Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Profissão: Técnico - de 2020 a 2039


GG.

Posts Recomendados

11 hours ago, Jirimias said:

Dois elevadores, meu amigo rs.
Rapaz, que sinuca o Tião está agora? Se for seguir o que havia feito anteriormente, irá respirar novos ares. Porém, a situação era bem diferente, considerando o que foi conquistado nessa temporada. Agora  ele terá agora uma vitrine maior, além de ser justo jogar os escalões no qual ele trabalhou para levar à equipe. Pessoalmente, queria que ficasse e estou curioso para ver como se sairá na primeira divisão.

O que faria um treinador real? Quais treinadores aceitam reduções para dar continuidade a trabalhos que teoricamente, iriam alavancar suas carreiras? Não é difícil encontrar e é compreensível se decidir por não seguir um padrão de decisão aqui.

E não é que é? 😄

Obrigado pela opinião sobre o que você acha que o Tião deveria fazer. É disso que eu preciso.

 

17 hours ago, mfeitosa said:

Bem curioso esse símbolo do Guaicurus. Vi que o nome possui origem indígena, mas não consigo imaginar o que esse escudo possa significar.

Foi muito bem no Pré-Regional, apesar dessa Copa Pernambuco ter sido um desastre dentro e fora de campo. O calendário ficou bem apertado e sinuoso, mas no final das contas, a classificação no Pré-Regional veio e com sobras. Parabéns!

Legal ver que, mesmo com todas essas contratações, quem realmente fez a diferença foram os jovens José Wellington e Aílton. 

O Tião precisa se estabelecer na Série Regional, seja no Centro ou em outro clube. Eu só sairia do Centro, se tivesse a certeza que meu próximo clube não estaria novamente na Pré-Regional.

Também não consegui interpretar.

Quando eu vi o calendário da Copa PE, vi que não daria para se dedicar a ela e nesse caso, o Pré-Regional era mais importante. E o 3º acesso veio.

Também fiquei surpreso com isso, dois jogadores do clube se destacando.

Ele pensa como você. Acha que não dá mais para ficar na Pré-Regional, exceto em um caso excepcional e aí tem que ser por um contrato mais longo. Obrigado pela opinião. Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que Tião sentiu a pressão de jogar a divisão principal do Pernambucano e no Regional? Ficou com medo de fracassar?

Eu acho que seria melhor ele ter ficado. Teria mais visibilidade, para quem sabe, dar um salto na carreira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 hours ago, Stay Heavy said:

Será que Tião sentiu a pressão de jogar a divisão principal do Pernambucano e no Regional? Ficou com medo de fracassar?

Eu acho que seria melhor ele ter ficado. Teria mais visibilidade, para quem sabe, dar um salto na carreira.

Pode ser que ele esteja sentindo a pressão, mas não deveria, afinal o fracasso é o mais provável mesmo.

Ele não pediu demissão, ainda. Por enquanto está no Centro. Obrigado pela opinião. Não vou voltar para o Jaboticabal, mas não suma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ACtC-3fjCv-Bzv_-_YUeSI0W-lOFA_kAt9nI6tIQ

 

Um clube que merecia mais

Desde 1994, o Centro Limoeirense vem participando do Campeonato Pernambucano, seja na Série A1 ou na Série A2. Mesmo com algumas ausências, 2006, 2011 e 2015, o clube mais antigo do interior pernambucano e o 3º mais antigo do estado vive em dificuldades como vários outros clubes do futebol brasileiro.

A última crise ocorreu em 2013, quando a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) interviu no clube, pagou dívidas trabalhistas, anistiou sócios e iniciou um processo de recuperação dele. Desde então, o Centro Limoeirense não teve mais prejuízo, mas demonstra em seus balanços financeiros a curiosa situação na qual as receitas e despesas se equivalem até nos centavos!  

Fundado em 15 de setembro de 1913, o Centro Esportivo Limoeirense nasceu da fusão do Gabinete de Leitura Machado de Assis e do Club Carnavalesco Sport Dramático Dragões Limoeirenses. Em Pernambuco, só não é mais antigo que o Náutico e o Sport, respectivamente fundados em 1901 e 1905. Estranhamente, o clube só foi participar do Campeonato Pernambucano em 1963.

ACtC-3ftYlujCMEg5AVe6GUBYxG4fibsM2tPqhpR

Distante menos de 80 Km do Recife, Limoeiro foi um ponto importante entre o litoral/zona da mata e o sertão do estado. Nas primeiras décadas do século XX, quando o futebol foi introduzido em Pernambuco, já dispunha de uma importante ligação com Recife, a Estrada de Ferro Recife-Limoeiro, que poderia facilitar os deslocamentos para disputar as partidas do campeonato.

Com uma população que dobrou de tamanho em 20 anos, de 25.661(1900) para 52.573 (1920), Limoeiro também contava com uma rivalidade local entre o alvirrubro Centro Limoeirense e o alvinegro Colombo Sport Club, fundado em 1918. Contudo, o Centro e o Colombo se limitaram aos campeonatos municipais, regionais e aos amistosos, perdendo a oportunidade de integrar à Liga Pernambucana dos Desportos Terrestres, que na década de 1930 se transformaria na Federação Pernambucana de Futebol. 

Com dito anteriormente, a cidade de Limoeiro só passou a ter um representante no Campeonato Pernambucano de 1963. Naquele campeonato, pela primeira vez, dois clubes do interior do estado disputaram a competição: o Central, de Caruaru, que retornara ao campeonato em 1961, e o Centro Limoeirense, que estreava. Quem também retornava ao campeonato era o América, que havia abandonado a competição depois da edição de 1958. A edição de 1963 também ficaria marcada por outro motivo. Ela seria o início da sequência que levaria o Náutico ao hexacampeonato em 1968, até hoje, um feito inigualado no futebol pernambucano.

Além do Centro e do Central, a competição foi disputada por outras seis equipes: América,  Ferroviário, Íbis, Náutico, Santa Cruz e Sport, que buscava o tricampeonato. O Dragão Limoeirense foi comandado pelo técnico argentino Dante Biachi, que havia dirigido o Sport alguns anos antes, no bicampeão pernambucano de 1957-58. 

ACtC-3d3Rc8-iTRaYtNCsaX6eFu0YZv1-r6VY0DbiGJ3dtrJS2-wC5dgO9LoHgMkF4olPYJLvSmDjoMzad5axZU178lzzmrkFVlECixe_V9YoNi3PQp61FQAjPlPpcJu9hvb3TpjAXOa2E00HoKyGJf63puvNg=w600-h240-no?authuser=0No estádio José Vareda (Varedão), conhecido também como campo da Pirauíra e inaugurado em 1922, o Centro Limoeirense empatou com o Santa Cruz (0 a 0), Central (2 a 2) e Sport (1 a 1) e derrotou o Íbis (2 a 1), Ferroviário (2 a 0), América (2 a 0) e o Náutico (2 a 0). Com seis vitórias, quatro empates e quatro derrotas, mas sem perder diante de sua torcida, o Centro ficou em 3º lugar no 1º turno atrás de Sport e Náutico que decidiram o turno em um jogo extra vencido pelo Náutico por 3 a 2.

O 2º turno, como determinava o regulamento, foi disputado por apenas seis equipes. Ferroviário e Íbis foram eliminados como últimos colocados do 1º turno. O bom desempenho do Centro não se repetiu. A equipe perdeu partidas em casa para o Náutico (3 a 2), Santa Cruz (2 a 1) e Central (1 a 0) e venceu apenas o América (4 a 2) e ficou em 6º lugar com duas vitórias, um empate e sete derrotas. O Sport foi o campeão do 2º turno.

No ano seguinte, já sem o argentino no comando, o alvirrubro de Limoeiro disputou o campeonato mais uma vez e ficou em 6º lugar em ambos os turnos. Infelizmente, a participação do clube nos Campeonatos Pernambucanos terminou ali. Com dificuldades financeiras para financiar uma equipe de futebol profissional e tudo o que se relaciona a ela, o Centro desistiu do Campeonato de Pernambucano de 1964. Ainda houve tentativas para conseguir levar a equipe adiante, mas não foi possível. Mesmo tentando o retorno nos anos seguintes, o Centro Limoeirense só voltaria ao profissionalismo e aos Campeonatos Pernambucanos na década de 1990. 

ACtC-3dzoDWpV_e5MiuKqfqUAE22a51HXlrONtvb

O Centro Limoeirense ocupa a 26ª colocação no ranking histórico do Campeonato Pernambucano com 141 partidas disputadas em sete participações. São 32 vitórias, 26 empates e 83 derrotas. ACtC-3diOwF03c1QtV0e7CoBywtQg9b01W6HgBa8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ACtC-3fjCv-Bzv_-_YUeSI0W-lOFA_kAt9nI6tIQ

 

Temporada 2025: Lutar contra o rebaixamento

Esclarecimento

Primeiramente, quero agradecer a todos que estão acompanhando o save, principalmente os que estão interagindo com seus comentários ao que tenho jogado e postado, independentemente se concordam ou não com o que escrevo nos posts. Obrigado pela participação. Aproveito e agradeço também aos que votaram no Save do Mês. Obrigado pelo reconhecimento ao que estou jogando. Valeu pela indicação.

Meu último post foi no dia 8 de julho e antes dessa data foi no dia 2. Tenho passado por um certo desânimo para jogar e postar e por isso esse espaçamento nas atualizações. Já havia comentado levemente sobre essa possibilidade na pergunta que o marciof89 havia feito no Save do Mês: “A sensação de voltar a postar é estranha porque ainda sinto que a qualquer hora vou cansar dele e irei encerrá-lo.“

Tenho buscado analisar o que pode provocar esse desânimo, justamente para tentar evitar o encerramento precoce do save, mas não é fácil. Não é à toa que faz mais de dois anos e meio que não levo um save adiante, inclusive, esse desânimo até atingiu os saves que comento. 

Achei que era preciso fazer esse esclarecimento para quem acompanha o save. 

Ainda na fase ascendente da carreira

Ontem foi publicado pelo “O Globo” uma reportagem baseada em outra publicada pelo jornal “Independent” que abordava a questão do momento que os técnicos se tornam “ultrapassados”. Segundo o levantamento do jornal inglês, o pico da carreira de um técnico na Europa dura 12,3 anos. Já no levantamento d’O Globo, a média do pico para técnicos brasileiros foi parecida, porém menor, 11,3 anos.

ACtC-3esAH-FZPMkpltSL0j1OcTQ0qHC8Z2OYs_z

Sebastião Oliveira ainda está na parte ascendente de sua carreira, porém sem saber qual será o pico dela. Após o período de indecisão sobre o contrato proposto pelo Centro, Oliveira renovou por mais um ano nas bases que a diretoria do clube de Limoeiro propunha, ou seja, com redução salarial e aumento da porcentagem da rescisão contratual. Mesmo sem gostar muito da proposta, o contrato foi renovado.

