Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Antinatalismo: "porque a vida é cheia de dor e sofrimento"


Leho.

Posts Recomendados

  • Diretor Geral
Citar

'É um erro trazer novos seres humanos ao mundo': o polêmico pensamento antirreprodução do filósofo David Benatar
Autor de livro chamado, em tradução livre, 'Melhor nunca ter existido', ele defende suspender procriação até que humanidade seja extinta. Um dos motivos principais: a vida é cheia de dor e sofrimento.

 

Por BBC,
15/12/2017 09h19 - Atualizado há 22 horas

 

David Benatar diz que poderia ser considerado "o filósofo mais pessimista do mundo" por sua convicção de que a vida é terrível e não vale a pena ser vivida.

Em seu livro Better Never to Have Been (Melhor nunca ter existido, em tradução livre), o diretor do departamento de Filosofia da Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul, assegura que nascer é uma profunda desgraça.

Por isso, para Benatar, que tem 51 anos, a humanidade deveria parar de procriar até que todos os seres humanos sejam extintos da Terra.

A BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC, conversou com o filósofo para entender em que se baseia a teoria de um dos maiores expoentes da corrente conhecida como "antinatalismo" - e para tentar saber como ele aplica os conceitos na própria vida.

BBC - Você pode por favor explicar o que a corrente conhecida como 'antinatalismo' defende?

David Benatar - O antinatalismo defende que não deveriam nascer novas pessoas no mundo.

BBC - Por que não?

David Benatar - Há várias razões, para mim. Uma delas é que nós não deveríamos dar vida para pessoas que no futuro vão enfrentar sofrimento. Há muitos argumentos a respeito, mas um deles é que há muita dor e sofrimento na existência humana. Por isso que é um horror trazer novos seres humanos ao mundo.

BBC - Mas também há coisas boas na vida…

David Benatar - Sim, também há coisas boas. Mas a questão é se essas coisas boas valem a pena ante a dor das coisas ruins. Me parece que com frequência as pessoas esquecem o quão ruins são as coisas ruins da vida.

Há numerosas evidências psicológicas de que a gente superestima a qualidade de vida, pensa que é melhor do que na verdade é. Outro erro frequente é pensar no futuro e não se dar conta da quantidade de sofrimento que muito provavelmente as pessoas terão no fim de suas vidas.

Pense em como as pessoas morrem, pense no câncer, nas enfermidades infecciosas, nas doenças. Há muito sofrimento ao final da vida, muito. E muitas pessoas se esquecem disso.

BBC - Mas se você estiver certo e efetivamente a vida for tão terrível, as pessoas deveriam sempre recorrer ao suicídio, não?

David Benatar - Sim, mas o suicídio, em primeiro lugar, tem um custo que você evitaria se não chegasse a nascer. Se uma pessoa não nascesse, se nunca existisse, evitaria passar por coisas ruins da vida.

O suicídio pode ser o menor dos males, mas segue sendo um mal. Mas mesmo que algo esteja mal, a pessoa segue querendo não morrer, a maioria continua com sua existência. Outro custo do suicídio é que ele gera dor e sofrimento nas pessoas que gostam de você.

BBC - Mas a reprodução é algo natural para o ser humano. O antinatalismo não é portanto antinatural?

David Benatar - Nem tudo que é natural é bom. Ficar doente, por exemplo, é algo completamente natural. Mas, mesmo sendo natural, as pessoas são aconselhadas a se tratar com remédios ou realizar cirurgias.

A agressão também é uma forma de expressão natural entre os seres humanos e outros animais, mas não parece uma coisa boa ceder a ela ou a outros tipos de impulsos naturais.

O que é natural e o que é moral ou eticamente desejável e recomendável são coisas diferentes.

BBC - Então, para você, o aborto é algo ética ou moralmente defensável?

David Benatar - Sim, naturalmente. O antinatalismo defende que é um horror trazer novas pessoas ao mundo, e o aborto é um dos meios para evitar isso.

BBC - Nós, seres humanos, não somos os únicos a sofrer, muitos animais levam vidas muito difíceis. O que fazemos com eles? Nós devemos exterminá-los para salvá-los da dor da experiência?

