Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Real Zaragoza: Los Leones de España - Aguardando avaliação


LuisSilveira

Posts Recomendados

banner_beta3.2f08fa5d7f788f029.jpg

 

Temporada 2026/2027 – Novos rostos

 

Olá, meus new gens!

 

Começamos a sexta temporada a frente do Real Zaragoza, esse time simpático, pujante e oscilante. Na última temporada amargamos mais um vice em uma copa e por muito pouco não nos classificamos para competições internacionais. Em grande parte, isso se deveu as osciladas que viraram marca registrada do time e do save. Tendo isso em mente, com os cofres relativamente cheios e vontade de colocar o time em um degrau superior, fui ao mercado.

E isso está descrito aqui:

 

subb_transfer707017d501c2f6f7.jpg

 

Se a janela de inverno da temporada passada ficou marcada pelas poucas (e não muito boas) negociações, essa foi nossa atuação mais agressiva no mercado, comprando e vendendo em escalas inéditas. Vejamos quais foram as principais transferências.

 

➡️ Saídas 

 

Oier Olazábal (GR) – Real Zaragoza > Cruzeiro do Roberto Carlos: O outrora nosso goleiro titular foi apenas o suplente na última temporada, quando já avisou que ia pendurar as chuteiras. Boa sorte ao primeiro aposentado do save.

 

José Maria (LD/ZAG/MEI) – Real Zaragoza > Burnley (€31,5M): Tinha planos para uma mudança de posição para o nosso versátil prodígio brazuca, tirando-o da lateral direita para ir para o meio. No entanto, eu não contava com o assédio dos times da parte de baixo da Premier League. Como eu precisava de dinheiro para reforçar o ataque, setor muito mais deficiente, aceitei a oferta do Burnley pelo talvez melhor jogador do time. Foi uma das maiores vendas da história do clube (a maior foi por €35M) e claro que coloquei aquela cláusula de 50% na próxima transferência dele.

 

Lucas de Vega (MEI) – Real Zaragoza > Cartagena (Empréstimo + €70m): Uma vez a minha aposta para organizador do time, agora é um típico jogador que só está no clube esperando o contrato expirar porque não recebo ofertas razoáveis por ele. Ia deixar no Deportivo Aragón, mas ele tinha vontade de ir para o Cartagena. Não coloquei barreiras.

 

Quique Clemente (ZAG) – Real Zaragoza > Girona (Empréstimo + €180m): Caso parecido com o de Vega, com o agravante de ser prata da casa. Uma pena, achei que esse iria se desenvolver melhor.

 

Filippo Rannochia (MEI) – Real Zaragoza > Bayer Leverkusen (€25,5M): Esse me pegou completamente no contrapé. Nosso titular e meu homem de confiança, Rannochia estava conosco há três temporadas, quando eu o trouxe por uma mixaria da Juventus. Estava nos meus planos mas o Bayer veio pagando a cláusula de rescisão e não deu nem para argumentar. Bom, não deixa de ser um bom negócio.

 

Nacho Ferri (ATA) – Real Zaragoza > Tenerife (Empréstimo): Trouxe esse jovem do Eintracht Frankfurt por uma boa grana para me dar uma opção tática do início da última temporada, mas constatei já nos amistosos que o rapaz não estava preparado. Vai ser emprestado para ver se ainda consigo recuperar o investimento no futuro.

 

Luís Henrique (PE) – Real Zaragoza > Werder Bremen (Empréstimo + €2,2M): Com a chegada de Alarcón, Luís Henrique iria ser relegado a reserva. Pensei em negociá-lo para liberar a vaga de estrangeiro, mas imaginei que a cria do Botafogo ainda poderia evoluir, então resolvi emprestá-lo (mesmo contra a vontade dele). O Bremen ainda vai nos dar um dinheiro interessante pela utilização.

 

Rodrigo Riquelme (MEI) – Real Zaragoza > Bournemouth (€6M): Se eu pudesse representar o time na última temporada em um jogador, esse seria Riquelme. Versátil e com atributos interessantes, é um bom jogador mas que nunca alcançará excelência, alternando ótimas e péssimas partidas. Foi minha primeira escolha de saída, já que não se tornou o maestro do jogo como eu esperava dele. O Bournemouth pagou uma quantia interessante e eu não me opus.

 

Juan Manuel Sanabria (MEI) – Real Zaragoza > Getafe (€4,7M): Sanabria era nosso meio defensivo reserva e eu contava com ele para a próxima temporada, pois gosto dele e acho que ainda poderia evoluir. Porém, o Getafe fez uma boa oferta e o rapaz quis ir para ter mais minutos de jogo. Chato, mas faz parte.

 

Torben Rhein (MEI) – Real Zaragoza > Atlético de Madrid (€12,25M): Outra transferência com a qual eu não contava. Rhein tinha feito uma ótima temporada e seria titular de novo, mas, sem aviso prévio, o Atlético de Madrid veio pagando a multa rescisória. Tivemos um lucro absurdo (tínhamos comprado o rapaz por €275m), mas ainda assim lamento não ter renovado o contrato dele antes.

 

Giorgio Altare (ZAG) – Real Zaragoza > Sassuolo (€5,5M): Altare veio no pacotão de defensores de algumas atualizações atrás e se consolidou como zagueiro reserva. Alto e com ótima impulsão, seria o menino dos olhos do @Tsuru. Mas também não tivemos como argumentar muito sobre sua saída pois o Sassuolo já veio pagando sua cláusula.

 

Juanjo Narváez (PD/PE) – Deportivo Aragón > Alavés (€2,2M): Juanjo já foi a estrela do time, como disse em uma atualização passada. Perdeu muita relevância quando subimos de divisão e cheguei a emprestá-lo para um time de sua terra natal, a Colômbia. Voltou e virou capitão do Deportivo Aragón, sem espaço na equipe principal. Coloquei-o no mercado e o Alavés, contumaz comprador de jogadores nossos, pagou pelos seus serviços.

 

Jakub Stolarcyzk (GOL) – Deportivo Aragón > Espanyol (€90m): Jakub já foi uma aposta de “goleiro promissor”, mas quando Olazábal se machucou e ele teve chance de se destacar, só decepcionou. Estava no Aragón e resolvi vendê-lo para o Espanyol por troco de pinga e liberar a posição para alguém melhor.

 

Salvatore Pezzella (MEI) - Deportivo Aragón > Real Oviedo (€975m): Pezzella foi uma aposta da nossa época na LaLiga 2. O problema é que mesmo naqueles tempos, ele só tinha capacidade suficiente para ser um reserva esporádico. Depois de empréstimos para Frosinone e Cádiz, voltou ao time e não perdi tempo em negociá-lo.

 

Cristian Oliveira (PD) – Real Zaragoza > APOEL (Empréstimo + €575m): Mal comecei a escalar as novas contratações, Cristian chiou e exigiu jogar mais. Não cedi e ele requisitou o empréstimo, que eu aceitei pois o rapaz oscila horrores.

 

 

⬅️ Entradas

 

Antonis Grontis (ATA) – Irodotos > Real Zaragoza (De grátis): Depois do relativo fiasco da última janela, passei a monitorar mais assiduamente o mercado em busca de promessas. Achei esse jovem (lento mas valente) na Grécia e fiz a proposta. Vai ficar no Deportivo Aragón por hora.

 

Daryl Dike (ATA) – West Brom > Real Zaragoza (De grátis): Quando Demirovic iniciou uma novela sobre sua permanência na janela passada, corri atrás de umas opções que me pareceram equivalentes na hora. Daryl é um desses mas agora bateu um arrependimento. Achei bem mais ou menos. Pelo menos veio de graça.

 

Luca Unbenhaun (GR) – Hamburg > Real Zaragoza (€700m): Com a aposentadoria de Olazábal, precisava de um goleiro reserva confiável. Não achei um que topasse ser suplente na Espanha e recorri a esse rapaz alemão que estava no nosso radar desde a contratação de Plogmann. Suficientemente bom e barato.

 

Joan (LD) – Espanyol > Real Zaragoza (€8,75M): Mão de vaca que sou, pensei muito antes de contratar o prodígio do Espanyol, até porque tinha meu próprio prodígio (José Maria) na lateral direita. Resolvi que poderia transformar José em um MRB e que Joan era um bom negócio, afinal. No final, suavizou o impacto da venda de José.

 

Jovan Todorovic (MEI) – FK Partizan > Real Zaragoza (€6M): Um negócio que me deixou feliz. Precisávamos de um armador na equipe, dado que Riquelme oscila(va) em excesso. Minha equipe achou esse rapaz e, enquanto eu começava a ter dados melhores dele, o PSG já tinha entrado na briga. Me apressei em trazê-lo e não me arrependi, pois acho que esse é o tipo de salto de qualidade que precisávamos.

 

Ángel Alarcón (PE) – Barcelona B > Real Zaragoza (€27M): Fiquei basicamente um ano tentando convencer Ángel a vir para o Zaragoza, seja por transferência ou empréstimo, mas o jogador culé nos esnobava. Vendi José Maria e fui novamente ao ataque, até porque não achei boas alternativas mais baratas no mercado. Simplesmente a contratação mais cara da história do clube. E, perto do que aconteceu no mundo real, pagamos até pouco.

 

Romário Viana (MEI) – Botafogo > Real Zaragoza (€13M): Com o empréstimo de cria alvinegra Luís Henrique, liberamos mais uma vaga para extracomunitários na equipe. Corri novamente para o melhor time do mundo e trouxe esse jovem armador por um valor que, embora alto para nossos padrões, é baixo para o que o rapaz joga. Jovan vai ser recuado um pouco para que eles joguem juntos, mas esse é o menor dos problemas.

 

Dani Rodriguez (MEI) – Barcelona > Real Zaragoza (€9,25M): Precisava de um meia reserva ofensivo que mantivesse o nível da equipe. Eu mantinha Dani em uma shortlist mas duvidava que eu teria dinheiro para trazer todo mundo. Pois bem, como o resto da Europa veio pagando nossas cláusulas de rescisão, esse dinheiro apareceu e trouxe mais esse monstro que tem capacidade para substituir tanto Jovan como Romário.

 

Dimo Krastev (MEI) – Lazio > Real Zaragoza (Empréstimo + €100m): Com a saída de Rannochia e Sanabria, ficamos com poucas opções de volantes. Sondei o mercado em busca de uma boa opção mas… ninguém que ser reserva de Blanco. Resolvi apelar para uma antiga sugestão dos meus olheiros, ainda que seus atributos não me agradem tanto agora. Se o jovem evoluir como minha comissão acha que vai, será uma pechincha.

 

Luis Felipe (ZAG) – Internacional > Real Zaragoza (€9,75M): Altare saiu e ficamos com um espaço vago na defesa. Tinha alguns zagueiros brasileiros no radar e esse me pareceu a melhor opção. Vem para disputar a titularidade com Koumetio.

 

Jandro Orellana (MEI) – Eibar > Real Zaragoza (€4,4M): Tínhamos ainda uma vaga na equipe e achei que poderíamos conseguir mais um médio defensivo, para aliviar a pressão sobre Blanco. A imprensa lançou boatos de interesse nesse jogador e, até que olhando a ficha, não achei ruim. Vem para compor elenco.

 

Gastamos ao todo por volta de 50 milhões de euros e arrecadamos um pouco a mais do que isso. Foi de longe a janela mais movimentada do save e deve ter algum complemento na janela de inverno, já que tenciono pelo menos trazer um goleiro titular. Se a ideia era ser agressivo no mercado e reformular o time, acho que deu para cumprir o planejado. Ainda temos um dinheirinho para isso:

financas244448cafcf3e0b2.jpg

 

E verdade seja dita, ainda estamos longe dos times que mais gastam na liga. Na real, nem no top 10 estamos.

 

 

subb_plantel9e56ffa1530ce49c.jpg

 

E vamos assim para a temporada:

 

Atacantes: 9. Emrendin Demirovic, 20. Augustin Royo, 11. Ángel Alarcón, 24. Gonzalo Plata, 23. Facundo Colidio, 22. Deivity

Meio-campistas: 10. Romário Viana, 7. Christopher Scott, 8. Jovan Todorovic, 6. Antonio Blanco, 21. Dimo Krastev, 15. Dani Rodriguez, 14. Jandro Orellana

Defensores: 18. Kilian, 25. Luis Felipe, 17. Arnau Comas, 4. Joan, 2. Pep Chavarría, 5. Billy Koumetio, 19. Paolo Gozzi

Goleiros: 1. Luca Plogmann, 12. Luca Unbehaun

 

E, já que temos tantos novos jogadores, fiz a experiência de usar o NewGan do streamer Zealand (aqui) para gerar novos rostos tanto para os newgens que estão chegando agora quanto para os antigos. Achei que ficou bem legal, embora todos os caucasianos fiquem parecendo um pouco hollywoodianos. Só dá galã.

 

 

subb_jogos01342198d4163cf7.jpg

 

A ideia da diretoria era fazer uma pré-temporada na Escócia, sugestão que eu aceitei pois não queria visitar a Holanda de novo. Já tínhamos feito, por iniciativa minha, um amistoso com o Gil Vicente e fomos para o norte. O problema é que o Celtic desmarcou e só jogamos contra o Hearts mesmo. Ainda defrontamos Nice e Cercle Brugge em uma pré-temporada bem ampla para um time renovado. Ano que vem eu volto para a Holanda.

 

JOGOS_amistosose42ee5692a17e523.jpg

 

As expectativas da diretoria para esse ano são: ficar no meio da tabela da LaLiga e alcançar a quinta eliminatória da Copa del Rey. Ainda disputaremos a Supercopa da Espanha, mas o patrão não dá a mínima para essa.

