Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[FM12] Pride of Anglia: The 3-4-3 Project - de 2011/12 a 2017/18


GG.

Posts Recomendados

ipfc.png

entre-os-grandes.png

a-tatica.png

A promoção conseguida na primeira temporada de save me deixou pensativo sobre o uso do 3-4-3 contra as equipes da Premier League. Se estivesse em outro save, poderia abandonar o 3-4-3 temporariamente ou até definitivamente em busca de uma formação tática menos arriscada e que trouxesse mais equilíbrio em campo. No entanto, o save nasceu da proposta de usar o 3-4-3 no FM e por isso não há como abandoná-lo, somente por alguns minutos nos minutos finais de cada tempo das partidas ou no caso do meu time ficar com menos de 11 jogadores em campo.

Exceto nessas situações de jogo, tenho que encarar o 3-4-3 com todas suas qualidades e deficiências. Uma das fraquezas que mais me incomodam é questão do espaço deixando nos lados do campo. Assim como na vida real, a Inteligência Artificial (IA) do FM procura explorar essa fraqueza do 3-4-3 e tentar impedir que a IA tire proveito disso dá um trabalho imenso. Na temporada passada usei, principalmente na primeira metade, uma versão do 3-4-3 com o meio-campo em linha, o que ameniza essa fragilidade. Talvez, alguns de vocês pensem no motivo para eu não usar um tipo de 3-4-3 semelhante ao desenho abaixo.

A resposta para não utilizá-lo é bastante simples. Ele nunca foi empregado na vida real. Nas pesquisas que fiz não encontrei em nenhum lugar, qualquer registro que falasse do uso do 3-4-3 com alas. Por isso mesmo, não pretendo utilizá-lo no save.

3-4-3-com-alas.png

Nas formações táticas com três defensores, o uso de alas permite equilibrar a formação tática em campo, preenchendo o espaço dos lados do campo contra os ataques adversários e dando lateralidade ao jogo ofensivo de sua equipe. Sem os alas, tudo se torna mais complicado nas formações táticas com três defensores.

Para a atual temporada, meu desejo é usar o 3-4-3 com o meio-campo em losango, como no desenho abaixo.

3-4-3-losango.png

Essa formação tática foi a utilizada por Louis Van Gaal no Ajax, campeão da Liga dos Campeões na temporada 1994/95. Se você deseja conhecer mais sobre esse 3-4-3, procure na internet pelo livro “The coaching philosophies of Louis van Gaal and the Ajax coaches”, escrito por Henny Kormelink e Tjeu Seeverens, e você terá mais informações sobre ele ou leia, por exemplo, o excelente post sobre o Ajax de Van Gaal no Blog Talking About Football.

Outro aspecto que coloca um complicador a mais no save é a escolha do time. Quando decidi que faria um save para usar o 3-4-3, a escolha do time foi feita sem usar uma abordagem tática. Não busquei um clube que pudesse facilitar o meu trabalho. Escolhi apenas um clube com uma história interessante e em uma liga forte, na qual eu pudesse adquirir os jogadores certos para jogar no 3-4-3.

Essa é a diferença de tentar usar o 3-4-3 em um clube de ponta ou em uma das principais seleções do mundo. No clube que escolhi falta material humano para se jogar no 3-4-3.

Sem qualidade técnica, física e psicológica dos jogadores, as formações táticas mais exigentes são mais difíceis de funcionarem adequadamente e o 3-4-3 se enquadra nisso. Por isso, sei que muitas das coisas que testo no Ipswich não funcionam bem, não só por conta das minhas limitações, mas também por conta das limitações dos jogadores de que disponho. Como diria o antigo treinador brasileiro Otto Glória: “Não é possível fazer omeletes sem ovos.”

Independentemente disso, sigo em frente com o save, vendo até onde conseguirei ir.

financas.png

As finanças na temporada 2011/12 terminaram com o balanço negativo em 2,2 milhões de euros. O balanço negativo não me assustou, pois sabia que a entrada na Premier League propiciaria a ampliação das receitas do clube e no início da temporada 2012/13 tive a boa surpresa sobre os valores das receitas televisivas que alcançaram 45 milhões de euros.

financas-23-junho-2012.png

A diretoria liberou 15 milhões para as contratações, mas procurei fazer uma administração mais prudente e estabeleci a média de 60 mil euros mensais com cada um dos 25 jogadores permitidos no elenco, o que somaria 1,5 milhão por mês e 18 milhões na temporada. No momento ainda estou abaixo desse teto salarial, o que coloca o Ipswich na 19ª posição da Premier League em gastos salariais, algo compatível com um clube recém-promovido.

Os 15 milhões de euros que recebi para contratações foram gastos com cuidado e com relação a outros clubes da Premier League, o Ipswich foi apenas o 15º clube que mais gastou em transferências, mas ainda disponho de seis milhões de euros, caso queira contratar algum jogador até o final da temporada.

Outro aspecto das finanças do clube que melhorará nesta temporada é o público nas partidas no Portman Road. Na primeira temporada a média foi de 22 mil espectadores, mas com a chegada na Premier League, o estádio terá um acréscimo de público e por isso mesmo, solicitei e fui atendido na proposta de compra do estádio Portman Road.

transferencias.png

Quando ainda disputava o Championship, comecei a preparar a temporada seguinte na questão das contratações. Tinha vários jogadores no elenco com os contratos por terminar em junho de 2012. Eu tinha duas opções, renovar os contratos e não correr o risco de ver meus jogadores deixarem o Ipswich por outro clube, ou esperar a definição do Ipswich no Championship e aí procurar os jogadores adequados para formar o elenco para a temporada 2012/13.