ACtC-3dtKIrIxLx_LrHCzpJTkcabQZjelgq0RhF7

A temporada 2025 para o Centro é de muita importância. Pela primeira vez no save, o clube disputará o Campeonato Pernambucano e a Série Regional e não ser rebaixado será algo importante para o clube. Sebastião Oliveira tem esse objetivo, mas espera alcançá-lo sem passar por muitas dificuldades. Caso o rebaixamento ocorra em qualquer uma das duas competições poderá ser crucial para o fim do contrato com o clube, afinal as diretorias dos clubes brasileiros sempre esperam que os técnicos tirem algum coelho da cartola e quando não conseguem sempre acreditam que podem encontrar um técnico que faça a mágica.

ACtC-3cbtZeQz4EYiPL4LELYp57f7yXitzzYBcSbGuefn8tmFXeWNigNAQUKbidiKjfdHE4NN4itSCy8cctdR0D7uGkKewvRZL3V0jIGbNIOwSUFOYaxEgXh5_wFywhfGW37EM3J0Ow7cZPeBm8LjJYtbBEeuw=w800-h413-no?authuser=0
Clique na imagem para ampliá-la e clique no link para ouvir o hino do Centro.

Finanças: Perto de 3 milhões negativos

As finanças do Centro não devem melhorar nesta temporada, mesmo com os recursos vindos do Campeonato Pernambucano e da Série Regional. Na virada do ano, o saldo global estava negativo em mais de 2,8 milhões de reais e a projeção para o fim da temporada 2025 é de 4,3 milhões.

ACtC-3fnneRkQG7q8xAUsQha1bB5OM0g2uFd-Hak

A folha salarial do elenco ainda está abaixo do teto estabelecido pela diretoria do clube, mas é a mais baixa do Campeonato Pernambucano, 1,26 milhão por ano.

Diretoria e Comissão Técnica: Equipe completa

Com todas as contratações para a Comissão Técnica realizada na temporada passada e mais a contratação de um olheiro e um cientista desportivo, a equipe de profissionais ficou completa no momento.

ACtC-3dKf5do2XBMKW-WRz3WQP8rxQW4013TMjAS

Elenco e transferências: Sem reforços

Quando uma equipe é promovida, sabe-se quase ao certo que a próxima divisão será mais exigente em termos competitivos. Por isso é esperado que nem todos os atletas que conquistaram o acesso tenham seus contratos renovados para a temporada seguinte. Esse não foi o caso do Centro. Com exceção de quatro jogadores, Kleison Maximiro (diretor de futebol) renovou o contrato de todos os demais jogadores do elenco. 

ACtC-3d3QX6k68oEwvERexheslXoVaKveoIjhfKX
ACtC-3fZ80Y7z8XmUo-_phXsrHJ7DGM7Y-KEUlmU

Do elenco, os jogadores mais bem avaliados são três titulares da defesa, os zagueiros Josemar e Rômulo e o lateral direito Flávio. Outro jogador bem avaliado é o extremo esquerdo Washington. O artilheiro da equipe é o AíltonACtC-3diOwF03c1QtV0e7CoBywtQg9b01W6HgBa8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, boto força para que permaneça com a história pois é muito bem escrita e tem uma ideia bem interessante.

Segundo, li a mesma reportagem do Globo ontem e faço o adendo, até para preocupar um pouco o Tião: essa média de auge leva em conta brasileiros que já pararam. Na atualidade moderna, Felipão e Luxa destoam e o resto mal chega a 6 anos de auge. É pra aproveitar bem o auge quando ele chegar, portanto, carreiras no Brasil não são muito vitoriosas e boa parte dos treinadores se resume a vitórias esporádicas.

Sobre o planejamento da temporada, o elenco não é dos melhores pela avaliação mas o fato de renovar com todo mundo permite a aposta no entrosamento, algo que pode fazer o ferrolho da última temporada seguir funcionando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fez uma ótima temporada de estreia com o Centro, conseguiu acesso nas duas principais competições, e mesmo saindo zerado da Copa do Pernambuco. isso não manchou em nada a impressão de que fez uma temporada irretocável. Parabéns!

Agora nesta temporada a régua subiu, e o Centro Limoeiro vai ter de mostrar a que veio, com praticamente a mesma base do ano passado. Boa sorte!

Sobre seu desânimo, só posso dizer que qualquer decisão sobre continuidade ou não de um save é algo que só o autor pode decidir. Da minha parte como leitor seria uma pena perder o save tão no começo, mas se a diversão não acompanha o andamento do save, o mais honesto é abandonar o navio do que ficar se enganando e postergando algo que não te anima mais. De qualquer forma é sempre bom dar um tempo, respirar outras coisas e ver se é a melhor decisão a ser tomada ou não.

Sobre as reportagens eu não concordo muito com a métrica de tempo no auge, o Felipão por exemplo passou de 7 anos para 23 por conta de apenas um título, está certo que neste intervalo e conquistou muitas coisas, mas e se não tivesse conquistado? Ele continuaria na lista com os 23 anos?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 hours ago, Peepe said:

Primeiramente, boto força para que permaneça com a história pois é muito bem escrita e tem uma ideia bem interessante.

Segundo, li a mesma reportagem do Globo ontem e faço o adendo, até para preocupar um pouco o Tião: essa média de auge leva em conta brasileiros que já pararam. Na atualidade moderna, Felipão e Luxa destoam e o resto mal chega a 6 anos de auge. É pra aproveitar bem o auge quando ele chegar, portanto, carreiras no Brasil não são muito vitoriosas e boa parte dos treinadores se resume a vitórias esporádicas.

Sobre o planejamento da temporada, o elenco não é dos melhores pela avaliação mas o fato de renovar com todo mundo permite a aposta no entrosamento, algo que pode fazer o ferrolho da última temporada seguir funcionando.

Muito obrigado pelo incentivo, Peepe. Estou na batalha, mesmo sabendo que quando a coisa aperta de verdade, a pouca coisa para se fazer. Porém o desânimo tem causas, não é algo que paira no ar de acordo com a conjunção planetária, não é mesmo? Por isso preferi dar um tempo, pensar, refletir, em vez de encerrar o save. Valeu.

O Tião agradece a preocupação.😄

Não que eu concorde com ambas as reportagens. Acho que elas são apenas reportagens e não pesquisas com critérios mais apurados. Porém, não entendi o que você quis dizer. Você acha que a reportagem brasileira não deveria levar em conta os treinadores que pararam? Ou deveria levar apenas os que pararam como fez a reportagem inglesa?

O que achei estranho é que na reportagem brasileira não fala sobre quantos técnicos foram usados para fazer o cálculo, enquanto na inglesa fala de 50 técnicos para o levantamento da reportagem.

Média tem dessas coisas não é mesmo, puxa quem está embaixo para cima. A maioria dos técnicos brasileiro sequer ganha títulos, não é mesmo? Carreiras vitoriosas com títulos nacionais e internacionais de primeira linha são poucas, imagino.

Eu preferia que o diretor tivesse renovado a equipe, mas não foi a escolha dele. Mas a ideia é essa mesmo. Estou um pouco preocupado porque o que vi na Copa Pernambuco na temporada passada indica dificuldades. Mas vamos nessa.

9 hours ago, AllMight said:

Fez uma ótima temporada de estreia com o Centro, conseguiu acesso nas duas principais competições, e mesmo saindo zerado da Copa do Pernambuco. isso não manchou em nada a impressão de que fez uma temporada irretocável. Parabéns!

Agora nesta temporada a régua subiu, e o Centro Limoeiro vai ter de mostrar a que veio, com praticamente a mesma base do ano passado. Boa sorte!

Sobre seu desânimo, só posso dizer que qualquer decisão sobre continuidade ou não de um save é algo que só o autor pode decidir. Da minha parte como leitor seria uma pena perder o save tão no começo, mas se a diversão não acompanha o andamento do save, o mais honesto é abandonar o navio do que ficar se enganando e postergando algo que não te anima mais. De qualquer forma é sempre bom dar um tempo, respirar outras coisas e ver se é a melhor decisão a ser tomada ou não.

Sobre as reportagens eu não concordo muito com a métrica de tempo no auge, o Felipão por exemplo passou de 7 anos para 23 por conta de apenas um título, está certo que neste intervalo e conquistou muitas coisas, mas e se não tivesse conquistado? Ele continuaria na lista com os 23 anos?

 

Também acho. Não havia como arriscar a vaga na Série Regional por conta da Copa Pernambuco. Foi preciso fazer escolhas e Tião escolheu o certo, creio eu.

Esse é o probblema. Mesma base e um certo conhecimento do que Tião encontrará por conta da Copa Pernambuco. A coisa preocupa.

Sei disso, Diogo, já tive várias experiências pessoais nessa questão. Quando o desânimo bate, nada conta. Pode ser o save mais querido da área, pode existir pedidos para continuar, mas quando o desânimo vem e pega de jeito... Por isso resolvi dar um tempo e respirar. Mas também sei que isso não basta. O desânimo tem causas, não é algo que paira no ar de acordo com a conjunção planetária, não é mesmo? É preciso investigá-las. Agradeço ao apoio. Valeu.

Pois é, eu imaginei que o "canto do cisne" do Felipão seria aquela Copa do Brasil com o Palmeiras no ano do 2º rebaixamento. Mas ele ainda conseguiu algo maior, o título da série A.  Como eu disse para o Peepe, não que eu concorde com ambas as reportagens. Levantamente de jornais são legais, mas carecem de rigor metodológico não é mesmo? Por isso mesmo são levantamentos. Mas respondendo a sua pergunta a respeito do Felipão, ele não estraria na lista com os 23 anos, se não houvesse vencido o BR-18 porque não estaria dentro dos critérios dela e aí o tempo de auge dele recuaria para 2002 com a Copa do Mundo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É complicado mesmo GG você ter animação constante para levar um save em frente. Quando se joga off é simplesmente criar outro e largar o que está fazendo, mas quando se conta aqui na área não é tão simples a decisão. Reforço o coro para que não largue, é um dos melhores que já vi aqui na área, tanto em termo de conteúdo, quando de estética. Te devolvo o conselho que me deu, tente um save em off com outra dinâmica, e dps volte ao Centro com todo entusiasmo. Se no final achar que não está se divertindo e "levando com a barriga", aí sim tem que repensar o que melhor pra sua diversão. 

Curiosa essa matéria, achei bem interessante a pesquisa que foi feita, ainda mais os números da Europa bem próximos do Brasil. Quanto ao Centro, teremos que esperar pra ver o que Tião vai fazer pra subir o nível do time. Já que não tiveram reforços, terá que usar a criatividade para montar um esquema competitivo.