 

LaLiga

 

A previsão da imprensa especializada nos coloca na meiuca da tabela e, dado o histórico recente, nem posso reclamar. E, embora tenhamos contratado uma cambada de gente, ainda pagamos relativamente pouco para o plantel. E vamos ao que interessa...

 

🟢 Real Valladolid 1 X 3 Real Zaragoza – Começamos nossa caminhada na liga contra o mesmo adversário que enfrentamos no início do ano passado. Jogamos o fino da bola, já abrindo o placar com um tiro de Todorovic, com complemento dos gols de Plata e Demirovic. Tomamos ainda um gol no final, mas nada que estrague uma boa estreia.

 

🟢 Real Zaragoza 2 X 0 Real Madrid – E recebemos o Real Madrid para o primeiro confronto do ano contra nosso carrasco. Jogamos fechado e eles não conseguiram superar nossa defesa. Em compensação, abrimos o placar com mais um tiro de Todorovic e ampliamos em um pênalti convertido por Dani Rodriguez.

 

🔴 Athletic Bilbao 2 X 1 Real Zaragoza – Achei que emplacaríamos outra vitória quando Todorovic acertou outro tiro no gol adversário logo aos 2 minutos de jogo. O negócio é que o Bilbao começou a ter mais volume de jogo e não demorou a empatar. Logo em seguida, Berenguer chutou do meio da rua e Plogmann, adiantado, foi encoberto de forma bisonha.

 

🟡 Real Zaragoza 2 X 2 Sevilla – Logo no início, ficou claro que iria ser complicado. Não víamos a cor da bola. Eles fizeram um de fora da área e joguei o time para frente, ainda sem saber se a pelota era branca ou escarlate. Tivemos um pênalti a favor, convertido por Demirovic, que receberia sozinho na área e viraria o jogo. Mal recuei a linha e tomamos outro balaço de fora da área, que Plogmann, que está me decepcionando, aceitou. Mas no final foi um péssimo jogo dos nossos homens de frente mesmo.

 

🟢 Real Zaragoza 2 X 0 Alavés – Estabeleci um jogo de pressão contra uma equipe que tinha muitos ex-jogadores nossos, os quais eu tinha boa noção das capacidades. O problema era passar pelo ferrolho que eles montaram em frente a própria área. Em segundas bolas, Blanco e Zappa aproveitaram em chutes de longe.

 

🟢 Real Oviedo 1 X 2 Real Zaragoza – O Oviedo é a atual casa de El Musito e temi que a lei do ex prevalecesse. Eles abriram em um contra-ataque rápido com Nakajima e tive que intensificar a pressão. Plata conseguiu aproveitar os espaços deixados pela linha defensiva deles e basicamente ganhou o jogo para nós. A tradicional rateada chegou perto.

 

🟡 Barcelona 0 X 0 Real Zaragoza – Com uma equipe um pouco cansada, fomos ao Camp Nou duelar com o Barcelona, time de origem de muitos de nossos jogadores. Fizemos um jogo travado onde os culés tiveram muito mais volume. Individualmente fomos não jogamos bem mas não vou reclamar de um empate com o Barcelona na casa deles.

 

🔴 Villarreal 1 X 0 Real Zaragoza – Tivemos chances mais claras de gols desde o início mas não soubemos aproveitar. A bola pune.

 

🔴 Real Zaragoza 1 X 2 Getafe – Nosso volume de jogo foi maior, chutamos muito mais e ainda tivemos um pênalti (não dado). O Getafe chutou 3 vezes no gol e acertou a rede em duas. Esse jogo me odeia.

 

🟢 Real Zaragoza 3 X 2 Granada – Quando o Granada fez o 2x1 eu achei que a tendência de criarmos muito mais, desperdiçarmos tudo burramente e sermos derrotados iria se repetir. Mudei a formação do time para forçar uma reação e a estrela de Demirovic brilhou, nos salvando.

 

🟢 Atlético de Madrid 2 X 3 Real Zaragoza – Entrei com um time misto e uma proposta reativa. Como esperado, mal víamos a bola e éramos fuzilados por eles. E não é que o Atleti encorporou o Zaragoza? Enquanto eles desperdiçavam chances, fizemos dois gols em contra-ataques. Eles voltaram ao jogo explorando a linha de fundo, mas fizemos o terceiro (outro contra-ataque) e poderíamos ter feito o quarto se Plata não parasse nas mãos de Oblak no pênalti que ele mesmo sofreu. Depois do segundo deles, fiz de tudo para cozinhar o jogo e deu certo. Ufa.

 

🔴 Real Betis 3 X 0 Real Zaragoza - Tudo o que podia dar errado deu. Nunca mais falarei dessa partida.

 

🟢 Real Zaragoza 1 X 0 Real Sociedad – Se ao longo do save perdemos várias partidas que merecíamos vencer, essa vencemos merecendo perder. Entrei com uma nova tática que achei que exploraria os pontos fortes do time. Não sei se não encaixou, mas fomos amplamente dominados pelo Sociedad e o gol deles só não saiu por milagres operados por Unbenhaun (que inclusive escalei por acidente). Demirovic aproveitou um contra-ataque depois que mudei a formação e levamos uma vitória imerecida.

 

🟢 Real Zaragoza 4 X 2 Real Sporting – Entramos elétricos e abrimos dois gols, antes que eu mesmo entendesse o que estava acontecendo. O terceiro veio logo depois, quase que por acidente, mas a defesa dormiu e um lançamento direto do goleiro virou assistência para eles. Respondemos já na saída de bola com outro. O time de Gijón ainda fez um no final e resolvi embromar o jogo.

 

🔴 Valencia 1 X 0 Real Zaragoza – Já no início do jogo tinha ficado claro que a maior ameaça do Valencia seria o ponta esquerdo Carrasco, e cuidei para que ele ficasse bem marcado por Joan. Como dá para ver pelas estatísticas…

 

🟡 Cádiz 2 X 2 Real Zaragoza – O Cádiz está muito bem no campeonato com um elenco bem desequilibrado. Sabendo disso, mesmo com um time exausto, fui para cima. Foi um duelo franco e quase levamos a vitória, mas um lance de bola parada no final colocou água na nossa cerveza.

 

🟢 Real Zaragoza 3 X 2 Leganés – Perdemos gols de fora da área, perdemos gols de dentro da área, perdemos gols na pequena área, perdemos mesmo gols em cima da linha. Dois lançamentos para a área do Leganés, dois gols. Quase fomos FMzados.

 

E embora não tenhamos terminado de fato o primeiro turno, já coloco o nosso retrospecto:

JOGOS_Laliga717ff4182baf7a51.jpg

 

E nossa classificação:

classificacao82574b7dcbf2ab9b.jpg

 

Na média, fomos melhores do que nas últimas duas temporadas. No entanto, as osciladas ainda estão lá. Se seguirmos o padrão dos últimos anos, tendemos a sermos melhores no segundo turno, o que nos deixaria na zona de classificação. Espero que não tenhamos um daqueles meses macabros que de vez em quando assombram o save.

 

 

subb_taticasfe95cab76a7525dc.jpg

 

Fiz pequenas alterações nas táticas do ano passado e arquivei o 4141 que nos carregou na UEL, substituindo-o pelo meu amado 433, tomando que agora temos um elenco para sermos um bocado mais propositivos. Mantive o 4231 e o 442, estando satisfeito com as opções táticas que essas me dão.

 

Tática 1Tática 2Tática 3

 

 

subb_outros2e11a96f644d8511.jpg

 

Em primeiro lugar, parece que temos outra ótima fornada vindo aí. O bom é que temos zagueiros, posição que talvez precisemos atualizar em breve.

E não contratamos só jogadores. Também busquei melhorias na equipe técnica e acredito que estamos entre as melhores do país.

 

O carrossel dos técnicos continua ativo, com uma série de contratações inusitadas. O Celta de Vigo, que já contratou um bando de técnicos experientes em terras tupiniquins, chama mais um.

E um dos técnicos mais gabaritados do mundo não sobreviveu ao Espanholão, caindo pelo caminho.

E no meio dessa confusão toda, eis que recebo um convite do Barcelona. Ah, se esse fosse um save de carreira...

E o Deportivo Aragón não foi esquecido (mas o print foi)! Trago notícias sobre a saga de nosso time B na quarta divisão espanhola na próxima atualização.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • LuisSilveira changed the title to Real Zaragoza: Volver a rugir - Novos rostos (14/02)

Não esperava uma revolução tão grande no plantel, mas os resultados estão à vista. Melhor que nas duas últimas época e com margem para melhorar ainda mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelentes mexidas no elenco para a temporada, garimpou legal e encontrou jogadores que podem realmente elevar a qualidade da equipe como um todo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande reformulação no elenco, mas necessária. Me surpreendeu que mesmo com vendas bem acima dos gastos, o saldo do clube não esteja tããão alto.

De todo modo, acho que reformulou bem o plantel e Joan parece realmente muito promissor.

Na La Liga, o começo é bom, mas tem que cuidar perdas de pontos bobos, como a derrota para o Getafe. Se bem que a vitória sobre o Real já compensa também, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Trouxe bastante gente, mas velhos problemas do passado ainda assombram a equipe, apesar da melhor campanha comparada com a temporada passada, algo que era o objetivo. Se seguir a tendência de melhorar no segundo turno, talvez dê até para ir para a Champions.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Excelente mercado, injetou bastante qualidade técnica apesar de ter perdido titulares importantes do time. E apesar do volume, me parece que o time encaixou e entrosou rápido, já que os resultados são bons e animadores. Oscilação não adianta, sempre vai haver (exceto pros gigantes como Real, Bayern e etc, etc), o importante aqui é estar melhor do que a temporada passada e vislumbrar um 2º turno mais promissor. E acho que é o que está ocorrendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dificuldades em manter uma sequência, mas prefiro acreditar que a sina de ser melhor no segundo turno se cumpra e vejamos subir na tabela. O trabalho é bem feito e o reconhecimento de um dos clubes mais poderosos é prova disso. Cela jogando o Cucabol com a corda no pescoço, quero só vê no que vai dar isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim, você até falou aí da irregularidade e de fato teve, mas com tanta mudanças no elenco, ainda assim se saiu melhor do que em largada recentes na liga (tentando ver o copo meio cheio hahaha) e acredito que a tendência do segundo turno seja como vc disse, de melhora. Excelentes adições no elenco, aliás. Empolgamos. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vem realizando um papel digno e se não tiver problemas físicos de Janeiro a Março(coisas de FM), eu acredito que possa chegar entre os 3 primeiros. A diferença de apenas 8 pontos para o líder e com um turno todo pela frente...me faz acreditar.

PD: Legal que recebeu convite dos Culés.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É cara, essa reformulação que você fez é daquelas terão seus efeitos sentidos no médio prazo. Tá montando um time forte, com vários jogadores cheios de atributos verdinhos e tudo isso sem onerar o caixa, ao menos agora. 

Todorovic é o maior exemplo disso. Tem tudo para ser o dono do time e começa a dar algumas mostras de querer seguir esse caminho. 

Tem um elenco forte, talvez seja bom continuar observando a tática e ânimos do time para evitar oscilações e garantir o pote de ouro da UCL.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei risada do destino da transferência "cruzeiro do Roberto Carlos", rs. 

Muitas saídas em uma janela. A venda do Zé Maria doeu no torcedor, o rapaz era muito bom de bola. Mas com o futebol inglês não dá para competir. Ao menos já trouxe uma outra boa promessa para substituir. Gostei do Joan. Outro bom negócio foi o Todorovic. Aliás, bom é pouco: o rapaz parece ser muito qualificado e pelo valor pode se mostrar um dos melhores negócios que já fez. 

O Alarcón parece bom também, mas não estou 100% convencido que vai justificar o valor pago. Tomara que sim. 

No mais, o treinador precisa rever essas cláusulas de rescisão aí, ficar perdendo atletas desse jeito não dá. 

 

Curioso o começo de temporada. Venceu o Real e o Atlético, empatou com o Barça, mas aí me perde de Getafe e Betis... Apesar de que o Getafe vem bem na competição, talvez eu esteja subestimando eles. 

Curioso também ter escalado o goleiro reserva sem querer contra o Real Sociedade. No FM é claro que isso pode acontecer (já fiz dessas também), mas fico imaginando se fosse uma situação real, o treinador conferindo o papel que encaminhou para a arbitragem com a escalação e de repente "eita porra, coloquei o nome errado no nosso gol. Ô Unbehaun, tira o colete aí que hoje tu vai ter que jogar". 

 

6º lugar me parece condizente com o que a equipe apresentou. Dá para subir na sequência, mas vai precisar vencer mais contra quem está pior na tabela. Boa sorte. Torcendo pela vaga continental. 

Editado por Danut
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/02/2023 em 07:11, Cadete213 disse:

Não esperava uma revolução tão grande no plantel, mas os resultados estão à vista. Melhor que nas duas últimas época e com margem para melhorar ainda mais.

Nem eu achava que a mudança iria ser tão drástica: achava que sairiam Riquelme e mais uns dois. No entanto, como clubes maiores vieram oferecendo caminhões de dinheiro, achei que dava para fazer uma revolução no plantel. Concordo que os resultados até então, e as perspectivas de ganhos com revendas, foram bem melhores.

Obrigado pelo comentário, Cadete!

 

Em 15/02/2023 em 08:47, Johann Duwe disse:

Excelentes mexidas no elenco para a temporada, garimpou legal e encontrou jogadores que podem realmente elevar a qualidade da equipe como um todo.