Escolhi a 2ª opção e nesta temporada tive uma série de dispensas e apenas nove dos 25 jogadores que estiveram na temporada passada permaneceram no clube. A remontagem do elenco passava não só por encontrar jogadores, mas também cumprir o regulamento que exige que cada clube tenha pelo menos oito jogadores formados na Inglaterra entre os 15 e os 21 anos. Cumpri essa norma do regulamento e tenho 11 jogadores formados na Inglaterra, sendo oito ingleses, dois irlandeses e um italiano.

transferencias.png

As contratações foram dos mais variados tipos e para todos os setores da equipe. Para o gol, David Stockdale retorna por empréstimo, com valor fixado em 10 mil euros, pois paguei 800 mil para tê-lo por empréstimo.

Outro que veio por empréstimo com valor fixado é o zagueiro português Roderick Miranda. O empréstimo não teve custos, exceto o pagamento integral do salário. O valor para tê-lo em definitivo é de 1,5 milhão de euros.

O terceiro jogador contratado por empréstimo é Federico Macheda, do Manchester United. O Ipswich paga 100% do salário, mas não tem a opção de compra.

Dos jogadores contratados em definitivo, três são soluções de curto-prazo, contratados por apenas uma temporada. Estão nessa situação o zagueiro Adboulaye Faye, o meia Gilberto e o volante Sean Davis.

Os demais dez contratados chegam ao clube com perspectivas mais longas. Estão nessa caso, o zagueiros Bennett e Santacroce; os meias Basham, McCann, Gibson e Singh, e os atacantes Hlousek, Floccari, Okaka e Pollet.

elenco.png

O elenco de 25 jogadores para a temporada está pronto. Por conta de alguns jogadores sub-21, que não precisam ser inscritos, ainda tenho duas vagas abertas no elenco.

Para o gol, os mesmos goleiros da temporada passada, David Stockdale e Dudek.

Na defesa, terei sete zagueiros. Além de Rigobert Song, César Arzo e Mergim Mavraj que foram contratados na temporada passada, trouxe Fabiano Santacroce e Abdoulaye Faye que estavam livres, Ryan Bennett do Leeds United e por empréstimo, o zagueiro português Roderick Miranda.

Para o meio-campo ficaram três jogadores, Jimmy Bullard, Grand Leadbitter e Jay Emmanuel-Thomas. De outros clubes vieram Chris Basham, Chris McCann, Darron Gibson, Harmeet Singh E Gilberto. Sean Davis estava sem clube e também foi contratado. Ao todo terei nove jogadores no meio-campo.

Para o ataque terei sete jogadores. Os únicos atacantes que ficaram da temporada passada foram Soukouna e Mustapha Riga. Dos novos contratados, dois são conhecidos da temporada passada: Pollet e Okaka. Além desses quatro jogadores, contratei Hlousek do Jablonek, da Rep. Techeca, o italiano Macheda veio por empréstimo do Manchester United e Floccari estava livre e foi contratado.

elenco.png

Qualitativamente esse elenco é melhor que o elenco da temporada passada, mas o desafio que encontrarei na Premier League é muito maior do que tive na temporada passada no Championship e teria nesta temporada se não tivesse conseguido a promoção.

elenco-qualidade.png

partidas.png

Para a atual temporada, não tenho como pensar em outro objetivo que não seja a manutenção na Premier League. Se eu jogasse em uma formação tática mais comum, com certeza teria a confiança para dizer que não seria rebaixado, mas com o 3-4-3 não posso afirmar nada, apenas que lutarei contra o rebaixamento.

apostas.png

A estreia foi contra o 7º colocado na temporada 2011/12, o Aston Villa. Tivemos dificuldades no início, mas um gol de Song em um escanteio, aos 17, nos deu mais tranquilidade e no final da partida Hlousek marcou em sua estreia e fechou o placar em 2 a 0.

aston-villa-01.png

Depois viajamos até o St. James Park para enfrentar o Newcastle. A partida foi bem disputada e qualquer equipe poderia ter vencido. No entanto, um pênalti polêmico a nosso favor nos deu a vitória por 1 a 0, com Hlousek convetando a penalidade máxima.

newcastle.png

Nossa estreia na Copa da Liga foi em casa, contra o Walsall, da League One. Dominamos o adversário, mas perdemos muitos gols e quase fomos para a prorrogação, mas Macheda, que estreava com a camisa do Ipswich marcou nos acréscimos e nos deu a vitória por 2 a 1.