Boa sorte na sequência, GG!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutes ago, ElPerroMG said:

É complicado mesmo GG você ter animação constante para levar um save em frente. Quando se joga off é simplesmente criar outro e largar o que está fazendo, mas quando se conta aqui na área não é tão simples a decisão. Reforço o coro para que não largue, é um dos melhores que já vi aqui na área, tanto em termo de conteúdo, quando de estética. Te devolvo o conselho que me deu, tente um save em off com outra dinâmica, e dps volte ao Centro com todo entusiasmo. Se no final achar que não está se divertindo e "levando com a barriga", aí sim tem que repensar o que melhor pra sua diversão. 

Curiosa essa matéria, achei bem interessante a pesquisa que foi feita, ainda mais os números da Europa bem próximos do Brasil. Quanto ao Centro, teremos que esperar pra ver o que Tião vai fazer pra subir o nível do time. Já que não tiveram reforços, terá que usar a criatividade para montar um esquema competitivo.

Boa sorte na sequência, GG!

Obrigado pelo apoio para levar o save adiante, por isso mesmo dei um tempo em vez de chutar o pau da barraca. Geralmente, não relato sobre meu desânimo quando vou acabar um save, simplesmente comunico o encerramento. Dessa vez resolvi fazer um pouco diferente. Agradeço pelo elogios ao save também.

Eu nunca joguei um save em off. Simplesmente quero contar a outras pessoas o que estou jogando. Tenho outras atividades para ocupar o tempo, mas creio que não conseguiria jogar dois saves (off e on). Um save já toma muito tempo. Valeu pela força.

Apesar da variação em anos entre o primeiro e o último título importante, a média parecida acaba levantando questões, não é mesmo? Talvez, uma pesquisa mais séria, com conceitos mais bem definidos, métodos mais científicos e não apenas um levantamento rápido para uma reportagem de jornal conseguisse revelar algo interessante de como funciona esse setor da indústria do esporte que produz e consome pessoas com grande velocidade.

Valeu, Perro.  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ACtC-3fjCv-Bzv_-_YUeSI0W-lOFA_kAt9nI6tIQ

 

Temporada 2025: Rebaixamento fatal?

Táticas: Caminho conhecido

Para o início da temporada 2025, Sebastião Oliveira decidiu seguir no mesmo caminho da temporada anterior com pequenas alterações nas duas táticas, a defensiva e a ofensiva, utilizadas na temporada anterior, imaginando se possível levar adiante o trabalho realizado na temporada passada e garantir a permanência do Centro no Campeonato Pernambucano e na Série Regional. 

Campeonato Pernambucano - Série A1: Estratégia equivocada

O Campeonato Pernambucano é disputado desde 1915. No save é a primeira vez que o Centro Limoeirense disputa a Série A1 de Pernambuco. Na temporada passada, o Central e o Retrô foram, respectivamente, o campeão e o vice-campeão. Das 10 equipes participantes, apenas o Sport disputa a Série A do Campeonato Brasileiro. O Santa Cruz está na Série B; Náutico e Salgueiro na Série C; Central, Retrô e Afogados da Ingazeira na Série D e Serrano, Decisão e Centro na Série Regional.

A fórmula de disputa segue a fórmula real do Campeonato Pernambucano de 2020. Na 1ª fase, as 10 equipes jogam entre si uma única vez. Os seis melhores seguem adiante em busca do título e os quatro últimos jogam entre si uma única vez e os dois com menos pontos são rebaixados.

Das seis equipes classificadas na 1ª fase, o 1º e 2º lugares vão direto para a semifinal. O 3º lugar enfrenta o 6º lugar e o 4º lugar enfrenta o 5º lugar em partida única com disputa de pênaltis em caso de empate após os 90 minutos. As duas equipes que avançaram enfrentam o 1º e 2º lugares na semifinal em partida única com disputa de pênaltis em caso de empate após os 90 minutos. A duas equipes que passarem da semifinal se enfrentam na decisão em duas partidas.

Com essa fórmula, o campeonato se tornou uma competição na qual todos os times têm algo a disputar. Não há equipes que não disputam nada e podem ficar apenas administrando a competição.

O Centro estava em uma situação que exigia bastante atenção. Conseguir a promoção na temporada passada mesmo não sendo uma das equipes com melhor desempenho alertava que a participação na Série A1 seria mais complicada do que o esperado. Na Copa Pernambuco, o Centro teve uma pequena amostra do que seria encontrado em 2025. É bem verdade que a equipe poupou os titulares nas partidas daquela competição, mas as goleadas sofridas indicaram que o campeonato com as principais equipes de Pernambuco não seria fácil.

Diante dessa situação havia dois caminhos. Um deles era apostar as fichas na busca pela classificação em 6º lugar e escapar da fase de rebaixamento. O outro caminho era se contentar com o fato de que a equipe ficaria entre os quatro últimos da 1ª fase e disputaria a fase de rebaixamento, na qual seria o tudo ou o nada. Sebastião Oliveira optou pelo segundo caminho.

Quando a bola rolou a opção foi pelo 4-1-4-1 defensivo utilizado com sucesso na temporada passada. Ele garantiu, na estreia, o empate de 1 a 1 contra o Afogados da Ingazeira (3-4-2-1 com alas e meias-atacantes). Foi ele também que impediu que o Centro sofresse derrotas pesadas contra o Sport (4-2-3-1) e o Náutico (4-2-3-1 MD). Contudo, as derrotas por 1 a 0 para o Leão e o Timbu também forneceram sinais que o Centro estava longe de aprontar um zebra.

ACtC-3c_6O1IX5e9Gc8HgPS3nw0w12R1mXikMB24

Contra o vice-campeão pernambucano, o Retrô (4-1-4-1), o Centro fez uma partida equilibrada pela primeira vez na competição, mas foi  pouco para melhorar a posição da equipe na tabela e o 0 a 0 não tirou o Centro da 9ª posição.

A partida seguinte contra o Santa Cruz (4-2-3-1 MD) deu tudo errado para os comandados de Sebastião Oliveira. O Tricolor do Arruda foi muito preciso e com apenas seis arremates certeiros fez quatro gols, goleando o Centro por 4 a 0.

ACtC-3ckbFqHebk108MP_PiT2Ga7KKmCukIkBDTp

Com a goleada sofrida e sem conseguir acumular pontos, Sebastião Oliveira decidiu mudar para a formação mais ofensiva e arriscar mais nas rodadas seguintes, inclusive para melhorar o moral da equipe, mesmo sabendo que todas as equipes que disputavam o campeonato possuíam elencos superiores ao elenco do Centro. Foi fora de casa contra o Serrano (4-1-4-1), que o Dragão Limoeirense conquistou sua primeira vitória ao derrotá-lo por 2 a 0.

ACtC-3e2lBqMv0ZX4LxcPrz4mNIgzkqIRuOsADrd

Com a mesma estratégia da partida contra o Serrano, o Centro enfrentou o Decisão (4-1-4-1), o último colocado. Em partida equilibrada, a vitória por 2 a 0 colocou o Centro em 7º lugar. Empolgado com as duas vitórias, o Centro desafiou o atual campeão pernambucano e conseguiu um ponto no empate em 1 a 1 contra o Central (4-2-3-1).

Faltando uma rodada, o Centro estava dois pontos atrás da última vaga para fase seguinte, ocupada pelo Salgueiro (4-2-3-1 MD). Em confronto direto pela última vaga, o Centro tentou fazer frente ao Salgueiro, mas não conseguiu. Foi dominado pelo adversário e perdeu por 3 a 0, dando adeus à vaga.

ACtC-3dDSHq7B_ukq5ZofdYZ23jNggXIGzjT09WM

ACtC-3eKmTvl6aRtRHOGpImL-vcgJxHM6q9dTojV

Com a derrota e o fim das nove primeiras rodadas, Centro Limoeirense, Serrano, Afogados da Ingazeira e Decisão disputariam a fase de rebaixamento. Os pontos da 1ª fase seriam zerados e as equipes jogariam entre si uma única vez. Os dois primeiros colocados permaneceriam na Série A1 e os dois últimos seriam rebaixados para a Série A2.

O Centro não conseguiu a permanência apesar da boa campanha na 1ª fase. Sabendo que a única forma de passar seria encarar os adversários mais fortes, a equipe limoeirense enfrentou o Afogados da Ingazeira (3-4-2-1 com alas e meias-atacantes) e teve chances para conseguir os três pontos, principalmente quando passou a ter superioridade numérica depois da expulsão de um adversário. Contudo, o Centro não marcou e ainda sofreu um gol em mal posicionamento defensivo.

ACtC-3dmt3o508zCdggVa1aFtFyOHjIvG-PMsScX

Na rodada seguinte não conseguiu se recuperar. Fora de casa enfrentou o Serrano (4-1-4-1) e não fez uma boa partida. Foi inferior durante os 90 minutos e foi derrotado por 2 a 1, praticamente rebaixado. Porém, ainda havia uma pequena chance de conquistar a vaga na última rodada.

ACtC-3eiMAVXx2IoLf-15tA1sagJxIRZ5BPDDKnM

Em casa, diante do Decisão, era preciso vencer por 3 a 0 e torcer por uma derrota do Serrano diante do Afogados da Ingazeira. A equipe de Afogados conquistou sua terceira vitória na fase de rebaixamento, mas o Centro venceu o Decisão por apenas 1 a 0.

ACtC-3ePpUSDCrE5cXAUolEfrLe0eDHbw6bvY_0s

Infelizmente, a Série A1 se mostrou bastante forte para o Centro e a estratégia adotada por Sebastião Oliveira não foi a melhor. Talvez, o Centro tivesse escapado da fase de rebaixamento se tivesse adotado a versão mais ofensiva de seu futebol contra o Afogados da Ingazeira e o Retrô na 1ª fase, já que ficar em 7º lugar não evita os riscos que uma equipe correrá ao disputar a fase de rebaixamento. A estratégia para a 1ª fase foi equivoca, o melhor é tentar a todo custo a vaga entre o seis primeiros já que não há nada a perder. Lição aprendida.

ACtC-3dYYx2TJ8_jZMTAhVF1NpwRpheJN8H2hZPE

O Sport conquistou o título pernambucano sobre o Náutico com 3 a 1 no agregado.

Elenco e Transferências: Momento impróprio

Como foi dito anteriormente, a temporada começou sem saídas e entradas no Centro. Além disso, na pré-temporada, houve a séria contusão (lesão na coluna cervical) de José Wellington, que juntamente com Aílton, foram os melhores jogadores do elenco da temporada passada. 

