Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Boteco 3.0


Jirimias

Posts Recomendados

As estrelas do lado dos títulos dos tópicos não estão mais funcionando? Estou vendo várias postagens recentes e normalmente o tópico fica em negrito e com a estrela dizendo que tem post novo, mas agora tudo tá "cinza".

EDIT: Ao mesmo tempo que isso aconteceu, o fórum ficou inacessível por um tempo fazendo "update" de server ou algo assim. Agora parece que está de volta ao normal essa coisa. Talvez tenha sido isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 hours ago, Lanko said:

As estrelas do lado dos títulos dos tópicos não estão mais funcionando? Estou vendo várias postagens recentes e normalmente o tópico fica em negrito e com a estrela dizendo que tem post novo, mas agora tudo tá "cinza".

EDIT: Ao mesmo tempo que isso aconteceu, o fórum ficou inacessível por um tempo fazendo "update" de server ou algo assim. Agora parece que está de volta ao normal essa coisa. Talvez tenha sido isso.

O Bruno andou atualizando o sistema do fórum hoje. É bem provável que no meio da atualização teve algo afetando isso temporariamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava pensando em um experimento pra um save. Mas eu queria adicionar uma chance de "Game Over". Não vou me prolongar aqui nesse post o porque do "Game Over", mas em outro post posso talvez discutir isso.

Então indo ao que importa, vou dizer a ideia de save que tenho.

A ideia do save por enquanto se chama "Nemesis". Enquanto jogamos FM, inevitavelmente viraremos rivais de alguém, queira porque eles não vão com a nossa cara, com nossas táticas, com quantos estrangeiros temos no elenco, por ganharem/perderem demais da gente, nos xingarem na imprensa e por aí vai. No meu caso, por exemplo, o rival principal no meu save era o Sérgio Conceição, atual treinador do Porto que por algum motivo adorava menosprezar minha Mondinense.

A proposta então é escolher algum treinador (ou até jogador) como seu Nemesis, e então assumir todos os clubes por onde ele passar pelo menos uma temporada inteira, e fazer um trabalho melhor que ele em todos. O Sérgio Conceição tem a seguinte carreira até agora na vida real:

Teams managed
2010–2011 Standard Liège (assistant)
2012–2013 Olhanense
2013–2014 Académica
2014–2015 Braga
2015–2016 Vitória Guimarães
2016–2017 Nantes
2017– Porto

Bem, como assistente não conta. O primeiro clube como técnico dele então foi a Olhanense, no qual ele terminou em 14º na Liga NOS com 25 pontos e caiu na 4ª rodada da Taça de Portugal. Então nesse caso o treinador Lanko obrigatoriamente assumiria a Olhanense como primeiro clube e faria uma temporada melhor que o Sérgio Conceição. Depois iria para a Acadêmica, para o Braga, Vitória de Guimarães, etc, e iríamos indo até o Sérgio Conceição se aposentar no jogo.

Em todos os clubes o trabalho deve ser melhor que o dele.

Aí entra a possibilidade de fracassar e levar um Game Over no save. O técnico começaria com 3 pontos (3 pontos de vida, digamos) e se por acaso o treinador falhar em superar os feitos do Nemesis em um clube, ele perderia 1 ponto. Ao falhar 3 vezes, seria Game Over e Sérgio Conceição vence e é fim de save.

Poderíamos carregar várias ligas, pois a IA é meio louca nisso, já vi Guardiola se aposentando na 2ª divisão búlgara por exemplo, e nossos empregos ficariam a mercê dos sucessos e fracassos alheios. Além é claro, das circunstâncias dos clubes mudarem conforme o tempo passa. Talvez o Nemesis tenha sido bancado por mais dinheiro, o clube rebaixado, e assim por diante.

Então alguns pontos:

  • O treinador só poderia treinar clubes por onde o Nemesis passar. No começo do jogo você pode assumir à força o primeiro clube, mas depois só os clubes dele e somente através de entrevistas. Isso pode ser um desafio extra dependendo de quem for o Nemesis e pra onde ele for.
  • Depois que ficar o mesmo tempo que o Nemesis no clube compara-se os resultados obtidos.
  • Assim que passar esse tempo, o treinador DEVE procurar sair do clube e ir para o próximo da lista assim que for possível, não importa se está no meio da temporada ou as vésperas da final da Champions League. Assim que o próximo clube te aceitar, você vai.
  • A exceção é, claro, se o próximo clube ainda tiver treinador ou o treinador falhar em conseguir o emprego. Apenas nesses dois casos o treinador poderia permanecer no clube. Do contrário, deverá sempre estar ligado para sair e ir para o próximo clube. Você pode ficar desempregado caso deseje ou a diretoria te demita, mas acredito que seja útil eventualmente ter as Licenças de Treinador, especialmente se o Nemesis acabar indo para algum clube grande.
  • Só será comparado os resultados do mesmo número de temporadas do Nemesis. Se ele ficou 3 anos em um clube, e você 5, só os 3 primeiros anos contam, não importa o que você conquistou depois (se não sempre venceríamos e não haveria chance de Game Over - claro a menos que não joguemos com essa "dificuldade extra").
  • Ser demitido não necessariamente implicaria fracasso, a menos que 1) o treinador ficou menos tempo no clube que o Nemesis ou 2) o tempo foi o mesmo, mas as conquistas/posições piores. Se o Nemesis ficou 2 anos e ficou em 8º duas vezes, e o treinador 2 anos, mas 7º nas duas e foi demitido, ainda assim você foi melhor que o Nemesis.

