Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mathis Liam


Danut

Posts Recomendados

2 horas atrás, Danut disse:

AM-JKLUdWbP7yWzK7rSK2LES0Zd7oVZHs7zh-Epe

S14E03 -  Helsingborgs IF

Na última atualização vimos que Liam não via mais perspectivas de crescimento com o Malmö e resolveu pedir demissão após dez temporadas no clube. Hoje vamos conhecer o novo destino do treinador.

 

Apresentação do clube

O Helsingborgs Idrottsföreningen, mais conhecido por Helsingborgs IF ou HIF, é uma equipe de futebol da cidade de mesmo nome - Helsingborgs, que tem 110 mil habitantes e fica a 65 quilômetros de distância de Malmö. O clube foi criado em 1907 e está entre os fundadores da liga sueca, em 1924. Possui cinco títulos nacionais, além de cinco títulos da Copa da Suécia.

Seus primeiros sucessos foram obtidos nas décadas de 1930 e 1940, quando levou três títulos da liga e um título da copa. A equipe continuou a frequentar a primeira divisão de forma quase contínua até 1968, quando foi rebaixada à segunda divisão e não conseguiu o retorno por longos 24 anos - no período, chegou até mesmo a frequentar a terceira divisão. De volta à elite para a temporada 1993, a equipe progrediu até conquistar mais dois títulos da liga (1999 e 2011) e quatro da copa (1998, 2006, 2010 e 2011). 

AM-JKLUvY90vhnc8gXrRKmqm8Me1qq0b6CMBryi9

O gráfico mostra a posição do HIF no futebol sueco ao longo dos anos. Os tons de cinza indicam as diferentes divisões.

Depois da dobradinha em 2011 o clube não conseguiu repetir o sucesso, sendo rebaixado novamente na temporada 2016. O retorno veio em 2019, mas em 2020 o time voltou a ser rebaixado. O rebaixamento de 2020 aconteceu também no FM, sendo o primeiro de três durante o save.

AM-JKLUB_mHk9FYgSpAwVsl7tmRKN3o0Ss71aGwR

O HIF não foi o clube mais poderoso a contatar Liam, que recebeu propostas de equipes da elite sueca e norueguesa. Mas acabei optando pelo desafio que me parecia mais interessante. Rebaixada na última temporada, a equipe tem o objetivo claro de retornar imediatamente para a elite, repetindo 2021 e 2026.

AM-JKLUEtWvVkDZ3hMz2GYEF5o_p7K7A4V4G1j__

As regras da segunda divisão são simples: dois turnos, os dois primeiros sobem de divisão, o terceiro disputa o playoff contra uma equipe da divisão superior. Faltando sete rodadas para acabar a competição, o HIF está firme na briga pelo acesso: acabamos de assumir a vice-liderança, a um de distância do líder e outro do terceiro colocado.

 

Infraestruturas e finanças

O HIF manda seus jogos no Olympia, estádio de propriedade da cidade. A construção original data de 1898.

AM-JKLXfdC32wjMuvmU2NeVNfK-5wHnOE2ddVaIG

Evidentemente, o estádio atual não lembra em nada o antigo campo. Tendo passado por sete reformas em sua história - a mais recente terminando em 2017 -, o Olympia é hoje uma arena estilo padrão europeu. Tem 16 mil lugares, sendo 9.900 sentados (11 mil no FM).

AM-JKLXCgywIlKb0ZGx72jpNCcVq53CPus951Mbc

O clube é profissional, assim como 14 das outras 15 equipes da divisão. Possui reputação nacional (2,5 estrelas) e infraestruturas condizentes com seu tamanho.

AM-JKLU6frYfTnv9PeFmXiSgbpEvlIas3qhKIy15

Passando para as finanças, a equipe tem 3,4 milhões de euros em caixa. A projeção não é muito animadora, prevendo que a equipe encerrará a próxima temporada com um rombo de 10 milhões. Mas isso se explica pelo fato de termos a maior folha salarial da segunda divisão (3,3 milhões de euros/ano). Se conquistar o acesso esperado, as finanças devem se manter em dia. Se falhar, é provável que a equipe tenha que cortar gastos para o próximo ano.

AM-JKLUYLDqNGItDQ5I99GZ7GZ_oSftn_jv3-fwo

Vale ainda mencionar que o Helsingborgs tem dois clubes parceiros que lhe asseguram a prioridade na contratação de jogadores: o Mosta, de Malta, e o Skënderbeu Korcë, da Albânia. Assim que assumi o cargo tentei estabelecer uma terceira parceria, mas a diretoria rejeitou.

 

Plantel

AM-JKLXdLJ7I2j3XQ112J0GzvMvxl6xyY7R3uhTT

Nosso plantel conta com 26 atletas. Depois de anos sofrendo com os elencos curtos das divisões inferiores, isso me parece um número gigantesco de opções. De modo geral o grupo parece muito equilibrado, sem nenhum grande buraco. A estrela é o garoto Mustapha Jobe, de 19 anos. Jobe é um jogador extremamente rápido e técnico, mas sem muita força.

AM-JKLX09CZF94Ix90F-qTwCxJptkI-g-tYNnN8b

O outro craque da equipe também joga no ataque, mas tem perfil diferente. Com 28 anos, Magnus Ekenberg é um dos mais experientes do grupo, e se destaca mais pela força física do que pela velocidade.

AM-JKLWyUNj0HSkJBPP8knWMGm5WODGhtzbZLhzs

Complementando o grupo de atletas acima da média temos o goleiro Melker Nöller e o ala esquerdo August Eriksson.

Na comparação com o restante da liga temos 70 atributos acima da média e 6 abaixo. 61 estão entre os cinco melhores valores da liga, enquanto que 4 estão entre os cinco piores valores. O destaque fica por conta da parte física, onde temos o melhor valor da divisão em 7 de 8 atributos.

Boa sorte! Acho que agora vai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu teria aceito as propostas de times maiores. Nada contra o clube em si que é legal, é só que se te ofereceram uma possibilidade de salto maior, eu teria ido. Enfim...

Terá um elenco grande à disposição e me parece que boas condições de brigar pelo acesso. Vamos ver é como a diretoria vai gerenciar esse elenco com o passar do tempo.

Com esses dois atacantes aí eu tentaria usar ambos ao mesmo tempo, de repente uma dupla Trabalhador Apoiar/Recuado Apoiar e Jogador Alvo Atacar em uma estratégia bastante física pra aproveitar bem seus dois principais atletas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 hours ago, Cadete213 said:

Que bela escolha. Já os treinei num save.

Será minha primeira experiência com o time, mas do que vi até agora gostei.

 

13 hours ago, BabudneyII said:

Boa sorte! Acho que agora vai.

Obrigado. É uma equipe com muito mais estrutura, então estou curioso para ver como a IA vai lidar com o gerenciamento dela.

 

1 hour ago, Tsuru said:

Eu teria aceito as propostas de times maiores. Nada contra o clube em si que é legal, é só que se te ofereceram uma possibilidade de salto maior, eu teria ido. Enfim...

Terá um elenco grande à disposição e me parece que boas condições de brigar pelo acesso. Vamos ver é como a diretoria vai gerenciar esse elenco com o passar do tempo.

Com esses dois atacantes aí eu tentaria usar ambos ao mesmo tempo, de repente uma dupla Trabalhador Apoiar/Recuado Apoiar e Jogador Alvo Atacar em uma estratégia bastante física pra aproveitar bem seus dois principais atletas.

A gente tem pensamentos bem diferentes nesse aspecto. Eu acho que um save de carreira fica muito mais legal quando a gente vai subindo os degraus aos poucos. Poderia ir para uma equipe de meio de tabela da primeira divisão, completar a temporada sem nada por disputar e começar já na elite ano que vem? Poderia. Mas se tenho a oportunidade de pegar uma equipe que tá firme na briga pra subir, onde vai depender do meu trabalho nesses jogos finais se vou jogar a elite ou a segundona, isso é muito mais interessante. Fora que o clube em si me pareceu mais simpático, e eu realmente acho isso muito mais importante do que ficar indo pro clube maior. Não é sobre isso quando eu jogo FM.

Estou bem curioso para ver como funcionará esse gerenciamento da IA. Afinal até aqui só joguei em equipes absurdamente menores (o gasto salarial do Helsingborgs é 66 vezes o gasto do Malmö!). Sobre ter condições de brigar pelo acesso... bem, a equipe está em segundo lugar a sete jogos do final. Não tem como dizer que não briga, né. A dúvida é se o treinador vai ser capaz de chegar mostrando resultados, já que nos outros clubes que treinou na carreira teve sempre um tempo de adaptação.

O plano é utilizar os dois atacantes em campo, com certeza. Ainda não sei se os dois vão jogar no ataque em si, já que um deles também manja da ponta direita. Pelo que andei vendo a tática do treinador anterior (e que vinha funcionando) era um 4-2-3-1. Talvez eu tente manter esse desenho para começo de conversa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AM-JKLUdWbP7yWzK7rSK2LES0Zd7oVZHs7zh-Epe

S14E04 -  Por um ponto

Na última atualização conhecemos o novo clube de Liam, o Helsingborgs. Também vimos que o treinador assume o cargo em meio a uma briga acirrada pela promoção: faltam sete rodadas e o HIF está um ponto atrás do líder e outro ponto à frente do terceiro colocado. Hoje vamos ver o que aconteceu nessa reta final que promete muitas emoções.

 

Superettan

Antes de falar sobre os jogos sob meu comando, porém, acho legal dar o contexto sobre o que foi a temporada do HIF até aqui. Como pode ser visto na imagem, o time tropeçou bastante mais para o começo da competição, mas atualmente vive ótima fase.

