Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Real Zaragoza: Los Leones de España - Aguardando avaliação


LuisSilveira

Posts Recomendados

Teve uma pequena queda na Liga, principalmente com a derrota para os Morcegos. O bom é que ainda faltam bastantes jogos e é possível chegar ao título da La Liga.

Na Champions vai muito bem e espero que consiga chegar as fases decisivas( Semifinal ou final).

PS: Eu demitiria todo o departamento de Marketing do clube. É inadmissível ter apenas €18 M de patrocínio, mesmo depois dos títulos conquistados. Teu clube perde até para o Almeria(Who?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A caminhada dos Leões nesse tempo que fiquei afastado foi como esperado de domínio, ao menos na Espanha - e não é pouco, visto que enfrenta simplesmente a dupla Real-Barcelona que não estão dando nem pro cheiro (mas parecem ter renascido na atual temporada, o que não deve ter rolado de protesto em Madrid e Barcelona...).

A pedra no sapato parece ser mesmo o Bayern, que gosta de acabar com seus sonhos europeus. Aliás, curioso que o Bayern tenha uma máquina tal que consiga parar o tricampeão espanhol mas não tenha chegado na final da Champions, feita por uma dupla de rubro-negros que não são lá os favoritos da máquina no FM.

Acho que é questão de tempo, ainda falta um pouco na parte financeira, mas acho que de repente dá também pra fazer aquela contratação de quebrar a banca: pegar um craque veterano de 29-32 anos em último ano de contrato, meter toda a grana que tem e que não tem e subir o patamar, seja esportivamente, seja em termos de marketing.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 8/29/2023 at 12:07 AM, LuisSilveira said:

P.S.: o nome real dele é Vânderson.

Não julga o rapaz. Deixa ele ser chamado de Luizão em paz. :P

 

Achei o mercado meio fraquinho. Comprou, comprou, mas não veio ninguém que melhore o nível de imediato. Concordo com o @Leho. nesse ponto. Tu tá satisfeito com o nível que o time tem ou acha que não tem dinheiro para trazer reforços melhores?

Na liga o time conseguiu várias vitórias imponentes, sem levar gols. Mas aí deu umas derrapadas feias que não precisava dar. Somado com os resultados no confronto direto e é natural que Barcelona e Real estejam na frente. Vai precisar recuperar no segundo turno, senão a corneta vai rolar solta, rs. 

Na Champions passou tranquilo do grupo. Mas isso a gente já esperava. Eu quero é ver passar das quartas de final. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Apesar da posição que a tabela indica, está tudo em aberto e vai fazendo um grande campeonato continental, talvez, o caminho para o sucesso esteja em deixar acontecer na liga enquanto foca na Champions.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra featured this tópico
  • 3 semanas depois...
Em 29/08/2023 em 02:13, Cadete213 disse:

Penso que muitas mudanças no plantel causaram uma certa irregularidade na liga. A luta pelo título será interessante. Na Champions, estás enviando uma mensagem de que não estás mesmo para brincadeira.

Penso que sua análise é correta. Nem todas as substituições tiveram a performance que eu imaginava. Grande possibilidade de ficarmos sem o troféu da LaLiga nesse ano. Pelo menos estamos bem na UCL. Veremos no que dá.

 

Em 29/08/2023 em 14:54, Leho. disse:

6 jogos, 6 vitórias. 18 gols marcados... AGORA SIM PORRA! Hahahaha, chegou com o pé na porta nessa Champions, importantíssimo isso. Agora é torcer pelo sorteio ser amigo e evoluir nessa fase de mata-mata continental.

Quanto ao mercado, no fim você acabou trocando de jovens promessas só, kkkkkk não acho errado mas o salto pelo jeito vai ter que ser mais a médio prazo. De qualquer forma o elenco é bem capacitado. Em LaLiga as coisas não andam mt bem mas ainda tá longe de ser uma tragédia, tens condições de retomar a briga pelo caneco nesse segundo turno tranquilamente.

AGORA VAI (ou não, huahua...)! Com um pouco de sorte acho que podemos ir longe nesse ano.

Pior que foi. Acho que a vontade de contratar e gerar lucro falou alto. Mas na real, boa parte dos que foram já tinham atingido seus ápices e ainda estavam longe do que eu imaginava para o elenco principal. Espero que os que vieram elevem esse patamar. O chato é que inevitavelmente o time oscilou e esses pontos que deixamos podem ter sérias consequências lá na frente. Torço para que os outros times oscilem também.

 

Em 29/08/2023 em 15:47, LC disse:

Teve uma pequena queda na Liga, principalmente com a derrota para os Morcegos. O bom é que ainda faltam bastantes jogos e é possível chegar ao título da La Liga.

Na Champions vai muito bem e espero que consiga chegar as fases decisivas( Semifinal ou final).

PS: Eu demitiria todo o departamento de Marketing do clube. É inadmissível ter apenas €18 M de patrocínio, mesmo depois dos títulos conquistados. Teu clube perde até para o Almeria(Who?)

O revés para o Valencia nem é tão desastrosa, visto que o elenco deles é realmente bom. O chato é ficar perdendo pontos em empates bobos, contra times bem mais fracos. Veremos se esses pontos farão falta lá na frente.

Também espero. Quem sabe role um pouquinho mais de sorte no chaveamento e não tenhamos que defrontar os Bayern da vida tão cedo?

Rapaz, se fosse possível isso no jogo eu adoraria. Tetracampeonato da LaLiga e parece que ainda estamos sendo patrocinados pela indústria da cidade. Tem que melhorar mesmo.

 

Em 29/08/2023 em 18:15, Marcolation disse:

A caminhada dos Leões nesse tempo que fiquei afastado foi como esperado de domínio, ao menos na Espanha - e não é pouco, visto que enfrenta simplesmente a dupla Real-Barcelona que não estão dando nem pro cheiro (mas parecem ter renascido na atual temporada, o que não deve ter rolado de protesto em Madrid e Barcelona...).

A pedra no sapato parece ser mesmo o Bayern, que gosta de acabar com seus sonhos europeus. Aliás, curioso que o Bayern tenha uma máquina tal que consiga parar o tricampeão espanhol mas não tenha chegado na final da Champions, feita por uma dupla de rubro-negros que não são lá os favoritos da máquina no FM.

Acho que é questão de tempo, ainda falta um pouco na parte financeira, mas acho que de repente dá também pra fazer aquela contratação de quebrar a banca: pegar um craque veterano de 29-32 anos em último ano de contrato, meter toda a grana que tem e que não tem e subir o patamar, seja esportivamente, seja em termos de marketing.

Olha, os ventos de Aragão varreram a Espanha nesse meio tempo (ainda que sejam uma brisa no resto da Europa). Inexplicavelmente Barça e Real ficaram muito aquém de suas reputações nos últimos anos e realmente parece que acordaram agora.

Bayern, Milan, PSG... times muito chatos de se pegar. E parece mesmo que os bávaros jogam a vida contra nós e afinam para outros. FM gosta de nos fazer sofrer, no final.

Gostei da ideia aí do 'projeto Messi'. Talvez eu tente isso mesmo em breve. Na próxima atualização eu trarei um nome relativamente grande (mas newgen), mas não tinha pensado em catar algum 'coroa'. Vou fazer minhas sondagens.

 

Em 30/08/2023 em 14:37, Danut disse:

Não julga o rapaz. Deixa ele ser chamado de Luizão em paz. :P

 

Achei o mercado meio fraquinho. Comprou, comprou, mas não veio ninguém que melhore o nível de imediato. Concordo com o @Leho. nesse ponto. Tu tá satisfeito com o nível que o time tem ou acha que não tem dinheiro para trazer reforços melhores?

Na liga o time conseguiu várias vitórias imponentes, sem levar gols. Mas aí deu umas derrapadas feias que não precisava dar. Somado com os resultados no confronto direto e é natural que Barcelona e Real estejam na frente. Vai precisar recuperar no segundo turno, senão a corneta vai rolar solta, rs. 

Na Champions passou tranquilo do grupo. Mas isso a gente já esperava. Eu quero é ver passar das quartas de final. 