A ausência de transferências durou pouco tempo porque logo após 1ª rodada, ocorreu a primeira baixa. O jogador mais bem avaliado da equipe, o lateral direito Flávio foi vendido ao Naviraiense (MS) por 15,5 mil reais.

ACtC-3dE4ZtyxCYHUt_ICfG5zbXuNpm9CTTUrdsu

Depois dessa primeira venda, outros três jogadores deixaram o Centro, mas um deles foi em um momento muito impróprio. Por 13,5 mil, o Centro negociou seu artilheiro, o centroavante Aílton, para o Aparecida (GO), faltando duas rodadas para o término da 1ª fase do campeonato. Uma venda que acabou sendo sentida pela equipe na disputa da fase do rebaixamento, ainda mais quando se sabe que Aílton foi o vice-artilheiro do campeonato.

O clube também contratou. Trouxe três jogadores.

Estatísticas: Médias ruins

Como era de se esperar, o desempenho dos jogadores acabou sendo aquém do desejado e há pouco a destacar, ainda mais quando o artilheiro da equipe não aparece nas estatísticas porque foi negociado semanas antes. 

ACtC-3ebh9IlwG3_Y5izX-XD4vkKBFC4bNLEx8vZACtC-3eohL17egDirE7Be_MtH_b_6ggVt_RshyWL

As duas maiores médias ficaram com os dois zagueiros, Rômulo e Josemar, que foram, respectivamente, o 1º e 3º jogadores com mais cabeceamentos decisivos e também o 1º e o 5º com mais interceptações decisivas.

Contrato: Tião segue no Centro, pelo menos até o fim do ano

Sebastião Oliveira pensou muito se deveria seguir no Centro ou pedir demissão abrindo vaga para que a diretoria encontrasse um técnico mais competente para evitar um novo rebaixamento, desta vez na Série Regional.

Depois de muito refletir, ele chegou a conclusão que o melhor para o Centro seria que ele seguisse no comando da equipe, já que o Centro fez uma boa campanha na 1ª fase do Pernambucano que pode ser repetida na Série Regional, evitando assim, o duplo rebaixamento. ACtC-3diOwF03c1QtV0e7CoBywtQg9b01W6HgBa8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tirando o atraso...

Quanto aos off topics ficaram estranhos por estarem no corpo e no inicio do post. No fim do post, com um titulo considerações não teria assustado. Quanto aos amistosos, foi justamente o Carranza que me inspirou a Taça Stiatchkov. E devido ao peso emocional, acaba tendo uma importância. Amistosos são amistosos, mas servem para testes, não é mesmo? Acho importante que vc aponte essas ausências, tabelas, relação de jogos.

Duas coisas me incomodam nos cursos de licença de treinador. Ter que pedir para o clube pagar... ora bolas, para que recebemos salários? E o clube não querer pagar pela situação financeira, apesar do custo ser baixíssimo no início, ou para outros clubes maiores não quererem te contratar. Então peçam também para perdermos alguns jogos, já que sendo vencedores também atraímos atenção!

Esse negocio de moral ficar abalada por derrotas em competição que nem o técnico nem a direção dão nenhuma importância tb é decepcionante.

Esse artigo do Independent é bem legal,. O Diniz deveria lê-lo!

Depois da hiperatividade do Zezinho, parece que seus diretores foram se encaminhando para uma atividade mais normal e satisfatória. Como vc enxerga esse fator no seu save? Funciona ou ta irremediavelmente quebrado?

Quanto ao desânimo, vejo uma tendência no fórum de vida Instagram pausterizada. Nem todo mundo tem a qualidade visual dum Feitosa ou Lucho, a escrita do Jiri, ou organização sua ou do Henrique. Os saves não devem ter que ser maravilhosos e iguais. A diversidade é tudo, já percebeu Darwin. Inclusive entre seus próprios saves. Se permita a ter posts não brilhantes, low profile num momento de outras prioridades. Talvez a excelência o esteja cansando.

🖖

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 hours ago, Andreh68 said:

Tirando o atraso...

Quanto aos off topics ficaram estranhos por estarem no corpo e no inicio do post. No fim do post, com um titulo considerações não teria assustado. Quanto aos amistosos, foi justamente o Carranza que me inspirou a Taça Stiatchkov. E devido ao peso emocional, acaba tendo uma importância. Amistosos são amistosos, mas servem para testes, não é mesmo? Acho importante que vc aponte essas ausências, tabelas, relação de jogos.

Duas coisas me incomodam nos cursos de licença de treinador. Ter que pedir para o clube pagar... ora bolas, para que recebemos salários? E o clube não querer pagar pela situação financeira, apesar do custo ser baixíssimo no início, ou para outros clubes maiores não quererem te contratar. Então peçam também para perdermos alguns jogos, já que sendo vencedores também atraímos atenção!

Esse negocio de moral ficar abalada por derrotas em competição que nem o técnico nem a direção dão nenhuma importância tb é decepcionante.

Esse artigo do Independent é bem legal,. O Diniz deveria lê-lo!

Depois da hiperatividade do Zezinho, parece que seus diretores foram se encaminhando para uma atividade mais normal e satisfatória. Como vc enxerga esse fator no seu save? Funciona ou ta irremediavelmente quebrado?

Quanto ao desânimo, vejo uma tendência no fórum de vida Instagram pausterizada. Nem todo mundo tem a qualidade visual dum Feitosa ou Lucho, a escrita do Jiri, ou organização sua ou do Henrique. Os saves não devem ter que ser maravilhosos e iguais. A diversidade é tudo, já percebeu Darwin. Inclusive entre seus próprios saves. Se permita a ter posts não brilhantes, low profile num momento de outras prioridades. Talvez a excelência o esteja cansando.

🖖

 

Que bom.

Deixá-los na rabeira do tópico seria tirar a importância que eu quero que eles tenham. Quero que as pessoas que passarem pelo tópico leiam e acho que lá no fim isso pode não acontecer.

No caso da taça amistosa, mesmo que fictícia ainda faz algum sentido usar linhas com os amistosos. Só nesses casos. Nos demais não vejo sentido, ainda mais quando vejo tantos saves omitindo informações importantes (estatísticas de jogadores, estatísticas dos jogos) do restante do tópico.

Concordo plenamente. Pedir por algo que poderíamos pagar. E ainda tem mais, às vezes eles pagam para outros do clube e não querem pagar para gente.

O Diniz, pelo texto, ainda nem entrou no pico porque não conquistou um título que conta no levantamento, ainda está na fase ascendente. 

Ainda não arrisco nenhuma avaliação sobre os diretores de futebol. Acho que seria precipitado, já que não treinei equipes de Séries A e B. Até agora só peguei times quebrados e muitas vezes sem elenco completo, esse um problema que nem o Mundi UP resolveu. Vou aguardar para opinar.

Obrigado pela opinião. Vamos ver como as coisas correrm depois desses dias parados.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei feliz de ver que teve atualização por aqui (e não pra anunciar o fim do save).

Em campo não tem muito o que falar, pois tu já trouxe a análise no próprio post. Se os pontos zeram pro segundo turno fazia mais sentido buscar vitórias contra os adversários medianos, mesmo que eles ainda estejam bem acima do Centro. Acho que só mesmo contra os grandes seria caso de fechar a casinha na esperança de um ponto.

Já no extra-campo fiquei um pouco surpreso que se manteve no cargo mesmo com o rebaixamento. Não que seja necessariamente a decisão errada (não tenho opinião formada sobre isso), mas pelo que tu falou até aqui eu achei que um rebaixamento seria suficiente pro treinador sair do clube.

No mais, puta falta de sacanagem o DdF ficar quieto até começar o campeonato, e daí vender os caras no meio. A venda do artilheiro realmente foi fator fundamental na queda (e mais um fator a pesar na questão de não ter apostado tudo na primeira fase).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não percebi que tinha tido atualização hoje.

Sua conclusão sobre a estratégia foi realmente acertada. As vezes levamos preconceitos e não percebemos certas pegadinhas.Se não havia nada a perder, pq não arriscar né? A não ser  que o 7º e 8º tivessem a vantagem de jogar 2 das 3 partidas em casa?

Achava que Tião sair sem a chance de jogar a 1ª divisão não faria nenhum sentido. Em se falando de futebol brasileiro não me assustaria uma demissão do Tião, já que foi rebaixado num jogo que dependia só de si. Mas já que ficou, é bem capaz que uma boa atuação na regional apague a memória dos dirigentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confesso que fiquei surpreso com a permanencia do Tião mesmo com o rebaixamento. Nada mais brasileiro do que a direção "culpar" o treinador por ter feito uma boa primeira fase e não conseguir repetir o feito na segunda.

Mas já que ficou vamos torcer pra coisa ser diferente na série regional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita que o angu virou caroço. Apesar do rebaixamento, a campanha do Centro foi até digna.

Foi algo que dá a impressão de que uma vitória apenas deixaria a equipe nos playoffs do título e aí tudo podia acontecer.

O interessante é que a diretoria resolveu manter o Sebastião mesmo com a campanha ruim no estadual. Curioso para ver se vai prosseguir com a equipe ou vai buscar novos ares.

Boa sorte para a continuidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 hours ago, Danut said:

Fiquei feliz de ver que teve atualização por aqui (e não pra anunciar o fim do save).

Em campo não tem muito o que falar, pois tu já trouxe a análise no próprio post. Se os pontos zeram pro segundo turno fazia mais sentido buscar vitórias contra os adversários medianos, mesmo que eles ainda estejam bem acima do Centro. Acho que só mesmo contra os grandes seria caso de fechar a casinha na esperança de um ponto.

Já no extra-campo fiquei um pouco surpreso que se manteve no cargo mesmo com o rebaixamento. Não que seja necessariamente a decisão errada (não tenho opinião formada sobre isso), mas pelo que tu falou até aqui eu achei que um rebaixamento seria suficiente pro treinador sair do clube.

No mais, puta falta de sacanagem o DdF ficar quieto até começar o campeonato, e daí vender os caras no meio. A venda do artilheiro realmente foi fator fundamental na queda (e mais um fator a pesar na questão de não ter apostado tudo na primeira fase).

Quando for para anunciar, estará no título do tópico. 😉

Totalmente equivocada a minha escolha. Ela aumentou a chance de rebaixamento do Centro até mesmo porque eu cheguei na fase do rebaixamento bastante confiante que dava para escapar.

Eu também tinha a intenção de pedir demissão caso o rebaixamento no estadual viesse, como veio, mas não hora de pedir demissão do Centro eu não consegui. Fiquei com uma dó de largar o Centro e pegar outro clube para disputar a mesma Série Regional que iria disputar com o Dragrão Limoeirense. Além disso, fiquei curioso para ver como a equipe jogará agora que perdeu o artilheiro e se o DdF vai repor à altura. Aí resolvi seguir até o fim da temporada com o clube.