AM-JKLUPKY2H10HQdgxFcjjMGv1O2INGAkSu6eg-

Existem basicamente dois cenários nos quais um treinador pode chegar para assumir uma equipe: quando o antigo treinador foi demitido geralmente encontramos a equipe mostrando um futebol muito abaixo do esperado, moral no lixo e um ambiente de crise que logo precisa ser revertido. Não é o caso do HIF, que se encontra no segundo cenário: o antigo treinador vinha fazendo um bom trabalho, mas largou o cargo para assumir um clube maior. Nesse caso, a prioridade é manter tudo mais ou menos como estava. Tanto é que optei por utilizar o mesmo desenho tático do antigo treinador, o 4-2-3-1. Afinal, se estava funcionando, é um bom lugar para começar.

 

Setembro

AM-JKLVVZoqozfbjOcQVHF6UZLvK-FNPe8bDZIJd

Meu começo no clube não poderia ser melhor. Fizemos nosso primeiro mês 100% na liga, batemos o recorde do clube de jogos invicto (não que eu tenha tanto mérito nisso, que a série invicta começou lá em maio), e assumimos a liderança da competição.

Apesar de todas as notícias positivas, no dia a dia as coisas foram bem mais apertadas e passamos perto de contar uma história bem diferente. Minha estreia no banco de reservas se deu contra o Västeras. Foi um jogo que minha equipe dominou completamente, mas teve dificuldades em colocar a bola na rede. Precisamos de duas penalidades para marcar um gol, e ainda assim ficamos naquele medo de levar o empate até o último lance, quando finalmente matamos a partida.

No jogo seguinte enfrentamos o Lidingö, time da zona de rebaixamento. Saímos perdendo, não fizemos um jogo muito bom, mas conseguimos a virada aos trancos e barrancos.

AM-JKLW2kmv6VNjfjnnfvYcP7qkYpno_iQPy-DwW

A terceira partida foi a mais importante do mês, e provavelmente da temporada: confronto direto contra o Halmstads. Uma vitória nos dava a liderança, enquanto que um empate ou derrota nos tirariam da zona de promoção. Entramos em campo muito nervosos e levamos o primeiro gol com 25 segundos de partida - sequer tocamos na bola antes de ir buscar ela no fundo das redes. Aos 17, o Halmstads ampliou, nos deixando em uma situação muito complicada.

AM-JKLUkhZYmH5huOI3reXe2UheUkrwhlsKGWRU4

A recuperação veio na parte final da primeira etapa, quando buscamos o empate. No segundo tempo foi um jogo de uma direção só, com o HIF buscando a virada e o Halmstads tentando segurar o empate - afinal, o resultado ainda deixaria eles na zona de promoção e nossa equipe de fora.

A situação só foi decidida com um golaço aos 90+3. Nosso capitão Ekenberg recolheu uma bola afastada pela defesa, se livrou do primeiro marcador ao fazer um giro rápido, entortou completamente o segundo e tirou do goleiro com uma finalização de muita qualidade. Um gol muito bonito e que se torna ainda mais espetacular no contexto: o gol no último lance faz o HIF pular do 3º lugar (fora da zona de acesso direto) para a liderança.

cd537f4b98fb8a9ce7f82ae06b3ad79e.gif

Golaço também do juiz, que corretamente observou a lei da vantagem no impedimento do camisa 11 adversário.

Fechamos o mês enfrentando o lanterna Sandvikens, no único jogo que vencemos com tranquilidade.

 

Outubro

AM-JKLVOUNZh4uO1SnmHgrhURZx-m2puSUhLySsk

Começamos o mês batendo o Eskilstuna. Com o resultado chegamos a oito vitórias consecutivas, recorde para o clube. Além disso, ficamos a um ponto de virtualmente garantir o acesso. Ponto esse que veio na partida seguinte, quando empatamos com o Värnamo.

Esse empate acabou tendo um gosto esquisito. Por um lado, confirmou nosso acesso (tecnicamente o Halmstadts ainda poderia nos alcançar, mas precisariam tirar nove gols de saldo em um jogo). Por outro, nos tirou da liderança da competição a uma rodada do final.

 

Novembro

AM-JKLUrZsGy3HxQcYXtjog1YWedf8WuIWBOVRVo

Fizemos nossa parte no último jogo da temporada, vencendo o Dalkurd em uma atuação de gala. Mas no fim das contas não adiantou de nada, já que o Kalmar também venceu seu jogo e acabou levantando a taça.

 

Classificação

AM-JKLVl5gyxT0dS7sqaUlNr4Q9zTU0qZPHeDnZP

Conquistamos nosso principal objetivo: manter o clube entre os dois primeiros colocados, garantindo o retorno para a elite. Estou bem feliz com a forma como isso se deu. Quando assumi o comando do HIF estava com medo de que seria preciso um período de adaptação ao novo clube e que isso acabasse custando pontos essenciais. Mas não foi o que aconteceu, com o clube conseguindo manter - e até melhorar - o desempenho anterior, conquistando resultados de imediato. Destaque, é claro, para a vitória sobre o Halmstads, que acabou sendo decisiva na disputa pelo acesso.

Por outro lado, é claro que fico um pouco frustrado de perder o título por um ponto. Fizemos uma campanha quase perfeita desde que assumi, com seis vitórias e um empate. Infelizmente o Kalmar fez ainda melhor: foram sete vitórias, quinze gols marcados e apenas um sofrido. Aí ser quase perfeito não foi o suficiente, mesmo resultando na melhor campanha da história de um time que não foi campeão.

AM-JKLVjUVn4FlEqcMJ8s0rtfx4uh2ZRfkekuPV9

 

Elenco

AM-JKLUePBsf2_2iB4o_cg3fuXXMZmqfGS9V9wE-

Não vou me estender em análises do desempenho de um elenco que assumi no final da temporada, mas vale mencionar que Mustapha Jobe e Magnus Ekenberg foram mesmo os destaques do clube. Jobe foi o artilheiro, com 14 gols. Já Ekenberg marcou um gol a menos, mas deu também incríveis 17 assistências. Foi uma temporada memorável para o atacante, que:

  • quebrou por muito o recorde de classificação média da equipe, ao atingir nota 7,64 (o recorde era de 7,39, registrado pelo próprio Ekenberg em 2026);
  • marcou o gol mais bonito do ano (o golaço no último lance da disputa pela liderança, que mostrei acima);
  • igualou o recorde de mais prêmios de melhor em campo da divisão (dez vezes melhor em campo - ou seja, foi o melhor em um a cada três jogos da competição).

 

Notícias gerais

Com o acesso, nossa reputação subiu um pouco. Somos o 11º clube no ranking nacional de reputações, à frente de alguns de nossos concorrentes na elite.

AM-JKLVpn17YJd-5T-xQpkAxhU_SNJx4odsf0vRS

O final de temporada também marcou o encerramento da ligação com o Skënderbeu Korçë, sob a justificativa de que o clube albanês tem agora uma reputação muito alta para se manter como clube menor na parceria.

 

Ligas do save

AM-JKLU5HdbTF-9wfka6jvbdGBmPvTj_-J6Iv3G0

Aproveitei o acesso para a elite sueca para desativar uma série de divisões inferiores do save. Desabilitei o 3º e 4º níveis da Dinamarca e da Noruega, bem como a 4ª divisão sueca. Por enquanto mantive a 3ª divisão sueca para poder acompanhar o que acontece com o Malmö, mas caso eles caiam de divisão vou tirar ela também (aliás, falando sobre o Malmö, esse ano eles levaram quatro pontos em dez jogos depois que eu saí, escapando do rebaixamento por apenas dois pontos).

É claro que é mais legal quando o save tem mais ligas ativas, mas meu computador velho de guerra já estava sofrendo muito para avançar os dias no save. Estando na elite e com o perfil do treinador já bem desenvolvido não devo voltar a treinar em um nível desses no futuro, então prefiro tirar um pouco da carga sobre meu processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Mathis Liam: Livro Quatro - Por um ponto [atualizado em 21/03]

Grande golo, entraste com tudo na equipa, melhorando a performance e ainda bates recorde de pontos. Mas mais importante, sem dúvida, a subida de divisão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você era a peça que faltava para o HIF deslanchar nessa temporada, hein? Pegou um trabalho bem-feito e deixou ainda melhor, conseguiu o sonhado acesso e por pouco não ficou com o título. Parabéns!

E que golaço do Ekenberg, inscreveu ele pra participar do Prêmio Puskas?

Curioso para ver como o diretor de um clube maior vai contratar com objetivo de se manter na elite. Não é uma tarefa fácil pra gente quando somos promovidos, porque sempre tem uma diferença de nível, então imagino que pra ele também não seja. Vamos ver o que ele vai fazer.

Duas curiosidades, uma delas que esqueci de comentar antes e não sei se você sabe: o Assyrika que você enfrentou nas divisões inferiores é conhecido na Síria como "a seleção assíria de futebol", e é considerado um representante da antiga civilização assíria. Eu não sei se os jogadores da base deles são apenas sírios, mas já vi inclusive uma sugestão de save com alguns desafios nesse sentido tipo priorizar contratação de jogadores sírios etc. E o Dalkurd que você enfrentou nessa temporada não tem esse nome por acaso: ele foi fundado por uma comunidade de curdos da cidade de Borlange, e se não me engano é uma importante expressão esportiva da comunidade curda no mundo.

Que continue a boa fase e que venham mais vitórias na elite sueca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 3/22/2022 at 2:33 PM, Cadete213 said:

Grande golo, entraste com tudo na equipa, melhorando a performance e ainda bates recorde de pontos. Mas mais importante, sem dúvida, a subida de divisão.

Foi um gol especial mesmo, ainda mais pelas circunstâncias. Se empatasse aquele jogo é bem provável que a história do campeonato seria outra.

Recorde de pontos apenas de quem foi vice, né? Os campeões costumam fazer mais, e acho que o próprio HIF já fez mais pontos nessa divisão. Só que ninguém tinha feito tantos pontos e saído sem o título. Mas enfim, o que vale é subir de divisão.

 

11 hours ago, Tsuru said:

Você era a peça que faltava para o HIF deslanchar nessa temporada, hein? Pegou um trabalho bem-feito e deixou ainda melhor, conseguiu o sonhado acesso e por pouco não ficou com o título. Parabéns!

E que golaço do Ekenberg, inscreveu ele pra participar do Prêmio Puskas?

