Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Profissão: Técnico - de 2020 a 2039


GG.

Posts Recomendados

7 hours ago, ElPerroMG said:

Jogos duros contra os 2 maiores do estado, mas o Sula mostrou sua força e poderia ter saído com algo a mais. Gostei da formação assimétrica e do time que montou, tem tudo pra ser uma boa temporada para o Tião. Espero que consiga se classificar para as demais, seria lindo de se ver. Claro, também torço para ir bem na regional e ficar conhecido como Sebastiaonildo de Oliveira, rei dos acessos. 

Boa sorte na sequência, GG!

Não deu para derrubá-los. O Sulão é apenas uma zebra, mas vem bem, assim, como o Rio Negro. Vamos torcer que a formação funcione em outras situações e estou jogando para tentar algo mais, porém na Regional será mais complicado. A fama de Givalnildo Oliveira já atravessou fronteiras, não é mesmo? Valeu pela força.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Profissão: Técnico | Sul América (2026): Surpresas | atualizado: 06/08)

ACtC-3fjCv-Bzv_-_YUeSI0W-lOFA_kAt9nI6tIQ

 

Temporada 2026: O Rio Negro pela frente

Campeonato Amazonense - Série A: Campanha relevante

Mesmo com a boa campanha que o Sul América fez no turno do Campeonato Amazonense, nada poderia garantir que a equipe mantivesse o ritmo. Contudo, duas vitórias no início do returno, contra Nacional (4-1-2-3 com 3 AT e 2 MA) e o Amazonas (4-4-2), pareceram indicar o contrário.

ACtC-3cyDnMqEQ4C79OiWdWysvdFrNit9h9nTWHI

Contra o Nacional foi a melhor partida do Sul América na fase de classificação, ainda mais levando-se em conta o nível do adversário. Já contra o Amazonas, o Trem da Colina sofreu um gol, mas a expulsão de um adversário, abriu caminho para a virada, a goleada e para uma breve liderança, uma rodada.

Nas cinco rodadas seguintes, o Sul América não conseguiu manter o desempenho. Perdeu a liderança para o Rio Negro (4-1-4-1) e mesmo a com a vitória sobre o Manicoré (3-4-3) e o empate na difícil partida contra o Fast Clube (4-2-3-1 MD), a equipe perdeu posições na tabela.

ACtC-3caIz5UAuH3M9J4DICZil9VXEMKvO88_Zgr

Nas duas últimas rodadas do turno, a equipe perdeu seis pontos com as derrotas para o rival, São Raimundo (4-2-3-1 MD), e o já eliminado, Amazonas (4-4-2). Mesmo assim, a vaga foi conquistada com uma rodada de antecedência por conta do número de vitórias do Sul América.

ACtC-3fYffTD9cBAC1e75blFq175gy3ZTR8HNeI6

Comparando-se os dois turnos é possível ver que o desempenho do Sul América no 2º turno foi levemente pior do que no 1º turno. Nas sete primeiras partidas, o Trem da Colina conquistou 12 pontos e nas sete últimas apenas 10. 

ACtC-3ckQNvJ809jI8bt_zK3Smji-srbamO8QNKZ

Para as semifinais, o adversário do Sul América foi o Rio Negro, que se mostrou muito forte na competição com apenas uma derrota, na 2º rodada, para o Nacional, e conquistou o 1º lugar na fase classificatória. Na outra semifinal, o São Raimundo (2º) enfrentou o Nacional (3º). 

Tendo perdido as duas partidas que disputou para o Rio Negro, Sebastião Oliveira sabia das dificuldades que o Sul América enfrentaria, mas não tinha muito a perder. Na partida de ida, tentou conquistar uma vitória e esteve perto, principalmente quando o Rio Negro teve um jogador expulso ao 52. O Sul América abriu o placar, mas cedeu o empate para o Galo da Praça da Saudade. Um empate valioso, que lhe daria a classificação, caso ocorresse um novo empate na partida da volta.

ACtC-3e-QGzqZFOpycsmPpo3OHGy14mW7h7eEBng

Não foi o que aconteceu. Diante de sua torcida, o Rio Negro dominou a partida, fez um gol aos 12 e garantiu a vaga na decisão sem sofrer riscos. Mesmo assim, a boa campanha não foi suficiente para garantir o título. Na decisão contra o Nacional, o Naça mostrou sua força, venceu por 3 a 1 no agregado e conquistou seu 46º título do Campeonato Amazonense.

ACtC-3d_ti0w5Aq3M8Kcf3-LX-vbjHMBCvDnHNT5

Para Sebastião Oliveira a participação do Sul América foi muito positiva. Depois da experiência ruim no Campeonato Pernambucano, ele não hesitou na forma que deveria abordar o campeonato estadual e por isso mesmo, ficou entre os quatro melhores do Campeonato Amazonense. A decepção do campeonato ficou por conta do Manaus, campeão anterior, eliminado na fase classificatória. Sebastião Oliveira foi escolhido o 3º melhor técnico do Campeonato Amazonense.

Elenco, transferências e estatísticas: Transferências importantes

Como eu disse na atualização passada, até o momento foi possível perceber como os elencos das equipes das divisões inferiores do Brasil são desequilibrados. É um problema para Sebastião Oliveira, mas bastante próximo da realidade da maioria dos técnicos brasileiros.

Esse desequilíbrio aconteceu também com o Sul América. O ano havia começado com a transferência do titular do meio-campo que jogaria pelo lado direito da equipe e no início da temporada, Oliveira perdeu, por contusão, dois dos quatro jogadores mais bem avaliados do elenco. Mesmo assim, a equipe resistiu bem, principalmente porque os reservas, Brener e Hiran, conseguiram desempenhar bem suas funções. 

ACtC-3cK6AK6zV45G5wscYEFFjpDDfxfIPeWlmqoACtC-3eODREKG_ki2YOaLoNnv7yRxirbedxYcU_l

Entretanto, no returno novas negociações afetaram a equipe e a principal delas foi a perda de Admilson, o “polonês”, que era uma das quatro médias da equipe acima de sete e o principal assistente do campeonato. Ele foi negociado com o Luziânia (DF) antes da partida contra o Amazonas. Quem também deixou o clube foi o centroavante titular, Gersinho, lesionado desde o início do campeonato. Sebastião Oliveira já preparava o retorno dele à equipe e uma maneira de contar com ele e Brener, reserva que se tornara o artilheiro do campeonato, ao mesmo tempo. A direção do Sulão preferiu negociá-lo com o Moto Club (MA).

ACtC-3fDvjkdoOKOKn_6TqqwfgYRNVNTh8z68rRp

Finanças: Orçamento generoso

Financeiramente, depois do empréstimo bancário e do ajuste de contas, o clube retornou ao mesmo caminho de gastos. Aos poucos, o saldo negativo vai se avolumando em um processo que parece não ter fim. 

No caso do Sul América, chama também atenção a generosa quantia disponibilizada para contratações, algo ainda não visto por Tião Oliveira em outro clubes, exceto o Jabaquara.

  • Saldo global: R$ -259.125
  • Orçamento de transferências: R$ 411.609
  • Folha salarial: R$ 214.202 (Orçamento salarial: R$ 269.408)
  • Orçamento de olheiros: R$ 96.150

Vale registrar que a entre as equipes do Campeonato Amazonense, o Sul América tinha a 6ª maior folha salarial.

Tática: Ajuste

No decorrer das 14 partidas da competição, Sebastião Oliveira optou por fazer um pequeno ajuste tático. O meia externo como Extremo (atacar) no lado direito deixava aquele espaço muito desguarnecido com seus avanços e porque nem sempre o meia-atacante como Construtor de Jogo Avançado (apoiar) recuava e servia de apoio para ele.

ACtC-3fuzu3xUjITp-f9xYzD5Ul1RyLiiChztuOw

Sendo assim, manteve-se as mesmas funções, mas alterando as tarefas. O meia externo pelo lado direito se tornou um Extremo (apoiar) e o ponta do lado esquerdo se tornou um Extremo Invertido (atacar)ACtC-3diOwF03c1QtV0e7CoBywtQg9b01W6HgBa8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Profissão: Técnico | Sul América (2026): O Rio Negro pela frente | atualizado: 09/08)

Cara, quando vi trem da colina não pude deixar de pensar no expressinho da colina histórica...apesar de não saber que história de vulto aconteceu lá...

Aliás o hino achei, er.... feio.

Sabe explicar essas aves no escudo do Nacional(nem ficou feio, mas estranho), e do Manaus?

Não lembro do Tião ter tido uma vida tão boa no save, mas o critério de seleção da equipe ajudou né, do que ficar nas divisões muito baixas.