Quem sou eu para julgar por ele ter adotado um nome tão elegante? :P

Então, o mercado, no fundo, não visa uma melhora imediata - embora eu ache que seja exatamente o que o time precisa. O negócio é que essas melhorias sólidas estão em um degrau financeiro (+100M de euros) que não atingimos. Por isso, me atenho ainda a contratar 'jovens com potencial de venda', justamente para tentar atingir esse nível. Os prêmios financeiros por si só não geram a grana que precisamos. Na real, algumas competições remuneram bem mal (Copa del Rey, por exemplo, é papo de 500m para o campeão).

Geralmente eu não ficaria tão assustado com essas derrotas, mas Barça e Real lembraram quem são nessa temporada e minha margem para erros é pequena. Se eles não oscilarem também, vai ficar complicado.

Também quero ver isso! Doze temporadas e ainda não chegamos às semis. Veremos se é agora.

 

Em 01/09/2023 em 21:54, Henrique M. disse:

Apesar da posição que a tabela indica, está tudo em aberto e vai fazendo um grande campeonato continental, talvez, o caminho para o sucesso esteja em deixar acontecer na liga enquanto foca na Champions.

É, acho que inevitavelmente perdi profundidade de elenco na janela e terei que optar por uma competição ou outra. A ideia é priorizar mesmo a UCL e ir empurrando as outras, ver como fica a coisa.

 

 

 

Pessoal, obrigado a todos que comentaram. Desculpem pela demora na resposta, isso é algo que tenho que sanar. Espero trazer a próxima atualização (95% jogada) amanhã - até porque se não for amanhã será só daqui a uns 15 dias. Mais uma vez, agradeço a todos que acompanham esse já veterano save.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Real Zaragoza: Los Leones de España - O oposto do que eu disse antes (29/08)

banner3_v2.3fc949078d6582865.jpg

 

 

Temporada 2032/2033 - Per aspera ad astra

 

Olá, meus Dinizes furiosos!

 

Após um breve hiato, cá estamos nós de novo com a conclusão da 12ª temporada de De León a frente do Real Zaragoza, o time mais leonino da Espanha.

Na atualização passada mostrei que Barcelona e Real Madrid pareciam ter acordado do torpor e estavam dominado o campeonato doméstico, não perdoando nossas escorregadas e ameaçando o que seria o nosso penta. Enquanto isso, no nosso foco principal, a Champions League, fazíamos uma ótima campanha, dominando completamente a fase de grupos e torcendo para que o chaveamento nos desse um caminho mais fácil para as fases mais adiantadas da competição.

 

E o técnico, para provar que queria mexer mais no time, atacou o mercado, como vemos nas...

 

subbanner_Transferencias5934b2f1de2ceb37

 

Saídas (+€215,85M)

 

Salva (ATA) – Real Zaragoza sub-19 > Red Bull Salzburg (Empréstimo): Salva é a nossa atual principal promessa e andava atuando em jogos do sub-19, do Aragón e em alguns poucos do elenco principal. Achei que era hora de ele atuar regularmente em um elenco principal e aceitei a proposta de empréstimo do time austríaco. Espero grandes coisas do rapaz.

 

Simun Relota (MEI) – Real Zaragoza > Milan (€43,5M): Típica venda involuntária. Sufocado por um custo salarial crescente, atrasei algumas renovações contratuais. O problema é que o Milan já estava de olho em um de nossos prodígios e chegou pagando a multa rescisória. Ás vezes não dá pra economizar.

 

Darren Armand (ZAG) – Real Zaragoza > Arsenal (€64M): Darren é um jogador curioso por parecer ter alcançado o próprio ápice mas continuou evoluindo. Isso não passou desapercebido pelo Arsenal, que fez uma proposta sólida pelo jogador de 26 anos. Perdemos um de nossos melhores defensores, mas precisava da grana para algumas movimentações.

 

Marco Beltrán (PE/ATA) – Deportivo Aragón > Real Valladolid (€3M): Beltrán é um atacante da base que parecia que não atingiria o nível para subir para a equipe principal, ainda mais em uma posição bem disputada. Virou mecanismo de lucro.

 

Egoitz Vera (MEI) – Deportivo Aragón > Albacete Balompié (€850m): Sem espaço até no Aragón, dado o seu alto salário, Vera estava encostado. Vendi por um módico valor ao módico Albacete.

 

Miroslav Cvitkovic (LD/ZAG) – Deportivo Aragón > Aston Villa (€6,5M): Cvitkovic é um jogador que trouxe para dar lucro e… deu lucro. O Aston Villa viu algo especial no nosso jovem croata e aceitei a proposta. Curiosamente o rapaz não queria ir. Parece que a LaLiga 2 é mais atraente que a Premier.

 

Pepe Pérez (PE) – Real Zaragoza > Bayern de Munique (€62M): Pepe é uma peça interessante do time mas nunca conseguiu se firmar como titular, oscilando muito. Com Deivity como titular, a volta de Talavera ao time e Pereda oferecendo uma opção mais ‘cerebral’, tinha também um setor superpovoado do time. O Bayern ofereceu uma bolada, com porcentagens futuras inclusas, e entendi que era a hora de vender o jogador.

 

Davide Trimboli (LD) – Real Zaragoza > Borussia Dortmund (36M): Uma vez a minha promessa para a lateral direita, Trimboli parecia ter atingido o teto da sua capacidade, sem conseguir desenvolver muito suas habilidades defensivas. A chegada de Meyer definiu o futuro do italiano.

 

 

Entradas (-€121,75M)

 

William Meyer (LD) – Feyenoord > Real Zaragoza (€68M): Com a venda de Armand e Relota, tinha dinheiro o suficiente para melhorar consistentemente o elenco. Meyer já estava no meu radar há algum tempo e resolvi fazer uma proposta pelo dinamarquês que já andava forçando a saída do Feyenoord. Deu tudo certo e fizemos a maior compra da história do clube, com o rapaz chegando como estrela. Veremos no que dá.

 

Farid Benali (ZAG) – Genk > Real Zaragoza (€28M): A saída de Armand liberou uma vaga na zaga, e qual forma melhor de fazer a reposição do que com um novo prodígio? Assim sendo, trouxe o jovem belga que disputará a vaga em um setor disputado.

 

Stevan Kaplanovic (ZAG/LD/LE) – FK Partizan > Real Zaragoza (€5,75M): Confesso que Kaplanovic não era minha primeira (nem minha segunda) opção. A ideia era trazer um jogador com o perfil de Meyer e gabaritar mais o time, mas o limite salarial se tornou um problema. Assim sendo, busquei algum jovem rentável no mercado por pouco dinheiro e achei Stevan no nosso fornecedor preferencial, o Partizan. Vem para cobrir uns buracos e quem sabe se desenvolver, gerar lucro mais a frente.

 

Kaique Jordan (MEI) – América-MG > Real Zaragoza (€20M): Essa daqui foi até bem depois do final da janela de meio de ano. Haviam algumas insatisfações no meio campo (veja na Copa da Espanha) e achei que dava para investir mais no futuro da posição. Achei esse prodígio criado na base do Coelho e fechei negócio, com empréstimo ao clube formador.

 

Saldo final: +€94,1M

 

E essa foi a nossa segunda janela do ano, também relativamente agitada. Nem todas as manobras que planejei consegui executar, pois coisas ocorrem nos bastidores (vocês ficariam enojados) que não me permitem aumentar o sarrafo agora. Ainda assim, criamos bastante gordura para uma próxima janela que já começa prometendo movimentos mais importantes.

 

 

subbanner_Jogose2f6f0464f933e87.jpg

 

Supercopa de España

 

🟢 Valencia 0 X 1 Real Zaragoza – O primeiro jogo da supercopa já seria uma pedreira, contra um Valencia cada vez mais consistente. Tínhamos um leve domínio, mas sem conseguir concretizar, até que Pereda fez o dele e deu o placar final da partida.

 

🔴 Barcelona 1 X 0 Real Zaragoza – A final foi contra um Barcelona que parece ter lembrado o que é ser o Barça. Ainda assim, somos os tetracampeões e fizemos uma partida parelha até o final. Infelizmente, nos acréscimos e com um a menos pela lesão inesperada de Pérez, Chalobah acertou um pombo sem asa na nossa rede e não tivemos força para reagir. E esse ano não tem triplete.