Curioso para ver como o diretor de um clube maior vai contratar com objetivo de se manter na elite. Não é uma tarefa fácil pra gente quando somos promovidos, porque sempre tem uma diferença de nível, então imagino que pra ele também não seja. Vamos ver o que ele vai fazer.

Duas curiosidades, uma delas que esqueci de comentar antes e não sei se você sabe: o Assyrika que você enfrentou nas divisões inferiores é conhecido na Síria como "a seleção assíria de futebol", e é considerado um representante da antiga civilização assíria. Eu não sei se os jogadores da base deles são apenas sírios, mas já vi inclusive uma sugestão de save com alguns desafios nesse sentido tipo priorizar contratação de jogadores sírios etc. E o Dalkurd que você enfrentou nessa temporada não tem esse nome por acaso: ele foi fundado por uma comunidade de curdos da cidade de Borlange, e se não me engano é uma importante expressão esportiva da comunidade curda no mundo.

Que continue a boa fase e que venham mais vitórias na elite sueca.

O time já vinha muito bem com o treinador anterior - foi o típico caso de clube que perde o comandante porque está indo bem e um time maior leva o treinador, não porque está precisando mudar o rumo. Mas realmente foi legal ver que conseguimos continuar no ritmo anterior e até melhorar ele um pouco. Tinha bastante medo de que fosse dar merda nesse começo no clube, pelas minhas experiências anteriores de início de trabalho.

Não inscrevi pro Puskas, mas foi o gol do ano dos adeptos do HIF e com certeza vai ficar na memória dos torcedores por muito tempo. Vai ser daqueles que no futuro todo mundo vai dizer que estava no estádio quando aconteceu. Ainda mais com o contexto todo do gol - virada no último lance depois de estar perdendo por 2 a 0 em jogo que valia tudo no campeonato.

Também estou curioso pra ver como será o trabalho do diretor. Vai ser minha primeira experiência num nível desses, todas outras (mesmo fora do save) foram em clubes pequenos. Acho que se manter na elite não deve ser tão difícil porque o time é bom já, não é uma equipe típica de segunda divisão. Mas aí tem que ver se só lutamos pra não cair ou se montamos uma equipe para sonhar com mais.

Eu já tinha visto um pouco dessa história do Assyriska sim, achei curioso o nome e resolvi dar uma pesquisada meio por acaso. Pelo que andei vendo tem um monte de times na Suécia que tem ligações com outros países, de gente que acabou se mudando pra Suécia em busca de uma vida melhor e que usa o futebol como forma de manter alguma ligação com a região de origem. Eu não lembro mais agora quais eram os outros clubes que vi, mas tinha visto pelo menos mais uns dois ali na 3ª/4ª divisão que tem essa questão de ligação com outras regiões. Não sabia do Dalkurd.

Cheguei até a pensar em sugerir ali no tópico de sugestões de saves sobre esses clubes suecos com ligação com outras regiões. Outra coisa que tem também é que surgem muitos newgens com nacionalidade sueca e de algum país dos Balcãs, pela questão dos refugiados da guerra. Tem várias possibilidades legais pra se pensar em saves por ali. Acabei optando por não recomendar nada porque fiquei com um pouco de medo dessa distância que vi entre a 3ª e a 2ª divisão, que pode acabar sendo muito difícil de superar. Sei que no meu caso é mais complicado que em outros, mas não quis sugerir pra outras pessoas se meterem em um save cheio de restrições sem saber melhor qual a dificuldade que isso traria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AM-JKLUdWbP7yWzK7rSK2LES0Zd7oVZHs7zh-Epe

S15E01 -  Apostando em quem não deu certo

Na última atualização vimos que o HIF fez uma campanha quase perfeita depois que Liam assumiu o cargo, com seis vitórias e um empate que garantiram o vice-campeonato e o retorno da equipe à elite sueca. Hoje vamos falar sobre a primeira janela de transferências depois de minha chegada, a montagem do elenco para a temporada e os jogos da Copa da Suécia.

 

Transferências

Depois de catorze anos em equipes de baixíssimo orçamento, vendo os melhores atletas saindo a cada janela de transferências, agora finalmente cheguei numa equipe com dinheiro suficiente para evitar que isso aconteça, certo?

AM-JKLWxYUaXTJMEARsLb5Hi35rVtYLKpqaE3fq6

É claro que não. O HIF pode ter muito mais dinheiro do que os clubes das divisões inferiores suecas, mas sempre há alguém com mais dinheiro ainda. A primeira bomba da janela foi a venda de Magnus Ekenberg para o Henan Songshan Longmen. O clube chinês pagou 1,8 milhão de euros pelo atleta - uma pechincha se considerarmos que seu valor de mercado saltou imediatamente para 6,75 milhões.

AM-JKLXINHa-fEKpoe-ov5EwFtvTe-FJfwcj8MUs

Um ótimo negócio também para o jogador, que vai receber quase dezessete vezes seu salário anterior.

Surgido na própria base do HIF treze anos atrás, Ekenberg se tornou um dos maiores atletas da história do clube. Ícone da torcida, mandachuva no vestiário, titular absoluto há onze temporadas - sempre com média acima de 7 -, 358 jogos disputados, 105 gols marcados, 62 assistências, 48 prêmios de melhor em campo. Uma perda irreparável.

A segunda bomba veio poucos dias depois, com a saída de Mustapha Jobe para o Porto por 1,8 milhão de euros. Jobe ainda não tinha a mesma importância de Ekenberg na história do clube - afinal, é apenas um garoto de 19 anos. Mas já era nosso segundo melhor atleta e tudo indica que vai se tornar um grande craque.

AM-JKLVftay7PVLKwA5RR7znroCm86LMOEURONoF

As demais saídas não foram muito relevantes, apenas atletas do time B ou sem perspectiva de futuro no clube.

AM-JKLWLX_hIVNB0HqQghVMrGcYQ63OFIFuKU7a9

Nem tudo são notícias ruins para a torcida do HIF, pois ao menos o diretor trabalhou bastante para trazer novos nomes ao elenco. A maior parte dos contratados são jovens de qualidade meio duvidosa que chegam para o time B, mas cinco jogadores chegam para ajudar a equipe principal e merecem ser apresentados com mais detalhes.

AM-JKLUDtPQCXyj7NqVz2DFp6KnJeJ2yj8Pze3ib

Para compensar as saídas no ataque trouxemos Charlie Nilsson, avançado de 22 anos do BK Häcken. Contratado por 750 mil euros, Nilsson é um jogador interessante: rápido, com bom domínio de bola, capaz de jogar em várias posições no setor ofensivo. Ele não teve muito sucesso na carreira até aqui, mas acho que pode ter espaço para crescer no nosso clube. É claro que não chega aos pés dos atletas que saíram, mas não posso culpar o diretor nessa - seria muito difícil encontrar reposição à altura das duas estrelas da equipe.

Para o meio de campo trouxemos Toni Thudin, por empréstimo do Elfsborg. Thudin é o típico organizador de jogo: um atleta técnico, de boa visão de jogo, que privilegia o controle da bola e os passes para companheiros em detrimento da conclusão das jogadas. Por outro lado, ele deixa bastante a desejar na parte física e de marcação. O desafio será encontrar a forma de utilizá-lo que potencialize aquilo que o atleta faz bem, algo que não aconteceu até aqui em sua carreira - os números de Thudin na elite sueca são absolutamente lamentáveis.

AM-JKLV0CNGiOccUm5QrRXUWpy1mrUhwMas_XUlu

Quem também chega para o meio de campo é Tommy Jensen, antigo homem do Halmstads. Pagamos 170 mil euros no rapaz, que tem um estilo um pouco mais defensivo do que seu companheiro.

AM-JKLUISkHH63FGSgxTQCGbLKUGXC_LDZCAqcY9

Os outros dois contratados são para o setor defensivo. Quem mais me agradou foi Amer Hodzic, jovem zagueiro bósnio-dinamarquês. Contratado junto ao Göteborg por 525 mil euros, Hodzic tem apenas três jogos como profissional na carreira, mas seus atributos indicam que ele deveria ter tido muito mais chances.

AM-JKLXFYb1eIGse0Rm_jhsWKS0TNt5rj5Q1lSWU

Hodzic foi um grande achado do diretor e tem capacidade para entrar na equipe desde já. Mas a briga pela titularidade promete ser acirrada, já que o diretor também trouxe Bujar Elshani ao final de seu contrato com o Örebro.

AM-JKLXu3cEQ77RbjaEMspQ4r54yVoIdqvy-aPXR

Elshani é outro jogador que tem números muito ruins na carreira até aqui - sua melhor temporada foi na segunda divisão, e mesmo lá teve média 6,7.

Aliás, achei curioso que todos os cinco contratados pelo diretor são jogadores que não mostraram muita coisa nas suas carreiras até aqui. O diretor parece ter uma linha clara de apostar em quem não deu certo ainda. São jogadores jovens, que chegam a valores baixos para seus atributos, mas que precisarão mostrar no HIF um trabalho melhor do que aquele que fizeram em seus clubes anteriores.

 

Elenco

AM-JKLXStf05wEtcSeOp8ipn_HpvE-_IvqrACx-2

Fechamos o elenco para a temporada com 26 atletas, mesmo número do ano anterior. Continuamos com um grupo bastante equilibrado, com pouca diferença entre os atletas de mais qualidade e os reservas. A dúvida, é claro, é sobre como essa qualidade do grupo irá se alinhar contra os adversários da primeira divisão. Ano passado o time estava claramente no topo, mas agora o nível é outro.

AM-JKLWq4xdixLzOrWvaSUBXl0owRR0_Iy0lnhnh

Em termos salariais, estamos no meio da divisão. A imprensa nos enxerga um pouco abaixo disso, colocando o clube como provável 12º colocado. A diretoria é mais conservadora, querendo apenas evitar o rebaixamento.

Na comparação de atributos temos 27 acima da média da liga e 47 abaixo dela. São 14 entre os cinco melhores valores da divisão e 24 entre os cinco piores valores.