David Benatar - Há uma enorme diferença entre exterminar e se extinguir por morte natural. Exterminar seria matar, e não sou a favor de matar seres humanos nem animais. Talvez existam algumas raras exceções e cenários que poderíamos considerar.

Mas, no geral, não apoio que se mate pessoas ou animais. Mas sou a favor da extinção, e um dos modos de fazer isso seria não dar vida a novos seres.

No caso dos animais, há muitos que vivem em liberdade, que não são criados por seres humanos. Mas há muitos que são, como aqueles criados em granjas - que mantemos para matarmos depois e comer. A respeito deles, nós estamos provocando um sofrimento indizível, acho que não deveríamos criá-los. Nós podemos nos alimentar perfeitamente sem eles.

BBC - No lugar de extinguir a raça humana e de deixar de trazer novos filhos ao mundo, não poderíamos melhorar o mundo para que a vida seja menos dura?

David Benatar - Bom, eu creio que sempre estamos melhorando o mundo e que nós, que existimos, deveríamos sempre fazer de tudo para melhorá-lo.

Mas é excessivamente otimista pensar que vamos melhorar o mundo até o ponto de eliminar o sofrimento e que nossos filhos estarão livres de sentir a dor implícita à vida. Seria algo tão distante no futuro que implicaria muitas gerações, gerações que iriam sofrer a dor de terem sido trazidas a este mundo.

E sacrificar gerações em nome do futuro me parece algo indecente.

BBC - Sendo a vida tão terrível, por que você acredita que as pessoas decidem ter filhos?

David Benatar - Não sei. Muitas pessoas não sabem o que significa ter filhos, simplesmente os têm. A metade das crianças do mundo não são desejadas.

Há sim pessoas que pensam no assunto. Mas na maioria dos casos, os motivos que elas dão para ter filhos são baseados em seu próprio interesse: porque querem que seus genes passem para alguém, porque querem experimentar ter e criar um filho. Há quem inclusive fale em altruísmo: querem filhos pensando na comunidade, em satisfazerem o desejo dos pais de terem netos.

Mas, na maioria dos casos, creio que as pessoas simplesmente não se perguntam o que verdadeiramente significa ter um filho.

E não se perguntam porque é algo tão comum, tão natural, que acham normal a necessidade de gerar filhos. Poucas pessoas se questionam sobre as questões éticas de se trazer um ser humano ao mundo.

BBC - Mas se pegarmos por exemplo o caso de uma criança que acaba de nascer e que vá ter uma vida boa, plena e feliz. Não seria imoral privá-la dessa boa vida?

David Benatar - Bom, essa criança poderá ser feliz em alguns momentos específicos, isso não se discute. Mas quando se traz uma criança ao mundo, não, ela não é gerada apenas para esses momentos felizes. Essa criança também vai envelhecer, ficará doente, vai morrer no futuro. Temos que pensar em sua vida por completo, e não apenas nos momentos agradáveis que viverá.

Pense: os bebês são infelizes muitas vezes, é só você ver quando eles estão chorando. Há muitas decepções e frustrações que eles têm de enfrentar.

Mas inclusive se falarmos de uma criança genuinamente feliz, poderia ser um caso do que se chama de "preferências adaptativas" (preferências geradas em circunstâncias de restrição de oportunidades).

Pensemos, por exemplo, em um grupo de pessoas que educa outras para sejam seus escravos. Essas pessoas escravizadas então poderiam ficar com contentes e não se importar com sua condição de escravidão, porque elas foram criadas para pensar dessa forma.

Pois bem: eu seria contra a ideia, mesmo que as pessoas se sintam felizes.

BBC - Os pais, segundo seu raciocínio, são responsáveis pelo sofrimento de seus filhos venham a sofrer por terem decidido trazê-los ao mundo. Eles também são responsáveis pelo sofrimento dos filhos de seus filhos e de seus bisnetos, e assim sucessivamente?

David Benatar - De certa forma, sim, indiretamente. Não que tenham responsabilidade completa - ela só pode ser atribuída a quem teve seus próprios filhos. Mas quando alguém decide se reproduzir, deve saber que está criando outros potenciais reprodutores. E, se alguém pensa em todas as gerações, que seguem uma decisão reprodutiva, ele percebe a grande responsabilidade que isso (ter filhos) implica.

