam até aqui e apresentamos o dilema do treinador para o futuro: permanecer no Malmö ou partir para o Falkenbergs. Hoje vamos falar sobre a decisão do treinador (já entregue no banner da atualização) e os jogos da primeira metade da temporada 2031.

 

Permanência no Malmö

Uns anos atrás lembro de ler em algum livro ficcional (não tenho mais certeza onde exatamente) a história de uma personagem que, diante de uma decisão importante, opta por jogar cara ou coroa. Os demais envolvidos ficam incrédulos: como ela poderia deixar uma decisão tão relevante para a sorte? Mas a personagem principal joga a moeda, deixa ela cair, e então recolhe sem conferir qual lado está para cima. Questionada, explica que não queria deixar a sorte decidir por ela - seu objetivo era apenas descobrir seu próprio desejo, e a forma que encontrou para chegar lá foi usar a moeda. Quando a moeda girava no ar, ela se viu torcendo por um dos lados, e então soube qual decisão desejava tomar.

Achei esse um conceito interessante. Por vezes temos dificuldade de tomar uma decisão, mas nossa reação diante da possibilidade de seguir por um ou outro caminho pode ajudar a compreender o que realmente queremos fazer. No meu caso aqui no save, pedi a opinião dos leitores sobre o que deveria fazer no seguimento da carreira de Liam. As opiniões foram unânimes no sentido de trocar de clube. Mas ler essas opiniões me fez perceber que, no fundo, eu queria continuar no clube atual.

AM-JKLUFb7LxTXJpeplJqjcdNHJVKJI9A2FWwnkM

Além de tudo, o Falkenbergs tem um orçamento dez vezes superior ao do Malmö e queria me pagar apenas o dobro do que ganho no momento. Aí não né. 

Para um save de carreira normal, a troca faria todo o sentido. Mas eu não quero jogar um save de carreira normal. Estou mais interessado em ver até onde é possível levar um clube sem tocar nas contratações do que em ver até onde é possível levar o treinador em si. Se perceber que realmente cheguei no limite com o Malmö, trocarei de clube no futuro. Por enquanto, acho que ainda é possível buscar mais.

 

Transferências

Trouxemos dois reforços. O primeiro é Joel Dahlström, médio direito de grande velocidade. O jogador não é natural na posição de ponta, mas acredito que não vá ter dificuldades em se adaptar por ali.

AM-JKLW5CZsHkyTQacg0aMZBY152bFbl_qamfWIW

O outro reforço é Almir Hoxha, meia central que se destaca pela qualidade de passe. Em termos técnicos, é uma grande adição para o elenco. Tenho algumas preocupações quanto à sua utilização porque tive dificuldades com atletas desse perfil no passado - consegui encaixar melhor meias mais físicos -, mas aí vai da capacidade do treinador de fazer bom uso do que lhe é disponibilizado.

AM-JKLXVxgDmoiY9nNEAHIwq_Q7gSyZEPzeYHbet

 

Plantel

AM-JKLWYySF-dRtcO_iH1Di84H61FkKTwDdSKXSL

O ponto verde indica os contratados pelo diretor. Ninguém subiu da base.

Pela segunda temporada seguida, mantivemos todos os atletas do grupo do ano anterior - e com as duas chegadas melhoramos o nível um pouquinho. A expectativa continua a ser apenas escapar do rebaixamento, mas já mostramos que esse time é capaz de fazer mais.

Na comparação de atributos temos 26 acima da média (eram 22) e 50 abaixo dela (eram 54). 18 estão entre os cinco melhores valores da liga (eram 14), e 37 estão entre os cinco piores (eram 39).

 

Division 1 Södra

Abril

AM-JKLVGHooui0txjdIo7b9nA8OcT39N9dNMvxi5

Começamos a liga com um empate sem gols com o Rosengard. Na sequência, saímos perdendo contra o Lunds, mas joguei a equipe pra cima e buscamos a virada nos minutos finais. Vencemos também o Motala, novamente com gol mais para o fim do jogo.

AM-JKLWi6TdfMVEz844iZ4BiFE16DbfsMC34qpOD

A primeira derrota veio contra o Trelleborgs, de forma bastante doída. Eles são uma das equipes fortes da liga e dominaram completamente as ações, mas nós conseguimos segurar o empate até os 90+5.