Curioso o 2º turno com um inicio tão auspicioso ter sido como foi.

No fim das contas fez o que deu, para uma equipe menos qualificada que os outro 3 finalistas. Torçamos que o Tião tenha uma vida um pouco melhor no regional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 hours ago, Andreh68 said:

Cara, quando vi trem da colina não pude deixar de pensar no expressinho da colina histórica...apesar de não saber que história de vulto aconteceu lá...

Aliás o hino achei, er.... feio.

Sabe explicar essas aves no escudo do Nacional(nem ficou feio, mas estranho), e do Manaus?

Não lembro do Tião ter tido uma vida tão boa no save, mas o critério de seleção da equipe ajudou né, do que ficar nas divisões muito baixas.

Curioso o 2º turno com um inicio tão auspicioso ter sido como foi.

No fim das contas fez o que deu, para uma equipe menos qualificada que os outro 3 finalistas. Torçamos que o Tião tenha uma vida um pouco melhor no regional.

Cuidado, você pode atrair o ódio das hordas virtuais.😬

Tenho que concordar com você. Não gostei muito não. Mas sobre o mais importante você não opinou: uniformes.😉

Procurei na wikipedia. O do Nacional é uma águia mesmo, apesar do clube preferir o apelido de Leão. Agora, o do Manaus é um gavião real, ave da região.

A carreira de Tião tem que melhorar não é mesmo? E depois de levar o Centro ao Campeonato Pernambucano, ele pensou que teria conhecimento para seguir em alguma outra 1ª divisão estadual. O Sul América veio a calhar, está na Série Regional e recém-promovido ao Campeonato Amazonense. 

Acho que a venda do Admilson atrapalhou e como o elenco não é tão forte, a equipe sentiu. Mas em pontos, a diferença entre os turnos foi pequena.

Fiz o que dava. Não daria para ir mais além. Se eu ganhasse de cara o campeonato, sem contratar, perdendo jogadores durante a competição seria uma péssimo sinal para o save. 

O Reginal promete dificuldades, mas uma campanha mediana é o que Sebastião espera.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Profissão: Técnico | Sul América (2026): O Rio Negro pela frente | atualizado: 09/08

ACtC-3fjCv-Bzv_-_YUeSI0W-lOFA_kAt9nI6tIQ

 

Temporada 2026: Jogando contra

Série Regional: Não tá fácil

Como optei por usar a máscara de atributos no save fica difícil ter uma comparação entre os elencos das diversas equipes. Não adianta muito ir ao elenco de um adversário e tentar ver os atributos dos jogadores. Por isso, o uso da ferramenta de comparação de elencos se torna ainda mais importante. 

O que foi possível perceber é que o Sul América tem um elenco um pouco superior ao elenco do Centro Limoeirense da temporada passada, mas ainda assim, fraco diante das outras 255 equipes da Série Regional. Dos 76 atributos avaliados, o Sulão tem apenas nove atributos entre os 100 melhores e 33 atributos entre os 50 piores, o Centro tinha, respectivamente, sete entre os 100 melhores e 58 atributos entre os 50 piores.

Mesmo assim, a expectativa de Sebastião Oliveira era fazer uma campanha mediana, longe da zona do rebaixamento. É bom registrar que, o Sul América disputa pela 4ª vez a Série Regional e nunca passou da 1ª fase. Em 2020, ficou em 16º lugar, em 2024, 13º lugar, e em 2025, 14º lugar.

Entre as 256 equipes que disputam a competição, os apostadores colocam o Sul América na 215ª, a pior expectativa das equipes do grupo que é formado por uma equipe do Maranhão, duas do Amapá, duas do Amazonas,  três de Roraima e oito equipes do Pará:

  • Maranhão (MA) (17º): semifinalista do Campeonato Maranhense
  • Atlético Roraima (RR) (24º): campeão do Campeonato Roraimense
  • Bragantino (PA) (38º): semifinalista do Campeonato Paraense
  • São Raimundo (RR) (58º): vice-campeão do Campeonato Roraimense
  • São Francisco (PA) (80º): 5º lugar do Campeonato Paraense
  • Castanhal (PA) (90º): 6º lugar do Campeonato Paraense
  • Trem (AP) (93º): vice-campeão do Campeonato Amapaense
  • Rio Negro (AM) (98º): vice-campeão do Campeonato Amazonense
  • Ypiranga (AP) (105º): campeão do Campeonato Amapaense
  • Tapajós (PA) (132º): 9º lugar do Campeonato Paraense
  • Pinheirense (PA) (133º): 8º lugar do Campeonato Paraense
  • Vila Rica (PA) (181º): vice-campeão do Campeonato Paraense - 2ª Divisão
  • Baré (RR) (188º): 3º lugar do Campeonato Roraimense
  • São Raimundo (PA) (222º): quadrifinalista do Campeonato Paraense - 2ª Divisão
  • Tuna Luso (PA)(230º): eliminado na 1ª fase do Campeonato Paraense - 2ª Divisão

A Série Regional começou com o pior adversário possível para o Sul América, o vice-campeão amazonense Rio Negro (4-1-4-1). E não deu outra, mais uma vitória do adversário, a quarta em cinco partidas contra o Sulão nesta temporada. 

Se perder para o Rio Negro era até previsível, o maior problema foram os resultados nas três rodadas seguintes. Foram três partidas e três empates contra São Francisco (PA) (4-2-2-2 MD), São Raimundo (PA) (4-1-4-1) e Ypiranga (PA) (4-2-2-2 MD). Partidas nas quais o Sul América poderia ter saído com pelo menos uma ou duas vitórias pela forma como jogou, mas não foi isso que aconteceu.

ACtC-3e_H__Ai64_Lrz04rN2Ru2IeEzMFSsUDP1A

Os primeiros três pontos surgiram na 5ª rodada, contra o roraimense São Raimundo (4-3-3 em linha). A vitória por 2 a 0 empurrou o Sul América do 13º para o 9º lugar, entretanto, o Sul América acabou retornando para 13ª posição nas duas rodadas seguintes ao perder por 1 a 0 para o Tapajós (PA) (4-2-3-1) em uma partida equilibrada, e para o Trem (AP) (4-1-4-1), onde foi completamente dominado.

ACtC-3fpDUMBBSO3aK7F1PIbyGMkXOenhiWmROlX

Com sete rodadas jogadas, a situação do Sul América está longe de ser confortável, como Tião Oliveira desejava. A equipe está um ponto acima da zona do rebaixamento faltando oito rodadas para o término da fase de classificação. Ainda há tempo para se afastar da zona do descenso, mas o Sul América precisa vencer.

ACtC-3eRixbsrVF3nQggHXj9kX7IiKh6ppLKedy_

ACtC-3eoYC8HuzIod-I2fa0hp0N8uFtUjKLPq3Ra

Além dessa posição incômoda na tabela existem ainda os problemas técnicos provocados pela própria diretoria de futebol.

Elenco, transferências e estatísticas: Desmontando a equipe

Como já foi dito, o time do Sul América tem limites técnicos bastante claros. Em uma situação como essa, reforçar o elenco se tornar prioridade, de preferência, sem perder os melhores jogadores. Todavia não é isso que vem acontecendo. O diretor de futebol Joacil Júnior, que anteriormente trabalhou no Auto Esporte (PB), não tem conseguido reforçar a equipe adequadamente e ainda tem perdido jogadores importantes, desagradando o técnico Sebastião Oliveira.

ACtC-3fitYmaID3U2_OKt0jl6rtbT2LlvS9ASS7lACtC-3eG1w3rwzH8L1XLpymMBfYplsr-uBX6dGo-

Nas últimas semanas, o Sul América perdeu mais dois titulares. Brener, o artilheiro da equipe, e Roberto Batata, o melhor assistente da equipe. Com essas negociações o elenco ficou ainda mais enfraquecido e isso pode ter afetado a equipe nas duas últimas rodadas, mas poderá afetar ainda mais nas oito rodadas que faltam para o término da 1ª fase.

ACtC-3fQJ0dI9FCctFtGKS90HnipndVhxtjtwno8

Joacil Júnior pode alegar que também tem contratado jogadores e que eles vêm jogando na equipe titular, mas o fato que é nenhum tem tido um desempenho que lhes garanta a titularidade incontestável. Faltam oito rodadas e o rebaixamento é algo bastante palpável. ACtC-3diOwF03c1QtV0e7CoBywtQg9b01W6HgBa8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Profissão: Técnico | Sul América (2026): Jogando contra | atualizado: 11/08

Fez um campeonato amazonense bem louvável tendo em vista a qualidade do elenco. Acredito que até por isso tenha perdido algumas peças importantes do elenco. E aí é que ta o ponto chave da temporada, essa perda de jogadores e a não reposição é de difícil de se lidar e isso que traz a grande realidade dos treinadores brasileiro e por isso que o save é fantástico. Nunca joguei dessa maneira, mas confesso que acompanhar o save me dá essa vontade para o futuro. Espero que consiga tirar um "coelho da cartola" para essas rodadas finais e quem sabe fazer o Sulão brigar por uma quarta vaga na classificação do Regional, mesmo parecendo bem difícil. 