E vender titulares é mais sacanagem ainda. Fez falta o artilheiro no fim do campeonato, não tenho dúvida disso. Só não foquei nisso porque minhas escolhas anteriores tiveram muito peso no resultado final.

 

11 hours ago, Andreh68 said:

Não percebi que tinha tido atualização hoje.

Sua conclusão sobre a estratégia foi realmente acertada. As vezes levamos preconceitos e não percebemos certas pegadinhas.Se não havia nada a perder, pq não arriscar né? A não ser  que o 7º e 8º tivessem a vantagem de jogar 2 das 3 partidas em casa?

Achava que Tião sair sem a chance de jogar a 1ª divisão não faria nenhum sentido. Em se falando de futebol brasileiro não me assustaria uma demissão do Tião, já que foi rebaixado num jogo que dependia só de si. Mas já que ficou, é bem capaz que uma boa atuação na regional apague a memória dos dirigentes.

Sem stress. Acontece até com você.

Errei feio e com danos pesados. E na fase de rebaixamento não encontrei a lógica da distribuição dos mandos. Acho que é sorteio no update.

Como eu disse para o Danut, a intenção era sair em caso de rebaixamento, mas não consegui largar o Centro. Fiquei com dó do clube e de mim. Fiquei com receio de sair e ficar lamentando depois. Vou ver se consigo impedir um novo rebaixamento.

 

8 hours ago, Besouro Azul said:

Confesso que fiquei surpreso com a permanencia do Tião mesmo com o rebaixamento. Nada mais brasileiro do que a direção "culpar" o treinador por ter feito uma boa primeira fase e não conseguir repetir o feito na segunda.

Mas já que ficou vamos torcer pra coisa ser diferente na série regional.

Entendo perfeitamente a surpresa. Estava tudo encaminhado para eu largar, mas na hora de pedir demissão eu fiquei com pena de largar o Centro e aí não teve jeito e decidi ficar. Das cinco promoções que consegui no save, a única que foi totalmente surpresa para mim foi a do Centro no campeonato pernambucano. Isso pesou na hora de demissão.

Quero ver se o Tião faz uma graça na Regional. 😉

 

8 hours ago, Khroiskantis said:

Eita que o angu virou caroço. Apesar do rebaixamento, a campanha do Centro foi até digna.

Foi algo que dá a impressão de que uma vitória apenas deixaria a equipe nos playoffs do título e aí tudo podia acontecer.

O interessante é que a diretoria resolveu manter o Sebastião mesmo com a campanha ruim no estadual. Curioso para ver se vai prosseguir com a equipe ou vai buscar novos ares.

Boa sorte para a continuidade.

Eu cheguei bem animado na fase de rebaixamento e a queda foi surpreendente para mim. Ter perdido para o Afogados e não ter jogado bem contra o Serrano...acabaram comigo. Contra o Decisão e sem o Aílton, era praticamente impossível fazer três gols.

A diretoria nem pensa em demitir o Tião no FM. A decisão de sair seria minha, mas como falei nos comentários anteriores, eu fiquei com dó do Centro e não consegui pedir demissão. Das cinco promoções que consegui no save, a única que foi totalmente surpresa para mim foi a do Centro no campeonato pernambucano. Isso pesou para eu ficar também.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O eterno dilema: fechou bem contra os grandes, conseguiu perder de pouco pra Náutico e Sport, mas isso não foi suficiente pra superar alguns times abaixo, os pontos do começo cobraram e entrou numa sequência negativa difícil de superar.

A primeira experiência na terra Natal não é agradável mas fica como experiência essa obsessão maior por pontuar nas próximas oportunidades. É ver agora o que o Regional reserva para o Centro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 hours ago, Peepe said:

O eterno dilema: fechou bem contra os grandes, conseguiu perder de pouco pra Náutico e Sport, mas isso não foi suficiente pra superar alguns times abaixo, os pontos do começo cobraram e entrou numa sequência negativa difícil de superar.

A primeira experiência na terra Natal não é agradável mas fica como experiência essa obsessão maior por pontuar nas próximas oportunidades. É ver agora o que o Regional reserva para o Centro.

Como eu disse, aprendi a lição. Decidir o rebaixamento em três partidas é duro e é preciso ser mais inteligente nesse momento do que o Tião foi. Outras oprtunidades virão e ele não deve vacilar.

Para você ver que até o Sport se deu mal. No mundo real ele vai disputar a fase de rebaixamento do Pernambucano.

Que venha o Regional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba a primeira divisão de Pernambuco é uma arapuca das grandes para os times pequenos, e como além do trio Sport, Náutico e Santa Cruz, outros dois times se consolidaram como força regional, restou apenas uma vaga para o Centro tentar alcançar e fugir da fase de rebaixamento, uma pena que não conseguiu. E na fase de rebaixamento o time foi bem abaixo do que fez na primeira fase.

Pelo que entendi, mesmo que vá bem no Regional você pretende mudar de clube não é mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa primeira divisão com playoff de descenso só não é pior que o mesmo do cariocão.

Bom, era sabido que não faria frente aos 3 grandes do estado, apesar de ter perdido só por 1x0 para o Sport. Apesar de tudo, fez uma campanha bacana no turno regular e eu achei que poderia se salvar nos playoffs. Uma pena que não, mas... é igual Copa do Mundo, são poucos jogos e qualquer deslize é fatal. Talvez o diretor de futebol tenha se equivocado de não ter renovado mais o plantel, ao invés de manter grande parte dos que garantiram o acesso. Sei que soa ingrato, mas talvez fosse necessário.

Agora vamos ver como o Centro se sai no Regional. A campanha no estadual foi fraca, mas no fim, você era um recém-promovido, e como tal, candidato ao rebaixamento. Penso igual para a fase nacional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 hours ago, AllMight said:

Caramba a primeira divisão de Pernambuco é uma arapuca das grandes para os times pequenos, e como além do trio Sport, Náutico e Santa Cruz, outros dois times se consolidaram como força regional, restou apenas uma vaga para o Centro tentar alcançar e fugir da fase de rebaixamento, uma pena que não conseguiu. E na fase de rebaixamento o time foi bem abaixo do que fez na primeira fase.

Pelo que entendi, mesmo que vá bem no Regional você pretende mudar de clube não é mesmo?

Não só para times pequenos. Neste ano, o Sport vacilou e vai disputar a fase de rebaixamento na vida real.

O Tião tinha que ter sido mais audaz. Foi vacilo, mas não esperava um desempenho tão ruim na fase do rebaixamento.

A ideia é essa mesmo, mas tudo pode mudar, veja que escrevi sobre a ideia de sair em caso de rebaixamento no Pernambucano, mas não consegui largar o Centro.

 

19 hours ago, marciof89 said:

Essa primeira divisão com playoff de descenso só não é pior que o mesmo do cariocão.

Bom, era sabido que não faria frente aos 3 grandes do estado, apesar de ter perdido só por 1x0 para o Sport. Apesar de tudo, fez uma campanha bacana no turno regular e eu achei que poderia se salvar nos playoffs. Uma pena que não, mas... é igual Copa do Mundo, são poucos jogos e qualquer deslize é fatal. Talvez o diretor de futebol tenha se equivocado de não ter renovado mais o plantel, ao invés de manter grande parte dos que garantiram o acesso. Sei que soa ingrato, mas talvez fosse necessário.

Agora vamos ver como o Centro se sai no Regional. A campanha no estadual foi fraca, mas no fim, você era um recém-promovido, e como tal, candidato ao rebaixamento. Penso igual para a fase nacional.

Quatro para rebaixar dois em um campeonato com 10 fica complicado, mas pelo menos todo mundo quer jogar, não fica ninguém fazendo corpo mole.

Eu também achei que dava para salvar nos play-offs e talvez isso tenha me deixado menos cauteloso. E sua comparação com a Copa do Mundo é exata.

Qualquer treinador humano faz isso quando sobe de divisão, não é mesmo? Libera pelo menos os piores da equipe e contrata outros mais fortes. Ele não fez isso, ou seja, um time que foi zebra ao subir da A2 jogou a A1 com o mesmo elenco. A possibilidade de dar certo ficou bem apertada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ACtC-3fjCv-Bzv_-_YUeSI0W-lOFA_kAt9nI6tIQ

 

Temporada 2025: Mancha no currículo

Goleiros: Três ou dois?

Foi na Copa Mundo de 1970, disputada no México, que pela primeira vez, todas as 16 seleções participantes levaram três goleiros entre os 22 jogadores selecionados para a competição. Também foi naquela edição que a seleção brasileira levou três goleiros pela primeira vez: Félix (Fluminense), Ado (Corinthians) e Leão (Palmeiras).

Geralmente, o terceiro goleiro é um expectador privilegiado dos acontecimentos de uma partida de futebol. São raras as chances do terceiro goleiro ter um papel relevante em uma equipe. No Football Manager, muitos treinadores humanos gostam de ter três goleiros em seus elencos, talvez reproduzindo o que acontece na realidade. Eu prefiro dois.

Fiz uma pesquisa rápida nos meus saves e pelo que vi, a última vez que usei três goleiros em uma equipe foi no save Kaiserslautern: Os Herdeiros de Fritz Walter, jogado no FM 10. Sei que muitas vezes somos adeptos daquele ditado que diz: “quem tem três tem dois, quem tem dois tem um e que tem um não tem nenhum”, mas no caso dos goleiros do FM, a situação é diferente.

Não tenho registro como formei a opinião que ter três goleiros trazia mais problemas do que benefícios. No meu caso, o terceiro goleiro não costumava ser tão bom quanto os outros dois, o que enfraquecia minhas equipes quando precisava usá-lo, muitas vezes ele também ficava insatisfeito ou provocava a insatisfação de outro goleiro por achar que jogava menos do que o esperado, atrapalhando o rodízio de goleiros. Sem contar o custo anual com salários, bônus e outras premiações. Foi aí que passei a ter apenas dois goleiros no elenco.

A ideia de que o terceiro goleiro pode ser utilizado a qualquer momento pode até ser verdadeira no mundo real e na Copa do Mundo, onde o elenco é limitado, mas no FM é até difícil lembrar quando foi preciso colocar o terceiro goleiro em campo, se é que foi preciso alguma vez. 

Sendo assim, é bom lembrar que, geralmente é possível levar aquele sub-20 talentoso como seu goleiro reserva em caso de necessidade, ou talvez aquele jogador de linha ou até usar aquele jogador cinza que o FM se encarrega de gerar para preencher a ausência de um goleiro reserva. Pense nisso.

