Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Profissão: Técnico - de 2020 a 2039


GG.

Posts Recomendados

1 hour ago, ElPeroMG said:

Mais uma história interessante que você nos trouxe sobre mais uma equipe do interior, gosto demais de saber dessas histórias. O que me chamou atenção, além, é claro, dos 6 gols no Santos do Pelé, foi Felpo Nuñez. É incrível que mesmo naquela época, um treinador com uma cultura um pouco diferente pode mudar o rumo de uma equipe. A gente vê esse tipo de coisa hoje em dia e pensa que algo que começou agora, mas já vem há longos anos e inclusive com equipes menores.

@ElPeroMG Fico feliz que tenha gostado. No save creio que haverá espaço para outras histórias menos conhecidas. O nome é Filpo com "i". O Felpo que está no título da notícia foi uma erro de tipografia do jornal. Se você der uma olhadinha no texto da notícia verá que o nome dele aparece depois com Filpo. Ele tem uma história de andarilho pelo futebol. Há muitos elogios a ele, mas também muita gente que não gostava do trabalho dele. Mas o fato é que naquele momento, ele mudou o Jabuca e o mesmo aconteceu com o Guttmann no São Paulo.

PS: Incluí até outro recorte de jornal (dê uma olhada lá, por favor) de um jornal paranaense, com o nome correto escrito: Filpo, mas aí o Nuñez, virou Nunez.

 

👍

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ACtC-3fjCv-Bzv_-_YUeSI0W-lOFA_kAt9nI6tIQ

 

Temporada 2023: Será que agora vai?

Fim de save: os fantasmas se divertem

Quem nunca abandonou um save no meio do caminho? Quem nunca passou dias, semanas ou até meses desanimado com um save até o momento em que decidiu que não iria mais jogá-lo? Quando o save é off-line a decisão parece mais fácil, basta encerrá-lo e seguir adiante. Quando o save está sendo compartilhado em um fórum, como o FManager, por educação é bom comunicar a decisão no tópico do save. Não é uma obrigação, mas mostra respeito, civilidade.

Eu já abandonei vários saves e acompanhei o abandono de muitos outros. É algo bastante comum e não vai acabar. As explicações para o término de um save são as mais variadas, porém o momento em que um save termina pode dizer muito sobre o encerramento dele.

Dos saves encerrados prematuramente existem aqueles que terminam quando nada parece indicar que o fim está próximo. Eles possuem vitórias, goleadas, promoções, títulos nacionais, títulos continentais, enfim tudo parece correr bem e indicar sua continuidade, mas vem a decisão de quem joga e avisa que o save chegou ao fim. Contudo, arrisco-me a dizer, podendo errar, que a maioria dos saves que são encerrados prematuramente são aqueles nos quais o treinador está enfrentando alguma dificuldade. 

As dificuldades deveriam ser vistas como algo comum em um save porque são os desafios que nos motivam a melhorar, a buscar soluções. Sem eles, o save se torna algo protocolar, algo que sabemos onde, como e às vezes até quando será encerrado. Geralmente com muitas glórias. Infelizmente, encerrar um save em um momento de dificuldade só trará um alívio momentâneo porque no próximo save ou em outro mais adiante aquela dificuldade aparecerá como se fosse um fantasma para avisar ao treinador que ele tem uma dívida a pagar. 

Licença Nacional "C": A primeira 

Na temporada passada, o técnico Sebastião Oliveira conseguiu sua primeira licença, a Nacional C. Para conseguir fazer o curso foi preciso bastante diálogo com o presidente do Jabaquara.

ACtC-3dQ8VjUc0yXlSlEbzSj0fHpYTqO8Ts_ut5h

A temporada 2023 promete novos níveis de exigência para Sebastião Oliveira, mesmo que não partam da direção do clube. Na 2ª Divisão Paulista, o Jabaquara está há três temporadas sendo desclassificado nas fases eliminatórias e a promoção é objetivo do técnico pernambucano. 

ACtC-3fRn5zVrJCK3nkjDO99F4TdWLYOkLSk6aTSJOzYyYZh3c4G154pE4E4btgLthvaJnw8SGqUs2-Dm7GCfectBEIeRyldqBDb1KWBxsi34ShpFKRM4ATA2LiJxuXmukcIIZxxOI9vcOxfSeFOuXS_YEAzpw=w800-h400-no?authuser=0
Clique na imagem para ampliá-la e clique aqui para ouvir o hino do Jabaquara.

Na Série Regional, a situação é bem mais complicada. A manutenção é o principal objetivo, mas para conseguir apenas isso, qualquer outro técnico pode ser contratado, porém conseguir a promoção é praticamente impossível. 

ACtC-3dgEO87Nd_FdXiilqvI4ymEmBWVuZpfT0QH

Sendo assim é preciso ir com força total na 2ª Divisão Paulista, a única chance real de título e/ou promoção na temporada.

Diretoria e Comissão Técnica: Temos um preparador físico

Na temporada passada, Cassiano Azevedo incorporou vários profissionais à comissão técnica do Jabaquara. Por enquanto, nesta temporada mais três profissionais foram contratados para ela. Um preparador físico e dois integrantes para a equipe sub-20. Incluindo os diretores, a equipe tem 17 integrantes.

ACtC-3elAb1v451lItT7csnSjKb_vv1M91NW0Odb

Elenco e Transferências: Sem gastar dinheiro

Imaginei que o término da temporada 2022 seria marcado pela dispensa da maioria do elenco do Jabaquara, mas Cassiano Azevedo fez diferente e renovou o contrato de quase todos os jogadores. Pode-se dizer que até em excesso, já que o elenco se aproximava de 30 jogadores. Apenas dois não renovaram, dois titulares: o goleiro Rafael e o volante Jajá. Os demais renovaram contrato até o fim de 2023 ou até o fim de 2024.

Se havia a expectativa sobre como o diretor de futebol usaria os mais de 4 milhões reservados para transferências até agora ela tem se mostrado decepcionante, simplesmente porque nenhum real foi gasto até agora. De janeiro até abril quatro jogadores foram contratados, mas todos “sem custos”.

ACtC-3ekzUTQsA85IzHfJZudssAp9urZFP0V4YMs
ACtC-3eHYW-vh8FHQPP8cWXEswacZ0MqG_JwCg3o

Por outro lado, sete jogadores deixaram o clube. Dois deles eram jovens bem avaliados da categoria de base e os outros cinco eram jogadores que renovaram contrato no fim de 2022, alguns deles titulares.

ACtC-3c7DU2wdUFaRVFk4vuVnvWnBTrUCjHwkwz4

Na comparação entre elencos das 256 equipes que disputarão a Série Regional, o Jabaquara tem 21 atributos acima da média. No total, a comparação dos elencos comporta 76 atributos, 24 atributos do elenco estão entre os 50 piores da liga e apenas 7 estão entre 50 os melhores.

Finanças: Folha salarial alta

O gasto salarial ainda está bem abaixo do limite liberado pela diretoria, mas a folha salarial não é pequena. Ao todo ela é de mais de 2,1 milhões por ano, a 7ª mais alta da 2ª Divisão Paulista, abaixo de União São João, que gasta 4,1 milhões, e também de Bandeirante, Elosport, Mogi Mirim, Inter de Bebedouro e Amparo.

Com a participação na Série Regional, o Jabaquara também receberá direitos televisivos no valor de 1 milhão de reais.

  • Saldo global: R$ 21.315.218
  • Orçamento de transferências: R$ 4.660.106
  • Folha salarial: R$ 190.105 (Orçamento salarial: R$ 520.628)
  • Orçamento de olheiros: R$ 129.942


Campeonato Paulista - 2ª Divisão: Jabuca voando

O grupo do Jabaquara nesta edição teve alguns conhecidos, o Joseense, o Tupã, o União Suzano e o Velo Clube, e completando o grupo, o Osvaldo Cruz e Tanabi, que no campeonato do ano passado alcançaram as oitavas de final. Fora o Jabaquara, apenas o Velo Clube disputa a Série Regional.

Na fase de grupos, o Jabaquara passeou. Com 11 vitórias e apenas uma derrota, a equipe santista se classificou com quatro rodadas de antecedência. A derrota para o União Suzano, 2º colocado do grupo, foi a única na qual o Jabaquara não conseguiu jogar. Na partida do turno, o União Suzano havia sido goleado pelo Jabaquara, em Santos, por 4 a 0.

ACtC-3dXQS8bepAqPiHk7RvrMGqWsFo0Np-KhmSm

Houve outra partida que foi bem disputada, apesar do placar amplamente favorável ao Jabuca. Na 8ª rodada, o Tanabi tentou, foi valente, mas foi goleado por 4 a 1.

ACtC-3edgRatzF9fLbIXZ3gZgQvGP_aoD1Dp1qt5

Na maioria dos casos, os adversários foram dominados nas duas partidas, esse foi o caso do Joseense, que foi um adversário tão difícil para o Jabaquara na temporada passada. Dessa vez foi derrotado por 2 a 0 e 1 a 0.

ACtC-3d9TDCEge50szXPSAewR8FpaykMuPLL50-n

Já no caso do Osvaldo Cruz, um dos únicos do grupo que disputa a Série Regional, somente o 1º tempo da partida do turno foi complicado, nos outros três tempos, não conseguiu equilibrar a partida e acabou derrotado por 2 a 0 e 1 a 0.

O Velo Clube também complicou em casa ao impedir o gol. Mas foi inferior nas duas partidas, perdendo por 1 a 0 e 2 a 0.

ACtC-3fNHQdpmVvAA4kR8ufba9AtmhG0Ot8znrdL

A campanha do Jabaquara foi a melhor entre as 42 equipes do campeonato. Com melhor ataque e a 2ª melhor defesa, perdendo para o Inter de Bebedouro que sofreu apenas três gols.