Boa sorte, GG!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 hours ago, ElPerroMG said:

Fez um campeonato amazonense bem louvável tendo em vista a qualidade do elenco. Acredito que até por isso tenha perdido algumas peças importantes do elenco. E aí é que ta o ponto chave da temporada, essa perda de jogadores e a não reposição é de difícil de se lidar e isso que traz a grande realidade dos treinadores brasileiro e por isso que o save é fantástico. Nunca joguei dessa maneira, mas confesso que acompanhar o save me dá essa vontade para o futuro. Espero que consiga tirar um "coelho da cartola" para essas rodadas finais e quem sabe fazer o Sulão brigar por uma quarta vaga na classificação do Regional, mesmo parecendo bem difícil. 

Boa sorte, GG!

Conquistar o título seria algo difícil, mas fazer uma boa campanha eu podia desejar, só não podia desejar o rebaixamento como na temporada anterior.

Nesse sentido tem lembrado bem as dificuldades dos técnicos brasileiros e equipes pequenas. Tá bem realista. 

Você já vive algo bem próximo em seu save, já que não pode reforçar seu time como quer. Você acha que ficaria tanto tempo na Série Regional se tivesse oportunidade para contratar jogadores, mesmo se fossem apenas sub-20? Eu não tenho a menor dúvida que você teria subido muito tempo antes e se bobear nem na Série D estaria. 

A diferença do meu save com relação ao seu é que não negocio as transferências e nem a reposição. Estou na mão de outro.

Seria muito ruim outro rebaixamento na carreira do Tião. Brigar pela 4ª vaga? Engraçadinho.😀

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, mas no YC pelo menos a gente tem alģum controle sobre não perder peças essenciais, seja por protagonismo, ou por falta de reposição.

No seu save foi mais comum o descontrole no número de contratações ou das posiações (des)necessárias.

Não sei se é fato, ou a forma que contou, dessa vez parece mais uma pauperização do elenco mesmo.

Pensando nisso me veio a dúvida, como a AI lida com essas coisas? Usa os atributos do treinador, do diretor para contratos e transferências? O treinador virtual interfere no trabalho do diretor? Ou nada disso tem importância é a AI usa uma rotina única baseada na reputação das equipes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutes ago, Andreh68 said:

Pois é, mas no YC pelo menos a gente tem alģum controle sobre não perder peças essenciais, seja por protagonismo, ou por falta de reposição.

No seu save foi mais comum o descontrole no número de contratações ou das posiações (des)necessárias.

Não sei se é fato, ou a forma que contou, dessa vez parece mais uma pauperização do elenco mesmo.

Pensando nisso me veio a dúvida, como a AI lida com essas coisas? Usa os atributos do treinador, do diretor para contratos e transferências? O treinador virtual interfere no trabalho do diretor? Ou nada disso tem importância é a AI usa uma rotina única baseada na reputação das equipes?

Exato, André. Foi o que eu disse para o Perro. Vocês ainda podem segurar os jogadores nas negociações, eu estou sem essa opção também.

O @mfeitosa viu que as contratações seguem mais ou menos as carências do elenco com relação à avaliação dos jogadores e aí entram nessa conta os jogadores com contrato profissional. Eu ainda acho desequilibrada, mas como tenho dito, a amostra é pequena e concentrada nas divisões inferiores e até inexistentes originalmente no FM, então prefiro esperar mais para fechar minha opinião.

Até agora, tenho perdido jogadores importantes e sinto, como não havia sentido outras vezes, que o elenco foi bastante prejudicado. Se você olhar as estatísticas de cada atualização, creio que poderá ver como tenho perdido assistentes e goleadores a cada atualização e aí, verá que a cada atualização as estatísticas de gol, assistencias ficam mais próximas de zero.

Eu nunca observei. Que seguem a reputação da equipe eu não tenho dúvida, mas creio que agora possam até incluir nessa conta os diretores esportivos e até os técnicos. No passado, acho inclusive, que contratavam técnicos pela reputação e não pelo estilo de jogo. Agora, já não tenho ideia, mas isso era preciso ser bem aplicado no FM para ficar mais interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos em partes:

O estadual foi excelente, conseguiu classificar que era o objetivo maior e no mata-mata tudo podia acontecer. Imagino que aquele gol de empate na reta final do jogo, numa partida de ampla superioridade, tenha sido doloroso e acabou encaminhando a vaga para o Rio Negro, que impôs o favoritismo e a boa campanha na volta. Fica a recordação da melhor elite estadual do Tião até aqui.

Sobre o Regional, aconteceu o grande problema do Brasil: o Estadual iludiu! Perdas importantes a parte, fazer uma campanha de destaque deu aquela confiança acima da média para um bom papel dentro do Regional e já começou contra o algoz do estadual, mostrando que a vida não seria fácil. Uma pena que, apesar do dinheiro, a diretoria segue vendendo jogadores importantes e a reposição não seja positiva, era um trabalho de potencial que acabou vítima dos próprios resultados. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Estadual foi bom mesmo, mas existem limites, né? O Sul América foi até onde deu, mas aquele gol na partida de ida foi f...Além do Rio Negro ser melhor, eu tive mais dificuldades para enfrentá-los, mais até que o Nacional.

Eu não fiquei iludido. Ou você acha que fiquei? Com um time melhor que o do Centro imaginei uma colocação parecida com a dele, ainda mais sendo um treinador humano. Até agora não aconteceu. Acho que os empates seguidos ali no começo e as perdas de jogadores estão atrapalhando o desempenho, mas agora já está mais complicado para pensar em uma campanha confortável, exceto se ganharmos pontos importantes nas próximas partidas. Se a diretoria vendesse, mas contratasse bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo o que temos visto nessa última atualização com a insatisfação de Tião com a política de transferências, é possível que esta seja a última temporada dele no clube?

De qualquer forma, boa sorte na segunda metade do campeonato.

E uma última pergunta: Não lembro se chegou a comentar no início do save, mas tu utiliza algum critério específico pra escolher o time que vai treinar (p.ex. não ser de uma divisão superior)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 hours ago, div said:

Pelo o que temos visto nessa última atualização com a insatisfação de Tião com a política de transferências, é possível que esta seja a última temporada dele no clube?

De qualquer forma, boa sorte na segunda metade do campeonato.

E uma última pergunta: Não lembro se chegou a comentar no início do save, mas tu utiliza algum critério específico pra escolher o time que vai treinar (p.ex. não ser de uma divisão superior)?

O Tião está insatisfeito, não tenha dúvida. Pegar um time recém-promovido significa dificuldades, mas se além disso, a diretoria desfaz o time que tem a coisa, complica né?

Valeu, div. Já era para ter postado. Vou postar ainda hoje.

Eu não pego qualquer time, no sentido que tento escolhê-los com alguma coisa que me agrade. Pode se qualquer coisa, cores, apelido, história, hino, um jogador...etc. Agora nesse "início" do save acho que não faz muito sentido pegar equipes de divisões nacionais entre as quatro primeiras (A,B,C e D), porém, mais adiante, isso vai acontecer mais facilmente entre A-B e C-D, isso se a reputação do Tião permitir.

Valeu.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ACtC-3fjCv-Bzv_-_YUeSI0W-lOFA_kAt9nI6tIQ

 

Temporada 2026: O rebaixamento que não foi

Série Regional: A última rodada

Correndo riscos de rebaixamento após as sete primeiras rodadas, o Sul América conseguiu respirar depois das derrotas para o Tapajós (PA) e Trem (AP). Mesmo sendo inferior em campo, arrancou um empate contra o Vila Rica (4-1-4-1) e com superioridade, uma vitória contra o último colocado, a Tuna Luso (4-2-3-1 MD).

ACtC-3caSHOZmeh73hL-sCB6F_zKl37IjofqbsOI

Os quatro pontos tiraram o Trem da Colina das últimas posições e o colocaram em 10º lugar. O Sulão ainda conseguiu mais um ponto com o empate em 0 a 0, em uma partida equilibrada, contra o Atlético Roraima (RR) (4-2-2-2 MD), mas foi só.

