Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mathis Liam


Danut

Posts Recomendados

16 horas atrás, Danut disse:

Eu acho que a temporada foi mais do que boa. Espetacular não foi, é verdade. Mas é a melhor temporada do time na liga desde 2013, e isso tendo recém vindo da segunda divisão. Fora o vice na copa. E ter 100% contra o rival com duas goleadas. Acho que dizer só que foi boa coloca um pouco pra baixo o que a gente conseguiu.

Cê sabe que a intenção nunca foi colocar pra baixo. Mas, de toda forma, acho que podemos concordar com "ótima".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutes ago, Tsuru said:

Cê sabe que a intenção nunca foi colocar pra baixo. Mas, de toda forma, acho que podemos concordar com "ótima".

Sim, sim. Só estava querendo deixar minha visão sobre a temporada clara, porque as vezes a visão de quem está lendo é diferente daquela de quem está jogando.

E também está tudo bem se ela é diferente, não vou ficar chateado se alguém achar que não estamos tão bem quanto eu acho que estamos. Ter posições diferentes sobre uma situação é interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico um tempo sem aparecer e, quando volto, tu já trocou de time para minha surpresa hahah. Achei legal demais que tenha mudado os ares, parecia um ciclo sem fim no Malmo e agora pode alavancar a carreira do Liam.

O HIF parece um time bem legal, antigo e com tradição, mas ao mesmo tempo um pouco atrás dos grandes do país. Não vai ser fácil, mas também não tão impossível como no Malmo.

A primeira temporada ali foi só pra confirmar a vaga mesmo. O time já vinha bem e tinha elenco o suficiente pra subir. Uma pena que o título não veio por 2 pontinhos.

Temporada seguinte já começou com um susto, perdendo os 2 destaques do time. Ao menos o Diretor dessa vez parece ser mais animado do que o do Malmo e tentou trazer alguns vários nomes e tu soube aproveita-los. Confesso que pensei que ia ganhar a Svenska, uma pena a derrota pro Hammarby na final. Em compensação, fez uma campanha digna de aplausos na liga sueca e por pouco não vai disputar uma competição europeia, porém, diante do cenário, ouso dizer que está próximo de disputa-la. Parabéns!!

Gostei da tática hahah. Os 3 atacantes equilibraram bem os gols né? Comigo tem sempre um deles que dispara na artilharia. Jogador Alvo, Carrilero e PD, dê o parecer depois de como essas funções se saíram, se possível. Quem sabe eu não te copio no futuro hahaha.

Hodzic é monstro e Nilsson tem um físico sensacional, era difícil eles não darem certo. Eu gostei do Diretor, particularmente. Acho que quando a gente contrata ja é difícil prever se dará certo, imagina a máquina fazendo esse serviço. O bom quando traz vários nomes assim é que aumenta a chance de dar certo, mesmo sendo alguns para o time B.

Boa sorte na temporada seguinte, Danut!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 hours ago, ElPerroMG said:

Fico um tempo sem aparecer e, quando volto, tu já trocou de time para minha surpresa hahah. Achei legal demais que tenha mudado os ares, parecia um ciclo sem fim no Malmo e agora pode alavancar a carreira do Liam.

O HIF parece um time bem legal, antigo e com tradição, mas ao mesmo tempo um pouco atrás dos grandes do país. Não vai ser fácil, mas também não tão impossível como no Malmo.

Senti tua falta por aqui :D

Pois é, no Malmö realmente não parecia que a coisa iria para a frente. Não tinha muito por onde avançar as finanças do clube (um pouco até dava, mas não para competir com os times que vinham da divisão superior com orçamento 5 a 20 vezes maior), não tinha como melhorar as infraestruturas, não tinha como desenvolver os atletas jovens (já que eles acabavam vendidos). Aí realmente não vi por onde levar o clube adiante.

Minha opção por treinar o HIF (que alguns discordaram) foi justamente por querer esse clube que é "grande", mas não é consolidado no primeiro escalão. Acho que é uma oportunidade muito legal pra ver se é possível fazer essa subida, passar de um time que costuma estar na segunda metade da primeira divisão/topo da segundona pra uma equipe que disputa competição europeia e títulos nacionais. Eu acredito que seja possível, mas vamos descobrir nos próximos anos.

 

5 hours ago, ElPerroMG said:

A primeira temporada ali foi só pra confirmar a vaga mesmo. O time já vinha bem e tinha elenco o suficiente pra subir. Uma pena que o título não veio por 2 pontinhos.

Foi a confirmação da vaga, mas também não foi tão tranquila assim porque tinha outras duas equipes bem fortes. Se perdesse no confronto direto que tivemos lá poderia ter sido outra história. Sabia que ficaria entre os três primeiros, mas só dois sobem direto (e o terceiro geralmente perde o playoff). No fim fizemos campanha quase perfeita e só faltou mesmo levantar o título.

 

5 hours ago, ElPerroMG said:

Temporada seguinte já começou com um susto, perdendo os 2 destaques do time. Ao menos o Diretor dessa vez parece ser mais animado do que o do Malmo e tentou trazer alguns vários nomes e tu soube aproveita-los. Confesso que pensei que ia ganhar a Svenska, uma pena a derrota pro Hammarby na final. Em compensação, fez uma campanha digna de aplausos na liga sueca e por pouco não vai disputar uma competição europeia, porém, diante do cenário, ouso dizer que está próximo de disputa-la. Parabéns!!

Também achei que conseguiria levantar a taça, ainda mais depois de vencer campeão e vice da última edição no caminho. Mas é aquela coisa do jogo único. Meu ataque perdeu umas chances que não costuma perder na primeira parte do jogo e isso custou caro. No final ainda sofremos aquela maldição de passar a jogar pior quando temos um a mais. Acho que ali eu não soube ajustar a tática para enfrentar a defesa adversária.

Enfim, paciência. Foi uma temporada muito positiva mesmo sem levar título ou vaga europeia. Não posso reclamar de como ela terminou. E seria muito bom ver o time continuar nessa briga pela vaga europeia no próximo ano - mas é sempre uma incógnita saber se o time vai seguir no mesmo nível ou se o diretor vai vender todo mundo.

 

5 hours ago, ElPerroMG said:

Gostei da tática hahah. Os 3 atacantes equilibraram bem os gols né? Comigo tem sempre um deles que dispara na artilharia. Jogador Alvo, Carrilero e PD, dê o parecer depois de como essas funções se saíram, se possível. Quem sabe eu não te copio no futuro hahaha.

O Jogador Alvo eu usei mais no final da temporada, que não tava muito feliz com as outras opções (originalmente era avançado recuado em apoiar). Tem jogo que parece que funciona muito bem, tem jogo que ele termina com nota 6 e não faz nada. Tô meio em dúvida ainda do que acho.

O Carrilero é outra função que fiquei meio em dúvida. No começo parecia perfeito, tava jogando com os dois meias nessa função e via eles contribuindo bastante na defesa e carregando bem a bola na transição - e as vezes até aparecendo na ponta da área pra ajudar o ataque. Mais recentemente teve uma série de jogos ruins de quem atuou na posição e eu fui testando usar só um (ou mesmo nenhum) na função. Sendo bem sincero, não sei ainda explicar o que mudou para o desempenho piorar.