 

Maio

AM-JKLW27oBQW1Dtcz8w6LaKrxrj1FtyeSuvrOgK

Contra o Ljungskile vencemos graças a meu goleiro, que defendeu tudo - inclusive, pelo segundo jogo seguido, um pênalti. Contra o Lidingo, uma atuação fraca de toda a equipe permitiu ao adversário ganhar sem dificuldades.

Sem dificuldades foi também nossa vitórias sobre o Ängelholms, em jogo que dominamos do começo ao fim. Já contra o Norrby tivemos que suar bem mais, mostrando outra vez nossa capacidade de buscar a virada na pressão final.

Na sequência, tivemos dois empates fora de casa. Em ambos saímos na frente, mas deixamos os adversários empatarem. Contra o Göteborg fiquei feliz com o resultado - eles são uma equipe forte e jogaram melhor. Contra o Utsiktens, acho que dava para ter levado os três pontos.

AM-JKLWJ99xpqgOGDB4NpIPhRkug68fdJvJCGw6Z

Fechamos o mês com um excelente resultado contra o segundo colocado. Foi uma partida de chances para ambos os lados, mas só a minha equipe soube transformar as chances em gols - o resultado é um placar que não reflete bem o que foi a partida.

 

Junho

AM-JKLVLVO8lWLhTO_ccWFsFMSdnDZylJWSamQZ0

Depois de fechar maio com uma vitória que não representou o jogo, iniciamos junho com um empate semelhante. Só que dessa vez nós fomos prejudicados, já que o Tvaakers chegou só duas vezes no ataque e marcou dois gols.

AM-JKLUS_IP34I5NCX3Pi_FVLnghBwplO1tZf3I3

O empate aos 90+3 é positivo, mas precisava ter feito mais contra uma equipe que briga para não cair.

Também empatamos contra o Eskilsminne, outra equipe que luta na parte de baixo da tabela. Esse jogo marcou o terceiro pênalti contra o Malmö na temporada - e a terceira defesa de meu goleiro.

O penúltimo jogo do turno foi o clássico local contra o Linhamn Bunkeflo. 785 torcedores (recorde do save) viram um domínio completo do Malmö, que só deixou o rival finalizar uma única vez na partida.

AM-JKLXdSODsK6x40FI7TQVKJNN9y3WQbFVDw6tQ

Por fim, encerramos o turno levando uma senhora goleada do Oskarshamns. Eles são uma equipe que sempre nos causa problemas (com essa, são quatro derrotas e uma vitória). Minha equipe também contribuiu, com muitos erros na saída de bola - que o adversário aproveitou para marcar gol atrás de gol.

 

Classificação

AM-JKLUgrSWnMZp_k0WqIUxYNROhz-A-MC64i-Es

Estamos nos encaminhando para mais um ano tranquilo na parte de cima da tabela, com leve melhora em relação à temporada passada (23 pontos, 19 gols marcados e 17 sofridos). Estou bem satisfeito com isso, pois mostra que somos capazes de manter a regularidade em alto nível. É claro que seria legal brigar pelo título, mas também temos que ser realistas: o que o Trelleborgs gasta em um mês de salários paga nossa folha do ano inteiro.

 

Notícias pessoais

Com a decisão de continuar no Malmö achei que fazia sentido continuar a buscar o aperfeiçoamento das minhas capacidades como treinador - algo que certamente é do interesse do clube também. Por isso, iniciei o curso para buscar a licença continental C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Mathis Liam: Livro Três - Cara ou coroa [atualizado em 07/03]

Percebo a decisão de teres ficado no clube e foi o melhor que fizeste. Continuas em bom plano e cada vez melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, Cadete213 said:

Percebo a decisão de teres ficado no clube e foi o melhor que fizeste. Continuas em bom plano e cada vez melhor.

Os leitores apresentaram bons argumentos pela mudança, mas no fim o que conta é fazer aquilo que nos dá vontade de jogar. E eu percebi que no meu caso era permanecer no Malmö. Agora é ver se a equipe consegue manter o nível e, eventualmente, chegar mais longe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • div changed the title to Mathis Liam
  • #Vini locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • JeanMichell6
      Por JeanMichell6
      Depois de mais de 1000 horas no FM 2021, eu tive a brilhante ideia de subir o Corinthian-Casuals da National 7 até a Premier kkk