A partir da derrota para o Baré (4-3-3 em linha) a situação na tabela voltou a se agravar com derrotas seguidas para equipes que disputavam a classificação para a fase seguinte: 3 a 0 para o Bragantino (PA) (4-2-3-1), 3 a 0 para o Castanhal (PA) (4-1-4-1) e 2 a 0 para o Maranhão (4-2-3-1).

ACtC-3f4o-029LLwpqbBige9QanOzaQ41DnPSrKu

Empatado em 11 pontos com o Ypiranga (AP), o Sul América chegou à rodada final à frente no saldo de gols. Rebaixada estava a Tuna Luso (PA) e acima do Sul América e Ypiranga (AP) estava o Pinheirense (PA) com 13 pontos, mas que podia ser ultrapassado pelos dois.

Na última rodada, Sebastião Oliveira completou sua 200ª partida como técnico. O Pinheirense (PA) (4-1-2-3 atacantes e dois MA) não quis nem saber. Jogou em casa para garantir a permanência com um ponto, enquanto o Sul América não dependia só de si, precisa vencer e torcer para o Atlético Roraima (RR), em casa, contra o Ypiranga (AP).

ACtC-3dHe5roNaewibG6PeN9vkLzpxctkk871usq

Não deu nem para começar. Com menos de um minuto, o Sul América sofreu o gol e aos 18 perdia de 2 a 0. A equipe sofreu com o volume ofensivo do Pinheirense, mas poderia ter tido um resultado melhor se houvesse convertido suas chances. A goleada por 4 a 1, empurrou o Sul América para a zona do rebaixamento.

ACtC-3eRWn10rqMystRVmQ6ZfJt3z4yVpzPfxB3d

ACtC-3fEyC0Ag8aPldFaG0H7nPsErxJBDaVRD94C

Acontece que a última rodada da 1ª fase da Série Regional não aconteceu no mesmo dia e horário das demais partidas. Apenas no dia seguinte, Ypiranga (AP) e Atlético Roraima (RR) jogaram. O time de Roraima conseguiu ser pior que o Sul América. Perdeu por 3 a 1 e voltou para a zona do rebaixamento ao lado da Tuna Luso e foi rebaixado.

ACtC-3egSVdBNJs0PaePRIAvfgvouAXLzT0LA82l

O Sul América escapou do descenso na Série Regional mais uma vez. Sebastião Oliveira não conseguiu fazer com que a equipe repetisse as boas atuações do Campeonato Amazonense e fizesse uma competição tranquila na Série Regional. Ele não quer assumir a responsabilidade sozinho.

Elenco, transferências e estatísticas: Desmontando a equipe

Durante toda a temporada 2026, o Sul América contratou 10 jogadores e vendeu outros 10. Todavia, a sensação foi que a equipe, ao invés de ser fortalecida foi enfraquecida.  Ao todo, Sebastião Oliveira perdeu os dois atacantes (Gersinho e Brener), os dois jogadores de lados de campo (Cléverson Maurílio e Roberto Batata), um meia-atacante (Admilson) e já para a próxima temporada, perderá um dos zagueiros (Cleidson).

ACtC-3eQWpU2x5nhqsQdBHV81QqNcpBr5o6oB-SLACtC-3fpaCuYXuxHKs5hjhct5oiUaMbsopIwVzoR

Na avaliação dele as perdas, ocorridas no decorrer da temporada, e a falta de reposição adequada foram pontos que pesaram para dificultar e quase comprometer a temporada do Sul América. Contudo, é sempre possível responsabilizar o técnico pelo o que a equipe não rendeu em campo.

Finanças: Agosto

No momento, agosto de 2026, as finanças do clube estão na seguinte situação

  • Saldo global: R$ -1.210.096
  • Orçamento de transferências: R$ 404.179
  • Folha salarial: R$ 217.049 (Orçamento salarial: R$ 269.408)
  • Orçamento de olheiros: R$ 96.150


Há futuro no Sul América?

Sebastião Oliveira ainda não decidiu qual será seu próximo passo na carreira. Nos outros três clubes em que trabalhou, Jaboticabal, Jabaquara e Centro, ele permaneceu dois anos nas equipes, mas agora ele não tem essa certeza se o melhor é permanecer no Sul América.

A temporada começou muito bem com o Sul América alcançando a semifinal do Amazonense, mas na Série Regional, o Sul América só escapou do rebaixamento porque o vice-campeão amapaense, Ypiranga, foi um pouco pior. Para a diretoria o mais importante foi conseguido, a permanência, mas para Sebastião Oliveira é pouco.

Ficar no Sul América é o mais cômodo. A dúvida é se valerá a pena, já que a situação pode ficar ainda pior. Por outro lado, deixar o clube também pode parecer cômodo, afinal quando a situação está ruim troca-se de clube.

Para a próxima temporada há espaço para melhorar a equipe do Sulão. Dos 22 jogadores do elenco atual, 13 já possuem contrato garantido até o término de 2027. Sendo assim, há espaço para reforçar o elenco e se tornar competitivo, porém, a atuação de Joacil Júnior (diretor de futebol) em 2026 levanta dúvidas na opinião do técnico. 

Agora é aguardar para ver qual será o caminho do técnico. ACtC-3diOwF03c1QtV0e7CoBywtQg9b01W6HgBa8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Profissão: Técnico | Sul América (2026): O rebaixamento que não foi | atualizado: 14/08

Joacil tem dificultado seu trabalho. Apesar de você chamar a responsabilidade, não se faz limonada sem limões. A boa notícia fica pela manutenção de grande parte dos jogadores do atual plantel, mas ainda assim vai penar com a imperícia do diretor de futebol ma construção do plantel, só que com um impacto menor. Eu sairia e buscaria outros rumos, pois há uma grande chance do Oliveira de perder uma temporada inteira por insistir em dar murros em ponta de faca, mas por outro lado, se você encontra na equipe um potencial para a sequência, algum motivo que não seja manter uma escrita ,vá em frente. Torço pela melhor decisão possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, que sufoco.

Não sei se a culpa é minha ou sua(pelo que conta), não que no save tenha tido vida fácil, mas ainda não tinha ficado tão desanimado. Talvez seja que a deficiência do elenco seja menos pelas maluquices (falhas de programação?) do jogo como nas outras equipes, e mais pela incompetência mesmo dessa vez.

Do ponto de vista de desafio eu daria mais uma meia temporada de chance pro diretor. Se no Amazonense fizesse movimentos de melhoria do elenco beleza, se não, tchau. Seria legal se tivesse a opção de conversa com o presidente do tipo, ou ele ou eu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa foi no quase, em GG? Livrou pelo saldo de gols, mas é isso aí, não caiu e isso é o que vale. 

Como já disseram, o elenco é limitado e o diretor não ajudou muito, então essa briga foi o que restou. Quanto a permanência, acho que tem que avaliar o futuro do time, as vagas disponíveis no mercado e quem sabe tentar algo no sudeste mais uma vez.

Boa sorte na sequência!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 hours ago, Jirimias said:

Joacil tem dificultado seu trabalho. Apesar de você chamar a responsabilidade, não se faz limonada sem limões. A boa notícia fica pela manutenção de grande parte dos jogadores do atual plantel, mas ainda assim vai penar com a imperícia do diretor de futebol ma construção do plantel, só que com um impacto menor. Eu sairia e buscaria outros rumos, pois há uma grande chance do Oliveira de perder uma temporada inteira por insistir em dar murros em ponta de faca, mas por outro lado, se você encontra na equipe um potencial para a sequência, algum motivo que não seja manter uma escrita ,vá em frente. Torço pela melhor decisão possível.

Também acho. Mas é um bom sinal porque percebe-se que os diretores de futebol comportam-se de forma diferente, enriquecendo a experiêcia de quem joga. E a metáfora clássica da limonada cai bem nessa hora.

Perder a temporada é algo já me preocupa no save, pois quando se pega uma equipe recém-promovida para a 1ª divisão estadual e com dificuldades anteriores na Regional, a temporada se torna uma luta por não fazer feio, foi assim com o Centro e agora com o Sul América. Às vezes se consegue, outras não.

Se fosse o Zezinho Botafogo...

Obrigado pela opinião. 

 

13 hours ago, Andreh68 said:

Nossa, que sufoco.

Não sei se a culpa é minha ou sua(pelo que conta), não que no save tenha tido vida fácil, mas ainda não tinha ficado tão desanimado. Talvez seja que a deficiência do elenco seja menos pelas maluquices (falhas de programação?) do jogo como nas outras equipes, e mais pela incompetência mesmo dessa vez.

Do ponto de vista de desafio eu daria mais uma meia temporada de chance pro diretor. Se no Amazonense fizesse movimentos de melhoria do elenco beleza, se não, tchau. Seria legal se tivesse a opção de conversa com o presidente do tipo, ou ele ou eu.