O PD é quem eu tô mais convencido que gosto desses três, mas por alguma razão só funcionou com um dos meus jogadores que fazem a posição. Quando coloco outro atleta de volante o cara tem nota super baixa, mas o titular joga muito bem na função. De novo não sei explicar direito o porquê disso. Ou seja, vou ficar te devendo conclusões nas três, rs.

 

5 hours ago, ElPerroMG said:

Hodzic é monstro e Nilsson tem um físico sensacional, era difícil eles não darem certo. Eu gostei do Diretor, particularmente. Acho que quando a gente contrata ja é difícil prever se dará certo, imagina a máquina fazendo esse serviço. O bom quando traz vários nomes assim é que aumenta a chance de dar certo, mesmo sendo alguns para o time B.

Boa sorte na temporada seguinte, Danut!!

Então, na questão de trazer vários nomes o problema é que os que ele trouxe pro time B são muito ruins. Tipo, muito ruins mesmo. São jogadores com 0,5 a 1 estrela de capacidade e 1 a 2 de potencial. O melhor de todos que ele trouxe tem 2,5 de potencial, mas é literalmente um só.

Eu acharia mais tranquilo se ele tivesse comprando um monte de gente pro time B e no meio disso tivesse uns com 3 a 3,5 estrelas de potencial. Mesmo que fossem já um pouco mais velhos, daqueles que provavelmente não atingem o potencial mais. Mas faria sentido como um "vai que o cara ainda chegue lá, pode se tornar útil no time principal". Só que até aqui é só perna de pau mesmo, que não vão nunca fardar na equipe de cima.

Valeu :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AM-JKLUdWbP7yWzK7rSK2LES0Zd7oVZHs7zh-Epe

S16E01 - Procrastinação

Na última atualização vimos que o HIF terminou sua temporada de retorno à elite sueca em uma boa sexta colocação (50 pontos, 56% de aproveitamento), logo atrás das vagas europeias. Hoje vamos apresentar o elenco para a temporada 2036 e falar sobre os jogos da copa.

 

Transferências

Na virada de temporada deixamos sair uma série de atletas em final de contrato. O principal deles foi Fredrik Hustad. Meia de origem, Hustad foi quem assumiu a bronca de jogar improvisado na nossa ala esquerda quando a única opção do setor sofreu lesão grave. No começo ficou meio perdido por ali, mas com o tempo se acostumou na posição e encerrou o ano em alta, sendo o atleta com mais tentativas de cruzamentos da liga.

AM-JKLUUx2xxi_s0dn_-C_HGuAzqNJ94-vkSsFEN

Do começo da janela de transferências até o penúltimo dia dela pouca coisa relevante aconteceu. Meu diretor parecia mais ocupado em fazer negócios para a equipe B, seja na contratação ou na venda de jogadores.

AM-JKLXRl9iqT0IoZGcc94zppMQLEFtBE6M6Iy4I

Nesse tempo todo, tivemos apenas uma contratação que vale a pena mencionar. Trata-se da compra de Isak Goldkuhl, lateral que chega como substituto de Hustad na ala esquerda. Para minha tristeza, já que Goldkuhl não tem nenhuma das características que eu gostaria de ver em um atleta da posição.

AM-JKLX6a5DVteECZGco80ZF1lBghXFEE1LxiZzM

Hustad vinha se dando bem na ala esquerda porque era um jogador muito rápido e dinâmico, que gosta de avançar no campo e bater o marcador antes de cruzar para a área. Goldkuhl é um lateral lento, que não se arrisca ao ataque e prefere o jogo cadenciado. Difícil achar uma reposição menos adequada.

Chegando ao último dia da janela, de repente o diretor acordou e resolveu fazer uma série de negócios para a equipe principal. Aliás, essa é uma situação que já se repetiu inúmeras vezes no save: os diretores ficam procrastinando a janela inteira, trazendo apenas atletas para os reservas, e aí no último dia tentam vinte negócios diferentes. É verdade que no mundo real o dia final da janela costuma ser bastante corrido, mas não chega perto do que vejo ano após ano no FM. A forma que a IA lida com esse gerenciamento do tempo da janela é bem ruim.

AM-JKLVmRnH4Re0yCtV0yVsRIR_tfQ_kWmKHVj5u

Enfim, comentários sobre o funcionamento da IA à parte, o último dia da janela começou com uma notícia ruim. Como o diretor havia trazido uma opção terrível para a nossa ala esquerda, me vi obrigado a procurar a solução nas categorias de base do clube. Encontrei Melker Israelsson, garoto de 17 anos com atributos já bastante promissores. Não está ainda pronto, mas considerando nossas opções era o melhor que tinha. Subi ele para a equipe principal sem pensar duas vezes. Aí o que o diretor fez? Emprestou o garoto ao Dalkurd.

A essa altura eu queria mandar o diretor tomar bem naquele lugar. Ele havia trazido um único jogador - horrível - para a equipe principal, e ainda saiu emprestando quem eu pretendia usar no time. Felizmente no restante do dia a situação melhorou bastante, com o diretor trazendo mais cinco jogadores para o clube, incluindo outro atleta que pode jogar na ala esquerda.

AM-JKLXs0uaePtm1_gW2TkHunw4bemPS4abYAJsk

E vou começar a apresentação dos reforços por ele. Julius Larsson é um jogador meio curioso, pois joga naturalmente na meia direita ou na ala esquerda. Um atleta que joga de pé trocado não é bem o que eu queria para a posição, mas o rapaz ao menos é um atleta veloz que não tem medo de subir ao campo de ataque. Chega por empréstimo e deve acabar sendo titular pela esquerda.

AM-JKLXY8E9RUvaRCMZizp3JFd8xZ3q1h6YK-MCf

Outro reforço interessante trazido pelo diretor é Fabian Book, meia central de 22 anos. Book é um atleta que se dedica à equipe, com atributos razoáveis na parte defensiva e um passe correto. Acho que pode se tornar uma peça importante do nosso meio-campo, e a capacidade de jogar em muitas posições é sempre muito útil nesses elencos que não são montados pelo jogador humano. Custou 525 mil euros, sendo a contratação mais cara da janela.

AM-JKLX9d8MYKC8VXYsUTrOKTFdGdPeXRtUqRS8d

Fechando a lista dos contratados que me agradaram temos Andreas Jensen. O dinamarquês de 19 anos é o segundo jovem zagueiro que vem do Göteborg em busca de mais oportunidades na equipe principal - ano passado trouxemos Amer Hodzic, que se mostrou uma contratação excelente. Jensen é um pouco pior do que o companheiro, deixando a desejar principalmente na marcação e na capacidade de antecipação. Mas com 19 anos ainda tem espaço para corrigir suas falhas e já serve para a reserva. Pagamos 400 mil euros no rapaz, mas o valor pode subir para até 850 mil a depender de quantos jogos ele faça pela equipe.