Parece simples, mas há alguns pontos que gostaria de um pouco de ajuda pra resolver:

- No caso da Olhanense, por exemplo, Sérgio Conceição começou na Liga NOS, enquanto atualmente a Olhanense está na 3ª Divisão. Como comparar os resultados quando os clubes estejam em divisões diferentes? Algo específico para esse caso? Uma promoção para a segundona valeria?

- E se os tempos no clube divergirem, mas as conquistas forem melhores? Vamos supor: Nemesis ficou 5 anos em clube X e ganhou 4x a 1ª divisão, 3 Copas. O treinador foi demitido em 3 anos, ganhou 1x a Liga, ficou em 4º 2x, nenhuma Copa, mas ganhou a Champions League. Quem foi melhor? Pensei em usar as estrelas de reputação (talvez dado 6 pra Champions pra não ficar muito parecido com as ligas top). E nesse caso, ainda há o incidente de ter ficado menos tempo no clube. As conquistas deveriam pesar mais?

Talvez não dê pra já pré-estabelecer esses dois pontos (e talvez outros) e precisariam ser analisados caso a caso quando chegar a hora.

Obviamente o número de "3 vidas" não é necessário, apenas eu gostaria de jogar com isso pra ter o risco de "perder" o jogo. Poderíamos simplesmente jogar sem essa pressão extra, e incluir ou não, a cada gosto, coisas como "Deixar contratações pro Diretor", "Atributos 100% ocultos", "Usar só base/nacionais/etc", "Expectativas sempre no máximo", ou o que você mais quisesse incluir.

Sugestões para os dois problemas citados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, Lanko said:

Então alguns pontos:

  • O treinador só poderia treinar clubes por onde o Nemesis passar. No começo do jogo você pode assumir à força o primeiro clube, mas depois só os clubes dele e somente através de entrevistas. Isso pode ser um desafio extra dependendo de quem for o Nemesis e pra onde ele for.

Sei que não é o ponto que tu pediu opinião, mas eu acho que isso aqui tornaria a tua ideia quase impossível. Pode ser difícil conseguir um lugar específico no FM. Aí o cara deixa um clube, tu te candidata ao cargo mas eles preferem outro treinador. Vai ficar cinco anos esperando até o cara ser demitido pra se candidatar de novo? Acho meio irreal fazer isso em uma carreira que pretende trocar de clube com frequência.

 

1 hour ago, Lanko said:

- No caso da Olhanense, por exemplo, Sérgio Conceição começou na Liga NOS, enquanto atualmente a Olhanense está na 3ª Divisão. Como comparar os resultados quando os clubes estejam em divisões diferentes? Algo específico para esse caso? Uma promoção para a segundona valeria?

Eu acho que essa tua ideia funcionaria melhor se tu assumisse os clubes sempre imediatamente depois do cara deixar eles. Aí pode acontecer de pegar uma equipe recém-rebaixada (e eu contaria a promoção como melhor do que o rebaixamento, por exemplo), mas não chega a acontecer uma disparidade tão grande de iniciar na 3ª sendo que o cara só jogou 1ª.

Alternativamente, tu pode colocar um limite de tempo pra atingir a 1ª divisão e passar a contar de quando chegar lá. Ou fazer o que tu sugeriu, mas eu acho que considerar algo na 3ª divisão equivalente a qualquer coisa na 1ª divisão é forçar a barra.

 

1 hour ago, Lanko said:

- E se os tempos no clube divergirem, mas as conquistas forem melhores? Vamos supor: Nemesis ficou 5 anos em clube X e ganhou 4x a 1ª divisão, 3 Copas. O treinador foi demitido em 3 anos, ganhou 1x a Liga, ficou em 4º 2x, nenhuma Copa, mas ganhou a Champions League. Quem foi melhor? Pensei em usar as estrelas de reputação (talvez dado 6 pra Champions pra não ficar muito parecido com as ligas top). E nesse caso, ainda há o incidente de ter ficado menos tempo no clube. As conquistas deveriam pesar mais?

Na questão de tempo diferente no clube, tu respondeu a tua própria pergunta mais cedo. Olha o que tu falou acima:

Quote

Ser demitido não necessariamente implicaria fracasso, a menos que 1) o treinador ficou menos tempo no clube que o Nemesis ou 2) o tempo foi o mesmo, mas as conquistas/posições piores. Se o Nemesis ficou 2 anos e ficou em 8º duas vezes, e o treinador 2 anos, mas 7º nas duas e foi demitido, ainda assim você foi melhor que o Nemesis.

Se tu tá querendo superar o cara em tudo, então tem que ficar pelo menos o mesmo número de anos que ele. Se ficou menos tempo e foi demitido, não pode dizer que foi melhor. Mesmo que tenha ganho 3 Mundiais no período.