 

Svenska Cupen

A Copa da Suécia segue um calendário bem esquisito. Enquanto a liga é disputada segundo o ano do calendário, como ocorre no Brasil, a copa é disputada no calendário tradicional europeu, iniciando em agosto e terminando em maio.

Além disso, ela tem os jogos concentrados de forma curiosa. As duas primeiras fases acontecem em agosto. Na primeira jogam apenas as equipes da 3ª divisão para baixo. Na segunda entram as equipes das duas primeiras divisões. O HIF, então na 2ª divisão, iniciou a competição batendo o Skövde, da 3ª divisão, por 3 a 0.

Depois desses dois jogos de agosto a copa só volta a ser disputada em fevereiro, quando acontece a terceira fase. Vale lembrar que a liga só começa em abril, então essa terceira fase da copa encurta as férias das equipes participantes e pega todo mundo ainda montando o elenco para o ano.

Para complicar mais as coisas, essa fase também tem um formato completamente diferente das anteriores: sai a eliminatória em jogo único e entra uma fase com oito grupos de quatro equipes, que se enfrentam em turno único. O vencedor de cada grupo avança para as quartas de final, que voltam a ser disputadas no formato eliminatório de jogo único.

AM-JKLWifRwH9XXjCyEda3Q-lRrBFx5U3ZloaZM6

Nosso grupo na terceira fase foi composto por três equipes da primeira divisão (HIF, Djurgardens e Mjällby) e uma equipe da segundona (Eskilstuna). O favorito era o Djurgardens, que no ano passado foi campeão da liga e vice da copa.

AM-JKLVh7nz_JrDYkv3hrtKdCF6Taw3kbrEqLlT7

Iniciamos a disputa enfrentando o Mjällby. Em uma estreia de gala, Charlie Nilsson marcou um hattrick e garantiu os três pontos para nossa equipe.

O segundo jogo foi quase uma decisão antecipada. Contra o Djurgardens, a equipe vencedora se colocaria em uma posição muito confortável para a rodada final. Melhor para nós, que contamos com um dia muito infeliz do ataque deles para vencer mesmo não tendo atuado muito bem no setor defensivo.

AM-JKLUzfHmjLYFs2OiKR2MrOQY_CIBqpnnWHmHC

Na rodada final precisava apenas de um empate contra a equipe mais fraca do grupo. Fizemos mais que isso, vencendo por 3 a 1 e carimbando a vaga nas quartas de final, superando a expectativa da diretoria.

AM-JKLXy5Cfv8eAjEUHmm2g2os986PjVuR1whbVe

As duas fases seguintes - quartas e semi - são disputadas logo na sequência (realmente não entendo porque os caras disputam dois jogos em agosto, depois não fazem nada até fevereiro, aí acavalam cinco jogos no meio da pré-temporada). Nas quartas de final enfrentamos o Dagerfors, recém rebaixado à segunda divisão. Éramos os favoritos no confronto e mostramos essa superioridade no domínio das ações dentro de campo, mas tivemos dificuldade em colocar a bola na rede. O adversário se segurou por 89 minutos, até levar esse gol bizarro:

f48ab2176761f0b00b8c3464c886789a.gif

Se alguém souber explicar o que o goleiro fez, por favor me diga.

Na semifinal pegamos o adversário mais complicado possível: o Elfsborg, campeão da última edição da copa e vice-campeão da liga. Ainda por cima fomos jogar como visitantes. Eu não esperava absolutamente nada desse confronto. Chegar entre os quatro melhores como equipe recém promovida já estava ótimo. Mas não é que minha equipe surpreendeu todo mundo, fazendo uma partida excelente e vencendo com todos os méritos?

AM-JKLX4O0hTcGamkG_7uXGVNhMnxHsuc3km9T37

Estamos na final da Copa da Suécia. Mal consigo acreditar nisso. O HIF é uma equipe com tradição na competição, já tendo chegado três vezes na final durante o save (um título e dois vices). Mas nas últimas cinco edições o máximo que a equipe havia conseguido fora chegar nas quartas de final uma vez, e certamente que ninguém esperava atingir a final no ano do retorno para a elite.

E não é nem um caso de ter tido sorte com os adversários. Vencemos as duas principais equipes do momento para chegar aqui: o Djurgardens, campeão da última edição da liga e vice da copa, e o Elfsborg, vice da liga e campeão da copa.

Nosso adversário na final será o Hammarby, outra equipe que regularmente aparece na ponta de cima da tabela da liga e que chega à sua terceira final de copa nas últimas quatro temporadas.

AM-JKLUkm_Gncq9Dd8Iidg3uRBWtqKqIDfb0i9gp

Mas para saber o resultado desse jogo será preciso esperar. Depois de dois jogos em agosto, cinco entre fevereiro e março, agora a copa só volta no final de maio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Mathis Liam: Livro Quatro - Apostando em quem não deu certo [atualizado em 23/03]

Fiquei aí um tempo afastado da área e vc deu uma baita empolgada. Com o time anterior, vinha fazendo campanhas até que sólidas se pensar que achou que cairia novamente, porém, ficou a sensação de que não ultrapassaria aquela barreira e eu entendo que tenha pensado em sair, é muito difícil ficar num time dando soco em ponta de faca sem ter sequer a possibilidade de contratar e mexer melhor no time.

Pelo menos foi para um time de bem mais força, que já voltou pra divisão principal em sua primeira temporada à frente do clube e agora tem final de copa pra disputar. Que salto na carreira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutes ago, Fujarra said:

Fiquei aí um tempo afastado da área e vc deu uma baita empolgada. Com o time anterior, vinha fazendo campanhas até que sólidas se pensar que achou que cairia novamente, porém, ficou a sensação de que não ultrapassaria aquela barreira e eu entendo que tenha pensado em sair, é muito difícil ficar num time dando soco em ponta de faca sem ter sequer a possibilidade de contratar e mexer melhor no time.

Pelo menos foi para um time de bem mais força, que já voltou pra divisão principal em sua primeira temporada à frente do clube e agora tem final de copa pra disputar. Que salto na carreira.

Pô, mas eu até diminuí o ritmo de atualizações nesse período :P

Eu acho que as campanhas com o Malmö foram mais do que sólidas: foram muito boas mesmo. As vezes é difícil de ter bem essa ideia do que era de se esperar da equipe (até pra gente jogando mesmo, ainda mais pra transmitir para os leitores). Mas se olhar depois que eu saí o time fez 4 pontos em 10 jogos. E agora na temporada seguinte até o momento tem 13 pontos em 16 jogos, firme na zona de rebaixamento. E o elenco não é muito diferente do que eu tinha não.

Enfim, quanto mais eu vejo mais me convenço que o único caminho era a saída mesmo. Talvez em outra liga seja possível subir todas as divisões com uma equipe sem tocar nas contratações, mas na Suécia não dá. Ainda mais que a terceira divisão sueca é nível elite portuguesa de desigualdade entre o topo da tabela e o resto.

A mudança pro HIF foi ótima. A subida de divisão já tava nos planos, mas é sempre bom confirmar. A final da copa foi bem surpreendente. Não estamos entre os melhores elencos do país, mas é muito legal já disputar título logo de cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei interessante que o diretor trabalhou bem melhor e ao que parece teve uma estratégia bem clara de apostar em jogadores em baixa em outras equipes. Vamos ver nas próximas temporadas, mas seria legal constatar que em times maiores o trabalho de contratação do diretor flui melhor.

E pra completar a boa fase a equipe saiu atropelando todo mundo na copa. E agora que chegou na final batendo os adversários mais difíceis, tem todas as condições de vencer o Hammarby e levar o troféu para casa. Por que não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, Tsuru said:

Achei interessante que o diretor trabalhou bem melhor e ao que parece teve uma estratégia bem clara de apostar em jogadores em baixa em outras equipes. Vamos ver nas próximas temporadas, mas seria legal constatar que em times maiores o trabalho de contratação do diretor flui melhor.

E pra completar a boa fase a equipe saiu atropelando todo mundo na copa. E agora que chegou na final batendo os adversários mais difíceis, tem todas as condições de vencer o Hammarby e levar o troféu para casa. Por que não?

Sim, também pensei nisso. Foi uma janela que me deu a impresão de ser muito mais coerente. Tivemos a venda das duas maiores estrelas do clube, mas pelos valores envolvidos considero negócios normais. Espero que ele continue assim, porque nas divisões inferiores eu fiquei bem decepcionado com o trabalho dos diretores. É algo pra se acompanhar nas próximas janelas.

Com certeza temos chances de levantar o título. Os adversários mais fortes a gente já venceu, então não dá para dizer que não temos chances de vencer também o Hammarby. Mas eles são favoritos, né. Tem mais time e vão jogar em casa.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também passei um tempinho sem ver nada da área e me atualizei aqui desde a chegada ao novo clube. 

Fez uma bela campanha de acesso, o que estava nos planos é verdade, mas como bem disse, poderia ter algo relacionado com a adaptação.

Depois apesar das perdas na janela, foi bom ver o diretor trabalhando bem e buscando as peças pra encorpar o elenco.

E bem legal de já conduzir a equipe até uma final. Depois dessa semi, dá pra sonhar com o título e muito! Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Ainda é difícil ajeitar na minha cabeça que você ficou 10 temporadas no Malmo. Entretanto, agora ganhou um grande desafio e o bom começo na Copa Sueca vem trazendo bons indícios para a temporada. Vamos ver se agora Liam enfim se encontra apto para ser dos melhores. E sinceramente, não sei porque não foi para um clube da elite, dado a sua proposta de save, seria o melhor para você, Danut.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 hours ago, victor095 said:

Também passei um tempinho sem ver nada da área e me atualizei aqui desde a chegada ao novo clube. 

Fez uma bela campanha de acesso, o que estava nos planos é verdade, mas como bem disse, poderia ter algo relacionado com a adaptação.

Depois apesar das perdas na janela, foi bom ver o diretor trabalhando bem e buscando as peças pra encorpar o elenco.

E bem legal de já conduzir a equipe até uma final. Depois dessa semi, dá pra sonhar com o título e muito! Boa sorte.

