Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[FM 2011] Ainda voltaremos e a terra tremerá


Bruno Trink

Posts Recomendados

banner.jpg

12.05.2012

Tudo dominado

Sem palavras para descrever a emoção de ser campeão israelense. Com 23 anos, nunca tinha visto meu time ter uma conquista desse nível, o último grande título tinha sido da Gvia HaMedina em 1992, eu era praticamente um bebê. A temporada foi perfeita, conquistamos todos os títulos que disputamos e começamos a consolidar o clube como um dos grandes de Israel. Mais importante, voltamos a disputar uma competição continental, pela primeira vez a maior de todas, a UEFA Champions League.

fmanager-1292252365-U25318.jpg

Comemorações a parte, alguma coisa tinha que ser feita a respeito do calendário do futebol por aqui. Depois de 30 rodadas, quase nenhuma no meio de semana, datas reservadas para disputa das copas, chegamos aos playoffs com jogos às quartas e sábados. Quem está disputando ainda as fases finais da Gvia HaMedina que se vire. Nossa sorte foi que a vantagem alcançada na fase de classificação era considerável e o time conseguiu decidir o título em apenas duas partidas. Aproveitando o mando de campo e, claro, uma razoável superioridade técnica, derrotamos o nosso rival e o Hapoel Tel Aviv e, um empate do Maccabi Tel Aviv nos garantiu o título antecipado. Assim, meu pai pode concentrar o time titular para a disputa da Gvia HaMedina, enquanto escalava times mistos nas últimas rodadas do playoff.

A grande dificuldade foi equilibrar a comemoração pelo título israelense no sábado com a concentração para a semifinal da Copa do Estado na terça feira. Não podíamos repetir o erro do ano passado e menosprezar um adversário teoricamente mais fraco. Com a experiência anterior, o time jogou sério e derrotou o Ahi Nazareth sem sustos. Enquanto os reservas venciam em Be'er-Sheva, os titulares se preparavam para a final da Copa. Como quase todos nossos torcedores queriam, o adversário era o Maccabi Petach-Tikvah. Não é o maior derby de Israel, nossa torcida é muito maior que a deles, mas aqui na cidade, claro, sempre um quer vencer o outro. Foi uma partida dura, tensa, com muitas faltas e cartões, mas num início muito forte, abrimos 2 a 0 e eles não tiveram capacidade de virar. Um golzinho de honra no final, mas o título era nosso. Mais comemorações e não tinha mais como focar o elenco na disputa dos dois últimos jogos. Mesmo assim, empatamos com o Maccabi Tel Aviv e com o Beitar Jerusalem e fechamos nossa temporada de forma consistente.

fmanager-1292252331-U25318.jpg

Mesmo com apenas metade da temporada disputada, Leandro Gioda foi o grande nome do elenco. Jogou muito o argentino, é um monstro no jogo aéreo, tanto na defesa, quanto no ataque. Já está chamando a atenção de grandes clubes europeus, espero que consigamos mantê-lo para o próximo ano. Foi a base de uma defesa forte e a tendência é que fique ainda mais forte com a chegada do Costanzo. O meio de campo também se mostrou muito competente. Tomer Swisa teve uma subida de produção impressionante na segunda parte da temporada e terminou como artilheiro do time, a frente até do Ceesay. Outro que melhorou bastante foi o peruano Viza, melhor jogador no ano passado e que não havia reeditado suas atuações.

Para a próxima temporada, esperamos reforços para a disputa da Champions League, apesar de saber que, financeiramente, o clube ainda não está estruturado para esse tipo de competição. Acho que essa participação servirá apenas como experiência e que o time deve pensar, primeiro, em ir bem novamente no âmbito nacional. Depois, quem sabe, conseguimos surpreender na Europa.

fmanager-1292252351-U25318.jpg

Postado por rdayan

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 666
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

  • GG.

    79

  • Bruno Trink

    269

  • Gourcuff

    47

  • Ichthus

    62

Grande dobradinha! :yes:

Como eu disse na atualização passada, já era quase impossível o Petach perder o título e não perdeu. Conseguiu uma boa sequência na fase final sem nenhuma derrota e de quebra, ainda saiu com o título da Copa.

Interessante é ver como o Gioda foi valorizado até agora. Acho que dá pra segurar ele mais um pouquinho antes dele ficar insatisfeito, né?! :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora sim! :D

Boa sorte e vende o Amamoo pra não gerar problemas no elenco com insatisfação.

Mantém o Gioda por mais uma temporada para aí vender valorizado e reforçar melhor ainda o elenco.