Série Regional: campanha confortável

É sempre bom lembrar que a Série Regional é disputada no Brasil Mundi UP por 256 equipes divididas inicialmente em 16 grupos com 16 equipes. Os quatro primeiros colocados avançam para as fases seguintes, todas disputadas no sistema eliminatório em partidas de ida e volta. O Centro aparecia com um dos candidatos ao rebaixamento na opinião dos apostadores, em 252º lugar. Em seu grupo havia três equipes de Pernambuco, três do Ceará e oito da Paraíba: 

  • Nacional de Patos (PB) (28º): semifinalista do Campeonato Paraibano
  • Sport Lagoa Seca (PB) (54º): eliminado na 1ª fase do Campeonato Paraibano
  • São Paulo Crystal (PB) (57º): eliminado na 1ª fase do Campeonato Paraibano
  • Sousa (PB) (67º): eliminado na 1ª fase do Campeonato Paraibano
  • CSP (PB) (115º): rebaixado no Campeonato Paraibano
  • Vitória (PE) (123º): semifinalista da Série A2 Pernambucana
  • Serrano (PE) (127º): rebaixado do Campeonato Pernambucano
  • Guarani de Juazeiro (CE) (166º): rebaixado no Campeonato Cearense
  • Perilima (PB) (178º): rebaixado no Campeonato Paraibano
  • Campo Grande (CE) (206º): quadrifinalista da 2ª Divisão Cearense
  • Sabugy (PB) (211º): semifinalista da 2ª Divisão Paraibana
  • Vera Cruz (PE) (222º): eliminado na 2ª fase da Série A2 Pernambucana
  • Nacional de Pombal (PB) (246º): campeão da 3ª Divisão Paraibana
  • Icasa (CE) (261º): semifinalista da 2ª Divisão Cearense
  • Serrano (PB) (514º): rebaixado da 2ª Divisão Paraibana

Com a ferramenta de comparação de elencos foi possível reforçar a ideia de que a equipe do Centro era uma das mais fracas da competição.Dos 76 atributos avaliados, o Centro Limoeirense tinha apenas sete atributos entre os 100 melhores e 58 atributos entre os 50 piores. Sendo assim, uma campanha na qual a equipe passasse longe do rebaixamento poderia ser qualificada com uma boa campanha, já que uma classificação para a fase seguinte seria pouco provável de acontecer.

As duas primeiras rodadas e as duas primeiras derrotas, para Vitória (PE) (4-2-3-1 MD) e CSP (PB) (4-2-3-1 MD), deram uma ponta de preocupação para Sebastião Oliveira. Contudo a vitória na 3ª rodada diante do Guarani de Juazeiro (4-2-3-1 MD) trouxe novamente a esperança de era totalmente possível conquistar os 11 pontos que, muito provavelmente, impediriam o rebaixamento do Centro. 

ACtC-3ePyxDP80ifx9kdg6iZjAj3L8VP0-7tpJPo

A goleada para um dos líderes e o principal favorito do grupo, o Nacional de Patos (PB) (4-2-2-2), não abalou o Centro, principalmente porque ela foi conseguida quando a equipe de Limoeiro estava com um jogador a menos em campo por conta de uma expulsão.

ACtC-3fsvzTvKnkJkejh7n_rOC4ST9WWbgpx0WRD

O que parecia uma impressão se concretizou nas três rodadas seguintes de junho. O Centro enfrentou dois dos piores times do grupo, o Nacional de Pombal (PB) (4-3-3) e o Sabugy (PB) (4-2-3-1), e também um concorrente de meio de tabela, o Perilima (PB) (4-1-4-1), e venceu os três, conquistando nove pontos e eliminando praticamente qualquer possibilidade de rebaixamento.

 ACtC-3dmBAUS0psYnztUN3vjrACbhXzQG41QMuty

Com doze pontos conquistados e a dois pontos da zona de classificação, o Centro chegou a sonhar com a classificação, mas a derrota para o São Paulo Crystal (4-1-4-1) e os resultados seguintes do mês de julho mostram que o Centro estava longe de ser um concorrente direto à classificação, mesmo quando tirou pontos do Sousa (4-1-4-1), líder do grupo com 10 vitórias seguidas.

ACtC-3eGuSUjJK7EVBtGbeCAkLRzAHP7njzv_z84

Mesmo com as cinco derrotas em 12 partidas, o Centro disputou as últimas três rodadas já com a permanência na Série Regional garantida e também sem chances de conseguir a vaga à próxima fase e quase tirou dois pontos de um dos líderes, o Sport Lagoa Seca (4-1-2-3), que só marcou o gol da vitória nos acréscimos.

O Centro poderia ter encerrado a fase de grupos na 9ª posição à frente do Vera Cruz (4-2-3-1 MD), mas na última rodada foi derrotado pelo Campo Grande (CE) (4-2-3-1) por 1 a 0.

ACtC-3fMuCAglEkjS6S0oCbR0Z8kbKUFyIXULNgS

ACtC-3eeaRuzH7Xq7op6DCUINe4AjdooK1Fl3tQe

Em 10º lugar, o Centro Limoeirense fez uma campanha tranquila, diferentemente das expectativas iniciais, o principal objetivo do técnico Tião Oliveira quando decidiu seguir no Centro após o rebaixamento no Campeonato Pernambucano.

Elenco e transferências: O 3º goleiro

Como tem se mostrado bastante comum nos clubes por onde Sebastião Oliveira trabalhou até o momento, houve mais contratações. Do término do Campeonato Pernambucano até agosto, Kleison Maximiro (diretor de futebol) contratou mais oito jogadores, dois deles por empréstimo.

ACtC-3dEG2cymx-g9UaIs_jmfa8TwlRbkFUrkZvb

Entre os contratados, o clube trouxe um 3º goleiro, William Paes, e também um novo atacante para substituir Aílton, o João Batista.

Estatísticas: Nenhuma média sete

A campanha mediana do Centro na Série Regional não foi capaz de melhorar as médias do elenco. Nenhum jogador alcançou a média 7, mas não há muito o que reclamar de uma equipe com graves limitações técnicas.

ACtC-3e6QilwO0aPO9qFE1GOz6n_GkiZgaHo2nCu
ACtC-3flm_jQqI-IaA_JJHopRbt5ztqtQgirnMpT

Finanças: 300 mil além da projeção

No momento, o Centro parece mais afundado em dívidas do que os clubes anteriores que Sebastião Oliveira comandou. A projeção de um saldo negativo de 4,3 milhões ao término da temporada já foi superada em 300 mil e deve continuar crescendo até o fim de 2025.

  • Saldo global: R$ -4.604.900
  • Orçamento de transferências: R$ 18.237
  • Folha salarial: R$ 141.245 (Orçamento salarial: R$ 99.948)
  • Orçamento de olheiros: R$ 78.827


Contrato: O próximo passo

Dessa vez não houve recuo. Quando a Série Regional terminou para o Centro, o técnico Sebastião Oliveira decidiu pedir demissão do clube, encerrando seu contrato que ia até dezembro.

ACtC-3chYPR0MsWChRka2l8-DUWnozdXdcrAKzGa

A demissão já era para ter sido sacramentada com o rebaixamento no Campeonato Pernambucano, mas ele preferiu seguir adiante e garantir que o Centro Limoeirense ficasse, pelo menos mais um ano, na Série Regional e conseguiu. Infelizmente, o rebaixamento ficará marcado na trajetória de Sebastião Oliveira, mas as derrotas, assim como as vitórias, fazem parte da vida de qualquer técnico de futebol. ACtC-3diOwF03c1QtV0e7CoBywtQg9b01W6HgBa8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Profissão: Técnico | 2025: Centro Limoeirense - Mancha no currículo | atualizado: 24/07

Estou atualizando e vi que chegou a ponderar o fim, ainda bem que decidiu pela continuidade.

Que campeonato aguerrido esse pernambucano! Como disseram é uma verdadeira armadilha pra todos. Bacana quando a gente ainda é surpreendido por um jogo que joga há tempos, pena que de forma negativa, mas vale a experiência.  Tião mostrou coragem e permaneceu para disputa do regional e deixa o clube pela porta da frente. 

Tá muito bacana sua epopeia: a realidade nua e crua do futebol. Por favor, não pare!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Profissão: Técnico - de 2020 a 2039
  • Fujarra unfeatured this tópico
  • Fujarra featured, pinned e unpinned this tópico
  • AllMight featured this tópico
  • Fujarra locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Supremo é o povo
       
      Valduxo: Eles conseguiram, bandidos, eles vão vencer!
      Disse meu filho caçula, entrando no apartamento, voz sumida, desabando em seguida seu corpo na poltrona da sala, ao mesmo tempo em que afundava os dedos na careca rala. Naquela época ele estava com quase quarenta anos. Era sempre assim quando alguma coisa o preocupava: mergulhava os olhos no celular, segurando a cabeça; ou viajava com o primo.
      Eu e o Ricardo, lembro-me como se fosse hoje, embora isso tenha acontecido há tantos anos, assistíamos a uma brilhante aula sobre tática e esquemas do Professor Joel Carvalho. Rochele, nossa madrasta, tricotava um pagãozinho, enquanto Paula estudava hebraico.
      Pedi para Bananinha, meu filho Ricardo, gravar a a aula. Ele se fez que não entendeu, alegando que o Professor Joel já não estava mais entre nós, e que a aula era gravada. Levantei, sacudi a farofa da camisa - Rochele odiava quando eu fazia isso. Senti uma ponta na barriga, mas me esforcei para levantar.
      Eu: Como assim venceram, Valdo? Você disse que a vitória era certa.
      V: Era certa até a Rochele tomar o celular, né.
      A rivalidade entre meu filho mais novo e sua madrasta era antiga.
      Eu ainda não consegui acreditar na notícia. Andava nas ruas, recebia o abraço dos torcedores. Valduxo prosseguiu.
      V: O conselho deliberativo ajudou também. O presidente do STJD, aquele vampiro do Joca Carvalhais, está por trás disso também.
      Eu: Não acredito. Liga para o Donald Textor.
      V: Já tentei, não nos atende.
      Eu: Bom, paciência. E o que vão fazer, me demitir?
      V: Antes fosse, né pai. Vão proibir você de atuar por aqui. Talvez até proibir de treinar no mundo todo.
      Eu: Caramba, não pode, fiz tudo dentro das quatro linhas.
      A conversa se estenderia por mais alguns minutos. O telefone não parava de tocar. Me sentia bastante cansado e triste. Entrei no quarto, tranquei a porta. Chorei por horas.
      Lembro de ter ficar assim por uma semana. Estava a espera de que os torcedores batessem na porta, me carregassem até a sede do clube e obrigassem aquela corja a me aceitar de volta.
      Ninguém apareceu. 
      Viajei para encontrar Donald Textor. Precisava trabalhar, nem que fosse no exterior. A falta de experiência estrangeira pesava contra, mas eu tinha amigos e o Ricardo que já trabalhara como roupeiro no exterior. 
       