Era necessário. Tenho uma porção de 'wishlists' mas não o dinheiro suficiente. Quando caiu algo, deu para trazer uma galera.

Obrigado pelo comentário, Johann!

 

Em 15/02/2023 em 10:19, div disse:

Grande reformulação no elenco, mas necessária. Me surpreendeu que mesmo com vendas bem acima dos gastos, o saldo do clube não esteja tããão alto.

De todo modo, acho que reformulou bem o plantel e Joan parece realmente muito promissor.

Na La Liga, o começo é bom, mas tem que cuidar perdas de pontos bobos, como a derrota para o Getafe. Se bem que a vitória sobre o Real já compensa também, né?

Pois é. Acho que foi pelas premiações e aumentos de salário na virada do ano. O lucro vai ser em longo prazo: se antes estávamos vendendo jogadores titulares por 10M-20M, acho que os que trouxemos valerão mais do que o dobro disso. Pelo menos, essa é a ideia.

Joan foi uma oportunidade de mercado e a vinda dele foi o que me permitiu a venda de José Maria. Por sua vez, essa venda nos deu dinheiro para trazer Alarcón, e por aí vai. Virou um quebra-cabeças financeiro no final.

Ah, as osciladas são do time. Tem horas que, por mais análise tática que eu faça, os jogadores parece que desaprendem a jogar. Impressionante. Mas nem lamento perder pontos para o Getafe: nesse save eles estão uma máquina.

Obrigado pelo comentário, div!

 

Em 15/02/2023 em 14:49, Henrique M. disse:

Trouxe bastante gente, mas velhos problemas do passado ainda assombram a equipe, apesar da melhor campanha comparada com a temporada passada, algo que era o objetivo. Se seguir a tendência de melhorar no segundo turno, talvez dê até para ir para a Champions.

Acho que o povo demorou um pouco a se entrosar. E tiveram umas partidas que, olhando em retrospecto, eu errei a abordagem. Tive tempo depois de ver que a estratégia para alguns adversários não foi a melhor. Mas seguimos fortes e acho que para alguma competição internacional conseguiremos, só não sei qual.
 

Obrigado pelo comentário, Henrique!

 

Em 15/02/2023 em 15:19, Leho. disse:

Excelente mercado, injetou bastante qualidade técnica apesar de ter perdido titulares importantes do time. E apesar do volume, me parece que o time encaixou e entrosou rápido, já que os resultados são bons e animadores. Oscilação não adianta, sempre vai haver (exceto pros gigantes como Real, Bayern e etc, etc), o importante aqui é estar melhor do que a temporada passada e vislumbrar um 2º turno mais promissor. E acho que é o que está ocorrendo.

Alguns jogadores demoraram mais a vingar, mas acho que as engrenagens já estão mais azeitadas. Ainda temos pontos fracos no elenco (e algumas dessas osciladas passam por eles), mas achei também que houve uma melhora geral em relação à ultima temporada. Perder para Real e Barça eu nem esquento, o meu negócio é tentar evitar perder para os Leganés da vida. Se fizermos o arroz com feijão, acho que poderemos dar um giro pela Europa em breve.

Obrigado, Leho!

 

Em 15/02/2023 em 22:55, Jirimias disse:

Dificuldades em manter uma sequência, mas prefiro acreditar que a sina de ser melhor no segundo turno se cumpra e vejamos subir na tabela. O trabalho é bem feito e o reconhecimento de um dos clubes mais poderosos é prova disso. Cela jogando o Cucabol com a corda no pescoço, quero só vê no que vai dar isso

É, o início foi mais difícil, mas a colocação no final do primeiro turno nem foi tão ruim. Acho que diminuímos um pouco o abismo técnico para para Real/Barça/Atlético de Madrid. Dando um spoiler, Cuca não demorou muito no cargo. O curioso é que antes do Vigo ele estava na Seleção, cargo que ele ocupou por quatro anos.

Obrigado, Jiri!

 

Em 16/02/2023 em 10:43, victor095 disse:

Assim, você até falou aí da irregularidade e de fato teve, mas com tanta mudanças no elenco, ainda assim se saiu melhor do que em largada recentes na liga (tentando ver o copo meio cheio hahaha) e acredito que a tendência do segundo turno seja como vc disse, de melhora. Excelentes adições no elenco, aliás. Empolgamos. Boa sorte!

Ah, sempre tem os dias que o elenco parece estar correndo em um pântano. Mas nem foi o pior dos inícios.
Gostei também da rapaziada que trouxemos. Veremos se dá para arrumar mais um dinheirinho e trazer uma galera a mais.

Obrigado, Victor!

 

Em 16/02/2023 em 11:29, LC disse:

Vem realizando um papel digno e se não tiver problemas físicos de Janeiro a Março(coisas de FM), eu acredito que possa chegar entre os 3 primeiros. A diferença de apenas 8 pontos para o líder e com um turno todo pela frente...me faz acreditar.

PD: Legal que recebeu convite dos Culés.

Duvido muito que o jogo deixará que uma boa sequência passe se lesões, já estou esperando, huaahuahua. Não acho impossível essa previsão, mas terei que contar que os postulantes a terceiro (Atlético de Madrid, Sevilla...) façam campanhas indignas do elenco que possuem. Espero que dê.

E achei bacana mesmo eles me convidarem. Quer dizer, eu não, De Léon, o Benzema gordo. Acabou que eles voltaram com o Luís Henrique.

Obrigado, LC!

 

Em 16/02/2023 em 22:17, #Vini disse:

É cara, essa reformulação que você fez é daquelas terão seus efeitos sentidos no médio prazo. Tá montando um time forte, com vários jogadores cheios de atributos verdinhos e tudo isso sem onerar o caixa, ao menos agora. 

Todorovic é o maior exemplo disso. Tem tudo para ser o dono do time e começa a dar algumas mostras de querer seguir esse caminho. 

Tem um elenco forte, talvez seja bom continuar observando a tática e ânimos do time para evitar oscilações e garantir o pote de ouro da UCL.

Pois é, era o degrau que precisávamos subir, ou ficaríamos estagnados no save. Gostei dos investimentos, acho que teremos ainda bons lucros caso alguém venha pagando cláusulas de novo;

Todorovic na real começou meio devagar, para a minha própria surpresa. Depois reparei que era mais uma questão de uma mudança de função (Mezzala-ap para Mc-At). Fez maravilhas depois do ajuste.

Estou melhorando as táticas ainda, adaptando aos jogadores conforme vou conhecendo-os melhor. Seria ótimo entrar em campo ouvindo o tema da Champions na próxima temporada.

Obrigado, Vini!

 

Em 17/02/2023 em 09:48, Danut disse:

Dei risada do destino da transferência "cruzeiro do Roberto Carlos", rs. 

Muitas saídas em uma janela. A venda do Zé Maria doeu no torcedor, o rapaz era muito bom de bola. Mas com o futebol inglês não dá para competir. Ao menos já trouxe uma outra boa promessa para substituir. Gostei do Joan. Outro bom negócio foi o Todorovic. Aliás, bom é pouco: o rapaz parece ser muito qualificado e pelo valor pode se mostrar um dos melhores negócios que já fez. 

O Alarcón parece bom também, mas não estou 100% convencido que vai justificar o valor pago. Tomara que sim. 

No mais, o treinador precisa rever essas cláusulas de rescisão aí, ficar perdendo atletas desse jeito não dá. 

 

Curioso o começo de temporada. Venceu o Real e o Atlético, empatou com o Barça, mas aí me perde de Getafe e Betis... Apesar de que o Getafe vem bem na competição, talvez eu esteja subestimando eles. 

Curioso também ter escalado o goleiro reserva sem querer contra o Real Sociedade. No FM é claro que isso pode acontecer (já fiz dessas também), mas fico imaginando se fosse uma situação real, o treinador conferindo o papel que encaminhou para a arbitragem com a escalação e de repente "eita porra, coloquei o nome errado no nosso gol. Ô Unbehaun, tira o colete aí que hoje tu vai ter que jogar". 

 

6º lugar me parece condizente com o que a equipe apresentou. Dá para subir na sequência, mas vai precisar vencer mais contra quem está pior na tabela. Boa sorte. Torcendo pela vaga continental. 

Huhahua, e pior que o rapaz nem foi aproveitar uns bingos no oceano. Preferiu ser treinador de goleiros.

Zé Maria era ótimo e deu uma pena vender, mas achava que o ataque do time estava matando a performance. Tinha boas opções para defesa, mas se não reforçasse lá, corria o risco de mais uma temporada com xG lá no alto e uma posição mediana. Mas conseguimos boas coisas, como Joan (que já estava acertado antes de Zé sair) e o próprio Todorovic, que veio por uma pechincha, mostrando que não sou só eu que não sei colocar cláusulas com preço adequado, uhahauh.

Alarcón foi justamente o fruto da venda de Zé. Foi uma aposta alta, mas como disse, era o melhor que meus olheiros acharam para a posição. Começou lento, mas já está produzindo mais.

Real é uma máquina, nem tem como. Qualquer opção tática errada resulta em goleada deles. E o Getafe é muito enjoado. É quase inexplicável, por que o elenco e as táticas não são nada de outro mundo. A derrota para o Betis foi uma escolha de linha alta que saiu pela culatra, realmente.

Então... eu escalei ele errado VÁRIAS vezes, hauahuahu. Eu tenho o hábito de mandar o adjunto escolher o time e depois vou corrigindo os absurdos. Não tinha reparado que ele tinha uma tara pelo Unbenhaun e só via quando o jogo já tinha começado. "Ih, Plogmann... foi mal. Fica para o próximo final de semana." Huhuahua. Mas eles são bem equivalentes também, então não houve grande prejuízo.

A equipe ainda está pegando o ritmo, então fiquei até feliz com esse 6º lugar. Muitas vezes nem é pelos jogadores, mas por eu entender como o campeonato deve ser jogado. Acerto o time com base na nossa partida do primeiro turno, o que dá uma boa ideia para o ajuste tático.

Obrigado, Danut!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner_beta3.2f08fa5d7f788f029.jpg

 

Temporada 2026/2027 – Chama o sacerdote

 

Olá, meus fantasias e adereços

 

E agora vamos à fase derradeira da sexta temporada de De Léon a frente do Real Zaragoza, o orgulho de Aragão. Trouxemos uma pá de gente, alguns muito promissores, na janela passada e algum impacto isso teve, pois estávamos muito bem colocados na Liga. Agora resta saber se demos aquela tradicional rateada ou se conseguimos manter o ímpeto. Além disso, temos a Copa del Rey e uma outra competição que eu nem tinha me ligado que disputaríamos: a Supercopa da Espanha.

Vamos aos fatos…

 

subb_transfer707017d501c2f6f7.jpg

 

Acho a janela de inverno sempre mais enjoada, mas tínhamos algum dinheiro e eu tinha uma boa noção das zonas que queria reforçar, além de ter lugares sobrando na equipe principal. Ataquei como pude.

 

➡️ Saídas

 

Daryl Dike (ATA) – Real Zaragoza > Dynamo Moscow (€625m) – Contratei esse rapaz de graça na última janela antes de perceber o quanto ele era ruim. Tentei vendê-lo várias vezes, mas o sujeito não queria sair e não se importava de ficar treinando com o Deportivo Aragón. No fim da atual janela, consegui convencê-lo a procurar um lugar novo e o Dynamo fez uma proposta. É pouco dinheiro, mas já me dá o alívio de não ter que pagar esse salário.

 

Luca Plogmann (GR) – Real Zaragoza > Bologna (Troca de Jogadores) – Plogmann era meu goleiro titular e resolveu minha vida quando chegou ao time, sendo um paredão. No entanto, todos os relatórios recentes apontavam que na verdade ele era nosso ponto fraco. Para contratar um novo goleiro, coloquei ele na jogada.

 

Facundo Colidio (ATA) – Real Zaragoza > Brest (Empréstimo + €53m) – Facundo queria ser emprestado para ter tempo de jogo e como ele era só nossa terceira opção, liberei.

 

 

⬅️ Entradas

 

Jairo Blancart (ATA) – Deportivo Aragón > Real Zaragoza (duas mariolas) – Desde que Cristian Oliveira fez questão de ser emprestado, estávamos sem um ‘reserva de ofício’ para Plata na ponta direita. Sondei o mercado, mas todo mundo ou quer ser titular ou é simplesmente caro demais. Resolvi recorrer ao Aragón para variar e achei que Blancart já estava preparado para integrar a equipe principal. Se bobear é melhor que Cristian Oliveira mesmo.

 

Álex Fernandorena (LE) – Deportivo Aragón > Real Zaragoza (três mariolas) – Em algum momento da maratona de jogos de dezembro, ficamos sem opções na lateral esquerda. Busquei Fernandorena na nossa equipe B e resolvi dar o lugar como segundo reserva de forma definitiva. Por hora tapa um buraco, mas parece ter potencial para mais.

 

Álvaro Fernández (GR) – Bologna > Real Zaragoza (€16,5M + Luca Plogmann) – Como disse acima, o nosso maior ponto fraco era o gol, já que Plogmann tendia a dar umas pipocadas. Sondei vários goleiros, inclusive o próprio Fernández, mas as pedidas eram sempre acima do que podíamos pagar. Próximo ao final da janela, fiz uma nova proposta por Fernández, envolvendo nosso atual goleiro e tentando matar dois coelhos com uma cajadada. Deu certo, Álvaro nem pediu muito de salário e fortalecemos um bocado nossa equipe. Só temos duas balas Juquinha no cofre, mas estou contente.