Depois enfrentamos o Stoke City. Fizemos até uma boa partida. Abrimos o ploacar com Floccari, mas cedemos o empate ainda no 1º tempo. No final da partida, um gol de fora da área, deu a vitória por 2 a 1 aos Potters.

stoke-01.png

Na 4ª rodada da Premier League, enfrentamos o Everton, no Goodison Park. Não fizemos uma boa partida, mas saímos na frente e quase conseguimos sair com três pontos, mas cedemos um empate nos acréscimos.

everton-01.png

Eu sei que nessa temporada nada vai ser fácil e por isso, alguns pontos são preciosos, como por exemplo, o empate em 0 a 0 contra o Manchester City. Mesmo jogando em casa e com um jogador a mais desde o final do 1º tempo, fiquei satisfeito com o empate.

city-01.png

Depois do City, pegamos o Liverpool pela frente. Os Reds entraram com vários reservas em campo, o que foi bom para o Ipswich. A partida foi estranha, pois nos primeiros 20 minutos, nenhuma equipe havia conseguido chutar a gol. Aos 21, Riga abriu o placar. O Liverpool seguiu sem fazer muita coisa até o final do 1º tempo, mas no 2º melhorou. Nós fizemos mais um e o Liverpool fez o seu, mas saímos de Anfield com a classificação por 2 a 1.

liverpool.png

Na última partida do primeiro mês de Premier League enfrentamos o Queens Park Rangers. O QPR jogou em casa, mas sofreu um gol do Ipswich no 1º tempo. No entanto, um pênalti cometido por Arzo, um dos meus zagueiros, deu o empate em 1 a 1 aos donos da casa.

qpr-01.png

partidas-06.png

classificacao.png

Considero bom o início de temporada para o Ipswich Town. Vindo da 2ª divisão, perdemos apenas uma partida, mas estamos na parte de cima da tabela, o que é muito bom. Quem tem surpreendido negativamente é o Bolton, que na temporada passada ficou em 4º lugar e neste início de temporada é o último colocado. Outro que vem mal é o Wolverhampton. Na temporada passada o clube conquistou a FA Cup pela 5ª vez e foi vice-campeão na Copa da Liga, mas agora está perto da zona do rebaixamento.

tabela-06.png

Na Copa da Liga, o Ipswich também vai bem. Ao contrário da temporada passada, alcançamos o objetivo estabelecido pela diretoria e enfrentaremos o Bristol City pela 4ª eliminatória (oitavas-de-final) da competição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse ano é para manutenção mesmo. Neste inicio, só lamento o empate com QPR, mas, por outro lado, eliminou o Liverpool.

Acho que fez um bom mercado, ainda mais com as limitações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Otimo inicio, se segurar isso ate ao menos o meio da temporada ganha uma boa gordura pra se manter.

Falei em sambar no mercado la atras... Sambou com o pandeiro na mao, hein! Trouxe reforcos de muita qualidade! Se corresponderem conforme os atributos, deve garantir a permanencia sem susto!

Seria interessante pensar em montar um elenco para conseguir vaga na UEL ao fim da 3a temporada na Premier! :thumbsup:

Editado por LeandroDJC
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Contratou bem, na minha opinião. gostei das chegadas do Macheda, do Okaka e do Roderick. Na Liga teve um bom começo. Um 7º lugar para uma equipe que é considerada candidata a descida está bom demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mazolhae... Ipswich calando a boca de muito comentarista corneteiro da ING! :yeeeaaahhh: hehe

Sobre a tática, neste estilo ACHO que não terá grandes problemas quando enfrentar os grandes pois alguns, os Manchester's por exemplo, acabam adotando uma formação mais centralizada (United com 4-1-2-1-2 em losango e o City, pelo menos aqui no meu save, jogando com 4-0-2-3-1 com 3 MAC), e com 3 DC e 1 MD (MD marcando de perto o MAC deles), grandes chances de ocorrer só chutes de fora da área.

Tu ta usando "Contra-Ataque" como estratégia?

No mais, belo trabalho parcero! :dudeok:

Editado por galete
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro queria te dar parabéns gg pelo excelente ideia, é um risco grande eprder a motivação num save praticamente baseado em conseguir criar a tatica e ainda mais em um time de pouca estrutura, é um grande desafio e foi muito bem na primeira temporada.

Não sou muito fã de formação com 3 zagueiros, enuma formação com meio campo em losango acho meio "estranho", tenho a impressão que as alas estão todas abertas para os adversarios, se o campo do clube for menor facila para seu lado, mas em campos maiores e com adversarios com excelente alas podem causar maus bocados ao time.

Mas pelso resultados iniciasi o time esta equilibrado e isto não tem cido problema, começou bem a temporada.

Força para o restante da temporada, eu particularmente ainda apanho bastante pra esse novo modo de fazer as taticas adotado pelo FM, as vezes sai algo bom, mas na maioria nem tanto :okay:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Montou um elenco bem consistente, Santacroce , Macheda, Gibson e Floccari são excelentes

Usando oFloccari como Avançado Completo>Atacar vai render demais, espera e verá (pelos menos no fm11 foi meu artilheiro no Parma com 36g em 45j!)

Acho que dá pra se manter na Premier sim, deve ficar entres os 12 primeiros com certeza.

Esse 3-4-3 está bem sólido, dois meias recuperando a bola é excelente pro seu meio criativo poder cadenciar o jogo.

Começou bem até.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse ano é para manutenção mesmo. Neste inicio, só lamento o empate com QPR, mas, por outro lado, eliminou o Liverpool.

Acho que fez um bom mercado, ainda mais com as limitações.

Também tenho isso em mente. A manutenção é o mais importante, independentemente da colocação.

Também lamentei, pois o penalti não foi claro.

O Liverpool deu sorte para o azar. Entrou com o time reserva e dançou.

Otimo inicio, se segurar isso ate ao menos o meio da temporada ganha uma boa gordura pra se manter.

Falei em sambar no mercado la atras... Sambou com o pandeiro na mao, hein! Trouxe reforcos de muita qualidade! Se corresponderem conforme os atributos, deve garantir a permanencia sem susto!