 

 

Copa del Rey

 

🟢 Zamora 1 X 4 Real Zaragoza – Estreamos a competição de mata-mata contra o modesto Zamora, da quarta divisão. O elenco misto não teve problemas e despachamos o adversário com goleada.

 

🟢 Real Zaragoza 4 X 1 Las Palmas – Recebemos o Las Palmas, que milita também na primeira divisão, para decidir a sequência do campeonato. E repetimos o resultado que fizemos no jogo anterior da competição: 4 x 1 sem tanto esforço.

 

🔴 Barcelona 1 X 0 Real Zaragoza – E novamente teríamos que encarar os culés no Camp Nou. Precisávamos vencer mas em nenhum momento merecemos a vitória, verdade seja dita. De tanto martelar, o Barcelona conseguiu encaixar um contra-ataque no qual Satriano fez um belo gol de cobertura sobre Fernandéz. Para piorar, após o jogo Todorovic cobrou uma promessa por taças e entregou seu pedido de transferência.

 

 

LaLiga

 

Janeiro de 2033

Janeiro-de-202386706e4010a33556.jpg

Depois de uma goleada histórica contra o Mallorca, fizemos um jogo horrível e empatamos com o Celta de Vigo. Voltamos a vencer bem o Atlético de Madrid para logo em seguida travar uma briga de foice no escuro contra o Rayo Vallecano, na qual (ainda bem) saímos vitoriosos. Na sequência, amassamos o Espanyol mas só saímos com um 1x0 mesmo.

 

Fevereiro de 2033

Fevereiro-de-2033976b7364bdd7dfdb.jpg

Começamos o mês jogando bem contra o Betis, controlando a partida, mas em 5 minutos de desatenção cedemos o empate, com direito a gol contra de Benali. Seguimos em atuações de domínio contra o Almería e o Las Palmas, mas sempre tomando sustos (e gols).

 

Março de 2033

Marco-de-20334696f2308a368a66.jpg

Depois de duas vitórias controladas sobre Racing e Villarreal, tivemos que buscar uma virada contra o Granada, que não nos atacou tanto mas abriu um constrangedor 2x0. Di Giacomo (2 vezes) e Verheyen arrumaram o problema, mas fica sempre a sensação que defensivamente estamos deixando a desejar.

 

Abril de 2033

Abril-de-2033f06bd95606cdab7f.jpg

E abrimos o mês dando uma nova escorregada contra o Cádiz em uma partida que fizemos 2x0 sem esforço e levamos o empate no final. Imperdoável. Depois enfrentamos o temível mas lento Real Madrid e triunfamos. A sequência ingrata trazia o líder Barcelona e chegamos a merecer a vitória em um jogo disputado, mas saímos só com um novo empate. Passeamos no jogo com o Bilbao e fizemos o básico contra o Sevilla.

 

Maio de 2033

Maio-de-2033a415862e8f9d9c46.jpg

Para o mês derradeiro da competição precisávamos ser perfeitos e torcer para que o Barça escorregasse mais de uma vez. Bom, fizemos a nossa parte, destruindo o quaro colocado, Valencia, e estabelecendo uma vitória tranquila contra o Mallorca. O problema é que o Barcelona fazia algo similar do lado deles. Chegamos na partida contra o Celta de Vigo (a número 600 de De Léon) com a obrigação de vencer e precisando de uma derrota do Barça contra o Betis, que estava no Z4. Atacamos com tudo mas o gol quase não saiu, vindo no final do jogo. Mas… os culés golearam o Betis. Barcelona campeão da LaLiga 2032/2033. Ainda tínhamos uma partida contra o Cartagena e coloquei o time reserva para brincar. Vencemos. E adivinha? O Sociedad carimbou a faixa do Barcelona. No final, assim ficou a classificação:

classificacao_LaLiga61ab976bc60e6344.jpg

 

Apesar das escorregadas, a campanha que fizemos foi de campeão. Aliás, chegamos a bater o recorde de pontos de um segundo lugar. O problema é que o Barcelona foi extraordinário e o triplete deles não foi a toa. Fomos vices três vezes para eles em uma temporada e teremos que ser melhores para batê-los no futuro.

 

UEFA Champions League

 

🟢 Oitavas de final (Jogo 1) - Lyon 0 X 2 Real Zaragoza – O sorteio foi generoso conosco dessa vez e nos colocou contra o time francês do Textor, envelhecido e se apoiando em Aouar e Paquetá. Criamos desde o primeiro minuto mas não conseguíamos balançar a rede. Coube a eles mesmo abrirem o placar para nós, com um gol contra. Já perto do final do jogo, Andersen aumentou… no que na verdade parece ter sido outro gol contra.

 

🟢 Oitavas de final (Jogo 2) - Real Zaragoza 2 X 0 Lyon – E se jogamos tranquilamente na França, estabelecemos uma vitória ainda mais calma em casa. Dominamos as ações ofensivas e abrimos o placar com Deivity. No meio do segundo tempo ainda ampliamos em um míssil de fora da área de Bonow.

 

🟢 Quartas de final (Jogo 1) - Napoli 0 X 2 Real Zaragoza – Uma partida complicada contra um adversário de um nível muito parecido com o nosso. A partida começou parelha mas dominávamos a posse de bola. O bom é que esse domínio se fez valer em dois gols de Di Giacomo: um numa falha do goleiro deles e outro em um torpedo de fora da área. Depois o Napoli equilibrou mais o jogo mas conseguimos sair com uma boa vantagem para a partida em casa.

 

🟢 Quartas de final (Jogo 2) – Real Zaragoza 3 X 1 Napoli – Tínhamos uma boa vantagem mas temos um longo histórico nesse save de remontadas. Assim sendo, mandei que o time não desse mole e dominamos as ações ofensivas. Não demorou até Deivity marcar em um bate-rebate. Tomamos um gol por um erro inexplicável de marcação, mas um inspirado Todorovic fez outros dois e nos assegurou nas semifinais da competição.

 

🔴 Semifinal (Jogo 1) – Arsenal 3 X 1 Real Zaragoza – Agora contra uma equipe notavelmente melhor, começamos bem, dominando a posse de bola. Infelizmente, Luizão deu bobeira e Lorenzo Lucca roubou a bola dele na nossa área e abriu o placar. Eles ainda aumentaram em um escanteio onde nossos jogadores pareciam estar presos no chão. Fiz modificações, tirei os pontas (que faziam péssima partida) e, em um golpe de sorte, diminuímos graças à um passe errado interceptado por Di Giacomo. O ruim é que voltamos a tomar um gol na bola aérea e não conseguimos mais diminuir.

 

🟢 Semifinal (Jogo 2) – Real Zaragoza 4 X 2 Arsenal – O desafio de tirar dois gols contra uma equipe tecnicamente melhor era grande e eu joguei o time para frente. Logo na primeira jogada Deivity girou sozinho na área para marcar e deixar o técnico animado. Minutos depois, Todorovic acertou um míssil em uma falta e atiçou a torcida. Dominávamos as ações ofensivas e ainda no primeiro tempo Di Giacomo sofreu um pênalti no limite da área. Tirei o lesionado Deivity e coloquei Andersen, nosso melhor marcador, para fazer o terceiro e enlouquecer a torcida. Já perto do final do jogo, Di Giacomo acertou um chute de fora da área para aparentemente coroar uma atuação de gala do time, uma remontada histórica… mas faltou combinar com o Arsenal. Um minuto após nosso gol, David Pérez, o rápido atacante deles, concluiu bem um contra-ataque - 4x1. Fechei o time mas, nos acréscimos e com eles com dois a menos, o mesmo Pérez recebeu uma bola longa inexplicavelmente nas costas da nossa defesa e empatou o agregado. Banho de água gelada. Veio a prorrogação e mandei o time com tudo, mas todo o azar do mundo nos acompanhava e deixamos que o duelo de 11 contra 9 terminasse empatado.

Pênaltis e toda a pinta que iríamos entregar a paçoca pela enésima vez. Cobranças pau a pau até Armand, zagueiro nosso até recentemente, mandar o chute na mão do nosso goleiro. A chance de encerrar o suplício estava ao alcance mas Talavera cobrou no meio do gol, devolvendo o favor. Ambos os times continuaram marcando até Fikayo Tomori zunir a bola e nos entregar uma segunda chance. O garoto Charles Dikens se preparou e… bola na rede! Estávamos na final da UCL pela primeira vez!

