By
Dinheiro Tardelli
Então galera... um tema que está me intrigando MUITO recentemente é o que vai mudar no mundo depois dessa crise.
Hoje em dia só se fala em como combater o vírus, medidas sanitárias e economomicas, discussão sobre a forma mais eficiente de isolamento etc etc etc... o que é extremamente importante, mas eu acho que igualmente importante é tentar antecipar para onde o mundo vai caminhar depois disso.
Um dia a crise passa: é certo que a humanidade vai sobreviver a esse virus. Mas depois o mundo vai voltar a ser exatamente como era antes? O sistema financeiro? A relação entre os países? A geopolítica do mundo? O valor do papel-moeda?
A China e a Rússia, politico-economicamente, estão assumindo cada vez mais um papel central no mundo, às custas de EUA e Europa. A crise está longe de acabar, mas não acho absurdo nenhum dizer que eles sairão como os grandes vencedores (afinal, pensem comigo: se você perde 10, mas os seus adversários perdem 1000, você ganhou ou perdeu?) . O que isso muda no tabuleiro do mundo?
No mercado financeiro mundial, cada vez mais se escuta que "cash is trash" ("dinheiro em moeda é lixo"), numa aposta de que a política monetária expansionista dos Bancos Centrais ao redor do mundo (já levada a cabo desde 2008, mas potencializada ao limite agora) vai desencadear num forte movimento hiperinflacionário do dólar e do euro.
Já no Brasil, a situação é cada vez mais preocupante: as prováveis consequências sociais (colapso do sistema de saúde) e econômicas (forte recessão gerada pelo problema interior, num país economicamente já muito fragilizado) podem ser destrutivas para o país. Num cenário otimista, estimam que nossa dívida vai passar de 90% do PIB (um número absurdo para um país como o nosso), e eu, particularmente, penso que nosso risco de quebra de cadeias produtivas de serviços essenciais é grande.
Enfim, o grande objetivo desse tópico é simplesmente divagar, mesmo. Para onde irá a humanidade?
OBS: NEGACIONISTAS DA CRISE SANITÁRIA, FAVOR NÃO DESVIRTUAREM A DISCUSSÃO DESTE TÓPICO.
Recommended Posts
Archived
This topic is now archived and is closed to further replies.