 

 

subb_jogos01342198d4163cf7.jpg



Supercopa da Espanha

 

Não sabia que disputávamos essa competição pois achava que como o Real Madrid havia vencido tanto a La Liga quanto a Copa del Rey, o título já era deles. As regras no jogo também não estão bem explicadas, o que aumenta a confusão. Assim sendo, consultei o pai dos burros (Google) para entender melhor. De fato houveram várias mudanças no formato da competição ao longo dos anos, mas eis que:

 

A partir de 2019, o torneio começou a ser disputado entre 4 equipas: campeão e vice-campeão da La Liga, além do campeão e vice-campeão da Taça do Rei. As equipas jogam uma semifinal de jogo único e os dois vencedores enfrentam-se na final, também em jogo único

 

Assim sendo, vamos disputar isso.

 

🟢 Real Zaragoza 2 X 2 Getafe – O Getafe foi vice na temporada passada e se mostrou um time muito, mas muito chato de ser batido. Não tinha muito tempo havíamos enfrentado o Celta de Vigo na liga e estávamos um pouco cansados, isso para não falar nos lesionados. Mesmo assim arrumei o time para jogar pelos flancos e sobrecarregar os alas deles. Deu certo e logo abrimos o placar com a dupla Plata-Demirovic. Eles reagiram e dominaram o jogo, fazendo dois gols e nos fuzilando com gosto. Quando eu já estava entregando os pontos, um contra-ataque nosso nos colocou no jogo novamente. Jogamos a prorrogação arrastando a língua na grama e fomos para os pênlatis. Plogmann pegou o primeiro e, como não erramos nenhuma, nos classificamos para a final!

 

Real Zaragoza X Barcelona – O Barça bateu o Real Madrid do outro lado da chave e nos encontraria na final que era somente três dias depois da semi. A despeito de ser uma final, alinhei um time misto pois simplesmente não tinha tantos titulares em condições de jogo. Já aguardando mais um vice, mandei a equipe e veríamos no que daria. Começamos igualando o volume de jogo do Barcelona e logo aos 25’, em um cruzamento rasteiro, Scott chutou no canto e abriu o placar, para meu espanto. Continuamos jogando bem e Comas fez o nosso segundo em um escanteio, inclusive não comemorando pois ele é cria de La Masía (aliás, boa parte do nosso time é). Voltamos do intervalo e não tão depois, o estreante Blancart, recém-trazido do Deportivo Aragón, sofreu e cobrou o pênalti, colocando nosso terceiro. Aguentamos a pressão final e… Real Zaragoza bicampeão da Supercopa da Espanha! Que coisa, não?

titulo_supercopa7c177d25d8a720eb.jpg

 

Copa de Su Majestad El Rey

 

🟢 Pontevedra 1 X 2 Real Zaragoza (3ª elim.) - Continuando uma maratona absurda de jogos de 3 em 3 dias, escalei quem eu tinha disponível para fazer o que acreditei que ia ser um jogo protocolar com o Pontevedra, time da Galícia que não vem muito bem na quarta divisão. Eles começaram atacando e, em um literal bater de cabeças da nossa defesa, abriram. Atacamos desesperadamente mas só no finzinho do jogo conseguimos igualar e evitar um vexame. Usei a substituição extra para colocar Demirovic e ele não decepcionou, fazendo o segundo.

 

🔴 Real Zaragoza 1 X 1p Real Sociedad (4ª elim.) - Mantendo a preferência para a liga, mandei quem dava para um difícil jogo contra o Sociedad. Como previsto, eles dominaram o jogo no início mas nós abrimos o placar. Eles empataram com Oyarzábal (que é um monstro) e o empate se manteve pelo tempo normal e prorrogação. Fomos para os pênaltis e Demirovic, nosso batedor oficial, começou perdendo a cobrança. Todo mundo depois acertou e fomos eliminados. Confesso que embora a diretoria não tenha gostado, eu fiquei aliviado.

 


LaLiga

 

🟢 Celta de Vigo 0 X 1 Real Zaragoza – Antes da partida fiz minha tradicional análise da equipe adversária e percebi que o lateral esquerdo deles não era muito bom. Mandei Gonzalo Plata deitar e rolar. E logo no início do jogo ele achou um passe em profundidade para Todorovic abrir o placar. Continuamos atacando mais, ainda que de vez em quando fôssemos ameaçados, e conseguimos levar a vitória para casa.

 

🟢 Real Zaragoza 1 X 0 Rayo Vallecano – Contra o fraco Rayo, armei o mistão de forma ofensiva e fomos para cima. Jogamos fora uma porção de chances até Colidio receber na pequena área e marcar. Continuamos atacando mas só saímos com esse placar econômico mesmo. Bom, melhor do que uma paçocada.

 

🟢 Real Zaragoza 3 X 1 Real Valladolid – Colocamos o pé no pescoço do Valladolid desde o começo e dominamos a primeira parte, sem eles nem conseguirem chutar a gol. Com três gols na conta, o time relaxou e eles fizeram em um contra-ataque. No final, ficamos com o mesmo placar do primeiro turno.

 

🟡 Real Zaragoza 1 X 1 Athletic Bilbao – O que perdemos de chances de matar o jogo não está escrito. E como a bola pune, já perto do final do jogo eles fizeram o deles em um escanteio. Empate indigesto.

 

🔴 Real Madrid 3 X 0 Real Zaragoza – Nem me incomoda tanto perder para o Real Madrid, o que é algo normal, mas como isso acontece. Em menos de 5 minutos de jogo já havíamos levado dois gols em bisonhos erros individuais. Só tivemos uma boa jogada na partida e os merengues ainda fizeram o terceiro com a facilidade de um jogo-treino.

 

🟡 Sevilla 0 X 0 Real Zaragoza – O Sevilla possui um ótimo time e começou com mais volume. Alterações pontuais mudaram isso e quase chegamos ao gol, mas ficou por isso mesmo.

 

🟢 Real Zaragoza 4 X 2 Real Oviedo – O time de El Musito, o lanterna Real Oviedo, quase nos surpreendeu duas vezes, abrindo o placar e igualando depois que viramos. No entanto, a tempestade pelos flancos que promovi contra o 4-4-2 diamante deles deu certo (ou mais ou menos certo, porque se soubéssemos finalizar era para ter sido um placar bem mais elástico).

 

🔴 Real Zaragoza 0 X 1 Barcelona – Começamos fazendo uma partida para lá de apática, sem poder de criação algum. O Barcelona vinha martelando e, em uma bobeira da defesa, Ansu Fati conseguiu uma boa infiltração na área e fez o gol do jogo.

 

🟢 Alavés 0 X 3 Real Zaragoza – O Alavés tem um elenco bem fraco, recheado de ex-jogadores do Zaragoza (em declínio). Ainda assim, fizemos um primeiro tempo paradíssimo de ambas as partes, com o gol de Alarcón saindo mais por mérito individual. Dei uma bronca no vestiário e o time ampliou, atacando até o final.

 

🟢 Getafe 2 X 5 Real Zaragoza – Getafe é um time muito chato de vencer e eu achava que seria dureza. E do nada fizemos três gols e achei que a partida estava ganha. Eles converteram um pênalti no final do primeiro tempo e fizeram mais um gol no segundo, o que me fez ficar receoso. Por sorte, Demirovic estava inspirado e completou um hat-trick, assegurando o triunfo. Destaque para o gol de Viana que foi listado como nosso melhor na temporada. Confira no replay:

1580bdba46f39855820916657466ff12.gif

 

🟢 Real Zaragoza 2 X 0 Villarreal – Começamos atacando bem mais que o Villarreal, mas jogávamos todas as bolas na arquibancada. Fiz ajustes e ficamos mais precisos. Em um desses lances ofensivos, Plata mandou um míssil no ângulo. Continuamos com um volume de jogo bem superior e no final do jogo Alarcón recebeu uma bola sozinho, mandando de primeira para fechar o placar.

 

🟢 Real Zaragoza 1 X 0 Atlético de Madrid – Os colchoneros vieram à La Romareda com uma proposta absurdamente defensiva, apostando tudo em contra-ataques, o que não fazia sentido dada a qualidade técnica que eles tinham. Meio ressabiado, coloquei o time para jogar de forma levemente ofensiva e virou um jogo de ataque contra defesa. Parecia que não ia sair disso mas Viana acertou um chute da meia lua e nos deu a vitória.

 

🟢 Granada 1 X 2 Real Zaragoza – O Granada vinha com a proposta de nos sobrecarregar pelas alas e entrei prevenido para isso. Apesar do gol de Luís Felipe em lance de bola parada, o primeiro tempo era bem sonolento para o espectador. Como isso nos dava vantagem, mantive a toada e Alarcón ainda fez o segundo em um cruzamento rasteiro de Joan. Já planejava as substituições de “me dê minutos de jogo, mister” quando Fernandéz bateu roupa e eles fizeram. Por sorte acabou assim.

 

🔴 Real Sociedad 1 X 0 Real Zaragoza – Fomos enfrentar o chato Sociedad, que estava embalado. Fomos melhores em quase todo jogo e chegamos a perder boas chances. No final do jogo, Joan cometeu uma falha e uma bola longa para Thauvin resultou no gol deles. Se no primeiro turno tivemos um resultado imerecido contra eles, hoje foi o inverso.

 

🟢 Real Zaragoza 4 X 3 Real Betis – Um jogo excessivamente movimentado por culpa da porosidade das duas defesas. Deivity, que foi escalado no lugar do lesionado Alarcón, desequilibrou para nós, fazendo dois gols e dando uma assistência para Royo (que tinha o impacto de um cone até então), que completou o placar nos acréscimos.

 

🟢 Real Zaragoza 2 X 1 Valencia – Apesar do ótimo time do Valencia, eles abrirem o placar foi injusto: nós dominávamos as ações ofensivas. Conseguimos igualar em uma rápida jogada que acabou em um belo gol por cobertura de Demirovic. Perto do apito final, o atacante bósnio fez mais um, de cabeça, e nos deu uma importante vitória.

 

🔴 Real Sporting Gijón 2 X 0 Real Zaragoza – O Gijón é fraco mas começou fazendo um jogo parelho, muito por causa de uma atuação bem ruim dos nossos dois pontas, Deivity e Plata. Em uma jogada de velocidade eles anotaram o primeiro e eu fiz com que a equipe fosse para cima com tudo. Desperdiçamos muitas chances e eles ainda fizeram o segundo em um contra-ataque. Dia para esquecer.

 

🟡 Leganés 1 X 1 Real Zaragoza – Eu sabia muito bem que o time do Leganés era fraco e mandei a equipe com tudo para cima, mesmo com alguns desfalques. Fizemos o gol deles de tiro ao alvo mas, mesmo depois do gol, só conseguíamos aumentar a reputação do goleiro deles, Altube. Em um dos poucos ataques deles, a defesa afrouxou a marcação e eles empataram. O desgosto foi ainda maior depois da partida, quando recebi a notícia que o Leganés tinha sido rebaixado.

 

🔴 Real Zaragoza 1 X 2 Celta de Vigo – O jogo começou estranho, conosco não conseguindo estabelecer a supremacia que havia no papel. Ainda assim, fizemos o nosso gol em um escanteio, com a cabeçada de Koumetio. Eles conseguiram empatar e, no final do jogo, viraram, para o meu desespero. Momento horrível para o time começar a ratear, pois a vaga na Champions ficava ameaçada.

 

🟢 Real Zaragoza 4 X 1 Cádiz – Mais uma vez um time em baixa no campeonato e eu temia que o time estivesse em uma daquelas clássicas crises que põem a temporada a perder. E isso pareceu se confirmar quando Unbenhaun espalmou a cabeçada de Ramos para dentro do próprio gol. Enquanto eu ainda estava dando cabeçadas na parede, Royo acertou uma cabeçada no gol depois de um bate e rebate na área. O jogo se aproximava do fim e o placar não mudava, então coloquei o recém-vindo de lesão Alarcón em campo. O rapaz aproveitou um passe em profundidade e virou. A partir disso a defesa do Cádiz se desfez e fizemos rapidamente mais dois. E… chama Zadoque, o sacerdote, porque estamos na Champions!

 

🟢 Rayo Vallecano 1 X 3 Real Zaragoza – Com basicamente mais nada em disputa, coloquei o time misto para o último jogo contra o Rayo. Talvez por não haver mais pressão, o time jogou bem, construindo triangulações com facilidade. Dessa forma os gols de Plata e o de Todorovic vieram com naturalidade, ainda que o Rayo tivesse um pouco mais de volume de jogo. No final, o time de Madrid ainda fez o seu em um contra-ataque.

 

jogos_completo0d2d11b996470ae3.jpg

E esse é o resumo da temporada. O engraçado é que tivemos até osciladas, mas elas foram mais curtas e reversíveis do que nos últimos anos. E mais, as osciladas desse ano, principalmente a última, estiveram ligadas a ondas de lesões na equipe. Perdemos alguns de nossos mais importantes jogadores (ex. Comas, Alarcón, Fernandez) em momentos críticos. Temos um bom time titular mas o reserva está ainda um degrau abaixo, com muitos jovens promissores ganhando rodagem.

 

Classificacao_geral13bccb1e80682ace.jpg

E asseguramos um inédito (pelo menos para De Léon) terceiro lugar, nos colocando na sonhada UCL e sublinhando uma boa temporada.