 

Final – Real Zaragoza X Paris Saint-Germain – Não o jogo mais importante da temporada, mas ouso dizer: o jogo mais importante do save.

 

Pensei bastante em como encarar o poderoso PSG antes da partida e resolvi adotar o 4231 contra o 442 deles, visando estabelecer domínio no meio campo. Ainda assim, optei em não usar a linha alta que geralmente acompanha esse esquema tático: eles possuíam simplesmente Haaland e Rashford no ataque. Qualquer vacilo e tomaríamos um contra-ataque fulminante. Assim sendo, eu não queria dar tanto espaço nas costas da nossa jovem zaga.

 

Vesti minha camisa do Zaragoza no mundo real e apertei espaço no jogo. E para a minha surpresa, começamos muito bem, atacando mais e disputando de igual para igual a posse de bola. Criávamos chances mas não eram tão claras, o que facilitava as defesas de Donnarumma. O PSG também vinha e o elenco estrelado deles poderia abrir o placar a qualquer momento, mas os moleques brazucas da nossa zaga, Luizão e Charles Dikens, colocavam Haaland e Rashford no bolso. O jogo ficou nessa tensão e os nossos pontas não faziam boa partida. Mandei o time atacar mais, farejando o bom momento, mas não conseguimos abrir o placar. O apito final chegou e De Léon e Luís quase infartava no banco.

 

Fomos à prorrogação e eu tinha minhas dúvidas quanto às substituições. Resolvi dar gás ao meio campo e tirei Pereda e Salvatierra, que deram lugar à Andersen e Verheyen. Não poderia ter pedido mais a quem entrou. Verheyen recebeu uma bola fora da área e mandou um torpedo no ângulo de Donnarumma. Um a zero e a torcida foi ao delírio! Tirei Deivity, que estava mal, coloquei Di Giacomo para lá e chamei Peris para o lugar de falso 9. Ainda tirei Meyer, que fazia uma partidaça mas estava exausto, e mandei Pizzo segurar a posição. Apelei à catimba para fazer o jogo correr, porém Haaland recebeu uma bola nas costas da defesa e encheu a nossa rede… mas o gol foi anulado! O norueguês desengonçado estava impedido! Os minutos finais correram e…

 

Spoiler

TITULO_UCL8fcd12f9b3fd3df3.jpg

 

REAL ZARAGOZA CAMPEÃO DA UEFA CHAMPIONS LEAGUE! HOJE NINGUÉM FICA PARADO EM ARAGÃO!

 

 

Finalmente conseguimos conquistar o ‘objetivo extra’ do save depois da conquista da LaLiga. Foi um caminho árduo até aqui, como não poderia deixar de ser – tive que aprender um bocado. Mas chegamos! Através das dificuldades até as estrelas. Fica aí o geral do nosso retrospecto na competição:

 

agenda_UCL10769ae4e35ddb82.jpg

 

E nesse ano que Zaragozão da massa leva o principal título continental, o Manchester City leva o caneco da UEL, batendo o Leicester na final inglesa. Já na Conference, o título ficou com o Totenham, que venceu o Celtic no último jogo.

 

 

subbanner_DepAragone30925c305229008.jpg

 

classificacao_LaLiga20e43e078c2f33b7f.jp

E como foi nossa prejudicada mas valente equipe B na LaLiga 2? Melhor do que nunca. O Aragón teve um desempenho consistente, batendo inclusive muitas equipes tradicionais. No final, o 5º lugar assegurado pela equipe seria equivalente para os play-offs.

 

 

subbanner_Outrosdc0005526d94c412.jpg

 

Ah, no meio da temporada finalmente nosso novo estádio ficou pronto. A Arena Carlos Lapetra tomou o lugar de La Romareda e não viu nenhuma taça ser comemorada lá. Fica para a próxima.

 

E nem tudo são flores: tivemos uma das piores fornadas desde o início do save e eu não sei bem porque isso está acontecendo.

 

Na entrega de premiações, novamente perdemos repetidamente para o Barcelona. O prêmio de jogador do ano da LaLiga ficou com Martín Satriano. Di Giacomo arrancou apenas a terceira posição. Algo similar se deu na premiação de goleiros, com Fernández pegando o vice (embora como uma média melhor). Como não poderia deixar de ser, De Léon também foi superado por Seoane, técnico dos culés.

 

Quanto ao gol da temporada, não poderia ser outro e dessa vez até a IA concordou comigo: o chute de Verheyen no ângulo de Donnarumma será eternizado na história do Real Zaragoza.

 

09caf61ce7934235f6bb73d281dc9d03.gif

 

 

E quanto à sequência do save? Bom, continuo fazendo as contratações e planejando o time a longo prazo, mas agora a tendência é de estarmos chegando nos estágios finais mesmo. A ideia desse save sempre foi fazer algo com início, meio e fim. Ainda assim, tem durado bem mais do que eu pretendia porque nem sempre pude jogar e postar com frequência. Verdade seja dita, quase o encerrei prematuramente algumas vezes, mas fico feliz de ter chegado até aqui. Agora penso em descansar um bocado, brincar no FM22 fora da LaLiga e aguardar novas possibilidades no FM24.

 

Ainda disputarei o Mundial de Clubes e farei um epílogo adequado, o qual já venho pensando há algum tempo. Quem viver verá!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estádio finalmente pronto numa época onde o Barcelona foi fenomenal a nível interno. Mas o Leão de Zaragoza lá venceu a tão desejada Champions, mesmo após o susto das semis contra os Gunners. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

E no ano em que você deixa escapar o título nacional, eis que a tão sonhada orelhuda lhe sorri no horizonte! BELÍSSIMO! Que grande conquista! E não só pela final que foi emocionante... mas pela jornada como um todo. Só pegou pedreira e times dos mais variados estilos e poderios técnicos, o que engrandece ainda mais o caneco.

Parabéns aos Leões de Saragoça! A Europa é de vocês! Hahaha... agora realmente acho que o save se encaminha pros finalmente, mas quem sabe não dá tempo de pintar um Mundial de Clubes aí? Torcerei pra isso rs, rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • LuisSilveira changed the title to Real Zaragoza: Los Leones de España - Per aspera ad astra (15/10)
23 horas atrás, LuisSilveira disse:

fizemos a maior compra da história do clube

Meu amigo, que lateral é esse. Simplesmente perfeito, se der errado o problema é com o time, não é possível.

E... Não deu errado. Caramba, depois de apanhar para o Barcelona três vezes, achei que a temporada acabava ali, quando perdeu para o Arsenal virou certeza, mas estava completamente enganado.

Chegou na final depois de uma disputa de pênaltis, e acabou com um golaço pra vencer a Champions.

Parece que é assim mesmo, temos que perder na liga para ganhar A Liga.

Parabéns Luís, foi e está sendo um grande save.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

O caminho foi longo, mas valeu a pena, infelizmente não veio com mais um título espanhol, mas acho que ninguém se importa dado o título da Champions League, que é a glória máxima a ser aspirada no futebol europeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/10/2023 em 04:02, Cadete213 disse:

Estádio finalmente pronto numa época onde o Barcelona foi fenomenal a nível interno. Mas o Leão de Zaragoza lá venceu a tão desejada Champions, mesmo após o susto das semis contra os Gunners. 

Demorou, mas ficou pronto. O Barça estava imbatível, não teve jeito mesmo. Fomos vice-campeões por três vezes em uma temporada por culpa deles. Acho até que as semis contra o Arsenal foram as verdadeiras finais, mas que bom que logramos êxito.

 

Em 15/10/2023 em 09:33, Leho. disse:

E no ano em que você deixa escapar o título nacional, eis que a tão sonhada orelhuda lhe sorri no horizonte! BELÍSSIMO! Que grande conquista! E não só pela final que foi emocionante... mas pela jornada como um todo. Só pegou pedreira e times dos mais variados estilos e poderios técnicos, o que engrandece ainda mais o caneco.

Parabéns aos Leões de Saragoça! A Europa é de vocês! Hahaha... agora realmente acho que o save se encaminha pros finalmente, mas quem sabe não dá tempo de pintar um Mundial de Clubes aí? Torcerei pra isso rs, rs.