O que sim pode ser um problema é a questão de ganhar competições diferentes no mesmo tempo (que talvez seja o que tu pensou originalmente, só não entendi porque meteu a história do tempo ali no meio). Os dois ficam 5 anos, um leva 2 copas e 1 liga, o outro leva 3x a liga, por exemplo. Eu vejo duas soluções: estabelecer um sistema de pontos para as competições (mais fácil de jogar, mais difícil de estabelecer de forma equilibrada) ou dizer que precisa igualar/superar o resultado nas competições exatas (mais difícil de jogar, mas mais fácil de estabelecer).

Outra dúvida relacionada: tua ideia é comparar resultados ao final do período ou superar os resultado exatamente temporada a temporada (a 1ª do novo treinador precisa ser melhor que a 1ª do rival, e assim por diante)?

 

Por fim, nada a ver com essa tua proposta, mas já que tu comentou que tá pensando em formas de jogar com "game over", talvez te interesse um desafio que joguei há uns tempos. Consiste em pegar o campeão nacional de algum país e ir jogando com eles, sendo que tu precisa ganhar pelo menos um título na temporada (e não ser demitido, obviamente) pra poder continuar. Com um detalhe: qualquer proposta por jogador teu tem que ser aceita. Mesmo que estejam querendo levar o craque da equipe por 200 mil euros. E só pode contratar de graça. Relatei minha experiência com o desafio nesse tópico, se te interessar dá uma olhada lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, Danut said:

Sei que não é o ponto que tu pediu opinião, mas eu acho que isso aqui tornaria a tua ideia quase impossível. Pode ser difícil conseguir um lugar específico no FM. Aí o cara deixa um clube, tu te candidata ao cargo mas eles preferem outro treinador. Vai ficar cinco anos esperando até o cara ser demitido pra se candidatar de novo? Acho meio irreal fazer isso em uma carreira que pretende trocar de clube com frequência.

Eu não sei exatamente como isso iria acontecer. A questão é que a imensa maioria dos clubes troca de treinador mesmo, e ainda o Nemesis começaria com alguns clubes (e anos) na frente... mas confesso que não tinha pensado nos outros treinadores que entrariam no lugar dele. Pode ser sim que um fique vários e vários anos ou prefiram vários outros antes de mim.

Nesse caso acho que tenho duas "soluções":

1) Sempre forçar a entrada no próximo clube. Dependendo do nível do clube e dos atributos do treinador, pode ficar bem desafiador.

2) Caso permaneça num clube além do esperado, então todas as temporadas extras sempre tem que ser melhores que a do Nemesis, e uma única inferior invalidaria a passagem, mesmo que inicialmente ela tenha tido sucesso. Ou talvez melhor que a última do próprio treinador. Isso criaria uma boa pressão, já que o jogo tende a ficar mais fácil conforme mais tempo se permanece. Talvez nesse caso apenas 0,5 de redução por temporada inferior.

 

1 hour ago, Danut said:

Eu acho que essa tua ideia funcionaria melhor se tu assumisse os clubes sempre imediatamente depois do cara deixar eles. Aí pode acontecer de pegar uma equipe recém-rebaixada (e eu contaria a promoção como melhor do que o rebaixamento, por exemplo), mas não chega a acontecer uma disparidade tão grande de iniciar na 3ª sendo que o cara só jogou 1ª.

Alternativamente, tu pode colocar um limite de tempo pra atingir a 1ª divisão e passar a contar de quando chegar lá. Ou fazer o que tu sugeriu, mas eu acho que considerar algo na 3ª divisão equivalente a qualquer coisa na 1ª divisão é forçar a barra.

Também poderia ficar até subir o time em um prazo limite, e caso não aconteça dentro desse prazo, considerar um fracasso e partir pro próximo da lista. Eu provavelmente chegaria com muito mais respaldo e preparo do que o Nemesis, entretanto, caso subisse lá da 3ª até a 1ª, mas também não vejo outra solução, e essas diferenças também ocorrerão, ele pode pegar um time recém-campeão e deixar frangalhos pra mim também.

 

1 hour ago, Danut said:

Na questão de tempo diferente no clube, tu respondeu a tua própria pergunta mais cedo. Olha o que tu falou acima:

Se tu tá querendo superar o cara em tudo, então tem que ficar pelo menos o mesmo número de anos que ele. Se ficou menos tempo e foi demitido, não pode dizer que foi melhor. Mesmo que tenha ganho 3 Mundiais no período.

🤣

Nem reparei...

 

1 hour ago, Danut said:

O que sim pode ser um problema é a questão de ganhar competições diferentes no mesmo tempo (que talvez seja o que tu pensou originalmente, só não entendi porque meteu a história do tempo ali no meio). Os dois ficam 5 anos, um leva 2 copas e 1 liga, o outro leva 3x a liga, por exemplo. Eu vejo duas soluções: estabelecer um sistema de pontos para as competições (mais fácil de jogar, mais difícil de estabelecer de forma equilibrada) ou dizer que precisa igualar/superar o resultado nas competições exatas (mais difícil de jogar, mas mais fácil de estabelecer).