Nem me fale. Pensei que estava rebaixado, só quando olhei com mais atenção a tabela vi que faltava um jogo para o Ypiranga.

É sua.😁 Posso dizer que também deu uma desanimada com a perspectiva de futuro no Sul América. Ter negociado os melhores matou o time no decorrer da temporada. Mas como disse para o Jirimias é bom um diretor de futebol agir diferente. Se todos fossem como o Zezinho Botafogo estaríamos reclamando. Essa variação de comportamentos, pelo contário, são positivas para mim. Incomodam? Claro. Mas é o que espero de um jogo quando estou controlando menos responsabilidades.

Interessante, sua opinião. Pois é, o jogo deveria ter mesmo essa opção. Algo parecido quando pedido para um jogador romper com um agente.

Valeu.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, ElPerroMG said:

Essa foi no quase, em GG? Livrou pelo saldo de gols, mas é isso aí, não caiu e isso é o que vale. 

Como já disseram, o elenco é limitado e o diretor não ajudou muito, então essa briga foi o que restou. Quanto a permanência, acho que tem que avaliar o futuro do time, as vagas disponíveis no mercado e quem sabe tentar algo no sudeste mais uma vez.

Boa sorte na sequência!!

Nem me fale. Ainda mais que no fim da partida eu pensei que o Sul América estava rebaixado. Depois veio a esperança com o jogo ainda por realizar e depois a alegria pela manutenção.

Obrigado pela opinião. Sempre ajuda.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei que iria um pouco melhor, mas no final, foi na bacia das almas! 

Boa sorte na sequencia e espero que encontre um clube com um patamar um pouco acima! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 hours ago, Valismaalane said:

Achei que iria um pouco melhor, mas no final, foi na bacia das almas! 

Boa sorte na sequencia e espero que encontre um clube com um patamar um pouco acima! 

Eu também. Meio de tabela era algo que eu esperava, mas foi muito pior.

Valeu. Valis. Obrigado pela opinião e boa sorte na retomado do seu save.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, finalmente consegui chegar ao ponto de estar apto a comentar. 

Sou do time que desconfia do update e confesso que até me surpreendi com a sua adesão a esse recurso para iniciar o save. De todo modo, já está em 2026 e torço para que o save siga sem qualquer intercorrência. 

A proposta de ser apenas técnico é boa, mas, fiquei com uma dúvida nas responsabilidades do Tião: porque não dar treinos? Caso você esteja fazendo isso e eu não tenha reparado, desconsidere. 

Dos times que passou até aqui, gostei mais do antigo Hespaña, o Jabuca. Queria que tivesse continuado um pouco mais por lá, mas, não é esse o propósito do save e estou achando interessante as movimentações que vem fazendo até aqui. E por falar nisso, está gostando dos rumos da história? Caso a estagnação chegue (espero que não), quão inclinado você ficaria a modificar as restrições para o Tião?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutes ago, Vini-Ministro da Educação said:

Bem, finalmente consegui chegar ao ponto de estar apto a comentar. 

Sou do time que desconfia do update e confesso que até me surpreendi com a sua adesão a esse recurso para iniciar o save. De todo modo, já está em 2026 e torço para que o save siga sem qualquer intercorrência. 

A proposta de ser apenas técnico é boa, mas, fiquei com uma dúvida nas responsabilidades do Tião: porque não dar treinos? Caso você esteja fazendo isso e eu não tenha reparado, desconsidere. 

Dos times que passou até aqui, gostei mais do antigo Hespaña, o Jabuca. Queria que tivesse continuado um pouco mais por lá, mas, não é esse o propósito do save e estou achando interessante as movimentações que vem fazendo até aqui. E por falar nisso, está gostando dos rumos da história? Caso a estagnação chegue (espero que não), quão inclinado você ficaria a modificar as restrições para o Tião?

 

Vi que você estava lendo o save com os "joinhas".

Eu também tenho, mas foi o save do Tupi que me deu ânimo para encarar o update. Pena que não sabia dos problemas que o Márcio teve com o save dele. Testei o save rodando até 2063 sem crash dumps. Até agora eu não identifiquei nenhum problema no save, como clubes sem ligas ou em ligas estranhas e coisas do tipo. Vou continuar torcendo para tudo dar certo. Segui todas as orientações do produtores do Update na hora de criá-lo. Agora é jogar e torcer.

Achei a última mudança do sistema de treino do FM exagerada e sem propósito. Não vejo lógica na ideia de querer aproximar o jogo ao máximo da realidade. Em breve, vai faltar tempo para jogar as partidas.😁 Como não quero perder tempo com treinos agora, prefiro deixar com a comissão técnica. Só tenho assumido os treinos dos jogadores quando quero treiná-los em uma posição diferente, mas nesse caso, só faço isso e mais nada. Pode ser que no futuro eu mude isso, mas agora não tenho intenção.

Agora que passou mais tempo, eu também vejo que deveria ter ficado mais uma temporada no Jabuca, mas certas coisas só percebemos quando os acontecimentos avançam, não é?

Legal que esteja achando interessante, mas sei que nem sempre as mudanças agradarão quem está lendo o save. Faz parte de um save onde não ficamos muito tempo nos clubes e você entende isso. 

Estou achando que o Tião está em um momento de estagnação. Não está conseguindo subir na profissão e isso pode atrapalhá-lo. É bem verdade que essa pode ser a história dele, não é mesmo?

O Tião pode assumir um projeto mais longo na carreira dele, existem poucos clubes nos quais ele aceitaria encarar um trabalho desse tipo, mas existem e se eu cansar esse pode ser o caminho.

Valeu pela leitura, Vinny.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ACtC-3fjCv-Bzv_-_YUeSI0W-lOFA_kAt9nI6tIQ

 

O bi inesperado

Na primeira metade da década de 1990, o futebol amazonense foi surpreendido pelo fim da hegemonia da dupla Nacional e Rio Negro que já durava 18 anos, desde o campeonato de 1974. O responsável pela surpresa foi um clube de Manaus, um clube de bairro, o Sul América Esporte Clube.

Fundado em 1932 no bairro da Glória, o Trem da Colina nunca havia sido vice-campeão estadual quando conquistou os seus dois únicos títulos estaduais,  o bicampeonato amazonense em 1992 e 1993. Conquista que se torna ainda mais expressiva, quando se leva em conta que o Sul América não havia participado da competição no ano anterior, 1991, campeonato vencido pelo Nacional.

ACtC-3e9DFqNp1-If7Vu1Rycw8_NQzcP5BFp-XNG

E o que tirou o Sul América do anonimato para a conquista de seus dois únicos títulos estaduais? Dinheiro. Injetado por Mário Cortez, proprietário de agências de câmbio, que se tornou patrono do clube. 

Para comandar a equipe, o Sul América contratou Nivaldo Santana, técnico várias vezes campeão em Mato Grosso. Montada para o Campeonato Amazonense de 1992,  a equipe fez uma boa campanha desde o início, mas insuficiente para conquistar um dos dois primeiros turnos. Em ambos, o Sulão ficou em 3º lugar atrás de Rio Negro e São Raimundo no 1º turno e Nacional e Rio Negro no 2º turno. No entanto, no 3º turno, o Sul América embalou e com três vitórias e dois empates conquistou o turno e a vaga para o quadrangular final, juntamente com os campeões do turnos anteriores, Rio Negro e Nacional, e a equipe que somou mais pontos em todo o campeonato, o rival do bairro vizinho, o São Raimundo.

No quadrangular final, o Sul América venceu o Nacional (1 a 0) e o Rio Negro (2 a 1). Favorecido por outros resultados, entrou na última rodada precisando apenas de um empate para comemorar o título. O Nacional, que ainda alimentava alguma esperança, foi massacrado pelo Rio Negro por 6 a 1, enquanto o Sul América fez o clássico Galo Preto contra o São Raimundo. Venceu por 1 a 0 e conquistou o título inédito em cima do seu rival de bairro.

ACtC-3fd3EuKu_7aOcrmY6z5IhUk0VCzRyWSViMf

Para o ano seguinte, 1993, o Sul América seguiu contando com os recursos do mecenas Mário Cortez. Para buscar o bicampeonato, o Sul América manteve apenas seis jogadores do elenco campeão (Guanair, Tavares, Alexandre, Jaílson, Danilo e Gilson Leão) e se reforçou com vários jogadores de clubes de estados vizinhos. Para comandar a equipe contratou o técnico do Rio Negro no ano anterior, Iane Geber Jamel, ex-goleiro de vários clubes amazonenses nos anos 1970 e 1980. 