É o famoso "não dá pra ter tudo" (bom, como reload daria). Fico feliz que pelo menos o objetivo que mais valia conseguimos. Foi emocionante mesmo: tinha tempo que eu não passava uma montanha russa de emoções dessas. 

Obrigado! E realmente, o final se avizinha. Mundial de Clubes? Teremos! E até algo a mais...

 

Em 16/10/2023 em 00:43, Marcolation disse:

Meu amigo, que lateral é esse. Simplesmente perfeito, se der errado o problema é com o time, não é possível.

E... Não deu errado. Caramba, depois de apanhar para o Barcelona três vezes, achei que a temporada acabava ali, quando perdeu para o Arsenal virou certeza, mas estava completamente enganado.

Chegou na final depois de uma disputa de pênaltis, e acabou com um golaço pra vencer a Champions.

Parece que é assim mesmo, temos que perder na liga para ganhar A Liga.

Parabéns Luís, foi e está sendo um grande save.

Quem diria que na hora que contratássemos um 4-5 estrelas o título viria, não? Huhauhahuah. Sorte nossa ter achado Meyer antes de Bayern, Real, City...

Olha, depois da partida do Arsenal eu já estava pensando no que eu faria na próxima temporada, que o título do post teria que ser algo que remetesse ao fato de sairmos sem troféus. A remontada foi algo lindo.

No final, pareceu um bocado a vida real mesmo: priorizar competições, ganhar um troféu ou outro, principalmente quando você não tem orçamentos astronômicos. Não me arrependo de nada!

Obrigado, Marcolation! Gostei muito do save do 1860 e fico feliz que você tenha curtido esse aqui também. 

 

Em 17/10/2023 em 09:35, Henrique M. disse:

O caminho foi longo, mas valeu a pena, infelizmente não veio com mais um título espanhol, mas acho que ninguém se importa dado o título da Champions League, que é a glória máxima a ser aspirada no futebol europeu.

Se eu fosse torcedor do Zaragoza, estaria feliz da vida. Ser vice do Barça não é vergonha alguma, ainda mais ganhando o que interessa. E vamos aos finalmente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner3_v2.3fc949078d6582865.jpg

 

 

Temporada 2032/2033 (Especial) – O Mundial e o que há após...

 

 

Olá, meus Pedros Caixinhas subestimados,

Volto fazendo um prolongamento da temporada emblemática que se passou. Como vimos, o Real Zaragoza venceu a UEFA Champions League, o último grande objetivo de De León. O negócio é que com esse título o time mais radiante de Aragão se classificou para o Mundial de Clubes. Como nunca disputamos a competição, não poderia deixar de fora.

 

subbanner_Jogose2f6f0464f933e87.jpg

 

Mundial de Clubes da FIFA

 

O sorteio nos colocou no mesmo grupo que Al-Ahli e Flamengo. Não deveríamos ter problemas contra os dois times mas o Mundial guarda um porém. Aproximadamente 1/3 dos jogadores inscritos por nós estão indisponível por estarem disputando competições com suas respectivas seleções. O restante da equipe está fisicamente debilitada e vai inevitavelmente se arrastar em campo. Que raio de competição é essa?

 

🟢 Real Zaragoza 3 X 0 Flamengo – Organizei os exaustos jogadores com quem eu poderia contar e mandei-os a campo contra o time das trevas, que inclusive contava com um ex-jogador nosso, Romário Viana. O ataque do time carioca contava com Richarlison e Thales Magno em final de carreira e não chegou a nos ameaçar realmente. Em compensação, em três bolas aéreas conseguimos o resultado que precisávamos. Diminuí o ritmo no final mas nem consegui poupar muito os jogadores.

 

🟡 Real Zaragoza 1 X 1 Al-Ahli – Nos arrastando em campo, fomos encarar o Al-Ahli, precisando apenas de um empate para passar para a próxima fase da competição. Logo no início do jogo, o time árabe alçou uma bola longa em uma cobrança de falta e estufaram a nossa rede. Se já estava difícil… joguei o time para frente e merecemos um gol, algo que conseguimos com uma cabeçada de Luizão. Criamos o suficiente para fazer pelo menos mais dois, mas a pontaria não entrou em campo e eu não podia exigir mais de um time que já estava jogando no limite. No final, era o resultado que precisávamos e seguimos para a próxima fase.

 

🔴 Real Zaragoza 1 X 2 Liverpool – Nem preciso dizer que nosso elenco estava exausto, mas o do Liverpool estava somente um pouco melhor do que o nosso. Começamos bem o jogo, abrindo com Andersen depois de um bate-rebate. Infelizmente eles empataram logo na sequência e no final do primeiro tempo Beqja cometeu um pênalti próximo a linha de fundo. Eles fizeram e nos deixaram em uma situação complicada. Ainda assim, fizemos uma partida parelha e tivemos a chance do empate nos acréscimos, mas Peris desperdiçou. O árbitro apitou e encerrou nossa participação no Mundial de Clubes. Nunca foi um dos nossos objetivos, mas seria bacana ganhar. Paciência.

 

E o Liverpool conseguiu chegar a grande final, eliminando o São Paulo (5x1) na semifinal. O problema para os ingleses é que quem estava os esperando era o PSG, que havia batido o Bayer Leverkusen (4x0). Aí não deu pra eles: 3x1 e PSG campeão mundial. E na disputa para terceiro lugar, o Leverkusen venceu o São Paulo (3x2) e constituiu o pódio totalmente europeu.

 

E assim se encerra a última competição de De Léon a frente do Real Zaragoza. E o que houve fora das 4 linhas?

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Epílogo - 3 de Julho de 2033


- Merda! - xingou Alvarez quando seu bloco de notas caiu no chão após alguém ter esbarrado nele. Enquanto abaixava para buscar seu fiel e antiquado companheiro, Alvarez não podia deixar de se surpreender em como a sala de conferências estava cheia. Na verdade, não havia tanto motivo para surpresa assim.

- É, Julio. Hoje vai ser um dia agitado. - calmamente observou Pablo, um velho conhecido do jornalismo esportivo, chegando junto à Alvarez para ser ouvido acima do burburinho. - Também pudera, quando foi o próprio De Léon que convocou essa coletiva.

- Realmente. Foram tantas as vezes que Isierte que respondeu às coletivas nos últimos anos que achei que o técnico principal já não tinha mais paciência para nós, reles mortais.

- Ah, alguma razão eu tenho que dar ao homem. Por vezes eu tenho a sensação de que fazemos mais ou menos as mesmas perguntas. Deve ter torrado a paciência do homem.

- Bobagem, Pablo. Imaginação sua. Eu, por exemplo, faço isso tem muito tempo e sempre fui criativo e incisivo nas minhas indagações. Na última vez que ele veio, na apresentação do brasileiro Kayque Jordan, tenho certeza que o surpreendi quando questionei se o mesmo poderia se tornar um ícone no clube, igualando Gabriel Milito. - gabou-se Alvarez, com ar ofendido.

- Claro, tenho certeza que sim, Julio. Certeza… - assegurou Pablo, conciliador, embora pouco convincente.

- Bom, acho que De Léon convocou essa coletiva pois quer alentar a torcida pela queda no Mundial de Clubes diante do Liverpool. Nada demais. Para falar a verdade, nem sei para que essa pompa toda.

- Não sei, Julio. Nas casas de apostas tem gente colocando dinheiro forte em outras possibilidades. Até em demissão têm se falado.

- Que bobagem, Pablo! O cara está a doze anos no Real Zaragoza! Tirou o time do pântano da segundona, com o time quase falindo e veja onde está agora. Campeão da Champions! Onde alguém ia imaginar que o “zaragozinha” ia chegar tão longe? A diretoria seria maluca de chutar ele. Você tem que rever suas fontes.

- Para não falar tetracampeão da LaLiga também. Sei da importância de De León. Mas o que se diz é que a saída é por conta dele mesmo.

- O quê? Algum time da Premier oferecendo algo? O Real Madrid de novo? Sustento que é bobagem. - vaticinou Alvarez como alguém que encerra uma discussão inútil.