Fora isso, destaque para o Barcelona, que tirou o título do Real Madrid na última rodada, frustrando-os mais uma vez (eles também venceram os merengues no final da Copa del Rey). Aliás, como o time da Catalunha venceu os dois campeonatos, o time que ocupa o terceiro lugar da LaLiga será convidado para a Supercopa da Espanha do ano que vem. Lá vamos nós de novo, agora para defender o cinturão (sem ter ganhado liga nem copa).

De forma curiosa, o Real Valladolid, que subiu conosco da LaLiga 2, quase caiu novamente mas se salvou na última rodada. No lugar deles, o Celta de Vigo, que já demitiu o técnico Cuca, vai para o segundo escalão do futebol espanhol.

 

 

subb_plantel9e56ffa1530ce49c.jpg

 

Esse acabou sendo nosso onze preferencial durante a temporada:

analise_temp_melhor11337d91c5c7cfee3e.jp

 

Arnau Comas, mesmo tendo ficado lesionado por quase dois meses, obteve ótimas pontuações e foi um pilar defensivo na nossa temporada. Tanto que foi listado com segundo melhor jogador na temporada da LaLiga.

Joan, nosso jovem lateral ofensivo, vingou e fez partidas espetaculares. Foi um senhor investimento dado que custou muito menos do que o que entrega.

Ángel Alarcón, que foi a nossa contratação mais cara até o momento, demorou a engrenar, o que me fez ficar com medo de ter jogado fora um dinheirão. No entanto, quando o ex-culé começou a jogar, foi espetacular. Acho que se pagou fácil.

Além disso, destaco também o jovem Kilian, que pelo desenvolvimento já tem sido tratado como prodígio pela imprensa, assumindo a vaga de titular na lateral esquerda. Se Todorovic não entregou tudo o que se esperava dele no início da temporada, acho que foi mais por uma escolha tática errada. Descobri já perto do final que ele rendia mais como MC-At do que como Mezzala.

Curiosamente, embora tenhamos trazido ótimos jogadores que acho que gerarão ainda mais dinheiro, para a diretoria nossa melhor contratação foi o goleiro reserva Unbehaun, que realmente veio a preço de banana.

Apesar do relativo sucesso nessa temporada, foi possível identificar algumas áreas que precisaremos de reforços para manter o nível. A prioridade vai ser a posição de ponta de lança, na qual estamos um bocado combalidos. Demirovic está começando o seu declínio e Royo provavelmente não será o atacante que se esperava simplesmente porque não sabe chutar. Não descarto a negociação deles e continuamos precisando de um matador.

 

 

subb_analisedesempc5989da41c85bddd.jpg

 

ANALISE_Desempenho38e98d65a23042bd.jpg

O gráfico já mostra que ainda chutamos muto e convertemos relativamente pouco. Pelo menos nessa temporada essa taxa de desperdício não foi tão fora do que se vê na LaLiga. Na tabela de xG finalmente ocupamos uma colocação condizente com o que criamos de chances de gols. É tanto volume ofensivo que os erros foram compensados, mas para mim isso só reforça a necessidade de centro. A defesa também morde pouco em comparação com os outros times da liga. Não sei se isso é pela proposta mais atacante do time ou se falta ímpeto os jogadores da defesa. Coisas a se pensar na próxima pré-temporada.

 

subb_financas0348a1847546582a.jpg

 

financasa987c1e5778e5d9c.jpg

E se em campo só tivemos alegrias, fora dele a coisa não está tão bonita assim. Gastamos consistentemente mais do que arrecadamos nessa temporada, o que minguou os cofres do clube. No último mês, entramos em déficit.

Nossa principal despesa é o salário dos jogadores, mas não temos um elenco muito inchado. Para nossa posição, inclusive, temos um gasto salarial até baixo. Terei que me desfazer de alguns jogadores que se encontram atualmente emprestados e alguns do elenco principal, mas terei que torcer para o time aumentar sua receita também, dado que não dá para enxugar muito sem perder nível competitivo.

Outro gasto é o do Deportivo Aragón, que também terá seu elenco enxugado. Espero que uma promoção do time B aumente as receitas de bilheteria e mitigue os gastos envolvidos com sua manutenção, até porque não sei ‘desligar’ ele.

Torço, no final, para que as receitas da Champions nos salvem.

 

 

subb_deparagon200d3479c39db5cd0.jpg

 

Classif_DepAragon055212091cc12e2c.jpg

E falando na equipe B, o Deportivo Aragón, agora com um elenco que até contava com reservas, ganhou a fase de grupo da quarta divisão espanhola (Segunda División RFEF) com tranquilidade e conseguiu a promoção automática. Como disse, devo vender alguns membros desse elenco até para dar espaço para os jovens promissores do sub-19. Fazer caixa é essencial e não temos como segurar bagres, verdade seja dita.

 

 

subb_outros2e11a96f644d8511.jpg

 

A fornada dessa vez não foi tããão boa assim mas trará alguns garotos para compor o elenco do sub-19. Vamos ver se sai alguém para o futuro.

Interessante ver como os times espanhóis estão se saindo bem em competições internacionais. O Real Sociedad levou a Conference League e o Sevilla, para variar, a UEL. Poderíamos ter um domínio espanhol no continente, mas o Real Madrid foi eliminado nas semifinais da Champions pelo PSG.

E, trazendo o que aconteceu na Copa do Mundo de 2026… vitória da França, que no Léonverso se torna a única tricampeã mundial, já que Portugal ganhou a de 2022. E destaque para o vice da Bélgica, mostrando que nesse universo paralelo a geração belga continua no ápice.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • LuisSilveira changed the title to Real Zaragoza: Volver a rugir - Chama o sacerdote (21/02)

Parabéns pelo título da Supercopa! 

Grande campanha na La Liga dessa temporada, realmente o investimento no elenco valeu a pena. A questão financeira acredito que deva se estabilizar no começo da temporada com as receitas da UCL e patrocínios.

Zagueiro no top-3 de melhores jogadores da Liga? Isso não é algo que acontece todo dia, grande temporada do Comas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fantástico. Batendo recorde de 3º lugar e vencendo a Supercopa. Vem aí a Champions League.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, que incrível, não esperava uma forma tão mais regular a ponto de alcançar o terceiro lugar e ainda um título pelo caminho, parabéns demais! Apareceu esse rombo financeiro aí, mas vamos ver, acho que o que entra pra próxima temporada deve ser suficiente pra segurar a onda principalmente no início da temporada. Curte o momento!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Vi você falando de oscilações e maus momentos, mas o que vi foi uma equipe bem sólida, que obviamente, está num estágio onde não vai vencer todos os jogos e tende aqui e ali, deixar alguns pontos. É continuar essa evolução e dependendo do grupo na Champions, eu daria prioridade para tentar abocanhar a liga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Plogmann já devia ter ficado desconfiado com essa história do treinador deixar ele no banco "sem querer"... Coitado do rapaz, herói da equipe na Supercopa e ainda assim foi empurrado pra fora do clube como se fosse troco em bala na negociação pelo Fernandéz.

Falando um pouco mais sério, subiu bastante o nível no gol. Fico meio desconfiado de pagar esse valor todo em um jogador de 29 anos, mas é fato que o novo goleiro deixa o time muito melhor do que estava. Se ele garantir uns pontos para o time deve acabar se pagando, já que está justo ali na zona que briga por vagas europeias (e aí cada posição a mais na tabela pode representar milhões de euros entrando no caixa). 

Na copa o time quase sofre um vexame contra o Pontevedra. Ok que a competição não era prioridade, mas perder de time da 4ª divisão não seria aceitável, né? Felizmente deu tempo de corrigir as coisas e chegar até a fase seguinte. Aí acabou pegando um time de mesmo nível e os reservas não deram conta. Diretoria frustrada, mas concordo com a decisão do treinador de deixar essa competição em segundo plano. Só quero apontar que o Unbehaun não pegou nenhum pênalti, enquanto o Plogmann tava lá no banco... #PlogmannGuerreiroInjustiçado

Belo gol do Viana. As vezes o FM escolhe uns gols podres para serem o melhor da temporada, mas esse aí dá para acreditar que tenha sido mesmo. 

Que sequência foi aquela contra Gijón, Leganés e Celta de Vigo? A sorte é que o time acumulou gordura com boa campanha antes disso, porque foram jogos de arrancar os cabelos mesmo. Mas no fim foi só para dar um susto, o time voltou a encontrar o caminho das vitórias e conseguiu um excelente 3º lugar, se firmando como o melhor do resto. 

Nos jogos que eu vi o time sempre atuou com o Unbehaun no gol. Fiquei meio confuso com isso. O que aconteceu com o Fernandéz? 

Alarcón fez boa temporada e deixou o treinador contente. Nunca duvidei das capacidades dele, rs. 

Situação financeira está ruim, mas se entendi direito tu pegou o print antes da entrada de receitas ali do fim da temporada/começo da temporada seguinte. Com esse dinheiro a situação melhora. E ainda tem a grana da UCL. Não acho que precise mudar muita coisa nesse aspecto, time deve se manter saudável. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu save está bugado. Nunca a Sociedad seria campeã da Conference League. Me recuso a ler esta atualização. Vamos para a próxima.

🤣🤣🤣

 

 

PS: Parabéns pelo título da Supercopa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Real Sociedade se mostrou um adversário duro, derrotando na copa e na Liga e ainda conseguindo um título continental - apesar de ser a tal Conferência que não vale nada.

Depois do título da Supercopa o time ganhou moral e foi muito bem no restante da temporada, conseguindo uma boa terceira posição e agora indo para a Champions. As contratações que mudaram completamente a equipe funcionaram, subiram o patamar da equipe e agora do gol ao ataque tem bons titulares.

Curioso para ver como vai se comportar na construção da equipe para a disputa da principal competição de clubes da Europa. Não dá pra ignorar, mas também não dá para deixar de lado a La Liga, pois a competição é acirrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A renovação pesada que fez no início da temporada foi recompensada com uma campanha espetacular. Parabéns pelo título da Supercopa e pelo 3º lugar em La Liga.

Agora o sarrafo vai subir muito com a Champions, mas creio que a base mantida é muito boa para pensar em passar da fase de grupos.

Boa sorte para a continuação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/02/2023 em 17:22, div disse:

Parabéns pelo título da Supercopa! 

Grande campanha na La Liga dessa temporada, realmente o investimento no elenco valeu a pena. A questão financeira acredito que deva se estabilizar no começo da temporada com as receitas da UCL e patrocínios.

Zagueiro no top-3 de melhores jogadores da Liga? Isso não é algo que acontece todo dia, grande temporada do Comas.

Obrigado! Participamos de forma quase involuntária, mas deu certo.

Foi um salto mesmo em relação ao que tínhamos anteriormente, para minha própria surpresa. E se estabilizou mesmo, a diretoria injetou dinheiro e as coisas se estabilizaram. 

E pensar que pegamos ele de graça quando o Barcelona não quis integrá-lo ao time principal, hehehe. O rapaz tem virtudes.

Valeu, div! Abraço!

 

Em 21/02/2023 em 19:20, Cadete213 disse:

Fantástico. Batendo recorde de 3º lugar e vencendo a Supercopa. Vem aí a Champions League.

Eu mesmo fiquei surpreso. Quem bom que os jogadores contratados corresponderam em campo. Que seja uma UCL memorável!

Obrigado pelo comentário, Cadete!

 

Em 21/02/2023 em 20:27, victor095 disse:

Cara, que incrível, não esperava uma forma tão mais regular a ponto de alcançar o terceiro lugar e ainda um título pelo caminho, parabéns demais! Apareceu esse rombo financeiro aí, mas vamos ver, acho que o que entra pra próxima temporada deve ser suficiente pra segurar a onda principalmente no início da temporada. Curte o momento!

Rapaz... nem eu, uhauhahua. Minha intenção era uma UEL, mas não reclamo de termos conseguido mais. O rombo, pelo menos para a diretoria, não era tão sério e logo que fiz o post já estávamos recebendo injeção de dinheiro. Acho que o Deportivo Aragón subindo de divisão deve aumentar as receitas e ajudar a mitigar esse déficit.

Curtirei! E tentarei trazer mais gente para repetir o feito.

Valeu pelo comentário, Victor!

 

Em 22/02/2023 em 23:52, Henrique M. disse:

Vi você falando de oscilações e maus momentos, mas o que vi foi uma equipe bem sólida, que obviamente, está num estágio onde não vai vencer todos os jogos e tende aqui e ali, deixar alguns pontos. É continuar essa evolução e dependendo do grupo na Champions, eu daria prioridade para tentar abocanhar a liga.

Tiveram jogos que performamos abaixo do que eu esperava e já fiquei receoso. Mas, realmente, não conseguiremos vencer todos os jogos. Já adianto que o sorteio foi um pouco pesado na UCL e o conselho é válido. 

Valeu pelo comentário, Henrique!

 

Em 23/02/2023 em 12:31, Danut disse:

O Plogmann já devia ter ficado desconfiado com essa história do treinador deixar ele no banco "sem querer"... Coitado do rapaz, herói da equipe na Supercopa e ainda assim foi empurrado pra fora do clube como se fosse troco em bala na negociação pelo Fernandéz.

Falando um pouco mais sério, subiu bastante o nível no gol. Fico meio desconfiado de pagar esse valor todo em um jogador de 29 anos, mas é fato que o novo goleiro deixa o time muito melhor do que estava. Se ele garantir uns pontos para o time deve acabar se pagando, já que está justo ali na zona que briga por vagas europeias (e aí cada posição a mais na tabela pode representar milhões de euros entrando no caixa). 