ACtC-3frnMYRSJm_KeEQypJf9MWUf2P76PqdEMoy

Na próxima fase, enfrentará o Monte Azul, um dos melhores 3º lugares. A primeira partida será na casa do adversário. ACtC-3diOwF03c1QtV0e7CoBywtQg9b01W6HgBa8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô, véi, o que foi esse começo de post? Ah tá doido! Avisa que vai fazer um tutorial pq assim vc me dá susto. Tirando a parte do susto, muito bom esse espaço off aí e explica bem sobre os sintomas de um save terminal, ainda que eu pense que os saves vitoriosos demais tendem a ser os mais propícios ao término pela falta de desafio. 

Sobre o Jabaquara: campanha excelente! O time que não empata. A defesa parece ter sido acertada, os números dizem isso.Queria ter esse auto-controle seu kkk com quatro milhões para gastar...aff! Mas vc faz bem dentro da linha que propôs a seu save,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

P... tomei um susto também com o início da atualização! 😂 Concordo com boa parte do que você colocou em relação aos saves que acabam prematuramente ou repentinamente. No entanto, pelo menos no meu caso (em Soy Loco Por Ti América), foi o contrário. De toda forma, já encerrei dois saves por conta de dificuldades enfrentadas (um na Holanda e outro na Alemanha), mas já faz bastante tempo e minha forma de encarar o jogo hoje é completamente diferente. Hoje, busco o equilíbrio entre um bom desafio e algo que possa ser solucionado sem que seja preciso jogar por anos a fio o mesmo save. 

Até tenho vontade de encarar um desafio no nível do que o André tem feito com o Uralan, por exemplo, mas sei que não alcançaria nem 25% do caminho que ele trilhou, em termos de persistência e longevidade. Quem sabe com o Casale, mesmo que não seja a intenção, eu consiga gerir um save mais longo? Seria a quebra de um tabu. 

Retornando ao Jabaquara, é impressão minha ou esses milhões estão derretendo? Mesmo sem gastar com transferências, houve uma queda considerável no balanço do time, a não ser que eu esteja enganado. Em relação ao comportamento do DD, eu imaginei que realmente não gastaria nada do orçamento. De repente, os jogadores que esse dinheiro poderia "comprar" não aceitassem vir para o clube, em razão de sua baixa reputação e da divisão que se encontra. 

Dentro de campo, a equipe vai muito bem, conseguindo superar as expectativas da diretoria e as campanhas anteriores na 2ª Divisão Paulista. Penso que dê para passar pelo Monte Azul sem grandes sustos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 hours ago, Jirimias said:

Pô, véi, o que foi esse começo de post? Ah tá doido! Avisa que vai fazer um tutorial pq assim vc me dá susto. Tirando a parte do susto, muito bom esse espaço off aí e explica bem sobre os sintomas de um save terminal, ainda que eu pense que os saves vitoriosos demais tendem a ser os mais propícios ao término pela falta de desafio. 

Sobre o Jabaquara: campanha excelente! O time que não empata. A defesa parece ter sido acertada, os números dizem isso.Queria ter esse auto-controle seu kkk com quatro milhões para gastar...aff! Mas vc faz bem dentro da linha que propôs a seu save,

Pô, podia ser pior se eu tivesse colocado no título do tópico. Como vou avisar?😂 Bom eu não sei mais vou escrevendo minhas "bobagens". Mas você não acha que os saves vitoriosos se encerram quando "completam" o save e não prematuramente?

O time foi muito bem na fase de grupo, sem as oscilações da temporada passada. 

Eu só fico olhando e esperando para ver o que o diretor vai fazer.

Valeu.

 

1 hour ago, mfeitosa said:

P... tomei um susto também com o início da atualização! 😂 Concordo com boa parte do que você colocou em relação aos saves que acabam prematuramente ou repentinamente. No entanto, pelo menos no meu caso (em Soy Loco Por Ti América), foi o contrário. De toda forma, já encerrei dois saves por conta de dificuldades enfrentadas (um na Holanda e outro na Alemanha), mas já faz bastante tempo e minha forma de encarar o jogo hoje é completamente diferente. Hoje, busco o equilíbrio entre um bom desafio e algo que possa ser solucionado sem que seja preciso jogar por anos a fio o mesmo save. 

Até tenho vontade de encarar um desafio no nível do que o André tem feito com o Uralan, por exemplo, mas sei que não alcançaria nem 25% do caminho que ele trilhou, em termos de persistência e longevidade. Quem sabe com o Casale, mesmo que não seja a intenção, eu consiga gerir um save mais longo? Seria a quebra de um tabu. 

Retornando ao Jabaquara, é impressão minha ou esses milhões estão derretendo? Mesmo sem gastar com transferências, houve uma queda considerável no balanço do time, a não ser que eu esteja enganado. Em relação ao comportamento do DD, eu imaginei que realmente não gastaria nada do orçamento. De repente, os jogadores que esse dinheiro poderia "comprar" não aceitassem vir para o clube, em razão de sua baixa reputação e da divisão que se encontra. 

Dentro de campo, a equipe vai muito bem, conseguindo superar as expectativas da diretoria e as campanhas anteriores na 2ª Divisão Paulista. Penso que dê para passar pelo Monte Azul sem grandes sustos. 

Mas não tem o que fazer, né?  

Também acho que o seu não foi por dificuldades, foi o contrário. Também já encerrei, mas aí procuramos modificar a abordagem. Um problema do FM é essa eternidade para jogar uma temporada. Se fosse mais rápido poderíamos pensar em saves mais longos.

Eu também tenho, mas não tenho estômago. Sei que eu abriria o bico antes do tempo.

Sim, estão derretendo. Essa é minha impressão também. Pode ser isso mesmo que você disse. A reputação do clube não consegue atraí-los.

A equipe fez uma 1ª fase excelente. Agora é buscar a promoção.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também caí na pegadinha, já estava triste com o fim da história e não entendi nada quando ela prosseguiu. Olhando com calma, posso dizer que a reflexão é válida, o FM é um jogo de paciência em todos os aspectos e por vezes, esperar uma subida constante é o erro de jogadores, que na primeira adversidade se deixa derrubar.

Quanto ao Jabaquara, que defesa!! 4 gols sofridos é um número muito bom para a quantidade de jogos, e ainda que alguns adversários finalizem muito, eles criam poucas chances claras. Existe o velho jargão que diz "ataque ganha jogo, defesa ganha campeonato" vamos ver se Tião leva a taça pra casa com o jargão debaixo do braço.

Aliás, até curioso a comparação com o jogo vs Santos de Pelé, será que Filpo Nunez ficaria orgulhoso de um time que faz poucos gols? Brincadeiras a parte, o futebol brasileiro tem grandes histórias de heróis improváveis e é sempre bom ter contato com ela, conhecer um pouco mais. Inclusive, quem sabe não quebre a regra pra propor um amistoso contra o Santos atual, vai que eles topam...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo menos não foi só eu que levei susto com o texto de início hahah. E por falar no texto, é bom ler coisas do tipo, ainda mais pra nós que estamos chegando na área a pouco tempo.

Fiquei surpreso pelo pouco valor gasto pelo Diretor do Jabaqua. Fico imaginando se fosse o Zezinho, iria gastar até o último centavo. No fim das contas acho que a manutenção do elenco pode até ter sido válida. Sebastião já conhece o elenco, e o próprio elenco já está entrosado, e isso se viu dentro de campo com uma campanha sensacional na primeira fase. Tomara que o sorteio agora seja mais benéfico, e que consiga a vaga para a divisão superior.

Boa sorte na sequência!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 pontos, pouts! Ta voando! 

Por um momento achei que era a ultima atualização asopkpsakpoaskposkpoksaposkaposakoks. 

De qualquer jeito otima temporada, e gostei dos uniformes, ficaram bem bonitos! 

Com uma campanha dessa, da uma empolgada! Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 hours ago, Peepe said:

Eu também caí na pegadinha, já estava triste com o fim da história e não entendi nada quando ela prosseguiu. Olhando com calma, posso dizer que a reflexão é válida, o FM é um jogo de paciência em todos os aspectos e por vezes, esperar uma subida constante é o erro de jogadores, que na primeira adversidade se deixa derrubar.

Quanto ao Jabaquara, que defesa!! 4 gols sofridos é um número muito bom para a quantidade de jogos, e ainda que alguns adversários finalizem muito, eles criam poucas chances claras. Existe o velho jargão que diz "ataque ganha jogo, defesa ganha campeonato" vamos ver se Tião leva a taça pra casa com o jargão debaixo do braço.

Aliás, até curioso a comparação com o jogo vs Santos de Pelé, será que Filpo Nunez ficaria orgulhoso de um time que faz poucos gols? Brincadeiras a parte, o futebol brasileiro tem grandes histórias de heróis improváveis e é sempre bom ter contato com ela, conhecer um pouco mais. Inclusive, quem sabe não quebre a regra pra propor um amistoso contra o Santos atual, vai que eles topam...

Juro, não foi pegadinha. Se fosse eu colocaria no título do tópico.

Ter paciência é importante e compreender determinadas situações algo que nem sempre é feito.

O Jabuca foi muito bem na Fase de Grupos. Foi um passeio com quase nenhum susto. Agora vem a parte complicada, o mata-mata.

Em um país tão grande, as histórias estão por aí, no entanto, muitas vezes focamos nos grandes clubes e esquecemos o menores, como por exemplo aquela história do 14 de Julho e a primeira excursão de um clube brasileiro no exterior citada pelo @ElPeroMG

Infelizmente não vai rolar o amistoso.😥 

 

16 hours ago, ElPeroMG said:

Pelo menos não foi só eu que levei susto com o texto de início hahah. E por falar no texto, é bom ler coisas do tipo, ainda mais pra nós que estamos chegando na área a pouco tempo.