Seria interessante pensar em montar um elenco para conseguir vaga na UEL ao fim da 3a temporada na Premier! :thumbsup:

Ainda não enfrentei os grandes na Premier. Quero ver com vai ser. Tudo o que eu pude acumular agora será bom.

Eu também gostei dos reforços, ainda mais que coloquei um limite bem rígido na questão salarial.

Como neste save estou fazendo algo que nunca faço, não estou planejando nada, por enquanto, sobre as competições continentais. Penso em melhorar o elenco para ver se a tática funciona bem.

Contratou bem, na minha opinião. gostei das chegadas do Macheda, do Okaka e do Roderick. Na Liga teve um bom começo. Um 7º lugar para uma equipe que é considerada candidata a descida está bom demais.

Pelo que pago de salário ao Macheda foi bom mesmo. Não sei se o Okaka tem nível para jogar na Premier, mas enquanto foi útil, ele ficará o IPFC. O Roderick tem potencial pelo que vi em alguns sites. Se ele quiser, eu o compro em definitivo.

Ainda não encarei os grandes na Premier. Quero ver como vai ser.

Mazolhae... Ipswich calando a boca de muito comentarista corneteiro da ING! :yeeeaaahhh: hehe

Sobre a tática, neste estilo ACHO que não terá grandes problemas quando enfrentar os grandes pois alguns, os Manchester's por exemplo, acabam adotando uma formação mais centralizada (United com 4-1-2-1-2 em losango e o City, pelo menos aqui no meu save, jogando com 4-0-2-3-1 com 3 MAC), e com 3 DC e 1 MD (MD marcando de perto o MAC deles), grandes chances de ocorrer só chutes de fora da área.

Tu ta usando "Contra-Ataque" como estratégia?

No mais, belo trabalho parcero! :dudeok:

:lol:

Tenho usado o contra-ataque como estratégia principal da equipe, mas em outros momentos isso é alterado, dependendo do momento da partida e/ou estratégia do adversário.

Na 1ª temporada não tive boas experiências quando encontrei times com meio-campo em losango. Acontecia um encaixotamento do meu meio-campo, já que as posições das duas equipes se equivaliam, ou muitas vezes, a do adversário era melhor. Quando há o espelhamento das táticas, a tendência é sobressair a equipe com melhor qualidade e no momento esse não é o caso do Ipswich.

Primeiro queria te dar parabéns gg pelo excelente ideia, é um risco grande eprder a motivação num save praticamente baseado em conseguir criar a tatica e ainda mais em um time de pouca estrutura, é um grande desafio e foi muito bem na primeira temporada.

Não sou muito fã de formação com 3 zagueiros, enuma formação com meio campo em losango acho meio "estranho", tenho a impressão que as alas estão todas abertas para os adversarios, se o campo do clube for menor facila para seu lado, mas em campos maiores e com adversarios com excelente alas podem causar maus bocados ao time.

Mas pelso resultados iniciasi o time esta equilibrado e isto não tem cido problema, começou bem a temporada.

Força para o restante da temporada, eu particularmente ainda apanho bastante pra esse novo modo de fazer as taticas adotado pelo FM, as vezes sai algo bom, mas na maioria nem tanto :okay:

Valeu, kiko.

Eu também prefiro táticas com quatro zagueiros, mas o desafio de usar um tática incomum até quando se fala em 3 zagueiros está me motivando a ir adiante.

E você tem razão, os lados do campo ficam "desprotegidos" e esse é um dos desafios que tenho que enfrentar, se eu quiser usar o 3-4-3 usado no Ajax de Van Gaal, por exemplo. Por outro lado, com o meio campo em losango, posso dominar esse setor se o adversário tiver dois ou três jogadores centralizados. Esse é o desafio no momento.

Tenho tido muita atenção na questão defensiva, para tentar ver o que posso fazer para amenizar as deficiências, sem diminuir o poder ofensivo do 3-4-3. Tô ralando.

Montou um elenco bem consistente, Santacroce , Macheda, Gibson e Floccari são excelentes

Usando oFloccari como Avançado Completo>Atacar vai render demais, espera e verá (pelos menos no fm11 foi meu artilheiro no Parma com 36g em 45j!)

Acho que dá pra se manter na Premier sim, deve ficar entres os 12 primeiros com certeza.

Esse 3-4-3 está bem sólido, dois meias recuperando a bola é excelente pro seu meio criativo poder cadenciar o jogo.

Começou bem até.

Boa sorte!

Se ele fizer uns 20 já fico feliz.

O importante é permanecer na Premier.

Obrigado pelas opiniões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba hein GG, que começo é esse? O 3-4-3 vem dando certo por enquanto, e ganhar de Liverpool em Anfield digo que não é para qualquer um não.

Nas contratações, consegiu procurar bem as propostas para empréstimos e transações definitivas, montou um time bom e acredito que se manterá sim na Premier League. Acho difícil alguma competiçao como a Liga Europa já de cara, a não ser atravez da Carling Cup ou da FA Cup, mas está fazendo um excelente trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba hein GG, que começo é esse? O 3-4-3 vem dando certo por enquanto, e ganhar de Liverpool em Anfield digo que não é para qualquer um não.

Nas contratações, consegiu procurar bem as propostas para empréstimos e transações definitivas, montou um time bom e acredito que se manterá sim na Premier League. Acho difícil alguma competiçao como a Liga Europa já de cara, a não ser atravez da Carling Cup ou da FA Cup, mas está fazendo um excelente trabalho.