Na copa o time quase sofre um vexame contra o Pontevedra. Ok que a competição não era prioridade, mas perder de time da 4ª divisão não seria aceitável, né? Felizmente deu tempo de corrigir as coisas e chegar até a fase seguinte. Aí acabou pegando um time de mesmo nível e os reservas não deram conta. Diretoria frustrada, mas concordo com a decisão do treinador de deixar essa competição em segundo plano. Só quero apontar que o Unbehaun não pegou nenhum pênalti, enquanto o Plogmann tava lá no banco... #PlogmannGuerreiroInjustiçado

Belo gol do Viana. As vezes o FM escolhe uns gols podres para serem o melhor da temporada, mas esse aí dá para acreditar que tenha sido mesmo. 

Que sequência foi aquela contra Gijón, Leganés e Celta de Vigo? A sorte é que o time acumulou gordura com boa campanha antes disso, porque foram jogos de arrancar os cabelos mesmo. Mas no fim foi só para dar um susto, o time voltou a encontrar o caminho das vitórias e conseguiu um excelente 3º lugar, se firmando como o melhor do resto. 

Nos jogos que eu vi o time sempre atuou com o Unbehaun no gol. Fiquei meio confuso com isso. O que aconteceu com o Fernandéz? 

Alarcón fez boa temporada e deixou o treinador contente. Nunca duvidei das capacidades dele, rs. 

Situação financeira está ruim, mas se entendi direito tu pegou o print antes da entrada de receitas ali do fim da temporada/começo da temporada seguinte. Com esse dinheiro a situação melhora. E ainda tem a grana da UCL. Não acho que precise mudar muita coisa nesse aspecto, time deve se manter saudável. 

 

Não tiro sua razão, huahuahu. Acho que criei raiva dele quando tomou um gol do meio da rua do Betis. Isso, unido aos relatórios internos que diziam que nosso ponto fraco era o gol, me fizeram querer mudar a referência no gol.

É, eu tenho a teoria que todo aquele esquema de idades do FM, onde tudo só vale abaixo (bem abaixo, se possível) dos 30, funciona diferente para goleiros: eles demoram mais a ficar realmente bons e costumam manter isso para bem depois dos 30. E eu espero mesmo que ele valha o investimento! Goleiro é sempre uma posição delicada. Já vai pegar uma UCL com os melhores atacantes do mundo, resta ver se ele dá conta.

Fora a temporada que chegamos na final, temos uma certa tendência a entregar a paçoca na Copa. Como faço elencos no limite de inscritos, tenho que rodar o time e isso de vez em quando acontece. Por isso mesmo que entrou Unbenhaun (dessa vez conscientemente), que geralmente é um bom goleiro. Deve ter sentido a pressão de Plogmann olhando-o mesmo. Bom, como diz o ditado, eles que são alemães que se entendam huauhahua.

Gostei desse gol do Viana também, até porque esperava que ele fosse fazer outra coisa. Não é muito o cara de chutar, mas o gol valeu até eu aprender a usar o Gyazo. Tentarei trazer o gol da temporada (pelo menos o indicado pelo FM) em toda atualização agora. Dá um trabalho, mas gosto de gifs, confesso.

Então, eu já estava me desesperando aqui, uhahuhua. Que hora para começar a ratear. A sorte é que o nosso concorrente mais próximo, o Atlético de Madrid, também escorregou. Não sei se conseguiremos repetir esse desempenho, mas foi uma temporada surpreendente. Não era bem o que eu esperava, até porque tem elencos bem melhores que o nosso (Betis, Atlético de Madrid, Valencia...), mas não estou reclamando.

Então, Fernandéz teve uma lesão séria e ficou um bom tempo trocando ideia com os fisioterapeutas.

Alarcón é excelente no papel, mas o que esse rapaz oscila... que bom que ele se recuperou a tempo!

Sim, me apressei no print. Logo depois a diretoria injetou mais dinheiro e foi como se nada tivesse acontecido. Também tivemos umas negociações involuntárias que encheram nosso cofre, a contragosto. Trago a atualização em breve.

Obrigado pelo detalhado comentário, Danut!

 

Em 23/02/2023 em 13:00, LC disse:

Seu save está bugado. Nunca a Sociedad seria campeã da Conference League. Me recuso a ler esta atualização. Vamos para a próxima.

🤣🤣🤣

 

 

PS: Parabéns pelo título da Supercopa!

HUahuuhahua, a Sociedad é Oyarzábal e mais 10. Esse rapaz é um monstro, até acredito que a Conference para ele deva ter parecido um jardim de infância.

E obrigado! A Supercopa deve ter sido o campeonato que ganhei mais sem fazer força e sem tentar até hoje, mas está valendo. Queria que tivéssemos jogado assim onde importava mais.

Valeu pelo comentário, LC!

 

Em 25/02/2023 em 15:50, Marcolation disse:

Real Sociedade se mostrou um adversário duro, derrotando na copa e na Liga e ainda conseguindo um título continental - apesar de ser a tal Conferência que não vale nada.

Depois do título da Supercopa o time ganhou moral e foi muito bem no restante da temporada, conseguindo uma boa terceira posição e agora indo para a Champions. As contratações que mudaram completamente a equipe funcionaram, subiram o patamar da equipe e agora do gol ao ataque tem bons titulares.

Curioso para ver como vai se comportar na construção da equipe para a disputa da principal competição de clubes da Europa. Não dá pra ignorar, mas também não dá para deixar de lado a La Liga, pois a competição é acirrada.

Como disse ali para o LC, Sociedad é Oyarzábal + 10. O cara é muito chato e faz uma diferença enorme em campo. E se eu acho que o Zaragoza sobraria na Conference, a Sociedad que tem um elenco melhor deve ter feito a festa.

Pois é, a coisa melhorou bastante, como jogadores mais consistentes. Ainda temos posições com amplo espaço para melhoras, mas o resultado foi bem melhor do que eu esperava.

Outra coisa é essa profundidade do elenco, que temos que melhorar para suportar duas competições difíceis ao mesmo tempo. Eu já nem gosto de contratar, vai ser um início de temporada interessante. Confio que teremos coisas boas se o assédio de times mais endinheirados não nos ferir muito.

Valeu pelo comentário, Marcolation!

 

Em 27/02/2023 em 21:37, Anismaldo disse:

A renovação pesada que fez no início da temporada foi recompensada com uma campanha espetacular. Parabéns pelo título da Supercopa e pelo 3º lugar em La Liga.

Agora o sarrafo vai subir muito com a Champions, mas creio que a base mantida é muito boa para pensar em passar da fase de grupos.

Boa sorte para a continuação.

De vez em quando os caras correspondem ao investimento! Acho que deu para subir um pouco o nível do time e nos deixar competitivos contra o pessoal que disputa vagas continentais. Agora é ver se conseguimos melhorar até o ponto de nos compararmos aos times do topo da liga.

Dependendo do sorteio que tivermos, acho que dá também. Creio que temos um time mais nível UEL do que UCL, mas dá para tentar causar uma surpresa. Afinal, já tivemos uma equipe bem mais fraca e chegamos a final da Europa League. Vamos ver no que dá.

Obrigado pelo comentário, Nismo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner_beta3.2f08fa5d7f788f029.jpg

 

Temporada 2027/2028 - Um dia, quem sabe?

 

Olá, meus Promessas no Imediato!

Demorei e atrasei um pouquinho esse post, mas cá estamos de volta para a a sétima temporada de De Léon a frente do Real Zaragoza. A última foi muito boa, com o time ganhando a Supercopa da Espanha e ficando em terceiro na UCL, classificando-se para a Champions League. Resta saber se vamos ter força para repetir ou melhorar o desempenho.

E começamos com novos patrocinadores e fornecedor de material esportivo, o que dessa vez me levou a buscar uma sutil mudança gráfica. Motivada pelos belos kits do First Vienna do @Anismaldo e ‘powered by Kitbasher’, trago a coleção 2027/2028 do Real Zaragoza. Achei bem bacaninha:

KITS2027-2028d0cac07ec6a4605c.png

 

Gostei bastante de fazer esse negócio, é bem divertido. Aliás, se alguém da área precisar, pode pedir que faço de boa.

E vamos ver quem usará esses uniformes na temporada que se inicia:

 

 

subb_transfer707017d501c2f6f7.jpg

 

➡️ Saídas

 

Paolo Gozzi (ZAG/LE) – Real Zaragoza > Sassuolo (€1,7M): Entre idas e vindas, Gozzi está conosco há algum tempo e sempre foi um jogador útil, tornando-se ainda mais quando o trenei para também ser um lateral em casos de emergência. No entanto, nunca se tornou e provavelmente nunca se tornaria um titular. Pediu para sair por tempo de jogo e não fiz força para segurar.

 

Cristian Oliveira (PD) – Real Zaragoza > Schalke 04 (€12M): Cristian foi contratado inicialmente para disputar a ponta direita com Gonzalo Plata, mas sempre mostrou estar bem distante do patamar do equatoriano. Foi emprestado na última temporada para ter o tempo de jogo que queria mas não parecia ter espaço no elenco quando voltou, ainda mais depois de algumas contratações (abaixo). O Schalke ofereceu um bom dinheiro e liberei com um sorriso no rosto (o contratamos por metade disso).

 

Gabriele Zappa (LD) – Real Zaragoza > Burnley (€16M): Zappa é um lateral sólido, mas sofreu com a competição contra os prodígios (José Maria e Joan) que achamos para a posição. Queria a titularidade e foi ficando difícil segurá-lo. Do nada o Burnley chegou oferecendo uma grana federal e resolveu meu dilema. Curiosamente, ele corre o sério risco de ser reserva para José Maria de novo no time inglês.

 

Álex Fernandorena (LE) – Real Zaragoza > Alavés (€3,2M): Promovi Fernandorena do Deportivo Aragón na última temporada para ser um terceiro reserva. Infelizmente, parecia que o jovem não se desenvolveria tanto assim. Quando o Alavés, nosso mais recorrente comprador, veio oferecendo uma nota razoável, deixei o rapaz ir.

 

Pep Chavarría (LE) – Real Zaragoza > Cádiz (€1,3M): Chavarría era o último dos jogadores que já estavam no clube quando De Léon chegou. O rapaz foi alçado da reserva e por um bom tempo foi a referência técnica da defesa, um lateral ofensivo que dava opções, além de um dos líderes da equipe. No entanto, ele foi ficando cada vez mais para trás do resto de um elenco que foi reformulado, virando banco para o jovem Kilian na última temporada. Achei que era hora de liberar o jogador e abrir uma vaga para outro. O fim do ciclo do ‘velho Real Zaragoza’.

 

Facundo Colidio (ATA) – Real Zaragoza > Young Boys (€2,2M): Facundo foi trazido em reposição a um Demirovic que ameaçou sair há algumas temporadas. O bósnio não foi e Colidio mostrou-se… medíocre. Depois de muito amargar a reserva ‘não relacionada’ e empréstimos, resolvi me livrar do rapaz de qualquer jeito. Levamos um prejuízo, mas seria pior se não vendêssemos.

 

Joan (LD) – Real Zaragoza > Real Madrid (€50M): Ancelotti já tinha tentado comprar Joan antes e eu recusei, confiando no alto valor da cláusula e no tempo longo de contrato. Mas eles são o Real Madrid e ‘alto’ para eles é bem mais alto que isso. Foi a maior venda da história do Zaragoza, mas me rasteirou bonito pois mal tinha conseguido arrumar um reserva na posição, quanto mais um titular.

 

Emredin Demirovic (ATA) – Real Zaragoza > Saint-Étienne (€4,3M): Essa me deixou em dúvida, mas algumas mudanças simplesmente tem que ser feitas. Nossa referência no ataque estava envelhecendo e achei que estava um patamar abaixo do resto da equipe, sem perspectivas de melhora. No último dia resolvi vendê-lo e aceitei uma proposta até um pouco abaixo do que esperava. Isso gerou um diálogo interessante com Plata, que se enfureceu mas reconheceu que o bósnio estava em decadência.

 

 

⬅️ Entradas

 

Ilija Krolo (PD) – FK Partizan > Real Zaragoza (€6,5M): Com Gonzalo oscilando demais na última temporada, monitorava esse rapaz encontrado pelos meus olheiros no mesmo clube que nos forneceu Todorovic. Assim que vendi Cristian Oliveira, corri para fechar o negócio. Provavelmente vai tomar a titularidade na posição.

 

Arnau Grau (ZAG/LE) – “Mantendo a forma física no CT do time tal” > Deportivo Aragón (Livre): Lendo a sessão ‘Saídas’ acima, dá para ver o quanto perdemos de jogadores de defesa. O pior é que o mercado anda meio ruim para essa posição. Achei esse rapaz oriundo da base do Girona sem contrato e, pensando em uma engenharia de ‘promove esse jogador, cobre com esse’, solicitei os seus serviços. Fica na equipe B como um reserva de emergência.

 

Natale Bernasconi (ZAG) - “Mantenersi in forma nel CT della squadra tal” > Deportivo Aragón (Livre): Mesma coisa que o rapaz acima, mas em italiano e cria da Lazio. Pela foto, não tem 20 anos nem aqui nem em Roma.

 

Pablo Laínez (ZAG) – Deportivo Aragón > Real Zaragoza (Livre): E como eu contratei defensores para o Aragón, trouxe um que estava lá para a equipe principal. Vem para cobrir casos emergenciais e cumprir requisitos na UCL. Quem sabe não rende mais do que isso?