BBC - Você acredita que sua ideia de parar a reprodução para que a humanidade seja extinta poderá ter êxito um dia?

David Benatar - Não, não creio, ao menos em grande escala. Eu acho que haverá alguns indivíduos que vão decidir não procriar, conheço alguns deles. Por isso considero que o antinatalismo pode ter êxito em pequena escala. Mas acho que mesmo assim é importante, porque muita gente será poupada do sofrimento por não ter vindo ao mundo.

Não sou um ingênuo, não creio que minhas ideias convençam o mundo todo. Mas acredito fortemente que o que digo é verdade. Gostaria que as pessoas pensassem melhor sobre o que significa ter filhos.

BBC - Quando você decidiu abraçar o antinatalismo?

David Benatar - Sempre pensei de maneira parecida, mas desenvolvi essas ideias ao longo dos anos. A ideia básica para mim é óbvia, mas não sei se para os outros também é.

BBC - Você lamenta estar vivo?

David Benatar - Não gosto de responder perguntas pessoais. Prefiro falar sobre conceitos e ideias.

BBC - Você censura seus pais por te trazer ao mundo?

David Benatar - Talvez você queira olhar a dedicatória de meu livro.

BBC - Sim, eu li. Está escrito: 'A meus pais, apesar de terem me dado a vida'.

David Benatar - Então você já sabe. Não tenho mais nada a dizer a respeito.

BBC - Última pergunta: você tem filho?

David Benatar - Essa é outra pergunta pessoal.

E aí, o que pensam a respeito?

Sinceramente, achei o filósofo de uma hipocrisia tremenda, mas a discussão que ele (o assunto) gera é mt válida. Alguns pontos eu acabo concordando com ele, principalmente sobre aborto e sobre os motivos que movem nossa sociedade hoje a ter filhos.

Sou amplamente a favor do aborto, já há algum tempo. Mas daí a dizer que "nós não deveríamos dar vida para pessoas que no futuro vão enfrentar sofrimento" já é demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
14 horas atrás, Leho. disse:

E aí, o que pensam a respeito?

Sinceramente, achei o filósofo de uma hipocrisia tremenda, mas a discussão que ele (o assunto) gera é mt válida. Alguns pontos eu acabo concordando com ele, principalmente sobre aborto e sobre os motivos que movem nossa sociedade hoje a ter filhos.

Sou amplamente a favor do aborto, já há algum tempo. Mas daí a dizer que "nós não deveríamos dar vida para pessoas que no futuro vão enfrentar sofrimento" já é demais.

Falou um monte de merda, mas concordo sobre o aborto e os motivos que movem nossa sociedade a ter filhos hoje, até já falei sobre isso em outras discussões.

Outra coisa que penso também é que nem todo mundo tem as ferramentas para criar um filho, ou seja, não tem aquele instinto maternal/paternal, mas é obrigado em algumas situações a dar a luz a uma criança que não terá ali do seu lado um familiar apto para a tarefa que é um filho.

8 horas atrás, ArquitetoZ disse:

Todos os seres vivos, pelo menos os animais e provavelmente os insetos, nascem com grandes possibilidades de passar por sofrimentos.

E isso não significa que tenham de abster-se para procriar.

Porém, se alguns pais não tivessem procriado, nos evitariam bastante transtorno na vida e no dia-a-dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
12 horas atrás, Henrique M. disse:

Falou um monte de merda, mas concordo sobre o aborto e os motivos que movem nossa sociedade a ter filhos hoje, até já falei sobre isso em outras discussões.

Pois é concordo com esses mesmos pontos dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/12/2017 at 14:05, Matias_ disse:

Cópia descarada de Mathew Mcconageurheiuhiaushdis em True Detective.

E você acha que o Nic Pizzolatto inventou o pessimismo filosófico? Esse pensamento nasce, embora sem essa conotação de pessimismo, lá da puta que pariu, Grécia e os caralhos. Tem muita gente (inteligente, diga-se) que pensa dessa forma. Tu não pode realmente achar que um diretor do departamento de filosofia de uma grande universidade tenha entrado numa noia tumblr millenial de quotar o Rust Cohle.