- Olha, logo saberemos. Parece que o homem vem aí. - emendou Pablo, conduzindo o colega mais velho até os assentos, pois a movimentação perto da mesa principal denunciava que o motivo da coletiva se aproximava.

Vendo o agora veterano de 51 anos adentrando a sala e ajustando a altura do microfone enquanto se sentava, Julio Alvarez lembrou-se quando viu o então jovem e desconhecido técnico do Real Zaragoza pela primeira vez. Os cabelos do estreante, embora não abundantes, eram ainda mais escuros e a vestimenta mais esportiva. Alvarez pensou então que lembrava o então craque do Real Madrid, Benzema, só que gordo. Agora, onde os quilos a mais não foram a lugar algum, também havia cabelo grisalho e um sorriso que mostrava algum cansaço.


- Boa noite a todos. Agradeço por terem respondido e poderem vir prontamente a essa coletiva. Para variar, darei uma folga ao meu amigo Emilio Isierte e falarei um pouquinho hoje. - De Léon começou com alguma espirituosidade ao lembrar do treinador adjunto, geralmente escalado para responder às coletivas. - Indo direto ao ponto… bom, essa é minha despedida. A partir de hoje eu não sou mais o técnico do Real Zaragoza.

Imediata balbúrdia. Entre surpresa e exasperação, os perguntadores tentavam falar mais alto que seus colegas ao lado para serem ouvidos. Alvarez e Pablo, macacos velhos, aguardavam a confusão passar. O olhar de De Léon cruzou com o de Alvarez e o mesmo entendeu que tinha o benefício de uma relação antiga com o recém ex-treinador. - Juan! Por que agora? Tem algo a ver com a perda do Mundial?

- Olá, Alvarez. Não, não tem nada a ver com isso. De fato, tomei essa decisão logo após o jogo contra o PSG, quando conseguimos ganhar a Champions. O presidente John Coates, que está aqui do meu lado e não me deixa mentir, pode confirmar.

- Mas então, qual é o motivo? -  emendou Alvarez.

- Sentia que já era a hora. Foram doze temporadas. Doze temporadas que só conheci o Zaragoza e o Zaragoza só conheceu a mim como técnico. E não estou reclamando, veja bem, acho que podemos dizer que tivemos uma história bonita até aqui. Pudemos festejar muitas vezes…

- Para ser exata… - atalhou outra repórter, consultando um caderno de anotações – Além do mais recente troféu da Champions, foram quatro LaLigas, duas Copas do Rei, três Supercopas da Espanha e uma LaLiga 2. Isso tudo em 605 jogos disputados, com você ganhando o troféu de melhor treinador espanhol cinco vezes. Uma lenda do clube.

- Obrigado, Angela. Acho que foi isso mesmo. - confirmou De Léon, com o mesmo sorriso cansado.

- E por isso mesmo você se tornou uma lenda desse clube... - começou agora Pablo, aproveitando o vácuo após a resposta de De León – Então, mais uma vez, por quê? Os adeptos precisam de uma resposta mais detalhada.

- Claro. Bem, porque entendi que o Zaragoza precisa de novas ideias, outro jeito de pensar. O clube não pode ser dependente do que a torcida têm chamado de “Leonismo”. Existem outros jeitos de se conduzir a coisa e arejar o clube com diferentes perspectivas só pode trazer coisas boas. E, além disso, eu preciso descansar, me reinventar. Digo com imenso orgulho que o Real Zaragoza foi o primeiro clube profissional que treinei e não podia estar mais feliz com a trajetória até aqui, contando até os momentos ruins. No entanto, preciso, após o descanso, me reinventar também, aprender mais um bocado. Eu continuar sendo o mesmo técnico a partir daqui poderia ser até prejudicial ao clube, algo com o qual eu não poderia conviver.

- E há algo que consertaria agora, senhor León? Algo que se arrepende? - continuou Alvarez.

- Olha… talvez ganhar um troféu no nosso novo estádio, a Arena Carlos Lapietra. Acabei não conseguindo. Mas tenho certeza que o próximo técnico o fará. Acho que serei sempre o homem de La Romareda.

- E algo que se orgulha em particular? Algum título? - emendou Pablo, aproveitando a deixa do colega.

- Creio que principalmente os jogadores que trouxemos e desenvolvemos aqui. Krolo, Todorovic, Deivity, Di Giacomo, Gonzalo Plata, “El Musito”, Álvaro Gimenez… foram tantos cujos quais a torcida usa as camisas com orgulho. Formamos ídolos e isso não tem preço. O que é um clube sem seus heróis? E claro, reestabelecemos financeiramente o clube. Contratamos bem e vendemos, na maioria das vezes, acertadamente, sempre visando o futuro do clube. Pagar as contas é pouco glamuroso mas necessário.

Alvarez sentiu que poderia fazer um questionamento que seria quase covarde, mas jornalismo nunca foi lugar para excesso de escrúpulos, como ele bem sabia.

- Senhor… há algo que o faria ficar? - questionou o experiente jornalista, para espanto de alguns.

- Não, no momento não. Mas jamais creia que é por não gostar do clube. Hoje o Real Zaragoza está entre os dez maiores da Europa mas, se eu achar que precisam de mim e se o clube pensar da mesma forma, quem sabe o que o futuro aguarda? Nunca duvide do meu sentimento por esse clube. Aqui sempre baterá um coração zaragozista!

- E o que fará agora? Tem planos? - atalhou Pablo.

- Não sei bem… Ibiza? - risos na plateia – Bom, uma emissora me chamou para comentar alguns jogos. Parece algo interessante para fazer...

A coletiva continuou com mais algumas perguntas, até seu inevitável encerramento. Juan De León se levantou uma última vez e saiu, sorridente. E Alvarez sabia que testemunhava um momento singular da história.

Spoiler

saida-de-leon8c4b83eb3879d65a.jpg


_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

E aqui eu encerro esse save que foi de longe meu maior no FM. Como disse, agora, tal como De León, vou dar um tempo no jogo (pelo menos até comprar o FM24). Continuarei acompanhando as histórias aqui no fórum mas me limito a ser comentarista, tal como De León. Agradeço a todos que acompanharam essa saga até aqui, que riram das bobagens, me criticaram pelos meus erros e comemoraram comigo os triunfos. Aprendi um bocado nesse save, tanto em termos de FM quanto em como acho interessante postar o save (claro, copiando um monte dos saves da galera no processo). E é isso.

Até breve, meus Lúcio Flávio campeão brasileiro!

 

Spoiler

Enc-Zaragozae6169cd0eda2e7d3.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • LuisSilveira changed the title to Real Zaragoza: Los Leones de España - O Mundial e o que há após... - FIM DE SAVE (24/10)

Alguém que consegue derrotar o Flamengo, hehehe. Mas pronto, tinha que aparecer o Liverpool. Gostei de acompanhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini unfeatured this tópico
  • Diretor Geral

Aaaaah, a cereja do bolo não veio... mas quem se importa?! Hahahaha. Save mt legal de se acompanhar, por um momento achei que a Champions fosse ficar apenas no sonho distante mas essa temporada arrebatadora mostrou que eu estava bem errado, rs rs.

Obrigado por compartilhar conosco sua história, @LuisSilveira e até uma próxima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Po, ia falar meu Bruno Lage, mas depois da Champions tinha que ir de Luis Castro! Ai tu me manda um passageiro da agonia? Boa sorte para ele!

Bom, me reatualizei justo no dia do encerramento, e é sempre bom ver um save chegar ao seu fim natural, com objetivo ou não.

No processo com dificuldades do jogo e da vida, foiaguerrido, aprendeu e se divertiu. E o mais importante, venceu o inominavel.

Ao descanso e ao FM2024!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo save. Chegeu atrasado nele, coloquei a leitura dele em dia, mas perdi o embalo nas últimas temporadas.

Conseguiu levá-lo de forma muito interessante, enfrentando as dificuldades, estudando para superá-las e conseguindo fazer uma carreira de sucesso em seu save mais duradouro. Tenho certeza que guardará com carinho a lembrança deste save e também o Zaragoza. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mundial não veio, mas nesse formato sem pé nem cabeça realmente fica bem mais complicado. Mas venceu tudo o que podia e fez os Leões rugirem alto.

Grande história, e fico feliz que o Zaragoza ganhou um espaço no seu coração.