Por fim, temos dois contratados que não gostei tanto assim. David Gundersen é um ala direito tecnicamente fraco, que chega apenas para completar elenco. Não chega a ser um negócio ruim, considerando que veio quase de graça e que pode cobrir o buraco no lado esquerdo também. Mas ficarei feliz se nunca precisar escalar o jogador.

AM-JKLWY4stCJpeA2WugBDk15OjolNNEA4RRTKGA

Já Marius Nergard é um zagueiro/volante de 19 anos que ainda não está pronto para a equipe principal. Tem potencial interessante - o problema é que só contratamos ele por empréstimo, então se conseguir realizar o potencial não vamos ganhar nada com isso.

AM-JKLWalg7_9kFBmOe258uS18ksdo15cWWrS0T5

 

Elenco

AM-JKLVlAjWYhsJrFk4nBHUBg9GZ2ZJxqr9s8_SH

O ponto verde indica os contratados pelo diretor. O vermelho, o quem subiu da base.

Fechamos o elenco com 28 jogadores, número que considero acima do ideal. É claro que é bom ter opções para a escalação, mas com apenas 30 jogos da liga (lembrando que a copa é disputada durante a pré-temporada) vai ser difícil dar oportunidades a todos.

Em termos de qualidade estou satisfeito com o elenco. Minha maior preocupação ainda é a ala esquerda, mas com a chegada de Larsson no último dia da janela acho que a situação está mais controlada.

Temos um grupo de nível bastante equilibrado, sem ninguém muito melhor do que o resto. Na falta de um grande craque, quero destacar o garoto que subi dos juniores. Fabian Palsson ainda não está no nível dos nossos melhores atacantes, mas aos 19 anos já tem condições de disputar uma posição na equipe titular.

AM-JKLUMyhMPC_9CycVx24Bmlgm14TMDISlCateT

No ranking salarial continuamos a ser a 9ª equipe da divisão, com gastos levemente superiores ao último ano. Tem uma distância bem grande entre nossa folha salarial (4,11 milhões de euros/ano) e quem vem abaixo (o 10º do ranking gasta 2,95 milhões de euros/ano), então considero que é nossa obrigação ficar à frente desses clubes que gastam menos dinheiro. Imprensa/apostadores/diretoria nos colocam um pouco abaixo disso, mas já era de se esperar que eles sejam mais pessimistas.

Na comparação de atributos temos 26 acima da média (eram 27) e 50 abaixo (eram 47). 13 estão entre os cinco melhores valores da divisão (eram 14) e 24 estão entre os cinco piores valores (continuou igual).

 

Svenska Cupen

AM-JKLUMYMUzhwhnKYG8bfufg1cW1grf3ryHdPn1

Nossa participação na competição começou na temporada passada, com a 2ª eliminatória. O jogo foi em agosto de 2035, mas deixei para trazer agora porque ficaria muito solto falar de apenas uma partida da competição. Essa eliminatória também é disputada contra uma equipe de divisão inferior, então a partida raramente é interessante. O mais notável dela foi ver que cheguei ao outro lado da história da venda do mando de campo: agora foi a minha equipe que teve a opção de pedir para comprar o mando da partida.

AM-JKLWRVnrGh-dEsigwj6tpWCx_q27Ok7lx8ngD

O impacto financeiro da compra do mando é bem menor para uma equipe do nosso tamanho, mas ainda acaba sendo positivo para os cofres - mesmo tendo que pagar 38 mil euros ao clube menor, o ganho de bilheteria supera esse gasto. Fora a vantagem competitiva, que ajuda a evitar uma eliminação precoce.

AM-JKLWT0f2Ij6V0c2NzV2IGTGqqjLpHzr2UeHrg

Passada essa primeira eliminatória chegamos à atual temporada, com a fase de grupos da competição. Esse ano caímos com duas equipes da segundona, de modo que a disputa deveria ficar entre HIF e Djurgardens.

AM-JKLX_GuAY66AYQIHjVJmcJdSRXqIiiJeeFTUh

Na primeira rodada cumprimos o esperado ao bater o IK Sirius, apesar de ter levado alguns sustos.

No segundo jogo tivemos o confronto decisivo contra o Djurgardens. Eles já eram os grandes favoritos - o time é o atual vice-campeão da liga. Aí chegou na semana do jogo e minha equipe estava com quatro titulares no departamento médico - e um quinto se lesionou logo no começo da partida.

Vale lembrar que esses jogos da copa acontecem em meio à janela de transferências. Como vimos acima, meu diretor deixou para fazer todas suas contratações só em abril. Perder cinco atletas titulares é suficiente para deixar qualquer equipe em situação complicada, mas perder cinco titulares de uma equipe que ainda não está com elenco montado é ainda pior. Só conseguimos colocar um remedo de time em campo, e aí não teve jeito de fazer frente a uma das equipes mais fortes do país.

AM-JKLXVUt_akOa-5UrqDWo-3YHke4a18GjlJ_oB

Como apenas uma equipe passa de fase e o desempate é pelo saldo de gols, a derrota para o Djurgardens nos deixou virtualmente eliminados. Só continuaria vivo se eles perdessem para uma equipe da segunda divisão e a gente ainda tirasse sete gols de saldo. Situação tão improvável que nem vi razão para tentar. Encarei o último jogo como amistoso de pré-temporada e saímos com um empate mixuruca em 1 a 1.

AM-JKLWs1nyT0X8acBFqVbL0jKe0fgsASmn9hq3M

Como esperado o Djurgardens não teve dificuldade para bater o Sirius e se classificou com três vitórias. Na sequência eles acabaram ficando com o vice-campeonato, perdendo para o Göteborg na prorrogação.

De nossa parte, é claro que gostaria de chegar mais longe. Mas diante das circunstâncias a eliminação é absolutamente normal. Cumprimos o objetivo mínimo estabelecido e agora vamos nos focar na liga. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Mathis Liam: Livro Quatro - Procrastinação [atualizado em 30/03]

Sempre bom investir no plantel e começaste bem na Taça, mas depois o Djurgardens não deu mesmo hipóteses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 3/30/2022 at 2:12 PM, Cadete213 said:

Sempre bom investir no plantel e começaste bem na Taça, mas depois o Djurgardens não deu mesmo hipóteses.

Confronto entre equipes da mesma divisão é sempre complicado, mas esse ano as circunstâncias da partida realmente não ajudaram. Eles provavelmente também estavam montando o elenco ainda, mas não tinham cinco jogadores titulares sem condições de jogo. Não dava pra ter outro resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trouxe uns carinhas interessantes, que diferença faz jogar com um time da primeira divisão né hahahah

Na Taça da Liga (ou o que quer que seja) é foda só passar um, pois cria esse tipo de situação. Se tem grupo, eu acho que tinha que passar 2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na Taça da Liga foste inferior aos Djurgardens e quando assim é não há nada a dizer, até porque foste competitivo (dentro do possível). Acho que vieram alguns reforços interessantes para o clube e que com isso vai aumentar a própria competitividade dentro do plantel. O Book e o Larsson são bons jogadores e entrarão facilmente nas tuas contas. Paralelamente, o plantel está a ser devidamente rejuvenescido, o que é imperial para o sucesso a curto/médio prazo. 