Novamente, como um elenco praticamente novo, o Sul América rapidamente se acertou, encontrou um padrão de jogo, mas o turno só foi decidido na última rodada, no confronto contra o Rio Negro, vencido pelo Sul América por 1 a 0. Como o Campeonato Amazonense de 1993 foi disputado em apenas dois turnos, a conquista do 1º turno garantiu o Sul América na decisão, mas o Trem da Colina entrou no 2º turno para definir o campeonato.

Invicto desde o início da competição, o Sul América seguiu sem perder nas três primeiras rodadas do returno ao vencer o Nacional (3 a 1), o Fast Clube (3 a 1) e o América (1 a 0), mas perdeu a invencibilidade para o Rio Negro (1 a 0). A equipe não se abalou com a única derrota em todo o campeonato e nas duas rodadas finais do 2º turno venceu o Penarol (1 a 0) e LIbermorro (1 a 0) e garantiu o título do turno e também o bicampeonato amazonense. 

Assim como no início, o mecenato de Mário Cortez chegou ao fim rapidamente. Cortez decidiu levar seu dinheiro para outro clube, o Nacional, e em 1995, seria eleito presidente daquele clube.  Sem dinheiro, o Sul América não participou do Campeonato Amazonense de 1994, que quase não aconteceu. Com um futebol deficitário, várias equipes desistiram de disputá-lo. Apenas o América, Fast Clube, Libermorro e o Nacional participaram daquela edição com o menor número de equipes em toda a história da competição. O América venceu o campeonato, conquista que não acontecia desde seu tetracampeonato em 1954.

O Sul América também não disputaria a edição de 1995 e só voltaria a participar do Campeonato Amazonense a partir de 1996, mas nunca mais com o brilho daquelas duas temporadas. ACtC-3diOwF03c1QtV0e7CoBywtQg9b01W6HgBa8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Profissão: Técnico | O bi inesperado | atualizado: 17/08
  • GG. changed the title to Profissão: Técnico - de 2020 a 2039
  • Fujarra unfeatured this tópico
  • Fujarra featured, pinned e unpinned this tópico
  • AllMight featured this tópico
  • Fujarra locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Supremo é o povo
       
      Valduxo: Eles conseguiram, bandidos, eles vão vencer!
      Disse meu filho caçula, entrando no apartamento, voz sumida, desabando em seguida seu corpo na poltrona da sala, ao mesmo tempo em que afundava os dedos na careca rala. Naquela época ele estava com quase quarenta anos. Era sempre assim quando alguma coisa o preocupava: mergulhava os olhos no celular, segurando a cabeça; ou viajava com o primo.
      Eu e o Ricardo, lembro-me como se fosse hoje, embora isso tenha acontecido há tantos anos, assistíamos a uma brilhante aula sobre tática e esquemas do Professor Joel Carvalho. Rochele, nossa madrasta, tricotava um pagãozinho, enquanto Paula estudava hebraico.
      Pedi para Bananinha, meu filho Ricardo, gravar a a aula. Ele se fez que não entendeu, alegando que o Professor Joel já não estava mais entre nós, e que a aula era gravada. Levantei, sacudi a farofa da camisa - Rochele odiava quando eu fazia isso. Senti uma ponta na barriga, mas me esforcei para levantar.
      Eu: Como assim venceram, Valdo? Você disse que a vitória era certa.
      V: Era certa até a Rochele tomar o celular, né.
      A rivalidade entre meu filho mais novo e sua madrasta era antiga.
      Eu ainda não consegui acreditar na notícia. Andava nas ruas, recebia o abraço dos torcedores. Valduxo prosseguiu.
      V: O conselho deliberativo ajudou também. O presidente do STJD, aquele vampiro do Joca Carvalhais, está por trás disso também.
      Eu: Não acredito. Liga para o Donald Textor.
      V: Já tentei, não nos atende.
      Eu: Bom, paciência. E o que vão fazer, me demitir?
      V: Antes fosse, né pai. Vão proibir você de atuar por aqui. Talvez até proibir de treinar no mundo todo.
      Eu: Caramba, não pode, fiz tudo dentro das quatro linhas.
      A conversa se estenderia por mais alguns minutos. O telefone não parava de tocar. Me sentia bastante cansado e triste. Entrei no quarto, tranquei a porta. Chorei por horas.
      Lembro de ter ficar assim por uma semana. Estava a espera de que os torcedores batessem na porta, me carregassem até a sede do clube e obrigassem aquela corja a me aceitar de volta.
      Ninguém apareceu. 
      Viajei para encontrar Donald Textor. Precisava trabalhar, nem que fosse no exterior. A falta de experiência estrangeira pesava contra, mas eu tinha amigos e o Ricardo que já trabalhara como roupeiro no exterior. 
       
      *Essa é uma história ficcional que pode ou não ter sido baseada em fatos ou pessoas reais. Qualquer semelhança com a realidade trata-se de coincidência e não intenção. 
    • Andreh68
      Por Andreh68
      Apesar de já ter muitas postagens, só tive um save sério de FM na área no já pré-histórico FM 2015. Tudo bem que levei 5 anos para encerrá-lo, mas nesse tempo tive muitas ideias para o próximo trabalho, mas que acabaram ficando no baú mofando. Com o lançamento do FM24 e as idas e vindas que a vida dá, já decidi o rumo a tomar. Sò que ainda preciso esperar a versão definitiva pós janela de verão e o lançamento de uma base de dados customizada. Nesse ínterim, após muitos vídeos do youtube e saves do Ney, e muita abstinência de FM, resolvi queimar a largada e começar uma jornada experimental, sem obrigação de que "dê certo", mas com a pretensão de que seja divertido. Ou seja, um Diniz esperando o Ancelotti.
       

      Países - Seguindo uma orientação que o @GG. já postou, carreguei uma liga de cada continente, contando com as 7 ligas mais fortes da Europa, mais os países restantes das ilhas "britânicas" com suas divisões mais inferiores (Inglaterra-D10, Irlanda-D7), com uma base de dados pequena customizada com todos os jogadores naturais e/ou baseados nas ilhas, chegando a um total de 89k jogadores e 1,5 estrela de velocidade 😬. Adicionei os arquivos real names da Sortiout, os históricos do Ben, e um arquivo de "qualidade de vida" da Irlanda do fórum da SI.
      Início - Início da temporada na Inglaterra (julho de 2023), jogo modo Mundo Real.
      Opções avançadas - Não adicionar staff chave, desabilitar primeira janela de transferência. Editor de jogo será usado quando necessário para sanar "deficiências" do jogo e para tentar levar o save de uma forma que a SI não programou, nunca para facilitar. Quando necessário seu uso será sinalizado. O editor que tenho acesso é o FMRTE. Se alguém souber como adicionar o ingame da SI me diga ☺️.
      Tipo de contação - Não vai ser de historinha! Mentira, acho que não consigo fazer totalmente JET, mas não vai ter nenhum roteiro mirabolante.
      Clube - Será um save de carreira, começando desempregado. Evitarei alpinismo social, e as mudanças de clube serão explicadas e verossímeis (pretensamente). Para o primeiro emprego, deixarei o jogo correr ate 31 de dezembro e a equipe de menor reputação na liga mais inferior possível(D7 Irlanda), mas que tenha ao menos uma logo real e 5 jogadores não cinzas. 
      Tipo de save - Desafio do diretor, não tipo o Profissão técnico que o @GG. nos trouxe, mas justo o contrário. Serei responsável pela parte administrativa, e os t´rcnicos contratados (ou auxiliares) que serão responsáveis pelo campo e bola (como o @Nei of já fez mais de uma vez). No dia do jogo saio de férias, e eventualmente posso assistir aos jogos mais importantes da arquibancada, adicionando um manager qualquer desempregado. Mal ou bem aparecerão algumas situações dúbias, que tentarei resolver da melhor forma possível. Por exemplo, vou evitar conversas motivacionais, mas como o jogo não prevê que eu delegue essa função ao assistente, eventualmente poderá acontecer. Tentarei seguir as diretrizes do Moneyball, resumidas pelo Kirk Sheridan, mas não serei escravo delas se o mais lógico for fazer diferente:
      - Priorizar o setor mais fraco da equipe.
      - Sempre que possível usar a camada de jovens ao invés de contratar.
      - Priorizar a defesa sempre que possível.
      - Contratar jogadores entre 20 a 25 anos, que já tenham experiência em equipe sênior, não temos como fazer apostas vazias.
      - Centroavantes são muito caros, não comprar se não for estritamente necessário. Infelizmente a IA não tira táticas strikerless da cartola,então usarei o bom senso.
      - Comprar em ligas periféricas ou inferiores, listados para transferência ou livres de contrato, sempre em busca de valor por qualidade (estatística).
      - Vender jogadores em seu auge, antes da desvalorização.
      - Vender qualquer jogador que receber uma oferta acima do seu valor de mercado.
      - Ter sempre uma lista atualizada de futuros prospectos já que não há jogadores intocáveis.
      Moneyball não é necessariamente lucrobol, entendo como conseguir o maior valor esportivo gastando o menor valor financeiro possível. Eventualmente pode ser melhor custo-benefício para a equipe contratar um Ganso desvalorizado que um Endrick caríssimo.
      Skin - Em conjunção com o Moneyball usaremos na maior parte do tempo uma skin gráfica, sem atributos numéricos (Munstermann). As decisões serão tomadas baseadas nas opiniões dos scouts e treinadores, além do resultado em campo, demonstrado nas estatísticas. Eventuais painéis "defeituosos" ou mudanças de skin que revelarem atributos não deverão afetar a jogabilidade. Descobrir que um jogador tem velocidade de 12, 14 ou 16, depois que soubermos que ele é rapido o suficiente ou não, não mudará as conclusões que já chegamos sobre eles. A razão de jogar sem atributos é justamente evitar que os atributos influenciem nossa avaliação inicial.
      Sugestão - Eu posto muitas imagens em hiperlinks, o uso de uma extensão do Chrome sugerida pelo @LC, Imagus, deixa a leitura muito mais rica e dinâmica.
       