Fiquei surpreso pelo pouco valor gasto pelo Diretor do Jabaqua. Fico imaginando se fosse o Zezinho, iria gastar até o último centavo. No fim das contas acho que a manutenção do elenco pode até ter sido válida. Sebastião já conhece o elenco, e o próprio elenco já está entrosado, e isso se viu dentro de campo com uma campanha sensacional na primeira fase. Tomara que o sorteio agora seja mais benéfico, e que consiga a vaga para a divisão superior.

Boa sorte na sequência!!

Se vai ser útil dependerá de quem vai ler, não é mesmo. Mas resolvi deixar registrado porque às vezes falamos disso, mas tudo meio solto em posts em outros tópicos.

Eu também, mas o @mfeitosa falou que pode ter relação com a reputação do clube e da liga. O desempenho me surpreendeu também.  O sorteio foi melhor sim, mas agora é ver se em campo como a coisa rola.

Valeu. Obrigado.

 

13 hours ago, Valismaalane said:

33 pontos, pouts! Ta voando! 

Por um momento achei que era a ultima atualização asopkpsakpoaskposkpoksaposkaposakoks. 

De qualquer jeito otima temporada, e gostei dos uniformes, ficaram bem bonitos! 

Com uma campanha dessa, da uma empolgada! Boa sorte!

Queria ter vencido todas a partidas.

Sabia que ia rolar isso.

Decidi dar um ar antigo com as meias listradas, ainda mais que no uniforme também tem um faixa larga. Obrigado por opinar.

Dá mesmo! Valeu.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ACtC-3fjCv-Bzv_-_YUeSI0W-lOFA_kAt9nI6tIQ

 

Temporada 2023: Não está fácil

Fim de save: Para quem acredita em fantasmas

Se for verdade que a maioria dos saves encerrados prematuramente ocorre quando o treinador humano passa por dificuldades, então é preciso identificá-las, antes que essa dificuldades se transformem em fantasmas e retornem repetidamente para atormentar nos próximos saves. Devem existir vários tipos de fantasmas, mas dois deles são bem conhecidos e por isso podem ser combatidos.

Um tipo de fantasma que aparece é aquele que se relaciona com as especificidades da liga de cada país e de cada continente. Não adianta fugir. É preciso entender como essas especificidades funcionam e procurar o melhor desempenho sob essas condições. Por exemplo, jogar na Inglaterra envolve a questão da licença de trabalho para estrangeiros, envolve também um calendário repleto de partidas na virada do ano e outras particularidades. Assim como, quem joga no Brasil envolve um calendário repleto de competições e com pouco tempo de descanso entre as partidas, campeonatos estaduais e etc. Não adianta reclamar, não adianta desistir do save e nem querer mudar as regras para ter mais facilidades. O desafio é vencer sob essas condições e quem vence sob elas se torna um manager melhor.

Outro tipo de fantasma é aquele que advém da maneira como o treinador humano gerencia a equipe. Isso envolve as escolhas ruins que ele toma, o desempenho ruim das equipes que dirige e que provocam o desânimo pelo save. Encerrá-lo não resolverá os problemas porque no próximo save a forma equivocada de gerenciar uma equipe estará lá, pronta para atormentar novamente. Não é porque se troca de save que os problemas desaparecerão. É preciso encarar esse fantasma de frente. Reconhecer o gerenciamento errado, as decisões mal tomadas, as contratações equivocas, o esquema tático mal elaborado, as funções e tarefas de jogadores sem sentido e aí buscar soluções para eles.

Por isso que a ideia de encerrar um save quando a situação é complicada pode parecer uma boa ideia, mas se as questões são semelhantes às apontadas aqui, talvez deva-se refletir um pouco mais antes de tomar a decisão pelo término do save e, de preferência, optar pelo enfrentamento dessas questões dando prosseguimento ao save. Contudo, isso só deve ser feito porque quem acredita em fantasmas.

Campeonato Paulista - 2ª Divisão: 5 a 0 no agregado

Se na fase inicial da 2ª Divisão, o Jabaquara passou com muita tranquilidade por seus adversários, nas oitavas de final a situação se modificou diante do Monte Azul, um dos melhores 3º lugares classificados. Não foi nada fácil. No campo estreito, o Monte Azul (4-1-4-1) foi levemente superior e venceu a partida de ida por 2 a 1. Na volta, a partida foi novamente equilibrada, mas foi a vez do Jabaquara devolver o placar, o que levou a partida para as penalidades e o Leão da Caneleira passou.

ACtC-3fZKDlvRINbHJ_mk1JQpMmumD8zWOpEuGEb

Nas quartas de final, o adversário foi o Brasilis (4-2-3-1 MD), do ex-jogador Oscar (Ponte Preta e São Paulo). Novamente em um campo estreito, a partida foi complicada e o 1 a 1 na ida, deixou a definição para a volta e deu Jabaquara por 1 a 0.

ACtC-3dZfExoKMIuevXwFd6R7II0kwlvaCvLg-ER

Se as dificuldades do mata-mata da 2ª Divisão Paulista pareciam enormes pelos adversários que ficaram para trás, na semifinal elas se mostraram intransponíveis. Contra o Mogi Mirim (4-1-2-3 sem extremos), o Jabaquara não conseguiu dar o passo seguinte que garantiria a promoção para a Série A3. Com um time muito superior, o Mogi Mirim praticamente garantiu a vaga na partida de ida com uma vitória por 3 a 0 e na volta apenas confirmou a classificação com um placar agregado de 5 a 0.

ACtC-3dSdOGtPusbT_IZAZ3YXRTGQDWjsOohZO33

Com a eliminação, a melhor chance do Jabaquara para conquistar algo importante na temporada terminou. Era o principal objetivo de Sebastião Oliveira, mas o mata-mata se mostrou bastante complicado. Na decisão da 2ª Divisão Paulista acabou dando Inter de Bebedouro por 4 a 3 no agregado sobre o Mogi Mirim.

Estatísticas: Você conhece Celso e Schumaher? 

A 2ª Divisão terminou com alguns destaques da equipe do Jabaquara. Nomes conhecidos, como o do atacante Celso. Mesmo tendo marcado apenas 9 gols em 17 partidas (média 0,52), bem abaixo da média na temporada passada, Celso foi o artilheiro da competição empatado com Formigoni, do Mogi Mirim. Ele também foi a 12ª melhor média do campeonato, 7,24.

ACtC-3d5KTuB8lGqxqu9_MCxaJDvIHb4Y7UWQYqPACtC-3eEjMQ_UKHE3F2Q13zxp5JZKo2ZsbcHk52G

Schumaher é o outro conhecido do Jabaquara que foi bem. Com 7,21 foi a 14º melhor média da competição, 1º mais vezes melhor em campo (4), 2º em passes decisivos (39) e também, 11º em passes completados (86%).

Além deles, vale destacar:

  • Davi Vitorino: 7º em assistências (6)
  • Juvemar: 1º em interceptações efetuadas (120)


Série Regional: Seis pontos

No Brasil Mundi Up, abaixo das Séries A, B, C e D existe uma 5ª divisão, a Série Regional que é disputada por 256 equipes. No save, a Série Regional já teve como campeão o Pacajus (CE), Fluminense de Feira (BA) e Retrô (PE), respectivamente em 2020, 2021 e 2022.

As 256 equipes são divididas em 16 grupos de 16 equipes e jogam um vez entre si em seus respectivos grupos. As duas piores equipes de cada grupo, totalizando 32 equipes, são rebaixadas para a Pré-Regional. Quatro equipes de cada grupos avançam para as fases de eliminatórias. Essas 64 equipes jogam partidas de ida e volta até termos o campeão e o vice-campeão. Além deles, 14 equipes são promovidas à Série D.

Tendo falhado na busca pela promoção no campeonato estadual, a Série Regional para o Jabaquara passou a ser o foco para o restante da temporada. Cotado como 196º entre 256 equipes, o Jabaquara teria que jogar muito bem para conseguir uma vaga entre as quatro equipes que passariam de fase. 

O grupo do Jabaquara foi formado equipes nove equipes paulistas e seis paranaenses. Em nível estadual, elas disputam as seguintes divisões:

  • A2 Paulista: Portuguesa Santista
  • A3 Paulista: Grêmio Barueri, Grêmio Osasco, Nacional, Audax, Desportivo Brasil, São Bernardo
  • 2ª Divisão Paulista: Elosport. Juventus
  • 1ª Divisão Paranaense: Iraty, Cianorte, Rio Branco
  • 2ª Divisão Paranaense: Independente São-Joseense, Cascavel, Apucarana Sports

Até 7ª rodada, o grupo do Jabaquara tem se mostrado bastante complicado. A estreia contra o Elosport (4-2-2-2) foi tranquila, mas os adversários seguintes mostraram que a coisa não será fácil. Contra o Grêmio Barueri (4-5-1), a expulsão de um adversário depois do 1 a 0 permitiu ao Jabaquara equilibrar a partida, mas mesmo em vantagem numérica não foi possível empatar a partida.

A partida contra o Grêmio Osasco (4-2-3-1 MD) lembrou as eliminatórias da 2ª Divisão Paulista da temporada passada. Domínio completo do adversário que errou muito e por isso venceu apenas por 1 a 0. Sorte do Jabuca.

ACtC-3c3JGoWyzg1THPo0feX7ErUv4etUyRKAe-u

Se enfrentar determinadas equipes vai ser um desafio complicado para o Jabaquara, pelo menos contra as equipes de nível parecido é preciso vencer e foi isso que o Jabaquara fez contra o Independente São-Joseense (4-2-3-1) que também só havia vencido uma partida. Vitória magra, mas importante por 1 a 0.