Pensei em usar as estrelas que o jogo dá para cada competição. Talvez dando 1 a mais pra Champions League especificamente apenas. As copas tem menos que as ligas, e portanto precisaria de algo como 2-3 Copas pra igualar 1 liga, o que talvez fosse justo. Ou por no máximo 1 liga=2 copas, caso as estrelas sejam muito baixas. Supertaças valeriam 0,5 de uma Copa talvez. Talvez também estabelecer que é possível ter mais conquistas de um torneio e menos que outro, contanto que também ganhe competições que o rival ganhou.

 

1 hour ago, Danut said:

Outra dúvida relacionada: tua ideia é comparar resultados ao final do período ou superar os resultado exatamente temporada a temporada (a 1ª do novo treinador precisa ser melhor que a 1ª do rival, e assim por diante)?

O critério seria: 1)Títulos 2)Posições na liga+fases alcançadas em copas ao longo dos trabalhos 3)Pontos, saldo de gols, talvez mais alguma coisa.

Superar ou não em títulos encerra qualquer discussão sobre posições na liga em ano X ou Y. Em caso de empate em títulos (ou falta deles) quem teve mais posições melhores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutes ago, Lanko said:

Eu não sei exatamente como isso iria acontecer. A questão é que a imensa maioria dos clubes troca de treinador mesmo, e ainda o Nemesis começaria com alguns clubes (e anos) na frente... mas confesso que não tinha pensado nos outros treinadores que entrariam no lugar dele. Pode ser sim que um fique vários e vários anos ou prefiram vários outros antes de mim.

Nesse caso acho que tenho duas "soluções":

1) Sempre forçar a entrada no próximo clube. Dependendo do nível do clube e dos atributos do treinador, pode ficar bem desafiador.

2) Caso permaneça num clube além do esperado, então todas as temporadas extras sempre tem que ser melhores que a do Nemesis, e uma única inferior invalidaria a passagem, mesmo que inicialmente ela tenha tido sucesso. Ou talvez melhor que a última do próprio treinador. Isso criaria uma boa pressão, já que o jogo tende a ficar mais fácil conforme mais tempo se permanece. Talvez nesse caso apenas 0,5 de redução por temporada inferior.

Eu acho que isso é o que tem mais potencial de te complicar a vida nessa ideia. No meu save com o FC United eu fui demitido em 17/18 e voltei em 24/25. Tudo bem que eu tinha sido demitido do próprio clube (o que poderia significar maior dificuldade em assumir ele de novo), mas não é como se eu tivesse tentado várias vezes o cargo e sempre sido preterido: a questão é que eles tiveram um único treinador nessas sete temporadas e meia. Em um save daquele porte foi viável ficar sete temporadas esperando voltar pro clube, mas só porque eu tava sendo muito cabeça dura também. E foi uma vez, jamais faria uma segunda.

Em um save como esse que tu quer, não vejo isso sendo viável de todo. É tempo demais longe, tem chance de acontecer mais de uma vez, dá um desânimo fudido ficar jogando em clube que tu nem queria estar na real só pra passar o tempo porque tá esperando outro treinador ser demitido. Não recomendo mesmo. Na minha opinião, ou tu segue a primeira opção ou vai te frustrar.

 

7 minutes ago, Lanko said:

Também poderia ficar até subir o time em um prazo limite, e caso não aconteça dentro desse prazo, considerar um fracasso e partir pro próximo da lista.

Mas foi exatamente isso que falei, rs. O "passar a contar quando chegar lá" era no sentido de comparar com as temporadas do rival só ao chegar na mesma divisão, mas com o limite de tempo já estaria valendo pro desafio a questão de subir em X anos.

 

7 minutes ago, Lanko said:

Pensei em usar as estrelas que o jogo dá para cada competição. Talvez dando 1 a mais pra Champions League especificamente apenas. As copas tem menos que as ligas, e portanto precisaria de algo como 2-3 Copas pra igualar 1 liga, o que talvez fosse justo. Ou por no máximo 1 liga=2 copas, caso as estrelas sejam muito baixas. Supertaças valeriam 0,5 de uma Copa talvez. Talvez também estabelecer que é possível ter mais conquistas de um torneio e menos que outro, contanto que também ganhe competições que o rival ganhou.

Isso é contigo. Acho um sistema assim viável. Claro que cada um de nós vai ter a sua opinião sobre o que deve contar e o que não deve. Particularmente acho que a Supercopa não deveria nem ser contada, e que ela passa muito longe de valer meia copa. Mas a ideia é boa, os critérios acabam sendo meio individuais mesmo.

 

7 minutes ago, Lanko said:

O critério seria: 1)Títulos 2)Posições na liga+fases alcançadas em copas ao longo dos trabalhos 3)Pontos, saldo de gols, talvez mais alguma coisa.

Superar ou não em títulos encerra qualquer discussão sobre posições na liga em ano X ou Y. Em caso de empate em títulos (ou falta deles) quem teve mais posições melhores.