Bem-vindo de volta :D 

O acesso foi uma bela campanha mesmo. Esperada, mas é sempre bom confirmar, ainda mais sendo início de trabalho. 

Gostei do trabalho do diretor na janela, mesmo que o time tenha saído dela mais fraco. Ao menos deu para ver alguma linha de sentido no que ele fez. Espero que continue assim no futuro. 

Sonhar com o título com certeza sonhamos. Mas que o adversário é favorito, é. Eles tem mais time, chegaram em três das últimas quatro finais e jogam em casa. 

 

2 hours ago, Henrique M. said:

Ainda é difícil ajeitar na minha cabeça que você ficou 10 temporadas no Malmo. Entretanto, agora ganhou um grande desafio e o bom começo na Copa Sueca vem trazendo bons indícios para a temporada. Vamos ver se agora Liam enfim se encontra apto para ser dos melhores. E sinceramente, não sei porque não foi para um clube da elite, dado a sua proposta de save, seria o melhor para você, Danut.

Para ser sincero eu também me assusto de vez em quando na hora de numerar a temporada. Acho que além da questão de jogar rápido também tem a questão de ter tido pouco avanço em relação ao normal dos saves na área. Em 10 temporadas de um save "normal" da área se sai da 3ª divisão para brigar por título europeu. Aí a gente acaba tendo mais dificuldade de compreender essa passagem de tempo quando as coisas seguem outro rumo. 

Sobre não ter ido para um clube de elite, foi justamente por conta da proposta do save. Minha proposta não é "carreira de treinador buscando chegar ao topo assim que der". Gosto de passar pelos diversos níveis de futebol e quero ver como a IA vai se comportar em cada um deles. Não deu para levar uma equipe da 4ª divisão para além da 3ª, mas talvez dê para levar uma equipe que capenga entre 1ª e 2ª divisões para o topo da 1ª. Ou não. Não sei se dá, é isso que quero descobrir nas próximas temporadas. Mais adiante pode ser que eu assuma uma equipe maior e busque outros objetivos, mas por enquanto meu objetivo é tentar buscar um título com uma equipe desse nível intermediário. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AM-JKLUdWbP7yWzK7rSK2LES0Zd7oVZHs7zh-Epe

S15E02 -  Pela segunda vez

Na última atualização vimos como ficou o elenco do Helsingborgs para a temporada de retorno à elite sueca, com o diretor vendendo as duas maiores estrelas do grupo e apostando em atletas com poucos sucessos na carreira até aqui. Apesar da aparente queda na qualidade do grupo, o HIF conseguiu uma excelente campanha na Copa da Suécia, batendo campeão e vice da última edição para chegar até a final. Hoje vamos falar sobre o primeiro semestre da liga e a final da copa - a primeira da carreira do treinador.

 

Allsvenskan

A primeira divisão sueca segue um formato semelhante ao das demais ligas por que passamos no save. 16 equipes se enfrentam em dois turnos. Os dois últimos são rebaixados diretamente, o antepenúltimo disputa um playoff contra o terceiro colocado da 2ª divisão.

AM-JKLW2lIhb0Po8fFXYBnUz8QHfUjro118A0UD_

Na ponta de cima a coisa é um pouco mais confusa. Os dois primeiros ainda tem sua situação bem clara: vão para a Champions. O problema é do 3º ao 5º lugar. Isso porque a distribuição de vagas só segue o apresentado acima (3º lugar - Liga Europa; 4º e 5º lugares - Conference League) se o vencedor da Copa da Suécia ficar entre os três primeiros da liga. Caso contrário, a vaga para a Liga Europa vai para o vencedor da Copa e 3º e 4º da liga ficam com vaga na Conference.

Até aí, não é muito diferente de outros campeonatos europeus. O que deixa tudo mais confuso é o fato da Copa da Suécia seguir o calendário tradicional europeu, enquanto que a liga segue o calendário anual. Ou seja: o 5º colocado da liga encerra seu campeonato em novembro, mas só descobre no final de maio do outro ano se ele está classificado para alguma competição continental.

Fora essa confusão das vagas continentais - que não deve preocupar o HIF de momento, já que nossa briga é na outra ponta da tabela - , vale destacar a premiação monetária da divisão. Achei interessante que ela é bastante equilibrada, com só os primeiros colocados recebendo um valor significativamente mais alto.

Apresentada a situação da liga, vamos aos jogos do Helsingborgs.

 

Abril

AM-JKLWGg5QrPZxqFZXNZEZg5DSvK8IPb9ydpmQV

Minha estreia na elite sueca não poderia ser melhor: vencemos o poderoso Göteborg por 3 a 0, numa atuação fantástica de toda a equipe. Na sequência, conseguimos mais duas vitórias. Sobre o Örebro, fora de casa, o 3 a 2 esconde o domínio que tivemos sobre o jogo - em nenhum momento parecia que eles conseguiriam empatar. Já contra o Djurgardens aconteceu o contrário: vencemos por 3 a 0, mas na verdade foi uma partida muito equilibrada até os vinte minutos finais.

AM-JKLUS7shORwDIIpZGtien8JzEENIqySIltAV5

A vitória sobre o Djurgardens também marcou um recorde de vitórias em sequência para o clube: com as partidas pela Copa da Suécia, chegamos a nove vitórias seguidas (o recorde anterior, de oito, foi estabelecido ano passado já sob meu comando). Como se estivesse apenas esperando pelo recorde, minha equipe parou de vencer já no jogo seguinte, num empate sem gols com o BK Häcken. Empatamos também a rodada seguinte, contra o Mjällby.

A primeira derrota do ano veio contra o AIK, numa partida em que desperdiçamos muitas chances e acabamos punidos com uma virada aos 90+2.

AM-JKLUb8KJjNC_Ru1YMWi9kHeg_qkSRd44aWPDZ

Com essa derrota também chegou ao final a maior série invicta do clube no save: foram 34 jogos sem perder, totalizando 348 dias sem deixar nosso torcedor triste. Metade desses jogos foram sob meu comando, o restante ainda com o treinador anterior.

 

Maio

AM-JKLUPgYtX5UImiCNL13MOXjA9XjtrTM1Wod9T

O Malmö é considerado o principal rival do HIF, então não há nada que alegre mais o torcedor do que começar o mês com uma goleada para cima deles.

AM-JKLXNQgGCN_jRnssDhfvwBRODkQmmxxQOFb4u

O jogo só não foi melhor porque nosso ala esquerdo, Josef Al-Imam, quebrou a perna e deve ficar muito tempo longe dos gramados. A ala esquerda era justamente a única posição do elenco sem qualquer opção no banco de reservas, então tive que optar entre mudar a tática ou improvisar alguém por ali. Por enquanto, estou improvisando gente na função.

Na sequência vencemos Östersunds e Sundsvall, mas sofremos duas goleadas complicadas contra Elfsborg e Hammarby. Contra o Elfsborg tivemos um jogo daqueles em que absolutamente tudo dá errado: os zagueiros batem cabeça, o goleiro falha, o meio não acerta um passe. Ainda por cima perdi dois atacantes por lesão. Não chegaram a ser lesões tão graves quanto a de Al-Imam, mas ambos ficaram de fora da final da copa.

E falando em final da copa, o outro jogo que perdemos foi justamente contra o Hammarby. Enfrentamos eles pela liga quatro dias antes de voltarmos a nos encontrar na disputa pelo título. Pensei em enviar a equipe reserva nesse jogo, mas no fim das contas achei que tinha mais a ganhar observando como nossa formação titular se sai contra eles.

AM-JKLWLaivR2C5X9ciLOsHcjkfeeHTlQcmT9WbU

A experiência não foi nada boa. Levamos um sonoro 4 a 1, e a esperança do torcedor é que a gente tenha tirado boas lições para fazer melhor no próximo confronto.

 

Junho

AM-JKLXIJGJxcIvecCK6DNriTNbGAbEToS0DpFJk

No mês da ressaca pós final de copa (que será detalhada abaixo) tivemos apenas uma partida, vencendo o Norrköping sem muitas dificuldades.

 

Julho

AM-JKLUas15xkJdBC7RYhW2TlbMLj1awEgWNjday

Encerramos o turno com dois empates e uma derrota. Contra Örgryte e Falkenbergs deveria ter conseguido resultados melhores, mas alguns erros acabaram custando pontos. Contra o Örgryte chegamos a abrir 2 a 0, mas tivemos um expulso e levamos o empate na reta final.

AM-JKLVh1POuFdoJq93sshHehQfZ1dFgeupVDOQD

Contra o Falkenbergs eles marcaram um gol cedo e nós desperdiçamos umas cinco boas chances de empatar. Já contra o Kalmar foram eles que desperdiçaram as oportunidades, permitindo que minha equipe buscasse o empate aos 89.

 

Classificação

AM-JKLU4Wc9I2m9ER3nFpC4kgRPVsfGq3cmNB32g

Para quem esperava apenas evitar o rebaixamento, a campanha do HIF até aqui está sendo muito boa. Chegamos até mesmo a ensaiar uma disputa na ponta da tabela, mas depois nossos resultados pioraram um pouco e o Göteborg disparou (a única derrota deles foi na estreia, justamente contra nossa equipe).

Acho difícil que a equipe consiga se manter envolvida na disputa por uma vaga continental até o final, mas já estamos muito longe da queda e não devemos sofrer nenhum grande susto, que é o objetivo dessa temporada. O que vier além disso é lucro.

 

Svenska Cupen

Chegamos então à grande final da Copa da Suécia. Para o Helsingborgs, seria a 4ª final no save, com a equipe tentando levantar a taça pela segunda vez. Para o Hammarby era a 3ª final do save, sendo que o clube perdeu as duas anteriores. Apesar da leve desvantagem histórica, o Hammarby vinha para o jogo como grande favorito: era a equipe consolidada na elite, jogando em casa, e que havia acabado de nos derrotar por 4 a 1 na liga.