A única diferença que eu percebi foi uma linguagem um pouco mais agressiva pra transmitir as ideias. Palavras-chave mais pesadas e tal. E na verdade, comparado com uma galera tipo Schopenhauer e Cioran, esse cara foi bem fraquinho em termos de argumentação. Provavelmente só quer aparecer mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Roman disse:

E você acha que o Nic Pizzolatto inventou o pessimismo filosófico? Esse pensamento nasce, embora sem essa conotação de pessimismo, lá da puta que pariu, Grécia e os caralhos. Tem muita gente (inteligente, diga-se) que pensa dessa forma. Tu não pode realmente achar que um diretor do departamento de filosofia de uma grande universidade tenha entrado numa noia tumblr millenial de quotar o Rust Cohle.

E você acha que o @Matias_ pensou nisso? Sério mesmo?
Achar por si só que o cara pensou que o Rust Cohle é pioneiro nisso já é noia pra caramba :1f600:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Roman disse:

E você acha que o Nic Pizzolatto inventou o pessimismo filosófico? Esse pensamento nasce, embora sem essa conotação de pessimismo, lá da puta que pariu, Grécia e os caralhos. Tem muita gente (inteligente, diga-se) que pensa dessa forma. Tu não pode realmente achar que um diretor do departamento de filosofia de uma grande universidade tenha entrado numa noia tumblr millenial de quotar o Rust Cohle.

Difícil, heim. Se a pessoa digita "pessimismo" no Google o PRIMEIRO resultado faz referência a Schopenhauer.

 

17 horas atrás, P.S.Y. disse:

E você acha que o @Matias_ pensou nisso? Sério mesmo?
Achar por si só que o cara pensou que o Rust Cohle é pioneiro nisso já é noia pra caramba :1f600:

Sim, fiquei até ofendido =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe uma coisa chamada "a busca pela verdade" que cientistas e filósofos compartilham. Não os sofistas, mas Schopenhauer foi filósofo e escreveu sobre a arte da retórica:

COMO_VENCER_UM_DEBATE_SEM_PREC_145521628

_7b44e74da2158b86bdb197451e11412040fcfe0

O mais próximo do pessimismo na Antiguidade foi Górgias, que teve como aluno o Antístenes, fundador do cinismo. Mas não havia a palavra/conceito "pessimismo".

Citações de Górgias:

Citar

Sentenças:

- A verdade não existe, qualquer saber é impossível e tudo é falso porque é ilusório.

- Assim como a visão não conhece os sons, o ouvido não ouve as cores, mas os sons. Quem fala expressa bem um som, mas não pode falando expressar uma cor ou uma experiência.

- A poesia é um discurso com métrica e quem a escuta é invadido por um arrepio de estupor, uma compaixão que arranca lágrimas, um ardente desejo de dor e pelo efeito das palavras a alma sofre seu próprio sofrimento ao ouvir a sorte ou o azar de fatos e pessoas estranhas.

- Se é eterno não teve princípio, se não tem princípio é infinito, se é infinito não está em nenhum lugar, se não está em nenhum lugar não existe.

- Mesmo que as coisas sejam elas não são conhecíveis.

- O artista é um criador de mundos.

Fonte: http://www.filosofia.com.br/historia_show.php?id=22

Mas eu estava procurando esta:

O Tratado do Não-Ser organiza-se em três teses: nada existe; mesmo se o ser existisse, então seria incognoscível; e se fosse cognoscível, então este conhecimento do ser seria incomunicável a outrem. (Górgias) http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/momentos/escola/sofistas/gorgias.htm

Em 16/12/2017 at 23:32, Henrique M. disse:

Porém, se alguns pais não tivessem procriado, nos evitariam bastante transtorno na vida e no dia-a-dia.