A minha dúvida era se tu queria fazer o comparativo apenas ao final do período (ganhei mais em X anos do que o rival nos X anos dele?) ou se o comparativo seria temporada a temporada (fui melhor na minha 1ª temporada que o rival na 1ª temporada no clube?). Mas pelo que entendi é o primeiro então, de comparar o período todo. Acho ok.

 

 

-----------

Totalmente não relacionado, mas fui abrir meu save do FC United pra citar ali em cima exatamente o número de anos e vi que as imagens da primeira página (a partir do segundo post) parecem estar quebradas. Alguém poder abrir o save e confirmar pra mim se tão quebradas mesmo ou é só aqui?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutes ago, Danut said:

Eu acho que isso é o que tem mais potencial de te complicar a vida nessa ideia. No meu save com o FC United eu fui demitido em 17/18 e voltei em 24/25. Tudo bem que eu tinha sido demitido do próprio clube (o que poderia significar maior dificuldade em assumir ele de novo), mas não é como se eu tivesse tentado várias vezes o cargo e sempre sido preterido: a questão é que eles tiveram um único treinador nessas sete temporadas e meia. Em um save daquele porte foi viável ficar sete temporadas esperando voltar pro clube, mas só porque eu tava sendo muito cabeça dura também. E foi uma vez, jamais faria uma segunda.

Em um save como esse que tu quer, não vejo isso sendo viável de todo. É tempo demais longe, tem chance de acontecer mais de uma vez, dá um desânimo fudido ficar jogando em clube que tu nem queria estar na real só pra passar o tempo porque tá esperando outro treinador ser demitido. Não recomendo mesmo. Na minha opinião, ou tu segue a primeira opção ou vai te frustrar.

Verdade, muito obrigado, não havia mesmo pensado tão a fundo sobre isso.

Outra coisa que não pensei haha: dá pra inserir o treinador diretamente em clubes assim ou vou ter que ficar criando perfis novos toda hora? A segunda opção inviabilizaria toda a proposta, eu acho.

 

10 minutes ago, Danut said:

Isso é contigo. Acho um sistema assim viável. Claro que cada um de nós vai ter a sua opinião sobre o que deve contar e o que não deve. Particularmente acho que a Supercopa não deveria nem ser contada, e que ela passa muito longe de valer meia copa. Mas a ideia é boa, os critérios acabam sendo meio individuais mesmo.

É que pra se "classificar" pra Supercopa teria que ganhar a Liga ou a Copa... mas acho que realmente não faria diferença no caso, já teria realmente coisas bem mais importantes pra contar.

 

17 minutes ago, Danut said:

Totalmente não relacionado, mas fui abrir meu save do FC United pra citar ali em cima exatamente o número de anos e vi que as imagens da primeira página (a partir do segundo post) parecem estar quebradas. Alguém poder abrir o save e confirmar pra mim se tão quebradas mesmo ou é só aqui?

Algumas, mas não todas.

Nas do começo que  aparecem não dá pra clicar também, mas nas das páginas 50+ dá (e aparecem menos quebradas).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutes ago, Lanko said:

Verdade, muito obrigado, não havia mesmo pensado tão a fundo sobre isso.

Outra coisa que não pensei haha: dá pra inserir o treinador diretamente em clubes assim ou vou ter que ficar criando perfis novos toda hora? A segunda opção inviabilizaria toda a proposta, eu acho.

Acho que tem com o editor do jogo (aquele que é pago). Talvez seja possível com algum outro editor também (se eles ainda existirem). Mas daí tu tá perguntando algo que tá fora do meu conhecimento. Se quiser levar a ideia adiante, pergunta pro @joga ou pro @Luchín, acho que ambos já fizeram saves onde mudavam treinadores de clube forçadamente (eram treinadores da AI, mas deve funcionar pra treinador humano também).

 

11 minutes ago, Lanko said:

É que pra se "classificar" pra Supercopa teria que ganhar a Liga ou a Copa... mas acho que realmente não faria diferença no caso, já teria realmente coisas bem mais importantes pra contar.

É, mas daí tu já vai estar ganhando pontos por levar a liga ou copa, não vejo sentido em dar tantos pontos pra Supercopa. Tipo, se o treinador da AI leva 2x a liga e 1x a copa, e tu leva 2x a liga e 2x a supercopa tu vai dizer que igualou ele? Eu não vejo os dois como semelhantes.

Mas também acho que é uma decisão tua isso, tô só colocando minha opinião aqui porque tu abriu o assunto. Na hora de definir a decisão final é tua né, faz como achar melhor.

 

11 minutes ago, Lanko said:

Algumas, mas não todas.

Nas do começo que  aparecem não dá pra clicar também, mas nas das páginas 50+ dá (e aparecem menos quebradas).

 

ai ai, vou ter que descobrir o que rolou e se tem conserto então. Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutes ago, Danut said:

É, mas daí tu já vai estar ganhando pontos por levar a liga ou copa, não vejo sentido em dar tantos pontos pra Supercopa. Tipo, se o treinador da AI leva 2x a liga e 1x a copa, e tu leva 2x a liga e 2x a supercopa tu vai dizer que igualou ele? Eu não vejo os dois como semelhantes.