Na Svenska Cupen fizeste o que te competia e bateste uma equipa inferior, tal como tinha que ser!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já fico desesperado quando preciso de reforços, o tempo vai passando e as negociações se arrastam ou fracassam. Imagino como não deve ser vendo o tempo passar e o diretor deixar tudo para os últimos dias...não faz nem muito sentido, na verdade. A essa altura os melhores jogadores já acertaram com outras equipes e ele pega meio que ali um refugo, que são ou atletas de capacidade um pouco inferior ou aqueles mais teimosos que preferiram ficar sem time a acertar com os que ofereceram contrato. Do ponto de vista lógico realmente não tem lógica nenhuma.

E o pior é que essa demora acabou atrapalhando o desempenho na Copa da Suécia - com o agravante que pegou um grupo com um adversário complicado. O lado bom é que agora pode focar com calma na liga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Mathis Liam: Livro Quatro - Procrastinação [atualizado em 30/03]
On 4/3/2022 at 12:05 AM, Fujarra said:

Trouxe uns carinhas interessantes, que diferença faz jogar com um time da primeira divisão né hahahah

Na Taça da Liga (ou o que quer que seja) é foda só passar um, pois cria esse tipo de situação. Se tem grupo, eu acho que tinha que passar 2.

Eu até acho legal o grupo que só passa um, deixa os jogos mais emocionantes. Grupo onde passam dois frequentemente tem duas equipes que a gente sabe que vão passar e fica só a disputa (inútil) de ver quem é primeiro e quem é segundo. Claro que no caso queria que passassem dois, mas só porque nosso time é mais fraco mesmo.

 

On 4/3/2022 at 8:10 AM, Martini Branco said:

Na Taça da Liga foste inferior aos Djurgardens e quando assim é não há nada a dizer, até porque foste competitivo (dentro do possível). Acho que vieram alguns reforços interessantes para o clube e que com isso vai aumentar a própria competitividade dentro do plantel. O Book e o Larsson são bons jogadores e entrarão facilmente nas tuas contas. Paralelamente, o plantel está a ser devidamente rejuvenescido, o que é imperial para o sucesso a curto/médio prazo. 

Na Svenska Cupen fizeste o que te competia e bateste uma equipa inferior, tal como tinha que ser!

Passei tanto tempo longe que confesso que nem eu lembro mais direito o que aconteceu nesse período que tu comentou. Vou ficar só no agradecimento por estar acompanhando a história e no próximo comentário respondo melhor, ok?

 

On 4/4/2022 at 10:15 AM, Tsuru said:

Eu já fico desesperado quando preciso de reforços, o tempo vai passando e as negociações se arrastam ou fracassam. Imagino como não deve ser vendo o tempo passar e o diretor deixar tudo para os últimos dias...não faz nem muito sentido, na verdade. A essa altura os melhores jogadores já acertaram com outras equipes e ele pega meio que ali um refugo, que são ou atletas de capacidade um pouco inferior ou aqueles mais teimosos que preferiram ficar sem time a acertar com os que ofereceram contrato. Do ponto de vista lógico realmente não tem lógica nenhuma.

E o pior é que essa demora acabou atrapalhando o desempenho na Copa da Suécia - com o agravante que pegou um grupo com um adversário complicado. O lado bom é que agora pode focar com calma na liga.

Essa questão do diretor deixar muitas negociações para o final da janela é algo que tem me incomodado nesse save. Inclusive algumas vezes acontece de chegar no último dia e ele tentar uns cinco ou seis jogadores diferentes pra mesma posição, só que todos os negócios falham porque os jogadores acabam fechando com outros clubes. Isso mostra que a IA reconhece a necessidade de contratar alguém pra posição, mas por algum motivo ela não age mais cedo. Vez ou outra isso acontece na vida real, ok. O time perde um jogador em cima da hora, o negócio que tava certo não funciona, o cara da base que todo mundo contava se mostra menos confiável... são coisas que acontecem e levam times a saírem desesperados no último minuto. Mas toda janela o time chegar no último dia e sair desesperado tentando qualquer um que jogue na posição é complicado. Aí os negócios não dão certo e fico sem ninguém, sendo que provavelmente o jogo iria trazer alguém se tivesse começado a buscar o reforço mais cedo.

Fora essa questão da qualidade, que realmente quem sobra no fim de janela costuma ter um nível mais duvidoso. É coisa pra time que tá sem grana e quer pegar o atleta que tá com medo de passar o semestre desempregado, não pra quem tá bem estruturado.

Não me importei tanto com a copa porque não era favorito mesmo. Se fosse favorito e acabasse atrapalhado por essa enrolação do diretor ia ficar puto.

 

--------------------------

Sim pessoal, tô de volta depois de sumir completamente por (*faz as contas*) quatro meses. Com tanto tempo parado nem eu lembro onde estava mais. Na sequência pretendo fazer um post retomando brevemente a história desde o início, que acho que vai ser bom para recolocar todo mundo no ritmo do que vinha acontecendo no save.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Danut disse:

Essa questão do diretor deixar muitas negociações para o final da janela é algo que tem me incomodado nesse save. Inclusive algumas vezes acontece de chegar no último dia e ele tentar uns cinco ou seis jogadores diferentes pra mesma posição, só que todos os negócios falham porque os jogadores acabam fechando com outros clubes. Isso mostra que a IA reconhece a necessidade de contratar alguém pra posição, mas por algum motivo ela não age mais cedo. Vez ou outra isso acontece na vida real, ok. O time perde um jogador em cima da hora, o negócio que tava certo não funciona, o cara da base que todo mundo contava se mostra menos confiável... são coisas que acontecem e levam times a saírem desesperados no último minuto. Mas toda janela o time chegar no último dia e sair desesperado tentando qualquer um que jogue na posição é complicado. Aí os negócios não dão certo e fico sem ninguém, sendo que provavelmente o jogo iria trazer alguém se tivesse começado a buscar o reforço mais cedo.

Fora essa questão da qualidade, que realmente quem sobra no fim de janela costuma ter um nível mais duvidoso. É coisa pra time que tá sem grana e quer pegar o atleta que tá com medo de passar o semestre desempregado, não pra quem tá bem estruturado.

É provável - provável mesmo, porque se trata de um palpite - que a IA do jogo seja programada pra agir assim mesmo. Deixando as negociações para a última hora, o jogador humano tem naturalmente uma vantagem, concorda? Não só em termos de refugos, mas também de qualidade.

É aquilo que falamos algumas vezes que a IA sempre contrata mal e pior, e acho que sem querer descobrimos um dos mecanismos usados pra essa "piora". 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 hours ago, Tsuru said:

É provável - provável mesmo, porque se trata de um palpite - que a IA do jogo seja programada pra agir assim mesmo. Deixando as negociações para a última hora, o jogador humano tem naturalmente uma vantagem, concorda? Não só em termos de refugos, mas também de qualidade.

É aquilo que falamos algumas vezes que a IA sempre contrata mal e pior, e acho que sem querer descobrimos um dos mecanismos usados pra essa "piora". 