E pretende renovar com o Assulin? Pela ficha, não parece ter bola para as novas aspirações do Petach-Tikvah.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Assulin se desenvolveu um pouco, mas não sei se chegará a ser um grande jogador para a seleção israelense. O que você acha?

Ganhou merecidamente os dois títulos. Foi a melhor equipe na temporada regular e quando chegou no palyoff foi capaz de fazer o dever da casar nas duas primeiras partidas e aí ficou mais fácil. Gostei de o rival local sendo batido na Copa.

Agora teremos o Petach na UCL. O que você sabe das participações dele em competições européias. Já teve alguma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande dobradinha! :yes:

Como eu disse na atualização passada, já era quase impossível o Petach perder o título e não perdeu. Conseguiu uma boa sequência na fase final sem nenhuma derrota e de quebra, ainda saiu com o título da Copa.

Interessante é ver como o Gioda foi valorizado até agora. Acho que dá pra segurar ele mais um pouquinho antes dele ficar insatisfeito, né?! :lol:

Tinha que dar tudo errado para que o título escapasse. Na Copa, se o time jogasse sério, como jogou, também era favorito.

O Gioda valorizou mesmo e o melhor é que veio a custo zero. Até agora, ele não reclamou, até porque só tem interessados, não rolou nenhuma proposta. Espero conseguir continuar com ele pelo menos na próxima temporada.

Agora sim! :D

Boa sorte e vende o Amamoo pra não gerar problemas no elenco com insatisfação.

Mantém o Gioda por mais uma temporada para aí vender valorizado e reforçar melhor ainda o elenco.

E pretende renovar com o Assulin? Pela ficha, não parece ter bola para as novas aspirações do Petach-Tikvah.

O Amamoo já estava insatisfeito há um tempão e já tinha pedido para sair. Vai deixar o clube no fim de maio, quando termina o contrato.

O Assulin fica, tenho esperanças de que evolua mais.

O Assulin se desenvolveu um pouco, mas não sei se chegará a ser um grande jogador para a seleção israelense. O que você acha?

Ganhou merecidamente os dois títulos. Foi a melhor equipe na temporada regular e quando chegou no palyoff foi capaz de fazer o dever da casar nas duas primeiras partidas e aí ficou mais fácil. Gostei de o rival local sendo batido na Copa.

Agora teremos o Petach na UCL. O que você sabe das participações dele em competições européias. Já teve alguma?

O Assulin ganhou pouco mesmo, mas é garoto, tem só 21 anos. O problema é que as condições de treinamento no clube não são as ideais, acho que ele ganharia mais num clube maior.

O Hapoel Petach Tikvah nunca disputou a Champions, só aquela antiga Copa dos Campeões, em 92/93, quando ganhou a Gvia HaMedina pela última vez. Depois ainda jogou Europa League (quando ainda era UEFA Cup), em 96/97.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sensacional esse título, o time mostrou do que é capaz, com alguns reforços vai conseguir chegar na fase de grupos da UCL hein, quero só ver cara :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sensacional esse título, o time mostrou do que é capaz, com alguns reforços vai conseguir chegar na fase de grupos da UCL hein, quero só ver cara :)

Fase de grupos?! Não! Essa primera participação é só pra experiência, praticamente impossível conseguir chegar tão longe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner.jpg

18.07.2012

O que esperar?

Baixada a euforia que tomou conta da torcida pelas conquistas da temporada, a hora era de arregaçar as mangas e preparar a pré-temporada. Já me considero, praticamente, um segundo auxiliar técnico, estou pensando seriamente em fazer um daqueles cursos para, quem sabe, seguir a carreira. A comissão técnica foi ampliada, com mais três preparadores e um treinador de goleiros, o argentino Roberto Bonano, com quem esperamos retirar o melhor do Costanzo. O ideal seria que tivéssemos melhores condições de treinos, mas, para nível de Israel, até que está razoável.

O momento também era de tentar equilibrar as finanças do clube. Amamoo e Khutba saíram com o final dos seus contratos e foi feito um grande esforço para negociar todos os jogadores que não interessavam mais, principalmente alguns garotos que subiram do sub-20. Aqueles que tinham alguma perspectiva de evolução foram listados para empréstimo, enquanto alguns foram até dispensados amigavelmente. Mesmo assim, ainda não era suficiente e, aproveitando o interesse de clubes europeus, algum dos titulares seria negociado. O "eleito" foi Emmanuel Mathias, bem vendido para a França. A verdade é que meu pai já meio que tinha tomado essa decisão de vender o Mathias bem antes, quando surgiu um interesse do Sporting, de Portugal. Tanto é que já havia acertado a contratação de dois laterais direito israelenses, Oded Elkayam e Eli Dasa. Outros dois africanos também deixaram o clube: Daniel Addo, que já estava encostado desde a chegada do Gioda, e Ejide, que também ficou em segundo plano depois da contratação do Costanzo.