      *Essa é uma história ficcional que pode ou não ter sido baseada em fatos ou pessoas reais. Qualquer semelhança com a realidade trata-se de coincidência e não intenção. 
    • Andreh68
      Por Andreh68
      Apesar de já ter muitas postagens, só tive um save sério de FM na área no já pré-histórico FM 2015. Tudo bem que levei 5 anos para encerrá-lo, mas nesse tempo tive muitas ideias para o próximo trabalho, mas que acabaram ficando no baú mofando. Com o lançamento do FM24 e as idas e vindas que a vida dá, já decidi o rumo a tomar. Sò que ainda preciso esperar a versão definitiva pós janela de verão e o lançamento de uma base de dados customizada. Nesse ínterim, após muitos vídeos do youtube e saves do Ney, e muita abstinência de FM, resolvi queimar a largada e começar uma jornada experimental, sem obrigação de que "dê certo", mas com a pretensão de que seja divertido. Ou seja, um Diniz esperando o Ancelotti.
       

      Países - Seguindo uma orientação que o @GG. já postou, carreguei uma liga de cada continente, contando com as 7 ligas mais fortes da Europa, mais os países restantes das ilhas "britânicas" com suas divisões mais inferiores (Inglaterra-D10, Irlanda-D7), com uma base de dados pequena customizada com todos os jogadores naturais e/ou baseados nas ilhas, chegando a um total de 89k jogadores e 1,5 estrela de velocidade 😬. Adicionei os arquivos real names da Sortiout, os históricos do Ben, e um arquivo de "qualidade de vida" da Irlanda do fórum da SI.
      Início - Início da temporada na Inglaterra (julho de 2023), jogo modo Mundo Real.
      Opções avançadas - Não adicionar staff chave, desabilitar primeira janela de transferência. Editor de jogo será usado quando necessário para sanar "deficiências" do jogo e para tentar levar o save de uma forma que a SI não programou, nunca para facilitar. Quando necessário seu uso será sinalizado. O editor que tenho acesso é o FMRTE. Se alguém souber como adicionar o ingame da SI me diga ☺️.
      Tipo de contação - Não vai ser de historinha! Mentira, acho que não consigo fazer totalmente JET, mas não vai ter nenhum roteiro mirabolante.
      Clube - Será um save de carreira, começando desempregado. Evitarei alpinismo social, e as mudanças de clube serão explicadas e verossímeis (pretensamente). Para o primeiro emprego, deixarei o jogo correr ate 31 de dezembro e a equipe de menor reputação na liga mais inferior possível(D7 Irlanda), mas que tenha ao menos uma logo real e 5 jogadores não cinzas. 
      Tipo de save - Desafio do diretor, não tipo o Profissão técnico que o @GG. nos trouxe, mas justo o contrário. Serei responsável pela parte administrativa, e os t´rcnicos contratados (ou auxiliares) que serão responsáveis pelo campo e bola (como o @Nei of já fez mais de uma vez). No dia do jogo saio de férias, e eventualmente posso assistir aos jogos mais importantes da arquibancada, adicionando um manager qualquer desempregado. Mal ou bem aparecerão algumas situações dúbias, que tentarei resolver da melhor forma possível. Por exemplo, vou evitar conversas motivacionais, mas como o jogo não prevê que eu delegue essa função ao assistente, eventualmente poderá acontecer. Tentarei seguir as diretrizes do Moneyball, resumidas pelo Kirk Sheridan, mas não serei escravo delas se o mais lógico for fazer diferente:
      - Priorizar o setor mais fraco da equipe.
      - Sempre que possível usar a camada de jovens ao invés de contratar.
      - Priorizar a defesa sempre que possível.
      - Contratar jogadores entre 20 a 25 anos, que já tenham experiência em equipe sênior, não temos como fazer apostas vazias.
      - Centroavantes são muito caros, não comprar se não for estritamente necessário. Infelizmente a IA não tira táticas strikerless da cartola,então usarei o bom senso.
      - Comprar em ligas periféricas ou inferiores, listados para transferência ou livres de contrato, sempre em busca de valor por qualidade (estatística).
      - Vender jogadores em seu auge, antes da desvalorização.
      - Vender qualquer jogador que receber uma oferta acima do seu valor de mercado.
      - Ter sempre uma lista atualizada de futuros prospectos já que não há jogadores intocáveis.
      Moneyball não é necessariamente lucrobol, entendo como conseguir o maior valor esportivo gastando o menor valor financeiro possível. Eventualmente pode ser melhor custo-benefício para a equipe contratar um Ganso desvalorizado que um Endrick caríssimo.
      Skin - Em conjunção com o Moneyball usaremos na maior parte do tempo uma skin gráfica, sem atributos numéricos (Munstermann). As decisões serão tomadas baseadas nas opiniões dos scouts e treinadores, além do resultado em campo, demonstrado nas estatísticas. Eventuais painéis "defeituosos" ou mudanças de skin que revelarem atributos não deverão afetar a jogabilidade. Descobrir que um jogador tem velocidade de 12, 14 ou 16, depois que soubermos que ele é rapido o suficiente ou não, não mudará as conclusões que já chegamos sobre eles. A razão de jogar sem atributos é justamente evitar que os atributos influenciem nossa avaliação inicial.
      Sugestão - Eu posto muitas imagens em hiperlinks, o uso de uma extensão do Chrome sugerida pelo @LC, Imagus, deixa a leitura muito mais rica e dinâmica.
       

      Alex F. MacLeod nasceu em 31 de dezembro de 1989 na cidade de Aberdeen, Escócia, e como era de se esperar, é torcedor do famoso time local. Sempre apaixonado por futebol, tentou a sorte nas escolinhas da equipe, mas não tinha alegria nas pernas e logo viu que seu futuro não estava dentro das 4 linhas. Tentou várias posições no clube, com a velha tática do já ganhei a Champions no Football Manager, mas nunca passou de posições subalternas e voluntárias na equipe de análises. Como não conseguiu cursar a faculdade de educação física, vive de bicos como Personal Trainer não regularizado. Alex aluga um quarto por 70 Libras por semana, num apartamento de 2 quartos, numa área a 10 minutos de caminhada para Universidade. Não por acaso, há muitos estudantes por perto, que compõem  maior parte da sua clientela. Enquanto na média os Personais Trainers cobram 25 Libras por hora, a aula do Alex sai por 15/h (por volta de 32 aulas por semana, incluindo muito do sábado e domingo), o que totaliza 25 mil libras/ano, chegando ao piso salarial em Aberdeen. Não dá pra regalias, mas vive quase decentemente.
       


       

      Me divertir e compartilhar com vocês.
       
    • Nei of
      Por Nei of
      Não deve ser novidade pra ninguém, mas o seu Roberto Justus deu uma entrevista dias atrás falando que umas das empresas das quais ele é sócio deve investir no futebol brasileiro, adquirindo alguma SAF. Indicou, ainda, conversas sobre o clube escolhido ser o Coritiba.
      De posse dessas informações lancei mão de um estilo já costumeiro em saves ocultos do Coritiba: usar e abusar do editor, no melhor estilo o'matic e cheats afins. Agora com uma motivação, emular a tal SAF do Justus.
      Quem acompanha o clube alviverde, sabe que na vida real o clube já fez algumas contratações milionárias, coisa incomum na história do clube. Vou fazer o mesmo, tentando não forçar tanto a barra (tipo Messi no Brasil).
      Mediante o uso do querido editor, a SAF do Coritiba chegou injetando dinheiro:
       
      - 400 milhões de reais no caixa;
      - 199 milhões de reais para transferências;
      - 14 milhões reais mensais de salário.
       
      Vai ficar muito fácil? Não sei. Quem me conhece sabe da minha capacidade.
      Para controlar esse Tesla não poderia ser um motorista de ônibus. Então saiu Eduardo Barroca (jogo começa em 2020) e entrou ninguém mais, ninguém menos, que o craque, o ídolo, o meteoro, Keirrison Carneiro de Souza: o K9.
      Aos 31 anos, o jovem atacante irá revezar a prancheta e o campo, preparando-se para pendurar as chuteiras. (Contratei o jogador K9 no jogo, também).
      Antes que me perguntem, pelo menos nesse primeiro momento não vai m teremos pojeto: uma das primeiras movimentações do clube foi a contratação de Marcelinho Carioca para Diretor da Base (voxe é muleque!).
      Não devo contar uma história, mas misturar o relato entre ficção e jogo, ora falando K9, outrora eu mesmo.
      Tudo direto do meu Xiaomi.
      Vai dar certo, confia.
    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO PESSOAL   Olá, pessoal!

      Como sou novo aqui no fórum achei por bem começar com uma pequena apresentação, uma vez que meu primeiro tópico no FManager já é um post de save aqui no Profissão Manager (acho que esse é o espaço certo para o tópico).

      Meu nome é Marcos, tenho 25 anos,  sou carioca e um Flamenguista que já foi bem mais apaixonado pelo clube e pelo futebol, e que tem um carinho especial por jogadores incompreendidos e odiados (leia-se injustiçados) pela imensa e implacável torcida do Flamengo. Se conseguir ser um pouco mais ativo nas discussões por aqui, podem aparecer comentários em defesa dos tipos de Márcio Araújo, Mancuello, Maxi "primo do Messi" Biancucchi, Renê, o ex-odiado Arão e por aí vai.

      Pela falta de tempo, provavelmente aparecerei em um ou outro post esporadicamente, e por aqui atualizando o save quando conseguir. Não vou criar pressão sobre o resultado ou periodicidade de atualização do save, e começo com expectativa bem baixa: me divertir, compartilhar, e quem sabe alguém curtir o jogo comigo.   No FM, sou praticamente novato, principalmente nas versões mais recentes do jogo, com introdução das funções e papéis, de mais opções táticas e jogo bem mais detalhado no geral. Joguei um pouco algumas versões bem anteriores (CM04, FM11, talvez outro que não lembro), e outros simuladores de treinador mais simples (e mais baratos) como o Brasfoot,  Master Liga no W11, Modo Carreira do FIFA 08 aos mais recentes... Nada que exige tanto quanto o FM.  Portanto, dificilmente esse save meu terá uma ascensão meteórica e títulos empilhados. Provavelmente é brigar pelo acesso e depois ficar longe da confusão por algum tempo.