Olha, é possível que sim. Mas aí teria que ver se essa tendência de deixar todas as contratações pra última hora é algo que é feito pela IA de modo geral ou se é específico da IA quando ela é responsável pelas contratações em uma equipe treinada pelo jogador humano. Porque eu não lembro de ter notado um número tão grande de negociações de última hora nos outros clubes. Mas também nunca prestei tanta atenção quanto estou prestando agora, né.

Eu tô sem conseguir acessar o FM nesse momento, mas depois vou dar uma olhada em quando ocorrem as movimentações dos outros clubes.

 

EDIT: Vou anotando aqui a situação dos clubes da 1ª divisão sueca na temporada 2036 (que ainda não postei, mas já tinha jogado lá em março):

Malmö: 4 contratados, 1 no último dia de uma das janelas.
Elfsborg: 4 / 1
Kalmar FF: 7 / 5
Sundsvall: 5 / 2
Hammarby: 8 / 3
Göteborg: 4 / 2
Mjällby: 5 / 0 (mas um no penúltimo dia)
Häcken: 4 / 3
Halmstadts: 7 / 2
Norrköping: 4 / 1
Örgryte: 6 / 2
AIK: 4 / 4
Djurgardens: 9 / 3
Vasteras: 8 / 4
Varnamo: 1 / 1

Olhando aqui no save parece que tua teoria se confirma: realmente é uma tendência geral da IA. 

Ainda assim me dá a impressão de que a situação é pior no clube com treinador humano. A maior parte dos clubes da IA faz uma quantidade significativa de negócios no último dia, mas também trouxe gente antes disso. No caso do clube com treinador humano parece que o diretor deixa absolutamente tudo pro último dia. Antes disso só negócios pro time reserva. Não sei se não tem alguma confusão com as contratações do time B aí, algo que piora esse quadro de contratar muito no final da janela.

(marcando o @Tsuru e o @GGilson no edit)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AM-JKLUdWbP7yWzK7rSK2LES0Zd7oVZHs7zh-Epe

S16E02 - O fim da procrastinação

Olá pessoal. Nossa última atualização por aqui foi há quatro meses. Depois disso, talvez influenciado pelo título daquela atualização - Procrastinação -, fui deixando as atualizações da história para mais tarde, um pouco mais tarde, e mais um pouco... No fim das contas foi uma mistura de perda de vontade de jogar FM com grandes mudanças na vida pessoal (estou em processo de sair de Porto Alegre para ir trabalhar no interior de Santa Catarina), que fizeram o jogo e o fórum acabarem ficando de lado.

Enfim, o resumo é que a história ficou de lado por alguns meses, mas agora estou voltando (na medida do permitido pela nova realidade, com menos tempo livre). E para iniciar esse momento de retomada resolvi fazer um resumo da história até aqui, para ajudar leitores novos e antigos a se localizarem nos acontecimentos.

 

A proposta do save

Talvez o mais importante a se lembrar para a sequência é a proposta do save: escolher uma série de países próximos - no caso, os países nórdicos - e acompanhar a carreira do treinador pelos clubes da região, desde os níveis mais baixos. Com um detalhe: todas as negociações de atletas são feitas pelo diretor de futebol, sem intervenção do treinador. O resultado é um save com uma dinâmica bem diferente da que estamos acostumados, com menos saltos na qualidade do elenco (muitas vezes, inclusive, há piora de um ano para o outro).

 

O primeiro clube: performance decrescente

Começamos a acompanhar a carreira de Mathis Liam no Kvarnsvedens IK. Quando o treinador cehgou, o KIK era uma equipe da 4ª divisão sueca com expectativas de rebaixamento. Na primeira temporada, uma campanha excelente na reta final ajudou a equipe a surpreender, conquistando uma boa 6ª colocação (de 14 equipes). Ali tudo parecia que se encaminharia para uma história de sucesso.

No segundo ano, porém, o treinador sentiu as dificuldades de não poder dar pitaco nas contratações. As expectativas subiram ao mesmo tempo em que o elenco perdeu qualidade, e no fim o 9º lugar conquistado ficou abaixo do desejado pela diretoria. O clima azedou de vez quando a diretoria decidiu dar um ultimato ao treinador, que se sentiu injustiçado.

AM-JKLVz0o439ELw-ZHZ0tWDx4Mm4OwfraaWppR7

A terceira - e última - temporada com o KIK foi marcada por duas metades desiguais. Na primeira o time jogou bem, atingindo 61% de aproveitamento e indicando que brigaria pelo acesso. Na segunda foi um desastre total, com 19% de aproveitamento e um rebaixamento que não veio por detalhes. Irritado com os jogadores e com a diretoria, o treinador ainda resolveu dar uma de Ciro Gomes e foi curtir férias enquanto o circo pegava fogo, enterrando de vez as possibilidades de trabalho conjunto por mais uma temporada.

 

O segundo clube: decepções para todos os envolvidos

Do KIK, Liam partiu para o IFK Tidaholm. Outra equipe do 4º nível sueco, o Tidaholm chamou a atenção do treinador por ter um orçamento muito maior do que o de todos os outros clubes da divisão. Com esse dinheiro todo, Liam imaginava que poderia contar com atletas de mais qualidade. A diretoria, por sua vez, imaginava que o treinador salvaria o clube do rebaixamento.

AM-JKLVFZiC4_RhtzGBhR32WXCsK-31Lr1KkBdNt

Poucos meses depois, saíam todos decepcionados: a diretoria não trouxe reforços e o treinador não conseguiu fazer o elenco render. Uma combinação que deixou a equipe fora das divisões jogáveis do FM.

 

O terceiro clube: maior estabilidade

Depois de dois trabalhos que não correram bem, Liam assume o comando do IFK Malmö (que não é o Malmö que conhecemos no Brasil). Já de cara a realidade é bem diferente dos trabalhos anteriores, com o clube querendo o título da divisão. No primeiro ano o trabalho acaba ficando um pouco aquém disso, com o segundo lugar e a perda do play-off de acesso.

Mesmo falhando na busca do título clube e treinador mantém a cooperação para a temporada seguinte. Devido à saída de vários atletas importantes, a expectativa diminui para um lugar na primeira metade da tabela - o que é atingido com a 6ª colocação. O clube repete o desempenho dentro do esperado na terceira temporada, trazendo uma bem-vinda estabilidade para a carreira de Liam.

AM-JKLV9z0bNWWk0X9RAvLargeecRUkaSEFHitLd

A quarta temporada no Malmö marca o primeiro título da carreira de Liam, em campanha espetacular na liga. No ano seguinte o time consegue uma campanha muito sólida de estabilização na nova divisão, além de disputar a Copa da Suécia - a primeira de Liam. Fomos eliminados na primeira partida, mas a campanha na liga compensou a decepção na Copa.