20120718_transf.jpg

A proposta era fazer essa limpeza no elenco e tentar gastar o mínimo possível nos reforços. Dessa maneira, o meia/volante Barak Moshe foi contratado para ser opção para a posição do Assous. Na temporada passada, o belga Tom De Mul foi oferecido ao meu pai inúmeras vezes, mas a pedida inicial era sempre alta e o clube não tinha condições de bancar seus salários. Dessa vez, com uma folga no orçamento, meu pai resolveu negociar e, surpreendentemente, talvez por ter ficado com seu jogador desempregado por um ano inteiro, o empresário do belga aceitou uma proposta até abaixo do que poderíamos ter pago no ano passado. O último reforço, no entanto, contraria a vontade inicial de gastar pouco. Numa negociação arrastada, foi acertada a contratação do volante Oshri Roash, que havia pedido para deixar o Maccabi Tel Aviv. A posição era a mais carente no elenco, já que Eyal Shen, com 32 anos, já não é mais o mesmo e o Moyal não convenceu como seu substituto. Roash é jovem, joga também como zagueiro, e deve dar mais segurança a nossa defesa.

20120718_jogos.jpg

Viajamos bastante com o elenco nessa pré-temporada. Pensando na Champions League, foram marcados dois amistosos na Alemanha contra equipes da Bundesliga. Apesar das duas derrotas, a equipe mostrou que pode fazer partidas equilibradas contra times que disputam um campeonato forte como o alemão. Voltando para Israel, tivemos dificuldades para bater o Hapoel Kfar-Saba. Surgiu, então, uma oportunidade de disputar três amistosos na China para arrecadar um pouco, só que, tecnicamente, não foi tão interessante. O time jogou mal e teve muitas dificuldades contra equipes velozes e, no sufoco, conseguiu empatar com Shenhua e Tianjin. Melhorou contra o Dalian e conseguiu vencer.

Não sei dizer se estamos prontos para encarar uma Champions League. O sorteio não foi de todo ruim e iremos até a Eslovênia enfrentar o NK Domžale. Se conseguirmos fazer um bom jogo lá, temos chance de passar para a 3ª eliminatória e alcançar as expectativas da diretoria. O grande objetivo da temporada, para eles, é mais uma vez brigar pelo título israelense. O que vier na Champions é lucro.

20120718_elenco.jpg

Postado por rdayan

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você entra em qual fase da UCL? E boa sorte, acho que com esse time, ir pra fase de grupos atrás da grana é o maior objetivo não? :heh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você entra em qual fase da UCL? E boa sorte, acho que com esse time, ir pra fase de grupos atrás da grana é o maior objetivo não? :heh:

Entramos na 2ª eliminatória. Ainda tem a 3ª e mais um playoff antes da fase de grupos. A grana da UCL seria fantástica, mas ainda tem a possibilidade de cair para a Europa League.

Realmente é complicado sonhar com a UCL logo de cara, mas como disse, dá para passar pelo clube estoniano.

Gostei do De Mul, Mosh e Roash.

Estoniano, não, esloveno! :heh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De Mul é injustiçado demais nesse FM! :heh:

Acho ele muito bom jogador.

Esse FM está estranho. Isso porque você não tem noção de quem me foi oferecido: Hatem Ben Arfa!!! :blink:

Boa sorte. Me preocupa é esse excesso de dispensas, não vai faltar plantel não?

Acho que não. No elenco principal temos 29 jogadores, acho que só falta um terceiro goleiro que estou procurando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cacilda, se você tem 29 jogadores agora, então o inchaço era grande!

Não teve grana pro Ben Arfa? Uma pena... Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cacilda, se você tem 29 jogadores agora, então o inchaço era grande!

Não teve grana pro Ben Arfa? Uma pena... Boa sorte!

Pois é, mas era muitos garotos que subiram do time sub-19 e outros que voltaram de empréstimo. Assim, o elenco fica mais enxuto.

Uma pena mesmo, Ben Arfa, apesar dos problemas disciplinares, seria um excelente reforço. Mas teria dificuldades para tirar um dos estrangeiros, já que já tenho cinco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fez um bela limpa no elenco, mesmo com todas as vendas ele ainda ficou grande, também tem seu lado positivo. Gostei muito da contratação do volante que agora me foge o nome, que veio do Tel-Aviv, muito bom jogador.