Me expressei mal ali na Supercopa, eu tava concordando que não devia valer pontos extras 🤣

E putz, não queria usar editor. Nem sei como também.

Eu sei que dá pra adicionar um treinador extra no "Add Manager" ou algo assim nas Opções, e colocá-lo direto em algum clube, e aí ele pode se demitir, e o cargo ficaria vago, mas acho que não dá pra colocar um treinador já dentro do jogo diretamente em algum clube sem o editor mesmo.

Talvez então eu possa mudar a regra que não preciso ir exatamente na ordem dele, apenas que tenho que ter passagens pelos clubes que ele comandou, mas sem precisar ser na ordem exata. Ainda seria difícil, mas teria bem mais margem de manobra. Só começaria "forçado" mesmo no primeiro clube da lista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, Lanko said:

Me expressei mal ali na Supercopa, eu tava concordando que não devia valer pontos extras 🤣

E putz, não queria usar editor. Nem sei como também.

Eu sei que dá pra adicionar um treinador extra no "Add Manager" ou algo assim nas Opções, e colocá-lo direto em algum clube, e aí ele pode se demitir, e o cargo ficaria vago, mas acho que não dá pra colocar um treinador já dentro do jogo diretamente em algum clube sem o editor mesmo.

Talvez então eu possa mudar a regra que não preciso ir exatamente na ordem dele, apenas que tenho que ter passagens pelos clubes que ele comandou, mas sem precisar ser na ordem exata. Ainda seria difícil, mas teria bem mais margem de manobra. Só começaria "forçado" mesmo no primeiro clube da lista.

Sem editor não tem como mesmo, só manager novo. Como tu disse, pode forçar o cargo a vagar - e tecnicamente poderia fazer isso 10x seguidas obrigando o clube a demitir os treinadores que assumem até que o teu seja o escolhido. É provável que funcione uma hora, rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 hours ago, Danut said:

Acho que tem com o editor do jogo (aquele que é pago). Talvez seja possível com algum outro editor também (se eles ainda existirem). Mas daí tu tá perguntando algo que tá fora do meu conhecimento. Se quiser levar a ideia adiante, pergunta pro @joga ou pro @Luchín, acho que ambos já fizeram saves onde mudavam treinadores de clube forçadamente (eram treinadores da AI, mas deve funcionar pra treinador humano também).

Com treinadores AI você pode movimentar eles tranquilamente. Com humanos, não testei a troca "forçada". Vou testar e já aviso/edito aqui

 

acabei de testar: é possível. mesmo funcionamento que com os treinadores AI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui vai outra ideia para um save que estou tentando otimizar os últimos detalhes: o I'm Coming Home, ou Desafio das Fronteiras.

Basicamente a ideia é ter um país de origem pro treinador e começar em algum lugar bem distante desse país de origem. E então trazer o treinador de volta pra casa, daí o título. Mas só podendo se transferir para clubes de países vizinhos.

Ex: O treinador é brasileiro. Então digamos que o treinador comece no Japão. Temos que trazê-lo de volta ao Brasil, mas só podemos "avançar de fase" indo pra um país que faça fronteira com o Japão.

O Japão tem fronteiras (marítimas apenas) com a China, a Coreia do Sul, a Filipinas, a Coreia do Norte, a Taiwan e a Rússia. Depois de cumprir os objetivos no Japão, vamos pra China, por exemplo. Depois pra algum país que faça fronteiras com a China. Então seguiríamos andando assim até voltar ao Brasil.

Claro que teria algumas regras especiais, como por exemplo, talvez só poder mudar de continente com certos países, como vir pra América do Sul (ou outra) só através de Portugal/Espanha/algum país britânico ou de alguns da costa oeste africana. Ou se ganhar digamos 5 ligas nacionais diferentes em um mesmo continente (ou talvez a Champions local), poder pular pra outro continente.

O que estou tentando agora determinar é:

1) O ponto de começo (não algo exatamente difícil, mas ver se tem alguma fórmula, ou usar aleatoriamente, ou digamos, 2 continentes de diferença bastariam)

2) Como determinar quando passar para o próximo país. Ganhar a liga nacional? Tempo? Pontos? Um pouco dos três? Outra coisa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 hours ago, Lanko said:

O que estou tentando agora determinar é:

1) O ponto de começo (não algo exatamente difícil, mas ver se tem alguma fórmula, ou usar aleatoriamente, ou digamos, 2 continentes de diferença bastariam)

2) Como determinar quando passar para o próximo país. Ganhar a liga nacional? Tempo? Pontos? Um pouco dos três? Outra coisa?

A primeira questão acho que é totalmente pessoal. Tu que tem que ver o que prefere. Tem gente que acha legal sorteio (embora nesse caso provavelmente teria que ser sorteio a partir de uma certa distância, não adianta fazer um brasileiro começando no Uruguai). Tem gente que prefere escolher, senão acaba desanimando porque não consegue se conectar ao clube/país. Dá pra pegar o ponto antípoda da capital do país também, e daí dizer que tem que ser o país mais próximo desse ponto.