Esse 1º mês foi bom, mas é bom não ficar animado, pois não pegamos os grandes, exceto o Liverpool que esta com um time reserva.

Tô pensando, única e exclusivamente na manutenção e no crescimento do clube, que permitirá contratar melhores jogadores.

Nessa temporada pretendo entrar nas Copas sempre com um time bem forte e ir o mais longe possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom início de campeonato, perdeu apenas uma e arancou pontos preciosos de equipes mais difíceis.Gosteio do time que vc formou, em especial do retorno do Okaka.Gibson também é um jogador muito interessante, tanto em tarefas defensivas ou na distribuição da bola, sem contar o chute, que é outro forte(pelo menos aqui está sendo assim).Força nesta continuação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GG é mito demais, a anos acompanho os feitos desse cara.

Parabéns, sei que é questão de tempo pra pintar nas competições continentais e começar a qualificar o elenco com jogadores de nível superior.

Conseguiu uns bons reforços e ainda tem margem pra melhorar, acho que está guardando esse orçamento para um negócio de ocasião (Um grande nome sendo vendido a um preço baixo).

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Inicio a premier muito bem, fez contratações boas, porem é notável que a formação do 3-4-3 em losango vem caindo bem com o time, fez partidas boas e conseguiu arrancar pontos de equipes superiores!

Gostaria de saber de você como está indo o time taticamente, pois nem sempre o resumo do jogo mostra como o time haje dentro de campo em relação há tatica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ganhou um ótimo dinheiro para transferencias e com esse valor conseguiu reforçar a equipe muito bem

macheda de pl fixo é deus, assim como hlousek pela esquerda

esse começo de premier league foi muito bom, começou vencendo e acumulando pontos e isso começa a te dar uma diferença boa pra zona da degola :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom início de campeonato, perdeu apenas uma e arancou pontos preciosos de equipes mais difíceis.Gosteio do time que vc formou, em especial do retorno do Okaka.Gibson também é um jogador muito interessante, tanto em tarefas defensivas ou na distribuição da bola, sem contar o chute, que é outro forte(pelo menos aqui está sendo assim).Força nesta continuação!

O começo tá bom, mas foi só o primeiro mês. Tenho que ir com calma.

O Okaka e o Pollet voltaram por conta do preço e por já conhecê-los. Achei que valeria a pena tê-los novamente.

Contratie o Gibson por tudo isso que você disse também.

Contratou muito bem e até agora vem fazendo um grande campeonato a tática se acertou eu acho

Ainda não, falta muita coisa para ela funcionar bem, mas sei como arrancar alguns resultados, mesmo com times mais fracos.

GG é mito demais, a anos acompanho os feitos desse cara.

Parabéns, sei que é questão de tempo pra pintar nas competições continentais e começar a qualificar o elenco com jogadores de nível superior.

Conseguiu uns bons reforços e ainda tem margem pra melhorar, acho que está guardando esse orçamento para um negócio de ocasião (Um grande nome sendo vendido a um preço baixo).

Boa sorte.

Valeu pelo apoio, Neo.

Esse vício do FM é f...

Minha ideia é essa mesmo. Fortalecer aos poucos e no futuro conseguir com jogar no 3-4-3 com qualidade.

Estou querendo fortalecer o clube financeiramente para tentar dar alguns saltos mais adiante. Se aparecer alguém com nível irei contratá-lo ou quem sabe um jovem com potencial.

Inicio a premier muito bem, fez contratações boas, porem é notável que a formação do 3-4-3 em losango vem caindo bem com o time, fez partidas boas e conseguiu arrancar pontos de equipes superiores!

Gostaria de saber de você como está indo o time taticamente, pois nem sempre o resumo do jogo mostra como o time haje dentro de campo em relação há tatica.

Eu tenho raldo bastante. O resultados e os comentários sintéticos realmente não muitas informações para compreender o que estou vivendo.

Tudo o que faço é na base do teste. Tenho algumas ideias e a partir daí faço mudanças para tentar melhorar o que estou vendo. Jogar com o losango é complicado porque os flancos ficam livres e aí meus zagueiros tem que sair da posição para combater esses jogadores.

Outra coisa que tenho trabalhado é a força do ataque. Sinto falta de avançados interiores na equipe e por enquanto, vou com extremos, mas isso vai ter que mudar no futuro.

Tem muitas coisas que vejo, mas sei que tenho que ter paciência, pois somente contratando jogadores mais qualificados o 3-4-3 funcionará.

Muitas vezes também tem jogar muito defensivamente para tentar diminuir a força ofensiva dos adversários, mas é como eu disse, faço testes e vejo no que vai dar.

Se tiver alguma dúvida específica, pergunte que eu respondo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho muito bacana seus saves, esse em especial, pois eh focado na tática, estou acompanhando e vendo as variações que vc vem fazendo e sempre tendo sucesso, eu particulamente não sou tão bom assim com formações e sempre gosto de acompanhar matérias sobre!!!

A equipe mesmo tendo limitações está se saindo muito bem, tem tudo para fazer uma excelente temporada e garantir a permanencia na premier e poder melhorar ainda mais a equipe na proxima temporada!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho muito bacana seus saves, esse em especial, pois eh focado na tática, estou acompanhando e vendo as variações que vc vem fazendo e sempre tendo sucesso, eu particulamente não sou tão bom assim com formações e sempre gosto de acompanhar matérias sobre!!!