Pena que não conseguiu o Ben Arfa, muito bom jogador. :heh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fez um bela limpa no elenco, mesmo com todas as vendas ele ainda ficou grande, também tem seu lado positivo. Gostei muito da contratação do volante que agora me foge o nome, que veio do Tel-Aviv, muito bom jogador.

Pena que não conseguiu o Ben Arfa, muito bom jogador. :heh:

O Roash é bom mesmo e, melhor, ainda pode evoluir. Ben Arfa não acertou, acabou indo para a Roma. Quanta diferença! :heh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner.jpg

30.08.2012

Sorte é fundamental

Li uma vez que sorte é o que acontece quando a preparação se encontra com a oportunidade. O time estava preparado para enfrentar as fases iniciais da Champions League, mas avançar dependeria das equipes que os sorteios colocariam na nossa frente. O problema é que nosso time não tem muita experiência internacional, apenas alguns amistosos ao longo desses anos, e, então, não sabemos muito o que esperar dos possíveis adversários. Assim, acredito que demos sorte e, aliada à competência, conseguimos avançar até uma histórica fase de grupos na maior competição europeia.

20120830_jogos.jpg

Como a diretoria do clube não permite olheiros, fomos até Domžale enfrentar o campeão esloveno sem saber muita coisa sobre o adversário. Nos primeiros 30 minutos, vimos que o bicho não era tão feio e começamos a jogar. Antes do intervalo, De Mul fez 1 a 0 e Viza ampliou na segunda etapa. A vitória fora de casa deu a tranquilidade suficiente para o jogo de volta. Ceesay, que a torcida já apelidou de Momô, marcou logo no início e o 1 a 0 simples não refletiu nossa superioridade.

O próximo adversário veio da Noruega, o Brann, e fizemos a primeira partida em casa. Não conhecia esse adversário, confesso que de lá só conheço o Rosenborg. Empolgado com a classificação, Momô, mais uma vez, inaugurou o placar cedo. Éramos melhores, mas o segundo gol demorava a sair. Antes do final do primeiro tempo, no entanto, vieram dois em sequência. A vantagem, que já era ótima, melhorou quase no fim do jogo e praticamente garantimos a vaga nos playoffs no primeiro jogo. No Brann Stadion, em Bergen, com gols de Assous e De Mul, fechamos o caixão com um empate em 2 a 2.

A verdade é que já estava satisfeito. Mesmo perdendo para o Rapid Viena, já estávamos classificados para a fase de grupos da Europa League. Só que os austríacos eram, talvez, a mais fraca equipe que poderíamos enfrentar nessa fase. Mais uma vez, a sorte sorriu para nós no sorteio. Em campo, nada de moleza, mas sentia que tínhamos chance de chegar à fase de grupos. Jogávamos melhor, mas o goleiro deles estava inspirado e nossos atacantes nem tanto. Uma expulsão mudou o panorama da partida e, com um jogador a mais e uma alteração tática, pressionando o time deles na saída de bola, conseguimos dois gols importantíssimos. Podíamos até perder por um gol em Viena que nos classificaríamos. Com o gol do Assulin, aos 29 minutos, então, nossa vantagem ficou ainda maior. Eles ainda empataram logo depois, mas o time deles estava, novamente, perdido e muito afoito. Outra vez, tiveram um jogador expulso e nos deixaram a vontade para conquistar mais uma vitória.

Chegamos a uma impensada fase de grupos e, com ela, veio uma premiação de mais de €7M. Agora, não há sorte que dê jeito, qualquer grupo que caíssemos seria bastante complicado. Eu gostei. Verei meu time do coração enfrentar os galáticos! Cristiano Ronaldo vem jogar aqui em Petach Tikvah!

20120830_ucl_grupos.jpg

Mudando de assunto, quase ia esquecendo, já que o foco era todo na Champions, mas fizemos algumas partidas pela Gvia HaToto e também estramos na Liga. Até que não foi de todo ruim, mas foi bem feio perder o derby daquela maneira. Agora o time titular terá que jogar também alguns jogos da Liga, mas acredito que a preparação física foi bem feita e eles aguentarão o tranco.

20120830_elenco.jpg

Postado por rdayan

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só você mesmo pra achar que não ia chegar à fase de grupos! :heh:

Agora... Real, Tottenham e Wolfsburgo? Grupinho encardido, hein! :thumbsdownsmileyanim:

Editado por LeandroDJC
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...