ACtC-3eujJ5mTsnmu_YrFKgxuVNRM2HWusSrrEn9

Seria importante também ter vencido o Iraty (4-1-4-1), fora de casa, mas o placar ficou no 0 a 0, o que não é bom, mas também não é ruim porque o Jabuca vai somando pontos e se distanciando da zona da degola.

Contra o Rio Branco (4-4-2 MD), o Jabaquara não escapou como em outras oportunidades, foi goleado por uma equipe que foi muito precisa ao chegar até o gol. O encontro contra o Juventus (4-2-3-1 MD) foi outro bastante complicado, mas o Jabaquara saiu com mais um ponto de campo.

ACtC-3fn99gKKs6U-FypeOsNCs4DkMwGArayeneo

No momento, o Jabaquara está no meio da tabela, seis pontos distante da zona de rebaixamento com outras cinco equipes nesse intervalo. Olhando para cima são os mesmos seis pontos para alcançar a zona de classificação. Contudo, pelos adversários enfrentados até agora, arrisco dizer que é mais fácil descer do que subir nessa tabela da classificação. 

ACtC-3dOR_kinL_oa67cNZQVummJZ5i5WxBHkAtj

ACtC-3dQAVWDAiz7KH3cDIcP2zMJTSO7CubZd-Ml

Faltam ainda oito rodadas e o Jabaquara enfrentará quatro equipes que estão acima dele na tabela e outras quatro que estão abaixo. ACtC-3diOwF03c1QtV0e7CoBywtQg9b01W6HgBa8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se ganhar 6 pontos a mais que esses times todos e pegar a vaga é uma tarefa muito complicada, acho improvável que times que nem ganharam ainda no campeonato, e tem um saldo na casa de -20, ameacem o Jabuca. Pelo visto, Tião e seus comandados vão ficar nessa zona neutra, buscando fazer alguma graça contra os times de cima e reforçando a superioridade com os times abaixo.

Confesso que nunca joguei com o MundiUp, mas o que percebo pelas outras histórias da area que o nível do Regional é sempre bem polarizado: os de cima são muito bons e os de baixo aparentam ser o saco de pancadas do torneio. Imagino que isso permaneça, e você se assegure na divisão Regional.

Ou melhor, o Jabaquara se assegure, porque eu olho para o futuro e já me pergunto se o Tião vai pegar o elevador contratual com algum time de Série D. Existe especulação ou algum indício que a reputação do personagem tem esse nível?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 hours ago, Peepe said:

Se ganhar 6 pontos a mais que esses times todos e pegar a vaga é uma tarefa muito complicada, acho improvável que times que nem ganharam ainda no campeonato, e tem um saldo na casa de -20, ameacem o Jabuca. Pelo visto, Tião e seus comandados vão ficar nessa zona neutra, buscando fazer alguma graça contra os times de cima e reforçando a superioridade com os times abaixo.

Confesso que nunca joguei com o MundiUp, mas o que percebo pelas outras histórias da area que o nível do Regional é sempre bem polarizado: os de cima são muito bons e os de baixo aparentam ser o saco de pancadas do torneio. Imagino que isso permaneça, e você se assegure na divisão Regional.

Ou melhor, o Jabaquara se assegure, porque eu olho para o futuro e já me pergunto se o Tião vai pegar o elevador contratual com algum time de Série D. Existe especulação ou algum indício que a reputação do personagem tem esse nível?

É bem por aí mesmo. Seu raciocínio sugere que a coisa tá mais ou menos definida se tudo seguir o mesmo caminho até o fim. Com eu também acho difícil subir pelas dificuldades que tenho encontrado, acho que ficar na "zona neutra" seria uma boa.

O Brasil é muito grande e a faixa de reputação de equipes que estão fora da Série D dá esse desequilíbrio. É complicado depender do DdF para as coisas, mas acho legal.

Você me lembrou que houve um convite para entrevista antes de começar a Regional. Vou colocar no próximo post. Ficar em um clube sem ganhar é complicado no Brasil. Não é algo comum. Na minha visão, os cartolas sempre acreditam que podem encontrar alguém melhor fora do clube para trazer-lhes a glória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fui pego pela pegadinha de fim de save também, mas pelo menos quando fui ler a segunda atualização, eu já tava vacinado 😛

Acho que mandou bem no paulista, faltou um pouco pra conseguir ganhar um título, já no Regional, o time parece que vai ficar aonde está (ainda mais considerando que vai enfrentar 4 times de cima e 4 de baixo nos jogos finais). Acho até que, pro nível do time, está fazendo uma boa campanha aqui tb (apesar da goleada sofrida).

Sobre o lance que o Feitosa disse das contratações, ter grana não significa que vá conseguir atrair bons jogadores pois a reputação do time conta muito nessas horas. Consegui jogadores muito melhores no Sampaio Corrêa sem ter dinheiro em caixa do que no Serra com 10M em caixa. É complicado.

Boa sorte pro fim da temporada. Aliás, já sabe se fica pra próxima?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Campanha enrolada, tanto para ir além como para ser rebaixado há possibilidades. Eu acredito que que se conseguir somar uns pontos ainda consegue entrar no bolo do G4. Boa sorte mano e o Jabaquara ainda tem muito o que crescer!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma pena o time ter caído contra o Mogi nessa semi e ter sido eliminado. Acreditei que dessa vez o Sebastião conseguiria o título. Acha que se a semi fosse contra algum dos outros 2 adversários que disputaram a semi o time conseguiria passar? 

No regional vem fazendo uma campanha regular. Já estou disputando o regional há 8 temporadas seguidas, sei como é difícil essa competição. Assim como o @Peepe bem falou. Tem uma certa discrepância em relação alguns clubes dentro do grupo, até mesmo em relação as expectativas, um exemplo é a Portuguesa Santista, que disputa a A2 e vai cambaleando no Regional. Por outro lado, se tem essa diferença é pq seu time não irá brigar pra cair, mas sim na metade da tabela pra cima, uma vez que sente "facilidade" em alguns jogos. Acho que nessa temporada infelizmente não dará ainda pro Tião sonhar com um título nacional, mas como você disse no texto introdutório, tudo isso nos ensina sobre a competição, adversário... E nós faz um manager melhor pro futuro.

Boa sorte na sequência, GG!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 hours ago, marciof89 said:

Eu fui pego pela pegadinha de fim de save também, mas pelo menos quando fui ler a segunda atualização, eu já tava vacinado 😛

Acho que mandou bem no paulista, faltou um pouco pra conseguir ganhar um título, já no Regional, o time parece que vai ficar aonde está (ainda mais considerando que vai enfrentar 4 times de cima e 4 de baixo nos jogos finais). Acho até que, pro nível do time, está fazendo uma boa campanha aqui tb (apesar da goleada sofrida).

Sobre o lance que o Feitosa disse das contratações, ter grana não significa que vá conseguir atrair bons jogadores pois a reputação do time conta muito nessas horas. Consegui jogadores muito melhores no Sampaio Corrêa sem ter dinheiro em caixa do que no Serra com 10M em caixa. É complicado.

Boa sorte pro fim da temporada. Aliás, já sabe se fica pra próxima?

Sério, não era pegadinha. Se fosse eu a colocava no título do tópico. A prova que não era pegadinha foi que o post seguinte teve o mesmo título.

Na 1ª fase o Jabuca foi excelente, mas no mata-mata não dava. Acho que a equipe foi até longe, chegando à semi. As partidas foram muito difíceis.

Também acho que no Regional a coisa é por aí mesmo. É bem difícil superar as equipes mais difíceis do grupo.

Vocês estão certos. A reputação pesa. Poxa, mas se não vai gastar contratando, então invista em infraestrutura, né?

Valeu pela força. A coisa fica complicada sem sucesso no Paulista. Mas vamos ver.

 

11 hours ago, Valismaalane said:

Campanha enrolada, tanto para ir além como para ser rebaixado há possibilidades. Eu acredito que que se conseguir somar uns pontos ainda consegue entrar no bolo do G4. Boa sorte mano e o Jabaquara ainda tem muito o que crescer!

A vantagem é que tem muita gente embaixo. Pelo nível dos adversários não estou muito confiante em G4. Obrigado.

 

1 hour ago, ElPeroMG said:

Uma pena o time ter caído contra o Mogi nessa semi e ter sido eliminado. Acreditei que dessa vez o Sebastião conseguiria o título. Acha que se a semi fosse contra algum dos outros 2 adversários que disputaram a semi o time conseguiria passar? 

No regional vem fazendo uma campanha regular. Já estou disputando o regional há 8 temporadas seguidas, sei como é difícil essa competição. Assim como o @Peepe bem falou. Tem uma certa discrepância em relação alguns clubes dentro do grupo, até mesmo em relação as expectativas, um exemplo é a Portuguesa Santista, que disputa a A2 e vai cambaleando no Regional. Por outro lado, se tem essa diferença é pq seu time não irá brigar pra cair, mas sim na metade da tabela pra cima, uma vez que sente "facilidade" em alguns jogos. Acho que nessa temporada infelizmente não dará ainda pro Tião sonhar com um título nacional, mas como você disse no texto introdutório, tudo isso nos ensina sobre a competição, adversário... E nós faz um manager melhor pro futuro.

Boa sorte na sequência, GG!

 

Eu também estava animado com a possibilidade, mas desde o Monte Azul a coisa ficou clara que não seria fácil. Pois é, será que a carreira do Tião será daquelas sem título? Existem muitos técnicos no Brasil assim, né? Acho que não Pero. Contra o Monte Azul e o Brasilis a coisa já tinha sido complicada, se pegasse os outros dois a coisa, provavelmente, também seria complicada. Acho que na 2ª Divisão Paulista há um desnível como ocorre na Regional.