Dentro de campo começamos jogando bem melhor do que no confronto da liga, criando uma série de oportunidades para abrir o placar. Infelizmente o nervosismo apareceu na hora da finalização e desperdiçamos tudo que criamos. Em um jogo desse nível não se pode deixar chances pelo caminho, e o Hammarby tratou de nos ensinar isso com dois gols no final da primeira etapa que acabaram sendo decisivos.

AM-JKLU5FZ3Ejwkfzh7kZLXPGGnGQ09xNh3hO9tX

Ainda conseguimos descontar antes do intervalo e tivemos tudo para empatar no segundo tempo, quando eles ficaram com um a menos, mas o Hammarby foi muito correto na marcação e anulou nosso ataque na parte final do jogo.

Pela segunda vez em menos de um ano no clube, Liam fica apenas com o vice-campeonato. É claro que estou muito orgulhoso de ter chegado até a final, algo absolutamente inesperado para a situação atual do HIF. Mas não há como esconder a frustração de ficar outra vez sem título.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Mathis Liam: Livro Quatro - Pela segunda vez [atualizado em 25/03]

goleiro facilitou naquele golo do Nilsson, mas é bom ver que já atrais jogadores do Porto. Foi uma boa campanha na taça, mas ainda melhor na Liga, onde até lutas pelos lugares europeus. Vamos é esquecer o mês de Julho, mas recordar a vitória fenomenal contra o IFK.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente campanha na Taça, onde tiveste uma caminhada muito interessante até à final... No entanto, acabaste por ser derrotado, o que em nada invalida o caminho que foi percorrido. Só perde finais, quem lá consegue chegar! Nunca esqueças isso.

No campeonato (depois de na época transata teres conseguido uma subida à elite do futebol sueco) tens estado a cumprir muito bem e a conseguir bons resultados. A vitória perante o IFK terá sido o ponto alto desta série de resultados. Pena que o mês de julho não tenha corrido tão bem quanto todos gostaríamos, pois caso contrário estarias ainda melhor na classificação.

Não obstante, o 5º lugar é bom... terás que te agarrar bem a ele. O crescimento a curto prazo do clube, passará obrigatoriamente por começar a marcar presença nas provas europeias da UEFA!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 3/26/2022 at 8:11 AM, Cadete213 said:

goleiro facilitou naquele golo do Nilsson, mas é bom ver que já atrais jogadores do Porto. Foi uma boa campanha na taça, mas ainda melhor na Liga, onde até lutas pelos lugares europeus. Vamos é esquecer o mês de Julho, mas recordar a vitória fenomenal contra o IFK.

Facilitou demais. Acho que ele errou o tempo da bola e pulou antes.

Campanha na liga está muito boa mesmo. Eu achei que ia escapar do rebaixamento com alguma tranquilidade, mas não esperava mesmo estar na briga lá em cima. Ainda acho difícil se manter nela até o final, mas estamos aproveitando o momento. Vencer o Göteborg foi muito bom.

 

22 hours ago, Martini Branco said:

Excelente campanha na Taça, onde tiveste uma caminhada muito interessante até à final... No entanto, acabaste por ser derrotado, o que em nada invalida o caminho que foi percorrido. Só perde finais, quem lá consegue chegar! Nunca esqueças isso.

No campeonato (depois de na época transata teres conseguido uma subida à elite do futebol sueco) tens estado a cumprir muito bem e a conseguir bons resultados. A vitória perante o IFK terá sido o ponto alto desta série de resultados. Pena que o mês de julho não tenha corrido tão bem quanto todos gostaríamos, pois caso contrário estarias ainda melhor na classificação.

Não obstante, o 5º lugar é bom... terás que te agarrar bem a ele. O crescimento a curto prazo do clube, passará obrigatoriamente por começar a marcar presença nas provas europeias da UEFA!

Sim, foi uma campanha da qual podemos nos orgulhar essa da copa. Mas é claro que seria mais legal sair com o título né.

Na liga as coisas estão indo muito bem mesmo. Não esperava esse nível de desempenho. Vencer o Göteborg foi ótimo, chegamos na divisão com tudo.

Acho que ainda é cedo para se ocupar de vagas europeias, mas certamente esse é o caminho no médio prazo. Se chegar lá já agora será ótimo, mas também não me preocuparei se não chegar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AM-JKLUdWbP7yWzK7rSK2LES0Zd7oVZHs7zh-Epe

S15E03 -  Dinheiro jogado fora

Na última atualização vimos como foi o primeiro semestre de 2035 para o HIF: perdemos a final da Copa da Suécia e estamos em 5º na liga, com 25 pontos (55% de aproveitamento). Hoje vamos ver como foi o segundo semestre.

 

Transferências

Nosso diretor fez duas contratações para a equipe principal na janela de meio de ano. Considerando que nas divisões inferiores nunca chegava ninguém nessa janela, foi um progresso. Mas os dois contratados estão bem longe do ideal.

O melhor dos dois contratados é Johan Martensson, meia ofensivo de 22 anos. O problema é que minhas táticas não utilizam meias ofensivos.

AM-JKLUB2b0zWBlW9EfSNUTGhTWZ1NVh5uWVx0kU

Aqui não dá para colocar toda a culpa no diretor, porque quando a janela estava aberta eu realmente testei por uns dois jogos uma variante tática que recuava um atacante para jogar de meia ofensivo. Talvez ele tenha observado isso e concluído que faltava profundidade na posição.

Ainda assim é um pouco complicado, porque a tática que testei usava o meia ofensivo como atacante sombra, priorizando justamente que seja um jogador veloz e agudo. Martensson é o contrário disso: um meia que gosta de voltar para buscar a bola e gerenciar o jogo. Por 450 mil euros (pode chegar a 575 mil), dava para trazer coisa melhor.

AM-JKLXiHRbML5jFZjbB0ViIRNVWPkY-T6MdfkfB

O outro contratado é Danijel Milisavljevic, lateral esquerdo emprestado pelo Göteborg. É outro caso de jogador de qualidade razoável, e que serviria como boa opção para dar profundidade ao elenco... se eu utilizasse laterais. E aqui não teve teste durante a janela: desde o final da temporada passada só jogamos com alas em todas as nossas táticas.

Tudo bem que a diferença de posição não é tão grande assim e o rapaz pode aprender a jogar de ala - já coloquei ele pra treinar isso, inclusive. Mas em um empréstimo de seis meses eu esperava buscar alguém que já soubesse jogar na posição que é utilizada na tática. Até ele aprender a jogar por ali já foi embora do clube.

Além das duas contratações para o time principal, o diretor fez uma série de contratações para a equipe reserva. Isso é algo que já vinha acontecendo desde a primeira janela do ano, com uma enxurrada de garotos de qualidade duvidosa e quase nenhum potencial chegando no clube. Até aqui eu não tinha me incomodado com isso - os garotos são ruins de bola, mas eram todos contratados de graça ou por 10-20 mil euros, valores que não fazem grande diferença em nosso orçamento.

AM-JKLW30my2ZFU_vA5HVvg7-nhFKxMatsyBlQrj

Só que nessa janela o diretor resolveu abrir o bolso nessas contratações de baixo nível. Gastamos 210 mil euros em Robel Haile, 225 mil em Herman Berglin-Lunell e 325 mil em Oscar Stahl. Para não falar do que ainda pode sair em cláusulas. Felizmente essas cláusulas não devem ser atingidas, já que a maior parte envolve valores a serem pagos por partida disputada - e esses atletas provavelmente nunca vão entrar em campo na equipe principal. Ainda assim, 760 mil euros é muito dinheiro jogado fora.

 

Allsvenskan

Julho

AM-JKLXnEveMUmucBiN6Mb3BMQP9VRqXux6a53vY

Começamos o segundo turno com tudo, vencendo o Göteborg fora de casa. Vale lembrar que eles não perderam de nenhuma outra equipe até aqui - e nós levamos os seis pontos contra eles.

AM-JKLWYOVq6d51a60wSTMBMaHDgWHu0Nbz088yl

Na sequência outra boa vitória, sobre o Örebro.

 

Agosto

AM-JKLUZ_TdQf2i9RESDLy4bK20ey6OrK2kNixxB

Depois do bom começo de turno, agosto foi um mês muito complicado. Contra o Djurgardens levamos um 4 a 0 em que todos os gols saíram na bola parada. Contra o BK Häcken voltamos a sofrer do mesmo mal, com dois gols nesse tipo de jogada. Ao menos nessa partida meu goleiro salvou um pênalti aos 90+5, garantindo um pontinho com gosto de vitória.

AM-JKLWj7oyTqrxCxR1hJetip0WKPYGim3Yg_e9g

Na outra metade do mês, dois empates sem gols, me deixando um tanto preocupado com o desempenho ofensivo da equipe.

 

Setembro

AM-JKLXpZVb61i303qpGbcwB3Rh7Afc1WRXUbaFa

Em setembro tivemos um empate, uma vitória e duas derrotas. Quando joguei o mês isso nem me passava pela cabeça - o time vinha numa série de resultados ruins e eu não nos considerava na briga -, mas no fim essas duas derrotas acabaram sendo os jogos decisivos para ficar de fora das vagas europeias.

 

Outubro

AM-JKLXqwLnSQGAZTDNTP1U3LmLCPh3cBWgMhIFb

E a razão de ter chegado a falar em vaga europeia foi o mês de outubro. Apresentamos nosso melhor futebol da temporada, vencendo as quatro partidas do mês. Destaque para a goleada por 3 a 0 no clássico com o Malmö.

AM-JKLXQ5A7SMTxh_OCmmSsNswmxKFS0dWRhJ7HV

Vencer o rival é sempre bom. Mas vencer de goleada fora de casa, fazendo a festa dos 1.200 torcedores visitantes, é melhor ainda.

Com esse mês perfeito voltamos a encostar no top 5 da tabela. Infelizmente os resultados paralelos não ajudaram e chegamos à última rodada sem chances de classificação europeia.