A equipe mesmo tendo limitações está se saindo muito bem, tem tudo para fazer uma excelente temporada e garantir a permanencia na premier e poder melhorar ainda mais a equipe na proxima temporada!!!

Eu nunca escrevi nada sobre tática aqui no fórum. Geralmente, eu leio tudo o que os outros escrevem e aplico segundo penso ser o melhor. Não sei se é o seu caso, mas existem muitos textos em inglês que nos ajudam no FM, inclusive textos que foram escritos para versões anteriores do FM e que continuam válidos, pois foram a base do FM quando passou a utilizar o Criador de Táticas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ipfc.png

classificacao-confortavel.png

a-tatica.png

Na última atualização eu não apresentei as instruções básicas da equipe. Aqui estão elas:

instrucoes.png

3-4-3-losango.png

Logicamente, não atuo sempre assim. Tenho uma versão bem defensiva para a formação do 3-4-3 com meio-campo em losango. Também continuo experimentando soluções para jogar no 3-4-3 com meio-campo losango. Gostaria de ter jogadores que atuassem como Avançados Interior em vez de Extremos, mas infelizmente não disponho desses jogadores, apesar de algumas vezes ter jogado como jogadores “improvisados” nessas funções.

Também tenho feito também algumas experiências na posição de meia-atacante. A escolha inicial foi por um Médio Ofensivo (atacar), mas experimentei também como Construtor de Jogo Avançado (atacar) e um Número 10.

Também tenho feito testes com os dois meias-centrais e um deles já atuou com um Médio de Área-a-Área (apoiar).

Continuarei fazendo teste até encontrar a melhor forma as funções e tarefas mais adequadas para o Ipswich jogar no 3-4-3.

financas.png

As finanças do clube estão boas e estamos com o balanço no azul. No momento, temos 15,7 milhões de euros de balanço, mas até o final da temporada esse valor deverá subir. Esse crescimento está relacionado com o aumento das receitas de bilheteria, aumento na venda de bilhetes anuais, ampliação das receitas televisivas e novos patrocínios. Com relação à temporada anterior, o total de receitas acumuladas em 2011/12 foi de cerca de 34 milhões, enquanto na atual temporada, até o momento arrecadamos 52 milhões em receitas.

financas-01-jan-2013.png

partidas.png

Depois das seis primeiras rodadas, continuamos na Premier League em busca de mais pontos para deixar o Ipswich longe da zona do rebaixamento. Na partida contra o Bolton, Floccari esteve bem e marcou duas vezes e vencemos o Wanderers por 2 a 1.

Na rodada seguinte fizemos uma partida muito ruim contra o Wigan. Em nenhum momento conseguimos equilibrar as ações e ainda por cima levamos um gol de Gonzalo Fierro e fomos derrotados por 1 a 0.

Depois tivemos que pegar o Arsenal no Emirates Stadium. Sofremos uma blitz no início da partida e foi complicado segurar os Gunners. No final, a vitória por 3 a 1 foi justa para os donos da casa.

arsenal-01.png

Depois de duas derrotas queria que a equipe tivesse um resultado positivo diante do Bristol City pela Copa da Liga. Fizemos um 1º tempo muito bom e marcamos três gols. Infelizmente, no 2º tempo, os problemas defensivos apareceram e quase deixamos escapar a vitória, mas garantimos a classificação por 3 a 2.

bristol.png

Se a vitória deu ânimo ao Ipswich, o fato era que estávamos em 10º lugar na Premier League, uma colocação boa se você levar em conta que Manchester United, Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City e Tottenham deveriam ocupar as seis primeiras posições. A questão era se manter pontuando para deixar a zona do rebaixamento bem distante.

Tivemos uma boa chance de manter a distância do Z-3 contra outro recém-promovido, o Brighton, responsável por impedir que o Wet Ham voltasse à Premier League. O adversário jogou no 4-4-2 com meio campo em losango, praticamente “matando” minha formação tática. Mesmo assim, fizemos uma excelente partida e goleamos o adversário por 4 a 0, com Floccari marcando dois gols e Okaka como o melhor em campo, aumentando a série sem vitórias do Brighton para oito partidas.

brighton-01.png

Depois do Brighton, outra equipe recém-promovida no caminho do Ipswich, o Leicester City. Mesmo fora de casa, fizemos uma excelente partida fazendo quatro gols no 1º tempo, dois de Federico Macheda. Com a vitória praticamente assegurada, baixamos o ritmo, o Leicester cresceu em campo e fez o gol de honra. Com a vitória por 4 a 1, passamos a ocupar o 5ª lugar na tabela.

leicester-01.png

Minha intenção contra o Fulham era que, jogando em casa, conseguíssemos fazer uma boa partida e conquistássemos mais três pontos diante de uma equipe que lutava para escapar da zona do rebaixamento. Começamos bem a partida, mas os Whites conseguiram segurar a partida e marcar dois gols depois da primeira meia hora de partida. No 2º tempo, diminuímos para 2 a 1, mas quando sofremos o 3 a 1 parecia que a derrota seria certa, mas eu estava enganado. A equipe buscou o empate e fizemos 3 a 3, com um gol aos 80 e outros nos acréscimos.

fulham-01.png

A última partida de novembro foi contra o Wolves. Fora de casa, sofremos uma grande pressão, mas conseguimos marcar duas vezes antes dos 15 minutos. O problema foi que não aguentamos e cedemos o empate ainda no 1º tempo. Para os 45 minutos finais, continuamos pressionados, mas quando conseguimos ir ao ataque fizemos uma bela jogada e marcamos o gol que definiu o placar em 3 a 2.

wolves-01.png

O último mês de 2012 reservava uma sequência de várias rodadas onde enfrentaríamos quatro das seis equipes mais fortes do futebol inglês: Liverpool, Manchester United, Chelsea e Tottenham. Por isso mesmo, tinha consciência de que os números de derrotas da equipe aumentaria e cairíamos na tabela de classificação.