Você sabe bem como a Série Regional funciona. Eu tô sentindo isso agora. Pois é, o meio parece uma realidade bem viva para o Jabuca. Acho que a chance foi no estadual, como eu disse que seria. Exato. Não dá para ficar reclamando. O jeito é enfrentar.

Valeu, Pero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aos trancos e barrancos, o Jabaquara foi avançando no mata-mata da 2ª Divisão Paulista, mas acabou caindo para o Mogi, que sem dúvida tem um time bem superior tecnicamente. Pensei até que seriam campeões, mas logo vi que foram superados pelo Inter de Bebedouro. 

O lado ruim do Tião estar num time paulista é que enfrentará sempre grupos difíceis nessas divisões regionalizadas. Achei esse "Grupo N" bem pesado, com diversos times com certa tradição. Vai ser difícil fazer uma campanha muito superior à atual, nesta temporada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 hours ago, mfeitosa said:

Aos trancos e barrancos, o Jabaquara foi avançando no mata-mata da 2ª Divisão Paulista, mas acabou caindo para o Mogi, que sem dúvida tem um time bem superior tecnicamente. Pensei até que seriam campeões, mas logo vi que foram superados pelo Inter de Bebedouro. 

O lado ruim do Tião estar num time paulista é que enfrentará sempre grupos difíceis nessas divisões regionalizadas. Achei esse "Grupo N" bem pesado, com diversos times com certa tradição. Vai ser difícil fazer uma campanha muito superior à atual, nesta temporada. 

Trancos e barrancos. Foi isso aí mesmo. Os adversários se mostraram em um nível acima dos enfrentados na fase de grupos. O título ficou no sonho.

Tem isso mesmo. Em São Paulo será sempre assim na Regional. Mas por outro lado, se passar de fase se candidata a algo mais alto, coisa que não acontece se estiver em um estado mais fraco. Também acho complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ACtC-3fjCv-Bzv_-_YUeSI0W-lOFA_kAt9nI6tIQ

 

2023: Mudança à vista no Jabaquara

A ex-futura primeira entrevista

Uma informação interessante acabou ficando para trás na última atualização. Antes de 1ª rodada da Série Regional, Sebastião Oliveira recebeu seu 1º convite para uma entrevista. O clube goiano Luziânia, que disputa a 2ª Divisão Brasiliense e também a Série Regional demitiu seu 5º treinador desde 2019 e estava à procura de outro. Sebastião preferiu recusar a oferta por estar às vésperas do começo da competição na qual foi um dos principais responsáveis para o acesso na temporada passada.

ACtC-3d3q5HhUDi_AMKO57OZ4l5wKA5fT-8-5JxH

Dois meses depois da oferta de entrevista, 11 rodadas disputadas e com a marca de 100 jogos na carreira, Tião Oliveira passou por momentos que ainda não havia passado em sua curta carreira de técnico. A equipe havia sido derrotada pelo Audax por 1 a 0 e havia sete partidas que não vencia e os torcedores reclamaram do futebol apresentado

Alguns dias depois um grupo de importantes jogadores solicitou uma reunião insatisfeitos com o ambiente no elenco, talvez incentivados por Wilson Boscov que estava descontente com o tempo de jogo que tinha. A reunião correu bem felizmente.

Curiosamente, o Jabaquara conseguiu uma vitória inesperada na rodada seguinte à reunião.

Elenco e Transferências: Sem gastar o orçamento

A dúvida que havia desde o início da temporada era se Cassiano Azevedo usaria os recursos para contratar jogadores foi frustrada no decorrer do ano. As contratações até aconteceram, principalmente em julho, mas nenhuma envolvendo o orçamento de transferências.

ACtC-3eR6R2vvHIKKlZTMZNHuMikoOlO2KQVVgcm

Ao todo, 11 jogadores foram contratados na temporada. Apenas dois com mais de 20 anos, o zagueiro Lucas Santana e o volante Jackson.

Série Regional: Objetivo alcançado

A continuação da Série Regional não foi mais fácil do que as sete rodadas iniciais. As três partidas sem vencer (Iraty, Rio Branco e Juventus) se tornaram sete contra Nacional, Portuguesa Santista, Apucarana Sports e Audax.

Contra o Nacional (SP) (4-1-4-1) a expulsão de Diogo Vitorino aos 9, dificultou muito mais o que já prometia ser difícil. Cinco arremates do Jabaquara contra 38 do adversário dão mais ou menos a dimensão do que foi a derrota por 3 a 1.

ACtC-3eGAnJZ1pwBl5Fx1KLvB8cxckBi9_a6AAMX

Contra o rival de Santos, a Portuguesa Santista (4-2-3-1 MD), o empate acabou sendo um resultado bom. Mas contra o Apucarana Sports (4-2-2-2) os três pontos estiveram muito próximos e o empate em 1 a 1 foi um resultado para se lamentar pelo o que foi a partida, pela expulsão de um adversário aos 38 e pelo gol de falta sofrido aos 86.

ACtC-3dqwLhNb_Zw7Dz92qNji9nguTc9MJjhE6Rk

A derrota por 1 a 0 para o Audax (4-2-3-1) foi mais uma daquelas esperadas, assim como era esperada a derrota para o Cascavel (4-2-3-1), equipe que estava na zona de classificação. Mesmo na casa do adversário e saindo atrás no placar contra um adversário superior, o Jabaquara virou o placar e conquistou três pontos importantes.

ACtC-3dBoOLZFRrL9hWWk6-mOM2t_flq8HF8Bs0I

A vitória contra os paranaenses praticamente afastou o Jabaquara da hipótese de rebaixamento e na partida seguinte até resistiu bem ao líder do grupo, o Cianorte (4-2-3-1 MD), mas acabou derrotado por 2 a 1. 

Na penúltima rodada o Jabaquara deixou de escapar três pontos nos minutos finais da partida. A equipe conseguiu resistir à pressão do Desportivo Brasil no 4-1-2-3 sem extremos e mesmo tendo sofrido um gol aos 9 virou para 3 a 1 e quando tinha um jogador a mais em campo sofreu o empate, mais um resultado para se lamentar.

ACtC-3fxFSe7DK6MGjpHhxxJAZCaT6RI414UiMUQ

Na última rodada, empate em 1 a 1 contra uma equipe do nível do Jabaquara, o São Bernardo (4-1-4-1).

O Jabaquara passou longe do rebaixamento. A pior posição durante toda as 15 rodadas foi a colocação final da equipe, o 11º lugar. Uma equipe paulista e uma paranaense, respectivamente, Elosport e Apucarana Sports, foram as rebaixadas com um desempenho muito ruim.

ACtC-3dIUnPzm-DYS_9TH0Etvv1rG4pdZfTtS8Fq

O Jabaquara fez uma campanha razoável para um recém-promovido, mas o suficiente para não passar apuros, apesar da insatisfação de torcedores e jogadores. O ataque foi apenas o 11º do grupo, mas o desempenho da defesa foi muito bom, com 20 gols sofridos e a 5ª melhor defesa do grupo.

ACtC-3fXbRLe8tDh3Vl6Qq3sLxw0vkzPmKKDyhd4

O campeão da Série Regional foi o Força e Luz (RN), que superou o Atlético Tubarão (SC), mas outras 14 equipes conseguiram a promoção.

Estatísticas: Só o Celso

As estatísticas da temporada apontam que apenas dois jogadores acima de média 7, sendo que um deles teve a média elevada por conta da participação decisiva na partida contra o Cascavel. O único realmente foi o atacante Celso, que ao 31 anos não teve uma temporada como a anterior, mas ainda fez 14 gols em 32 partidas (média 0,43).

ACtC-3cZhY-1TKvg-sXLELVpAz_Uim2ESw4Eu8gVACtC-3f14XkMMuaD3gV6_tapkkbxNEq60O7uOpIA

Diogo Vitorino, extremo esquerdo, foi o principal assistente do elenco com seis assistências, mas elas ficaram bem distribuídas pelo elenco. 

ACtC-3eQkZ2U5iJmeZMwLPIRnyivf5XOnx0G9Q1T
 

Schumaher foi outro que teve uma atuação abaixo da temporada passada, mas foi bem dentro das possibilidades. Fez três gols, três assistências e foi quatro vezes o melhor em campo.

Finanças: Dilapidando recursos

Eram 26 milhões. Hoje são 16. Isso dá uma ideia de como os recursos conseguidos pelo Jabaquara na temporada passada estão sendo gastos sem que se consiga ver para onde o dinheiro está indo. 

ACtC-3dL45pEtsE-jTGZIM02BKExM6xU-RBxfqVA


Contrato: Valeu, Jabuca

A temporada para Sebastião Oliveira teve dois momentos. O primeiro quando a equipe foi excelente contra os adversários da fase de grupos da 2ª Divisão Paulista e o segundo no mata-mata do mesmo campeonato e na 1ª Fase da Série Regional, quando o Jabaquara enfrentou grande dificuldades e por isso mesmo, praticou um futebol bem diferente do primeiro momento. O contrato de Sebastião Oliveira terminava no fim desta temporada. 

Se o Jabaquara tivesse conseguido subir para a Série A3 de São Paulo, teria sido um passo importante, mas Sebastião Oliveira não conseguiu guiar sua equipe à promoção e isso cai na conta dele.  

Em agosto, quando houve uma conversa entre o técnico e o novo presidente do clube, Jacob Lourenço, Tião sugeriu que se investisse na infraestrutura, afinal o dinheiro está sendo gasto e ninguém está vendo onde. A resposta foi negativa.