 

Novembro

AM-JKLX1x3tTxP3gYYDc6moxO7xz8uL9v2sJtAcz

Sem nada por disputar aproveitei o último jogo da liga para dar tempo de jogo a alguns atletas que não estavam muito satisfeitos. Não me importava nem um pouco em perder, mas minha equipe conseguiu a façanha de transformar um jogo que ninguém estava dando bola em um vexame histórico. Não tenho explicação para o que aconteceu nessa partida.

AM-JKLV02F6tHUmjSPfc8Zdv8R6HFUWdDhEIsVju

Esse é o jogo envolvendo o HIF com mais gols em todo o save, superando uma vitória por 5 a 2 pela Copa da Suécia.

 

Classificação

AM-JKLX3ctoc1mHU68Gr-jbV1_4QSSRz7CE8w8wj

Como eu já havia adiantado, as derrotas para Elfsborg e Hammarby acabaram por ser decisivas na disputa pelas vagas europeias. Se vencesse um deles chegaria na última rodada firme na briga, e aí talvez o resultado contra o Kalmar fosse outro.

Mas também não vou ficar me lamentando muito em relação a isso. A expectativa de todo mundo no começo da temporada era apenas brigar para não cair. Mesmo sendo um pouco mais otimista do que imprensa e diretoria, eu achava que a equipe ficaria apenas em uma situação tranquila de meio de tabela.

Fizemos muito mais do que esperado: fomos a única equipe a vencer o campeão nos dois turnos (3 a 0; 2 a 1), goleamos duas vezes nossos rivais do Malmö (4 a 1; 3 a 0), e encerramos o campeonato na melhor colocação do HIF desde 2013 (no save, o melhor que o HIF conseguiu foi terminar em 9º). Fora o vice-campeonato na copa. Seria legal disputar alguma competição internacional, mas a falta delas não apaga a temporada gigante da equipe.

 

Tática

AM-JKLXyY3efYVCPs0fiKaGeCyxjUq8oDT-2DG-F

Há um bom tempo que eu vinha querendo fazer uso de uma tática com alas e três atacantes, mas acabava sempre esbarrando no problema dos três zagueiros. Com três na defesa e três no ataque, o meio de campo acabava ficando muito vazio.

Aí um dia desses estava acompanhando as outras histórias da área e esbarrei na tática apresentada pelo @ElPerroMG, que faz uso de uma primeira linha com apenas dois zagueiros. Pensei "se funcionou com ele lá, pode funcionar comigo cá", e resolvi copiar me inspirar nela para montar a tática do HIF. Fazemos uso dela desde o final da temporada passada, com pequenas modificações nas funções ao longo do tempo e a depender de quais jogadores estão disponíveis.

 

Elenco

AM-JKLURcb_yvn7Z2rRxhhdJCU1VxFOWBqEo_-Df

Como temos um elenco muito grande, optei por retirar da imagem os atletas que jogaram menos de 500 minutos e que não foram contratados esse ano. O elenco completo está aqui. Por favor me digam se preferem essa apresentação com apenas os atletas mais importantes ou se devo trazer sempre o grupo inteiro. 

Tivemos um ano com a equipe titular bastante equilibrada - todo mundo do meu onze ideal ficou com nota entre 6,85 e 7,08. O problema maior esteve nos reservas, que derrubam bastante a qualidade - e alguns deles tem muito tempo de jogo.

Acho legal usar esse espaço aqui também para falar das contratações feitas pelo diretor. No começo da temporada vimos que o diretor apostou em cinco atletas que não tinham um histórico positivo nos seus clubes anteriores, deixando dúvidas sobre a capacidade de fazerem melhor em nosso clube. No meio da temporada chegaram mais dois jogadores, que eu considerei inadequados para nosso esquema tático. Eu dividiria esses sete contratados em três grupos:

  • o grupo maior é o das contratações falhadas, com quatro integrantes. Toni Thudin e Tommy Jensen chegaram no começo do ano para ajudar nosso meio de campo, mas continuaram a mostrar o mesmo futebol ruim que apresentaram nos seus clubes anteriores. Os dois são jogadores que eu esperava mais com base nos atributos, mas simplesmente não teve jeito de fazê-los jogar bem.
    Além deles, também incluo no grupo os dois contratados na metade da temporada: somando o tempo de jogo de Johan Martensson e Danijel Milisavljevic não chegamos a cinco partidas, e nenhum dos dois mostrou qualquer coisa que me fizesse pensar que deveriam jogar mais.
  • o grupo menor é o das contratações que não deram certo, mas que também não podemos descartar. Coloco aqui apenas Bujar Elshani. O zagueiro não foi muito bem quando entrou em campo, mas não foi aquele desastre todo (média 6,75). Elshani sofreu um pouco pela falta de ritmo de jogo, e talvez com mais tempo possa acabar se mostrando uma peça útil ao elenco.
  • por fim, temos o grupo das contratações acertadas. Aqui temos Amer Hodzic e Charlie Nilsson. Os dois já tinham me chamado a atenção como as contratações mais interessantes do começo da temporada, e as atuações confirmaram isso. Com apenas 19 anos, Hodzic assumiu desde logo a titularidade na zaga. Teve um ou outro lapso durante o ano, mas no geral jogou muito bem e aponta para um futuro muito interessante no clube. Nilsson se tornou peça chave no ataque, com 17 gols e 6 assistências, números que o colocam na liderança da equipe em ambos os quesitos (empatado com mais um atleta nos gols e com três atletas nas assistências).

 

Notícias gerais

AM-JKLUTe6vEFhe6eekLWG0jlnm9Xp9bKUS9_Q8f

Nossa excelente campanha motivou os torcedores a saírem de casa com mais frequência, quebrando por muito o recorde de média de público do save. Tivemos um aumento de 32% no público em relação à melhor temporada anterior. Foi um aumento tão grande que eu cheguei a achar que houve alguma expansão do estádio de lá para cá, mas não é o caso - em 2032 colocamos 16 mil pessoas em um jogo, que é o limite atual do estádio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Mathis Liam: Livro Quatro - Dinheiro jogado fora [atualizado em 28/03]

Atualizando a leitura.

Não deu na Copa da Suécia mas foi uma boa participação, assim como na liga também ficou na parte de cima da tabela. Achei uma boa temporada, nada espetacular, mas boa.

E olha, se o diretor continuar a contratar assim vai ser difícil subir o nível da equipe, vamos cair no mesmo problema do Malmo. Tomara que tenha sido algo temporário.
 

52 minutos atrás, Danut disse:

O melhor dos dois contratados é Johan Martensson, meia ofensivo de 22 anos. O problema é que minhas táticas não utilizam meias ofensivos.

Eu podia sugerir colocar o Martensson pra jogar de ponta, mas você não utiliza. No entanto ele sabe jogar no ataque, tem boa capacidade de movimentação, passe e sabe jogar bem sem a bola - eu diria que é um bom Falso Nove, qualquer hora dessas testa ele no lugar desse Alvo Apoiar. Já que está no clube e à disposição, acho que não custa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E voltas a ganhar contra o IFK, mas Agosto e Setembro complicaram e muito as contas finais da Liga. O maior pesadelo, foi aquela derrota final. Está visto que os menos utilizados não estão à altura dos titulares.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 hours ago, Tsuru said:

Atualizando a leitura.

Não deu na Copa da Suécia mas foi uma boa participação, assim como na liga também ficou na parte de cima da tabela. Achei uma boa temporada, nada espetacular, mas boa.

E olha, se o diretor continuar a contratar assim vai ser difícil subir o nível da equipe, vamos cair no mesmo problema do Malmo. Tomara que tenha sido algo temporário.
 

Eu podia sugerir colocar o Martensson pra jogar de ponta, mas você não utiliza. No entanto ele sabe jogar no ataque, tem boa capacidade de movimentação, passe e sabe jogar bem sem a bola - eu diria que é um bom Falso Nove, qualquer hora dessas testa ele no lugar desse Alvo Apoiar. Já que está no clube e à disposição, acho que não custa.

Eu acho que a temporada foi mais do que boa. Espetacular não foi, é verdade. Mas é a melhor temporada do time na liga desde 2013, e isso tendo recém vindo da segunda divisão. Fora o vice na copa. E ter 100% contra o rival com duas goleadas. Acho que dizer só que foi boa coloca um pouco pra baixo o que a gente conseguiu.

A atuação do diretor na primeira janela me animou, mas na de inverno já foi bem complicado. Esse negócio deles ficarem só contratando pro time B tá me incomodando demais. Tô querendo dar mais uma temporada ou duas no máximo e depois mudar pro diretor ficar responsável só pelo time A pra ver se muda algo (acho que não vai mudar, mas em todo caso quero ter umas temporadas com cada jeito para comparar).

Eu ainda acho que aqui vai ser diferente do que no Malmö pela possibilidade de classificação europeia, que entra mais dinheiro no caixa. O ruim lá no Malmö era que não tinha nenhum jeito de fazer as finanças crescerem muito. Subiu um pouco com a história de vender mando na copa uma vez, mas não chegou a ser suficiente para mudar de patamar (ainda mais quando comparado com os times que caíam da segundona, que gastavam 5 a 20 vezes o que a gente gastava). Aqui tem possibilidade de classificação europeia, aí mesmo que o diretor contrate mal minha expectativa é que seja possível ao menos fazer ele contratar em outro nível financeiro e isso ajude o clube a subir de status. Mas vamos ver como isso se dá na prática, esse save é também pra ir descobrindo essas coisas.

Eu não cheguei a testar especificamente o Martensson de Falso Nove, mas usei outros atletas do ataque na posição (que são melhor avaliados que ele nela) e não gostei do resultado. O Alvo Apoiar foi uma mudança mais do final da temporada, antes era um Avançado Recuado Apoiar, quando isso parou de funcionar eu fui testando outras funções (inclusive Falso Nove) e a única que agradou foi o Alvo. Mas não sei te dar detalhes de qual o problema com o Falso Nove, só observei que o time não jogou bem e nem o jogador fazendo a função.

 

3 hours ago, Cadete213 said:

E voltas a ganhar contra o IFK, mas Agosto e Setembro complicaram e muito as contas finais da Liga. O maior pesadelo, foi aquela derrota final. Está visto que os menos utilizados não estão à altura dos titulares.