Errado. A probabilidade de cair um ser insuportável não é uma chance absoluta de acontecer. Pode cair uma mulher que não seja chata, pode cair um cara normal, pode cair um cara estranho. Deve ser por isso que alguns fazem inseminação artificial, para escolher características e não sofrer por causa da aleatoriedade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Alguém quer repercutir a entrevista do Sóbis dizendo que jogou de corpo mole pelo Cruzeiro lá em 2016 pra ajudar o Inter na luta contra o rebaixamento?
      https://www.google.com/amp/s/ge.globo.com/google/amp/futebol/times/cruzeiro/noticia/distancia-da-area-e-escanteio-mal-batido-sobis-revela-ajuda-ao-inter-em-jogo-pelo-cruzeiro-em-2016.ghtml
       
      Pior que eu revi os melhores momentos da partida e (só pelos lances que tão ali, claro) achei que ele até jogou bem, deu dois chutes com algum perigo e um passe no final que gerou uma chance 😅
      Conseguem puxar de memórias outros casos em que ficou parecendo isso?
      O Fred, por exemplo, nunca jogava bem e nunca fez gol contra o Fluminense quando estava no Atlético-MG e Cruzeiro (a rigor lembro que fez um que foi anulado). E tem aquele famoso pênalti que o Felipe não pulou contra o Flamengo em 2009.
    • Respeita Meu Manto
      Por Respeita Meu Manto
      Se tiver algum tópico no fórum onde estejam discutindo o assunto, por favor unam esse tópico ao já existente, mas acho essa discussão interessante e quis trazer pra cá, hoje vi uma postagem que um amigo compartilhou da Folha de SP sobre o padrão do descobrimento que é um dos principais pontos turísticos de Lisboa e ontem foi pichado em inglês com a seguinte frase "velejando cegamente por dinheiro, a humanidade está se afogando em um mar escarlate", recentemente tivemos aqui no Brasil a estátua do Borba Gato sendo incendiada, tanto um caso como o outro, a justificativa é a mesma "reescrever a história", a pergunta que deixo é, qual a sua opinião? Esse pessoal tem razão ou não passam de vândalos? 
    • Leho.
      Por Leho.
      Um tempo atrás o Mercado Livre anunciou que havia expandido seus galpões afim de otimizar ainda mais suas entregas, vi no Twitter inclusive. Agora a Amazon, que já entrega uma experiência de compra fenomenal pra gente desde que chegou aqui (quem já comprou com eles sabe o que eu tô falando) também anuncia um novo incremento à sua rede logística.
      Quem ganha somos nós, que cada vez menos ficamos dependentes da merda que é os Correios. Vale lembrar que o grupo Magazine Luiza e o da Americanas também estão melhorando bastante seus serviços de venda e entrega, puxados principalmente pela rivalidade com a Amazon.
       
      É aquela história: quando alguém sobe o sarrafo no mercado, as outras são obrigadas a se mexer também hahahah.
    • Leho.
      Por Leho.
      Acredito que os senhores estejam sabendo do caso... e aí?
      Rafinha Bastos, pessoa que é bem próxima ao acusado soltou esse vídeo hoje:
       
    • DEREK ROCHA
      Por DEREK ROCHA
      Neymar na temporada 2018-2019
      Ligue 1: 17 jogos, 15 gols e 8 assistências
      Liga dos Campeões: 6 jogos, 5 gols e 2 assistências
      Copas Francesas: 5 jogos, 3 gols e 3 assistências
      .............................................................................................
      Neymar na temporada 2019-2020
      Ligue 1: 15 jogos, 13 gols e 6 assistências
      Liga dos Campeões: 4 jogos, 3 gols e 2 assistências
      Copas Francesas: 3 jogos, 2 gols e 2 assistências
      .............................................................................................
      Minha opinião: Após as lesões e a polêmica do desejo de sair do PSG, Neymar veio fazendo belas partidas na atual temporada, com gols em quase todos os jogos, decisivo nas oitavas de final da Champions League e com grandes chances no torneio Europeu, foco principal do time francês. Nas competições francesas, Neymar se mantém soberano em campo. Não sei o que será depois da pandemia, entretanto, considero que o tempo ainda não passou pra ele. Caso mantenha sua cabeça e foco totalmente no futebol e em campo, tem grandes chances de fazer uma bela fase final de Champions League e com possivelmente, grandes exibições. (Isso se o corona vírus permitir a continuação da atual Champions).
      AGORA É COM VOCÊS, MEUS AMIGOS FUTEBOLISTAS! O QUE ACHAM? NEYMAR AINDA TEM CHANCE DE CONQUISTAR O PRÊMIO DE MELHOR DO MUNDO?
      SEGUE 'NOIS' NO INSTA 👊 @FUTEBOLEMQUESTAO

       
       
       
       
×
×
  • Criar Novo...