      Alex F. MacLeod nasceu em 31 de dezembro de 1989 na cidade de Aberdeen, Escócia, e como era de se esperar, é torcedor do famoso time local. Sempre apaixonado por futebol, tentou a sorte nas escolinhas da equipe, mas não tinha alegria nas pernas e logo viu que seu futuro não estava dentro das 4 linhas. Tentou várias posições no clube, com a velha tática do já ganhei a Champions no Football Manager, mas nunca passou de posições subalternas e voluntárias na equipe de análises. Como não conseguiu cursar a faculdade de educação física, vive de bicos como Personal Trainer não regularizado. Alex aluga um quarto por 70 Libras por semana, num apartamento de 2 quartos, numa área a 10 minutos de caminhada para Universidade. Não por acaso, há muitos estudantes por perto, que compõem  maior parte da sua clientela. Enquanto na média os Personais Trainers cobram 25 Libras por hora, a aula do Alex sai por 15/h (por volta de 32 aulas por semana, incluindo muito do sábado e domingo), o que totaliza 25 mil libras/ano, chegando ao piso salarial em Aberdeen. Não dá pra regalias, mas vive quase decentemente.
       


       

      Me divertir e compartilhar com vocês.
       
    • Nei of
      Por Nei of
      Não deve ser novidade pra ninguém, mas o seu Roberto Justus deu uma entrevista dias atrás falando que umas das empresas das quais ele é sócio deve investir no futebol brasileiro, adquirindo alguma SAF. Indicou, ainda, conversas sobre o clube escolhido ser o Coritiba.
      De posse dessas informações lancei mão de um estilo já costumeiro em saves ocultos do Coritiba: usar e abusar do editor, no melhor estilo o'matic e cheats afins. Agora com uma motivação, emular a tal SAF do Justus.
      Quem acompanha o clube alviverde, sabe que na vida real o clube já fez algumas contratações milionárias, coisa incomum na história do clube. Vou fazer o mesmo, tentando não forçar tanto a barra (tipo Messi no Brasil).
      Mediante o uso do querido editor, a SAF do Coritiba chegou injetando dinheiro:
       
      - 400 milhões de reais no caixa;
      - 199 milhões de reais para transferências;
      - 14 milhões reais mensais de salário.
       
      Vai ficar muito fácil? Não sei. Quem me conhece sabe da minha capacidade.
      Para controlar esse Tesla não poderia ser um motorista de ônibus. Então saiu Eduardo Barroca (jogo começa em 2020) e entrou ninguém mais, ninguém menos, que o craque, o ídolo, o meteoro, Keirrison Carneiro de Souza: o K9.
      Aos 31 anos, o jovem atacante irá revezar a prancheta e o campo, preparando-se para pendurar as chuteiras. (Contratei o jogador K9 no jogo, também).
      Antes que me perguntem, pelo menos nesse primeiro momento não vai m teremos pojeto: uma das primeiras movimentações do clube foi a contratação de Marcelinho Carioca para Diretor da Base (voxe é muleque!).
      Não devo contar uma história, mas misturar o relato entre ficção e jogo, ora falando K9, outrora eu mesmo.
      Tudo direto do meu Xiaomi.
      Vai dar certo, confia.
    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO PESSOAL   Olá, pessoal!

      Como sou novo aqui no fórum achei por bem começar com uma pequena apresentação, uma vez que meu primeiro tópico no FManager já é um post de save aqui no Profissão Manager (acho que esse é o espaço certo para o tópico).

      Meu nome é Marcos, tenho 25 anos,  sou carioca e um Flamenguista que já foi bem mais apaixonado pelo clube e pelo futebol, e que tem um carinho especial por jogadores incompreendidos e odiados (leia-se injustiçados) pela imensa e implacável torcida do Flamengo. Se conseguir ser um pouco mais ativo nas discussões por aqui, podem aparecer comentários em defesa dos tipos de Márcio Araújo, Mancuello, Maxi "primo do Messi" Biancucchi, Renê, o ex-odiado Arão e por aí vai.

      Pela falta de tempo, provavelmente aparecerei em um ou outro post esporadicamente, e por aqui atualizando o save quando conseguir. Não vou criar pressão sobre o resultado ou periodicidade de atualização do save, e começo com expectativa bem baixa: me divertir, compartilhar, e quem sabe alguém curtir o jogo comigo.   No FM, sou praticamente novato, principalmente nas versões mais recentes do jogo, com introdução das funções e papéis, de mais opções táticas e jogo bem mais detalhado no geral. Joguei um pouco algumas versões bem anteriores (CM04, FM11, talvez outro que não lembro), e outros simuladores de treinador mais simples (e mais baratos) como o Brasfoot,  Master Liga no W11, Modo Carreira do FIFA 08 aos mais recentes... Nada que exige tanto quanto o FM.  Portanto, dificilmente esse save meu terá uma ascensão meteórica e títulos empilhados. Provavelmente é brigar pelo acesso e depois ficar longe da confusão por algum tempo.

      Sobre o fórum, desde que começou a pandemia ano passado, ficando em casa por longos períodos de tempo busquei sobre o estado atual do FM, e alguns vídeos e posts com a complexidade do jogo me aguçaram a curiosidade de voltar a jogar. Baixei o FM19,  e nas muitas buscas e leituras para aprender mais sobre todas as áreas do jogo encontrei o fórum e a área do PM. Acompanhei uma história aqui no início do ano passado, acho que já  finalizada à época: "A Revolução Húngara"; e estou acompanhando outra em andamento: "Eu amo o dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul", duas ótimas histórias ficcionais e de FM, que foram a principal razão de resolver postar aqui e de, quem sabe, futuramente fazer um save ficcional. A história já está nascendo na cabeça, falta só todo o resto.  Comecei a acompanhar algumas outras histórias atuais também, e estou curtindo bastante os desafios e estilos diferentes de contar os saves.   Tiro aqui um momento para agradecer também aos diversos membros que disponibilizam conteúdo e comentários que ajudam a entender melhor a parte tática, além das traduções de ótimos guias de FM. Valeu demais!!!
      Uma breve contextualização sobre minha breve experiência com o FM desde o ano passado:
       
      Então, chega de lenga lenga, e vamos ao que interessa: O save!
         