 

Salvatore Barison (LE) – Fiorentina > Real Zaragoza (€12,5M): Já havia tentado contratar Barison antes mas tinha desistido porque Kilian também tinha se tornado um prodígio na posição. No entanto, com a saída de tantos laterais e uma dificuldade enorme de achar um reserva para a posição, além de uma escassez nas nossas divisões de base e time B, me fizeram pagar uma grana no rapaz que exigiu ser “Estrela”. Embora acho que ele seja um bom investimento, vou ter que equilibrar muito bem o tempo de jogo dele e de Kilian para não causar insatisfação.

 

Almir Cohemic (LD) – Red Star > Real Zaragoza (€2,9M): Tínhamos dinheiro e um problema sério para resolver na lateral direita, que com a saída de Zappa ficou sem reserva, com Joan já sendo escalpelado na pré-temporada. O Deportivo Aragón e o sub-19 só tinham dragas, então precisei contratar alguém para compor o elenco e oferecer uma opção defensiva em contraste com o ofensivo Joan. Trago Cohemic sem esperar mais do que isso.

 

Xabi (ATA) – Athletic Bilbao > Real Zaragoza (Empréstimo + €925m): Tinha vagas para inscrição ainda e uma fiz uma pesquisa exaustiva atrás de um atacante, sem muitos resultados. Resolvi trazer alguém por empréstimo e o Bilbao tinha esse rapaz. Depois de negociações um tanto duras, trouxemos o jovem com opção de compra futura, por uma nota preta.

 

Andrew Omobamidele (ZAG/LD) – Barcelona > Real Zaragoza (€25M): A venda (forçada) de Joan me colocou em desespero e tive que repensar todo meu esquema de jogo, já que não tinha um lateral de nível sequer próximo em visa. Depois de muita procura e engenharia posicional, resolvi trazer Andrew que estava insatisfeito no Barcelona. Ele corre bem, marca e desarma, então acho que pode ser um lateral defensivo decente e está sendo treinado para a posição. Se eu achar alguém melhor depois, posso deslocá-lo para a zaga e talvez vender alguém. E se isso acontecer, terei dinheiro para… (por aí vai).

 

Michael Andersen (MEI) – Roma > Real Zaragoza (€8M): Embora eu monitorasse esse armador dinamarquês há algum tempo, pensava nele como algo para uma próxima janela. No entanto, como outros times lançaram propostas, resolvi sondar o agente do rapaz. Como ele aceitava ser suplente na primeira temporada, trouxe-o pagando horrores de bônus.

 

Excetuando a venda inesperada de Joan, que querendo ou não encheu nossos cofres, foi uma janela de melhora técnica e oportunidade. No final, ficamos com o seguinte elenco:

 

Atacantes: Xabi – Augustín Royo – Ángel Alarcón – Luís Henrique – Jairo Blancart – Gonzalo Plata – Ilija Krolo

Meias: Christopher Scott – Jovan Todorovic – Romário Viana – Dani Rodríguez – Antonio Blanco – Jandro Orellana

Defensores: Arnau Comas – Luis Felipe – Billy Koumetio – Pablo Laínez – Salvatore Barison – Kilian – Andrew Omobamidele – Almir Corhemic

Goleiros: Álvaro Fernández – Luca Unbenhaun

 

Invocando o Sampaoli “ainda preciso de mais reforços”. Blanco vai ficando ultrapassado na volância e seria interessante ter um jogador de peso para a posição. Um atacante titular, referência, também seria ótimo. E nem preciso falar de um lateral direito de ofício...

 

 

subb_jogos01342198d4163cf7.jpg

 

Dessa vez pedi para a diretoria colocar a pré-temporada na Alemanha, onde achava que teríamos mais competitivos, que nos dariam uma ideia mais próxima do que poderíamos encontrar na UCL. Não foi bem isso porque pegamos times bem meio de tabela. Dominamos todos os jogos e o empate com o Hannover só aconteceu porque ainda tínhamos um desequilíbrio defensivo muito grande, com carência de reservas no momento. Ainda rolou um cancelamento e eu preenchi com o Austria Viena, que também não ofereceu muita resistência.

agenda_amistososa2faccf1c5c5ebff.jpg

 

Antes de irmos para as terras teutônicas, no entanto, enfrentamos nossa equipe B. É, tem uma certa distância ainda, mas fiquei feliz que eles pelo menos atacaram de volta.

 

LaLiga

 

A imprensa estima que ficaremos lá na zona do nada, mas um pouco melhores do 10º lugar que nos colocavam no ano passado. Veremos, seus RMPs ibéricos!

 

🟢 Real Zaragoza 3 X 0 Levante – Estreamos com o pé direito na liga, atacando o Levante de todo jeito. O três a zero ficou barato, pois poderia ter sido bem mais. Destaque o segundo gol, feito por Todorovic, de letra.

 

🟢 Cádiz 0 X 2 Real Zaragoza – Começamos atacando o Cádiz, que curiosamente contava com uma das nossas primeiras duplas de laterais: Vigaray e Chavarría. Ignorando as laterais, Xabi fez seu primeiro gol. O jogo ficou bem estranho depois disso: cometemos um pênalti, eles perderam. No lance seguinte sofremos um pênalti… e perdemos. Ainda bem que Xabi fez outro e levamos os 3 pontos.

 

🟢 Real Zaragoza 2 X 1 Real Sporting Gijón – O Gijón vinha ainda sem derrotas na liga e eu estava adaptando o time a venda de Joan e uma lesão de Barison. Ainda assim, criamos e atacamos o tempo todo, chutando a torto e a direito. Nosso primeiro gol saiu de uma bela jogada individual de Krolo e o segundo do oportunismo de Xabi. Eles fizeram em uma cabeçada derivada de um escanteio mas foi só isso.

 

🔴 Rayo Vallecano 2 X 1 Real Zaragoza – Com a primeira partida da UCL chegando, coloquei um time predominantemente reserva contra o Rayo. Fizemos um primeiro tempo modorrento, com o time de Madrid fazendo o gol costurando pelo meio da nossa defesa. Continuamos criando pouco mas Viana conseguiu um bom passe para Luís Henrique em uma das raras jogadas ofensivas. Deu nem tempo de arrumar o time: jogada de bola parada seguinte eles fizeram. Ainda saímos com Viana e Comas lesionados.

 

🟢 Real Zaragoza 2 X 1 Mallorca – Precisávamos de uma reação depois de duas derrotas (Rayo e Ajax) e coloquei quase toda a equipe titular disponível. Fizemos um jogo um pouco apático, mas conseguimos os gols que precisávamos. O segundo, de Andersen, um golaço de fora da área. Tomamos um em um cruzamento, mas nada que mudasse a história do jogo.

 

🟢 Real Zaragoza 2 X 0 Osasuna – Atacamos mas a bola não entrava. Achei que estávamos errando o alvo e mandei só chutarem dentro da área. Continuamos errando de forma bizarra. Quando já achava que iríamos paçocar, Omobamidele fez de cabeça em um escanteio. Já achava de bom tamanho, mas Dani Rodriguéz resolveu acertar um chutasso para nos deixar mais calmos.

 

🔴 Real Madrid 3 X 0 Real Zaragoza – Tendo em vista o jogo com o PSG pela Champions, coloquei uma equipe bem alternativa para um jogo que eu esperava perder de qualquer jeito. Saiu pior do que a encomenda e não tomamos mais por sorte. E para piorar, Andrew Omobadiele quebrou o tornozelo, o que nos deixou com apenas um lateral direito.

 

🟢 Real Zaragoza 3 X 0 Athletic Bilbao – Depois de uma decepcionante derrota contra o PSG, tínhamos que responder de alguma forma. E respondemos, dominando os 90 minutos no jogo contra o Bilbao. Até no pênalti que Viana perdeu, Alarcón aproveitou o rebote.

 

🔴 Real Zaragoza 0 X 1 Barcelona – Fizemos um jogo até bom, com um volume superior aos culés e, para variar, desperdiçando várias chances na cara do gol. Como isso aqui é Botafogo Real Zaragoza, no final do jogo Ansu Fati aproveitou um cruzamento despretensioso e decretou nossa derrota.

 

🟡 Sevilla 0 X 0 Real Zaragoza – Apesar dos dois gols anulados de Sadiq, o Sevilla mal ameaçou a nossa meta. Em compensação, desperdiçamos um mundo de chances contra eles. Continuamos nossa sina de tornar o goleiro adversário o homem do jogo.

 

🟡 Valencia 1 X 1 Real Zaragoza – Achei que conseguiríamos contrapor um Valencia ofensivo com uma proposta também ofensiva. Essa crença começou a esmorecer quando eles fizeram um gol no primeiro lance, a partir de uma falta inexplicável de Plata. Demoramos a entrar no jogo e a derrota parecia certa até Comas acertar uma cabeçada em um escanteio.

 

🟢 Real Zaragoza 3 X 0 Granada – No primeiro lance do jogo, Krolo recebeu um cruzamento e cabeceou sem ângulo para abrir o placar e quase me derrubar da cadeira. A partir disso continuamos fazendo um jogo positivo e os outros dois gols vieram naturalmente.

 

🟢 Real Zaragoza 5 X 1 Getafe – Antes do intervalo já havíamos feito três gols em três chutes de fora da área, sendo o segundo em uma batida de falta cheia de efeito de Krolo. O Getafe nos ameaçava ocasionalmente e chegou a fazer um gol, mas nosso ímpeto ofensivo ainda nos deu mais duas bolas na rede e deixou a impressão de que sobramos na partida.

 

🔴 Villarreal 1 X 0 Real Zaragoza – O Villarreal tinha uma proposta de jogo pelas laterais e tentei responder. Tentei, mas só eles criaram jogadas. Fomos extremamente apáticos. No final, por um erro besta de marcação, tomamos o gol.

 

🟢 Alavés 0 X 2 Real Zaragoza – Fomos enfrentar o lanterna da liga e fizemos força para perder, o que só não aconteceu porque o elenco do Alavés é bem ruim. O primeiro gol acabou vindo de um escanteio cabeceado por Lainez, zagueiro cria da nossa base. Coloquei Krolo nos 10 minutos finais e ele fez o típico movimento de facão do extremo invertido para entrar na área e resolver o jogo.

 

🟢 Real Zaragoza 2 X 1 Real Valladolid – O nosso famoso elenco alternativo amassou o Valladolid em casa e o primeiro gol veio de um pênalti sofrido e convertido por Luís Henrique. Isso foi também um incentivo para o ponta brasileiro perder um mundo de chances. Eles empataram o jogo em um lance no qual nossa defesa tentou fazer a linha burra (sem instruções para tal), mas tomamos a dianteira novamente em um chutão de Dani Rodriguez.

 

🟡 Atlético de Madrid 0 X 0 Real Zaragoza – Fizemos uma partida bem apática contra o forte time do Atlético de Madrid, agora treinado por Gareth Southgate depois de uma mudança histórica no time. Não tivemos chances tão boas e o empate zerado até foi um alívio. Uma pena, queria ter atingido a marca de 300 jogos com uma vitória.

 

🔴 Real Zaragoza 0 x 1 Real Sociedad – O Sociedad está embalado no campeonato mas fazíamos um bom jogo contra eles, dominando as ações ofensivas. No entanto, “quem não faz…” e um cruzamento na pequena área acabou em um gol deles. Coloquei o time para frente mas o mal dia dos pontas, de novo, prevaleceu.

 

E esses, em síntese, foram nossos jogos na LaLiga:

agenda_ligac6db73ba6ab32014.jpg

 

E onde estamos:

classificacao_LaLiga5ee8ea97d5a0bfc3.jpg

 

Perdemos alguns pontos importantes, principalmente nos jogos contra os times mais fortes da liga. Nossa posição não está tão ruim, visto o número de lesões e o calendário apertado pela UCL. Espero que possamos confirmar uma vaga em competições internacionais com a costumeira melhora no returno.

 

Liga dos Campeões

 

E fomos sorteados para um grupo um tanto difícil, com PSG, RB Leipzig e Ajax. Embora estivesse confiante que poderíamos bater o Ajax, Leipzig e principalmente PSG estavam beeeeem além das nossas forças. Não a toa, a imprensa não nos dá muita moral.


🔴 Ajax 1 X 0 Real Zaragoza – Fomos a Amsterdã enfrentar o Ajax e eu estava razoavelmente confiante pelo nosso histórico em pré-temporadas nos Países Baixos. No entanto, tínhamos pesando contra um número considerável de desfalques por lesão em posições-chave. Logo no início, em um erro de marcação nosso, eles fizeram o primeiro. O resto da partida foi basicamente um ataque contra defesa, o que se refletiu no gol anulado de Luís Henrique (que perdeu outro monte de chances). No final saímos com um resultado negativo mas também com a impressão que poderíamos amassá-los em casa, com um elenco completo.

 

🔴 Real Zaragoza 0 X 1 Paris Saint-Germain – Colocando a equipe que dava, recebemos o PSG no La Romareda e já começamos a ser alvejados. O time não conseguia opções de criação e o gol deles veio em uma jogada de velocidade, com Sancho. Ainda tivemos um aumento de volume de jogo no final, mas não conseguimos superar Donnarumma. E ainda estamos zerados na UCL.

 

🔴 RB Leipzig 2 X 0 Real Zaragoza – Coloquei o time titular que estava sendo parcialmente poupado para fazer a partida que praticamente ditaria se ainda tínhamos chances de continuar na competição. E o resultado foi que nem vimos a cor da bola. Péssima atuação com Asensio nos destruindo e provavelmente decretando que só viemos bater o cartão na UCL mesmo.

 

🟢 Real Zaragoza 1 X 0 RB Leipzig – Pela primeira vez começamos jogando melhor que o adversário, colocando inclusive duas bolas na trave e sendo pouco ameaçados. Luís Henrique, entrando no lugar do lesionado Alarcón, também se lesionou e tive que colocar Gonzalo Plata improvisado no lugar dele. E não é que o equatoriano que ‘não gosta de jogos grandes’ fez o gol do encontro?