AM-JKLXCU8eeT2f2STNXM6AQ10r1VqyoQ6xmVBuA

Na sexta temporada o time continua a consolidação na 3ª divisão. A boa campanha leva o treinador a ser procurado por uma grande equipe da 2ª divisão, mas Liam decide se manter fiel ao Malmö. Seguem-se alguns anos de campanhas mais ou menos iguais: time na parte superior da tabela, acima das expectativas, mas sem entrar na briga pelo acesso. Com a qualidade do elenco relativamente estável, o time não consegue avançar, o que deixa o treinador frustrado.

A situação muda apenas em 2033, na 9ª temporada à frente do clube. E, infelizmente, a mudança é no sentido errado: o elenco piora, o treinador não consegue encaixar a tática, e acabamos derrapando para a metade de baixo da tabela. Ainda suficiente para contentar a diretoria, mas não o treinador.

AM-JKLWV8A5PY3IJPWGtdZ3FjC8J5EFt1dSNboKw

Decepcionado com a falta de avanço do clube, Liam acaba encerrando o trabalho junto ao Malmö na metade de 2034. O clube até voltou a frequentar a parte superior da tabela, mas os lugares de acesso continuavam a uma distância inatingível. Era hora de buscar novos ares.

 

Quarto (e, até aqui, último) clube: finalmente entre os grandes

Sem conseguir o acesso da 3ª divisão dentro de campo, a solução para Liam foi buscar uma equipe que já estivesse em divisão mais alta. Com campanhas acima do esperado no Malmö, o treinador chegou a ser procurado por clubes da elite sueca, mas optou pelo trabalho mais desafiador: assumir o Helsingborgs IF em meio à briga pelo acesso da 2ª divisão, depois que o antigo treinador deles trocou o clube por uma equipe maior.

A troca de treinador no meio da temporada não atrapalha o HIF e a equipe conquista o vice-campeonato da segundona sueca, garantindo o retorno à elite. No ano seguinte, outro vice-campeonato: dessa vez na Copa da Suécia, em campanha que surpreendeu a todos. Na liga, o time fica em uma sólida 6ª colocação, pouco abaixo das vagas continentais.

AM-JKLUV-qx9gZvYdtKoB6ibkgNPxkSrf9DvyIvM

E assim chegamos finalmente à temporada atual, em que o HIF busca repetir a campanha sólida na elite - e quem sabe até surpreender com uma vaga continental. Na Copa da Suécia não houve surpresas, com a equipe atingindo apenas o objetivo mínimo. Mas o que aconteceu na liga ficaremos sabendo nos próximos capítulos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Mathis Liam: Livro Quatro - O fim da procrastinação [atualizado em 22/07]

Esperamos por um regresso em grande do nosso Liam, entre a elite do futebol sueco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boa a surpresa de vê-lo retomando o save depois de um bom tempo parado. Creio que todos que gostam da área estão felizes de ter um "novo" save para movimentar a área que anda em um período de relativa baixa, afinal todos gostamos de uma área repleta de saves sendo jogados e compartilhados. Além disso, a área ganha também um leitor e uma pessoa que gosta de comentar outros tópicos. 

Que bom que tenha voltado e o resumo ajudou bastante. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 hours ago, Cadete213 said:

Esperamos por um regresso em grande do nosso Liam, entre a elite do futebol sueco.

Não sei se o regresso será tão em grande assim, pois ando bem enferrujado. Talvez seja difícil manter o nível anterior. Mas veremos na sequência.

 

10 hours ago, GGilson said:

Muito boa a surpresa de vê-lo retomando o save depois de um bom tempo parado. Creio que todos que gostam da área estão felizes de ter um "novo" save para movimentar a área que anda em um período de relativa baixa, afinal todos gostamos de uma área repleta de saves sendo jogados e compartilhados. Além disso, a área ganha também um leitor e uma pessoa que gosta de comentar outros tópicos. 

Que bom que tenha voltado e o resumo ajudou bastante. 

Eu dei uma olhada na área e vi que as coisas estão um pouco menos movimentadas do que quando eu saí. Uma pena. Tomara que quando a próxima versão do FM sair o pessoal se anime mais novamente.

Bom saber que o resumo ajudou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AM-JKLUdWbP7yWzK7rSK2LES0Zd7oVZHs7zh-Epe

S16E03 - Defesa muito vazada?

Olá pessoal. Na última atualização trouxe um resumo do que aconteceu no save desde o seu início. Recomendo a todos a leitura para entender o contexto em que estamos. Para quem só quiser saber do momento atual, a situação é a seguinte: estamos entrando na disputa da temporada 2036 da 1ª divisão sueca. O HIF tem a expectativa de apenas evitar o rebaixamento, mas um 6º lugar na última temporada nos permite sonhar com uma campanha melhor.

 

Allsvenskan

Abril

AM-JKLW6ooA7REF1NJ6uFKJP71blcf2iF__1bLPi

Começamos a liga com um mês bastante agitado: seis partidas e muitos gols de ambos os lados. No primeiro jogo amassamos o Örgryte nos 45 minutos iniciais, fazendo dois gols e perdendo o pênalti para o terceiro. Nem me importei muito, porque estava com a situação totalmente controlada. Mas aí na segunda etapa a defesa entregou o ouro.

AM-JKLVgwYPIxN_uc4cKO0oxqp7NbnTTn9ua4W30

Na segunda rodada fomos visitar o Halmstads. Contra um recém promovido, esperava uma vitória tranquila. E quase foi, se ignorarmos que eles marcaram três gols nos oito minutos finais, deixando nossa torcida desesperada pelo apito final.

AM-JKLVdh1yxywwWfL3pBQeMgOWmYYJyhw-STVxx

Nossa primeira derrota do ano veio na terceira rodada. Curiosamente, foi o jogo mais correto do sistema defensivo como um todo. Mas uma falha bizarra do meu ala esquerdo e um gol contra do zagueiro acabaram selando o 2 a 0 contra.

Os últimos três jogos do mês foram um pouco mais sólidos. Ainda levamos dois gols do fraco Värnamo, que não é o ideal, mas um hattrick de Petrovic resolveu a situação a nosso favor. Na sequência, caiu a marca de sempre vencer o Göteborg, mas é claro que não vou reclamar de empatar com a maior equipe do país em um jogo fora de casa. Por fim, nosso primeiro jogo sem sofrer gols resultou na vitória simples sobre o AIK.

 

Maio

AM-JKLW482_dD-r4N1sYxMtZcA0lRuKZKqAVlBCs

Outro mês cheio, e novamente muitos gols sofridos. Contra o Kalmar conseguimos um empate com sabor de vitória, já que eles venciam por 2 a 0 até os dez minutos finais. Contra o Djurgardens nos vingamos da derrota na copa graças a um gol de pênalti - e uma expulsão sofrida por eles aos 22 minutos. Já o BK Häcken passou por cima de nós com uma bela atuação dos seus homens do corredor esquerdo - lateral e ponta foram os únicos dois em campo com nota acima de 7, com três assistências de um e três gols do outro.

A segunda metade do mês começou com um empate feio contra o Sundsvall - daquelas partidas em que as duas equipes maltratam a bola. Na sequência, visita ao rival e empate em 2 a 2. O resultado em si não é ruim, mas minha equipe merecia mais. Uma atuação brilhante do goleiro deles - que pegou até pênalti no finalzinho - acabou impedindo a terceira vitória seguida sobre o Malmö.