      ESCOLHA DO TIME

      O Save será em apenas um clube: o TSV 1860 München, atualmente da 3.Bundesliga.
      Os motivos para escolha do time são: - Jogava bastante com o time em um longíquo Nintendo 64 na infância (International SuperStar Soccer ou algo do tipo), e sabe-se lá porque tomei carinho pelo clube.
      - Continuar nas ligas alemãs. Gostei do nível de jogo da liga no FM19, e na minha experiência a Bundesliga teve muita disputa e equilíbrio que não esperava e espero que se repita, dada a dominância do Bayern na vida real.
      - Começar na Terceirona me permite usar um novo estilo de jogo, mais direto e reativo, fugindo da emulação do Tiki-Taka que dediquei mais tempo me metendo.
      - Recuperar um dos times fundadores da Bundesliga, que já foi campeão e hoje amarga ligas inferiores. De quebra, reviver a rivalidade com um gigante do continente que virou o dono da cidade.
        O TSV 1860 MÜNCHEN   O TSV 1860 München, conhecido pela alcunha Die Löwen (Os Leões) ou apenas como Sechzig (Sessenta), é um tradicional time alemão da cidade de Munique, no estado da Baviera, fundado no ano de 1860.
      Com a prática do futebol presente desde 1899, o Sechzig venceu a Copa da Alemanha em 1942 (período manchado de sua história pela aproximação ao regime nazista alemão), e foi um dos 16 clubes fundadores da Bundesliga, em 1963/64. ano em que venceu sua segunda e última conquista da Copa, e acabou por vencer seu único título da liga na elite do futebol alemão logo na temporada 65/66. Os primeiros anos foram de protagonismo na disputa da Bundesliga, sendo considerado o principal time de Munique à época acima do Bayern, inclusive foi o primeiro time de Munique a ganhar a Bundesliga, mas, devido a problemas financeiros que minaram o clube no final da década de 60, os leões amargaram a queda de divisão ainda em 1970.
      Ficando por alguns anos em séries regionais ou até fora das disputas nacionais, o clube ainda conseguiu retornar à divisão principal em 77/78, logo rebaixado, subindo novamente no ano seguinte e sobrevivendo mais 2 temporadas, até ser novamente rebaixado. Com graves problemas financeiros, ao fim da temporada 1981/82 o clube não conseguiu obter sua licença da DFB (CBF alemã) e foi obrigado a disputar as séries inferiores do país. 
      Após anos de reorganização, o time voltou à Bundesliga em 1994/95, onde ficaria por uma década tendo algumas campanhas de destaque como um 4º lugar e vaga na Champions League em 99/00, ano em que inclusive venceram nos dois turnos o posteriormente campeão Bayern. Entretanto, após 10 anos na elite, o time fez sua última temporada na primeira divisão em 03/04. Foram diversos anos no segundo escalão do futebol alemão até a temporada 2016/17, quando diante de um público 62 mil torcedores na Allianz Arena (onde mandava seus jogos junto do Bayern) o clube foi rebaixado para a terceira divisão. Para piorar, o principal investidor do Sechzig, o milionário jornadiano Hasan Abdullah Ismaik, que anos antes se tornou dono de 49% do capital acionário do clube sob protesto de boa parte dos torcedores, se RECUSOU a pagar a licença para o time participar da 3.Liga, levando o time a ter de jogar a quarta divisão do futebol alemão no ano seguinte, a qual o time venceu, marcando seu retorno para a terceira divisão, onde se encontra no momento atual do save (e da vida real, uma vez que não subiram na temporada 19/20).
      Sobre o Bayern, as últimas vitórias sobre o rival em partidas oficiais  foram as da temporada 99/00, fazendo com que o Sechzig amargue uma série de 9 derrotas seguidas no clássico de Munique. No geral, a última temporada em que o 1860 München terminou a frente do Bayern na classificação foi a de 1966/67, onde foram vice-campeões com o rival vermelho logo abaixo. Desde então, o Bayern coleciona títulos e o 1860 coleciona decepções, algo que, espero, pode mudar em breve.
       
      DESAFIO   Tirar o 1860 München das divisões inferiores, tornando o time uma referência na Alemanha e um rival à altura do Bayern.


      OBJETIVOS

      OBJETIVOS PRINCIPAIS - Chegar na 2.Bundesliga
      - Vencer uma das divisões inferiores
      - Chegar na Bundesliga
      - 5 temporadas na Bundesliga sem rebaixamento
      - Chegar em competições Europeias
      - Chegar no Mata-mata da Champions
      - Vencer um título Nacional

      OBJETIVOS SECUNDÁRIOS - Vencer o Bayern de Munique em jogos oficiais
      - Invencibilidade em uma temporada contra o Bayern
      - Terminar à frente do Bayern na classificação em uma temporada
      - Me tornar um treinador ídolo do TSV 1860 München
        FIM DE SAVE
        - Demitido do clube a qualquer altura
      - Muitas temporadas seguidas na 3.Bundesliga sem acesso (6?, 7?, não tenho um número certo)
          INFORMAÇÕES IMPORTANTES DO SAVE
      O save será no estilo JET. Uma vez que tenho pouco tempo para efetivamente jogar e também para escrever, a atualização do save pode ser espaçada, não tenho uma ideia de periodicidade certa para não criar uma pressão que acabe tornando o jogo e a escrita uma obrigação e tirem a diversão do processo. No mesmo sentido, não tenho experiência e não devo dedicar tanto à parte visual do save, mas vou tentar não deixar a desejar nas imagens.   Acho que é isso! Logo menos estou de volta com o primeiro capítulo dessa empreitada.
    • JeanValjean
      Por JeanValjean
      Fala, pessoal! 
       
      Jogo o jogo desde o CM 03/04, já fiz saves memoráveis. Voltei a jogar com mais força no FM 2016, jogando depois o 2017 e agora o 2020. Digo isso por já saber das potencialidades e limitações, mas hoje parece que cheguei a um limite. Tem hora que não dá vontade mais de jogar e parece que o jogo está te fazendo de otário.

      Estou em um save no FM 2020 onde comecei na série B do Brasileiro com o América-MG, fui treinar o Palmeiras e tive um grande destaque, o que me levou a treinar o Arsenal depois de algumas temporadas. O Arsenal do FM 2020 é o pior time dos "big six" e foi uma luta para fazer um time para brigar lá na frente, mas, logo na primeira temporada, terminei em 2° lugar na PL e garanti uma final da Copa da Liga. Nunca tive a pretensão de ganhar a PL logo de cara, mas fui montando meu projeto para os próximos anos. Depois de uma constante nos 4 primeiros depois de três temporadas no Arsenal (2°,4° e 3°), fui para o 4° ano em boa fase, com um elenco muito entrosado e forte e quase sem alterações, fiz uma boa janela de transferências trazendo jogadores muito bons por preços baixos e consegui uma boa base para tentar disputar a PL.
      Pois bem, começo a quarta temporada no Arsenal voando, com alta compreensão tática desde o início e duas vitórias jogando muita bola contra Manchester United (campeão da temporada passada) e Liverpool (campeão da Champions) fora de casa. Embalo com o time, aí começam os jogos contra os times de baixo da tabela. Pego um West Ham em 19° e tomo um vareio perdendo de 2 a 0. Sigo em frente, faço mais alguns bons jogos com boas vitórias e pego o Leicester em 19° e tomo outro vareio. Qual a lógica nisso? Todo jogo que faço contra um time da parte de baixo da tabela parece que sou o Valladolid enfrentando o Real Madrid no Bernabéu. Meu meia central de 4 estrelas e meia que joga uma barbaridade perdendo todas as bolas e não conseguindo dar um passe certo tendo 16 de passe, meu lateral direito com 19 de desarme deixando passar tudo. Meu atacante com 18 de finalização e 16 de compostura perdendo gol na cara do gol com o goleiro rendido. O que acontece com esse jogo?
      Por conta disso, me vem à mente as temporadas anteriores e é sempre isso: time jogando uma barbaridade, pega um time no fim da tabela e toma um passeio. Parece que seu time todo desaprende a jogar futebol. E isso aconteceu em todas as temporadas. Com o Palmeiras, fui vice campeão do Brasileiro 3x seguidas simplesmente porque tropeçava em jogos contra Vitória, Chapecoense ou Avaí enquanto o Flamengo voava e raramente perdia um jogo. É tenso você montar um quarteto ofensivo com Philipe Coutinho, Arrascaeta, Scarpa e Pedro (metendo 30 gols em uma temporada) e não conseguir ganhar o Brasileiro. Com o Arsenal, é a mesma coisa. Me mantenho na disputa pelos 3 primeiros lugares até o momento em que pego times que estão lá embaixo. Aí a derrota é certa. Eu entendo perfeitamente que zebra é natural vez ou outra, mas toda vez? Não faz nenhum sentido seu time atropelar o Manchester United em um jogo e no jogo seguinte tomar um sacode do Southampton. Essa sensação de está sendo "roubado" me cansou e estou seriamente pensando em parar com o jogo. Na Champions, perdi uma vaga no mata-mata simplesmente porque empatei um jogo com o Herta (que terminou com 2pts no grupo) mesmo ganhando do Real Madrid na última rodada. Na outra temporada, perdi o primeiro lugar porque, mesmo ganhando do Bayern, empatei com o Dinamo de Kiev. Toda vez vai ser assim? É muito tempo perdido para ser enrolado dessa forma. Olhando em retrospectiva, o jogo sempre te sacaneia. 
      Perdoem pelo desabafo, mas é isso. Mais alguém já se sentiu assim? Como conseguiu continuar jogando?
       
×
×
  • Criar Novo...