      No entanto, o time é Amador e estou na National 2 e não estou conseguindo montar elenco competitivo uma vez que não posso pagar salarios e sempre que algum jogador se destaca eu perco ele de graça para outro time.
      Alguem já fez esse desafio de jogar com um time Amador, sabe me dizer se em algum momento ele se torna Profissional, o meu clube já foi adquirido por um consórcio e tem 8 Milhões no caixa mas continua amador
    • Danut
      Por Danut
      Obrigado ao @Fujarrapelo belo banner.
      Olá pessoal, sejam bem-vindos ao meu novo save. Depois de um tempo longe do FM, voltei a acompanhar o que o pessoal tem criado aqui na área. Pretendia ficar apenas como leitor, mas ver as histórias alheias reacendeu minha vontade de jogar, então cá estamos.
      Sem muita enrolação, vamos para a explicação do desafio: vou jogar um desafio de base na África do Sul. Para quem não sabe, o desafio de base é um tipo de save no qual o time treinado está proibido de contratar jogadores, seja por transferência, empréstimo ou mesmo atleta livre no mercado. A única possibilidade de reforçar a equipe é através dos atletas formados na própria base. No desafio original, também se começa com a equipe mais fraca da divisão. No meu caso, não vou seguir essa diretriz, tendo selecionado o clube que achei mais interessante para a proposta. No próximo post farei a apresentação do clube e explicarei a escolha.
      Falando em explicar escolhas, acho importante explicar a escolha do save, pois ela também ajudará os potenciais leitores a compreenderem o que esperar do tópico. Basicamente, eu tinha me decidido a voltar a jogar FM, mas não queria algo muito complicado. Pode parecer paradoxal ter chegado a um desafio de base a partir da busca por algo não muito complicado, mas eu considero que o desafio de base é mais um save longo do que um save complicado. Só o fato de não precisar lidar com observação e contratações já tira metade da enrolação de um save de FM. Fora isso, a rotatividade no elenco tende a ser mais baixa que em outros tipos de desafio, o que permite que o treinador já tenha uma noção do que esperar de seus atletas com o passar dos anos.
      Outro ponto fundamental é que, como o foco é no longo prazo, o desafio de base não precisa se ocupar tanto do dia a dia do clube. Minha pretensão inicial é seguir um estilo de postagem muito menos detalhado do que o que eu costumo utilizar nos meus tópicos, trazendo apenas uma ou duas atualizações por temporada e focando bem mais no panorama geral do que em cada jogo específico. Originalmente eu nem ia trazer o save aqui para a Profissão: Manager, mas aí pensei que a proposta é suficientemente diferente do usual para justificar a presença aqui. E também será um bom exercício para mim, tentar trazer uma história em um formato mais enxuto do que costumo fazer. Os que me acompanharem nessa jornada vão poder dizer no futuro se esse objetivo de escrever menos foi bem alcançado (a julgar por essa introdução, não será).
      Sobre a escolha do país propriamente dita, não teve nenhuma razão especial. Decidi que queria fazer um desafio de base em um país diferente dos suspeitos tradicionais. Bati o olho na África do Sul e resolvi ver as equipes que existiam por lá. Gostei de uma delas e fui adiante.
      Em relação aos detalhes iniciais do save, carreguei apenas as duas ligas da África do Sul, com uma base de dados pequena, pensando no bem do meu velho laptop. Como mostra a tag do tópico, estou jogando no FM 2021, que é o último que eu tenho. Iniciei o save em 19/10/2020, no começo dos jogos oficiais da 2ª divisão (pulei a pré-temporada, já que sigo a corrente que acha que amistoso e ficar em casa dormindo tem o mesmo impacto). Selecionei mascarar atributos e sem orçamentos na primeira janela (não que vá contratar alguém).
      Além disso, por descuido, deixei a possibilidade de utilizar o editor do jogo ativada. Como não ia postar o save aqui não me prestei a reiniciar só por isso. Depois mudei de ideia sobre postar, mas aí já não queria voltar tudo. Enfim, digo isso só para que todos fiquem cientes, mesmo que não esteja fazendo uso do editor. Já vi que dá para esconder o botão do editor nas opções do jogo e fiz isso. Não pretendo utilizá-lo para nada. Se o fizer, será em um futuro muito distante para brincar com o save no encerramento da sua vida útil, e deixarei bem avisado a todos.
      Feitas todas as considerações, é hora de partir para o jogo. No próximo post vou apresentar a equipe e as competições.
    • jvitorsch
      Por jvitorsch
      Fala turma, estou com um bug meio bizarro no meu FM 2021. A classificação das equipes argentinas está totalmente bugada. Quem deveria jogar a Libertadores está classificado para a sulamericana e vice-versa. O próprio River Plate que venceu a última libertadores no meu save, está classificado para jogar a sulamerica e não a libertadores. 
       