É, agosto e setembro foram meses ruins. No fim ainda encerramos o segundo turno com o mesmo número de pontos do primeiro, que aquele mês 100% recuperou muita coisa. Mas se tivesse feito um pouquinho mais em agosto e setembro poderia estar comemorando vaga europeia.

Enfim, paciência, ainda acho que foi uma temporada muito positiva.

A derrota final foi um resultado desastroso. Não teve impacto nenhum na tabela, mas a gente poderia ter se poupado do vexame. Decididamente os reservas não tem o mesmo nível, ao menos não quando jogam todos juntos. Acho que é o caso onde colocar um ou dois deles faz a qualidade cair um pouco, mas o time ainda joga seu jogo. Quando coloco todos, aí o pessoal bate cabeça e tudo vai se desmontando em campo (e se desmontou muito na reta final: depois que o Nordin - meia que foi um dos únicos titulares a jogar - se lesionou aos 76 minutos a gente levou mais quatro gols).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • div changed the title to Mathis Liam
  • #Vini locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • JeanMichell6
      Por JeanMichell6
      Depois de mais de 1000 horas no FM 2021, eu tive a brilhante ideia de subir o Corinthian-Casuals da National 7 até a Premier kkk

      No entanto, o time é Amador e estou na National 2 e não estou conseguindo montar elenco competitivo uma vez que não posso pagar salarios e sempre que algum jogador se destaca eu perco ele de graça para outro time.
      Alguem já fez esse desafio de jogar com um time Amador, sabe me dizer se em algum momento ele se torna Profissional, o meu clube já foi adquirido por um consórcio e tem 8 Milhões no caixa mas continua amador
    • Danut
      Por Danut
      Obrigado ao @Fujarrapelo belo banner.
      Olá pessoal, sejam bem-vindos ao meu novo save. Depois de um tempo longe do FM, voltei a acompanhar o que o pessoal tem criado aqui na área. Pretendia ficar apenas como leitor, mas ver as histórias alheias reacendeu minha vontade de jogar, então cá estamos.
      Sem muita enrolação, vamos para a explicação do desafio: vou jogar um desafio de base na África do Sul. Para quem não sabe, o desafio de base é um tipo de save no qual o time treinado está proibido de contratar jogadores, seja por transferência, empréstimo ou mesmo atleta livre no mercado. A única possibilidade de reforçar a equipe é através dos atletas formados na própria base. No desafio original, também se começa com a equipe mais fraca da divisão. No meu caso, não vou seguir essa diretriz, tendo selecionado o clube que achei mais interessante para a proposta. No próximo post farei a apresentação do clube e explicarei a escolha.
      Falando em explicar escolhas, acho importante explicar a escolha do save, pois ela também ajudará os potenciais leitores a compreenderem o que esperar do tópico. Basicamente, eu tinha me decidido a voltar a jogar FM, mas não queria algo muito complicado. Pode parecer paradoxal ter chegado a um desafio de base a partir da busca por algo não muito complicado, mas eu considero que o desafio de base é mais um save longo do que um save complicado. Só o fato de não precisar lidar com observação e contratações já tira metade da enrolação de um save de FM. Fora isso, a rotatividade no elenco tende a ser mais baixa que em outros tipos de desafio, o que permite que o treinador já tenha uma noção do que esperar de seus atletas com o passar dos anos.
      Outro ponto fundamental é que, como o foco é no longo prazo, o desafio de base não precisa se ocupar tanto do dia a dia do clube. Minha pretensão inicial é seguir um estilo de postagem muito menos detalhado do que o que eu costumo utilizar nos meus tópicos, trazendo apenas uma ou duas atualizações por temporada e focando bem mais no panorama geral do que em cada jogo específico. Originalmente eu nem ia trazer o save aqui para a Profissão: Manager, mas aí pensei que a proposta é suficientemente diferente do usual para justificar a presença aqui. E também será um bom exercício para mim, tentar trazer uma história em um formato mais enxuto do que costumo fazer. Os que me acompanharem nessa jornada vão poder dizer no futuro se esse objetivo de escrever menos foi bem alcançado (a julgar por essa introdução, não será).
      Sobre a escolha do país propriamente dita, não teve nenhuma razão especial. Decidi que queria fazer um desafio de base em um país diferente dos suspeitos tradicionais. Bati o olho na África do Sul e resolvi ver as equipes que existiam por lá. Gostei de uma delas e fui adiante.
      Em relação aos detalhes iniciais do save, carreguei apenas as duas ligas da África do Sul, com uma base de dados pequena, pensando no bem do meu velho laptop. Como mostra a tag do tópico, estou jogando no FM 2021, que é o último que eu tenho. Iniciei o save em 19/10/2020, no começo dos jogos oficiais da 2ª divisão (pulei a pré-temporada, já que sigo a corrente que acha que amistoso e ficar em casa dormindo tem o mesmo impacto). Selecionei mascarar atributos e sem orçamentos na primeira janela (não que vá contratar alguém).
      Além disso, por descuido, deixei a possibilidade de utilizar o editor do jogo ativada. Como não ia postar o save aqui não me prestei a reiniciar só por isso. Depois mudei de ideia sobre postar, mas aí já não queria voltar tudo. Enfim, digo isso só para que todos fiquem cientes, mesmo que não esteja fazendo uso do editor. Já vi que dá para esconder o botão do editor nas opções do jogo e fiz isso. Não pretendo utilizá-lo para nada. Se o fizer, será em um futuro muito distante para brincar com o save no encerramento da sua vida útil, e deixarei bem avisado a todos.
      Feitas todas as considerações, é hora de partir para o jogo. No próximo post vou apresentar a equipe e as competições.
    • jvitorsch
      Por jvitorsch
      Fala turma, estou com um bug meio bizarro no meu FM 2021. A classificação das equipes argentinas está totalmente bugada. Quem deveria jogar a Libertadores está classificado para a sulamericana e vice-versa. O próprio River Plate que venceu a última libertadores no meu save, está classificado para jogar a sulamerica e não a libertadores. 
       
      Obs: Uso BRMundiUp e o jogo não é pirata. Estou no ano de 2023, segunda temporada no meu save. 
    • emmystos
      Por emmystos
      Alguém tem ainda alguma licença de FMRTE 21 para vender?
    • CCSantos
      Por CCSantos
      Pois é, cá estamos novamente. Depois de um tempo parado - e sem sequer jogar FM - decidi tirar um pouco a poeira do FM21, e decidir jogar um save que sempre quis tentar, mas que fora muito hypado em FMs anteriores, já que o time havia subido de forma surpreendente para a Série C.
      Estou falando do Atlético Acreano, equipe que foi do êxtase de quase conquistar um acesso à Série B em 2018, ao fato de ficar sem divisão nacional em 2023, já que o time sequer avançou para a segunda fase do Estadual - as vagas devem ficar com Humaitá (campeão estadual de forma inédita) e São Francisco ou ADESG.
      O time está prestes a fazer 70 anos de história (irá fazer esta idade no próximo dia 27 de abril), possui nove títulos Estaduais, e é o único time do Acre a subir na Série D do Campeonato Brasileiro, em 2017.
      No ano seguinte, disputando no Grupo A, encarando os times nordestinos e sofrendo com a questão logística, o time se superou a ponto de poder decidir jogar por uma questão de distância (pouparam atletas nas rodadas finais para encaixar o seu confronto nas quartas), visando o confronto contra o Cuiabá. Acabaram perdendo por 2 a 0 na Arena Cuiabá e empataram em 2 a 2 em Rio Branco, deixando o acesso para a equipe mato-grossense que, posteriormente, viria a subir para a Série A, inclusive retornando para a disputa de competições continentais neste ano de 2022.
      Em 2019, teve o azar de ver uma Série C com dez times nordestinos, a ponto de tirar ele e o Luverdense do Grupo A, repassando-os para o Grupo B - isso daí foi inserido também por uma questão de logística, pois haviam poucos voos diretos de Rio Branco para o Nordeste; não era incomum ver o Atlético fazendo escala até mesmo em Viracopos (Campinas), rumo ao Nordeste em 2018. O resultado disso? Ambas as equipes, com aporte financeiro consideravelmente menor em comparação aos clubes de Sudeste e Sul, acabaram caindo para a Série D.
      Depois disso, o clube se perdeu. Foi lanterna em seu grupo na Série D em 2020, sem ganhar um jogo sequer (oito empates e seis vitórias).
      Para assumir o Galo Carijó, avancei a temporada 2021. Na próxima atualização, repasso o que houve na equipe, antes de minha chegada. O time foi um dos três representantes do Acre na Série D, juntamente com o Rio Branco e o Galvez, porém, só teremos duas vagas a partir da disputa de 2022.
      A única coisa que posso colocar aqui, é que ele já possui vaga para a Série D em 2022, por ter sido vice-campeão estadual em 2021, onde perdeu o título para o Galvez.

      A equipe joga suas partidas na Arena da Floresta, em Rio Branco. Ela possui capacidade para mais de 13 mil torcedores, e nós dividimos o estádio com Rio Branco, Humaitá, Vasco e Plácido de Castro. Antes da era das 'Arenas', o estádio já foi o mais moderno do Norte do País.

      Na próxima atualização, como eu disse, vou destrinchar como foi este 2021 do Atlético Acreano, antes da minha chegada ao clube.
      Conto com vocês nessa. Um abraço.
      -----------------------------------------------------------------------
      Base de dados: 21.4
      Países: Toda a América do Sul (com todos os atletas disponíveis);
      Database utilizada no Brasil: Brasil Série D by F J (É o formato de DB que mais se aproxima do regulamento oficial da Série D, com definição de vagas via Estaduais)
      Outras databases: Argentina (Até a Primera B/Nacional A), Chile (expandido para a 3ªDivisão), Peru (expandido a 2ªDivisão), Uruguai (expandido a 3ªDivisão), Bolívia, Equador, Paraguai e Venezuela (Riddler) + DBs de realismo de treinadores.
×
×
  • Criar Novo...