AM-JKLXjHnhpVlQimge_sNNnZKNtK1MJXUWRpbxD

No fim foi aquele clássico que ninguém comemora o resultado. Eles entregaram um 2 a 0 e nós perdemos todas as chances de vencer.

Fechando o mês, uma vitória simples sobre o Mjällby, num jogo de pouca inspiração - quando a defesa faz sua parte, o ataque nem precisa jogar muito para levar os pontos.

 

Julho

AM-JKLUv59hyZzaB9NOMtgi0aY0bl3zzikgauRcg

Do final de maio até a segunda metade de julho não tivemos jogos, provavelmente por conta da Eurocopa (vencida pela Espanha, nenhuma seleção nórdica passou das oitavas). Voltamos com uma atuação bem ruim contra o Vasteras. Para nossa sorte, eles brincaram de perder chances no um contra um com o goleiro.

AM-JKLWHPQXRtS50egENEp2yqIM8vA7I4pnBoYaN

Contra o Halmstads tivemos um jogo tranquilo até a metade do segundo tempo, quando um de nossos atletas se lesionou. Eu já tinha feito as três substituições e jogar um a menos quase nos custou a vitória. Aliás, breve comentário: depois de ter jogado com cinco substituições em outros saves eu acho horrível que são apenas três aqui. Sempre parece muito pouco.

Fechamos o turno com um empate meio sem graça com o fraco Örgryte. Era jogo para vencer.

 

Classificação

AM-JKLUFUzqOlsIMxm1OAAFem9bvwZ8MAUuAzXrv

Estamos em 7º lugar no momento, mas como a tabela tem algumas equipes com um jogo a mais não dá para se fiar muito por essa colocação. O mais importante é que conquistamos 27 pontos, dois a mais do que no ano passado. Não é uma melhora fantástica, mas é uma melhora.

Curiosamente, marcamos e sofremos exatamente o mesmo número de gols do que no ano anterior. Minha impressão era de que a defesa estava mais vazada nesse ano, mas os números mostram que foi só a minha exigência que aumentou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Mathis Liam: Livro Quatro - Defesa muito vazada? [atualizado em 23/07]
  • Vice-Presidente

Considerei a Suécia como um dos países a se analisar para um retorno, inclusive, depois de um torneio que fiz aqui em Portugal jogando contra um equipe, até criei uma certa simpatia por uma das equipes de lá pela forma como eles trabalham e encaram a formação de atletas, o Brommapojkarna.

Já você continua com um trabalho sólido, em termos de posição parece que está pior do que o esperado, mas a pouca diferença de pontos deixa tudo em aberto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 hours ago, Henrique M. said:

Considerei a Suécia como um dos países a se analisar para um retorno, inclusive, depois de um torneio que fiz aqui em Portugal jogando contra um equipe, até criei uma certa simpatia por uma das equipes de lá pela forma como eles trabalham e encaram a formação de atletas, o Brommapojkarna.

Já você continua com um trabalho sólido, em termos de posição parece que está pior do que o esperado, mas a pouca diferença de pontos deixa tudo em aberto.

Eu tô curtindo jogar na Suécia. Tanto que meu save inclui outros países mas eu nunca saí da Suécia. Mas não conheço essa equipe que tu citou, não.

Não diria que estamos pior do que o esperado. A expectativa da diretoria ainda é apenas escapar do rebaixamento. Eu acho essa expectativa um pouco baixa, mas também não está tão distante da realidade. Ano passado ficamos perto da vaga europeia, então esse ano eu acho que temos chance de brigar de novo. E é o que estamos fazendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vem desenvolvendo um trabalho sólido com o Helsingborgs, eu diria que com os reforços certos você já teria capacidade para brigar por alguma vaga continental, mas como é algo não controlado por você, aí fica um pouco mais complicado.

Só a título de curiosidade, está se mudando para qual região catarinense?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutes ago, Johann Duwe said:

Vem desenvolvendo um trabalho sólido com o Helsingborgs, eu diria que com os reforços certos você já teria capacidade para brigar por alguma vaga continental, mas como é algo não controlado por você, aí fica um pouco mais complicado.

Só a título de curiosidade, está se mudando para qual região catarinense?

Sim, esse time que tenho em mãos tem potencial, só faltaria arrumar uma ou outra posição que não tá legal. Só que sabemos que não é assim que a banda toca quando o diretor é quem contrata.

Vou morar em Ituporanga (fica perto de Rio do Sul).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Danut disse:

 

Vou morar em Ituporanga (fica perto de Rio do Sul).

Capital nacional da cebola.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutes ago, Johann Duwe said:

Capital nacional da cebola.

Isso mesmo :D

Pelo que vi até agora é um lugar legal. Mas é uma mudança e tanto pra quem sempre morou em cidade grande né.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muitos golos sofridos mas em termos de golos marcados, tens os mesmos que o líder. Há que trabalhar mais e melhor na defesa. De resto, acho que a prestação até ao momento é muito positiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • div changed the title to Mathis Liam
  • #Vini locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • JeanMichell6
      Por JeanMichell6
      Depois de mais de 1000 horas no FM 2021, eu tive a brilhante ideia de subir o Corinthian-Casuals da National 7 até a Premier kkk