Mais próximo do fim da temporada, quando a diretoria fez uma oferta de renovação de contrato, Sebastião Oliveira preferiu pedir demissão. Mesmo tendo mantido o Jabaquara na Série Regional, o fato de não ter conseguido a promoção na 2ª Divisão Paulista pesou. Ele julgou que o melhor seria abrir espaço para um novo técnico que consiga alcançar esse objetivo. Nessa decisão de não renovar o contrato e pedir demissão, outros componentes podem ser adicionados, como a recusa da diretoria em investir na infraestrutura e as críticas de torcedores e jogadores durante a temporada. 

ACtC-3cxFII33yhUue8CyT_K-KsmsmQFI6_uYZk8

Valeu, Jabuca. Que venha o próximo trabalho. ACtC-3diOwF03c1QtV0e7CoBywtQg9b01W6HgBa8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilson, só um adendo: o Elosport é de Capão Bonito, interior de SP.

No mais, a passagem pelo Jabaquara foi interessante. Conseguiu um acesso nacional, mas no Paulista não conseguiu subir de nível. Termina a passagem de forma um pouco amarga, já que a diretoria não reinvestiu a grana do CT em melhorias pra equipe e ainda escorreu 10 milhões pelo ralo sem saber direito pra onde foi o dinheiro. A longo prazo é algo que acaba sendo decisivo num plano de permanência no clube.

Curioso pra ver a próxima aventura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 hours ago, Khroiskantis said:

Gilson, só um adendo: o Elosport é de Capão Bonito, interior de SP.

No mais, a passagem pelo Jabaquara foi interessante. Conseguiu um acesso nacional, mas no Paulista não conseguiu subir de nível. Termina a passagem de forma um pouco amarga, já que a diretoria não reinvestiu a grana do CT em melhorias pra equipe e ainda escorreu 10 milhões pelo ralo sem saber direito pra onde foi o dinheiro. A longo prazo é algo que acaba sendo decisivo num plano de permanência no clube.

Curioso pra ver a próxima aventura.

Obrigado. Corrigido.

Depois de conseguir a promoção para a Série Regional, o passo seguinte mais acessível era o acesso para a Série A3, mas não deu. E aí não tem jeito. Técnico no Brasil vence ou vence. 

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O restante da competição seguiu o panorama da primeira metade, campanha irregular da equipe, o que ocasionou uma posição de metade da tabela. Uma pena que a direção e o Tião não conseguiram entrar em um acordo quanto ao futuro do time. Na minha opinião a decisão foi acertada, não tem como construir um futuro sem a confiança nas ações do presidente e da diretoria. Além disso, Tião já demonstrava uma saudade do solo nordestino. Agora é ver e esperar o que o futuro trará para o Tião.

Boa sorte na sequência, GG!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa temporada, e o Osasco? VOANDO! 

A decisão de sair do Jabuca foi interessante, e acho que acertado, precisa dar uma mudada mesmo, e to ansioso para ver o novo destino do treinador!

Acha que ja pode assumir times mais fortes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 hours ago, saponheta said:

Pena que não ficou no Jabaquara, como sou nascido e criado em Santos ia adorar ver o Jabuca de volta a elite do paulistão nessa sua saga 

Uma pena mesmo porque gostei de jogar com ele. Muita história ele tem. Como é um save de carreira adotei a prática dos técnicos brasileiros de permanecerem no clube apenas alcançando o sucesso rápido. Nesse caso, o 2º ano no Jabuca não foi favorável à permanência.  Valeu pelo comentário.

 

On 6/20/2020 at 12:32 AM, Valismaalane said:

Boa temporada, e o Osasco? VOANDO! 

A decisão de sair do Jabuca foi interessante, e acho que acertado, precisa dar uma mudada mesmo, e to ansioso para ver o novo destino do treinador!

Acha que ja pode assumir times mais fortes?

Voando mesmo e acabou sendo promovido.

Eu queria ficar, mas não fazia sentido. A temporada não foi muito boa nos padrões brasileiros. Podia até alegar que ele conseguiu a permanência no Regional, mas isso não segura ninguém no trabalho aqui no Brasil. Estou procurando emprego.

Não estou pensando nisso. Existem muitos clubes entre a Série Regional e a Pré-Regional, são mais de 700, então dá para brincar muito. Muitas vezes, as carreiras de treinadores no Brasil nunca embalam.

 

On 6/19/2020 at 9:44 PM, ElPerroMG said:

O restante da competição seguiu o panorama da primeira metade, campanha irregular da equipe, o que ocasionou uma posição de metade da tabela. Uma pena que a direção e o Tião não conseguiram entrar em um acordo quanto ao futuro do time. Na minha opinião a decisão foi acertada, não tem como construir um futuro sem a confiança nas ações do presidente e da diretoria. Além disso, Tião já demonstrava uma saudade do solo nordestino. Agora é ver e esperar o que o futuro trará para o Tião.

Boa sorte na sequência, GG!

Exato. Mais do mesmo em uma campanha irregular, mas que foi regular para escapar do rebaixamento. Acho que não dava para seguir. Se tivesse conseguido sucesso na 2ª Paulista, aí a coisa ficava diferente.

Saudade...

Valeu, Pero.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Profissão: Técnico - de 2020 a 2039
  • AllMight featured this tópico
  • Fujarra unfeatured this tópico
  • Fujarra featured, pinned e unpinned this tópico
  • Fujarra locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Supremo é o povo
       
      Valduxo: Eles conseguiram, bandidos, eles vão vencer!
      Disse meu filho caçula, entrando no apartamento, voz sumida, desabando em seguida seu corpo na poltrona da sala, ao mesmo tempo em que afundava os dedos na careca rala. Naquela época ele estava com quase quarenta anos. Era sempre assim quando alguma coisa o preocupava: mergulhava os olhos no celular, segurando a cabeça; ou viajava com o primo.
      Eu e o Ricardo, lembro-me como se fosse hoje, embora isso tenha acontecido há tantos anos, assistíamos a uma brilhante aula sobre tática e esquemas do Professor Joel Carvalho. Rochele, nossa madrasta, tricotava um pagãozinho, enquanto Paula estudava hebraico.
      Pedi para Bananinha, meu filho Ricardo, gravar a a aula. Ele se fez que não entendeu, alegando que o Professor Joel já não estava mais entre nós, e que a aula era gravada. Levantei, sacudi a farofa da camisa - Rochele odiava quando eu fazia isso. Senti uma ponta na barriga, mas me esforcei para levantar.
      Eu: Como assim venceram, Valdo? Você disse que a vitória era certa.
      V: Era certa até a Rochele tomar o celular, né.
      A rivalidade entre meu filho mais novo e sua madrasta era antiga.
      Eu ainda não consegui acreditar na notícia. Andava nas ruas, recebia o abraço dos torcedores. Valduxo prosseguiu.
      V: O conselho deliberativo ajudou também. O presidente do STJD, aquele vampiro do Joca Carvalhais, está por trás disso também.
      Eu: Não acredito. Liga para o Donald Textor.
      V: Já tentei, não nos atende.
      Eu: Bom, paciência. E o que vão fazer, me demitir?
      V: Antes fosse, né pai. Vão proibir você de atuar por aqui. Talvez até proibir de treinar no mundo todo.
      Eu: Caramba, não pode, fiz tudo dentro das quatro linhas.
      A conversa se estenderia por mais alguns minutos. O telefone não parava de tocar. Me sentia bastante cansado e triste. Entrei no quarto, tranquei a porta. Chorei por horas.
      Lembro de ter ficar assim por uma semana. Estava a espera de que os torcedores batessem na porta, me carregassem até a sede do clube e obrigassem aquela corja a me aceitar de volta.
      Ninguém apareceu. 
      Viajei para encontrar Donald Textor. Precisava trabalhar, nem que fosse no exterior. A falta de experiência estrangeira pesava contra, mas eu tinha amigos e o Ricardo que já trabalhara como roupeiro no exterior. 
       
      *Essa é uma história ficcional que pode ou não ter sido baseada em fatos ou pessoas reais. Qualquer semelhança com a realidade trata-se de coincidência e não intenção. 
    • Andreh68
      Por Andreh68
      Apesar de já ter muitas postagens, só tive um save sério de FM na área no já pré-histórico FM 2015. Tudo bem que levei 5 anos para encerrá-lo, mas nesse tempo tive muitas ideias para o próximo trabalho, mas que acabaram ficando no baú mofando. Com o lançamento do FM24 e as idas e vindas que a vida dá, já decidi o rumo a tomar. Sò que ainda preciso esperar a versão definitiva pós janela de verão e o lançamento de uma base de dados customizada. Nesse ínterim, após muitos vídeos do youtube e saves do Ney, e muita abstinência de FM, resolvi queimar a largada e começar uma jornada experimental, sem obrigação de que "dê certo", mas com a pretensão de que seja divertido. Ou seja, um Diniz esperando o Ancelotti.
       