Quanto ao segundo ponto, eu acho que das opções que tu deu só a primeira funcionaria. Tempo é muito ruim, porque corta totalmente o desafio. Em vez de ser algo onde a pessoa tem um objetivo pelo qual trabalhar - ganhar o campeonato ou algo assim -, é só uma questão de ficar apertando espaço até chegar na data. Eu já tentei fazer um save onde ficava um ano em cada clube e partia pra outro país e acabei largando no meio. Um dos motivos foi justamente que ficar um tempo fixo em cada clube meio que tirava o sentido do jogo: não importava se ia bem ou mal, no fim do ano ia embora. Então azar se tivesse mal.

Quanto a ideia de pontos, o mundo tem países demais para qualquer sistema de pontos fazer sentido em tudo que é lugar. Não vejo como criar regras equilibradas pra todos os países.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutes ago, Danut said:

A primeira questão acho que é totalmente pessoal. Tu que tem que ver o que prefere. Tem gente que acha legal sorteio (embora nesse caso provavelmente teria que ser sorteio a partir de uma certa distância, não adianta fazer um brasileiro começando no Uruguai). Tem gente que prefere escolher, senão acaba desanimando porque não consegue se conectar ao clube/país. Dá pra pegar o ponto antípoda da capital do país também, e daí dizer que tem que ser o país mais próximo desse ponto.

Quanto ao segundo ponto, eu acho que das opções que tu deu só a primeira funcionaria. Tempo é muito ruim, porque corta totalmente o desafio. Em vez de ser algo onde a pessoa tem um objetivo pelo qual trabalhar - ganhar o campeonato ou algo assim -, é só uma questão de ficar apertando espaço até chegar na data. Eu já tentei fazer um save onde ficava um ano em cada clube e partia pra outro país e acabei largando no meio. Um dos motivos foi justamente que ficar um tempo fixo em cada clube meio que tirava o sentido do jogo: não importava se ia bem ou mal, no fim do ano ia embora. Então azar se tivesse mal.

Quanto a ideia de pontos, o mundo tem países demais para qualquer sistema de pontos fazer sentido em tudo que é lugar. Não vejo como criar regras equilibradas pra todos os países.

Eu pensei mesmo em sorteio, inclusive até já achei um randomizador haha. A única regra é que o país de origem e de começo não podem estar no mesmo continente. Ou talvez pra testar até possa, só pra ver, contanto que não sejam muito próximos haha.

Eu pensei num equilíbrio entre título-tempo. Primeiro porque algumas ligas podem ser difíceis, como por exemplo, se começar na Espanha na 4ª divisão até ganhar a La Liga seria quase um save de clube. Ou então dependendo das licenças do treinador, permitir que títulos inferiores contem por algum tempo. A do tempo exatamente porque passar por vários países e ganhar a liga pode ser bem trabalhoso tanto na dificuldade quanto na distância. Vai que percorre uns 20 países, poderia ser mais demorado que o Desafio Pentágono por exemplo. Embora a ideia seja um save razoavelmente longo mesmo.

Então na questão do tempo seria mais ou menos: se, digamos, em 5 anos eu não ganhar um título no país, posso ir pro próximo, mas com uma penalidade imposta se fizer isso. Digamos que se eu fracassar 3x assim eu "perco" o desafio (algo imposto por mim mesmo, digamos). Se ganhar títulos em 5 países do mesmo continente já posso pular de continente também (imagina se tem que chegar na Rússia vindo da África do Sul, por exemplo).

Acho que pontos não vai funcionar mesmo pelos motivos que você disse.

Acho que só acertar alguns desses pontos e eu poderia até já começar o "protótipo".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lanko

Sim, concordo que ter que ganhar a liga em tudo que é lugar é meio complicado, especialmente se for jogar divisões inferiores. Mas acho que isso é mais uma questão de definir objetivos mais tangíveis então do que deixar simplesmente sem objetivo num estilo "fique X anos aqui e deu".

A proposta de colocar o limite de tempo considerando como fracasso se não conseguir o objetivo já acho mais ok, porque daí tu não estaria simplesmente esperando esse momento chegar - pelo contrário, lutaria contra esse limite. Mas é algo que tem que ser muito bem pensado também. 5 anos pro título da elite começando na segundona polonesa é uma coisa. 5 anos começando na terceira divisão alemã é outra. E assim vai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Just now, Danut said:

A proposta de colocar o limite de tempo considerando como fracasso se não conseguir o objetivo já acho mais ok, porque daí tu não estaria simplesmente esperando esse momento chegar - pelo contrário, lutaria contra esse limite. Mas é algo que tem que ser muito bem pensado também. 5 anos pro título da elite começando na segundona polonesa é uma coisa. 5 anos começando na terceira divisão alemã é outra. E assim vai.

No começo eu pensei em fazer contar títulos de divisões inferiores (só no começo) até o treinador ter licenças melhores. Digamos que quando ele pegar a Continental C só 1ª divisão conte. Isso é pra evitar ficar preso tempo demais no país ou países iniciais caso começasse numa 4ª divisão da vida com nenhuma credencial e experiência. Mas acho que só testando mesmo pra ver se demoraria demais ou poderia ficar mamata demais também.