      Obs: Uso BRMundiUp e o jogo não é pirata. Estou no ano de 2023, segunda temporada no meu save. 
    • emmystos
      Por emmystos
      Alguém tem ainda alguma licença de FMRTE 21 para vender?
    • CCSantos
      Por CCSantos
      Pois é, cá estamos novamente. Depois de um tempo parado - e sem sequer jogar FM - decidi tirar um pouco a poeira do FM21, e decidir jogar um save que sempre quis tentar, mas que fora muito hypado em FMs anteriores, já que o time havia subido de forma surpreendente para a Série C.
      Estou falando do Atlético Acreano, equipe que foi do êxtase de quase conquistar um acesso à Série B em 2018, ao fato de ficar sem divisão nacional em 2023, já que o time sequer avançou para a segunda fase do Estadual - as vagas devem ficar com Humaitá (campeão estadual de forma inédita) e São Francisco ou ADESG.
      O time está prestes a fazer 70 anos de história (irá fazer esta idade no próximo dia 27 de abril), possui nove títulos Estaduais, e é o único time do Acre a subir na Série D do Campeonato Brasileiro, em 2017.
      No ano seguinte, disputando no Grupo A, encarando os times nordestinos e sofrendo com a questão logística, o time se superou a ponto de poder decidir jogar por uma questão de distância (pouparam atletas nas rodadas finais para encaixar o seu confronto nas quartas), visando o confronto contra o Cuiabá. Acabaram perdendo por 2 a 0 na Arena Cuiabá e empataram em 2 a 2 em Rio Branco, deixando o acesso para a equipe mato-grossense que, posteriormente, viria a subir para a Série A, inclusive retornando para a disputa de competições continentais neste ano de 2022.
      Em 2019, teve o azar de ver uma Série C com dez times nordestinos, a ponto de tirar ele e o Luverdense do Grupo A, repassando-os para o Grupo B - isso daí foi inserido também por uma questão de logística, pois haviam poucos voos diretos de Rio Branco para o Nordeste; não era incomum ver o Atlético fazendo escala até mesmo em Viracopos (Campinas), rumo ao Nordeste em 2018. O resultado disso? Ambas as equipes, com aporte financeiro consideravelmente menor em comparação aos clubes de Sudeste e Sul, acabaram caindo para a Série D.
      Depois disso, o clube se perdeu. Foi lanterna em seu grupo na Série D em 2020, sem ganhar um jogo sequer (oito empates e seis vitórias).
      Para assumir o Galo Carijó, avancei a temporada 2021. Na próxima atualização, repasso o que houve na equipe, antes de minha chegada. O time foi um dos três representantes do Acre na Série D, juntamente com o Rio Branco e o Galvez, porém, só teremos duas vagas a partir da disputa de 2022.
      A única coisa que posso colocar aqui, é que ele já possui vaga para a Série D em 2022, por ter sido vice-campeão estadual em 2021, onde perdeu o título para o Galvez.

      A equipe joga suas partidas na Arena da Floresta, em Rio Branco. Ela possui capacidade para mais de 13 mil torcedores, e nós dividimos o estádio com Rio Branco, Humaitá, Vasco e Plácido de Castro. Antes da era das 'Arenas', o estádio já foi o mais moderno do Norte do País.

      Na próxima atualização, como eu disse, vou destrinchar como foi este 2021 do Atlético Acreano, antes da minha chegada ao clube.
      Conto com vocês nessa. Um abraço.
      -----------------------------------------------------------------------
      Base de dados: 21.4
      Países: Toda a América do Sul (com todos os atletas disponíveis);
      Database utilizada no Brasil: Brasil Série D by F J (É o formato de DB que mais se aproxima do regulamento oficial da Série D, com definição de vagas via Estaduais)
      Outras databases: Argentina (Até a Primera B/Nacional A), Chile (expandido para a 3ªDivisão), Peru (expandido a 2ªDivisão), Uruguai (expandido a 3ªDivisão), Bolívia, Equador, Paraguai e Venezuela (Riddler) + DBs de realismo de treinadores.
×
×
  • Criar Novo...