      Sobre o fórum, desde que começou a pandemia ano passado, ficando em casa por longos períodos de tempo busquei sobre o estado atual do FM, e alguns vídeos e posts com a complexidade do jogo me aguçaram a curiosidade de voltar a jogar. Baixei o FM19,  e nas muitas buscas e leituras para aprender mais sobre todas as áreas do jogo encontrei o fórum e a área do PM. Acompanhei uma história aqui no início do ano passado, acho que já  finalizada à época: "A Revolução Húngara"; e estou acompanhando outra em andamento: "Eu amo o dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul", duas ótimas histórias ficcionais e de FM, que foram a principal razão de resolver postar aqui e de, quem sabe, futuramente fazer um save ficcional. A história já está nascendo na cabeça, falta só todo o resto.  Comecei a acompanhar algumas outras histórias atuais também, e estou curtindo bastante os desafios e estilos diferentes de contar os saves.   Tiro aqui um momento para agradecer também aos diversos membros que disponibilizam conteúdo e comentários que ajudam a entender melhor a parte tática, além das traduções de ótimos guias de FM. Valeu demais!!!
      Uma breve contextualização sobre minha breve experiência com o FM desde o ano passado:
       
      Então, chega de lenga lenga, e vamos ao que interessa: O save!
         

      ESCOLHA DO TIME

      O Save será em apenas um clube: o TSV 1860 München, atualmente da 3.Bundesliga.
      Os motivos para escolha do time são: - Jogava bastante com o time em um longíquo Nintendo 64 na infância (International SuperStar Soccer ou algo do tipo), e sabe-se lá porque tomei carinho pelo clube.
      - Continuar nas ligas alemãs. Gostei do nível de jogo da liga no FM19, e na minha experiência a Bundesliga teve muita disputa e equilíbrio que não esperava e espero que se repita, dada a dominância do Bayern na vida real.
      - Começar na Terceirona me permite usar um novo estilo de jogo, mais direto e reativo, fugindo da emulação do Tiki-Taka que dediquei mais tempo me metendo.
      - Recuperar um dos times fundadores da Bundesliga, que já foi campeão e hoje amarga ligas inferiores. De quebra, reviver a rivalidade com um gigante do continente que virou o dono da cidade.
        O TSV 1860 MÜNCHEN   O TSV 1860 München, conhecido pela alcunha Die Löwen (Os Leões) ou apenas como Sechzig (Sessenta), é um tradicional time alemão da cidade de Munique, no estado da Baviera, fundado no ano de 1860.
      Com a prática do futebol presente desde 1899, o Sechzig venceu a Copa da Alemanha em 1942 (período manchado de sua história pela aproximação ao regime nazista alemão), e foi um dos 16 clubes fundadores da Bundesliga, em 1963/64. ano em que venceu sua segunda e última conquista da Copa, e acabou por vencer seu único título da liga na elite do futebol alemão logo na temporada 65/66. Os primeiros anos foram de protagonismo na disputa da Bundesliga, sendo considerado o principal time de Munique à época acima do Bayern, inclusive foi o primeiro time de Munique a ganhar a Bundesliga, mas, devido a problemas financeiros que minaram o clube no final da década de 60, os leões amargaram a queda de divisão ainda em 1970.
      Ficando por alguns anos em séries regionais ou até fora das disputas nacionais, o clube ainda conseguiu retornar à divisão principal em 77/78, logo rebaixado, subindo novamente no ano seguinte e sobrevivendo mais 2 temporadas, até ser novamente rebaixado. Com graves problemas financeiros, ao fim da temporada 1981/82 o clube não conseguiu obter sua licença da DFB (CBF alemã) e foi obrigado a disputar as séries inferiores do país. 
      Após anos de reorganização, o time voltou à Bundesliga em 1994/95, onde ficaria por uma década tendo algumas campanhas de destaque como um 4º lugar e vaga na Champions League em 99/00, ano em que inclusive venceram nos dois turnos o posteriormente campeão Bayern. Entretanto, após 10 anos na elite, o time fez sua última temporada na primeira divisão em 03/04. Foram diversos anos no segundo escalão do futebol alemão até a temporada 2016/17, quando diante de um público 62 mil torcedores na Allianz Arena (onde mandava seus jogos junto do Bayern) o clube foi rebaixado para a terceira divisão. Para piorar, o principal investidor do Sechzig, o milionário jornadiano Hasan Abdullah Ismaik, que anos antes se tornou dono de 49% do capital acionário do clube sob protesto de boa parte dos torcedores, se RECUSOU a pagar a licença para o time participar da 3.Liga, levando o time a ter de jogar a quarta divisão do futebol alemão no ano seguinte, a qual o time venceu, marcando seu retorno para a terceira divisão, onde se encontra no momento atual do save (e da vida real, uma vez que não subiram na temporada 19/20).
      Sobre o Bayern, as últimas vitórias sobre o rival em partidas oficiais  foram as da temporada 99/00, fazendo com que o Sechzig amargue uma série de 9 derrotas seguidas no clássico de Munique. No geral, a última temporada em que o 1860 München terminou a frente do Bayern na classificação foi a de 1966/67, onde foram vice-campeões com o rival vermelho logo abaixo. Desde então, o Bayern coleciona títulos e o 1860 coleciona decepções, algo que, espero, pode mudar em breve.
       
      DESAFIO   Tirar o 1860 München das divisões inferiores, tornando o time uma referência na Alemanha e um rival à altura do Bayern.


      OBJETIVOS

      OBJETIVOS PRINCIPAIS - Chegar na 2.Bundesliga
      - Vencer uma das divisões inferiores
      - Chegar na Bundesliga
      - 5 temporadas na Bundesliga sem rebaixamento
      - Chegar em competições Europeias
      - Chegar no Mata-mata da Champions
      - Vencer um título Nacional

      OBJETIVOS SECUNDÁRIOS - Vencer o Bayern de Munique em jogos oficiais
      - Invencibilidade em uma temporada contra o Bayern
      - Terminar à frente do Bayern na classificação em uma temporada
      - Me tornar um treinador ídolo do TSV 1860 München
        FIM DE SAVE
        - Demitido do clube a qualquer altura
      - Muitas temporadas seguidas na 3.Bundesliga sem acesso (6?, 7?, não tenho um número certo)
          INFORMAÇÕES IMPORTANTES DO SAVE
      O save será no estilo JET. Uma vez que tenho pouco tempo para efetivamente jogar e também para escrever, a atualização do save pode ser espaçada, não tenho uma ideia de periodicidade certa para não criar uma pressão que acabe tornando o jogo e a escrita uma obrigação e tirem a diversão do processo. No mesmo sentido, não tenho experiência e não devo dedicar tanto à parte visual do save, mas vou tentar não deixar a desejar nas imagens.   Acho que é isso! Logo menos estou de volta com o primeiro capítulo dessa empreitada.
    • JeanValjean
      Por JeanValjean
      Fala, pessoal! 
       
      Jogo o jogo desde o CM 03/04, já fiz saves memoráveis. Voltei a jogar com mais força no FM 2016, jogando depois o 2017 e agora o 2020. Digo isso por já saber das potencialidades e limitações, mas hoje parece que cheguei a um limite. Tem hora que não dá vontade mais de jogar e parece que o jogo está te fazendo de otário.

      Estou em um save no FM 2020 onde comecei na série B do Brasileiro com o América-MG, fui treinar o Palmeiras e tive um grande destaque, o que me levou a treinar o Arsenal depois de algumas temporadas. O Arsenal do FM 2020 é o pior time dos "big six" e foi uma luta para fazer um time para brigar lá na frente, mas, logo na primeira temporada, terminei em 2° lugar na PL e garanti uma final da Copa da Liga. Nunca tive a pretensão de ganhar a PL logo de cara, mas fui montando meu projeto para os próximos anos. Depois de uma constante nos 4 primeiros depois de três temporadas no Arsenal (2°,4° e 3°), fui para o 4° ano em boa fase, com um elenco muito entrosado e forte e quase sem alterações, fiz uma boa janela de transferências trazendo jogadores muito bons por preços baixos e consegui uma boa base para tentar disputar a PL.
      Pois bem, começo a quarta temporada no Arsenal voando, com alta compreensão tática desde o início e duas vitórias jogando muita bola contra Manchester United (campeão da temporada passada) e Liverpool (campeão da Champions) fora de casa. Embalo com o time, aí começam os jogos contra os times de baixo da tabela. Pego um West Ham em 19° e tomo um vareio perdendo de 2 a 0. Sigo em frente, faço mais alguns bons jogos com boas vitórias e pego o Leicester em 19° e tomo outro vareio. Qual a lógica nisso? Todo jogo que faço contra um time da parte de baixo da tabela parece que sou o Valladolid enfrentando o Real Madrid no Bernabéu. Meu meia central de 4 estrelas e meia que joga uma barbaridade perdendo todas as bolas e não conseguindo dar um passe certo tendo 16 de passe, meu lateral direito com 19 de desarme deixando passar tudo. Meu atacante com 18 de finalização e 16 de compostura perdendo gol na cara do gol com o goleiro rendido. O que acontece com esse jogo?
      Por conta disso, me vem à mente as temporadas anteriores e é sempre isso: time jogando uma barbaridade, pega um time no fim da tabela e toma um passeio. Parece que seu time todo desaprende a jogar futebol. E isso aconteceu em todas as temporadas. Com o Palmeiras, fui vice campeão do Brasileiro 3x seguidas simplesmente porque tropeçava em jogos contra Vitória, Chapecoense ou Avaí enquanto o Flamengo voava e raramente perdia um jogo. É tenso você montar um quarteto ofensivo com Philipe Coutinho, Arrascaeta, Scarpa e Pedro (metendo 30 gols em uma temporada) e não conseguir ganhar o Brasileiro. Com o Arsenal, é a mesma coisa. Me mantenho na disputa pelos 3 primeiros lugares até o momento em que pego times que estão lá embaixo. Aí a derrota é certa. Eu entendo perfeitamente que zebra é natural vez ou outra, mas toda vez? Não faz nenhum sentido seu time atropelar o Manchester United em um jogo e no jogo seguinte tomar um sacode do Southampton. Essa sensação de está sendo "roubado" me cansou e estou seriamente pensando em parar com o jogo. Na Champions, perdi uma vaga no mata-mata simplesmente porque empatei um jogo com o Herta (que terminou com 2pts no grupo) mesmo ganhando do Real Madrid na última rodada. Na outra temporada, perdi o primeiro lugar porque, mesmo ganhando do Bayern, empatei com o Dinamo de Kiev. Toda vez vai ser assim? É muito tempo perdido para ser enrolado dessa forma. Olhando em retrospectiva, o jogo sempre te sacaneia. 
      Perdoem pelo desabafo, mas é isso. Mais alguém já se sentiu assim? Como conseguiu continuar jogando?
       
×
×
  • Criar Novo...