Quando melhorassem e apenas títulos principais valessem, os 5 anos como punição limite poderiam apenas contar quando chegasse na 1ª divisão? Ou contam a cada divisão, e resetam a cada promoção? O que acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutes ago, Lanko said:

No começo eu pensei em fazer contar títulos de divisões inferiores (só no começo) até o treinador ter licenças melhores. Digamos que quando ele pegar a Continental C só 1ª divisão conte. Isso é pra evitar ficar preso tempo demais no país ou países iniciais caso começasse numa 4ª divisão da vida com nenhuma credencial e experiência. Mas acho que só testando mesmo pra ver se demoraria demais ou poderia ficar mamata demais também.

Quando melhorassem e apenas títulos principais valessem, os 5 anos como punição limite poderiam apenas contar quando chegasse na 1ª divisão? Ou contam a cada divisão, e resetam a cada promoção? O que acha?

Eu acho cinco anos bastante tempo para levar o título em quase qualquer divisão do mundo. Talvez seja mais complicado nas cinco maiores ligas europeias que tem times muito acima do resto. Mas nos outros países acho que é bem tranquilo de levar em menos do que isso, considerando que o primeiro ano seja com uma equipe recém-promovida.

Acho ok a ideia de limite de tempo por divisão, mas acho que pode ser menos, tipo três em divisões inferiores e 4 nas duas primeiras. Mas tô chutando aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minute ago, Danut said:

Eu acho cinco anos bastante tempo para levar o título em quase qualquer divisão do mundo. Talvez seja mais complicado nas cinco maiores ligas europeias que tem times muito acima do resto. Mas nos outros países acho que é bem tranquilo de levar em menos do que isso, considerando que o primeiro ano seja com uma equipe recém-promovida.

Acho ok a ideia de limite de tempo por divisão, mas acho que pode ser menos, tipo três em divisões inferiores e 4 nas duas primeiras. Mas tô chutando aqui.

Sim, concordo também, prazos menores nas divisões inferiores. Talvez possa depender do país, digamos que no Brasil ou na Inglaterra sejam mais difíceis que algumas segundonas e primeironas por aí haha, mas não tem como planejar pra isso antecipadamente.

Acho que amanhã ou depois posso começar um protótipo um pouco mais simplificado pra ver no que dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já encontrei o primeiro problema nessa ideia de save.

Como a trajetória pode ser totalmente imprevisível e você pode rodar o mundo, é necessário carregar TODAS as ligas extras antes de começar o jogo. Porque não é possível carregar elas na base de dados depois que começar. 

Ou seja, talvez não passemos pela África... mas se passar, já é necessário ter carregado as ligas de lá porque se não só vai dar pra jogar na África do Sul, por exemplo.

Não sei se carregar na base de dados todas as ligas do mundo pode afetar a performance, mesmo que fiquem desativadas e só sejam ativadas depois quando entrarem na "roda de escolhas".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutes ago, Lanko said:

@Jirimias @ggpofm , poderiam verificar a galeria de gráficos? Depois do rolo com o Google (se for ele), parece que a maioria das imagens lá também quebraram.

Quem está administrando a área é o @Danut @marciof89👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, Lanko disse:

@Jirimias @ggpofm , poderiam verificar a galeria de gráficos? Depois do rolo com o Google (se for ele), parece que a maioria das imagens lá também quebraram.

Respondendo sua dúvida, já que infelizmente não é qualquer um que pode executar esse ato simples de ajuda: aqui as imagens também estão com problemas no tópico. Imagino que seja mesmo o problema com o Google Photos que tem afetado alguns membros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 hours ago, Lanko said:

@Jirimias @ggpofm , poderiam verificar a galeria de gráficos? Depois do rolo com o Google (se for ele), parece que a maioria das imagens lá também quebraram.

Oi Lanko, realmente a administração da área é tarefa dos moradores atuais. A CI foi criada por antigos moderadores e por isso são posts deles, mas é a moderação atual quem altera/arruma as coisas por lá.

Dito isso, foi bom que tu avisou e que o Gilson nos marcou, pois a gente não tinha percebido ainda. Vamos ver como consertar 🙂

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal,

nos últimos tempos vários usuários aqui do fórum que fazem uso do Google Photos andaram tendo problemas com as imagens de seus saves, que não estavam mais aparecendo corretamente no fórum. O problema afetou inclusive os tópicos fixos da área, como alertado por alguns membros. A partir disso, a moderação foi atrás do problema, e aparentemente a solução é bastante simples. O problema é que, por algum motivo, o Google Photos desabilitou a opção "Qualquer pessoa com o link pode ver estas fotos" para certos álbuns. Para resolver, basta abrir o álbum, clicar nos três pontinhos no canto superior direito, ir em "opções" e ativar novamente o compartilhamento.

Se vocês souberem de alguém que está enfrentando esse problema, por favor indiquem esse post (já aproveito para marcar o @thyagocda que sei que é um dos que foram afetados). E caso notem qualquer novo problema (ou que o mesmo problema voltou a ocorrer), não deixem de nos avisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Troca na Moderação da Profissão: Manager
  • Fujarra featured e pinned this tópico
  • Fujarra pinned e featured this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...