      No entanto, o time é Amador e estou na National 2 e não estou conseguindo montar elenco competitivo uma vez que não posso pagar salarios e sempre que algum jogador se destaca eu perco ele de graça para outro time.
      Alguem já fez esse desafio de jogar com um time Amador, sabe me dizer se em algum momento ele se torna Profissional, o meu clube já foi adquirido por um consórcio e tem 8 Milhões no caixa mas continua amador
    • Danut
      Por Danut
      Obrigado ao @Fujarrapelo belo banner.
      Olá pessoal, sejam bem-vindos ao meu novo save. Depois de um tempo longe do FM, voltei a acompanhar o que o pessoal tem criado aqui na área. Pretendia ficar apenas como leitor, mas ver as histórias alheias reacendeu minha vontade de jogar, então cá estamos.
      Sem muita enrolação, vamos para a explicação do desafio: vou jogar um desafio de base na África do Sul. Para quem não sabe, o desafio de base é um tipo de save no qual o time treinado está proibido de contratar jogadores, seja por transferência, empréstimo ou mesmo atleta livre no mercado. A única possibilidade de reforçar a equipe é através dos atletas formados na própria base. No desafio original, também se começa com a equipe mais fraca da divisão. No meu caso, não vou seguir essa diretriz, tendo selecionado o clube que achei mais interessante para a proposta. No próximo post farei a apresentação do clube e explicarei a escolha.
      Falando em explicar escolhas, acho importante explicar a escolha do save, pois ela também ajudará os potenciais leitores a compreenderem o que esperar do tópico. Basicamente, eu tinha me decidido a voltar a jogar FM, mas não queria algo muito complicado. Pode parecer paradoxal ter chegado a um desafio de base a partir da busca por algo não muito complicado, mas eu considero que o desafio de base é mais um save longo do que um save complicado. Só o fato de não precisar lidar com observação e contratações já tira metade da enrolação de um save de FM. Fora isso, a rotatividade no elenco tende a ser mais baixa que em outros tipos de desafio, o que permite que o treinador já tenha uma noção do que esperar de seus atletas com o passar dos anos.
      Outro ponto fundamental é que, como o foco é no longo prazo, o desafio de base não precisa se ocupar tanto do dia a dia do clube. Minha pretensão inicial é seguir um estilo de postagem muito menos detalhado do que o que eu costumo utilizar nos meus tópicos, trazendo apenas uma ou duas atualizações por temporada e focando bem mais no panorama geral do que em cada jogo específico. Originalmente eu nem ia trazer o save aqui para a Profissão: Manager, mas aí pensei que a proposta é suficientemente diferente do usual para justificar a presença aqui. E também será um bom exercício para mim, tentar trazer uma história em um formato mais enxuto do que costumo fazer. Os que me acompanharem nessa jornada vão poder dizer no futuro se esse objetivo de escrever menos foi bem alcançado (a julgar por essa introdução, não será).
      Sobre a escolha do país propriamente dita, não teve nenhuma razão especial. Decidi que queria fazer um desafio de base em um país diferente dos suspeitos tradicionais. Bati o olho na África do Sul e resolvi ver as equipes que existiam por lá. Gostei de uma delas e fui adiante.
      Em relação aos detalhes iniciais do save, carreguei apenas as duas ligas da África do Sul, com uma base de dados pequena, pensando no bem do meu velho laptop. Como mostra a tag do tópico, estou jogando no FM 2021, que é o último que eu tenho. Iniciei o save em 19/10/2020, no começo dos jogos oficiais da 2ª divisão (pulei a pré-temporada, já que sigo a corrente que acha que amistoso e ficar em casa dormindo tem o mesmo impacto). Selecionei mascarar atributos e sem orçamentos na primeira janela (não que vá contratar alguém).
      Além disso, por descuido, deixei a possibilidade de utilizar o editor do jogo ativada. Como não ia postar o save aqui não me prestei a reiniciar só por isso. Depois mudei de ideia sobre postar, mas aí já não queria voltar tudo. Enfim, digo isso só para que todos fiquem cientes, mesmo que não esteja fazendo uso do editor. Já vi que dá para esconder o botão do editor nas opções do jogo e fiz isso. Não pretendo utilizá-lo para nada. Se o fizer, será em um futuro muito distante para brincar com o save no encerramento da sua vida útil, e deixarei bem avisado a todos.
      Feitas todas as considerações, é hora de partir para o jogo. No próximo post vou apresentar a equipe e as competições.
    • jvitorsch
      Por jvitorsch
      Fala turma, estou com um bug meio bizarro no meu FM 2021. A classificação das equipes argentinas está totalmente bugada. Quem deveria jogar a Libertadores está classificado para a sulamericana e vice-versa. O próprio River Plate que venceu a última libertadores no meu save, está classificado para jogar a sulamerica e não a libertadores. 
       
      Obs: Uso BRMundiUp e o jogo não é pirata. Estou no ano de 2023, segunda temporada no meu save. 
    • emmystos
      Por emmystos
      Alguém tem ainda alguma licença de FMRTE 21 para vender?
    • CCSantos
      Por CCSantos
      Pois é, cá estamos novamente. Depois de um tempo parado - e sem sequer jogar FM - decidi tirar um pouco a poeira do FM21, e decidir jogar um save que sempre quis tentar, mas que fora muito hypado em FMs anteriores, já que o time havia subido de forma surpreendente para a Série C.
      Estou falando do Atlético Acreano, equipe que foi do êxtase de quase conquistar um acesso à Série B em 2018, ao fato de ficar sem divisão nacional em 2023, já que o time sequer avançou para a segunda fase do Estadual - as vagas devem ficar com Humaitá (campeão estadual de forma inédita) e São Francisco ou ADESG.
      O time está prestes a fazer 70 anos de história (irá fazer esta idade no próximo dia 27 de abril), possui nove títulos Estaduais, e é o único time do Acre a subir na Série D do Campeonato Brasileiro, em 2017.
      No ano seguinte, disputando no Grupo A, encarando os times nordestinos e sofrendo com a questão logística, o time se superou a ponto de poder decidir jogar por uma questão de distância (pouparam atletas nas rodadas finais para encaixar o seu confronto nas quartas), visando o confronto contra o Cuiabá. Acabaram perdendo por 2 a 0 na Arena Cuiabá e empataram em 2 a 2 em Rio Branco, deixando o acesso para a equipe mato-grossense que, posteriormente, viria a subir para a Série A, inclusive retornando para a disputa de competições continentais neste ano de 2022.
      Em 2019, teve o azar de ver uma Série C com dez times nordestinos, a ponto de tirar ele e o Luverdense do Grupo A, repassando-os para o Grupo B - isso daí foi inserido também por uma questão de logística, pois haviam poucos voos diretos de Rio Branco para o Nordeste; não era incomum ver o Atlético fazendo escala até mesmo em Viracopos (Campinas), rumo ao Nordeste em 2018. O resultado disso? Ambas as equipes, com aporte financeiro consideravelmente menor em comparação aos clubes de Sudeste e Sul, acabaram caindo para a Série D.
      Depois disso, o clube se perdeu. Foi lanterna em seu grupo na Série D em 2020, sem ganhar um jogo sequer (oito empates e seis vitórias).
      Para assumir o Galo Carijó, avancei a temporada 2021. Na próxima atualização, repasso o que houve na equipe, antes de minha chegada. O time foi um dos três representantes do Acre na Série D, juntamente com o Rio Branco e o Galvez, porém, só teremos duas vagas a partir da disputa de 2022.
      A única coisa que posso colocar aqui, é que ele já possui vaga para a Série D em 2022, por ter sido vice-campeão estadual em 2021, onde perdeu o título para o Galvez.

      A equipe joga suas partidas na Arena da Floresta, em Rio Branco. Ela possui capacidade para mais de 13 mil torcedores, e nós dividimos o estádio com Rio Branco, Humaitá, Vasco e Plácido de Castro. Antes da era das 'Arenas', o estádio já foi o mais moderno do Norte do País.

      Na próxima atualização, como eu disse, vou destrinchar como foi este 2021 do Atlético Acreano, antes da minha chegada ao clube.
      Conto com vocês nessa. Um abraço.
      -----------------------------------------------------------------------
      Base de dados: 21.4
      Países: Toda a América do Sul (com todos os atletas disponíveis);
      Database utilizada no Brasil: Brasil Série D by F J (É o formato de DB que mais se aproxima do regulamento oficial da Série D, com definição de vagas via Estaduais)
      Outras databases: Argentina (Até a Primera B/Nacional A), Chile (expandido para a 3ªDivisão), Peru (expandido a 2ªDivisão), Uruguai (expandido a 3ªDivisão), Bolívia, Equador, Paraguai e Venezuela (Riddler) + DBs de realismo de treinadores.
×
×
  • Criar Novo...