 

🔴 Paris Saint-Germain 4 X 0 Real Zaragoza – Precisando vencer para seguir na competição, fomos para cima do PSG com uma abordagem ofensiva. Começamos até bem e colocamos uma bola no travessão, mas perdíamos demais a posse e Comas sofria para conter Haaland. Em uma dessas, ele fez um pênalti no norueguês e a porteira se abriu. E assim demos adeus às chances de classificação para a próxima fase da UCL.

 

🟢 Real Zaragoza 1 X 0 Ajax – Tinha ficado com a impressão que éramos melhores do que o Ajax no primeiro confronto e confirmei isso. Os atacamos de tudo quanto é jeito e uma goleada seria o resultado mais justo para o que se viu. O gol da vitória acabou saindo de um escanteio (como está se tornando regra para nós), com Krolo escorando a bola para Alarcón empurrar para a rede.

 

E com esse último resultado positivo nos classificamos para UEL. A impressão, no final, é que poderíamos ter feito um pouco mais e até brigado pela segunda posição do grupo. As lesões e o decorrente desequilíbrio na equipe cobraram o seu preço. Mas voltaremos para fazer melhor. Bom, um dia, quem sabe?

classificacao_UCLe7dc9b2a8addac69.jpg

 

Tanto na LaLiga quanto na UCL sofremos muito por lesões e pela saída inesperada de Joan. Cohemic, que foi contratado para ser um reserva e nada mais, foi titular absoluto por falta de opções (até pela lesão séria de Andrew). Por outro lado, alguns jogadores que deveriam ser monstruosos foram apenas medíocres nesse período, como Todorovic e Alarcón. Tentei algumas mudanças nas funções que eles desempenham no campo mas sem grandes resultados. Ainda assim, não estamos mal na liga e a UEL é uma competição que oferece chances maiores para seguirmos até fases avançadas. Agora é ver como nos desdobramos entre essas duas competições e a Copa. Ah, e ainda tem a Supercopa. Acho que a correria de jogos a cada três dias vai ser a tônica de novo.

 

 

subb_deparagon200d3479c39db5cd0.jpg

 

Nossa equipe B começou o ano com um amistoso indigesto contra a equipe principal. Daí para frente um ódio flamejante tomou conta dessa garotada e eles vêm arrebentando na terceira divisão espanhola, ficando (bem) a frente das equipes B de Atlético de Bilbao, Atlético de Madrid, Real Sociedad e Real Sporting.

classificacao_DepAragon23b7500102371f79.

 

Assim sendo, temos fortes chances de ver nossos jovens na LaLiga 2 no ano que vem, o que basicamente ‘zeraria’ esse jogo secundário para mim, já que eles não poderão ascender à LaLiga. Mentira, gostaria de vê-los ainda batendo no Barcelona B e no Castilla. Veremos o que acontece com o nosso pequeno rolo compressor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • LuisSilveira changed the title to Real Zaragoza: Volver a rugir - Um dia, quem sabe? (11/03)
Citar

Perdemos alguns pontos importantes

Só em ter perdido para a Sociedad era motivo de demissão.😡

O bom é que ainda faltam 20 jogos e dá para melhorar a classificação. Na Champions pegou um grupo forte. Espero que faça um bom papel na Europa League. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aragon a dominar e início positivo de Liga com a equipa principal. Lugares de Champions estão perto. Já na Champions, é outra realidade mas vitória importante contra o Ajax, que permite a passagem à Europa League.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to Real Zaragoza: Los Leones de España - Aguardando avaliação
  • Fujarra featured this tópico
  • #Vini unfeatured this tópico
  • #Vini locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • #Vini
      Por #Vini
      O Tempero do Futuro - Artmedia Petrzalka
      Capítulo 1 - Considerações Iniciais
       
      Apresentação do Save
      Olá, pessoal, tudo bem?
      Depois de quase três meses do término de "Sob o Cruzeiro do Sul", fui por diversos caminhos até encontrar meu novo save. A dificuldade na escolha se deu pela proximidade do FM 24 e também do desafio que eu gostaria de encarar e se ele seria factível no dia-a-dia. 
      Pois bem, depois de muito decidir, resolvi que faria o Youth Challenge, no qual só me utilizarei da base e não farei contratações para o time principal e de base. Decidido o desafio, veio a escolha do país. Sempre tive um interesse pela região da Europa Central, muito por conta da leitura do "Noites Europeias" que detalha um pouco mais sobre o Futebol do Danúbio, que teve como seus maiores expoentes, a Áustria dos anos 30 e a Hungria dos anos 50. Só que não queria fazer o caminho óbvio e decidi ir para um país que teve dias melhores no futebol enquanto unido a outro, mas que caminhando de forma independente tem resultados bastante tímidos, que é a Eslováquia. 
      Como Tchecoslováquia, o currículo é impressionante pelo tamanho do antigo país, com quatro finais de Copa do Mundo e Euro, tendo o título continental de 1976 como o seu maior feito. Além do mais, gosto da história do antigo estado, parte da Cortina de Ferro, seu apreço pelo esporte nacional da defenestração (ato de jogar alguém pela janela) e suas efemérides recentes, que termianam em anos final 8 ou 3, o que acaba tornando o início do save em 2023 repleto de datas comemorativas. 
      Por fim, chegamos ao clube. Quando comecei a acompanhar a Champions League, me chamou a atenção a participação de um time eslovaco, a época chamado Artmedia Bratislava, que na minha cabeça era um BAITA nome de time e em 04/05 foi o primeiro time do país a participar de uma fase final de UCL. E não fizeram feio, ficando em terceiro e por um gol não foram as oitavas de final daquele ano. Hoje o time se chama Artmedia Petrzalka e vive tempos menos auspiciosos, militando na segunda divisão nacional. O nome do save vem do fato que, segundo o Google Tradutor, Petrzalka em eslovaco significa Salsinha. 
      Por falar em efeméride, em 2023 comemoram-se 125 anos do clube, que conta com infraestruturas modestas e ainda conta com o fato de, por estar sediada na capital do país, ter muita concorrência no recrutamento jovem. 

      Expectativas da Diretoria
      Aqui faço um adendo. Como o YC era algo novo para mim e queria me certificar que teria adesão ao save antes de postar, eu joguei três temporadas inteiras antes de começar a relatar o save. Perde-se um pouco da imersão na história, mas acredito que terei bastante tempo de jogo e essas 3 temporadas poderão ser melhor desenvolvidas caso vocês tenham alguma dúvida. Estou me adaptando ao formato do desafio, então caso sintam falta de informações, por favor, me avisem. 
       
      As Temporadas
      Assim, vamos contar um pouco de como as temporadas se desenvolveram até aqui.
      2022/23
      Na primeira temporada do save, sofremos bastante com a falta de laterais e depois de teimar muito em esquemas com 4 homens na zaga, resolvi abrir mão das minhas convicções e alinhar o time em um 3-1-3-3, especialmente após a primeira fornada entregar alguns atacantes. O time conseguiu se recuperar de uma sequência de apenas 13 pontos em 14 jogos, para 22 pontos em 10 jogos. Essa recuperação foi suficiente para afastar o time do rebaixamento e nos seis últimos jogos o time relaxou demais e conquistou apenas um ponto. Terminamos na 11ª posição, com 36 pontos, a 9 do primeiro time rebaixado. 

      Na Copa, avançamos três fases e caímos para o MSK Rimavska Sobota, time sem divisão jogável. 
      Na primeira fornada, muitos nomes inconstantes mentalmente, mas conseguimos que três que saíram na temporada 2022/23 fossem incorporados ao time titular e hoje são peças fundamentais na equipe. São eles: Mentel, Krasnovskis e Jakubov. Eu utilizei o ano que eles surgiram na fornada. Pesquisei a data em que a leva de novos jogadores sai e é em abril, então para os próximos anos, devo aguardar esta data para fazer o ranking de potencial dos atletas.

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - MSK Puchov | Campeão Copa - FK Dunajska Streda 
      2023/24
      No ano seguinte, havia uma expectativa da minha parte de, com mais atletas surgindo e um time mais entrosado, que pudéssemos fazer uma campanha ao menos de parte de top 10. Porém, o time oscilou bastante, especialmente na segunda metade da temporada e terminou com 37 pontos, um ponto a mais que na edição anterior, mas com a 12ª posição. A título de comparação o vice-campeão, que disputa o playoff de promoção com o penúltimo colocado da primeira divisão, fez 59 pontos em 2023/24, contra 53 de 2022/23. 
      Na Copa, mais uma vez avançamos três fases e caímos para o Slovan Bratislava. 
      A fornada de 2023/24 reservou nomes piores do que a anterior e com personalidades bem ruins. Comecei a mexer no staff (que iniciou assim) a partir daí, pois os contratos de boa parte da equipe expiravam em 2023/24. Não consegui nomes que subissem muito o nível, mas tentei pelo menos personalidades melhores. Nenhum deles teve impacto imediato e só na temporada seguinte acabei incorporando mais Vesely, melhor jogador desta fornada e Nemec, que nem parecia tão bom assim, mas um surto de lesões e sua personalidade equilibrada, me levou a testá-lo no time principal. 

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - FK Pohronie | Campeão Copa - FC ViOn Zlate Moravce 
      2024/25
      Na temporada que se encerrou agora, o time encaixou. Mesclando nomes das fornadas anteriores com os jogadores que já estavam no clube, o time nunca saiu das primeiras posições e duas sequências invictas, uma em outubro e outra em março, contribuíram para que o time conseguisse uma gordura importante para aguentar as oscilações que aconteceram. No final, as coisas ficaram bem acirradas e por apenas dois pontos garantimos o playoff e o título veio com um ponto de diferença, com direito a derrota na última rodada. Esse acesso levou o clube a iniciar obras para aumentar o estádio em 500 lugares.

      Filip Orsula contribuiu com 24 dos 40 gols que marcamos na liga e isso foi um ponto de atenção, visto que os nomes de frente na fornada ainda não se estabeleceram e quando o artilheiro não marcava, tudo ficava mais díficil, tanto é que a defesa, com 25 gols sofridos, foi quem carregou o Petrzalka. 
      Na Copa, um caminho dos sonhos. Depois de passar pelo Puchov, que bateu e voltou na primeira divisão, derrotamos o Spartak Trnava nos pênaltis após aguentar um bombardeio, que corou o goleiro Krizik com uma nota 10. Na semi, vencemos o ViOn Zlate Moravce, então campeão, com um 3 a 2 muito louco na ida, em que saímos perdendo por 2 a 0, nos recuperamos para empatar e no final o goleiro entregou a virada de bandeja em nossas mãos. Ratificamos a ida a final com mais uma vitória por 1 a 0 e encaramos o bicho-papão Slovan Bratislava. Aí, não houve nada que pudéssemos fazer e tomamos um 4 a 1 para mostrar como será a nossa vida na primeira divisão. 

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - Artmedia Petrzalka | Campeão Copa - Slovan Brastilava 
       
      --
      ÍNDICE
      Capítulo 1 - Considerações Iniciais
      Capítulo 2 - Slovak Super Liga
      Capítulo 3 - Uma virada de seis pontos
      Capítulo 4 - Cada um tem um 6 a 1 que merece
      Capítulo 5 - Sefcik é o nome da fera
      Capítulo 6 - Azar?
      Capítulo 7 - Assim, porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.
      Capítulo 8 - Dando adeus às primeiras turmas
      Capítulo 9 - Mais uma repescagem
      Capítulo 10 - Mudar ou mudar de vez
      Capítulo 11 - Um divisor de águas?
    • guaipeca55
      Por guaipeca55
      Fala galera, seguinte.
      Estou com um save idos de 2026, indo pra temporada 26/27, porém no dia 26/06/2026 não consegue gravar. Ultimo save estava pro dia 18/06/2026 e quando vai tentar a gravação automática, simplesmente aparece a mensagem que "não consegue mais gravar". Tentei tirar férias, ele crasha qdo tenta passar pelo dia.

      Uso BR Mundi UP. Alguém sabe pq desse bug? Não queria perder esse save
    • raiel
      Por raiel
      Olá todos sou novo aqui, queria perguntar uma coisa, alguem sabe aonde eu conseguiria um database de 16, que eu consiga abrir no editor do fm22 para poder utilizar os jogadores de 2016 que infelizmente nao resistiram ao acidente do avião, nos dias atuais.
      desde já muito obrigado
       
    • ffilho.roberto
      Por ffilho.roberto
      Mesmo sabendo das dificuldades financeiras que iria encontrar, resolvi iniciar a temporada com a equipe do Valência. Escalando desde o início os atletas com potencial futuro, mesmo que no início sofra pelo fato de alguns deles não chegarem a 3 estrelas atualmente. Ofereci a clubes os jogadores que haviam interessados. E fui em busca de reforços no sistema "Abordar para Assinar". Isco e Handanovic são os meus alvos. Primeira partida da La Liga um empate fora de casa com o Getafe, depois de estar perdendo de 2 x 0 com dois gols de Cavani. Na segunda partida, jogamos em casa contra o Betis. Empate novamente. Dessa vez 0 x 0. Continuo mais tarde e atualizo pra vocês.
    • bstrelow
      Por bstrelow
      PARTICIPANTES:
       
      REGULAMENTO:
       
      ATUAL CAMPEÃO:
       
      PROMOVIDOS E REBAIXADOS:
×
×
  • Criar Novo...