Agora, que venham novas aventuras. Curioso para ver as próximas empreitadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo save.Acompanhei desde o início e deixei alguns comentários. No aguardo do novo save no FM24.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Foi um prazer acompanhar o save, ainda bem que não se perdeu nessa reta final de pouco tempo para termos um fim digno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava acompanhando no início mas agora que voltei ao fórum vou por a leitura em dia.

Mas só de ver que você não desistiu e terminou conquistando o título mais importante do jogo, já fico feliz.

Vai entrar nos Memoráveis com toda certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 24/10/2023 em 12:45, Cadete213 disse:

Alguém que consegue derrotar o Flamengo, hehehe. Mas pronto, tinha que aparecer o Liverpool. Gostei de acompanhar.

Não esperava perder para o time da lagoa mesmo, mas o Liverpool é complicado. Obrigado pela assiduidade e pelo feedback positivo!

 

Em 24/10/2023 em 17:18, Andreh68 disse:

Po, ia falar meu Bruno Lage, mas depois da Champions tinha que ir de Luis Castro! Ai tu me manda um passageiro da agonia? Boa sorte para ele!

Bom, me reatualizei justo no dia do encerramento, e é sempre bom ver um save chegar ao seu fim natural, com objetivo ou não.

No processo com dificuldades do jogo e da vida, foiaguerrido, aprendeu e se divertiu. E o mais importante, venceu o inominavel.

Ao descanso e ao FM2024!

Envelheceu mal a frase, não? E nem foi tanto tempo assim...

A ideia era ser um save curto para ter esse final 'sob minha vontade'. Não foi tão curto ou breve pelos meus problemas em conseguir postar, mas pelo menos consegui fechá-lo com o que propus fazer.

Foi isso tudo mesmo. Tive meus momentos de alegria e de vontade de dar uma surra no notebook. Vencer o time das trevas foi só a cereja do bolo (curiosamente, a última vitória do save).

Obrigado por ter acompanhado, André!

 

Em 24/10/2023 em 18:16, GG. disse:

Parabéns pelo save. Chegeu atrasado nele, coloquei a leitura dele em dia, mas perdi o embalo nas últimas temporadas.

Conseguiu levá-lo de forma muito interessante, enfrentando as dificuldades, estudando para superá-las e conseguindo fazer uma carreira de sucesso em seu save mais duradouro. Tenho certeza que guardará com carinho a lembrança deste save e também o Zaragoza. 

Obrigado, GG! Nem culpo, pois também perdi o embalo nas postagens. A inconveniente vida real me atrapalhou muito ultimamente.

Pra mim foi uma jornada, realmente. Um jogador mais experiente poderia ter atingido os objetivos mais cedo, mas aprendi bastante em como montar um time. Veremos o que será o próximo save. De qualquer forma, guardarei com carinho o save sim e continuo acompanhando o Zaragoza da vida real (que já tomou um pau na Copa do Rei).

 

Em 24/10/2023 em 21:29, Nismo disse:

O mundial não veio, mas nesse formato sem pé nem cabeça realmente fica bem mais complicado. Mas venceu tudo o que podia e fez os Leões rugirem alto.

Grande história, e fico feliz que o Zaragoza ganhou um espaço no seu coração.

Agora, que venham novas aventuras. Curioso para ver as próximas empreitadas.

Então, não entendi porque eles fazem assim, com o time em exaustão máxima e absolutamente desfalcado. Deve ser só pra ecoar as reclamações dos times europeus e sublinhar a falta de relevância do Mundial para eles. Bom, até onde podíamos, fomos.

Zaragozinha já é o 'meu time na Espanha'. Se algum dia for à cidade real, visito o estádio.

Também estou curioso porque não faço ideia de quais serão, huaahua.

Obrigado, Nismo!

 

Em 26/10/2023 em 14:05, Johann Duwe disse:

Parabéns pelo save, foi uma leitura muito gratificante.

Valeu, Johann! Também foi bem bacana trazer essa história.

 

Em 28/10/2023 em 14:28, LC disse:

Parabéns pelo save.Acompanhei desde o início e deixei alguns comentários. No aguardo do novo save no FM24.

Obrigado, LC! Acho que você foi um dos leitores mais assíduos, na real.

Também estou no aguardo, pois ainda nem comprei o FM24. Tentarei trazer a nova história quando tiver resolvido a questão do tempo para postar.

 

Em 01/11/2023 em 18:04, Henrique M. disse:

Foi um prazer acompanhar o save, ainda bem que não se perdeu nessa reta final de pouco tempo para termos um fim digno.

Olha, foi um esforço deliberado conseguir encerrar o save do jeito que eu queira. Quase larguei de mão.

Obrigado e que bom que curtiu a saga de De Léon.

 

Em 05/11/2023 em 06:48, Banton disse:

Eu estava acompanhando no início mas agora que voltei ao fórum vou por a leitura em dia.

Mas só de ver que você não desistiu e terminou conquistando o título mais importante do jogo, já fico feliz.

Vai entrar nos Memoráveis com toda certeza.

Opa, quando acabar diga o que achou.

Então, foi tentador desistir por várias vezes. Já tinha em mente até 'objetivo alternativo'. Quem bom que não foi necessário e o time me deu o descanso, ganhando a UCL na primeira final disputada.

Onde vai ficar o save fica a critério da comissão futura. Eu já fico feliz em ter encerrado pela minha vontade e não por crash/vida/pc quebrando. Obrigado, Banton!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to Real Zaragoza: Los Leones de España - Aguardando avaliação
  • #Vini locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO
      Dizem que todo jogador de FM que se preze tem que ter jogado o clássico de pegar um clube na divisão mais baixa da Inglaterra e levá-lo até as mais altas glórias que o futebol pode trazer. Considerando que eu tenho uma grande preferência por saves de clube sobre os de carreira, e que nunca cheguei a fazer esse caminho começando pela National League North/South, bem, essa é a minha tentativa de fazer isso depois de um bom tempo testando o FM 23 com clubes grandes.
      Minha ideia foi escolher um desafio um pouco maior desde o início, escolhendo um time entre as equipes das duas conferências que estivesse cotado para a parte de baixo e que não tivesse a situação financeira tão boa de cara, e o escolhido foi, como o título do tópico deixa óbvio, o Braintree Town Football Club.
      Por que esse entre tantas opções? Simplesmente porque gostei do apelido, "The Iron", inclusive presente no escudo do clube e que remete às origens do clube, formado pelos trabalhadores de uma fábrica local, a Crittall Window, empresa que fabrica até hoje janelas com esquadria de aço. Outro motivo foi o belo uniforme do clube, que costuma utilizar como cor principal o laranja. Fora isso, foi uma escolha ao acaso seguindo os critérios - é um clube com situação financeira complicada, cotado para a 19ª posição na National League South, e sem histórico de frequentar divisões superiores, além, claro, de ser um clube semi-profissional, o que torna as coisas mais desafiadoras e interessantes.
       

       
      O clube já teve algumas mudanças de nome, fundado como Manor Works em 1898 pela companhia, virou Crittall Athletic em 1921, em alusão à fábrica de janelas que deu origem a sua existência, depois passou a ser Braintree & Crittall Athletic, em 1968, e por fim, em 1981, cortou de vez as relações com a Crittall e mudou para o nome de Braintree F.C., com o "Town" sendo adicionado no ano seguinte. O Braintree Town F.C. manda seus jogos no estádio Cressing Road, que aparece no fundo do banner, com capacidade para 4222 espectadores no FM. 
      Para assumir o clube, criei um treinador ficcional chamado Jack Jackson, com aparência criada aleatoriamente pelo jogo, com experiência no mínimo possível, mas já tendo a primeira licença de treinador, a Nacional C:
       

       