      Países - Seguindo uma orientação que o @GG. já postou, carreguei uma liga de cada continente, contando com as 7 ligas mais fortes da Europa, mais os países restantes das ilhas "britânicas" com suas divisões mais inferiores (Inglaterra-D10, Irlanda-D7), com uma base de dados pequena customizada com todos os jogadores naturais e/ou baseados nas ilhas, chegando a um total de 89k jogadores e 1,5 estrela de velocidade 😬. Adicionei os arquivos real names da Sortiout, os históricos do Ben, e um arquivo de "qualidade de vida" da Irlanda do fórum da SI.
      Início - Início da temporada na Inglaterra (julho de 2023), jogo modo Mundo Real.
      Opções avançadas - Não adicionar staff chave, desabilitar primeira janela de transferência. Editor de jogo será usado quando necessário para sanar "deficiências" do jogo e para tentar levar o save de uma forma que a SI não programou, nunca para facilitar. Quando necessário seu uso será sinalizado. O editor que tenho acesso é o FMRTE. Se alguém souber como adicionar o ingame da SI me diga ☺️.
      Tipo de contação - Não vai ser de historinha! Mentira, acho que não consigo fazer totalmente JET, mas não vai ter nenhum roteiro mirabolante.
      Clube - Será um save de carreira, começando desempregado. Evitarei alpinismo social, e as mudanças de clube serão explicadas e verossímeis (pretensamente). Para o primeiro emprego, deixarei o jogo correr ate 31 de dezembro e a equipe de menor reputação na liga mais inferior possível(D7 Irlanda), mas que tenha ao menos uma logo real e 5 jogadores não cinzas. 
      Tipo de save - Desafio do diretor, não tipo o Profissão técnico que o @GG. nos trouxe, mas justo o contrário. Serei responsável pela parte administrativa, e os t´rcnicos contratados (ou auxiliares) que serão responsáveis pelo campo e bola (como o @Nei of já fez mais de uma vez). No dia do jogo saio de férias, e eventualmente posso assistir aos jogos mais importantes da arquibancada, adicionando um manager qualquer desempregado. Mal ou bem aparecerão algumas situações dúbias, que tentarei resolver da melhor forma possível. Por exemplo, vou evitar conversas motivacionais, mas como o jogo não prevê que eu delegue essa função ao assistente, eventualmente poderá acontecer. Tentarei seguir as diretrizes do Moneyball, resumidas pelo Kirk Sheridan, mas não serei escravo delas se o mais lógico for fazer diferente:
      - Priorizar o setor mais fraco da equipe.
      - Sempre que possível usar a camada de jovens ao invés de contratar.
      - Priorizar a defesa sempre que possível.
      - Contratar jogadores entre 20 a 25 anos, que já tenham experiência em equipe sênior, não temos como fazer apostas vazias.
      - Centroavantes são muito caros, não comprar se não for estritamente necessário. Infelizmente a IA não tira táticas strikerless da cartola,então usarei o bom senso.
      - Comprar em ligas periféricas ou inferiores, listados para transferência ou livres de contrato, sempre em busca de valor por qualidade (estatística).
      - Vender jogadores em seu auge, antes da desvalorização.
      - Vender qualquer jogador que receber uma oferta acima do seu valor de mercado.
      - Ter sempre uma lista atualizada de futuros prospectos já que não há jogadores intocáveis.
      Moneyball não é necessariamente lucrobol, entendo como conseguir o maior valor esportivo gastando o menor valor financeiro possível. Eventualmente pode ser melhor custo-benefício para a equipe contratar um Ganso desvalorizado que um Endrick caríssimo.
      Skin - Em conjunção com o Moneyball usaremos na maior parte do tempo uma skin gráfica, sem atributos numéricos (Munstermann). As decisões serão tomadas baseadas nas opiniões dos scouts e treinadores, além do resultado em campo, demonstrado nas estatísticas. Eventuais painéis "defeituosos" ou mudanças de skin que revelarem atributos não deverão afetar a jogabilidade. Descobrir que um jogador tem velocidade de 12, 14 ou 16, depois que soubermos que ele é rapido o suficiente ou não, não mudará as conclusões que já chegamos sobre eles. A razão de jogar sem atributos é justamente evitar que os atributos influenciem nossa avaliação inicial.
      Sugestão - Eu posto muitas imagens em hiperlinks, o uso de uma extensão do Chrome sugerida pelo @LC, Imagus, deixa a leitura muito mais rica e dinâmica.
       

      Alex F. MacLeod nasceu em 31 de dezembro de 1989 na cidade de Aberdeen, Escócia, e como era de se esperar, é torcedor do famoso time local. Sempre apaixonado por futebol, tentou a sorte nas escolinhas da equipe, mas não tinha alegria nas pernas e logo viu que seu futuro não estava dentro das 4 linhas. Tentou várias posições no clube, com a velha tática do já ganhei a Champions no Football Manager, mas nunca passou de posições subalternas e voluntárias na equipe de análises. Como não conseguiu cursar a faculdade de educação física, vive de bicos como Personal Trainer não regularizado. Alex aluga um quarto por 70 Libras por semana, num apartamento de 2 quartos, numa área a 10 minutos de caminhada para Universidade. Não por acaso, há muitos estudantes por perto, que compõem  maior parte da sua clientela. Enquanto na média os Personais Trainers cobram 25 Libras por hora, a aula do Alex sai por 15/h (por volta de 32 aulas por semana, incluindo muito do sábado e domingo), o que totaliza 25 mil libras/ano, chegando ao piso salarial em Aberdeen. Não dá pra regalias, mas vive quase decentemente.
       


       

      Me divertir e compartilhar com vocês.
       
    • Nei of
      Por Nei of
      Não deve ser novidade pra ninguém, mas o seu Roberto Justus deu uma entrevista dias atrás falando que umas das empresas das quais ele é sócio deve investir no futebol brasileiro, adquirindo alguma SAF. Indicou, ainda, conversas sobre o clube escolhido ser o Coritiba.
      De posse dessas informações lancei mão de um estilo já costumeiro em saves ocultos do Coritiba: usar e abusar do editor, no melhor estilo o'matic e cheats afins. Agora com uma motivação, emular a tal SAF do Justus.
      Quem acompanha o clube alviverde, sabe que na vida real o clube já fez algumas contratações milionárias, coisa incomum na história do clube. Vou fazer o mesmo, tentando não forçar tanto a barra (tipo Messi no Brasil).
      Mediante o uso do querido editor, a SAF do Coritiba chegou injetando dinheiro:
       
      - 400 milhões de reais no caixa;
      - 199 milhões de reais para transferências;
      - 14 milhões reais mensais de salário.
       
      Vai ficar muito fácil? Não sei. Quem me conhece sabe da minha capacidade.
      Para controlar esse Tesla não poderia ser um motorista de ônibus. Então saiu Eduardo Barroca (jogo começa em 2020) e entrou ninguém mais, ninguém menos, que o craque, o ídolo, o meteoro, Keirrison Carneiro de Souza: o K9.
      Aos 31 anos, o jovem atacante irá revezar a prancheta e o campo, preparando-se para pendurar as chuteiras. (Contratei o jogador K9 no jogo, também).
      Antes que me perguntem, pelo menos nesse primeiro momento não vai m teremos pojeto: uma das primeiras movimentações do clube foi a contratação de Marcelinho Carioca para Diretor da Base (voxe é muleque!).
      Não devo contar uma história, mas misturar o relato entre ficção e jogo, ora falando K9, outrora eu mesmo.
      Tudo direto do meu Xiaomi.
      Vai dar certo, confia.
    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO PESSOAL   Olá, pessoal!

      Como sou novo aqui no fórum achei por bem começar com uma pequena apresentação, uma vez que meu primeiro tópico no FManager já é um post de save aqui no Profissão Manager (acho que esse é o espaço certo para o tópico).

      Meu nome é Marcos, tenho 25 anos,  sou carioca e um Flamenguista que já foi bem mais apaixonado pelo clube e pelo futebol, e que tem um carinho especial por jogadores incompreendidos e odiados (leia-se injustiçados) pela imensa e implacável torcida do Flamengo. Se conseguir ser um pouco mais ativo nas discussões por aqui, podem aparecer comentários em defesa dos tipos de Márcio Araújo, Mancuello, Maxi "primo do Messi" Biancucchi, Renê, o ex-odiado Arão e por aí vai.

      Pela falta de tempo, provavelmente aparecerei em um ou outro post esporadicamente, e por aqui atualizando o save quando conseguir. Não vou criar pressão sobre o resultado ou periodicidade de atualização do save, e começo com expectativa bem baixa: me divertir, compartilhar, e quem sabe alguém curtir o jogo comigo.   No FM, sou praticamente novato, principalmente nas versões mais recentes do jogo, com introdução das funções e papéis, de mais opções táticas e jogo bem mais detalhado no geral. Joguei um pouco algumas versões bem anteriores (CM04, FM11, talvez outro que não lembro), e outros simuladores de treinador mais simples (e mais baratos) como o Brasfoot,  Master Liga no W11, Modo Carreira do FIFA 08 aos mais recentes... Nada que exige tanto quanto o FM.  Portanto, dificilmente esse save meu terá uma ascensão meteórica e títulos empilhados. Provavelmente é brigar pelo acesso e depois ficar longe da confusão por algum tempo.

      Sobre o fórum, desde que começou a pandemia ano passado, ficando em casa por longos períodos de tempo busquei sobre o estado atual do FM, e alguns vídeos e posts com a complexidade do jogo me aguçaram a curiosidade de voltar a jogar. Baixei o FM19,  e nas muitas buscas e leituras para aprender mais sobre todas as áreas do jogo encontrei o fórum e a área do PM. Acompanhei uma história aqui no início do ano passado, acho que já  finalizada à época: "A Revolução Húngara"; e estou acompanhando outra em andamento: "Eu amo o dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul", duas ótimas histórias ficcionais e de FM, que foram a principal razão de resolver postar aqui e de, quem sabe, futuramente fazer um save ficcional. A história já está nascendo na cabeça, falta só todo o resto.  Comecei a acompanhar algumas outras histórias atuais também, e estou curtindo bastante os desafios e estilos diferentes de contar os saves.   Tiro aqui um momento para agradecer também aos diversos membros que disponibilizam conteúdo e comentários que ajudam a entender melhor a parte tática, além das traduções de ótimos guias de FM. Valeu demais!!!
      Uma breve contextualização sobre minha breve experiência com o FM desde o ano passado:
       
      Então, chega de lenga lenga, e vamos ao que interessa: O save!
         