Enfrentamos o Liverpool no começo de dezembro, mas dessa vez eles entraram em campo com o time titular. O Ipswich entrou com o time reserva, pois estava pensando na rodada seguinte quando enfrentaríamos o Newcastle pela Copa da Liga. Jogamos bem, mesmo após sofre o primeiro gol. No entanto, a melhor qualidade do Liverpool se sobrepôs ao meu time e os Reds fizeram 3 a 0.

liverpool-01.png

Os jogadores poupados contra o Liverpool tinham a missão de derrotar os Magpies em seu estádio e levar o Ipswich para a semifinal da Copa da Liga. Jogamos como time pequeno: bem fechados e buscando o momento certo para marcar. Conseguimos abrir o placar com Song, em uma cobrança de escanteio. O Newcastle chegou ao empate no 2º tempo, mas minha equipe estava muito concentrada e aos 76, Singh marcou o gol de nossa vitória por 2 a 1.

newcastle.png

Depois voltamos a mente para as rodadas da Premier League. Enfrentamos o atual campeão e líder da competição, o Manchester United. Sir Alex Ferguson continua no comando da equipe e contra o Ipswich, os Red Devils jogaram como um time grande que são. A vitória por 3 a 1 foi justa e infelizmente vi que falta uma longa jornada para colocar o Ipswich em um patamar semelhante aos Red Devils.

manchester-01.png

Sempre soube que boa parte da campanha que fazíamos tinha relação com fato de não enfrentarmos os grandes clubes no início do campeonato e que ao chegar esse momento, as derrotas viriam. O que eu não esperava é que fizéssemos uma partida tão boa contra o Chelsea. Estivemos na frente por duas vezes na partida, mas cedemos o empate e no final da partida, Neymar marcou o gol da virada e deu a vitória ao Chelsea por 3 a 2, mas fiquei feliz com a partida que fizemos.

chlesea-01.png

Depois de duas derrotas para dois grandes, pensei que poderia conquistar um resultado melhor contra o Blackburn. Estava enganado. Os Rovers dominaram a partida e fizeram 3 a 0.

Depois das derrotas era preciso voltar a vencer para estancar a queda. A oportunidade que teríamos seria diante o Norwich City, o arquirrival do Ipswich. No Derby de East Anglia, tomamos a iniciativa desde o início, mas somente no 2º tempo marcamos. Fizemos 2 a 0 e voltamos para a 7ª posição.

norwich-01.png

A última partida do turno foi contra o Tottenham, que no save está melhor do que na vida real, pois tem Thiago Silva, Hulk e Maicon. Abrimos dois gols de vantagem em gols contra do adversário, mas em jogadas criadas pela minha equipe. No entanto, não conseguimos resistir à pressão fora de casa e cedemos o empate em 2 a 2, mas ganhamos mais um ponto na tabela.

tottenham.png

Na última rodada do ano, a primeira do returno, não jogamos nada bem e fomos goleados pelo Aston Villa por 4 a 1.

partidas-20.png

classificacao.png

Ainda faltam 18 rodadas para o término da temporada, mas tenho a confiança que conseguiremos a manutenção na Premier League. Quando planejei a temporada, pensei em sofrer, no mínimo, 12 derrotas para as seis equipes (Manchester United, Manchester City, Arsenal, Tottenham, Chelsea e Liverpool) e possivelmente mais algumas para outras equipes.

Com dois empates conseguidos diante de Manchester City e Tottenham, terminamos o primeiro semestre com oito derrotas, o que para mim é muito bom. Ocupamos no momento, a 9ª colocação e projeto que terminaremos a competição acima da 14ª posição, sendo o mais provável ficar em 11º ou 12º lugar se tudo correr bem.

tabela-20.png

Olhando a tabela vejo que mesmo tendo sofrido 33 gols em 20 partidas, existem equipes que estão piores do que o Ipswich nesse quesito e que tem dificuldade para marcar gols, algo que minha equipe tem feito razoavelmente. Com 31 gols marcados em 30 partidas, temos o 7º melhor ataque da competição, atrás apenas daqueles seis equipes que citei. Isso me dá uma certa confiança para o returno e para a permanência na Premier League.

Na Carling Cup, a Copa da Liga, o Ipswich já fez muito. Estamos na semifinal e enfrentaremos o Stoke City em duas partidas, com a primeira em nossa casa. Levarei a melhor equipe que puder para essas partidas, pois desejo ir até à final. Na outra semifinal, Aston Villa e Sunderland lutarão pela outra vaga na decisão.

No início do ano, começará a participação do Ipswich na FA Cup. Novamente enfrentaremos o Bristol City, mas dessa vez a partida será em nossa casa. Espero ir adiante e alcançar, pelo menos, o objetivo estabelecido pela direção, a 5ª eliminatória.

estatisticas.png

Pela primeira vez nesta temporada, apresento as estatísticas do elenco. Optei por isso porque achei que no primeiro mês havia pouco para ser mostrado, mas agora e nas próximas atualizações, colocarei essas informações.