      HISTÓRICO DO CLUBE
      O time teve lá um relativo sucesso nas divisões regionais de Essex, e jogou uma época nas divisões regionais de Londres, mas só recentemente começou realmente sua ascensão na pirâmide do futebol inglês. Em 2001, o clube subiu da Isthmian League Division One (que na época seria a 7ª divisão inglesa) com o 3º lugar, e acabou "caindo" em 2004, quando ficou em 23º, devido à reforma do sistema de ligas, que fez com que não houvesse rebaixamento, mas abaixou a Isthmian League Premier Division no sistema, passando a ser equivalente ao 7º nível de futebol do país.
      Logo no ano seguinte, o Braintree Town ficou na 4ª colocação, alcançando um lugar nos Play-offs de acesso, mas foi derrotado frente ao eventual campeão e promovido Eastleigh, por 2x0. Se pelo playoff não foi possível, mais um ano a frente, em 2006, o clube foi campeão da Isthmian League Premier Division com 94 pontos, garantindo sua participação na Conference South (hoje National League South, uma das duas ligas da 6ª divisão e atual divisão do clube).
      Logo na primeira participação, o The Iron conseguiu alcançar o Playoff com uma improvável 3ª colocação, e ainda avançou à final, vencendo nos pênaltis o Havant & Waterlooville após dois empates por 1x1. Na final, quem esperava era o Salisbury City, outro clube recém promovido, também como campeão da sua divisão, a Southern Football League Premier Division, e que terminou a temporada na 2ª posição da liga com apenas 1 ponto a mais do que o Braintree. Na final, que foi bem disputada e acabou sendo emocionante (quem tiver interesse, leia o relato do jogo em um jornal local de Salisbury), o Salisbury saiu vitorioso com o gol do 1x0 vindo de seu artilheiro perto do fim da partida, disputada no estádio do Stevenage Borough.
      O sonho de alcançar a conferência nacional não havia acabado ali, mas foi seguido por um novo baque, com o Braintree chegando novamente no playoff na temporada seguinte, mas caindo para o futuro campeão por 5x0 no agregado. Nos dois anos seguintes, um 14º lugar e um 7º (este a apenas 1 ponto de alcançar o playoff) antecederam o que seria o maior feito do clube de Essex até hoje: o título de campeão da National League Conference South de 2010/11, conseguido numa campanha com 89 pontos conquistados (7 a mais do que o vice-campeão) e 45 gols de saldo.
      O sonhado acesso à National League finalmente veio, e nos anos seguintes o Braintree até fez boas campanhas, quase alcançando o playoff de acesso à League Two em 2013/14 com um 6º lugar, e finalmente alcançando com uma 3ª colocação na temporada 2015/16. O adversário foi o Grimsby Town, e mesmo vencendo o jogo de ida por 1x0 na casa do adversário, na volta, em Cressing Road diante de 3102 espectadores, o clube acabou sendo derrotado pelo mesmo placar no tempo normal, com gol de pênalti aos 30' do segundo tempo, e ainda teve um jogador expulso no minuto final da etapa regulamentar. Com um jogador a mais, o Grimsby acabou marcando o segundo gol no segundo período da prorrogação e saiu classificado à final, em que garantiu o acesso.
      A derrota acabou sendo o último jogo do técnico Danny Cowley que ficou apenas aquela temporada em Braintree, e enquanto no ano seguinte Danny levantou o troféu da mesma competição dirigindo o Lincoln City, o sucesso parece ter ido embora com a saída do treinador. Terminando na 22ª posição com 48 pontos, o clube foi rebaixado para a agora renomeada National League South, e apesar de ter subido novamente na temporada seguinte, após vencer o playoff (mesmo chegando como 6º colocado e tendo que recorrer aos pênaltis na rodada preliminar e na final), foi novamente rebaixado em 2018/19 após uma fraca campanha que viu o clube ficar na 23ª posição.
      As temporadas 2019/20 e 2020/21 ficaram marcadas pelo encerramento precoce das competições devido à pandemia de COVID-19, e também foi decidido que não haveria rebaixamento da sexta divisão em ambos os anos. Para o Braintree Town, que fez péssima campanha em ambas as campanhas, podemos dizer que foi um bom resultado final, com o clube se mantendo na divisão. Chegamos então na última temporada antes do início do save, com uma campanha na parte de baixo da tabela em 2022 por parte do Braintree, em um ano em que a liga teve apenas 21 clubes participantes e apenas um rebaixado, o clube fez 45 pontos em 40 partidas disputadas e terminou na 17ª colocação.
      Na vida real, o Braintree acabou indo muito bem na temporada 2022/23, com um 7º lugar e vaga na rodada preliminar do playoff de acesso à National League, onde foi derrotado pelo Worthing por 1x0. Resta saber se conseguirei fazer algo parecido ou melhor do que isso nessa temporada de estreia.
       
      O CLUBE NO FM
      Dando a primeira olhada no clube, dá para ver por que somos considerados um time da metade de baixo da tabela: além de ser semi-profissional em uma liga onde temos clubes profissionais e, portanto, com a semana de treinos cheia, também temos estruturas bem ruins, com más condições de treino para o time principal e o sub-18 (esse, aliás, composto apenas por jogadores cinzas), recrutamento básico e estádio em mau estado. Não lembrei do print, mas quando comecei o save também tínhamos apenas dois ou três membros na comissão técnica - um adjunto e um ou dois preparadores, que para um time que treina duas vezes na semana acho que está coerente.
       

       
      Por sermos claramente uma equipe abaixo do nível dos adversários e da liga, temos a expectativa da direção de apenas ser competitivos nas copas - disputaremos a FA Cup e também o FA Trophy - e de apenas conseguir um meio de tabela na Sextona. A princípio, tudo factível para um treinador humano.
       

       

      CONFIGURAÇÕES DO SAVE
      Selecionei como ativas apenas as duas primeiras divisões dos demais países do top-5 europeu, além das divisões principais das ligas de Portugal, Argentina e Brasil, com uma base de dados pequena.
       

       
      Fora isso, segue um print com tudo que ficará a cargo do treinador e que, salvo alguma mudança que eu adiantarei aqui caso aconteça, deve se manter até o fim do save: contratações, vendas e negociações contratuais, além de treino geral e específicos do time principal ficarão todos a cargo do Treinador, ou seja, a meu cargo. As demais funções dentro do clube ficarão a critério da máquina - contratações e contratos da base e de staff. Não é um save estilo Desafio do Diretor Esportivo, mas não quero ter impacto sobre a contratação da equipe técnica, médica e de observação do clube, porque sei que isso gera um tanto de vantagem para o treinador humano, além claro da questão do tempo que isso demanda, que prefiro usar para gerir o elenco.
       

       
      Creio que o desafio já está mais do que compreendido nesse ponto, então em breve venho com a primeira atualização, destacando o elenco inicial, transferências e os primeiros passos da equipe de Jack Jackson.
    • guaipeca55
      Por guaipeca55
      Fala galera, seguinte.
      Estou com um save idos de 2026, indo pra temporada 26/27, porém no dia 26/06/2026 não consegue gravar. Ultimo save estava pro dia 18/06/2026 e quando vai tentar a gravação automática, simplesmente aparece a mensagem que "não consegue mais gravar". Tentei tirar férias, ele crasha qdo tenta passar pelo dia.

      Uso BR Mundi UP. Alguém sabe pq desse bug? Não queria perder esse save
    • raiel
      Por raiel
      Olá todos sou novo aqui, queria perguntar uma coisa, alguem sabe aonde eu conseguiria um database de 16, que eu consiga abrir no editor do fm22 para poder utilizar os jogadores de 2016 que infelizmente nao resistiram ao acidente do avião, nos dias atuais.
      desde já muito obrigado
       
    • ffilho.roberto
      Por ffilho.roberto
      Mesmo sabendo das dificuldades financeiras que iria encontrar, resolvi iniciar a temporada com a equipe do Valência. Escalando desde o início os atletas com potencial futuro, mesmo que no início sofra pelo fato de alguns deles não chegarem a 3 estrelas atualmente. Ofereci a clubes os jogadores que haviam interessados. E fui em busca de reforços no sistema "Abordar para Assinar". Isco e Handanovic são os meus alvos. Primeira partida da La Liga um empate fora de casa com o Getafe, depois de estar perdendo de 2 x 0 com dois gols de Cavani. Na segunda partida, jogamos em casa contra o Betis. Empate novamente. Dessa vez 0 x 0. Continuo mais tarde e atualizo pra vocês.
    • bstrelow
      Por bstrelow
      PARTICIPANTES:
       
      REGULAMENTO:
       
      ATUAL CAMPEÃO:
       
      PROMOVIDOS E REBAIXADOS:
×
×
  • Criar Novo...