      ESCOLHA DO TIME

      O Save será em apenas um clube: o TSV 1860 München, atualmente da 3.Bundesliga.
      Os motivos para escolha do time são: - Jogava bastante com o time em um longíquo Nintendo 64 na infância (International SuperStar Soccer ou algo do tipo), e sabe-se lá porque tomei carinho pelo clube.
      - Continuar nas ligas alemãs. Gostei do nível de jogo da liga no FM19, e na minha experiência a Bundesliga teve muita disputa e equilíbrio que não esperava e espero que se repita, dada a dominância do Bayern na vida real.
      - Começar na Terceirona me permite usar um novo estilo de jogo, mais direto e reativo, fugindo da emulação do Tiki-Taka que dediquei mais tempo me metendo.
      - Recuperar um dos times fundadores da Bundesliga, que já foi campeão e hoje amarga ligas inferiores. De quebra, reviver a rivalidade com um gigante do continente que virou o dono da cidade.
        O TSV 1860 MÜNCHEN   O TSV 1860 München, conhecido pela alcunha Die Löwen (Os Leões) ou apenas como Sechzig (Sessenta), é um tradicional time alemão da cidade de Munique, no estado da Baviera, fundado no ano de 1860.
      Com a prática do futebol presente desde 1899, o Sechzig venceu a Copa da Alemanha em 1942 (período manchado de sua história pela aproximação ao regime nazista alemão), e foi um dos 16 clubes fundadores da Bundesliga, em 1963/64. ano em que venceu sua segunda e última conquista da Copa, e acabou por vencer seu único título da liga na elite do futebol alemão logo na temporada 65/66. Os primeiros anos foram de protagonismo na disputa da Bundesliga, sendo considerado o principal time de Munique à época acima do Bayern, inclusive foi o primeiro time de Munique a ganhar a Bundesliga, mas, devido a problemas financeiros que minaram o clube no final da década de 60, os leões amargaram a queda de divisão ainda em 1970.
      Ficando por alguns anos em séries regionais ou até fora das disputas nacionais, o clube ainda conseguiu retornar à divisão principal em 77/78, logo rebaixado, subindo novamente no ano seguinte e sobrevivendo mais 2 temporadas, até ser novamente rebaixado. Com graves problemas financeiros, ao fim da temporada 1981/82 o clube não conseguiu obter sua licença da DFB (CBF alemã) e foi obrigado a disputar as séries inferiores do país. 
      Após anos de reorganização, o time voltou à Bundesliga em 1994/95, onde ficaria por uma década tendo algumas campanhas de destaque como um 4º lugar e vaga na Champions League em 99/00, ano em que inclusive venceram nos dois turnos o posteriormente campeão Bayern. Entretanto, após 10 anos na elite, o time fez sua última temporada na primeira divisão em 03/04. Foram diversos anos no segundo escalão do futebol alemão até a temporada 2016/17, quando diante de um público 62 mil torcedores na Allianz Arena (onde mandava seus jogos junto do Bayern) o clube foi rebaixado para a terceira divisão. Para piorar, o principal investidor do Sechzig, o milionário jornadiano Hasan Abdullah Ismaik, que anos antes se tornou dono de 49% do capital acionário do clube sob protesto de boa parte dos torcedores, se RECUSOU a pagar a licença para o time participar da 3.Liga, levando o time a ter de jogar a quarta divisão do futebol alemão no ano seguinte, a qual o time venceu, marcando seu retorno para a terceira divisão, onde se encontra no momento atual do save (e da vida real, uma vez que não subiram na temporada 19/20).
      Sobre o Bayern, as últimas vitórias sobre o rival em partidas oficiais  foram as da temporada 99/00, fazendo com que o Sechzig amargue uma série de 9 derrotas seguidas no clássico de Munique. No geral, a última temporada em que o 1860 München terminou a frente do Bayern na classificação foi a de 1966/67, onde foram vice-campeões com o rival vermelho logo abaixo. Desde então, o Bayern coleciona títulos e o 1860 coleciona decepções, algo que, espero, pode mudar em breve.
       
      DESAFIO   Tirar o 1860 München das divisões inferiores, tornando o time uma referência na Alemanha e um rival à altura do Bayern.


      OBJETIVOS

      OBJETIVOS PRINCIPAIS - Chegar na 2.Bundesliga
      - Vencer uma das divisões inferiores
      - Chegar na Bundesliga
      - 5 temporadas na Bundesliga sem rebaixamento
      - Chegar em competições Europeias
      - Chegar no Mata-mata da Champions
      - Vencer um título Nacional

      OBJETIVOS SECUNDÁRIOS - Vencer o Bayern de Munique em jogos oficiais
      - Invencibilidade em uma temporada contra o Bayern
      - Terminar à frente do Bayern na classificação em uma temporada
      - Me tornar um treinador ídolo do TSV 1860 München
        FIM DE SAVE
        - Demitido do clube a qualquer altura
      - Muitas temporadas seguidas na 3.Bundesliga sem acesso (6?, 7?, não tenho um número certo)
          INFORMAÇÕES IMPORTANTES DO SAVE
      O save será no estilo JET. Uma vez que tenho pouco tempo para efetivamente jogar e também para escrever, a atualização do save pode ser espaçada, não tenho uma ideia de periodicidade certa para não criar uma pressão que acabe tornando o jogo e a escrita uma obrigação e tirem a diversão do processo. No mesmo sentido, não tenho experiência e não devo dedicar tanto à parte visual do save, mas vou tentar não deixar a desejar nas imagens.   Acho que é isso! Logo menos estou de volta com o primeiro capítulo dessa empreitada.
    • JeanValjean
      Por JeanValjean
      Fala, pessoal! 
       
      Jogo o jogo desde o CM 03/04, já fiz saves memoráveis. Voltei a jogar com mais força no FM 2016, jogando depois o 2017 e agora o 2020. Digo isso por já saber das potencialidades e limitações, mas hoje parece que cheguei a um limite. Tem hora que não dá vontade mais de jogar e parece que o jogo está te fazendo de otário.

      Estou em um save no FM 2020 onde comecei na série B do Brasileiro com o América-MG, fui treinar o Palmeiras e tive um grande destaque, o que me levou a treinar o Arsenal depois de algumas temporadas. O Arsenal do FM 2020 é o pior time dos "big six" e foi uma luta para fazer um time para brigar lá na frente, mas, logo na primeira temporada, terminei em 2° lugar na PL e garanti uma final da Copa da Liga. Nunca tive a pretensão de ganhar a PL logo de cara, mas fui montando meu projeto para os próximos anos. Depois de uma constante nos 4 primeiros depois de três temporadas no Arsenal (2°,4° e 3°), fui para o 4° ano em boa fase, com um elenco muito entrosado e forte e quase sem alterações, fiz uma boa janela de transferências trazendo jogadores muito bons por preços baixos e consegui uma boa base para tentar disputar a PL.
      Pois bem, começo a quarta temporada no Arsenal voando, com alta compreensão tática desde o início e duas vitórias jogando muita bola contra Manchester United (campeão da temporada passada) e Liverpool (campeão da Champions) fora de casa. Embalo com o time, aí começam os jogos contra os times de baixo da tabela. Pego um West Ham em 19° e tomo um vareio perdendo de 2 a 0. Sigo em frente, faço mais alguns bons jogos com boas vitórias e pego o Leicester em 19° e tomo outro vareio. Qual a lógica nisso? Todo jogo que faço contra um time da parte de baixo da tabela parece que sou o Valladolid enfrentando o Real Madrid no Bernabéu. Meu meia central de 4 estrelas e meia que joga uma barbaridade perdendo todas as bolas e não conseguindo dar um passe certo tendo 16 de passe, meu lateral direito com 19 de desarme deixando passar tudo. Meu atacante com 18 de finalização e 16 de compostura perdendo gol na cara do gol com o goleiro rendido. O que acontece com esse jogo?
      Por conta disso, me vem à mente as temporadas anteriores e é sempre isso: time jogando uma barbaridade, pega um time no fim da tabela e toma um passeio. Parece que seu time todo desaprende a jogar futebol. E isso aconteceu em todas as temporadas. Com o Palmeiras, fui vice campeão do Brasileiro 3x seguidas simplesmente porque tropeçava em jogos contra Vitória, Chapecoense ou Avaí enquanto o Flamengo voava e raramente perdia um jogo. É tenso você montar um quarteto ofensivo com Philipe Coutinho, Arrascaeta, Scarpa e Pedro (metendo 30 gols em uma temporada) e não conseguir ganhar o Brasileiro. Com o Arsenal, é a mesma coisa. Me mantenho na disputa pelos 3 primeiros lugares até o momento em que pego times que estão lá embaixo. Aí a derrota é certa. Eu entendo perfeitamente que zebra é natural vez ou outra, mas toda vez? Não faz nenhum sentido seu time atropelar o Manchester United em um jogo e no jogo seguinte tomar um sacode do Southampton. Essa sensação de está sendo "roubado" me cansou e estou seriamente pensando em parar com o jogo. Na Champions, perdi uma vaga no mata-mata simplesmente porque empatei um jogo com o Herta (que terminou com 2pts no grupo) mesmo ganhando do Real Madrid na última rodada. Na outra temporada, perdi o primeiro lugar porque, mesmo ganhando do Bayern, empatei com o Dinamo de Kiev. Toda vez vai ser assim? É muito tempo perdido para ser enrolado dessa forma. Olhando em retrospectiva, o jogo sempre te sacaneia. 
      Perdoem pelo desabafo, mas é isso. Mais alguém já se sentiu assim? Como conseguiu continuar jogando?
       
×
×
  • Criar Novo...