Dois jogadores do elenco anunciaram a aposentadoria, coincidentemente, o capitão e o vice-capitão, o camaronês Rigobert Song (36 anos) e inglês Jimmy Bullard (34 anos). Infelizmente nenhum dos dois continuará no futebol.

Ahmed Soukouna, nascido em Paris, aceitou a convocação para a seleção do Mali e disputará em janeiro, a Copa Africana de Nações, me deixando desfalcado por uma boa parte de janeiro.

Se você quiser ver as estatísticas completas do elenco até agora, clique aqui.

Partidas disputadas

  • Darron Gibson: 18(4)
  • Chris Basham: 17(1)
  • Adam Hlousek: 16(2)
  • Harmeet Singh e Sergio Floccari: 16(1)

    Gols
    • Sergio Floccari: 7
    • Adam Hlousek: 6
    • Harmeet Singh e Federico Macheda: 4
    • Ahmed Soukouna: 3

      Assistências
      • Stefano Okaka: 7
      • Adam Hlousek: 6
      • Ahmed Soukouna e Sergio Floccari: 4
      • Harmeet Singh: 3

        Desarmes
        • Chris McCann: 4,32
        • Darron Gibson:4,09
        • Chris Basham: 3,93
        • Sean Davis: 3,55
        • Fabiano Santacroce: 3,33

      Melhor em campo

      [*]Adam Hlousek: 3

      [*]Sergio Floccari: 2

      [*]Ryan Bennett, Ahmed Soukouna, Mustapha Riga, Chris McCann, Darron Gibson, Federico Macheda, Stefano Okaka, Rigobert Song e Dudek: 1

      Classificação Média

      [*] Adam Hlousek: 7,16

      [*]Stefano Okaka: 7,09

      [*]Ahmed Soukouna: 7,03

      [*]Harmeet Singh: 6,99

      [*]David Stockdale: 6,97

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a equipe faz uma ótima campanha, acho que pode se manter sim entre os 10 melhores da premier league, hlousek e okaka mostrando toda sua importancia para a equipe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualmente as taticas de FM não tem mais aquela coisa "mitica" de fazer um time +/- ou ruim dar um banho nos grandes, mas eu diria que esta indo bem, perdendo os jogos que pode e provavelmente vai perder mesmo e vencendo os times de mesma reputação e menores.

Conforme o time for permanecendo e melhorando, tanto estrutura quanto qualidade tecnica, acredito que a tatica tende a se tornar mais eficiente com jogadores de melhor qualidade, ai então poderá encomodar os grandes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a equipe faz uma ótima campanha, acho que pode se manter sim entre os 10 melhores da premier league, hlousek e okaka mostrando toda sua importancia para a equipe

Estou pensando nisso, ficar ali nessa zona, mesmo que seja um pouco mais abaixo ou acima.

Okaka é reserva, acredita?

Está muito bem na EPL. Um nono lugar está de bom tamanho para uma equipe recém promovida.

Também acho que é.

Atualmente as taticas de FM não tem mais aquela coisa "mitica" de fazer um time +/- ou ruim dar um banho nos grandes, mas eu diria que esta indo bem, perdendo os jogos que pode e provavelmente vai perder mesmo e vencendo os times de mesma reputação e menores.

Conforme o time for permanecendo e melhorando, tanto estrutura quanto qualidade tecnica, acredito que a tatica tende a se tornar mais eficiente com jogadores de melhor qualidade, ai então poderá encomodar os grandes

Esse é o único caminho do jogo continuar bom, não é mesmo? Esse negócio de ganhar tudo em duas temporadas perde a graça.

Se eu repetir esse padrão eu fico na EPL e aos poucos farei o que você disse, estruturar o clube em todos os setores para ver o 3-4-3 funcionar.

Resultados dentro do esperado e se conseguir uma regularidade maior pode beliscar a ultima vaga para Europa.

Não acho que conseguiremos isso, mesmo sabendo que a Inglaterra tem sete vagas nas competições continentais. Acho que o 2º turno será mais difícil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • SilveiraGOD.
      Por SilveiraGOD.
      17h



       
      MINHA NOSSA SENHORA! EUROPA LEAGUE, AÍ VAMOS NÓS!
      Kelleher, terceiro goleiro, vai jogar um jogo de Champions League decidindo classificação contra o Ajax. Não tá legal ainda? Vamo de Neco Williams na lateral e de Jones na meia. Ah, não nos esqueçamos que o Fabinho tá na zaga, também.
      Caralho, sério, eu não lembro de ter tanto problema de lesão ou de jogadores medianos/não prontos desde a chegada do Klopp, 4~5 anos atrás. É rezar pro Henderson segurar o meio e o trio de frente estar inspirado porque olha... tá foda o bagulho.
    • SilveiraGOD.
      Por SilveiraGOD.
      Valor bem legal de venda pras duas partes. Ziyech tá saindo da Holanda com uns 2 anos de atraso. Acho que vai mitar na PL, ainda mais sob comando do Lampard, que vem fazendo um bom trabalho.
    • Lanko
      Por Lanko
      Última fase de mata-mata antes da fase de grupos. O Ajax vai visitar os cipriotas hoje, às 16:00.
      Infelizmente só devo poder assistir o 2° tempo, se isso.
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Contratação muito grande para se perder no tópico único.
    • David R.
×
×
  • Criar Novo...